Sistemas Operativos. Sistema Operativo Cliente. Cursos Profissionais. Turma 10ºI. Prof: Marco Batista e. Joaquim Lopes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas Operativos. Sistema Operativo Cliente. Cursos Profissionais. Turma 10ºI. Prof: Marco Batista e. Joaquim Lopes"

Transcrição

1 Sistemas Operativos Sistema Operativo Cliente Turma 10ºI Prof: Marco Batista e Joaquim Lopes Cursos Profissionais 2009/2010

2 Índice 1. INTRODUÇÃO O papel do disco rígido Estrutura Funcionamento Modo bloco Modo 32 bits Imagens Interesse Pré-requisitos Explicação Oportunidade das partições Atualização das imagens Clonar configurações diferentes Conselhos básicos muito importantes Faça backups regularmente Faça um chkdsk! Faça uma faxina! Desfragmente! Deixe o computador trabalhar! Preveja uma partição alvo (de armazenamento) Nada de gravação direta! Verifique suas imagens de sistema e suas gravações! Softwares Windows >> Acronis True Image PRIMEIROS PASSOS... 20

3 1. INTRODUÇÃO Formatar o HD nada mais é do que preparar o disco para receber ficheiros. Por isso, ao formatar uma segunda vez, os ficheiros não são necessariamente apagados, mas o "índice" que é modificado e isso resulta, na prática, na perda dos dados. Muita gente pensa que a formatação do HD apaga de fato os dados gravados. Na verdade, a operação apenas reescreve o sistema que gerencia os ficheiros. Imagine que o HD seja um guarda volumes, como os que há em supermercados. O sistema de gerenciamento de ficheiros é como uma tabela de controle em que estão identificados todos os armários disponíveis e o que há em cada um d s. Formatar o disco equivale a apagar todas as anotações daquela tabela, sem necessariamente esvaziar os armários. Com a tabela apagada, é necessário criar uma outra e identificar novamente cada um dos armários. Os volumes que permanecem lá serão descartados na medida em que novos forem chegando. Uma das situações em que a formatação do HD pode ser uma boa saída é quando o Windows começa a apresentar muita instabilidade e trava constantemente. Outros casos que podem indicar a necessidade de formatar o disco rígido são quando o sistema fica corrompido após um ataque de vírus ou quando fica lento devido a constantes instalações e desinstalações de programas feitas na máquina. Sites e técnicos especializados em manutenção de PCs recomendam que a formatação do HD seja feita uma vez por ano. "É para eliminar o 'lixo' adquirido durante o uso cotidiano da máquina", diz Arnaldo Mefano, da empresa de manutenção Computer Solutions. Esses ficheiros inúteis são, em sua maioria, restos da desinstalação de softwares uma situação que se agravou com o maior acesso, via Internet, a programas para download. No curso a seguir aprenderá a formatar um HD e instalar os sistemas operacionais mais utilizados ( Windows 95/98/ME e Windows 2000/XP ). É importante seguir todos os passos apresentados aqui nas primeiras tentativas, para que se evite frustações. Com o tempo, o usuário se sentirá mais a vontade para tentar outras técnicas. Recomendase também a impressão desse manual, para que se possa trabalhar no PC e fazer o curso, ao mesmo tempo. 2. O papel do disco rígido O disco rígido é o órgão que serve para conservar os dados de maneira permanente, contrariamente à memória viva, que se apaga a cada reinício do computador, é a razão pela qual se fala, às vezes, de memória de massa para designar os discos duros.

4 O disco rígido liga se à placa mãe através de um controlador de disco duro que faz a conversão entre o processador e o disco duro. O controlador de disco rígido gere os discos que a ele estão ligados, interpreta os comandos enviados pelo processador e encaminha os para o disco interessado. Distinguem se geralmente os seguintes interfaces: IDE SCSI Serial ATA Com o aparecimento da norma USB, apareceram também caixas externas que permitem conectar um disco rígido a uma porta USB, tornando o disco duro fácil de instalar e permitindo acrescentar capacidade de armazenamento para fazer cópias de segurança. Fala se assim de disco duro externo em oposição aos discos rígidos internos ligados directamente à placa mãe, mas trata se efectivamente dos mesmos discos, que apenas estão ligados ao computador através de uma caixa ligada a uma porta USB. 3. Estrutura Um disco rígido é constituído não por um só um disco, mas vários discos rígidos (em inglês hard disk significa disco duro) em metal, vidro ou cerâmica, empilhados uns sobre os outros a uma distância muito reduzida e chamados bandejas (em inglês platters).

5 Os discos giram muito rapidamente em redor de um eixo (a vários milhares de voltas por minuto, actualmente) no sentido oposto das agulhas de um relógio. O computador funciona de maneira binária, ou seja, os dados são armazenados sob a forma de 0 e 1 (chamados bits). Existe nos discos rígidos milhões destes bits, armazenados muito próximos uns dos outro sobre uma fina camada magnética de alguns de mícrons de espessura, estando esta revestida de um filme protector. A leitura e a escrita faz se graças a cabeças de leitura (em inglês heads) situadas de uma lado e outro de cada uma das bandejas. Estas cabeças são electroímãs que se baixam e se levantam para poder ler a informação ou escrevê la. As cabeças estão a apenas alguns mícrons da superfície, separadas por uma camada de ar provocada pela rotação dos discos que cria um vento que sopra a cerca de 250km/h! Além disso, estas cabeças são lateralmente móveis a fim de poder varrer o conjunto da superfície do disco.

6 Contudo, as cabeças estão ligadas entre elas e apenas só uma cabeça pode ler ou escrever a um momento dado. Fala se por conseguinte de cilindro para designar o conjunto dos dados armazenados verticalmente sobre a totalidade dos discos. O conjunto desta mecânica de precisão está contido numa caixa totalmente hermética, porque a mais pequena partícula pode deteriorar a superfície do disco. Pode por conseguinte ver num disco opérculos que permitem a impermeabilidade, e a menção Warranty void if removed que significa literalmente a garantia expira se retirado porque só os construtores de discos duros podem abri lo (em salas brancas, isentas de partículas). 4. Funcionamento As cabeças de leitura/escrita são indutivos, ou seja, são capazes de gerar um campo magnético. É o caso, nomeadamente, aquando da escrita: as cabeças, criando campos positivos ou negativos, vêm polarizar a superfície do disco numa zona muito pequena, que se traduzirá aquando da passagem em leitura por mudanças de polaridade que induzem uma corrente na cabeça de leitura, que será transformada seguidamente por um conversor analógico numérico (CAN) em 0 e 1 compreensíveis pelo computador. As cabeças começam a inscrever dados na periferia do disco (pista 0), seguidamente avançam para o centro. Os dados são organizados em círculos concêntricos chamados pistas, criadas pela formatação de baixo nível.

7 As pistas são separadas em quartos (entre dois raios) que se chamam sectores, contendo os dados (no mínimo 512 bytes por sector, em geral). Chama se cilindro ao conjunto dos dados situados numa mesma pista sobre bandejas diferentes (ou seja, à vertical uns dos outros) porque isto forma no espaço um cilindro de dados. Chama se por último cluster (ou em português unidade de subsídio) à zona mínimo que pode ocupar um ficheiro no disco. Com efeito o sistema de exploração explora blocos que são com efeito vários sectores (entre 1 e 16 sectores). Um ficheiro minúsculo deverá por conseguinte ocupar vários sectores (um cluster). Nos discos duros antigos, o endereçamento fazia se assim de maneira física definindo a posição do dado pelas coordenadas cilindro/cabeça/sector (em inglês CHS para Cylinder/Head/Sector).

8 5. Modo bloco O modo bloco e a transferência 32 bits permitem explorar plenamente os desempenhos do seu disco duro. O modo bloco consiste em efectuar transferências de dados por bloco, ou seja por pacotes de 512 bytes geralmente, o que evita ao processador que tenha de tratar uma multidão de minúsculos pacotes de um bit. O processador tem então tempo para efectuar outras operações. Este modo de transferência dos dados tem infelizmente uma verdadeira utilidade apenas em sistemas de exploração antigos (como MS DOS), porque os sistemas de exploração recentes utilizam o seu próprio gestor de disco duro, que torna este gestor obsoleto. Uma opção do BIOS (IDE HDD block mode ou Multi Sector Transfer) permite às vezes determinar o número de blocos que podem ser geridos simultaneamente. Este número situa se entre 2 e 32. Se não o conhecer, várias soluções lhe são oferecidas: consultar a documentação do seu disco duro; procurar as características do disco na Internet; determinar experimentalmente efectuando testes. O modo bloco pode contudo gerar erros sob certos sistemas, devido a uma redundância de gestor de disco duro. A solução consiste então em desactivar um dos dois gestores : a gestão software do modo 32 bit sob o sistema de exploração; o modo bloco no BIOS. 6. Modo 32 bits O modo 32 bits (por oposição ao modo 16 bits) carateriza se por uma transferência dos dados em 32 bits. A transferência dos 32 bits corresponde às 32 portas que se abrem e se fecham simultaneamente. Em modo 32 bits, duas palavras (conjunto de bits) de 16 bits são transmitidas sucessivamente, e seguidamente montadas.

9 O ganho em preformance associado à passagem do modo 16 bits ao modo 32 bits é geralmente insignificante. Seja como for, na maior parte do tempo já não é possível escolher o modo, porque a placa mãe determina automaticamente o tipo de modo a adoptar em função do tipo de disco duro. A determinação automática do modo 32 bits pode contudo retardar os leitores de CD ROM IDE cuja velocidade é superior a 24x quando estão sozinhos numa cobertura IDE. Com efeito, se o leitor de CD ROM é o único na cobertura, o BIOS pode não detectar a sua compatibilidade com o modo 32 bits (dado que procura um disco duro), neste caso passa em modo 16 bits. A velocidade de transferência (chamado por abuso de linguagem taxa de transferência) está então debaixo da taxa de transferência anunciada pelo construtor. A solução neste tipo de casos consiste em ligar na mesma cobertura que o leitor de CD ROM um disco duro que suporta o modo 32 bits. Características técnicas Capacidade : volume de dados que podem ser armazenados no disco. Taxa de transferência (ou débito): quantidade de dados que ser lidos ou escritos no disco por unidade de tempo. Exprime se em bits por segundo. Velocidade de rotação : A velocidade dos discos duros é de aproximadamente 7200 a rpm. Qaunto mais a velocidade de rotação de um disco é elevada melhor é o débito do disco. Em contrapartida, um disco que possui uma velocidade de rotação elevada é geralmente mais ruidoso e aquece mais facilmente. Tempo de latência (também chamado prazo rotatório): tempo decorrido entre o momento em que o disco encontra a pista e o momento onde encontra os dados. Tempo de acesso médio : Representa o tempo médio que a cabeça demora entre o momento em que recebeu a ordem de fornecer dados e o momento em que os fornece realmente. Deve assim ser o mais curto possível. Densidade radial : números de pistas por polegada (<ital>tpi: Track per Inch). Densidade linear : números de bits por polegada sobre uma pista dada (<ital>bpi: Bit per Inch).

10 Densidade de superfície : relatório da densidade linear sobre a densidade radial (exprime se em bits por polegada quadrada). Memória escondida (ou memória tampão) : quantidade de memória no disco duro. A memória escondida permite conservar os dados aos quais o disco acede geralmente a fim de melhorar os desempenhos globais; Conversão : trata se da técnica das conexões do disco duro. As principais conversões para discos duros são as seguintes: o IDE/ATA ; o Serial ATA ; o SCSI ; o Existem, além disso, caixas externas que permitem conectar discos rígidos em USB ou firewire. 7. Imagens Uma imagem de Sistema, também chamada de "imagem Ghost" ou "Ghost" devido a uma solução de software muito conhecida é um backup de todo conteúdo de uma partição (ou seja, do conjunto de várias partições). Nenhuma distinção é feita neste conteúdo. Pode se dizer que, uma imagem de Sistema, é a "fotocópia" da partição no momento T (T representa a hora do backup). Portanto, basta distinguir a imagem de Sistema, do backup de dados. Em geral, os dados são salvos continuamente ou, regularmente, selecionando os diretórios a serem levados em conta de maneira incrementada. O sistema muda pouco, assim, não é preciso fazer imagens com freqüência. Para criar uma imagem, é preciso escolher a partição e não os diretórios. O backup incrementado consiste em salvar tudo aquilo que é especificado na primeira vez e depois, apenas os arquivos alterados,guardando, separadamente, uma cópia do arquivo original. Backup de dados e imagem de Sistema ficam assim, bem protegidos, graças ao seu objetivo e seu método.

11 8. Interesse Tudo pode acontecer! Um vírus, um cavalo de Tróia ou ainda, um spyware faz aquela bagunça no sistema. A execução ou a atualização de um software ou de um driver fez com que o sistema ficasse instável ou pior,enguiçado. Um choque elétrico destrói os componentes (placa mãe, etc). No entanto, o Windows XP obriga à reinstalação completa caso haja mudança de palca mãe (exceto se ela for substituída por uma outra com características idênticas). Quanto tempo você vai perder? Reinstalar apenas or Windows, já vai durar, no mínimo, uma hora! A isto, adicione o tempo da instalação dos periféricos e softwares! Não sei no seu caso mas, no meu, reinstalar o Windows depois do arranque, me custará, pelo menos, uma semana! Muitos programas, parâmetros personalizados de aplicações e do sistema, proteger e efetuar patchs... Tudo isto feito por etapas, para confirmar a estabilidade e eu, com tantas outras coisas urgentes para fazer!!! Daí a necessidade de criar uma imagem do sistema. A criação leva 3 minutos de preparação e dura 30 minutos ; enquanto que a restauração desta imagem é feita em 15 minutos (Athlon 2400XP+, 1 Go de memória RAM, o disco Windows tendo 12 Go e, apenas 10 Go ocupados). 9. Pré requisitos Em primeiro lugar, para criar uma imagem do sistema, é preciso : 1. possuir uma outra partição para registrar a imagem, 2. neutralizar o funcionamento do sistema. 10. Explicação É impossível criar uma imagem do sistema em seu próprio disco, enquanto estamos trabalhando. Isto seria como fazer cálculos sobre sur X cujo resultado dependeria do X mas, com tantas variáveis, que o recurso às equações com variáveis incógnitas seria impossível!

12 Assim sendo, é preciso armazenar esta imagem em outro lugar : um outro disco, num CD... Mas também, ou criar a imagem num outro sistema (linux, um outro Windows, MS DOS), ou "bloquear" o funcionamento do sistema : impedir que ele possa efetuar outras tarefas para que os dados do sistema não sejam alterados sem parar e não sejam "fotocopiáveis", ou iniciar diretamente a partir de um CD ou de um jogo de disquetes, para evitar que o sistema funcione. 11. Oportunidade das partições A maioria dos usuários no Windows, deixam seu diretório "Meus documentos" no seu lugar padrão, na partição do Windows. No entanto, após uma restauração do sistema, é preciso então, restaurar os dados pessoais, se houver um backup. Por que não transferir para uma outra partição e evitar assim, a restauração desta parte também? Isto não exclui a necessidade de salvar, pelo contrário (falha no disco). Aproveite para transferir também os arquivos temporários (/Temp) e os arquivos Internet Temporários. Idem quanto ao arquivo Swap do Windows. Isto fará uma economia em arquivos a serem desfragmentados no disco do sistema. A vantagem de transferir os arquivos e repertórios, freqüentemente alterados, é que a fragmentação da partição do Sistema é menor e, a imagem do Sistema, também. Partições Um único disco rígido pode conter até quatro partições principais ou três partições principais e uma partição com extensão. Em compensação, em uma partição com extensão, você pode definir quantas partições quiser. As partições situadas na partição com extensão são chamadas partições lógicas.

13 Para instalar um sistema operacional, você precisa de uma partição principal ; já para salvar dados, basta uma partição lógica. Assim, se você não conseguiu criar uma partição lógica, pode ser por que você atingiu o limite (4 partições principais), ou por falta de espaço livre na partição com extensão, ou ao lado dela. Sistemas de Ficheiros: FAT, utilizado pelo MS-DOS, Windows 3.x e Windows 95 mas, perfeitamente reconhecido por todos os sistemas atuais (Windows XP e Linux). Este sistema não suporta os discos rígidos com mais de 2 Go. O tamanho dos clusters é bem grande, resultando em uma perda de espaço do disco. FAT32 : É uma evolução do Fat, reconhecido por todos os sistemas exceto pelo MS-DOS, Windows 3.x, Windows 95 Primeira Edição, Windows NT 3.5 e 4. Os discos podem ter até 2 TB (1 Terabyte vale 1024 GB). Os clusters são menores. NTFS, utilizado pelo Windows NT, 2000 e XP. Linux reconhece este sistema experimentalmente porém, é melhor se limitar à leitura, sem gravação, para evitar a perda de dados. Este sistema não é possíel para discos inferiores à 400 MB por que ele requer muito espaço para a estrutura do sistema. O tamanho dos clusters não depende do tamanho do disco (ou da partição) e você pode escolhê-lo à vontade. Em resumo, este sistema repara, automaticamente, os setores defeituosos. Por outro lado, os direitos administrativos são suportados. Atualização das imagens Você criou uma primeira imagem do sistema mas, depois disso, seu sistema foi alterado. Logicamente, você vai querer atualizar a imagem do sistema. O que fazer : refazer uma imagem nova ou alterar a imagem já existente? Imagem incrementada : interessante mas perigoso!

14 Não se pode editar um arquivo de imagem de sistema para depois alterá lo. Para modificá la, tem que começar do zero. No entanto, alguns programas sabem fazer clonagens incrementadas. Clonagem incrementada consiste em copiar apenas os arquivos alterados ou novos. Mas não sonhe! Tudo isso está fechado em um único arquivo que só é gerenciado pelo software de criação de imagens. Qual é a vantagem de um backup incrementado? Em teoria, menos tempo de criação já que só os arquivos alterados ou novos são copiados na imagem. Mas se o sistema foi, recentemente, invadido por vírus, trojanos, vermes, spywares ou outras porcarias do gênero, eles serão, com certeza, incluídos na imagem incrementada já que são arquivos novos ou alterados! Assim sendo, a imagem ficará comprometida! Imagem incrementada e estratégia de segurança Em geral, pode-se planejar a criação - manutenção incrementada da imagem. Logo, tome cuidado! Mantenha uma vigilância constante para conservar seu sistema saudável : antivírus sempre em dia, firewall bem regulado e em dia, evitar sites sensíveis (warez, X...), ter sempre em mente que o P2P é muito perigoso (tanto em termos jurídicos como de vírus ), não abrir qualquer arquivo de olhos fechados (anexos de s, etc...), evitar certos softwares (Microsoft Internet Explorer e Outlook substituíveis pelo Mozilla ou Firefox e Thunderbird...). Se tiver problemas, aja com rapidez! Veja : segurança Softwares que criam imagens incrementadas Por enquanto, existem apenas três softwares que realizam imagens incrementadas : PolderBackup - Inglês - gratuito Norton Ghost - a partir da versão 9 - (Symantec) Inglês - pago

15 PC Cloner Inglês - pago Veja links e descrições mais abaixo. Clonar configurações diferentes Une imagem de sistema (clone) corresponde a uma configuração precisa e imutável. Para instalar uma imagem em várias configurações diferentes, é preciso criar uma imagem base a partir de um sistema que não tenha driver (programas sem configuração). Adicionar, em seguida, os drivers necessários para as configurações de cada máquina. Nada impede a realização de uma imagem de sistema -possível de ser gravada - e depois, alterar a configuração e refazer a imagem do sistema. Foi o que eu fiz! 12. Conselhos básicos muito importantes Faça backups regularmente Acidentes não mandam avisar! Além disso, errar é humano, portanto, mesmo sendo um expert em informática, você pode fazer um erro de manipulação. Qualquer software só faz aquilo que foi pedido e nada mais. E o faz, tal qual foi especificado em sua programação de origem. Felizmente, as máquinas ainda estão longe do «Terminator» e, por isso mesmo, ainda é o ser humano que comanda! Faça um chkdsk! Operação demorada! No entanto, não é preciso fazer todas as semanas! Cada 2 ou 3 mois basta. Principalmente se você não carrega demais o seu disco (poucos dados). O chkdsk inspeciona as estruturas do sistema de arquivo para corrigir os erros. Abra uma janela de comando MS-Dos e digite: chkdsk c: /F Se ele te propõe fazer um teste no próximo arranque, confirme digitando O e ENTRAR e depois, reinicialize o computador. Faça uma faxina! Esvazie a lixeirinha, remova os arquivos temporários e os arquivos Internet Temporários. Isto te ajudará na etapa seguinte. Desfragmente! Em princípio, todos os arquivos são gravados, um após o outro, no disco rígido. Para evitar a perda de muito espaço, o arquivo é cortado em pedaços pequenos e armazenado em pequenas frações do

16 disco: a que chamamos de clusters. Ao alterar um arquivo (atualizar, mover ou apagar), você terá duas possibilidades: ou o tamanho diminuiu ou ele aumentou. Se diminuiu e, como existe um outro arquivo logo a seguir, um lugar se libera entre os dois. Porém, este espaço não é, obrigatoriamente ocupado por um outro arquivo, no caso deste último ser muito grande para o espaço disponível. Conclusão, os arquivos serão espalhados em vários pedacinhos, em todos os cantos do disco rígido. Portanto, o tempo de acesso aos arquivos vai aumentar! É como se os livros de várias coleções fossem espalhados em uma biblioteca: você demoraria muito tempo para encontrar o exemplar que procura. É preciso organizar, arrumar. E, quanto mais você esperar, mais vai ser demorado! E é exatamente isto que faz o desfragmentador : reunir todos os pedaços dos arquivos. A operação levará mais tempo, se você utilizar estes arquivos, durante a recuperação! Portanto, evite trabalhar durante este processo. Além disso, quanto mais espaço livre houver no disco rígido, mais rápida será a desfragmentação. Veja : Desfragmentar seu disco rígido Deixe o computador trabalhar! Durante a criação da imagem, é importante deixar o computador trabalhar sem exigir nada da máquina. A não ser que você queira criar problemas para o seu computador e para a imagem do sistema! Preveja uma partição alvo (de armazenamento) Ela vai ser, pelo menos, do tamanho da partição fonte (a ser salva). Isto te ajudará a evitar surpresas, mesmo comprimindo a imagem. Nada de gravação direta! Alguns softwares gravam diretamente a imagem. Abandone! Opte pela fração da imagem para que ela caiba num CD ou DVD e armazene no seu disco rígido. Você vai gravá-la mais tarde com o seu software habitual. Isto evitará que você constate tarde demais que o CD está danificado e assim, a imagem inutilizável! Ao gravar com o programa adaptado, você pode verificar o estado da gravação e recuperar um CD ruim. Verifique suas imagens de sistema e suas gravações! Na hora de restaurar, pode-se perceber que a imagem do sistema está defeituosa - a imagem em si ou a gravação. Melhor prevenir! Não será culpa do software mas, sua! 13. Softwares Existem soluções diversas : no disquete,

17 no CD inicializável (CD que pode iniciar sozinho e sem nenhum ambiente do Sistema, o CD atuando como sistema operacional, em si), diretamente no ambiente do Sistema (Windows ou GNU/Linux) Você pode precisar criar a imagem do sistema a partir de um disquete ou de um CD inicializável. Você não pode iniciar no sistema mas você quer conservá-lo para poder recuperar seus dados, posteriormente. Criar a imagem no ambiente do sistema também é válida porque, além de uma ergonomia melhor, possibilita a gravação de um outro sistema (se máquina multi-sistemas) mas também, o backup do próprio sistema utilizado sem necessidade de reinicialização. Neste último caso, o software "tranca" o sistema e recomenda-se vivamente de não utilizar a máquina para outras tarefas. 14. Windows Gratuitos >> DrvClonerXP Informação, download e manual : DrvClonerXP Compatível apenas com o Windows 2000 e XP, este freeware clona as partições. Atenção! Neste caso, não é realmente uma imagem de partição (imagem "ghost") que é criada. Não é mais um backup de prevenção! Este tipo de operação se torna necessário durante a mudança de disco rígido caso queira evitar de passar por uma imagem do tipo ghost. Em resumo, trata-se de clonagem direta. >> Partition Saving Partition Saving É um programa (chamado anteriormente de Savepart) que entra em um disquete et é pilotado em linha de comando DOS. Reconhece os sistemas de arquivos FAT e NTFS. O backup é zipado. >> DriveImage XML download Este software só pode criar e restaurar imagens das partições Fat (12, 16, 32) e NTFS, rapidamente, a partir do Windows. As imagens ficam nos arquivos XML.

18 Site fonte : Na prática : Criando e Restaurando Imagens do HD com o Norton Ghost >> Macrium Reflect Baixar Macrium Reflect Macrium Reflect Faça uma imagem do seu sistema Pagos Apesar do desaparecimento do Powerquest DriveImage (comprado pelo Norton), ainda existem alternativas pagas do Norton Ghost. Se, apesar das precisões descritas abaixo, você ainda não souber qual escolher, veja alguns pareceres sobre estes softwares no link >> Ghost (Symantec - Norton) Última versão disponível em português a partir do site Symantec Tutoriais : o Ghost 7 (apesar desta versão estar ultrapassada, os tutoriais ainda podem ser úteis) : Ghost 7 o Ghost 8 (2003) : Ghost 8 Manuais FTP : em francês Este software é tão popular que deu seu nome a sua idéia "de imagem de Sistema"! Compatível com o Windows 98/ME/NT/2000/XP/Vista e reconhece os sistemas de arquivos FAT, FAT32, NTFS, Ext2 e Ext3. Norton Ghost sabe : o o o o o o Criar imagens rapidamente a partir do Windows (sem precisar reinicializar), Criar imagens incrementadas, Planejar as operações de backups, Exibir e recuperar arquivos e pastas precisos, a partir de uma imagem, Comprimir imagens, Dividir imagens para que caibam em CD e DVD (os tamanhos são pré-determinados mas podem ser modificados à vontade. Só para informação, o tamanho

19 pré-estabelecido, para um DVD de 4,7, Go está errado. Esqueça o tamanho de 4589 Mo e desça para 4480 ou 4470 Mo.), o o Atribuir uma senha para a imagem, Restaurar as imagens a partir de um CD inicializável. Um manancial de ajuda para solução de problemas sobre Norton Ghost (via un forum tiers) no Guia do usuário Foi detectado um conflito entre Norton Ghost 9 e o antivirus Kaspersky! Após a execução do antivírus, na reinicialização aparece uma tela azul com alerta de erro STOP 0x F DRIVER_POWER_STATE_FAILURE. Segundo o Kaspersky, a origem vem de dois arquivos do Norton Ghost 9. Veja os detalhes do problema e da solução no FAQ da Kaspersky : em francês > > Acronis True Image As versões anteriores eram chamadas de Drive Image. O site oficial da Acronis propõe o download direto de uma versão para testar (limitada à 15 dias) assim como a compra da licença. Você poderá encontrar a versão em português assim como o manual e um serviço de apoio. A PowerQuest também propõe (por conta da Acronis) a versão Home (Atenção : pode haver uma diferença entre esta versão e a da Acronis!) : download Este software salva rapidamente no Windows (9x/ME/NT/2000/XP/Vista) com possibilidade de compressão, de recorte de imagem para gravar CD ou DVD. Reconhece os sistemas de arquivos FAT16, FAT32, NTFS, Ext2, Ext3 e ReiserFS. Não só pode planejar o backup como fazer o backup incrementado. Só os arquivos alterados ou novos serão levados em conta a partir do backup anterior (ganho de tempo). A restauração pode ser feita de duas maneiras : o o Diretamente, a partir do software do Windows ; neste caso, uma reinicialização será obrigatoriamente programada para restaurar a partição onde fica o Windows. Graças a um CD de inicialização criado anteriormente. Veja também este mini tutorial: Acronis Drive Image Disco Inic ializável Mais informações sobre o Drive Image : tutorial Observe também os seguintes pontos: o Certos PC não podem ser reinicializados corretamente com o True Image, seja qual for o método. Um problema de configuração não resolvido! Assim sendo, eu

20 recomendo a utilização da versão para testar, a fim de verificar se seu computador é realmente compatível com o True Image. No entanto, com relação às versões registradas (logo, as legais), uma simples atualização pode solucionar o problema. o True Image cria um "Reparador no arranque do Acronis", situado em uma partição oculta (partição chamada "Zona de segurança Acronis", criada anteriormente). Este reparador é acessível logo na inicialização da máquina, com a tecla <F11> e pode se tornar indispensável em certos casos. No entanto, este reparador reescreve o Master Boot Record (MBR). Os usuários do GNU/Linux deverão colocar Lilo ou Grub na raíz de seu sistema «open-source». > > Perfect Image (Avanquest Software) Compatível com o Windows 2000/XP/Vista, este shareware cria, rapidamente, imagens de partições em CD, DVD, suportes USB 2 e CD de arranque. É possível planejar os backups, realizar imagens incrementadas, protegidas ou não por uma senha. As imagens podem ser comprimidas até 40%. Veja PRIMEIROS PASSOS O primeiro e mais importante passo é assegurar seus ficheiros atuais. Uma vez formatado o PC, perderá todos os ficheiros. Logo, recomendamos que se grave seus ficheiros principais em uma fonte separada do PC ( numcdrom, num outro hd, numpendrive, no computador de um amigo, etc ) para que esses possam ser restaurados após a instalação do novo Sistema Operativo (SO). Também é fundamental ter em mãos o CD de instalação do sistema operativo e os drivers de configuração das placas instaladas no seu PC (de áudio e vídeo, por exemplo). Esses ficheiros são entregues junto com a documentação da sua máquina, quando a compra. No caso de placas onboard em que os dispositivos estão na placa mãe, esses drivers costumam estar no CD da placa. Se utiliza banda larga, não se esqueça também do driver da placa de rede. Sem, pode não conseguir configurar seu acesso à Internet, que será útil para prosseguir com a instalação do Windows.

CURSO FORMATAÇÃO DE PCS E NOTEBOOKS E INSTALAÇÃO DE SISTEMA OPRACIONAL FORMATAÇÃO VIA CD-ROM E INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP

CURSO FORMATAÇÃO DE PCS E NOTEBOOKS E INSTALAÇÃO DE SISTEMA OPRACIONAL FORMATAÇÃO VIA CD-ROM E INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP DATATEK LABS CURSO FORMATAÇÃO DE PCS E NOTEBOOKS E INSTALAÇÃO DE SISTEMA OPRACIONAL FORMATAÇÃO VIA CD-ROM E INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP AGRADECIMENTOS Nós da DATATEK LABS gostaríamos de agradecer a você,

Leia mais

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014.

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. Manual de Instalação Windows XP Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. 1 SUMÁRIO OBJETIVO DO MANUAL:...03 REQUISITOS MÍNIMOS:...03 PROCESSO DE INSTALAÇÃO:...04 3.1 Documentos

Leia mais

Como formatar e reinstalar o Windows 7

Como formatar e reinstalar o Windows 7 Como formatar e reinstalar o Windows 7 Windows 7 é muito melhor que as versões anteriores do Windows (XP e Vista). O processo de instalação é "simples e fáceis de seguir. Big Bravo! para a Microsoft por

Leia mais

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Instalação P: Meu Disco Rígido Externo Samsung está conectado, mas nada está acontecendo. R: Verifique a conexão a cabo USB. Se seu Disco Rígido Externo Samsung

Leia mais

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software Introdução HOW TO Página: 1 de 14 Para fazer a migração/instalação do 6.1 Software, é necessária a instalação do Sistema Operacional Linux Fedora Core 8. Explicaremos passo a passo como formatar a máquina,

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Guia Rápido de Instalação Ilustrado

Guia Rápido de Instalação Ilustrado Livre S.O. Guia Rápido de Instalação Ilustrado Introdução Este guia tem como objetivo auxiliar o futuro usuário do Livre S.O. durante o processo de instalação. Todo procedimento é automatizado sendo necessárias

Leia mais

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo eles com uma instalação

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

HD Keeper. Manual do usuário

HD Keeper. Manual do usuário HD Keeper Manual do usuário Índice Capítulo 1 Introdução... 3 1-1 Funções... 3 1-2 Características... 3 Capítulo 2 - Instalação... 3 2-1 Requisitos básicos do sistema para instalação... 3 2-2 Antes de

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA INSTALAÇÃO LIMPA O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo-os

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox System Technology Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox Weslley Barboza Tutorial para instalação de uma maquina virtual com dual boot utilizando Windows XP Professional

Leia mais

AULA 5 Sistemas Operacionais

AULA 5 Sistemas Operacionais AULA 5 Sistemas Operacionais Disciplina: Introdução à Informática Professora: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Sistemas Operacionais Conteúdo: Partições Formatação Fragmentação Gerenciamento

Leia mais

Samsung Auto Backup FAQ

Samsung Auto Backup FAQ Samsung Auto Backup FAQ Instalação P: Liguei a unidade de disco rígido externo da Samsung mas nada acontece. R: Verifique a conexão do cabo USB. A luz LED acende-se na unidade de disco rígido externo Samsung

Leia mais

Instalação do Sistema Operativo Windows XP

Instalação do Sistema Operativo Windows XP Curso Profissional - Técnico de Informática de Gestão 10ºB Prof. Pedro Lopes Ficha de Trabalho nº1 S i s t e m a s d e I n f o r m a ç ã o Instalação do Sistema Operativo Windows XP A instalação de um

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Material retirado do site: HTTP://www.boadica.com.br

Material retirado do site: HTTP://www.boadica.com.br Disciplina: Montagem e manutenção de computadores Material retirado do site: HTTP://www.boadica.com.br O que fazer quando se quer dividir um disco em mais de 1 partição e o disco já está em uso? Uma situação

Leia mais

Introdução. O Windows Server 2003 está dividido em quatro versões:

Introdução. O Windows Server 2003 está dividido em quatro versões: Introdução Este é um tutorial de como Instalar o Windows Server 2003, este é o primeiro de alguns tutoriais que farei para ambientes de servidores Windows. A instalação do Windows Server 2003 segue o mesmo

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Configurando e Implantando o Windows Server 2003 Fabricio Breve Requisitos de Hardware de Sistema Processador Mínimo: 266 MHz Mínimo ideal:

Leia mais

Como instalar Windows XP

Como instalar Windows XP Como instalar Windows XP 1 Como instalar Windows XP Existem 2 opções para instalar XP: Opção A: para micro novo sem Sistema Operacional instalado (Exemplo de sistema operacional:windows 98, Windows 2000,

Leia mais

Instalando o Debian em modo texto

Instalando o Debian em modo texto Instalando o Debian em modo texto Por ser composto por um número absurdamente grande de pacotes, baixar os CDs de instalação do Debian é uma tarefa ingrata. Você pode ver uma lista dos mirrors disponíveis

Leia mais

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Texto Técnico 005/2013 TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Parte 05 0 Vamos finalizar o tema Trabalho com Grandes Montagens apresentando os melhores recursos e configurações de hardware para otimizar a abertura

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 Recomendações Iniciais SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.2 (Compatível com Guarita Vr4.03 e Vr4.04) Para

Leia mais

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Instalação e Configuração 1 Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz Depois de saber qual a hora certa de formatar o HD e prepará-lo corretamente para a instalação do sistema operacional, chegou a hora de aprender como instalar

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa? Que tipo de navegadores são suportados? Preciso permitir 'cookies' O que são 'cookies' da sessão? O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação Sphinx : software para coleta e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Tecnologia e informação para a decisão! Copyright Sphinx Todos direitos reservados Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Unidade 7: Panes no Excel

Unidade 7: Panes no Excel Unidade 7: Panes no Excel 7.0 Introdução A maioria das pessoas que usam o Excel já deve ter passado por redução no desempenho, congelamento e aquelas temidas palavras "O Microsoft Excel encontrou um problema

Leia mais

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO SIMPLES

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO SIMPLES Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO SIMPLES ATUALIZAÇÃO SIMPLES O processo de Atualização Simples mantém configurações do Windows, arquivos pessoais e aplicativos compatíveis com

Leia mais

INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO.

INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO. INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO. 1 - Qual arquitetura devo usar para instalar no meu computador, 32bits ou 64bits? a) Simplificando bastante para ter uma opção viável,

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB Calculando a capacidade de disco: Capacidade = (# bytes/setor) x (méd. # setores/trilha) x (# trilhas/superfície) x (# superfícies/prato) x (# pratos/disco) Exemplo 01: 512 bytes/setor 300 setores/trilha

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Quando o PC for iniciado aparecerá uma tela com: Pressione enter para iniciar do CD ou algo parecido,

Quando o PC for iniciado aparecerá uma tela com: Pressione enter para iniciar do CD ou algo parecido, 1 de 17 4/5/2011 15:09 Configure o 1º boot da sua placa-mãe como sendo o CD-ROM, o setup vai depender do fabricante e modelo da mobo para configurar aperte DEL e procure pelas configurações de boot. Aperte

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas SISTEMAS DE ARQUIVOS FAT E FAT32 José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução Muitos usuários

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SISTEMA

INTRODUÇÃO AO SISTEMA MANUAL DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO Nome do Software: Guarux Versão do Software: Guarux Educacional 4.0 INTRODUÇÃO AO SISTEMA O Guarux Educacional 4.0 é uma distribuição idealizada pela

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

UDPcast Clonagem de HDs via rede utilizando

UDPcast Clonagem de HDs via rede utilizando Manual Clonando Discos com o UDPcast Clonagem de HDs via rede utilizando o UDPCast. Produzido por: Sergio Graças Giany Abreu Desenvolvedores do Projeto GNU/Linux VRlivre Manual Clonando Discos com o UDPcast

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

Guia: como instalar o Ubuntu Linux

Guia: como instalar o Ubuntu Linux Guia: como instalar o Ubuntu Linux Você cansou do Windows e quer se aventurar a usar alguma distribuição Linux, mas não sabe por onde começar? Montamos um passo a passo com todas as etapas necessárias

Leia mais

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos Primeiros passos Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Agradecemos que você tenha optado por nosso produto e esperamos que esteja sempre satisfeito(a) com seu novo software da G DATA. Caso algo

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Requisitos Necessários 5 Visão Geral da Instalação 5 Passo 1: Buscar atualizações 5 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 5 Passo 3: Instalar

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 14.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás para

Leia mais

Leia antes de instalar Mac OS X

Leia antes de instalar Mac OS X Leia antes de instalar Mac OS X Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações sobre os computadores compatíveis, requisitos do sistema e como instalar o Mac OS X. Para obter

Leia mais

Melhor do que driblar os vírus de pendrive, é não pegá-los! Mas como fazer isto?

Melhor do que driblar os vírus de pendrive, é não pegá-los! Mas como fazer isto? Melhor do que driblar os vírus de pendrive, é não pegá-los! Mas como fazer isto? Por padrão, a maioria dos pendrives vêm formatados com o padrão conhecido como FAT32. Este padrão já meio antigo, é muito

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Considerações sobre o Disaster Recovery

Considerações sobre o Disaster Recovery Considerações sobre o Disaster Recovery I M P O R T A N T E O backup completo para Disaster Recovery não dispensa o uso de outros tipos de trabalhos de backup para garantir a integridadedo sistema. No

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e O intuito deste tutorial é descrever com detalhes técnicos como

Leia mais

SISTEMA DE ARQUIVOS. Instrutor: Mawro Klinger

SISTEMA DE ARQUIVOS. Instrutor: Mawro Klinger SISTEMA DE ARQUIVOS Instrutor: Mawro Klinger Estrutura dos Discos As informações digitais, quer sejam programas ou dados do usuário, são gravadas em unidades de armazenamento. O HD é uma unidade de armazenamento

Leia mais

22:59:36. Introdução à Informática com Software Livre

22:59:36. Introdução à Informática com Software Livre 22:59:36 Introdução à Informática com Software Livre 1 22:59:36 O Debian é uma distribuição GNU/Linux desenvolvida abertamente por um grupo mundial de voluntários, no esforço de se produzir um sistema

Leia mais

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Conteúdo Etapa 1: Saiba se o computador está pronto para o Windows 7... 3 Baixar e instalar o Windows 7 Upgrade Advisor... 3 Abra e execute o Windows 7

Leia mais

Como atualizar os preços da ABCFarma.

Como atualizar os preços da ABCFarma. Como atualizar os preços da ABCFarma. Requisitos 1. Ter o Microsoft Office 2003 instalado. Pode ser qualquer outra versão, mas eu vou explicar com a 2003, se você utilizar outra versão, saiba como utilizá-la.

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado

Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CRIAÇÃO DA MÁQUINA VIRTUAL... 3 Mas o que é virtualização?... 3 Instalando o VirtualBox...

Leia mais

Tutorial de instalação do Debian Rudson Ribeiro Alves

Tutorial de instalação do Debian Rudson Ribeiro Alves Tutorial de instalação do Debian Rudson Ribeiro Alves UVV/2007 Sep 24, 2007 Opções de Boot Tela inicial do CD de instalação do Debian. Escolha F2 para ver mais opções de boot. 2 Opções de Boot Tela com

Leia mais

Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com

Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com Guia de Instalação do BRlix Como tenho visto no fórum do BRlix que muitas pessoas estão encontrando dificuldades na instalação

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático Virtual Box Instalação do Virtual Box Instalação do Extension Pack Criando uma Máquina Virtual Instalando o Windows

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

RECUPERANDO DADOS COM REDO BACKUP E RECOVERY

RECUPERANDO DADOS COM REDO BACKUP E RECOVERY RECUPERANDO DADOS COM REDO BACKUP E RECOVERY Redo Backup é um programa para a recuperação de arquivos e discos rígidos danificados. Com ele você dispõe de um sistema completo para resolver diversos problemas

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática DRIELE ALVARO,LUCAS ROBLEDO,NATACHA

Leia mais

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução Autor Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data 13/06/2012 Autor Rodrigo Cristiano Descrição

Leia mais

Microsoft Windows 7: Guia de primeiros passos

Microsoft Windows 7: Guia de primeiros passos Microsoft Windows 7: Guia de primeiros passos Configure o Windows 7 O seu computador Dell é fornecido pré-configurado com o sistema operacional Microsoft Windows 7. Para configurar o Windows pela primeira

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Para fazer um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira AntiVir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows)

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e

Boot Camp Guia de Instalação e Boot Camp Guia de Instalação e Índice 3 Introdução 4 Requisitos Necessários 5 Visão Geral da Instalação 5 Passo 1: Buscar atualizações 5 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 5 Passo 3: Instalar o Windows

Leia mais

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO.

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. INSITE BOLETIM DE INSTALAÇÃO Página 2: Instalando o INSITE Página 7: Removendo o INSITE NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. A INSTALAÇÃO OU O USO INCORRETOS PODEM

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

PLANEAMENTO DA INSTALAÇÃO DO WINDOWS SERVER 2003

PLANEAMENTO DA INSTALAÇÃO DO WINDOWS SERVER 2003 PLANEAMENTO DA INSTALAÇÃO DO WINDOWS SERVER 2003 1 PLANEAMENTO DA INSTALAÇÃO Instalar o Windows Server 2003 requer alguma preparação, devido à sua complexidade: Ao correr o programa de setup (configuração)

Leia mais

USB Creator. USBCreator. 1. Requerimentos. Página Imutável Informação Anexos Mais Acções. Ubuntu Brazil Entrar Help

USB Creator. USBCreator. 1. Requerimentos. Página Imutável Informação Anexos Mais Acções. Ubuntu Brazil Entrar Help 1 de 8 04/06/2013 18:02 Página Imutável Informação Anexos Mais Acções Ubuntu Brazil Entrar Help USBCreator USB Creator Hoje, também gravar o Ubuntu ou as várias distribuições Linux num pen drive nunca

Leia mais

Backup dos Trabalhos e Configurações

Backup dos Trabalhos e Configurações Backup dos Trabalhos e Configurações Quando se deseja trocar o SOS Backup de máquina, trocar de versão, ou simplesmente se precaver de problemas como perda das configurações é necessário fazer o backup

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

05/11/2010 Tech In HARDWARE TOMÉ & THEODORE

05/11/2010 Tech In HARDWARE TOMÉ & THEODORE HARDWARE 1 TOMÉ & THEODORE INTRODUÇÃO O QUE É O COMPUTADOR? Um computador é um dispositivo electrónico controlado por um programa (chamado sistema operativo) ; 05/11/2010 Tech In É constituído por componentes

Leia mais