Reservas de viagens de avião

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reservas de viagens de avião"

Transcrição

1 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Aluno: Aluno: Reservas de viagens de avião A nossa gestão do negócio aéreo foi realizada a partir de várias funções que podem ou não ser utilizadas dependendo das pretensões do utilizador. Temos assim a função main a fazer apenas a chamada da função menu (que apresenta o menu), e depois solicita outra(s) função/funções conforme as opções do utilizador. O trabalho realizado apresenta apenas os pontos do grupo 5 do enunciado, ou seja foram apenas concebidas as funções para mostrar a estrutura de um avião, mostrar a ocupação de um voo e mostrar os passageiros com reservas num voo, além de outras funções secundárias que serviram para uma melhor optimização do programa.

2 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Aluno: Aluno:_38539 Negócio Aéreo O objetivo deste trabalho é desenvolver uma sequência de procedimentos de dificuldade crescente que tratam de reservas de lugares de avião. O programa está dividido em quatro grupos de dificuldade. Desenvolvemos apenas o primeiro grupo de procedimentos, que era constituido pelas seguintes funções: A Função da amostragem da estrutura de um avião, quando for corrido com parâmetro mostra o número de filas turísticas e executivas, a seguir mostra o menu. Se for corrido sem parâmetro, mostra o menu e pode ao utilizador que selecione uma opção, em seguida pede o tipo de avião e mostra a estrutura no ecrã. O procedimento que mostra a ocupação de um voo, pede o tipo de voo, e imprime a estrutura, mostrando os lugares livres e os ocupados. A função que mostra o nome de passageiros com reserva, pede o tipo de voo, e mostra o nome, a fila, e o lugar de todos os passageiros com reserva naquele voo. Este trabalho foi muito interativo, apesar de algumas vezes passarmos horas à procura de erros, fui muito interessante. Visto que a programação de microprocessadores continua a ser um desafio para nós não fomos capazes de desenvolver todas a funções dentro do prazo indicado. A maior dificuldade não foi escrever código, mas sim conseguir encontra erros depois de correr o programa. Por último, mas não menos importante queremos, agradecer ao professor Paulo Pinto pela oportunidade que, nos deu para desenvolver estre trabalho, e ao Professor André Rocha pelo, apoio nas aulas e pela disponibilidade que sempre teve para esclarecer as nossa dúvidas.

3 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Aluno:35820 Aluno:38166 Trabalho Final Reservas de viagens de Avião O trabalho foi baseado numa sequência de procedimentos de dificuldade crescente que visa tratar de reservas de lugares de aviões, nomeadamente os Airbus318, Airbus319, Airbus320 e Airbus321 de capacidades inferiores a 200 passageiros. A primeira opção, tratava-se dum procedimento simples cujo objetivo era mostrar a estrutura de 1 certo tipo de avião em termos de filas e classe executiva sendo que foi pedido de duas formas distintas, que apresente de imediato o menu se o programa for corrido sem parâmetros e caso contrário lê logo o ficheiro com o nome fornecido, mostrando assim a estrutura do avião e de seguida o menu. A segunda opção, a que nos causou enormes dificuldades, consistia em mostrar a ocupação de cada um dos voos sendo que teria de se escolhes qual o tipo de avião que se pretendia e o procedimento consistia em mostrar os lugares livres e ocupados. Dificuldades enormes encontradas visto que o número de filas para cada avião eram diferentes umas das outras. A terceira opção, semelhante a anterior no que diz respeito a recolha de informações que consistia em mostrar o nome de passageiros com reservas num voo, pretendendo que fossem escritos para cada lugar ocupado mostrar a fila, cadeira e o nome da pessoa. Só conseguimos concluir até o 5.3 visto que estamos numa fase decisiva com testes e trabalhos em outras disciplinas, tentamos conciliar tudo para que pudéssemos concluir com sucesso. É com muita pena nossa não termos atingido os objetivos propostos pelo docente. Agradecia também que fossem revistas as aulas Praticas de Programação de Microprocessadores, pois achamos que uma das maiores dificuldades também são as poucas aulas que a cadeira disponibiliza aos alunos nomeadamente nos capítulos Ficheiros, Apontadores e Estruturas. Aprendemos muito com o trabalho, pois nos ajudou ainda mais a melhorar o nosso conhecimento na linguagem C.

4 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Aluno: Adriana Mar Reservas de viagens de avião O programa Reservas de Viagens de Avião tem ao seu dispor um vasto leque de funções que permitem fazer uma reserva ou visualizar um determinado voo. Primeiramente, pode começar por visualizar a estrutura de um determinado avião Airbus (dentro dos quatro disponibilizados), através da função Mostrar estrutura de avião, com o intuito de saber o numero de filas em classe turística ou executiva, caso pretenda uma viagem mais confortável e com algumas mordomias. A função Mostrar voo, permite visualizar a ocupação do voo no qual deseja voar, possibilitando-o assim deliberar se deve marcar a sua viagem com algum tempo de antecedência ou se pode esperar mais alguns dias para concretizar a sua reserva. Tem um amigo no mesmo voo? Com este programa basta escolher o terceiro ponto do menu, Mostrar nomes e, de imediato, obtém a informação relativa aos passageiros que já se encontram com reserva efectuada. Nome, fila e lugar é o que necessita para que faça a reserva perto de alguém conhecido. Se ainda não a submeteu basta inserir, através da função Reserva de Voo, o voo no qual pretende viajar, e escolher o melhor lugar para a sua jornada, indicar os dados de reserva e de bagagem. De um modo semelhante, opera a função Alterar reserva de voo, através da qual é possível alterar a sua reserva e mudar para outro ponto do avião, quer decida mudar de classe executiva para turística, ou vice-versa. Basta introduzir os dados do antigo lugar reservado, escolher o novo e indicar o nome em que tinha feito a primeira reserva. Se estes corresponderem, tem o seu lugar mudado. Em suma, este é um programa simples e claro que permite não só, realizar reservas bem como alterá-las. Caso o lugar já esteja ocupado, o programa indicar-lhe-á que escolha outro lugar, não correndo o risco de estarem duas reservas feitas na mesma posição. A companhia que utiliza o programa pode ainda criar um novo voo, associando-o a um dos quatro Airbus disponibilizados, através da função Novo voo. Excelente/Muito Bom/Bom/Aceitável/Insuficiente/Mau Classificação:

5 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Aluno:38550 Aluno: Este trabalho tinha como objectivo criar um sistema de reserva de voos, para quatros tipos diferentes de aviões (exemplo: Airbus318). Este programa é constituído por várias funções, como por exemplo o menu ou a função de leitura do nome dos passageiros de um voo. Na função menu é apresentado o sistema de reserva de voos, em que permite escolher a opção desejada. O menu é ainda constituído por uma opção que permite sair do programa. Na primeira função do programa, é feita a leitura do ficheiro do tipo de avião e simultaneamente é feita a contagem das filas executivas e turísticas, essa contagem é feita através de um ciclo, que irá percorrer o ficheiro e sempre que encontrar uma string com as características das filas executivas uma variável é incrementada. Simultaneamente é feito o mesmo com as características das filas turísticas. Estas filas guardadas nas duas variáveis são essenciais para as funções seguintes do programa.

6 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Aluno:37207 Aluno:37064 Reserva de Viagens de Aviões No âmbito da cadeira de Programação foi apresentado um projecto final, no qual deveríamos realizar um programa em linguagem C cujo conteúdo esta relacionado com a reserva de viagens de aviões, abordando diversas perspectivas. De forma a facilitar a realização do mesmo e para que este possa ser o mais elucidativo possível o grupo tentou prezar pela máxima clareza e simplicidade possível. Desta forma foram criadas funções que tendo a sua especificidade, possuem uma forma geral que permite que as mesmas possam ser invocadas em qualquer caso, em que a sua presença seja solicitada, possibilitando assim a ausência de repetição de porções de código. Para que o usuário possa ser clarificado acerca das escolhas que poderá efectuar terá á sua disposição um menu interactivo onde visivelmente é solicitada uma escolha. Na base do conteúdo do menu, e dependendo da escolha estão diversos ficheiros com informações cruciais acerca do tipo de avião e voo. Considerando que apenas existem aviões da AirBus e que os ficheiros respectivos são do tipo AirBus*** (por exemplo: Airbus318), para que seja exequível a opção de mostrar a estrutura de um avião, dando a conhecer as filas existentes em classe executiva e turística, o utilizado terá apenas que introduzir por exemplo A318 ou 318, sendo no caso do primeiro exemplo o caracter A ignorado. De seguida para o programa ter percepção de qual o ficheiro a abrir, primeiramente é invocada uma função (void inteiro_caracter) cuja funcionalidade remonta para a passagem de inteiro a caracter, formando uma string que vai ser concatenada á string Airbus noutra função (void ler_ficheiro), onde irá ser aberto então o ficheiro, já na forma (Airbus***), em modo de leitura. Como referido no inicio, estas funções não se limitam apenas a um leque de escolhas, estando preparadas para lidar com qualquer tipo de avião disponível. Ainda na mesma função será então mostrada a estrutura do avião utilizando Fscanf que permite percorrer o ficheiro ate encontrar End of File. À semelhança do que foi apresentado no enunciado quando existem 4 cadeiras numa fila a classe é executiva e no caso de 6, turística. Assim ao ser percorrido o ficheiro em questão, se o tamanho da string Fila declarada no código for igual a 4 indica que se trata de classe executiva, caso contrário turística. No que diz respeito ao tipo de voo consideram-se ficheiros binários, sendo que o modo de proceder difere um pouco, ou melhor dizendo, tem algumas particularidades em alguns aspectos, dado que não se tratam de ficheiros de texto. O primeiro conteúdo destes indica o número de avião, o que nos possibilita saber de imediato toda a estrutura do mesmo, ao chamar a função (ler_ficheiro), de seguida contem um conjunto de dados para cada lugar sendo o conjunto dos mesmos iguais á dimensão do próprio avião. Assim definindo uma estrutura que contenha todos estes conjuntos de dados, indubitavelmente conseguimos obter qualquer informação a respeito do devido tipo de voo, tal como a ocupação ou mesmo o nome dos passageiros com reserva. No respectivo trabalho, considerando a estrita informação do enunciado que indica que o inteiro 0 é sinal de lugar livre e 1 ocupado, com um simples ciclo é possível percorrer todos os lugares e desta forma indicar se o mesmo esta livre ou ocupado através de simples condições, acedendo ao membro da estrutura responsável por mostrar a ocupação do lugar. De uma forma análoga para a visualização do nome dos passageiros com reserva, procede-se da mesma forma mas desta vez acedendo ao membro da estrutura responsável por esse conteúdo (exemplo: avião[i].nome, sendo o avião uma variável do tipo estrutura e i um inteiro). No que diz respeito a efectuar uma reserva ou até mesmo alterar o nome de uma reserva a ideia fulcral está assente num simples cálculo matemático que nos permite logo identificar o lugar que o utilizador introduziu tendo em conta a fila e os lugares em executiva e turística. Também o suporte da idealização do histograma reside em cálculos matemáticos da mesma ordem dos casos anteriores para assim identificar tudo o que é proposto, bem como cálculo de percentagens considerando o valor real que se pretende transformar. Em suma, espontaneamente se percebe a importância da existência de um código conciso em que o seu conteúdo esteja relacionado, afastando assim a proliferação de unidades de texto(código) isoladas e repetidas.

7 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Aluno:37456 Reservas de viagens de avião O programa tem uma estrutura simples. Tem a função main que chama a varias funções que desempenham as funcionalidades do programa. A primeira função (mostra_estrutra) permite saber o número de filas executivas e turísticas de um avião. Dentro desta função é chamado uma outra (mostra_filas) que intrevem no processo da contagem do número de filas. A função mostra_ocupa é a função chamada quando se escolhe a opção 2 do menu do programa. Esta função mostra a ocupação de um determinado voo, através de um mapa do avião que é impresso no ecrã. A função mostra_reserva é a função chamada quando se escolhe a opção 3 do menu. Esta função é responsável por saber a ocupação de voo e mostra numa lista a sua ocupação. Mostra as filas, lugares e os nomes das pessoas que ocupam aquele avião. Entrega O documento é entregue electronicamente ao docente do laboratório. O nome do ficheiro deve conter os números dos alunos, a sigla da disciplina, o ano lectivo, e o semestre, separados por underscore. Por exemplo, para um grupo com os alunos com os números e 12768, no ano lectivo de 2011/12, no semestre par, o nome do ficheiro WORD deve ser 10185_12768_pm_2011_2012_par.doc. Também se aceitam ficheiros em PDF. Use este documento como base e não se esqueça de preencher o cabeçalho com os números de aluno.

8 Programação de Microprocessadores2011/12 Sem. Par Aluno:37600 Reservas de Viagens de Avião O programa consiste num sistema no qual é possível obter a informação acerca de uma série de tipos de aviões (numero de lugares executivos e numero de lugares turísticos no mesmo tipo de avião), obter a informação acerca da ocupação dos lugares de um certo voo (cada voo é representado como um ficheiro binário, no qual é dada a informação sobre os lugares ocupados, o nome do respetivo passageiro que está a ocupar esse lugar, o numero que identifica a bagagem do mesmo, e numero da reserva, esta informação é armazenada numa estrutura lugar a qual irá ter como membros os respetivos dados a armazenar), a informação sobre os passageiros que estão registados no respetivo voo (há separação dos que se encontram em classe turística e executiva), efetuar uma reserva no mesmo voo e alterar o lugar em que uma reserva foi feita nesse voo, o resto dos comandos não foram implementados. O primeiro comando trata-se de um simples exit(0) o qual finaliza o programa retornando 0. O segundo comando começa por pedir para introduzir um comando do género A3xx, havendo dois scanf's de modo a separar a primeira letra do resto do numero, assim com strcat junta-se o código com uma string que por sua vez contém Airbus - todos os ficheiros em questão começam assim, após isto faz a leitura do ficheiro e faz o display pedido na consola. O terceiro comando percorre o ficheiro binário, assinando num vetor de estruturas do género lugar a informação de cada lugar no voo e faz uma representação gráfica no display da consola dos lugares ocupados no mesmo voo. O quarto comando percorre o ficheiro binário, assinando num vetor de estruturas do género lugar a informação de cada lugar no voo, fazendo o display pretendido na consola depois de percorrer o mesmo ficheiro.

9 Programação de Microprocessadores 2011/12 Semestre Par Flávio Silva O projecto consiste numa série de operações envolvendo um viajante de avião. O meu projecto está separado em várias funções por forma a ser mais fácil a sua compreensão e a não repetição de código desnecessariamente. Ao começar o trabalho sabia que o objectivo mínimo seria alcançar a nota mínima, então defini metas para não deixar acumular trabalho para a última semana (como sugerido no enunciado), sendo assim, os pontos realizados foram do 0 ao 3. O programa consiste em 3 principais funções: mostrar a estrutura de um avião, mostrar a ocupação de um voo e mostrar o nome de passageiros com reserva num voo. O programa está preparado para correr com e sem parâmetros a partir da consola. Sobre as funções citadas acima, na primeira, lê-se o ficheiro de texto linha a linha e conta-se o numero de filas e lugares em classe executiva e turística. Na segunda função, lê-se o ficheiro binário de um voo, desenha-se uma matriz para apresentar a estrutura desse voo e coloca-se no ecrã. Por fim, na terceira função, acontece o mesmo que na função 2, excepto que em vez de se mostrar a estrutura, mostra-se os nomes dos passageiros que têm reserva naquele voo específico. Além das outras funções de ler ficheiros de texto e binário, o programa contem ainda um extra que é uma função simples que pede um Enter para continuar o programa. O auxílio do docente foi fundamental neste trabalho, uma vez que, com essa ajuda, consegui ultrapassar algumas das barreiras que impediam o trabalho de funcionar na perfeição. Em suma, os conhecimentos que adquiri nas aulas serviram para realizar este trabalho e espero que me ajudem para um dia mais tarde poder utilizá-los num contexto real.

10 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Aluno: António José Espadinha Vieira Soares Aluno: Trabalho Final de Programação de Microprocessadores Este trabalho engloba apenas os problemas apresentados para o grupo I de avaliação. Devido a restricções de tempo e considerações iniciais o código não se encontra completamente optimizado, havendo ligeiras repetições de algum código que poderia ter sido generalizado em funções e procedimentos próprios. Num modo geral, variáveis e apontadores correspondentes em funções e procedimentos chamadas dentro das funções onde as variáveis foram declaradas retêm o mesmo nome de modo a se relacionarem facilmente numa análise do código. O programa é composto por um único ficheiro e está essencialmente dividido em três partes: estruturas, funções e procedimentos gerais, procedimentos principais. A estrutura de passageiro declarada respeita os requerimentos do enunciado de modo a ser feita a leitura correcta dos ficheiros binários de vôo. As funções de abertura de ficheiro são do tipo ficheiro de modo a retornarem à função o valor do apontador para o ficheiro, enquanto que o procedimento voo é semelhante à função de abertura de ficheiro de texto e da função aviao mas especializada para uso nas opções 2 e 3. Embora estas funções podessem ter sido generalizadas para uso global, foi tomada a decisão de não alterar o código inicial que se encontrava a funcionar. Os procedimentos estrutura, ocupa e mostra_nome_pass correspondem às opções 1, 2 e 3 do menu, respectivamente. Os dois últimos procedimentos são semelhantes invocando os mesmos procedimentos de abertura de ficheiro, inicialização da estrutura declarada e preenchimento desta com informação do ficheiro binário para uma variável declarada dentro do procedimento. O procedimento limpa_struct revelou se necessário pois a estrutura inicial declarada apresentava se sempre com lixo em algumas variáveis, sendo estes só limpos quando era invocado um vôo que fosse composto por um tipo de avião com a estrutura máxima declarada. É também importante de notar, caso este ficheiro.c apresente erros de compilação numa plataforma Linux, que o trabalho foi desenvolvido e compilado na plataforma Mac OS X Lion através do comando gcc TrabalhoFinal2.c o tfinal2 fnested functions.

11 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Aluno:38107 Aluno:38163 Negócio Aéreo Este trabalho consiste na construção de um programa que trata da reserva de lugares em quatro tipos de aviões. O nosso trabalho contém três das funções pedidas, podendo através delas obter o número de filas executivas e turísticas, o desenho da estrutura do avião com os devidos lugares ocupados sinalizados, e finalmente, os nomes e apelidos das pessoas que ocupam os lugares reservados. Sempre que é reservado um avião para uma viagem é criado um ficheiro em binário que nos indica qual o tipo de avião reservado, as pessoas que efectuaram reserva e os seus dados relativamente à viagem e da bagagem. A primeira função, chamada pelo menu, abre um dos quatro ficheiros que contêm a estrutura dos aviões. Esta percorre linha a linha indicando-nos os números de filas executivas e turísticas através do número de acentos que cada fila do avião tem. Estes ficheiros não estão em binário facilitando-nos a leitura dos próprios. Para a determinação do número das filas nós criámos funções à parte visto que esta informação vai ser necessária, futuramente, na função 2 (desenho da estrutura do avião). Para o desenho do avião criámos um vector de duas dimensões. Na horizontal temos o número de filas do avião, e na vertical temos o número de lugares (dependendo de ser classe executiva ou turística) e o número da fila respectiva. Através do número de filas executivas e turísticas do avião, rapidamente concluímos o número total de filas, informação essa que será necessária para delimitar o vector de duas dimensões. Dividimos o nosso vector de duas dimensões em dois para poder trabalhar individualmente com cada classe. De seguida percorremos todas as posições do vector, registando a letra correspondente ao lugar, obtendo assim o desenho do avião vazio. Para identificar quais os lugares ocupados do avião, recorremos ao ficheiro do respectivo voo e passámos as informações para uma estrutura, de onde se obteve um vector que nos indicava, em binário, quais os lugares ocupados. Isto é, os lugares do avião que estivessem ocupados seriam representados, no vector, com o valor de 1 (um), e os vazios com o valor de 0 (zero). Com esta informação obtivemos quais as localizações dos lugares ocupados. Porém esta localização não correspondia à organização que utilizámos para o desenho do avião, então tivemos de descobrir qual era a sequência e adapta-la ao nosso esquemático. Através do executável que nos foi oferecido concluímos que os lugares estavam ordenados verticalmente e após a fila terminar continuava no início da linha seguinte. Após de várias horas de lógica conseguimos chegar a uma equação que relacionava o nosso método de organização com a que nos foi fornecida. Por fim, enviámos o desenho do avião para o ecrã com os lugares ocupados representados por um x. A última função recorre á informação contida na estrutura, proveniente do ficheiro de voo, sobre os lugares ocupados, da mesma maneira que se obteve na segunda função e os nomes das pessoas. De seguida, mostrava no ecrã a fila e o lugar com o nome da pessoa que o ocupava. Para tal, organizamo-nos de maneira diferente e recorremos a um ciclo para percorrer todos os lugares, visto que a anterior foi demasiado complexa para a repetir. Este projecto foi muito importante para nós devido ao facto de utilizarmos novas maneiras de programar, expandindo então os nossos conhecimentos em linguagem C. Gostaríamos de o ter terminado porém isso não foi possível devido ao elevado número de trabalhos que nos foram pedidos para serem realizados.

12 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Aluno:37939 Reservas de Viagens de avião Introdução O objectivo deste trabalho final consiste na criação de um programa capaz de realizar vários procedimentos, de dificuldade, crescente que tratam de reservas de lugares de avião. Descrição do programa O meu programa encontra-se funcional, embora não tenha capacidade para realizar todos os procedimentos indicados no enunciado. Verificam-se também algumas diferenças em relação ao trabalho que nos foi disponibilizado pelo professor Paulo Pinto. Das opções do menu que nos é mostrado, ao executar o programa sem passar argumentos pela linha de comandos, ele é capaz de realizar o que lhe é pedido entre a opção 0 e a opção 6. Sendo que a opção 5 que corresponde à alteração do lugar de uma reserva não está completa devido a alguns problemas com que me deparei e não fui capaz de superar. Tem também uma diferença na função que mostra os lugares ocupados de um determinado voo, sendo que o programa do professor faz o display da disposição do avião e os respectivos lugares ocupados na horizontal enquanto que o meu programa faz o display na vertical. Tentei construir as funções de maneira a que quando seleccionasse uma alínea, esta fosse executar uma função simples, que apenas iria guardar os dados que necessitava para o tratamento de informação e os passasse por parâmetro às funções seguintes, pois existem vários casos em que é necessário utilizar uma função anterior para assim recolher os dados para executar a actual. À medida que a complexidade das funções foi aumentando foi-se tornando também mais difícil desenhar o programa desta forma, e assim acabei por ter de repetir código em algumas funções mais complexas.

13 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Aluno: Aluno: Trabalho final Reservas viagens de avião Adicionamos as seguintes estruturas que nos permitem guardar em memoria a informação dos ficheiros texto e binário typedef struct{ //guardamos a estrutura do aviao lida dos ficheiros texto (Airbus3xx) em executivas e turisticas, maximo A321 } Filas; typedef struct{ //guardamos a ocupacao do aviao lida dos ficheiros binarios (ex:tp1048) em executivas e turisticas, maximo A321 } Ocupacao; Depois durante o desenvolvimento dos métodos Para responder ao primeiro grupo de 3 opções usamos as estruturas anteriores para guardar em memoria a informação contida nos ficheiros texto e binário. -Na primeira opção só usamos a primeira estrutura para carregar a estrutura do avião e contar o número de filas em executiva e em turística -Na segunda opção usamos ambas mais a estrutura que o professor forneceu para ler e guardar a informação de estrutura do avião (texto) e do voo (binário) e para transladar a matriz para horizontal -Na terceira opção só usamos a primeira estrutura para saber o numero de cadeiras em executiva e turísticas para ler sequencialmente o ficheiro de voo e verificar se o lugar esta ocupado ou não Tivemos alguma dificuldade na entrada dos valores do teclado, o que nos obrigou a seguir a cada scanf a invocarmos uma função clear_kb para retirar do teclado o lixo que la estava

14 Trabalho Final Objectivo O trabalho final de programação de microprocessadores tem como objectivo desenvolver um programa que sirva como uma base de dados para uma companhia aérea. Este permite a um utilizador criar, apagar e controlar determinados voos, registos de passageiros e ate associar os respectivos avioes aos voos. Estrutura O meu código consiste numa função menu, que será chamada no main, que tem como função apresentar as escolhas que podem ser introduzidas pelo utilizador e vai chamar as respectivas funções para cada opcção. O código está dividido respectivamente pelo numero de opcções existentes, tendo no máximo três funções para cada opcção. Existe também uma função geral, Airbus3xx, que vai buscar o numero de filas dos avioes que serão depois utilizadas para as outras funções. Além das opcções existem duas funções (argc s) cujo objectivo e controlar os parâmetros de entrada, postos pelo utilizador, e executar, dependendo do numero de parâmetros, as opcções um e seis do trabalho. Todos os dados retirados do ficheiro binário associado a um determinado voo são sempre guardados na estrutura fornecida pelo docente. Qualquer manuseamento dos dados sobre qualquer determinado passageiro será feito utilizando as estruturas e depois se necessário guarda-se no ficheiro binário para ser utilizado para outra opcção qualquer. Qualquer dúvida o código está comentado com a opcção e as funcções que estão a ser utilizadas nessa opcção

15 Programação de Microprocessadores 2011/2012 Semestre Par Aluno:37700 Negócio Aério O objectivo deste trabalho era escrever o código para a criação de um programa em C para ser utilizado por uma reserva de viagens de avião. Assim, este teria de realizar as diversas operações utilizadas pelas reservas de viagens, tais como: criar um voo e associá lo a um tipo de avião, verificar a quantidade de lugares disponíveis no avião, preencher um voo com passageiros, ou até alterar a reserva de um passageiro. Existem 4 modelos de avião (do Airbus318 ao Airbus321) com que se é possível trabalhar com este programa. Cada um deles tem um número característico de filas de classe executiva e de classe turística. O programa é simples, resumindo se a 1 função por cada tarefa que se quer executar. A única excepcao é a primeira função, que podendo ser iniciada directamente através da consola, teve de ser dividida em duas funções distintas. O menu apresentado ao iniciar o programa (sem parâmetros extra para a primeira função) é o seguinte: 0 Sair do programa 1 Mostrar a estrutura do avião 2 Mostrar a ocupação de um avião 3 Mostrar o nome dos passageiros com reserva 4 Efetuar a reserva de um voo com escolha de lugar 5 Alterar o lugar de uma reserva 6 Atribuir um avião a um voo específico 7 Preencher um voo com passageiros aleatórios 8 Histograma de ocupação de voo por tipo de lugar 9 Geração do ficheiro de nomes e apelidos Apartir deste menu, o utilizador pode escolher qual a função que pretende executar. O programa realizado só permite efectuar as primeiras 4 operações: A função 0 permite que se saia do programa; A primeira permite que se verifique o número de filas de cada classe, disponíveis em qualquer um dos modelos de avião, mostrando essa informação no ecrã; A segunda permite que se observe no ecrã um esquema dos lugares ocupados e desocupados de um voo de um dos modelos de avião; A terceira permite que tenhamos acesso ao nome dos passageiros que têm reserva em qualquer uma das classes de um voo, listando essa informação no ecrã. Em caso de dúvidas, o programa contém também instrucções. Basta que o programa seja corrido com o sufixo h, para que a consola mostre as instrucções associadas ao programa, em particular, como executar a primeira função directamente da consola.

16 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Aluno:37604 Aluno:38227 Reserva de Viagens de Avião Foi-nos proposto na disciplina de Programação de Microprocessadores, a elaboração de um trabalho final (que abrangesse toda a matéria) sobre reservas de viagens de aviões. O trabalho contém um menu com determinadas tarefas a serem executadas, faseadamente, nas aulas práticas. O programa era feito em Crimson e compilado em Cygwin. No que concerne ao nosso trabalho, conseguimos realizar as primeiras 4 tarefas (contando com a opção 0), e a opção 6. A razão pela qual efetuámos a opção seis sem ter elaborado as duas opções anteriores (o que é contraditório uma vez que o trabalho é de dificuldade crescente), foi porque nos pareceu uma função um pouco parecida com a segunda (em vez de fread, utilizamos fwrite, para criar o ficheiro) e inicializámos todas as variáveis da estrutura vazias. Cada tarefa do menu tem uma função própria (à exceção da função 0 sair do programa) na qual está o código necessário para que essa mesma tarefa seja conseguida com êxito. Contudo, devido conexão das várias opções, houve necessidade fazer chamadas de funções dentro de funções. Por exemplo, a função 1 (mostrar a estrutura de um determinado avião) foi chamada na função 2 e 3 para que seja lido o primeiro inteiro do ficheiro de voo e dessa forma saber qual o avião que estamos a trabalhar. Utilizamos também a função enter para que sempre que é executada uma determinada tarefa o programa não acabe, volte a retornar o menu. Em suma, o nosso trabalho tem 5 funções (tarefas 1,2,3, 6 e enter). No main, está apenas a mostragem da estrutura do avião quando o programa é corrido com 1 parâmetro, caso contrário aparece o menu. Se compilarmos o programa sem parâmetros, é mostrado o menu e o utilizador é que decide qual das opções é que quer efetuar. Se for compilado com um parâmetro (nome do ficheiro de avião) é mostrada as filas em executiva e turística do avião e chamada a função enter para apresentar o menu. Por fim, apenas de salientar que houve o cuidado de indentar e comentar todo o código, para que, qualquer programador, entenda facilmente todo o trabalho.

17 Trabalho Final Reservas de viagens de avião Bom na criação do nosso programa, tentamos aplicar o que nos foi ensinado ao longo do semestre, tivemos cuidado com a indentação, nomes previsíveis as variáveis, funções mais gerais etc. Seguindo a o conselho, criamos uma função (ler_airbus) que serve para a leitura de ficheiros Airbus3xx que nos das filas executivas, as filas turísticas e o total de lugares. A função ler_binario e a função que faz a leitura do primeiro inteiro, criamos esta função com objetivo de não estar a repetir muitas vezes o mesmo pedaço de código. A função chamada carega_lugares serve para guardar a informação de um ficheiro de voos ou seja cada lugar tem uma estrutura (ocupação, nome, id_bagagem ) portanto para cada avião temos x(que o sabemos chamado a função ler_airbus) lugares cada um com a sua estrutura, esta função serve para a leitura dos lugares. A função mostra_es_aviao como o nome indica vai ser a nossa 2 opção do meu esta função em primeiro lugar chama a funçao ler binário para se saber de que avião se trata de seguida faz a chamada da função ler_airbus que nos serve par sabemos de quantas filas executivas, filas turísticas para de seguida mostrar ao utilizador no écran as informações pedidas. A próxima função (mostra_nomes) mostra as informações dos lugares ocupados. A penúltima função que serve para fazer uma reserva, tivemos de localizar o lugar pedido pelo utilizador verificar se está ocupado, se estiver avisa, senão passa a fazer o reserva. Trabalho realizado no âmbito da disciplina de programação e microprocessadores

18 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Turno P1 Aluno: Alexandre Brito nº37559 Aluno: Ricardo Valente nº38298 Trabalho Final de PM Este trabalho engloba apena o primeiro grupo de dificuldade, ou seja, só está preparado para mostrar informação sobre a estrutura de aviões e o preenchimento de voos. O trabalho não está otimizado, visto que existe repetição de código que se poderia perfeitamente englobar numa função, mas por restrições de tempo não foi possível a realização desta. O código está separado por comentários, estes indicando geralmente o que cada função faz. No início encontra-se a estrutura que foi fornecida no enunciado, para que a informação seja lida corretamente dos ficheiros. A primeira função serve apenas para, depois de realizar uma opção do menu, não voltar diretamente para o menu, mas esperar que o utilizador carregue em enter para continuar. As funções mostra_estrutura, mostra_voo e mostra_nome correspondem às opções 1, 2 e 3 e são funções que abrem ficheiros para leitura de informação, sendo que a função mostra_estrutura foi aproveitada para ler parte da informação que seria necessária as funções mostra_voo e mostra_nome efetuar. O código das funções referidas acima poderia ser mais reduzido, visto que grande parte deste é usado para a apresentação da informação mais fácil de perceber para o utilizador, o que poderia ser feito em funções à parte. As funções mostra_voo e mostra_nome são muito parecidas em termos de código, à exceção da informação que vai apresentar ao utilizador. Estas funções estão feitas para abrir ficheiros em modo binário, ao contrario da função mostra_estrutura que abre em modo de texto. O programa está preparado para ser executado com passagem de parâmetros, ou seja, é possível aceder á estrutura de um avião a partir da consola. E por fim a função menu que como o nome indica, apresenta o menu ao utilizador e dependendo da opção executa uma das funções, voltando novamente a este sempre que executar uma função, exceto quando o utilizador escolhe a opção de saída.

19 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Aluno: Reservas de viagens de avião O trabalho tem como objectivo realizar diferentes tarefas que se fazem nos negócios de transporte aéreo. A primeira opção tem como objectivo mostrar quantas filas executivas e turísticas tem um certo tipo de avião, escolhido pelo utilizador. Começa-se pela função le_filae que lê os ficheiros Airbus3xx e vai contando o número de strings que têm 5 caracteres, no fim retorna esse contador que indica quantas filas de executiva tem o tipo de avião escolhido. A função le_filat funciona de forma análoga mas conta as strings que têm 7 caracteres, retornando assim o número de filas turísticas que tem. A segunda opção consiste em mostrar a ocupação de um voo, dando a informação dos lugares que estão livres e quais estão ocupados. Esta opção necessita de um ficheiro binário previamente feito através da sexta escolha (abertura de voo). O ficheiro inicia-se com um inteiro que indica qual o tipo de avião que vai fazer esse voo. Começa-se por ler esse inteiro, através da função tipoaviao, e transforma-lo num caracter para poder juntá-lo à palavra Airbus e assim saber as filas executivas e turísticas como se fez na opção anterior. A função mostralugares recebe a matriz estrutura, o número de filas executivas e turísticas que há no avião que foi escolhido para o voo. Esta função faz vários ciclos for que imprimem a informação referente a cada lugar do avião com base em condições do tipo if e else. Imprime a letra da cadeira, se o lugar existir e não estiver ocupado; um espaço em branco, se o lugar não existir (por exemplo as filas executivas têm menos cadeiras do que as turísticas) ou um ponto, se o lugar existir e já estiver reservado. Na terceira opção é pedido para mostrar o lugar e o nome dos passageiros com reservas num voo. Em semelhança à opção anterior começa-se por ler o inteiro que indica quantas filas de executivas e de turísticas tem o avião. A função mostrasreservas recebe a matriz estrutura, o número de filas executivas e turísticas que há no avião que foi escolhido para o voo. Para ver as reservas nas filas executivas há um ciclo for para percorrer as linhas dentro de outro ciclo for que percorre as colunas e se a ocupação nessa posição da matriz for igual a 1 imprime a fila, a cadeira e o nome da pessoa que tem reserva nesse lugar. Para ver as reservas nas filas turísticas faz-se o mesmo raciocínio. Com a quarta opção pretende-se reservar um lugar num voo já existente. Pede-se ao utilizador qual o voo em que pretende fazer a reserva, se o voo não existir dá uma mensagem de erro, caso contrário sabe-se quantas filas de executivas e turísticas tem o avião, como se fez nas opções 2 e 3. Usa-se um ciclo do while que chama a função cria_reserva. Se esta função retornar 1 significa que o lugar está ocupado e volta a chamar a função. Se o lugar estiver vago pede-se o nome do passageiro, o número identificador da bagagem e da reserva, que ficam guardados na matriz estrutura do tipo lugar. A função retorna 0 e guardam-se os dados no ficheiro do voo. A opção cinco é semelhante à quarta mas no ciclo do while chama a função altera_reserva. Esta função pergunta qual a fila e posição em que estava. Se o lugar estiver ocupado pergunta o nome do passageiro, que se for igual ao que estava na estrutura pergunta para que lugar se quer mudar. Cria uma nova reserva com o mesmo nome, o número identificador da bagagem e da reserva e apaga a reserva anterior. A opção seis permite criar um voo e escolher o tipo de avião que vai fazer esse voo. Começa por pedir o nome do voo e o avião que o vai fazer. Abre o ficheiro do avião, e cria o ficheiro de voo em que guarda as informações da estrutura vazias.

20 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Aluno:_33408 Aluno: Negócio Aéreo O projecto consiste em fazer um programa que efectua um conjunto de instruções de transporte aéreo, que são dados pelos docentes, que estão divididos por partes, tais como: 1. Mostrar a estrutura de um avião, ocupação de um voo e nome dos passageiros (10 a 13); 2. Efectuar uma reserva com escolha de lugar, alterar o lugar de uma reserva e atribuir um avião a um voo específico (13 a 16); 3. Preencher a um voo com passageiros aleatórios (16 a 18); 4. Histograma de ocupação de voo por tipo de lugar e geração de ficheiro de nomes e apelidos (18 a 20); O meu programa a primeira parte está a funcionar correctamente as instruções exigidas pelos professores, está a exibir todas as informações da estrutura de um certo tipo de avião e as suas classes executivas e turísticas, este programa permite ao utilizador de o correr de duas formas, com ou sem uso de parâmetros, a ocupação de um voo está a corresponder todas as expectativas esperadas, está a mostrar os lugares ocupados e livres, ao comparar com o executável do professor não tem nenhuma diferença, já é um bom caminho, o nome dos passageiros estão correctamente apresentados, por fila e por ordem da cadeira. A segunda parte que é um pouco mais desafiante é efectuar a reserva de um determinado tipo de voo, esta opção permite ao utilizador a reservar um lugar, obviamente esse lugar têm que está vazio, para pode-lo ocupa-lo, alterar lugar de uma reserva é semelhante a primeira é só que em vez de o utilizador indicar um lugar para o reservar para si, indica um lugar onde deseja ir, atribuir um avião a um voo específico eu não fiz porque não teve o tempo, mas pronto isso não é desculpa, mas eu posso falar o que erra pretendido de o fazer, no entanto que erra dar abertura a um voo específico, o programa deveria perguntar o nome do voo que será o nome do ficheiro. Depois deve perguntar o tipo de avião para esse voo. Esta opção também deveria ser executado com o parâmetro de entrada. Não fiz os restantes grupos. A terceira erra para preencher aleatoriamente a ocupação de um determinado tipo de voo, com uma percentagem de ocupação de avião. E por ultimo e histograma e manipulação do ficheiro. Este projecto foi muito desafiador e interessante, aprendi muito com este trabalho, infelizmente não fiz todas perguntas exigidas.

21 Programação de Microporcessadores 2011/2012 (Sem Par)Nome:Miguel Lourenço Nº:37347 Primeira Função: A primeira função do meu trabalho foi a menos trabalhosa, utilizei apenas dois apontadores (inicializados a zero) para guardar o numero de filas executivas e turísticas. Para os incrementar, consoante o avião pretendido, fiz uma função à parte (read_file), que abria o ficheiro e continha um ciclo que lia o numero de caracteres por linha desse mesmo ficheiro. A partir daí incrementava o apontador correspondente (5 caracteres = filas executiva,"else" fila turística). Segunda Função: Esta foi a função que me fez perder mais tempo. O meu objectivo era criar um vector matriz com o formato do avião escolhido pelo utilizador e posteriormente preencher os lugares ocupados com o carácter ". " (ponto), de modo a fornecer uma visualização gráfica do avião e dos lugares disponíveis/ocupados. Para saber qual o avião que se iria representar, era necessário ler primeiro um ficheiro binário que continha o seu modelo. Depois de obter o modelo do avião em causa usei a função read_file para determinar o numero de filas executivas e turísticas Depois de ter criado o vector matriz, o próximo passo foi colocar toda a informação do ficheiro binário num vector de estruturas. Com o auxilio de ciclos for, sempre que o vector de estruturas indicar que há uma reserva no lugar x, o programa irá chamar uma função que vai calcular qual a posição no vector matriz a que esse lugar corresponde, e preenche la em seguida com o carácter "."(Há um ciclo for para executiva e outro para turística, mas apenas diferem nos valores). Finalmente, após o vector matriz estar preenchido correctamente, passa se à sua impressão para o ecrã. Terceira Função: Apesar desta função não ter um grau de dificuldade muito elevado, foi a que me deu mais trabalho e vou passar a explicar porquê. O meu trabalho foi sempre feito durante as aulas práticas, mas ao fim da ultima aula prática ainda me faltava parte da terceira função. Fui apanhado de surpresa quando me deparei com o facto de que, mesmo tendo todos os ficheiros necessários (colocados nas pastas correctas) no meu computador pessoal, não consegui gerar um ficheiro binário, nem mesmo utilizando o executável fornecido para o Cygwin. Dito isto, tive de fazer dois ciclos for (idênticos), sem os poder testar. Por sorte, são ciclos simples, e eu vou passar a explica los. Ao invés da função anterior, esta só necessita de apresentar o nome do passageiro, a cadeira e a fila em que esta sentado no avião. Usei dois ciclos for, um para a executiva e outro para a turística, mas só vou explicar um pois eles são idênticos e apenas diferem no tamanho das filas. Neste ciclo vou percorrer o vector de estruturas até encontrar um lugar ocupado. A cada iteração do ciclo incrementa se o caracter ch, inicializado como a (correspondente à cadeira). Sempre que o caracter ch chega ao valor de e (executiva) ou de g (turística), volta a tomar o valor de a e incrementa se a fila. Feito isto, sempre que houver um lugar ocupado imprime se a informação adquirida durante o ciclo (aceira e fila) e o nome do passageiro do vector de estruturas.

22 Programação de Microprocessadores 2011/12 Sem. Par Aluno: João Costa Nº37311 Relatório Trabalho Final Quando se inicia o programa este apresenta o menu, com as várias opções que o programa dispõe. Ao ser escolhido uma opção, vai ser comparado o valor escolhido através de um switch, o que permite encaminhar para a função pretendida. Caso seja escolhida a opção 0, o programa sai imediatamente através de um exit(1). Caso seja escolhida a opção 1 o programa é encaminhado para a função mostrar_aviao, nesta função o programa pede que seja escolhido um avião (ex: A318) e invoca uma função chamada ler_filas. Foi necessário criar uma segunda função que lê-se o número de filas executivas e turísticas à parte, pois é fundamental para as funções seguintes saber o número de filas do avião. Depois de se executada a função ler_filas, é obtido na função mostrar_aviao o número de filas executivas e filas turísticas e volta função mostrar avião onde é imprimido no ecrã uma frase em que diz o número de filas de cada classe. Caso sejam escolhidas as opções 2 ou 3, o programa vai trabalhar de forma muito parecida, primeiro é pedido o número do voo do qual pretendemos saber os lugares ocupados (opção 2) ou então as pessoas que os ocupam (opção 3), assim que se sabe qual é o voo analisa-se o ficheiro do voo que nos vai indicar o nome do avião que efectua esse voo, assim que se sabe o nome do avião é mais uma vez invocada a função ler_filas para se saber o número de filas executivas, turísticas e até o total de filas. No caso da opção 2 de seguida é feito um ciclo for que vai imprimindo. nos lugares ocupados, a letra correspondente ao lugar quando este está desocupado e no meio irá escrever o número da fila correspondente. No caso da função três também com um ciclo for, o programa vai imprimir a informação correspondente aos lugares que estão ocupados, assim irá escrever no ecrã o número da fila, a letra do lugar e o nome do passageiro que ocupa esse mesmo lugar.

23 O programa começa por chamar a função menu que apresenta as opções 0 a 9 do programa e guarda a opção escolhida pelo utilizador. No main() são chamadas as funções que dão tratamento à seleção feita no menu. As opções e respectiva funcionalidade são a seguir apresentadas. 0 Sair : Que permite sair do programa; 1 - Mostrar a estrutura de um avião: Tratada pela função le_ficheiro() que pede ao utilizador o nome do voo (EX: A319) e transforma-o num nome que o programa consiga abrir (EX: Airbus 319). Percorre o ficheiro, contando os lugares de cada fila. Se contar 4 caracteres encontra uma fila executiva, se não, encontra uma turística. No final imprime no ecrã o número de filas turísticas e executivas que encontrou. Se o utilizador escolher abrir o ficheiro aquando da chamada do programa é chamada a função ler_com_arg() que se comporta da mesma maneira da função le_ficheiro(), com a diferença de receber logo o nome do ficheiro; 2 - Mostrar a ocupação de um voo: É tratado pela função ocupacao_voo() que é composta por duas funções. Uma que pede o nome do voo e outra que realiza as restantes instruções para o mostrar, esta última constroi_preenche_mostra_voo(), recebe o nome do ficheiro e o vetor avião (esquema do voo). Começa por abrir o ficheiro e retira o numero do avião e concatena-o, transformando-o num nome do tipo Airbus3xx. O nome é enviado para a função airbus3xx() que se comporta da mesma forma da função da opção 1, com a diferença de poder guardar os números da executiva e turística (através de apontadores). De seguida é calculado o número de passageiros que o avião pode comportar, assim como o máximo de filas. Com estes dados é possível criar um esquema do avião. A função que desenha o esquema (estrutura_aviao()) recebe, para além do numero de filas executivas e o máximo do avião, o próprio avião(vector). O preenchimento deste vetor dá-se da seguinte forma: até chegar ao número de filas turísticas a primeira linha do vector é preenchida com espaços em branco, e as seguintes com o respetivo caracter até d, sendo a ultima linha preenchida de novo com espaços em branco. A partir do número da executiva são preenchidas as filas com letras de a a f (note-se que todos os aviões só têm lugares, no máximo, até à letra f ). De seguida percorre o avião fila a fila e cada vez que encontrar um lugar ocupado coloca um ponto no lugar(o programa lê as estruturas de cada lugar, e considera ocupado cada vez que filas[percorre].ocupado==1).por fim o avião é impresso por mostra_aviao(), mostrando para além das letras dos lugares, os números das filas; 3 - Mostrar o nome dos passageiros com reserva de voo: Tratado por mostra_nomes() que mostra os ocupantes de cada voo e se comporta como a função da opção 2, com a diferença de não precisar de imprimir o avião. Em vez disso percorre fila a fila e cada vez que o lugar estiver ocupado imprime o nome do passageiro. Para além disso transforma a coordenada do lugar, na letra correspondente e imprime o lugar e a fila; 4 - Efetuar a reserva de um voo com escolha de lugar: Tratado por efectuar_reservas() que efetua a reserva. Começa por mostrar a matriz do voo que selecionámos, volta a abrir e retirar as informações do ficheiro, fechando-o de seguida. Pede-nos o lugar e a posição que queremos ocupar e transforma-os em coordenadas da matriz avião (transforma a letra do lugar num coordenada e decrementa o valor da fila porque a primeira posição da matriz avião é 0). Verifica depois se o lugar selecionado está ocupado, se estiver manda introduzir um novo lugar, percorre todas as filas (primeiro turísticas e depois executivas) e quando encontrar o lugar grava as informações (na estrutura lugar),no fim escreve a informação no ficheiro binário; 5 - Alterar o lugar de uma reserva: Tratado por muda_voo() que segue o mesmo raciocínio da questão anterior, com a diferença de ter de verificar se o lugar está ocupado e apagar a informação do lugar que se deixou livre; 6 - Atribuir um avião a um voo respetivo (abertura e voo) : Tratado por associa_voo() que, para associar um voo, começa por perguntar o nome do voo e do avião a que o queremos associar. Concatena o nome num que possa ser lido e lê o inteiro do avião. De seguida limpa todos os campos de ocupado e cria o ficheiro, escrevendo o número do avião e criando os campos para a informação dos lugares. Ao longo do trabalho deparei-me com alguns problemas, como a dificuldade de criar funções que utilizassem informação de funções anteriores. Face à manifesta falta de tempo não tratei os pontos7, 8 e 9. P.Corista 37234

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2011 / 2012

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2011 / 2012 Departamento de Engenharia Electrotécnica PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2011 / 2012 Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1º ano 2º semestre Trabalho Final Reservas de viagens

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1 Após uma experiência formativa de mais de 20 anos em formação presencial, e tendo sempre como princípios a inovação e a satisfação do cliente, é com grande satisfação que a Get Training implementa este

Leia mais

O Manual do ssc. Peter H. Grasch

O Manual do ssc. Peter H. Grasch Peter H. Grasch 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Usar o ssc 7 2.1 Gerir os utilizadores.................................... 7 2.1.1 Adicionar um utilizador.............................. 8 2.1.1.1 Associar-se

Leia mais

Tabelas vista de estrutura

Tabelas vista de estrutura Tabelas vista de estrutura A vista de estrutura permite definir a configuração dos dados Vamos adicionar os restantes campos à tabela carros, de acordo com o modelo de dados feito no papel 47 Tabelas vista

Leia mais

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Este módulo pressupõe que que já tenha criado uma conta de correio eletrónico no Gmail (caso já não se recorde como deve fazer, consulte o nosso

Leia mais

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (Adaptado do texto do prof. Adair Santa Catarina) ALGORITMOS COM QUALIDADE MÁXIMAS DE PROGRAMAÇÃO 1) Algoritmos devem ser feitos para serem lidos por seres humanos: Tenha em mente

Leia mais

Catálogo Nacional de Compras Públicas. Manual de Fornecedores

Catálogo Nacional de Compras Públicas. Manual de Fornecedores 10 de Julho de 2009 Índice 1. Introdução... 3 1.1. Objectivo... 3 2. Fornecedor... 4 2.1. AQs/CPAs... 4 2.2. Contratos... 4 2.3. Grupos AQ/CPA... 5 3. Carregamento e Actualização do Catálogo... 7 3.1.

Leia mais

Manual do Gestor da Informação do Sistema

Manual do Gestor da Informação do Sistema Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura Informática e Computação Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Gestor da Informação do Sistema João Braga

Leia mais

Programação 2ºSemestre MEEC - 2010/2011. Programação 2º Semestre 2010/2011 Enunciado do projecto

Programação 2ºSemestre MEEC - 2010/2011. Programação 2º Semestre 2010/2011 Enunciado do projecto Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Programação 2º Semestre 2010/2011 Enunciado do projecto O projecto a desenvolver pelos alunos consistirá numa sistema de monitorização,

Leia mais

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões:

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões: Akropole Catequista O Akropole Catequista em três tempos... Este texto é um pequeno manual de introdução ao Akropole Catequista. Umas das características deste programa é o facto deste não necessitar de

Leia mais

Facturação Guia do Utilizador

Facturação Guia do Utilizador Facturação Guia do Utilizador Facturação Como se utiliza 2 1 Como se utiliza Todas as opções do sistema estão acessíveis através do menu: ou do menu: O Menu caracteriza-se pelas seguintes funcionalidades:

Leia mais

PAINEL DE ADMINISTRADOR

PAINEL DE ADMINISTRADOR PAINEL DE ADMINISTRADOR IMPORTANTE: O Painel de administrador APENAS deverá ser utilizado pelo responsável do sistema. são: Nesta aplicação, poderá configurar todo o sistema de facturação. As opções do

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação...

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... Índice Introdução... 3 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... 4 II Entrada na Aplicação... 5 1. Informações... 6 1. Avaliação

Leia mais

Curriculum DeGóis Guia de preenchimento do Curriculum Vitae (Informação mínima necessária)

Curriculum DeGóis Guia de preenchimento do Curriculum Vitae (Informação mínima necessária) Curriculum DeGóis Guia de preenchimento do Curriculum Vitae (Informação mínima necessária) http://curriculum.degois.pt Março de 2012 Versão 1.5 1 Introdução O objectivo deste guia é auxiliar o utilizador

Leia mais

Curso de Licenciatura em Engenharia Informática Cadeira de Algoritmia

Curso de Licenciatura em Engenharia Informática Cadeira de Algoritmia Curso de Licenciatura em Engenharia Informática Cadeira de Algoritmia Projecto de avaliação 2006/2007. Este projecto visa a criação de um back-end para geração de facturas para um sistema de facturação

Leia mais

Engenharia do Conhecimento

Engenharia do Conhecimento Engenharia do Conhecimento 1º Projecto 23 de Março de 2015 BattleShip Jess Prazo de Entrega: 19 de Abril Objectivo Geral: Pretende-se desenvolver em Jess uma das variantes do jogo clássico da Batalha Naval.

Leia mais

Trabalho 3: Agenda de Tarefas

Trabalho 3: Agenda de Tarefas INF 1620 Estruturas de Dados Semestre 08.2 Trabalho 3: Agenda de Tarefas O objetivo deste trabalho é a implementação de um conjunto de funções para a manipulação de uma agenda de tarefas diárias, de forma

Leia mais

Capítulo 2. VARIÁVEIS DO TIPO INTEIRO

Capítulo 2. VARIÁVEIS DO TIPO INTEIRO Capítulo 2. VARIÁVEIS DO TIPO INTEIRO OBJETIVOS DO CAPÍTULO Conceitos de: variáveis do tipo inteiro, atribuição, avisos e erros de compilação, erros de execução, comentários dentro do programa-fonte Operadores

Leia mais

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02.

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2 Data criação: 26.02.2004 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf.

Leia mais

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1)

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) MICROSOFT OUTLOOK 2003 - OBJECTIVOS OBJECTIVOS: Enumerar as principais funcionalidades do Outlook; Demonstrar a utilização das ferramentas do correio electrónico;

Leia mais

8. Perguntas e Respostas

8. Perguntas e Respostas Arquimedes Manual do Utilizador 185 8. Perguntas e Respostas 8.1. Aparência Para conservar a disposição na qual estão expostas as B.D. no ecrã e para que em posteriores sessões de trabalho tenham a mesma

Leia mais

Para criar a conta faça clique no separador. Abre um formulário com campos que terá que preencher. Basta ir seguindo

Para criar a conta faça clique no separador. Abre um formulário com campos que terá que preencher. Basta ir seguindo CRIAR UMA CONTA DE CORREIO ELECTRÓNICO Ex: No hotmail: Abrir o Explorer Na barra de endereços escrever: http://www.hotmail.com Surge a página representada na fig.1. Fig. 1 Para criar a conta faça clique

Leia mais

TUTORIAL PARA PREPARAÇÃO E IMPORTAÇÃO DE DADOS PARA. Os dados de suas coletas devem ser organizados em uma planilha eletrônica, de modo

TUTORIAL PARA PREPARAÇÃO E IMPORTAÇÃO DE DADOS PARA. Os dados de suas coletas devem ser organizados em uma planilha eletrônica, de modo TUTORIAL PARA PREPARAÇÃO E IMPORTAÇÃO DE DADOS PARA ESTIMATIVAS DE RIQUEZA DE ESPÉCIES Softwares utilizados: Excel, EstimateS e Statistica. Preparação dos dados Os dados de suas coletas devem ser organizados

Leia mais

Resolução da lista de exercícios de casos de uso

Resolução da lista de exercícios de casos de uso Resolução da lista de exercícios de casos de uso 1. Explique quando são criados e utilizados os diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Na fase de concepção se

Leia mais

Relatório SHST - 2003

Relatório SHST - 2003 Relatório da Actividade dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Relatório SHST - 2003 Programa de Recolha da Informação Manual de Operação Versão 1.0 DEEP Departamento de Estudos, Estatística

Leia mais

O Manual do Konquest. Nicholas Robbins Tradução: José Pires

O Manual do Konquest. Nicholas Robbins Tradução: José Pires Nicholas Robbins Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Como Jogar 6 3 Regras do Jogo, Estratégias e Sugestões 9 3.1 Regras............................................ 9 3.2 Estratégias e Dicas.....................................

Leia mais

Trabalho de Desenvolvimento de Sistemas de Software GereComSaber 2ª Fase

Trabalho de Desenvolvimento de Sistemas de Software GereComSaber 2ª Fase Universidade do Minho Departamento de Informática Desenvolvimento de Sistemas de Software Trabalho de Desenvolvimento de Sistemas de Software GereComSaber 2ª Fase Luana Georgia Lopes Telha nº 49379 Luís

Leia mais

Sistema de formação e certificação de competências

Sistema de formação e certificação de competências Sistema de Formação e Certificação de Competências Portal das Escolas Manual de Utilizador Docente Referência Projecto Manual do Utilizador Docente Sistema de formação e certificação de competências Versão

Leia mais

Licenciatura em Informática. - Análise e Conceção de Sistemas de Informação. Gestão de Condómino. Documento de Análise.

Licenciatura em Informática. - Análise e Conceção de Sistemas de Informação. Gestão de Condómino. Documento de Análise. Licenciatura em Informática - Gestão de Condómino Documento de Análise Realizado por: José Marcos, Nº 100118005 Pedro Santo, Nº 130118025 Marius Seres, Nº 130118012 Santarém, 20 de Janeiro 2015 Índice

Leia mais

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC www.estagiostic.gov.pt 1 Índice 1 Introdução 3 1.1 Programa de Estágios TIC 3 1.2 Objectivo da plataforma 3 1.3 Perfis 4 1.3.1 Escola 4 1.3.2 Empresa 4 1.3.3

Leia mais

Introdução. Os valores registados e assumidos têm que estar em conformidade com a contabilidade da entidade.

Introdução. Os valores registados e assumidos têm que estar em conformidade com a contabilidade da entidade. Introdução Na contabilidade pública para permitir a aquisição de um bem ou serviço existem, entre outras obrigações, o cabimento e o compromisso. O cabimento prévio corresponde a um encargo provável, a

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Do que necessita 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Procurar actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows

Leia mais

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas OBJECTVOS: Avaliar a capacidade do/a professor(a) de integrar esta abordagem nas actividades quotidianas. sso implicará igualmente uma descrição

Leia mais

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc DOSPrinter Manual do Utilizador Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc Data última versão: 20.03.2006 Versão : 1.1 Data criação: 01.03.2006 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220

Leia mais

AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO PYTHON

AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO PYTHON Computadores e Programação Engª Biomédica Departamento de Física Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2003/2004 FICHA 1 AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO PYTHON 1.1. Objectivos

Leia mais

Controladores Lógicos Programáveis. Automação e Controlo Industrial. Escola Superior de Tecnologia. Ricardo Antunes, António Afonso

Controladores Lógicos Programáveis. Automação e Controlo Industrial. Escola Superior de Tecnologia. Ricardo Antunes, António Afonso Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Castelo Branco Departamento de Informática Curso de Engenharia Informática Automação e Controlo Industrial Ano Lectivo de 2004/2005 Controladores

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direcção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Docentes DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01 MANUAL DE UTILIZAÇÃO EcclesiaSoft 2012 v.01 1 CONTEÚDO 1. Apresentação:... 4 2. Instalação... 5 3. Configurações iniciais... 5 4. Secretaria... 6 4.1. Criação de uma nova ficha... 8 4.2. Listagem de Pessoas...

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Professor Celso Masotti http://ead.celsomasotti.com.br

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Professor Celso Masotti http://ead.celsomasotti.com.br LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Professor Celso Masotti http://ead.celsomasotti.com.br Ano: 2015 1 HTML & PHP em Ambiente Web PARTE II Sumário I Decisão... 4 Operadores de Comparação... 6 II IF ELSEIF ELSE... 7

Leia mais

1) Ao ser executado o código abaixo, em PHP, qual será o resultado impresso em tela?

1) Ao ser executado o código abaixo, em PHP, qual será o resultado impresso em tela? Exercícios sobre Linguagem PHP: 1) Ao ser executado o código abaixo, em PHP, qual será o resultado impresso em tela? 2) Considere a linguagem de programação PHP e seus operadores. A execução da sentença:

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO

CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO 4 CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO CONCEITOS BÁSICOS MS-DOS MICROSOFT DISK OPERATION SYSTEM INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE UM SISTEMA OPERATIVO LIGAÇÕES À INTERNET O que é um sistema operativo?

Leia mais

Avaliação do Desempenho do. Pessoal Docente. Manual de Utilizador

Avaliação do Desempenho do. Pessoal Docente. Manual de Utilizador Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente Manual de Utilizador Junho de 2011 V6 Índice 1 ENQUADRAMENTO... 4 1.1 Aspectos gerais... 4 1.2 Normas importantes de acesso e utilização da aplicação... 4 1.3

Leia mais

Manual do utilizador. Animal RFID Integrator. Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia

Manual do utilizador. Animal RFID Integrator. Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia Manual do utilizador Animal RFID Integrator Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia RESUMO Aplicação para recolha de informação no campo. O Animal RFID Integrator é um interface que permite

Leia mais

Criar um formulário do tipo Diálogo modal ; Alterar a cor de fundo de um formulário; Inserir botões de comando e caixas de texto;

Criar um formulário do tipo Diálogo modal ; Alterar a cor de fundo de um formulário; Inserir botões de comando e caixas de texto; FICHA OBJECTIVO Construir Construir formulários na base de dados Diplomas em Diário da República Um formulário é utilizado, em primeiro lugar, para introduzir, eliminar ou apresentar dados numa base de

Leia mais

Microsoft Access 2010. Para conhecermos o Access, vamos construir uma BD e apresentar os conceitos necessários a cada momento

Microsoft Access 2010. Para conhecermos o Access, vamos construir uma BD e apresentar os conceitos necessários a cada momento Microsoft Access 2010 Para conhecermos o Access, vamos construir uma BD e apresentar os conceitos necessários a cada momento 1 Principais objetos do Access Tabelas Guardam a informação da BD (Base de Dados)

Leia mais

1. Criar uma nova apresentação

1. Criar uma nova apresentação MANUAL DO Baixa da Banheira, 2006 1. Criar uma nova apresentação Para iniciar uma sessão de trabalho no PowerPoint é necessário criar uma nova apresentação para depois trabalhar a mesma. Ao iniciar uma

Leia mais

Submissão Autenticada de Ficheiros ao SIGEX

Submissão Autenticada de Ficheiros ao SIGEX Submissão Autenticada de Ficheiros ao SIGEX Segurança em Sistemas Informáticos José Martins - ei06031@fe.up.pt Marcelo Cerqueira - ei06093@fe.up.pt Grupo 10, T4 Índice Introdução... 3 Problema e Objectivos...

Leia mais

Manual de candidatura por via electrónica

Manual de candidatura por via electrónica 2 Concursos de Pessoal Docente regulados pelo Decreto Legislativo Regional n.º /2009/M de de Junho. Ano Escolar 2009/2010 Manual de candidatura por via electrónica É essencial que leia este manual antes

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

Implementando uma Classe e Criando Objetos a partir dela

Implementando uma Classe e Criando Objetos a partir dela Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 04 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 2 Prof. Cristóvão Cunha Implementando uma Classe

Leia mais

Acessos Convergentes. Manual de Configuração e Utilização

Acessos Convergentes. Manual de Configuração e Utilização Índice 1 Introdução... 4 1.1 Âmbito do Documento... 4 1.2 Acesso... 5 1.3 Autenticação... 5 2 Cliente... 6 2.1 Reencaminhamentos ou redireccionamentos... 6 2.1.1 Novo Plano de Redireccionamento... Error!

Leia mais

Apresentação do VisualA

Apresentação do VisualA Propriedade Intelectual: Distribuidor Exclusivo: M. B. Santos Soares, Lda. Cruzinfor Rua João Andersen, 90 1º Dtº Rua 5 de Outubro, 3 B - Paivas 4250-242 PORTO 2840 SEIXAL Tel.: 22.8329107 Tel.: 21.2249533

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE A época de 2012/2013 terá um novo recurso para a Filiação e Inscrições em Provas para os Clubes, Equipas e Agentes Desportivos, tendo sido criada para o efeito uma nova Plataforma de Inscrições Online.

Leia mais

Capítulo 6 Movimentos

Capítulo 6 Movimentos Capítulo 6 Movimentos Neste capítulo pretende-se mostrar como se regista qualquer tipo de movimento. Começase por explicar como é composto o ecrã dos movimentos administrativos, todos os ícones a ele associados

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

Sistema de Gestão de Ciclo de Vida de Farmácias & Gestão de Ciclo de Vida de Locais de Venda MNSRM AVP003 Manual de Utilizador Externo - Comunicação

Sistema de Gestão de Ciclo de Vida de Farmácias & Gestão de Ciclo de Vida de Locais de Venda MNSRM AVP003 Manual de Utilizador Externo - Comunicação Sistema de Gestão de Ciclo de Vida de Farmácias & Gestão de Ciclo de Vida de Locais Manual de Utilizador Externo - Comunicação de Horários e Turnos Índice 1 Introdução... 4 1.1 Objetivo...4 1.2 Funcionalidades...5

Leia mais

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO. GESTÃO DA MEDIDA 511 Assistência Técnica FEADER

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO. GESTÃO DA MEDIDA 511 Assistência Técnica FEADER GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO GESTÃO DA MEDIDA 511 Assistência Técnica FEADER Outubro 2010 INSTRUÇÕES PARA UMA CORRECTA UTILIZAÇÃO DO FORMULÁRIO Funcionamento genérico Os formulários estão disponíveis

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2011 / 2012

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2011 / 2012 Departamento de Engenharia Electrotécnica PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2011 / 2012 Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores 1º ano 2º semestre Trabalho nº 0 Instalação dos programas

Leia mais

Manual de Recibos. Manual de Recibos

Manual de Recibos. Manual de Recibos Manual de Recibos As aplicações XD dispõe de um módulo de controlo de Contas Correntes de Clientes que tem sido evoluído de forma a satisfazer as diversas necessidades dos seus clientes. As Contas Correntes

Leia mais

BREVE INTRODUÇÃO AO SISTEMA DA GESTÃO DE DOCUMENTOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACAU PROVISÓRIA

BREVE INTRODUÇÃO AO SISTEMA DA GESTÃO DE DOCUMENTOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACAU PROVISÓRIA Administração n.º 47, vol. X III, 2000-1.º, 263-271 BREVE INTRODUÇÃO AO SISTEMA DA GESTÃO DE DOCUMENTOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACAU PROVISÓRIA Iong Chi Seng, Lao Chon Pio e Lao Sok Chi* A Câmara Municipal

Leia mais

Conceitos básicos da linguagem C

Conceitos básicos da linguagem C Conceitos básicos da linguagem C 2 Em 1969 Ken Thompson cria o Unix. O C nasceu logo depois, na década de 70. Dennis Ritchie, implementou-o pela primeira vez usando o sistema operacional UNIX criado por

Leia mais

Introdução à Programação B Licenciatura em Engenharia Informática. Enunciado do trabalho prático. Quem quer ser milionário? 20 de Dezembro de 2007

Introdução à Programação B Licenciatura em Engenharia Informática. Enunciado do trabalho prático. Quem quer ser milionário? 20 de Dezembro de 2007 Introdução à Programação B Licenciatura em Engenharia Informática Enunciado do trabalho prático Quem quer ser milionário? 20 de Dezembro de 2007 1. Introdução Quem quer ser milionário? é um jogo televisivo

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar ZSRest Backoffice... 3 4. Confirmar desenho de mesas... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5. Desenhar

Leia mais

5 Apresentando a linguagem C

5 Apresentando a linguagem C 5 Apresentando a linguagem C O criador da linguagem de programação C foi Dennis Ritchie que, na década de 70, programou-a por meio de um computador DEC PDP-11 rodando sistema operacional Unix. Entretanto,

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONCEITOS BÁSICOS 1 Necessidade das base de dados Permite guardar dados dos mais variados tipos; Permite

Leia mais

Programação III / Estruturas de Dados. Enunciado do Trabalho Prático

Programação III / Estruturas de Dados. Enunciado do Trabalho Prático Programação III / Estruturas de Dados Enunciado do Trabalho Prático 1. Objectivo Pretende-se implementar uma base de dados que sirva para ajudar uma agência de viagens a planear as viagens a realizar pelos

Leia mais

Manual Web.Newhotel Configuração NewHotel

Manual Web.Newhotel Configuração NewHotel Manual Web.Newhotel Configuração NewHotel Versão: 1.1 Rev. 2008-11-17 Av. Almirante Gago Coutinho, 70 1700-031 Lisboa PORTUGAL Tel. 21 7817810, 53-52631959 Faxx 21 7971579 marketing@newhotel.com helpdesk@newhotel.com

Leia mais

INDAGAR E REFLECTIR PARA MELHORAR. Elisabete Paula Coelho Cardoso Escola de Engenharia - Universidade do Minho elisabete@dsi.uminho.

INDAGAR E REFLECTIR PARA MELHORAR. Elisabete Paula Coelho Cardoso Escola de Engenharia - Universidade do Minho elisabete@dsi.uminho. INDAGAR E REFLECTIR PARA MELHORAR Elisabete Paula Coelho Cardoso Escola de Engenharia - Universidade do Minho elisabete@dsi.uminho.pt Este trabalho tem como objectivo descrever uma experiência pedagógica

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01 Produtos: Saúde Pró Upload Versão: 20130408-01 Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 LOGIN... 4 3 VALIDADOR TISS... 7 4 CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 10 4.1 DADOS CADASTRAIS MATRIZ E FILIAL... 11 4.2 CADASTRO DE

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

1 Introdução. 2 Funcionamento da Aplicação. Projeto de Programação - Entrega Final MEEC - 2012/2013-2.Semestre Farm:TamagoISTi

1 Introdução. 2 Funcionamento da Aplicação. Projeto de Programação - Entrega Final MEEC - 2012/2013-2.Semestre Farm:TamagoISTi Projeto de Programação - Entrega Final MEEC - 2012/2013-2.Semestre Farm:TamagoISTi 1 Introdução Tamagotchi foi um dos primeiros animais de estimação virtuais, extremamente popular no final do último século

Leia mais

Manual de Utilizador. //Internet Banking. BNI Online. www.bni.ao

Manual de Utilizador. //Internet Banking. BNI Online. www.bni.ao ÍNDICE Introdução Informações Gerais Acesso ao Serviço Fazer Login Documentos Electrónicos Posição Integrada Agenda Vencimentos Contas à Ordem Transferências Personalizar Financiamentos Moeda Estrangeira

Leia mais

Manual técnico da Registadora SAM4S SPS-530. Versão: 1.0.1 Nº de actualizações: 1

Manual técnico da Registadora SAM4S SPS-530. Versão: 1.0.1 Nº de actualizações: 1 Manual Técnico da Registadora SAM4S SPS-530 Manual técnico da Registadora SAM4S SPS-530 Versão: 1.0.1 Nº de actualizações: 1 2 Índice 3 Configuração de dispositivos... 4 SAM4S Mux... 6 SAM4S Gaveta...

Leia mais

DIÁRIO DE CLASSE ELETRÔNICO APRESENTAÇÃO... 2

DIÁRIO DE CLASSE ELETRÔNICO APRESENTAÇÃO... 2 DIÁRIO DE CLASSE ELETRÔNICO APRESENTAÇÃO... 2 PLANO DE CURSO Como cadastrar um plano de curso?... 3 Como importar um plano de curso?... 4 Como cadastrar o conteúdo programático?... 7 Como cadastrar atividades

Leia mais

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1 1. Introdução Avaliação de Usabilidade Página 1 Os procedimentos da Avaliação Heurística correspondem às quatro fases abaixo e no final é apresentado como resultado, uma lista de problemas de usabilidade,

Leia mais

Ter o controle das pastas (Prontuários) armazenadas no "SAME", utilizando-se do recurso do "Volume".

Ter o controle das pastas (Prontuários) armazenadas no SAME, utilizando-se do recurso do Volume. Page 1 of 31 184771 Módulo: AMAP - SAME PDA 184771: Controle do Arquivamento de Pastas do SAME. SOLICITAÇÃO DO CLIENTE Ter o controle das pastas (Prontuários) armazenadas no "SAME", utilizando-se do recurso

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Versão 1.6 PÁGINA DE PESQUISA A página principal do PacWeb permite a realização de um número muito variado de pesquisas, simples, ou pelo contrário extremamente complexas, dependendo

Leia mais

TEMA: Gestão de equipamentos Exemplo: Máquina de lavagens de viaturas

TEMA: Gestão de equipamentos Exemplo: Máquina de lavagens de viaturas APLICAÇÃO: XRP Pool TEMA: Gestão de equipamentos Exemplo: Máquina de lavagens de viaturas ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM: 05 de Junho de 2014 ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO POR: Carolina Esteves Almeida Escrita Digital, S.

Leia mais

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Castelo Branco Departamento de Informática Curso de Engenharia Informática Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais Ano Lectivo de 2005/2006

Leia mais

Especificação do Trabalho Prático

Especificação do Trabalho Prático Especificação do Trabalho Prático O trabalho prático da disciplina consiste em desenvolver um programa utilizando a linguagem de programação C. A seguir, encontram-se a descrição do problema, a forma de

Leia mais

Manual do KGeography. Anne-Marie Mahfouf Kushal Das Tradução: Luiz Fernando Ranghetti

Manual do KGeography. Anne-Marie Mahfouf Kushal Das Tradução: Luiz Fernando Ranghetti Anne-Marie Mahfouf Kushal Das Tradução: Luiz Fernando Ranghetti 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Início rápido do KGeography 6 3 Usando o KGeography 12 3.1 Mais recursos do KGeography..............................

Leia mais

Visão Artificial Para a Indústria. Manual do Utilizador

Visão Artificial Para a Indústria. Manual do Utilizador Visão Artificial Para a Indústria Manual do Utilizador Luis Fonseca Carvalho de Matos ( luis.matos@ua.pt ) Julho de 2007 Índice de conteúdos 1. Apresentação......1 1.Conceito de Funcionamento......1 2.

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Circular n.º 023/2014 Portal F.P.T. - Inscrições Exmo. Sr. Presidente, No seguimento da Circular Nº 021/2014 Inscrições em Provas F.P.T. e depois de disponibilizarmos a possibilidade de testar/treinar

Leia mais

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6 Página 1 de 6 1. FUNCIONAMENTO Os cursos na modalidade de e-learning do são frequentados totalmente online, à exceção do Curso de Trabalhador Designado para a Segurança e Saúde no Trabalho em que a 1ª

Leia mais

MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS. Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira

MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS. Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira - Access - Programa de base de dados relacional funciona em Windows Elementos de uma Base de Dados: Tabelas Consultas Formulários

Leia mais

- Aulas 57, 58, 59 e 60 - Técnicas de programação. Funções

- Aulas 57, 58, 59 e 60 - Técnicas de programação. Funções 1 - Aulas 57, 58, 59 e 60 - Técnicas de programação. Funções Um programa pode possuir determinados processos realizados repetidas vezes ao longo da execução do programa. Estes processos podem se agrupar

Leia mais

R E L A T Ó R I O D E E N G E N H A R I A D E S O F T W A R E ( 2 0 0 5 / 2 0 0 6 )

R E L A T Ó R I O D E E N G E N H A R I A D E S O F T W A R E ( 2 0 0 5 / 2 0 0 6 ) R E L A T Ó R I O D E E N G E N H A R I A D E S O F T W A R E ( 2 0 0 5 / 2 0 0 6 ) Tendo iniciado no presente ano lectivo 2005/2006 o funcionamento da plataforma Moodle na Universidade Aberta, considerou-se

Leia mais

5 - Vetores e Matrizes Linguagem C CAPÍTULO 5 VETORES E MATRIZES

5 - Vetores e Matrizes Linguagem C CAPÍTULO 5 VETORES E MATRIZES CAPÍTULO 5 5 VETORES E MATRIZES 5.1 Vetores Um vetor armazena uma determinada quantidade de dados de mesmo tipo. Vamos supor o problema de encontrar a média de idade de 4 pessoas. O programa poderia ser:

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Alunos DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais