PAI EUCLIDES TALABYAN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PAI EUCLIDES TALABYAN"

Transcrição

1

2 Primeiro disco solo da musicista e pesquisadora Renata Amaral, VARANDEAR é resultado de mais de 15 anos de pesquisas e de convivência intensiva com nossas culturas tradicionais, seus mestres e artistas. Tambores e batuques, diversos sotaques de Bumba Boi, Cocos, Pontos, Maracatus, Carimbós e Folias formam a base do CD, que terá a participação de mestres de tradições populares como PAI EUCLIDES TALABYAN, MESTRE HUMBERTO DE MARACANÃ, MESTRE WALTER DO MARACATU ESTRELA BRILHANTE, CAIXEIRAS DO DIVINO e outros. A pesquisa de formas, instrumentações, ritmos e melodias destes gêneros a partir do olhar contemporâneo das composições de Renata, trazem a este registro uma sonoridade única. Uma das principais expertises em musica tradicional brasileira, Renata Amaral produziu nos últimos anos mais de 30 registros em CD, publicações e documentários sobre nossas tradições populares, realizando um trabalho abrangente de criação de espetáculos, documentação, arte educação e produção cultural, se tornando referência no diálogo com nossa cultura tradicional. Seu acervo pessoal, um dos mais significativos do país, conta com mais de 600 horas de gravações em áudio e vídeo e 20 mil fotos de gêneros populares em diversos estados do país. Com seus grupos A Barca e Ponto Br, realiza shows e oficinas por todo o Brasil, América do Sul e Europa tendo recebido diversos prêmios pelo diálogo com estas tradições, apontando para uma nova via para o fazer musical e fundamentando as possibilidades de interação deste projeto.

3 Cantado por seus mestres geração após geração, este repertório se funde, se adapta, se particulariza, e tem como resultado intrínseco uma surpreendente elaboração estética. São hits atemporais, filtrados pelo tempo, esculpidos pela memória. São melodias e ritmos matrizes da nossa música urbana, e por terem influenciado significativamente a formação de gêneros como o samba, o forró e outros, são facilmente assimilados, e através da memória coletiva acessamos referências nas quais reconhecemos nossa identidade cultural. A longa convivência com estas comunidades trouxe a Renata uma bagagem estética onde seu repertório já dialoga naturalmente com estas tradições, desenvolvendo uma linguagem onde limites como erudito e popular, tradição e contemporaneidade, devoção e diversão se desfazem. VARANDEAR transita sem conflitos entre estes universos em um diálogo estético interessante e fundamentado. Aprovado no PROAC - ICMS R$ ,00 Convênio

4 AÇÕES DO PROJETO Registrar e finalizar o CD VARANDEAR, produzido por André Magalhães, um dos principais produtores da cena independente paulistana, com tiragem de 1000 cópias. Realizar cinco concertos de lançamento no estado de São Paulo, oferecidos com entrada franca ou a preços populares, que além da participação de artistas de gêneros tradicionais contará com recursos cênicos e projeção de imagens. Realizar 10 oficinas nestas mesmas cidades. Criar um site para divulgação do trabalho, disponibilizando livremente fonogramas em mp3, bem como fotos, textos, trechos em vídeo dos espetáculos e gravações originais das manifestações populares.

5 OFICINA RODA DE MÚSICA / MÚSICA DE RODA Oficina de canto, percussão e dança Prática musical para o público em geral envolvendo o canto, o toque (percussão) e a dança. Em gêneros como o jongo, o coco, o samba de roda e o carimbó, música e dança entrelaçam-se como num jogo. As canções, os ritmos e os passos desses gêneros servirão de base nesta oficina que faz do aprendizado artístico uma atividade dinâmica, próxima do ensaio e das brincadeiras populares. O trabalho desenvolve-se em 3 aspectos: CANTO técnica vocal, cantar sozinho, cantar em conjunto, improvisar. TOQUE rítmica, percussão corporal, tambores e ganzás. DANÇA o jeito do corpo, passos básicos, dinâmica das rodas, improviso. O objetivo da oficina é praticar com os interessados um traço fundamental de nossa cultura: as brincadeiras ou brinquedos populares, mistura inspirada de diversão e arte.

6 CONTRAPARTIDAS Cota de 15% da tiragem (150 CDs) para distribuição da empresa. Logomarcas da empresa aplicadas na programação visual dos produtos - na página de apresentação do encarte, na contracapa e no rótulo do CD, na página inicial do site. Logomarcas aplicadas em todas as peças gráficas de divulgação (cartazes, convites, programas, banners)., Banners c/ as logomarcas afixados nos locais dos espetáculos. Divulgação do patrocínio Empresa em toda oportunidade de divulgação do projeto, inclusive press-releases e entrevistas. Cota de 10% dos ingressos para os espetáculos para distribuição interna do patrocinador. Doação de 20% da tiragem (200 CDs) para instituições culturais. Realização de 5 espetáculos e 10 oficinas abertas ao público, com entrada franca. Realização de oficina exclusiva para o patrocinador. A visibilidade da marca permanece além da execução do projeto com a distribuição dos CDs e os acessos ao site.

7 FICHA TÉCNICA RENATA AMARAL DIREÇÃO GERAL Formada em Composição e Regência pela UNESP, tem se apresentado em todo o Brasil e Europa ao lado de artistas como Tião Carvalho, Suzana Salles, Itiberê Zwarg, Orquestra Popular do Recife e outros. Em 1998 criou o grupo A Barca, que lançou 3 CDs e realizou mais de 500 apresentações. Uma das principais expertises em cultura tradicional brasileira, desde 1991 viaja pelo Brasil formando um acervo de mais de 800 horas de registros audiovisuais e fotos de tradições populares. É coordenadora da Maracá Cultura Brasileira, e produziu 27 CDs e 10 documentários de manifestações populares que receberam diversos prêmios. Dirige o Ponto br, coletivo de músicos contemporâneos e mestres tradicionais. Coordenou por 2 anos o Projeto Trilha, do instituto Votorantim. Foi finalista do Prêmio Claudia Cultura. Recebeu 2 vezes o Prêmio Interações Estéticas da Funarte, realizando residências artísticas no Maranhão e no Benin. Ministra oficinas em escolas e universidades.

8 ANDRÉ MAGALHÃES PRODUTOR MUSICAL Um dos principais produtores da cena independente paulistana, dirigiu nomes como Zeca Assumpção, Oswaldinho do Acordeon, Suzana Salles, Teco Cardoso, Dominguinhos, Itamar Assumpção, TomZé, Roberto Sion, Naná Vasconcelos, Maurício Pereira Renato Texeira, Gil Jardim, e outros. Participou como convidado em 2000 do Congresso Strictly Mundial em Zaragosa (Espanha), Como Diretor Técnico, coordenou enventos nacionais e internacionais de música como Mercado Cultural Salvado, Mostra SESC de Artes, Feira Nacional do desenvolvimento Agrário e Semana da Canção em São Luis do Paraitinga-SP. Integrou o grupo Aquilo del Nisso de 1987 a 2001 onde gravou 5 discos, 2 deles indicados ao Prêmio Sharp como melhor grupo instrumental. LINCOLN ANTONIO DIREÇÃO MUSICAL E PIANO Formado em composição e regência pela UNESP. Lançou três CDs solo: O ouvido das canções, Quintal e Sambas de Praia. Foi semifinalista do 3o Prêmio Visa MPB Compositores. Participou da Orquestra Scotland Brasil, que realizou concertos em São Paulo, Curitiba e outras 7 cidades do Reino Unido, como Glasgow, Edimburgo e Londres. Gravou ainda com Suzana Salles (Concerto Cabaret, As sílabas), Cida Moreira (Interpreta Chico Buarque), Péricles Cavalcanti (Blues 55 e O Rei da Cultura), Chico Saraiva (Trégua e Saraivada), Ceumar e Dante Ozzetti (Achou), Juçara Marçal e Kiko Dinnuci (Padê), entre outros. É fundador da Cooperativa de Música. É músico fundador do grupo A Barca, com quem produziu mais de 20 discos. No teatro, trabalhou com atores e companhias como Marco Nanini, Bibi Ferreira, Cia do Latão, Cia São Jorge, As Graças, Maria Alice Vergueiro e outros, em composição de trilhas e oficinas de música. Em 2009 foi indicado ao Prêmio Shell pela música do espetáculo Rainhas. MAESTRO ADEMIR ARAÚJO ARRANJOS DE METAIS Membro da Academia Pernambucana de Música e da Comissão Pernambucana de Folclore, Fundador da Banda Municipal do Recife e seu diretor entre 1961 e 1977; é um dos principais regentes e compositores brasileiros, tendo trabalhado, ao longo de sua carreira, com artistas que vão de Luiz Gonzaga a Lenine. Premiado pela FUNARTE como "O Repertório de Ouro das Bandas de Música do Brasil"; 1984; Diretor da Banda da Sinfônica da Cidade do Recife de 1984 a 1991; Recebeu o título "Memória Viva do Recife", 1993; o Prêmio Culturas Populares (MinC), 2007; e foi um dos homenageados do Carnaval Oficial do Recife, Lançou os CDs Música Erudita Pernambucana, (2004); Olha o Mateus! 2005, "E o Frevo Continua...", Foi coordenador do Projeto TIM Música nas Escolas no Nordeste de 2006 a 2010 organizando mais de 20 polos de musicalização, atualmente é Regente e Diretor musical da Orquestra Popular do Recife e coordenador artístico do Ponto de Cultura Bandas Centenárias.

9 MESTRE HUMBERTO DE MARACANÃ ARTISTA CONVIDADO - VOZ E PERCUSSÃO Homenageado do Prêmio Culturas Populares (MinC 2008), Mestre Humberto é um ícone da cultura maranhense condecorado com a Ordem dos Timbiras. Considerado um dos maiores compositores e cantadores de Bumba Boi de todos os tempos, é líder do Bumba Boi de Maracanã, comunidade centenária c/ mais de 1000 integrantes, sendo um dos dois maiores e mais conhecidos grupos tradicionais do estado. Humberto compõe incessantemente vários gêneros de música, sendo gravado por artistas como Siba, Alcione, Tião Carvalho, Beto Villares e Maria Betânia, participando de gravações e concertos além de documentários como: Tambores do Maranhão; Música do Brasil e Turista Aprendiz. Em 2007, com o patrocínio da Petrobras, lança o DVD documentário Rio do Mirinzá e o CD Estrela Brasileira. Em 2008 é o único grupo do Maranhão selecionado no prêmio Rumos do Itaú Cultural, e lança o CD Lira Brasileira. Nos últimos dez anos o grupo lançou mais de 20 CDs, e vinis, sendo pioneiro no registro de tradição popular no Maranhão. MESTRE EUCLIDES TALABYAN ARTISTA CONVIDADO - VOZ Nascido em 1937, foi iniciado aos 7 anos de idade para o Vodun Lissá. Em 1958, fundou a Casa Fanti Ashanti, o centro afro religioso mais importante atualmente em atividade no Maranhão, referência da influência jeje no Brasil, que se tornou ponto de Cultura em É detentor de inúmeros prêmios, como a Ordem do Mérito Cultural (2001), a Ordem Timbira (1999) e o Prêmio Culturas Populares (2008-SID/MinC). Com ativa participação sócio política dentro dos movimentos negros e de cultura afro religiosa, participa de seminários e conferências por todo o Brasil, organizando desde 1994 o EMCAB Encontro Municipal de Cultos Afrobrasileiros. É autor de oito livros sobre cultura afro-brasileira e protagonizou mais de 10 registros em CD e diversos documentários como Na Rota dos Orixás O Atlântico Negro (1999), Tambores do Maranhão (2000) e Turista Aprendiz (2005). MESTRE WALTER FRANÇA ARTISTA CONVIDADO - VOZ E PERCUSSÃO Um dos principais mestres da Cultura Popular de Pernambuco, é Chefe do Baque e compositor das loas do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, grupo centenário fundado em 1906 e inúmeras vezes campeão do carnaval de Recife. Começou na música aos 4 anos de idade ao lado dos 21 irmãos e do pai Zacarias, artista popular fundador da mais tradicional escola de samba do Recife, a Gigantes do Samba, e de outros folguedos como Pastoril, caboclinhos e cocos. Mestre de bateria da Gigantes por 10 anos, assumiu em 1986 a chefia do Estrela Brilhante. À frente de centenas de brincantes e dos 120 batuqueiros do maracatu, se apresentou em cidades da Europa como Hannover (Expo 2000), Lisboa (Parque das Nações), Paris, Amsterdã, Colônia e Aechen, além de ter ido à África em Ministra oficinas e vivências em todo o país tendo fundado diversos grupos de maracatu pelo Brasil, Portugal e Alemanha.

10 REALIZAÇÃO MARACÁ CULTURA BRASILEIRA A Maracá Cultura Brasileira tem como foco o diálogo e a e a movimentação de nossa cultura tradicional. Partindo da reflexão sobre o fazer artístico e suas responsabilidades estéticas e sociais, realiza um trabalho abrangente de pesquisa, documentação, arteeducação e produção cultural. Desde 1991, organiza um acervo que conta com mais de 800 horas de registros audiovisuais e fotos de tradições populares, e desde 2000, produziu diversos CDs, publicações e documentários de manifestações tradicionais que receberam vários prêmios.

11

12 (11) (11)

PAI EUCLIDES TALABYAN

PAI EUCLIDES TALABYAN Primeiro disco solo da musicista e pesquisadora Renata Amaral, VARANDEAR é resultado de mais de 15 anos de pesquisas e de convivência intensiva com nossas culturas tradicionais, seus mestres e artistas.

Leia mais

MA, CE, PE, PB, AL, RJ, MG, SP)

MA, CE, PE, PB, AL, RJ, MG, SP) A Orquestra Popular Paulistana é um coletivo formado pelo grupo A Barca, que tem como foco o diálogo com as tradições populares brasileiras, realizando um trabalho abrangente de produção de espetáculos,

Leia mais

Com fortes referências no repertório

Com fortes referências no repertório Aprovado pela lei estadual de incentivo à cultura (ProAC ICMS) o projeto tem como objetivo a gravação e prensagem do primeiro CD do Duo Saraiva-Murray (com a disponibilização de partituras na Internet),

Leia mais

LUIZ MELODIA EM CANTA O CINEMA PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS

LUIZ MELODIA EM CANTA O CINEMA PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS APRESENTAÇÃO LUIZ MELODIA EM Se por um lado a música cria uma

Leia mais

Apresentação Reinaldo Arias

Apresentação Reinaldo Arias Apresentação Reinaldo Arias 2011 Projeto musical Música para envolver, encantar e integrar. Essa é a proposta do músico, produtor e compositor Reinaldo Arias. Artista atuante, gravou, produziu e compôs

Leia mais

virgínia rosa geraldo flach

virgínia rosa geraldo flach virgínia rosa geraldo flach virgínia rosa geraldo flach O gaúcho Geraldo e a paulista Virgínia se apresentaram juntos pela primeira vez na série Piano e Voz, da UFRGS. Quando tocou em São Paulo, no Supremo

Leia mais

DIVERSAMENTE. Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura

DIVERSAMENTE. Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura DIVERSAMENTE Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura SOBRE O AUTOR: Paulo Lobão, cantor e compositor, nasceu na cidade de Belo Horizonte, iniciou os seus estudos musicais

Leia mais

Grupo. Apresenta. Pra Todo Mundo Dançar!

Grupo. Apresenta. Pra Todo Mundo Dançar! Grupo Apresenta Pra Todo Mundo Dançar! Introdução Acorda povo chegou a hora, nossa alegria veio te buscar... * Há algum tempo, o Brasil tem vivenciado um crescente interesse pelas manifestações de sua

Leia mais

Produtora Cultural e Selo Independente, realiza desde 2001 trabalhos na área da cultura popular brasileira.

Produtora Cultural e Selo Independente, realiza desde 2001 trabalhos na área da cultura popular brasileira. Produtora Cultural e Selo Independente, realiza desde 2001 trabalhos na área da cultura popular brasileira. Desenvolve ações como: realização e coordenação de projetos culturais, lançamento de cds, shows

Leia mais

PRAIEIRO. Lili Araujo

PRAIEIRO. Lili Araujo PRAIEIRO Lili Araujo APRESENTAÇÃO: "PRAIEIRO" será o terceiro trabalho fonográfico solo da cantora e compositora carioca Lili Araujo. Haverá a produção de uma tiragem mínima do CD em formato físico (1.000

Leia mais

Brasil 2007. Rick Wakeman. Mitos e Lendas de Rei Arthur

Brasil 2007. Rick Wakeman. Mitos e Lendas de Rei Arthur Brasil 2007 Rick Wakeman Mitos e Lendas de Rei Arthur Rick Wakeman Rick Wakeman é uma unanimidade no meio do rock e pop como um dos maiores tecladistas de todos os tempos. Ganhando destaque na década de

Leia mais

Contrapartidas Sociais

Contrapartidas Sociais Apresentação O Bloco Carnavalesco Infantil MURIÇOQUINHAS foi fundado em 1992, buscando criar uma opção de divertimento seguro e de qualidade aos foliões mais jovens, que não acompanhavam o ritmo acelerado

Leia mais

INICIATIVAS PREMIADAS

INICIATIVAS PREMIADAS INICIATIVAS PREMIADAS Gestão Pública 1º LUGAR Programa de Valorização das Culturas Regionais: Cultura em Movimento Secretaria da Cultura do Estado do Ceará 184 municípios (CE) A iniciativa surgiu em 2003

Leia mais

Seja um incentivador da arte e da cultura brasileira

Seja um incentivador da arte e da cultura brasileira Seja um incentivador da arte e da cultura brasileira Um de Bananal, outra de Piracicaba, um nasceu há 100 anos, outra há 29, um aos nove anos foi pro Rio de Janeiro e apesar do pouco reconhecimento se

Leia mais

DIA DA SEMANA EVENTO NOME DO EVENTO TURNO HORÁRIO DATAS 20/05, 27/05, 03/06, 10/06 E 17/06/2013. MANHÃ 08:00 às 12:00 2ª FEIRA

DIA DA SEMANA EVENTO NOME DO EVENTO TURNO HORÁRIO DATAS 20/05, 27/05, 03/06, 10/06 E 17/06/2013. MANHÃ 08:00 às 12:00 2ª FEIRA 1 A.M. 69062 LENDO IMAGENS ATRAVÉS DE ALBERTO MANGUEL * Ementa: Leitura de imagens a partir da teoria de Alberto Manguel e por meio de diálogo entre as obras de arte selecionadas, autor e apreciadores.

Leia mais

EU PRATICO O BEM-ESTAR

EU PRATICO O BEM-ESTAR EU PRATICO O BEM-ESTAR LAZER EDUCAÇÃO BEM-ESTAR CULTURA Venha Viver o Sesc na Semana do Comércio em Movimento. Participe de atividades gratuitas: cursos, palestras, oficinas, minicursos, apresentações,

Leia mais

InfoReggae - Edição 15 Grupos: Afro Samba 18 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 15 Grupos: Afro Samba 18 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

apresentação Imagens em Movimento oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública

apresentação Imagens em Movimento oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública apresentação Imagens em Movimento teve início em Fevereiro de 2011, e promove gratuitamente, desde então, oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública,

Leia mais

violão e viola caipira CD Instrumental A Noite e Show de Lançamento Projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura

violão e viola caipira CD Instrumental A Noite e Show de Lançamento Projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura violão e viola caipira CD Instrumental A Noite e Show de Lançamento Projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura Gravação do CD Instrumental "A NOITE". Serão 15 músicas inéditas e de autoria

Leia mais

PROJETO CIRANDA DAS ARTES

PROJETO CIRANDA DAS ARTES Prefeitura Municipal de Petrópolis Conselho Municipal de Cultura Fundação de Cultura e Turismo PROJETO CIRANDA DAS ARTES APRESENTAÇÃO A arte é uma forma de expressão produzida pelo homem para manifestar

Leia mais

cultura: o que querem e fazem os cariocas

cultura: o que querem e fazem os cariocas cultura: o que querem e fazem os cariocas perfil cultural dos cariocas como foi feita a pesquisa 1.501 pessoas entrevistadas, a partir de 12 anos, de todos os níveis econômicos, em todas as regiões da

Leia mais

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE APRESENTAÇÃO O Banrisul é agente viabilizador de iniciativas comunitárias, valorizando e apoiando atitudes que impactam sobre a qualidade de vida da comunidade gaúcha. Confirmando o seu compromisso histórico

Leia mais

Projeto Gravação CD Quantas Estações? e Turnê

Projeto Gravação CD Quantas Estações? e Turnê Projeto Gravação CD Quantas Estações? e Turnê Proposta de Patrocínio Projeto aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura Processo de captação 2014 Descrição e objetivo do Projeto Gravação do CD "Quantas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ "NELSON DE FREITAS BARBOSA"

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ NELSON DE FREITAS BARBOSA "" APÊNDICE 1 Requisitos e demandas dos segmentos culturais para a proposição de projetos. Os projetos culturais propostos deverão respeitar e se enquadrar nas seguintes determinações dos seus respectivos

Leia mais

Plano de Patrocínio PROJETO: PRÊMIO WALTEL BRANCO DE VIOLÃO. Realização: PRONAC: 10 0342

Plano de Patrocínio PROJETO: PRÊMIO WALTEL BRANCO DE VIOLÃO. Realização: PRONAC: 10 0342 Plano de Patrocínio PROJETO: PRÊMIO WALTEL BRANCO PRONAC: 10 0342 DE VIOLÃO Realização: RESUMO EXECUTIVO O principal instrumento musical que esta inserido em todo o Brasil, sem distinção, é o Violão, seja

Leia mais

RELATÓRIO DE FINALIZAÇÃO DO PROJETO ESPAÇO MUSICAL GATO NA TUBA

RELATÓRIO DE FINALIZAÇÃO DO PROJETO ESPAÇO MUSICAL GATO NA TUBA RELATÓRIO DE FINALIZAÇÃO DO PROJETO ESPAÇO MUSICAL GATO NA TUBA PRONAC 127964 Lei Rouanet Associação Beneficente São Roque OBJETIVOS ESPECÍFICOS PRINCIPAIS: OFICINAS DE MÚSICA: Manutenção da Oficina de

Leia mais

REFERÊNCIAS SÓCIO- CULTURAIS DO INSTITUTO GINGAS DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA

REFERÊNCIAS SÓCIO- CULTURAIS DO INSTITUTO GINGAS DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA REFERÊNCIAS SÓCIO- CULTURAIS DO INSTITUTO GINGAS DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA Nos caminhos percorridos pelo Instituto Gingas de Cultura afro-brasileira há que se destacar quais são as referências sócio-culturais

Leia mais

Plano de Patrocínio MÚSICA DOC PRONAC 10 0394

Plano de Patrocínio MÚSICA DOC PRONAC 10 0394 Plano de Patrocínio PRONAC 10 0394 Resumo Executivo Os 30 programetes semanais do projeto Música Doc apresentarão entrevistas, cenas de ensaios, produção e shows. Serão 26 minutos de conteúdo artístico

Leia mais

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA Rede Salesiana de Escolas. Entusiasmo diante da vida. PROJETO MÚSICA NA ESCOLA Escola: Nossa Senhora Auxiliadora Níveis de Ensino: Fundamental II Coordenação Pedagógica: Maria das Graças L. N. Ferreira

Leia mais

Proposta. Programa de Educação Ambiental na Praça Victor Civita

Proposta. Programa de Educação Ambiental na Praça Victor Civita Proposta Programa de Educação Ambiental na Praça Victor Civita 2015 Programa de Educação Ambiental para a Praça Victor Civita que tenha como principal objetivo promover a Cultura da Sustentabilidade, por

Leia mais

InfoReggae - Edição 16 Grupos: Orquestra AfroReggae 25 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 16 Grupos: Orquestra AfroReggae 25 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

II ORIENTAÇÕES, CRITÉRIOS ESPECÍFICOS E DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR

II ORIENTAÇÕES, CRITÉRIOS ESPECÍFICOS E DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR Anexo II ORIENTAÇÕES, CRITÉRIOS ESPECÍFICOS E DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR I Orientações Gerais (Qualquer área) a) Projeto com duração superior a seis meses deverá apresentar, pelo menos, 25% (vinte e cinco

Leia mais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PLANO DE ATIVIDADES 2013 DEZEMBRO 2012 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Os grandes objetivos delineados para o quadriénio 2013-2016, onde se enquadram as atividades a realizar durante o ano de 2013: ACERVOS Inventariação

Leia mais

RELATÓRIO PIBID ARTE 2012

RELATÓRIO PIBID ARTE 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA PIBID COORDENAÇÃO DE SUBPROJETO ARTES-MÚSICA E ARTES VISUAIS RELATÓRIO PIBID ARTE 2012 São

Leia mais

Primeiro Disco Com 12 faixas,

Primeiro Disco Com 12 faixas, Bande Dessinée Misto de retrô e contemporâneo, a Bande Dessinée trouxe nos ares para a cena musical Pernambucana. Marcada por influências da música francesa e inspirada no universo da música pop dos anos

Leia mais

Histórico do Bando de Brincantes

Histórico do Bando de Brincantes O Bando de Brincantes é um coletivo de arte que realiza diversas ações ligadas à arte e à educação, apresentando espetáculos, livros, CDs e promovendo oficinas, cursos e palestras. A trajetória do Bando

Leia mais

REGULAMENTO. FESTIVAL NACIONAL FORRÓ DE ITAÚNAS FENFIT -12ª Edição DE 14 A 22 DE JULHO DE 2012

REGULAMENTO. FESTIVAL NACIONAL FORRÓ DE ITAÚNAS FENFIT -12ª Edição DE 14 A 22 DE JULHO DE 2012 REGULAMENTO FESTIVAL NACIONAL FORRÓ DE ITAÚNAS FENFIT -12ª Edição DE 14 A 22 DE JULHO DE 2012 As inscrições para o Festival Nacional forró de Itaúnas 12ª edição, estarão abertas do dia 03/05/2012 ao dia

Leia mais

A OBRA MUSICAL DE PAULO LEMINSKI UM PATRIMÔNIO CULTURAL DO PARANÁ E DO BRASIL

A OBRA MUSICAL DE PAULO LEMINSKI UM PATRIMÔNIO CULTURAL DO PARANÁ E DO BRASIL A OBRA MUSICAL DE PAULO LEMINSKI UM PATRIMÔNIO CULTURAL DO PARANÁ E DO BRASIL cd duplo paulo leminski contextualização Paulo Leminski é, sem dúvida, um dos mais importantes poetas da literatura paranaense

Leia mais

anos Serviço Educativo ESCOLAS 2014/2015

anos Serviço Educativo ESCOLAS 2014/2015 40 anos Serviço Educativo ESCOLAS 2014/2015 Em busca da música perdida Em busca da música perdida Todos a bordo? Ignição. E aí vamos nóoooos! Em 2014/2015 o Conservatório de Música de Sintra aposta numa

Leia mais

Ateliê Mathieu Duvignaud

Ateliê Mathieu Duvignaud Ateliê Mathieu Duvignaud Paisagem & Cultura Criações Press Ateliês Paris 39 rue liancourt 75014 Paris Tel: +33(0)1 43 21 48 51 Brasil 202 ayrton senna 59080-100 Natal, RN Tel: +55(84) 8127 2717 mathieuduvignaud.com

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ARTÍSTICA PROJETO SEGUNDA MUSICAL 2016

EDITAL DE SELEÇÃO ARTÍSTICA PROJETO SEGUNDA MUSICAL 2016 EDITAL DE SELEÇÃO ARTÍSTICA PROJETO SEGUNDA MUSICAL 2016 A Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais faz saber aos interessados que se encontram abertas, no período de 11 a 29 de fevereiro

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 23.10.14 EDITORIA: CIRCULANDO EM OFF

FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 23.10.14 EDITORIA: CIRCULANDO EM OFF FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 23.10.14 EDITORIA: CIRCULANDO EM OFF Classificação: Positiva VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 23.10.14 EDITORIA: PENSO, LOGO... Classificação: Positiva SESC VEÍCULO:

Leia mais

Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale. Apresentam:

Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale. Apresentam: Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale Apresentam: Divino Encontro História Cultura Tradição Divino Encontro História, Cultura e Tradição A Sol do Vale O Divino Encontro Órgãos e entidades parceiras

Leia mais

CABEÇA-DE-VENTO Show Musical de Bia Bedran

CABEÇA-DE-VENTO Show Musical de Bia Bedran CABEÇA-DE-VENTO Show Musical de Bia Bedran Cabeça de Vento faz um passeio pelo universo sonoro criado por Bia, numa linguagem cênica que contempla a literatura, a poesia e a ludicidade de seu jeito singular

Leia mais

Festival Estudantil de Teatro (Feste)

Festival Estudantil de Teatro (Feste) Festival Estudantil de Teatro (Feste) O que é O projeto Festival Estudantil de Teatro (Feste) trata-se de experiências em políticas culturais com a juventude estudantil, para avivar o debate e incrementar

Leia mais

Arte Ensino Fundamental. Fase Final (6º a 9º ano)

Arte Ensino Fundamental. Fase Final (6º a 9º ano) Arte Ensino Fundamental Fase Final (6º a 9º ano) 2012 APRESENTAÇÃO Caro(a) professor(a), (...) Protege-me das incursões obrigatórias que sufocam o prazer da descoberta e com o silêncio ( intimamente sábio

Leia mais

PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESCOLA TÉCNICA DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA FAFI EDITAL SEMC/ETTDM-FAFI N.

PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESCOLA TÉCNICA DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA FAFI EDITAL SEMC/ETTDM-FAFI N. PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESCOLA TÉCNICA DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA FAFI EDITAL SEMC/ETTDM-FAFI N.º 001/2014 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA OFICINAS SEMESTRAIS NAS ÁREAS DE TEATRO,

Leia mais

Disponível em: http://www.portacurtas.com.br/filme.asp?cod=4745

Disponível em: http://www.portacurtas.com.br/filme.asp?cod=4745 Filme: Álbum de Musica Gênero: Documentário Diretor: Sergio Sanz Ano: 1974 Duração: 10 min Cor: P&B Bitola: 16mm País: Brasil Disponível em: http://www.portacurtas.com.br/filme.asp?cod=4745 Aplicabilidades

Leia mais

Fundação das Artes comemora 44 anos

Fundação das Artes comemora 44 anos Fundação das Artes comemora 44 anos Para comemorar 44 anos de dedicação à prática, ensino e fomento à arte, a Fundação das Artes abre as portas para receber os seus alunos, professores e o público em geral

Leia mais

Marcos de Aprendizagem Música. Eixo Competência Conteúdos Habilidades

Marcos de Aprendizagem Música. Eixo Competência Conteúdos Habilidades Apreciação e Percepção Musical Alcance progressivo do desenvolvimento auditivo musical, rítmico, melódico, harmônico e tímbrico e a memória musical nos processos de apreciação e percepção. Som e suas propriedades

Leia mais

de braços abertos gravação do CD e DVD

de braços abertos gravação do CD e DVD de braços abertos gravação do CD e DVD o começo A cantora e compositora Marcella Fogaça, com mais de 10 anos de carreira, começou a cantar em Belo Horizonte, onde nasceu. Se mudou para o Rio de Janeiro

Leia mais

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! (Emergência) PRONAC: 09 7592

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! (Emergência) PRONAC: 09 7592 Plano de Patrocínio Nossa Missão Fazer gente Feliz! PRONAC: 09 7592 Resumo Executivo Depois de 10 anos de ação em hospitais com terapia do riso A Trupe da Saúde propõe o projeto sobre educação no trânsito.

Leia mais

SINFÔNICA HELIÓPOLIS REALIZA PRIMEIRA TURNÊ INTERNACIONAL, COM CONCERTOS NA ALEMANHA, HOLANDA E INGLATERRA ENTRE 04 E 15 DE OUTUBRO

SINFÔNICA HELIÓPOLIS REALIZA PRIMEIRA TURNÊ INTERNACIONAL, COM CONCERTOS NA ALEMANHA, HOLANDA E INGLATERRA ENTRE 04 E 15 DE OUTUBRO SINFÔNICA HELIÓPOLIS REALIZA PRIMEIRA TURNÊ INTERNACIONAL, COM CONCERTOS NA ALEMANHA, HOLANDA E INGLATERRA ENTRE 04 E 15 DE OUTUBRO Convidados pela emissora alemã Deustche Welle e pelo Ministério da Cultura

Leia mais

8º Ano 2015 4º Bimestre Artes Prof. Juva

8º Ano 2015 4º Bimestre Artes Prof. Juva 8º Ano 2015 4º Bimestre Artes Prof. Juva Manifestações de Arte Popular No Brasil a arte popular é aquela produzida por alguém que não possui uma instrução acadêmica em arte, mas produz obras que contém

Leia mais

APROVADO PELA LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA LEI ROUANET

APROVADO PELA LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA LEI ROUANET APROVADO PELA LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA LEI ROUANET Projeto de Implantação e Desenvolvimento da Orquestra Filarmônica de São Roque, que inclui Cursos de instrumentos de orquestra e Curso de Luteria.

Leia mais

ANTONIO LOUREIRO. www.boranda.com.br/antonioloureiro

ANTONIO LOUREIRO. www.boranda.com.br/antonioloureiro ANTONIO LOUREIRO www.boranda.com.br/antonioloureiro O compositor e multi-instrumentista Antonio Loureiro chega ao segundo álbum solo apostando na liberdade do improviso e defendendo uma criação musical

Leia mais

Currículo Artístico Profissional

Currículo Artístico Profissional Currículo Artístico Profissional Nome artístico: Camilo Gan RG: MG-9.159.533 / CPF: 048.987.816-40 / PIS: 126.98583.12-8 Tel. (031) 988128277 E-mail: maodetambor@hotmail.com Nascido em 1980 em Belo Horizonte

Leia mais

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC)

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) 1 INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) Curso: Música, bacharelado Habilitação em Regência Campus: Cuiabá Docente da habilitação: Profa. Dra. Flávia Vieira Pereira Ato interno de criação e aprovação

Leia mais

GERANDO VALOR PARA PESSOAS E EMPRESAS.

GERANDO VALOR PARA PESSOAS E EMPRESAS. GERANDO VALOR PARA PESSOAS E EMPRESAS. A Abreu, Barbosa e Viveiros Advogados é uma sólida empresa de assessoria jurídica nos mais variados ramos do Direito Corporativo, diferenciando-se pela experiência

Leia mais

Projeto aprovado na Lei de Incentivo Fiscal ICMS de Minas Gerais. Protocolo: 1649/001/2011

Projeto aprovado na Lei de Incentivo Fiscal ICMS de Minas Gerais. Protocolo: 1649/001/2011 Projeto aprovado na Lei de Incentivo Fiscal ICMS de Minas Gerais. Protocolo: 1649/001/2011 A TURNÊ Trazendo releituras de trilhas sonoras famosas com um sotaque bastante pessoal, o Quinteto São do Mato

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL 5.º ANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO Perfil do aluno no final do 5.º Ano O aluno canta a solo e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções em diferentes tonalidades

Leia mais

Com relação aos Compromissos Nacionais

Com relação aos Compromissos Nacionais Plano de Ação México Com relação aos Compromissos Nacionais 1. Nos último anos, o Ministério da Cultura do Brasil (MinC) vem debatendo com especial ênfase o impacto econômico propiciado pela música na

Leia mais

Plano de Patrocínio LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA TRANSPARÊNCIA PROCESSO: 125.533/10 C.E: 239/10

Plano de Patrocínio LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA TRANSPARÊNCIA PROCESSO: 125.533/10 C.E: 239/10 Plano de Patrocínio LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA TRANSPARÊNCIA PROCESSO: 125.533/10 C.E: 239/10 Resumo Executivo TRANSPARÊNCIA A proposta ora apresentada prevê a exposição de pinturas da artista

Leia mais

Programação em comemoração aos 60 anos da Ufes

Programação em comemoração aos 60 anos da Ufes Programação em comemoração aos 60 anos da Ufes 04 de maio (domingo) 18 horas - Show musical com Grupo América 4 e divulgação das atividades da semana comemorativa. Local: Tenda 05 de maio (segunda-feira)

Leia mais

Em 2013, foi selecionado pelo Natura Musical para uma circulação nacional realizando espetáculos e oficinas.

Em 2013, foi selecionado pelo Natura Musical para uma circulação nacional realizando espetáculos e oficinas. Ponto br é um coletivo formado por músicos contemporâneos e mestres da cultura tradicional, que propõe o espaço da arte como local de encontro e diálogo possíveis entre vertentes e gerações, onde diferenças

Leia mais

Pedro e o Lobo, Sinfonia dos Brinquedos e TOQUINHO

Pedro e o Lobo, Sinfonia dos Brinquedos e TOQUINHO Pedro e o Lobo, Sinfonia dos Brinquedos e TOQUINHO Especializados até no nome Música Clássica Para Todos Maestro León Halegua Cohen A P R E S E N T A Ç Ã O Apresentação O Melhor da Música Clássica para

Leia mais

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO: ELEMENTOS DA MÚSICA. I. Leia a partitura musical Ciranda da Lia e faça os itens a seguir (ver no portal):

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO: ELEMENTOS DA MÚSICA. I. Leia a partitura musical Ciranda da Lia e faça os itens a seguir (ver no portal): ELEMENTOS DA MÚSICA I. Leia a partitura musical Ciranda da Lia e faça os itens a seguir (ver no portal): 1. O tipo de compasso é... 2. A figura de ritmo de maior duração nesta música chama se... 3. Discrimine

Leia mais

PROJETO MÚSICA NO CÂMPUS: CULTURA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. AMARAL, Janaynne Carvalho 1 ; CRUVINEL, Flávia Maria 2

PROJETO MÚSICA NO CÂMPUS: CULTURA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. AMARAL, Janaynne Carvalho 1 ; CRUVINEL, Flávia Maria 2 PROJETO MÚSICA NO CÂMPUS: CULTURA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AMARAL, Janaynne Carvalho 1 ; CRUVINEL, Flávia Maria 2 Palavras-chaves: extensão universitária, cultura, música. Introdução O Plano Nacional

Leia mais

Plano de Patrocínio. PROJETO: V Feira do Livro de Curitiba PRONAC: 09 1565

Plano de Patrocínio. PROJETO: V Feira do Livro de Curitiba PRONAC: 09 1565 Plano de Patrocínio PROJETO: PRONAC: 09 1565 o projeto Curitiba é a sétima cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população, aproximada, de 1.828.092 habitantes. É a principal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL PROGEPE Nº 29, DE 09 DE OUTUBRO DE 2013 A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas em exercício, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA, designada pela Portaria Unila nº 640, de 09

Leia mais

REGULAMENTO DA SEMANA DE ATIVIDADES CIENTIFICAS E CULTURAIS

REGULAMENTO DA SEMANA DE ATIVIDADES CIENTIFICAS E CULTURAIS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO CENTRO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO REGULAMENTO DA SEMANA DE ATIVIDADES CIENTIFICAS E CULTURAIS R ESENDE RJ 2010-2012 C A PÍ TULO I DEFINIÇÃO, FINALIDADE E OBJETIVOS

Leia mais

Encontro de Canto Coral (Encante)

Encontro de Canto Coral (Encante) Encontro de Canto Coral (Encante) O que é O projeto Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante) propõe a implantação do Canto Coral nos contextos escolares da rede estadual de ensino, para o desenvolvimento

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO

CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO Programa de capacitação para jovens profissionais das áreas de produção de eventos, sonorização, iluminação e gestão de palco. 1 Apresentação

Leia mais

3.1 Poderão participar realizadores de todo Território Nacional e produções internacionais.

3.1 Poderão participar realizadores de todo Território Nacional e produções internacionais. Apresentação O IIII Festival de Cinema de Mogi Mirim será realizado de 13 a 22 de outubro 2013, momento onde vamos promover a produção de filmes de curta metragem, incentivar as discussões, a formação

Leia mais

PROJETO TÉCNICO. Associação ou federação comunitária Ponto de cultura

PROJETO TÉCNICO. Associação ou federação comunitária Ponto de cultura ANEXO IV CINE MAIS CULTURA BAHIA PROJETO TÉCNICO I. Identificação da Iniciativa 1. Nome da Proponente: 2. Esta ação é inscrita por: [Indique somente 1 (uma) alternativa] Organização da Sociedade Civil

Leia mais

Roda de conversa 7 Moderadores: Sergio Molina e Adriana Terahata Participantes: Lucilene Silva e Renata Amaral

Roda de conversa 7 Moderadores: Sergio Molina e Adriana Terahata Participantes: Lucilene Silva e Renata Amaral A música do Brasil e do mundo Moderadores: Sergio Molina e Adriana Terahata Participantes: Lucilene Silva e Renata Amaral Sergio Molina Roda de conversa número 7 do Projeto A Música na Escola. Trataremos

Leia mais

CIRCUITO INTERAÇÕES ESTÉTICAS RECIFE 07 a 10 DE NOVEMBRO / 2010. Local: Centro de Convenções - CAMPUS DA UFPE

CIRCUITO INTERAÇÕES ESTÉTICAS RECIFE 07 a 10 DE NOVEMBRO / 2010. Local: Centro de Convenções - CAMPUS DA UFPE CIRCUITO INTERAÇÕES ESTÉTICAS RECIFE 07 a 10 DE NOVEMBRO / 2010 Local: Centro de Convenções - CAMPUS DA UFPE EXPOSIÇÃO PERMANENTE Prêmio Interações Estéticas : Arte, Cidadania e Diversidade EXPOSIÇÕES

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MÚSICA CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com outros; Interpretar músicas

Leia mais

Síntese do Projeto. Alguns grupos teatrais que montaram a peça:

Síntese do Projeto. Alguns grupos teatrais que montaram a peça: Síntese do Projeto Faustino, um Fausto Nordestino é um clássico da nossa literatura e dramaturgia. Voltado para jovens de 12 anos em diante, sem limite de idade, o projeto consiste na prensagem de um audiolivro

Leia mais

3ª IGREJA BATISTA DO PLANO PILOTO

3ª IGREJA BATISTA DO PLANO PILOTO Biografia: Eduardo Dias Carvalho é Bacharel em Composição UnB Bacharel em Regência - UnB, Licenciado em Educação Musical - UnB Pós- graduado em Regência Coral UnB Regência de Corais Coral da 3ª IGREJA

Leia mais

SeAC Serviço de Arte e Cultura

SeAC Serviço de Arte e Cultura SeAC Serviço de Arte e Cultura Atividades Curriculares Optativas Música. Canto. Teatro. Dança. Arte. Cultura A pedagogia proposta pelo SeAC se fundamenta na concepção de Ateliê, em que o educando tem um

Leia mais

Nome: José Aldenir Aguiar

Nome: José Aldenir Aguiar Mestres de 2004 Nome: José Aldenir Aguiar Nome Artístico: Mestre Aldenir Data de Nasc.: 20/08/1933 Tradição Cultural Desenvolvida: Reisado "Reisado Folguedo do ciclo natalino, que representa o cortejo

Leia mais

Instituição. Núcleo de Produção em Artes Canarinhos da Terra Unicamp

Instituição. Núcleo de Produção em Artes Canarinhos da Terra Unicamp Núcleo de Produção em Artes Canarinhos da Terra Unicamp Instituição Organização sem fins lucrativos fundada em 1996, de utilidade pública e integra rede de proteção da criança e do adolescente CMDCA. Mantém,

Leia mais

O Livro Alisson Matos e Danilo Quintal

O Livro Alisson Matos e Danilo Quintal O Livro Dérbi, O Maior Clássico Paulista será um livro com conteúdo documental pesquisado pelos jornalistas Alisson Matos e Danilo Quintal representado por ilustrações e depoimentos que descreverão em

Leia mais

REGULAMENTO PARA GRUPOS DE PERNAMBUCO

REGULAMENTO PARA GRUPOS DE PERNAMBUCO REGULAMENTO PARA GRUPOS DE PERNAMBUCO Dispõe sobre a regulamentação artística de espetáculos, coreografias de diversos gêneros de dança para crianças e adultos, de acordo com as cláusulas abaixo apresentadas.

Leia mais

BRASIL MUSICAL - SUMARIO

BRASIL MUSICAL - SUMARIO AAbG&O BRASIL =BRAZML UL TÁRIK DE SOUZA ARY VASCONCELOS ROBERTO M. MOURA JOÃO MÁXIMO ROBERTO MUGGIATI LUIZ CARLOS MANSUR TURIBIO SANTOS AFFONSO R. DE SANT'ANNA RITA CÁURIO BRASIL MUSICAL - SUMARIO i Um

Leia mais

2º FESTIVAL DANÇA PELOTAS DE 05 A 07 DE JULHO DE 2013 REGULAMENTO

2º FESTIVAL DANÇA PELOTAS DE 05 A 07 DE JULHO DE 2013 REGULAMENTO 2 º F e s t iv a l D a n ç a P e lo t a s 2º FESTIVAL DANÇA PELOTAS DE 05 A 07 DE JULHO DE 2013 REGULAMENTO 1- Apresentação A Associação de Dança de Pelotas realizará o 2º FESTIVAL DANÇA PELOTAS, nos dias

Leia mais

O QUE HÁ DE ÁFRICA EM NÓS

O QUE HÁ DE ÁFRICA EM NÓS O QUE HÁ DE ÁFRICA EM NÓS Wlamyra Albuquerque e Walter Fraga SUPLEMENTO DE ATIVIDADES ELABORAÇÃO: Maria Clara Wasserman Mestre em História, especialista em História da Arte e pesquisadora. OS AUTORES Walter

Leia mais

programação TELEFÉRIAS de inverno O CIRCO

programação TELEFÉRIAS de inverno O CIRCO programação TELEFÉRIAS de inverno O CIRCO 2013 Teleférias de Inverno 2013 Período: 22 a 27 de julho de 2013 Faixa Etária: 04 a 16 anos Horário: das 08 às 17 horas Portaria da Teleférias Clube Qualquer

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2008

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2008 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2008 SUMÁRIO Declaração da Equipe Missão Visão 1. Objetivo do relatório 2. Modelo Operacional em 2008 Captação de recursos Parcerias 3. Projetos e Ações Produção Executiva e Assessoria

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E S O L U Ç Ã O N.º 090/2009 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 10/12/2009. João Carlos Zanin, Secretário Aprova o projeto pedagógico

Leia mais

ESPAÇO CULTURAL BRDE SANTA CATARINA Espaço Cultural Governador Celso Ramos REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS.

ESPAÇO CULTURAL BRDE SANTA CATARINA Espaço Cultural Governador Celso Ramos REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS. ESPAÇO CULTURAL BRDE SANTA CATARINA Espaço Cultural Governador Celso Ramos REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS Calendário 2010 1. OBJETO O presente Regulamento estabelece normas

Leia mais

Saiando Calcado na pesquisa de campo sobre figuras femininas relevantes dentro de suas comunidades e em cujo cotidiano estão presentes danças

Saiando Calcado na pesquisa de campo sobre figuras femininas relevantes dentro de suas comunidades e em cujo cotidiano estão presentes danças Saiando Calcado na pesquisa de campo sobre figuras femininas relevantes dentro de suas comunidades e em cujo cotidiano estão presentes danças tradicionais nas quais a saia tem forte papel expressivo, o

Leia mais

Sequência Didática / EJA

Sequência Didática / EJA Sequência Didática / EJA COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa EIXOS: Oralidade, Leitura e Escrita CONTEÚDO: Interpretação Textual CICLO: EJA I Ciclo I (1º, 2º, 3º Anos) INTERDISCIPLINARIDADE: Geografia

Leia mais

CIRCUITO INTERAÇÕES ESTÉTICAS RECIFE 07 a 10 DE NOVEMBRO / 2010. Local: Centro de Convenções - CAMPUS DA UFPE

CIRCUITO INTERAÇÕES ESTÉTICAS RECIFE 07 a 10 DE NOVEMBRO / 2010. Local: Centro de Convenções - CAMPUS DA UFPE CIRCUITO INTERAÇÕES ESTÉTICAS RECIFE 07 a 10 DE NOVEMBRO / 2010 Local: Centro de Convenções - CAMPUS DA UFPE EXPOSIÇÃO PERMANENTE Prêmio Interações Estéticas : Arte, Cidadania e Diversidade EXPOSIÇÕES

Leia mais

Natura apresenta o Show de Lançamento do CD Lia Sophia

Natura apresenta o Show de Lançamento do CD Lia Sophia Natura apresenta o Show de Lançamento do CD Lia Sophia Lia Sophia mistura os ritmos locais com batidas internacionais, para criar uma música original e de alta qualidade. Ela não veio para ficar. Ela já

Leia mais

COLORINDO VIDA Proac 10441 Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo Sobre a Pintura Solidária A Associação Cultural Pintura Solidária Vamos Colorir a Vida nasceu em 2003 e completando 10 anos. Nasceu

Leia mais

Edital de seleção de artistas para apresentação no Projeto Música Para Todos 3ª edição - 1ª Fase -2º semestre de 2011

Edital de seleção de artistas para apresentação no Projeto Música Para Todos 3ª edição - 1ª Fase -2º semestre de 2011 Edital de seleção de artistas para apresentação no Projeto Música Para Todos 3ª edição - 1ª Fase -2º semestre de 2011 O projeto Música Para Todos, em sua 3ª edição, numa parceria entre a Cooperativa de

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Doutoramento em Educação Especialização: Administração e Política Educacional Edição Instituto de Educação da Universidade de

Leia mais

2. Objetivos 3. Método 3.1 Amostra 3.2 Coleta de dados

2. Objetivos 3. Método 3.1 Amostra 3.2 Coleta de dados O desenvolvimento do canto em crianças de 2 a 6 anos de idade Beatriz Ilari Universidade Federal do Paraná UFPR beatrizilari@ufpr.br Vivian Dell Agnolo Universidade Federal do Paraná UFPR Resumo. Este

Leia mais