BANCO CENTRAL DA REPÚBLICA ARGENTINA Favor citar como: 382/485 Processo n.º. Buenos Aires, 7 de fevereiro de Aos Srs. Banco Patagonia S.A.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BANCO CENTRAL DA REPÚBLICA ARGENTINA Favor citar como: 382/485 Processo n.º. Buenos Aires, 7 de fevereiro de 2011. Aos Srs. Banco Patagonia S.A."

Transcrição

1 BANCO CENTRAL DA REPÚBLICA ARGENTINA Favor citar como: 382/485 Processo n.º Buenos Aires, 7 de fevereiro de 2011 Aos Srs. Banco Patagonia S.A. Temos o prazer de notificar a Resolução n.º 16, aprovada pela Diretoria desta Instituição em sessão de , cuja cópia certificada é apensa à presente. Cordiais saudações, BANCO CENTRAL DA REPUBLICA ARGENTINA ANEXO

2 Assunto: Banco Patagonia S.A. Alteração da estrutura acionária. Resumo: 1. O Processo n.º /10 refere-se ao requerimento de autorização apresentado pelo Banco do Brasil S.A., com sede em Brasília, República Federativa do Brasil, e Banco Patagonia S.A., sobre a transferência de 51% do pacote acionário da entidade local em favor do Banco do Brasil S.A. 2. Banco Patagonia S.A. e Banco do Brasil S.A. informaram que em foi assinado, ad referendum da autorização deste Banco Central da República Argentina, contrato de compra e venda em virtude do que o Banco do Brasil adquirirá 51% do pacote acionário de Banco Patagonia S.A., detido pelos Srs. Jorge G. Stuart Milne, Ricardo A. Stuart Milne e Emilio C. González Moreno. 3. Através da Ata n.º 2569, de , a Diretoria de Banco Patagonia S.A. resolveu por unanimidade tomar conhecimento da transação de venda de 51% do pacote acionário dessa entidade em favor do Banco do Brasil S.A., do contrato de compra e venda e do modelo de acordo de acionistas da sociedade. A Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas de Banco do Brasil S.A., realizada em , resolveu, dentre outros assuntos, adquirir a participação societária de Banco Patagonia S.A., representativa de 51% de seu capital social e ratificar o contrato de compra e venda de As principais características de transação ora submetida a consideração são as seguintes: 4.1. Comprador: Banco do Brasil S.A Vendedores: Srs. Jorge G. Stuart Milne, Ricardo A. Stuart Milne e Emilio C. González Moreno (detentores, em conjunto, de 61,5827% do capital social de Banco Patagonia S.A.) 4.3. Objeto: ações ordinárias, escriturais, classe B, com valor nominal de ARS 1 (um peso) por ação e direito a 1 voto por ação, representando 51% do capital social em circulação e votos de Banco Patagonia S.A Preço: USD , ou seja, USD 1,3076 por ação. O preço será pago aos vendedores nas contas que eles designarem, em dólares estadunidenses com fundos imediatamente disponíveis na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos de América.

3 4.5. Outras condições: Previamente e sujeito ao fechamento da transação, as partes acordaram que Banco do Brasil S.A. promoverá a Oferta Pública de Aquisição Obrigatória de Ações (OPA Obrigatória) na Argentina, sobre todas as ações remanescentes de Banco Patagonia S.A. que não sejam detidas pelos Srs. Jorge G. Stuart Milne, Ricardo A. Stuart Milne e Emílio C. González, ou seja, 38,42% do capital social e votos de Banco Patagonia S.A. Tudo nos termos do disposto pelas normas argentinas do mercado de títulos mobiliários sobre oferta pública de adquisição obrigatória por mudança de controle e aquisição de "participação significativa". Como resultado do exercício da OPA Obrigatória, os Srs. Jorge G. Stuart Milne, Ricardo A. Stuart Milne e Emílio C. González Moreno poderão acrescentar sua percentagem de participação em conjunto, de 10,58% até o máximo, em conjunto, de 25% do capital social e votos de Banco Patagonia S.A. As referidas pessoas poderão adquirir ações em proporção a suas participações em Banco Patagonia S.A. Por sua vez, Banco do Brasil poderá acrescentar sua participação, de 51% até o máximo de 75% do pacote acionário da entidade local. O preço da adquisição será determinado na data de fechamento da transação de compra e venda do 51% das ações de Banco Patagonia S.A. Além do mais, no contrato de compra e venda assinado em , foi ajustado que o preço por ação da OPA Obrigatória será equivalente ao preço de compra por ação que receberão os vendedores pela venda de 51% do capital social e votos em circulação de Banco Patagonia S.A., ou seja, USD 1,3076 por ação, com ajuste baseado em coeficiente equivalente a 0,5% anual pelo período compreendido entre e a data de fechamento da transação principal. A adquisição acima referida é sujeita à autorização de (i) o Banco Central da República Argentina, e (ii) a Comissão Argentina de Valores Mobiliários Atos na data de fechamento: dentre outros, as partes deverão assinar um Acordo de Acionistas, estabelecendo certos direitos e obrigações das partes (vendedores e comprador) sobre, dentre outros assuntos, a transferência de ações a terceiros, a designação de membros da diretoria e do conselho fiscal de Banco Patagonia S.A. e o voto conjunto sobre certos assuntos relevantes nas assembleias de acionistas. Além disso, incluirá a outorga de opções de compra (call) e venda (put), exercitáveis a partir do terceiro aniversário da data do acordo, para a aquisição por parte do Banco do Brasil S.A. das ações de Banco Patagonia S.A. que sejam detidas pelos vendedores.

4 5. Como resultado da referida transação, sem considerar o exercício da OPA Obrigatória, a composição acionária de Banco Patagonia, antes e depois de realizada essa transação, é a seguinte: Estrutura Acionária Acionistas Ações Ações Qty. % Qty. % Jorge Stuart Milne ,4642 Ricardo Stuart Milne ,4642 Emilio González Moreno ,6543 ANSES ,2516 INTESA Sao Paolo SPA ,3884 Acionistas locais ,4208 Província de Rio Negro ,1656 Acionistas estrangeiros ,1909 Banco do Brasil S.A ,0000 TOTAL , Banco do Brasil S.A. explicou que a agência do banco na República Argentina não possui infraestrutura comercial, operativa e tecnológica adequada para oferecer serviços localmente às empresas, clientes do Banco do Brasil S.A., que desenvolvem atividades no país. Por isso, considerou realizar a transação com Banco Patagonia S.A., salientando que proporcionará à entidade local suas relações com empresas brasileiras e empresas oriundas do resto da América Latina, que operam na Argentina, gerando para Banco Patagonia S.A. a oportunidade de atrair novos clientes, desenvolver novos negócios e acrescentar sua participação de mercado no sistema financeiro argentino. O banco adquirente manifestou que é sua intenção manter inicialmente separada a estrutura de Banco Patagonia S.A. e incorporar gradualmente o pessoal da atual agência que o Banco do Brasil S.A. possui na Argentina, considerando que não há superposição de tarefas entre ambas entidades, e que a sinergia favorecerá a adequada integração dos recursos humanos. Dentro dos principais objetivos que conduziram a ambas instituições a realizar a compra e venda acionária, salientam os seguintes: 1 A Administração Nacional de Previdência Social.

5 (i) potencializar a comercialização de produtos e serviços financeiros com empresas de origem brasileira que operam no país, e com as empresas multinacionais e de origem argentina com vínculo comercial com o Brasil, oferecendo as diferentes alternativas que atualmente comercializa o Banco Patagonia S.A., por exemplo, pagamento de folha de salários, produtos transacionais, operações de crédito, tesouraria e comércio exterior, etc. (ii) expandir os negócios do Banco Patagonia S.A. relativos às micro, pequenas e médias empresas. (iii) aprofundar o segmento de agro negócios, com foco nos produtores e nas empresas exportadoras/importadoras que operam na República Argentina, oferecendo produtos e serviços específicos necessários para acompanhar o crescimento da produção agropecuária argentina. (iv) Banco do Brasil contribuirá com sua expertise no oferecimento de produtos e serviços ao setor público, bem como no desenvolvimento de produtos para pessoas naturais, enfocando o mercado de cartões (crédito, débito) e meios de pagamento. Banco do Brasil S.A. informou que oportunamente adotará as medidas necessárias para requerir a esta Instituição o cancelamento da autorização para operar, outorgada à agência desse banco na Argentina, e a outorga de autorização para abrir um escritório de representação. 7. Banco do Brasil S.A. é pessoa jurídica de direito privado, sociedade anônima aberta, de economia mista, com sede em Brasília, República Federativa do Brasil, e tem por objeto a prática de todas as operações bancárias ativas, passivas e acessórias, a prestação de serviços bancários, de intermediação e suprimento financeiro sob suas múltiplas formas, inclusive operações em moeda estrangeira e atividades complementares, com destaque para as áreas de seguros, previdência privada, capitalização, corretagem de títulos e valores mobiliários, administração de cartão de crédito/débito, consórcios, fundo de investimentos e carteiras administradas, e o exercício de quaisquer atividades facultadas às instituições integrantes do sistema financeiro brasileiro. As demonstrações financeiras consolidadas correspondentes ao exercício findo em registraram ativos por BRL ,8 milhões (USD ,5 milhões - taxa de câmbio 0,574053), patrimônio líquido de BRL ,26 milhões (USD ,3 milhões), e lucro líquido de BRL ,5 milhões (USD 5.825,2 milhões).

6 O capital social de BRL milhões está representado por ações ordinárias escriturais (pp /359). O Estado Nacional é o acionista majoritário e, portanto, exerce o controle da vontade social. Sua estrutura acionária em é a seguinte: Acionistas Quantidade de (%) ações União Federal PREVI BNDES Par vinculada ao controlador Ações em Tesouraria Outros acionistas Total Para demonstrar a existência de recursos líquidos suficientes para realizar o pagamento do preço estabelecido na transação, ou seja, USD , Banco do Brasil S.A. encaminhou a documentação requerida pelas normas (item , Capítulo V, da Comunicação "A" 2241 e alterações). A certidão contábil apresentada atesta que, em , Banco do Brasil S.A. possuía disponibilidades no valor de USD Em , Banco Patagonia S.A. apresentou cópias autenticadas e traduzidas das cartas assinadas pelo Banco Central do Brasil, através das que essa Instituição outorgou em favor do Banco do Brasil S.A. autorização para: (i) a adquisição de ações ordinárias escriturais, classe B, com direito a voto, representando 51% do capital social e votos de Banco Patagonia S.A., no valor total de USD , que foi aprovada pela Assembleia Geral Extraordinária de Banco do Brasil S.A. realizada em , em conformidade com o contrato de compra e venda assinado em (ii) o aumento da posição relativa de Banco do Brasil S.A. em Banco Patagonia S.A., de 51% para 75% do capital social e votos desse banco, como resultado da eventual realização da Oferta Pública de Adquisição Obrigatória de Ações, estabelecida no contrato de compra e venda de ações, assinado em Banco do Brasil S.A. propôs as seguintes pessoas para integrar a diretoria do Banco Patagonia S.A., após concretizada a transação descrita: Srs. Aldemir Bendine (passaporte brasileiro n. DA066271), Allan Simões Toledo (passaporte brasileiro n. SB014301), Alexandre Correa Abreu (passaporte brasileiro n. SB003078), Ricardo José Da Costa Flores (passaporte brasileiro n. SB014248), João Carlos de Nobrega Pecego (passaporte brasileiro n. SA233270), Fausto de Andrade Ribeiro (passaporte brasileiro n. SB015160), Renato Luiz Belineti Naegele (passaporte brasileiro n. SA230010). Claudemir

7 Andreo Alledo (passaporte brasileiro n. SB014958). José Francisco Alvares Raya (passaporte brasileiro n. SB017669) e Maelcio Maurício Soares (passaporte brasileiro n. SA210766). Nos termos do Protocolo de Cooperação em vigor entre o Banco Central do Brasil e a Superintendência de Entidades Financeiras e Cambiais, requereu-se a esse banco informação sobre as pessoas naturais acima identificadas. O Banco Central do Brasil informou a inexistência de registro de antecedentes desfavoráveis sobre as pessoas consultadas no sistema financeiro brasileiro. Nesse sentido, das informações prestadas pelos interessados, e daquelas oriundas de diferentes dependências deste Banco Central da República Argentina, não surge qualquer impedimento para seu desempenho como diretores de Banco Patagonia S.A. 10. Segundo informado pelas diferentes dependências deste Banco Central relativamente à documentação apresentada sobre assuntos de suas respectivas competências, os seguintes dados merecem destaque: Gerência de Supervisão de Entidades Financeiras I: Relatório 312/405/10, informando que a situação de Banco Patagonia S.A., em setembro de 2010, era a seguinte: a) Situação Patrimonial, liquidez e resultados: a estrutura patrimonial registra ativos por $ ,6 milhões, compostos pelas seguintes contas: Empréstimos $ 6.103,8 milhões (53.4%), Títulos $ 2.139,7 milhões (18,7%), e Disponibilidades $ 1.836,3 (16,1%). O passivo registra $ 9.472,3 milhões, e as principais contas são: Depósitos, por $ 8.365,9 milhões (88,3%), Outras Obrigações por Intermediação Financeira, por $ 690,8 milhões (7,3%) e Obrigações Diversas, por $ 349,4 milhões (3,7%). Em as disponibilidades e outros ativos imediatamente realizáveis, principalmente Lebacs (Letras do Banco Central) e Nobacs (Notas do Banco Central) e títulos públicos avaliados pelo valor de mercado, registram níveis razoáveis de liquidez (36,1% do total do ativo e 49,3% do total de depósitos). Relativamente aos resultados, a entidade vem registrando ganhos recorrentes. Na data da análise, registra lucros por $ 324,7 milhões, que em valor anualizado representa ROE de 26,6% e ROA de 3.8%. b) Regulações prudenciais: Capital: Apresenta importante excesso de integração, que alcança o valor de $ 1.144,2 milhões, representando 182% da exigência regulamentar. Adicionalmente, em a entidade informa

8 exigência de risco de mercado de $ 86,9 milhões, que incluída na posição, representa excesso de $ 1.057,2 milhões (148 % da exigência). Ativo imobilizado: por valor de $ 617,3 milhões, representando 34,4% da responsabilidade patrimonial computável ($ 1.771,7 milhões), que demonstra baixos níveis em comparação com os limites regulatórios. Caixa Mínimo: as posições de caixa mínimo em pesos, dólares e euros, mensais e trimestrais, não apresentam defeito nos últimos doze meses. Relativamente às posições diárias em pesos, dólares e euros, nos últimos doze meses, só houve deficiência em em pesos, e a entidade recolheu os encargos correspondentes. Como conclusão, manifestou que considera factível que o ingresso do Banco do Brasil S.A. como acionista majoritário permitiria potencializar as possibilidades de negócios da entidade, estimando que o excesso atual na regulação de capitais outorga margem que permite um manejo razoável dos riscos futuros vinculados com o processo de expansão proposto Gerência de Assuntos Contenciosos: Através do Relatório 382/944/10, informou que Banco Patagonia S.A. e a agência na Republica Argentina do Banco do Brasil S.A. estão envolvidos em procedimentos administrativos em matéria financeira e/ou cambial. A esse respeito, deve ser mencionado que esses antecedentes não representam impedimento, do ponto de vista das normas de aplicação, para as alterações na integração acionária que são objeto de análise. 11. Oportunamente, a Comissão Nacional de Defesa da Concorrência requereu a este Banco Central da República Argentina informações sobre a operação de compra e venda acionária, de acordo com o disposto no artigo 16 da Lei n.º A esse respeito, esta Instituição comunicou a esse órgão que, já que a operação consiste em mudança na estrutura acionária de uma entidade local na que o novo acionista é uma entidade estrangeira, com presença no mercado através de uma agência, cuja participação no sistema financeiro local e mínima, essa negociação não teria impacto negativo sobre a concorrência no sistema financeiro local. 12. Relativamente ao possível exercício das opções de compra e venda de ações, que serão outorgadas no Acordo de Acionistas que será assinado na data de fechamento, deve ser mencionado que Banco Patagonia S.A. e Banco do Brasil S.A., por carta de , requereram que, nos termos da transação analisada neste processo, fosse autorizada a alteração da

9 estrutura acionária de Banco Patagonia S.A., como resultado do exercício das opções de compra e venda. A esse respeito, salienta-se que são transferências acionárias que, considerando as características das opções, poderão ocorrer ou não, segundo cada uma das partes decidir exercer ou não seu respectivo direito de compra ou de venda, segundo o caso, e que, aliás, o exercício dessas opções poderá ocorrer a qualquer tempo e sem prazo determinado, a partir do terceiro aniversário da data de assinatura do acordo de acionistas. Portanto, sob estas condições não se considera procedente antecipar a decisão desta Instituição sobre o assunto. Portanto, no caso de exercício das opções, as partes envolvidas deverão cumprir as disposições que, nessa época, regularem as alterações da estrutura acionária das entidades financeiras. 13. Considerando tudo quanto foi analisado, visto que as entidades cumpriram as condições estabelecidas pelas normas para esta classe de transações (item 1.1., Seção 1, Capítulo V da Carta Circular CREFI-2 Comunicação "A" 2241 e alterações), não é formulada qualquer objeção, do ponto de vista do artigo 15 da Lei de Entidades Financeiras, para a adquisição de 51% do pacote acionário de Banco Patagonia S.A. pelo Banco do Brasil S.A., e para o aumento de até 75% do capital social da entidade local, aumento que seria consequência da realização da Oferta Pública de Aquisição Obrigatória de Ações, prevista na cláusula 7.4. do contrato de compra e venda de ações assinado em Assim mesmo, também não haveria qualquer objeção para o eventual aumento das participações acionárias, em conjunto, dos Srs. Jorge G. Stuart Milne, Ricardo A. Stuart Milne e Emilio C. González Moreno, de 10,58% para 25% do capital social de Banco Patagonia S.A., como resultado da realização da referida Oferta Pública de Aquisição Obrigatória de Ações. Finalmente, como foi já mencionado, em foi assinado o Protocolo de Cooperação entre o Banco Central de Brasil e a Superintendência de Entidades Financeiras e Cambiais deste Banco Central, que estabeleceu compromissos de cooperação mútua e intercâmbio de informação com o objeto de facilitar o efetivo cumprimento de suas funções de supervisão do sistema financeiro de seus respectivos países. A Gerência Principal de Estudos e Pareceres da SEFyC tomou conhecimento segundo suas competências, Portanto, A DIRETORIA DO BANCO CENTRAL DA REPUBLICA ARGENTINA

10 RESOLVE: 1. Não formular objeções, do ponto de vista do artigo 15 da Lei de Entidades Financeiras, para a transferência de ações representativas de 51% do capital social e votos de Banco Patagonia S.A., detidas pelos Srs. Jorge G. Stuart Milne, Ricardo A. Stuart Milne e Emilio C. González Moreno em favor do Banco do Brasil S.A. 2. Não formular observações, do ponto de vista do artigo 15 da Lei de Entidades Financeiras, ao fato dos Srs. Jorge G. Stuart Milne, Ricardo A. Stuart Milne e Emilio C. González Moreno, em conjunto, e Banco do Brasil S.A. aumentem suas participações até 25% e 75% do capital social e dos votos de Banco Patagonia S.A., respectivamente, como resultado da realização da Oferta Pública de Aquisição Obrigatória de Ações, de acordo com o disposto na cláusula 7.4. do contrato de compra e venda de ações assinado em e da carta datada em Requerer ao Banco Patagonia S.A: a apresentação de cópia certificada do comprovante de inscrição das mudanças acionárias no livro respectivo (artigo 215 da Lei de Sociedades Comerciais), mencionadas nos itens 1. e 2. da presente, dentro de 5 (cinco) dias de produzidos cada um desses atos. 4. Não formular qualquer objeção para que os Srs. Aldemir Bendine (passaporte brasileiro n. DA066271), Allan Simões Toledo (passaporte brasileiro n. SB014301), Alexandre Correa Abreu (passaporte brasileiro n. SB003078), Ricardo José Da Costa Flores (passaporte brasileiro n. SB014248), João Carlos de Nobrega Pecego (passaporte brasileiro n. SA233270), Fausto de Andrade Ribeiro (passaporte brasileiro n. SB015160), Renato Luiz Belineti Naegele (passaporte brasileiro n. SA230010). Claudemir Andreo Alledo (passaporte brasileiro n. SB014958). José Francisco Alvares Raya (passaporte brasileiro n. SB017669) e Maelcio Maurício Soares (passaporte brasileiro n. SA210766) atuem como diretores do Banco Patagonia S.A. 5. Dispor que a autorização incluída nos itens 1. e 2 da presente é outorgada sem prejuízo do disposto na Lei n.º de Defesa da Concorrência e pelo órgão de controle social. 6. Estabelecer que o disposto nos itens 1. e 2 não obsta ao prosseguimento das ações administrativas que envolvem Banco Patagonia S.A. e a agência na República Argentina do Banco do Brasil S.A., que tramitam perante este Banco Central da República Argentina 7. Cientificar Banco Patagonia S.A. da presente Resolução, na forma disposta no artigo 41 do Decreto n.º 1759/72 (texto atualizado em 1991), que regulamenta a Lei Nacional de Procedimentos Administrativos.

11 Aprovada pela Diretoria em sessão de 3 de fevereiro de Resolução n.º 16.

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Variação Monetária nas Demonstrações Contábeis

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Variação Monetária nas Demonstrações Contábeis Variação 05/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 1.1. Exemplo de tratamento no sistema... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. RIR/1999... 4 2.2. Lei 9.718/1998... 4 2.3. Lei

Leia mais

PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DE AÇÕES DE EMISSÃO DA ELEVA ALIMENTOS S.A. PELA PERDIGÃO S.A. ELEVA ALIMENTOS S.A. PERDIGÃO S.A.

PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DE AÇÕES DE EMISSÃO DA ELEVA ALIMENTOS S.A. PELA PERDIGÃO S.A. ELEVA ALIMENTOS S.A. PERDIGÃO S.A. PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DE AÇÕES DE EMISSÃO DA ELEVA ALIMENTOS S.A. PELA PERDIGÃO S.A. ENTRE ELEVA ALIMENTOS S.A. E PERDIGÃO S.A. _ DATADO DE 13 DE NOVEMBRO DE 2007 _ PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO N 1832. Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Francisco Roberto André Gros Presidente

RESOLUÇÃO N 1832. Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Francisco Roberto André Gros Presidente RESOLUÇÃO N 1832 Divulga regulamento que disciplina a constituição e a administração de carteira de valores mobiliários mantida no país por investidores institucionais constituídos no exterior. O BANCO

Leia mais

REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS

REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS MERCOSUL/CMC/DEC. N 8/93 REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS TENDO EM VISTA: o Art. 1 do Tratado de Assunção, a Decisão N 4/91 do Conselho do Mercado Comum e a Recomendação N 7/93 do Subgrupo de Trabalho

Leia mais

GTD PARTICIPAÇÕES S.A.

GTD PARTICIPAÇÕES S.A. GTD PARTICIPAÇÕES S.A. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS REFERENTES AOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009 E 2008 E PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES GTD PARTICIPAÇÕES S.A. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais Capítulo I: Aplicação e Objeto 1.1. Pelo presente documento, a ARBITRAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Gestora ) vem, nos termos do Código ANBIMA

Leia mais

REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS TÍTULO : 1 - Mercado de Câmbio CAPÍTULO : 1 - Disposições Gerais

REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS TÍTULO : 1 - Mercado de Câmbio CAPÍTULO : 1 - Disposições Gerais 1 1. O presente título trata das disposições normativas e dos procedimentos relativos ao mercado de câmbio, de acordo com a Resolução n 3.568, de 29.05.2008. 2. As disposições deste título aplicam-se às

Leia mais

Resolução nº 106, de 11 de dezembro de 1968 1

Resolução nº 106, de 11 de dezembro de 1968 1 RESOLUÇÃO Nº 106 O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma da deliberação do Conselho Monetário Nacional, em sessão de 10.12.1968, e de acordo com o disposto nos arts. 59, da Lei nº 4.728, de 14 de julho de

Leia mais

IOCHPE-MAXION S.A. CNPJ/MF nº 61.156.113/0001-75 NIRE 35.300.014.022 Companhia Aberta

IOCHPE-MAXION S.A. CNPJ/MF nº 61.156.113/0001-75 NIRE 35.300.014.022 Companhia Aberta IOCHPE-MAXION S.A. CNPJ/MF nº 61.156.113/0001-75 NIRE 35.300.014.022 Companhia Aberta A IOCHPE-MAXION S.A., companhia aberta inscrita no CNPJ/MF sob o nº 61.156.113/0001-75, com sede no Município de Cruzeiro,

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO ABRACO 00 de 0 OBJETIVO Esta norma estabelece a sistemática adotada pela Associação Brasileira de Corrosão ABRACO para o funcionamento do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

Leia mais

BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E DE 2013. Página 1 de 16

BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E DE 2013. Página 1 de 16 BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E DE 2013 Página 1 de 16 BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. Demonstrações Contábeis Em 31 de Dezembro de 2014 e de 2013 Conteúdo Relatório

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. Parágrafo único. Para efeito do disposto nesta Resolução, considera-se:

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. Parágrafo único. Para efeito do disposto nesta Resolução, considera-se: RESOLUÇÃO CFC N.º 1.390/12 Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. regimentais, O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e RESOLVE: CAPÍTULO I

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/2013 - CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/2013 - CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Eólica Faísa V Geração e Comercialização de Energia Elétrica S.A.

Eólica Faísa V Geração e Comercialização de Energia Elétrica S.A. Balanço patrimonial em 31 de dezembro Ativo 2012 2011 Passivo e patrimônio líquido 2012 2011 (Não auditado) (Não auditado) Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa (Nota 4) 415 7 Fornecedores

Leia mais

BANCO ABC BRASIL S.A. CNPJ/MF nº 28.195.667/0001-06 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL MEDIANTE SUBSCRIÇÃO PARTICULAR DE AÇÕES

BANCO ABC BRASIL S.A. CNPJ/MF nº 28.195.667/0001-06 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL MEDIANTE SUBSCRIÇÃO PARTICULAR DE AÇÕES BANCO ABC BRASIL S.A. CNPJ/MF nº 28.195.667/0001-06 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL MEDIANTE SUBSCRIÇÃO PARTICULAR DE AÇÕES Banco ABC Brasil S.A. ( Companhia ), vem a público comunicar

Leia mais

Assunto Instrução CVM nº 409/04 Audiência Pública Manifestação ANBIMA Instrução CVM nº 555/14 Observações

Assunto Instrução CVM nº 409/04 Audiência Pública Manifestação ANBIMA Instrução CVM nº 555/14 Observações Assunto Instrução CVM nº 409/04 Audiência Pública Manifestação ANBIMA Instrução CVM nº 555/14 Observações Classe de Fundos Rebate Os Fundos eram divididos em sete classes: (i) Curto Prazo (ii) Referenciado

Leia mais

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011 SUR - REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS QUADRO I - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO Nota Nota ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011 CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalentes

Leia mais

Capítulo 1- Agências de Viagem

Capítulo 1- Agências de Viagem Capítulo 1- Agências de Viagem 1.1- Quadro Sinótico Relativamente ao D.L. n.º 199/2012, de 24 de agosto, transcrito de seguida, os seus artigos n.º s 2, 3, 4, 5 e 6 foram omitidos neste trabalho. Neles

Leia mais

POLÍTICA DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS

POLÍTICA DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS POLÍTICA DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS CAPÍTULO I Definição 1.1 A presente Política, adotada em conformidade com o Código de Auto-Regulação da ANBIMA para os Fundos de Investimento, disciplina os princípios

Leia mais

MANUAL PARA REGISTRO DE CERTIFICADO DE DEPÓSITO DE VALORES MOBILIÁRIOS - BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO

MANUAL PARA REGISTRO DE CERTIFICADO DE DEPÓSITO DE VALORES MOBILIÁRIOS - BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO MANUAL PARA REGISTRO DE CERTIFICADO DE DEPÓSITO DE VALORES MOBILIÁRIOS - BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO Artigo 1º. Para registro do Certificado de Depósito de Valores Mobiliários - BDR Nível I Não Patrocinado

Leia mais

PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES - REGULAMENTO

PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES - REGULAMENTO PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES - REGULAMENTO 1. Conceito: Este Plano consiste na outorga de opções de compra ou subscrição de ações aos executivos da MARCOPOLO S.A. e de suas

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue os itens que se seguem. 51 Auxiliar um governo no processo de fiscalização tributária é uma das finalidades

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DECRETO Nº 8.407 DE 18/12/2014 REGULAMENTA O CADASTRAMENTO DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS NA DIVISÃO DE CADASTRO DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS DICAD, SETOR INTEGRANTE DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

28. Câmbio. 1. Escrituração. 2. Disponibilidades em Moedas Estrangeiras

28. Câmbio. 1. Escrituração. 2. Disponibilidades em Moedas Estrangeiras TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 28. Câmbio 1. Escrituração 1 - Sempre que o ato ou fato administrativo envolver outra moeda além da moeda nacional, a escrituração

Leia mais

DELIBERAÇÃO CVM Nº 734, DE 17 DE MARÇO DE 2015

DELIBERAÇÃO CVM Nº 734, DE 17 DE MARÇO DE 2015 DELIBERAÇÃO CVM Nº 734, DE 17 DE MARÇO DE 2015 Delega competência à Superintendência de Registro de Valores Mobiliários para conceder dispensas em ofertas públicas de distribuição de contratos de investimento

Leia mais

SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS

SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 CONTEÚDO

Leia mais

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS PAULO NAZARENO CARDOSO DA SILVA GRADUANDO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE

Leia mais

Conhecimentos bancários Profº Rodrigo Ocampo Barbati

Conhecimentos bancários Profº Rodrigo Ocampo Barbati Conhecimentos bancários Profº Rodrigo Ocampo Barbati 1) O Conselho Monetário Nacional (CMN), que foi instituído pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, é o órgão responsável por expedir diretrizes gerais

Leia mais

FATO RELEVANTE. Fernando Nobert. ON: 51,6% PN: 0,0% Total: 17,2% ON: 52,6% PN: 0,0% Total: 26,7% VIVAX S.A.

FATO RELEVANTE. Fernando Nobert. ON: 51,6% PN: 0,0% Total: 17,2% ON: 52,6% PN: 0,0% Total: 26,7% VIVAX S.A. Net Serviços de Comunicação S.A. CNPJ/MF nº 00.108.786/0001-65 NIRE nº 35.300.177.240 Companhia Aberta Rua Verbo Divino nº 1.356-1º andar, São Paulo-SP FATO RELEVANTE A Net Serviços de Comunicação S.A.

Leia mais

CARTILHA FORNECEDOR ENDEREÇO PARA ENVIO DE DOCUMENTOS:

CARTILHA FORNECEDOR ENDEREÇO PARA ENVIO DE DOCUMENTOS: CARTILHA FORNECEDOR ENDEREÇO PARA ENVIO DE DOCUMENTOS: Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré do Sul Setor de Licitações Rua Mário Linck, nº. 352, Centro Almirante Tamandaré do Sul/RS CEP 99523-000

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ. 1 ) Introdução

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ. 1 ) Introdução 1 ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ 1 ) Introdução A Diretoria Executiva da Grazziotin Financeira, em atendimento à Resolução CMN 4.090 de maio/2012 implementou sua estrutura de Gerenciamento

Leia mais

PLANO DE CONTAS E CÁLCULO DE ÍNDICES

PLANO DE CONTAS E CÁLCULO DE ÍNDICES PLANO DE CONTAS E CÁLCULO DE ÍNDICES Introdução Em abril de 2009, a Fitch Ratings modificou a estrutura dos demonstrativos sintéticos que acompanham os relatórios dos bancos analisados, adotando um novo

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Aberto. ES LOGISTICA (CMVM nº 1024)

Fundo de Investimento Imobiliário Aberto. ES LOGISTICA (CMVM nº 1024) Relatório de Gestão ES LOGISTICA Fundo de Investimento Imobiliário Aberto Fundo de Investimento Imobiliário Aberto ES LOGISTICA (CMVM nº 1024) Relatório de Gestão Dezembro de 2008 ESAF Fundos de Investimento

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE CONTROLE SOCIETÁRIO

TRANSFERÊNCIA DE CONTROLE SOCIETÁRIO TRANSFERÊNCIA DE CONTROLE SOCIETÁRIO O art. 27 da Lei nº 8.987, de 13/02/1995, bem como os atos de outorga dos agentes, determinam a necessidade de prévia para as transferências de controle societário

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N o 429, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2012. Dispõe sobre o registro de corretor e de sociedade corretora de seguros, sobre a atividade de corretagem de seguros

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS POLÍTICA DE VOTO DTVM

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS POLÍTICA DE VOTO DTVM Página 1/6 TÍTULO: CLASSIFICAÇÃO: FINALIDADE: ELABORADOR: POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS NORMA ESTRATÉGICA Promover as orientações para o exercício do direito de voto em assembleias

Leia mais

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2014 e 2013

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 Relatório dos auditores independentes Demonstrações contábeis MAA/MFD/YTV 2547/15 Demonstrações contábeis Conteúdo Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis Balanços patrimoniais

Leia mais

Programa BNDES de Sustentação do Investimento BNDES PSI Subprograma Exportação Pré-Embarque NORMAS OPERACIONAIS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

Programa BNDES de Sustentação do Investimento BNDES PSI Subprograma Exportação Pré-Embarque NORMAS OPERACIONAIS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS Programa BNDES de Sustentação do Investimento BNDES PSI Subprograma Exportação Pré-Embarque NORMAS OPERACIONAIS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS 1. ENCAMINHAMENTO DA OPERAÇÃO AO BNDES A operação será encaminhada

Leia mais

Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes

Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes Safra Petrobras - Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de (Administrado pelo Banco Safra de Investimento S.A.) Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 30 de Junho de 2007 e ao Período

Leia mais

BROOKFIELD INCORPORAÇÕES S.A. 2ª. EMISSÃO PÚBLICA DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2010.

BROOKFIELD INCORPORAÇÕES S.A. 2ª. EMISSÃO PÚBLICA DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2010. BROOKFIELD INCORPORAÇÕES S.A. 2ª. EMISSÃO PÚBLICA DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2010. Rio de janeiro, 29 de Abril de 2011. Prezados Senhores Debenturistas, Na qualidade

Leia mais

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O presente trabalho trata do seguro de vida com cobertura por sobrevivência, com especial enfoque

Leia mais

Critério para Comerciantes Mudanças Principais

Critério para Comerciantes Mudanças Principais Critério para Comerciantes do Comércio Justo Fairtrade Critério para Comerciantes Mudanças Principais O Critério para Comerciantes do Comércio Justo Fairtrade revisado é o resultado do projeto de revisão

Leia mais

CNPJ/MF 92.692.979/0001-24. por conta e ordem do BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S/A - BANRISUL CNPJ/MF 92.702.067.0001/96

CNPJ/MF 92.692.979/0001-24. por conta e ordem do BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S/A - BANRISUL CNPJ/MF 92.702.067.0001/96 Edital de Oferta Pública para aquisição de ações ordinárias para cancelamento de registro de Companhia Aberta de BANRISUL S/A ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS CNPJ/MF 92.692.979/0001-24 por conta e ordem do

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Demonstrações Financeiras Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM

Demonstrações Financeiras Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM Demonstrações Financeiras Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM Demonstrações financeiras Índice Relatório dos auditores independentes... 1 Demonstrações financeiras auditadas

Leia mais

1 BNDES. 1. ENCAMINHAMENTO DA OPERAÇÃO AO BNDES. A operação poderá ser encaminhada ao BNDES por meio de FRO Consulta ou Consulta Prévia.

1 BNDES. 1. ENCAMINHAMENTO DA OPERAÇÃO AO BNDES. A operação poderá ser encaminhada ao BNDES por meio de FRO Consulta ou Consulta Prévia. Capítulo III PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS Os Procedimentos Operacionais contemplam as etapas de Encaminhamento da Operação (Item 1), Aprovação (Item 2), Contratação (Item 3), Liberação (Item 4), Prestação

Leia mais

RESOLUÇÃO CONFE No 87, de 26 de dezembro de 1977.

RESOLUÇÃO CONFE No 87, de 26 de dezembro de 1977. RESOLUÇÃO CONFE No 87, de 26 de dezembro de 1977. DÁ NOVA REDAÇÃO À RESOLUÇÃO N o 18, DE 10.02.72, DO CONSELHO FEDERAL DE ESTATÍSTICA, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 27.03.72. CONSELHO FEDERAL DE ESTATÍSTICA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO CRMV-RJ Nº 47/2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO CRMV-RJ Nº 47/2015 RESOLUÇÃO CRMV-RJ Nº 47/2015 Ementa: Estabelece requisitos a serem observados para obtenção de apoio financeiro e/ou institucional junto ao CRMV-RJ. O - CRMV-RJ, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

EMERALD Gestão de Investimentos Ltda - Gestão de fundos de Investimento

EMERALD Gestão de Investimentos Ltda - Gestão de fundos de Investimento EMERALD Gestão de Investimentos Ltda Gestão de fundos de Investimento DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS ENTIFICAÇÃO Versão Publicado em A revisar em 02//25 1 DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO

Leia mais

PROTOCOLO SOBRE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE INVESTIMENTOS PROVENIENTES DE ESTADOS NÃO PARTES DO MERCOSUL

PROTOCOLO SOBRE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE INVESTIMENTOS PROVENIENTES DE ESTADOS NÃO PARTES DO MERCOSUL MERCOSUL\CMC\DEC Nº 11/94 PROTOCOLO SOBRE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE INVESTIMENTOS PROVENIENTES DE ESTADOS NÃO PARTES DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Art.10 do Tratado de Assunção, a Resolução Nº 39/94 do Grupo

Leia mais

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas)

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas) 1. Contexto operacional O CLUBE DE INVESTIMENTO PALO ALTO ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em

Leia mais

Anexo I ao PRD Programa de Reinvestimento de Dividendos

Anexo I ao PRD Programa de Reinvestimento de Dividendos Anexo I ao PRD Programa de Reinvestimento de Dividendos Restrições aos Signatários das Políticas de Negociação do Itaú Unibanco e/ou da Itaúsa Os signatários das Políticas de Negociação do Itaú Unibanco

Leia mais

DOS DADOS CADASTRAIS DOS CLIENTES

DOS DADOS CADASTRAIS DOS CLIENTES BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO 1 / 14 CAPÍTULO XXVI DOS DADOS CADASTRAIS DOS CLIENTES 26.1 DA FICHA CADASTRAL 26.1.1 As Sociedades Corretoras deverão manter cadastros atualizados de seus clientes, contendo,

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/2015 - DOMMO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/2015 - DOMMO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

HOLDCO PARTICIPAÇÕES LTDA. Laudo de Avaliação de Patrimônio Líquido Valor Contábil

HOLDCO PARTICIPAÇÕES LTDA. Laudo de Avaliação de Patrimônio Líquido Valor Contábil Laudo de Avaliação de Patrimônio Líquido Valor Contábil Data de Emissão: 10 de Dezembro de 2009 2 LAUDO DE AVALIAÇÃO DE PATRIMÔNIO LÍQUIDO A ACAL CONSULTORIA E AUDITORIA S/S, empresa especializada em avaliações,

Leia mais

IBRACON NPC nº 25 - CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONSTRIBUIÇÃO SOCIAL

IBRACON NPC nº 25 - CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONSTRIBUIÇÃO SOCIAL IBRACON NPC nº 25 - CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONSTRIBUIÇÃO SOCIAL PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS APLICÁVEIS 1. Este pronunciamento tem por objetivo normatizar o tratamento contábil do imposto de

Leia mais

II - operação de crédito com vínculo a exportação (securitização de exportações); e

II - operação de crédito com vínculo a exportação (securitização de exportações); e CIRCULAR 3.027/01 PROGRAMA NACIONAL DE DESBUROCRATIZAÇÃO - Institui e regulamenta o Registro Declaratório Eletrônico (RDE) de empréstimos entre residentes ou domiciliados no País e residentes ou domiciliados

Leia mais

HSBC LEASING ARRENDAMENTO MERCANTIL (BRASIL) S.A.

HSBC LEASING ARRENDAMENTO MERCANTIL (BRASIL) S.A. HSBC LEASING ARRENDAMENTO MERCANTIL (BRASIL) S.A. 2ª Emissão de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2005 HSBC LEASING ARRENDAMENTO MERCANTIL (BRASIL) S.A. 2ª Emissão de Debêntures

Leia mais

BARDELLA S/A INDÚSTRIAS MECÂNICAS CNPJ/MF Nº 60.851.615/0001-53 COMPANHIA ABERTA

BARDELLA S/A INDÚSTRIAS MECÂNICAS CNPJ/MF Nº 60.851.615/0001-53 COMPANHIA ABERTA BARDELLA S/A INDÚSTRIAS MECÂNICAS CNPJ/MF Nº 60.851.615/0001-53 COMPANHIA ABERTA ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 10 DE JUNHO DE 2010. Aos dez dias do mês de junho do ano de dois

Leia mais

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente, é a perda de valor de capital aplicado na aquisição

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS ORIENTAÇÃO OCPC 01 (R1) Entidades de Incorporação Imobiliária

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS ORIENTAÇÃO OCPC 01 (R1) Entidades de Incorporação Imobiliária COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS ORIENTAÇÃO OCPC 01 (R1) Entidades de Incorporação Imobiliária Índice Objetivo e alcance 1 Formação do custo do imóvel, objeto da incorporação imobiliária 2-9 Despesa

Leia mais

ITAÚ MAXI RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 04.222.433/0001-42

ITAÚ MAXI RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 04.222.433/0001-42 ITAÚ MAXI RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 04.222.433/0001-42 MENSAGEM DO ADMINISTRADOR Prezado Cotista, Este FUNDO, constituído sob a forma de condomínio aberto,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARAÇU ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARAÇU ESTADO DE MINAS GERAIS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS/CONTRATO Nº004-B/2016 PROCESSO LICITATÓRIO Nº018/2016 MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL N 006/2016 VALIDADE: 12 (doze) meses O Município de Jaguaraçu, neste ato representado por seu

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTO "NOVO LEBLON"

ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTO NOVO LEBLON ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTO "NOVO LEBLON" I - Denominação e Objetivo ARTIGO 1º - O Clube de Investimento Novo Leblon, doravante designado Clube é constituído por número limitado de membros

Leia mais

POLÍTICA DE DIREITO DE VOTO

POLÍTICA DE DIREITO DE VOTO POLÍTICA DE DIREITO DE VOTO Superintendência de Riscos e Compliance Página 1 Índice 1. Introdução e Objetivo... 3 2. Exclusões... 3 3. Vigência... 4 4. Princípios Gerais... 4 5. Conflito de Interesse...

Leia mais

Demonstrativo da Composição e Diversificação da Carteira

Demonstrativo da Composição e Diversificação da Carteira Demonstrativo da Composição e Diversificação da Carteira Mês/Ano: 31 de março de 2016 Nome do Fundo: Alfa I - Fundo Mútuo de CNPJ: 03.919.892/0001-17 Administrador: Banco Alfa de Investimento S.A. CNPJ:

Leia mais

GUERRA FISCAL: SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO ICMS - IMPORTAÇÃO

GUERRA FISCAL: SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO ICMS - IMPORTAÇÃO GUERRA FISCAL: SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO ICMS - IMPORTAÇÃO Fábio Tadeu Ramos Fernandes ftramos@almeidalaw.com.br Ana Cândida Piccino Sgavioli acsgavioli@almeidalaw.com.br I INTRODUÇÃO Desde a década de

Leia mais

VALORA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA

VALORA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA MANUAL DE GERENCIAMENTO DE LIQUIDEZ VALORA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA Elaborado pelo Oficial de Compliance: Misak Pessoa Neto Data: 25/01/2016 Versão: 1.3 1 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Princípios Gerais...

Leia mais

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 1 Visão geral O CPC 01 é a norma que trata do impairment de ativos ou, em outras palavras, da redução ao valor recuperável de ativos. Impairment ocorre quando

Leia mais

ITAÚ PERSONNALITÉ RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO

ITAÚ PERSONNALITÉ RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO ITAÚ PERSONNALITÉ RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 00.832.424/0001-12 MENSAGEM DO ADMINISTRADOR Prezado Cotista, Este FUNDO, constituído sob a forma de condomínio

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÕES DA RODA DE DÓLAR PRONTO

MANUAL DE OPERAÇÕES DA RODA DE DÓLAR PRONTO MANUAL DE OPERAÇÕES DA RODA DE DÓLAR PRONTO 1. INTRODUÇÃO 2. DEFINIÇÃO 3. OBJETO DE NEGOCIAÇÃO 4. PARTICIPANTES 4.1 Participantes Intermediadores 4.2 Participantes Compradores e Vendedores Bancos 5. OPERAÇÕES

Leia mais

MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO

MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO VERSÃO: 01/7/2008 2/10 MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DO CREDENCIAMENTO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3310. Parágrafo único. Não são considerados no cálculo da exigibilidade:

RESOLUÇÃO Nº 3310. Parágrafo único. Não são considerados no cálculo da exigibilidade: RESOLUÇÃO Nº 3310 Dispõe acerca da realização de operações de microcrédito destinadas à população de baixa renda e a microempreendedores. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei 4.595, de

Leia mais

SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. Regimento Interno do Conselho de Administração

SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. Regimento Interno do Conselho de Administração SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. Regimento Interno do Conselho de Administração Este Regimento Interno foi aprovado pelo Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose S.A. em 18 de fevereiro de 2016.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 2.689. I - constituir um ou mais representantes no País; II - preencher formulário, cujo modelo constitui o Anexo a esta Resolução;

RESOLUÇÃO Nº 2.689. I - constituir um ou mais representantes no País; II - preencher formulário, cujo modelo constitui o Anexo a esta Resolução; RESOLUÇÃO Nº 2.689 Documento normativo revogado, a partir de 30/3/2015, pela Resolução nº 4.373, de 29/9/2014. Dispõe sobre aplicações de investidor não residente nos mercados financeiro e de capitais.

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas IAS 7 (1) NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE IAS 7 (REVISTA EM 1992) Demonstrações de Fluxos de Caixa

Manual do Revisor Oficial de Contas IAS 7 (1) NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE IAS 7 (REVISTA EM 1992) Demonstrações de Fluxos de Caixa IAS 7 (1) NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE IAS 7 (REVISTA EM 1992) Demonstrações de Fluxos de Caixa Esta Norma Internacional de Contabilidade revista substitui a NIC 7, Demonstração de Alterações na

Leia mais

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER 1 Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 4139, DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. Regulamenta o Fundo Municipal de Esporte e Lazer e o Incentivo ao Esporte e Lazer e dá outras providências. O PREFEITO DE GOIÂNIA, no

Leia mais

Prof. Walter Dominas

Prof. Walter Dominas Unidade II CONTABILIDADE AVANÇADA Prof. Walter Dominas Consolidação das demonstrações contábeis A Consolidação das Demonstrações Contábeis é uma técnica que permite conhecer a posição financeira de um

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE DA TARPON INVESTIMENTOS S.A.

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE DA TARPON INVESTIMENTOS S.A. POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE DA TARPON INVESTIMENTOS S.A. I - DEFINIÇÕES E ADESÃO 1. As definições utilizadas na presente Política de Divulgação têm os significados que lhes são atribuídos

Leia mais

PROCEDIMENTO POR NEGOCIAÇÃO, COM PUBLICAÇÃO PRÉVIA DE ANÚNCIO, PARA ARRENDAMENTO PARA A ACTIVIDADE DE RESTAURAÇÃO CADERNO DE ENCARGOS

PROCEDIMENTO POR NEGOCIAÇÃO, COM PUBLICAÇÃO PRÉVIA DE ANÚNCIO, PARA ARRENDAMENTO PARA A ACTIVIDADE DE RESTAURAÇÃO CADERNO DE ENCARGOS PROCEDIMENTO POR NEGOCIAÇÃO, COM PUBLICAÇÃO PRÉVIA DE ANÚNCIO, PARA ARRENDAMENTO PARA A ACTIVIDADE DE RESTAURAÇÃO CADERNO DE ENCARGOS CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º Objeto O presente Procedimento

Leia mais

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas)

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas) 1. Contexto operacional O CLUBE DE INVESTIMENTO MULHER & NEGOCIOS ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição,

Leia mais

Demonstrações Financeiras Auditadas Banco ABC Brasil S.A. 31 de dezembro de 2014 e 2013 com Relatório dos Auditores Independentes

Demonstrações Financeiras Auditadas Banco ABC Brasil S.A. 31 de dezembro de 2014 e 2013 com Relatório dos Auditores Independentes Demonstrações Financeiras Auditadas Banco ABC Brasil S.A. com Relatório dos Auditores Independentes Demonstrações financeiras Índice Relatório dos auditores independentes... 1 Demonstrações financeiras

Leia mais

COSAN S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO CNPJ nº 50.746.577/0001-15 NIRE 35.300.177.045 Companhia Aberta

COSAN S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO CNPJ nº 50.746.577/0001-15 NIRE 35.300.177.045 Companhia Aberta COSAN S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO CNPJ nº 50.746.577/0001-15 NIRE 35.300.177.045 Companhia Aberta COSAN LOGISTICA S.A. CNPJ/MF 17.346.997/0001-39 NIRE 35.300.447.581 Companhia Aberta FATO RELEVANTE A COSAN

Leia mais

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco FACEPE convida as universidades públicas de Pernambuco, federais ou estaduais,

Leia mais

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Decisões Nº 5/92, 14/96, 5/97 e 12/97 do Conselho do Mercado Comum.

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Decisões Nº 5/92, 14/96, 5/97 e 12/97 do Conselho do Mercado Comum. MERCOSUL/CMC/DEC. N 08/02 ACORDO DE COOPERAÇÃO E ASSISTÊNCIA JURISDICIONAL EM MATÉRIA CIVIL, COMERCIAL, TRABALHISTA E ADMINISTRATIVA ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL E A REPÚBLICA DA BOLÍVIA E A REPÚBLICA

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP DO CDS/PP (APROVADO EM CONSELHO NACIONAL A 24 DE NOVEMBRO DE 2007) Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º (Âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento aplica-se a todos os órgãos nacionais, regionais

Leia mais

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A. CNPJ/MF: 17.314.329/0001-20 NIRE: 3530048875-0

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A. CNPJ/MF: 17.314.329/0001-20 NIRE: 3530048875-0 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A. CNPJ/MF: 17.314.329/0001-20 NIRE: 3530048875-0 CLÁUSULA 1. OBJETIVO DA OUTORGA DE OPÇÕES 1.1 O objetivo do Plano de Opção

Leia mais

Associação Matogrossense dos Municípios

Associação Matogrossense dos Municípios RESOLUÇÃO N.º 004/2010 Dispõe sobre a produção de normas e procedimentos para realização de auditorias internas e inspeções na Associação Matogrossense dos Municípios - AMM. A Presidência da Associação

Leia mais

MUNICÍPIO DE PORTO FERREIRA Estado de São Paulo DIVISÃO DE SUPRIMENTOS Seção de Licitações e Contratos

MUNICÍPIO DE PORTO FERREIRA Estado de São Paulo DIVISÃO DE SUPRIMENTOS Seção de Licitações e Contratos INSTRUÇÕES GERAIS PARA OBTENÇÃO DO C.R.C. (CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL), CONFORME DISPOSTO NA LEI Nº 8.666/93 1. CADASTRAMENTO 1.1 PROCEDIMENTO 1.1.1 A empresa interessada em obter o Certificado

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07 Subvenção e Assistência Governamentais Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 20 (IASB) Índice Item OBJETIVO E ALCANCE

Leia mais

INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004

INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004 Ministério da Fazenda Comissão de Valores Mobiliários INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004 Estabelece normas e procedimentos para a organização e o funcionamento das corretoras de mercadorias. O

Leia mais