PROGRAMA DA DISCIPLINA...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DA DISCIPLINA..."

Transcrição

1 ! #"$

2 2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO PROGRAMA DA DISCIPLINA PROGRAMA BIBLIOGRAFIA NORMAS E RECOMENDAÇÕES PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA ESTRUTURA DA MONOGRAFIA Capa Folha de rosto Ficha de catalogação Página de aprovação Dedicatória Agradecimentos Epígrafe Sumário Listas de figuras, tabelas, abreviaturas, siglas e símbolos Resumo Resumo em língua estrangeira (Abstract) Corpo da monografia Referências Anexos e apêndices Glossário CITAÇÕES NOTAS DE RODAPÉ ILUSTRAÇÕES, TABELAS, EQUAÇÕES E FÓRMULAS NORMAS PARA AS REFERÊNCIAS CONSIDERAÇÕES FINAIS Papel Margens Digitação Estilo Números de Página REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS APÊNDICE A EXEMPLO DE CAPA DA MONOGRAFIA APÊNDICE B EXEMPLO DE FOLHA DE ROSTO DA MONOGRAFIA APÊNDICE C EX. DE PÁGINA DEAPROVAÇÃO DA MONOGRAFIA... 25

3 3 1. INTRODUÇÃO Este documento tem por objetivo servir como texto-base de apoio para a disciplina Metodologia do Trabalho Científico, do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software da Faculdade Alagoana de Tecnologia (FAT). As recomendações aqui apresentadas são baseadas nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e na bibliografia apresentada ao final, estruturadas dentro da ótica do referido programa de pósgraduação. 2. PROGRAMA DA DISCIPLINA 2.1. PROGRAMA A disciplina, neste primeiro módulo, terá 15 horas-aula, abordando o seguinte conteúdo: Ciência, Conhecimento Científico e outros tipos de conhecimento; Ciência, Conhecimento Científico e outros tipos de conhecimento; Características do conhecimento científico; O método científico; A pesquisa científica e os tipos de pesquisa; O projeto de pesquisa; A redação científica; Tipos de trabalhos científicos; Estrutura da monografia; Normas Técnicas (ABNT) BIBLIOGRAFIA CRUZ, Carla. Metodologia Científica: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Axcel Books, p. MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, p. MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, p. SANTOS, Ezequias Estevam dos. Textos selecionados de métodos e técnicas de pesquisa científica. 3. ed. Rio de Janeiro: Impetus, p. WYNN, Charles M. e WIGGINS, Arthur W. Trad. Roger Maioli. As cinco maiores idéias da ciência. São Paulo: Ediouro, p.

4 4 3. NORMAS E RECOMENDAÇÕES PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA Monografia é tipo de trabalho científico exigido para a conclusão de cursos de pós-graduação em nível de especialização. É normalmente originada a partir de uma pesquisa (de campo, bibliográfica, estudo de caso etc.), e deve obedecer às normas vigentes da redação científica ESTRUTURA DA MONOGRAFIA Uma monografia deve conter os elementos indicados na figura 3.1: elementos preliminares ou pré-textuais, texto (corpo da monografia) e elementos pós-textuais. elementos textuais elementos pós-textuais capa (o) glossário (o) anexos (o) apêndices referências elementos pré-textuais texto (o) listas sumário resumo ling. est. resumo (o) epígrafe (o) agrad. (o) dedicatória pág. de aprov. folha de rosto numeradas em algarismos arábicos capa páginas não numeradas (o) opcionais (ficha de catalogação no verso) Figura Estrutura da dissertação ou tese Fonte: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Normas para apresentação de trabalhos, parte 2, teses, dissertações e trabalhos acadêmicos. 6. ed. Curitiba: Editora UFPR, p.

5 Capa A capa é um elemento obrigatório nas monografias, devendo conter o título da monografia, o nome do autor, o local e o ano de publicação, conforme modelo no Apêndice A. A capa deve atender as seguintes recomendações: Título da monografia: fonte Arial ou Times New Roman, 16, negrito, centralizado, maiúsculo. Nome do autor e ano de publicação: fonte Arial ou Times New Roman, 14, negrito, centralizado, maiúsculo. Espaço entre linhas: Simples Margens: Superior, 3,0 cm / Inferior, 3,0 cm / Esquerda e direita, 3,0 cm / Cabeçalho, 0 cm / Rodapé, 2,0 cm / Papel Rígido (capa dura). Lombada: deve conter o nome do autor, o título da monografia e o ano de conclusão Folha de rosto A folha de rosto contém todos os elementos que identificam a monografia, distribuídos conforme apresentado no Apêndice B. A folha de rosto deve atender as seguintes recomendações: Título da monografia: Arial ou Times New Roman, 14, negrito, centralizado, maiúsculo. Nome do autor e ano de publicação: Arial ou Times New Roman, 12, negrito, centralizado, maiúsculo. Demais textos: Arial ou Times New Roman, 12. Espaço entre linhas: Simples. Margens: Superior, 3 cm / Inferior e direita, 2 cm / Esquerda, 3 cm / Cabeçalho e rodapé, 0 cm Ficha de catalogação A ficha de catalogação será preparada pela biblioteca da FAT, após a conclusão da monografia, e figurará no verso da folha de rosto, na parte inferior e centralizada Página de aprovação

6 6 A monografia, depois de aprovada e submetida às eventuais correções solicitadas pelos examinadores, deve conter o termo de aprovação em página independente conforme modelo indicado no Apêndice C. Os espaçamentos indicados no Apêndice C para a página de aprovação podem ser ajustados conforme a necessidade (por exemplo, aumento no número de membros na banca examinadora). No caso, deve prevalecer sempre o bom senso na preservação da estética. Esta página não é numerada e nem contada na seqüência de páginas pré-textuais Dedicatória A dedicatória é um elemento opcional da monografia e deve ocupar uma página própria. O texto da dedicatória é de natureza individual, no qual o autor dedica o seu trabalho a pessoas ou instituições. Para a formatação da dedicatória sugere-se um texto alinhado à direita no canto inferior da página. A página de dedicatória é numerada em algarismos romanos Agradecimentos Os agradecimentos também são opcionais e devem ocupar a página imediatamente seguinte à dedicatória. A página de agradecimentos é textual, numerada em algarismos romanos e de formato livre Epígrafe Elemento opcional, onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho. Podem também constar epígrafes nas folhas de abertura das seções primárias (capítulos) da monografia Sumário O sumário indica as páginas que iniciam os capítulos, seções e subseções, referências bibliográficas, anexos e glossário.

7 Listas de figuras, tabelas, abreviaturas, siglas e símbolos A lista de figuras, lista de tabelas e lista de abreviaturas, siglas e símbolos (nesta ordem) são elementos pré-textuais opcionais e a sua utilização na monografia deve ser decidida entre o autor do trabalho e seu orientador em função da pertinência da informação para o documento. Quando presentes, as listas de figuras, tabelas e abreviaturas devem ser colocadas logo após o sumário, recebendo paginação em algarismos romanos Resumo O resumo apresenta os pontos principais da monografia de forma concisa, devendo obedecer as seguintes recomendações: Deve conter,no máximo, 500 palavras. Deve ressaltar os objetivos, a metodologia, os principais resultados e as considerações ou conclusões do trabalho. Deve conter, ao final as palavras-chave para a sua catalogação Resumo em língua estrangeira (Abstract) É a versão do resumo em língua estrangeira (em nosso curso, deve ser feito em Inglês), e deve seguir as mesmas recomendações observadas para o resumo Corpo da monografia O corpo da monografia ou texto constitui o desenvolvimento do trabalho em si. Pode ser dividido em capítulos e seções e conter divisões que podem seguir vários modelos de estrutura. Para as monografias do nosso curso, a estrutura do texto deve conter a seguinte estrutura mínima: Introdução: introdução à engenharia de software, enfatizando sua importância; metodologia; síntese dos capítulos. Desenvolvimento: deve conter as etapas de desenvolvimento do software (projeto desenvolvido no curso), com contribuições de todas as disciplinas do curso (ver Apêndice D), com a respectiva conexão teórica. Conclusão: texto conclusivo, de livre elaboração pelo autor. Deve enfatizar os resultados do trabalho.

8 Referências As referências bibliográficas são a relação das fontes de informação e documentação utilizadas pelo autor no desenvolvimento do seu trabalho e citadas no texto da monografia. As referências bibliográficas devem ser listadas em ordem alfabética por autor ou por ordem de entrada dos documentos citados. As referências bibliográficas devem seguir na sua preparação a norma NBR 6023 da ABNT, que especifica os elementos, a sua ordem, as convenções de transcrição e a apresentação da informação para as referências. No que se refere à localização, as referências podem aparecer: a) no rodapé; b) no fim do texto ou capítulo; c) em lista de referências (comumente denominada Referências Bibliográficas ou somente Referências ); d) antecedendo resumos, resenhas e recensões. Para as monografias da área tecnológica (engenharias, ciência da computação e áreas afins), recomenda-se a sua localização em lista de referências (esta recomendação deve ser seguida para as monografias do nosso curso) Anexos e apêndices O anexo é um elemento pós-textual, opcional que consiste em um texto ou documento não elaborado pelo autor, que contém informações e matérias suplementares tais como leis, questionários, estatísticas, códigos de programas, especificações, documentos e outros detalhamentos ou informações. A informação incluída nos anexos não constitui parte essencial do trabalho e, fundamentalmente, acrescenta ao trabalho esclarecimentos ou documentação suplementar que têm por finalidade fundamentá-lo, comprová-lo ou ilustrá-lo.

9 9 O apêndice é o elemento opcional, que consiste em um texto ou documento, elaborado pelo autor. Sua finalidade é complementar a argumentação do autor, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. As normas recomendadas para os anexos e apêndices são as seguintes: cada anexo será designado pela palavra ANEXO centrado à esquerda em letras maiúsculas, negrito, seguido de uma letra maiúscula, travessão e título; cada apêndice será designado pela palavra APÊNDICE centrado à esquerda em letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Conforme exemplo: Glossário O glossário é uma relação de palavras ou termos de uso restrito, acompanhadas de suas respectivas definições. Fazem parte tipicamente do glossário palavras em inglês, termos técnicos poucos comuns ou de uso restrito, e palavras especiais, dentre outras possibilidades. O objetivo do glossário é o esclarecimento do leitor quanto ao significado destas palavras e de termos técnicos e científicos. As entradas do glossário devem ser listadas em ordem alfabética CITAÇÕES A citação é a menção, no texto, de informação recuperada de outra fonte, visando um esclarecimento, uma ilustração ou sustentação do que se afirma. Nos trabalhos científicos, as citações legitimam e dão credibilidade ao texto, sendo fundamentais quando se trata da apresentação de conceitos pouco conhecidos ou polêmicos. A apresentação de citações na monografia deve obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na sua versão mais atualizada (NBR 6023/2000). Essa norma fixa as condições para a apresentação de citações e define as várias formas de citações possíveis. Seguir as normas da ABNT é uma garantia de que o trabalho atenderá aos mais altos padrões de qualidade, quanto a sua forma.

10 10 As monografias da Pós-graduação em Engenharia de Software da FAT devem, preferencialmente, indicar as citações no texto pelo sistema de chamada do tipo autor-data. Neste, a indicação da fonte é feita pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável ou, ainda, pelo título de entrada seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses. Por exemplo: Interatividade, capacidade de seguir o seu próprio caminho é o que diferencia a multimídia atual de um programa televisivo (Pessanha, 1996). Nas situações em que o nome do autor ou entrada já está incluído na sentença, indica-se apenas a data, entre parênteses, conforme exemplo: Segundo Pessanha (1996), interatividade, capacidade de seguir o seu próprio caminho é o que diferencia a multimídia atual de um programa televisivo. Nas situações em que houver coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data de edição, acrescenta-se as iniciais de seus prenomes como a seguir: (Santos, A., 2003) (Santos, J., 2003) Para a citação de diversos documentos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, acrescenta-se letras minúsculas após a data sem espacejamento. Exemplos: (Santos, 2003a) (Santos, 2003b)

11 11 As citações de documentos com até dois autores pode ser feita pelo sobrenome dos autores ou, alternativamente, pelo sobrenome do primeiro autor seguido da expressão et alli (abrevia-se et al.) ou e outros. Exemplos: (McGee & Prusak, 1994) (McGee e outros, 1994) (McGee et al., 1994) As citações de documentos com mais de dois autores devem sempre ser feita pelo sobrenome do primeiro autor seguido da expressão et alli ou e outros. Exemplos: (Salim et al., 2001) (Salim e outros, 2001) Uma citação pode ser: textual: quando é cópia literal do texto original. livre: quando a idéia é copiada de forma não literal. Curta: até 3-5 linhas, aparecendo dentro do texto normal. Longa: quando tem mais de 3-5 linhas, devendo vir destacada do texto (com letra menor e espaçamento maior a partir das margens). Citação de Citação: quando o texto citado foi escrito por um outro autor que não o que estamos lendo. Neste caso, usamos a expressão latina apud (citado por), como no exemplo: (Salomon apud Santos, 2002, p. 231) NOTAS DE RODAPÉ As notas de rodapé são utilizadas para inclusão de notas de conteúdo (evitam explicações longas dentro do texto), notas de referência (indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado), esclarecimentos e complementos de informação relativos ao texto com o objetivo de não sobrecarregá-lo.

12 12 A notas incluídas no rodapé de monografias devem utilizar as seguintes regras de digitação: a chamada às notas é feita por números arábicos, colocados acima do texto (sobre-escrito); a numeração da notas segue uma ordem crescente dentro de um mesmo capítulo; o número de chamada da nota deve figurar no texto após o termo a que se refere, ou após o sinal de pontuação que encerra a citação; entre notas de rodapé, numa mesma página, deve-se utilizar espaço duplo; a nota de rodapé segue a mesma formatação do parágrafo de texto, quanto ao deslocamento; o número de chamada da nota é separado do texto da nota por um espaço ILUSTRAÇÕES, TABELAS, EQUAÇÕES E FÓRMULAS De acordo com a NBR 14724, são consideradas ilustrações os seguintes elementos: figuras; gráficos; lâminas, plantas, fotografias, esquemas, desenhos; fluxogramas; quadros. As ilustrações devem aparecer após a sua primeira citação no texto, logo que seja possível (observar o bom senso quanto à estética). As citações são feitas pelo número correspondente, conforme exemplo: Figura 1.3 A recomendação para a apresentação das tabelas é a seguinte: o título da tabela é colocado na parte superior, precedido da palavra tabela;

13 13 o título da tabela é composto pela denominação Tabela, seguida de um número de identificação e uma descrição textual da mesma, colocado na parte superior da mesma; a numeração das tabelas utiliza algarismos arábicos, devendo ser seqüenciais para cada capítulo (Capítulo 2: Tabela 2.1, Tabela 2.2, Tabela 2.3 etc.); as tabelas podem utilizar, opcionalmente, o modo de apresentação paisagem preferencialmente numa folha única e independente; quando produzida por terceiros, deve ser citada a fonte logo abaixo da tabela; as tabelas devem ser separadas do texto acima e abaixo por uma linha; a editoração das bordas da tabela é de formato livre, mas recomenda-se a utilização de tabelas abertas nas laterais. os valores na tabela que necessitem uma explicação devem ser ressaltados por um marcador (um asterisco, por exemplo) e descritos abaixo da tabela; as tabelas que ocupam mais de uma página devem repetir o cabeçalho para cada início de página, e devem conter uma indicação... continua... abaixo da tabela; para as tabelas que ocupam mais de uma página, no topo da página seguinte deve ocorrer uma citação Tabela X, Cont. sem a repetição do título da tabela. A recomendação para a apresentação de equações e fórmulas é a seguinte: as equações e fórmulas devem ser alinhadas pela margem esquerda do texto; as equações e fórmulas devem ser separadas do texto acima e abaixo por uma linha; a numeração das equações e fórmulas utiliza algarismos arábicos entre parênteses, na mesma linha da equação ou fórmula e alinhada na sua margem direita;

14 14 a numeração das equações e fórmulas deve ser seqüencial para cada capítulo (Capítulo 2: 2.1, 2.2, 2.3,...); os símbolos usados devem ser explicados imediatamente após a equação ou fórmula onde ocorrem primeiro; além disso, devem fazer parte da Lista de siglas e símbolos, cuja inclusão, nestes casos, deve ser obrigatória; para frações simples recomenda-se a utilização de barra ( / ), ao invés de linha horizontal. A recomendação para a apresentação das figuras e demais ilustrações é a seguinte: o título da figura ou ilustração deve ser colocado abaixo da mesma; o título da figura ou ilustração é composto pela denominação correspondente ( Figura, Fluxograma,...), seguida de um número de identificação e uma descrição textual da mesma; a numeração das figuras e ilustrações utiliza algarismos arábicos, devendo ser seqüenciais para cada capítulo (capítulo 9: Figura 9.1, Figura 9.2,...); as figuras e demais ilustrações podem utilizar, opcionalmente, o modo de apresentação paisagem preferencialmente numa folha única e independente; as citações quanto à origem dos dados devem ocorrer no corpo da figura ou ilustração; as figuras e demais ilustrações devem ser separadas do texto acima e abaixo por uma linha; valores na figura que necessitem uma explicação devem ser ressaltados por um marcador e descritos no corpo da figura ou ilustração; as figuras devem preferencialmente ocupar no máximo uma página, devendo ser reduzidas de forma a garantir sua legibilidade; as ilustrações que ocupam mais de uma página devem conter uma indicação... continua... abaixo da ilustração e, no topo da página seguinte, deve ocorrer uma citação Ilustração X, Cont. sem a repetição do título.

15 NORMAS PARA AS REFERÊNCIAS As regras gerais de apresentação para as referências devem seguir a NBR São pontos importantes: os elementos da referência (essenciais e complementares) devem ser apresentados em seqüência padronizada, conforme modelos de referência ilustrados adiante; as referências são alinhadas somente à margem esquerda e de forma a identificar individualmente cada documento; o recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento. A seguir, apresentamos alguns modelos de referência segundo a norma NBR Livros, trabalhos acadêmicos (dissertações e teses, entre outros), folhetos, manuais, dicionários, catálogos, enciclopédias, etc. Elementos essenciais: autor(es), título, subtítulo (se houver), edição, local, editora e data de publicação. Elementos complementares: indicações de outros tipos de responsabilidades (tradutor, ilustrador, revisor), características físicas do suporte material, páginas e/ ou volumes, série editorial, ISBN (International Standard Book Numbering), entre outros. Livro: KEEN, P. G. W. Every manager s guide to information technology. Boston: Harvard Business School Press, Dissertação: SILVA JÚNIOR, A. G. da. Sistema de suporte à decisão integrado a sistemas especialistas: uma aplicação para o gerenciamento de fazendas produtoras de leite f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. Manual:

16 16 UNISYS. Unix usuário avançado. Rio de Janeiro, p. Folheto: AESA. Manual do aluno. Maceió, AL, p. Parte de monografia incluindo capítulo de livro, volume, fragmento ou outras partes de uma obra. Elementos essenciais: autor(es), título, subtítulo (se houver) da parte, seguidos da expressão In:, e da referência completa da monografia no todo. No final da referência, deve-se informar a paginação ou outra forma de individualizar a parte referenciada. Capítulo de Livro: GINSBURG, D. Implementing ATM. In:. ATM solutions for enterprise internetworks. 2. ed. Essex: Addison Wesley, p Parte de coletânea: SCOTT, P. R. The incredible pace of change: information technology in support of plant pathology. In: BRIDGE, P. et al.(eds.). Information technology, plant pathology and biodiversity. New York: CAB International p Monografia ou parte de monografia (livros, trabalhos acadêmicos, folhetos, manuais, dicionários, catálogos, enciclopédias, etc.) em meio eletrônico. Elementos essenciais: autor(es), título/ subtítulo (da parte e/ou da obra como um todo), dados da edição, dados da publicação (local, editor, data) conforme indicado nos itens anteriores. Em seguida, deve-se acrescentar as informações relativas à descrição física do meio ou suporte utilizado. No caso de consultas online, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:.

17 17 Folheto: BROWN, C. E. e O'LEARY, D. E. Introduction to Artificial Intelligence and Expert Systems. New York, Disponível em: < brownc/vita/home.htm>. Acesso em: 16 jan Conjunto de documentos de evento (atas, anais, resultados, proceedings, resumos de encontros, entre outras denominações) como um todo. Elementos essenciais: nome do evento, numeração (se houver), ano e local de realização. Em seguida, deve-se mencionar o título, subtítulo (se houver) do documento (anais, atas, etc.) seguido do local de publicação, editora e data de publicação. Elementos complementares: denominações de seções ou divisões do evento, indicação de quantidade de volumes ou partes, indicações de responsabilidades (editor, revisor,...), etc. Anais de congresso: ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. 2., 1999, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CEIA/SBC, Proceedings: LATIN AMERICAN NETWORK OPERATIONS AND MANAGEMENT SYMPOSIUM IEEE LANOMS, 1., 1999, Rio de Janeiro. Proceedings... Florianópolis: UFSC, p. Trabalho apresentado em evento (parte do evento). Elementos essenciais: autor(es), título do trabalho apresentado, subtítulo (se houver), seguido da expressão In:, título do evento, numeração do evento (se houver), ano e local de realização, título do documento (anais, proceedings, etc.) local, editora, data de publicação e páginas inicial e final da parte referenciada.

18 18 Trabalho Publicado em Anais de Congresso: PIRES, S. R. et al. Uma Ferramenta Computacional para Uso Auxiliar em Recomendações Agronômicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. 2., 1999, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CEIA/SBC, Evento em meio eletrônico no todo ou em parte. Após a indicação dos elementos essenciais, acrescenta-se as informações sobre o tipo de suporte, endereço eletrônico e data de acesso conforme exemplos anteriores. Congresso Científico: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais Eletrônicos... Recife: UFPE, Disponível em: < Acesso em: 21 abr Trabalho de Congresso: BADAN, T.; PRADO, R. C. M.; ZAGARI, E. N. F.; CARDOZO, E.; MAGALHÃES, M. F. Uma implementação do MPLS para Redes Linux. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES, 19., 2001, Florianópolis. Anais Eletrônicos... Florianópolis: UFSC, Disponível em: < Acesso em: 17 maio Artigo e/ou matéria de periódico: Elementos essenciais: autor(es) (se houver), título do artigo ou matéria, subtítulo (se houver), título da publicação, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo ou matéria, as informações de período e data de publicação. Artigo de Revista: CORDENONSI, J. L. Planejamento estratégico de sistemas de informações utilizando a reengenharia de processos. Rev. Inst. Informática da PUCCAM, Campinas, v. 3, n. 1, p , jan./jun

19 19 Documentos de acesso exclusivo em meio eletrônico (homepage, arquivo em disquete, programa software, , lista de discussão, etc.) Elementos essenciais: autor, denominação ou título e subtítulo (se houver) do serviço ou produto, indicações de responsabilidades, endereço eletrônico e data de acesso. Homepage Institucional: VIRTUSCLASS. Coordenação de Paulo Cunha e André Neves. Desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco, Sistema de salas de aulas virtuais do Virtus - Laboratório de Hipermídia da UFPE, com salas de aula nas mais variadas áreas de conhecimento. Disponível em: < Acesso em: 12 set Banco de Dados: MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. CNPq/LATTES. Conjunto de sistemas de informações, bases de dados e portais Web voltados para a gestão de Ciência e Tecnologia. Disponível em: < Acesso em: 12 set PERSONA, M. Crônicas de Negócios [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <ajsantos@iname.com> em 11 set Programa (Software): MICROSOFT Project for windows 95, version 4.1: project planning software. [S.I.]: Microsoft Corporation, Conjunto de programas. 1 CD-ROM. A norma NBR 6023 também apresenta modelos de referência para diversas outras formas de referência tais como: patente, documento jurídico, imagem em movimento, documento iconográfico, documento cartográfico, documento sonoro e musical e documento tridimensional. Caso necessário, as normas da ABNT ou outras publicações (ver referências) devem ser consultadas CONSIDERAÇÕES FINAIS Uma monografia deve zelar por sua apresentação, possuindo apresentação gráfica impecável, tornando a leitura do documento agradável.

20 20 Em seguida, discorreremos sobre algumas recomendações para a organização física e visual do texto e outros elementos da monografia, levando em consideração os formatos, uso de fontes e paginação, dentre outros parâmetros de digitação e apresentação. O atendimento destas normas visa à obtenção de um trabalho com alta qualidade de apresentação e boa apresentação estética Papel O texto final da monografia deverá ser impresso em papel formato A4 (210 x 297mm). Os capítulos do documento devem sempre iniciar em uma nova página Margens As margens do texto devem ter: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, esquerda 3 cm e direita 2,0 cm Digitação A digitação deve utilizar um mesmo tipo de fonte em todo o documento seguindo a configuração básica de parâmetros indicada a seguir: fonte Arial ou Times New Roman, 12 (nos rodapés, utilizar 10), com espaço entre linhas 2,0 (1,0 nos resumos, títulos longos, sumário, referências e notas de rodapé) Estilo Emprega-se itálico para palavras e frases em língua estrangeira e nomes científicos de plantas e animais. Emprega-se o negrito para títulos de livros e periódicos, para letras ou palavras que requerem destaque e títulos de capítulos ou de partes da monografia. Utilizam-se aspas apenas para destacar citações textuais de outros autores Números de Página Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da Introdução (que pode ser, por exemplo, a página 11), em algarismos

21 21 arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Algumas instituições optam por um método alternativo de numeração, em que todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da folha de rosto, em algarismos romanos (em minúsculas), centralizados na parte inferior da folha. A partir da introdução (início do texto), reinicia-se a contagem, sendo esta colocada a partir da segunda folha do texto, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal. 4. BIBLIOGRÁFIA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação. Rio de Janeiro, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR Informação e documentação Referências Elaboração. Rio de Janeiro, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR Apresentação de citações em documentos: procedimento. Rio de Janeiro, BASTOS, L. R.; PAIXÃO, L.; FERNANDES, L. M.; DELUIZ, N. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, p. CRUZ, Carla. Metodologia Científica: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Axcel Books, p. UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. Normas para redação de dissertações e teses. Lavras: UFLA, p. Disponível em: < Acesso em: 19 mar

22 22 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Normas para apresentação de trabalhos, parte 2, teses, dissertações e trabalhos acadêmicos. 6. ed. Curitiba: Editora UFPR, p. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Normas para apresentação de trabalhos, parte 7, citações e notas de rodapé. 6. ed. Curitiba: Editora UFPR, p. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Normas para monografia. Porto Alegre: UFRGS, p. Disponível em: < Acesso em: 19 mar UNIVERSIDADE SALVADOR. Elaboração de trabalhos acadêmicos: projeto de pesquisa, monografia e artigo. 2. ed. Salvador: UNIFACS, p. UNIVERSIDADE SALVADOR. Normas e recomendações para redação de dissertações e teses. Salvador: UNIFACS, p.

23 23 APÊNDICE A Exemplo de capa da monografia Nome do Aluno Título Maceió - AL Setembro

24 24 APÊNDICE B Exemplo de folha de rosto da monografia FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA - FAPEC FACULDADE ALAGOANA DE TECNOLOGIA - FAT NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE ± 3,5 cm TÍTULO ± 2 cm Nome do Aluno ±3,5 cm Monografia apresentada a FAT, como parte das exigências à conclusão do Curso de Especialização em Engenharia de Software. Orientador ± 2 cm Nome do Orientador ± 3 cm Maceió - AL Setembro

25 APÊNDICE C Exemplo de página de aprovação da monografia TÍTULO ± 3 cm NOME DO ALUNO ± 2 cm Monografia apresentada a FAT, como parte das exigências do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software. ± 4 cm APROVADA em xx de xxxxxx de 2006 Examinadores: Prof. Nome do professor orientador (Orientador) Prof. Nome do Professor 1 Prof. Nome do Professor 2 Maceió - AL Setembro

26 26

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Um resumo das normas Este resumo é indicado, principalmente, para quem for escrever um trabalho científico. Como a própria ABNT diz, ao introduzir o texto

Leia mais

MARIA BERNADETE MIRANDA

MARIA BERNADETE MIRANDA MARIA BERNADETE MIRANDA Trabalhos Acadêmicos segundo a ABNT-NBR 14724:2002 NORMALIZAÇÃO DOCUMENTÁRIA! Referências! Citações em documentos! Trabalhos Acadêmicos ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS!

Leia mais

ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003

ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003 FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CORNÉLIO PROCÓPIO - PR ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003 1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas

Leia mais

Roteiro de Normas Técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações, teses e monografias Rede Gonzaga de Ensino Superior

Roteiro de Normas Técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações, teses e monografias Rede Gonzaga de Ensino Superior Objetivo: As normas da ABNT tem o objetivo de facilitar e determinar um padrão nos trabalhos, facilitando assim a avaliação das escolas e universidades, dentro de um mesmo parâmetro de apresentação. Elas

Leia mais

Guia para apresentação do trabalho acadêmico:

Guia para apresentação do trabalho acadêmico: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2005 São Carlos 2010 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com a

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS UBERABA - MG NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO UBERABA-MG 2010 SUMÁRIO

Leia mais

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC)

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC) DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC) RIO DE JANEIRO 2009 2 APRESENTAÇÃO Estas diretrizes têm por objetivo padronizar a apresentação dos Trabalhos

Leia mais

Guia para apresentação do trabalho acadêmico:

Guia para apresentação do trabalho acadêmico: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos 2011 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com NBR

Leia mais

A estrutura de um trabalho, de acordo com a ABNT/NBR-14724, compreende três elementos: Pré textuais, Textuais Pós textuais.

A estrutura de um trabalho, de acordo com a ABNT/NBR-14724, compreende três elementos: Pré textuais, Textuais Pós textuais. APRESENTAÇÃO Para ficar claro, é necessário fazer distinções entre padrões e normas, já que normas da ABNT são constituídas de regras a serem seguidas, objetivando a qualidade em produções científicas,

Leia mais

DE ARTIGO CIENTÍFICO

DE ARTIGO CIENTÍFICO CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, TURISMO, DIREITO E PÓS-GRADUAÇÃO Maria Paulina Gomes Maria Paulina Gomes Manual elaborado para orientar os alunos que estão realizando a disciplina Trabalho de Conclusão

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Considera-se projeto de pesquisa um plano ou uma orientação metódica acerca dos passos que devem ser executados na pesquisa de forma concreta, atendendo a

Leia mais

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 2013 DISSERTAÇÃO E TESE

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 2013 DISSERTAÇÃO E TESE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 2013 DISSERTAÇÃO E TESE Este documento refere-se às Normas de Apresentação

Leia mais

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB NORMA PAPGEF UPE/UFPB N 002/2015 DISPÕE SOBRE A NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES NO PAPGEF UPE/UFPB. Art. 1. Os concluintes

Leia mais

AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGO TEXTO RETIRADO E ADAPTADO DO MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE.

AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGO TEXTO RETIRADO E ADAPTADO DO MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE. AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGO TEXTO RETIRADO E ADAPTADO DO MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE. CANOAS/2014 A estrutura deste manual foi elaborada com base

Leia mais

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart Biblioteca da Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC São Paulo, 2014 ii FORMATO DO TCC Tamanho do papel: A4 (21 cm 29,7 cm);

Leia mais

MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS

MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS Apresentação gráfica Segundo normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e atualizado com as alterações da NBR 14724/11 Trabalhos Acadêmicos.

Leia mais

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS Estas regras são aplicadas a todos os Trabalhos acadêmicos ou similares (trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar,

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO 1. VERSÃO FINAL O original da versão final da Dissertação deverá ser entregue pelo aluno a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO

RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES REVISADO EM SETEMBRO DE 2011 DE ACORDO COM RESOLUÇÃO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PAPER NO ACOMPANHAMENTO ESPECIAL DE TODAS AS DISCIPLINAS

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PAPER NO ACOMPANHAMENTO ESPECIAL DE TODAS AS DISCIPLINAS 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PAPER NO ACOMPANHAMENTO ESPECIAL DE TODAS AS DISCIPLINAS APRESENTAÇÃO Esse documento é dirigido aos docentes e discentes da Fesp Faculdades com a finalidade de adotar normas

Leia mais

Orientações Gerais para Elaboração de Projeto 4º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica

Orientações Gerais para Elaboração de Projeto 4º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica Orientações Gerais para Elaboração de Projeto 4º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica O projeto deverá ser encaminhado contendo todas as informações solicitadas no roteiro a seguir, inclusive seguindo

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Marechal Cândido Rondon PR 2013 SUMÁRIO 1. CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DOS ARTIGOS...3 1.1 Formato...3 1.2 Ciclo de vida...3 1.3 Características técnicas

Leia mais

PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSO

PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSO MANUAL DE NORMAS TÉCNICAS 1 PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSO PENAL IBCCRIM-COIMBRA, REALIZADO PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS (IBCCRIM)

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MANUAL PARA ELABORAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS ISSN online: 2318-4299 MANUAL PARA ELABORAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS 2ª Edição revisada e ampliada www.incentivoaciencia.com.br Brasil 2015 APRESENTAÇÃO A Associação Brasileira de Incentivo

Leia mais

Escola SENAI Jose Polizotto. Biblioteca - Escola SENAI Jose Polizotto. Manual para elaboração de trabalhos. acadêmicos

Escola SENAI Jose Polizotto. Biblioteca - Escola SENAI Jose Polizotto. Manual para elaboração de trabalhos. acadêmicos Escola SENAI Jose Polizotto Biblioteca - Escola SENAI Jose Polizotto Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos Marília 2008 Biblioteca - Escola SENAI José Polizotto Manual para elaboração de trabalhos

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial) NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial) Informações gerais A Revista de Estudos Discursivos, gerada a partir das comunicações apresentadas no interior

Leia mais

Normas ABNT para Trabalhos

Normas ABNT para Trabalhos Normas ABNT para Trabalhos CAPA: Nome da Instituição: fonte tamanho 12 e centralizado. Nome dos autores: fonte tamanho 12, centralizado em ordem alfabética. Título: fonte tamanho 14 em negrito e centralizado.

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE Normas para Redação de Dissertações/Teses 1. Estrutura A estrutura de uma dissertação, tese ou

Leia mais

Profª. Drª. Sílvia Maria Agatti Lüdorf

Profª. Drª. Sílvia Maria Agatti Lüdorf UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTÍFICO

Leia mais

PIM V. Projeto Integrado Multidisciplinar

PIM V. Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre no funcionamento dos sistemas de Saúde

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHO COMPLETO

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHO COMPLETO NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHO COMPLETO 1. INTRODUÇÃO As Edições OMNIA, da FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas tem por objetivo publicar artigos nas seguintes formas: Trabalhos Originais, Revisão

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA. Dr. THOMAZ NOVELINO DIGITE NOME. TÍTULO (DIGITE: TEXTO FORMATADO) Subtítulo (use se necessário)

CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA. Dr. THOMAZ NOVELINO DIGITE NOME. TÍTULO (DIGITE: TEXTO FORMATADO) Subtítulo (use se necessário) CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA Dr. THOMAZ NOVELINO FORMATO DA FOLHA A4(21 CM X29,7 CM) ESPAÇAMENTO 1,5 MARGEM: SUPERIOR E ESQUERDA- 3 CM INFERIOR E DIREITA - 2 CM [f1] Comentário:

Leia mais

COMO ELABORAR UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

COMO ELABORAR UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Série: 3º ANO ENSINO MÉDIO MATERIAL COMPLEMENTAR COMO ELABORAR UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO São Paulo 2012 1 1. APRESENTAÇÃO GRÁFICA: Todo trabalho escolar deve conter impressão de boa qualidade,

Leia mais

As partes que compõem o trabalho acadêmico são:

As partes que compõem o trabalho acadêmico são: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Picos, 2009 Apresentação O conhecimento científico tem como princípio fundamental a objetividade, tendo como premissa a sua legitimidade junto à comunidade científica.

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES 1 MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES Primeiro Autor (aluno) e-mail Formação Segundo Autor (aluno) e-mail Formação Professor Orientador e-mail

Leia mais

REVISTA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REVISTA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REVISTA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1 GERAIS: Originais: Os artigos devem ser enviados exclusivamente por meio eletrônico para o endereço: revistainnovare@cescage.edu.br - Revista

Leia mais

FACULDADES SÃO JOSÉ NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO

FACULDADES SÃO JOSÉ NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO FACULDADES SÃO JOSÉ NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO Rio de Janeiro 2007 NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO Projeto de pesquisa apresentado para a Programa de Iniciação à Pesquisa das FSJ, ou para elaboração

Leia mais

1 Apresentação 2 Formatação do texto Papel: Margens: Tipo de Letra: Tamanho da fonte: Espaço entre as linhas:

1 Apresentação 2 Formatação do texto Papel: Margens: Tipo de Letra: Tamanho da fonte: Espaço entre as linhas: 1 2 1 Apresentação Este documento tem por objetivo apresentar orientações para a redação e formatação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na modalidade de Artigo Científico. Para a elaboração do artigo

Leia mais

TÍTULO DA OFICINA/MINICURSO EM NEGRITO CAIXA ALTA CENTRALIZADO FONTE TIMES NEW ROMAN 12 RESUMO

TÍTULO DA OFICINA/MINICURSO EM NEGRITO CAIXA ALTA CENTRALIZADO FONTE TIMES NEW ROMAN 12 RESUMO TÍTULO DA OFICINA/MINICURSO EM NEGRITO CAIXA ALTA CENTRALIZADO FONTE TIMES NEW ROMAN 12 Nome completo do autor com sobrenome em CAIXA ALTA Nome completo do coautor com sobrenome em CAIXA ALTA RESUMO Identifique

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (ABNT - NBR 15287- válida a partir de 30.01.2006) 1 COMPONENTES DE UM PROJETO DE PESQUISA (itens em negrito são obrigatórios) ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Capa

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel formato A4. O texto deve ser digitado, no anverso das folhas, em espaço 1,5, letra do tipo

Leia mais

ABNT NBR 14724 NORMA BRASILEIRA. Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação

ABNT NBR 14724 NORMA BRASILEIRA. Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 14724 Segunda edição 30.12.2005 Válida a partir de 30.01.2006 Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação Information and documentation Presentation of academic

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO DE CONCLUSÃO DE CURSO. FORMATO ARTIGO CIENTÍFICO (com base na ABNT NBR 6022)

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO DE CONCLUSÃO DE CURSO. FORMATO ARTIGO CIENTÍFICO (com base na ABNT NBR 6022) UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE BACHARELADO EM ENFERMAGEM Coordenação do TCC de Enfermagem BACHARELADO EM FISIOTERAPIA Coordenação do TCC de Fisioterapia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Nome(s) do(s) autor(es) em ordem alfabética E-mail(s) Professor(a)orientador(a) Resumo Este documento apresenta o modelo de elaboração e formatação

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ARTIGOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ARTIGOS 1 UNIVERSIDADE POSITIVO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ARTIGOS CURITIBA 2013 2 UNIVERSIDADE POSITIVO Reitor José Pio Martins Pró-Reitor Administrativo Arno Antonio Gnoatto Pró-Reitora

Leia mais

NORMAS DO III CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI

NORMAS DO III CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI NORMAS DO III CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI TRABALHOS Os interessados em enviar artigos científicos deverão consultar as normas abaixo: Informações Gerais O período para o envio do resumo expandido

Leia mais

CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DO LIVRO, DA LEITURA E DA LITERATURA NO SERTÃO

CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DO LIVRO, DA LEITURA E DA LITERATURA NO SERTÃO CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DO LIVRO, DA LEITURA E DA LITERATURA NO SERTÃO A Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco/Fundarpe e a Universidade de Pernambuco/Campus

Leia mais

Algumas observações pertinentes sobre os elementos obrigatórios:

Algumas observações pertinentes sobre os elementos obrigatórios: CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E ARTES Roteiro para Elaboração do Projeto de TCC Um trabalho de conclusão de curso (em qualquer modalidade) tem início com a elaboração de seu projeto.

Leia mais

Journal of Transport Literature

Journal of Transport Literature JTL RELIT www.transport-literature.org ISSN 2238-1031 Journal of Transport Literature JTL Regras de formatação de Artigos 1. Aspectos Gerais Todos os artigos devem ser acompanhados do preenchimento de

Leia mais

Disciplina: Seminários. Curso: Administração

Disciplina: Seminários. Curso: Administração Disciplina: Seminários Curso: Administração Texto 5: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO / ACADÊMICO NBR 14724/2005 A normalização de documentos técnico-científicos tem como finalidade tornar

Leia mais

Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável

Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável Orientações gerais: UFPR Litoral Matinhos (PR) - 29 e 30/10/2015 Serão aceitas três modalidades

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ATIVIDADE PRÁTICA- ESTÁGIO SUPERVISIONADO ROTEIRO

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO VIEIRA FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Lagarto/SE, 2009 1 SUMÁRIO

Leia mais

Inst. Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba Inst. Superior de Educação de Ituiutaba

Inst. Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba Inst. Superior de Educação de Ituiutaba Inst. Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba Inst. Superior de Educação de Ituiutaba COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO Especialização - Lato sensu NORMATIZAÇÃO DO TRABALHO DE PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis.

Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis. Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis. 2 Sumário Necessidade do estágio... 3 Realização do Estágio... 3 Documentações

Leia mais

RECURSOS HUMANOS PIM IV. Projeto Integrado Multidisciplinar

RECURSOS HUMANOS PIM IV. Projeto Integrado Multidisciplinar RECURSOS HUMANOS PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Descrever o papel da área de Recursos Humanos em termos de seu significado e importância no alcance

Leia mais

RECURSOS HUMANOS PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar

RECURSOS HUMANOS PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar RECURSOS HUMANOS PIM III Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Descrever o papel da área de Recursos Humanos em termos de seu significado e importância no alcance

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (Conforme as Normas Técnicas da ABNT)

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (Conforme as Normas Técnicas da ABNT) GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (Conforme as Normas Técnicas da ABNT) Maceió 2011 1 TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Na academia de ensino superior podemos encontrar os seguintes tipos de trabalhos:

Leia mais

VIII JORNADA DE NUTRIÇÃO PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA VII ENCONTRO DE PESQUISA CIENTÍFICA EM NUTRIÇÃO II MOSTRA DE FOTOGRAFIAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO

VIII JORNADA DE NUTRIÇÃO PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA VII ENCONTRO DE PESQUISA CIENTÍFICA EM NUTRIÇÃO II MOSTRA DE FOTOGRAFIAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO VIII JORNADA DE NUTRIÇÃO PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA VII ENCONTRO DE PESQUISA CIENTÍFICA EM NUTRIÇÃO II MOSTRA DE FOTOGRAFIAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 URI - Erechim

Leia mais

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA A elaboração da monografia deve ter como referência a ABNT NBR 14724/ 2006, a qual destaca que um trabalho acadêmico compreende elementos pré-textuais,

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ GESTÃO2010/2012 ESCOLASUPERIORDOMINISTÉRIOPÚBLICO(Art.1ºdaLei11.592/89) Credenciada pelo Parecer 559/2008, de 10/12/08, do CEC (Art. 10, IV da Lei Federal n.º 9.394, de 26/12/1996 - LDB) NORMAS PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA ANEXO da Norma 004/2008 CCQ Rev 1, 28/09/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE QUÍMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Salvador 2009 2 1 Objetivo Estabelecer parâmetros para a apresentação gráfica

Leia mais

NORMAS ABNT- UFF - março de 2015 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS ABNT- UFF - março de 2015 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE TURISMO 1 NORMAS ABNT- UFF - março de 2015 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Conforme estabelecido pela ABNT - NBR 14724:2011 Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação As informações

Leia mais

RESOLUÇÃO COTEA N 1/2013 TERMO ADITIVO, de 23 de janeiro de 2013.

RESOLUÇÃO COTEA N 1/2013 TERMO ADITIVO, de 23 de janeiro de 2013. RESOLUÇÃO COTEA N 1/2013 TERMO ADITIVO, de 23 de janeiro de 2013. Art. 1 O aluno que estiver apto a matricular-se no TCC1- PROJETO DE PESQUISA deverá procurar o orientador de TCC que mais se aproxime do

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Nutrição Curso de Nutrição MANUAL DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Nutrição Curso de Nutrição MANUAL DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS Universidade Federal de Juiz de Fora 0 MANUAL DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS Professores: Renato Moreira Nunes Cristiane Gonçalves de Oliveira Fialho Paulo Henrique Fonseca da Silva Renata Maria Souza

Leia mais

Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos

Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Maria Bernardete Martins Alves Marili I. Lopes Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Módulo 3 Apresentação

Leia mais

NBR 14724/2011 ABNT NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 19/10/2011. Objetivo

NBR 14724/2011 ABNT NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 19/10/2011. Objetivo Objetivo ABNT Normas para elaboração de trabalhos científicos Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos, visando sua apresentação à instituição Estrutura Parte

Leia mais

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT TRABALHOS ACADÊMICOS:

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT TRABALHOS ACADÊMICOS: MANUAL PARA TCC www.etecmonteaprazivel.com.br Estrada do Bacuri s/n Caixa Postal 145 Monte Aprazível SP CEP 15150-000 Tel.: (17) 3275.1522 Fax: (17) 3275.1841 NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT

Leia mais

II Fórum de acessibilidade e II Seminário de ações afirmativas, diversidade e inclusão. OS TRABALHOS DEVERÃO SEGUIR A SEGUINTE FORMATAÇÃO:

II Fórum de acessibilidade e II Seminário de ações afirmativas, diversidade e inclusão. OS TRABALHOS DEVERÃO SEGUIR A SEGUINTE FORMATAÇÃO: II Fórum de acessibilidade e II Seminário de ações afirmativas, diversidade e inclusão. OS TRABALHOS DEVERÃO SEGUIR A SEGUINTE FORMATAÇÃO: I - RESUMO EXPANDIDO: Modalidade: Destinada a alunos de graduação,

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL PIM II. Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO EMPRESARIAL PIM II. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO EMPRESARIAL PIM II Projeto Integrado Multidisciplinar PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Descrição e análise de práticas de gestão em empresas de médio porte. OBS: O Projeto deverá ser

Leia mais

Citação em trabalhos acadêmicos:

Citação em trabalhos acadêmicos: Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Citação em trabalhos acadêmicos: NBR 10520:2012 Maria Elisa V. Pickler Nicolino, Bibliotecária CRB8

Leia mais

Modelos de Instrumentos de Pesquisa COLÉGIO COSMOS. Tema da Pesquisa. Nome do Aluno Nº - Série/Ano. Disciplina Professor(a)

Modelos de Instrumentos de Pesquisa COLÉGIO COSMOS. Tema da Pesquisa. Nome do Aluno Nº - Série/Ano. Disciplina Professor(a) 1 Capa Modelos de Instrumentos de Pesquisa COLÉGIO COSMOS Tema da Pesquisa Nome do Aluno Nº - Série/Ano Disciplina Professor(a) Campo Limpo Paulista, de de 2012 Relatório INTRODUÇÃO (Produção textual do(a)

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT NORMAS DOS TRABALHOS ESCRITOS

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT NORMAS DOS TRABALHOS ESCRITOS CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT NORMAS DOS TRABALHOS ESCRITOS FORMATAÇÃO I. Deve-se manter, ao longo de todo o documento, a mesma

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE QUALIFICAÇÃO E TESE

MANUAL DE ELABORAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE QUALIFICAÇÃO E TESE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE MANUAL DE ELABORAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE QUALIFICAÇÃO E

Leia mais

EDITAL 04/2016-PRPI/UFCA

EDITAL 04/2016-PRPI/UFCA EDITAL 04/2016-PRPI/UFCA A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal do Cariri (PRPI/UFCA) torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO VI SENPEX NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Período de submissão: 10/07/2015 10/09/2015. 1. O VI do UNIBAVE: Ciência e tecnologia para promoção da educação e da vida", a ser realizado

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES DOS ARTIGOS: ATENDE AS NORMAS DA ABNT

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES DOS ARTIGOS: ATENDE AS NORMAS DA ABNT INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES DOS ARTIGOS: ATENDE AS NORMAS DA ABNT Janete Ribeiro Loureiro * Mestre em Educação RESUMO Estas instruções descrevem o estilo a ser usado na elaboração de artigos para publicação

Leia mais

EDITORAÇÃO. Iniciação à Pesquisa em Química

EDITORAÇÃO. Iniciação à Pesquisa em Química EDITORAÇÃO Iniciação à Pesquisa em Química Módulo V 20/05/2004 Prof JulioTrevas 1 Programação 1.Apresentação Gráfica 2.Elementos Textuais e Não Textuais 3.Citações 4.Referências 2 Apresentação Gráfica

Leia mais

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Ciências da Saúde. Universidade São Francisco

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Ciências da Saúde. Universidade São Francisco Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Ciências da Saúde Universidade São Francisco Manual de Orientação de Teses e Dissertações Bragança Paulista 2009 SUMÁRIO I. Apresentação... 1 II. Estrutura do trabalho

Leia mais

IV ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO 3E/UNIRIO 15 e 16 /03/2016

IV ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO 3E/UNIRIO 15 e 16 /03/2016 IV ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO 3E/UNIRIO 15 e 16 /03/2016 1ª CIRCULAR FORMATAÇÃO DE TRABALHOS FICHA DE CADASTRAMENTO DE SUBMISSÃO DE ARTIGO 1ª CIRCULAR Apresentação Temos o prazer de convidá-lo

Leia mais

NORMAS DE PUBLICAÇÃO NOS CADERNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

NORMAS DE PUBLICAÇÃO NOS CADERNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES NORMAS DE PUBLICAÇÃO NOS CADERNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES 1. Apresentação: Os Cadernos da Escola de Educação e Humanidades são uma publicação anual, de veiculação eletrônica, no formato on

Leia mais

MANUAL DE PRODUÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO. 1. INTRODUÇÃO Deve ser breve, contendo descrições da empresa (o que é, qual a área de atuação, etc).

MANUAL DE PRODUÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO. 1. INTRODUÇÃO Deve ser breve, contendo descrições da empresa (o que é, qual a área de atuação, etc). MANUAL DE PRODUÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CAPA Na capa devem conter as seguintes informações: - UNIVAP Universidade do Vale do Paraíba - Relatório de Atividade de Estágio - Nome da Empresa: - FCA

Leia mais

1º Congresso Internacional e 2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando.

1º Congresso Internacional e 2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando. 1º Congresso Internacional e 2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando. Normas para elaboração do Resumo Expandido INFORMAÇÕES GERAIS 1) Os resumos expandidos e a ficha de inscrição devidamente preenchida

Leia mais

Faculdade de Alta Floresta (FAF) Programa de Iniciação Científica MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Faculdade de Alta Floresta (FAF) Programa de Iniciação Científica MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Faculdade de Alta Floresta (FAF) Programa de Iniciação Científica MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Alta Floresta-MT 2015 Programa de Iniciação Científica MANUAL DE NORMAS PARA

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Escreva aqui o título do trabalho com no máximo 15 palavras

Escreva aqui o título do trabalho com no máximo 15 palavras Escreva aqui o título do trabalho com no máximo 15 palavras Nome Completo Primeiro Autor 1, Nome Completo Segundo Autor 2, Nome Completo Terceiro Autor 1 1 Departamento de Informática, Universidade Estadual

Leia mais

REGULAMENTO DO EIXO TEMÁTICO Regulamentação do programa de eixo temático no curso de direito da Faculdade das Américas.

REGULAMENTO DO EIXO TEMÁTICO Regulamentação do programa de eixo temático no curso de direito da Faculdade das Américas. REGULAMENTO DO EIXO TEMÁTICO Regulamentação do programa de eixo temático no curso de direito da Faculdade das Américas. DA FIXAÇÃO DOS TEMAS Será estabelecido semestralmente, em reunião a ser convocada

Leia mais

EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE REITOR Josué Modesto dos Passos Subrinho VICE-REITOR Angelo Roberto Antoniolli EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Coordenador do Programa Editorial Péricles

Leia mais

LIBREOFFICE WRITER VERSÃO 08.2012 DE TRABALHOS CIENTÍFICOS UTILIZANDO O

LIBREOFFICE WRITER VERSÃO 08.2012 DE TRABALHOS CIENTÍFICOS UTILIZANDO O UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRH DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS - DRH DIVISÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO - TDE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS

Leia mais

CONSULTIME GESTÃO DE ENSINO ADRIANA SARTÓRIO RICCO. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (Monografias e Trabalhos para Disciplinas)

CONSULTIME GESTÃO DE ENSINO ADRIANA SARTÓRIO RICCO. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (Monografias e Trabalhos para Disciplinas) CONSULTIME GESTÃO DE ENSINO Faculdade de Ciências e Educação do Espírito Santo UNIVES Faculdade de Educação de Vitória - AUFES Professora Organizadora: ADRIANA SARTÓRIO RICCO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APRESENTAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS O trabalho deve ser digitado e impresso em papel

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC CURSO DE XXXX - XXX NOME

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC CURSO DE XXXX - XXX NOME 0 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC CURSO DE XXXX - XXX NOME Nome do (s) autor (s). Se tiver mais de um autor, inserir os nomes em ordem alfabética. NBR 10719: apresentação de relatórios técnico-científicos

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E TESE DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIFEI

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E TESE DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIFEI NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E TESE DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIFEI 1 GENERALIDADES 1.1 A Dissertação Trabalho que apresenta o

Leia mais

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA O projeto gráfico é de responsabilidade do autor

Leia mais

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores Diretrizes para Autores Os manuscritos recebidos eletronicamente (em ), que estiverem de acordo com as normas da revista e forem considerados potencialmente publicáveis pela,

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO. a) Instruções aos Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO. a) Instruções aos Autores NORMAS PARA PUBLICAÇÃO a) Instruções aos Autores Está habilitada a publicação de trabalhos de pesquisadores nacionais e internacionais. Os trabalhos originais devem ser inéditos e escritos em Língua Portuguesa

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO DA SMS-RIO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO DA SMS-RIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO DA SMS-RIO Nome do aluno (apenas as letras iniciais em maiúscula) - Arial 12, sem negrito Título em arial 14, espaçamento 1,5, apenas a primeira letra em caixa alta, negrito

Leia mais

Manual de Normas Técnicas do Trabalho Acadêmico Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Manual de Normas Técnicas do Trabalho Acadêmico Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Manual de Normas Técnicas do Trabalho Acadêmico Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Aprovado pelo CONASU em 23/07/2015 Lauro de Freitas 2015 2 SUMÁRIO Apresentação 3 1 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Leia mais