Exercícios de FTC Prof.: Doalcey Antunes Ramos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exercícios de FTC Prof.: Doalcey Antunes Ramos"

Transcrição

1 Exercícios de FTC Prof.: Doalcey Antunes Ramos 1- Numa tubulação escoa hidrogênio (R = 4122m²/s²K). Em uma seção (1), p 1 = 3x10 5 Pa e T 1 = 30 C. Ao longo da tubulação a temperatura mantém-se constante. Qual é a massa específica do gás numa seção (2) em que a pressão absoluta se reduz a p metade? Obs: Usar a equação de estado dos gases: = RT. ρ 2- Duas placas, (B) e (B ) distanciam-se de 70mm. Entre elas existe um líquido de viscosidade dinâmica (µ) igual a 0,06 kgf.s/m². Calcular a força (F) necessária para deslocar com velocidade de 0,5m/s, paralelamente as placas (B) e (B ) uma outra placa plana (C) distanciada de (B) 25mm. Desprezar a espessura da placa (C) e considerar que sua área é de 0,5m². 3- Deixa-se cair, no interior de um cilindro oco, na vertical, um outro cilindro, maciço, cujo peso é P = 40gf. Calcular as viscosidades dinâmica e cinemática do fluido que lubrifica as superfícies de contato entre os cilindros, sabendo que o cilindro interno desliza com velocidade V 0 = 0,15 m/s e o fluido lubrificante tem densidade 0,8. Usar g = 9,8 m/s². Dados do cilindro interno: d = 2,8 cm e h = 3cm. Dados do cilindro externo: d int = 3cm. 4- Um líquido bastante viscoso apresenta a tensão de cisalhamento de 11 kgf/m² e o gradiente de velocidade igual a 2900 s -1, suposta a distribuição linear de velocidades. Calcular a viscosidade dinâmica deste líquido em kgf.m -2.s.

2 5- Um frasco cheio de gasolina pesa 31,6g. Quando cheio de água, pesa 40g e, quando vazio, pesa 12g. Determinar a densidade relativa da gasolina. Sabe-se que ρ h2o = 1000 kg/m³. 6- Dois líquidos têm densidades relativas d 1 = 0,8 e d 2 = 0,6. Calcular a razão K (V 1 / V 2 ) entre os volumes dos dois líquidos, para que, na mistura, a massa do 2 seja 3 vezes a do 1. 7-Dois líquidos miscíveis têm densidades relativas d 1 = 0,8 e d 2 = 1,2. Para que a mistura desses líquidos tenha densidade final de 0,9, determinar: a) Qual a proporção entre os volumes. b) Qual a proporção entre as massas. 8- O esquema a seguir mostra um sistema em equilíbrio. Ambos cilindros possuem a mesma dimensão: 30cm de diâmetro e 60cm de altura. Determinar: a) O peso específico do cilindro (A), sabendo que este é o dobro do peso específico de (B). b) Qual deveria ser a densidade relativa mínima de (B) para que o cilindro (A) não toque a superfície livre do líquido, supondo que (B) eleve sua altura em 20%. Usar g = 10 m/s². 9 Um óleo de densidade 0,8, escoa através de um encanamento de 400mm de diâmetro. A velocidade expressa em m/s é dada pela equação: V(r) = 2,4-60r², sendo r a distância considerada ao centro do tubo, em metros. Calcular: a) A vazão de óleo que atravessa a seção. b) A velocidade média. c)a descarga em peso e em massa. ( Usar g = 10m/s²) 10- Um sistema de filtragem de um determinado líquido viscoso funciona com um cilindro poroso, conectado a um perfil parabólico, como mostra a figura. O líquido entra no cilindro poroso, filtrando uma parte nas paredes laterais e seguindo a outra parte até o perfil parabólico, cuja distribuição de velocidades é dada por: V = V máx. [1-(r/R)²], com unidades no SI. Sendo dados: R = raio do cilindro = 5cm r = raio do perfil parabólico, variável V max. = velocidade máxima no centro da parábola = 0,10m/s Q 1 = vazão de entrada = 20 l/s Q 2 = vazão filtrada Q 3 = vazão de saída não filtrada.

3 Calcular: a) A velocidade média no perfil parabólico b) O valor de Q Para o tanque abaixo, determinar p o : Usar g = 10m/s² 12- Substituir o tanque do problema anterior por outro tanque aberto em contato com o ar atmosférico. Determinar: a) Qual a altura de água que deve ser colocada neste novo tanque para que a pressão no fundo do tanque não se altere? b) Qual a altura de óleo (d = 0,8) para a mesma condição? 13- Qual deve ser o valor de (h 1 ) se o líquido de d 1 =1,0 for substituído por outro líquido d 1 = 0,85, de modo que a pressão no liquido d 2 =1,2, não se altere? Dados: h 1 =1,5m e h 2 =3,4m. Usar g = 10m/s²

4 14- Dado o manômetro de mercúrio, calcular a pressão no manômetro para g = 9,8 m/s². 15- Calcular o comprimento z, em metros, de modo que as pressões em (1) e (4) sejam iguais: usar g = 9,8m/s². 16 Para as câmaras a seguir, são conhecidas hm = 0,1m; H = 1,0m; p atm = 1,0kgf/cm²; γ hg = 13600kgf/m³; γ H2O = 1000kgf/m³. Obter pressões efetiva e absoluta para o gás nas câmaras.

5 17- Os recipientes A e B contem água, sob pressões de 2,2kgf/cm² e 1,3 kgf/cm², respectivamente. Determinar o valor hm da deflexão de mercúrio. 18- Um conjunto composto de um tanque e tubos manométricos, mostrado na figura, contém três líquidos diferentes. Sabendo-se que o peso específico do líquido 1 é igual a 10,78 kn/m³, a densidade do líquido 2 é 1,25, e a massa específica do líquido 3 é de 1600kg/m³, calcule a densidade do liquido manométrico M. As cotas na figura 1 estão em cm. Dados: d H2O = 1,0 ; ρ H2O = 1000 kg/m³ ; g = 9,8m/s². 19- Uma comporta plana de espessura uniforme e largura de 2m, retangular, suporta uma profundidade de água como indica a figura. Calcule: a) o peso mínimo da comporta necessário para mantê-la fechada. Usar γ H2O = N/m³ e Y g = 1,5m. b) Supondo que a espessura da comporta seja 10cm, qual deverá ser o valor da sua densidade?

6 20- Calcular o empuxo hidrostático sobre a comporta AB e seu ponto de aplicação. Dados: γ H2O = N/m³ ; γ Hg = N/m³. Comporta circular de diâmetro D = 1m. 21- Determinar qual é a força que deve ser aplicada no ponto B da comporta AB, para que esta se mantenha na vertical. Dados: γ H2O = N/m³, largura da comporta AB = 1,5m. 22- A comporta prismática abaixo possui 3 m de largura. A densidade do material é d = 3,5. Calcular o momento resultante no ponto O. Usar g = 10m/s². 23- O tanque da figura está fechado e sob pressão indicada no manômetro, contendo 2 líquidos imiscíveis. Sabendo-se que o tanque tem 3 m de largura, determinar o empuxo resultante nas paredes do compartimento ABC, e o momento resultante no ponto B. Usar g = 10m/s².

7 24- Calcular o momento M A, sabendo que a comporta AB, de peso desprezível, é quadrada. Usar g = 10m/s². 25- Dada a comporta AOB, cujo material tem densidade 7,5, espessura de 10cm e forma retangular com 2 m de largura, calcular a força F necessária para garantir o equilíbrio da condição indicada sabendo que a comporta gira em torno do ponto O. (Usar g = 9,8m/s²). 26- A comporta plana OAB, de 3 m de largura e γ c = 2 γ 1, pode girar em torno de um eixo perpendicular ao plano da folha, que passa pelo ponto O. Determinar a relação entre os pesos específicos γ 1 e γ 2 de modo que a comporta mantenha separados os líquidos 1 e 2, como mostra a figura. Usar g = 9,8m/s².

8 27- A comporta BD tem 1,5m de comprimento na direção normal ao plano da figura. No ponto T há uma articulação (rótula) que permite o movimento da comporta em torno deste ponto. Para g = 10 m/s², obter: a) A altura H de água; b) A profundidade do centro de gravidade da comporta; c) O empuxo atuante sobre a comporta, em kgf; d) A profundidade do centro de empuxo; e) A distância entre o ponto D e o centro de empuxo; f) O valor do esforço ST, de modo a absorver o empuxo, em kgf; 28- O reservatório da figura é composto de 2 tanques separados por uma comporta plana AB. O tanque de óleo é fechado e o ar esta submetido a um a pressão de 3,0 kpa. Calcular o módulo, direção sentido e o ponto da aplicação do empuxo hidrostático sobre a comporta AB. Dados: ρ H2O = kg/m³ ; g = 10m/s² ; δ H2O = 1,0 ; δ óleo = 0,8 ; lrgura do tanque 1m.

9 29- O reservatório da figura encontra-se cheio de um liquido de peso específico γ = 1600 kgf/m³. A pressão indicada pelo manômetro é de 4800 kgf/m². Calcular o empuxo resultante na parte superior do reservatório ( semicilindrico). 30- O vertedor de uma barragem é composto por uma estrutura curva, presa pelo ponto O e apoiada sobre uma segunda estrutura, retangular, com 9m de comprimento. Calcular o empuxo resultante sobre cada uma das estruturas em kgf, bem como seu ponto de aplicação. Usar g = 10m/s². Obs.: o empuxo sobre a superfície curva deve ser calculado por metro. 31- Calcule o empuxo sobre a cúpula hemisférica ABC, conforme indica a figura, para: a) d 1 =d 2 =1,05 b) d 1 = 0,9 e d 2 =1,05 Usar g = 10m/s².

10 32-Calcular o empuxo resultante na comporta XYZ, cilíndrica, com 4 m de largura. Usar g = 9,8m/s². 33- A comporta da figura pode girar em torno da articulação A. A parte inferior da comporta representada na figura é de setor cilíndrico (1/4 de cilindro), enquanto a parte superior é prismática, de seção triangular. A largura é igual a 3m. A densidade do material da comporta é igual a 2,5. Calcule a força F necessária para abrir a comporta. São fornecidos: ρ água = 1000 kg/m³; g = 10m/s²; δ água =1, Uma pedra pesa 60,8 kgf no ar. Quando imersa na água, esta mesma pedra pesa 38 kgf. Determinar o volume da pedra e seu peso especpífico. 35- Uma plataforma que flutua em um rio, tem formato de um paralelepípedo, com uma seção de flutuação igual a 16m² e o peso próprio P = 200 kgf. Dessa plataforma, com uma carga inicial C, retira-se uma percentagem de carga C, e após isso a seção de flutuação sobe 2 cm. Determinar C. 36- Determinar o valor de y para que o corpo fique em equilíbrio. A caixa é feita com um material cuja densidade é 2,5 e está rodeada por água. Usar g = 10m/s².

11 37- Um paralelepípedo de madeira (d = 0,74), de 152 cm de comprimento, 15,2 cm de altura e 30,5 cm de largura flutua na superfície da água. Verificar a estabilidade do corpo. Usar g = 10 m/s². 38- Verificar a estabilidade do cilindro de 2m de diâmetro e 5m de altura, sabendo que este á composto por um material cuja densidade é 2,5. Usar g = 10m/s². 39- Determinar a altura y para a qual a caixa esteja em equilíbrio. Verificar a estabilidade. Usar g = 10 m/s². 40- Supondo que a caixa abaixo possua área de seção transversal igual a 9m², verificar a sua estabilidade. Determinar o valor de y para o qual o equilíbrio seja indiferente. O liquido é a água. Usar g = 10m/s². 41- Uma tubulação conduz l de água por segundo. Determinar seu diâmetro para que a velocidade do líquido não ultrapasse 2 m/s.

12 42- Uma tubulação é formada por dois trechos de diâmetros diferentes, D 1 =0,25m e D 2 =0,15m, afim de transportar uma vazão contínua de 50 l/s. Determinar sua velocidade média em cada trecho. 43- Um tubo transporta um certo liquido em escoamento permanente e conservativo. Na seção inicial do tubo, com diâmetro D 1 = 0,48m, a velocidade média é de 1,6m/s. Na posição em que o diâmetro do tubo passa para D 2 = 0,6m, calcular a vazão e a nova velocidade média. 44- A água escoa com uma velocidade média de 45 cm/s em um tubo de 2 cm de diâmetro, servindo para irrigação em jardins. Na extremidade deste tubo há uma peça (asperssor) com 15 pequenos furos, cada um destes tendo 2 mm de diâmetro. Desprezando perdas, calcular a velocidade média de saída nos furos. 45- Na extremidade de um tubo com diâmetro interno de 3 cm, há um asperssor com 9 pequenos furos. Para que a velocidade média na saída de cada furo seja 16 vezes maior que a velocidade média do tubo, determinar o raio de cada furo no asperssor. 46- Na tubulação abaixo escoam 71 l/s de água, de modo que, no manômetro superior lê-se 0,6 kgf/cm². Calcular a pressão no manômetro inferior, usando g = 10m/s². 47- Pelo tubo (1), de diâmetro D 1 = 600mm, escoa água com vazão Q 1 = 240 l/s, a pressão de 5 mca. Em uma determinada seção parte desta vazão sobe pelo tubo (2), vertical a perpendicular ao tubo (1), de diâmetro D 2 = 50mm, á altura de 4,5 m, para alimentar o reservatório R, de 0,29m³ de capacidade. Determinar o tempo necessário para encher R. 48- Em um conduto de 100 mm de raio, escoa um liquido (γ = 800kgf/m³), sob pressão efetiva de kgf/m². Sabe-se que, em um plano situado a 1,85 m abaixo do eixo do conduto, a energia total é de 17,15 kgf.m por kgf de liquido. Calcular, usando g = 10 m/s²: a) a vazão em l/s; b) a respectiva velocidade média no conduto. 49- A água escoa num tubo cujo diâmetro é de 200mm e a velocidade média é de 4 m/s. Num determinado ponto, a pressão é de 10 kgf/cm², a partir daí o tubo sofre um aumento gradual da seção transversal, nos próximos 10m, até chegar a um novo diâmetro de 400 mm e pressão desconhecida. Sabendo que o tubo esta na vertical e que

13 o primeiro ponto está acima do segundo, determinar a pressão no segundo ponto. Usar g = 10 m/s². 50- De uma caixa d água sai um tubo horizontal, com diâmetro d 1 = 200 mm e pequeno comprimento. Logo após a saída, o tubo reduz seu diâmetro passando-o para d 2 = 75mm e jorra a água na atmosfera, com vazão em volume Q = 32 l/s. Calcular: a) a velocidade média após a redução; b) a energia total He; c) a pressão no ponto 1. Usar g = 10 m/s². 51- Sabendo que p m = 5 m.c.a., pede-se para calcular a vazão de saída da tubulação que despeja água na atmosfera. Obter as linhas energética e piezométrica cotadas. Considerar o plano horizontal de referência (PHR) na cota zero, desprezar as perdas e usar g = 10m/s². 52- Na figura a seguir, o reservatório de água (B) é abastecido pelo reservatório (A), fornecendo uma vazão de 5 l/s. Calcular a leitura do manômetro em (B), supondo não haver perdas de energia no trajeto. Desenhar LP e LE cotadas. Usar g = 10m/s².

14 53- Calcular, para γ = N/m³ (água): a) a vazão Q; b) a altura manométrica Hm; c) a potencia da bomba Pb; São dados ainda; V sucçao = 1m/s; D sucção = 100mm; D recalque = 50mm Desenhar LP e LE. 54- Desprezando-se as perdas, calcular a altura manométrica e a potência da bomba no sistema condutor de 5 l/s de água. Obter LE e LP. Usar g = 10m/s².

15 55- O diâmetro de uma tubulação cresce, gradativamente, de D 1 =175mm para D 2 = 500mm. A vazão é de 200 l/s de álcool etílico (γ = 800kgf/m³). O centro da seção (2) está 420 cm a cima do centro da seção (1). As pressões do álcool nesses pontos são p 1 =1,1 kgf/cm² e p 2 =0,75 kgf/cm². Obter: a) o sentido do escoamento; b) a energia em (1) e (2); c) a perda de carga neste trecho. 56- A bomba B recalca 200 l/s de querosene (γ = 800 kgf/m³) até o reservatório C. Sejam de 3 e 8 kgf.m / kgf, respectivamente, as perdas de carga entre A e B e entre B e C, obter: a) a energia fornecida pela bomba; b) a sua respectiva potencia; c)a linha energética cotada. 57- Uma bomba eleva água entre os reservatórios R 1 e R 2, utilizando para isso uma tubulação com 300mm de diâmetro. São dados: p b = 5 kgf/cm² (saída da bomba) ; h rec =21(v²/2g) ; h sucçao = 0,58+27(v²/2g). Determinar, para g = 10 m/s²: a) a vazão em l/s;

16 b) a energia Hm; c) a potencia da bomba. 58- Um líquido de peso especifico (γ = 800 kgf/m³), apresenta as pressões p 1 = 400 kgf/m² e p 2 = 720 kgf/m² nas seções de diâmetro D 1 = 6 cm e D 2 = 7,5 cm, respectivamente, de um tubo de eixo horizontal. Para uma vazão de 8 l/s, calcular as velocidades médias nas duas seções e também a perda de carga no trecho. 59- Em uma instalação elevatória escoam 60 l/s de álcool (γ = 800 kgf/m³). A bomba fornece 30cv de energia a corrente liquida. Na seção (1) a cota é 10 m, a carga piezométrica é de 12 mca e o diâmetro é de 0,2 m. Na seção (2) a cota é de 15 m, a pressão efetiva 0,8 kgf/cm² e o diâmetro 0,175m. Calcular, para g = 10 m/s²: a) as velocidades médias nas seções (1) e (2); b) a energia H B ; c) a perda de carga total entre (1) e (2). 60- Calcular para o sistema elevatório abaixo, usando g = 10m/s²: a) as velocidades médias nos trechos de sucção e recalque; b) a energia fornecida pela bomba; c) a diferença das cotas dos pontos (1) e (2). Dados: γ = 1000 kgf/m³ ; P B = 27,5 cv ; 1cv = 750W ; p 1 = kgf/m² ; p 2 = kgf/m² ; hf 12 = 16,836m.

17 61- A bomba B recalca um liquido (γ = 900 kgf/m³) de R 1 até R 2. São dados: D = 17,5 cm ; p c /γ = 45 m ; h ac = 3V²/2g ; h cf = 2V²/2g. Calcular: a) a velocidade e a vazão do liquido; b) a energia fornecida pela bomba; c)a potencia da bomba. Usar g = 10m/s². 62- A uma bomba de 20 cv de potência, chegam 282,74 l/s de água, através de um tubo de 706,86 cm² de seção transversal. Após a bomba, a tubulação apresenta uma redução de diâmetro, chegando a uma nova área de seção transversal de 490,87 cm². Estabelecese como adequada a perda de carga equivalente a 1,451m. Nos pontos (1) e (2), localizados antes a depois da bomba, as pressões da água são de 1,3 kgf/cm² e 0,6 kgf/cm², respectivamente. Calcular: a) as velocidades médias antes e depois da bomba; b) a energia fornecida pela bomba; c) as diferenças das cotas entre os pontos (1) e (2). Usar g = 10m/s². 63- Em uma instalação elevatória de diâmetro constante D, onde a captação do liquido é feita da sucção na superfície livre do reservatório R 1, são conhecidos: 3,8 cota de saída C da bomba, em relação a SL do reservatório R 1 30,0 m carga piezométrica em C. 18,0 m distância vertical de C até a saída livre da tubulação 7V²/20 perda de carga da SL de R 1 até C V²/4 perda de carga de C até a saída livre da tubulação 0,218 vazão da gasolina (γ = 900 kgf/m³) em m³/s Calcular D e a energia H B fornecida pela bomba. Usar g = 10m/s². 64- considere o circuito hidráulico da figura abaixo, composto por um reservatório de abastecimento em uma tubulação em série com dois trechos de diâmetros respectivamente iguais a 200mm e 400mm. A tubulação termina em um bocal de diâmetro de saída igual a 100mm, com jato despejado livremente. Usar γ água = N/m³ e desprezar as perdas de carga no bocal. Calcular: a) a vazão Q; b) a velocidade média em cada trecho e na saída do jato; c) supondo que ao invés de um bocal tivéssemos uma turbina de potencia P = 7,5 cv, qual deveria ser a nova cota em 5?

18 Dados: ha = 4,3 (Va²/2g) ; h B = 38,4 (V B ²/2g) ; g = 9,8 m/s². 65- Na instalação de recalque de água mostrado a seguir, a pressão na entrada da bomba é igual a (-4,7) m.c.a. Os diâmetros de sucção e de recalque são iguais a 10 cm e a pressão efetiva do ar na câmara é igual a 0,9 kgf/cm². As perdas de cargas nos trechos são calculadas segundo seus diâmetros e comprimentos. É dado ƒ = 0,021 para o trecho se sucção e ƒ = 0,023 para o trecho de recalque. Obter, para g = 10m/s²: a) a vazão; b) a altura manométrica da bomba; c) a potencia da bomba em CV; d) as linhas piezométrica e energética cotadas. 66- No sistema abaixo é representado o transporte de água desde o reservatório R 1 até a caixa de água, passando por uma bomba ligada a um manômetro de mercúrio. Dados: D S = 35mm D R = 25mm ƒ S = 0,021 ƒ R = 0,023 Ls = 120m Lr = 43m Usar g = 10m/s². Calcular: a) a vazão Q; b) a altura manométrica; c) a potencia P fornecida pela máquina.

19 67- Dado o sistema abaixo, condutor de 32 l/s de um liquido de γ = 8 kn/m³, pede-se: a) o valor do ângulo y; b) a máquina existente no problema (bomba ou turbina); c) a altura z do liquido; d) a altura manométrica e a potência da máquina. Usar g = 10m/s² e adotar ƒ=0, Dada a instalação da figura, determinar: a) o valor da cota no ponto (0); b) a linha piezométrica e suas respectivas cotas. São dados ainda: Q = 4 l/s ; D = 10 cm (constante) ; ƒ = 0,027 ; P B = 1,0 kw ; L 12 = 30m. Usar g = 10m/s² e γ = N/m³.

20 69- Na instalação a seguir, a água em R 1 comprime o ar e é conduzida até R 2, com velocidade de 9 m/s no primeiro trecho e 11 m/s no segundo. Sabe-se ainda que a pressão no trecho (1) decresce 10% em relação a pressão no ponto(0) e que em (2) a pressão é de 0,1 kgf/cm². Definir qual o tipo de máquina e sua respectiva potência, dados: D 23 = 100mm e h 01 = 2 h 23. Cotar LP e usar g = 10m/s². 70- Na instalação da figura abaixo são fornecidas as seguintes pressões manométricas: p 2 = 70 kpa, p 3 = 110 kpa, p 4 = 90 kpa. As perdas de carga são de 1,8m no trecho (1-2) e 2m no trecho (5-6). Sabe-se ainda que a área na seção de tubulação de água é de 10 cm², constante. Determinar para g = 10m/s²: a) o sentido do escoamento, justificando; b) a vazão em l/s; c) o tipo de máquina M 1 e sua potência teórica em kw; d) o tipo de máquina M 2 e sua potência teórica em kw; e) a perda de carga no trecho (3-4) em m.

21 71- São dados no sistema de água a seguir: Perdas de carga: trecho (0-1) = 1,4 m; trecho (2-3) = 1,5 m; Pressão relativa: p 1 = 4,893 m.c.a.; p 2 = 0,99m.c.a.; p 4 = 0,4 kgf/cm²; p 5 = 4500 N/m³; Raio da seção da tubulação, constante: 10 cm; Determinar, usando g = 10m/s²: a) a vazão no trecho (0-1) e o sentido do escoamento; b) o tipo de máquina M 1 e sua potência; c) a energia disponível no ponto (3); d) o tipo de máquina M 2 e sua potência; e) a perda de carga no trecho (5-6). 72- O tubo horizontal sofre uma redução de diâmetro de 0,3m para 0,2m. O ângulo de curvatura é de 60 e a vazão que percorre a tubulação é de 100 l/s de água. Calcular as resultantes Fx e Fy para pressão na seção (1) igual a 30 m.c.a. Usar g = 10m/s².

22 73- Um desviador de jato move-se com velocidade de 9 m/s. Um bocal com 5 cm de diâmetro lança um jato de óleo com velocidade de 15 m/s, de tal forma que o jato incide sobre o desviador. O ângulo de saída é de 60 e o peso específico do óleo é N/m³. Desprezando o peso, calcular a força do jato contra o desviador. 74- A figura a seguir mostra um alargamento gradual numa tubulação condutora de água. O conjunto todo, desde a seção (1) até a seção (2) pesa 1000 N. Calcular: a) a pressão na seção (2), sabendo que a pressão na seção (1) é de 30 kpa; b) a resultante das forças aplicadas á direção da vazão. Usar g = 10 m/s². 75- Pela tubulação a seguir passa água numa proporção de 10 l/s. Sendo o peso do tubo 250 N, a pressão na seção (2) igual a 5 m.c.a., e o volume de água que o intervalo

23 comporta igual a 10 l, calcular a força resultante no tubo. O diâmetro é constante igual a 100 mm e a diferença de cotas é desprezível. Usar g = 10 m/s². 76- Em uma curva de redução (350 mm de diâmetro na entrada e 200 mm na saída), disposta no plano vertical, a vazão é de 0,28 m³/s de água. Tratando-se de uma curva de pequeno comprimento e considerando-se a mesma cota para o eixo do tubo, desprezamse as perdas de energia do fluido real. A pressão na entrada é de 7 m.c.a., e o volume de água contido nessa curva é de 0,084 m³. Usando g = 10m/s² e γ água = N/m³, obter: a) o módulo da reação ao empuxo total na curva; b) o ângulo y formado pela resultante. 77- Em uma curva de 62, com D 1 = 0,15 m de entrada e D 2 = 0,12 m na saída, disposta no plano vertical, tem-se a reação total R = 187,5 kgf, que faz o ângulo σ = 35,05 com OX. O liquido tem peso específico γ = 870 kgf/m³. A quantidade de liquido dentro da curva pesa 26,1 kgf. Para g = 10 m/s² e vazão Q = 100 l/s, obter: a) as reações Fx e Fz; b) as velocidades médias V 1 e V 2 ; c) os esforços F 1 e F 2 ; 78- Uma vazão de 250 l/s escoa na curva redutora vertical de 180 da figura. Sabendose que a pressão no centro da seção de entrada é de 150 kpa e que o volume de água na curva é de 0,1 m³ qual a reação necessária para manter a curva no lugar? Considere que o peso do material na curva é de 500 N e que a perda de carga na curva é de 0,72 m. Usar g = 9,8 m/s² e ρ = kg/m³.

24 79- Calcular a reação causada pelo empuxo da água na tubulação a seguir. Sabe-se que a tubulação é feita de um material sintético e que o conjunto água + tubulação pesa 230 N. considerar a perda de carga no trecho igual a 3 vezes a diferença de cotas entre as seções. Usar g = 10m/s² e ρ = 1000 kg/m³. Dados ainda: seção 1 : V 1 = 7 m/s ; D 1 = 100 mm; seção 2 : V 2 = 9,5 m/s ; p 2 /γ = 12,3 m.c.a. 80- Determinar a equação para a velocidade teórica de um fluido (baseado em Torricelli) escoando através de um orifício. 81- Considerando a potência P de uma bomba, como função da energia por ela fornecida, do liquido que transporta e a vazão do mesmo, estabelecer uma equação através da análise dimensional. 82- Verificou-se em laboratório que a força de arraste que age numa esfera lisa que se movimenta num fluido é dada por uma função do tipo: f ( F D, V, d, ρ, µ) = 0. Sendo: F D = força de arrasto V = velocidade d = diâmetro ρ = massa específica µ = viscosidade Determinar os grupos adimensionais. 83- Seja o escoamento do fluido incompressível viscoso em um tubo horizontal rugoso. A queda da pressão (p) ao longo do escoamento dependerá de: L comprimento do tubo D diâmetro do tubo ε rugosidade absoluta das paredes ρ massa específica µ viscosidade do liquido v velocidade média do escoamento Determinar os grupos adimensionais adotados.

25 84- Seja a função: f = (y, V, p, ρ, γ, µ, δ, E) = 0 da qual participam as grandezas: y altura da lamina d água V velocidade da corrente liquida p pressão ρ massa específica γ peso especifico µ viscosidade do líquido δ tensão superficial E módulo de elasticidade Obter os parâmetros adimensionais notáveis. 85- Uma tubulação de aço rebitado com 30 cm de diâmetro e 300 m de comprimento conduz 130 l/s de água a 15,5 C. A rugosidade do tubo é de 0,003m. A viscosidade cinemática da água a essa temperatura é de 1,127 x 10-6 m²/s. Determinar a velocidade média do escoamento e a perda de carga normal. Usar g = 9,8 m/s². 86- Dois reservatórios estão ligados por uma canalização de ferro fundido (ε = 0,00026m) com 0,15 m de diâmetro e 360 m de extensão. Determinar a velocidade média e a vazão no momento em que a diferença de nível entre dois reservatórios igualar-se a 9,3m. A temperatura da água é de 26,5 C ( ν = 0, 866 x 10-6 m²/s). Usar g = 9,8 m/s². 87- Determinar o diâmetro necessário para que um encanamento de aço ( ε = 0,046mm) conduza 19 l/s de querosene a 10 C (ν = 2,78 x 10-6 m²/s) com uma perda de carga que não exceda 6 m em 1200m de extensão. 88- Uma canalização nova de aço com 150m de comprimento transporta gasolina a 10 C ( ν = 7,10 x 10-7 m²/s) de um tanque para outro, com um a velocidade média de 1,44 m/s. A rugosidade dos tubos pode ser admitida igual a 0,046mm. Determinar o diâmetro e a vazão da linha, conhecida a diferença de nível entre os dois depósitos, que é de 1,86m. Usar g = 9,8 m/s². 89- Um determinado líquido é transportado a uma vazão de 500 l/s através de uma tubulação de ferro fundido novo, cuja viscosidade cinemática é de 1,31 x 10-6 m²/s. Determinar a cota do reservatório B, sendo dados: L 1 =L 2 = 300m ; D 1 = 0,6m ; D 2 = 0,4m ; ε/d 1 = 0,00043 ; g = 9,8 m/s². 90- Determinar qual deve ser o diâmetro comercial adotado para que uma tubulação de ferro fundido (ε = 25 x 10-5 m) com 4000 m de comprimento, transporte água (ν = 10-6

26 m²/s) a 1,25 m/s do reservatório A para o B, estando este 28,0 m abaixo do primeiro. Usar g = 9,8 m/s². 91- O transporte de um liquido ( ν = 10-4 m²/s) ocorre de modo que a perda de carga é de 2 m a cada m de comprimento da tubulação (ε = 3 x 10-5 m). Desconsiderando as perdas localizadas, determinar o diâmetro comercial que comporte uma vazão de 30 l/s nessas condições. 92- A água a 20 C sai de um ponto A (cuja cota é X) e percorre 1,7 km de extensão por uma tubulação de aço comercial (ε = 0,045mm) de diâmetro 40 cm, até chegar ao ponto B (cuja cota é (x-9)). Determinar a vazão de transporte. Usar g = 10 m/s² e ν = 10-6 m²/s. 93- Perde-se o equivalente a 6 m de carga durante um percurso de 200 m numa tubulação de 0,2 m de diâmetro e rugosidade ε = 25 x 10-5 m, transportando água. Determinar a vazão em volume. Usar ν = 10-6 m²/s e g = 9,8 m/s². 94- Determinar qual do diâmetro comercial a ser adotado para que uma tubulação de ferro fundido ε = 0,3 x 10-3 m transporte água a 23 C (ν = 10-6 m²/s) durante 500 m sem que as perdas de cargas distribuídas ultrapassem 5 m. Supor uma vazão de 100 l/s. 95- Qual é a máxima vazão que se pode obter quando numa tubulação de 0,25 m de diâmetro e 22 m de comprimento tem-se 1,4m de perda de carga distribuída? Usar ε = 0,045 x 10-3 m, ν = 10-6 m²/s e g = 10m/s². 96- Uma tubulação de abastecimento de uma residência percorre 200 m desde a caixa d água localizada a cima do segundo pavimento a 6,7 m a cima do nível do solo, até o ponto de saída da água, cujo nível em relação ao piso do primeiro pavimento é o menor possível (30cm). Considerando que a tubulação tem, em média, de 0,2 m e que existe uma diferença de 40 cm entre os níveis do solo e do primeiro pavimento, determinar para esta situação, a maior vazão possível. A pressão efetiva pode ser considerada igual em todos os pontos e a energia cinética desprezada. Usar g = 10 m/s², ε = 0,003 m, ν = 10-6 m²/s. 97- Dado o esquema a seguir de uma tubulação de ferro fundido novo, transportando água a 20 C, cuja pressão na saída da bomba é p 2 = 500 kpa, pede-se que sejam calculados :

27 a) A vazão; b) a pressão antes da bomba; c) a potência da bomba; Usar: ε = 0,07 mm, ν = 10-6 m²/s e g = 9,8 m/s². 98- Determinar a vazão que percorre a tubulação a seguir. Sabe-se que a rugosidade do material é de 0,4 mm e que o líquido transportado é água a 20 C. Considerar além da perda de carga distribuída, uma perda de carga pontual indicada na figura. Usar g = 9,8 m/s² e ν = 10-6 m²/s. 99- Seja o circuito hidráulico da figura abaixo, cujo líquido transportado é água a temperatura ambiente: Trecho 1 D = 100 mm ; L = 25 m e ε = 2,1 x 10-5 m Trecho 2 D = 50 mm ; L = 20 m e ε = 2,2 x 10-5 m G = 9,8 m/s² e ν = 10-6 m²/s Considerando perdas distribuídas diferentes nos trechos 1 e 2, e apenas a perda de carga localizada no ponto F, dada pela relação h F = 0,7 h 1. Calcule o valor da vazão da linha para que a energia em F seja igual a 10 m Dados: - Tubulação de ferro fundido (ε = 0,26 mm)

28 - Água 10 C (ν = 1,31 x 10-6 m²/s) - Diâmetros: 40 cm (trecho A) e 20 cm (trecho B) - Comprimentos: m (trecho A) e m (trecho B) G = 9,8 m/s². Calcular a vazão Q e desenhar LE e LP. Respostas: 1)ρ 2 = 0,12 kg/m³ 2) F = 0,933 kgf 3) µ = 0,101 kgf.s/m² - dinâmico ν = 1,237 x 10-3 m²/s cinemático 4) µ = 3,793 x 10-3 kg.s/m² 5) d = 0,7 6) K = 0,25 7) V 1 = 3 V 3 m 1 = 2 m 2 8) a) γ a = 6668,49 n/m³ b) d = 0,556 9) a)q = 0,151m³/s b) V med = 1,202 m/s c) Qm = 120,8 kg/s Q w = 1208 N/s 10) a) V méd = 0,05m/s b) Q 2 = 19,6 l/s 11)p o = Pa 12) a) h = 19,4 mca b) h = 24,25 m de coluna de óleo 13) h 1 = 1,765m 14) pm = Pa 15) Z = 0,187m 16) p 1 = -0,136 kgf/cm² efetiva P 1 = 0,864 kgf/cm² absoluta P 2 = -0,036 kgf/cm² efetiva P 2 = 0,964 kgf/cm² absoluta 17) hm = 0,833 m 18) δ = 3,85 19) a) W = N b) d = 11,55 20) E = N Yc = 9,404m 21) F = 467,326 N 22) M o = Nm, horário.

29 23) M B = Nm, horário. E R = i ,06j α = 40 24) M A = Nm, horário. 25) F = ,88 N 26) γ 1 / γ 2 = 1,116 27) a) H = 2,638m b) h g = 1,819m c) E = kgf d) h c = 1,942m e) y d y c = 0,849m f) F = kgf 28) E = N σ = - 50,1944 AC = 4,45m 29) E = 9714,41 kgf 30) comporta plana: E = kgf Y c = 7m Comporta curva: E = kgf σ = 57,52 31) a) E = 198 kn σ = 22 b) E = 235,431 kn σ = 37 32) E = ,5 N σ = 29 33) F = N 34) V = 0,0228 m³ γ = 2 666,7 kgf/m³ 35) C = 320 kgf 36) y = 1,28m 37)MG = 0,0492, estável 38)MG = -0,433, instável 39) y = 1,4m MG = 8,17, estável 40) MG = -0,027, instável Deverá ter y = 0,645m 41) D = 1,24m 42) V 1 = 1,02 m/s V 2 = 2,83 m/s 43) V 2 = 1,024m/s Q = 0,2895m³/s 44) V = 3 m/s 45) R = 1,25mm 46) p 2 = 1 kgf/cm² 47) t = 174s 48) Q = 76,97 l/s V 1 = 2,45 m/s 49) p 2 = 11,075 kgf/cm² 50) a) V 2 = 7,243 m/s

30 b) He = 2,623m c) p 1 /γ = 2,571 m.c.a. 52) M = 6 m.c.a. 53) a) Q = 7,854 x 10-3 m/s; b) hm = 19m c) Pb = 1492,26 W 54) Hm = 3,5m P = 175 W 55) a) de 1 para 2 b) H 1 = 17,207m H 2 = 13,627m c) hf = 3,58 m 56) a) H b = 54m b) P = W 57) a) Q = 97,55 l/s; b) Hm = 56,25 m c) P = ,88 W 58) V 1 = 2,829 m/s V 2 = 1,811 m/s hs = 0,16m 59) a) V 1 = 1,91 m/s V 2 = 2,49 m/s b) hm = 46,875 m c) hf = 46,75m 60) a) V s = 3,6 m/s V r = 6,4 m/s b) hm = 18,236 m c) Z = 5 m 61) a) V = 7,071m/s Q = 0,170 m³/s b) hm = 59,795 m c) P = ,5 W 62) a) V 1 = 4 m/s V 2 = 5,76 m/s b) hm = 5,305 m c) Z = 10m 63) D = 0,200m hm = 53 m 64)a) Q = 0,0798 m³/s b) V A = 0,635m/s V B = 2,539 m/s V 6 = 10,16m/s c) Z 5 = 15,22m 65) a) Q = 0,018m³/s b) Hm = 16,04m c) P = 3,85cv 66) a) Q = 3,95 x 10-4 m³/s b)hm = 6,891m c) P = 27,22 W 67) a)y = 12,36

31 b) bomba c) z = 40,63m d) Hm = 25,89m P = W 68) Z 0 = 3,23 m 69) turbina, P = 6 350,4 W 70) a) de 6 para 1 b) Q = 6 l/s c) P = 0,24 kw (turbina) d) P = 0,588 kw (bomba) e) h 43 = 2m 71) a) de 3 para 0, Q = 0,1m³/s b) turbina, P = W; c) H 3 = 3m. d) Bomba, P = 2 946,5 W e) hf 56 = 0,7 m 72) Fx = N Fy = N 73) F R = 56,64 N 74) a) p 2 = ,68 Pa b) F z = 4 343,84 N de baixo para cima. 75) F R = 153,57 N 76) a) F R = ,71 N b) y = 23 77) a) Fx = 153,5 kgf Fz = 107,7 kgf b) V 1 = 5,66 m/s V 2 = 8,84 m/s c) F 1 = 147,6 kgf F 2 = 15,5 kgf 78) R = ,89, σ = -5,3 79) R = 1 606,24 N ; σ = -54,108 80) V² = 2gh 81) P = γ Q Hm F 82) D µ Π 1 = ; Π 2 = D² V ²ρ DV ρ 83) Π 1 p = ρv ² Π 2 = L D Π 3 = ε D Π 4 = µ ρvd 84) Π 1 p = ρv ² Π 2 yγ = ρv ² Π 3 = µ ρvy Π 4 δ = ρv ² y Π 5 E = ρv ² 85)V = 1,839 m/s H = 6,57m 86) V = 1,817 m/s² Q = 0,032 m³/s 87) D = 0,167m 88) D = 0,147 m

32 Q = 0,024m³/s 89) Z 2 = 67,686 m 90) D = 0,238 m 91) D = 300 mm 92) Q = 0,219 m³/s 93) Q = 0,074 m³/s 94) D = 300mm 95)Q = 0,234m³/s 96)Q = 0,0525 m³/s 97) a) Q = 0,170m³/s b) p 1 = -27,094 kpa c) Hm = 54,67 m 98) Q = 0,0924 m³/s 99)Q = 9,9 l/s 100)Q = 0,121 m³/s

Escoamentos Internos

Escoamentos Internos Escoamentos Internos Escoamento Interno Perfil de velocidades e transição laminar/turbulenta Perfil de temperaturas Perda de carga em tubulações Determinação da perda de carga distribuída Determinação

Leia mais

Lista de exercícios sobre barras submetidas a força normal

Lista de exercícios sobre barras submetidas a força normal RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Lista de exercícios sobre barras submetidas a força normal 1) O cabo e a barra formam a estrutura ABC (ver a figura), que suporta uma carga vertical P= 12 kn. O cabo tem a área

Leia mais

1 a QUESTÃO Valor 1,0

1 a QUESTÃO Valor 1,0 1 a QUESTÃO Valor 1,0 Um esquimó aguarda a passagem de um peixe sob um platô de gelo, como mostra a figura abaixo. Ao avistá-lo, ele dispara sua lança, que viaja com uma velocidade constante de 50 m/s,

Leia mais

Lista de Exercícios #3 Retirados do livro Mecânica dos Fluidos Frank M. White 4ª e 6ª Edições

Lista de Exercícios #3 Retirados do livro Mecânica dos Fluidos Frank M. White 4ª e 6ª Edições Lista de Exercícios #3 Retirados do livro Mecânica dos Fluidos Frank M. White 4ª e 6ª Edições 3.3 Para escoamento permanente com baixos números de Reynolds (laminar) através de um tubo longo, a distribuição

Leia mais

Assinale a alternativa que contém o gráfico que representa a aceleração em função do tempo correspondente ao movimento do ponto material.

Assinale a alternativa que contém o gráfico que representa a aceleração em função do tempo correspondente ao movimento do ponto material. Física 53. O gráfico da velocidade em função do tempo (em unidades aritrárias), associado ao movimento de um ponto material ao longo do eixo x, é mostrado na figura aaixo. Assinale a alternativa que contém

Leia mais

Técnicas adotas para seu estudo: soluções numéricas (CFD); experimentação (análise dimensional); teoria da camada-limite.

Técnicas adotas para seu estudo: soluções numéricas (CFD); experimentação (análise dimensional); teoria da camada-limite. Escoamento externo Técnicas adotas para seu estudo: soluções numéricas (CFD); experimentação (análise dimensional); teoria da camada-limite. Soluções numéricas, hoje um campo interessante de pesquisa e

Leia mais

Exercícios Segunda Prova FTR

Exercícios Segunda Prova FTR Eercícios Segunda Prova FTR Dados gerais: g=9,81 m/s 2 =32,2 ft/s 2 ρ H2O =999 kg/m 3 =1,94 slug/ft 3 1) Considere um escoamento permanente e incompressível, através do dispositivo mostrado. Determine

Leia mais

FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES

FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2015 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 Uma mola comprimida por uma deformação x está em contato com um corpo de massa m, que se encontra

Leia mais

2. PROPRIEDADES GERAIS DOS FLUIDOS

2. PROPRIEDADES GERAIS DOS FLUIDOS 2. PROPRIEDADES GERAIS DOS FLUIDOS MASSA ESPECÍFICA: Representa a relação entre a massa de uma determinada substância e o volume ocupado por ela. A massa específica pode ser quantificada através da aplicação

Leia mais

V = 0,30. 0,20. 0,50 (m 3 ) = 0,030m 3. b) A pressão exercida pelo bloco sobre a superfície da mesa é dada por: P 75. 10 p = = (N/m 2 ) A 0,20.

V = 0,30. 0,20. 0,50 (m 3 ) = 0,030m 3. b) A pressão exercida pelo bloco sobre a superfície da mesa é dada por: P 75. 10 p = = (N/m 2 ) A 0,20. 11 FÍSICA Um bloco de granito com formato de um paralelepípedo retângulo, com altura de 30 cm e base de 20 cm de largura por 50 cm de comprimento, encontra-se em repouso sobre uma superfície plana horizontal.

Leia mais

Mecânica dos Fluidos

Mecânica dos Fluidos Mecânica dos Fluidos Vladimir R. M. Cobas Mecânica dos fluidos Estuda o comportamento dos fluidos em repouso (estática) ou em movimento (dinâmica). O campo de estudo vai desde o escoamento do sangue dentro

Leia mais

A Equação de Bernoulli

A Equação de Bernoulli Aula 4 A equação de Bernoulli Objetivos O aluno deverá ser capaz de: Descrever a dinâmica de escoamento de um fluido. Deduzir a Equação de Bernoulli. Aplicar a Equação de Bernoulli e a Equação da Continuidade

Leia mais

1ª Lista de exercícios de Física 2 ( Fluidos)

1ª Lista de exercícios de Física 2 ( Fluidos) Unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba Engenharia Ambiental Profa. Maria Lúcia Antunes 1ª Lista de exercícios de Física 2 ( Fluidos) 1) Encontre o aumento de pressão de um fluido em uma

Leia mais

FUVEST 2000-2 a Fase - Física - 06/01/2000 ATENÇÃO

FUVEST 2000-2 a Fase - Física - 06/01/2000 ATENÇÃO ATENÇÃO VERIFIQUE SE ESTÃO IMPRESSOS EIXOS DE GRÁFICOS OU ESQUEMAS, NAS FOLHAS DE RESPOSTAS DAS QUESTÕES 1, 2, 4, 9 e 10. Se notar a falta de uma delas, peça ao fiscal de sua sala a substituição da folha.

Leia mais

1 a QUESTÃO: (1,5 ponto) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (1,5 ponto) Avaliador Revisor 1 a QUESTÃO: (1,5 ponto) Avaliador Revisor Um mol de um gás ideal é levado do estado A para o estado B, de acordo com o processo representado no diagrama pressão versus volume conforme figura abaixo: a)

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. Unidade 1- Propriedades Básicas dos Fluidos

Mecânica dos Fluidos. Unidade 1- Propriedades Básicas dos Fluidos Mecânica dos Fluidos Unidade 1- Propriedades Básicas dos Fluidos Quais as diferenças fundamentais entre fluido e sólido? Fluido é mole e deformável Sólido é duro e muito Sólido é duro e muito pouco deformável

Leia mais

Elementos de Engenharia Civil 2007/2008. Enunciados dos problemas *

Elementos de Engenharia Civil 2007/2008. Enunciados dos problemas * DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITECTURA SECÇÁO DE HIDRÁULICA E RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTAIS Elementos de Engenharia Civil 2007/2008 2 SEMESTRE Enunciados dos problemas * (módulo de Hidráulica)

Leia mais

= F cp. mv 2. G M m G M. b) A velocidade escalar V também é dada por: V = = 4π 2 R 2 = R T 2 =. R 3. Sendo T 2 = K R 3, vem: K = G M V = R.

= F cp. mv 2. G M m G M. b) A velocidade escalar V também é dada por: V = = 4π 2 R 2 = R T 2 =. R 3. Sendo T 2 = K R 3, vem: K = G M V = R. FÍSICA Um satélite com massa m gira em torno da Terra com velocidade constante, em uma órbita circular de raio R, em relação ao centro da Terra. Represente a massa da Terra por M e a constante gravitacional

Leia mais

ENG1200 Mecânica Geral Semestre 2013.2 Lista de Exercícios 3 Equilíbrio de Corpos Rígidos

ENG1200 Mecânica Geral Semestre 2013.2 Lista de Exercícios 3 Equilíbrio de Corpos Rígidos ENG1200 Mecânica Geral Semestre 2013.2 Lista de Exercícios 3 Equilíbrio de Corpos Rígidos Questão 1 Prova P2-2013.1 A estrutura ilustrada na figura é sustentada por três cabos (BD, CD e EF) e uma rótula

Leia mais

Soluções das Questões de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ

Soluções das Questões de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Soluções das Questões de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ º Exame de Qualificação 011 Questão 6 Vestibular 011 No interior de um avião que se desloca horizontalmente em relação ao

Leia mais

n 1 L 1 n 2 L 2 Supondo que as ondas emergentes podem interferir, é correto afirmar que

n 1 L 1 n 2 L 2 Supondo que as ondas emergentes podem interferir, é correto afirmar que QUESTÃO 29 QUESTÃO 27 Uma escada de massa m está em equilíbrio, encostada em uma parede vertical, como mostra a figura abaixo. Considere nulo o atrito entre a parede e a escada. Sejam µ e o coeficiente

Leia mais

FÍSICA 3. k = 1/4πε 0 = 9,0 10 9 N.m 2 /c 2 1 atm = 1,0 x 10 5 N/m 2 tan 17 = 0,30. a (m/s 2 ) 30 20 10 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0.

FÍSICA 3. k = 1/4πε 0 = 9,0 10 9 N.m 2 /c 2 1 atm = 1,0 x 10 5 N/m 2 tan 17 = 0,30. a (m/s 2 ) 30 20 10 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0. FÍSIC 3 Valores de algumas grandezas físicas celeração da gravidade: 1 m/s Carga do elétron: 1,6 x 1-19 C Constante de Planck: 6,6 x 1-34 J Velocidade da luz: 3 x 1 8 m/s k = 1/4πε = 9, 1 9 N.m /c 1 atm

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo II Aula 05 1. Introdução A mecânica dos gases é a parte da Mecânica que estuda as propriedades dos gases. Na Física existem três estados da matéria

Leia mais

Terceira Lista de Exercícios

Terceira Lista de Exercícios Universidade Católica de Petrópolis Disciplina: Resitência dos Materiais I Prof.: Paulo César Ferreira Terceira Lista de Exercícios 1. Calcular o diâmetro de uma barra de aço sujeita a ação de uma carga

Leia mais

HIDRÁULICA BÁSICA RESUMO

HIDRÁULICA BÁSICA RESUMO HIDRÁULICA BÁSICA RESUMO Antonio Marozzi Righetto 1. Hidráulica é o ramo da ciência que trata das condições físicas da água em condições de repouso e em movimento. 2. Um volume de água aprisionado em um

Leia mais

Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada

Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS - aceleração da gravidade g = 10 m/s 2 - calor específico da água c = 1,0 cal/(g o C) = 4,2 x

Leia mais

e R 2 , salta no ar, atingindo sua altura máxima no ponto médio entre A e B, antes de alcançar a rampa R 2

e R 2 , salta no ar, atingindo sua altura máxima no ponto médio entre A e B, antes de alcançar a rampa R 2 FÍSICA 1 Uma pista de skate, para esporte radical, é montada a partir de duas rampas R 1 e R 2, separadas entre A e B por uma distância D, com as alturas e ângulos indicados na figura. A pista foi projetada

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Professor: Renato Medeiros EXERCÍCIOS NOTA DE AULA IV Goiânia - 2014 EXERCÍCIOS 1. Uma partícula eletrizada positivamente é

Leia mais

Fichas de sistemas de partículas

Fichas de sistemas de partículas Capítulo 3 Fichas de sistemas de partículas 1. (Alonso, pg 247) Um tubo de secção transversal a lança um fluxo de gás contra uma parede com uma velocidade v muito maior que a agitação térmica das moléculas.

Leia mais

Mecânica dos Fluidos PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com

Mecânica dos Fluidos PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com Mecânica dos Fluidos PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com LISTA 2 Hidrostática 1) Um adestrador quer saber o peso de um elefante. Utilizando uma prensa hidráulica, consegue equilibrar

Leia mais

Resolução Vamos, inicialmente, calcular a aceleração escalar γ. Da figura dada tiramos: para t 0

Resolução Vamos, inicialmente, calcular a aceleração escalar γ. Da figura dada tiramos: para t 0 46 a FÍSICA Um automóvel desloca-se a partir do repouso num trecho retilíneo de uma estrada. A aceleração do veículo é constante e algumas posições por ele assumidas, bem como os respectivos instantes,

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 A L 0 H mola apoio sem atrito B A figura acima mostra um sistema composto por uma parede vertical

Leia mais

Fortaleza Ceará TD DE FÍSICA ENEM PROF. ADRIANO OLIVEIRA/DATA: 30/08/2014

Fortaleza Ceará TD DE FÍSICA ENEM PROF. ADRIANO OLIVEIRA/DATA: 30/08/2014 TD DE FÍSICA ENEM PROF. ADRIANO OLIVEIRA/DATA: 30/08/2014 1. Uma ave marinha costuma mergulhar de uma altura de 20 m para buscar alimento no mar. Suponha que um desses mergulhos tenha sido feito em sentido

Leia mais

MATEMÁTICA II EXERCÍCIOS DE REVISÃO GEOMETRIA SÓLIDA

MATEMÁTICA II EXERCÍCIOS DE REVISÃO GEOMETRIA SÓLIDA 1 MATEMÁTICA II EXERCÍCIOS DE REVISÃO GEOMETRIA SÓLIDA ===================================================== 1) As dimensões de um paralelepípedo retângulo são dadas por números inteiros em P.A. de razão

Leia mais

Eletricidade e Magnetismo - Lista de Exercícios I CEFET-BA / UE - VITÓRIA DA CONQUISTA COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Eletricidade e Magnetismo - Lista de Exercícios I CEFET-BA / UE - VITÓRIA DA CONQUISTA COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Eletricidade e Magnetismo - Lista de Exercícios I CEFET-BA / UE - VITÓRIA DA CONQUISTA COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Carga Elétrica e Lei de Coulomb 1. Consideremos o ponto P no centro de um quadrado

Leia mais

Resolução de Curso Básico de Física de H. Moysés Nussenzveig Capítulo 08 - Vol. 2

Resolução de Curso Básico de Física de H. Moysés Nussenzveig Capítulo 08 - Vol. 2 HTTP://COMSIZO.BLOGSPOT.COM/ Resolução de Curso Básico de Física de H. Moysés Nussenzveig Capítulo 08 - Vol. 2 Engenharia Física 09 Universidade Federal de São Carlos 10/31/2009 *Conseguimos algumas resoluções

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Aula 5 Carga Axial e Princípio de Saint-Venant Carga Axial A tubulação de perfuração de petróleo suspensa no guindaste da perfuratriz está submetida a cargas e deformações axiais extremamente grandes,

Leia mais

Universidade Paulista Unip

Universidade Paulista Unip Elementos de Produção de Ar Comprimido Compressores Definição Universidade Paulista Unip Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas,

Leia mais

S I F Õ E S. Coroamento

S I F Õ E S. Coroamento UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA HIDRÁULICA APLICADA AD174 006. Prof. Raimundo Nonato Távora Costa S I F Õ E S 01. Definição: Denominam-se sifões os condutos forçados parcialmente,

Leia mais

Professor(a): Série: 1ª EM. Turma: Bateria de Exercícios de Física

Professor(a): Série: 1ª EM. Turma: Bateria de Exercícios de Física Nome: nº Professor(a): Série: 1ª EM. Turma: Data: / /2013 Sem limite para crescer Bateria de Exercícios de Física 3º Trimestre 1- A casa de Dona Maria fica no alto de uma ladeira. O desnível entre sua

Leia mais

TIPO-A FÍSICA. x v média. t t. x x

TIPO-A FÍSICA. x v média. t t. x x 12 FÍSICA Aceleração da gravidade, g = 10 m/s 2 Constante gravitacional, G = 7 x 10-11 N.m 2 /kg 2 Massa da Terra, M = 6 x 10 24 kg Velocidade da luz no vácuo, c = 300.000 km/s 01. Em 2013, os experimentos

Leia mais

Fenômenos de Transporte

Fenômenos de Transporte Objetivos Fenômenos de Transporte I - Conceitos Fundamentais Identificar o campo de atuação da disciplina. Conceituar as variáveis básicas trabalhadas em Fenômenos de Transporte. Explanar sobre os conceitos

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 13 CINEMÁTICA VETORIAL E COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 13 CINEMÁTICA VETORIAL E COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 13 CINEMÁTICA VETORIAL E COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS Como pode cair no enem (UERJ) Pardal é a denominação popular do dispositivo óptico-eletrônico utilizado para fotografar veículos

Leia mais

Eletricidade e Magnetismo - Lista de Exercícios IV CEFET-BA / UE - VITÓRIA DA CONQUISTA COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Eletricidade e Magnetismo - Lista de Exercícios IV CEFET-BA / UE - VITÓRIA DA CONQUISTA COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Eletricidade e Magnetismo - Lista de Exercícios IV CEFET-BA / UE - VITÓRIA DA CONQUISTA COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Campo Magnético (Fundamentos de Física Vol.3 Halliday, Resnick e Walker, Cap.

Leia mais

FÍSICA - Grupos H e I - GABARITO

FÍSICA - Grupos H e I - GABARITO 1 a QUESTÃO: (,0 pontos) Avaliador Revisor Um sistema básico de aquecimento de água por energia solar está esquematizado na figura abaixo. A água flui do reservatório térmico para as tubulações de cobre

Leia mais

Questão 2 Uma esfera de cobre de raio R0 é abandonada em repouso sobre um plano inclinado de forma a rolar ladeira abaixo. No entanto, a esfera

Questão 2 Uma esfera de cobre de raio R0 é abandonada em repouso sobre um plano inclinado de forma a rolar ladeira abaixo. No entanto, a esfera Questão 1 Na figura abaixo, vê-se um trecho de uma linha de produção de esferas. Para testar a resistência das esferas a impacto, são impulsionadas a partir de uma esteira rolante, com velocidade horizontal

Leia mais

(a) a aceleração do sistema. (b) as tensões T 1 e T 2 nos fios ligados a m 1 e m 2. Dado: momento de inércia da polia I = MR / 2

(a) a aceleração do sistema. (b) as tensões T 1 e T 2 nos fios ligados a m 1 e m 2. Dado: momento de inércia da polia I = MR / 2 F128-Lista 11 1) Como parte de uma inspeção de manutenção, a turbina de um motor a jato é posta a girar de acordo com o gráfico mostrado na Fig. 15. Quantas revoluções esta turbina realizou durante o teste?

Leia mais

Evocar os conceitos do MRUV (movimento retilíneo uniformemente variado), do MRU (movimento retilíneo uniforme) e a decomposição de forças.

Evocar os conceitos do MRUV (movimento retilíneo uniformemente variado), do MRU (movimento retilíneo uniforme) e a decomposição de forças. 14 Curso Básico de Mecânica dos Fluidos Objetivos da segunda aula da unidade 1: Evocar os conceitos do MRUV (movimento retilíneo uniformemente variado), do MRU (movimento retilíneo uniforme) e a decomposição

Leia mais

Introdução à condução de calor estacionária

Introdução à condução de calor estacionária Introdução à condução de calor estacionária Exercício 1 - O telhado de uma casa com aquecimento elétrico tem 6m de comprimento, 8m de largura e 0, 25m de espessura e é feito de uma camada plana de concreto

Leia mais

Trabalho e potência. 1º caso: a força F não é paralela a d. 2º caso: a força F é paralela a d. 3º caso: a força F é perpendicular a d

Trabalho e potência. 1º caso: a força F não é paralela a d. 2º caso: a força F é paralela a d. 3º caso: a força F é perpendicular a d Trabalho e potência Trabalho mecânico Realizar trabalho, em Física, implica a transferência de energia de um sistema para outro e, para que isso ocorra, são necessários uma força e um deslocamento adequados.

Leia mais

6 BOMBAS HIDRÁULICAS PROBLEMA 6.1

6 BOMBAS HIDRÁULICAS PROBLEMA 6.1 6 BOMBAS HIDRÁULICAS PROBLEMA 6.1 Uma bomba cujo diagrama em colina é o da figura anexa foi projectada para, com o rendimento máximo de 0,90, elevar o caudal de 10,00 m 3 s -1 à altura total de 100,00

Leia mais

13 TUBULAÇÕES DE REFRIGERANTE

13 TUBULAÇÕES DE REFRIGERANTE 167 13 TUBULAÇÕES DE REFRIGERANTE As tubulações de refrigerante representam uma parte essencial no sistema de refrigeração, pois requer as mesmas considerações gerais de projeto que qualquer sistema de

Leia mais

Mecânica 2007/2008. 3ª Série

Mecânica 2007/2008. 3ª Série Mecânica 2007/2008 3ª Série Questões: 1. Se o ouro fosse vendido a peso, preferia comprá-lo na serra da Estrela ou em Lisboa? Se fosse vendido pela massa em qual das duas localidades preferia comprá-lo?

Leia mais

Perda de carga. Manuel F. Barral

Perda de carga. Manuel F. Barral Perda de carga Manuel F. Barral 1. Escoamentos em Dutos Sob-Pressão 1.1. Perda de Carga 1.1. Perda de Carga 1.. Perda de Carga Distribuída 1.. Perda de Carga Distribuída Material Rugosidade absoluta ε(mm)

Leia mais

Física 1 ano Prof. Miranda. Lista de Exercícios II Unidade

Física 1 ano Prof. Miranda. Lista de Exercícios II Unidade Física 1 ano Prof. Miranda Lista de Exercícios II Unidade mirandawelber@gmail.com 01. O que é necessário para determinar (caracterizar) uma: a) grandeza escalar? b) grandeza vetorial? 02. Classifique os

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL. Questão nº 1. Padrão de Resposta Esperado: a) Solução ideal

ENGENHARIA CIVIL. Questão nº 1. Padrão de Resposta Esperado: a) Solução ideal Questão nº 1 a) Solução ideal Aceita-se que a armadura longitudinal seja colocada pelo lado de fora das armaduras. Caso o graduando apresente o detalhe das armaduras, a resposta será: Solução para as hipóteses

Leia mais

= + + = = + = = + 0 AB

= + + = = + = = + 0 AB FÍSIC aceleração da gravidade na Terra, g 0 m/s densidade da água, a qualquer temperatura, r 000 kg/m 3 g/cm 3 velocidade da luz no vácuo 3,0 x 0 8 m/s calor específico da água @ 4 J/(ºC g) caloria @ 4

Leia mais

FÍSICA. Valores de algumas grandezas físicas:

FÍSICA. Valores de algumas grandezas físicas: Valores de algumas grandezas físicas: Aceleração da gravidade: 10 m/s Velocidade da luz no vácuo: 3,0 x 10 8 m/s. Velocidade do som no ar: 330 m/s Calor latente de fusão do gelo: 80 cal/g Calor específico

Leia mais

Física Parte 2. Fórmulas para obtenção das grandezas: 1.Superfície 2.Volume 3.Densidades 4.Vazão 5.Pressão 6.Teorema de Pascal 7.

Física Parte 2. Fórmulas para obtenção das grandezas: 1.Superfície 2.Volume 3.Densidades 4.Vazão 5.Pressão 6.Teorema de Pascal 7. Física Parte 2 Fórmulas para obtenção das grandezas: 1.Superfície 2.Volume 3.Densidades 4.Vazão 5.Pressão 6.Teorema de Pascal 7.Empuxo Introdução A memorização de unidades para as diversas grandezas existentes

Leia mais

ESTUDO DOS ORIFÍCIOS E BOCAIS 2014

ESTUDO DOS ORIFÍCIOS E BOCAIS 2014 ESCOLA DE MINAS/UFOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CIV5 HIDRÁULICA II Prof. Gilberto Queiroz da Silva ESTUDO DOS ORIFÍCIOS E BOCAIS 014 1. INTRODUÇÃO: definição ESCOAMENTOS DOS FLUIDOS ATRAVÉS DOS ORIFÍCIOS

Leia mais

www.enemdescomplicado.com.br

www.enemdescomplicado.com.br Exercícios de Física Gravitação Universal 1-A lei da gravitação universal de Newton diz que: a) os corpos se atraem na razão inversa de suas massas e na razão direta do quadrado de suas distâncias. b)

Leia mais

= 15,0. 30(m) = 450m. = 250m. b) Seja T o instante de encontro: = s B 30T = (T 5,0 + T 15,0)

= 15,0. 30(m) = 450m. = 250m. b) Seja T o instante de encontro: = s B 30T = (T 5,0 + T 15,0) 17 Um veículo A passa por um posto policial a uma velocidade constante acima do permitido no local. Pouco tempo depois, um policial em um veículo B parte em perseguição do veículo A. Os movimentos dos

Leia mais

DATA: 17/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: NOME COMPLETO:

DATA: 17/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSORES: Erich/ André NOME COMPLETO: I N S T R U Ç Õ E S DATA: 17/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 1 a EM Circule a sua turma: Funcionários:

Leia mais

Bacharelado Engenharia Civil

Bacharelado Engenharia Civil Bacharelado Engenharia Civil Disciplina: Física Geral e Experimental I Força e Movimento- Leis de Newton Prof.a: Msd. Érica Muniz Forças são as causas das modificações no movimento. Seu conhecimento permite

Leia mais

Aluno: Série:_2º Data: Matéria: Fisica Turno: Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia

Aluno: Série:_2º Data: Matéria: Fisica Turno: Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE PROGRESSÃO PARCIAL ENSINO MÉDIO - 2012 ESCOLA REFERENCIA Aluno: Série:_2º Data: Matéria: Fisica Turno: Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 17 LANÇAMENTO VERTICAL E QUEDA LIVRE

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 17 LANÇAMENTO VERTICAL E QUEDA LIVRE FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 17 LANÇAMENTO VERTICAL E QUEDA LIVRE Como pode cair no enem? celeração de 5 g (ou 50 m/s²), ocorrendo o enrijecimento dos músculos devido a força que o sangue exerce na volta

Leia mais

Cap. 24. Gases perfeitos. 21 questões

Cap. 24. Gases perfeitos. 21 questões Cap 24 Gases perfeitos 21 questões 357 Gases perfeitos 01 UFFRJ 1 a Fase 20 Nas cidades I e II não há tratamento de água e a população utiliza a ebulição para reduzir os riscos de contaminação A cidade

Leia mais

Física - UFRGS 2010. 02. Alternativa D Afirmativa I Um ano corresponde à distância percorrida pela luz durante um ano.

Física - UFRGS 2010. 02. Alternativa D Afirmativa I Um ano corresponde à distância percorrida pela luz durante um ano. Física - UFRGS 2010 01. Alternativa E De acordo com as leis de Kepler, a órbita de cada planeta é uma elipse com o Sol em um dos focos. A reta que une um planeta e o Sol, varre áreas iguais em tempos iguais

Leia mais

Física. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor:

Física. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Física Questão 1 (Unirio 2000) Um aluno pegou um fina placa metálica e nela recortou um disco de raio r. Em seguida, fez um anel também de raio r com um fio

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE FÍSICA 2 a SÉRIE

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE FÍSICA 2 a SÉRIE ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE FÍSICA 2 a SÉRIE Nome: Nº Série: 2º EM Data: / /2015 Professores Gladstone e Gromov Assuntos a serem estudados - Movimento Uniforme. Movimento Uniformemente Variado. Leis

Leia mais

Módulo 8: Conteúdo programático Eq. da Energia com perda de carga e com máquina

Módulo 8: Conteúdo programático Eq. da Energia com perda de carga e com máquina Módulo 8: Conteúdo programático Eq. da Energia com perda de carga e com máquina Bibliografia: Bunetti, F. Mecânica dos Fluidos, São Paulo, Prentice Hall, 007. Equação da Energia em Regime Permanente com

Leia mais

a) O tempo total que o paraquedista permaneceu no ar, desde o salto até atingir o solo.

a) O tempo total que o paraquedista permaneceu no ar, desde o salto até atingir o solo. (MECÂNICA, ÓPTICA, ONDULATÓRIA E MECÂNICA DOS FLUIDOS) 01) Um paraquedista salta de um avião e cai livremente por uma distância vertical de 80 m, antes de abrir o paraquedas. Quando este se abre, ele passa

Leia mais

FÍSICA. Questões de 01 a 04

FÍSICA. Questões de 01 a 04 GRUPO 1 TIPO A FÍS. 1 FÍSICA Questões de 01 a 04 01. Um sistema de elevadores funciona com dois elevadores iguais conectados por duas polias sem atrito, conforme mostra a figura. Cada elevador tem a lotação

Leia mais

A Equação 5.1 pode ser escrita também em termos de vazão Q:

A Equação 5.1 pode ser escrita também em termos de vazão Q: Cálculo da Perda de Carga 5-1 5 CÁLCULO DA PEDA DE CAGA 5.1 Perda de Carga Distribuída 5.1.1 Fórmula Universal Aplicando-se a análise dimensional ao problema do movimento de fluidos em tubulações de seção

Leia mais

NORMA TÉCNICA MEDIÇÃO DE VAZÃO DE EFLUENTES LÍQUIDOS ESCOAMENTO LIVRE CPRH N 2.004

NORMA TÉCNICA MEDIÇÃO DE VAZÃO DE EFLUENTES LÍQUIDOS ESCOAMENTO LIVRE CPRH N 2.004 NORMA TÉCNICA MEDIÇÃO DE VAZÃO DE EFLUENTES LÍQUIDOS ESCOAMENTO LIVRE CPRH N 2.004 MEDIÇÃO DE VAZÃO DE EFLUENTES LÍQUIDOS ESCOAMENTO LIVRE 1 OBJETIVO Esta Norma fixa as condições exigíveis para a indicação

Leia mais

3) Uma mola de constante elástica k = 400 N/m é comprimida de 5 cm. Determinar a sua energia potencial elástica.

3) Uma mola de constante elástica k = 400 N/m é comprimida de 5 cm. Determinar a sua energia potencial elástica. Lista para a Terceira U.L. Trabalho e Energia 1) Um corpo de massa 4 kg encontra-se a uma altura de 16 m do solo. Admitindo o solo como nível de referência e supondo g = 10 m/s 2, calcular sua energia

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física 2001 2ª Fase

Olimpíada Brasileira de Física 2001 2ª Fase Olimpíada Brasileira de Física 2001 2ª Fase Gabarito dos Exames para o 1º e 2º Anos 1ª QUESTÃO Movimento Retilíneo Uniforme Em um MRU a posição s(t) do móvel é dada por s(t) = s 0 + vt, onde s 0 é a posição

Leia mais

APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA

APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE POMPEIA CURSO TECNOLOGIA EM MECANIZAÇÃO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA Autor: Carlos Safreire Daniel Ramos Leandro Ferneta Lorival Panuto Patrícia de

Leia mais

CINEMÁTICA VETORIAL. Observe a trajetória a seguir com origem O.Pode-se considerar P a posição de certo ponto material, em um instante t.

CINEMÁTICA VETORIAL. Observe a trajetória a seguir com origem O.Pode-se considerar P a posição de certo ponto material, em um instante t. CINEMÁTICA VETORIAL Na cinemática escalar, estudamos a descrição de um movimento através de grandezas escalares. Agora, veremos como obter e correlacionar as grandezas vetoriais descritivas de um movimento,

Leia mais

e a temperatura do gás, quando, no decorrer deste movimento,

e a temperatura do gás, quando, no decorrer deste movimento, Q A figura mostra em corte um recipiente cilíndrico de paredes adiabáticas munido de um pistão adiabático vedante de massa M kg e raio R 5 cm que se movimenta sem atrito. Este recipiente contém um mol

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Resposta. Resposta

Questão 1. Questão 2. Resposta. Resposta Questão 1 Na natureza, muitos animais conseguem guiar-se e até mesmo caçar com eficiência, devido à grande sensibilidade que apresentam para a detecção de ondas, tanto eletromagnéticas quanto mecânicas.

Leia mais

UFMG - 2005 2º DIA FÍSICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

UFMG - 2005 2º DIA FÍSICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR UFMG - 2005 2º DIA FÍSICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Física Questão 01 Durante um voo, um avião lança uma caixa presa a um paraquedas. Após esse lançamento, o paraquedas abre-se e uma força F,

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Civil. Mecânica Vetorial ENG01035

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Civil. Mecânica Vetorial ENG01035 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Civil EXERCÍCIOS D 2 a. ÁRE Mecânica Vetorial ENG035 LIST DE PROLEMS DE PROV CENTRO DE GRVIDDE 1) peça representada

Leia mais

Refração da Luz Prismas

Refração da Luz Prismas Refração da Luz Prismas 1. (Fuvest 014) Um prisma triangular desvia um feixe de luz verde de um ângulo θ A, em relação à direção de incidência, como ilustra a figura A, abaixo. Se uma placa plana, do mesmo

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS - II DIMENSIONAMENTO

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS - II DIMENSIONAMENTO INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS - II DIMENSIONAMENTO Vazão Considera-se vazão hidráulica o volume de água a ser transportado que atravessa uma determinada seção (tubo, calha, etc) na unidade de tempo. No sistema

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque Aula 6 Definição de Torque Torque é o momento que tende a torcer a peça em torno de seu eixo longitudinal. Seu efeito é de interesse principal

Leia mais

FÍSICA. (19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br O ELITE RESOLVE FUVEST 2006 FÍSICA

FÍSICA. (19) 3251-1012 www.elitecampinas.com.br O ELITE RESOLVE FUVEST 2006 FÍSICA (9) 3- O ELITE RESOLVE FUVEST FÍSICA FÍSICA QUESTÃO Uma pista de skate, para esporte radical, é montada a partir de duas rampas R e R, separadas entre A e B por uma distância D, com as alturas e ângulos

Leia mais

DESMONTE HIDRÁULICO. Monitor hidráulico. Boletim 2-150 1 INTRODUÇÃO

DESMONTE HIDRÁULICO. Monitor hidráulico. Boletim 2-150 1 INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO A água a alta pressão e alta velocidade, proveniente de um tanque elevado ou de uma bomba centrífuga,levada contra a base de um banco por meio de um monitor, constitui o sistema de desmonte

Leia mais

COMENTÁRIO DA PROVA DE FÍSICA

COMENTÁRIO DA PROVA DE FÍSICA COMENTÁRIO DA PROVA DE FÍSICA A prova de Física da UFPR 2013/2014 apresentou algumas questões fáceis, algumas difíceis e maioria de questões médias. Dessa forma, é possível afirmar que, quanto ao nível,

Leia mais

FÍSICA. Exatas/Tarde Física e Matemática Prova A Página 1

FÍSICA. Exatas/Tarde Física e Matemática Prova A Página 1 FÍSICA 01 - A figura a seguir representa um eletroímã e um pêndulo, cuja massa presa à extremidade é um pequeno imã. Ao fechar a chave C, é correto afirmar que C N S (001) o imã do pêndulo será repelido

Leia mais

Projeto rumo ao ita. Química. Exercícios de Fixação. Exercícios Propostos. Termodinâmica. ITA/IME Pré-Universitário 1. 06. Um gás ideal, com C p

Projeto rumo ao ita. Química. Exercícios de Fixação. Exercícios Propostos. Termodinâmica. ITA/IME Pré-Universitário 1. 06. Um gás ideal, com C p Química Termodinâmica Exercícios de Fixação 06. Um gás ideal, com C p = (5/2)R e C v = (3/2)R, é levado de P 1 = 1 bar e V 1 t = 12 m³ para P 2 = 12 bar e V 2 t = 1m³ através dos seguintes processos mecanicamente

Leia mais

3a. prova Simulado 5 Dissertativo 27.09.06 FÍSICA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO

3a. prova Simulado 5 Dissertativo 27.09.06 FÍSICA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO Simulado 5 Padrão FUVEST Aluno: N o do Cursinho: Sala: FÍSICA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO 1. Aguarde a autorização do fiscal para abrir o caderno de questões e iniciar a prova. 2. Duração da

Leia mais

Problemas de Mecânica e Ondas

Problemas de Mecânica e Ondas Problemas de Mecânica e Ondas (LEMat, LQ, MEiol, MEmbi, MEQ) Tópicos: olisões: onservação do momento linear total, conservação de energia cinética nas colisões elásticas. onservação do momento angular

Leia mais

Forçados. Prof. Hugo Alexandre Soares Guedes, DEC-UFPel E-mail: hugo.guedes@ufpel.edu.br Website: wp.ufpel.edu.br/hugoguedes/

Forçados. Prof. Hugo Alexandre Soares Guedes, DEC-UFPel E-mail: hugo.guedes@ufpel.edu.br Website: wp.ufpel.edu.br/hugoguedes/ Escoamento em Condutos Forçados Prof. Hugo Alexandre Soares Guedes, DEC-UFPel E-mail: hugo.guedes@ufpel.edu.br Website: wp.ufpel.edu.br/hugoguedes/ CONCEITO São aqueles nos quais o fluido escoa com uma

Leia mais

Nome 3ª série Nº Conceito

Nome 3ª série Nº Conceito Prova Recuperação do 2º Semestre (Novembro) Física Prof. Reinaldo Nome 3ª série Nº Conceito Nº de questões 14 Tempo 100 min Data 13/11/15 Não é permitido o uso de calculadora. 0 = 4..10 7 T.m/A B = 0.i

Leia mais

Lista de Exercícios - Unidade 8 Eu tenho a força!

Lista de Exercícios - Unidade 8 Eu tenho a força! Lista de Exercícios - Unidade 8 Eu tenho a força! Forças 1. (UFSM 2013) O uso de hélices para propulsão de aviões ainda é muito frequente. Quando em movimento, essas hélices empurram o ar para trás; por

Leia mais

Vibrações Mecânicas. Vibração Livre Sistemas com 1 GL. Ramiro Brito Willmersdorf ramiro@willmersdorf.net

Vibrações Mecânicas. Vibração Livre Sistemas com 1 GL. Ramiro Brito Willmersdorf ramiro@willmersdorf.net Vibrações Mecânicas Vibração Livre Sistemas com 1 GL Ramiro Brito Willmersdorf ramiro@willmersdorf.net Departamento de Engenharia Mecânica Universidade Federal de Pernambuco 2015.1 Introdução Modelo 1

Leia mais

MÓDULO 03 - PROPRIEDADES DO FLUIDOS. Bibliografia

MÓDULO 03 - PROPRIEDADES DO FLUIDOS. Bibliografia MÓDULO 03 - PROPRIEDADES DO FLUIDOS Bibliografia 1) Estática dos Fluidos Professor Dr. Paulo Sergio Catálise Editora, São Paulo, 2011 CDD-620.106 2) Introdução à Mecânica dos Fluidos Robert W. Fox & Alan

Leia mais

MEMORIAL DE CÁLCULO 012310/1-0

MEMORIAL DE CÁLCULO 012310/1-0 1 SSC MEMORIAL DE CÁLCULO 012310/1-0 ANDAIME FACHADEIRO CONTRATANTE: Nopin Brasil Equipamentos para Construção Civil Ltda ENDEREÇO: Rodovia RS 122 nº 7470 Pavilhões 10 e 11 95110-310 Caxias do Sul - RS

Leia mais

EXERCÍCIOS 2ª SÉRIE - LANÇAMENTOS

EXERCÍCIOS 2ª SÉRIE - LANÇAMENTOS EXERCÍCIOS ª SÉRIE - LANÇAMENTOS 1. (Unifesp 01) Em uma manhã de calmaria, um Veículo Lançador de Satélite (VLS) é lançado verticalmente do solo e, após um período de aceleração, ao atingir a altura de

Leia mais