RESPONSABILIDADE SOCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESPONSABILIDADE SOCIAL"

Transcrição

1

2 RESPONSABILIDADE SOCIAL O sucesso das atividades empresarias envolve a sustentabilidade da organização, refletida na manutenção do negócio a longo prazo e na geração de valor econômico e social a todas as partes envolvidas. Os serviços jurídicos prestados pela MATHIES ADVOGADOS ASSOCIADOS têm como foco a responsabilidade social das organizações, com soluções jurídicas sustentáveis que possibilitam atuação ética, de acordo com as normas e regulamentos, e tragam resultados econômicos para a organização e promovam a valorização da relação da empresa com seus colaboradores, fornecedores e clientes.

3 ADVOGADOS ANARUEZ MATHIES GUILHERME MACHADO CASALI Advogada com atuação em Direito Empresarial e Programa de Integridade (compliance). Graduação e Mestrado em Direito pela UFSC Especialização em Direito Empresarial pela Univille Especialização em Direito Empresarial pela FGV-Rio Especialização em Planejamento e Gestão de Negócios pela Univille (em andamento) Especialização em Novo Direito do Trabalho pela PUCRS (em andamento) Advogado com atuação em Direito Empresarial e Programa de Integridade (compliance). Graduação em Direito pela UFSC Mestre em Ciências Jurídicas pela Univali Especialização em Direito Empresarial pela Univille Docente do Curso de Direito da UNISOCIESC e FCJ Certificação CPA-20 pela ANBIMA Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais Curso de Direito Bancário pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Docente do Curso de Direito da Faculdade Guilherme Guimbala Autora do Livro Assédio Moral e Compliance na Relação de Emprego Dos Danos e dos Custos e Instrumentos de Prevenção De Acordo com a Reforma Trabalhista. Editora: Juruá Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção - CPC-A pelo LCB - LEC Certification Board Curso de Gestão de Riscos Diretrizes ABNT NBR ISO 31000:2018 pela ABNT

4 ATUAÇÃO

5 COMPLIANCE O exercício da atividade empresarial de acordo com as normas que regulam o setor e a implantação de mecanismos que facilitem seu cumprimento são instrumentos valiosos na prevenção a fraudes, multas e prejuízos a que estão sujeitas as empresas em caso de descumprimentos ou erros na tomada de decisões, bem como na redução de custos com desperdícios ou retrabalhos e na melhora do clima organizacional e produtividade da empresa. Esse processo de implantação, monitoramento e cumprimento das obrigações pelas empresas é definido como Compliance e reflete a valorização da ética, integridade e transparência na cultura organizacional.

6 Os serviços prestados pelo Escritório na área de Compliance incluem: Assessoria na criação e implantação de programa de Compliance, com base nas diretrizes estabelecidas nas ISO 19600:2014 e ISO 37001:2016; Assessoria na elaboração de Código de Conduta, Manuais e Regimentos Internos, com objetivo de respaldar a tomada de decisões por aqueles que integram a empresa e orientar as relações da organização com seus trabalhadores, clientes, fornecedores, sociedade e entes públicos. Mapeamento e Gestão de Riscos Jurídicos, de acordo com as diretrizes estabelecidas na ISO 31000:2018.

7 Os serviços prestados pelo Escritório na área de Compliance incluem: Assessoria na implantação de Canal de Denúncias e de procedimentos de investigação internos, sendo as informações e procedimentos resguardados pelo sigilo profissional do advogado. Apoio técnico a treinamentos com revisão e redação de materiais, esclarecimento de dúvidas e presença in loco de profissionais da área jurídica. Due diligence através do levantamento, compilação e análise das informações jurídicas que possam impactar positiva ou negativamente a empresa.

8 PROGRAMA DE INTEGRIDADE PARA PEQUENOS NEGÓCIOS A adoção de programa de integridade, com o objetivo de auxiliar a empresa na identificação dos riscos, no cumprimento das obrigações e na prevenção a fraudes e irregularidades, não é limitada às grandes corporações. Esse mecanismo, observadas as particularidades de cada empresa, também pode ser implementado aos pequenos negócios, gerando valor para a organização com a otimização dos resultados e redução dos prejuízos.

9 Os serviços prestados pelo Escritório na área de Programa de Integridade para Pequenos Negócios incluem: Assessoria na criação e implantação de Programa de Integridade, com foco em pequenos negócios. Assessoria na elaboração de Código de Conduta, Manuais e Regimentos Internos, com objetivo de orientar as relações da empresa com seus trabalhadores, clientes, fornecedores, sociedade e entes públicos. Mapeamento e Gestão de Riscos Jurídicos, de acordo com as diretrizes estabelecidas na ISO 31000:2018.

10 Os serviços prestados pelo Escritório na área de Programa de Integridade para Pequenos Negócios incluem: Assessoria na elaboração de procedimentos para prevenção de fraudes e irregularidades que possam trazer prejuízos financeiros e de imagem para a empresa. Apoio técnico a treinamentos com revisão e redação de materiais.

11 GESTÃO JURÍDICA A gestão adequada das questões jurídicas é essencial para o desenvolvimento empresarial sustentável, com manutenção das atividades e redução de eventuais impactos negativos.

12 Os serviços prestados pelo Escritório na área de Gestão Jurídica incluem: Gestão das demandas de processos judiciais e administrativos com a atuação direta do Escritório em processos judiciais e administrativos (cível, administrativo, societário e trabalhista). Análise societária da relação entre os sócios e desses com a sociedade. Fomento e proteção patrimonial por meio da análise jurídica dos requisitos necessários para obtenção da linha de crédito pretendida, investigação de comprometimento patrimonial da empresa e dos sócios e análise dos contratos, parcerias e outras formas de fomento.

13 Os serviços prestados pelo Escritório na área de Gestão Jurídica incluem: Assessoria jurídica na relação com fornecedores através da implantação de procedimentos e políticas de fiscalização dos contratos de fornecimento. Assessoria jurídica na relação com clientes com foco na prevenção de demandas judiciais e redução de prejuízos.

14 RELAÇÕES DE TRABALHO A relação da organização com seus colaboradores e a forma como essa se desenvolve traz impactos diretos para a atividade empresarial. Dessa forma, a criação de soluções que tenham foco nas pessoas envolvidas no processo e na sustentabilidade do próprio negócio trazem ganhos e otimização de resultados para as organizações.

15 Os serviços prestados pelo Escritório na área de Relações de Trabalho incluem: Apoio à área de saúde e segurança do trabalhador através da elaboração de documentos, procedimentos e treinamentos que auxiliam a implantação e manutenção das medidas de segurança e saúde do trabalhador. Gestão jurídica de contratos de terceirizados por meio da elaboração de contratos e de procedimentos de fiscalização das obrigações contratuais e trabalhistas das empresas terceirizadas. Análise do passivo trabalhista através da identificação e análise de situações relativas ao contrato de trabalho que estejam em desacordo com a legislação e que possam causar prejuízo financeiro à empresa.

16 Os serviços prestados pelo Escritório na área de Relações de Trabalho incluem: Gestão jurídica relativa ao controle de jornada por meio da consultoria e assessoria nas questões relativas a execução de horas extras, controles de jornada, compensação e banco de horas. Gestão jurídica relativa às verbas remuneratórias e indenizatórias através da análise dos reflexos trabalhistas, previdenciários e fiscais decorrentes dos pagamentos efetuados aos empregados. Assessoria relativa à implantação do e-social com consultoria, orientação e elaboração de procedimentos para auxiliar a empresa na implantação do e-social.

17 (47) (47) facebook.com/mathiesadv

Visão, Missão e Valores. Histórico

Visão, Missão e Valores. Histórico Histórico Visão, Missão e Valores Fundado em 2009, o Nottoli & Leite Advogados nasceu da percepção acerca da necessidade de empresas de pequeno e médio porte possuírem uma assessoria jurídica exercida

Leia mais

QUEM SOMOS. global compliance

QUEM SOMOS. global compliance QUEM SOMOS Somos uma empresa de compliance com exper ses diversas cons tuida com o fim de disseminar a cultura da integridade e é ca no âmbito corpora vo. Prestamos consultoria jurídica, estratégica, contábil,

Leia mais

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Programa de Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Introdução...03 O Programa de Integridade...04 Pilares do Programa...05 Principais Benefícios...09 Nosso Compromisso...10 Introdução O combate à corrupção depende

Leia mais

PBTI. Programa de Integridade. Maio 2018

PBTI. Programa de Integridade. Maio 2018 PBTI Programa de Integridade Maio 2018 Introdução A PBTI Soluções tem o compromisso de conduzir seus negócios de acordo com os mais elevados padrões de ética e integridade empresarial. Em 2012 a PBTI lançou

Leia mais

Ética, Governança e Compliance. Marcelo Coimbra

Ética, Governança e Compliance. Marcelo Coimbra Ética, Governança e Compliance Marcelo Coimbra Ética Empresarial A ética empresarial é o conjunto de valores que regem uma empresa e formam uma filosofia organizacional. Essa filosofia possui princípios

Leia mais

Seminário Nacional NTU Lei Anticorrupção e Programa de Compliance. Lélis Marcos Teixeira

Seminário Nacional NTU Lei Anticorrupção e Programa de Compliance. Lélis Marcos Teixeira Seminário Nacional NTU - 2014 Lei Anticorrupção e Programa de Compliance Lélis Marcos Teixeira 28/agosto/2014 Iniciativas FETRANSPOR Lei 12.846/2013 Agenda Abertura Histórico Iniciativas Dúvidas Encerramento

Leia mais

Exigibilidade de implementação do Programa de Integridade

Exigibilidade de implementação do Programa de Integridade Lei n o. 7.753/2017 Exigibilidade de implementação do Programa de Integridade www.kpmg.com.br Introdução Em 17 de outubro de 2017, foi sancionada pelo governador do Estado do Rio de Janeiro a Lei Ordinária

Leia mais

COMPLIANCE E GESTÃO DE PROCESSOS

COMPLIANCE E GESTÃO DE PROCESSOS COMPLIANCE E GESTÃO DE PROCESSOS CLAUDIO CARNEIRO professorclaudiocarneiro@gmail.com CLAUDIO CARNEIRO Advogado e sócio do escritório Claudio Carneiro Advogados Associados. Pós-Doutor pela Universidade

Leia mais

O Código de Conduta da MATHIES ADVOGADOS ASSOCIADOS tem por escopo disciplinar e orientar a atuação do escritório e seus colaboradores, bem como sua

O Código de Conduta da MATHIES ADVOGADOS ASSOCIADOS tem por escopo disciplinar e orientar a atuação do escritório e seus colaboradores, bem como sua CÓDIGO DE CONDUTA O Código de Conduta da MATHIES ADVOGADOS ASSOCIADOS tem por escopo disciplinar e orientar a atuação do escritório e seus colaboradores, bem como sua relação com clientes, fornecedores/parceiros

Leia mais

Central PABX Vicente Sapienza Advogados - Todos os Direitos Reservados

Central PABX Vicente Sapienza Advogados - Todos os Direitos Reservados Missão Localizado na Consolação São Paulo, o Vicente Sapienza Advogados atua como um escritório estratégico, especializado em assessoria empresarial e tendo como porta de entrada assuntos de ponta relacionados

Leia mais

TEIXEIRA FILHO ADVOGADOS

TEIXEIRA FILHO ADVOGADOS Desde 1991 prestando serviços jurídicos A Teixeira Filho Advogados atua no ramo do Direito Empresarial e tem como suas principais especializações a área de Licitações Públicas, Direito Administrativo,

Leia mais

Lei /2018. kpmg.com.br

Lei /2018. kpmg.com.br Lei 15.228/2018 Aplicação, no âmbito da Administração Pública do Estado do Rio Grande do Sul, da Lei 12.846/13 e do Decreto 8.420/15 e exigibilidade de implementação do Programa de Integridade. kpmg.com.br

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE MRV... 2 5. ESTRUTURA DA ÁREA DE COMPLIANCE... 3 5.1. Funções da Área de Compliance...

Leia mais

A certeza de um trabalho diferenciado, pautado no estabelecimento de metas bem definidas, o diálogo aberto e

A certeza de um trabalho diferenciado, pautado no estabelecimento de metas bem definidas, o diálogo aberto e MATUCCI ADVOGADOS é um escritório com forte atuação no direito empresarial, capacitado a prestar assessoria multidisciplinar em prol de seus clientes nacionais e internacionais em todo território brasileiro.

Leia mais

Programa de Transparência Mais integridade e credibilidade à sua Empresa

Programa de Transparência Mais integridade e credibilidade à sua Empresa Programa de Transparência Mais integridade e credibilidade à sua Empresa Lei anticorrupção Com a Lei Anticorrupção, todas as empresas brasileiras e seus dirigentes estão sujeitos a penalidades por práticas

Leia mais

Programa de Integridade/ Compliance

Programa de Integridade/ Compliance Programa de Integridade/ Compliance Sumário Programa de Integridade... 3 Estrutura Organizacional... 4 Estrutura do Programa de Integridade... 6 1. Diretrizes Institucionais... 7 2. Governança Corporativa...

Leia mais

PAINEL 2 GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS ESTATAIS - Metodologia de Avaliação de Integridade

PAINEL 2 GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS ESTATAIS - Metodologia de Avaliação de Integridade PAINEL 2 GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS ESTATAIS - Metodologia de Avaliação de Integridade PALESTRANTE: SÉRGIO SEABRA - SECRETÁRIO FEDERAL DE CONTROLE INTERNO-ADJUNTO Programa de Integridade: Conceito É um

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO ANTISSUBORNO ABNT NBR ISO37001:2017

SISTEMAS DE GESTÃO ANTISSUBORNO ABNT NBR ISO37001:2017 SISTEMAS DE GESTÃO ANTISSUBORNO ABNT NBR ISO37001:2017 O que é a ABNT NBR ISO37001:2017? O que é a ABNT NBR ISO37001:2017? É uma norma sobre sistemas de gestão antissuborno desenvolvida para auxiliar as

Leia mais

Governança de Terceiros e Gestão de Riscos Parceiros por perto para uma melhor gestão e mitigação dos riscos

Governança de Terceiros e Gestão de Riscos Parceiros por perto para uma melhor gestão e mitigação dos riscos Governança de Terceiros e Gestão de Riscos Parceiros por perto para uma melhor gestão e mitigação dos riscos Gestão de terceiros na era da transparência Entre os principais fatores que impulsionam a necessidade

Leia mais

AS ESTRATÉGIAS DE COMPLIANCE E IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA. Advª. Cláudia Bressler

AS ESTRATÉGIAS DE COMPLIANCE E IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA. Advª. Cláudia Bressler AS ESTRATÉGIAS DE COMPLIANCE E IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA Advª. Cláudia Bressler Origem Supervisão ineficiente; Falhas de monitoramento; Falta de controle; e Ausência de ações éticas estiveram relacionadas

Leia mais

MBA em Compliance e Governança MBA EM COMPLIANCE E GOVERNANÇA. Ementa do Curso

MBA em Compliance e Governança MBA EM COMPLIANCE E GOVERNANÇA. Ementa do Curso MBA em Compliance e Governança 1 MBA EM COMPLIANCE E GOVERNANÇA Ementa do Curso MBA em Compliance e Governança 2 Ementa Eixo I Compliance Fundamentos do Compliance Definição e apresentação de alguns pilares

Leia mais

Lei Anticorrupção

Lei Anticorrupção Lei 12.846 Anticorrupção Comentar a abrangência e alguns tópicos da Lei que prevê punições para as empresas que cometerem atos de corrupção contra a Administração Pública. O que é Corrupção? Ato de corromper

Leia mais

III Encontro de Gestão Estratégica dos Departamentos Jurídicos

III Encontro de Gestão Estratégica dos Departamentos Jurídicos III Encontro de Gestão Estratégica dos Departamentos Jurídicos 13/03/2015 Fabrizio Camerini Gerente Jurídico Gerente Regional de Ética & Conformidade Yara Brasil Fertilizantes Fatos sobre a Yara Estabelecida

Leia mais

Cartilha LEI RIO DE JANEIRO

Cartilha LEI RIO DE JANEIRO Cartilha LEI 7.753 RIO DE JANEIRO 2 INTRODUÇÃO Em outubro de 2017, entrou em vigência a Lei 7.753, dispondo sobre a obrigatoriedade da implementação de Programa de Integridade no estado do Rio de Janeiro,

Leia mais

CURSO DE COMPLIANCE RIO DE JANEIRO

CURSO DE COMPLIANCE RIO DE JANEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CURSO DE COMPLIANCE RIO DE JANEIRO MÓDULO 1 1. Histórico e contextualização 2. Lei 12.846/13 e Decreto 8.420/15 3. Lei Estadual 7.753/2017 (dispõe sobre a instituição do Programa

Leia mais

Apresentação SISTEMA DE COMPLIANCE NA GARANTISERRA

Apresentação SISTEMA DE COMPLIANCE NA GARANTISERRA Apresentação SISTEMA DE COMPLIANCE NA GARANTISERRA Conhecendo a Garantiserra Razão Social: Fantasia: Tipo: Cidade: Estado: País: Site: Fundação: 01/12/2003 Associação de Garantia de Crédito da Serra Gaúcha

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018 CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR Janeiro 2018 Sumário 1. Considerações Iniciais 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3 2. DIRETRIZES 4 2.1 QUANTO À INTEGRIDADE NOS NEGÓCIOS 5 2.2 QUANTO À CORRUPÇÃO

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR 1.ABRANGÊNCIA Este Código de Conduta é aplicável aos fornecedores da Montcalm. Ao aceitar este Código o fornecedor reconhece que todos os acordos, contratos e relações comerciais

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVOS 3. PRINCÍPIOS GERAIS

CÓDIGO DE ÉTICA 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVOS 3. PRINCÍPIOS GERAIS CÓDIGO DE ÉTICA 1. INTRODUÇÃO Este Código de Ética é público e tem como objetivo difundir os princípios éticos adotados por esta Entidade, e nortear o comportamento de seus Conselheiros, Dirigentes e Colaboradores

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES O Banco PSA e PSA Corretora realizam a condução de seus negócios em plena conformidade com a legislação vigente, pautado por princípios éticos, de Direitos Humanos, de respeito ao meio ambiente e promovendo

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação, Missão e Valores A RAYEL, MIRANDA e WEIGAND SOCIEDADE DE ADVOGADOS, sociedade de advocacia especializada em Direito Empresarial, possui a missão de gerar resultados

Leia mais

ESCRITÓRIO. O escritório investe permanentemente na atualização do conhecimento e na experiência de seus profissionais.

ESCRITÓRIO. O escritório investe permanentemente na atualização do conhecimento e na experiência de seus profissionais. ESCRITÓRIO PELUSO, STÜPP E GUARITÁ ADVOGADOS é um escritório estruturado para prestação de serviços jurídicos nas áreas trabalhista, tributária, previdenciária, societária, contratual e cível, voltado

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 Aprovada por meio da RES nº 261/2017, de 19/09/2017 Deliberação nº 075/2017, de 05/10/2017 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Referências...

Leia mais

Selo Agro + Integridade

Selo Agro + Integridade Selo Agro + Integridade KPMG pode ajudar as empresas do agronegócio que pretendem obter a certificação kpmg.com.br + no agronegócio Transparência e ética são pré-requisitos fundamentais para a condução

Leia mais

Compliance para PME DESAFIOS DA APLICAÇÃO DO COMPLIANCE PARA AS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS (PME)

Compliance para PME DESAFIOS DA APLICAÇÃO DO COMPLIANCE PARA AS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS (PME) DESAFIOS DA APLICAÇÃO DO COMPLIANCE PARA AS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS (PME) HISTÓRICO 1988 - Brasil é signatário da Convenção Anticorrupção da OCDE 1992 - Lei 8492/92 improbidade administrativa 1998 -

Leia mais

Workshop Novo Mercado: Compliance e Controles Internos Claudia Pitta

Workshop Novo Mercado: Compliance e Controles Internos Claudia Pitta Workshop Novo Mercado: Compliance e Controles Internos Claudia Pitta Integridade corporativa em evolução 2.0 PREVENÇÃO Prevenção contra perdas Prevenção contra riscos legais e regulatórios 3.0 VALOR Atratividade

Leia mais

Por dentro da ETL Compliance

Por dentro da ETL Compliance Por dentro da ETL Compliance No mês de agosto vimos surgir um novo setor na empresa e que deu logo que falar até pelo nome que para muitos se mostrou desconhecido... Falamos do Compliance! Nome estranho

Leia mais

Compliance Tributário: Contexto, atualidades, riscos e aplicação nas empresas

Compliance Tributário: Contexto, atualidades, riscos e aplicação nas empresas Compliance Tributário: Contexto, atualidades, riscos e aplicação nas empresas 1 Meu nome é Claudia Marchetti. Sou Santista de nascimento e de time, mas moro em Sorocaba há 15 anos. Me formei em 2000 pela

Leia mais

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A.

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A. Denominação Política de Responsabilidade Socioambiental Área Emitente Número Emissão Atualização Gestão de Riscos P13.06 Ago/2015 Mar/2019 Política de Responsabilidade Socioambiental BANCO LUSO BRASILEIRO

Leia mais

Auditoria Interna em Sistema de Integridade. Rodrigo Fontenelle, CGAP, CRMA, CCSA

Auditoria Interna em Sistema de Integridade. Rodrigo Fontenelle, CGAP, CRMA, CCSA Auditoria Interna em Sistema de Integridade Rodrigo Fontenelle, CGAP, CRMA, CCSA Agenda Governança Integridade (Compliance) Papel da Auditoria Interna 2 Interação entre Instrumentos Governança Gestão de

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE

QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE 1. DADOS GERAIS Razão Social: CNPJ: Website: Endereço Completo: Objeto social, ramo de atividade e serviço a ser prestado: 2. INFORMAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO SOCIETÁRIA E GESTÃO DA EMPRESA 2.1 - Apresentar

Leia mais

Trabalhista PREVENTIVO - GESTÃO NEGOCIAL CONTENCIOSO

Trabalhista PREVENTIVO - GESTÃO NEGOCIAL CONTENCIOSO O Escritório BAHIA, LINS, LIRA E SILVA ADVOGADOS ASSOCIADOS garante a excelência em seus ramos de atuação, visando não só superar as expectativas dos clientes e dos colaboradores, mas também que eles se

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance 1 Objetivo O objetivo desta Política é estabelecer diretrizes e procedimentos que assegurem o cumprimento das normas de Compliance definidas pelo Grupo VEOLIA e, que essas normas

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO... 3 2- ABRANGÊNCIA... 3 3- OBJETIVO... 4 4- TERMOS E DEFINIÇÕES... 4 5- DIRETRIZES... 6 6- ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES... 8 7- DOCUMENTOS RELACIONADOS...

Leia mais

CódigoConduta.com Todos os direitos reservados

CódigoConduta.com Todos os direitos reservados A CódigoConduta.com é uma Empresa Especializada em Integridade, Conformidade Corporativa e Sistemas Integrados, com o objetivo de oferecer às organizações dos mais variados portes e ramos de negócio soluções

Leia mais

Indicadores chave de performance (KPI s) e a efetividade dos programas de integridade: uma métrica necessária.

Indicadores chave de performance (KPI s) e a efetividade dos programas de integridade: uma métrica necessária. Indicadores chave de performance (KPI s) e a efetividade dos programas de integridade: uma métrica necessária. Rodrigo Pironti Pós-Doutor em Direito Público U. Complutense de Madrid (Esp) Doutor e Mestre

Leia mais

CURTA DURAÇÃO COMPLIANCE GOVERNAMENTAL

CURTA DURAÇÃO COMPLIANCE GOVERNAMENTAL CURTA DURAÇÃO COMPLIANCE GOVERNAMENTAL 1 SOBRE O PROINFO O PROINFO, um programa de excelência da FIA, atua diretamente na formação de profissionais no campo de Compliance e Gestão de Riscos Corporativos

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRIDADE DA RAIA DROGASIL S.A. Minuta para apreciação de Diretores e aprovação pelo Conselho de Administração

PROGRAMA DE INTEGRIDADE DA RAIA DROGASIL S.A. Minuta para apreciação de Diretores e aprovação pelo Conselho de Administração PROGRAMA DE INTEGRIDADE DA RAIA DROGASIL S.A. Minuta para apreciação de Diretores e aprovação pelo Conselho de Administração outubro 2018 PROGRAMA DE INTEGRIDADE DA RAIA DROGASIL S.A. 1. INTRODUÇÃO A RD

Leia mais

Gestão de Riscos Ambientais

Gestão de Riscos Ambientais Gestão de Riscos Ambientais (VIEX, 20.06.2018) Fernando Tabet Gestão de Riscos Ambientais Ø ABNT NBR ISO 31000:2009 - Gestão de Riscos Princípios e diretrizes Ø Riscos Ambientais: eventos potenciais envolvendo

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE

MANUAL DE COMPLIANCE MQ.04 rev.00 Pagina 1 MANUAL DE COMPLIANCE MQ.04 rev.00 Pagina 2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DEFINIÇÕES BÁSICAS E OBJETIVO DOS CONTROLES NOS PROCESSOS INTERNOS... 4 3. RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES

Leia mais

MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO

MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO Caros colaboradores, clientes e demais públicos relacionados com a nosso Grupo. Percebendo uma mudança na moderna governança corporativa e diante de um cenário complexo com

Leia mais

ANEXO 10 - QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE

ANEXO 10 - QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE ANEXO 10 - QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE QUESTIONÁRIO DE INTEGRIDADE COMPLIANCE PARA FORNECEDORES Prezado Fornecedor: Dentro das exigências do Programa de Integridade estabelecido pelo Grupo Neoenergia

Leia mais

A Contribuição dos Programas de Compliance para a Sustentabilidade das Organizações

A Contribuição dos Programas de Compliance para a Sustentabilidade das Organizações A Contribuição dos Programas de Compliance para a Sustentabilidade das Organizações Cenário da Saúde O tamanho do setor de saúde brasileiro é estimado em R$ 470 bilhões, cerca de 9,7% do PIB. Tamanho do

Leia mais

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - QUALIDADE, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL Empresa: Cristal Raidalva Rocha OBJETIVO Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos

Leia mais

Programa de Compliance Selo CPLP

Programa de Compliance Selo CPLP 9.5.2018 Programa de Compliance Selo CPLP Fernando J. Prado Ferreira 1º Conferência Econômica - CPLP Maputo, Moçambique 1 Significado e importância de Compliance Significado Cumprimento e conformidade

Leia mais

Diferencial. Missão. Área de Atuação. Visão. Nossos Serviços. Valores. Nossa Equipe. Politica de Qualidade. Porque Escolher a AUDICONT.

Diferencial. Missão. Área de Atuação. Visão. Nossos Serviços. Valores. Nossa Equipe. Politica de Qualidade. Porque Escolher a AUDICONT. 1 Apresentação Missão Visão Valores Politica de Qualidade Nossa História Diferencial Área de Atuação Nossos Serviços Nossa Equipe Porque Escolher a AUDICONT Contato Missão Oferecer serviços e soluções

Leia mais

PROGRAMA DE COMPLIANCE

PROGRAMA DE COMPLIANCE Sumário Introdução Público Os elementos do Programa de Compliance da Marfrig Governança e Cultura Análise de riscos de Compliance Papéis e Responsabilidades Normas e Diretrizes Internas Comunicação e Treinamento

Leia mais

CURTA DURAÇÃO COMPLIANCE TRABALHISTA

CURTA DURAÇÃO COMPLIANCE TRABALHISTA CURTA DURAÇÃO COMPLIANCE TRABALHISTA 1 SOBRE O PROINFO O PROINFO, um programa de excelência da FIA, atua diretamente na formação de profissionais no campo de Compliance e Gestão de Riscos Corporativos

Leia mais

MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO

MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO Caros colaboradores, clientes e demais públicos relacionados com a nossa empresa. Percebendo uma mudança na moderna governança coorporativa e diante de um cenário complexo

Leia mais

A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance)

A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance) A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidad A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance)

Leia mais

Programa de Integridade. Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros do Grupo Sercomtel

Programa de Integridade. Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros do Grupo Sercomtel Programa de Integridade Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros do Grupo Sercomtel Versão 1.0-2018 1. Apresentação Este Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros do Grupo Sercomtel ( Código

Leia mais

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. LEGISLAÇÃO... 3 3. ABRAGÊNCIA... 4 4. DEFINIÇÕES... 4 4.1... 4 4.2 CONFORMIDADE... 5 4.3 INTEGRIDADE... 5 5. DIRETRIZES GERAIS... 5 6. RESPONSABILIDADES... 6 6.1 ADMINISTRAÇÃO/DIRETORIA...

Leia mais

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE FORNECEDORES E PRESTADORES QUALIFICADOS

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE FORNECEDORES E PRESTADORES QUALIFICADOS POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE FORNECEDORES E PRESTADORES QUALIFICADOS SUMÁRIO I - OBJETIVO... 2 II - DIRETRIZES... 3 III CONTRATAÇÃO PROCEDIMENTOS GERAIS... 4 I - OBJETIVO 1.1. Esta Política estabelece diretrizes

Leia mais

Governança. Corporativa e. Gestão de Riscos

Governança. Corporativa e. Gestão de Riscos Governança Corporativa e Gestão de Riscos Século XX Linha do tempo 1992 1999 2018 Criado pelo Banco da Inglaterra o 1º código de boas práticas de Governança Corporativa. No mesmo ano foi elaborado o 1º

Leia mais

Compliance. Nosso Compromisso

Compliance. Nosso Compromisso Compliance Nosso Compromisso CARTA DO PRESIDENTE Prezados, Diante dos desafios atuais dos negócios e em linha com os Valores e Crenças, iniciamos a implementação do Programa de Compliance Votorantim. Para

Leia mais

RIV-12 Data da publicação: 02/jun/2017

RIV-12 Data da publicação: 02/jun/2017 Resumo Estabelece diretrizes e procedimentos gerais a serem observados pelos Colaboradores responsáveis pela contratação de fornecedores de produtos e prestadores de serviços. Sumário 1. Objetivo...2 2.

Leia mais

PÚBLICO-ALVO PROGRAMA

PÚBLICO-ALVO PROGRAMA Treinamento presencial: Auditoria Interna, Controle Interno e Gestão de Riscos OBJETIVO Fornecer aos participantes o conhecimento básico e bases técnicas e práticas fundamentais para que possam aplicar

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE QUAL O PAPEL E A RESPONSABILIDADE DA ALTA ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE QUAL O PAPEL E A RESPONSABILIDADE DA ALTA ADMINISTRAÇÃO GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE QUAL O PAPEL E A RESPONSABILIDADE DA ALTA ADMINISTRAÇÃO MODELO DE PROGRAMA DE CONFORMIDADE MAURICIO RONCATO PIAZZA GRC LIBBS FARMACÊUTICA Sumario 1. Modelo aplicado Participação

Leia mais

Perfil Gestão da Ética e Compliance

Perfil Gestão da Ética e Compliance Perfil Gestão da Ética e Compliance 05 Além de reforçar um de nossos mais importantes valores corporativos, a gestão da ética consolida nossa integridade e transparência na condução dos negócios e nosso

Leia mais

REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA.

REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA. REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO E SUPERVISÃO DE GESTORES E FUNDOS DE TERCEIROS PARA ALOCAÇÃO MAIO DE 2017 Página 1 de 5 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO APRESENTAÇÃO 1.1. A REAG Gestora

Leia mais

Cultura de Compliance nas distintas organizações. Marcos Rossa nov2017

Cultura de Compliance nas distintas organizações. Marcos Rossa nov2017 Cultura de Compliance nas distintas organizações Marcos Rossa nov2017 APRESENTAÇÃO Marcos Rossa: Formação/Especialização: Bacharel em Administração MBA Marketing IAG-Escola de Negócios Especialização em

Leia mais

SOBRE O ESCRITÓRIO. Advocacia Personalizada. Transparência Profissional. Eficiência. Ética

SOBRE O ESCRITÓRIO. Advocacia Personalizada. Transparência Profissional. Eficiência. Ética SOBRE O ESCRITÓRIO O Dr. Rodrigo Verona atua desde o ano 2.000, prestando serviços de assessoria e consultoria jurídica empresarial. Ao longo destes anos tem trilhado uma história marcada por prestação

Leia mais

Portfólio Galvão Advocacia & Consultoria Jurídica

Portfólio Galvão Advocacia & Consultoria Jurídica Portfólio Galvão Advocacia & Consultoria Jurídica Rua Tiradentes, n 391 - Sala 04 CEP: 66053-330 Reduto - Belém/PA Fones: (91) 98364 2001 advocacia@karlagalvao.com.br www.karlagalvao.com.br O Escritório

Leia mais

Programas de Compliance. e Sistemas de Gestão Antissuborno

Programas de Compliance. e Sistemas de Gestão Antissuborno Programas de Compliance e Sistemas de Gestão Antissuborno 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias,

Leia mais

RELACIONAMENTO QUALIDADE CRESCIMENTO

RELACIONAMENTO QUALIDADE CRESCIMENTO QUEM SOMOS QUEM SOMOS Somos um escritório experiente na atividade jurídica, apaixonados por negócios, inovação, criatividade, focados em trazer resultados efetivos aos nossos clientes e parceiros. Composto

Leia mais

Caso Unimed Circuito das Águas. Dra. Maristela Nogueira Leônidas Diretora Administrativa

Caso Unimed Circuito das Águas. Dra. Maristela Nogueira Leônidas Diretora Administrativa Caso Unimed Circuito das Águas Dra. Maristela Nogueira Leônidas Diretora Administrativa Agosto/2014 Objetivo: Abordar as principais práticas de gestão que levaram a cooperativa a conquistar o prêmio do

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA

POLÍTICA CORPORATIVA POLÍTICA CORPORATIVA POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO CÓDIGO: MAPC-P-008 VERSÃO: 03 EMISSÃO: 03/2015 ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 03/2018 INDICE OBJETIVO... 2 ALCANCE... 2 VIGÊNCIA... 2 ÁREA GESTORA... 2 ÁREAS INTERVENIENTES...

Leia mais

Palestra. Gestão de Riscos, controles internos e compliance "melhores práticas" Fevereiro/2019

Palestra. Gestão de Riscos, controles internos e compliance melhores práticas Fevereiro/2019 Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

O procedimento de DDI é fundamentado em riscos e consiste nas seguintes etapas:

O procedimento de DDI é fundamentado em riscos e consiste nas seguintes etapas: PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE O procedimento de DDI é fundamentado em riscos e consiste nas seguintes etapas: Etapa 1 - Aplicação do Questionário de Due Diligence de Integridade (DDI) O Questionário

Leia mais

A lei anticorrupção e os impactos em operações societárias. Por Andréa de Sousa Machado (*)

A lei anticorrupção e os impactos em operações societárias. Por Andréa de Sousa Machado (*) A lei anticorrupção e os impactos em operações societárias Por Andréa de Sousa Machado (*) Uma das grandes inovações da Lei Anticorrupção, se não a principal, é a possibilidade de a pessoa jurídica ser

Leia mais

Correa de Moraes Advogados é uma sociedade de advogados fundada em 1998, com escritórios em São Paulo e São José dos Campos.

Correa de Moraes Advogados é uma sociedade de advogados fundada em 1998, com escritórios em São Paulo e São José dos Campos. Correa de Moraes Advogados é uma sociedade de advogados fundada em 1998, com escritórios em São Paulo e São José dos Campos. Possui equipe multidisciplinar com sólida formação técnica e jurídica, atuando

Leia mais

COMPLIANCE 1. OBJETIVO

COMPLIANCE 1. OBJETIVO COMPLIANCE 1. OBJETIVO POLITICA: IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº SERVIÇOS POL.COMP.004 00 1 / 8 A Política de Relacionamento com Fornecedores e Prestadores de Serviços estabelece os critérios e as diretrizes

Leia mais

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS. SPA Strategic Portfolio Advisors

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS. SPA Strategic Portfolio Advisors POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS SPA Strategic Portfolio Advisors São Paulo Dezembro/2018 1. A presente política de contratação de terceiros (a Política de Contratação de Terceiros ) da Strategic Portfolio

Leia mais

GRC Governança Risco e Compliance

GRC Governança Risco e Compliance GRC Governança Risco e Compliance 2 Implantação do GRC- Governança, Riscos e Compliance Lei das Estatais: 13.303/16 Conceito do GRC Integração dos processos dentro de uma organização, fazendo com que a

Leia mais

ESCRITÓRIO JURÍDICO ADEMIR DIAS

ESCRITÓRIO JURÍDICO ADEMIR DIAS 1 ESCRITÓRIO JURÍDICO ADEMIR DIAS ADVOGADOS ASSOCIADOS OAB/RS 1.950 2 CREDIBILIDADE O Escritório Jurídico Ademir Dias Advogados Associados, localizado na Região do Vale do Sinos, no Estado do Rio Grande

Leia mais

ANDRADE & EEDEN ADVOGADOS

ANDRADE & EEDEN ADVOGADOS Advogados Associados O escritório Andrade & Eeden Advogados Associados presta serviços de assessoria jurídica e consultoria para pessoas físicas e jurídicas nas mais diversas áreas do Direito, tais como

Leia mais

, conhecida como Lei Anticorrupção e que dispõe sobre a responsabilização objetiva de pessoas jurídicas por atos contra a administração pública.

, conhecida como Lei Anticorrupção e que dispõe sobre a responsabilização objetiva de pessoas jurídicas por atos contra a administração pública. Pretende-se muito brevemente comentar alguns aspectos dos pilares do programa de compliance elencados no Decreto que regulamenta a Lei Anticorrupção, com base em práticas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro,

Leia mais

Lei Anticorrupção Da Teoria à Prática Empresarial. Thaís Folgosi Françoso Francisco Petros

Lei Anticorrupção Da Teoria à Prática Empresarial. Thaís Folgosi Françoso Francisco Petros Lei Anticorrupção Da Teoria à Prática Empresarial Thaís Folgosi Françoso Francisco Petros Agenda 1. Histórico da legislação 2. Incidência normativa 3. Atos lesivos 4. Sanções 5. Controladas/coligadas e

Leia mais

LEI DISTRITO FEDERAL

LEI DISTRITO FEDERAL Cartilha LEI 6.112 DISTRITO FEDERAL 2 INTRODUÇÃO Em fevereiro de 2018 entra em vigência a Lei 6.112, dispondo sobre a obrigatoriedade da implementação de Programa de Integridade no Distrito Federal, estabelecendo

Leia mais

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017 Objetivos Os objetivos da Política de Responsabilidade Socioambiental são: - Estabelecer os princípios e diretrizes que conduzirão a gestão e as ações estratégicas socioambientais nos negócios e no relacionamento

Leia mais

II Seminário Operacional Veolia Brasil

II Seminário Operacional Veolia Brasil II Seminário Operacional Veolia Brasil Introdução O Programa de Integridade Veolia (PIVE.br) é movido por ações contínuas de prevenção, detecção e correção de atos de fraude e de corrupção, consolidadas

Leia mais

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes?

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? Tivesse a qualidade certificada? Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Aumentasse a performance? Conheça

Leia mais

POLÍTICA GERAL DE GESTÃO DE RISCO CORPORATIVO. A Política Geral de Gestão de Risco Corporativo se baseia nos seguintes princípios:

POLÍTICA GERAL DE GESTÃO DE RISCO CORPORATIVO. A Política Geral de Gestão de Risco Corporativo se baseia nos seguintes princípios: POLÍTICA GERAL DE GESTÃO DE RISCO CORPORATIVO O Conselho de Administração da NEOENERGIA tem a responsabilidade de aprovar e supervisionar as Políticas Corporativas que atendem aos princípios de governança

Leia mais

PLANO DE COMPLIANCE GRUPO BDG

PLANO DE COMPLIANCE GRUPO BDG PLANO DE COMPLIANCE GRUPO BDG OBJETIVOS: A introdução do Programa de Compliance foi aprovado pela Diretoria do Grupo BDG, e se estende a todas as empresas do Grupo, sendo elas: BDG Serviços Financeiros

Leia mais

A Lei Anticorrupção e o Programa de Integridade da CGU

A Lei Anticorrupção e o Programa de Integridade da CGU A Lei Anticorrupção e o Programa de Integridade da CGU Sua empresa está preparada? Abril, 2017 Crescimento I. Alinhamento com as práticas de Governança Início Abertura de Capital, Novos Investidores Acordo

Leia mais