INFORMATIVO 2016 I UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMATIVO 2016 I UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA"

Transcrição

1 INFORMATIVO 2016 I UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos, foram selecionadas capacidades, conteúdos e atividades significativas referentes à 1ª unidade, que nortearão a nossa prática. LEGENDA Capacidades Conteúdos LÍNGUA PORTUGUESA Língua oral Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la às intenções e situações comunicativas. Participar de diferentes situações de comunicação, considerando as opiniões alheias e defendendo pontos de vista. Participar adequadamente de debates ou outras situações que envolvam o uso da língua oral, demonstrando suas ideias. Respeito diante de colocações de outras pessoas, tanto no que se refere às ideias quanto ao modo de falar. Narração de fatos considerando a temporalidade e causalidade. Narração de histórias conhecidas, buscando aproximação às características do texto fonte. Adequação da linguagem às situações comunicativas mais formais que acontecem na escola.

2 Leitura e interpretação de texto Ler e interpretar textos de gêneros diversificados (texto de opinião, história em quadrinho, fábula, conto, histórias em quadrinhos, poema, notícia e etc.). Realizar leituras, demonstrando perceber a necessidade de ritmo, fluência e entonação para a apreensão do sentido. Valorização da leitura como fonte de fruição estética e entretenimento. Interesse em tomar emprestado o acervo da sala e da biblioteca. Interesse por ler ou ouvir a leitura especialmente de textos literários e informativos e por compartilhar opiniões, ideias e preferências (ainda que com a intervenção da professora). Socialização das experiências de leitura. Língua escrita Compreender o sentido da linguagem escrita, sabendo atribuir significado, identificando elementos relevantes segundo a intenção do autor. Reconhecer e interagir com variados gêneros de leitura a exemplo de contos, fábulas, poemas, lendas, músicas, parlendas, trava-línguas, relatos, entrevistas, anúncios e notícias. Desenvolver a linguagem através da interação num processo dialógico. Produzir textos de diferentes gêneros, observando o encadeamento de ideias e utilizando recursos da gramática e da ortografia. Analisar e identificar os aspectos para organizar um texto. Refletir sobre a possibilidade de flexão das palavras. Uso da letra minúscula e maiúscula. Reconhecimento das vogais, consoantes, sílabas e palavras. Utilização da divisão silábica. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas. Polissemia uso do dicionário. Perceber características do sistema ortográfico da língua, possibilitando tomar decisões, em momentos de dúvidas, quanto às letras H, X, CH, G e J. Reconhecer e identificar encontros vocálicos, consonantais e dígrafos, relacionados à separação de sílabas.

3 MATEMÁTICA Números e Operações Compreender o significado do número natural a partir da sua utilização no cotidiano. Resolver situações-problema envolvendo adição por meio de técnicas. Resolver situações-problema envolvendo operações de subtração, multiplicação e divisão por meio de estratégias pessoais. Compreender e utilizar as regras do Sistema de Numeração para leitura, escrita, comparação e ordenação dos números. Utilização da decomposição de uma quantidade para realizar cálculo mental exato e aproximado. Números e algarismos. Escrita numérica. Sequência numérica. Números ordinais. Contagens, estimativas e comparações. Antecessor e sucessor. Ordem crescente e decrescente. Valor posicional dos algarismos nos números. Números pares e ímpares. Composição e decomposição dos números. Grandezas e medidas Identificar unidade de tempo (dia, semana, mês, ano) pela construção, uso e interpretação do calendário. Medidas de tempo

4 Espaço e forma Interpretar, observar e representar formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem. Construir e perceber semelhanças e diferenças entre algumas figuras geométricas planas e espaciais. Diferentes visões de um objeto, pessoa ou lugar a depender do ponto de vista de quem observa. Formas geométricas. Figuras geométricas planas e espaciais (quadrado, círculo, retângulo triângulo, cubo, esfera, paralelepípedo, pirâmide). Tratamento da Informação Coletar e registrar dados, organizar listas e tabelas e construir gráficos, lendo e interpretando suas informações. Observar, ler e interpretar plantas e mapas. Leitura e interpretação de tabelas. Leitura e interpretação de plantas e mapas. CIÊNCIAS NATURAIS Relacionar a alimentação equilibrada à manutenção da saúde e valorizar esse hábito. Compreender o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo. Responsabilizar-se no cuidado com os espaços que habita e com o próprio corpo, incorporando hábitos saudáveis de alimentação e higiene. Confrontar suposições individuais e coletivas com as informações obtidas. Buscar e coletar informação por meio de observação direta e indireta, experimentação, entrevistas, visitas, leitura de textos e imagens. Organizar e registrar informações por intermédio de desenhos, quadros, tabelas, esquemas, listas e textos.

5 Comunicar oralmente e por escrito: suposições, dados e conclusões. Valorizar a divulgação dos conhecimentos elaborados na escola para a comunidade. Alimentação Origem dos alimentos Hábitos alimentares. Os alimentos e os nutrientes. Alimentação equilibrada. Alimentação e higiene. A conservação dos alimentos. CIÊNCIAS SOCIAIS Comparar as moradias presentes nas localidades brasileiras e identificar algumas semelhanças e diferenças/mudanças e permanências. Observar e descrever o próprio bairro e o bairro da escola, refletindo sobre sua organização, suas características, valorizando seu espaço de viver. Confrontar suposições individuais e coletivas com as informações obtidas. Buscar e coletar informação por meio de observação direta e indireta, entrevistas, visitas, leitura de textos e imagens. Organizar e registrar informações por intermédio de desenhos, quadros, tabelas, esquemas, listas, textos e maquetes. Comunicar oralmente e por escrito: suposições, dados e conclusões. Valorizar a divulgação dos conhecimentos elaborados na escola para a comunidade. Moradias História das moradias. Tipos de moradias (semelhanças e diferenças). O direito à moradia. Bairro Bairro da escola. Endereços.

6 Representação cartográfica do bairro. INGLÊS Inferir significados associando enunciados, gestos e imagens ao contexto; Construir vocabulário referente aos temas desenvolvidos; Discutir e refletir sobre o respeito às diferenças individuais; Compreender, registrar e expressar-se oralmente a cerca dos eixos temáticos;. Family and friends : identificação do vocabulário e estruturas gramaticais relacionados a membros da família e descrições físicas. Wild animals : identificação do vocabulário e estruturas gramaticais relacionados a animais e elaboração de perguntas e respostas usando o presente simples com as estruturas Is it a or a.? e Do e Does. Work, Rest, Play e On Vacation : identificação do vocabulário e estruturas gramaticais relacionados a ações cotidianas referentes a lazer, trabalho e descanso utilizando o presente progresssivo. ARTES Desenvolver atitudes de respeito ao meio ambiente no uso consciente dos materiais explorados. Reconhecer o valor da produção artística popular a partir da reflexão sobre sua importância na construção da sociedade que desejamos. Estudo de produções de artistas Naif e cultura popular. Apreciação e pesquisa sobre a Arte Naif. Produção de pesquisas e composições artísticas. MÚSICA Compreender e desenvolver os conteúdos: pulsação, propriedades do som (altura, duração, intensidade e timbre). Manipular os conteúdos desenvolvidos, através da criação de arranjos musicais para músicas trabalhadas na sala.

7 Aprender técnicas para manipular os instrumentos musicais usadas na aula, bem como, orientações para o uso adequado da voz. Explorar as propriedades do som através da pratica instrumental. Identificar as nuances presentes no evento musical. Desenvolver a afinação vocal através do canto. Identificar elementos da linguagem musical utilizando a expressão corporal (formas, estilos, gêneros, sonoridade e dinâmicas). Desenvolvimento de ritmos e expressões corporais com instrumentos. Utilização de instrumentos percussivos. Desenvolvimento da leitura musical. Construção do repertório. Apreciação de histórias musicadas. Desenvolvimento auditivo das propriedades do som (altura, intensidade, timbre, duração). Experimentação e improvisação musical. EDUCAÇÃO FÍSICA Participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões social, física, gênero ou cultural. Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma dialógica. Participação e identificação de movimentos naturais (andar, saltar, subir, rolar, correr, balancear, equilibrar) através de atividades lúdicas; Construção dos combinados para participação nas aulas de Educação Física; Integração com os espaços de vivências, com colegas, grupos e meio ambiente. Reconhecimento e valorização de hábitos de higiene e alimentação saudável.

8 Elaboração e desenvolvimento de jogos, brincadeiras cooperativas, valorizando a participação de todos. COMO AS FAMÍLIAS PODEM COLABORAR DURANTE O PROCESSO Estabelecendo rotina, pois ela ajuda na organização interna da criança. Reservando horário para as brincadeiras, pois elas, de uma forma geral, ajudam a educar a criança para o convívio social e amadurecem as habilidades motoras. Sendo pontual. A primeira atividade, a roda, é muito importante para inserir o aluno na rotina do dia. Conversando sobre os temas abordados e ajudando a criança a selecionar materiais que possam enriquecê-los. Equipe pedagógica do 3º ano.

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 3 ano

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 3 ano INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos alunos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

INFORMATIVO I UNIDADE 4 ano

INFORMATIVO I UNIDADE 4 ano INFORMATIVO 2017 I UNIDADE 4 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos alunos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

INFORMATIVO 2016 III UNIDADE 1º ANO

INFORMATIVO 2016 III UNIDADE 1º ANO INFORMATIVO 2016 III UNIDADE 1º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos alunos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE 1º ANO

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE 1º ANO INFORMATIVO 2015 III UNIDADE 1º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos alunos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE - 2º ANO

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE - 2º ANO INFORMATIVO 2015 III UNIDADE - 2º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana MATEMÁTICA Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não se cansar de tentar. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro: Projeto Ápis Matemática

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2019

UNIDADES DE ESTUDO 2019 UNIDADES DE ESTUDO 2019 1ª etapa: 04/02 A 10/05 3º Ano A/B - Ensino Fundamental l Educadoras: Regina e Renata CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA TEMAS NOÇÕES/CONCEITOS HABILIDADES RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade Matemática 3ª Etapa 2º Ano EF Objetivo de aprendizado Competência Habilidade H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 2 ANO ANDRÉA E LARISSA

REUNIÃO DE PAIS 2 ANO ANDRÉA E LARISSA REUNIÃO DE PAIS 2 ANO - 2013 ANDRÉA E LARISSA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Apresentar o trabalho do ano letivo Tratar assuntos de interesse Notícias do grupo ROTINA AULAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 AULAS DE 40 MINUTOS

Leia mais

H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.

H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal. Matemática 2ª 2º Ano E.F. Competências Objeto de Aprendizado Habilidades H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal. COMPETÊNCIA

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2014/ 15 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO COMPREENSAO DO ORAL: Escutar para aprender e construir

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1- Descobrindo jeitos de contar Realizar contagem e comparação de

Leia mais

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS História, Geografia e Ciências 1º Período - Quem sou eu? - O que muda com o tempo. - Você criança. - Datas Comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia internacional da Mulher, índio, Tiradentes, Descobrimento

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 3º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 3º ANO EF Compras com Real Aula Multimídia MT - Interface 1 - Pág. 43 Naturais e Sistema de Numeração Decimal OB001 OB002 OB003 OB004 OB005 Reconhecer e aplicar os números em diversos contextos e situaçõesproblema.

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 2o ano

Roteiro de trabalho para o 2o ano Roteiro de trabalho para o 2o ano No volume do 2º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM 1. Os números

Leia mais

INFORMATIVO II UNIDADE 4 ano

INFORMATIVO II UNIDADE 4 ano INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 4 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características

Leia mais

Roteiro para o Teste de Seleção/2013 1º Ano - Ensino Fundamental

Roteiro para o Teste de Seleção/2013 1º Ano - Ensino Fundamental Roteiro para o Teste de Seleção/2013 1º Ano - Ensino Fundamental Leitura; Contagem, leitura e escrita dos números de 1 a 10; Alfabeto; Ordens crescente e decrescente; Formação de palavras; Correspondência

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: 2º ano PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Currículo Ana Paula Froes Língua Portuguesa: Língua Portuguesa: Realizar leituras acompanhando

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. Alto e baixo; Adição e subtração; Comparação de quantidade; Dentro e fora; Formas geométricas; Quantidade; Noção de grandeza;

Leia mais

Admissão de alunos MAIO/2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 1º ano EFI Todo teste/diagnóstico terá como foco:

Admissão de alunos MAIO/2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 1º ano EFI Todo teste/diagnóstico terá como foco: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 1º ano EFI de textos multimodais (poesias, músicas, leituras de imagens, mapas, gráficos e tabelas) Resolução de situações problemas Interpretação Localizar informações explícitas

Leia mais

AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil. CURSO Alfabetização Linguística e Matemática na Educação Infantil

AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil. CURSO Alfabetização Linguística e Matemática na Educação Infantil AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil A Educação Infantil é considerada, como a primeira etapa da educação básica, no Brasil, a partir de 1996. Os eixos de trabalho orientados à construção

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

32 Matemática. Programação anual de conteúdos

32 Matemática. Programação anual de conteúdos Programação anual de conteúdos 2 ọ ano 1 ọ volume 1. A localização espacial e os números Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário Representação das quantidades

Leia mais

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2017 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º BIMESTRE Jogos e brincadeiras Reconhecer a importância do trabalho em equipe para o sucesso no coletivo. jogos de perseguição e jogos de marca (ex: quem salta ou lança mais longe, quem chega primeiro, etc.). jogos

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo Ano de escolaridade: 1ºAno Língua Portuguesa Diálogos Jogos de identificação (palavra/imagem) Completar frases e palavras Escrita e leitura de vogais e consoantes Ditongos orais e nasais Memorização de

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - MA Leitura,

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Objetos de conhecimento Letramento matemático Apresentação das Unidades temáticas. comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão do sistema deci- Habilidades Referência no material

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral: Reconhecer o fazer matemático em situações rotineiras a fim deste se familiarizar com tais situações, favorecendo o desenvolvimento de seu raciocínio lógico-matemático

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do próprio nome.

Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do próprio nome. EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 2 Conteúdo Lições Objetivos Nome e sobrenome 1, 2 Letra A 3, 4, 5, 18 Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* Coordenação Motora 1,2,3,4,5,6, 7,8 Nome 9,10,49,50 Letra A Letra E 11,12,13, 14,15,27, 32 17,18,19, 20,21,27 Traçar

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 4 Vocês estão recebendo as Metas do 1 Trimestre. O objetivo deste documento é mostrar para vocês os projetos e os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / /

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / ESPAÇO E FORMA: Identificar posição de pessoa e/ou objeto presentes em representações utilizando um pontos

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e quantidades, relações e transformações Unidade temática Eu, minha escola e meus colegas necessidades

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018 CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018 CONTEÚDO ABORDADO NO PLACEMENT TEST NO FUNDAMENTAL 1. Objetos escolares Brinquedos Animais Roupas Alimentos Partes de uma casa Esportes Condições meteorológicas Numerais

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho PLANO CURRICULAR Ano de Escolaridade: PORTUGUÊS Oralidade Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar. Reconhecer padrões de entoação e ritmo. Falar de forma audível articulando corretamente palavras.

Leia mais

SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE MATEMÁTICA

SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE MATEMÁTICA SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE MATEMÁTICA Legenda Números e operações Grandezas e medidas Espaço e forma Tratamento da informação - ao longo dos capítulos UNIDADE 1 1º ANO 1. Noções e conceitos Noções de

Leia mais

PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM

PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM O exemplo apresentado adota o conceito de Sequência Didática, aqui entendida com um conjunto de atividades pedagógicas

Leia mais

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS Há 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala de

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18

PROJETO 3º PERÍODO DE TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18 JUSTIFICATIVA: Atualmente, há em todos os segmentos de nossa

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2016/ Conteúdos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2016/ Conteúdos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD. 153000 DGEstE/DSRN Ano Letivo 2016/ 2017 1ºano Plano Curricular 1ºciclo Área: MATEMÁTICA UNIDADE 1 geometria e medida Localização e orientação no espaço

Leia mais

Calendário das avaliações R1-1º ano 2º Bimestre

Calendário das avaliações R1-1º ano 2º Bimestre Calendário das avaliações R1-1º ano 2º Bimestre 17/05 (Quarta-feira) Avaliação de Português UNIDADE 04 Organizar sílabas e formação de palavras; Letras maiúsculas e minúsculas; Ditado popular; Separação

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos Coordenação motora Identidade 1, 8 10, 12, 13, 23, 45, 54, 62, 63 Estimular a Manipular materiais. Desenvolver noção de direção e sentido: da

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PERÍODO DA ETAPA: 06/02 a 28/04/16 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1. Leitura Gêneros textuais conto, entrevista, verbete de dicionário, carta, resumo de livro (oralmente), receita, história em quadrinhos,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares Disciplina: Matemática /Ano de escolaridade: 1º Ano Página 1 de 9 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares UNIDADE 1 Geometria e medida Organização

Leia mais

INFORMATIVO 2017 GRUPO 4

INFORMATIVO 2017 GRUPO 4 INFORMATIVO 2017 GRUPO 4 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana.

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana. PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 4.º Ano 1.º Período 64 Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordenálos em sequências crescentes e decrescentes.

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português 1 Leitura Gêneros textuais: lenda, conto, capa, tela, reportagem, entrevista, história em quadrinhos, notícia, texto informativo, cartaz. 2 Aspectos Gramaticais Substantivo próprio

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Matemática 1º CICLO MATEMÁTICA 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência:

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência: PROJETO Turma: Fase 5B Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: O velho Chico: um pedacinho do nosso Brasil Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

Construção do esquema corporal: plano transversal (em cima/embaixo), plano frontal (frente/atrás).

Construção do esquema corporal: plano transversal (em cima/embaixo), plano frontal (frente/atrás). Matemática 2ª 1ª Ano E.F. Competências Objeto de Aprendizado Habilidades COMPETÊNCIA 1: Perceber o espaço ocupado pelo próprio corpo e por diferentes objetos, demonstrando noções de relações espaciais.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 3º ANO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 3º ANO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 3º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / ESPAÇO E FORMA Identificar posição de pessoa e/ou objeto presentes em representações utilizando um ponto

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 1. Leitura Gêneros textuais conto, fábula, entrevista, diário, biografia, carta, receita, uso do dicionário (verbete). 2. Aspectos gramaticais alfabeto, ordem alfabética, vogais e consoantes, encontro

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 JUSTIFICATIVA: Neste 3 período iremos abordar o tema sobre a conservação

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Domínio: Oralidade (O1) Interação discursiva - Princípio de cortesia - Resposta, pergunta, pedido Compreensão e expressão CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO Tema e

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 1ª Matemática 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA/ GEOMETRIA COMPETÊNCIA 1: Perceber o espaço ocupado pelo próprio corpo e por diferentes objetos, demonstrando

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Português Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO Ariana e Rita Mara PROFESSOR TURMA ANO LETIVO A e B EMENTA: A Língua Portuguesa priorizará os conteúdos estruturantes (ouvir, falar, ler

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Educação Pré-escolar PLANIFICAÇÃO 3º PERÍODO 3 e 4 ANOS ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES - Atividades na sala e no exterior; - Pequenos registos individuais e coletivos;

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 5A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: Dos jardins de Curitiba às Cataratas do Iguaçu Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARCIA DE ORTA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARCIA DE ORTA ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO 1º ANO DE ESCOLARIDADE CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM NÚMEROS E OPERAÇÕES

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE 1 EIXO ESTRUTURANTE Cultura do Movimento Corporal/ Reflexão e Ação OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM Desenvolver habilidades de manipulação e motoras básicas, compreendendo a ação a dinâmica e a evolução

Leia mais

Plano Geral - Pré - Escolar -

Plano Geral - Pré - Escolar - Plano Geral - Pré - Escolar - - Linguagem Oral e Abordagem à Escrita -. Ser capaz de participar/manter um diálogo;. Ser capaz de se expressar em diferentes contextos;. Ser capaz de negociar a distribuição

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Poesias Trabalhar conceitos, estruturas e produções do gênero. Biografia Entrevista Texto informativo

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 1o ano

Roteiro de trabalho para o 1o ano Roteiro de trabalho para o 1o ano No volume do 1º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Grandezas e medidas Comparação

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Dar notícias dos grupos. Apresentar o trabalho que será realizado no decorrer do ano letivo, em cada área

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão.

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão. MATEMÁTICA 4º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordená-los em

Leia mais