CHAVES DE PERNA DE PESCOÇO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CHAVES DE PERNA DE PESCOÇO"

Transcrição

1 1 CHAVES DE PERNA E DE PESCOÇO DO LIVRO "MA METHODE DE JUDO" DE M. KAWAISHI DAN Judo. NOTA IMPORTANTE - Estas chaves não permitidas em combates de TRADUZIDO POR JOSÉ C. MAFRA DAN

2 2 CHAVES DE PERNA 1 - KATA ASHI HISHIGI ( Quebrar a perna) Uke de costas no solo. Tori em pé, em frente a ele, ligeiramente para a direita. Tori prende, sob sua axila direita, o tornozelo direito de Uke, que é mantido preso da seguinte forma : este tornozelo é bloqueado - no alto, calcanhar do tornozelo propriamente dito - e à esquerda pela força interna do braço - à direita pelas laterais - e em baixo, sob o calcanhar, pela parte radial do braço de Tori, que o eleva o mais possível, contraindo fortemente seu bíceps, as duas mãos segurando fortemente uma na outra. Para melhor garantir os contatos, Tori, pernas separadas e ligeiramente dobradas, dobrado para a frente. Em seguida, Tori dobra-se para trás, cuidando para não relaxar a pegada do pé de Uke, o que faz a aplicar sobre a articulação do pé, uma torção e um alongamento, pois tem que suportar todo o peso do corpo de Uke 1A - MESMA CHAVE - 2 a FORMA Mesma pegada, porém Tori, em lugar de se dobrar para a frente, senta-se, apoiando-se na perna direita, e passando a esquerda diagonalmente através da barriga de Uke. O pé esquerdo de Tori deve fazer apoio com o calcanhar na face externa da quadril esquerdo de Uke. Somente neste momento, Tori deve dobrar-se para trás, por um efeito de seus músculos abdominais, o que vai produzir o mesmo efeito sobre o tornozelo de Uke, que faria seu próprio peso, mas este é mais difícil de sair. OBSERVAÇÃO - A chave de perna pode ser completada por uma torção do joelho de Uke. Para isto. Tori deve fechar bem os joelhos para prender entre eles joelho de Uke, e dobrar-se, não

3 3 diretamente para a frente, mas para sua esquerda, e apoiar a face externa de seu joelho esquerdo, contra a face direita do joelho direito de Uke/ ATENÇÃO - NÃO FORÇAR JAMAIS ESTE ÚLTIMO MOVIMENTO! 1B - MESMA CHAVE - 3 a FORMA Tori, em vez se sentar-se no solo, como na segunda forma, gira sobre sua perna direita descrevendo um arco para a direita, com a esquerda sobre Uke. Uke é forçado a seguir o movimento e a girar sobre seu flanco, para a direita, até ficar de barriga para baixo. Tori, com as pernas flexionadas, dobra-se para a frente, sem chegar ao ponto de sentar-se noa rins de Uke. Tori não deve nunca perder o equilíbrio para a frente, e permanecer repousando sobre Uke.

4 4 OBSERVAÇÃO - Esta variação pode ser considerada como decorrente da fundamental, pois Tori a faz em cadeia, logo que Uke resista, tentando dobrar-se para a frente, apoiando-se somente em seus ombros. 2 - RYO ASHI HISHIGI (Quebrar as duas pernas) Esta chave é feita na mesma forma que a do item 1, mas é aplicada nas duas pernas, e não numa só. Tem, por conseqüência a mesma composição dos movimentos. A passagem de uma para a outra é feita da mesma forma que a passagem da primeira para suas variações. OBSERVAÇÕES - Nesta chave, Tori deve cruzar os pés sobre a barriga de Uke. O essencial nos três casos é Tori sempre prestar atenção na tendência que existe dele perder o equilíbrio para a frente, pois Uke faz o contra peso. 3 - ASHI DORI GARAMI ( Enroscar a perna) Uke de costas, Tori à direita de sua perna direita, com o joelho esquerdo no solo e o direito alto. Tori passa o braço direito sob a perna direita de Uke, que está elevada., e coloca a palma de sua mão esquerda sobre o dorso do pé direito de Uke, e a palma da mão direita sobre seu punho esquerdo Tori aplica uma torção no pé de Uke, o que provoca dor no tornozelo de Uke. OBSERVAÇÃO - O joelho direito de Uke deve estar sob o braço esquerdo de Tori. Tori corre o risco, se ele levantar muito a perna de Uke, que ele gire para a esquerda. Todavia, isto é bastante difícil, e Tori pode ainda encadear de forma análoga à da variação da primeira chave de perna, isto é, virar-se para trás e aplicar a chave na perna direita de Uke.

5 5 4 - HIZA HISHIGI ( Quebrar o joelho). Uke de bruço, Tori à sua esquerda, junto da perna, joelho direito no solo e esquerdo alto. A mão esquerda de Tori pega o calcanhar direito de Uke, pela parte externa, e a pega de sorte a colocar o peito do pé de Uke na junta de seu joelho esquerdo. Ao mesmo tempo, a mão direita de Tori, que pegou o peito do pé esquerdo de Uke, de baixo para cima, dobra a perna esquerda de Uke, sobre sua coxa, apoiando a perna dele sobre seu pé esquerdo, e faz pressão sobre o pé esquerdo dele, dobrando-o para cima. OBSERVAÇÃO - Esta chave de perna pode ser usada como sucessivo da anterior. Executada desta forma, ela é fundamental, mas alguns praticantes a terminam pegando com a mão esquerda a cintura de Uke como ponto de apoio e de tração, mas somente quando o pé está definitivamente bloqueado pelo joelho de Uke,

6 6 4A- - VARIAÇÃO DE HIZA HISHIGI Em lugar de colocar o tornozelo direito de Uke na junta de seu joelho esquerdo, Tori pode meter seu próprio tornozelo esquerdo, peito do pé contra a face interna da coxa esquerda de Uke, e terminar como a anterior, OBSERVAÇÃO - Nestes dois casos, Tori deve prestar atenção no bloqueio do tornozelo, seja do de Uke, seja de seu próprio, que faz apoio no joelho de Uke, de sorte que ele seja bem colocado longitudinalmente, isto é, que o peito do pé esteja sobre o músculo da coxa e o tendão de Aquiles contra o alto da perna, o que dá maior sensação de dor. Particularmente no caso desta variação, a perna esquerda de Tori deve estar quase transversal ã de Uke, o pé em flexão, e os artelhos pousados no solo. 5 - TATE SHIHO HIZA GATAME (Chave de perna em Tate Shiho Gatame). Tori tem Uke preso em Tate Shiho Gatame. Tori estica suas pernas e encaixa seus pés contra as faces internas dos tornozelos de Uke, ligeiramente virados. os peitos de seus pés estão desta forma em contato transversal com os pés de Uke. Tori continua a esticar as pernas, podendo: - abri-las - as elevar, apoiando-se no ventre e em seus músculos abdominais, que estão apoiados sobre Uke. Ele levanta, da mesma forma, seu tronco, fazendo apoio em seu braço esquerdo sobre o solo, e seu braço direito sob o pescoço de Uke, que desta forma é mantido de costas. A cabeça de Tori deve estar avançada em relação à de Uke.

7 7 OBSERVAÇÃO - Neste caso, temos ao mesmo tempo, o afastamento das coxas e a torção dos joelhos de Uke. 6 - ASHI MAKKOMI (Chave de perna com Makikomi) Tori e Uke em posição normal de Judo. Tori ataca Uke com O Soto Gari, mas este resiste, dobrando-se para a frente, ou tenta contra atacar Tori com a mesma técnica. Tori não resiste, e ao contrário, deixa-se levar para trás e para a esquerda, puxando fortemente Uke com seu braço direito, que fica apoiado em diagonal contra o peito de Uke, enquanto seu braço esquerdo dirige a espádua direita de Uke para a direita de si mesmo.

8 8 Ao mesmo tempo, Tori completa o desequilibro de Uke para a frente, enroscando o peito de seu pé esquerdo na tornozelo direito de Uke, fazendo como uma tesoura em sua perna, no sentido normal da pegada. Quando Tori chega no solo, um pouco antes de Uke, ele se vira sobre seu flanco direito, sua perna esquerda se coloca em apoio lateral para trás, e senta-se apoiando-se no seu braço direito. Sua mão esquerda pega o peito do pé direito de Uke e enrosca a perna por trás do joelho de Uke onde Tori deixou sua perna direita, em concha. Por conseqüência o final deste movimento é muito semelhante ao do final do Hiza Hishigi (chave 4- variação). OBSERVAÇÃO - Esta chave de perna pode ser usada como sucessivo da Hiza Hishigi[variação, É importante para Tori fazer Uke cair o mais impossível de bruço, esforçando-se para evitar que ele caia de lado. 7 - KANI GARAMI (Chave de caranguejo) Tori tenta projetar Uke com Kani Basami, mas este resiste, inclinando-se para a frente. Tori inverte seu movimento de rotação, isto é, a face anterior de sua perna esquerda vai se apoiar entre o tornozelo e o peito dos pés de Uke, e desta forma não será mais a face anterior de sua perna que vai bloquear os calcanhares de Uke, mas a face posterior da mesma perna que vai se apoiar sobre os joelhos de Uke, por trás/ Uke tomba de bruço, e Tori aplica exatamente a mesma chave de pernas anterior. OBSERVAÇÃO - O importante, neste movimento, consiste na reação imediata de Tori para aproveitar a reação de resistência de Uke ao Kani Basami. Tori, em vez de continuar a virar de sua direita para sua esquerda, efetua um giro completo sobre ele mesmo, da esquerda para a direita.

9 9 8 - ASHI KANNUKI ( Trancar a perna) POSIÇÃO - Tori deitado de costas, Uke de barriga para baixo, sobre ele, com sua perna entre as pernas de Tori CONTATOS - Tori - coloca sua perna direita transversalmente sobre a perna direita, de Uke, de sorte que a barriga de sua perna venha a bloquear em cruz, o joelho dele, por trás. - Em seguida, Tori mete sua perna esquerda sobre a junta de seu pé direito, de forma que a parte interior de seu joelho venha a se apoiar em cruz sobre o peito do seu pé direito, ficando paralela à de Uke.

10 10 - Tori enrosca o peito de seu pé esquerdo, dobrado, artelhos elevados, sobre o peito do pé direito de Uke. Neste momento, Tori desliza sua perna direita sobre o pé de Uke, baixando-o, e girando e perna esquerda, com o pé sempre em ângulo reto, para impedir que Uke escape.

11 11 Desta forma, surge uma compressão muito dolorosa na perna de Uke. OBSERVAÇÃO - Tori deve impedir que Uke levante-se, e, com mais razão, de se levantar de todo, pois se isto ocorrer, Tori passará a ser vítima de sua própria chave., com suas pernas enroscadas no tornozelo de Uke. Esta chave de pé é freqüentemente completada com um estrangulamento, e até mesmo com uma chave de pescoço. 9 - HIZA TORI GARAMI (Chave nos joelhos) Uke de bruço, tenta aplicar em Tori um Okuri Eri Jime, pelas costas, trançando as pernas sobre as dele. Tori resiste trancando o queixo no ombro, e bloqueando os braços de Uke com suas mãos, e aproveitando a posição dos pés de Uke, que estão cruzados na frente de sua barriga, aplica Hiza Tori Garami, que é o contra ataque do estrangulamento. Por exemplo, Uke está com o tornozelo esquerdo sobre o direito. Tori cruza seu tornozelo direito sobre o tornozelo esquerdo de Uke, e finalmente, seu tornozelo esquerdo sobre seu próprio pé direito. Tori deve apoiar-se sobre sua barriga, já contraída para resistir ao estrangulamento, e projeta sua perna esquerda para baixo. O resultado é um duplo alongamento muito doloroso nos tornozelos de Uke, OBSERVAÇÃO - O contato da perna de Tori sobre o tornozelo esquerdo de Uke pode ser, conforme a ocasião, do joelho até o tornozelo, mas deve ser de preferencia no joelho KAKATO HISHIGI ( Quebrar o calcanhar) Tori dentro da guarda de Uke, encaixa o pé dele na curva de seu cotovelo, de sorte que o calcanhar de Uke fique exatamente na curva do cotovelo, e os dedos presos sob seu braço. Aplicando um movimento circular no calcanhar de Uke, Tori provoca uma violenta dor em seu joelho. CHAVES DE PESCOÇO OBSERVAÇÃO GERAL SOBRE AS CHAVES DE PESCOÇO

12 12 As chaves de pescoço dão muitas vezes a Tori a possibilidade, se ele souber aproveitar as diversas formas de resistir de Uke, de encaixar um estrangulamento, ou uma chave de braço. ATENÇÃO - Todas estas chaves são MUITO PERIGOSAS, e devem ser ensinadas somente a partir da faixa marrom. Se sua execução for muito brutal, muito rápida, ou muito violentas, existe o risco de lesões importantes, com conseqüências muito sérias, graves e definitivas, tais como luxação das vértebras cervicais, por alongamento ou torção, chegando até à fratura da coluna vertebral, pela ruptura dos discos cartilaginosos entre as vértebras. Deve portanto ser recomendada extrema prudência aos praticantes. Tori deve sempre saber conservar seu equilíbrio durante toda a execução do movimento, que deve ser progressivo, sem descontinuidade, para não ser nunca obrigado a fazer uma pegada brusca num ponto de apoio imprevisto sobre o pescoço de Uke. quanto a Uke, ele deve disciplinar suas tentativas de escape, usando sempre as espáduas, braços e pernas como seus pontos de apoio. 1 - KUBI HISHIGI ( Quebrar o pescoço) Tori montado sobre Uke, como se fosse aplicar um Juji Gatame. Tori coloca as duas mãos, palma de uma sobre as costas da outra, sobre a nuca de Uke. Seus punhos e seus ante braços devem se cruzar "em concha", afim de envolver mais possível o pescoço e a cabeça de Uke. Tori, equilibrado desta forma sobre a barriga de Uke, apoia-se no joelho esquerdo recuado, e pé direito no solo, avançado, apoiado no flanco esquerdo de Uke, junto á axila dele, deve executar com seus braços, um movimento duplo : - de tração na nuca de Uke, para cima - de torção de sua cabeça, para a esquerda, isto é, na direção de seu joelho direito que está elevado. OBSERVAÇÃO - Nesta chave de pescoço, a regra e a posição da colocação das mãos, em concha, e dos punhos, semi flexionados, de Tori, são essenciais. O movimento duplo de tração e de torção são conseguidos com a utilização de todo o tronco de Tori, tendo por base seu abdome contraído.

13 OSAE HISHIGI ( Prender e quebrar) Tori e Uke na posição de Juji Gatame, como na anterior. Tori, fazendo apoio sobre seu braço esquerdo, dobra-se o mais possível para a frente e para a esquerda, a,ponto de apoiar sua cabeça atrás da espádua direita de Uke. Tori passa seu braço direito pela nuca de Uke, por sua face interna, isto é, pelo lado direito da cabeça de Uke, de forma reversa, e sua mão direita pega sua faixa, com o dorso da mão apoiado na direita de sua cintura, pulso virado para fora, e dedos deslizando de cima para baixo entre sua faixa e seu judogi. A cabeça de Uke fica desta forma na axila direita de Tori. A pegada de Tori em sua faixa deve ser feita o mais para trás possível, sendo a função de seu braço direito não se contrair, pois esta posição não permite que se force pois o cotovelo está avançado, podendo somente formar uma gravata a mais tensa possível, para evitar que Uke escape. Resta somente a Tori, empurrar seu braço esquerdo para a frente, dobrando-se para a frente e para a direita. OBSERVAÇÃO - É fundamental para Tori manter seu joelho direito alto durante toda a execução desta chave de pescoço. Mas. alguns praticantes não a conseguem sem alguma dificuldade. Tori pode também, no início da chave, colocar o joelho direito no solo. 2A - VARIAÇÃO DE OSAE HISHIGI Se, apesar de tudo, Uke enlaçar o pé direito de Tori com sua mão esquerda, ou pegando o joelho esquerdo de Tori com seu braço direito, fazendo-o rolar para sua esquerda, Tori completa a chave de pescoço mantendo a pegada da faixa de Uke, e deixando-se cair para trás.

14 14 A rolagem dos corpos tem por finalidade fornecer um apoio a Tori, para que ele possa manter a pegada de Uke. 3 - TATE HISHIGI (Luxação de frente) Esta chave é muito semelhante ao Hadaka Jime de frente. A única diferença, que é essencial, é que no estrangulamento, Tori curvase para a trás, mantendo a pegada do pescoço de Uke, e elevando a parte radial de seu

15 15 ante braço direito contra a traquéia de Uke, o estrangula. Na chave de pescoço, o movimento é mais de uma torção da direita para a esquerda, e o contato determinante é o que prende o lado direito de Tori contra o lado esquerdo de Uke, na nuca. 4 - GYAKU HISHIGI ( Luxação por alongamento) A passagem da chave anterior para esta é a mesma ao Hadaka Jime em pé para o deitado. Mas este movimento termina de forma análoga à da variação da Osae Hishigi, isto é, Tori deixa-se cair para trás em lugar de executar um movimento de corte do pescoço de Uke. OBSERVAÇÃO - De forma prática, é difícil distinguir estas duas formas, durante sua execução, pois se baseia num contato. Pois, na realidade, existe sempre uma parte de estrangulamento e uma parte de deslocamento do pescoço. Os dois movimentos se completam. 5 - TOMOE HISHIGI (Luxação em círculo) Tori encontra-se inclinado, entre as pernas de Uke, que está de costas. Tori passa as mãos sob as pernas de Uke, no nível de suas coxas, de dentro para fora, e segura os lados da faixa dele, pulso para cima e por dentro, dedos envolvendo a faixa. Tori ergue Uke de sorte que ele repouse unicamente sobre a nuca e os ombros. Os joelhos de Tori bloqueiam, por trás, as coxas de Uke. Neste momento, Tori vira Uke de costas, pressionando com sua barriga, os rins de Uke, e puxa fortemente seus braços para apoiar-se completamente sobre as coxas de Uke, que fica apoiado na cabeça.

16 16 O queixo de Uke fica bloqueado contra seu peito. Contrariamente das outras chaves de pescoço, esta chave não bloqueia a cabeça de Uke, pois seu corpo está imobilizado, mas ao contrário, bloqueia a cabeça dele contra seus ombros, logo que Tori balançar seu corpo para trás e para a frente. ATENÇÃO - Nesta chave de pescoço, o equilíbrio de Tori é um pouco instável. Existe um período de flutuação, antes que a pegada esteja completada. Neste momento, Tori pode ser desequilibrado por Uke, que apoiará sobre o pescoço um peso duplo, ou ainda Uke pode virar-se para a esquerda ou para a direita. É nesta ocasião que os acidentes podem ocorrer. Gatame) 6 - KESA GATAME KUBI HISHIGI (Chave de pescoço em Kesa

17 17 Tori tem Uke preso em Kesa Gatame. Ele pega respectivamente a gola e o braço direito de Uke, e suas mãos vão apoiar-se uma sobre a outra, pegando os dedos dobrados. Ao mesmo tempo, suas pernas ficam abertas o suficiente para dar um bom apoio, e Tori dobra-se para a frente para bloquear a cabeça de Uke entre seu braço direito, por trás, e seu peito, pela frente, contra o lado direito da face de Uke. O braço direito de Tori apoia-se firmemente, enlaçando a nuca de Uke por trás, que já tem a cabeça fortemente virada para a esquerda. Tori mantém seu esforço nos dois braços, virando da direita para a esquerda, e completa a rotação lateral, dobrando o tronco para a frente, para levantar a cabeça de Uke. Isto aplica, de uma vez, torção e alongamento nas vértebras. OBSERVAÇÃO - O centro de gravidade dos esforços de Tori é sempre sobre a barriga.

3. Pressione o cotovelo, com a maior força possível com a outra mão, em direção ao outro ombro. Fique nesta posição por 10 segundos. Repita 3X.

3. Pressione o cotovelo, com a maior força possível com a outra mão, em direção ao outro ombro. Fique nesta posição por 10 segundos. Repita 3X. THIAGO MURILO EXERCÍCIOS PARA DEPOIS DO TÊNIS 1. Em Pé de costas para um canto de parede flexione a sua perna mais forte para frente, alinhe a coluna e leve os braços para trás até apoiar as palmas das

Leia mais

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906 Exercícios com Elástico Os Exercícios com elástico irão trabalhar Resistência Muscular Localizada (RML). Em cada exercício, procure fazer a execução de maneira lenta e com a postura correta. Evitar o SOLAVANCO

Leia mais

Plano de Exercícios Para Segunda-Feira

Plano de Exercícios Para Segunda-Feira Plano de Exercícios Para Segunda-Feira ALONGAMENTO DA MUSCULATURA LATERAL DO PESCOÇO - Inclinar a cabeça ao máximo para a esquerda, alongando a mão direita para o solo - Alongar 20 segundos, em seguida

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA 1 GINÁSTICA NO SOLO

EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA 1 GINÁSTICA NO SOLO EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA Para a realização dos exercícios de ginástica, foram usados alguns materiais e aparelhos, cuja manipulação e utilização, exigiram determinados cuidados específicos: Tapete de

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a dor cervical

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a dor cervical Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a dor cervical O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia da dor cervical. Eles foram compilados para

Leia mais

TREINAMENTO 1. Aquecimento: Alongamento: Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP)

TREINAMENTO 1. Aquecimento: Alongamento: Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP) TREINAMENTO 1 Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP) Rotina de alongamento e condicionamento (Treino 1): O alongamento e o aquecimento são importantíssimos em qualquer

Leia mais

C. Guia de Treino ------------------------------------------------

C. Guia de Treino ------------------------------------------------ C. Guia de Treino ------------------------------------------------ A FORÇA / RESISTÊNCIA ( FUNÇÃO MOVIMENTO OSCILAÇÃO ) A01 Joelhos inclinados Com os pés afastados na plataforma, segure a barra de apoio

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Joelho

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Joelho Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Joelho O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência, para a terapia do Joelho. Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

GUIA DE EXERCÍCIOS LIFE ZONE TOTAL FIT

GUIA DE EXERCÍCIOS LIFE ZONE TOTAL FIT GUIA DE EXERCÍCIOS LIFE ZONE TOTAL FIT Nesse guia você encontrará 50 exercícios diferentes para fazer utilizando a sua Estação de Musculação Life Zone Total Fit. Com esses exercícios, você trabalhará diversas

Leia mais

Osteoporose. Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes*

Osteoporose. Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes* Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes* * Fisioterapeuta. Pós-graduanda em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica. CREFITO 9/802 LTT-F E-mail: laisbmoraes@terra.com.br Osteoporose

Leia mais

como a DT200 da Yamaha.

como a DT200 da Yamaha. Para os iniciantes, é melhor optar por uma moto de menor potência, como a 125cc, porque elas são mais leves e dão mais chances. As 250cc são mais violentas e qualquer erro pode causar um tombo. Para o

Leia mais

11 EXERCÍCIOS PARA PREVENIR LESÕES

11 EXERCÍCIOS PARA PREVENIR LESÕES 11 EXERCÍCIOS PARA PREVENIR LESÕES O futsal, como outras modalidades, está associado a certos riscos de lesões por parte dos jogadores. No entanto, estudos científicos comprovaram que a incidência de lesões

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude dos ombros e parte superior das costas. Mobiliza os deltóides, rotadores da

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com maior freqüência para a terapia da coluna lombar, Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

Exercícios de força muscular

Exercícios de força muscular Exercícios de força muscular ABDOMINAIS Objectivos: Melhoria funcional e reforço muscular do Core. Posição Inicial - Deite-se em decúbito dorsal (barriga para cima), coloque as pernas flectidas a 45º,

Leia mais

Global Training. The finest automotive learning

Global Training. The finest automotive learning Global Training. The finest automotive learning Cuidar da saúde com PREFÁCIO O Manual de Ergonomia para o Motorista que você tem em agora em mãos, é parte de um programa da Mercedes-Benz do Brasil para

Leia mais

O PROJETO. A ESTAÇÃO SAÚDE foi desenvolvida com objetivo de proporcionar aos

O PROJETO. A ESTAÇÃO SAÚDE foi desenvolvida com objetivo de proporcionar aos O PROJETO A ESTAÇÃO SAÚDE foi desenvolvida com objetivo de proporcionar aos usuários diferentes exercícios que possibilitam trabalhar grupos musculares diversos, membros superiores, inferiores, abdominais

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Desenvolvimento & Aprendizado

Leia mais

Terceira Série aplicada na Fazenda Esperança 1 [entre a segunda quinzena de fevereiro e primeira quinzena de maio]

Terceira Série aplicada na Fazenda Esperança 1 [entre a segunda quinzena de fevereiro e primeira quinzena de maio] Terceira Série aplicada na Fazenda Esperança 1 [entre a segunda quinzena de fevereiro e primeira quinzena de maio] Sarvananda Deva 1. Postura da Águia Garuda [Garudasana]: Esta postura de equilíbrio em

Leia mais

Fisioterapia de coordenação para portadores de ataxia

Fisioterapia de coordenação para portadores de ataxia Fisioterapia de coordenação para portadores de ataxia Tradução de Eduardo Lima, autorizado pela autora, a partir de texto publicado em inglês pela National Ataxia Foundation (http://www.ataxia.org/pdf/

Leia mais

Atletismo O ARREMESSO DO PESO

Atletismo O ARREMESSO DO PESO Atletismo O ARREMESSO DO PESO A maior característica do lançamento do peso, é a de ser reservada para pessoas fortes, em todas as épocas. Tanto isto é verdade, que os povos antigos praticavam o arremesso

Leia mais

Dist. da linha saída à 1ª barreira

Dist. da linha saída à 1ª barreira TÉCNICA DAS CORRIDAS COM BARREIRAS Antes de mais nada podemos dizer que as corridas com barreiras são provas de velocidade rasa porque, muito embora o barreiristas se depare com uma série de barreiras

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA ANDEBOL

EDUCAÇÃO FÍSICA ANDEBOL EDUCAÇÃO FÍSICA ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas (cada equipa tem: 7 jogadores em campo e 5 suplentes), cujo objectivo é introduzir a bola na baliza da equipa

Leia mais

Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna

Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna 4ª\edição 2015 tt Prezado(a) Paciente, Essa cartilha foi elaborada especialmente para você, paciente da Escola de Coluna do Into. Aqui você

Leia mais

Modalidade Alternativa: Badminton

Modalidade Alternativa: Badminton Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas Modalidade Alternativa: Badminton Ações técnico-táticas Regulamento Professora: Andreia Veiga Canedo Professora Estagiária: Joana Filipa Pinto Correia Ano

Leia mais

Seqüência completa de automassagem

Seqüência completa de automassagem Seqüência completa de automassagem Os exercícios descritos a seguir foram inspirados no livro Curso de Massagem Oriental, de Armando S. B. Austregésilo e podem ser feitos em casa, de manhã ou à tardinha.

Leia mais

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho PÓS-OPERATÓRIO Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho Estes exercícios são importantes para aumentar a circulação em seus pés e pernas e prevenir coágulos sanguíneos. Eles também são

Leia mais

O essencial sobre Autor: Francisco Cubal

O essencial sobre Autor: Francisco Cubal O essencial sobre Autor: Francisco Cubal 1 Qual a história do Voleibol? Em 1895 o professor de Educação Física G. Morgan, nos Estados Unidos, criou uma modalidade desportiva que, devido ao seu toque no

Leia mais

Fisioterapia Personalizada a Domicilio

Fisioterapia Personalizada a Domicilio Fisioterapia Personalizada a Domicilio O atendimento a domicilio da Fisio e Saúde Sul, privilegia o conforto e a saúde de seus pacientes, realizando atendimento que proporciona SAÚDE, BEM-ESTAR e MELHORA

Leia mais

Seqüência de Desenvolvimento

Seqüência de Desenvolvimento Seqüência de Desenvolvimento Motor, Padrões Fundamentais de Movimento e TGMD-2 2Test Seqüência de Desenvolvimento Motor q (GALLAHUE & OZMUN, 1998) Seqüência de Desenvolvimento Motor (TANI, MANOEL, KOKUBUM

Leia mais

Por esse motivo é tão comum problemas na coluna na sua grande maioria posturais.

Por esse motivo é tão comum problemas na coluna na sua grande maioria posturais. R.P.G. E A MECÂNICA DA NOSSA COLUNA VERTEBRAL * Dr. Gilberto Agostinho A coluna vertebral, do ponto de vista mecânico é um verdadeiro milagre. São 33 vértebras (7 cervicais + 12 torácicas + 5 lombares

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL COORDENADORA SANDRA MARA KUCHNIR

ENSINO FUNDAMENTAL COORDENADORA SANDRA MARA KUCHNIR ENSINO FUNDAMENTAL COORDENADORA SANDRA MARA KUCHNIR 2014 EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA PRODUÇÃO CULTURAL DA SOCIEDADE EXPRESSADA ATRAVÉS DO MOVIMENTO EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA EIXOS ESPORTE

Leia mais

Conselhos Úteis Para a Realização das Provas Físicas

Conselhos Úteis Para a Realização das Provas Físicas Conselhos Úteis Para a Realização das Provas Físicas A escolha destas provas teve, por finalidade, garantir que os alunos e futuros oficiais respondam satisfatoriamente a uma profissão que também é exigente

Leia mais

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril PÓS-OPERATÓRIO Como preparar sua casa após cirurgia de quadril Retire os tapetes, extensões e fios telefônicos, pois eles podem ocasionar quedas. Caso ainda não tenha, instale corrimãos em pelo menos um

Leia mais

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos.

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos. por Christian Haensell A flexibilidade do corpo e das juntas é controlada por vários fatores: estrutura óssea, massa muscular, tendões, ligamentos, e patologias (deformações, artroses, artrites, acidentes,

Leia mais

Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias...

Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias... Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias... Mamãe Sarada 2015 Todos os direitos reservados...com Apenas 14Min/Dia! mamaesarada.com.br Av. Eng Carlos Goulart 1015 sala 313 Belo Horizonte

Leia mais

Dicas para manter a postura e não prejudicar a coluna no dia a dia

Dicas para manter a postura e não prejudicar a coluna no dia a dia Dicas para manter a postura e não prejudicar a coluna no dia a dia No decorrer do dia, desempenhamos várias funções, desde agachar para pegar uma caneta do chão, a limpeza de sua casa e no trabalho. As

Leia mais

APOSTILA DE VOLEIBOL

APOSTILA DE VOLEIBOL APOSTILA DE VOLEIBOL O voleibol é praticado em uma quadra retangular dividida ao meio por uma rede que impede o contato corporal entre os adversários. A disputa é entre duas equipes compostas por seis

Leia mais

EXERCÍCIOS COM CADEIRA

EXERCÍCIOS COM CADEIRA EXERCÍCIOS COM CADEIRA PROGRAMADOMICILIARDEEXERCÍCIOS Texto de Sheena Gawler Research Associate, Research Department of Primary Care e Population Health, University College London Medical School Co - Development

Leia mais

Manual de Exercícios SPP

Manual de Exercícios SPP Manual de Exercícios SPP 1/6 Manual de exercícios SPP- IGN 1. Posicionamento: deitado de barriga para cima, com os joelhos estendidos. 2. Dobrar e estender uma perna. Fazer 10 repetições em cada lado alternadamente.

Leia mais

EXERCÍCIOS COM CADEIRA

EXERCÍCIOS COM CADEIRA EXERCÍCIOS COM CADEIRA PROGRAMADOMICILIARDEEXERCÍCIOS Texto de Sheena Gawler Research Associate, Research Department of Primary Care e Population Health, University College London Medical School Co - Development

Leia mais

EXERCÍCIO em Casa. Fig. 1. Deslizar na parede. Fonte: Círculo Médico

EXERCÍCIO em Casa. Fig. 1. Deslizar na parede. Fonte: Círculo Médico O fortalecimento muscular integra os programas de exercício físico (juntamente com a atividade aeróbica e alongamentos), com o objetivo de aumentar a força e resistência dos músculos envolvidos. (1) Existem

Leia mais

Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma

Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma Projeto Verão O Iate é sua Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma por rachel rosa fotos: felipe barreira Com a chegada do final

Leia mais

OTAGO FORÇA & EQUILÍBRIO

OTAGO FORÇA & EQUILÍBRIO OTAGO FORÇA & EQUILÍBRIO PROGRAMA DOMICILIAR DE EXERCÍCIOS Texto de Sheena Gawler Research Associate, Research Department of Primary Care e Population Health, University College London Medical School Co

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO - 2015

INFORMAÇÃO - PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO - 2015 INFORMAÇÃO - PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO - 2015 O presente documento visa divulgar as características da prova final do 2º ciclo do ensino básico da disciplina

Leia mais

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA AGOSTO E SETEMBRO/2013

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA AGOSTO E SETEMBRO/2013 PREMA - Yoga e Restaurante Natural Rua Maria Figueiredo, 189s. Tel.3283-0884 SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA AGOSTO E SETEMBRO/2013 EVENTOS NO PREMA EM AGOSTO E SETEMBRO Aulas de Yogaterapia em Agosto com o tema:

Leia mais

Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf

Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf ELÁSTICO OU BORRACHA Sugestão: 1 kit com 3 elásticos ou borrachas (com tensões diferentes: intensidade fraca, média e forte) Preço: de

Leia mais

Livro de Exercícios de Ginástica Artística / Play GYM para o Desporto Escolar

Livro de Exercícios de Ginástica Artística / Play GYM para o Desporto Escolar Livro de Exercícios de Ginástica Artística / Play GYM para o Desporto Escolar Documento de Apoio a Professores Responsáveis por Grupo/Equipa de Ginástica Artística Janeiro 2008 Livro de Exercícios de Ginástica

Leia mais

Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Campus - Osório. Alavancas. Lucas Mesquita. lucasvargasmesquita@hotmail.com. Info-Manhã

Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Campus - Osório. Alavancas. Lucas Mesquita. lucasvargasmesquita@hotmail.com. Info-Manhã Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus - Osório Alavancas Lucas Mesquita lucasvargasmesquita@hotmail.com Info-Manhã Introdução Neste artigo será relatada, de forma clara e precisa, a aplicação existente

Leia mais

Energym Turbo Charger

Energym Turbo Charger Energym Turbo Charger LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE USAR E GUARDE ESTE MANUAL PARA CONSULTAS FUTURAS. Manual de Instruções INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Antes de começar qualquer programa de exercícios,

Leia mais

APOSTILA DE NATAÇÃO APERFEIÇOAMENTO E TREINAMENTO Técnica de Nados, Saídas e Viradas. Prof Adolfo Deluca

APOSTILA DE NATAÇÃO APERFEIÇOAMENTO E TREINAMENTO Técnica de Nados, Saídas e Viradas. Prof Adolfo Deluca APOSTILA DE NATAÇÃO APERFEIÇOAMENTO E TREINAMENTO Técnica de Nados, Saídas e Viradas Prof Adolfo Deluca 1999 2 ÍNDICE PONTOS IMPORTANTES A SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO... 4 1. Controle da Respiração... 4 2.

Leia mais

Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional SONHO

Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional SONHO Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional SONHO Carrinho SONHO Manual Carrinho Sonho- Dardara - 2 as ilustrações são apenas representações. o design e o estilo podem variar. Antes de usar o carrinho,

Leia mais

WORX AEROCART MODELO WG050

WORX AEROCART MODELO WG050 WORX AEROCART MODELO WG050 Avisos Gerais de Segurança AVISO Leia todos os avisos e instruções de segurança. Não seguir os avisos e instruções pode resultar em lesão séria. Guarde todos os avisos e instruções

Leia mais

Dra. Sandra Camacho* IMPORTÂNCIA DA ACTIVIDADE FÍSICA

Dra. Sandra Camacho* IMPORTÂNCIA DA ACTIVIDADE FÍSICA Uma cadeira e uma garrafa de água O que podem fazer por si Dra. Sandra Camacho* IMPORTÂNCIA DA ACTIVIDADE FÍSICA A prática de uma actividade física regular permite a todos os indivíduos desenvolverem uma

Leia mais

JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS

JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2015/2016 EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO (I), ELEMENTAR (E) e AVANÇADO (A) JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS

Leia mais

OTAGO FORÇA & EQUILÍBRIO

OTAGO FORÇA & EQUILÍBRIO OTAGO FORÇA & EQUILÍBRIO PROGRAMA DOMICILIAR DE EXERCÍCIOS Texto de Sheena Gawler Research Associate, Research Department of Primary Care e Population Health, University College London Medical School Co

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS

PADRONIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS LOMBAR EXTENSÃO DE TRONCO- Em decúbito ventral apoiado no banco romano ou no solo, pernas estendidas, mãos atrás da cabeça ou com os braços entrelaçados na frente do peito. Realizar uma flexão de tronco

Leia mais

Estruturação dos Conteúdos Unidade Didáctica de Basquetebol. Aula Objectivo Específico Conteúdos Estratégias

Estruturação dos Conteúdos Unidade Didáctica de Basquetebol. Aula Objectivo Específico Conteúdos Estratégias Estruturação dos Conteúdos Unidade Didáctica de Basquetebol Aula Objectivo Específico Conteúdos Estratégias 1 Posição Básica Ofensiva; Passe (Peito e Picado) /recepção; Drible de Avaliar a prestação motora

Leia mais

No sentido da marcha. Manual de instruções. Grupo Peso Idade 2-3 15-36 kg 4-12 anos

No sentido da marcha. Manual de instruções. Grupo Peso Idade 2-3 15-36 kg 4-12 anos No sentido da marcha Manual de instruções ECE R44 04 Grupo Peso Idade 2-3 15-36 kg 4-12 anos 1 ! Obrigado por optar pela BeSafe izi Up FIX A BeSafe desenvolveu esta cadeira com todo o cuidado, para proteger

Leia mais

AVALIAÇÃO CLÍNICA PRECOCE DO EQUILÍBRIO. Versão 2 (15/12/10)

AVALIAÇÃO CLÍNICA PRECOCE DO EQUILÍBRIO. Versão 2 (15/12/10) AVALIAÇÃO CLÍNICA PRECOCE DO EQUILÍBRIO Versão 2 (15/12/10) Tradução Português/Brasil: Ana Paula Bensemann Gontijo, Priscilla R. Pereira Figueiredo, Juliana Starling, Marisa Cotta Mancini (UFMG-2015) Data

Leia mais

Processos pedagógicos na natação para Bebês de 6 meses a 36 meses

Processos pedagógicos na natação para Bebês de 6 meses a 36 meses Processos pedagógicos na natação para Bebês de 6 meses a 36 meses Como os Bebês Aprendem: Período Sensório- Motor ( Piaget) : 0 a 24 meses -Interação entre o bebê e o meio ambiente. -Tentativa e erro (

Leia mais

ESTABILIDADE POSTURAL FORÇA E EQUILÍBRIO

ESTABILIDADE POSTURAL FORÇA E EQUILÍBRIO ESTABILIDADE POSTURAL FORÇA E EQUILÍBRIO PROGRAMA DOMICILIAR DE EXERCÍCIOS Texto de Sheena Gawler Research Associate, Research Department of Primary Care and Population Health University College London

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES (EDUCAÇÃO FÍSICA) 5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2014/2015 5.º Ano 1. CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM Atletismo

Leia mais

fitness 94 SPORT LIFE

fitness 94 SPORT LIFE 94 SPORTLIFE o torracalorias O kettlebell, que chegou ao país no ano passado, queima, em 10 minutos, tanto quanto correr na esteira por 45 minutos Texto Lygia Haydée Fotos Bruno Guerreiro Uma bola de ferro

Leia mais

Plano de Intervenção- Idosos ativos + 65 anos Ano de execução: 2015

Plano de Intervenção- Idosos ativos + 65 anos Ano de execução: 2015 Plano de Intervenção- Idosos ativos + 65 anos Ano de execução: 2015 Técnica responsável: Marina Rita É possível ajudar o idoso a readquirir hábitos saudáveis prevenindo assim o declínio através de exercícios

Leia mais

Um breve histórico da GA

Um breve histórico da GA Ginástica Artística Um breve histórico da GA Séc. XIX Alemanha O nome que mais se destaca na história da formação da ginástica moderna foi do alemão Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852), grande nacionalista

Leia mais

Um breve estudo sobre o Nado Borboleta.

Um breve estudo sobre o Nado Borboleta. Um breve estudo sobre o Nado Borboleta. Fábio Rodrigues de Souza Frederico Engel de Oliveira Minkos Guilherme Estevam Dantas João Marcello Paes Zanco Paulo Sérgio Santos de Souza 1 Bárbara Pereira de Souza

Leia mais

JOGOS UNIVERSITÁRIOS CAMILIANOS - JUCAM 2013

JOGOS UNIVERSITÁRIOS CAMILIANOS - JUCAM 2013 REGULAMENTO PARA O VOLEIBOL EQUIPES Uma equipe é formada por 10 jogadores. E somente 6 jogadores podem participar do jogo tendo como obrigatoriedade 3 homens e 3 mulheres em quadra para condições de jogo.

Leia mais

Fisioterapia nas Ataxias. Manual para Pacientes

Fisioterapia nas Ataxias. Manual para Pacientes Fisioterapia nas Ataxias Manual para Pacientes 2012 Elaborado por: Fisioterapia: Dra. Marise Bueno Zonta Rauce M. da Silva Neurologia: Dr. Hélio A. G. Teive Ilustração: Designer: Roseli Cardoso da Silva

Leia mais

PROJETO DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES TESTE DE APTIDÃO FÍSICA GARI

PROJETO DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES TESTE DE APTIDÃO FÍSICA GARI PROJETO DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES TESTE DE APTIDÃO FÍSICA GARI PARANAGUÁ 2011 TESTE DE APTIDÃO FÍSICA PARA SELEÇÃO DE GARI O candidato do sexo masculino que não alcançar a pontuação mínima de 50

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro Biomédico Curso de Psicologia. Reflexos Medulares. Elio waichert

Universidade Federal do Espírito Santo Centro Biomédico Curso de Psicologia. Reflexos Medulares. Elio waichert Universidade Federal do Espírito Santo Centro Biomédico Curso de Psicologia Reflexos Medulares Elio waichert # Objetivos Apresentar as características da medula espinhal; Classificar os receptores sensoriais

Leia mais

Turma 10º ano C/D. Período: 2º Nº de alunos: 27 Local: A1 Data: 01/02/2010 Hora: 11:40 Duração: 90. 14 Bolas de rítmica

Turma 10º ano C/D. Período: 2º Nº de alunos: 27 Local: A1 Data: 01/02/2010 Hora: 11:40 Duração: 90. 14 Bolas de rítmica Escola Secundária Frei Heitor Pinto da Covilhã PLANO DE AULA Turma 10º ano C/D Aula nº: 34 Unidade Didáctica Atletismo lançamento do peso Período: 2º Nº de alunos: 27 Local: A1 Data: 01/02/2010 Hora: 11:40

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Só há uma opção correta em cada questão. Operador de Máquinas Pesadas CNH D Retroescavadeira

PROVA ESPECÍFICA Só há uma opção correta em cada questão. Operador de Máquinas Pesadas CNH D Retroescavadeira PROVA ESPECÍFICA Só há uma opção correta em cada questão Operador de Máquinas Pesadas CNH D Retroescavadeira 01) Analise as proposições abaixo e assinale a que não é conveniente ao operador da máquina

Leia mais

DISCIPLINA: PESO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

DISCIPLINA: PESO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PESO 220 DISCIPLINA: PESO DOMÍNIO DAS TÉCNICAS (LANÇADORES DESTROS) FASE III APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO B FASES / NÍVEIS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - Adquirir noções gerais do lançamento do peso, através de

Leia mais

b a l õ e s E x e r c í c i o s j o g o s c o m Escola Superior de Educação de Bragança Educação Física no Jardim de Infância

b a l õ e s E x e r c í c i o s j o g o s c o m Escola Superior de Educação de Bragança Educação Física no Jardim de Infância Escola Superior de Educação de Bragança Educação Física no Jardim de Infância E x e r c í c i o s e j o g o s c o m b a l õ e s José Bragada Prof. Adjunto da Área de Educação Física Junho de 2000 Introdução

Leia mais

CUIDADOS COM A COLUNA

CUIDADOS COM A COLUNA SENADO FEDERAL CUIDADOS COM A COLUNA SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Cuidados com a coluna 3 apresentação As dores na coluna vertebral são um grande transtorno na vida de muita gente, prejudicando os movimentos

Leia mais

Diagrama das dimensões de uma quadra oficial Diagrama das dimensões de uma tabela oficial Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5

Diagrama das dimensões de uma quadra oficial Diagrama das dimensões de uma tabela oficial Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5 Basquetebol O basquetebol é um desporto colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. É jogado

Leia mais

EXERCÍCIO NO LOCAL DE TRABALHO

EXERCÍCIO NO LOCAL DE TRABALHO A oportunidade para realizar exercício deve ser encontrada por si, mas mesmo para os mais ocupados, é possível realizar alguns exercícios no local de trabalho, que são fáceis de aprender, não são cansativos,

Leia mais

Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Muscular - Professor Raphael Varial. Sistema Muscular

Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Muscular - Professor Raphael Varial. Sistema Muscular Introdução Sistema Muscular Os músculos representam cerca de 50 a 60% do peso do corpo, quando eles se contraem afetam o movimento de todo o corpo, do sangue, do alimento e da respiração por exemplo. Existem

Leia mais

Todos os direitos reservados

Todos os direitos reservados Todos os direitos reservados E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na integra. Enquanto os autores fizeram os melhores esforços para preparar este livro,

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA MANUAL DE MONTAGEM Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Simulador de caminhada Gonew

MANUAL DO USUÁRIO Simulador de caminhada Gonew MANUAL DO USUÁRIO Simulador de caminhada Gonew Simulador_de_Caminhadas_GONEW.indd 1 Sumário Informações importantes de segurança Exercícios básicos Quadros extras para medidas Perda de valor da cobertura

Leia mais

Caminhões basculantes. Design PGRT

Caminhões basculantes. Design PGRT Informações gerais sobre caminhões basculantes Informações gerais sobre caminhões basculantes Os caminhões basculantes são considerados como uma carroceria sujeita à torção. Os caminhões basculantes são

Leia mais

PEÇAS E ACESSÓRIOS. Seletor de Velocidade e Resistência. Unidade Principal AirClimber. Monitor de Treinamento. Almofadas

PEÇAS E ACESSÓRIOS. Seletor de Velocidade e Resistência. Unidade Principal AirClimber. Monitor de Treinamento. Almofadas ÍNDICE PEÇAS E ACESSÓRIOS 6 INSTRUÇÕES 7 BODYCORD - CORDA DE RESISTÊNCIA CORPORAL 9 MONITOR DE TREINAMENTO 10 CONTAGEM DE PULSAÇÕES 10 DICAS DO TREINAMENTO BÁSICO 11 FREQUÊNCIA DE EXERCÍCIOS 11 ALONGAMENTO

Leia mais

Saltos Horizontais Comprimento e Triplo

Saltos Horizontais Comprimento e Triplo 1 Saltos Horizontais Comprimento e Triplo Mário Paiva (*) e Sara Fernandes (**) Na escola, pretende-se que a aptidão natural dos jovens para este tipos de saltos associe e integre a sua técnica específica

Leia mais

MANUAL FUNDAMENTAL ARATABA DE JIU-JITSU. Academia Arataba de Jiu-Jitsu

MANUAL FUNDAMENTAL ARATABA DE JIU-JITSU. Academia Arataba de Jiu-Jitsu MANUAL FUNDAMENTAL ARATABA DE JIU-JITSU Academia Arataba de Jiu-Jitsu 2012 2 FICHA CATALOGRÁFICA CIP - Brasil, Catalogação na Fonte Câmara Brasileira do Livro JIU - JITSU Academia Arataba de Jiu-Jitsu

Leia mais

Revisão do 1 semestre (ballet 1 e 2 ano)

Revisão do 1 semestre (ballet 1 e 2 ano) 1 Revisão do 1 semestre (ballet 1 e 2 ano) PLIÉS DEMI PLIÉ: Demi Plié Grand Plié É um exercício de fundamental importância, pois é usado na preparação e amortecimento de muitos passos de ballet, como os

Leia mais

Reitora Suely Vilela. Diretor da Faculdade de Saúde Pública Chester Luiz Galvão César. Chefe do Departamento de Nutrição Carlos Augusto Monteiro

Reitora Suely Vilela. Diretor da Faculdade de Saúde Pública Chester Luiz Galvão César. Chefe do Departamento de Nutrição Carlos Augusto Monteiro Reitora Suely Vilela Diretor da Faculdade de Saúde Pública Chester Luiz Galvão César Chefe do Departamento de Nutrição Carlos Augusto Monteiro Chefe do Laboratório de Avaliação Nutricional de Populações

Leia mais

17/02/2016. Mestrando Dagnou Pessoa de Moura - Dog. A partida é supervisionada por três árbitros

17/02/2016. Mestrando Dagnou Pessoa de Moura - Dog. A partida é supervisionada por três árbitros Mestrando Dagnou Pessoa de Moura - Dog Formado em Educação Física Unisalesiano Lins Especialista em Fisiologia do Exercício UFSCar Especialista em Biomecânica, Avaliação Física e Prescrição de Exercícios

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

CHICCO MAX 3S. Grupo I, II e III 9 a 36 kg

CHICCO MAX 3S. Grupo I, II e III 9 a 36 kg CHICCO MAX 3S Grupo I, II e III 9 a 36 kg INSTRUÇÕES DE USO COMPONENTES 1. Apoio para a cabeça 2.Ganchos de bloqueio do cinto de segurança 3. Encosto 4. Assento IMPORTANTÍSSIMO! LEIA COM MUITA ATENÇÃO

Leia mais

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE HÉRNIA DE DISCO SEM CIRURGIA

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE HÉRNIA DE DISCO SEM CIRURGIA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE HÉRNIA DE DISCO SEM CIRURGIA Dicas para uma vida sem dores na coluna A Hérnia de Disco A nossa coluna é composta de aproximadamente 32 vértebras, que são os ossos que formam

Leia mais

Hatha Yoga Maio/2011 Apostila de Prática

Hatha Yoga Maio/2011 Apostila de Prática Hatha Yoga Maio/2011 Apostila de Prática O propósito desta apostila de prática é orientar os alunos para que possam aprofundar seu entendimento da prática, servindo como complemento das orientações prestadas

Leia mais

Manual de Uso APARELHO DE GI NÁSTI CA TOTAL GYM 1000 -------------------------------------------------------DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Manual de Uso APARELHO DE GI NÁSTI CA TOTAL GYM 1000 -------------------------------------------------------DESCRIÇÃO DO PRODUTO Manual de Uso APARELHO DE GI NÁSTI CA TOTAL GYM 1000 -------------------------------------------------------DESCRIÇÃO DO PRODUTO ATENÇÃO Mantenha cabelo, dedos, roupa, animais de estimação e crianças longe

Leia mais

Semiologia Ortopédica Pericial

Semiologia Ortopédica Pericial Semiologia Ortopédica Pericial Prof. Dr. José Heitor Machado Fernandes 2ª V E R S Ã O DO H I P E R T E X T O Para acessar os módulos do hipertexto Para acessar cada módulo do hipertexto clique no link

Leia mais

Vade-mécum para o exame prático * terreno * da categoria A

Vade-mécum para o exame prático * terreno * da categoria A Vade-mécum para o exame prático * terreno * da categoria A Versão definitiva ( Válida a partir do 18/04/2005 ) Esta versão substitui todas as antecedents A partida 1. O capacete tem de estar bem colocado

Leia mais

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos 1 Dr Alex da Silva Santos Diretor do Centro Brasileiro de Acupuntura Clínica e Medicina Chinesa www.centrobrasileiro.com.br Dr Alex da Silva Santos O Dr. Alex da

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA MANUAL DE MONTAGEM Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua

Leia mais

Professoras: Edilene, Ana Laura e Carol

Professoras: Edilene, Ana Laura e Carol Professoras: Edilene, Ana Laura e Carol A locomoção depende da ação conjunta e integrada dos ossos e dos músculos; Os seres humanos tem coluna vertebral, que é o eixo do nosso esqueleto interno; O esqueleto

Leia mais