Caracterização fisiográfica da bacia hidrográfica do Ribeirão Douradinho com base em parâmetros morfométricos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Caracterização fisiográfica da bacia hidrográfica do Ribeirão Douradinho com base em parâmetros morfométricos"

Transcrição

1 Caracterização fisiográfica da bacia hidrográfica do Ribeirão Douradinho com base em parâmetros morfométricos Physiographic characterization of the river basin of Ribeirão Douradinho based on morphometric parameters Resumo orraine Campos Martins 1 O presente trabalho objetivou obter e analisar as características fisiográficas da bacia do Ribeirão Douradinho, predominantemente localizada na cidade de Uberlândia, com ênfase em dados morfométricos. Estes dados foram obtidos através do Modelo Digital de Elevação (MDE) possibilitou a obtenção do limite da bacia e alguns dados que deram base aos cálculos realizados dos quais resultaram os parâmetros aqui apresentados e analisados a fim de ampliar os conhecimentos físicos básicos acerca da bacia em questão, que possivelmente serão utilizados em estudos hidrológicos, geomorfológicos, entre outros. Os resultados possibilitaram algumas conclusões importantes a respeito da bacia, como sua propensão a enchentes, a declividade da bacia e do seu canal principal, elevação, entre outras informações relevantes do ponto de vista físico e hidrológico. Palavras chave: caracterização fisiográfica, bacias hidrográficas, recursos hídricos Abstract This study aimed to obtain and analyze the physiographic features of Ribeirão Douradinho basin, predominantly located in Uberlândia, with an emphasis on morphometric data. These data were obtained from Digital Elevation Model (DEM) afforded the edge of the basin and some data which provided the basis for the calculations carried out which resulted in the parameters here presented and analyzed in order to expand the basic physical knowledge of the basin question, which will be possibly used in hydrological, geomorphological studies, among others. The results allowed some important conclusions about the basin, as its propensity to flood, the slope of the basin and its main channel, elevation, and other relevant information of the physical and hydrological point of view. Keywords : characterization physiographic, watersheds, water resources 1 Mestranda na área de Hidrologia e Recursos Hídricos pelo Programa de Pós Graduação e Qualidade Ambiental e Meio Ambiente - UFU

2 Introdução O uso e disponibilidade dos recursos hídricos as demais questões ambientais a eles relacionadas vem sendo amplamente discutidos dentro e fora do meio acadêmico, no que tange à sua administração, gestão e adaptação destas aos processos ambientais que regem essa disponibilidade, à influência do uso do solo e conservação ambiental de bacias hidrográficas, às demandas por este recurso, entre outras questões. Pensando a bacia hidrográfica como unidade mais adequada ao planejamento dos recursos hídricos e unidade de aplicação da Política Nacional de Recursos Hídricos, segundo a ei 9433/97, o conhecimento das particularidades físicas e antrópicas de cada bacia é indispensável para nortear a gestão ambiental e política destes recursos, a ocupação adequada do espaço das mesmas, a fim e garantir o antendimento às demandas atrelado á conservação ambiental da bacia como um todo em cada um dos seus componentes. Tais particularidades citadas acima comandam processos cuja compreensão é fundamental para o planejamento da bacia como um todo, possibilitando a identificação de potencialidades e fragilidades que limitam suas condições de uso sustentável. Este trabalho pretende focar nas características físicas da bacia hidrográfica do Ribeirão Douradinho, localizado entre as cidades de Uberlândia e Monte Alegre de Minas.Entre as características aqui exploradas e levantadas estão a declividade do curso d água, a elevação da bacia, densidade de drenagem, coeficiente de compacidade, suscetibilidade a enchentes, entre outras. A combinação de dados morfométricos permite identificar e diferenciar áreas homogêneas. Tais parâmetros podem revelar indicadores físicos específicos para uma determinada bacia, de forma a possibilitar a qualificação as alterações ambientais. (ANTONEI E THOMAZ, 2007) As características físicas da bacia hidrográfica são importantes, portanto, para fins de conhecimento e análise inicial da bacia, pois comandam processos naturais, limitam possibilidades de exploração antrópica, auxiliam na compreensão de alguns processos hidrológicos importantes, como escoamento superficial, tempo de concentração, entre outros, atrelada a outras características como solos e geologia, por exemplo. Sendo assim, as informações produzidas e interpretadas a partir desse levantamento podem ser úteis em trabalhos posteriores dos mais diversos objetivos que necessitem avaliar as condições da referida bacia e a partir delas, realizar suas análises. Materiais e Métodos Primeiramente, a área de estudo deste trabalho foi a bacia do Ribeirão Douradinho, compreendida entre as coordenadas... Trata-se de uma bacia relativamente de grande extensão, com ocupação diversa, e sobre a qual foram realizados alguns trabalhos, sobretudo no que se refere à fragilidade ambiental e suscetibilidade a erosão.

3 Figura 1: Mapa de localização da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Douradinho Org.: MARTINS,.C. (2015) A caracterização de uma bacia hidrográfica envolve fatores diversos de importante compreensão, entre eles: condições de relevo como declividade e elevação, densidade da drenagem, curvas de nível, forma da bacia, composição geológica, de solos, ocupação, entre outros. Entre todos esses parâmetros, este trabalho abordará as características fisiográficas, mais relacionadas à sua forma. Para Moura (2008), as principais características fisiográficas de uma bacia hidrográfica obtidas em estudos hidrológicos são: área, perímetro, forma da bacia (coeficiente de compacidade e fator de forma) e sistema de drenagem (ordem e densidade de drenagem). Como também ressalta o autor, esses parâmetros podem ser obtidos através de imagens de satélite, fotografias aéreas, entre outros recursos cartográficos. Neste trabalho, a delimitação da bacia hidrográfica, a extração de seus cursos d água e das curvas de nível, informações chave para a obtenção das informações acima, foram obtidas através de modelo digital de elevação (MDE) utilizando softwares ArcGIS 10 e Quantum GIS Deste software foram extraídas informações como a área e o perímetro da bacia, a extensão dos cursos d água e das curvas de nível e a área entre as curvas. Essas informações foram utilizadas nos cálculos para obtenção de outros parâmetros.

4 O Coeficiente de Compacidade (Kc) é a relação entre a forma da bacia com um círculo. Quanto mais próximo de um círculo a forma de uma bacia se assemelhar, ou seja, quanto mais próximo de 1 for o índice, maior será a sua capacidade de proporcionar grandes cheias. (1) Em que A BH é a área da bacia e P BH seuperímetro. O Índice de conformação (IC) representa a relação entre a área da bacia e um quadrado de lado igual ao comprimento axial da bacia. A Ic 2 BH ax (2) Em que A BH é a área da bacia e ax é o comprimento axial. O Coeficiente de forma (Kf), também chamado de índice de Gravelius, expressa a relação entre a largura média da bacia e o seu comprimento axial. (3) kf (4) Em que é a largura média e ax, o comprimento axial da bacia. A densidade de drenagem é a relação a área da bacia e o comprimento de todos os seus canais. Este parâmetro reflete condições topográficas da bacia, dissecação do relevo em relação à quantidade de cursos d água, etc. (5) ax Dd A BH Em que é o comprimento total dos canais e A BH é a área da bacia. n i 1 n i A sinuosidade do curso d água é a relação entre o comprimento real do curso d água principal e o comprimento do talvegue (linha reta entre a nascente e a foz). S t (6)

5 Em que é o comprimento do canal principal e t o comprimento de seu talvegue, medido em linha reta. A declividade da bacia como um todo é uma informação de fundamental importância para estudos hidrológicos e ambientais de forma geral.este parâmetro é obtida da seguinte maneira: I d A BH 100 CNi (7) Em que I é a declividade média da bacia (%), d é a equidistância entre as curvas de nível (m) e CNi é o comprimento total das curvas de nível (m). Para além desta, destacamos aqui a declividade do curso d água principal. Este parâmetro é de extrema importância para o manejo de bacias, visto que influencia diretamente na velocidade de escoamento na calha da bacia e consequentemente no seu tempo de concentração. Este parâmetro considera as cotas altimétricas ao longo do curso. (8) D h Em que h1 é a diferença de cotas entre a nascente e o exutório da bacia, é o comprimento do canal principal. Outro parâmetro que influencia diretamente na velocidade do escoamento é a elevação média da bacia. A partir dos dados de elevação é possível obter a hipsometria da bacia. E n i 1 e a A i BH i (9) Em que E é a elevação média da bacia (m), e i a elevação média entre duas curvas de nível consecutivas (m), a i área entre as curvas de nível (km 2 ) e A BH é a área da bacia hidrográfica (km 2 ).

6 Tabela 1: Parâmetros calculados para a caracterização da bacia hidrográfica do Ribeirão Douradinho Resultados e Discussão Parâmetros Valores Coeficiente de Compacidade (Kc) 2,281 Índice de conformação (IC) 0,362 Coeficiente de forma (Kf) 0,043 Densidade de drenagem 0,668 Sinuosidade do curso d água 1,289 Declividade da bacia 4,677 Declividade do curso d água principal 0,358 Elevação média da bacia 753,145 Org.: MARTINS,.C. (2015) A partir dos parâmetros obtidos, é possível fazer uma análise de seus valores e assim chegar a algumas conclusões a respeito, do ponto de vista físico e hidrológico. O valor do coeficiente C, distante de 1 que representa o valor máximo, revela que a bacia não apresenta grande propensão a enchentes. A análise física da forma da bacia leva a esta mesma conclusão, uma vez que com a área menor distribuída, o escoamento contribui com rapidez diferente para cada um dos cursos que compõem a bacia, evitando assim a ocorrência de enchentes. O baixo valor para o fator de forma indica que a bacia hidrográfica apresenta menor tendência a enchentes (VIEA e MATOS,1975). Sendo assim, todos os índices calculados mostraram que a bacia do Ribeirão Douradinho não apresenta grande suscetibilidade a enchentes. A baixa declividade leva a crer que trata-se de uma bacia de grande área, bem drenada, porém não tão dissecada. O mesmo pode-se dizer para a declividade do canal principal da bacia, que apesar de abranger grandes cotas, apresenta uma diferença relativamente baixa, que controla assim a velocidade do escoamento. Este parâmetro relaciona-se diretamente com a elevação média da bacia, cujo valor encontrado está entre as cotas que abrangem a maior parte de sua área, ou seja, a altitude na bacia se distribui sem intervalos tão bruscos. A sinuosidade do canal principal reforça essa conclusão, apresentando valor relativamente próximo de 1. Conclusões As conclusões obtidas a partir da análise dos dados resultantes aqui apresentados levam a crer que a bacia hidrográfica do Ribeirão Douradinho apresenta pouca propensão a enchentes, o que se relaciona com sua declividade baixa e elevação bem distribuída.

7 É possível construir conclusões analisando os parâmetros obtidos de forma relacionada, como é o caso da propensão a enchentes, aqui calculada, e de outros parâmetros como a velocidade do escoamento superficial, ou até mesmo a suscetibilidade a processos erosivos, se combinados os dados de declividade e elevação a informações geológicas, por exemplo. Os dados aqui obtidos podem ser utilizados, em trabalhos de diferentes objetivos que se proponham a estudar a bacia do ponto de vista ambiental, geomorfológico e hidrológico. Sendo assim, o trabalho apresentou uma contribuição à produção de novas informações, avançando assim um passo nas diversas possibilidades de trabalhos possíveis e relevantes para esta área de estudo. Referências ANTONEI, V; THOMAZ, E.. Caracterização do meio físico da bacia do Arroio Boa Vista, Guamiranga-PR. Rev. Caminhos da Geografia, Uberlândia, v.8, n.21, p46-58, jun BRASI. ei Federal nº 9.433/1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos. Brasília, 8 de janeiro de Disponível em: < Acessado em 17/10/2015. CHRISTOFOETTI, A. Análise morfométrica de bacias hidrográficas. Notícia Geomorfológica, v. 9, n.18, p.35-64, MOURA, R.S. Caracterização fisiográfica e regionalização de vazão na microbacia do Corrégo do Boi, Aparecida d Oeste, SP. data p. Dissertação (Trabalho de Conclusão de Curso Irrigação e Drenagem), Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira/SP SOUZA, Ana Katiuscia Pastana; BATISTA, Getúlio Teixeira. Caracterização fisigráfica da bacia hidrográfica do Alto Jamanxim, Pará, Brasil.Revista Ambiente & Água Na InterdisciplinaryJournalofApplied Science: v.2, n.2, VIEA, S.M.; MATTOS, A. Hidrologia aplicada. McGRAWHill, 245p. São Paulo/SP

CARACTERIZAÇÃO FISIOGRÁFICA DA BACIA HIDROGRÁFICA EXPERIMENTAL DO CÓRREGO FUNDO

CARACTERIZAÇÃO FISIOGRÁFICA DA BACIA HIDROGRÁFICA EXPERIMENTAL DO CÓRREGO FUNDO CARACTERIZAÇÃO FISIOGRÁFICA DA BACIA HIDROGRÁFICA EXPERIMENTAL DO CÓRREGO FUNDO Lisiane da Silva Mendes¹, Natália Gonçalves Mendes, Márcia Regina Batistela Moraes, Pedro Corsino Durant, Hudson de Paula

Leia mais

ENGENHARIA AGRONÔMICA HIDROLOGIA. Bacias Hidrográficas. Prof. Miguel Toledo del Pino, Eng. Agrícola Dr. 2018

ENGENHARIA AGRONÔMICA HIDROLOGIA. Bacias Hidrográficas. Prof. Miguel Toledo del Pino, Eng. Agrícola Dr. 2018 ENGENHARIA AGRONÔMICA HIDROLOGIA Bacias Hidrográficas Prof. Miguel Toledo del Pino, Eng. Agrícola Dr. 208. INTRODUÇÃO O ciclo hidrológico é normalmente estudado com maior interesse na fase terrestre, onde

Leia mais

ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ESPINHARAS-PB

ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ESPINHARAS-PB ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ESPINHARAS-PB Sara Alves de Carvalho Araújo Guimarães 1 ; Raniele Adame Gomes 2 ; Renata Luana Gonçalves Lourenço 3 ; Rosinete Batista dos Santos Ribeiro

Leia mais

2.5 Caracterização Fisiográfica da Bacia Hidrográfica

2.5 Caracterização Fisiográfica da Bacia Hidrográfica 1 2.5 Caracterização Fisiográfica da Bacia Hidrográfica importância do estudo das bacias hidrográficas está no fato da mesma representar a unidade fundamental de análise do ciclo hidrológico na sua fase

Leia mais

Bacia Hidrográfica divisores de água rede de drenagem seção de controle.

Bacia Hidrográfica divisores de água rede de drenagem seção de controle. Bacia Hidrográfica Bacia hidrográfica, ou de captação, ou de drenagem, é uma área delimitada espacialmente pelo relevo através dos divisores de água (linha de pontos elevados), sendo drenada por um curso

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FISIOGRÁFICA DE UMA BACIA AFLUENTE AO RIO COMANDAÍ 1 PHYSIOGRAPHIC CHARACTERIZATION OF AN AFFLUENT BASIN COMANDAÍ RIVER

CARACTERIZAÇÃO FISIOGRÁFICA DE UMA BACIA AFLUENTE AO RIO COMANDAÍ 1 PHYSIOGRAPHIC CHARACTERIZATION OF AN AFFLUENT BASIN COMANDAÍ RIVER CARACTERIZAÇÃO FISIOGRÁFICA DE UMA BACIA AFLUENTE AO RIO COMANDAÍ 1 PHYSIOGRAPHIC CHARACTERIZATION OF AN AFFLUENT BASIN COMANDAÍ RIVER Bruna Taciane Rodrigues Dorneles 2, Daniela Mittmann Siveris 3, Tatiana

Leia mais

Titulo do Trabalho ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO VANGASSE - PRATÂNIA/SP

Titulo do Trabalho ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO VANGASSE - PRATÂNIA/SP Titulo do Trabalho ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO VANGASSE - PRATÂNIA/SP Nome do Autor (a) Principal Mikael Timóteo Rodrigues Nome (s) do Coautor (a) (s) Yara Manfrin Garcia; Bruno Timóteo

Leia mais

Bacias Hidrográficas. Universidade de São Paulo PHA3307 Hidrologia Aplicada. Escola Politécnica. Aula 3

Bacias Hidrográficas. Universidade de São Paulo PHA3307 Hidrologia Aplicada. Escola Politécnica. Aula 3 Universidade de São Paulo PHA3307 Hidrologia Aplicada Escola Politécnica Departamento de Eng. Hidráulica e Ambiental Bacias Hidrográficas Aula 3 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof. Dr. Joaquin Garcia Objetivos

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SÃO PEDRO, JEQUITINHONHA/MG Aline J. Freire 1, Cristiano Christofaro 2

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SÃO PEDRO, JEQUITINHONHA/MG Aline J. Freire 1, Cristiano Christofaro 2 CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SÃO PEDRO, JEQUITINHONHA/MG Aline J. Freire 1, Cristiano Christofaro 2 1- Graduanda em Engenharia Florestal pela Universidade Federal dos

Leia mais

Fundação Carmelitana Mário Palmério-FUCAMP Curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Hidrologia Aplicada C A R O L I N A A.

Fundação Carmelitana Mário Palmério-FUCAMP Curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Hidrologia Aplicada C A R O L I N A A. Fundação Carmelitana Mário Palmério-FUCAMP Curso de Bacharelado em Engenharia Civil Hidrologia Aplicada CICLO HIDROLÓGICO E BALANÇO HÍDRICO C A R O L I N A A. G H E L L I 1 Ciclo Hidrológico Fenômeno global

Leia mais

CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO AÇUDE CATOLÉ

CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO AÇUDE CATOLÉ CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO AÇUDE CATOLÉ Maria Zilda Quintino de Araújo de ASSIS¹, Jhon Lennon Bezerra da SILVA¹, Helba Araújo de Queiroz PALÁCIO 2, Júlio Cesar Neves do SANTOS

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JACARECICA/SE

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JACARECICA/SE 09 a 11 de dezembro de 2015 Auditório da Universidade UNIT Aracaju SE CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JACARECICA/SE Amanda de Azevedo Gonçalves 1, Lucas dos Santos Batista 2 1

Leia mais

PHA Hidrologia Ambiental. Bacias Hidrográficas

PHA Hidrologia Ambiental. Bacias Hidrográficas Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental PHA3308 - Hidrologia Ambiental Bacias Hidrográficas Mario Thadeu Leme de Barros Renato Carlos Zambon 1

Leia mais

Caracterização morfométrica da unidade de planejamento do Poxim SE

Caracterização morfométrica da unidade de planejamento do Poxim SE http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.117-478-1 Caracterização morfométrica da unidade de planejamento do Poxim SE Dráuzio C. Gama 1, Janisson B. de Jesus 1 ; Milton M. Fernandes 1 1 Universidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS GEOMORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO DAS BRANQUINHAS, ARNEIROZ-CE

AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS GEOMORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO DAS BRANQUINHAS, ARNEIROZ-CE AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS GEOMORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO DAS BRANQUINHAS, ARNEIROZ-CE J. L. Fernandes 1 ; N. S. C. Izídio 2 ; M. M. Pereira 3 ; F. E. R. Oliveira 1 ; G. S. Silva 1

Leia mais

CICLO HIDROLÓGICO CICLO HIDROLÓGICO CARACTERIZAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

CICLO HIDROLÓGICO CICLO HIDROLÓGICO CARACTERIZAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS CICLO HIDROLÓGICO CARACTERIZAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS José Antonio Tosta dos Reis Departamento de Engenharia Ambiental Universidade Federal do Espírito Santo CICLO HIDROLÓGICO 1 Ciclo hidrológico médio

Leia mais

Vitória da Conquista, 10 a 12 de Maio de 2017

Vitória da Conquista, 10 a 12 de Maio de 2017 MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MOSQUITO, BAHIA, BRASIL Felipe Távora de Oliveira¹, Hiêgo de Castro Aguiar Oliveira¹ 1 Discente do Curso de Engenharia Ambiental/

Leia mais

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DA HIDROGRAFIA

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DA HIDROGRAFIA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DA HIDROGRAFIA 1.0. Introdução O ciclo hidrológico, se considerado de maneira global, pode ser visto como um sistema hidrológico fechado, uma vez que a quantidade total da água

Leia mais

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017 GEOTECNOLOGIA APLICADA A ESTUDO FISIOGRÁFICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO BORÁ Isadora da Silva Lino Miranda 1 ; Francienne Gois Oliveira 2; 1, 2 Universidade de Uberaba isa4dora@hotmail.com; francienne.oliveira@uniube.br

Leia mais

ANÁLISE MORFOMÉTRICA APLICADA NA IDENTIFICAÇÃO DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO PRATA, ILHA DO MARANHÃO

ANÁLISE MORFOMÉTRICA APLICADA NA IDENTIFICAÇÃO DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO PRATA, ILHA DO MARANHÃO ANÁLISE MORFOMÉTRICA APLICADA NA IDENTIFICAÇÃO DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO PRATA, ILHA DO Barros, D.V. 1 ; Garrito, A.C. 2 ; Costa, C.M. 3 ; Araújo, R.P.S. 4 ; Silva, Q.D. 5 ; 1

Leia mais

Análise morfométrica das microbacias do Córrego da Onça, dos Macacos e dos. Dourados na Bacia do Rio Araguari.

Análise morfométrica das microbacias do Córrego da Onça, dos Macacos e dos. Dourados na Bacia do Rio Araguari. 1 Análise morfométrica das microbacias do Córrego da Onça, dos Macacos e dos Dourados na Bacia do Rio Araguari. José Arlindo Braga Neto 1 ; Ana Cláudia Bernardes Brito! ; Kathereyn Jéssica Rosa Fiordelice!

Leia mais

Uso do SIG na caracterização dos parâmetros morfométricos na bacia hidrográfica do Ribeirão Araquá, Botucatu (SP)

Uso do SIG na caracterização dos parâmetros morfométricos na bacia hidrográfica do Ribeirão Araquá, Botucatu (SP) Uso do SIG na caracterização dos parâmetros morfométricos na bacia hidrográfica do Ribeirão Araquá, Botucatu (SP) Use of GIS in the characterization of morphometric parameters of the watershed of Ribeirão

Leia mais

Departamento de Engenharia Civil Disciplina : Hidrologia (HIA0001) Prof. Dr. Doalcey Antunes Ramos

Departamento de Engenharia Civil Disciplina : Hidrologia (HIA0001) Prof. Dr. Doalcey Antunes Ramos Departamento de Engenharia Civil Disciplina : Hidrologia (HIA0001) Prof. Dr. Doalcey Antunes Ramos Capítulo 2: Bacia Hidrográfica Definição Uma bacia hidrográfica é uma determinada área de terreno que

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO BRANDINA, CAMPINAS SP

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO BRANDINA, CAMPINAS SP CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO BRANDINA, CAMPINAS SP Laís Escórcio Correia Faculdade de Engenharia Ambiental e Sanitária Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias lais.correia@outlook.com

Leia mais

A CARACTERIZAÇÃO HIDROMORFOMÉTRICA E SUA EXTRAÇÃO POR SIG NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO CARRO QUEIMADO - TRÊS LAGOAS/MS

A CARACTERIZAÇÃO HIDROMORFOMÉTRICA E SUA EXTRAÇÃO POR SIG NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO CARRO QUEIMADO - TRÊS LAGOAS/MS A CARACTERIZAÇÃO HIDROMORFOMÉTRICA E SUA EXTRAÇÃO POR SIG NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO CARRO QUEIMADO - TRÊS Braz, A.M.B. 1 ; águas, T.A. 2 ; Costa, K.C.P.C. 3 ; Senis, L.V.S. 4 ; Mirandola Garcia,

Leia mais

BACIA HIDROGRÁFICA. Nomenclatura. Divisor de água da bacia. Talweg (talvegue) Lugar geométrico dos pontos de mínimas cotas das seções transversais

BACIA HIDROGRÁFICA. Nomenclatura. Divisor de água da bacia. Talweg (talvegue) Lugar geométrico dos pontos de mínimas cotas das seções transversais U 6 BCI HIDROGRÁFIC Bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de uma seção de um curso d água é a área geográfica coletora de água de chuva que escoa pela superfície do solo e atinge a seção considerada.

Leia mais

16º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental

16º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental ANÁLISE DE PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS DA BACIA E SUB BACIA HIDROGRÁFICAS DO RIO VERRUGA, NO SUDOESTE DA BAHIA, UTILIZANDO SIG Lorena Lima Ferraz 1, Maria Irlan Oliveira Azevedo 2, Letícia Vitória Fernandes

Leia mais

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017 GEOTECNOLOGIAS APLICADAS A ESTUDOS FISIOGRÁFICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO BORAZINHO Ana Paula de Freitas Faria¹; Francienne Gois Oliveira 2 ; 1, 2 UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE Ana_paula_ff@hotmail.com;

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA MICROBACIA DO RESERVATÓRIO JUÁ NA BACIA DO ALTO JAGUARIBE CE

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA MICROBACIA DO RESERVATÓRIO JUÁ NA BACIA DO ALTO JAGUARIBE CE CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA MICROBACIA DO RESERVATÓRIO JUÁ NA BACIA DO ALTO JAGUARIBE CE Jhon Lennon Bezerra da SILVA¹, Maria Zilda Quintino Araújo de ASSIS¹, Helba Araújo de Queiroz PALÁCIO 2, Júlio

Leia mais

ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA DO CHORÓ, MUNÍCIPIO DE CHORÓ CEARÁ

ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA DO CHORÓ, MUNÍCIPIO DE CHORÓ CEARÁ ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA DO CHORÓ, MUNÍCIPIO DE CHORÓ CEARÁ Valesca Poliana Sampaio Santana (1); Emanuelle Ribeiro Martins (2); Raul Lopes Sampaio Grangeiro (3); Ramon Müller dos Santos (4); Luiz

Leia mais

DIAGNÓSTICO FÍSICO-CONSERVACIONISTA DA MICROBACIA DO CÓRREGO BOA VISTA, UBERLÂNDIA-MG.

DIAGNÓSTICO FÍSICO-CONSERVACIONISTA DA MICROBACIA DO CÓRREGO BOA VISTA, UBERLÂNDIA-MG. DIAGNÓSTICO FÍSICO-CONSERVACIONISTA DA MICROBACIA DO CÓRREGO BOA VISTA, UBERLÂNDIA-MG. DEAMO, J.C.M. 1 ; VALLE JUNIOR, R.F. do²; OLIVEIRA, S.B. de¹; CAMILO, M.J.¹ 1 Estudante do Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

ACH 1056 Fundamento de Cartografia Profª. Mariana Soares Domingues

ACH 1056 Fundamento de Cartografia Profª. Mariana Soares Domingues ACH 1056 Fundamento de Cartografia Profª. Mariana Soares Domingues Perfil pode ser definido como um corte vertical da superfície do solo ou subsolo ou de ambos, ao longo de uma determinada linha. O procedimento

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO COQUEIRO, NO NOROESTE PAULISTA

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO COQUEIRO, NO NOROESTE PAULISTA CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO COQUEIRO, NO NOROESTE PAULISTA MORPHOMETRIC CHARACTERIZATION OF THE WATERSHED OF THE STREAM OF COQUEIRO IN NORTHWESTERN SAO PAULO Flávio Gomes de

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil. Bacias Hidrográficas. Professora: Mayara Moraes

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil. Bacias Hidrográficas. Professora: Mayara Moraes Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Bacias Hidrográficas Professora: Mayara Moraes Fase terrestre do ciclo hidrológico Elemento fundamental: Bacia hidrográfica. Definição: Área de

Leia mais

ANÁLISE DE PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS PARA A BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO LAJEADO GRANDE, OESTE DO RS

ANÁLISE DE PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS PARA A BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO LAJEADO GRANDE, OESTE DO RS ANÁLISE DE PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS PARA A BACIA Knierin, I.S. 1 ; Trentin, R. 2 ; Sccoti, A.A.V. 3 ; Santos, V.S. 4 ; 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Email:igorknierin@gmail.com; 2 UNIVERSIDADE

Leia mais

ESTUDO HIDROLÓGICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MAMANGUAPE

ESTUDO HIDROLÓGICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MAMANGUAPE ESTUDO HIDROLÓGICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MAMANGUAPE Matheus Patrick Araújo da Silva ¹; Gabriel Carlos Moura Pessoa²; José Joaquim de Souza Neto³; Francisco Gustavo Gomes Rolim 4 ; Manoel Moisés

Leia mais

Denis Spoladore Ferreira 1, Carlos Alexandre Damasceno Ribeiro 1, Alexandre Cândido Xavier 1, Roberto Avelino Cecílio 1.

Denis Spoladore Ferreira 1, Carlos Alexandre Damasceno Ribeiro 1, Alexandre Cândido Xavier 1, Roberto Avelino Cecílio 1. UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE SIG E GEOPROCESSAMENTO PARA CARACTERIZAÇÃO FISIOGRÁFICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO JOÃO PEDRO, LOCALIZADA EM LINHARES - ES Denis Spoladore Ferreira 1, Carlos Alexandre Damasceno

Leia mais

DIAGNÓSTICO FÍSICO-CONSERVACIONISTA DA MICROBACIA DOS CÓRREGOS PINDAÍBA, MARIMBONDO E TENDA, UBERLÂNDIA-MG

DIAGNÓSTICO FÍSICO-CONSERVACIONISTA DA MICROBACIA DOS CÓRREGOS PINDAÍBA, MARIMBONDO E TENDA, UBERLÂNDIA-MG DIAGNÓSTICO FÍSICO-CONSERVACIONISTA DA MICROBACIA DOS CÓRREGOS PINDAÍBA, MARIMBONDO E TENDA, UBERLÂNDIA-MG DEAMO, J.C.M 1 ; VALLE JUNIOR, R.F. do 3 ; VIEIRA, D.M.S 2 ; VIEIRA, T.A 4 ; COUTO, R.G.C.¹ ¹

Leia mais

MORFOMETRIA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO FAÉ, CEARÁ

MORFOMETRIA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO FAÉ, CEARÁ MORFOMETRIA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO FAÉ, CEARÁ Rafael do Nascimento Rodrigues 1, Helba Araújo de Queiroz Palácio 2, José Ribeiro de Araújo Neto 3, Gean Duarte da Silva 1, Francisco Emanoel Firmino

Leia mais

DETERMINACÃO DAS CARACTERÍSTICAS MOFOMÉTRICAS DA SUB-BACIA DO RIACHO MADEIRA CORTADA, QUIXELÔ, CE.

DETERMINACÃO DAS CARACTERÍSTICAS MOFOMÉTRICAS DA SUB-BACIA DO RIACHO MADEIRA CORTADA, QUIXELÔ, CE. DETERMINACÃO DAS CARACTERÍSTICAS MOFOMÉTRICAS DA SUB-BACIA DO RIACHO MADEIRA CORTADA, QUIXELÔ, CE. Juarez Cassiano de Lima Júnior 1, Wedman de Lavor Vieira 1, Kleber Gomes de Macêdo 1, Samara Alves de

Leia mais

ANÁLISE MORFOMETRICA DE DEFINIÇÃO DO POTENCIAL DE USO DO SOLO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO NECA, EM UBERABA- MG

ANÁLISE MORFOMETRICA DE DEFINIÇÃO DO POTENCIAL DE USO DO SOLO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO NECA, EM UBERABA- MG Goiânia/GO 19 a 22/11/2012 ANÁLISE MORFOMETRICA DE DEFINIÇÃO DO POTENCIAL DE USO DO SOLO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO NECA, EM UBERABA- MG Hygor Evangelista Siqueira Gestor Ambiental, Pós-Graduando em Saneamento

Leia mais

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA SUB-BACIA HIDROGRAFICA DO CÓRREGO DO CERRADÃO

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA SUB-BACIA HIDROGRAFICA DO CÓRREGO DO CERRADÃO CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA SUB-BACIA HIDROGRAFICA DO CÓRREGO DO CERRADÃO FLORÊNCIO, Ágatha Cristine 1 ; VALE, Monnike Yasmin Rodrigues do ²; MORAIS Welmys Magno de³,paula, Heber Martins de 4 Palavras chave:

Leia mais

Cap. 3 Unidade de Conservação

Cap. 3 Unidade de Conservação Cap. 3 BACIA HIDROGRÁFICA 3.1. Introdução O Ciclo Hidrológico, como descrito anteriormente, tem um aspecto geral e pode ser visto como um sistema hidrológico fechado, já que a quantidade de água disponível

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ANÁLISE AMBIENTAL E AOS RECURSOS HÍDRICOS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ANÁLISE AMBIENTAL E AOS RECURSOS HÍDRICOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPGPQ CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CCT ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA DO RIO CANINDÉ COMO SUBSÍDIO À DELIMITAÇÃO DE ÁREAS

Leia mais

CC54Z - Hidrologia. Bacia hidrográfica: conceitos fundamentais e caracterização fisiográfica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná

CC54Z - Hidrologia. Bacia hidrográfica: conceitos fundamentais e caracterização fisiográfica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná CC54Z - Hidrologia Bacia hidrográfica: conceitos fundamentais e caracterização fisiográfica Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014 Objetivos da aula Conhecer o

Leia mais

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS QUE PODERIAM PROPORCIONAR O HISTÓRICO DOS PROCESSOS DE CONTAMINAÇÃO, PERDA DE QUALIDADE DAS ÁGUAS E CONSEQUENTEMENTE, DA QUALIDADE DE VIDA Oliveira, V. G. A 1 ; Naval,

Leia mais

MAPEAMENTO GEOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO SARANDI, SANTA MARIA, RIO GRANDE DO SUL

MAPEAMENTO GEOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO SARANDI, SANTA MARIA, RIO GRANDE DO SUL MAPEAMENTO GEOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO Silveira dos Santos, V. 1 ; Flores Dias, D. 2 ; Augusto Volpato Sccoti, A. 3 ; da Silva Knierin, I. 4 ; 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Email:viniciusgeografia93@gmail.com;

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA MICRO BACIA HIDROGRAFICA DO CORRÉGO DO MONJOLO NA CIDADE DE PATOS DE MINAS MG

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA MICRO BACIA HIDROGRAFICA DO CORRÉGO DO MONJOLO NA CIDADE DE PATOS DE MINAS MG CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA MICRO BACIA HIDROGRAFICA DO CORRÉGO DO MONJOLO NA CIDADE DE PATOS DE MINAS MG Rafael Luís Silva 1 *; Dácio José Cambraia Filho 2 ; Elcides Rodrigues da Silva 3 ; Gustavo

Leia mais

Caracterização da fitofisionomia e de solos na Sub-bacia hidrográfica do Alto Médio Gurguéia por Sistemas de Informações Geográficas SIG

Caracterização da fitofisionomia e de solos na Sub-bacia hidrográfica do Alto Médio Gurguéia por Sistemas de Informações Geográficas SIG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA Programa de Iniciação Científica Voluntária - ICV Campus Universitário Professora

Leia mais

Denis Spoladore Ferreira 1 Carlos Alexandre Damasceno Ribeiro 1 Alexandre Cândido Xavier 1 Roberto Avelino Cecílio 1 Fábio da Silveira Castro 1

Denis Spoladore Ferreira 1 Carlos Alexandre Damasceno Ribeiro 1 Alexandre Cândido Xavier 1 Roberto Avelino Cecílio 1 Fábio da Silveira Castro 1 Utilização de dados de sensoriamento remoto para obtenção das características físicas da Bacia Hidrográfica do Córrego João Pedro em Linhares Espírito Santo Denis Spoladore Ferreira 1 Carlos Alexandre

Leia mais

Bacia Hidrográfica. Prof. D.Sc. Enoque Pereira da Silva

Bacia Hidrográfica. Prof. D.Sc. Enoque Pereira da Silva Bacia Hidrográfica Prof. D.Sc. Enoque Pereira da Silva E-mail: enoquefinom@gmail.com 2. Bacia hidrográfica É a área definida topograficamente, drenada por um curso d água ou um sistema conectado de cursos

Leia mais

COMPOSIÇÃO HIERARQUICA DOS CANAIS FLUVIAIS DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS AGUAPEÍ E PEIXE

COMPOSIÇÃO HIERARQUICA DOS CANAIS FLUVIAIS DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS AGUAPEÍ E PEIXE COMPOSIÇÃO HIERARQUICA DOS CANAIS FLUVIAIS DAS BACIAS Laszlo Manoel, J. 1 ; Rocha, P.C. 2 ; 1 FCT-UNESP Email:jho896@hotmail.com; 2 FCT-UNESP Email:pcroch@fct.unesp.br; RESUMO: A hierarquia fluvial se

Leia mais

MORFOMETRIA E USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DO RIBEIRÃO DA CACHOEIRINHA SANTA RITA DO SAPUCAÍ-MG

MORFOMETRIA E USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DO RIBEIRÃO DA CACHOEIRINHA SANTA RITA DO SAPUCAÍ-MG MORFOMETRIA E USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DO RIBEIRÃO DA CACHOEIRINHA SANTA RITA DO SAPUCAÍ-MG CARLOS R. HEKER JUNIOR 1 e MARTA FELÍCIA MARUJO FERREIRA² carlos_heker@yahoo.com.br, martafelicia@uol.com.br 1

Leia mais

Eixo Temático ET Recursos Hídricos ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE UMA MICROBACIA DE ORDEM 4 DO RIO PIRANHAS

Eixo Temático ET Recursos Hídricos ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE UMA MICROBACIA DE ORDEM 4 DO RIO PIRANHAS 647 Eixo Temático ET-05-016 - Recursos Hídricos ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE UMA MICROBACIA DE ORDEM 4 DO RIO PIRANHAS Olavio Rocha Neto¹, Rayan Araújo Valério 2, Djalma da Costa Fontes Neto 1,

Leia mais

ESTUDO MORFOMÉTRICO E AVALIAÇÃO DO USO DO SOLO DA MICROBACIA DO RIBEIRÃO DAS PEDRAS, EM VERÍSSIMO-MG

ESTUDO MORFOMÉTRICO E AVALIAÇÃO DO USO DO SOLO DA MICROBACIA DO RIBEIRÃO DAS PEDRAS, EM VERÍSSIMO-MG ESTUDO MORFOMÉTRICO E AVALIAÇÃO DO USO DO SOLO DA MICROBACIA DO RIBEIRÃO DAS PEDRAS, EM VERÍSSIMO-MG Hygor Evangelista Siqueira Gestor Ambiental, Pós-Graduando em Saneamento Ambiental no Instituto Federal

Leia mais

Associação Portuguesa de Geomorfólogos Departamento de Geografia - FLUP, Via Panorâmica, S/N Porto

Associação Portuguesa de Geomorfólogos Departamento de Geografia - FLUP, Via Panorâmica, S/N Porto Associação Portuguesa de Geomorfólogos Departamento de Geografia - FLUP, Via Panorâmica, S/N 4150-564 Porto Email: apgeom.dir@apgeom.pt Título: 8º Congresso Nacional de Geomorfologia - Geomorfologia 2017

Leia mais

Territorial planning in River Uberaba s Watershed, MG, Brazil

Territorial planning in River Uberaba s Watershed, MG, Brazil Territorial planning in River Uberaba s Watershed, MG, Brazil Oliveira, G. S.; Guidolini, J.F.; Passos, A. O.; Carneiro, F.M.; Costa, B. O.; Silva, M. C.; Pissarra, T. C. T. INTRODUÇÃO Análise morfométrica

Leia mais

Caracterização morfométrica da área de drenagem de cinco açudes a partir de técnicas de sensoriamento remoto

Caracterização morfométrica da área de drenagem de cinco açudes a partir de técnicas de sensoriamento remoto 41 Caracterização morfométrica da área de drenagem de cinco açudes... Caracterização morfométrica da área de drenagem de cinco açudes a partir de técnicas de sensoriamento remoto Morphometric characterization

Leia mais

Serviço Geológico do Brasil - CPRM. Francisco F. N. Marcuzzo Nayhara L. Oliveira Murilo R. D. Cardoso Arthur da F. Tschiedel

Serviço Geológico do Brasil - CPRM. Francisco F. N. Marcuzzo Nayhara L. Oliveira Murilo R. D. Cardoso Arthur da F. Tschiedel Serviço Geológico do Brasil - CPRM Francisco F. N. Marcuzzo Nayhara L. Oliveira Murilo R. D. Cardoso Arthur da F. Tschiedel Estudo da bacia do Rio Paraíba Para desenvolvimento deste estudo, imagens do

Leia mais

DELIMITAÇÃO DE MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS COM BASE EM MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO

DELIMITAÇÃO DE MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS COM BASE EM MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO DELIMITAÇÃO DE MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS COM BASE EM MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO Orlando Marcos Santos Veroneze¹; Joelson Gonçalves Pereira² UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79.804-970 Dourados MS, E-mail: marcos.veroneze@yahoo.com

Leia mais

INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS NAS ENCHENTES URBANAS: ESTUDO DE CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO SÃO LOURENÇO/RS

INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS NAS ENCHENTES URBANAS: ESTUDO DE CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO SÃO LOURENÇO/RS INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS NAS ENCHENTES URBANAS: ESTUDO DE CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO SÃO LOURENÇO/RS Alice Alonzo Steinmetz 1 & Hugo Alexandre Soares Guedes 2 & Samuel Beskow

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO SIRIEMA

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO SIRIEMA CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO SIRIEMA Geovane Barbosa Reinaldo Costa 1, Jose Denis Diniz 2, Sherida Rayanne Cristovão Fernandez 2, Wanya Cibele Costa De Araújo 2, Helba Araújo

Leia mais

Aplicação de Geotecnologias para Caracterização Morfométrica da Bacia Hidrográfica do Rio Gramame-PB

Aplicação de Geotecnologias para Caracterização Morfométrica da Bacia Hidrográfica do Rio Gramame-PB Aplicação de Geotecnologias para Caracterização Morfométrica da Bacia Hidrográfica do Rio Gramame-PB Augusto Francisco da Silva Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB

Leia mais

ANÁLISE DO RELEVO DA MICROBACIA

ANÁLISE DO RELEVO DA MICROBACIA 1. INTRODUÇÃO ANÁLISE DO RELEVO DA MICROBACIA Valdemir Antonio Rodrigues FCA Unesp Luis Alberto Bucci Instituto Florestal de São Paulo Danilo Simões Estudante de Pós Graduação Carlos Adolfo Bantel Engenheiro

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO COLÔNIA NO LITORAL SUL DA BAHIA

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO COLÔNIA NO LITORAL SUL DA BAHIA CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO COLÔNIA NO LITORAL SUL DA BAHIA Vinícius de Amorim Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e-mail: vinicius@ige.unicamp.br Antonio Fábio

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA E DELIMITAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GANDU BA, A PARTIR DE DADOS SRTM

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA E DELIMITAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GANDU BA, A PARTIR DE DADOS SRTM CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA E DELIMITAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GANDU BA, A PARTIR DE DADOS SRTM Samuel de Amaral Macedo¹, Pedro Enrico Salamim Fonseca Spanghero² ¹Graduando em geografia, Bolsista

Leia mais

3 - Bacias Hidrográficas

3 - Bacias Hidrográficas 3 - Bacias Hidrográficas A bacia hidrográfica é uma região definida topograficamente, drenada por um curso d água ou um sistema interconectado por cursos d água tal qual toda vazão efluente seja descarregada

Leia mais

RECURSOS HÍDRICOS USO DE DADOS SRTM E PLATAFORMA SIG PARA ESTUDO HIDROLÓGICO DE CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIABANHA - BA

RECURSOS HÍDRICOS USO DE DADOS SRTM E PLATAFORMA SIG PARA ESTUDO HIDROLÓGICO DE CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIABANHA - BA RECURSOS HÍDRICOS USO DE DADOS SRTM E PLATAFORMA SIG PARA ESTUDO HIDROLÓGICO DE CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIABANHA - BA Lídia Raíza Sousa Lima Chaves Trindade lidiaraiza@hotmail.com.

Leia mais

Caracterização Morfológica, Hidrológica e Ambiental e Análise de Conflito do Uso do Solo da Bacia da Lagoa Jacuném

Caracterização Morfológica, Hidrológica e Ambiental e Análise de Conflito do Uso do Solo da Bacia da Lagoa Jacuném Universidade Federal do Espírito Santo UFES Centro de Ciências Humanas e Naturais CCHN Departamento de Geografia DEPGEO Curso de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Sistema de Informação Geográfica aplicada

Leia mais

ANÁLISE DE BACIAS HIDROGRÁFICAS. Hierarquia Fluvial Análise linear da rede hidrográfica Análise areal das bacias hidrográficas Análise hipsométrica

ANÁLISE DE BACIAS HIDROGRÁFICAS. Hierarquia Fluvial Análise linear da rede hidrográfica Análise areal das bacias hidrográficas Análise hipsométrica ANÁLISE DE BACIAS HIDROGRÁFICAS Hierarquia Fluvial Análise linear da rede hidrográfica Análise areal das bacias hidrográficas Análise hipsométrica Hierarquia Fluvial Consiste no processo de se estabelecer

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA BACIA DO RIO SAPÊ A PARTIR DE ÍNDICES MORFOMÉTRICOS: SUBSÍDIOS GEOMORFOLÓGICOS PARA COMPREENDER A OCORRÊNCIA DE ENCHENTES.

CARACTERIZAÇÃO DA BACIA DO RIO SAPÊ A PARTIR DE ÍNDICES MORFOMÉTRICOS: SUBSÍDIOS GEOMORFOLÓGICOS PARA COMPREENDER A OCORRÊNCIA DE ENCHENTES. CARACTERIZAÇÃO DA BACIA DO RIO SAPÊ A PARTIR DE ÍNDICES MORFOMÉTRICOS: SUBSÍDIOS GEOMORFOLÓGICOS PARA COMPREENDER Marins, L.S. 1 ; Costa, F.H.L. 2 ; Leão, O.M.R. 3 ; 1 UERJ/FFP Email:lleann_13@hotmail.com;

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DAS PEDRAS RIBEIRÃO BONITO (SP)

GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DAS PEDRAS RIBEIRÃO BONITO (SP) GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DAS PEDRAS RIBEIRÃO BONITO (SP) 1 INTRODUÇÃO O comportamento hidrológico de uma bacia é dependente de suas características geomorfológicas

Leia mais

Rutz, E.C. 1 ; Meurer, M. 2 ;

Rutz, E.C. 1 ; Meurer, M. 2 ; ANÁLISE DOS PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS DA BACIA DO ARROIO QUILOMBO (PELOTAS - RS) COM VISTAS À COMPREENSÃO DAS CAUSAS Rutz, E.C. 1 ; Meurer, M. 2 ; 1 Universidade Federal de Pelotas Email:elenicerutz@hotmail.com;

Leia mais

DETERMINAÇÃO AUTOMÁTICA DE PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO DOS NAMORADOS-PB A PARTIR DE MDE

DETERMINAÇÃO AUTOMÁTICA DE PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO DOS NAMORADOS-PB A PARTIR DE MDE DETERMINAÇÃO AUTOMÁTICA DE PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO DOS NAMORADOS-PB A PARTIR DE MDE 1 Doutorando em Meteorologia, UACA/ UFCG-PB. CEP: 58429-140, (83)3310-1202. madson_tavares@hotmail.com

Leia mais

Revista Brasileira de Geografia Física

Revista Brasileira de Geografia Física Revista Brasileira de Geografia Física ISSN:1984-2295 Homepage: www.ufpe.br/rbgfe Caracterização Morfométrica como Base para o Manejo da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco Acre Francisco Ivam Castro

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARATINGA, SUB BACIA DO RIO DOCE, MG

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARATINGA, SUB BACIA DO RIO DOCE, MG CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CARATINGA, SUB BACIA DO RIO DOCE, MG Isabela do Carmo Precci Lopes* Jasmine Alves Campos Micael de Souza Fraga Uilson Ricardo Venâncio Aires Demetrius

Leia mais

Hidrologia Bacias hidrográficas

Hidrologia Bacias hidrográficas Hidrologia Bacias hidrográficas 1. Introdução 2. Bacia hidrográfica 2.1. Definição e conceitos 2.2. Caracterização de bacias hidrográficas 3. Comportamento hidrológico da bacia hidrográfica 3.1. Enxurrada

Leia mais

CARACTERISTICAS MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IBICUÍ CARACTERISTICAS MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IBICUÍ

CARACTERISTICAS MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IBICUÍ CARACTERISTICAS MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IBICUÍ CARACTERISTICAS MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO Silveira dos Santos, V. 1 ; Augusto Volpato Sccoti, A. 2 ; da Silva Knierin, I. 3 ; Eduardo de Souza Robaina, L. 4 ; 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DA LAGOA DO LAGAMAR DO CAUÍPE CEARÁ

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DA LAGOA DO LAGAMAR DO CAUÍPE CEARÁ CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DA LAGOA DO LAGAMAR DO CAUÍPE CEARÁ Deborah Isquierdo 1, Janaina Castro de Mendonça 2, Éder Ramon Feitoza Ledo 3, Luiz Carlos Guerreiro Chaves 4, Fernando

Leia mais

Eixo Temático ET Recursos Hídricos CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DA MICROBACIA DO RIACHO DAS COBRAS, SANTO ANDRÉ-PB E GURJÃO-PB

Eixo Temático ET Recursos Hídricos CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DA MICROBACIA DO RIACHO DAS COBRAS, SANTO ANDRÉ-PB E GURJÃO-PB 369 Eixo Temático ET-08-006 - Recursos Hídricos CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DA MICROBACIA DO RIACHO DAS COBRAS, SANTO ANDRÉ-PB E GURJÃO-PB Danieli da Silva Pereira 1 ; Alexandre Parente Lima 2 ; Maria Sallydelândia

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA DO CÓRREGO SÃO PEDRO EM UBERLÂNDIA MG UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA DO CÓRREGO SÃO PEDRO EM UBERLÂNDIA MG UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA DO CÓRREGO SÃO PEDRO EM UBERLÂNDIA MG UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO Ana Clara Mendes Caixeta 1 * & Luiz Nishiyama 2 Resumo Este trabalho tem a proposta de

Leia mais

ANÁLISE MORFOMÉTRICA DE UMA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAPEROÁ/PB

ANÁLISE MORFOMÉTRICA DE UMA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAPEROÁ/PB ANÁLISE MORFOMÉTRICA DE UMA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAPEROÁ/PB Mariana Lima Figueredo¹; Fagna Maria Silva Cavalcante²; Renata Luana Gonçalves Lourenço³; Sara Alves de Carvalho Araújo Guimarães 4

Leia mais

Ricardo Augusto Souza Machado 1 Jocimara Souza Britto Lobão 1 Raquel de Matos Cardoso do Vale 1 Ana Paula Mascarenhas Jesus de Souza 1

Ricardo Augusto Souza Machado 1 Jocimara Souza Britto Lobão 1 Raquel de Matos Cardoso do Vale 1 Ana Paula Mascarenhas Jesus de Souza 1 Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011, INPE p.1441 Análise morfométrica de bacias hidrográficas como suporte a definição e

Leia mais

Hidrologia e Recursos Hídricos 2008 / 2009

Hidrologia e Recursos Hídricos 2008 / 2009 Hidrologia e Recursos Hídricos 008 / 009 Caracterização geomorfológica de uma bacia hidrográfica Rodrigo Proença de Oliveira Factores que influencia a resposta de uma bacia Área / Dimensão Forma Relevo

Leia mais

Geotecnologias para a caracterização morfométrica de bacia hidrográfica

Geotecnologias para a caracterização morfométrica de bacia hidrográfica Geotecnologias para a caracterização morfométrica de bacia hidrográfica Dr. Augusto Francisco da Silva Neto 1 Dr. Carlos Lamarque Guimarães 1 Jacqueline Sobral de Araújo 1,2 Janaína Sobral de Araújo 2

Leia mais

Samuel Beskow Professor, CDTec/Engenharia Hídrica-UFPel

Samuel Beskow Professor, CDTec/Engenharia Hídrica-UFPel XIII Seminário Nacional de Gestão e Uso da Água IV Reunião de Estudos Ambientais II Encontro Nacional de Engenharia Hídrica Samuel Beskow Professor, CDTec/Engenharia Hídrica-UFPel hidrográficas usando

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SANTA MARIA, IBATIBA-ES.

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SANTA MARIA, IBATIBA-ES. 317 CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SANTA MARIA, IBATIBA-ES. CARVALHO, Arnaldo Henrique de Oliveira 1 CASTRO, Fábio da Silveira 1 PENA, Flávio Eymard da Rocha 1 Recebido em:

Leia mais

Análise de parâmetros morfométricos através do SIG: estudo de caso da Bacia Hidrográfica do Arroio Inhanduji (Oeste do RS)

Análise de parâmetros morfométricos através do SIG: estudo de caso da Bacia Hidrográfica do Arroio Inhanduji (Oeste do RS) Análise de parâmetros morfométricos através do SIG: estudo de caso da Bacia Hidrográfica do Arroio Inhanduji (Oeste do RS) Igor da Silva Knierin 1 Romario Trentin 1 1 Universidade Federal de Santa Maria

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE MORFOMÉTRICA COMO INSTRUMENTO PARA AVALIAR A VULNERABILIDADE AMBIENTAL EM SUB-BACIAS HIDROGRÁFICAS NO MUNICÍPIO DE RIO POMBA/MG

UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE MORFOMÉTRICA COMO INSTRUMENTO PARA AVALIAR A VULNERABILIDADE AMBIENTAL EM SUB-BACIAS HIDROGRÁFICAS NO MUNICÍPIO DE RIO POMBA/MG UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE MORFOMÉTRICA COMO INSTRUMENTO PARA AVALIAR A VULNERABILIDADE AMBIENTAL EM SUB-BACIAS HIDROGRÁFICAS NO MUNICÍPIO DE RIO POMBA/MG Pedro José de Oliveira MACHADO (Professor da UFJF;

Leia mais

Caracterização Fisiográfica da Bacia Hidrográfica do Rio do Mosquito, Palmeiras do Tocantins TO.

Caracterização Fisiográfica da Bacia Hidrográfica do Rio do Mosquito, Palmeiras do Tocantins TO. Caracterização Fisiográfica da Bacia Hidrográfica do Rio do Mosquito, Palmeiras do Tocantins TO. BRBOS 1, Guilherme Silva; MCIE, Girlene Figueiredo; MFR 3, Wesley donai; PICNÇO 4, urélio Pessoa; SCHIESS

Leia mais

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE ARAXÁ MG, UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO ROCHA, M. B. B. 1 ROSA, R. 2

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE ARAXÁ MG, UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO ROCHA, M. B. B. 1 ROSA, R. 2 MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE ARAXÁ MG, UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO ROCHA, M. B. B. 1 1 Mestranda na Universidade Federal de Uberlândia/ IG-UFU/MG. (34)3662-5980, bebrand@uai.com.br

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO HIDROLÓGICO ECORREGIÕES DO CERRADO RESUMO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS EM NÍCKOLAS C. SANTANA; LINEU NEIVA RODRIGUES

CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO HIDROLÓGICO ECORREGIÕES DO CERRADO RESUMO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS EM NÍCKOLAS C. SANTANA; LINEU NEIVA RODRIGUES CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO HIDROLÓGICO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS EM ECORREGIÕES DO CERRADO NÍCKOLAS C. SANTANA; LINEU NEIVA RODRIGUES RESUMO O comportamento hidrológico de uma bacia hidrográfica é dependente

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA DO RIO MAQUINÉ BORDA LESTE DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO/MG

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA DO RIO MAQUINÉ BORDA LESTE DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO/MG CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA DO RIO MAQUINÉ Alvarenga-silva, C. 1 ; Marques, C. 2 ; Magalhães-jr, A. 3 ; 1 UFMG Email:carol.asilva@yahoo.com; 2 UFMG Email:cristianommarques@gmail.com; 3 UFMG Email:magalhaesufmg@yahoo.com.br;

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA E USO E OCUPAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO AÇUDE FOGAREIRO

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA E USO E OCUPAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO AÇUDE FOGAREIRO CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA E USO E OCUPAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO AÇUDE FOGAREIRO Raí Rebouças Cavalcante 1, Diego Antunes Campos 1, Fernando Bezerra Lopes 2, Eunice Maia de Andrade

Leia mais

Análise geomorfométrica da bacia hidrográfica do rio Jacaré, Niterói - RJ

Análise geomorfométrica da bacia hidrográfica do rio Jacaré, Niterói - RJ Análise geomorfométrica da bacia hidrográfica do rio Jacaré, Niterói - RJ Bruno Dias Cardoso de Carvalho¹ Raphael e Silva Girão² Pedro José Farias Fernandes³ ¹ UFF - Instituto de Geociências Departamento

Leia mais

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA - HIDROLOGIA APLICADA EXERCÍCIO DE REVISÃO

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA - HIDROLOGIA APLICADA EXERCÍCIO DE REVISÃO FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA - HIDROLOGIA APLICADA EXERCÍCIO DE REVISÃO 1. CONCEITUE HIDROLOGIA? 2. QUAL A IMPORTÂNCIA DA HIDROLOGIA NA ENGENHARIA CIVIL? 3. ASSINALE

Leia mais

OBTENÇÃO DE PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS DE BACIA HIDROGRÁFICA POR MEIO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA. Adriana Cavalieri Sais 1 ; Euzébio Beli 2

OBTENÇÃO DE PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS DE BACIA HIDROGRÁFICA POR MEIO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA. Adriana Cavalieri Sais 1 ; Euzébio Beli 2 You are free: to copy, distribute and transmit the work; to adapt the work. You must attribute the work in the manner specified by the author or licensor OBTENÇÃO DE PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS DE BACIA HIDROGRÁFICA

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES MORFOMÉTRICOS PARA A CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PEIXE-BOI, PA. Apresentação: Comunicação Oral

AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES MORFOMÉTRICOS PARA A CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PEIXE-BOI, PA. Apresentação: Comunicação Oral AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES MORFOMÉTRICOS PARA A CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PEIXE-BOI, PA. Apresentação: Comunicação Oral Bruno Wendell de Freitas Pereira 1 ; Maria de Nazaré Martins

Leia mais

SURVEY OF THE MORPHOMETRIC PROPERTIES AT RIBEIRÃO VERMELHO WATERSHED USING GEOPROCESSING

SURVEY OF THE MORPHOMETRIC PROPERTIES AT RIBEIRÃO VERMELHO WATERSHED USING GEOPROCESSING 10.14688/1984-3801/gst.v8n2p103-109 LEVANTAMENTO DAS PROPRIEDADES MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO VERMELHO COM O USO DE GEOPROCESSAMENTO José de Oliveira Melo Neto 1*, Carlos Rogério de

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CATOLÉ GRANDE, BAHIA, BRASIL

CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CATOLÉ GRANDE, BAHIA, BRASIL Pesquisas Agrárias e Ambientais doi: 10.14583/2318-7670.v02n04a05 http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/nativa ISSN: 2318-7670 CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CATOLÉ

Leia mais