Últimos dias para inscrições na pós-graduação da ADVB/SC e ESPM-Sul em Chapecó e em Florianópolis Site Acontecendo Aqui

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Últimos dias para inscrições na pós-graduação da ADVB/SC e ESPM-Sul em Chapecó e em Florianópolis Site Acontecendo Aqui"

Transcrição

1 Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 11 de Março de 2014 JORNAIS Crítica de música Diário Catarinense SITES Escritor fala sobre origem das palavras na Unisul em Tubarão Site Ji News Clínica de Fisioterapia oferece serviços de neurologia Site Ji News Unisul Virtual abre inscrições para o segundo semestre Site De Olho Na Ilha Últimos dias para inscrições na pós-graduação da ADVB/SC e ESPM-Sul em Chapecó e em Florianópolis Site Acontecendo Aqui Clínica da Unisul oferece serviços de neurologia Site Diário do Sul Cartas psicografadas trazem conforto Site Nativa Fm Escritor fala sobre origem das palavras em Tubarão Site Verde Vale Clínica da Unisul oferece serviços de neurologia Site Hiperativa Fm Aula magna Diário do Sul

2 TELEVISÃO Projeto Equoterapia TV Record News Jornais Jornal: Diário Catarinense Editoria: Serviço Página: 40

3 Sites Veículo: Site Ji News Data: 10/03/2014 Link: Escritor fala sobre origem das palavras na Unisul em Tubarão Deonísio da Silva vai ministrar a Aula Magna dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda nesta terça-feira, 11. Evento acontece às 19h15 e é aberto à comunidade Jogo de palavras, análise do discurso e etimologia são alguns dos temas que vão ser abordados pelo escritor, etimologista e professor Deonísio Silva durante a Aula Magna dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unisul de Tubarão. O evento acontece nesta terça-feira, 11, a partir das 19h15min, no auditório do bloco Cettal. Todos os interessados no assunto podem participar. Deonísio da Silva é membro da Academia Brasileira de Filologia combinação de estudos literários, históricos e lingüísticos. Tem livros publicados nas Américas e na Europa, foi professor da UFSCar (SP), é consultor das universidades Estácio (RJ) e Unisul, e colunista da Bandnews. Pela Editora Unisul lançou no final de 2013 a 17 edição da obra De onde vêm as palavras, origens e curiosidades da língua portuguesa. Além disso, mantém há mais de 20 anos coluna semanal sobre etimologia na revista Caras. É autor premiado pelo MEC, Biblioteca Nacional, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Editora Abril. Pelo romance Avante, soldados: para trás recebeu o Prêmio Internacional Casa de las Américas, em júri presidido pelo escritor José Saramago. Lotte & Zweig, seu mais recente trabalho, foi escolhido pela Academia Catarinense de Letras o melhor livro publicado em 2012.

4 Veículo: Site Ji News Data: 10/03/2014 Link: Clínica de Fisioterapia oferece serviços de neurologia Pacientes são atendidos por estudantes de Fisioterapia com supervisão dos professores. Agendamentos ocorrem na própria clínica, localizada no Bloco da Saúde O curso de Fisioterapia da Unisul, campus Tubarão, inicia o semestre com novidades: pacientes com doenças neurológicas como Acidente Vascular Encefálico (AVE), Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) e Traumatismo Raquimedular (TRM) serão atendidos pelos estudantes, com supervisão dos professores. Esses atendimentos vão ocorrer durante as disciplinas de estágio Prática Autônoma supervisionada em Saúde da Mulher e Oncologia e Prática Autônoma supervisionada em Neurologia, na Clínica de Fisioterapia. A clínica também irá atender a pacientes com incontinência urinária e fecal, pré e póscirurgia plástica e pré e pós-parto. Esta é uma oportunidade para a comunidade utilizar mais um serviço de fisioterapia para essas áreas, diz a professora das disciplinas, Fabiana Durante de Medeiros. A professora explica ainda que os serviços na clínica visam o aprendizado do aluno, para que o mesmo possa oferecer um atendimento de qualidade. Os pacientes interessados em receber o atendimento devem procurar a Clínica de Fisioterapia, localizada no Bloco da Saúde, munidos de encaminhamento médico. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. Após o agendamentos os pacientes passarão por entrevista com assistente social.

5 Veículo: Site De Olho Na Ilha Data: 10/03/2014 Link: Unisul Virtual abre inscrições para o segundo semestre Estão abertas as inscrições para os cursos de graduação a distância da UnisulVirtual.Para participar do Processo Seletivo, o candidato deve ser portador de Diploma e Histórico Escolar do Ensino Médio. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 18 de agosto pelo site. São oferecidas 3405 vagas, distribuídas em 31 cursos de graduação, sendo oito bacharelados, 19 superiores de tecnologia, três licenciaturas. Neste semestre a instituição está inaugurando o curso de Formação Pedagógica em Filosofia, oferecido para quem já é bacharel na área. Veículo: Site Acontecendo Aqui Link: Últimos dias para inscrições na pós-graduação da ADVB/SC e ESPM- Sul em Chapecó e em Florianópolis No dia 21 de março, a Associação de Dirigentes de Marketing e Vendas em Santa Catarina (ADVB/SC) em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) dá início a duas novas turmas de pós-graduação: uma em Florianópolis e

6 outra em Chapecó. A Capital terá o curso de Gestão em Marketing, Inovação e Vendas; já Chapecó vai receber com a pós em Marketing Estratégico. As inscrições seguem abertas pelo site. Pela primeira vez, o oeste catarinense terá uma capacitação de longa duração realizada pela Associação, que vai contar com o apoio do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom). O curso terá 360 horas/aulas e 11 disciplinas, dividas em aulas quinzenais às sextas-feiras e aos sábados, ministradas na sede do Sicom. Mais informações pelo telefone (48) Curso à distância Já para o dia 18 de março, a entidade programou o curso Gestão de Vendas e Técnicas Éticas de Negociação, em parceria com a Unisul Virtual. Totalmente à distância e com horário livre, esta modalidade permite ao aluno organizar seu tempo e assistir as aulas da maneira e no local em que preferir. Veículo: Site Diário do Sul Link: Clínica da Unisul oferece serviços de neurologia O curso de Fisioterapia da Unisul, campus Tubarão, inicia o semestre com novidades: pacientes com doenças neurológicas como Acidente Vascular Encefálico (AVE), Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) e Traumatismo Raquimedular (TRM) serão atendidos pelos estudantes, com supervisão dos professores. Esses atendimentos vão ocorrer durante as disciplinas de estágio Prática Autônoma supervisionada em Saúde da Mulher e Oncologia e Prática Autônoma supervisionada em Neurologia, na Clínica de Fisioterapia. A clínica também irá atender pacientes com incontinência urinária e fecal, pré e póscirurgia plástica e pré e pós-parto. Esta é uma oportunidade para a comunidade utilizar mais um serviço de fisioterapia para essas áreas, diz a professora das disciplinas, Fabiana Durante de Medeiros.

7 A professora explica, ainda, que os serviços na clínica visam ao aprendizado do aluno, para que o mesmo possa oferecer um atendimento de qualidade. Os pacientes interessados em receber o atendimento devem procurar a Clínica de Fisioterapia, localizada no Bloco da Saúde, munidos de encaminhamento médico. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 18h. Após os agendamentos os pacientes passarão por entrevista com assistente social. Veículo: Site Nativa FM Data: 10/03/2014 Link: Cartas psicografadas trazem conforto O silêncio de mais de 400 pessoas, entre pais, mães, amigos e familiares que esperavam algumas letras dos entes queridos que já se foram do mundo terreno, seguiu acompanhado de uma borboleta, que batia suas azas com serenidade durante a chegada dos médiuns Rogério Leite e Marli Mansini, no Espaço Integrado de Artes da Unisul, em Tubarão. Entre flores, fotos, lembranças, choros contidos, outros nem tanto, a dupla chegou ao local com dezenas de folhas em branco, sob o olhar esperançoso de quem precisava apenas de um conforto do mundo espiritual. De cabeça baixa, mão defronte à face, sob meia luz e ao som de músicas que falavam de saudade, vida e amor, os médiuns, vindos de Lorena, em São Paulo, iniciaram a sessão pública de psicografia por volta das 16h. Durante as próximas três horas, a expectativa, o cansaço dos familiares misturava-se à grande emoção que inundava o local. Até que, por volta das 19h, as canetas foram deixadas de lado pelos médiuns e as tão esperadas linhas dos que já se foram deste mundo começaram a ser lidas para os que ali estavam presentes. Com as folhas da primeira carta em mãos, Marli iniciou a leitura. Após as primeiras linhas que eram lidas, uma jovem, com uma toalha em mãos, com o rosto lavado de lágrimas e sem conter a emoção, dava passos lentos até o palco: era a carta de seu namorado. O jovem havia falecido após um acidente com queda de andaime. Na carta, ele conta que não teria sentido dor no acidente e pedia à amada que seguisse sua vida. Estive aqui (Bolha) e já beijei sua face, guria, falava o jovem na carta.

8 Quatro cartas da filha Vítima de um acidente automobilístico em abril de 2010, em Gravatal, era a vez de Merilen Stipp Linhares falar com sua mãe, Suete Maria Stipp. A mãe recebia pela quarta vez as letras da filha. Na carta, Merilen conta que visitava sua filha de cinco anos, que agora ficava sob os cuidados de Suete. Toda vez que ela fala comigo é um alento. Tudo o que ela diz na carta tem os traços e o jeito dela. É a saudade que invade o peito e transborda nessas linhas, destaca a mãe, que estava entre as 150 pessoas que ficaram na fila durante a madrugada de sexta-feira e manhã de sábado para conseguir uma senha e tentar comunicação com os desencarnados. Veículo: Site Verde Vale Link: Escritor fala sobre origem das palavras em Tubarão Deonísio da Silva vai ministrar a Aula Magna dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O evento acontece às 19h15 e é aberto à comunidade. Jogo de palavras, análise do discurso e etimologia são alguns dos temas que vão ser abordados pelo escritor, etimologista e professor Deonísio Silva durante a Aula Magna dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unisul de Tubarão. O evento acontece nesta terça-feira, 11, a partir das 19h15 no auditório do bloco Cettal. Todos os interessados no assunto podem participar. Deonísio da Silva é membro da Academia Brasileira de Filologia combinação de estudos literários, históricos e lingüísticos. Tem livros publicados nas Américas e na Europa, foi professor da UFSCar (SP), é consultor das universidades Estácio (RJ) e Unisul, e colunista da Bandnews. Pela Editora Unisul lançou no final de 2013 a 17 edição da obra De onde vêm as palavras, origens e curiosidades da língua portuguesa.

9 Além disso, mantém há mais de 20 anos coluna semanal sobre etimologia na revista Caras. É autor premiado pelo MEC, Biblioteca Nacional, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Editora Abril. Pelo romance Avante, soldados: para trás recebeu o Prêmio Internacional Casa de las Américas, em júri presidido pelo escritor José Saramago. Lotte & Zweig, seu mais recente trabalho, foi escolhido pela Academia Catarinense de Letras o melhor livro publicado em Veículo: Site Hiperativa FM Link: Clínica da Unisul oferece serviços de neurologia O curso de Fisioterapia da Unisul, campus Tubarão, inicia o semestre com novidades: pacientes com doenças neurológicas como Acidente Vascular Encefálico (AVE), Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) e Traumatismo Raquimedular (TRM) serão atendidos pelos estudantes, com supervisão dos professores. Esses atendimentos vão ocorrer durante as disciplinas de estágio Prática Autônoma supervisionada em Saúde da Mulher e Oncologia e Prática Autônoma supervisionada em Neurologia, na Clínica de Fisioterapia. A clínica também irá atender pacientes com incontinência urinária e fecal, pré e póscirurgia plástica e pré e pós-parto. Esta é uma oportunidade para a comunidade utilizar mais um serviço de fisioterapia para essas áreas, diz a professora das disciplinas, Fabiana Durante de Medeiros. A professora explica, ainda, que os serviços na clínica visam ao aprendizado do aluno, para que o mesmo possa oferecer um atendimento de qualidade. Os pacientes interessados em receber o atendimento devem procurar a Clínica de Fisioterapia, localizada no Bloco da Saúde, munidos de encaminhamento médico. Os agendamentos

10 ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 18h. Após os agendamentos os pacientes passarão por entrevista com assistente social. Veículo: Diário do Sul Editoria: D! Página: 5 Link: Aula magna Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião. Outro dia a jornalista Karen Novochadlo, do caderno Diversão do Diário do Sul, fez uma interessante matéria sobre leitura de férias, consultando os colunistas do DS e revelando seus livros de cabeceira. Lembro que no meu depoimento, um dos livros que citei foi A língua nossa de cada dia, do catarinense Deonísio da Silva. Uma leitura gostosa, de textos curtos e muito interessantes, que exploram nuances da língua portuguesa. Sobre Deonísio da Silva, faltou dizer que se trata de um professor, escritor e etimologista brasileiro, nascido em Siderópolis, em É membro da Academia Brasileira de Filologia, onde sucede Leodegário de Azevedo Filho na cadeira 33. Tem livros publicados nas Américas e na Europa, foi professor da UFSCar (SP), é consultor das universidades Estácio (RJ) e também da nossa Unisul e colunista da Bandnews. Pela Editora Unisul, lançou no final de 2013 a 17ª edição da obra De onde vêm as palavras, origens e curiosidades da língua portuguesa. Além disso, mantém, há mais de 20 anos, coluna semanal sobre etimologia na revista Caras. É autor premiado pelo MEC, Biblioteca Nacional, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Editora Abril. Pelo romance Avante, soldados: para trás, recebeu o Prêmio Internacional Casa de las Américas, em júri presidido pelo escritor José Saramago. Lotte & Zweig, seu mais recente trabalho, foi escolhido pela Academia Catarinense de Letras o melhor livro publicado em Apresentado o cara que sempre tive muito prazer em ler, informo que hoje à noite o professor Deonísio da Silva vai ministrar a Aula Magna dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda na Unisul, aqui em Tubarão. Jogo de palavras, análise do discurso e etimologia são alguns dos temas que vão ser abordados pelo escritor na palestra que ocorre no auditório do Cettal, logo mais, a partir das 19 horas, que é aberta a interessados da comunidade. Com um ou dois livros do escritor debaixo do braço, na expectativa de um autógrafo, este colunista, amante das palavras, lá estará, depois de praticamente forçar o professor Ildo Silva ao convite. TELEVISÃO Veículo: Record News Programa Educação e Cidadania com Maria Odete Olsen Data: 11/03 terça-feira Local: CTG Os Praianos Entrevistado: Fisioterapeuta Julio Cesar de Oliveira Araujo Pauta: Projeto de Equoterapia da Unisul

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Para acessar sua senha: 1. Entrar no portal Metodista online Acesse o site www.bennett.br. No lado superior direito aparecerá a janela da área de login,

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 22 de julho de 2015 Jornal: Diário do Sul Data: 22/07/15 Editoria: Geral Arilton Barreiros

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 18 de Novembro de 2014 Jornais Jornal: Notícias do Dia Editoria: Plural Ricardinho Machado

Leia mais

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 21 de outubro de 2011 JORNAIS Ensino Diário Catarinense Medicina, Juliana Wosgraus Diário

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

especial CAPACITAÇÃO educação à distância

especial CAPACITAÇÃO educação à distância João Luiz Novelli, da SATC. Educação à distância exige muita responsabilidade e autodisciplina para dar bons resultados. 88 conteúdos, auxílio de professores e discussões com os demais participantes do

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas.

Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas. Relato de Experiência Eixo temático: Direitos Humanos - inclusão Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas. A importância de maquetes para

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Reencarnação

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Reencarnação Plano de Aula 12 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Andréa, Rafael e Erenilton Dia: 04/05/2015 Horário: 20 às 21hs Título: Reencarnação

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 13 de julho de 2015 Jornal: Diário do Sul Data: 11 e 12/07/15 Editoria: Esportes Página:

Leia mais

COMUNICAÇÃO E APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. Aula 1 - A comunicação corporativa e sua evolução. Prof. João Carlos Firpe Penna

COMUNICAÇÃO E APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. Aula 1 - A comunicação corporativa e sua evolução. Prof. João Carlos Firpe Penna COMUNICAÇÃO E APRESENTAÇÃO CORPORATIVA Aula 1 - A comunicação corporativa e sua evolução Prof. João Carlos Firpe Penna Panorama da comunicação Até anos 1980 -Transformação lenta - Rádio, TV, jornais em

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE HUMANIZAÇÃO E GARANTIA DE DIREITOS NO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PONTA GROSSA

EXPERIÊNCIA DE HUMANIZAÇÃO E GARANTIA DE DIREITOS NO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PONTA GROSSA EXPERIÊNCIA DE HUMANIZAÇÃO E GARANTIA DE DIREITOS NO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PONTA GROSSA KOUT, Pamela de Oliveira (estagio I), e-mail: pam_kout@hotmail.com CAMPOS, Ligia Márcia de Araújo

Leia mais

Processo Seletivo. Junho 2004. Graduação Modulada Graduação Tecnológica Cursos Seqüenciais. Vagas para o 2 semestre de 2004 e 1 semestre de 2005

Processo Seletivo. Junho 2004. Graduação Modulada Graduação Tecnológica Cursos Seqüenciais. Vagas para o 2 semestre de 2004 e 1 semestre de 2005 Processo Seletivo Junho 2004 Graduação Modulada Graduação Tecnológica Cursos Seqüenciais Vagas para o 2 semestre de 2004 e 1 semestre de 2005 Calendário Prova Tradicional 20/06/04, às 9h Prova por Agendamento

Leia mais

Clipping de Notícias Educacionais. Fontes: Agência Brasil, MEC, O Globo e UOL.

Clipping de Notícias Educacionais. Fontes: Agência Brasil, MEC, O Globo e UOL. Clipping 16/08/2012 SEMERJ www.semerj.org.br semerj@semerj.org.br Caso sua instituição ainda não seja associada ao SEMERJ, visite nosso site e descubra as vantagens em associar-se ao Sindicato das Entidades

Leia mais

A aceitação foi surpreendente, como revelam os números de acessos a seus programas, que podem se dar no site da TV ou via youtube.

A aceitação foi surpreendente, como revelam os números de acessos a seus programas, que podem se dar no site da TV ou via youtube. ANO 1, REVISTA Nº 13, MARÇO/2015 EDITORIAL Neste mês nossos entrevistados sãos os Diretores da TV WEB LUZ, importante veículo alternativo de difusão de ideias espiritas e de outras religiões, através de

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Departamento Regional de São Paulo GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUIA DO ALUNO Cubatão SP SUMÁRIO página 1. O QUE É ESTÁGIO SUPERVISIONADO?

Leia mais

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 27 de Fevereiro de 2013 JORNAIS Sobre a saúde e a doença no Mundo Diário Catarinense

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social UMA EXPERIÊNCIA SOBRE DIREITOS SOCIAIS DE GESTANTES E RECÉM-NASCIDOS

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social UMA EXPERIÊNCIA SOBRE DIREITOS SOCIAIS DE GESTANTES E RECÉM-NASCIDOS VIII Jornada de Estágio de Serviço Social UMA EXPERIÊNCIA SOBRE DIREITOS SOCIAIS DE GESTANTES E RECÉM-NASCIDOS ASSIS, Andriéle Galvão* ALVES, Franciele Koehler** AJUZ, Jamili Guimarães*** WERNER, Rosilea

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Chico Xavier

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Chico Xavier Plano de Aula 6 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Rafael e Andréia Dia: 16/03/2015 Título: Chico Xavier Horário: 20 às 21hs Objetivos

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade.

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

PREFEITO INAUGURA SEDE DO PÓLO DA UAB SÃO CARLOS

PREFEITO INAUGURA SEDE DO PÓLO DA UAB SÃO CARLOS PREFEITO INAUGURA SEDE DO PÓLO DA UAB SÃO CARLOS O prefeito Newton Lima inaugurou, na manhã de domingo, dia 14, a nova sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que passa a funcionar no antigo prédio

Leia mais

TELEVISÃO E IMAGINÁRIO INFANTIL : REPRESENTAÇÃO DA MORTE DOS ÍDOLOS MAMONAS ASSASSINAS

TELEVISÃO E IMAGINÁRIO INFANTIL : REPRESENTAÇÃO DA MORTE DOS ÍDOLOS MAMONAS ASSASSINAS TELEVISÃO E IMAGINÁRIO INFANTIL : REPRESENTAÇÃO DA MORTE DOS ÍDOLOS MAMONAS ASSASSINAS Elza Dias Pacheco * Helena Rosália de Oliveira Tassara Introdução O presente ensaio pretende, inicialmente, enfocar

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS Universidade Regional de Blumenau FURB Campus I ADMINISTRAÇÃO Matutino 30 ADMINISTRAÇÃO Noturno 72 ARQUITETURA E URBANISMO Matutino 30 BIOMEDICINA Noturno 24 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Noturno 24 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Leia mais

NIQUELÂNDIA Votorantim garante permanência Euclides Oliveira

NIQUELÂNDIA Votorantim garante permanência Euclides Oliveira NIQUELÂNDIA Votorantim garante permanência Euclides Oliveira Nós não estamos indo embora de Niquelândia. O gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da mineradora, Marco Aurélio de Assis

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Por que foca?

APRESENTAÇÃO. Por que foca? APRESENTAÇÃO Por que foca? O foca, jornalista iniciante, tem grande dificuldade de encontrar um guia entre os textos técnicos publicados no Brasil. Com a pauta lhe queimando as mãos, ele se inquieta: por

Leia mais

Jornal das Novidades Abril de 2010 Sala de 2 anos 2

Jornal das Novidades Abril de 2010 Sala de 2 anos 2 EDIÇÃO N.º: 7 AUTORES: SALA 2 30 DE ABRIL DE 2010 Centro de Bem Estar Social Creche, Jardim de Infância e CATL JORNAL DAS NOVIDADES Notícia de Última Hora Chegamos ao final do mês e a nova edição do JORNAL

Leia mais

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV). PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: O USO DE FILMES E DEMAIS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS EM AULAS DE LÍNGUA - PORTUGUESA 52 - Adriana da Silva* adria.silva@ufv.br Alex Caldas Simões** axbr1@yahoo.com.br

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 28 de Agosto de 2014 Jornais Jornal: Notícias do dia Editoria: Serviço Página: 26 Jornal:

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

1. OCORRÊNCIAS. Ocorrências por mídia: Ocorrências por veículo: RELATÓRIO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA SETEMBRO / 2012

1. OCORRÊNCIAS. Ocorrências por mídia: Ocorrências por veículo: RELATÓRIO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA SETEMBRO / 2012 1. OCORRÊNCIAS Se o mês de agosto já havia sido auspicioso, setembro foi ainda mais. No mês em que o Secovi Rio comemorou 70 anos, os grandes eventos promovidos pela entidade Feira Secovi Rio e Prêmio

Leia mais

meu jeito de dizer que te amo

meu jeito de dizer que te amo Anderson Cavalcante meu jeito de dizer que te amo Dedicatória A Tabata, minha esposa, mulher, amante e melhor amiga, que com muito charme, carinho e um pouco de paciência compartilha comigo as descobertas

Leia mais

Dicas para você trabalhar o livro Mamãe, como eu nasci? com seus alunos.

Dicas para você trabalhar o livro Mamãe, como eu nasci? com seus alunos. Dicas para você trabalhar o livro Mamãe, como eu nasci? com seus alunos. Caro professor, Este link do site foi elaborado especialmente para você, com o objetivo de lhe dar dicas importantes para o seu

Leia mais

Roda de Conversa 24/02/2015

Roda de Conversa 24/02/2015 Aconteceu em Uberaba, na Sociedade Uberabense de Proteção e Amparo ao Menor (SUPAM), no dia 24/02/2015 a décima quinta edição da Roda de Conversa. O Evento teve a participação de aproximadamente 50 profissionais

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

Painel Eletrônico. Juntos por SST. Popular e sustentável. Sipat mobilizou profissionais e seus familiares

Painel Eletrônico. Juntos por SST. Popular e sustentável. Sipat mobilizou profissionais e seus familiares Força. Desempenho. Paixão. Painel Eletrônico Ano I Número 12 Quinzena de 4 a 17 de outubro Juntos por SST Popular e sustentável Sipat mobilizou profissionais e seus familiares pág. 3 Espírito Santo ganha

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPINA GRANDE Credenciado pela Portaria Nº 65, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPINA GRANDE Credenciado pela Portaria Nº 65, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015. FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPINA GRANDE Credenciado pela Portaria Nº 65, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande-PB no

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 23 de setembro de 2011 JORNAIS Encontro no almoço. A Critica O sucesso da solidariedade!

Leia mais

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CEUNSP

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CEUNSP FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CEUNSP MANUAL DE ESTÁGIO Faculdade de Comunicação e Artes Conteúdo INTRODUÇÃO PASSO-A-PASSO DO ESTÁGIO CENTRAL DE ESTÁGIOS DA FCA-CEUNSP DÚVIDAS FREQÜENTES 1 MANUAL DE

Leia mais

Efeitos das ações educativas do Curso de Qualificação Profissional Formação de Jardineiros na vida dos participantes.

Efeitos das ações educativas do Curso de Qualificação Profissional Formação de Jardineiros na vida dos participantes. Efeitos das ações educativas do Curso de Qualificação Profissional Formação de Jardineiros na vida dos participantes. Katiúcia Dias Fernandes 1 Silvério José Coelho 2 Introdução Entre os grandes temas

Leia mais

Netnografia: Revelando o Consumidor Online para ações de Comunicação e Marketing MANUAL DO CANDIDATO ESPM

Netnografia: Revelando o Consumidor Online para ações de Comunicação e Marketing MANUAL DO CANDIDATO ESPM Netnografia: Revelando o Consumidor Online para ações de Comunicação e Marketing MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200

Leia mais

Psicologia Educacional I. Violência nas escolas

Psicologia Educacional I. Violência nas escolas Psicologia Educacional I Violência nas escolas Objectivos Analisar algumas das causas que levam à violência nas escolas. Analisar a forma como esta se manifesta, nomeadamente nas relações professor/aluno,

Leia mais

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA NÚCLEO GOIÁS

PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA NÚCLEO GOIÁS PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA NÚCLEO GOIÁS O Núcleo GOIÁS divulga processo seletivo para Professor para o(s) curso(s) de graduação e/ou graduação tecnológica.

Leia mais

EDUCAÇÃO FISCAL É LIÇÃO DE CIDADANIA E DE MATEMÁTICA PLANO DE AULA EDUCAÇÃO FISCAL

EDUCAÇÃO FISCAL É LIÇÃO DE CIDADANIA E DE MATEMÁTICA PLANO DE AULA EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL É LIÇÃO DE CIDADANIA E DE MATEMÁTICA PLANO DE AULA EDUCAÇÃO FISCAL PARANACITY- 2009 ESCOLA ESTADUAL SANTOS DUMONT ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA: MARIA HILDA LIMA ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA

Leia mais

Para todos vocês, formandos, hoje é um dia de comemoração...

Para todos vocês, formandos, hoje é um dia de comemoração... 1 Discurso da Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello na Cerimônia de repactuação do Plano Brasil Sem Miséria com RS Mais Igual e de formatura dos alunos do PRONATEC, realizada

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 25 de Fevereiro de 2014 SITES Mais de sete mil alunos iniciam aulas Site Hiperativa Fm FESTA

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR ESPM Unidade Porto Alegre O Diretor Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Porto Alegre, em consonância com o regimento da instituição,

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: 12.03.15 EDITORIA: CAPA E MARCOS AURÉLIO DE SÁ

FECOMÉRCIO VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: 12.03.15 EDITORIA: CAPA E MARCOS AURÉLIO DE SÁ FECOMÉRCIO VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: 12.03.15 EDITORIA: CAPA E MARCOS AURÉLIO DE SÁ Classificação: Positiva VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 13.03.15 EDITORIA: FLASHES DO SERIDÓ Classificação: Positiva VEÍCULO:

Leia mais

Jornais. Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Monitoramento das Notícias da UNISUL

Jornais. Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Monitoramento das Notícias da UNISUL Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 12 de Junho de 2013 TELEVISÃO Veículo: TVCOM RBSTV Data: 12/06/2013 Hora: 22

Leia mais

FATEC notícias. Nesta edição: Jornal da Faculdade de Tecnologia Dom Amaury Castanho Ano I - 1ª Edição - Dezembro de 2009

FATEC notícias. Nesta edição: Jornal da Faculdade de Tecnologia Dom Amaury Castanho Ano I - 1ª Edição - Dezembro de 2009 FATEC notícias ITU Jornal da Faculdade de Tecnologia Dom Amaury Castanho Ano I - 1ª Edição - Dezembro de 2009 A Faculdade de Tecnologia Dom Amaury Castanho realizou entre os dias 05 e 09 de outubro deste

Leia mais

Guia do Aluno. Campo Grande MS

Guia do Aluno. Campo Grande MS 2015 Guia do Aluno Campo Grande MS Sumário Acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)... 2 Acesso ao curso... 3 Acesso aos Módulos... 4 Acesso às disciplinas... 5 Trilha de Aprendizagem...

Leia mais

1. Pateo do Collegio conhecia não conhecia não responderam 16 18 0. 1. Pateo do Collegio gostei não gostei não responderam 33 0 1

1. Pateo do Collegio conhecia não conhecia não responderam 16 18 0. 1. Pateo do Collegio gostei não gostei não responderam 33 0 1 1. Pateo do Collegio conhecia conhecia 16 18 0 1. Pateo do Collegio gostei gostei 33 0 1 Pateo do Collegio 3% Pateo do Collegio gostei 0% conhecia 53% conhecia 47% gostei 97% Por quê? Aprendi mais sobre

Leia mais

Bem-vindo ao Campus Club!

Bem-vindo ao Campus Club! Manual de Acesso Bem-vindo ao Campus Club! O Campus Club é uma plataforma de interatividade social destinada a estudantes e egressos de instituições de ensino. O objetivo é recriar o ambiente acadêmico

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Dica de viagem: Grande Hotel São Pedro

Dica de viagem: Grande Hotel São Pedro Dica de viagem: Grande Hotel São Pedro Mil dicas de mãe - São Paulo/SP - NOTÍCIAS - 04/08/2014-08:45:00 Dica de viagem: Grande Hotel São Pedro Recentemente estivemos no Grande Hotel São Pedro, no interior

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Colégio Politécnico da UFSM EDITAL COLÉGIO POLITÉCNICO/UFSM 004/2013

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Colégio Politécnico da UFSM EDITAL COLÉGIO POLITÉCNICO/UFSM 004/2013 Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Colégio Politécnico da UFSM EDITAL COLÉGIO POLITÉCNICO/UFSM 004/201 ABERTURA DE VAGAS PARA INGRESSO, REINGRESSO E TRANSFERÊNCIA NOS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

SITUAÇÃO ANTERIOR E IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS.

SITUAÇÃO ANTERIOR E IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS. Experiência: CASA FAMILIAR RURAL Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul/SC Responsável: Professor João José Stüpp Endereço: Estrada do Redentor, 5665 Bairro: Canta Galo Rio do Sul/SC CEP: 89160-000 E

Leia mais

EDITAL Nº. 13/14 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I

EDITAL Nº. 13/14 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I EDITAL Nº. 13/14 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I O Diretor Geral das Faculdades Integradas do Brasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

1Ò&/(2'(('8&$d 2$',67Æ1&,$1($' PROCEDIMENTOS PARA DISCIPLINAS A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO

1Ò&/(2'(('8&$d 2$',67Æ1&,$1($' PROCEDIMENTOS PARA DISCIPLINAS A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO 1Ò&/(2'(('8&$d 2$',67Æ1&,$1($' PROCEDIMENTOS PARA DISCIPLINAS A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 03 2 PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA...04 3. PARTICIPAÇÃO NAS DISCIPLINAS EAD...04 4 AVALIAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

Processo Seletivo Simplificado Nº 314405

Processo Seletivo Simplificado Nº 314405 Processo Seletivo Simplificado Nº 314405 Contratação de Pessoal para a função de Monitor (a) do Programa de Aprendizagem Rural Jovem Aprendiz, no município de Cambará do Sul, RS, por prazo determinado,

Leia mais

Acerola Assessoria de Comunicação: Uma Vivência em Assessoria na Universidade 1

Acerola Assessoria de Comunicação: Uma Vivência em Assessoria na Universidade 1 Acerola Assessoria de Comunicação: Uma Vivência em Assessoria na Universidade 1 Ana Vitória Silva Matos 2 Joana D arc Pereira 3 Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE RESUMO O artigo apresenta o trabalho

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 48 Discurso na cerimónia de posse

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Contrato: AS.DS.PV.024/2010 Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO

Leia mais

Boletim do Instituto 3M de Inovação Social

Boletim do Instituto 3M de Inovação Social Boletim do Instituto 3M de Inovação Social Curso CURSO DE REPARAÇÃO AUTOMOTIVA PARA JOVENS O Instituto 3M de Inovação Social promove, a partir de novembro, um curso profissionalizante de reparação automotiva.

Leia mais

FORMANDO PEDAGOGOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

FORMANDO PEDAGOGOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FORMANDO PEDAGOGOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Erika Zimmermann 1 Universidade de Brasília Faculdade de Educação Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Paula Cristina

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 92/2011-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 04/07/2011 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 92/2011-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 04/07/2011 I RELATÓRIO: INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE/FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO FCAP ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO SUPERIOR SEQUENCIAL DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL

MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400

Leia mais

Vários exemplos são apontados pelo Programa e mostram como a indústria se apropria da nanociência

Vários exemplos são apontados pelo Programa e mostram como a indústria se apropria da nanociência capa EDUCAÇÃO EM NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA Programa apresenta aos alunos conceitos e inovações que irão prepará-los para uma nova dimensão IRIDESCÊNCIA Asa da borboleta A superfície da asa de uma borboleta

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 17.05.15 EDITORIA: LITZ MADRUGA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 17.05.15 EDITORIA: LITZ MADRUGA FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 17.05.15 EDITORIA: LITZ MADRUGA Classificação: Positiva VEÍCULO: SUÉBSTER NERI DATA: 17.05.15 Inscrições abertas para cursos gratuitos de junho do Sesc RN Começam

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

FICHA SOCIAL Nº 136 INFORMANTE

FICHA SOCIAL Nº 136 INFORMANTE FICHA SOCIAL Nº 136 INFORMANTE : P.C. SEXO: Masculino IDADE: 15 anos Faixa I ESCOLARIZAÇÃO: 5 a 8 anos (6ª série) LOCALIDADE: Alto da Penha (Zona Urbana) DOCUMENTADORA: Maria do Socorro Inácio TRANSCRITORA:

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

Atendimento clínico à criança: são cinco salas para o atendimento à. Atendimento Individual: casos que necessitarão de uma atenção

Atendimento clínico à criança: são cinco salas para o atendimento à. Atendimento Individual: casos que necessitarão de uma atenção Atividades e Projetos Núcleo Clínica com crianças Atendimento clínico à criança: são cinco salas para o atendimento à criança e sua família. Atendimento Individual: casos que necessitarão de uma atenção

Leia mais

CEARÁ VIA CORPUS PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

CEARÁ VIA CORPUS PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA CEARÁ VIA CORPUS PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA O CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ - VIA CORPUS divulga processo seletivo para

Leia mais

curiosidade. Depois desta aula toda, só posso dizer que também

curiosidade. Depois desta aula toda, só posso dizer que também James recém havia saído de férias. Seu pai havia prometido que, se fosse bem aplicado na escola, passaria alguns dias na companhia do vô Eleutério. O avô de James era um botânico aposentado que morava

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010 Pais e Alunos Proposta de Trabalho Ensino Médio 2010 A partir de 2010 o nosso projeto pedagógico do Ensino Médio estará ainda mais comprometido com a formação integral

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015. Leia o texto a seguir para realizar as lições de Matemática da semana. Os alunos do 3º ano foram

Leia mais

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU (FAP TERESINA) Mantida pelo Grupo Ser Educacional Credenciamento: Portaria MEC nº 1.149, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU (FAP TERESINA) Mantida pelo Grupo Ser Educacional Credenciamento: Portaria MEC nº 1.149, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012 FACULDADE MAURÍCIO (FAP ) Mantida pelo Grupo Ser Educacional Credenciamento: Portaria MEC nº 1.149, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau

Leia mais

Projeto educacional para empresas turbinarem a leitura na vida de muitas crianças!

Projeto educacional para empresas turbinarem a leitura na vida de muitas crianças! Projeto educacional para empresas turbinarem a leitura na vida de muitas crianças! Incentivo à leitura com o objetivo de formar cidadãos capazes de mudar o mundo. O que é o projeto Oferecemos uma solução

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD?

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? Índice SUA EMPRESA DE TREINAMENTOS ESTÁ PARADA NO TEMPO? Introdução 2 Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4 Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? 6 A gestão de cursos

Leia mais