PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PROATER ANCHIETA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PROATER 2011-2013 ANCHIETA"

Transcrição

1 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PROATER ANCHIETA PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES - (2011)

2 Equipe Responsável pela elaboração Escritório Local de Desenvolvimento Rural de Anchieta Waldemar da Silva Belém Júnior Antônio Carlos Cavalcanti de Souza Francisco de Assis Flores de Barros Haroldo Mascarenhas da Silva Contribuições na elaboração do diagnóstico e planejamento Prefeitura Municipal de Anchieta Secretarias Municipais da Agricultura, Pesca e Meio Ambiente Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anchieta e Piúma MEPES, através da Escola Família Agrícola de Olivânia e do Central IDAF, através de seu Posto de Atendimento de Anchieta Agentes Financeiros Banco do Brasil S.A., BANESTES S.A. e SICOOB Associações de Agricultores, Pescadores, Mulheres e Comunitárias do Município Colônia de Pesca Z4 IBAMA (Vitória) GRPU ES (Gerência Regional do Patrimônio da União) Capitania dos Portos do ES SEAP/PR ES (Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República. DRT Delegacia Regional do Trabalho do ES INSS Instituto Nacional de Seguridade Social IEMA Instituto Estadual do Meio Ambiente MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário Sindicato Rural de Anchieta Equipe de apoio na elaboração José Mauro de Sousa Balbino (CRDR Centro Serrano) Ricardo Silva Baptista (MDR Metropolitano) Juliana de Barros Valle (Assessoria técnica) Célia Jaqueline Sanz Rodriguez (Área de Operações Ater) Gardênia Marsalha de Araújo (Área de Operações Ater) Ludmila Nascimento Nonato (Área de Operações Ater)

3 APRESENTAÇÃO O Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Proater é um instrumento norteador das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural - Ater que serão desenvolvidas junto aos agricultores familiares. A programação está respaldada em diagnósticos e planejamento participativos, com a qual agricultores, lideranças, gestores públicos e técnicos contribuíram ativamente na sua concepção. Mais do que um instrumento de gestão, o Proater tem como grande desafio contribuir com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. As ações de assistência técnica e extensão rural ora planejadas são vistas como um processo educativo não formal, emancipatório e contínuo. Assim, a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais é o grande mote e direcionamento dos esforços dos agentes de Ater envolvidos no processo. Este documento está dividido em duas partes: a primeira, o diagnóstico, apresenta informações acerca da realidade do município (aspectos demográficos, naturais/ambientais, sociais e econômicos), os principais desafios e as potencialidades. A segunda, o planejamento, encerra a programação de ações para o ano de 2011.

4 1. CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO 1.1 Localização do município O Município de Anchieta localiza-se a uma latitude de 20º e longitude de 40º e possui uma área de 405 Km² equivalente a 0,92% do território nacional (IBGE 2005). Limita-se ao Norte com os Municípios de Guarapari e Alfredo Chaves, ao Sul com Piúma e Oceano Atlântico, a Leste com o Oceano Atlântico e a Oeste com Iconha e Alfredo Chaves. Fica localizado no Território Sul Litorâneo, juntamente com os municípios de Guarapari, Piúma, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul e Iconha. 1.2 Aspectos históricos, populacional e fundiários Histórico da colonização, etnia, costumes e tradições Anchieta se originou de uma aldeia de índios catequizada pelos padres jesuítas. O primeiro nome da cidade foi Reritiba, que, em tupy, significa lugar de muitas ostras. No dia 1 de janeiro de 1759, a então aldeia de Reritiba tornou-se vila, passando a se chamar Benevente. Mais tarde, pela lei provincial número 6, de 12 de agosto de 1887, a Vila de Benevente foi elevada à categoria de cidade com a designação de Anchieta, nome que foi ratificado pela lei estadual 1307 de 30 de dezembro de A data exata da fundação da cidade é incerta. Alguns historiadores falam em 1565, outros em 1567 e outros em 1569, mas todos são unânimes ao afirmar que o dia da fundação da cidade foi 15 de agosto. Como este dia é dedicado a Nossa Senhora da Assunção, ela foi escolhida padroeira da cidade. Anchieta é uma das mais antigas localidades do Espírito Santo e do Brasil. O nome Anchieta é uma homenagem a José de Anchieta. Padre jesuíta espanhol, nascido nas Ilhas Canárias em 1534 e que viveu boa parte de sua vida, vindo a falecer, na cidade que leva o seu nome. Anchieta ingressou na Companhia de Jesus ainda jovem, quando foi estudar em Portugal. Sua obra de catequista e evangelizador se desenvolveu principalmente na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e no Espírito Santo.

5 A formação étnica do município tem como base descendente de italianos, que preservam traços culturais na área agrícola, gastronômica e ainda mantém grupos folclóricos como de danças. Também merecem destaque os descendentes de portugueses e comunidade de afro-descendentes, que também preservam tradições de festas típicas, gastronomia, e danças. Pode-se encontrar ainda, descendentes indígenas, e outras etnias, com suas peculiaridades produtivas, porém em menor escala. As manifestações culturais de Anchieta podem ser distribuídas em 4 grupos diferentes: religioso, folclórico, artístico e ecológico. No grupo religioso destacam-se a Festa do Beato José de Anchieta (9 de junho); São Pedro, com a Procissão Marítima (29 de junho); Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto) e Nossa Senhora da Penha (8 de setembro). No aspecto folclórico chamam a atenção os grupos de dança como as bandas de Congo Mestre Pedro Camilo, São Mateus e Sol e Lua; o grupo de dança do Divino Espírito Santo da comunidade de Jabaquara; Os Brandarinos da comunidade de Belo Horizonte e o Grupo Nona Adélia de dança italiana da comunidade de Alto Pongal. No campo artístico destacam-se as fanfarras das escolas municipais, os grupos de teatros e as bandas de música da cidade. Finalmente no grupo ecológico estão os passeios nas águas do Rio Benevente com visitação às Ruínas Jesuíticas, a descida ecológica do Rio Benevente de caiaque e as caminhadas como os passos dos imigrantes que misturam aspectos ecológicos, culturais e religiosos.

6 Distritos e principais comunidades Anchieta possui hoje, além da sede municipal, outros 03 distritos: Jabaquara, Iriri e Alto Pongal, conta ainda com inúmeras comunidades, como se pode observar nos mapas abaixo. Na questão administrativa (planejamento), principalmente nas questões de políticas públicas para o espaço rural (principalmente Assistência Técnica e Extensão Rural ATER), o município conta hoje com 05 grandes setores: Setor Pongal, Setor Corindiba, Setor Jabaguara, Setor São Mateus e Setor Horizonte de acordo com mapa abaixo: Figura 1 Mapa do município/distritos

7 1.2.3 Aspectos populacionais Em pesquisa realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, divulgada no Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil, Anchieta ocupa, em relação ao Espírito Santo, o 6º lugar (0,79), no ranking do I.D.H. - Índice de Desenvolvimento Humano (PNUD/2000). Os índices avaliados foram: longevidade, mortalidade, educação, renda e sua distribuição. Tabela 1 Aspectos Demográficos SITUAÇÃO DO DOMICÍLIO/SEXO 2010 Urbana Homens 9044 Mulheres 9117 Rural 5741 Homens 3018 Mulheres 2723 Fonte: em 12 de maio de Aspectos fundiários Os aspectos fundiários de um município refletem, a grosso modo, a forma como a terra está sendo distribuída entre as pessoas e os grupos. Existem muitas formas de observar e conceituar a partir desses números. Optamos por utilizar dados do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) onde a quantidade de módulos fiscais define a propriedade em minifúndio, pequena (entre 1 a 4 módulos fiscais), média (acima de 4 até 15 módulos fiscais) e grande propriedade (superior a 15 módulos fiscais). Os módulos fiscais variam de município para município, levando em consideração, principalmente, o tipo de exploração predominante no município, a renda obtida com a exploração predominante e o conceito de propriedade familiar (entre outros aspectos, para ser considerada familiar, a propriedade não pode ter mais que 4 módulos fiscais) 1. Em Anchieta o módulo fiscal equivale a 16 hectares. 1 Legislação: Lei 8.629, de 25 de fevereiro de 1993 e Instrução Normativa Nº 11, de 04 de abril de 2003).

8 A estrutura fundiária de Anchieta retrata o predomínio das pequenas propriedades, de base familiar. No município não existem assentamentos rurais e a estrutura fundiária encontra-se assim distribuída: Tabela 2 Aspectos da Estratificação Fundiária Município Minifúndio Pequena Média Grande Total Anchieta Fonte: Incra, dados de janeiro de janeiro de Observa-se na tabela que o município apresenta um índice significativo de agricultores familiares, haja vista que apresenta 87,63% das propriedades com áreas de até a 4 módulos fiscais. Estes números ajudam a evidenciar a importância da agricultura familiar para o município de Anchieta, tanto na questão da ocupação de mão-de-obra quanto na geração de riquezas econômicas. Também é significativo o número de sistemas de parceria agrícola e/ou comodato. 1.3 Aspectos Edafoclimáticos e ambientais Caracterização edafoclimática Fazendo a análise do Mapa e da tabela podemos concluir que o município de Anchieta se caracteriza como sendo de terras quentes (97,05%) e também com 70% de áreas secas ou de transição chuvosa/seca. Essa condição requer cuidados nos desenvolvimento da atividade agropecuária, sobretudo nas técnicas e manejos de produção, haja vista que em áreas do município temos balanço hídrico negativo o que torna essas áreas mais desprotegidas contra os processos de degradação de solos e do ambiente de uma forma geral. A topografia do município apresenta áreas planas (30% do município), áreas onduladas (40%), montanhosas (20%) e escarpa (10%).

9 Os solos do Município são banhados pela bacia hidrográfica do Rio Benevente que tem como seus principais afluentes os rios Pongal, Corindiba e Salinas e, com destaque para a lagoa de Maembá. Estes solos são classificados como latossolos vermelho amarelo, correspondendo aos solos antigos, de textura predominante argilosa. Podzol hidromórfico, são solos profundos, textura arenosa ao longo do perfil, cuja acidez varia de fortemente a extremamente ácidos, e estão junto à cidade de Anchieta. Existem ainda o Solos halomórficos (de mangue) que são solos recentes formados por material carregado pelos rios sob influência da maré, com acúmulo de matéria orgânica na parte superior e cores de intensa redução e estão junto à faixa litorânea, em margens inundáveis pelo mar. O Clima característico do município é o tropical com precipitação pluviométrica na ordem de 1178 mm anuais. Apresenta um período chuvoso (verão) e no inverno é comum períodos de veranicos. As temperaturas variam em médias máximas de 27,8 º C a 34,0 º C e, em médias mínimas, de 9,4 º C a 18,0 º C (INCAPER/NEPUT Zonas Naturais do ES 1999).

10 Figura 2 Zonas naturais do município Algumas características das zonas naturais 1 do município de Anchieta ZONAS Zona 2 Terras de temperaturas amenas acidentadas e chuvosas Temperatura Relevo Água Média Meses chuvosos/secos e secos Média 1 máx. mês mín. mês Declividade secos Meses mais mais frio ( o quente 1 J F M A M J J A S O N D C) ( o C) 9,4 11,8 27,8 30,7 > 8% 2,5 U P U U U P P P P U U U Zona 4 Terras quentes, acidentadas e chuvosas Zona 5 Terras quentes acidentadas e transição chuvosa/seca Zona 6 Terras quentes, acidentadas e secas Zona 8 Terras quentes, planas e transição chuvosa/seca Zona 9 Terras quentes, plana e secas 11,8 18,0 11,8 18,0 11,8 18,0 11,8 18,0 30,7 34,0 30,7 34,0 30,7 34,0 30,7 34,0 > 8% 2,5 U P U U U P P P P U U U > 8% 4,5 U P P P P P P S P U U U 5,0 P P P P P P P S P U U U > 8% 6 U P P P P P S S S P U U > 8% 11,8 30,7 18,0 34,0 1 Fonte: Mapa de Unidades Naturais(EMCAPA/NEPUT, 1999); 2 Cada 2 meses parcialmente secos são contados como um mês seco; 3 U chuvoso; S seco; P- parcialmente seco. 4,5 U P P P P P P S P U U U 5,0 P P P P P P P S P U U U > 8% 6 U P P P P P S S S P U U

11 Em termos agrícolas, a maior parte solo anchietense está ocupada com pecuária de leite e corte, logo depois vem a atividade do café e da banana; com menor expressão vêem as atividades anuais, a fruticultura e a silvicultura que está passando por processo de crescimento de sua área implantada. O município de Anchieta não possui uma utilização do solo homogênea, alguns setores do município são mais preocupados com a conservação de solos, já outros têm pouca preocupação sobre a questão, utilizando ainda métodos de plantio sem curva de nível; muita capina e pouca roçada; queimada; plantio em áreas de grande inclinação e inaptas ambientalmente. As áreas que apresentam maior degradação são as de pastagens, alguns locais do município apresentam pastagens e solos depauperados, com forte processo de erosão de solos e baixíssimo aproveitamento produtivo, segundo dados do Censo Agropecuário 2006 (IBGE) o municio tem 692 ha de pastagens degradas. Outras atividades também promovem a degradação de solos pela utilização de técnicas inadequadas de cultivo, não respeitando as condições edofloclimáticas locais, uma vez que boa parte das terras do município fica localizada em áreas com déficit hídrico, bastante propenso ao processo de degradação. Apesar da melhora da situação e dos esforços dos órgãos públicos, principalmente o Incaper e a Secretaria Municipal Agricultura, no que se refere à preservação do solo, através de trabalhos de assistência técnica e extensão rural (plantio em curva de nível; plantio direto; orientação sobre legislação ambiental; utilização da roçada em substituição das capinas; pastejo rotacionado; programa de análise e correção de solos, inserção da silvicultura em pastagens degradadas...) verifica-se que as práticas agrícolas conservacionistas de solo ainda necessitam estar na pauta de debate junto aos agricultores e suas lideranças, pois o problema é grave e as consequências são grandes, influenciando negativamente a produtividade média das atividades.

12 1.3.2 Aspectos Ambientais Atualmente o município conta com 03 Unidades de Conservação: a Estação Ecológica Papagaio, o Manguezal e a Área de Proteção Ambiental Tartarugas. Além destas 03 áreas, o Plano Diretor Municipal (PDM) definiu uma série de áreas de Especial Interesse Ambiental: as mais de 15 lagoas naturais existentes; as margens dos rios; além da Serra de Itaperoroma; Serra de Jaquiçabe; Monte Urubu e o Pico Independência, estas últimas 4 estão em processo de estudo para a possibilidade da criação de unidades de conservação. Na questão de remanescentes florestais, o município possui muito pouco das áreas de mata atlântica original, restam apenas cerca de 5% da vegetação original. Boa parte das propriedades agrícolas não possui os 20% de reserva legal e também na questão das áreas de preservação permanente (APP) a situação não é confortável, ambas estão ocupadas hoje por atividades agropecuárias, principalmente pastagens, café e banana. Somando-se a esta situação o fato de que em algumas áreas do município apresentar déficit hídrico negativo, temos um cenário favorável ao processo de perca de fertilidade do solo e de degradação ambiental, especialmente nas áreas de pastagens. 1.4 Organização social Apesar dos estímulos e ações que vem sendo planejadas e desenvolvidas pelo Incaper, STRAP, SEMADER e MEPES no que se refere ao fortalecimento das organizações rurais de Anchieta, ainda é bastante evidente o desinteresse por parte dos agricultores(as) com as associações locais. Isso se deve principalmente ao processo histórico de criação das associações, que está vinculado ao assistencialismo, aos trampolins políticos e também pela falta de discussão do real papel das associações no processo de desenvolvimento local. Ainda é bastante presente a dependência das organizações junto ao poder público e a grande maioria delas não possui um planejamento concreto de ações. A quantidade de associações existentes não reflete qualitativamente em ações concretas. Associações são bem articuladas na organização de festas com o principal foco de arrecadação de dinheiro, porém, deixam a desejar em outras questões inerentes ao associativismo.

13 Se por um lado a situação levantada acima mostra muitos desafios, por outro vale destacar que algumas organizações têm avançado bastante e atuando concretamente á partir do associativismo, como é o caso da Associação de Agricultoras Familiares de Córrego da Prata (mulheres da prata) que são exemplo hoje no estado em organização e comercialização; a APROBANA (Associação de Produtores de Banana de Anchieta) que vem apresentando um crescimento de associados e já realiza comercialização dos produtos de seus sócios de forma direta no mercado do Rio de Janeiro; APROFLORA (Associação de produtores de flores de Anchieta) que já foi contemplada com alguns projetos importantes para o desenvolvimento desta nova atividade da floricultura no município; além de algumas associações de produtores/comunitárias que tem procurado traçar planejamento e desenvolver projetos para além de solicitar ações do poder público: como no caso da Associação de Belo Horizonte, Vale Corindiba e outras. O Sindicato dos trabalhadores Rurais de Anchieta e Piúma é uma fortaleza hoje no município. O STRAP é um sindicato bastante atuante, sendo também uma referência a nível estadual, desenvolvendo projetos com recursos do MDA e próprios no sentido de fortalecer o território sul litorâneo, capacitar lideranças rurais, empoderar o agricultor(a) familiar, discutir com a municipalidade o Plano Plurianual com foco na qualidade de vida no meio rural, discutindo e qualificando as políticas públicas para a agricultura familiar, fortalecendo as parcerias institucionais, especialmente com o INCAPER, MEPES E SEMADER, e sobretudo tendo uma ação que vai muito além do assistencialismo, enfocando também as ações políticas. Com relação ao setor da pesca os desafios que enfrentam as associações e a Colônia de Pesca, composta por pescadores e pescadores de base familiar, são complexos e multidimensionais Porém existe um problema que deve ser afrontado com urgência: o processo cultural de assistencialismo promovido pelas próprias associações para com o seu público e também o assistencialismo praticado pelo poder público para com as organizações, Essa ação assistencialista é como um vírus que se hospeda dentro do corpo das diversas formas de organizações, debilitando o tecido das organizações e escravizando a consciência dos associados.

14 Entretanto, existem algumas associações que vem desempenhando as suas funções com base no sentimento de pertencimento, territorialidade, solidariedade, e sobretudo de resistência ao processo de dominação, participando efetivamente dos interesses da coletividade, tendo como destaque a Associação de pescadores de Ubú e Parati. Tabela 3 Associações de agricultores familiares existentes no município Nº NOME DA ORGANIZAÇÃO LOCAL DA SEDE Nº DE SÓCIOS PRINCIPAIS ATIVIDADES COLETIVAS DESENVOLVIDAS APROBANA Associação de Produtores de Banana APROFLORA Associação de Produtores de Flores Associação de Mulheres de Córrego da Prata Associação Comunitária de Córrego da Prata Associação de Desenvolvimento Local de Goimbê (ADESG) Associação de Moradores de Baixo Pongal Associação de Pais da Escola Familia Agrícola de Olivânia CÓRREGO DA PRATA CORREGO DA PRATA CORREGO DA PRATA GOIMBÊ 25 BAIXO PONGAL 100 OLIVÂNIA Associação de Moradores de Arerá ARERÁ Associação de Agricultores de Dois Irmãos de Pongal Associação de Moradores de Alto Joeba Associação de Moradores de São Mateus Associação de Moradores de Belo Horizonte Associação Comunitária de Alto Pongal Associação de Moradores de Itajobaia Associação de Agricultores e Agricultoras do Vale do Corindiba Associação de Pescadores de Ubu e Parati AMA Associação de Maricultores de Anchieta Fonte: Dados do INCAPER/ELDR de Anchieta e Prefeitura, DOIS IRMÃOS DE PONGAL 15 ALTO JOEBA 30 SÃO MATEUS 35 BELO HORIZONTE 20 ALTO PONGAL 50 ITAJOBAIA 15 DUAS BARRAS 60 UBU 80 ANCHIETA/SEDE 20

15 Tabela 4 Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS Nº ENTIDADE REPRESENTANTE 1 COMDERS 2 SECRETARIA DE AGRICULTURA 3 GO DE AGRICULTURA 4 GO DE PESCA 5 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 6 SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL 7 SECRETARIA DE SAÚDE 8 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE 9 SECRETARIA DE OBRAS 10 SECRETARIA DE TURISMO 11 CAMARA MUNICIPAL DE ANCHIETA 12 INCAPER 13 SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE ANCHIETA E PIÚMA 14 EFA-O 15 MEPES 16 AGRICULTURA FAMILIAR DE SÃO MATEUS EFETIVO: MARIA ISABEL FRADE SUPLENTE: - EFETIVO: - SUPLENTE: ROSANGELA M. CREMONINI EFETIVO: SIMONI BATTESTIM SUPLENTE: - EFETIVO: FERNANDO BOSISIO SUPLENTE: EFETIVO: ANGELA PEREIRA PIMENTEL SUPLENTE: ÉRICA ROSA ALCÂNTARA EFETIVO: CLÁUDIA SIMÕES CARDOSO SUPLENTE: FLÁVIO SANTANA DE OLKIVEIRA EFETIVO: JOÃO CARLOS DE A. MARTINS SUPLENTE: FAYER FONSECA PEREIRA EFETIVO: MARCELO POMPERMAYER SUPLENTE: ELIO DER CASTRO PAULINO EFETIVO: RENATO LORENCINI SUPLENTE: HENRIQUE BOURGUIGNON EFETIVO: LEONARDO ANTÔNIO ABRANTES SUPLENTE: EFETIVO: BRUNELLA MARQUES C. COSTA SUPLENTE: MARILZA DA S. SCHERRER LYRIO EFETIVO: HAROLDO M. DA SILVA SUPLENTE: WALDEMAR DA S. BELEM JUNIOR EFETIVO: LEONARDO RAUTA MARTINS SUPLENTE: MARTA REGINA V. LORENCINI EFETIVO: FÉLIX MERIGUETTI SUPLENTE: JUCELINO MARION EFETIVO: JOSÉ CLAUDINO CAPELINI SUPLENTE: ELIZA APARECIDA GONÇALVES EFETIVO: ANTONIO ROBERTO S. SALVADOR SUPLENTE: NEDSON DE MATTOS MENDES

16 Nº ENTIDADE REPRESENTANTE AGRICULTURA FAMILIAR DE BELO HORIZONTE EFETIVO: CARLOS ATHALYDES NASCIMENTO SUPLENTE: LEOVEGILDO BRANDÃO EFETIVO: WALLACE MIRANDA SUPLENTE: JOSÉ VANDERLEI DA S. SALVADOR EFETIVO: DEOCLÉCIO PIN SUPLENTE: JOSÉ ALBERTO SENNA 20 AGRICULTURA FAMILIAR DE PONGAL 21 ASSOCIAÇÃO DE MARICULTORES EFETIVO: ROSANGELA BISI ZUQUI SUPLENTE: ANTONIO JAMIL DESTÉFANI AGRICULTURA FAMILIAR DE JABAQUARA 22 COLONIA DE PESCADORES AGRICULTURA FAMILIAR DE VALE DO CORINDIBA SUPLENTE: JOSÉ LUIZ D. CARVALHO Fonte: INCAPER/ELDR Anchieta, Aspectos Econômicos A economia de Anchieta apresenta-se bastante diversificada, destacam-se as indústrias, a agropecuária, o turismo, a pesca e o comércio local que vem se fortalecendo. As maiores receitas do município provem das empresas situadas na região, tendo destaque a Samarco Mineração (empresa de produção e exportação de pelotas de ferro). O município vive ainda a expectativa de grande crescimento econômico com a implantação de um grande polo industrial. Ações já aconteceram como a expansão da Samarco, e outras estão em curso os investimentos já anunciados para a cidade: Vinda da Vale; um braço da ferrovia litorânea, que vai ligar Vitória a Cachoeiro de Itapemirim; um novo terminal marítimo; Usina de Tratamento de Gás; ampliação/construção de novo porto, entre outras subsidiárias atraídas para dar suporte às maiores. O comércio local vem passando por um período de incremento, novos investimentos e ampliação de casas já tradicionais tem aquecido um pouco mais o setor, que vem acompanhando o processo de crescimento da cidade em função dos investimentos industriais em curso.

17 O Setor Agropecuário é muito estratégico para o município, um número expressivo de famílias vive deste segmento que se destaca com as atividades do café conilon, pecuária leiteira e de corte, banana e mandioca, silvicultura, entre outras. A pesca também ajuda a movimentar a economia da cidade e a gerar um número significativo de empregos tanto na sede municipal quanto nas localidades de Inhaúma, Ubu, Parati, Maemba, Ponta dos Castelianos e Iriri. Tabela 5 Principais Atividades Econômicas ATIVIDADES % NO PIB MUNICIPAL Agropecuária 1,23 Indústria 76,93 Comércio e Serviços 21,84 Fonte: Tabela 6 Principais atividades agrícolas (Área, Produção, Produtividade e valor total das principais atividades agropecuárias do município) Produto Área Total (ha) Área a ser Colhida (ha) Quantidade Produzida (T) Rendimento Médio (Kg/ha) Produção Estimada (t) Arroz Banana Borracha Cacau Café Cana Coco-da-baía Feijão Safra Feijão Safra Inhame Mandioca Maracujá Milho Safra Palmito TOTAL Fonte: IBGE/LSPA do Estado do Espirito Santo (Agosto/2010).

18 Tabela 7 Atividade Pecuária MUNICÍPIO TIPO DE REBANHO Bovino Suíno Caprino Anchieta Ovino Galos, Frangas, Frangos, Pintos Galinha Codorna 80 - Variável: Valor da Produção (Mil reais) MUNICÍPIO TIPO DE PRODUTO Leite Anchieta Ovos de Galinha Ovos de Codorna - - Mel de Abelha 9 11 Fonte: e t=1&z=t&o=23&u1=1&u2=1&u3=1&u4=1&u5=1&u6=1&u7=1, em Tabela 8 Aquicultura e Pesca TILÁPIA (X) Área utilizada em ha 2,0 OUTROS PEIXES ( ) Produção em Tonelada - QUAIS? Produtor Nº - ALEVINOS Fonte: INCAPER/ELDR Anchieta, TILÁPIA (X) Área utilizada em ha 0,5 OUTROS PEIXES ( ) Produção em Tonelada QUAIS? Produtor Nº - -

19 Tabela 9 Principais Atividades rurais não agrícolas Nº ATIVIDADES NÚMERO DE ESTABELECIMENTOS 1 Agroindústria 10 2 Artesanato 07 3 Agroturismo 10 Fonte: INCAPER/ELDR Anchieta, Os Setores da Agropecuária e da Pesca são responsáveis pela geração de aproximadamente (cinco mil) ocupações no município. Esse número expressivo se explica pela configuração fundiária do município, caracterizada amplamente por agricultores familiares e também pelo fato da pesca predominante ser a artesanal. Atividades Rurais Não Agrícolas: Diretamente ligadas ao setor agropecuário, às atividades rurais não agrícolas se fortalecem a cada dia. O agroturismo já é uma realidade no Setor Pongal e um trabalho vem sendo desenvolvido no Setor Corindiba. Nas comunidades do interior estão surgindo surgem vários empreendimentos para o atendimento a essa demanda crescente. O agroturimo no município é vinculado às agroindústrias, e estas por sua vez também estão num processo de expansão, são inúmeras pequenas agroindústrias familiares ou de grupos associados de mulheres, como é o caso das Mulheres da Prata, que são hoje uma referência estadual. Destacamse as agroindústrias de processamento de mandioca, pães, doces e biscoitos, cachaça, processamento de frutas entre outras. 1.6 Aspectos Turísticos O turismo é um dos propulsores econômicos do município, com uma riquíssima herança histórica, além de privilegiado por 21 belas praias, lagoas, falésias e rios adornados por um riquíssimo manguezal, o município de Anchieta tem todos os atributos necessários para um desenvolvimento ainda maior neste segmento. As praias da cidade são cada vez mais frequentadas. Recentemente a praia dos Castelhanos, uma das mais frequentadas por turistas e moradores, foi certificada para concorrer ao sele Bandeira Azul de excelência em qualidade. No turismo religioso a cidade apresenta o Santuário de Assunção, formado pela Igreja Matriz pela residência dos padres jesuítas e pelo Museu do Beato José de Anchieta. Hoje o movimento é mais expressivo no verão (Veranistas), o desafio é diminuir a sazonalidade e melhorar a qualidade dos turistas.

20 O agroturismo vem a cada ano despontando como uma alternativa de geração de ocupação e renda, através de iniciativas de agricultores familiares que estão aproveitando o potencial produtivo, natural e cultural da região. O Município conta hoje com um circuito turístico denominado: Circuito dos Imigrantes que conta com vários empreendimentos ligados a culinária italiana, artesanato, agroindústrias e às belezas naturais existentes. Além dos empreendimentos receberem visitações ao longo de todo ano no verão existe um projeto executado em parceria da municipalidade e os hotéis da região, onde os hospedes fazem passeios ao circuito, conhecendo e comprando os produtos e serviços oferecidos. Outra região do município o Vale Corindiba vem nos últimos 02 anos tentando criar um circuito turístico, contando para tal com um projeto apoiado pela Petrobras (Ciranda capixaba), e alguns empreendimentos estão em construção (Estância e área de lazer com piscinas naturais), além de um ponto de comercialização de produtos na agricultura familiar que está sendo construído à margens da BR 101. Outro fator que potencializará a criação desta nova rota é a construção de asfaltamento da estrada principal da região, através do programa Caminhos do Campo. Outras comunidades possuem potencial para o agroturismo, mas ainda existem iniciativas isoladas que merecem ser apoiadas para no futuro serem integradas a novos circuitos ou integrados aos já existentes.

21 2. METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO 2.1 Metodologia de elaboração do Proater A metodologia utilizada para a realização deste programa está baseada nos princípios de uma práxis extensionista dialógica, participativa e emancipadora. Desta forma, agricultores participaram ativamente de todos os processos, discutindo e refletindo sobre sua realidade de vida, os anseios e as possibilidades de mudança. A adoção de metodologias participativas de Ater para a condução dos trabalhos deste programa buscam, além de um diagnóstico que realmente reflita a realidade vivida pelas famílias, aprimorar a construção da cidadania e a democratização da gestão da política pública. A prática utilizada nos diversos encontros com os agricultores familiares estão baseadas em técnicas e métodos de Diagnóstico Rural Participativo DRP, nos quais o diálogo e o respeito são pontos fundamentais para o entendimento coletivo de determinadas percepções. A tabela 10 indica o cronograma de encontros realizados no município. Tabela 10 Cronograma de encontros para elaboração do Proater Nº COMUNIDADE/LOCAL PÚBLICO DATA Nº PARTICIPANTES 1 2 Duas barras, jaqueira, olivânia, são vicente e dois irmãos Córrego da prata, Alto Joeba, Itaperoroma alta e baixa, Baixo Pongal, Dois irmãos e ouitros agricultores familiares que comercializam seus produtos pela Aprobana Agricultores familiares Agricultores familiares 23/09/ /10/ Itajobaia 07/10/10 5 Fonte: INCAPER/ELDR Anchieta, 2010.

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PROATER 2011-2013 ARACRUZ

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PROATER 2011-2013 ARACRUZ PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PROATER 2011-2013 ARACRUZ www.metrophotochallenge.com/br/photo/70046 PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES (2011) 1. CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO 1.1. Localização

Leia mais

EMATER RS. Seminário. A Extensão Rural Pública e Seus Impactos no Desenvolvimento Municipal Sustentável

EMATER RS. Seminário. A Extensão Rural Pública e Seus Impactos no Desenvolvimento Municipal Sustentável Seminário A Extensão Rural Pública e Seus Impactos no Desenvolvimento Municipal Sustentável e Mário Augusto Ribas do Nascimento Presidente da EMATER/RS Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência

Leia mais

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Janeiro - 2011 Banco do Nordeste Apoio à Agricultura Familiar Programa Nacional de Fortalecimento Da Agricultura Familiar OBJETIVO Fortalecer

Leia mais

Plano de Monitoramento dos Impactos Sociais do Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari

Plano de Monitoramento dos Impactos Sociais do Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari Plano de Monitoramento dos Impactos Sociais do Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari Monitoramento dos Impactos à Comunidade Plano de monitoramento dos impactos sociais Os impactos

Leia mais

alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO

alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO 2014-2015 alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO O Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 Alimentos Para o Brasil vem consolidar mais de uma década de políticas públicas que melhoram a vida de quem

Leia mais

Inserção da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar. Estratégia e Políticas Públicas de Apoio da SAF/MDA

Inserção da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar. Estratégia e Políticas Públicas de Apoio da SAF/MDA Inserção da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar Estratégia e Políticas Públicas de Apoio da SAF/MDA Objetivo da Apresentação Possibilitar a compreensão das políticas públicas relacionadas e/ou

Leia mais

III CONGRESSO BRASILEIRO DO CACAU: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE

III CONGRESSO BRASILEIRO DO CACAU: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE III CONGRESSO BRASILEIRO DO CACAU: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE Painel 8: O papel de Instituições Públicas para Desenvolvimento da Cacauicultura Brasileira O Cacau e a Agricultura Familiar Adriana

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural PROJETO FIP-ABC. Produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário (com base no Plano ABC)

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural PROJETO FIP-ABC. Produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário (com base no Plano ABC) Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Serviço Nacional de Aprendizagem Rural PROJETO FIP-ABC Produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário (com base no Plano ABC) Descrição do contexto

Leia mais

Promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, a preservação

Promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, a preservação GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável MicrobaciasII OBJETIVO GERAL Promover o desenvolvimento

Leia mais

AÇÕES AGROECOLÓGICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO ASSENTAMENTO PRIMEIRO DO SUL CAMPO DO MEIO, MG. Área Temática: Meio Ambiente

AÇÕES AGROECOLÓGICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO ASSENTAMENTO PRIMEIRO DO SUL CAMPO DO MEIO, MG. Área Temática: Meio Ambiente AÇÕES AGROECOLÓGICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO ASSENTAMENTO PRIMEIRO DO SUL CAMPO DO MEIO, MG Área Temática: Meio Ambiente Responsável pelo trabalho: Artur Leonardo Andrade Universidade

Leia mais

alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO

alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO 2014-2015 APRESENTAÇÃO O Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 Alimentos Para o Brasil vem consolidar mais de uma década de políticas públicas que melhoram a vida de quem vive no Brasil Rural.

Leia mais

Feiras livres da agricultura familiar

Feiras livres da agricultura familiar Feiras livres da agricultura familiar FEIRAS LIVRES DA AGRICULTURA FAMILIAR Tradicionalmente, a Emater MG tem participação efetiva na organização e implantação dessas feiras no Estado, desenvolvendo ações,

Leia mais

Políticas Públicas operadas pela EMATER/RS-ASCAR no RS

Políticas Públicas operadas pela EMATER/RS-ASCAR no RS Políticas Públicas operadas pela EMATER/RS-ASCAR no RS Crédito Rural - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - (Pronaf) Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) Assistência Técnica

Leia mais

Assistência Técnica e Extensão Rural

Assistência Técnica e Extensão Rural Assistência Técnica e Extensão Rural A EXTENSÃO RURAL CONTEMPORÂNEA DA CEPLAC Concepção, Estrutura e Projetos Sergio Murilo Correia Menezes Ceplac / Cenex Base - Fundamentos ANATER Agenda Estratégica da

Leia mais

Ações para o turismo de base comunitária na contenção da degradação do Pantanal

Ações para o turismo de base comunitária na contenção da degradação do Pantanal Ações para o turismo de base comunitária na contenção da degradação do Pantanal TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO - IMAGENS Abril de 2011 DETALHAMENTO DO TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

Banco do Nordeste Apoio à Agricultura Familiar

Banco do Nordeste Apoio à Agricultura Familiar Banco do Nordeste Apoio à Agricultura Familiar Programa Nacional de Fortalecimento Da Agricultura Familiar OBJETIVO Fortalecer a agricultura familiar, mediante o financiamento da infra-estrutura de produção

Leia mais

Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará

Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará Capítulo do Livro: Série Integração, Transformação e Desenvolvimento: Áreas Protegidas e Biodiversidade Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro. 2012. Planejamento Turístico para

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 072-MA

FICHA PROJETO - nº 072-MA FICHA PROJETO - nº 072-MA Mata Atlântica Grande Projeto TÍTULO: Vereda do Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de Canoas: um Projeto Demonstrativo da Conservação da Mata Atlântica. 2) MUNICÍPIOS DE

Leia mais

ENCONTRO E PROSA PARA MELHORIA DE PASTAGENS: SISTEMAS SILVIPASTORIS

ENCONTRO E PROSA PARA MELHORIA DE PASTAGENS: SISTEMAS SILVIPASTORIS ENCONTRO E PROSA PARA MELHORIA DE PASTAGENS: SISTEMAS SILVIPASTORIS 10 DE DEZEMBRO DE 2013 REALIZAÇÃO: CATI SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO E SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE GOVERNO DO ESTADO DE

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

SEMINÁRIO. Agricultura Familiar no Amazonas: Desafios para Inovação e Sustentabilidade. 25 a 27 de novembro de 2014. Felipe Santos da Rosa

SEMINÁRIO. Agricultura Familiar no Amazonas: Desafios para Inovação e Sustentabilidade. 25 a 27 de novembro de 2014. Felipe Santos da Rosa SEMINÁRIO Agricultura Familiar no Amazonas: Desafios para Inovação e Sustentabilidade 25 a 27 de novembro de 2014 Felipe Santos da Rosa APRESENTAÇÃO A agropecuária do Estado do Amazonas é desenvolvida

Leia mais

Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na

Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na ampliação do número de terminais portuários, rodovias, ferrovias

Leia mais

DECRETO N 037/2014. O Prefeito Municipal de Santa Teresa Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

DECRETO N 037/2014. O Prefeito Municipal de Santa Teresa Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, DECRETO N 037/2014 Regulamenta aplicação das Instruções Normativas SDE Nº 01/2014 a 02/2014, que dispõem sobre as Rotinas e Procedimentos do Sistema de Desenvolvimento Econômico a serem observados no âmbito

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 21.1 Conteúdo. Região Sudeste

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 21.1 Conteúdo. Região Sudeste CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 21.1 Conteúdo Região Sudeste 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Leia mais

Estratégias de ação vinculadas ao manejo da agrobiodiversidade com enfoque agroecológico visando a sustentabilidade de comunidades rurais

Estratégias de ação vinculadas ao manejo da agrobiodiversidade com enfoque agroecológico visando a sustentabilidade de comunidades rurais Estratégias de ação vinculadas ao manejo da agrobiodiversidade com enfoque agroecológico visando a sustentabilidade de comunidades rurais O desenvolvimento das ações em diferentes projetos poderão identificar

Leia mais

PROGRAMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA PECUÁRIA DE LEITE EM JARU. Prefeitura Municipal de Jaru Embrapa Rondônia

PROGRAMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA PECUÁRIA DE LEITE EM JARU. Prefeitura Municipal de Jaru Embrapa Rondônia PROGRAMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA PECUÁRIA DE LEITE EM JARU Prefeitura Municipal de Jaru Embrapa Rondônia 81 81 83 72 88 68 Figura 1. Percentual de estabelecimentos de agricultura familiar nas regiões

Leia mais

Embrapa elabora estudo sobre gestão ambiental de estabelecimentos rurais na APA da Barra do Rio Mamanguape (PB)

Embrapa elabora estudo sobre gestão ambiental de estabelecimentos rurais na APA da Barra do Rio Mamanguape (PB) Embrapa elabora estudo sobre gestão ambiental de estabelecimentos rurais na APA da Barra do Rio Mamanguape (PB) Geraldo Stachetti Rodrigues Maria Cristina Tordin Jaguariúna, junho 2005. A equipe de pesquisadores

Leia mais

PAUTA UNITÁRIA DOS MOVIMENTOS SINDICAIS E SOCIAIS DO CAMPO

PAUTA UNITÁRIA DOS MOVIMENTOS SINDICAIS E SOCIAIS DO CAMPO PAUTA UNITÁRIA DOS MOVIMENTOS SINDICAIS E SOCIAIS DO CAMPO São Paulo, 12 de março de 2015. No consenso de nossas concepções, dos movimentos sociais do campo e das florestas, inclusive pactuadas no Encontro

Leia mais

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R:

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R: Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 6 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 6 1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão

Leia mais

VENDA NOVA DO IMIGRANTE

VENDA NOVA DO IMIGRANTE PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PROATER 2011-2013 VENDA NOVA DO IMIGRANTE http://www.vendanova.es.gov.br/images/morfeoshow/fotos_do_mun-1728/big/vendanova-1.jpg PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO

Leia mais

O papel da agricultura familiar no desenvolvimento rural sustentável nos próximos 10 anos. Carlos Mielitz PGDR-UFRGS

O papel da agricultura familiar no desenvolvimento rural sustentável nos próximos 10 anos. Carlos Mielitz PGDR-UFRGS O papel da agricultura familiar no desenvolvimento rural sustentável nos próximos 10 anos Carlos Mielitz PGDR-UFRGS ANTECEDENTES E TRAJETÓRIA RECENTE DA AGRICULTURA FAMILIAR - PÓS 1964, Projeto Nacional,

Leia mais

Coordenação: Profª. Alexandra Filipak IFSP Matão e Profª. Drª. Sany Spínola Aleixo UNIRP Centro Universitário de São José do Rio Preto.

Coordenação: Profª. Alexandra Filipak IFSP Matão e Profª. Drª. Sany Spínola Aleixo UNIRP Centro Universitário de São José do Rio Preto. Atividades desenvolvidas a partir do Projeto: As mulheres rurais e a agroecologia na Região Sudeste: tecnologias para autonomia econômica, segurança alimentar e conservação da biodiversidade IFSP Campus

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DA TERRA INDIGENA SETE DE SETEMBRO EM CACOAL-RONDÔNIA-BRASIL. PAITER X PROJETO REDD+

PLANO DE GESTÃO DA TERRA INDIGENA SETE DE SETEMBRO EM CACOAL-RONDÔNIA-BRASIL. PAITER X PROJETO REDD+ PLANO DE GESTÃO DA TERRA INDIGENA SETE DE SETEMBRO EM CACOAL-RONDÔNIA-BRASIL. PAITER X PROJETO REDD+ GASODÁ SURUI TURISMOLOGO E COORDENADOR DE CULTURA PAITER NA ASSOCIAÇÃO METAREILA DO POVO INDIGENA SURUI.

Leia mais

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: TURISMO DE EXCELÊNCIA

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: TURISMO DE EXCELÊNCIA Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Vencedores Estaduais na categoria Promoção do turismo de excelência CATEGORIA: TURISMO DE EXCELÊNCIA Município de Nova Friburgo RJ Vencedores do 4º

Leia mais

TRABALHOS EXITOSOS EM ATER - 2014 EXTENSÃO RURAL ORGANIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

TRABALHOS EXITOSOS EM ATER - 2014 EXTENSÃO RURAL ORGANIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL TRABALHOS EXITOSOS EM ATER - 2014 EXTENSÃO RURAL ORGANIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL ESCADA, 2014 EXTENSÃO RURAL CONSTRUIR UM SONHO E LUTAR POR ELE Regional : Palmares PE Municipio: Escada Comunidades: Sitio

Leia mais

3 -Objetivos Específicos

3 -Objetivos Específicos 2014 1 Conceito O Dia C Dia de Cooperar é uma iniciativa do Sistema OCEMG que com o apoio e a participação efetiva das cooperativas de Minas gerais, buscarão desenvolver em suas localidades, um elenco

Leia mais

CRIAÇÃO DE COOPERATIVAS ORGÂNICAS NA AMAZÔNIA E ACESSO A MERCADOS DIFERENCIADOS

CRIAÇÃO DE COOPERATIVAS ORGÂNICAS NA AMAZÔNIA E ACESSO A MERCADOS DIFERENCIADOS CRIAÇÃO DE COOPERATIVAS ORGÂNICAS NA AMAZÔNIA E ACESSO A MERCADOS DIFERENCIADOS O Território da Transamazônica O Papel da Fundação Viver, Produzir e Preservar NOSSA MISSÃO: Contribuir para as Políticas

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

CATEGORIA DE BOA PRÁTICA:

CATEGORIA DE BOA PRÁTICA: Nome: Centro de Assessoria do Assuruá- CAA Endereço: Rua Itália, nº 349, Bairro Fórum, CEP 44.900-000- Irecê Bahia. Tel: 74 36411483 Executora da chamada pública de Ater ( x ) Chamada Pública 000087/12

Leia mais

DIÁLOGOS SOBRE O DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO NO BRASIL. (Pesquisa qualitativa -- RESUMO)

DIÁLOGOS SOBRE O DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO NO BRASIL. (Pesquisa qualitativa -- RESUMO) DIÁLOGOS SOBRE O DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO NO BRASIL (Pesquisa qualitativa -- RESUMO) Realização: Ibase, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) Objetivos da Pesquisa: Os Diálogos sobre

Leia mais

FOCOS DE ATUAÇÃO. Tema 8. Expansão da base industrial

FOCOS DE ATUAÇÃO. Tema 8. Expansão da base industrial FOCOS DE ATUAÇÃO Tema 8. Expansão da base industrial Para crescer, a indústria capixaba tem um foco de atuação que pode lhe garantir um futuro promissor: fortalecer as micro, pequenas e médias indústrias,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SE É DESENVOLVIMENTO É PRIORIDADE DO SEBRAE LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA REGULAMENTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA LG REGULAMENTADA LG REGULAMENTADA

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

O MATOPIBA e o desenvolvimento "destrutivista" do Cerrado

O MATOPIBA e o desenvolvimento destrutivista do Cerrado O MATOPIBA e o desenvolvimento "destrutivista" do Cerrado Paulo Rogerio Gonçalves* No dia seis de maio de 2015 o decreto n. 8447 cria o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba e seu comitê gestor.

Leia mais

PROPOSTAS DO III SEMINARIO SUL BRASILEIRO DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL GRUPO DE TRABALHO PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA O TURISMO RURAL

PROPOSTAS DO III SEMINARIO SUL BRASILEIRO DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL GRUPO DE TRABALHO PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA O TURISMO RURAL O Seminário Sul Brasileiro vem sendo organizado desde 2005, como um evento paralelo a Suinofest, festa gastronômica de derivados da carne suína, por um grupo formado pela UERGS, ACI-E, EMATER e Secretaria

Leia mais

Projeto aposta no cultivo da seringueira em consorcio com pupunha como fonte de renda e sustentabilidade

Projeto aposta no cultivo da seringueira em consorcio com pupunha como fonte de renda e sustentabilidade Projeto aposta no cultivo da seringueira em consorcio com pupunha como fonte de renda e sustentabilidade De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apenas os estados de

Leia mais

Desenvolvimento Rural Sustentável na Abordagem Territorial. Alexandre da Silva Santos Consultor da SDT/MDA Balneário Camboriu, Novembro de 2011

Desenvolvimento Rural Sustentável na Abordagem Territorial. Alexandre da Silva Santos Consultor da SDT/MDA Balneário Camboriu, Novembro de 2011 Desenvolvimento Rural Sustentável na Abordagem Territorial Alexandre da Silva Santos Consultor da SDT/MDA Balneário Camboriu, Novembro de 2011 Apresentação: Território Rural de Identidade; Programa Territórios

Leia mais

La Experiencia del PRONAF Eco Dendê en Brasil

La Experiencia del PRONAF Eco Dendê en Brasil La Experiencia del PRONAF Eco Dendê en Brasil Taller sobre el Acceso a Créditos para la Agricultura Familiar en América Latina - Cadena Productiva de Palma Bogotá Colombia Junio 2015 O MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO

CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO Por que é importante dar preferência aos produtos orgânicos? Os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia e, portanto, buscam

Leia mais

Atlas Digital de MINAS GERAIS 1 de 18

Atlas Digital de MINAS GERAIS 1 de 18 Atlas Digital de MINAS GERAIS 1 de 18 Características Agropecuárias A sociedade brasileira viveu no século XX uma transformação socioeconômica e cultural passando de uma sociedade agrária para uma sociedade

Leia mais

FICHA PROJETO - nº383-mapp

FICHA PROJETO - nº383-mapp FICHA PROJETO - nº383-mapp Mata Atlântica Pequeno Projeto 1) TÍTULO: Restauração da Região Serrana RJ: assistência técnica para consolidar uma rede de produtores rurais e viveiros comunitários. 2) MUNICÍPIOS

Leia mais

Ações de Educação Ambiental do INEA com foco em recursos hídricos. Gerência de Educação Ambiental (GEAM/DIGAT/INEA)

Ações de Educação Ambiental do INEA com foco em recursos hídricos. Gerência de Educação Ambiental (GEAM/DIGAT/INEA) Ações de Educação Ambiental do INEA com foco em recursos hídricos Gerência de Educação Ambiental (GEAM/DIGAT/INEA) Ações: Agenda Água na Escola (SEA); Cartilha de atividades de sensibilização, pesquisa

Leia mais

Departamento de Geração de Renda e

Departamento de Geração de Renda e Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor - DGRAV ESTRUTURA DO MDA Gabinete do Ministro Secretaria Executiva Secretaria da Agricultura Familiar SAF Secretaria de Reordenamento Agrário - SRA

Leia mais

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Região Norte 1. Qual a diferença entre região Norte, Amazônia Legal e Amazônia Internacional? A região Norte é um conjunto de 7 estados e estes estados

Leia mais

A REPRESA CAIGUAVA E OS INDIOS GUARANI DA ALDEIA ARAÇA-I. Mario Sergio Michaliszyn Antropólogo Universidade Positivo

A REPRESA CAIGUAVA E OS INDIOS GUARANI DA ALDEIA ARAÇA-I. Mario Sergio Michaliszyn Antropólogo Universidade Positivo A REPRESA CAIGUAVA E OS INDIOS GUARANI DA ALDEIA ARAÇA-I Mario Sergio Michaliszyn Antropólogo Universidade Positivo Áreas de Proteção Ambiental APAs OBJETIVOS: Conciliar o desenvolvimento econômico e a

Leia mais

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista A agropecuária É uma atividade primária; É obtida de forma muito heterogênea no mundo países desenvolvidos com agricultura moderna, e países

Leia mais

1. Seu município enfrenta problemas com a seca? 44 Sim... 86% 7 Não... 14%

1. Seu município enfrenta problemas com a seca? 44 Sim... 86% 7 Não... 14% O CASO DE SERGIPE O Estado de Sergipe tem uma área territorial de pouco mais de 21 mil de km² e é o menor estado brasileiro em dimensões territoriais, correspondente a 0,26% do tamanho do Brasil, e 1,42%

Leia mais

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA AS ÁGUAS DE SUPERFÍCIE Os rios são cursos naturais de água doce. Eles podem se originar a partir do derretimento de neve e de geleiras, de um lago ou das águas das

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 172 MA

FICHA PROJETO - nº 172 MA FICHA PROJETO - nº 172 MA Mata Atlântica Pequeno Projeto 1) TÍTULO: Morro do Caçador Uma Proposta de Unidade de Conservação. 2) MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO DO PROJETO: Florianópolis, Ilha de Santa Catarina.

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação da criança e do adolescente, os dados de seu município, os resultados da

Leia mais

PROJETO ALTERNATIVO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO - PADRSS

PROJETO ALTERNATIVO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO - PADRSS SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG - 1 PROJETO ALTERNATIVO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO - PADRSS SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para promover estudos, formular proposições e apoiar as Unidades

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

agricultura familiar

agricultura familiar saúde A importância da agricultura familiar na merenda escolar Iniciativas em Santa Rosa do Viterbo são exemplos de sucesso Por Danielle Lautenschlaeger Inúmeras famílias brasileiras ainda obtêm sua renda

Leia mais

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 O Diretor Geral do Câmpus Juiz de Fora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), no uso de suas atribuições

Leia mais

CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA INTEGRADA ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS - Brasil Sem Miséria (BSM) e Programa de Aquisição de Alimento (PAA): A EXPERIÊNCIA DE UMA

CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA INTEGRADA ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS - Brasil Sem Miséria (BSM) e Programa de Aquisição de Alimento (PAA): A EXPERIÊNCIA DE UMA CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA INTEGRADA ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS - Brasil Sem Miséria (BSM) e Programa de Aquisição de Alimento (PAA): A EXPERIÊNCIA DE UMA FAMÍLIA SERRATALHADENSE. Serra Talhada, 2014 CRIAÇÃO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Brasília/DF com disponibilidade para viagens em todo o território nacional.

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Brasília/DF com disponibilidade para viagens em todo o território nacional. TERMO DE REFERÊNCIA Denominação: Consultor(a) especializado(a) para atuação na área de suporte técnico e avaliação das políticas de fortalecimento da agricultura familiar, com enfoque nos princípios da

Leia mais

Estratégias para a implantação do T&V

Estratégias para a implantação do T&V 64 Embrapa Soja, Documentos, 288 Estratégias para a implantação do T&V Lineu Alberto Domit 1 A estratégia de ação proposta está baseada na experiência acumulada na implantação do sistema T&V no estado

Leia mais

PROJETO TÉCNICO SAF/ATER 120/2010. PROJETO ATER - DESENVOLVIMENTO Rural Inclusivo e Sustentável Região da Grande Dourados, MS

PROJETO TÉCNICO SAF/ATER 120/2010. PROJETO ATER - DESENVOLVIMENTO Rural Inclusivo e Sustentável Região da Grande Dourados, MS PROJETO TÉCNICO SAF/ATER 120/2010 PROJETO ATER - DESENVOLVIMENTO Rural Inclusivo e Sustentável Região da Grande Dourados, MS Propósito da Coopaer Identificar problemas oriundos da Cadeia produtiva leite;

Leia mais

Saneamento Cachoeira Alta - GO

Saneamento Cachoeira Alta - GO ANEXO III INFORMAÇÕES PRELIMINARES DO MUNICÍPIO E DO PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL Nome do Município/UF Cachoeira Alta- GO População 10.553habitantes Caracterização do sistema de saneamento Breve descrição

Leia mais

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano **

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano ** AVALIAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO ECOTURISMO NO CAMINHO DO MAR PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR NÚCLEO ITUTINGA PILÕES Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos

Leia mais

1. Apresentação. 2. Pontos Fixos de Comercialização Solidária

1. Apresentação. 2. Pontos Fixos de Comercialização Solidária Edital de Seleção de Pontos Fixos de Comercialização Solidária Candidatos para Participar da Rede Brasileira de Comercialização Solidária - Rede Comsol (Edital - Ubee/Ims N. 01/2014) 1. Apresentação A

Leia mais

55% da população mundial vive em zonas rurais. 70% da população mundial muito pobre é rural. 1,4 bilhão vive com menos de U$ 1,25/ dia

55% da população mundial vive em zonas rurais. 70% da população mundial muito pobre é rural. 1,4 bilhão vive com menos de U$ 1,25/ dia A pobreza rural 55% da população mundial vive em zonas rurais 70% da população mundial muito pobre é rural 1,4 bilhão vive com menos de U$ 1,25/ dia 1,0 bilhão passa fome 80% dos lugares mais pobres dependem

Leia mais

PÓL Ó O L O DE E UVA V DE E ME M S E A E E VI V N I HO NO O ES E T S A T DO DO ES E P S ÍR Í IT I O O SAN A TO T

PÓL Ó O L O DE E UVA V DE E ME M S E A E E VI V N I HO NO O ES E T S A T DO DO ES E P S ÍR Í IT I O O SAN A TO T PÓLO DE UVA DE MESA E VINHO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Pólo de Uva de Mesa e Vinho no Estado do Espírito Santo IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E SOCIAL IMPORTÂNCIA ECONÔMICA SOCIAL Transformar o Estado do Espírito

Leia mais

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014 NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PARCERIA MDA / CNPq Brasília, 13 de maio de 2014 A política de desenvolvimento territorial Desde 2004 a SDT implementa a estratégia de desenvolvimento

Leia mais

INSTITUIÇÃO EXECUTORA:

INSTITUIÇÃO EXECUTORA: FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO ESTADO DE MATO GROSSO 30 ANOS RELATÓRIO DO PROJETO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO ALGODÃO PARA AGRICULTORES FAMILIARES DE MATO GROSSO Relatório

Leia mais

IMPORTÂNCIA DAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO

IMPORTÂNCIA DAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO Excelentíssimo Senhor GILBERTO JOSÉ SPIER VARGAS MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - MDA Esplanada dos Ministérios Bloco A, 8º Andar Brasília - DF Assunto: Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 075-MA

FICHA PROJETO - nº 075-MA FICHA PROJETO - nº 075-MA Mata Atlântica Grande Projeto 1) TÍTULO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM BIODIVERSIDADE DA SERRA DOS ÓRGÃOS: UMA ALIANÇA ENTRE EDUCAÇÃO, TURISMO E CONSERVAÇÃO. 2) MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO, FUNCIONAMIENTO E RESULTADOS DA REAF

CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO, FUNCIONAMIENTO E RESULTADOS DA REAF CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO, FUNCIONAMIENTO E RESULTADOS DA REAF CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO DA REAF A REAF é um órgão assessor especializado do Grupo Mercado Comum (GMC), principal órgão executivo do MERCOSUL e do Conselho

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO ABRIL / 2005 Apresentação SMPDSE SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

UFSC. Resposta: 01 + 02 = 03. Comentário

UFSC. Resposta: 01 + 02 = 03. Comentário Resposta: 01 + 02 = 03 01. Correta. 04. Incorreta. O número de trabalhadores no setor primário, principalmente na agropecuária, continuou diminuindo devido à automação. O aumento ocorreu no setor de serviço.

Leia mais

PMS-MT Cartilha. Breve histórico e Abrangência Objetivos gerais e benefícios esperados Componentes. Governança Funcionamento do Programa

PMS-MT Cartilha. Breve histórico e Abrangência Objetivos gerais e benefícios esperados Componentes. Governança Funcionamento do Programa PMS-MT Cartilha Breve histórico e Abrangência Objetivos gerais e benefícios esperados Componentes Fortalecimento da gestão ambiental municipal Contexto e benefícios Tarefas Regularização ambiental e fundiária

Leia mais

DILMA ROUSSEFF Presidenta da República. PATRUS ANANIAS Ministro do Desenvolvimento Agrário

DILMA ROUSSEFF Presidenta da República. PATRUS ANANIAS Ministro do Desenvolvimento Agrário DILMA ROUSSEFF Presidenta da República PATRUS ANANIAS Ministro do Desenvolvimento Agrário MARIA FERNANDA RAMOS COELHO Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário MARIA LÚCIA DE OLIVEIRA

Leia mais

Prova bimestral 5 o ano 2 o Bimestre

Prova bimestral 5 o ano 2 o Bimestre Prova bimestral 5 o ano 2 o Bimestre geografia Escola: Nome: Data: / / Turma: Leia o trecho da letra da música abaixo e, em seguida, responda às questões. [...] Eu já cantei no Pará Toquei sanfona em Belém

Leia mais

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DO ESTADO DA BAHIA. Banco Mundial

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DO ESTADO DA BAHIA. Banco Mundial PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DO ESTADO DA BAHIA POR QUE O PROJETO Decisão Estratégica do Governo do Estado da Bahia Necessidade de avançar na erradicação da pobreza rural Existência de

Leia mais

Cadeia Produtiva do Leite. Médio Integrado em Agroindústria

Cadeia Produtiva do Leite. Médio Integrado em Agroindústria Médio Integrado em Agroindústria A importância da cadeia do leite A cadeia do leite e de seus derivados desempenha papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda, se igualando

Leia mais

Desenvolvimento da Agricultura Irrigada no Brasil, sob Cenários Sustentáveis (PCT BRA/IICA/08/002)

Desenvolvimento da Agricultura Irrigada no Brasil, sob Cenários Sustentáveis (PCT BRA/IICA/08/002) Desenvolvimento da Agricultura Irrigada no Brasil, sob Cenários Sustentáveis (PCT BRA/IICA/08/002) Data do Início: 01/01/2008 Data do Término: 31/12/2011 Valor: R$ 21.000.000,00 Objetivo: Desenvolvimento

Leia mais

PROJETO DE LEI N o 1.847, DE 2003

PROJETO DE LEI N o 1.847, DE 2003 COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N o 1.847, DE 2003 Institui o Programa Nacional de Apoio aos Produtos Nativos do Cerrado e dá outras providências. Autor: Deputado

Leia mais

7. Atividades realizadas pelo projeto no contexto da cooperação com o Funbio. 7.1. Palestras e oficina

7. Atividades realizadas pelo projeto no contexto da cooperação com o Funbio. 7.1. Palestras e oficina 7. Atividades realizadas pelo projeto no contexto da cooperação com o Funbio As atividades do projeto abaixo indicadas são financiadas exclusivamente pelo TFCA/Funbio, sendo que aquelas referentes ao planejamento

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli)

REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli) 1 REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli) Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo sugerindo à Agência Nacional de Águas que determine às empresas concessionárias deste serviço a divulgação em suas

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS DA AGRICULTURA FAMILIAR RURAL DO PARANÁ

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS DA AGRICULTURA FAMILIAR RURAL DO PARANÁ DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS DA AGRICULTURA FAMILIAR RURAL DO PARANÁ Área Temática: Tecnologia e Produção Júlio Cesar Damasceno (Coordenador da ação de Extensão) Júlio Cesar

Leia mais

ANÁLISE DAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS SUSTENTÁVEIS UTILIZADAS POR COMERCIANTES DA FEIRA DO PRODUTOR FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL-RS.

ANÁLISE DAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS SUSTENTÁVEIS UTILIZADAS POR COMERCIANTES DA FEIRA DO PRODUTOR FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL-RS. ANÁLISE DAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS SUSTENTÁVEIS UTILIZADAS POR COMERCIANTES DA FEIRA DO PRODUTOR FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL-RS. Graciela Rodrigues Trindade (1) Bacharel em Gestão Ambiental formada

Leia mais

7ºano 2º período vespertino 25 de abril de 2014

7ºano 2º período vespertino 25 de abril de 2014 GEOGRAFIA QUESTÃO 1 A Demografia é a ciência que estuda as características das populações humanas e exprime-se geralmente através de valores estatísticos. As características da população estudadas pela

Leia mais

Consultoria e Projetos Preparando o solo, aplicando Preparados Biodinâmicos, Produzindo as sementes e Colhendo Bons Frutos

Consultoria e Projetos Preparando o solo, aplicando Preparados Biodinâmicos, Produzindo as sementes e Colhendo Bons Frutos Consultoria e Projetos Preparando o solo, aplicando Preparados Biodinâmicos, Produzindo as sementes e Colhendo Bons Frutos Projeto MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 7 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Complete o quadro com as características dos tipos de clima da região Nordeste. Tipo de clima Área de ocorrência Características

Leia mais

SÍNTESE BARRA DO GARÇAS RP IV

SÍNTESE BARRA DO GARÇAS RP IV SÍNTESE BARRA DO GARÇAS RP IV Realizar projetos para destinação de resíduos sólidos * Meio Ambiente Desenvolver programas de educação ambiental Apresentar pequenos e médios projetos de recuperação (seqüestro

Leia mais