DAIANE INÊS LOSSO MÚSICA E LITERATURA: CONTATOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DAIANE INÊS LOSSO MÚSICA E LITERATURA: CONTATOS"

Transcrição

1 DAIANE INÊS LOSSO MÚSICA E LITERATURA: CONTATOS Criciúma, 2005

2 1 DAIANE INÊS LOSSO MÚSICA E LITERATURA: CONTATOS Monografia apresentada à Diretoria de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC, para a obtenção do título de especialista em Língua Portuguesa: Fenômeno Sóciopolítico. Orientador: Profa. MSC Fátima Regina da Rosa. Criciúma, 2005

3 2 RESUMO O presente trabalho tem como tema Música e Literatura : contatos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se propõe a apontar os aspectos que a literatura e a música têm em comum. Ele apresenta noções gerais sobre literatura, música e os gêneros literários (que também podem ser aplicados à música), dando ênfase ao gênero épico e seus personagens mitológicos. Também menciona algumas epopéias famosas baseadas na mitologia e a importância dos mitos para o ser humano ao longo dos séculos. Em seu desenvolvimento, ainda faz uma reconstrução histórica sobre a música, seu surgimento, sua importância, destacando a música popular brasileira e sua evolução até os dias atuais. Ao final, analisa letras de composições musicais brasileiras, relacionando-as com a mitologia e também com os recursos de linguagem, tão usados por poetas e compositores para despertar o prazer estético nos receptores. Palavras-chave: Literatura. Música. Mitologia. Conotação.

4 3 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO CONTATOS ENTRE LITERATURA E MÚSICA Gênero lírico Gênero épico As epopéias de Homero O MITO E SUAS RELAÇÕES O mito e a religiosidade O mito e a linguagem O mito e o psicológico O mito e a história O mito e a arte Mitos gregos Epopéias MÚSICA História da música A importância da música Tipos de música A evolução da música brasileira Os gêneros musicais e os mitos ANÁLISE DAS MÚSICAS O mito da beleza feminina O mito da fragilidade feminina O mito da auto-superação O mito do amor não correspondido CONSIDERAÇÕES FINAIS...44 REFERÊNCIAS...47 ANEXOS...48

5 4 1 INTRODUÇÃO A palavra Literatura abrange um sentido muito amplo; assim, torna-se difícil defini-la. Muitos estudiosos já tentaram limitar o seu significado em apenas um conceito, porém sem sucesso. Um dos conceitos mais usados sobre Literatura é o seguinte: Literatura é ficção; é a invenção ou recriação de uma realidade, através de palavras. (FARACO, & MOURA:1996,p. 92 ) A palavra é a matéria-prima da Literatura, porém, esta transcende o arranjo sintático das palavras e recria a linguagem para recriar a realidade. O escritor é um cidadão, um homem comum que se traduz em palavras. Ele se apodera dessas palavras para exprimir seus sentimentos e os sentimentos do mundo e as transforma em arte. O texto literário é o resultado de um processo de escolha e arranjo das palavras, de tal forma que elas provoquem alguma sensação em quem as lê.essa sensação é a emoção despertada pelo prazer estético. No texto literário, as palavras não têm sentido frio, impessoal, pelo contrário, são carregadas de significado, têm o seu sentido alterado de propósito e são passíveis de mais de uma interpretação. Num outro conceito, encontrado no Dicionário Aurélio: a literatura é qualquer dos usos estéticos da linguagem. E linguagem é toda forma de expressão: pela palavra, pela cor, pela imagem, pelos sons... E todas essas formas de expressão são arte: a literatura é a arte da palavra; a pintura a arte das cores; a escultura das imagens; a música dos sons e ritmos.

6 5 Aliás, a literatura e a música são artes muito aparentadas, uma vez que, hoje, a música deixou de ser apenas som, ritmo, e incorporou as palavras e os recursos conotativos da linguagem (pelo menos a maioria delas), e a literatura, na poesia principalmente, explora o ritmo e a sonoridade das palavras. As duas artes, como forma de o ser humano expressar sua realidade, ainda comungam a abordagem de temas universais. Assim, exploram a mitologia com bastante ênfase, uma vez que, através dos mitos (ou do sobrenatural), tentamos explicar os principais acontecimentos da vida: nossas origens, nosso mundo, nossa evolução e refletir sobre nossa existência.

7 6 2 CONTATOS ENTRE LITERATURA E MÚSICA A música, o ritmo, desde os tempos do homem antigo, já serviam como uma maneira do ser humano expressar seus sentimentos: tristeza, alegria, agradecimento.entre os vestígios remanescentes das grandes civilizações da antiguidade, foram encontrados testemunhos escritos em registros pictóricos e escultóricos de instrumentos musicais e de danças acompanhadas por música. (Barsa, vol.10, p.211) A música é, segundo o mestre Buarque: Arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido. Com a invenção da palavra, o homem deu um enorme passo em direção ao progresso, mas percebeu que a linguagem verbal, no seu cotidiano, tornou-se um ato mecânico, com a intenção de apenas informar... Foi então que surgiu a literatura, como um novo universo das palavras,com a intenção de renomear as coisas, despertando a curiosidade, a imaginação, a reinterpretação dos fatos, ou seja, uma maneira diferente de dizer, de informar os fatos, uma vez que o artista da palavra pode inventar, criar novos significados mais amplos do que os usuais. A informação do texto literário está não só no que é dito, mas no como é dito. A literatura informa tanto a forma quanto o conteúdo. (...) É claro que a palavra não foi criada para cantar, mas para comunicar. Mas no discurso poético, as palavras são consideradas como objetos (sensíveis), não apenas como instrumentos de comunicação. No discurso poético,as palavras valem por si mesmas. ( Rogel:1985, p.39-40) Assim como a literatura, a música tem o interesse de despertar os sentidos, a emoção, então ela também faz uso de metáforas, comparações, sinestesias...enfim, as figuras de linguagem que conhecemos e passou a explorar a sonoridade das palavras.

8 7 A filosofia da arte comumente afirma que toda arte aspira a atingir a condição de música. Por outro lado, poder-se-ia também afirmar que a música aspira à condição de todas as artes. (Telênia Hill. Manual de teoria literária, p.124), principalmente a de literatura, pois ambas exploram o significado, o ritmo e a rima das palavras. final dos versos: No trecho da canção Cálice, Chico Buarque explora a rima interna e no Como é difícil acordar calado Se na calada da noite eu me dano Quero lançar um grito desumano Que é uma maneira de ser escutado. E, neste trecho de Violões que choram...de Cruz e Souza, observa-se a musicalidade das palavras e das construções: Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas, Vagam nos velhos vórtices velozes Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas. 2.1 Gênero lírico Pode-se perceber também a influência da música na literatura, quando se estuda o gênero lírico, o mais sentimental dos gêneros. A própria palavra lírica deriva do grego lyrikós, que significa algo que concerne à lira, instrumento musical primitivo, com quatro cordas. A poesia lírica nasceu de hinos religiosos e da tradição popular. Na Antigüidade, a poesia cantada era associada aos principais atos da vida: cantigas de ninar, lamentos de pesar pela morte de alguém, cantos de pastores e hinos de vitória ou de adoração, himeneus e cantigas de amor, manifestações coletivas ou isoladas de alegria ou de tristeza, enfim, todas as nuanças da vida constituíram a matéria que deu origem ao lirismo na Grécia. [...] A lírica está associada à livre imaginação, onde a emoção supera o pensamento, daí o gênero ser essencialmente polimorfo.(hill apud Samuel: 1985, p.124).

9 8 A ode, cuja espontaneidade do sentimento e a imaginação tiveram livre curso, foi à forma lírica da Antigüidade que teve estreita relação com a música.a ode (em grego quer dizer canto ) é uma composição poética de estrofes simétricas e de caráter lírico, que, na Grécia antiga apresentava-se sob duas formas: monódica, quando cantada pelo próprio autor; e coral, quando a obra era transformada em canto coletivo. Destinado a uma celebração coletiva que incluía poesia, canto e dança, o canto coral adquiria em seus modelos originais, um caráter quase religioso. O gênero veio a exigir um poeta profissional, que se encarregava da letra, da música e da dança para cada ocasião: uma vitória, uma colheita, uma festa, um nascimento ou uma morte. O estilo lírico e o decorrer dos tempos foi desenvolvendo novas formas, entre as quais destacamos a égloga latina, o idílio, a balada, o soneto, a elegia, o rondó, etc. [...] o valor dos versos líricos está na unidade entre a significação das palavras e sua música. Aos poucos, como sabemos, os versos foram incorporando por meio do ritmo, metro, aliterações, onomatopéias, rimas internas ou em final de verso, etc, o antigo acompanhamento musical. (Aragão apud Samuel, 1985, p.62-63). Por ser um gênero mais subjetivo, que nos remete com mais profundidade à emoção, o gênero lírico aborda temas como o amor, a natureza, Deus, os mistérios da vida e da morte, geralmente os mesmos temas abordados na maioria das composições musicais. Pode-se citar como exemplos de gênero lírico o poema A estrela de Manuel Bandeira e a letra da música Caçador de mim de Sérgio Magrão e Luiz Carlos Sá, geralmente interpretada por Milton Nascimento: A estrela (Manuel Bandeira) Vi uma estrela tão alta, Vi uma estrela tão fria! Vi uma estrela luzindo Na minha vida vazia. Caçador de mim Por tanto amor, por tanta emoção, A vida me fez assim:

10 9 Doce ou atroz, manso ou feroz Eu, caçador de mim. Ao imaginar-se uma composição musical depreende-se a dinamicidade de imagens, que se deve ao ritmo, fator que harmoniza a música com as outras artes (Hill apud Samuel, 1985, p. 124), principalmente a literatura da fase do Simbolismo. O poeta simbolista quer escutar a voz misteriosa do mundo invisível e descobre que a compreensão racional não oferece o acesso mental característico da poesia. Este inefável buscado só se conseguirá captar pela música e pela linguagem poética, desde que se aproxime da expressão musical. E uma das principais características da poesia simbolista é a musicalidade da linguagem (como no trecho de Violões que choram... de Cruz e Souza), que explica muitas de suas rupturas com estruturas sintáticas e gramaticais. Todavia, além do lirismo presente na maioria das letras de músicas, muitas composições musicais exploram também o gênero épico, que se caracteriza primordialmente por ser um estilo narrativo, que descreve e exalta fatos históricos e personagens heróicos. O narrador épico se caracteriza fundamentalmente pelo seu afastamento em relação ao assunto narrado. Ao contrário do narrador lírico, ele se coloca como simples observador que não altera o seu ânimo diante do fato narrado (Aragão apud Samuel, 1985, p.66). 2.2 Gênero épico Na literatura, a maior representação do gênero épico foi a epopéia que é uma narrativa feita, essencialmente em versos; é sobretudo um canto, um poema de exaltação. A epopéia narra grandes feitos heróicos. Sua principal característica é ter

11 10 um narrador que fala sobre os acontecimentos grandiosos e heróicos da história de um povo. Um dos principais elementos da epopéia é o maravilhoso, ou seja, a ação dos deuses e de fatos sobrenaturais que se interpõem na solução de um problema. Esses textos envolvem aventuras, guerras, viagens, gestos heróicos e apresentam um tom de exaltação, isto é, de valorização de heróis e seus feitos. O herói épico é um ser superior aos meros mortais que o rodeiam. Tem qualidades físicas e caráter que o põem num plano superior ao da raça humana. Para os gregos, era o semideus. Os heróis não possuem uma iniciativa ideológica e lingüística que modifique o seu papel. São como imobilizados pelo Destino, divindade que reina absolutamente acima de qualquer outra e da qual é impossível escapar porque já determina a priori a trajetória do herói. ( Aragão apud Samuel, 1985, p. 68). Os heróis épicos são sempre seres excepcionais, que se destacam por sua nobreza ou por sua excelência nos combates, assim como por sua astúcia, religiosidade ou beleza. (Ibidem: p. 67). Por sua nobreza, pode-se citar Agamenão; por sua excelência e bravura, Aquiles; por sua astúcia, Ulisses e por sua beleza, Paris. No Canto I do poema épico Caramuru de Santa Rita Durão, pode-se perceber a exaltação do herói e de seus feitos: Caramuru Canto I De um varão em mil casos agitados, Que as praias discorrendo do Ocidente Descobriu o recôncavo afamado Da capital brasílica potente; Do filho do Trovão denominado, Que o peito domar soube à fera gente; O valor cantarei na adversa sorte, Pois só conheço herói quem nela é forte. Muitos dos poemas épicos feitos no Brasil seguiram o exemplo de Camões com sua epopéia Os Lusíadas, onde ele narra as viagens e aventuras dos portugueses e destaca sua bravura na conquista de novas terras.

12 11 Na música, um belo exemplo do gênero épico é a letra da canção O Índio de Zé Ramalho. Nessa composição musical, exalta-se o índio como herói, como um ser superior, nobre, que está acima dos meros mortais. Ela dá ênfase ao mito do bom selvagem, aquele que vive em perfeita harmonia com a natureza e o universo. O Índio Um índio descerá de uma estrela colorida brilhante De uma estrela que virá numa velocidade estonteante E pousará no coração da América num claro instante Depois de exterminada a última nação indígena E o espírito dos pássaros, das fontes, de água límpida Mais avançado que a mais avançada das tecnologias Virá, impávido que nem Muhammad Ali Virá que eu vi, apaixonadamente como Peri Virá que eu vi, tranqüilo e infalível como Bruce Lee Virá que eu vi, o axé do afoxé Filhos de Gandhi Virá Um índio preservado em pleno corpo físico Em todo sólido, todo gás e todo líquido Em átomos, palavras, alma, cor, em gesto, em cheiro Em sombra, em luz, em som, magnífico Num ponto eqüidistante entre o Atlântico e o Pacífico Do objeto sim, resplandecente, descerá o índio E as coisas que eu sei que ele dirá, fará, não sei dizer Assim de um modo explícito Virá...[...] E aquilo que nesse momento se revelará aos povos Surpreenderá a todos não por ser exótico Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto Quando terá sido o óbvio. 2.3 As epopéias de Homero Outras epopéias famosas que podemos citar são Ilíada e Odisséia do poeta grego Homero. E apesar dessas epopéias terem sido escritas na Antigüidade, elas são ainda muito conhecidas no início do século XXI.

13 12 Homero é um poeta genial e a obra-de-arte possui suas exigências internas, não correspondendo muitas vezes com relatos históricos. Os poemas homéricos como Ilíada e Odisséia foram compostos ou ao menos reunidos, após existirem como tradição oral, portanto poderem ter sido alterados, vários séculos após os acontecimentos neles relatados. Na ilíada, o maior dos poetas épicos rememora os tempos heróicos da Guerra de Tróia, a dimensão do mundo aqueu, que se estende, ao norte desde a Tessália até o extremo sul do Peloponeso. Logo no início do poema Ilíada, I,7, aparece Agamêmnon, rei de Micenas, que é chamado ánaks andrôn, o rei dos heróis, o que deixa claro ser ele o chefe supremo dos reis aqueus confederados contra Tróia. Quando o príncipe troiano Páris raptou Helena, Menelau, a quem ela escolhera por marido, pediu auxílio a seu irmão Agamêmnon, o poderoso rei, que também estava ligado a Menelau por juramento. Agamêmnon foi escolhido comandante supremo da armada aquéia. Convocados os demais reis ligados por juramento a Menelau, formou-se o núcleo da grande armada destinada a vingar o rapto de Helena e atacar Tróia, para onde Páris levara a princesa. Nove anos de luta diante da cidade de Príamo já se haviam passado, quando surgiu grave discórdia entre Agamêmnon e o principal herói aqueu, Aquiles. É que ambos, tendo participado de diversas expedições de pilhagem contra cidades vizinhas lograram se apossar de duas jovens: Briseida e Criseida. Briseida tornou-se escrava de Aquiles e Criseida de Agamêmnon. Porém, o pai de Criseida, que era amigo de Aquiles, pediu que este interferisse ; assim Aquiles e Agamêmnon tiveram séria discussão e cortaram relações.

14 13 A Ilíada relata apenas o nono ano da Guerra de Tróia, ou seja, a partir da briga entre Aquiles e Agamêmnon e a ira de Aquiles contra Heitor, príncipe troiano e irmão de Páris, uma vez que este havia matado seu melhor amigo Pátroclo. O poema termina com os funerais de Heitor, porém Tróia continua de pé. Cercada por uma forte muralha, a cidade de Tróia era opulenta e prosperava graças à fertilidade de seu solo, na pecuária e na criação de cavalos. Os Troianos são chamados comumente por Homero de domadores de cavalo. No último verso da Ilíada, o maior herói troiano recebe este epíteto: _Assim, eles (os Troianos) fizeram os funerais de Heitor, domador de cavalos. (Ilíada, XXIX, 804) (Brandão,1993, p.123). A Odisséia é o poema de Homero que narra o regresso de Ulisses, um dos reis que ajudaram Agamêmnon, após os dez anos da longa e sangrenta Guerra de Tróia, para sua pátria, Ítaca, sua mulher, Penélope, e seu filho Telêmaco. A temática desse poema é diferente: é o canto de regresso do esposo ao lar e da nostalgia da paz. Daremos maior ênfase às epopéias de Homero, uma vez que seus heróis e heroínas tornaram-se, através dos tempos, mitos importantes para o homem na sua formulação de mundo e ainda são citados em boa parte da literatura e da música. Esses mitos e alguns outros serão estudados no capítulo seguinte.

15 14 3 O MITO E SUAS RELAÇÕES Os mitos estão relacionados a vários aspectos da vida humana como a religiosidade, a história, a arte, o psicológico O mito e a religiosidade O mito nada mais é do que uma narrativa tradicional de conteúdo religioso, que procura explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural. A narração mitológica envolve basicamente acontecimentos supostos, relativos a épocas primordiais, ocorridos antes do surgimento dos seres humanos (história dos deuses) ou com os primeiros humanos (história ancestral). Porém, o verdadeiro objeto do mito não são os deuses nem os ancestrais, mas a apresentação de um conjunto de ocorrências fabulosas com que se procura dar sentido ao mundo. De acordo com Brandão (1993, p.13), o mito se apresenta como um sistema que tenta, de maneira mais ou menos coerente, explicar o mundo e o homem. O mito narra uma história sagrada. Relata um acontecimento que teve lugar no tempo primordial, o tempo fabuloso dos inícios. Dito de outra forma, o mito narra como, graças aos efeitos dos Entes sobrenaturais uma realidade veio à existência, seja a realidade total o Cosmos seja um fragmento apenas: uma ilha, uma espécie vegetal, um comportamento humano, uma instituição. Portanto, trata-se sempre da narrativa de uma criação: relata como alguma coisa foi produzida, como começou a ser... Em suma, os mitos descrevem as diversas e às vezes dramáticas irrupções do sagrado (ou do sobrenatural) no Mundo. È esta irrupção do sagrado que funda realmente o Mundo e o faz tal qual é presentemente. Mais ainda: em conseqüência das intervenções dos Entes sobrenaturais, o homem é o que é no presente: um ente mortal, sexuado e cultural. ( Eliade apud Crippa, 1975, p.17).

16 O mito e a linguagem De acordo com estudos, o mito é anterior ao ser humano, pois está relacionado ao divino e ao surgimento do Cosmos. Assim também é a palavra. Crippa afirma que: A palavra e a linguagem têm uma origem divina. A palavra, o dizer, assume os mais diversos sentidos porque ligada ao saber divino (1975, p.98). E ainda: Na revelação do Antigo Testamento, o gesto criador de Deus é a Palavra, que é essencialmente divina (Ibidem, p.98) Assim: Surgimos, os homens, num mundo de significações postas e fundadas. A linguagem pertence a este mundo que nos precede. (Ibidem, p.95) Como forma de comunicação humana, o mito está obviamente relacionado com questões de linguagem e também da vida social do ser humano, uma vez que a narração dos mitos é própria de uma comunidade e de uma tradição comum. Conforme Brandão: Assim é que o mito atrai, em torno de si, toda a parte do irracional no pensamento humano, sendo, por sua própria natureza, aparentado à arte, em todas as suas criações. E talvez seja este caráter mais evidente do mito grego: verificamos que ele está presente em todas as atividades do espírito. Não existe domínio algum do helenismo, tanto a plástica quanto a literatura que não tenha recorrido constantemente a ele. (Brandão, 1993, p.14). 3.3 O mito e o psicológico Ora, não é de hoje que se sabe que a Grécia foi o grande berço da cultura ocidental e que, principalmente os mitos gregos tão utilizados são símbolos da formação da consciência coletiva e já deixaram de ser história da carochinha ou

17 16 uma ficção, uma vez que eles são usados para explicar parte da Psicanálise e da Psicologia. E mais: Os deuses olímpicos tinham muitos atributos humanos: o comportamento deles, as reações emocionais, a aparência e a mitologia nos proporcionam padrões que se igualam ao comportamento e às atitudes humanos. Eles nos são familiares porque são arquétipos, isto é, representam modelos de ser e de se comportar que nós reconhecemos a partir do inconsciente coletivo, do qual todos nós compartilhamos. (Bolen, 1990, p.38). Os mitos evocam sentimento e imaginação e tocam temas que são parte da herança coletiva humana. Os mitos gregos e todos os outros contos de fada e mitos que ainda são contados há milhares de anos permanecem correntes e pessoalmente relevantes, porque há uma ressonância de verdade neles sobre experiências humanas compartilhadas. (Ibidem, p. 27). 3.4 O mito e a história Apesar de muitas vezes não nos darmos conta do fato, a maior parte de nossa cultura tem origem na Grécia Antiga e nossa atualidade é resultado de situações vividas naquela época. Tomemos como exemplo os ritos do matrimônio: até hoje o noivo, na noite de núpcias, transpõe a porta da futura casa do casal com a noiva nos braços; os noivos ainda cortam o bolo juntos e juntos degustam o primeiro pedaço, como sinal de mudança de lar e a fixação da noiva em seu novo lar. E ainda nossa linguagem, nossas construções, nossos pensamentos e nossa arte sofrem influências gregas. Portanto, o passado é deveras importante, pois o nosso presente é construído a partir dele e, embora a história não o reconheça, o passado nos revela o mito. Como afirma Eudoro de Souza: Para levar sua tarefa a bom término, a história não precisa de refletir sobre si mesma, perguntar de onde veio e para onde vai: só precisa de saber onde está, e, quando o sabe, julga saber que tudo está nela, que tudo está onde ela estiver. O mais, concerne o filósofo. Mas como também a filosofia procedeu e precede em sentido inverso ao procedimento do mítico, vamos inevitavelmente bater à porta que nunca se abrirá, se insistirmos na

18 17 pretensão de que o mítico esteja, não só no início da história, como também no de suas épocas. A iniciativa só pode partir de fora. Mas o fora da história - que talvez seja mais propriamente o se lado de dentro é mito. Este não permanece além do horizonte da história, só porque esta se lhe recusa. Antes diria o contrário. A história também quer saber de mitos (algo haverá de que ela não queira saber?). Mas o mito, só enquanto alegorizável, responde à solicitação inquiridora das ciências históricas.(souza, 1988, p.20). E ainda segundo Eudoro: Agora, nada mais claro do que a origem e essência da alegoria: a exegese alegórica de um mito é um apressado refugiar-se na inteligibilidade, a razão discursiva, rede por cujas malhas escorre e de todo se perde a ambiência do mítico que é pura sensibilidade, ou antes, o sem-fundo da sensibilidade. O mito ainda é mito, nas suas camadas superiores, mas se prossegue na ascensão e passa o limite liminar da inteligibilidade,perdido de sua ambiência natural, morre na alegoria. [...] Mito é vida da sensibilidade; a alegoria, sua morte. (Ibidem, p.48). 3.5 O mito e arte Pelo caráter simbólico que reveste, o mito pode ser considerado manifestação artística e geradora de arte. Em cada povo e civilização, os mitos são fonte de inspiração para as mais diversas obras de arte, assim como as fantasias e criações imaginárias dos sonhos e dos estados alterados da consciência são também estímulos à atividade artística. Existe uma conexão estreita entre o mito e a literatura. O mito é originalmente uma narração oral espontânea que se cristaliza ao longo de gerações. A literatura tende a explicar, a clarificar e desenvolver o mito que havia nascido de forma fragmentária e, por vezes, pouco coerente. À medida que é adaptado à esfera e às dimensões da vida humana, manipulado e elaborado conscientemente pelos indivíduos, o mito se dilui em suas características originais para tornar-se lenda, saga, epopéia, fábula, história, conto, novela e até mesmo música. As alterações sofridas pelos mitos gregos, todavia, não se restringem aos poetas e artistas. Estes, conquanto reduzissem o mito e o recriassem,

19 18 alterando-o, para que o mesmo pudesse atender às novas exigências artísticas, de qualquer forma o aceitavam e mantinham. (Brandão, p. 27). Mesmo hoje, em pleno século XXI, quando poetas e artistas não precisam mais atender a exigências artísticas, escrevendo versos longos e metrificados como as epopéias antigas, o mito ainda está presente nas poesias, nos romances e nas letras de músicas, comprovando a sua importância e mostrando que, embora o ser humano progrida em seus inventos tecnológicos, ele ainda não esclareceu cientificamente a sua origem e não tem idéia exata de quando começou a usar a linguagem: se quando começou a desenhar nas paredes das cavernas ou ainda antes disso. Portanto deixemos estas explicações para os mitos, cujas interpretações ainda nos influenciam. 3.6 Mitos gregos Como já citado anteriormente, a epopéia Ilíada narra boa parte da Guerra de Tróia, que foi causada pelo rapto de Helena, esposa de Menelau, por Paris,príncipe de Tróia. O mito de Helena é deveras confuso e complexo, explicações posteriores a Homero tentam encobrir o sentido primitivo do mitologema: Essa personagem mítica especial, helena, foi raptada, uma primeira vez, pelo herói ateniense Teseu, que a conduziu a Afiadna, na Ática, e a confiou à sua mãe Etra. [...] seus raptos por Teseu e Paris, parecem levar a uma só conclusão: Helena teria sido primitivamente uma deusa ctônia e, por conseguinte, uma deusa da vegetação, uma guardiã dos ovos, das sementes depositadas no seio da terra. Como tal uma vítima destinada ao rapto. Com o tempo, a deusa Helena, suplantada por outras divindades da vegetação mais importantes, teria caído no esquecimento e passado à classe das heroínas, fato comum bem atestado na mitologia. Na realidade, o rapto de deusas ou de heroínas fazem parte integrante não somente de um ritual de iniciação, mas também de um rito de vegetação, como ainda se pode observar em culturas primitivas Normalmente, o rapto se consuma no outono, quando os trabalhos agrícolas estão terminados, os celeiros estão cheios e é, portanto, o momento de se pensar e preparar a colheita. Na Grécia, no segundo ato do casamento, denominado pompé, ação de

20 19 conduzir, a noiva, seguida de uma procissão alegre e festiva, é levada ou por arautos ou pelo marido, da casa paterna para seu novo lar. Não podendo penetrar com seus próprios pés na nova habitação, porque o fogo sagrado do lar ainda não fora aceso, a noiva simila uma fuga e começa a gritar, pedindo o auxílio das mulheres que a acompanham. O marido terá de raptá-la e com ela nos braços atravessar a porta com todo cuidado, para que os pés da esposa não toquem na soleira. [...] O mundo moderno, embora tenha esquecido o valor iniciático e a sacralidade da fertilização do ritual do rapto da esposa, ainda, por vezes, sem o saber, o relembra. As noivas, ao menos as mais dietéticas, têm ou tinham o direito de ser transportadas nos braços hercúleos do marido para dentro do novo lar ou do quarto da primeira noite de núpcias! [...] O casamento pode considerarse um rito de iniciação em que o homem e a mulher têm que submeter- se mutuamente. Em algumas sociedades, todavia, o homem compensa sua submissão raptando ritualmente a noiva, como fazem os dyaks da Malaia e Bornéu. Hoje em dia existe uma reminiscência dessa prática no fato de o noivo cruzar a soleira da porta com a noiva nos braços.[...] O casamento é essencialmente um rito de iniciação da mulher, em que o homem há de sentir-se tudo, menos um herói conquistador. Por isso mesmo, não surpreende que se encontrem em sociedades tribais ritos compensadores de semelhante temos como o rapto ou a violação da noiva. (Brandão: p. 112 a 114) Ainda na Ilíada aparece a figura de Ulisses, que se converteu na atualidade, em símbolo de capacidade do ser humano para superar as adversidades. Segundo a versão da mitologia grega, Ulisses (em grego Odisseu) nasceu na ilha de Ítaca, filho do rei Laerte e de Anticléia. Ele foi educado pelo centauro Quirão e passou por provas iniciáticas para tornar-se rei. Sua vida é citada nas duas grande obras de Homero, sendo protagonista de Odisséia. Ulisses também foi um dos pretendentes de Helena, porém casou-se com Penélope, sua prima. Relatos posteriores apontam-no como o senhor da ardilosa idéia do cavalo de madeira que permitiu aos gregos penetrar em Tróia e obter a vitória. Conforme Brandão ( Ibidem, p.300): O maior cometimento de Ulisses na Guerra de Tróia foi, sem dúvida, o já referido e genial estratagema do Cavalo de Tróia, objeto das descrições de Homero (Od. VIII, ) e Públio Vergílio Marão (Eneida, 2, ).

21 20 Quando a guerra terminou, Ulisses iniciou o regresso a Ítaca, mas um temporal afastou-o com suas naus da frota. Então começaram os vinte anos de aventuras pelo Mediterrâneo que constitui a essência de Odisséia. Ulisses, durante este tempo, foi protegido por Atenas e perseguido por Poseidon e conheceu incontáveis lugares e personagens: a terra dos lotófagos, a dos lestrigões, as ilhas de Éolo; a feiticeira Circe e o próprio Hades. Nessas viagens, Ulisses perdeu todos os companheiros e, após ficar retido por anos pela ninfa Calipso, voltou à Ítaca, disfarçado de mendigo. Depois de matar todos os pretendentes de Penélope, sua esposa, que se manteve fiel a ele todo esse tempo, recuperou o reino e assim conclui-se a Odisséia Porém, de acordo com Junito de Souza Brandão (1992, p.320) Bem, Ulisses e Penélope, como tudo neste vale de lágrimas, não foram felizes para sempre! E também: A épica, sobretudo, por sua própria estrutura, conduz o herói para um desfecho feliz. Homero, na Odisséia, fechou genialmente a longa nostalgia, peregrinações e lutas de seu protagonista com um hino ao amor, à fidelidade de Penélope e com um eloqüente tratado de paz, mas o mito continua em outras variantes e tradições para além da epopéia. Retrata outro estado de coisas e prossegue pelos misteriosos labirintos da vida. [...] Ulisses é, em grau superlativo, o herói do mito do retorno do esposo, após prolongada e acidentada ausência.um homem partiu para uma longa viagem...a esposa lhe permanecerá fiel e, após alguns incidentes o reconhecerá. Eis que o marido retorna envelhecido, disfarçado, pouco importa. (Brandão: 1992, p ). Para resumir o reconhecimento de Ulisses são apontados três sinais: o primeiro é a cicatriz que Ulisses tem como resultado de uma mordida de javali. Segundo Brandão: A cicatriz é como se fora uma minimutilação, o que, em termos xamânicos, colocava seu portador bem próximo do sagrado e dos próprios deuses. (1992,p. 321). Ulisses era um dos heróis preferidos dos deuses, protegido por

22 21 Hermes e Atená. Brandão ainda afirma: O mito desse animal faz parte da tradição hiperbórea, onde o mesmo configura o poder espiritual. (p.321) O segundo sinal é o poder de armar o arco. Ulisses era o único homem que conhecia seu arco e chamou-o pelo nome, conversando com ele. Aí está a segunda parte da explicação. Somente o herói conhecia o nome de seu arco e, por isso mesmo, pôde conversar com ele e facilmente armálo. [...] E semelhantemente compreendemos por que apenas Ulisses era capaz de armar seu arco e disparar as flechas, não só para liquidar os pretendentes, mas sobretudo para reconquistar seu grande amor. (Brandão: 1992, p ). O terceiro sinal é a lembrança do segredo da construção do leito conjugal. Esse segredo era um tronco de oliveira que servia de suporte para o leito. A oliveira é considerada uma árvore sagrada, símbolo da fecundidade. Reconhecendo seu leito conjugal, o rei de Ítaca se reencontra com o gênio de seus ancestrais e continua a desempenhar a função sagrada da fecundação. (Ibidem, p.324) Ulisses corresponde ao modelo de marujo e comerciante do século VII a.c. Esse homem devia adaptar-se, pela astúcia e o bom senso, em um mundo cada vez mais complexo e em contínua mutação. Nas epopéias de Homero, outros heróis se destacaram, além de Ulisses. Um deles é Agamenon, personagem histórica que a tradição cercou de lendas. Agamenon era um soldado valoroso, digno e austero rei de Micenas e cunhado de Helena, raptada por Paris. Este rei reuniu uma frota de mais de mil navios e um enorme exército para resgatar Helena em Tróia. Os átridas, integrantes da família de Agamenon, inspiraram grandes tragédias, desde a Grécia Antiga (Ésquilo, a trilogia Oréstia; Sófocles, Electra) até os tempos contemporâneos (Eugene O Neill, O luto assenta bem em Electra; Jean-Paul Sartre, As Moscas). (Barsa: vol. 1, p.139)

23 22 Outro personagem destacado é Páris, príncipe de Tróia e raptor de Helena. Ficou conhecido como um grande sedutor, amante da beleza feminina. Ele raptou Helena com a ajuda de Afrodite, deusa da beleza e da paixão sexual, segundo a mitologia grega. Afrodite é um dos arquétipos da beleza feminina.seus símbolos eram a pomba, a romã, o cisne e a murta. Por ordem de Zeus, Afrodite casou-se com Hefesto, o coxo deus do fogo e o mais feio dos imortais. Foi-lhe muitas vezes infiel, sobretudo com Ares, deus da guerra, com quem teve os filhos Eros e Harmonia. Afrodite possuía um cinturão mágico de grande poder sedutor e os efeitos de sua paixão eram irresistíveis. As lendas freqüentemente a mostram ajudando os amantes a superar todos os obstáculos. Era e é sempre relacionada com o erotismo e a fertilidade. Seu filho, Eros, na mitologia primitiva, o deus grego do amor e do desejo, encerrava significado mais amplo e profundo. Seu poder unia os elementos para fazê-los passar do caos ao cosmos, ou seja, ao mundo organizado. Em tradições posteriores era filho de Afrodite e de Zeus, Hermes ou Ares; não tem paternidade definida, uma vez que Afrodite foi amante de todos esses deuses. A relação de Eros com Psique (uma mortal) simboliza, hoje, a alma e constitui uma metáfora sobre a espiritualidade humana. Na mitologia romana era chamado de Cupido e era representado ou como um menino alado que carregava um arco e um carcás com setas, cujos ferimentos provocados por elas despertava amor ou paixão em suas vítimas; ou com uma armadura de guerra para simbolizar a invencibilidade do amor. Embora fosse, algumas vezes, apresentado como insensível e descuidado, Cupido era tido como benéfico em razão da felicidade que concedia aos casais, mortais ou imortais. No pior dos casos, era considerado malicioso pelas combinações que fazia, causando assim tristeza e amores não correspondidos. Na maioria das situações era orientado por sua mãe, Afrodite. Em

24 23 psicanálise, é utilizado para significar o instinto sexual, e como tal é sinônimo de libido. A ele opõe-se o instinto da morte. Os dois são, segundo Freud, os instintos primitivos. Além desses mitos muito explorados por Homero, muitos outros são usados em nossa atualidade para explicar fatos e comportamentos. Um deles é o mito de Ícaro. O grande poeta latino, Públio Ovídio Nasão, narra em sua obra Metamorfoses,8, , um episódio sobre Ícaro. Ícaro era filho do arquiteto Dédalo que, segundo a mitologia, havia construído o famoso labirinto onde vivia o Minotauro, com uma escrava do palácio chamada Náucrates. O rei Minos, para castigar Dédalo por este ter ajudado Teseu a sair do labirinto, prendeu Dédalo e seu filho Ícaro nesse labirinto. Porém Dédalo, para sair do lugar, fabricou para si e para o filho dois pares de asas de penas, presas aos ombros com cera. Todavia, advertiu ao filho que não voasse muito alto, porque o sol derreteria a cera; nem muito baixo, porque a umidade tornaria as penas muito pesadas. O menino, no entanto, não resistindo ao impulso de se aproximar do céu, subiu demasiadamente. Ao chegar perto do sol, a cera fundiu-se, destacaramse as penas e ele caiu no mar Egeu, que, daí por diante passou a chamar-se Mar de Ícaro. Na interpretação desse mito, segundo Brandão: Ícaro é o símbolo do descomedimento. Apesar da admoestação paterna, para que guardasse um meio-termo, o centro entre as ondas do mar e os raios do sol, o menino insensato ultrapassou o métron, foi além de si mesmo e se destruiu. Ícaro é o símbolo da temeridade, da volúpia das alturas ; em síntese: a personificação da megalomania. Se, na verdade, as asas são o símbolo do deslocamento, da libertação, da desmaterialização, é preciso ter em mente que asas não se colocam apenas, mas se adquirem ao preço de longa e não raro perigosa educação iniciática e catártica. O erro grave de Ícaro foi a ultrapassagem, sem o necessário gnôthi s autón, o indispensável conhecer-te a ti mesmo. (Brandão: 1993, p.65).

25 24 Esses mitos apresentados representam uma minoria dos mitos que encontramos em nosso dia-a-dia, tanto na psicologia quanto em outros conhecimentos desenvolvidos pela humanidade. É evidente a presença dos mitos na literatura antiga, medieval e contemporânea. Eles foram e são fonte de inspiração para poetas e escritores de todos os tempos. 3.7 Epopéias Poetas como Homero, Virgílio, Camões, tornaram-se famosos por suas epopéias que são longos poemas baseados em ficção verossímil. As epopéias são poemas de forma fixa, rigidamente metrificados, geralmente em versos de tamanhos regulares (de dez ou doze sílabas), em estrofes grandes (principalmente de oito ou dez versos). Elas se dividem em cinco partes: 1) Exórdio ou proposição: introdução que apresenta o herói e o tema. 2) Invocação: pedido de inspiração às musas da poesia. 3) Dedicatória: o poema é dedicado a alguém. 4) Narração: ênfase nas peripécias do herói e nos acontecimentos históricos. É a parte mais ampla da epopéia. 5) Epílogo: fechamento da epopéia, geralmente com a consagração do herói. Nas epopéias aparecem muitas figuras de linguagem que são recursos que os autores usam para realçar uma idéia ou emoção, que transformam o significado das palavras para tirar delas maior efeito ou para construir uma mensagem nova.

26 25 Na estrofe a seguir, do exórdio de Os Lusíadas de Camões, observa-se a estrofe de oito versos decassílabos, a presença dos mitos (Netuno, Marte e as musas) e de uma metáfora do herói: o peito ilustre lusitano. I Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandre e de Trajano A fama das vitórias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Netuno e Marte obedeceram. Cesse tudo que a musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta. Na já citada música de Zé Ramalho, O Índio, podemos comprovar a presença de várias figuras de linguagem: comparação; No verso: Virá que eu vi, apaixonadamente como Peri, temos uma Em: Em átomos, palavras, alma, corpo, em gesto, em cheiro, em sombra, em luz, em som magnífico, há uma gradação; nave espacial. E a estrela colorida brilhante,da canção, trata-se de uma metáfora da As figuras de linguagem (metáfora, comparação, paradoxo, eufemismo, hipérbole, gradação...), tal como os mitos, também prefiguram nas letras de muitas outra músicas; prova de que a literatura e a música são artes irmãs, que têm muitos aspectos em comum. No próximo capítulo, estudaremos mais detidamente uma destas irmãs, a música.

27 26 4 MÚSICA A palavra grega mousikós musical, relativo às musas referia-se ao vínculo do espírito humano com qualquer forma de inspiração artística. Porém, essa palavra, na sua evolução, limitou-se às formas de criação relacionadas à combinação de sons e, nas suas formas mais modernas, também de palavras. Música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para produzir efeitos estéticos. Em seus aspectos mais simples e primitivos, a música é manifestação folclórica, comum a quase todas as culturas; quando apoiada na transmissão oral, espelha particularidades étnicas determinadas. Porém, Hornbostel afirma categoricamente não se dever chamar arte à música dos primitivos, por não servir de elemento recreativo nem ser feita para edificar esteticamente o espírito. (Andrade:1976,p.19). Para completar: É comum afirmarem que a Música é tão velha quanto o homem, porém talvez seja mais acertado falar que, como Arte, tenha sido ela, entre as artes, a que mais tardiamente se caracterizou. (Ibidem, p.11) 4.1 História da Música A música surgiu nas mais remotas culturas, para a celebração de acontecimentos festivos e litúrgicos. No Oriente, os principais focos de propagação musical foram as civilizações chinesa, do terceiro milênio antes da era cristã, e indiana. No Ocidente, é bem conhecido o papel preponderante assumido pelos druidas, sacerdotes, bardos e poetas. A tradição musical da Anatólia, porém,

28 27 penetrou na Europa através da cultura grega (como já vimos no capítulo anterior, não só da música, mas das artes em geral), cuja elaborada teoria musical constituiu o ponto de partida da identidade da música ocidental, bastante diversa da do Extremo Oriente. Todavia, devemos às civilizações chinesa e indiana a capacidade de absorver da música o prazer coletivo. Conforme Andrade A Grécia que, em música, é a manifestação mais conhecida e provavelmente mais perfeita da Antiguidade, já nos interessa mais, porque influi na música da Civilização Cristã. (Ibidem, p.25) A música esteve presente nos cultos cristãos desde seus primórdios. Costuma-se considerar a fase de evolução das primeiras comunidades cristãs como a gestação da tradição musical no Ocidente. Inspirada nos paradigmas da Grécia clássica, a música européia do primeiro milênio da era cristã manifestou-se com mais intensidade no âmbito litúrgico. Porém os documentos que restam sobre a Música entre os gregos, provam que ela teve lá uma construção pelo menos tão perfeita e bem organizada coma estatuária ou a poesia. Do mesmo modo que as outras civilizações da Antiguidade, os gregos acreditavam que a música era um donativo especial das divindades. As origens da música grega se perdem na superstição. As tradições colocam deuses, semideuses e heróis míticos inventando instrumentos e obras musicais. (Andrade: 1976, p.25). O papa Gregório I, no século VI, deu origem ao canto gregoriano, gênero que dominou o panorama musical da Idade Média européia, ao lado do trovadoresco. Porém a música profana, herdeira dos jograis, trovadores e outros cantores de tradição germânica e mediterrânea, adotou as formas polifônicas da música eclesiástica. A partir do canto gregoriano[...] desenvolveu-se na Europa uma arte musical perfeitamente integrada no que se pode denominar de cultura européia, ou ocidental, compreendendo todos esses períodos que, a grosso modo, conhecemos como renascentista, barroco, rococó, clássico, romântico, impressionista, etc.é esta a música que serviu e ainda serve de base para a compreensão de nossa realidade musical de hoje. (Trein: 1986, p.5).

29 28 A história reconhece que a música existiu e existe em toda parte por se tratar de uma manifestação primária do homem. A música faz parte das criações do homem e está entre as maiores realizações do homem. Ela formou-se em longo processo histórico e as dificuldades em analisar o que se faz agora, e que está obviamente, em relação com essa cultura musical, procedem da falta de perspectiva histórica. O que existe hoje em matéria de música, seja qual for, obedece a fenômenos não tão novos como possam parecer. (Trein: 1986, p.6). A música primitiva estava firmada principalmente no ritmo, ao qual o ser humano associava fragmentos melódicos. Ela não visava a um efeito estético, mas a uma função mágico-encantadora. E, com efeito, se observarmos os povos primitivos atuais, somos forçados a reconhecer que, na grande maioria deles, a música é a menos organizada entre as artes, e a menos rica de possibilidades estéticas. (Andrade: 1976, p.12) A primeira escrita que pode indubitavelmente ser reconhecida como musical foi a dos neumas, do século IX na Europa. A notação neumática empregava sinais ideográficos derivados dos acentos agudo, grave e circunflexo, que indicavam apenas aproximadamente a direção ascendente ou descendente dos sons. Os primeiros escritos sobre a história da música surgiram somente no século XVIII entre os quais a famosa Storia della musica ( ), de Giovanni Battista Martini. O espanhol Antonio Eximeno escreveu Dell origine e delle regole della musica, colla storia del suo progresso, decadenza e rinnovazione (1774) em que discorda da associação feita desde os gregos entre a música e a matemática (a idéia pitagórica segundo a qual o universo se constituiria de sete esferas cristalinas que emitem em seu movimento concêntrico as respectivas notas da escala em perfeita harmonia) e a considera uma verdadeira linguagem. Afirma que, para se compor bem, basta abandonar-se nos braços da Natureza e deixar-se conduzir pelas sensações que se quer musicar. (Barsa, vol. 10, p.226).

30 29 O Romantismo dos últimos três quartos do século XIX negligenciou, como na literatura, os aspectos formais e estruturais da música; houve quem afirmasse que o Romantismo musical é a arte que realça as possibilidades emocionais e subjetivas da música. A expressão individualista do homem era um elemento da nova consciência. Existia então a peça musical com alta expressão, cuja forma não apresentava rigidez e nem devia apresentar, pois o individualismo da expressão, a originalidade, estava acima de outros elementos. Da mesma forma, o lirismo voltava-se acentuadamente à beleza melódica. (Trein, 1986, p.71). E, conforme Trein, nessa fase a tendência de buscar a inspiração em terrenos extramusicais como na literatura evidencia-se em baladas, lendas, rapsódias, romances, noveletas. (Ibidem, p.71) Os maiores representantes dessa fase foram Beethoven, Schubert, Berlioz, Schumann, Chopin, Franz Liszt, Wagner que compuseram verdadeiros poemas sinfônicos e possibilitaram que os sons descrevessem os sentimentos. Já estão presentes, principalmente na obra de Wagner, a idéia da colaboração de todas as artes na obra de arte total e a escolha de enredos lendários e míticos. O criador da música moderna foi Debussy, que surgiu no último quartel do século XIX, no momento preciso para operar a transformação que a música haveria de sofrer. 4.2 A importância da música Segundo Ricardo S. Corrêa: A música é uma combinação de sons que conservam entre si relações lógicas e ordenadas. Tem por fim evocar sentimentos ou traduzir impressões. Enciclopédia Base, vol.8, 2002, p.2449)

31 30 Além desses aspectos, a música também, desde a antiguidade, tem o objetivo de socializar o ser humano. O ritmo mexe com a gente. E si, por um lado, era portanto mais apto para aguçar as faculdades do corpo, ainda pelos seus valores dinamogênicos produzia a absorção do indivíduo pela coletividade, socializando-o, lhe determinando o movimento coletivo. (Andrade: 1976, p.17). E mais: Intelectualizada pela palavra, a música tomava parte direta nas manifestações coletivas do povo. O canto coral teve importância vasta, ao passo que a música instrumental isolada, a bem dizer, não existiu. (Ibidem, p.25) Ainda na definição clássica, a música é a arte de combinar os sons e os seus elementos fundamentais são: a melodia (combinação dos sons sucessivos); a harmonia (combinação dos sons simultâneos) e o ritmo. O que a gente pode afirmar, com força de certeza, é que os elementos formais da música, o Som e o Ritmo, são tão velhos como o homem. Este os possui em si mesmo, porque os movimentos do coração, o ato de respirar já são elementos rítmicos, o passo já organiza um ritmo, as mãos percutindo já podem determinar todos os elementos do ritmo. E a voz produz o som. (Andrade: 1976, p.13). A música sempre existiu, porque está na natureza: o canto dos pássaros, o marulhar das ondas do mar, o sussurro dos regatos, o vento por entre os ramos, tudo produz sons harmoniosos, que são do reino da música. Talvez foi ouvindo esses sons naturais que os homens começaram a cantarolar, a cantar, a tocar os seus instrumentos, toscos e primitivos a princípio, e finalmente a compor. Na antiga Grécia, por exemplo, a música era essencialmente vocal, apoiando-se em instrumentos como o aulo e a flauta. 4.3 Tipos de música A partir de 1923, a música abre campo a inúmeras inovações, entre elas a da música concreta, que usa ruídos existentes na natureza; a música eletrônica e

32 31 finalmente a música aleatória : gravações colhidas arbitrariamente na rua e no rádio são usadas para composições aleatórias. Existem ainda a música folclórica e a popular. E música popular é, sintetizada pelo pesquisador José Ramos Tinhorão, da seguinte forma: Por oposição à música folclórica (de autor desconhecido, transmitida oralmente de geração em geração), a música popular é composta por autores conhecidos e divulgada por meios gráficos. A música popular constitui uma criação contemporânea do aparecimento de cidades com um certo grau de diversificação social. 4.4 A evolução da música brasileira No Brasil, as primeiras manifestações musicais genuinamente brasileiras foram as dos indígenas. Durante a colonização, os jesuítas utilizaram a música na catequese, baseando-se em composições geralmente européias. Já no século XX, a música brasileira ganha contornos mais definidos com a obra de Ernesto Nazareth ( ), que exerceu grande influência sobre Heitor Villa-Lobos ( ), na verdade o primeiro compositor brasileiro de fama internacional; seguiram-se-lhe Oscar Lorenzo Fernández, Mozart Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Radamés Gnatali e Brasílio Ferreira da Cunha (mais conhecido como Brasílio Iberê). São compositores de valor indiscutível, cuja atuação propicia o aparecimento de outros grandes talentos. Quanto à música popular brasileira, ela teve origem no lundu, dança africana, cheia de meneios e sapateados, antecessora do samba e do maxixe, bem assim da modinha de origem portuguesa. A modinha se popularizou a tal

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 12/5/2010 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

A Música na Antiguidade

A Música na Antiguidade A Música na Antiguidade Josemar Bessa A palavra música deriva de arte das musas em uma referência à mitologia grega, marca fundamental da cultura da antigüidade ocidental. No entanto muitos estudiosos

Leia mais

Índios Legião Urbana Composição: Renato Russo

Índios Legião Urbana Composição: Renato Russo Nome: Nº: Turma: Português 2º ano Índios João J. Mai/09 Índios Legião Urbana Composição: Renato Russo Ter de volta todo o ouro Que entreguei a quem Conseguiu me convencer Que era prova de amizade Se alguém

Leia mais

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR?

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? Como Encontrar a Verdadeira Felicidade Rosanne Martins Introdução Este livro foi escrito com o intuito de inspirar o leitor a seguir o sonho que traz em seu coração.

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO?

PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO? PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO? Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia. Poemas épicos = são

Leia mais

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições O. T. Brito Pág. 2 Dedicado a: Minha filha única Luciana, Meus três filhos Ricardo, Fernando, Gabriel e minha esposa Lúcia. Pág. 3 Índice 1 é o casamento

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor Em seu diálogo A República, Platão descreve na célebre Alegoria da Caverna a situação de homens aprisionados desde a infância no fundo de uma caverna e de tal

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

A GRÉCIA ANTIGA passo a passo

A GRÉCIA ANTIGA passo a passo A GRÉCIA ANTIGA passo a passo ÉRIC DARS e ÉRIC TEYSSIER Ilustrações de Vincent Caut Tradução de Julia da Rosa Simões Copyright do texto 2011 by Éric Dars e Éric Teyssier Copyright das ilustrações 2011

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter-

Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter- Algumas definições Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter- relações. O sentido de um termo

Leia mais

Uma volta no tempo de Atlântida

Uma volta no tempo de Atlântida Cristais mestres Esse curso, tratar-se de conhecimentos sagrados deixados por mestres antigos e passados adiante por aqueles que acreditavam que os que descobrissem zelariam por ele. Há muitos anos atrás,

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA. A educação artística como arte de educar os sentidos

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA. A educação artística como arte de educar os sentidos CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Porto, Casa da Música, 29-31 de Outubro de 2007 A educação artística como arte de educar os sentidos Yolanda Espiña (Escola das Artes Universidade Católica Portuguesa)

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

5. Autoconsciência e conhecimento humano de Jesus

5. Autoconsciência e conhecimento humano de Jesus 5. Autoconsciência e conhecimento humano de Jesus Através do estudo dos evangelhos é possível captar elementos importantes da psicologia de Jesus. É possível conjeturar como Jesus se autocompreendia. Especialmente

Leia mais

Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração. O coração é a dimensão mais interior da nossa existência

Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração. O coração é a dimensão mais interior da nossa existência Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração O coração é a dimensão mais interior da nossa existência Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+ I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola

Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola Patrícia Cristina de Aragão Araújo 1 Thaís de Oliveira e Silva 2 A escola existe

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS: HEIDEGGER E O HUMANISMO

QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS: HEIDEGGER E O HUMANISMO QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS: HEIDEGGER E O HUMANISMO Bernardo Goytacazes de Araújo Professor Docente de Filosofia da Universidade Castelo Branco Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: Olá, amiguinho! Já estamos todos encantados com a sua presença aqui no 4 o ano. Vamos, agora, ler uma história e aprender um pouco

Leia mais

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 1. Pesquise cinco passagens no Antigo Testamento que anunciem o Messias,

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

E Deus viu que tudo era bom

E Deus viu que tudo era bom E Deus viu que tudo era bom Nunca pensei que fosse assim O Livro do Gênesis é o livro mais fascinante da Bíblia e o mais complicado. Foi escrito milhares de anos depois dos fatos que ele narra. Foram vários

Leia mais

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling DILMA MARIA DE ANDRADE Título: A Família, seus valores e Counseling Projeto de pesquisa apresentado como Requisito Para obtenção de nota parcial no módulo de Metodologia científica do Curso Cousenling.

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 6 PORTUGUÊS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do livro do Aluno. Avaliação - Língua Portuguesa NOME: TURMA: escola:

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Logoterapia & Espiritualidade

Logoterapia & Espiritualidade Logoterapia & Espiritualidade Liberdade da Vontade Ser Consciente Liberdade da Vontade Ser Responsável Liberdade da Vontade Perante o que? Liberdade da Vontade Perante quem? Liberdade da Vontade Vontade

Leia mais

Mito, Razão e Jornalismo 1. Érica Medeiros FERREIRA 2 Dimas A. KÜNSCH 3 Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP

Mito, Razão e Jornalismo 1. Érica Medeiros FERREIRA 2 Dimas A. KÜNSCH 3 Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP Mito, Razão e Jornalismo 1 Érica Medeiros FERREIRA 2 Dimas A. KÜNSCH 3 Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP Resumo Este trabalho tem como objetivo relacionar os temas mito, razão e jornalismo. Com uma

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Assuntos abordados. Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo. Considerações Finais. Meus Sites. http://www.universoholisticodoser.

Assuntos abordados. Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo. Considerações Finais. Meus Sites. http://www.universoholisticodoser. Assuntos abordados Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo Considerações Finais Meus Sites http://www.universoholisticodoser.com http://www.bemestareconhecimento.com Skype: filha.da.mata

Leia mais

Súmula Teoria Energética. Paulo Gontijo

Súmula Teoria Energética. Paulo Gontijo Súmula Teoria Energética Paulo Gontijo O Universo Chama-se Universo ao conjunto de todas as coisas. Sua existência pressupõe a necessidade de dois conceitos anteriores a ele, que se denominam existência

Leia mais

A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel

A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel Artigo publicado em: Anais do VI Encontro da ABEM, Recife, 1998. A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel Durante alguns anos ministrei as disciplinas

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

ARTE E LINGUAGEM UNIVERSAL

ARTE E LINGUAGEM UNIVERSAL ARTE E LINGUAGEM UNIVERSAL ANGELO JOSÉ SANGIOVANNI - Professor da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)/CAMPUS II FAP) Email: ajsangiovanni@yahoo.com.br Resumo: A partir da análise da tragédia antiga,

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

O fascínio por histórias

O fascínio por histórias O fascínio por histórias Contadores de histórias Histórias que Jesus contou... Significado de Parábola: s.f. Comparação desenvolvida em pequeno conto, no qual se encerra uma verdade, um ensinamento. Trata-se

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES - FACELI SELEÇÃO E COMENTÁRIO DE CENAS DO FILME GLADIADOR LINHARES

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES - FACELI SELEÇÃO E COMENTÁRIO DE CENAS DO FILME GLADIADOR LINHARES FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES - FACELI SELEÇÃO E COMENTÁRIO DE CENAS DO FILME GLADIADOR LINHARES 2011 FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES FACELI Ana Cistina de Souza Pires Grasiela Sirtoli

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015. Leia o texto a seguir para realizar as lições de Matemática da semana. Os alunos do 3º ano foram

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

A Crítica do Discurso Poético na República de Platão

A Crítica do Discurso Poético na República de Platão A Crítica do Discurso Poético na República de Platão Adriana Natrielli * Na República Platão descreve o diálogo no qual Sócrates pesquisa a natureza da justiça e da injustiça. Para isso, transferindo a

Leia mais

Mensagem de Prem Rawat

Mensagem de Prem Rawat Mensagem de Prem Rawat na Conferência de Paz Nórdica 2012 Conf. Nórdica, Página 1 Gostaria de falar-vos sobre paz. Eu sei que quase toda a gente tem a sua interpretação do que é a paz. Para mim, a paz

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

1. O que existe por trás do mundo?

1. O que existe por trás do mundo? Existem vários caminhos para se chegar à verdade. Os raciocínios que acabamos de discutir são apenas alguns deles e, talvez, não sejam completos nem suficientes para muitas pessoas. No entanto, existem

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

Psicologia das multidões

Psicologia das multidões 1 Psicologia das multidões O estudo da Psicologia das multidões ou das Psicologia das massas foi feito pela primeira vez pelo sociólogo francês Gustave Le Bon em 1886. Os fatores que determinam as opiniões

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 59 Discurso em ato comemorativo do

Leia mais

CINEMA E PÓS-MODERNIDADE

CINEMA E PÓS-MODERNIDADE CINEMA E PÓS-MODERNIDADE Clarissa Souza Palomequé Urbano 2010 www.lusosofia.net Covilhã, 2009 FICHA TÉCNICA Título: Cinema e Pós-modernidade: Brilho eterno de uma mente sem lembranças e os relacionamentos

Leia mais

Semeadores de Esperança

Semeadores de Esperança Yvonne T Semeadores de Esperança Crônicas de um Convite à Vida Volume 11 Crônicas de um Convite à Vida Livre d IVI Convidados a Viver PREFÁCIO Estou comovida por escrever este prefácio : tudo o que se

Leia mais

Teologia e Prática da Espiritualidade. Unidade 01: Espiritualidade e espiritualidades. Introdução

Teologia e Prática da Espiritualidade. Unidade 01: Espiritualidade e espiritualidades. Introdução Teologia e Prática da Espiritualidade Unidade 01: Espiritualidade e espiritualidades Introdução Esta primeira unidade se trata de uma tentativa de encontrar definições possíveis para a espiritualidade,

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

Introdução a mitologia Africana para sala de aula

Introdução a mitologia Africana para sala de aula Introdução a mitologia Africana para sala de aula Curso de extensão Universidade Castelo Branco Prof. Dr. Arthur Vianna (PUCSP) Escola de formação de Professores Curso de História Objetivo Proporcionar

Leia mais

Arte africana & Arte indígena. Histórias, mitos, crenças e filosofias

Arte africana & Arte indígena. Histórias, mitos, crenças e filosofias Arte africana & Arte indígena Histórias, mitos, crenças e filosofias ARTE AFRICANA Asartes das sociedades da África foram, antes, rotuladas no singular,porterem sido chamadas de "arte primitiva" ou "selvagem

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA Dado nos últimos tempos ter constatado que determinado sector da Comunidade Surda vem falando muito DE LIDERANÇA, DE ÉTICA, DE RESPEITO E DE CONFIANÇA, deixo aqui uma opinião pessoal sobre o que são estes

Leia mais

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs. Não são todos que têm o privilégio

Leia mais

Eclipse e outros fenômenos

Eclipse e outros fenômenos Eclipse e outros fenômenos Oficina de CNII/EF Presencial e EAD Todos os dias vários fenômenos ocorrem ao nosso redor, muito próximo de nós. Alguns são tão corriqueiros que nem percebemos sua ocorrência.

Leia mais

0 cosmo revela-se ao homem inicialmente do lado da Terra e do lado do mundo extra terrestre, do mundo das estrelas.

0 cosmo revela-se ao homem inicialmente do lado da Terra e do lado do mundo extra terrestre, do mundo das estrelas. 0 cosmo revela-se ao homem inicialmente do lado da Terra e do lado do mundo extra terrestre, do mundo das estrelas. 0 homem se sente aparentado com a Terra e suas forças. A própria vida instrui-o claramente

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

O Determinismo na Educação hoje Lino de Macedo

O Determinismo na Educação hoje Lino de Macedo O Determinismo na Educação hoje Lino de Macedo 2010 Parece, a muitos de nós, que apenas, ou principalmente, o construtivismo seja a ideia dominante na Educação Básica, hoje. Penso, ao contrário, que, sempre

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

Fascículo 2 História Unidade 4 Sociedades indígenas e sociedades africanas

Fascículo 2 História Unidade 4 Sociedades indígenas e sociedades africanas Atividade extra Fascículo 2 História Unidade 4 Sociedades indígenas e sociedades africanas Questão 1 O canto das três raças, de Clara Nunes Ninguém ouviu Um soluçar de dor No canto do Brasil Um lamento

Leia mais

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da Introdução O interesse em abordar a complexidade da questão do pai para o sujeito surgiu em minha experiência no Núcleo de Atenção à Violência (NAV), instituição que oferece atendimento psicanalítico a

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS

KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS Gustavo Leal - Toledo 1 RESUMO Pretende-se mostrar, neste trabalho, que a Exposição Metafísica não depende da Exposição Transcendental nem da geometria euclidiana.

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação.

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação. Colégio Tutto Amore Colégio Sapience Carinho, Amor e Educação. Trabalhamos com meio-período e integral em todos os níveis de ensino. www.tuttoamore.com.br Nossa História No ano de 1993 deu-se o ponto de

Leia mais

Texto 2. Julinho, o sapo

Texto 2. Julinho, o sapo Texto 2 Nós vamos ler um texto bem diferente do texto 1. Também tem princesa, sapo, mas o que acontece é difícil de imaginar. Nestes versos você vai encontrar uma pista. Lá no brejo tem um sapo que canta

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

Análise spot publicitário

Análise spot publicitário Análise spot publicitário Trabalho Realizado por: Carlos Nunes carlosmmnunes@gmail.com Nº 20240 Para a disciplina: Multimédia Scriptwriting Leccionada por: Profª Joana Carvalho Porto, 13 de Abril de 2011

Leia mais

Formação de PROFESSOR

Formação de PROFESSOR Formação de PROFESSOR 1 Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* Apresentação Ricamente ilustrada e escrita em versos, a obra narra a história de Ubaldo, urubu descendente de uma família

Leia mais

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA DE EDITH STEIN. Prof. Helder Salvador

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA DE EDITH STEIN. Prof. Helder Salvador ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA DE EDITH STEIN Prof. Helder Salvador 3 - A ANTROPOLOGIA COMO FUNDAMENTO DA PEDAGOGIA. Para Edith Stein existe uma profunda relação entre os termos metafísica, antropologia e pedagogia

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

BROCANELLI, Cláudio Roberto. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENHA

BROCANELLI, Cláudio Roberto. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENHA 1 BROCANELLI, Cláudio Roberto. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENHA Francieli Nunes da Rosa 1 No livro Matthew Lipman: educação para o pensar

Leia mais

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade.

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade. PREFÁCIO DA SÉRIE Cada volume da série A Palavra de Deus para Você o transporta ao âmago de um livro da Bíblia e aplica as verdades nele contidas ao seu coração. Os objetivos principais de cada título

Leia mais

LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós

LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós Esta é a primeira de duas lições que lhe darão um bom fundamento para tudo quanto estudar neste curso. Nesta primeira lição, estudará a sua importância no corpo de Cristo.

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

Seminário internacional Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão.

Seminário internacional Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão. Seminário internacional Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão. Nome da Palestra: Patrimônio Mundial: modalidades para

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

SEXO. espiritualidade, instinto e cultura

SEXO. espiritualidade, instinto e cultura SEXO espiritualidade, instinto e cultura AGEU HERINGER LISBOA SEXO espiritualidade, instinto e cultura Copyright 2001 by Ageu Heringer Lisboa Projeto Gráfico: Editora Ultimato 2ª edição Maio de 2006 Revisão:

Leia mais