CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 1. Introdução a Sistemas de Computação Noções de Lógica Introdução à Lógica de Programação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 1. Introdução a Sistemas de Computação Noções de Lógica Introdução à Lógica de Programação"

Transcrição

1 CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 1 Introdução a Sistemas de Computação Noções de Lógica Introdução à Lógica de Programação

2 Componentes de um Sistema de Computação - Hardware Parte física de um sistema de Computação Corresponde a todos os elementos materiais que constituem o computador e seus periféricos Seus componentes básicos são: Dispositivos de entrada e saída Memórias Unidade Central de Processamento (UCP)

3 Componentes de um Sistema de Computação - Software Conjunto de instruções escrito em linguagem de máquina que instrui o computador como realizar suas tarefas. Pode ser dividido em dois grandes grupos: Software Básico: programas que tem a função de operar e manter um sistema de computação (Ex: Sistemas operacionais, compiladores, interpretadores, utilitários, etc.). Software Aplicativo: Programas especializados que realizam tarefas específicas (Ex. processadores de texto, planilhas eletrônicas, programas de controle de estoque, etc.).

4 Sistema Operacional Exemplos Windows Macintosh OSX Linux Android

5 Programação O que é? É o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. Linguagens de programação são usadas para a escrita de programas. O que é um programa? Um programa é, um conjunto de instruções que descreve uma tarefa no qual o computador a executa. Como funciona? A programação é feita através de linguagens de programação, que seguem alguns paradigmas na criação de um algoritmo. Este algoritmo é traduzido para uma linguagem que o computador pode entender para então ser executado.

6 Linguagens de Programação Linguagem de programação de alto nível: Conjunto de instruções em linguagem semelhante à humana, na qual podemos descrever procedimentos de forma mais amigável. A tradução é feita por compiladores e interpretadores Linguagem de Montagem: Conjunto de instruções simples, equivalentes aos das linguagens de máquina, porém são expressas na forma de termos mnemônicos para facilitar a programação. A tradução é feita por montadores. Linguagem de máquina: Conjunto de instruções simples em formato binário que podem ser executadas diretamente pelo hardware a partir do Sistema Operacional.

7 Paradigmas de Programação Regras que um programador precisa basear-se no momento da montagem de uma estrutura de um programa; Declarativa - TSQL; Procedural - C; Orientada a Objetos - Java; Linguagens de Programação Funcional - LISP; Linguagens de Programação Lógica - PROLOG;

8 Exemplo C int main (int argc, char** argv) { printf( Hello World!\n ); return (0); }

9 Compiladores e Interpretadores O que são? Compiladores e Interpretadores são programas de computador que traduzem um código de uma linguagem de programação a outra, normalmente para linguagem de montagem ou de máquina. Quais são as diferenças? Um compilador traduz e cria outro código, que pode ser executado posteriormente sem a necessidade do código fonte do software. Um interpretador faz a tradução do código em tempo real, onde para a execução do programa, é necessário o código fonte original. Quando usar. O uso de um interpretador ou compilador depende da linguagem de programação escolhida. Algumas são compiladas, e outras interpretadas, ou ainda são compiladas para um código intermediário para então serem interpretadas.

10 Noções de Lógica Lógica pode ser considerada o estudo dos processos válidos que atingem a verdade. O aprendizado da Lógica auxilia os estudantes no raciocínio, na compreensão de conceitos básicos, na verificação formal de programas e melhor os prepara para o entendimento do conteúdo de tópicos mais avançados. A Lógica matemática basicamente visa verificar a validade de argumentos a partir de determinadas premissas.

11 Noções de Lógica Premissa: Todo homem é mortal. Premissa: Maxwell é homem. Conclusão: Logo, Maxwell é mortal. Uma premissa é uma fórmula considerada verdadeira. A partir dela, se chega a conclusões.

12 Noções de Lógica Proposição: sentenças declarativas afirmativas nas quais se pode afirmar se são verdadeiras ou falsas. Hoje é sábado. A neve é vermelha. A partir de um conjunto de proposições, é possível estabelecer uma sentença lógica.

13 Noções de Lógica Para representar uma proposição, usam-se variáveis proposicionais. Hoje é sábado : p. A neve é vermelha : q. Para conectar as variáveis proposicionais, utilizam-se conectores lógicos.

14 Noções de Lógica Hoje é sábado E amanhã é domingo.

15 Noções de Lógica Hoje é sábado E amanhã é domingo. CONECTOR LÓGICO!

16 Noções de Lógica Vou comer pão OU vou comer pizza.

17 Noções de Lógica Vou comer pão OU vou comer pizza. CONECTOR LÓGICO!

18 Noções de Lógica Conectores lógicos estabelecem relação entre proposições. Assim, possibilitam criar novas sentenças. Vou pra aula OU vou ficar dormindo

19 Noções de Lógica Conectores lógicos estabelecem relação entre proposições. Assim, possibilitam criar novas sentenças. Vou pra aula OU vou ficar dormindo proposição1 proposição 2

20 Noções de Lógica Conectores lógicos estabelecem relação entre proposições. Assim, possibilitam criar novas sentenças. Vou pra aula OU vou ficar dormindo proposição1 proposição 2 proposição3

21 Noções de Lógica Simbolicamente, os conectores lógicos são representados da seguinte forma: ^ (E) v (OU) (NÃO) (CONDICIONAL SE...ENTÃO)

22 Noções de Lógica As sentenças lógicas podem ser representadas em tabelas, chamadas de tabelas-verdade. Proposição1 Proposição2 Sentença V V V V F V F V V F F F

23 Noções de Lógica Cada conector tem uma tabela-verdade correspondente. Conector E Conector OU P Q P ^ Q V V V V F F F V F F F F P Q P v Q V V V V F V F V V F F F

24 Noções de Lógica Cada conector tem uma tabela-verdade correspondente. Conector SE Conector NÃO P Q P Q V V V V F F F V V F F V P P V F F V

25 Noções de Lógica Pelé é brasileiro : p Buenos Aires é a capital da Argentina : q Se Pelé é brasileiro, então Buenos Aires é a capital da Argentina.

26 Noções de Lógica Pelé é brasileiro : p Buenos Aires é a capital da Argentina : q Se Pelé é brasileiro, então Buenos Aires é a capital da França.

27 Noções de Lógica Pelé é brasileiro : p Buenos Aires é a capital da Argentina : q Se Pelé é russo, então Buenos Aires é a capital da Argentina.

28 Noções de Lógica Pelé é brasileiro : p Buenos Aires é a capital da Argentina : q Se Pelé é alemão, então Brasília é a capital da Argentina.

29 Noções de Lógica Windows é um sistema operacional : p Linux é um editor de textos : q O teclado é um componente de hardware : r Se Linux é um sistema operacional e Windows é um componente de hardware, então o teclado é um editor de textos.

30 Noções de Lógica Windows é um sistema operacional : p Linux é um editor de textos : q O teclado é um componente de hardware : r Se o teclado é um componente de hardware, então Linux é um sistema operacional ou Windows é uma marca de computador.

31 Noções de Lógica - Exercícios Resolva as seguintes tabelas-verdade: P Q ((P^Q) v P) Q V V V F F V F F

32 Noções de Lógica - Exercícios Resolva as seguintes tabelas-verdade: P Q ((P^Q) v P) Q V V V V F F V F F

33 Noções de Lógica - Exercícios Resolva as seguintes tabelas-verdade: P Q ((P^Q) v P) Q V V V V F V F V F F

34 Noções de Lógica - Exercícios Resolva as seguintes tabelas-verdade: P Q ((P^Q) v P) Q V V V V F V F V V F F

35 Noções de Lógica - Exercícios Resolva as seguintes tabelas-verdade: P Q ((P^Q) v P) Q V V V V F V F V V F F F

36 Noções de Lógica - Exercícios Resolva as seguintes tabelas-verdade: P Q (((P v Q) ^ P) Q) V V F F V F V F

37 Noções de Lógica - Exercícios Resolva as seguintes tabelas-verdade: P Q ( P ^ Q) (P v Q) V V F F V F V F

38 Noções de Lógica - Exercícios Baseado nas premissas abaixo, determine o valor lógico das sentenças: Hoje é sábado. : p O céu é branco. : q O mar é verde. : r

39 Noções de Lógica - Exercícios 1) Se hoje é domingo e o céu é azul, então o mar é verde. 2) Hoje é sábado ou o mar é azul. 3) Se o mar é verde e o céu é branco, então hoje é sábado e o céu é azul.

40 Introdução à Lógica de Programação

41 Algoritmos Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.

42 Algoritmos Um algoritmo é uma sequência de passos lógicos que devem ser seguidos para chegar a determinado resultado. Um algoritmo deve ter condições de início e de fim bem definidas. Os passos a serem seguidos devem ser claros e específicos.

43 Algoritmos Quais os passos para trocar uma lâmpada?

44 Algoritmos 1. Pegar uma lâmpada nova 2. Desligar a chave geral 3. Pegar uma escada 4. Subir na escada 5. Retirar a lâmpada queimada 6. Colocar a lâmpada nova 7. Descer da escada 8. Guardar a escada 9. Ligar a chave geral 10.Ligar a nova lâmpada

45 Algoritmos E quais os passos para cozinhar arroz?

46 Algoritmos 1. Pegar uma panela 2. Colocar a panela no fogão 3. Ligar o fogão 4. Colocar óleo na panela 5. Dourar o alho e a cebola 6. Refogar o arroz 7. Adicionar água à panela 8. Adicionar sal 9. Esperar a água evaporar totalmente 10. Desligar o fogão 11. Retirar a panela do fogão

47 Algoritmos E se o óleo tivesse acabado, o que fazer? Essa sequência de passos não prevê desvios! Opções: Ir ao mercado comprar? Pedir ao vizinho emprestado? Fazer sem óleo?

48 Algoritmos 1. Pegar uma panela 2. Colocar a panela no fogão 3. Ligar o fogão 4. Se tiver óleo, colocar na panela e continuar no passo Se não tiver, cancelar o arroz e fazer um miojo. FIM 6. Dourar o alho e a cebola 7. Refogar o arroz 8. Adicionar água à panela 9. Adicionar sal 10. Esperar a água evaporar totalmente 11. Desligar o fogão 12. Retirar a panela do fogão

49 Algoritmos Os desvios escolhidos podem ser diferentes, mas o final atingindo deve significar a mesma coisa para todos os casos. É possível que desvios diferentes (ou seja, caminhos diferentes) levem ao mesmo resultado. Para indicar um desvio durante a sequência de passos, pode-se escreve Vá para x, sendo x o próximo passo a ser seguido.

50 Algoritmos Exemplo: algoritmo para ligar o computador. 1. Se o computador estiver ligado, FIM 2. Se o computador estiver ligado na tomada, vá para 4 3. Senão, ligar o computador na tomada 4. Aperar o botão de ligar 5. FIM

51 Algoritmos Os passos devem ser da forma mais direta e simples possível. Para tanto, devem conter instruções imperativas, ou seja, que expressem uma ação. Ligar o computador Pegar a panela Fechar a porta

52 Algoritmos Deve-se tentar deixar as instruções irredutíveis de um modo que não possam ser decompostas em mais instruções. Se um passo engloba outros, é melhor dividi-lo. Fazer login sistema Digitar usuário Digitar senha Confirmar login

53 Algoritmos Os passos devem ser específicos, para evitar ambiguidades e confusões. Devem ser escritos de modo a fornecer informações ricas e completas. Qual o melhor: Vá à padaria e compre um bolo. OU Vá à padaria e compre um bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro

54 Algoritmos - Exemplos Faça um algoritmo para dividir dois números:

55 Algoritmos - Exemplos Faça um algoritmo para dividir dois números: 1. Pegar o valor do dividendo 2. Pegar o valor do divisor 3. Se o divisor for 0, vá para 6 4. Senão, calcular a divisão 5. Mostrar o resultado, FIM 6. Mostrar erro, FIM

56 Algoritmos - Exemplos Faça um algoritmo para calcular a média de um aluno

57 Algoritmos - Exemplos Faça um algoritmo para calcular a média de um aluno 1. Pegar cada nota do alunos 2. Somar cada nota 3. Dividir a soma pelo total de notas 4. Mostrar o resultado

58 Algoritmos - Exercícios 1. Faça um algoritmo para cozinhar um miojo. 2. Faça um algoritmo para ajudar uma pessoa a escolher entre um desktop, um notebook e um tablet. 3. Timóteo nunca usou a internet. Faça um algoritmo para ele acessar o Facebook. 4. Faça um algoritmo para um professor corrigir provas. 5. Faça um algoritmo para jogar o jogo-da-velha.

59 Algoritmos Mas o computador entende essas sequências de passos? Para o computador, o que significa digitar sua senha ou ligar o fogão? Computacionalmente, os algoritmos devem seguir um conjunto de instruções pré-determinadas. Essas instruções são a língua que o computador fala. Ou seja são uma linguagem de programação.

60 Algoritmos A Máquina Analítica não tem nenhuma pretensão de criar o que quer que seja. Pode fazer tudo o que saibamos ordenar-lhe que faça. Ada Byron, considerada a primeira programadora.

61 Algoritmos Desse modo, para fazer um algoritmo computacional, é preciso seguir as regras e instruções do computador. No entanto, existem outras formas de representação da lógica de algoritmos. Exemplo: fluxogramas.

62 Algoritmos Vamos agora considerar algoritmos com instruções pré-definidas. Para montar a sequência de passos, só é permitido usar as instruções dadas. É permitido criar desvios e diferentes caminhos. Para indicar o fim do algoritmo, basta escrever FIM.

63 Algoritmos Bob é um robô construído para auxiliar nas tarefas domésticas. Ele possui um braço mecânico e um sensor. O braço consegue realizar cinco movimentos: erguer, abaixar, esticar, recolher e apertar. O sensor consegue identificar qualquer objeto. Bob também consegue andar. No entanto, ele não é muito esperto e anda sem uma direção definida.

64 Algoritmos No entanto, Bob não sabe fazer nada. Por esse motivo, alguém precisa escrever os algoritmos para que ele funcione. Dona Maria contratou você para criar os algoritmos para que Bob faça as tarefas determinadas. Lembre-se que Bob só tem sete instruções: erguer, abaixar, esticar, recolher, apertar, identificar e andar.

65 Algoritmos Faça um algoritmo para Bob lavar o cabelo de Dona Maria. Ele deve chegar ao banheiro sozinho.

66 Algoritmos Faça um algoritmo para Bob lavar o cabelo de Dona Maria. Ele deve chegar ao banheiro sozinho. 1. Andar. 2. Identificar cômodo. 3. Se cômodo for banheiro, vá para Senão, vá para Erguer até prateleira. 6. Esticar até alcançar objeto. 7. Identificar objeto. 8. Se objeto for shampoo, ir para Senão, recolher 10. Vá para Recolher. 12. Esticar até alcançar o cabelo de Dona Maria. 13. Apertar.

67 Algoritmos - Exercícios Faça com que Bob realize as seguintes tarefas: 1. Encontrar o controle-remoto da TV. 2. Fazer pipoca. 3. Varrer o tapete vermelho da sala.

68 Fluxogramas Um fluxograma é um gráfico que demonstra a seqüência operacional do desenvolvimento de um processo. Um fluxograma procura dar uma idéia geral do processamento, mostrando quais os dados iniciais disponíveis, quais os resultados que se pretende obter com o processamento e qual o caminho a ser seguido.

69 Fluxogramas Início Representa o inicio do fluxograma Processo Representa o processo executando Decisão Representa uma condição Fim Representa o fim do fluxograma

70 Fluxograma para Trocar uma Lâmpada Início Pegar uma lâmpada A chave geral está desligada? Sim Não Desligar a chave geral Trocar a lâmpada Ligar a chave geral Fim

71 Fluxograma para assar um pão Início Abrir Forno Sim Precisa de lenha? Sim O forno está acesso? Não Acender o fogo Não Assar pão Colocar lenha Fim

72 Fluxograma para descascar batatas Início Pegar uma batata As batatas estão descascad as? Sim Cozinhar as batatas Fim Não Descascar a batata

73 Exercícios Faça um fluxograma mostrando como fazer um bolo. Faça um fluxograma de uma pessoa que está no hotel e precisa pegar um vôo. Faça um fluxograma mostrando como alugar um filme.

74 Estruturação de Algoritmos

75 FIM Dúvidas? Deivide, Marcelo, Mateus e Thales deividepossamai@gmail.com, marcelofudo@outlook.com, mateusteixeira_@hotmail.com, thalesbertaglia@gmail.com

ALGORITMOS E FLUXOGRAMAS

ALGORITMOS E FLUXOGRAMAS ALGORITMOS E FLUXOGRAMAS Prof. André Backes INTRODUÇÃO Computadores = cérebros eletrônicos? Computadores são máquinas e, por si sós, não podem ser inteligentes. Alguém as projetou e deu a ela todas as

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I. Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I. Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Compreender do que é composto um programa Compreender o que é lógica Compreender

Leia mais

Algoritmos DCC 119. Introdução e Conceitos Básicos

Algoritmos DCC 119. Introdução e Conceitos Básicos Algoritmos DCC 119 Introdução e Conceitos Básicos Sumário Sistemas de Numeração Sistemas Computacionais Estrutura de um Computador Digital Sistemas Operacionais Algoritmo Introdução Formas de representação

Leia mais

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP Partindo de um conhecimento de comandos elétricos e lógica de diagramas, faremos abaixo uma revisão para introdução à CLP. Como saber se devemos usar contatos abertos ou fechados

Leia mais

Algoritmos e Programação Parte Teórica

Algoritmos e Programação Parte Teórica Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Produção / Elétrica Algoritmos e Programação Parte Teórica Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Lógica de programação Instrução Algoritmo Diferença entre algoritmo e programa

Lógica de programação Instrução Algoritmo Diferença entre algoritmo e programa Programação de Computadores III Aula 2 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-03.063 Roteiro da Aula

Leia mais

Desmistificando o Programa de Computador

Desmistificando o Programa de Computador Desmistificando o Programa de Computador Hoje vou explicar, da maneira mais simples possível, como funciona um programa de computador. Na sua essência um programa de computador nada mais é que uma coletânea

Leia mais

Programação 1. Rafael Vargas Mesquita. http://www.ci.ifes.edu.br ftp://ftp.ci.ifes.edu.br/informatica/mesquita/

Programação 1. Rafael Vargas Mesquita. http://www.ci.ifes.edu.br ftp://ftp.ci.ifes.edu.br/informatica/mesquita/ Programação 1 Rafael Vargas Mesquita http://www.ci.ifes.edu.br ftp://ftp.ci.ifes.edu.br/informatica/mesquita/ Definições Básicas Lógica de programação é a técnica de desenvolver algoritmos (sequências

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 Índice 1. Introdução...3 1.1. O que é um Computador?... 3 1.2. Máquinas Multiníveis... 3 2 1. INTRODUÇÃO 1.1 O QUE É UM COMPUTADOR? Para estudarmos como um computador

Leia mais

Computador Digital Circuitos de um computador (Hardware)

Computador Digital Circuitos de um computador (Hardware) Computador Digital SIS17 - Arquitetura de Computadores (Parte I) Máquina que pode resolver problemas executando uma série de instruções que lhe são fornecidas. Executa Programas conjunto de instruções

Leia mais

Implementando uma Classe e Criando Objetos a partir dela

Implementando uma Classe e Criando Objetos a partir dela Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 04 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 2 Prof. Cristóvão Cunha Implementando uma Classe

Leia mais

Introdução à Engenharia de Computação

Introdução à Engenharia de Computação Introdução à Engenharia de Computação Tópico: O Computador como uma Multinível José Gonçalves - Introdução à Engenharia de Computação Visão Tradicional Monitor Placa-Mãe Processador Memória RAM Placas

Leia mais

Definição de Programas de Computadores e Linguagem de Programação de Comutadores

Definição de Programas de Computadores e Linguagem de Programação de Comutadores Definição de Programas de Computadores e Linguagem de Programação de Comutadores O computador é um equipamento eletrônico composto por circuitos eletrônicos, que trabalham com o estado ligado(1) e desligado(0),

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Organização de Computadores Software

Organização de Computadores Software Organização de Computadores Software Professor Marcus Vinícius Midena Ramos Colegiado de Engenharia de Computação (74)3614.1936 marcus.ramos@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~marcus.ramos Objetivos: Entender

Leia mais

Prof. Edson J. R. Justino Aula Teórica 02 Escola Politécnica Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Introdução ao Conceito de Algoritmo e O Conceito de Algoritmo e as Estruturas Básicas de

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Programação em papel quadriculado

Programação em papel quadriculado 4 NOME DA AULA: Programação em papel quadriculado Tempo de aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10 minutos Objetivo principal: ajudar os alunos a entender como a codificação funciona. RESUMO Ao "programar"

Leia mais

Tutorial Classmate: Resolvendo bug do X na tela. Nathalia Sautchuk Patrício

Tutorial Classmate: Resolvendo bug do X na tela. Nathalia Sautchuk Patrício Tutorial Classmate: Resolvendo bug do X na tela Nathalia Sautchuk Patrício Apareceu um X na tela? Quando você liga seu Classmate normalmente e aparece o X na tela ao invés de aparecer o seu Desktop, o

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Introdução a Computação Aula 02 Introdução a Linguagem C Edirlei Soares de Lima Lógica de Programação Lógica de Programação é a técnica de criar sequências lógicas de ações para

Leia mais

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH 1 Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos

Leia mais

Lógica para a Programação - 1º semestre AULA 01 Prof. André Moraes

Lógica para a Programação - 1º semestre AULA 01 Prof. André Moraes Pág 4 Lógica para a Programação - 1º semestre AULA 01 Prof. André Moraes 1 APRESENTAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR A unidade curricular de Lógica para a programação tem como objetivo promover o estudo dos principais

Leia mais

1.1. Organização de um Sistema Computacional

1.1. Organização de um Sistema Computacional 1. INTRODUÇÃO 1.1. Organização de um Sistema Computacional Desde a antiguidade, o homem vem desenvolvendo dispositivos elétricoeletrônicos (hardware) que funciona com base em instruções e que são capazes

Leia mais

Estrutura Condicional C++

Estrutura Condicional C++ Estrutura Condicional C++ Resumo3 Profª. Ivre Marjorie R. Machado Estrutura Condicional Na estrutura sequencial, todos os comandos são executados independente de qualquer coisa/condição Usando a estrutura

Leia mais

Linguagem de Programação

Linguagem de Programação Linguagem de Programação Introdução a Linguagem C Princípios de Programação em C Gil Eduardo de Andrade Conceitos Iniciais: Linguagem C Introdução É uma linguagem estruturada; Foi desenvolvida na década

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Formação: Graduando em Analises e Desenvolvimento de Sistemas (8º Período) Pregoeiro / Bolsa de Valores

Leia mais

Roteiro. MC-102 Aula 01. Hardware e dispositivos. O que é um computador? Primeiro Semestre de 2008 3 A linguagem C

Roteiro. MC-102 Aula 01. Hardware e dispositivos. O que é um computador? Primeiro Semestre de 2008 3 A linguagem C Roteiro Introdução à Programação de Computadores 1 Instituto de Computação Unicamp 2 Primeiro Semestre de 2008 3 O que é um computador? Computador: o que computa, calculador, calculista. (dicionário Houaiss).

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Autor: Bruno Leonardo MCP, MCDST, MCSA http://brunoleonardoleal.spaces.live.com 24/06/2007 Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Página 1 de 16 O Controle dos Pais está disponível nas versões

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação

Introdução à Lógica de Programação Introdução à Lógica de Programação Sistemas Numéricos As informações inseridas em um computador são traduzidos em dados, ou seja, em sinais que podem ser manipulados pelo computador. O computador trabalha

Leia mais

1 INTRODUÇÃO 1.1 CONCEITO DE PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

1 INTRODUÇÃO 1.1 CONCEITO DE PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO 1 INTRODUÇÃO 1.1 CONCEITO DE PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Desde o seu surgimento, o manuseio da computação é baseado em linguagens de programação. Ela permite que sejam construídos aplicativos

Leia mais

01. Considere as seguintes proposições:

01. Considere as seguintes proposições: 01. Considere as seguintes proposições: p: O restaurante está fechado. q: O computador está ligado. A sentença O restaurante não está fechado e o computador não está ligado assume valor lógico verdadeiro

Leia mais

Simulador PMP - 4º Edição Exame de Certificação do PMI

Simulador PMP - 4º Edição Exame de Certificação do PMI Simulador PMP - 4º Edição Exame de Certificação do PMI WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof Odilon Zappe Jr Compatibilidade O termo compatibilidade refere-se aos diferentes componentes do computador (hardware e software) que são convenientes para o emprego das funções

Leia mais

Introdução a Programação

Introdução a Programação Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Engenharia Civil Prof.: Maico Petry Introdução a Programação DISCIPLINA: Informática aplicada a Engenharia Programação de Computadores Como programar

Leia mais

MC102 Algoritmos e Programação de Computadores 1ª Aula Introdução à Programação de Computadores

MC102 Algoritmos e Programação de Computadores 1ª Aula Introdução à Programação de Computadores MC102 Algoritmos e Programação de Computadores 1ª Aula Introdução à Programação de Computadores 1. Objetivos Situar a atividade de programação de computadores Apresentar conceitos fundamentais relativos

Leia mais

Conceitos básicos da linguagem C

Conceitos básicos da linguagem C Conceitos básicos da linguagem C 2 Em 1969 Ken Thompson cria o Unix. O C nasceu logo depois, na década de 70. Dennis Ritchie, implementou-o pela primeira vez usando o sistema operacional UNIX criado por

Leia mais

Boletim Eletrônico de Recolhimento Manual do Sistema. Boletim Eletrônico de Recolhimento. Manual do Sistema

Boletim Eletrônico de Recolhimento Manual do Sistema. Boletim Eletrônico de Recolhimento. Manual do Sistema Boletim Eletrônico de Recolhimento Manual do Sistema Versão 1.2 Junho / 2013 Sumário 1. Introdução... - 3-2. O Sistema BOLETIM ELETRÔNICO DE RECOLHIMENTO... - 3-3. Pré-requisitos... - 3-4. Primeiro Acesso...

Leia mais

Introdução ao Paradigma Orientado a Objetos. Principais conceitos

Introdução ao Paradigma Orientado a Objetos. Principais conceitos Introdução ao Paradigma Orientado a Objetos Principais conceitos Paradigmas de Programação PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA X PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Paradigma Programação estruturada Na programação estrutura

Leia mais

Simulador CCNA Exame de Certificação da CISCO

Simulador CCNA Exame de Certificação da CISCO Simulador CCNA Exame de Certificação da CISCO Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Aceitar as condições de uso da

Leia mais

Reaproveitando algoritmos

Reaproveitando algoritmos Reaproveitando algoritmos Alguns exercícios pedem que se modifique um algoritmo feito anteriormente, para que ele resolva um novo problema. Isto procura demonstrar uma prática corriqueira, chamada de reaproveitamento

Leia mais

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Introdução O computador como ferramenta indispensável: Faz parte das nossas vidas; Por si só não faz nada de útil; Grande capacidade de resolução

Leia mais

Paradigmas de Linguagens de Programação

Paradigmas de Linguagens de Programação Paradigmas de Linguagens de Programação Faculdade Nova Roma Cursos de Ciências da Computação (6 Período) Prof. Adriano Avelar - Site: www.adrianoavelar.com Email: edson.avelar@yahoo.com.br Ementa Introdução

Leia mais

Algoritmos e programação

Algoritmos e programação Algoritmos e programação Introdução à Programação Prof. Bonadia dos Santos Conceitos básicos Desde o início de sua existência, o homem procurou criar máquinas que o auxiliassem em seu trabalho. Dentre

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores

Introdução à Programação de Computadores 1. Objetivos Introdução à Programação de Computadores Nesta seção, vamos discutir os componentes básicos de um computador, tanto em relação a hardware como a software. Também veremos uma pequena introdução

Leia mais

Beats Pill. Conheça a Beats Pill

Beats Pill. Conheça a Beats Pill Beats Pill Conheça a Beats Pill Não seja escravo do seu aparelho de som Ambiente Externos e Viagens Negócios Lar Você pode levar a Pill nas próximas férias para poder amplificar suas músicas favoritas.

Leia mais

Computador. 1982: os computadores são ferramentas que nos permitem fazer cálculos rápida e comodamente

Computador. 1982: os computadores são ferramentas que nos permitem fazer cálculos rápida e comodamente Computador Algumas definições 1982: os computadores são ferramentas que nos permitem fazer cálculos rápida e comodamente 1985: calculador electrónico usado na investigação espacial e actualmente já noutros

Leia mais

UFRPE Prof. Gustavo Callou gcallou@gmail.com

UFRPE Prof. Gustavo Callou gcallou@gmail.com UFRPE Prof. Gustavo Callou gcallou@gmail.com 1 Algoritmos Representação Exercícios Linguagens de Programação Compilador Interpretador Ambiente de Desenvolvimento Python Característica Para que serve Onde

Leia mais

Sessão 2 UFCD 0804 Algoritmos

Sessão 2 UFCD 0804 Algoritmos Sessão 2 UFCD 0804 Algoritmos Revisões Sessão 1 Algoritmo - Definição Um algoritmo é formalmente uma sequência finita de passos que levam a execução de uma tarefa, é uma sequência de instruções para atingir

Leia mais

Invenções Implementadas por Computador (IIC) Patentes

Invenções Implementadas por Computador (IIC) Patentes Invenções Implementadas por Computador (IIC) Patentes O que é uma IIC? Uma IIC é uma invenção que recorre a um computador, a uma rede de computadores ou a qualquer outro dispositivo programável (por exemplo

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE VIDEOCONFERÊNCIA RADVISION XT1000

GUIA RÁPIDO DE VIDEOCONFERÊNCIA RADVISION XT1000 GUIA RÁPIDO DE VIDEOCONFERÊNCIA RADVISION XT1000 SEÇÃO DE APRIMORAMENTO EM TI TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO 29/05/2013 COMO PARTICIPAR DE UMA VIDEOCONFEREÊ NCIA Caso o menu de opções apareça durante a

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Introdução. Introdução. Objetivos da Aula. Bases Computacionais da Ciência(BC-0005)

Introdução. Introdução. Objetivos da Aula. Bases Computacionais da Ciência(BC-0005) 1 Bases Computacionais da Ciência(BC-0005) Lógica de Programação: Estruturas Condicionais Maria das Graças Bruno Marietto graca.marietto@ufabc.edu.br Centro de Matemática, Computação e Cognição(CMCC) Universidade

Leia mais

Módulo 1: Contextualização

Módulo 1: Contextualização Módulo 1: Contextualização Este trabalho, tem o objetivo de auxiliar os alunos das disciplinas de Introdução a Programação de Computadores, para cursos de Engenharia e de Automação, em seus estudos e no

Leia mais

Comandos Sequenciais if else, e Switch

Comandos Sequenciais if else, e Switch Introdução à Programação Comandos Sequenciais if else, e Switch 1º ano - ESI e IGE (2011/2012) Engenheiro Anilton Silva Fernandes (afernandes@unipiaget.cv) O computador pensa? Muitas vezes utiliza-se a

Leia mais

Este artigo abaixo foi produzido originalmente para a Network Core Wiki. Reproduzo-a aqui na íntegra. Publicado originalmente em 07/12/2007.

Este artigo abaixo foi produzido originalmente para a Network Core Wiki. Reproduzo-a aqui na íntegra. Publicado originalmente em 07/12/2007. Vírus no Linux? Este artigo abaixo foi produzido originalmente para a Network Core Wiki. Reproduzo-a aqui na íntegra. Publicado originalmente em 07/12/2007. Interface de uma distribuição Linux Uma das

Leia mais

O processador é um dos elementos componentes do computador moderno, sendo responsável pelo gerenciamento de todo o computador.

O processador é um dos elementos componentes do computador moderno, sendo responsável pelo gerenciamento de todo o computador. Resumo 01 O que é um processador? O processador é um dos elementos componentes do computador moderno, sendo responsável pelo gerenciamento de todo o computador. Os processadores atualmente são encapsulados

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

Convertendo Algoritmos para a Linguagem C

Convertendo Algoritmos para a Linguagem C onvertendo Algoritmos para a Linguagem Notas de Aula Prof. Francisco Rapchan www.geocities.com/chicorapchan O objetivo deste texto é mostrar alguns programas em, dando uma breve descrição de seu funcionamento

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3 Algoritmos e Estruturas de Dados I Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3 Laboratório de AEDS 1 Aula 01 Linguagens de Programação Cada linguagem de programação obedece

Leia mais

Especificação Operacional.

Especificação Operacional. Especificação Operacional. Para muitos sistemas, a incerteza acerca dos requisitos leva a mudanças e problemas mais tarde no desenvolvimento de software. Zave (1984) sugere um modelo de processo que permite

Leia mais

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº UNIDADE 1I: SISTEMA COMPITACIONAL Elementos hardware e periféricos Um sistema computacional consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um

Leia mais

Implementadas por Computador

Implementadas por Computador «Título Dia Aberto da Acção» da PI «Nome Ricardo Formador» Pereira «Título Invenções do Módulo» Implementadas por Computador «Função Desempenhada» Examinador de Patentes Universidade de «Local» Évora «dd.mm.aaaa»

Leia mais

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos.

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos. Visão Geral VISÃO GERAL Esse material abordará o acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Proativa do Pará, com intenção de ilustrar os aspectos na visão do Aprendiz. Essa abordagem dedica-se

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Agrupamento de escolas de Pevidém 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Conhecer e adotar regras de ergonomia e exploração de diferentes tipos de software Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer as

Leia mais

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA. Arquitetura de computadores

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA. Arquitetura de computadores UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA Arquitetura de computadores ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Bibliografia: MONTEIRO, M. A. Introdução à organização de computadores. 4 ed. RJ. LTC 2001. TANEMBAUM, A. S. Organização

Leia mais

Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação

Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação TELVPG-5228 Adpt WK Kit Vivo Soluciona TI_15 REV.indd 1 23/2/15 16:42 Veja a seguir como aproveitar ao máximo seu Vivo Soluciona TI. Parabéns por adquirir o Vivo

Leia mais

Programação de Computadores. Turma CI-180-B. Josiney de Souza. josineys@inf.ufpr.br

Programação de Computadores. Turma CI-180-B. Josiney de Souza. josineys@inf.ufpr.br Programação de Computadores Turma CI-180-B Josiney de Souza josineys@inf.ufpr.br Agenda do Dia Aula 2 (06/03/15) Como está organizado um computador Computadores antigos Modelo von-neumann Quais suas partes

Leia mais

Projetando sem fio na H-312

Projetando sem fio na H-312 Projetando sem fio na H-312 PEE-COPPE Projetando sem fio na H-312 Os projetores Epson PowerLite X24+ das salas A, B, C e D da H-312 possuem adaptadores WiFi, e isto permite o seu uso sem fio. Dependendo

Leia mais

O modelo do computador

O modelo do computador O modelo do computador Objetivos: Mostrar como é o funcionamento dos computadores modernos Mostrar as limitações a que estamos sujeitos quando programamos Histórico Os primeiros computadores são da década

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação Créditos Introdução à Ciência da Computação Algoritmos O material a seguir é composto de adaptações dos slides gentilmente cedidos por: Prof. André de Carvalho Slides baseados nos originais das professoras

Leia mais

1) Entendendo a eletricidade

1) Entendendo a eletricidade 1) Entendendo a eletricidade 1 2) Circuitos Modelix 2 3) Utilizando o Sistema Esquemático Modelix-G (Modelix-Grafix) 6 4) Fazendo montagens com os Circuitos Modelix 7 5) Exercícios para treinar 8 Objetivo:

Leia mais

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O Power Point é um poderoso editor de apresentações muito utilizado quando for preciso fazer a exibição de trabalhos, projetos, aulas e afins em slides coloridos e

Leia mais

Aula 1: Conhecendo a Calculadora

Aula 1: Conhecendo a Calculadora Nome completo do(a) aluno(a): Nº Ano: Turma: Data: / / Aula 1: Conhecendo a Calculadora Nosso objetivo é que vocês consigam identificar os conteúdos matemáticos já aprendidos na sala de aula de uma forma

Leia mais

Estoque. Como controlar o estoque

Estoque. Como controlar o estoque Estoque Como controlar o estoque Por que é necessário controlar o estoque? Reduzir custos Se há excesso em estoque A empresa terá custos operacionais para manter o estoque, isto significa capital empatado

Leia mais

LINGUAGEM C UMA INTRODUÇÃO

LINGUAGEM C UMA INTRODUÇÃO LINGUAGEM C UMA INTRODUÇÃO AULA 1 Conceitos muito básicos 1 Introdução O C nasceu na década de 70. Seu inventor, Dennis Ritchie, implementou-o pela primeira vez usando um DEC PDP-11 rodando o sistema operacional

Leia mais

3. O NIVEL DA LINGUAGEM DE MONTAGEM

3. O NIVEL DA LINGUAGEM DE MONTAGEM 3. O NIVEL DA LINGUAGEM DE MONTAGEM Nas aulas anteriores tivemos a oportunidade de discutir dois diferentes níveis presentes na maioria dos computadores atuais. Nesta aula dedica-se a outro nível que também

Leia mais

Análise Estruturada de Sistemas:

Análise Estruturada de Sistemas: Análise Estruturada de Sistemas: Introdução ao DFD (Diagrama de Fluxo de Dados) : Representação em rede (na forma de fluxograma) dos processos (ou funções), dos sistemas e dos dados que ligam estes processos.

Leia mais

Resolução da lista de exercícios de casos de uso

Resolução da lista de exercícios de casos de uso Resolução da lista de exercícios de casos de uso 1. Explique quando são criados e utilizados os diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Na fase de concepção se

Leia mais

CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMAVEL

CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMAVEL CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMAVEL Controlador Lógico Programável ( Hardware ) Para aprendermos como funciona um CLP, é necessário uma análise de seus componentes básicos, utilizados por todos os CLPs disponíveis

Leia mais

PCS 3111 - LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS PARA A ENGENHARIA ELÉTRICA

PCS 3111 - LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS PARA A ENGENHARIA ELÉTRICA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais PCS - LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS PARA A ENGENHARIA ELÉTRICA EXERCÍCIO PROGRAMA

Leia mais

MODELIX SYSTEM SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS

MODELIX SYSTEM SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS MODELIX SYSTEM SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS A Modelix Robotics é pioneira dentre as empresas nacionais no segmento de robótica educacional (uso acadêmico e educação tecnológica) e robótica para usuário

Leia mais

Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com

Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com Guia de Instalação do BRlix Como tenho visto no fórum do BRlix que muitas pessoas estão encontrando dificuldades na instalação

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Algoritmo Textual Universidade Federal Rural de Pernambuco Professor: Abner Corrêa Barros abnerbarros@gmail.com Um algoritmo pode ser definido como uma seqüência de passos que visam

Leia mais

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2.

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Interface megadmx SA Firmware versão 1, 2 e 3 / software megadmx 2.000 (Windows/MAC

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 8. Introdução ao Linux Introdução a linguagem C

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 8. Introdução ao Linux Introdução a linguagem C CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 8 Introdução ao Linux Introdução a linguagem C Linux Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux. Existem muitas distribuições

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Computadores. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01

Introdução à Arquitetura de Computadores. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Introdução à Arquitetura de Computadores Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Introdução Conceitos (1) Computador Digital É uma máquina que pode resolver problemas executando uma série de instruções

Leia mais

1. Introdução - contextos de aplicações

1. Introdução - contextos de aplicações Universidade Federal de Pelotas Sumário da Aula Fundamentos de Informática Aula 1 Noções sobre Informática, Hardware, Software e Plataformas Prof. Carlos R. Medeiros gil.medeiros@ufpel.edu.br Material

Leia mais

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br Virtual Box Guia De Instalação E Utilização 1 Sumário Instalação do Linux Ubuntu através de um gerenciador de Máquinas Virtuais 1.1 Introdução, 3 1.2 Instalação do Virtual Box, 3 1.3 Configuração do Virtual

Leia mais

Aula 10 Introdução à Algoritmos. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www3.ifrn.edu.

Aula 10 Introdução à Algoritmos. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www3.ifrn.edu. Aula 10 Introdução à Algoritmos Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www3.ifrn.edu.br/~brunogomes Agenda da Aula Introdução aos Algoritmos: Conceitos Iniciais; Programa

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Planilha Eletrônica Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus

Leia mais

Guia: como instalar o Ubuntu Linux

Guia: como instalar o Ubuntu Linux Guia: como instalar o Ubuntu Linux Você cansou do Windows e quer se aventurar a usar alguma distribuição Linux, mas não sabe por onde começar? Montamos um passo a passo com todas as etapas necessárias

Leia mais

Representação do Conhecimento

Representação do Conhecimento Representação do Conhecimento Representação do Conhecimento Qual a importância de representar um mundo real no computador? 2 Representação do Conhecimento Qual a importância de representar um mundo real

Leia mais

MF = (M1 * 0,4) + (M2 * 0,6) MF < 6 MF = (MF * 0,6) + (EXA * 0,4)

MF = (M1 * 0,4) + (M2 * 0,6) MF < 6 MF = (MF * 0,6) + (EXA * 0,4) Informática Aplicada Prof. Gilmar F. Aquino Filho São Vicente, SP 22/02/2016 EMENTA Fundamentos em Informática; O computador; História; Origem; Funcionamento; Componentes; Conceito de Hardware; Conceito

Leia mais

Ambiente de Simulação Virtual para Capacitação e Treinamento na Manutenção de. Disjuntores de Subestações de Energia Elétrica,

Ambiente de Simulação Virtual para Capacitação e Treinamento na Manutenção de. Disjuntores de Subestações de Energia Elétrica, Ambiente de Simulação Virtual para Capacitação e Treinamento na Manutenção de Disjuntores de Subestações de Energia Elétrica Prof. Dr. Lineu Belico dos Reis EPUSP Resumo: O informe técnico apresenta a

Leia mais

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução Guia do Professor Data 23/01/2008 Introdução A inserção de tópicos da Eletricidade nas escolas de nível básico e médio é fundamental para a compreensão de alguns fenômenos da vida moderna. Você já imaginou

Leia mais