VISÃO JURÍDICA DOS ATOS ILÍCITOS NO CÓDIGO CÍVIL DE 2002

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VISÃO JURÍDICA DOS ATOS ILÍCITOS NO CÓDIGO CÍVIL DE 2002"

Transcrição

1 1 VISÃO JURÍDICA DOS ATOS ILÍCITOS NO CÓDIGO CÍVIL DE 2002 Sílvio Ernane Moura de Sousa Professor Mestre do Curso de Direito da Universidade Presidente Antônio Carlos, Campus Araguari. Nathália Della Posta e Costa Bacharela em Direito e ex-graduanda do Curso de Direito da Universidade Presidente Antônio Carlos, Campus Araguari. INTRODUÇÃO A conscientização da população quanto aos seus direitos, trás a necessidade de esclarecimento quanto aos seus deveres, principalmente, sobre as conseqüências de uma ação voluntária em desacordo com o ordenamento jurídico. Portanto, o estudo dos atos jurídicos ilícitos ganha importância, tendo em vista, principalmente, seu aspecto social. Destarte, a proposta do presente artigo é a de enfocar, sob a ótica do Código Civil 2002, a questão do ato ilícito e suas conseqüências jurídicas, bem como avaliar, de maneira direta e sucinta, a repercussão jurídica dos atos ilícitos em razão da sua nova disciplina legal no atual código civilista. Para tanto, inicialmente, apresentar-se-á uma noção geral sobre o tema proposto, procurando, desde já, fixar algumas premissas que serão de grande importância para o desenvolvimento do presente estudo. Nessa perspectiva, serão abordados, em um primeiro momento, temas como: a nova legislação civilista em face aos atos ilícitos e a questão da culpa no novo Código Civil. Em um segundo momento, será analisado, mais detalhadamente, o ato ilícito propriamente dito, colocando em discussão o seu conceito. Assim, ganha espaço contextual a principal conseqüência legal do ato ilícito, qual seja: a responsabilidade civil. Nesse sentido, cabe ressaltar que o estudo dos atos ilícitos, apesar de situado na parte geral, não deve ser dissociado das demais matérias constantes no sistema codificado, por uma questão de sistemática. Aliás, é bom salientar que sua conseqüência maior, a Responsabilidade Civil, encontra-se situada na parte especial do Código, razão para o seu estudo integrado.

2 2 Por derradeiro, outro tema de grande relevância jurídica, o abuso do direito considerado como ato ilícito, também ganhará uma atenção especial nesse trabalho. 1 ASPECTOS GERAIS DO TEMA A noção de ilícito, no âmbito do direito, não possui contornos absolutos, suscetíveis de predeterminação. Esta noção muda com as idéias morais relativas às relações sociais em cada época e em cada localidade territorial (países). É uma questão de moral social. Portanto, o indivíduo que, por acaso, acarrete um dano a outro indivíduo não comete só por isso um delito, se seu ato não é ilícito, se não ofende a um direito de terceiro conforme a moral predominante. Os atos jurídicos em geral são condutas humanas (ação/omissão) lícitas ou ilícitas. Condutas humanas lícitas são os atos a que a lei emprega os efeitos perseguidos pelo indivíduo. Esses atos humanos são realizados em conformidade com o ordenamento jurídico vigente, produzindo efeitos jurídicos voluntários, tencionados pelo agente. Por outro lado, as condutas humanas, tidas como ilícitas, são praticadas em desconformidade com as prescrições do ordenamento jurídico vigente. Muito embora repercutam na esfera do Direito, produzem efeitos jurídicos involuntários, mas determinados por esse ordenamento. Sendo assim, em vez de direitos, criam-se deveres. Desse modo, se o agente dos negócios ou atos jurídicos, por ação ou omissão, pratica ato contra o Direito, com ou sem intenção demonstrada de prejudicar, mas ocasiona prejuízo, dano a outrem, estamos no campo dos atos ilícitos. O ato ilícito pode constituir-se de ato único, ou de série de atos, ou de conduta ilícita. A ação ou omissão ilícita pode acarretar dano indenizável. O atual Código Civil prescreve em seu art. 186 a cláusula geral de responsabilidade civil referenciada no ato ilícito, nos seguintes termos: Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. Analisando o artigo acima transcrito, observa-se a sutil diferenciação feita pelo atual legislador, se comparado com o legislador de Nesse sentido, o novo

3 3 Código, na Parte Geral, conceitua o ato ilícito, deixando para disciplinar sua principal conseqüência, o efeito obrigacional de reparação do dano, na Parte Especial, ao regular a Responsabilidade Civil. O Código de 1916, a rigor, não trazia expressamente o conceito de ato ilícito, todavia, já na Parte Geral, reportava-se a ele para determinar seus efeitos (art.159) 1. Apesar da nova sistematização não tenha o intuito de por si modificar substancialmente a noção já assentada de ato ilícito, traduz, em seu favor, uma técnica legislativa mais aperfeiçoada. Outrossim, percebe-se que o atual Código disciplina expressamente somente as modalidades culposas da negligência e da imprudência, não fazendo qualquer menção à imperícia. Entretanto, tal omissão não parece trazer maiores problemas, haja vista que os casos de imperícia podem ser incluídos tanto como imprudência ou como negligência. Nenhuma referência expressa foi feita à culpa no novo código civilista, ao contrário do que se fazia na 2ª parte do art. 159 do revogado Código de 1916, onde havia menção expressa da culpa. Assim sendo, diante dessa não-referência expressa, alguns poderiam afirmar que o novo art. 186, em regra, excluiria, do ato ilícito, a avaliação da culpa, ressalvadas apenas as hipóteses de coação moral ou física irresistível. Todavia, este posicionamento seria completamente descabido, pois significaria desmontar toda teoria até aqui construída em torno do ato ilícito. Destarte, a referida supressão tem a finalidade de, sob o prisma sistemático, guardar estrita coerência com a tendência objetivista trazida pela nova codificação. A mencionada finalidade pode ser claramente percebida no Título IX (arts. 927 a 954), especificamente reservado ao trato da responsabilidade civil. O Código Civil de 1916, influenciado pelo Código de Napoleão, baseava o seu sistema de responsabilidade quase que exclusivamente no ato ilícito, que tem a culpa latu sensu como elemento central 2. Dessa maneira, a doutrina e a jurisprudência entendiam que, para surgir o dever de indenizar, fazia-se necessário que a vítima conseguisse demonstrar a conduta culposa do agente causador do dano. 1 Art.159. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência, ou imprudência, violar direito, ou causar prejuízo a outrem, fica obrigado a reparar - Código Civil de STOCO, 2007, p. 203.

4 4 Entretanto, como forma de superar essa extremada rigidez do subjetivismo, as premissas da responsabilidade objetiva ganham espaço. Contudo, visando evitar exageros, diante das premissas avaloradas da responsabilidade objetiva, a análise da mesma leva em conta sua extensão. Assim, as premissas da responsabilidade objetiva devem ser aplicadas tão somente em situações específicas (em consonância com a lei), pois, ainda, em nosso ordenamento jurídico, a responsabilidade subjetiva é a regra. Embora a responsabilidade objetiva apresente inúmeras vantagens, não pode ainda pretender, mesmo na atualidade, aplicação plena. O risco e a culpa constituem, hoje, fontes de responsabilidade, que, embora diferentes, convivem harmoniosamente 3. A rigor, o Código Civil traz apenas três artigos referentes ao ato ilícito em si, são eles: art.186, art.187 e o art.188. Nesses artigos: o conceito de ato ilícito, a conseqüente responsabilidade civil, o abuso do direito e as excludentes de ilicitude. No que se refere à responsabilidade civil, embora o novo Código mostre na parte geral sua presença, foi na parte especial do Código Civil que o legislador trabalhou com mais minúcias a verificação da culpa e a avaliação da responsabilidade como um todo. 2 ATOS ILÍCITOS O conceito de ato ilícito é de grande importância, por ser o fato gerador da responsabilidade civil. A quem pratica o ato ilícito resta o dever de indenizar, caso gere dano ou prejuízo a outrem, ainda que exclusivamente moral e em caso de negligência ou imprudência restam sanções como multa ou prisão. O doutrinador Antunes Varela faz importante observação sobre o conceito de ato ilícito, ao mencionar que o elemento básico da responsabilidade é o fato do agente, sendo este fato dominável ou controlável pela vontade, configurando um comportamento ou uma forma de conduta humana. Pois só quanto a fatos dessa natureza, têm cabimento a idéia da ilicitude, o requisito da culpa e a obrigação de reparar o dano nos termos em que a lei impõe. 3 TOLOMEI, 2002, p. 198.

5 5 O professor e doutrinador Carlos Roberto Gonçalves também faz o seguinte relato sobre o ato ilícito: Ato ilícito é, portanto, fonte de obrigação: a de indenizar ou ressarcir o prejuízo causado. É praticado com infração a um dever de conduta, por meio de ações ou omissões culposas ou dolosas do agente, das quais resulta dano para outrem. 4 As definições dadas ao ato ilícito seguem essa mesma linha profunda ligação entre o seu conceito e o de culpa. Todavia, esse critério trás enorme dificuldade em versar sobre responsabilidade objetiva, na qual não se cogita a culpa. Destarte, se a culpa integra o ato ilícito, então, conclui-se, onde não houver culpa também não haverá ilícito. Assim sendo, qual seria o fato gerador da responsabilidade objetiva? Diante dessa dificuldade, o doutrinador Alvino Lima 5, afirma configurar uma redundância dizer que a culpa é um ato ilícito. Existem também os que defendem a tese de que a obrigação de reparar sem culpa não é caso de responsabilidade, porém, de uma simples garantia. Entretanto, esse último entendimento não pode vingar, pois a responsabilidade objetiva é universalmente reconhecida e consagrada, sendo que seus domínios cada vez mais se expandem, não havendo mais razão para negar sua existência nos casos de indenização sem culpa. Antes da análise conceitual do ato ilícito em sentido amplo e estrito, é bom tecer alguns comentários sobre o duplo aspecto da ilicitude, pois tais explicações ajudarão numa melhor compreensão das duas faces do ato ilícito. No aspecto objetivo da ilicitude, leva-se em conta para sua configuração apenas a conduta ou fato em si mesmo, sua materialidade ou exterioridade, e verifica-se a desconformidade dela com a que o Direito queria. A conduta contrária à norma jurídica é tida como ilícita, ainda que não tenha origem numa vontade consciente e livre. Isso se deve pelo fato do legislador, ao impor determinada conduta, ter valorado positivamente o fim que essa conduta visa a atingir. Assim, pode-se afirmar que a antijuridicidade de uma conduta é normalmente estabelecida à luz de certos valores sociais, valores estes que podem ser englobados na noção tradicional do bem comum. Em suma, toda vez que uma conduta humana é contrária à norma jurídica, o valor supracitado será ferido em sua essência, ainda que tal conduta não decorra de ato humano voluntário. 4 GONÇALVES, 2003, p LIMA, 2003, p. 97.

6 6 Já no aspecto subjetivo da ilicitude, a qualificação de uma conduta como ilícita implica fazer um juízo de valor a seu respeito, sendo esse juízo de valor somente possível se tal conduta resultar de ato humano consciente e livre. Por esse prisma subjetivista, a ilicitude só se configura quando o comportamento objetivamente ilícito for também culposo. Nesse sentido, manifestou o autor Orlando Gomes: Mas a antijuridicidade objetiva distingue-se nitidamente da antijuridicidade subjetiva. Para que esta se configure, é necessário que o ato seja imputável ao agente, isto é, a quem tenha procedido culposamente. Na antijuridicidade objetiva, a reação da ordem jurídica não leva em conta o comportamento do agente. Ademais, pode ser provocada por um fato stricto sensu, enquanto a antijuridicidade subjetiva sempre é conseqüência de ato voluntário. 6 Feita essa breve observação sobre o duplo aspecto da ilicitude, pode-se passar à análise conceitual do ato ilícito em seu duplo sentido. Em sentido estrito, o ato ilícito é o conjunto de pressupostos da responsabilidade. Na responsabilidade subjetiva, serão necessários, além da conduta ilícita, a culpa, o dano e o nexo causal. É o sentido do artigo 186 do Código Civil. A culpa insere-se como um dos pressupostos da responsabilidade subjetiva. A culpa é o elemento nuclear do ato ilícito que lhe dá causa. Por outro lado, a responsabilidade objetiva não exige culpa como pressuposto necessário para a sua configuração. Já em sentido amplo, o ato ilícito indica apenas a ilicitude do ato, tido como contrário ao Direito, sem qualquer menção ao elemento subjetivo ou psicológico. Cabe salientar que o conceito de ato ilícito, impresso pela doutrina clássica, tornou-se insuficiente até mesmo para a verificação da responsabilidade subjetiva. Assim, levando-se em consideração o conceito da culpa como erro de conduta, medido pelo proceder do homem prudente e imputável moralmente, observa-se que as necessidades sociais arrastaram a doutrina e a jurisprudência dos tribunais a uma idéia mais ampla da culpa. Destarte, pode-se concluir que o conceito estrito de ato ilícito, tendo a culpa como um dos seus elementos, tornou-se insuficiente até mesmo na responsabilidade subjetiva. 6 GOMES, 1995, p. 52.

7 7 Já em sede de responsabilidade civil objetiva, só tem resguardo o ato ilícito em sentido amplo, assim compreendido como a mera contrariedade entre a conduta e a ordem jurídica, em razão da violação do dever jurídico preexistente 7. Na visão moderna da atual doutrina, o Código Civil de 2002, assumiu em relação ao ato ilícito uma postura dicotômica, visto que a responsabilidade subjetiva é baseada no ato ilícito stricto sensu, previsto no artigo 927, lembrando que o parágrafo único deste mesmo artigo traz outras situações igualmente geradoras da obrigação de indenizar independentemente de culpa, configurando a responsabilidade objetiva. É de extrema importância salientar que o Código Civil também formulou outro conceito de ato ilícito, mais abrangente, no seu artigo 187, no qual a culpa não é elemento integrante. Nesse aspecto, têm-se como elementos integrantes a boa-fé, os bons costumes e o fim econômico ou social do Direito. O abuso de direito também foi enquadrado como ato ilícito dentro de uma visão objetiva, pois boa-fé, bons costumes, fim econômico ou social, nada mais são que valores ético-sociais consagrados pela norma em defesa do bem comum, que não se aproximam com o conceito de culpa. É de suma importância ressaltar que o Código Civil de 2002, contém cláusulas gerais tanto para a responsabilidade subjetiva como para a objetiva, cada qual abrangendo determinadas áreas da atividade humana. A base da responsabilidade subjetiva é o ato ilícito stricto sensu (artigo 186), tangível, basicamente, nas relações individuais. Já o ato ilícito em sentido amplo é a base da responsabilidade objetiva, incidindo, basicamente, nas relações entre o indivíduo e o grupo (Estado, empresas, fornecedores de serviços, produtos etc). Ademais, não é demais salientar que na responsabilidade subjetiva a culpa configura-se como um de seus pressupostos, enquanto, na responsabilidade objetiva a simples violação voluntária de um dever jurídico preexistente enseja a sua configuração. Por fim, é necessário relatar que o elemento nuclear da responsabilidade é o descumprimento de um dever jurídico por uma conduta voluntária do agente, ensejando para este o dever de responder pelas conseqüências jurídicas daí decorrentes, caso ocorra dano a outrem 8. 7 CAVALIERI FILHO, p. 2008, p VARELA, 2002, p.58.

8 8 Nesse sentido, pode-se afirmar que não basta, para ensejar o dever de indenizar, a prática de um ato prejudicial aos interesses de outrem; é necessário violar dever jurídico preexistente (ilicitude). Por exemplo, se um feirante instala sua barraca de frutas e verduras próximo a outro feirante, que comercializa os mesmos produtos, certamente causará a este prejuízo, pois lhe diminuirá o movimento e os lucros, entretanto, o primeiro em nada terá que indenizar o segundo, tendo em vista a inexistência de violação dever jurídico preexistente. A ilicitude só surgirá, e, conseqüentemente, o dever de indenizar, se vier a praticar concorrência desleal. A ilicitude deve constar da conduta do agente, e não do dano que dela nasça, que é o seu efeito. Destarte, sendo lícita a conduta, em princípio não haverá o que indenizar, ainda que danosa a outrem. Bem verdade que existem atos lícitos que podem gerar responsabilidade, mas são casos excepcionais. De outra lado, pode-se afirmar que a responsabilidade civil, de certa forma, integra o Direito Obrigacional, tendo em vista que sua conseqüência maior é a obrigação de indenizar (obrigação de natureza pessoal). Nesse sentido, não resta dúvida que o ato ilícito enquadra-se como uma das fontes do Direito Obrigacional, ao lado da lei, do contrato e da declaração unilateral de vontade, sendo por tanto a transgressão da norma, havendo sempre uma conseqüência negativa ao causador quando esta ocorrer. 3 CONSEQUÊNCIAS DOS ATOS ILÍCITOS: RESPONSABILIDADE CIVIL. A obrigação de indenizar é a primeira conseqüência jurídica do ato ilícito. O dano causado por este é responsável pela quebra do equilíbrio jurídico-econômico, anteriormente existente entre o agente e a vítima. Nesse foco, é necessário que se restabeleça o mencionado equilíbrio, para tanto, procura-se restaurar a vítima o seu statu quo ante. Nesse campo, procura-se repor ao prejudicado, tanto quanto possível, à situação anterior à lesão. Sendo uma das formas de restituição ao statu quo ante, a fixação de uma indenização determinada em proporção ao dano. Todavia, não se pode deixar de mencionar, que mesmo havendo violação de um dever jurídico por parte do agente, nenhuma indenização será devida caso não

9 9 haja verificação de prejuízo, por parte da vítima. Deste modo, a obrigação de indenizar decorre da existência da violação de direito e do dano, simultaneamente. Do art. 186 do Código Civil depreende-se a denominada imputabilidade, isto é, a existência, no agente, da livre determinação de vontade. Nesse sentido, podese afirmar que para alguém ser responsabilizado pela prática de um ato ilícito, é necessário que o mesmo, no momento de sua conduta, tenha discernimento suficiente para entender a ilicitude de seu comportamento. Destarte, aquele que não tenha discernimento no momento da conduta, não incorre em culpa e, por isso, não pratica ato ilícito 9. Para responsabilização pelo ato ilícito, imprescindível se faz determinar a imputabilidade do agente. No tocante aos agentes incapazes, não há qualquer dúvida. Todavia, no que concerne aos considerados legalmente incapazes, a questão não é pacífica quanto à responsabilização ou não dos mesmos. Pelo que dispunha o art. 156 do Código Civil de 1916, muito se discutira a respeito dessa questão. O doutrinador Antonio Ferreira Coelho, afirmava, na vigência daquele diploma civil, que não se deveria indagar acerca do discernimento do agente, pelo que qualquer um responderia independentemente da capacidade, pela reparação dos danos derivados de atos ilícitos. Lado outro, o Código Civil de 2002 não trouxe dispositivo legal com redação semelhante ao antigo art. 156, mencionado acima. Numa primeira leitura, mais desatenta, do Código Civil atual, poder-se-ia concluir que o menor responderia, indistintamente, pelo ato ilícito, sem qualquer cogitação de sua capacidade. Essa interpretação traria verdadeiro absurdo. Entretanto, como se verá a questão deve ser encarada em outros termos e, para tanto, deve sistematicamente invocar as regras da Parte Especial, em especial o disposto no art. 928 do Código Civil. Também, para essa análise, não se pode e nem se deve esquecer do Estatuto da Criança e do Adolescente 10. O ordenamento jurídico, pretendendo proteger os incapazes, confere aos mesmos, representações legais em sentido amplo, de determinadas pessoas, que passam a atuar como responsáveis desses incapazes. Portanto, por exemplo, a conduta do incapaz resultante em um ato ilícito, será, em um primeiro momento, de 9 QUEIROGA, 2003, p DINIZ, 2009, p. 387.

10 10 inteira responsabilidade de seu responsável, cabendo a este responder pela reparação, em regra, com o seu próprio patrimônio 11. Porém, excepcionalmente, os pais, os tutores e os curadores podem não responder pelo dano causado à vítima, seja em razão de ordem legal, por exemplo, o pai que se encontra desprovido da guarda e da companhia do filho menor; seja em razão de ordem econômica, quando por exemplo, o patrimônio do responsável é insuficiente para arcar com a indenização. Diante dessas excepcionalidades, o atual Código Civil, trouxe significativas inovações, criou no art. 928 duas exceções ao princípio de responsabilidade dos incapazes: a) no caso em que os responsáveis não tenham a obrigação de indenizar, o patrimônio do incapaz responde diretamente pelos prejuízos. b) no caso em que os responsáveis não disponham de meio suficiente para arcar com a indenização, o patrimônio do incapaz é atingido apenas subsidiariamente, de forma a complementar o que faltar para o integral valor da indenização. O legislador preferiu prestigiar o direito da vítima, nem que para isso atinja o patrimônio do incapaz. Combinando esta perspectiva legal com a idéia de proteção mínima do incapaz, o Código Civil, no parágrafo único do art. 928, estabeleceu que a indenização seja justa e que não prive o incapaz dos meios necessários à sua sobrevivência. Esta regra inspira-se no princípio geral da responsabilidade civil contemporânea, combinada com os fundamentos constitucionais da República, enfocando, principalmente, o princípio da dignidade humana. Por este princípio, não se determina apenas a proteção aos diversos atributos inerentes à pessoa, mas exige-se, além disso, a garantia mínima de que cada indivíduo tenha os meios necessários para o desenvolvimento da sua personalidade e para a manutenção de uma vida digna. Nesse sentido, busca-se, independentemente de previsão normativa específica, um patrimônio mínimo do indivíduo, imune e superior aos interesses de qualquer credor. Portanto, mesmo havendo violação de um dever jurídico, existindo culpa e até mesmo dolo por parte do infrator, nenhuma indenização será devida uma vez que 11 FIUZA, 2000, p. 299.

11 11 não se tenha verificado prejuízo. Não existindo dano, para o Direito Privado o ato ilícito é irrelevante. A ausência de dano torna sem objeto a pretensão à sua reparação. Excepcionalmente, a lei presume o dano, como acontece na Lei de Imprensa, que pressupõe a existência de dano moral em casos de calúnia, difamação e injúria, praticadas pela imprensa. 4 O ABUSO DO DIREITO COMO ATO ILÍCITO Inicialmente, é bom salientar que o instituto do abuso do direito foi conhecido no século XX pela doutrina e jurisprudência, a despeito de que seus vestígios foram identificados nos atos do direito medieval, bem como na teoria do direito romano 12. Conforme registro histórico, em 1912, com o caso Clement Bayard 13, julgado pela Corte de Amiens, a teoria do abuso do direito tornou-se amplamente conhecida. Somente a título de registro histórico, é importante salientar que a formulação do conceito e premissas do instituto do abuso de direito, fizeram surgir diversas teorias, as quais procuraram justificar ou negar o ato abusivo, identificando-o ou distinguindo-o do ato ilícito. No entanto, a teoria que mais ganhou defensores, quando do início histórico das discussões doutrinárias sobre o abuso de direito, foi a denominada afirmativista, que, em regra, compreendia o abuso do direito apenas como princípio geral de interpretação das normas jurídicas, ou seja, como instrumento a permitir a adaptação do direito positivo à realidade social. Apesar de não ter solucionado o problema da identificação do ato abusivo, esta teoria contribuiu para a formulação do conceito, introduzindo a idéia de que as normas que atribuem direitos não devem ser interpretadas de acordo somente com sua letra, mas também de acordo com seu espírito, isto é, segundo um conteúdo valorativo. Após longos estudos e discussões sobre o ato abusivo, a doutrina, finalmente, evoluiu para a visão do ato abusivo como aquele pelo qual o agente extrapola os limites ao exercício do direito, sendo estes fixados por seu fundamento axiológico, ou seja, o abuso surge no interior do próprio direito, sempre que ocorra uma desconformidade com o sentido teleológico em que se funda o direito subjetivo. O 12 CARPENA, 2002, p No caso Clement Bayard, consta que o proprietário de um terreno vizinho a um campo de pouso de dirigíveis construiu, sem qualquer justificativa, enormes torres no vértice das quais instalou lanças de ferro, colocando em perigo as aeronaves que ali aterrizavam. A decisão considerou abusiva a conduta, responsabilizando o proprietário.

12 12 fim social ou econômico de um certo direito subjetivo não é estranho à sua estrutura, mas elemento de sua própria natureza. Nesse sentido, a teoria do abuso do direito passa a rever o próprio conceito de direito subjetivo, tornando-o relativo. Destarte, pode-se afirmar que a caracterização do ato abusivo depende do estabelecimento de limites ao exercício do direito subjetivo, além dos quais o titular ingressa no plano da antijuridicidade, sujeitando-se às sanções correspondentes. Duas teorias procuram definir e explicar as premissas do denominado abuso do direito. A chamada teoria subjetiva vê abuso do direito quando o ato, apesar de amparado pela lei, for praticado deliberadamente com o interesse de prejudicar alguém. Já para outra teoria, chamada de objetiva, o abuso do direito estará no uso anormal ou antifuncional do direito. Caracteriza-se pela existência de conflito entre a finalidade própria do direito e a sua atuação no caso concreto. O nosso Código Civil, em seu art. 927, aponta também o abuso do direito como fonte da obrigação de indenizar. Em consonância com os mais modernos códigos civis, o código civil pátrio conceituou o abuso do direito como ato ilícito no seu art Da exatidão desse artigo, depreende-se, em primeiro lugar, que a concepção adotada em relação ao abuso do direito é a objetiva, haja vista a prescindibilidade da consciência de se excederem, com o seu exercício, os limites impostos pela boa-fé, pelos bons costumes ou pelo fim social ou econômico do direito; basta que se excedam esses limites. O nosso Código filiou-se à doutrina de Saleilles, a quem coube conceituar o abuso do direito como exercício anormal do direito, contrário à destinação econômica ou social do direito subjetivo, que, reprovado pela consciência pública ou social, excede, por conseqüência, o conteúdo do direito 15. Uma segunda conclusão pode-se retirar da análise do art. 187 do Código Civil, que é a de estar definitivamente afastado o entendimento doutrinário, de que o abuso do direito não configura ato ilícito. A lei expressamente diz que o é, embora 14 Art.187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes. Código Civil de Destaca-se neste sentido o Enunciado n.37 da Jornada de Direito Civil promovida pelo Centro de Estudos do Conselho da Justiça Federal (Brasília, setembro de 2002): a responsabilidade civil decorrente do abuso do direito independe de culpa, e fundamenta-se somente no critério objetivofinalístico.

13 13 com características próprias e conteúdo especial. No abuso do direito à conduta é respaldada em lei, porém, fere ostensivamente o seu espírito. Por fim, em razão do art. 187 do Código Civil, conclui-se que o abuso do direito, outrora estranho ao Código de 1916, foi agora construído a princípio geral, podendo abarcar todas as áreas do Direito (obrigações, contratos, propriedade, família), pois a expressão o titular de um direito abrange todo e qualquer direito cujos limites foram excedidos. A adoção da teoria do abuso do direito pelo nosso ordenamento jurídico representa um dos aspectos da constitucionalização do Direito Civil, tendência moderna e característica do Estado Social, possibilitando a permanente oxigenação do sistema ao permitir a adequação das normas à realidade social, em constante mutação 16. Nessa linha de raciocínio, as normas constitucionais contêm os fundamentos e os princípios da República e descrevem um projeto de sociedade, a ser realizado através dos valores por ela mesma escolhidos como mais relevante num dado momento histórico. Essas normas constitucionais incidem diretamente sobre as relações interprivadas, legitimando, tão-somente, os atos praticados em conformidade com os valores fundamentais do ordenamento, contidos na própria Carta Magna. CONCLUSÃO Em uma análise limitada do direito, pode-se conceituar o ato ilícito como sendo todo o fato que, não fundado em direito, cause dano a alguém. Para que um fato configure ato ilícito, dentro de uma concepção jurídica, é necessário que infrinja um direito preexistente de que outrem seja titular, só então se abre espaço para responsabilidade civil. Portanto, o ato ilícito é sempre uma conduta voluntária (ação ou omissão) que infringe um dever jurídico, e não que simplesmente ameace infringi-lo. De tal modo que, desde o momento em que um ato ilícito foi praticado, estar-se-á diante de um processo executivo, e não diante de uma simples manifestação de vontade. Todavia, nem por isso o ato ilícito dispensa uma manifestação de vontade. Nesse sentido, se 16 BITTAR, 2003, p. 345.

14 14 faz necessário que essa conduta humana seja voluntária. Concluindo, ato ilícito é o conjunto de pressupostos da responsabilidade. Finalmente, diante da estreita relação existente entre o ato ilícito e a responsabilidade civil, pode-se afirmar o caráter solidário do Código Civil de Portanto, afasta-se definitivamente a natureza individualista da codificação anterior, que se chocava frontalmente com nossa orientação constitucional, expressamente consolidada nos princípios fundamentais da República. De outro lado, ao mesmo tempo em que mantém inalterada a clássica noção de ato ilícito, o atual Código adota um sistema paralelo de responsabilização objetiva, baseado, ou na lei ou no risco, incorporando em seu texto, o resultado de décadas de discussões na doutrina e nos tribunais. Por exemplo, na chamada teoria do risco, solidariza-se a obrigação de reparar o dano, em casos específicos, onde, antes, se condenava a própria vítima a assumir o prejuízo, em razão da insuficiência da teoria da culpa, o que, na realidade, soava como grande injustiça. Nesse sentido, não paira dúvida alguma de que a consagração do princípio da responsabilidade objetiva no código civilista significa o acolhimento legislativo de conquistas, já não tão recentes, da experiência social e da cultura jurídica. BIBLIOGRAFIA BITTAR, Carlos Alberto e BITTAR FILHO, Carlos Alberto. Direito Civil Constitucional o direito civil na Constituição de ª ed. São Paulo: RT, CARPENA, Heloísa. Abuso do Direito no Código de 2002 apud A Parte Geral do novo Código Civil Coordenador Gustavo Tepedino. Rio de janeiro: Renovar, CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Responsabilidade Civil. SP: Atlas, DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil, v ª ed. São Paulo: Saraiva FIUZA, César. Direito Civil Curso Completo, 3ª ed. Belo Horizonte: Del Rey, GOMES, Orlando. Introdução ao Direito Civil. 11ª ed. Rio de Janeiro: Forense, GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Parte Geral Sinopses Jurídicas, v ª ed. São Paulo: Saraiva, 2003 LIMA, Alvino. Culpa e Risco. 2ª ed. Revista e atualizada pelo Prof. Ovídio Rocha Barros Sandoval. São Paulo: RT, QUEIROGA, Antônio Elias de. Responsabilidade Civil e o Novo Código Civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

15 15 TOLOMEI, Carlos Young. A Noção do Ato Ilícito e a Teoria do Risco na Perspectiva do Novo Código Civil apud A Parte Geral do novo Código Civil Coordenador Gustavo Tepedino. Rio de janeiro: Renovar, VARELA, Antunes. Das Obrigações em Geral. 8ª ed. V. 1. Coimbra: Almedina, STOCO, Rui. Tratado de Responsabilidade Civil. 7ª ed. São Paulo: RT, 2007.

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 Marcela Furtado Calixto 1 Resumo: O presente artigo visa discutir a teoria

Leia mais

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITOS RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SIMEXMIN OURO PRETO 18.05.2016 SERGIO JACQUES DE MORAES ADVOGADO DAS PESSOAS DAS PESSOAS NATURAIS A vida é vivida por

Leia mais

Responsabilidade Civil

Responsabilidade Civil Responsabilidade Civil Trabalho de Direito Civil Curso Gestão Nocturno Realizado por: 28457 Marco Filipe Silva 16832 Rui Gomes 1 Definição: Começando, de forma, pelo essencial, existe uma situação de responsabilidade

Leia mais

Aula 3 ato ilícito. San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica? É proteger o lícito e reprimir o ilícito.

Aula 3 ato ilícito. San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica? É proteger o lícito e reprimir o ilícito. Aula 3 ato ilícito. San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica? É proteger o lícito e reprimir o ilícito. Ordem jurídica: estabelece deveres positivos (dar ou fazer alguma coisa) e negativos

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL O ordenamento jurídico pátrio, em matéria ambiental, adota a teoria da responsabilidade civil objetiva, prevista tanto no art. 14, parágrafo 1º da Lei 6.938/81

Leia mais

Palavras chave: Direito Constitucional. Princípio da dignidade da pessoa humana.

Palavras chave: Direito Constitucional. Princípio da dignidade da pessoa humana. 99 Princípio da Dignidade da Pessoa Humana Idália de Oliveira Ricardo de Assis Oliveira Talúbia Maiara Carvalho Oliveira Graduandos pela Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti. Palavras

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Atualizado até 13/10/2015 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Quando se fala em responsabilidade, quer-se dizer que alguém deverá

Leia mais

36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público federal:

36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público federal: Hoje, continuaremos com os comentários ao simulado da 2ª Feira do Concurso. 36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público

Leia mais

www.apostilaeletronica.com.br

www.apostilaeletronica.com.br DIREITO PENAL PARTE GERAL I. Princípios Penais Constitucionais... 003 II. Aplicação da Lei Penal... 005 III. Teoria Geral do Crime... 020 IV. Concurso de Crime... 027 V. Teoria do Tipo... 034 VI. Ilicitude...

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Responsabilidade civil do cirurgião-dentista Por Ricardo Emilio Zart advogado em Santa Catarina 1. Introdução Tendo em vista a quantidade cada vez mais crescente de ações judiciais

Leia mais

Prova Objetiva Disciplina: Direito Civil

Prova Objetiva Disciplina: Direito Civil ALT. C GAB. 1 GAB. 2 GAB. 3 GAB. 4 QUESTÃO 68 81 16 8 Alegam os recorrentes que a questão comporta várias alternativas erradas, pois contraria dispositivo constitucional (art. 5 o., inciso XXXI) e infraconstitucional,

Leia mais

DOS FATOS JURÍDICOS. FATO JURÍDICO = é todo acontecimento da vida relevante para o direito, mesmo que seja fato ilícito.

DOS FATOS JURÍDICOS. FATO JURÍDICO = é todo acontecimento da vida relevante para o direito, mesmo que seja fato ilícito. DOS FATOS JURÍDICOS CICLO VITAL: O direito nasce, desenvolve-se e extingue-se. Essas fases ou os chamados momentos decorrem de fatos, denominados de fatos jurídicos, exatamente por produzirem efeitos jurídicos.

Leia mais

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO SUBSEQUENTE NOÇÕES GERAIS DO DIREITO CONCEITOS BÁSICOS

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO SUBSEQUENTE NOÇÕES GERAIS DO DIREITO CONCEITOS BÁSICOS NOÇÕES GERAIS DO DIREITO CONCEITOS BÁSICOS 1 I. Introdução: - A vida em Sociedade exige regramento; - As Normas Reguladoras das relações humanas; - A aplicação das sanções (punições): maior ou menor grau

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Teorias da conduta no Direito Penal Rodrigo Santos Emanuele * Teoria naturalista ou causal da ação Primeiramente, passamos a analisar a teoria da conduta denominada naturalista ou

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NA LESÃO CORPORAL

RESPONSABILIDADE CIVIL NA LESÃO CORPORAL RESPONSABILIDADE CIVIL NA LESÃO CORPORAL Filipe Rezende Semião, est.. Sumário: I - Pressupostos da Responsabilidade Civil II - Dispositivos legais III - Dano ao corpo IV - Indenização na lesão corporal

Leia mais

TESTE RÁPIDO DIREITO PENAL CARGO TÉCNICO LEGISLATIVO

TESTE RÁPIDO DIREITO PENAL CARGO TÉCNICO LEGISLATIVO TESTE RÁPIDO DIREITO PENAL CARGO TÉCNICO LEGISLATIVO COMENTADO DIREITO PENAL Título II Do Crime 1. (CESPE / Defensor DPU / 2010) A responsabilidade penal do agente nos casos de excesso doloso ou culposo

Leia mais

OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A DEFESA DOS INTERESSES DA UNIÃO

OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A DEFESA DOS INTERESSES DA UNIÃO OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A DEFESA DOS INTERESSES DA UNIÃO Artigo jurídico apresentado por MARCELO THIMOTI DA SILVA, professor, especialista em Direito Administrativo, Constitucional

Leia mais

VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO ALOYSIO NUNES FERREIRA

VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO ALOYSIO NUNES FERREIRA (PROJETO DE LEI Nº 4.747, DE 1998) Acrescenta artigo ao Código Civil (Lei nº 3.071, de 1º de janeiro de 1916) e parágrafo ao art. 129 do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940). VOTO

Leia mais

LEGÍTIMA DEFESA CONTRA CONDUTAS INJUSTAS DE ADOLESCENTES: (IM)POSSIBILIDADE DIANTE DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL?

LEGÍTIMA DEFESA CONTRA CONDUTAS INJUSTAS DE ADOLESCENTES: (IM)POSSIBILIDADE DIANTE DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL? 1 LEGÍTIMA DEFESA CONTRA CONDUTAS INJUSTAS DE ADOLESCENTES: (IM)POSSIBILIDADE DIANTE DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL? Otávio Augusto Copatti dos Santos 1 Silvia de Freitas Mendes 2 Área de conhecimento:

Leia mais

Classificação da pessoa jurídica quanto à estrutura interna:

Classificação da pessoa jurídica quanto à estrutura interna: Classificação da pessoa jurídica quanto à estrutura interna: São consideradas universitas personarum, quando forem uma associação de pessoas, atenderem aos fins e interesses dos sócios. (fins mutáveis)

Leia mais

POR UNANIMIDADE 06 (seis) meses

POR UNANIMIDADE 06 (seis) meses ACLARAÇÃO DO LAUDO ARBITRAL DO TRIBUNAL ARBITRAL AD HOC DO MERCOSUL CONSTITUÍDO PARA DECIDIR A CONTROVÉRSIA ENTRE A REPÚBLICA DO PARAGUAI E A REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI SOBRE A APLICAÇÃO DO IMESI (IMPOSTO

Leia mais

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC 2014) QUESTÃO 54 Analise as seguintes assertivas sobre as causas de exclusão de ilicitude no Direito Civil: I. A legítima defesa de terceiro não atua como

Leia mais

RESPONSABILIDADE SUBJETIVA: A TEORIA DA CULPA

RESPONSABILIDADE SUBJETIVA: A TEORIA DA CULPA RESPONSABILIDADE SUBJETIVA: A TEORIA DA CULPA Material didático destinado à sistematização do conteúdo da disciplina Direito Civil IVI Publicação no semestre 2014.1 no curso de Direito. Autor: Vital Borba

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO EM CIRURGIA PLÁSTICA

RESPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO EM CIRURGIA PLÁSTICA RESPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO EM CIRURGIA PLÁSTICA Vitor Kenji HIGUCHI 1 José Artur Teixeira GONÇALVES 2 RESUMO: Com frequência, as pessoas buscam a cirurgia plástica estética com o objetivo de

Leia mais

ABANDONO INTELECTUAL DE FILHO E A INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS

ABANDONO INTELECTUAL DE FILHO E A INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS ABANDONO INTELECTUAL DE FILHO E A INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS Daniela Galvão de Araujo Mestre em Teoria do Direito e do Estado Especialista em Direito Processual Civil, Penal e Trabalhista Docente do

Leia mais

A responsabilidade civil do engenheiro eletricista na atualidade

A responsabilidade civil do engenheiro eletricista na atualidade A responsabilidade civil do engenheiro eletricista na atualidade Acimarney Correia Silva Freitas¹, Celton Ribeiro Barbosa², Rafael Santos Andrade 3, Hortência G. de Brito Souza 4 ¹Orientador deste Artigo

Leia mais

ASSESSORIA JURÍDICA. PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)

ASSESSORIA JURÍDICA. PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) ASSESSORIA JURÍDICA PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. PARA: DA: REFERÊNCIA: Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) Assessoria Jurídica Expedientes Jurídicos

Leia mais

A PROTEÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DO IDOSO E A SUA DIGNIDADE

A PROTEÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DO IDOSO E A SUA DIGNIDADE A PROTEÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DO IDOSO E A SUA DIGNIDADE Maíra Sgobbi de FARIA 1 Resumo: O respeito e a proteção que devem ser concedidos aos idosos sempre foram um dever da sociedade, uma vez que as

Leia mais

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil Interpretação do art. 966 do novo Código Civil A TEORIA DA EMPRESA NO NOVO CÓDIGO CIVIL E A INTERPRETAÇÃO DO ART. 966: OS GRANDES ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA DEVERÃO TER REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL? Bruno

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESTADO DE DIREITO DO AMBIENTE 1. Domingos Benedetti Rodrigues 2.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESTADO DE DIREITO DO AMBIENTE 1. Domingos Benedetti Rodrigues 2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESTADO DE DIREITO DO AMBIENTE 1 Domingos Benedetti Rodrigues 2. 1 O presente trabalho é resultado dos estudos relacionados à construção da minha Tese do Doutorado em Educação nas

Leia mais

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL Fernando Souza OLIVEIRA 1 Pedro Anderson da SILVA 2 RESUMO Princípio do Desenvolvimento Sustentável como um direito e garantia fundamental,

Leia mais

CÓDIGO CIVIL. Livro III. Dos Fatos Jurídicos TÍTULO III. Dos Atos Ilícitos

CÓDIGO CIVIL. Livro III. Dos Fatos Jurídicos TÍTULO III. Dos Atos Ilícitos CÓDIGO CIVIL Livro III Dos Fatos Jurídicos TÍTULO III Dos Atos Ilícitos Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que

Leia mais

Osvaldo Albuquerque Sousa Filho Presidente do Coren-CE

Osvaldo Albuquerque Sousa Filho Presidente do Coren-CE Osvaldo Albuquerque Sousa Filho Presidente do Coren-CE História / Relação: (Antiguidade) (Início séc. XX) (Atualmente) Relação religiosa/ mágico/ desígnios de Deus. Relação de amigo/ confiança conselheiro

Leia mais

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7:

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1. CONCURSO DE CRIMES 1.1 DISTINÇÃO: * CONCURSO

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais

O CONFRONTO DAS TEORIAS DE HANS KELSEN E ROBERT ALEXY: ENTRE O NORMATIVISMO E A DIMENSÃO PÓS-POSITIVISTA

O CONFRONTO DAS TEORIAS DE HANS KELSEN E ROBERT ALEXY: ENTRE O NORMATIVISMO E A DIMENSÃO PÓS-POSITIVISTA 95 O CONFRONTO DAS TEORIAS DE HANS KELSEN E ROBERT ALEXY: ENTRE O NORMATIVISMO E A DIMENSÃO PÓS-POSITIVISTA Ana Augusta Rodrigues Westin Ebaid Docente do Núcleo de Pesquisa e Extensão do curso de Direito

Leia mais

DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA NO AMBIENTE DE TRABALHO

DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA NO AMBIENTE DE TRABALHO DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA NO AMBIENTE DE TRABALHO GUSTAVO FAVINI MARIZ MAIA DR. ILTON GARCIA DA COSTA 1. INTRODUÇÃO As relações de trabalho configuram um aspecto de grande relevância na vida em sociedade.

Leia mais

PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Apelação Cível nº 0059871-12.2007.8.19.0001 Apelante: JONETES TERESINHA BOARETTO Apelado: GRANDE HOTEL CANADÁ LTDA. Relator: DES. CUSTÓDIO TOSTES DECISÃO MONOCRÁTICA

Leia mais

DA RESPOSABILIDADE CIVIL DO ESTADO (PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS)

DA RESPOSABILIDADE CIVIL DO ESTADO (PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS) DA RESPOSABILIDADE CIVIL DO ESTADO (PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS) Toda lesão de direito deve ser reparada. A lesão pode decorrer de ato ou omissão de uma pessoa física ou jurídica. Quando o autor da lesão

Leia mais

Lucro e a sua contabilização, distribuição e responsabilidades

Lucro e a sua contabilização, distribuição e responsabilidades Lucro e a sua contabilização, distribuição e responsabilidades Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoog i Resumo: Os estudos da contabilidade estão em constante evolução e, para que a manifestação de seus

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE (Concepções de Ciência, Professores de Química, Educação Integrada)

PALAVRAS-CHAVE (Concepções de Ciência, Professores de Química, Educação Integrada) CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DO IFG CAMPUS GOIÂNIA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRADA. Layla Karoline Tito ALVES, Instituto de Química,layla.quimica@gmail.com.

Leia mais

Empregador é responsável por danos ao ambiente de trabalho e à saúde

Empregador é responsável por danos ao ambiente de trabalho e à saúde REFLEXÕES TRABALHISTAS Empregador é responsável por danos ao ambiente de trabalho e à saúde 01 de agosto de 2014, 08:00h Por Raimundo Simão de Melo No Brasil, até 1988, o enfoque principal sobre o meio

Leia mais

O CONSENTIMENTO DO OFENDIDO

O CONSENTIMENTO DO OFENDIDO O CONSENTIMENTO DO OFENDIDO Rodrigo Fragoso O consentimento do ofendido constitui objeto de intenso debate entre os penalistas que, divergindo quanto à sua posição na estrutura do delito, atribuem efeitos

Leia mais

Legislação e tributação comercial

Legislação e tributação comercial 6. CRÉDITO TRIBUTÁRIO 6.1 Conceito Na terminologia adotada pelo CTN, crédito tributário e obrigação tributária não se confundem. O crédito decorre da obrigação e tem a mesma natureza desta (CTN, 139).

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br (Artigos) considerações sobre a responsabilidade "penal" da pessoa jurídica Dóris Rachel da Silva Julião * Introdução É induvidoso que em se tratando da criminalidade econômica e

Leia mais

1 O INÍCIO DA PERSONALIDADE E A SITUAÇÃO DO NASCITURO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. Flora Soares Guimarães* Leonardo Alves Guedes* Lívia Gueiros Maia* Michel Alves de Souza* Paola Teixeira Lessa

Leia mais

Processo nº 0024.12.301.686-7 Ação de Indenização Autor: Émerson Gil Tremea e outros Réu : Educadora Itapoã Ltda

Processo nº 0024.12.301.686-7 Ação de Indenização Autor: Émerson Gil Tremea e outros Réu : Educadora Itapoã Ltda 1 Processo nº 0024.12.301.686-7 Ação de Indenização Autor: Émerson Gil Tremea e outros Réu : Educadora Itapoã Ltda Vistos, etc. Ementa: Escola particular. Aluno reprovado em teste de seleção, por insuficiência

Leia mais

Noções de Direito e Legislação em Informática

Noções de Direito e Legislação em Informática P rojeto : Noções de Direito Lei 9609, Lei 9610, Lei 12737 e Marco Civil da Internet. 2016 Noções de Direito e Legislação em Informática Lei 9609, Lei 9610, Lei 12737 e Marco Cívil da Internet. Jalles

Leia mais

EXMO. SR. PRESIDENTE DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS

EXMO. SR. PRESIDENTE DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS EXMO. SR. PRESIDENTE DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS Ref. Indicação n. 107/2006 Assunto: projeto de Lei 7.404/96 Autor do Parecer: Membro da Comissão Permanente de Direito Constitucional Dra Leila

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASOS RELATADOS EM CONSELHOS TUTELARES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA.

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASOS RELATADOS EM CONSELHOS TUTELARES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA. VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASOS RELATADOS EM CONSELHOS TUTELARES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA. Paulo de Tarso Oliveira - Uni-FACEF Introdução O trabalho discute alguns dados obtidos em um

Leia mais

1. FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE: PREVISÃO CONSTITUCIONAL

1. FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE: PREVISÃO CONSTITUCIONAL 1. FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE: PREVISÃO CONSTITUCIONAL 1.1. A função social da propriedade. Alessandra Fernandes Hendler 1 social. O art. 5º, inciso XXIII da CF/1988 dispõe que a propriedade atenderá

Leia mais

ARTIGO: TRATADOS INTERNACIONAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS E

ARTIGO: TRATADOS INTERNACIONAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS E ARTIGO: TRATADOS INTERNACIONAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS E O ORDENAMENTO INTERNO Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: este artigo visa observar a relação existente entre os tratados internacionais sobre

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR EM ACIDENTE DE TRABALHO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR EM ACIDENTE DE TRABALHO RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR EM ACIDENTE DE TRABALHO Rafael Bratfich GOULART 1 Cleber Affonso ANGELUCI 2 RESUMO: O presente trabalho pretende buscar a melhor teoria de responsabilidade civil a

Leia mais

PROJETO DE LEI N 4.596/09

PROJETO DE LEI N 4.596/09 1 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL PROJETO DE LEI N 4.596/09 (Do Sr. Capitão Assumção) Altera os artigos 3 e 41 da Lei n 9.474, de 22 de julho de 1997, que "Define mecanismos para a

Leia mais

Empresas podem usar detector de mentiras, decide Justiça. Quarta, 21 de setembro de 2005, 14h44 Fonte: INVERTIA notícias portal terra

Empresas podem usar detector de mentiras, decide Justiça. Quarta, 21 de setembro de 2005, 14h44 Fonte: INVERTIA notícias portal terra Empresas podem usar detector de mentiras, decide Justiça. Quarta, 21 de setembro de 2005, 14h44 Fonte: INVERTIA notícias portal terra Décio Guimarães Júnior Acadêmico do 6ºperíodo do curso de graduação

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br O seguro da responsabilidade civil do professional liberal Suzanne Dobignies Santos 1. INTRODUÇÃO O contrato de seguro é uma das garantias da reparação civil, cuja finalidade é a

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Dois pais e uma mãe: É possível registrar? Rafael D'Ávila Barros Pereira * No dia 09/04/08, no capítulo da novela "Duas Caras", da Rede Globo, foi apresentada uma situação, se não

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Requisitos para Caracterização do Dano Moral Alessandro Meyer da Fonseca* O instituto do dano moral cujo direito a reparabilidade durante muitos anos foi objeto de debates pelos

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL. VEÍCULO SOB A GUARDA DO EMPREGADOR EM SEU ESTACIONAMENTO.

RESPONSABILIDADE CIVIL. VEÍCULO SOB A GUARDA DO EMPREGADOR EM SEU ESTACIONAMENTO. RESPONSABILIDADE CIVIL. VEÍCULO SOB A GUARDA DO EMPREGADOR EM SEU ESTACIONAMENTO. Primeiramente, vale ressaltar, que muito tem se discutido acerca da responsabilidade civil de quem mantém estacionamento

Leia mais

OBRIGAÇÃO ALIMENTAR E POSSIBILIDADE DE RESTITUIÇÃO Dos ALIMENTOS PAGOS INDEVIDAMENTE

OBRIGAÇÃO ALIMENTAR E POSSIBILIDADE DE RESTITUIÇÃO Dos ALIMENTOS PAGOS INDEVIDAMENTE OBRIGAÇÃO ALIMENTAR E POSSIBILIDADE DE RESTITUIÇÃO Dos ALIMENTOS PAGOS INDEVIDAMENTE MARCELO CERQUElRA Advogado CONCEITO DE ALIMENTOS Tratando da conceituação de alimentos, a doutrina, de um modo geral,

Leia mais

GESTÃO COLETIVA NO AMBIENTE DIGITAL

GESTÃO COLETIVA NO AMBIENTE DIGITAL GESTÃO COLETIVA NO AMBIENTE DIGITAL CONTEXTO A gestão coletiva de direitos autorais é uma das formas com que os autores podem garantir de maneira efetiva os seus direitos. Disciplinada no ordenamento jurídico

Leia mais

XL Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal Segunda Etapa Prova Escrita Discursiva

XL Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal Segunda Etapa Prova Escrita Discursiva Questão 01 Direito Civil O que é exigível para levar a efeito a extinção do usufruto pelo não uso ou não fruição do bem gravado? Responda fundamentadamente e conforme entendimento jurisprudencial do Superior

Leia mais

FATO TÍPICO CONDUTA. A conduta é o primeiro elemento integrante do fato típico.

FATO TÍPICO CONDUTA. A conduta é o primeiro elemento integrante do fato típico. TEORIA GERAL DO CRIME FATO TÍPICO CONDUTA A conduta é o primeiro elemento integrante do fato típico. Na Teoria Causal Clássica conduta é o movimento humano voluntário produtor de uma modificação no mundo

Leia mais

Nº /2015 - ASJTC/SAJ/PGR. Agravo de Instrumento 852617 Relator: Ministro Roberto Barroso Agravante: União Agravado: Ministério Público Federal

Nº /2015 - ASJTC/SAJ/PGR. Agravo de Instrumento 852617 Relator: Ministro Roberto Barroso Agravante: União Agravado: Ministério Público Federal Nº /2015 - ASJTC/SAJ/PGR Agravo de Instrumento 852617 Relator: Ministro Roberto Barroso Agravante: União Agravado: Ministério Público Federal AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO EXTRAORDINÁ- RIO. DESTRANCAMENTO.

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Gestão Pública Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais de Pessoal Coordenação-Geral de Aplicação das Normas NOTA TÉCNICA Nº 57/2014/CGNOR/DENOP/SEGEP/MP

Leia mais

PARECER Nº 005/2015 ALTAPREV PARECER

PARECER Nº 005/2015 ALTAPREV PARECER PARECER Nº 005/2015 ALTAPREV PROCESSO Nº INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N.º 0615001/2015 INTERESADA: INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE ALTAMIRA ASSUNTO: DISPENSA DE LICITAÇÃO- LOCAÇÃO

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR ELMO VAZ BASTOS DE MATOS, PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA CODEVASF.

ILUSTRÍSSIMO SENHOR ELMO VAZ BASTOS DE MATOS, PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA CODEVASF. ILUSTRÍSSIMO SENHOR ELMO VAZ BASTOS DE MATOS, PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA CODEVASF. PROCESSO Nº 59500.000938/2014-45 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 27/2014

Leia mais

A inserção injusta causa às pessoas / consumidores danos de ordem moral e em algumas vezes patrimonial, que, reconhecida gera o direito à reparação.

A inserção injusta causa às pessoas / consumidores danos de ordem moral e em algumas vezes patrimonial, que, reconhecida gera o direito à reparação. 1.1 - Introdução Infelizmente o ajuizamento de ações de indenização por danos materiais e principalmente morais em face de empresas por inclusão indevida do nome de seus clientes em órgãos de proteção

Leia mais

Dano Moral no Direito do Consumidor. HÉCTOR VALVERDE SANTANA hvs jur@ho tm ail.c o m

Dano Moral no Direito do Consumidor. HÉCTOR VALVERDE SANTANA hvs jur@ho tm ail.c o m Dano Moral no Direito do Consumidor HÉCTOR VALVERDE SANTANA hvs jur@ho tm ail.c o m RELAÇÃO JURÍDICA DE CONSUMO Consumidor padrão ou standard : art. 2º, caput Consumidor por equiparação: arts. 2º, parágrafo

Leia mais

DIREITO CIVIL TEORIA DOS DANOS AUTÔNOMOS!!! 28/07/2015

DIREITO CIVIL TEORIA DOS DANOS AUTÔNOMOS!!! 28/07/2015 DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS O Dano extrapatrimonial e a sua história Posição constitucional e contribuição jurisprudencial Prof Daniel Eduardo Branco Carnacchioni Tema: O Dano extrapatrimonial e a sua história

Leia mais

A nova responsabilidade civil escolar

A nova responsabilidade civil escolar A nova responsabilidade civil escolar Introdução Atualmente, constata-se enorme dificuldade em relação à busca e à definição dos reais limites da responsabilidade civil das escolas particulares e públicas

Leia mais

OS CONTRATOS CATIVO DE LONGA DURAÇÃO NO DIREITO DO CONSUMIDOR

OS CONTRATOS CATIVO DE LONGA DURAÇÃO NO DIREITO DO CONSUMIDOR 2651 X Salão de Iniciação Científica PUCRS OS CONTRATOS CATIVO DE LONGA DURAÇÃO NO DIREITO DO CONSUMIDOR Colaborador: Vicente Maboni Guzinski Orientadora: Profa. Dra. Cláudia Lima Marques Faculdade de

Leia mais

A INFLUÊNCIA DOS RESTOS A PAGAR NO ORÇAMENTO BRASILEIRO

A INFLUÊNCIA DOS RESTOS A PAGAR NO ORÇAMENTO BRASILEIRO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO INSTITUTO SERZEDELLO CORRÊA - ISC CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO - CEFOR SENADO FEDERAL UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO BRASILEIRO - UNILEGIS

Leia mais

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa MARIA LÚCIA AMARAL * Introdução 1. Agradeço muito o convite que me foi feito para participar neste colóquio luso-italiano de direito

Leia mais

Instituto de Humanidades e Letras. Curso: Pedagogia

Instituto de Humanidades e Letras. Curso: Pedagogia Instituto de Humanidades e Letras Curso: Pedagogia AVALIAÇÃO Avaliamos cotidianamente as diversas ações de pessoas que nos envolvem, o desempenho de instituições e nossas próprias condutas. Nesse sentido,

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE É sabido - e isso está a dispensar considerações complementares - que a pessoa jurídica tem vida distinta da dos seus sócios e administradores.

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA 1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna

Leia mais

NORMA PENAL EM BRANCO

NORMA PENAL EM BRANCO NORMA PENAL EM BRANCO DIREITO PENAL 4º SEMESTRE PROFESSORA PAOLA JULIEN OLIVEIRA DOS SANTOS ESPECIALISTA EM PROCESSO. MACAPÁ 2011 1 NORMAS PENAIS EM BRANCO 1. Conceito. Leis penais completas são as que

Leia mais

go to http://www.speculumscriptum.com

go to http://www.speculumscriptum.com go to http://www.speculumscriptum.com CONTRATO DE EMPREITADA - Conceito: Empreitada é o contrato em que uma das partes (empreiteiro) se obriga, sem subordinação ou dependência, a realizar certo trabalho

Leia mais

Conceito. Responsabilidade Civil do Estado. Teorias. Risco Integral. Risco Integral. Responsabilidade Objetiva do Estado

Conceito. Responsabilidade Civil do Estado. Teorias. Risco Integral. Risco Integral. Responsabilidade Objetiva do Estado Conceito Responsabilidade Civil do Estado é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de responsabilidade extracontratual

Leia mais

A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011.

A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011. A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011. Jorge Assaf Maluly Procurador de Justiça Pedro Henrique Demercian Procurador de Justiça em São Paulo.

Leia mais

A PROTEÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES VÍTIMAS.

A PROTEÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES VÍTIMAS. 1 A PROTEÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES VÍTIMAS. GRUPO TEMÁTICO: Direito à cultur a e ao lazer, e direito à liberdade, dignidade, respeito e diversidade cultur al. LUIZ ANTONIO MIGUEL FERREIRA

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 4.481, DE 2012 VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO ROBERTO SANTIAGO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 4.481, DE 2012 VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO ROBERTO SANTIAGO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 4.481, DE 2012 Dispõe sobre o exercício domiciliar de profissão liberal (home office). Autor: SENADO FEDERAL Relatora: Deputada

Leia mais

CULPABILIDADE RESUMO

CULPABILIDADE RESUMO CULPABILIDADE Maira Jacqueline de Souza 1 RESUMO Para uma melhor compreensão de sanção penal é necessário a análise levando em consideração o modo sócio-econômico e a forma de Estado em que se presencie

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 134/2014. NOSSO MUNICÍPIO. O PREFEITO MUNICIPAL,

PROJETO DE LEI Nº 134/2014. NOSSO MUNICÍPIO. O PREFEITO MUNICIPAL, PROJETO DE LEI Nº 134/2014. ALTERA A LEI Nº 11.304, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2013, QUE CRIA O SERVIÇO VOLUNTÁRIO, COM OBJETIVOS CÍVICOS, CULTURAIS, CIENTÍFICOS, EDUCACIONAIS, OU DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM NOSSO

Leia mais

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO José Afonso da Silva 1. A controvérsia 1. A condenação, pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Penal 470, de alguns deputados federais tem suscitado dúvidas relativamente

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

Contribuições à Audiência Pública AP 045/2008

Contribuições à Audiência Pública AP 045/2008 Contribuições à Audiência Pública AP 045/2008 27 de agosto de 2008 A) Contribuições gerais: 1) - No preâmbulo da minuta, falta citar a Lei 8078 de 11 de setembro de 1990, Código de Defesa do Consumidor.

Leia mais

Concursos públicos e o TCE

Concursos públicos e o TCE fixado em consonância com os princípios do amplo acesso ao concurso público e da competitividade. Dessa forma, e mormente considerando que no caso focado nem mesmo há previsão para inscrição via internet,

Leia mais

ANEXO A FERTILIZANTES HERINGER S.A. CNPJ/MF 22.266.175/0001-88 POLITICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO

ANEXO A FERTILIZANTES HERINGER S.A. CNPJ/MF 22.266.175/0001-88 POLITICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO ANEXO A FERTILIZANTES HERINGER S.A. CNPJ/MF 22.266.175/0001-88 POLITICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO I - DEFINIÇÕES E ADESÃO 1. As definições utilizadas na presente Política

Leia mais

Nota de Esclarecimento sobre o Parecer dos Auditores Independentes Fundação Libertas de Seguridade Social

Nota de Esclarecimento sobre o Parecer dos Auditores Independentes Fundação Libertas de Seguridade Social Nota de Esclarecimento sobre o Parecer dos Auditores Independentes Fundação Libertas de Seguridade Social Tendo em vista os apontamentos realizados pelos Auditores Independentes em relação às Demonstrações

Leia mais

ARTIGO 14 da Lei nº 6368/76: CRIME HEDIONDO!

ARTIGO 14 da Lei nº 6368/76: CRIME HEDIONDO! ARTIGO 14 da Lei nº 6368/76: CRIME HEDIONDO! ELIANE ALFRADIQUE O artigo 14 da Lei nº 6.368/76 tem causado certa dificuldade em sua aplicação prática. O enunciado do artigo em questão, tipifica a associação

Leia mais

Professor Álvaro Villaça Azevedo Titular da Faculdade de Direito da USP

Professor Álvaro Villaça Azevedo Titular da Faculdade de Direito da USP Indicação nol2812011 SC-43812011 Comissão de Direito de Família AUTOR DA INDICAÇÃO: ADVOGADO MARCOS NUNES CILOS EMENTA PAI SOCIOAFETIVO: ART. 1.593 E 1.595, AMBOS DO CC/2002. NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO TÉCNICA

Leia mais

GOUVÊA FRANCO ADVOGADOS

GOUVÊA FRANCO ADVOGADOS O DIREITO DE REGRESSO DO INSS: ACIDENTES DE TRABALHO E A LEI Nº 8.213/91 Introdução: Recentemente, por todo o Brasil, constata-se na Justiça Federal o crescente aumento de ações regressivas propostas pelo

Leia mais

DANO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE CIVIL

DANO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE CIVIL DANO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE CIVIL DANO AMBIENTAL PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS DE ORDEM CIVIL ADMINISTRATIVA E PENAL DANO É O PREJUÍZO CAUSADO A ALGUÉM PELA DETERIORAÇÃO OU INUTILIZAÇÃO DE BENS SEUS

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ 1. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) A importância do TCLE. A Resolução CNS 196/96 afirma

Leia mais

Atualização Sobre Legislação a Respeito de Testagem de Álcool e Outras Drogas

Atualização Sobre Legislação a Respeito de Testagem de Álcool e Outras Drogas Atualização Sobre Legislação a Respeito de Testagem de Álcool e Outras Drogas Marcos Legais LEI Nº 11.343, DE 23 DE AGOSTO DE 2006. Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas Art. 18.

Leia mais

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo Índice 1. Definições... 2 2. Objetivos e Princípios... 3 3. Definição de Ato ou Fato Relevante... 4 4. Deveres e Responsabilidade... 5 5. Exceção à Imediata Divulgação... 7 6. Dever de Guardar Sigilo...

Leia mais