Gestão de Talentos. Desafios e Perspectivas do RH. coleção 3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Talentos. Desafios e Perspectivas do RH. coleção 3"

Transcrição

1 Gestão de Talentos Desafios e Perspectivas do RH coleção 3 01

2 olá!

3 Em sintonia com os inúmeros desafios atuais que envolvem a gestão de talentos no dia a dia das organizações, buscamos constantemente aprofundar nossas pesquisas para trazer soluções que ajudem as empresas a enfrentar o cenário atual, caracterizado pela escassez de talentos, por meio do melhor aproveitamento dos seus profissionais e líderes. O fato é que, para reagir à falta de colaboradores com habilidades valiosas para o negócio e aos desafios que envolvem encontrar pessoas com as competências certas para o lugar certo, as organizações estão cada vez mais focadas nas estratégias de atração, retenção e desenvolvimento. Nesse aspecto, quem não se esforçar para reconhecer e valorizar seus talentos, entendendo suas prioridades para além dos benefícios financeiros, por exemplo, correrá o risco de perdê-los. Compreender o que motiva esses profissionais, o que os fazem orgulhosos e com vontade de se empenhar além de suas tarefas principais são ações essenciais, assim como o desenvolvimento da liderança e a criação de um ambiente propício para incentiválos a exercer seu máximo potencial. Compartilhamos nesta primeira edição da Coleção 3 Pocket Learning uma síntese dos desafios do RH nesse contexto caracterizado pela escassez de talentos, apresentando estratégias que podem ajudar a atuar nesse novo cenário. Boa leitura!

4 Pipeline Líderes estão cada vez mais preocupados com o pipeline de liderança, a oferta de talentos, a estratégia de identificação e desenvolvimento de high Potentials e o desenvolvimento de competências mais técnicas e específicas. Mobilidade Tem crescido o número de profissionais que trabalham com horário flexível e no modelo home office. Engajamento Os índices globais de engajamento têm tido uma trajetória de queda, principalmente em colaboradores mais jovens, e muitas empresas dizem não ter encontrado a fórmula para engajar de forma consistente essas novas gerações. dorh Desafios

5 Ambiente globalizado Grandes empresas dizem que seus líderes não têm as habilidades necessárias para enfrentar os desafios de uma atuação global. Organizações mais horizontais Influenciadas pelas tecnologias e pelo crescente uso das redes sociais e dos dispositivos móveis, as empresas têm se tornado cada vez mais horizontais, criando um ambiente ágil, direcionado por pequenos times, que são totalmente interconectados. Novas tecnologias de RH Baseados na nuvem, os novos sistemas de tecnologia integram os processos de pagamento, R&S, gerenciamento de talentos, desempenho, processamento analítico de dados e, além disso, também são considerados sistemas de engajamento.

6 A guerra de Talentos

7 O gap de profissionais qualificados, apontado em 1997 pelo famoso estudo War for Talent, da consultoria norte-americana McKinsey, e confirmado por muitas outras pesquisas e análises posteriores, é hoje uma das principais preocupações das organizações. O desequilíbrio entre a oferta e a demanda de profissionais prontos é cada vez mais uma barreira aos objetivos de negócio, fato alarmante se considerarmos os problemas de desemprego entre as novas gerações e seu despreparo para atuar no mercado.

8 Devido a essa insuficiência de talentos disponíveis, as organizações estão ainda mais atentas quanto ao índice de engajamento e satisfação dos seus colaboradores, principalmente os mais jovens, que formam grande parte da nova força de trabalho e serão 75% dela até Esses profissionais têm novas expectativas, querem fazer a diferença e parecem estar em uma busca constante por empresas com uma proposta mais aderente aos seus objetivos. Os gaps de liderança e a dificuldade de estruturar os processos de sucessão também figuram entre as maiores preocupações nas empresas do mundo todo. Para reverter essa necessidade crítica por novos líderes e talentos e alavancar a capacidade da

9 organização de engajar seus colaboradores, atualmente as áreas de RH contam com os novos Sistemas de Gestão de Talentos. Esses programas contemplam todas as práticas e processos utilizados na área em um único ambiente, o que torna possível pensar nos elementos de forma integrada e otimizada para incentivar o interesse dos profissionais em construir sua carreira na organização. Nesse contexto, as empresas mais resilientes, que conseguirem adaptar rapidamente suas abordagens de gestão, para com isso reter e aumentar sua força de trabalho de maneira consistente, terão vantagens competitivas duradouras.

10 Evolução do Modelo Ágil de Gestão

11 Força de trabalho Força de trabalho Jovem Jovem Conectada Conectada Global Global Móvel Móvel Novo modelo Novo modelo de carreira de carreira ambiente de trabalho Especializado Diverso Foco nos resultados Colaborativo Novo modelo de trabalho A organização ágil Equipes altamente conectadas Foco na colaboração para atender rapidamente as necessidades dos clientes Utilização de dados no processo decisório Novo modelo de gestão

12 Novo RH Muitos dos princípios de RH que usamos hoje foram desenvolvidos na virada do século, quando as organizações tinham estruturas hierárquicas, com o poder extremamente centralizado. O fato é que, impulsionadas pelas tecnologias sociais e móveis, as organizações mudaram e estão cada vez mais horizontais e colaborativas. Antes, o papel do RH era fazer cumprir as normas. Hoje, com a introdução de várias ferramentas de gestão, o RH é cada vez mais cobrado quanto ao desenvolvimento dos seus gestores e colaboradores. Essas mudanças criaram a possibilidade de uma nova ação e postura estratégica da área que tem, mais do que nunca, a oportunidade de operar de forma globalmente integrada e de tomar decisões baseadas em dados. A partir disso, é possível desenvolver a liderança, avaliar os talentos e cultura e entender as necessidades futuras do negócio.

13 Ou seja, as empresas têm hoje a possibilidade de funcionar como verdadeiras produtoras e propulsoras de talentos, desenvolvendo e apoiando seus colaboradores de maneira ininterrupta. Aliás, as palavras agilidade e continuidade descrevem as estratégias de talentos que tendem a ganhar força nas empresas nos próximos anos. As práticas do RH estão sendo repensadas e assumem um formato de ação contínua, no qual os conceitos mais antigos (revisão anual, ciclo anual de talentos, o treinamento como um evento, etc.) passam a ter uma forma mais sistêmica em que gestores de todos os níveis estão envolvidos e as ações ocorrem com mais frequência.

14 Como gerir os talentos ANTES Avaliação e classificação anuais Metas e objetivos anuais Revisão anual dos talentos da equipe Desenvolvimento como apoio Reconhecimento pelo gestor Plano de carreira para a promoção Para o alto ou para fora

15 dos dias de hoje AGORA Coaching e feedback contínuos Definição de metas trimestrais ou regulares Revisão contínua dos talentos da equipe por colegas e gestores Desenvolvimento como parte central Reconhecimento pelos seus pares Plano de carreira para uma experiência mais abrangente de crescimento Para todos os lados, para baixo, para cima e ao redor

16 Aprendizagem contínua Da mesma maneira, a área de T&D também está sendo repensada, passando a ser direcionada por um modelo de aprendizagem igualmente contínuo e mais abrangente. Esse processo foi favorecido pela explosão de ferramentas on-line e de conteúdo, que ampliaram a utilização de programas de Educação Corporativa com abordagem social e mobile, altamente integrados com a estratégia de gestão de talentos.

17 Com isso, as empresas devem focar cada vez mais na construção de uma arquitetura de aprendizagem, integrando as suas tecnologias e buscando tanto profundidade de conteúdo quanto experiências de aprendizagem mais direcionadas às necessidades do aluno.

18 Modelo de aprendizagem contínua Especialista Cursos e-learning Coaching e Mentoring Job Aids Iniciante

19 Aprendizagem contínua Treinamento tradicional Currículo Tempo Comunidades de Prática Redes sociais Retenção perdida Mobile Learning Fonte: Bersin Associates. Predictions for 2013: Corporate Talent, Leadership and HR Nexus of Global Forces Drives New Models for Talent. January, 2013.

20 Direcionadores de um ambiente altamente engajador Embora remuneração e benefícios continuem sendo importantes para manter os colaboradores engajados, hoje é preciso ir além deles para atrair e reter grandes talentos. Há inúmeras ferramentas disponíveis para que as organizações se tornem, de alguma maneira, a empresa dos sonhos desses profissionais. E esse é um dos grandes desafios da atualidade: criar um ambiente de trabalho significativo, empolgante, confiável e flexível, que ofereça oportunidades de carreira e de. desenvolvimento profissional.

21 Trabalho relevante e significativo Ambiente flexível e apoiador Cultura inclusiva Gestão de alto nível Contexto de trabalho altamente envolvente e engajador Oportunidade de carreira e desenvolvimento Reconhecimento e recompensas Autonomia e controle Confiança, significado e propósito

22 Talentos em movi men to

23 Com o ambiente de trabalho modificado, a construção de estratégias de negócio deve facilitar a mobilidade dos talentos e incluir o livre acesso às oportunidades internas. Esse processo depende de uma mudança de cultura e do envolvimento não só do RH, como também de todos os colaboradores e gestores.

24 Gestão de Talentos: uma função de todos Colaboradores Identificar seus objetivos de carreira Manter o currículo atualizado Gerar valor Compartilhar interesses Criar rede de desenvolvimento Compartilhar conhecimento Gestores Definir os perfis profissionais Fornecer treinamento Avaliar o potencial Identificar oportunidades de desenvolvimento Fazer um feedback sincero Reconhecer o colaborador

25 Recursos Humanos Fornecer as ferramentas e recursos Desenvolver programas de carreira Facilitar o processo Oferecer treinamento Desenvolvimento de carreira Empresa Fornecer infraestrutura e processos, tecnologia e profissionais Criar cultura de mobilidade Comunicar as expectativas Criar oportunidades transparentes Gerenciamento integrado de talentos

26 RH 2.0 O big data é inevitável Economia Industrial Economia Financeira Economia do Consumo na Internet HOJE Economia do Talento

27 ERP e supply chain Financeiro e orçamentário Logística e cobrança Financeiro/ERP Comportamento de consumo na internet Segmentação do consumo Análise do consumidor (banco de dados) Consumo/CRM Modelos preditivos para a gestão dos talentos Planejamento sucessório Atração, retenção e desenvolvimento de talentos Talento, Liderança e RH

28 Como resultado de um processo de evolução natural que passou pela economia industrial, financeira e do consumo, os dados e métricas são agora peças-chave na chamada economia do talento. E, embora a utilização dessas ferramentas de análise na gestão de talentos ainda desperte certa desconfiança entre os líderes das empresas, de acordo com pesquisas realizadas ao redor do mundo, ela está consolidada como direção a ser tomada nos próximos anos pelos diretores de RH, sendo que os investimentos nesse sentido já demonstram crescimento significativo atualmente. Uma preocupação que exige mudanças, cabendo à área usar a mesma tecnologia que despertou um novo tipo de engajamento profissional para monitorar, entender e dar vazão aos anseios

29 de cada um dos colaboradores, assim como compreender questões fundamentais no desenvolvimento do capital humano como um todo. A possibilidade de acompanhar e analisar, em tempo real, o comportamento dos colaboradores permite que a área de RH produza modelos estatísticos que podem ajudar a aumentar a capacidade de inovar dos talentos da empresa; a adquirir novos conhecimentos sobre o negócio; a melhorar a relação custo-benefício, especialmente em ambientes organizacionais mais abertos, ágeis e produtivos; além de revelar relações que auxiliam na tomada de decisões, muitas vezes baseadas apenas no instinto de gestores e em suas experiências profissionais.

30 O que é necessário no percurso de análises mais refinadas Qualidade Explore os dados e métricas e ganhe credibilidade. Com essas informações, é possível responder, de maneira mais confiável, quais ações de desenvolvimento podem trazer melhores resultados de negócio para a organização. Customização Tire proveito da possibilidade de customização dos indicadores, análises e gráficos disponíveis para criar um relatório que tenha importância para as necessidades da empresa. Os dados permitem a confecção de relatórios de acordo com as necessidades específicas de cada momento do negócio, destacando tendências e áreas problemáticas.

31 Dados da cultura Equipe É preciso garantir que os colaboradores tenham as habilidades certas para lidar com a as informações. Para uma análise mais eficiente dos dados, é importante contar com profissionais que entendam de estatística, além de conhecimento de RH e do negócio em si. O foco deve estar no problema, não nos dados em si. Por isso, determine primeiro o problema a ser resolvido e depois o dado que vai colaborar na decisão. Suporte de TI As tecnologias e ferramentas disponíveis oferecem suporte para integração e qualidade dos dados e dashboards visuais que facilitam a interpretação. Fonte: Bersin Associates. Big Data in Talent Development. March, 2014.

32 princípios fundamentais no desenvolvimento de um sistema de gestão de talentos

33 01 Respeite os colaboradores Converse regularmente sobre o trabalho e o que pode ser feito para ajudá-los a atingir seus objetivos 02 Defina objetivos claros Esclareça os objetivos dos projetos, planeje em conjunto e estabeleça metas 03 Aumente a conscientização Dê feedbacks sobre como enfrentar as dificuldades e deixe claro que a conscientização do problema contribui para o desempenho 04 Crie oportunidades de diálogo Aproveite as novas tecnologias para criar um canal aberto e ativo que potencialize o diálogo no trabalho

34 05 Mantenha a responsabilidade Alinhe as expectativas e responsabilidades frente aos objetivos do negócio e valorize o individual e o coletivo nos sistemas de recompensa 06 Desenvolva de maneira integrada Analise em conjunto o desempenho e o plano de carreira para prover novas competências e compromissos 07 Viabilize o compartilhamento de informações Estimule a colaboração entre os profissionais, permitindo mais possibilidades para que eles compartilhem interesses e objetivos em comum

35 08 Suporte às diferentes fases do crescimento na carreira Demonstre flexibilidade em adaptar programas de gestão às diferentes fases e faixas etárias dos colaboradores 09 Ajude as pessoas a descobrir o que elas querem Compreenda o que as pessoas podem e querem fazer para poder ajudá-las a melhorar suas capacidades 10 Crie estratégias que chamem a atenção Ache o equilíbrio entre processos, controles e liberdade de desenvolvimento

36 Grandes talentos

37 B players O fascínio que envolve a contratação de grandes talentos pode atrair as organizações para a armadilha de subestimar a importância vital dos B Players. Embora os profissionais mais talentosos façam enormes contribuições para o desempenho das empresas, alguns estudos demonstram a importância vital de colaboradores mais estáveis e comprometidos para as estratégias de longo prazo.

38 Grandes talentos Liderar pessoas inteligentes não é como liderar todos os outros, de acordo com Rob Goffe e Gareth Jones, autores do livro Clever: Leading Your Smartest, Most Creative People (Harvard Business Review Press, 2009). A maioria das pessoas em uma organização se espelha em seus líderes, enquanto os grandes talentos se concentram mais no valor que eles mesmos trazem para a equação. Esses profissionais não fazem uma escolha de carreira de última hora, seu talento é uma característica central da sua identidade. E, como sabem seu valor, estão mais dispostos a desafiar e questionar. Portanto, a primeira coisa a ser levada em consideração para liderar esse perfil profissional é que o relacionamento deve ser uma espécie de interdependência entre iguais.

39 B players O foco principal deste tipo de colaborador está na satisfação com o trabalho e no equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. Eles não são necessariamente menos inteligentes do que os grandes talentos e costumam ter aversão a chamar a atenção para eles mesmos. Eles não precisam estar sob os holofotes e frequentemente são mais leais às organizações. Por prezar a estabilidade, também costumam ter experiência acumulada em uma mesma empresa, por isso, adquirem maior conhecimento sobre os processos e desenvolvem redes de relacionamento valiosas para seus superiores em tempos de transição. Eles constroem e sustentam a cultura organizacional. São a cola que mantém inteira a empresa, explica Thomas J. DeLong, professor de prática de gestão da Harvard Business School. O fato é que os colaboradores do tipo B costumam responder por mais de 50% da força de trabalho de uma companhia.

40 O Que os Líderes Dizem

41 Nós queremos pessoas capazes de desafiar o pensamento lógico e que compactuem com as ambições que temos como empresa, pessoas que tenham aptidão pra ação e estão fechadas com nosso propósito e com o que queremos atingir. STEPHEN LOCHHEAD, Vice president for Talent and Resourcing da Unilever

42 Reconhecemos e estamos honrando é que cada pessoa tem uma visão diferente sobre seu próprio desenvolvimento, por isso, oferecemos múltiplos caminhos para que elas cresçam junto com a empresa. TEEMU SUILA, Chief Operating Officer da Rovio

43 Eu prefiro ter alguém que é um pouco menos se saia bem com nossos clientes e que dê apoio para qualificado, mas que tenha seus colegas. As questões bom temperamento e técnicas podem ser treinadas. personalidade, alguém que O senso de cidadão não. CLAUDINE COLLINS, Managing Director da Mediacom

44 Boa parte das minhas funções não tem relação alguma objetivos de negócio da empresa, com investimentos com conselhos técnicos ou em TI, e me certificando de que tomadas de decisões, mas qualquer coisa que façamos sim com o alinhamento dos seja para o bem do negócio. STEPHANE FLAQUET, Group Director da Hiscox

45 Liderança é sempre contextual, assim como a inteligência. No fim, inteligência não é um tipo de elixir da vida, mas a curiosidade fundamental que é a essência das empresas modernas. Compreender, organizar, liderar e maximizar são grandes desafios. Na Era Inteligente, apenas os curiosos vão crescer. ROB GOFFEE, autor do livro Clever e professor na London School of Business

46 Bibliografia

47 Bersin Associates. Big Data in Talent Development. March, Bersin Associates. Predictions for 2013: Corporate Talent, Leadership and HR Nexus of Global Forces Drives New Models for Talent. January, Bersin Associates. Predictions for 2014: Building A Strong Talent Pipeline for The Global Economic Recovery Time for Innovative and Integrated Talent and HR Strategies. December, CEB, Breakthrough Performance in the New Work Enviroment, DeLong T. J. & Havan V. V. Let s Hear It for B Players. Harvard Business Review. Junho, GOFFEE, R. & JONES, G. Clever Leading Your Smartest, Most Creative People. Harvard Business Press, HUNT, S. T. Common Sense Talent Management. Success Factors/White Paper, THWAITE, A. & BROOKES, W. Talent Management Report. Raconteur, 2013.

48 Acesse o site Curta nossa página no facebook Siga nosso Acesse nosso perfil no linkedin Siga a nossa página no Google+ google.com/+afferolabbrasil Fale com a gente também por meio do contato@afferolab.com.br São Paulo R. Dr. Fernandes Coelho, 64 3, 6 e 14 andares Pinheiros São Paulo-SP +55 (11) Al. Raja Gabaglia, e 12 andares Vila Olímpia São Paulo/SP +55 (11) Rio de Janeiro Rua Bambina, 25 Botafogo Rio de Janeiro/RJ +55 (21) Rua 7 de setembro, cj Centro Rio de Janeiro/RJ +55 (21) Av. Rio Branco, º andar - Centro Rio de Janeiro/RJ +55 (21) Outras cidades Belo Horizonte Juiz de Fora Belém Brasilia Porto Alegre Recife

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Caros colegas, orienta o modo como nossa organização trabalha para selecionar, desenvolver, motivar e valorizar o bem mais importante da Bausch + Lomb nossas

Leia mais

A importância dos. RECURSOS HUMANOS na empresa moderna

A importância dos. RECURSOS HUMANOS na empresa moderna A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna Organizações: cenário atual Empresas vêm passando por impactos revolucionários: Dimensão globalizada Aumento da competitividade Mudanças constantes

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

Mensuração de Resultados

Mensuração de Resultados Mensuração de Resultados A Educação Corporativa mais Próxima da Estratégia do Negócio coleção 3 02 olá! A Affero Lab, maior empresa de Educação Corporativa do Brasil, tem se envolvido com todos os aspectos

Leia mais

Um currículo de alto nível

Um currículo de alto nível Não existe uma única versão de um currículo que possa ser comprado pronto e usado eficazmente em qualquer escola do mundo. Um currículo verdadeiramente deverá estar enraizado em seu próprio contexto, e

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E TALENTOS

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E TALENTOS DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E TALENTOS CompetencyCore5 Success Through Competency-based Talent Management DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E TALENTOS A Gestão do Capital Humano com Foco nas Competências

Leia mais

As Competências Necessárias para o Século XXI Luciana Camargo Diretora de Recursos Humanos IBM Brasil. 2015 IBM Corporation

As Competências Necessárias para o Século XXI Luciana Camargo Diretora de Recursos Humanos IBM Brasil. 2015 IBM Corporation As Competências Necessárias para o Século XXI Luciana Camargo Diretora de Recursos Humanos IBM Brasil A nova geração entra no mercado de trabalho Entra agora no mercado de trabalho uma geração em que o

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA SETEMBRO 2.011

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA SETEMBRO 2.011 REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA SETEMBRO 2.011 AS EMPRESAS Mapa Estratégico Menos níveis hierárquicos Foco no Cliente Novas Lideranças Gestão por processos O RH parceiro da estratégia Terceirizações Foco no core

Leia mais

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Engajamento com o Cliente Gerenciamento de Ciclo de Vida do Cliente Informativo Torne cada interação relevante e envolvente Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Gerenciamento do ciclo de vida

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

O RH dos sonhos dos CEOs

O RH dos sonhos dos CEOs O RH dos sonhos dos CEOs Expectativas e estratégias da liderança para os Recursos Humanos Presidentes de empresas de todos os portes falaram sobre a importância dos Recursos Humanos para as suas empresas

Leia mais

MERCER 360 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

MERCER 360 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS MERCER 360 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Ponto de Vista da Mercer A avaliação 360 é um elemento vital para o desenvolvimento da liderança e planejamento de talentos Identifica pontos fortes e áreas de desenvolvimento

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

«Inovação e Comportamento Humano»

«Inovação e Comportamento Humano» «Inovação e Comportamento Humano» Rosana Silveira Reis, Ph.D Professora Pesquisadora na ISG - Paris (FR) Regular Visiting Professor na Fundação Dom Cabral (BR) PhD em MANAGEMENT - Universidade de Bologna

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal PrimeGlobal PGBR Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos Somos uma empresa de auditoria, consultoria e impostos, criada á partir da junção de importantes empresas nacionais,

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 10

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 10 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 10 Índice 1. Regulamento, Procedimento e Programação em Recursos Humanos...3 2. Aprendizagem...3 3. Como melhorar a aprendizagem...5 4. Avaliação

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

AGILIDADE ORGANIZACIONAL

AGILIDADE ORGANIZACIONAL PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO AGILIDADE ORGANIZACIONAL Destaques do Estudo O lento crescimento econômico e as prioridades mutantes do mercado global criaram um ambiente de negócios complexo

Leia mais

ELES NÃO QUEREM SÓ COMIDA, ELES QUEREM COMIDA, DIVERSÃO, ARTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

ELES NÃO QUEREM SÓ COMIDA, ELES QUEREM COMIDA, DIVERSÃO, ARTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ELES NÃO QUEREM SÓ COMIDA, ELES QUEREM COMIDA, DIVERSÃO, ARTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CRISTIANI ANDRADE DE OLIVEIRA FAVORETTI PROF. Ms. ROSANY SCARPATI RIGUETTI TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

www.idsingular.com.br

www.idsingular.com.br Business and Executive Coach ID Coach Seu mundo do tamanho do seu conhecimento Tel. 31 3681 6117 ID COACH No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo.

Leia mais

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente Código de Ética OBJETIVO Este código de ética serve de guia para atuação dos empregados e contratados da AQCES e explicita a postura que deve ser adotada por todos em relação aos diversos públicos com

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais

3ª EDIÇÃO. Agenda. 22 de Setembro 2015. Hotel Grand Mercure São Paulo, SP. Realização: www.corpbusiness.com.br

3ª EDIÇÃO. Agenda. 22 de Setembro 2015. Hotel Grand Mercure São Paulo, SP. Realização: www.corpbusiness.com.br Agenda 3ª EDIÇÃO 22 de Setembro 2015 Hotel Grand Mercure São Paulo, SP Realização: www.corpbusiness.com.br Patrocínio Gold Patrocínio Bronze Apoio Realização: APRESENTAÇÃO O E-LEARNING COMO FERRAMENTA

Leia mais

ABNT NBR ISO. ABNT NBR ISO 9001:2015 Como usar

ABNT NBR ISO. ABNT NBR ISO 9001:2015 Como usar ABNT NBR ISO 9001 ABNT NBR ISO 9001:2015 Como usar A ABNT NBR ISO 9001 é uma norma que define os requisitos para colocar um sistema de gestão da qualidade em vigor. Ela ajuda empresas a aumentar sua eficiência

Leia mais

8 Congresso Internacional de Qualidade para Competitividade. Práticas de gestão do conhecimento na Promon. Porto Alegre, 3 de julho de 2007

8 Congresso Internacional de Qualidade para Competitividade. Práticas de gestão do conhecimento na Promon. Porto Alegre, 3 de julho de 2007 8 Congresso Internacional de Qualidade para Competitividade Práticas de gestão do conhecimento na Promon Porto Alegre, 3 de julho de 2007 1 Promon S.A. Todos os direitos reservados Agenda 1 Sobre a Promon

Leia mais

Ferramentas de Gestão para Coleções Biológicas. Paulo Holanda

Ferramentas de Gestão para Coleções Biológicas. Paulo Holanda para Coleções Biológicas Paulo Holanda 2º Encontro de Coleções Biológicas da Fiocruz Rio de Janeiro, 2015 Contexto observação dos desafios vivenciados por coleções biológicas na última década; a importância

Leia mais

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

Build to Last Negócios Familiares que Atravessam Gerações Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Build to Last Negócios Familiares que Atravessam Gerações Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Estudo especial Hay Group Retenção

Estudo especial Hay Group Retenção Estudo especial Hay Group Retenção 1 Agenda Por que está tão crítico reter profissionais? A pesquisa Sumário executivo Análise de estratos Próxima pesquisa de retenção 2 01 Por que está tão crítico reter

Leia mais

Marketing Digital Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Marketing Digital Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

PESQUISA CENÁRIO 2010-2015: DESAFIOS ESTRATÉGICOS E PRIORIDADES DE GESTÃO

PESQUISA CENÁRIO 2010-2015: DESAFIOS ESTRATÉGICOS E PRIORIDADES DE GESTÃO PESQUISA CENÁRIO 2010-2015: DESAFIOS ESTRATÉGICOS E PRIORIDADES DE GESTÃO PESQUISA RESPONDENTES 1065 executivos (as) PERÍODO De 02 a 17 (Novembro de 2009) CEOs Diretores UNs Diretores Funcionais QUESTIONÁRIO

Leia mais

Liderança Organizacional

Liderança Organizacional Liderança Organizacional Mauricio Lima Competência 07 Desenvolvimento de Recursos, Finanças e Legislação Corporativa Fundamentação Teórica Entre as atividades mais importantes do líder está a responsabilidade

Leia mais

O processo envolve quatro questões básicas:

O processo envolve quatro questões básicas: Planejamento de RH O planejamento de recursos humanos coleta e utiliza informações para apoiar as decisões sobre os investimentos que devem ser feitos com atividades de RH O processo envolve quatro questões

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. BARBOSA, Roger Eduardo 1 Resumo Neste artigo analisaremos como o planejamento estratégico na gestão de pessoas nas

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

B. Braun Avitum. Fornecedora de Sistemas em Terapia de Substituição Renal. Avitum

B. Braun Avitum. Fornecedora de Sistemas em Terapia de Substituição Renal. Avitum B. Braun Avitum Fornecedora de Sistemas em Terapia de Substituição Renal Avitum B. Braun Avitum. Sempre com Paixão. Paixão pela Vida Pois fazer a vida ficar melhor é o melhor de tudo Pois não há nada melhor

Leia mais

Como Capacitar sua Força de Vendas. Não é Automação. É Pessoal.

Como Capacitar sua Força de Vendas. Não é Automação. É Pessoal. Como Capacitar sua Força de Vendas Não é Automação. É Pessoal. 2 Como capacitar Sua Força de Vendas: Não É Automação. É Pessoal. Como capacitar Sua Força de Vendas Não É Automação. É Pessoal. O digital

Leia mais

EXP Digital, desenvolvendo soluções personalizadas para sua empresa alcançar a melhor performance no mundo virtual.

EXP Digital, desenvolvendo soluções personalizadas para sua empresa alcançar a melhor performance no mundo virtual. EXP Digital, desenvolvendo soluções personalizadas para sua empresa alcançar a melhor performance no mundo virtual. Somos uma empresa especializada em soluções voltadas ao segmento digital como: criação,

Leia mais

Contador 2.0 CONTADOR 2.0: MODELOS DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS DE ALTO VALOR. Imagens: depositphotos.com. Roberto Dias Duarte

Contador 2.0 CONTADOR 2.0: MODELOS DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS DE ALTO VALOR. Imagens: depositphotos.com. Roberto Dias Duarte Contador 2.0 CONTADOR 2.0: MODELOS DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS DE ALTO VALOR Imagens: depositphotos.com www.robertodiasduarte.com.br facebook.com/imposticida contato@robertodiasduarte.com.br Nossa "prosa" SPED

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento.

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento. 1. INTRODUÇÃO Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que considerar na hora de contratar um planejamento de estudos. Esta é uma dificuldade aceitável, tendo em vista que existem opções no mercado que não

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

POR QUE AS EMPRESAS NÃO DEVEM INVESTIR EM PROGRAMAS DE INCLUSÃO?

POR QUE AS EMPRESAS NÃO DEVEM INVESTIR EM PROGRAMAS DE INCLUSÃO? POR QUE AS EMPRESAS NÃO DEVEM INVESTIR EM PROGRAMAS DE INCLUSÃO? A temática da inclusão, no mercado de trabalho, tem suscitado vários debates nos mais diversos espaços de discussão organizados por empresas,

Leia mais

Gestão de Pessoas Uma janela para o sucesso

Gestão de Pessoas Uma janela para o sucesso Gestão de Pessoas Uma janela para o sucesso Já vivemos muitas eras de mudanças Terra Trabalh o Capital CONHECIMENTO Agora, vivemos uma mudança de era! Exportações EUA Most companies die not because they

Leia mais

Diversidade: inclusão ou estratégia?

Diversidade: inclusão ou estratégia? 86 Harvard Business Review Outubro 2015 edição brasil Fernanda Borin, Priscila Fieno e Bernardo Sampaio são consultores do Hay Group Diversidade: inclusão ou estratégia? A presença de pessoas com diferentes

Leia mais

CINCO DICAS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS METAS DA SUA EQUIPE COMERCIAL

CINCO DICAS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS METAS DA SUA EQUIPE COMERCIAL CINCO DICAS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS METAS DA SUA EQUIPE COMERCIAL INTRODUÇÃO Não importa qual o tamanho da empresa: ela precisa saber aonde quer chegar. Para isso é preciso traçar um caminho e a melhor

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DE SAÚDE-CAO/S 2011 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. Instrutor Cap OZEAS FERREIRA

GESTÃO DE PESSOAS CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DE SAÚDE-CAO/S 2011 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. Instrutor Cap OZEAS FERREIRA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DE SAÚDE-CAO/S 2011 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Instrutor Cap OZEAS FERREIRA ABORDAGEM GERAL SOBRE GESTÃO DE PESSOAS OBJETIVO DA DISCIPLINA A DISCIPLINA BUSCA DEMONSTRAR

Leia mais

Gestão de Pessoas - Ênfase em Recrutamento, Seleção e Integração de novos funcionários.

Gestão de Pessoas - Ênfase em Recrutamento, Seleção e Integração de novos funcionários. Gestão de Pessoas - Ênfase em Recrutamento, Seleção e Integração de novos funcionários. Módulo 3: Etapa 1 Treinamento e qualificação O Processo de Qualificação / Treinamento e Desenvolvimento Até agora

Leia mais

No capítulo 3 estão concentrados todos os assuntos relacionados à metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa. Ou seja, tipo de pesquisa, método

No capítulo 3 estão concentrados todos os assuntos relacionados à metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa. Ou seja, tipo de pesquisa, método 14 1 Introdução Este estudo visa identificar os atributos e seus respectivos níveis mais importantes na definição da contratação de serviços de consultoria estratégica pelas operadoras de telecomunicações.

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA A saúde e a segurança dos nossos funcionários fazem

Leia mais

Great Place to Work - Missão Construir uma sociedade melhor, ajudando empresas a transformar seu ambiente de trabalho

Great Place to Work - Missão Construir uma sociedade melhor, ajudando empresas a transformar seu ambiente de trabalho Great Place to Work - Missão Construir uma sociedade melhor, ajudando empresas a transformar seu ambiente de trabalho 1 As Melhores 2009 O que os funcionários mais valorizam? 6% 4% 23% 44% 23% 44% - Oportunidade

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Avaliação Econômica como instrumento para o aprimoramento da gestão das ações sociais 26/09/2013 Fundação

Leia mais

Realizando Resultados com a Gestão Estratégica

Realizando Resultados com a Gestão Estratégica Realizando Resultados com a Gestão Estratégica Brasilia /DF 15/09/2010 Quem somos A 3GEN é uma empresa de Consultoria e Educação em Gestão Estratégica especializada no desenvolvimento de soluções que asseguram

Leia mais

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL Por quê o lado humano dos negócios está emergindo como uma indispensável vantagem competitiva? Era Industrial Taylor e Fayol Era do Conhecimento Tecnologia

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Profa. Cleide de Freitas. Unidade I PLANO DE NEGÓCIOS

Profa. Cleide de Freitas. Unidade I PLANO DE NEGÓCIOS Profa. Cleide de Freitas Unidade I PLANO DE NEGÓCIOS O que vamos ver hoje Ideias e Oportunidades Oportunidades x Experiência de mercado O que é um plano de negócios? Identificação e análise de oportunidades

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

O guia do profissional de Recursos Humanos. Como melhorar o desenvolvimento da equipe

O guia do profissional de Recursos Humanos. Como melhorar o desenvolvimento da equipe O guia do profissional de Recursos Humanos Como melhorar o desenvolvimento da equipe 1 Introdução 03 Conhecendo as dores do seu time 05 Investir nos colaboradores! 08 Estabelecendo metas 11 A meditação

Leia mais

Como criar um fluxo de informação entre empresa, fornecedor e distribuidor

Como criar um fluxo de informação entre empresa, fornecedor e distribuidor Como criar um fluxo de informação entre empresa, fornecedor e distribuidor ebook Guias completos e gratuitos www.socialbase.com.br Índice 1. Introdução 2. Política de comunicação interna 3. Padronização

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Fundação: Sócio-Fundador: Sócia-Diretora Administrativa: Atuação Principal: São Paulo:

Fundação: Sócio-Fundador: Sócia-Diretora Administrativa: Atuação Principal: São Paulo: Fundação: Sócio-Fundador: Sócia-Diretora Administrativa: Atuação Principal: São Paulo: 05/07/1988 Marcelo Ponzoni Cristiane Lança Ponzoni São Paulo e Ribeirão Preto Sede Própria com 700m2 C O M U N I C

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Prof. Cassimiro Nogueira Junior PESSOAS CAPITAL HUMANO CAPITAL INTELECTUAL GRAU DE CONHECIMENTO: PRODUTIVOS E RECONHECIDOS

Leia mais

Gustavo Malavota Administrador Vendedor Palestrante Professor de Marketing

Gustavo Malavota Administrador Vendedor Palestrante Professor de Marketing Gustavo Malavota Administrador Vendedor Palestrante Professor de Marketing Gustavo Malavota Módulo Consultoria Diretor de Planejamento Experiência Profissional: SENAC-Rio em 2007 como especialista e coordenador

Leia mais

FORMAÇÃO OFICIAL EM PERSONAL AND PERFORMANCE COACHING

FORMAÇÃO OFICIAL EM PERSONAL AND PERFORMANCE COACHING FORMAÇÃO OFICIAL EM PERSONAL AND PERFORMANCE COACHING A INTERVIEW OFFICIAL COACHING A Interview Coaching, empresa pioneira na Formação e Certificação Oficial em coaching na região norte, tem como objetivo

Leia mais

CRI Minas Centro de Referência em Inovação Inovação e Comportamento Humano

CRI Minas Centro de Referência em Inovação Inovação e Comportamento Humano CRI Minas Centro de Referência em Inovação Inovação e Comportamento Humano Núcleo de Inovação Comportamento Humano Inovativo Comportamento Humano Inovativo em uma organização é resultado da interação de

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso Programa de Gestão de Fornecedores da White Martins Sua chave para o sucesso Quem Somos A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais

Leia mais

+1000 CLIENTES ESPECIALIZADAS

+1000 CLIENTES ESPECIALIZADAS +7.000 PROJETOS +4.000 CONTRATAÇÕES EQUIPES +1000 CLIENTES ESPECIALIZADAS O Brasil de hoje Impactos no mercado de trabalho nacional e local 12 ESCRITÓRIOS BENS DE CONSUMO MERCADO FINANCEIRO INDÚSTRIA INFRAESTRUTURA

Leia mais

Princípios de liderança e gestão

Princípios de liderança e gestão Schmitt-Elevadores, Lda Arroteia Via Norte 4466-953 S. Mamede de Infesta Tel +351-229 569 000 Fax +351-229 569 009 info@schmitt-elevadores.com www.schmitt-elevadores.com 1 Princípios de liderança e gestão

Leia mais

A gente trabalha para você crescer

A gente trabalha para você crescer A gente trabalha para você crescer Índice 3 Sobre a Serasa Experian 5 Visão e Missão Serasa Experian 7 Presença global 7 Agências Serasa Experian no Brasil 9 Unidades de Negócios 11 Soluções para os desafios

Leia mais

Sobre o Instituto Desenvolve T.I

Sobre o Instituto Desenvolve T.I Sobre o Instituto Desenvolve T.I A empresa Desenvolve T.I foi fundada em 2008, em Maringá, inicialmente focando a sua atuação em prestação de serviços relacionados à Tecnologia da Informação e atendendo

Leia mais

Aprendizado Organizacional Universidades Corporativas e os novos modelos de educação nas empresas. Prof. Augusto Gaspar

Aprendizado Organizacional Universidades Corporativas e os novos modelos de educação nas empresas. Prof. Augusto Gaspar Aprendizado Organizacional Universidades Corporativas e os novos modelos de educação nas empresas Prof. Augusto Gaspar Aspectos Humanos - Tendências Singularidade e Hiperconectividade Fevereiro 2011 Junho

Leia mais

Confiança no crescimento em baixa

Confiança no crescimento em baixa 10Minutos 19ª Pesquisa Global com CEOs Setor de Engenharia e Construção Confiança no crescimento em baixa Destaques Março 2016 Destaques Com 65% das indicações, suborno e corrupção são consideradas as

Leia mais

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free Como motivar Millennials Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free O que esperar deste ebook Maneiras práticas para motivar seus funcionários da geração Millennials a. O que é a geração

Leia mais

Guia Rápido de. Empreendedorismo. Guia Rápido de. Empreendedorismo. Ipiranga. Ipiranga

Guia Rápido de. Empreendedorismo. Guia Rápido de. Empreendedorismo. Ipiranga. Ipiranga Guia Rápido de 1 O Guia Rápido de da FATEC foi desenvolvido como parte integrante das atividades da V Semana de Tecnologia da FATEC. Participaram da sua elaboração os alunos do 5º semestre do curso de

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

As Capacitações dos Profissionais de TI e as novas habilidades exigidas pelo Mercado.

As Capacitações dos Profissionais de TI e as novas habilidades exigidas pelo Mercado. 3º Seminário da Qualidade de Software As Capacitações dos Profissionais de TI e as novas habilidades exigidas pelo Mercado. A verdadeira missão de uma organização, e seu principal desafio, é a de libertar

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROJETOS

INTRODUÇÃO A PROJETOS INTRODUÇÃO A PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br GESTÃO DE PROJETOS Gestão Ágil de projetos Gestão de projetos com PMBOK GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS GESTÃO ÁGIL

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

www.snowx.com.br The Ultimate Design

www.snowx.com.br The Ultimate Design www.snowx.com.br +55-13 - 3473.3792 / ID 117*11741 Rua Mococa - nº 379 - Sala 2 - Boqueirão Praia Grande - SP - CEP 11701-100 Só atendemos com hora marcada. 09:00 às 12:00 / 13:30 às 17:00 Segunda a Sexta-Feira

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais