KATTY XIOMARA. Katty Xiomara, Lda. LOJA / ATELIER Rua da Boavista, 795, Porto e. Katty@kattyxiomara.com w.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "KATTY XIOMARA. Katty Xiomara, Lda. LOJA / ATELIER Rua da Boavista, 795, 4050-110 Porto e. Katty@kattyxiomara.com w. www.kattyxiomara."

Transcrição

1 KATTY XIOMARA Uma interpretação das novas formas de arte urbana, aliada aos ancestrais conceitos de decoração do património urbano. O tradicional azulejo português serve de tela a uma expressão simbólica do street art, que trasladado para o vestuário revela contornos simples e depurados. O grande ornamento centra-se no elemento gráfico representativo destas duas visões artísticas. As formas são geométricas, mas fluentes no traço e sempre dispostas com alguma simetria. Algumas peças são delineadas por linhas contrastantes em preto e azul-cobalto. A primeira cor define o traço primário e a segunda traduz a cor tradicionalmente utilizada no azulejo e da qual deriva o próprio nome. As cores de base centram-se no falso branco, no preto e no cinza glaciar, harmonizadas por uma palete mais quente de laranjas queimados. Como resultado, surge uma coleção urbana e feminina, com uma forte atitude, que nos incute a máxima viver um dia de cada vez com a melhor das vibrações. Katty Xiomara, Lda. LOJA / ATELIER Rua da Boavista, 795, Porto e. Katty@kattyxiomara.com w.

2 JÚLIO TORCATO Porto Para um público masculino de forte personalidade, elegante e urbano, que exige originalidade, identidade e qualidade, a coleção Júlio Torcato para o Inverno 2013/2014 intitula-se PORTO. As varandas em ferro forjado sobre o rio Douro foram o ponto de partida para esta coleção de inspiração clássica, mas muito contemporânea, executada na melhor tradição da alfaiataria por medida. Com cortes rigorosos e personalizados, os modelos são executados com materiais e acabamentos de altíssima qualidade, tais como puras lãs (muito finas) ou misturadas com sedas em materiais mais técnicos, como o neoprene e a polyamida. A paleta de cores tem como base tons sombrios, tais como castanho-escuro, cinza, bordeaux e azul-escuro, que são realçados com alguns tons mais vivos, como amarelo ocre, vermelho, azul pato e violeta. w. juliotorcato@gmail.com f.

3 ANABELA BALDAQUE e fez-se luz. Por aqui.a mulher volta sempre a ser a diva descontraída, sedutora, romântica, mas desta vez mais pop. Trendy e urbanas, estas mulheres permanecem numa atitude mais irreverente. Looks de festa usados para o dia, assumidamente. Obsessão assumida por cores e texturas sempre divertidas. A coleção vai contrapondo com looks de lisos integrais, mais suaves. Xadrez e quadriculados criam atmosferas dos anos 60 e 70. PEÇAS Versões variadas de casacos largos e alguns em trespasse, ou com zip. Destacando-se as golas. Texturas aplicadas de rendas e pelos. Vestidos camisa, peça recriada ao longo da coleção em várias abordagens. Calças justas e masculinas. Saias curtas em godé, pregueadas. MATERIAIS Matérias como as napas lisas e em vazados e de texturas anacaradas. Lãs lisas e de fantasia, fazendas em lã mistura, sedas e tecidos de lantejoulas.

4 CORES Cores de bordeaux com azul tiffany e cinza. Rosas pardos vão se sintonizando com castanhos e pontuados de azul-escuro. Retomam a alegria nos vermelhos e verde água e tijolo. O branco pinta toda a palete desta música vestida. APOIO ATELIER t Padre Luís Cabral, nº1080, 1º andar, Porto Foz STORE c. Cristina Alves t. (+351) (+351) Padre Luís Cabral, nº1075, Porto Foz e. Diogo Baldaque - diogobaldaque@anabelabaldaque.p

5 CLÁUDIA GARRIDO [Espaço Bloom] Esta coleção foi inspirada no livro de Oscar Wild O Gigante Egoísta e nos gigantes do boxe dos anos 70. Da história, retiramos os sete momentos mais importantes: a chegada do gigante ao jardim de sua casa e a sua ameaça de punir todos os invasores; a construção do muro; a neve/ geada/ inverno no jardim; a passagem do pássaro pelo muro; o gigante a brincar com as crianças; e a morte do gigante. O sétimo momento é o que dá o nome à coleção: o gigante faz um amigo mas este desaparece. Os gigantes do boxe dos anos 70 estão representados nas ilustrações, desenvolvidas em parceria com Carolina Brito, e nos pormenores das peças que eram caraterísticos do desporto. Todos estes elementos estão retratados nas camisolas. As técnicas utilizadas nas malhas tricotadas foram muitas, desde os jaquards all over, estamparia digital, jaquard + estamparia localizada, jogos finos em contraste com jogos muito grossos, o artesanal e o industrial. PEÇAS Enquanto designer com intenção de cultivar a reutilização, bem como valorizar as peças tricotadas, decidi reutilizar as calças de ganga de antigas coleções, dando-lhes uma nova vida. Isso só foi possível a partir do tingimento localizado e all over, em algumas situações. A ideia é criar uma harmonia maior entre todos os coordenados e, assim, apresentar blocos de cor. O mais relevante é que existe uma gradação das cores mais quentes, terra, até às cores mais frias, como o gelo. FORMAS Ao nível das formas, todos os coordenados são apresentados em linha H, respeitando sempre um look mais descontraído e divertido. A possibilidade de remalhar as peças tricotadas faz com que crie alguns relevos. A utilização de fios com gradações diferentes e de novas estruturas foram também desenvolvidas.

6 MATERIAIS Os materiais utilizados são compostos por várias matériasprimas, tendo como base a lã, passando pelo mohair e terminando nos algodões das calças de ganga. APOIOS A. Ferreira & Filhos, S.A.; LTWash; Nobrand; Carolina Brito e Os Garridos. Rua Porto Brejo, nº 81, Avanca, Estarreja Portugal t e. claudia_garrido@sapo.pt w. // //

7 MEAM by RICARDO PRETO Casa Corpo O futuro e o vibrante mundo atual proporcionam a inspiração desta coleção. O reflexo da alma de uma época, em que a mulher evoca a sua feminilidade e independência absoluta. Silhueta esguia, volumes a contrapor com peças colantes e a procura de uma nova forma de estar. Uma mulher moderna e culta, saudável e atenta aos desafios da sociedade atual, com a ambição ultra feminina de inspirar o amor e admiração. Padrões, tapetes, camuflados, paisagens, tigres e leões impressos e bordados a ouro e cor dão ênfase às sedas, algodões e lãs. Cores como o encarnado, o verde e o azul contrastam com preto, amarelo e branco. Meamstyle Lda. Lugar de Cabanos - Galegos Stª Maria Barcelos t. (+351)

8 CARLA PONTES [Espaço Bloom] Bloco Numa escala de visão mais micro, surge a rocha quebrada, polida ou lascada que ganha corpo na terceira dimensão. Em blocos texturados, desenvolvem-se volumes pregueados de aspeto rugoso, mas toque quente e macio. Numa dimensão mais mineral, o corte laminado expõe os veios de sedimentação que rasgam e criam inclusões de tom amarelado. A paleta reduzida traduz-se na predominância de tons de azul de sodalita e basalto. Pontualmente, aparecem inclusões de amarelo pirita sem brilho, num jacquard de algodão que espelha os veios de sedimentação que rasgam cada bloco. Diferentes texturas desdobram-se em lãs tricotadas, criando irregularidades à superfície. Distintas malhas apuram as suavidades que confortam os interiores, não descurando dessa delicadeza no toque das aveludadas sarjas e texturas exteriores. APOIOS Exporgal, Malhas e Confecções Lda; Têxtil Gonçalves e Santos Lda.; Sofia Cunha Sapatarias. CONTATOS m. (+351) e. carlapontes.design@gmail.com w. carlapontesdesign.tumblr.com f.

9 DIOGO MIRANDA Lady v.s. Boyish SILHUETA AMPULHETA VS SILHUETA OVERSIZED A coleção de outono/inverno 2013/14 inspira-se em dois polos distintos: o lado sofisticado, sóbrio e elegante do universo feminino e ladylike, em contraste com a influência do masculino, transmitido pelas formas oversized, pelo conforto e pela atitude mais descontraída e cool. CORES Preto, branco champanhe, azul navy, azul céu, bourdeaux e verde petróleo. LOJA Praça da Republica nº Felgueiras c. Eduarda Monteiro t e. geral@diogomiranda.net

10 w. LUÍS BUCHINHO KNITWEAR A coleção Luis Buchinho Knitwear para o inverno 2013/14 tem como grande influência o design industrial dos anos 70, traduzido numa linha de peças de uso diário, com uma vertente urbana muito marcada. Grafismos simples e eficazes, com combinações de cores inusitadas, onde as barras e os blocos de cor são evidentes em todas as silhuetas. FORMAS Contraste entre o tema masculino/feminino em silhuetas retas e confortáveis. CORES Preto, branco, verde menta, verde tropa, toupeira, bordeaux, azuis com pigmento cinza. Materiais Jersey de viscose, jersey de algodão, pele, pelo, bouclé de lã, malhas tricotadas em vários jogos e fios. APOIOS Calçado Jersey Luvas Rua José Falcão, 122, Porto t e. geral@luisbuchinho.pt w.

11 STEFANO FICETOLA [Espaço Bloom] Rebuild REBUILD é uma coleção destinada a um público-alvo masculino bastante abrangente. É para um jovem adulto, que valoriza a sobriedade e reconhece a diferença que os pormenores podem fazer na aparência masculina. A inspiração desta proposta surge da observação de um ambiente urbano japonês, numa tentativa de reconstruir uma imagem mental muito forte, criada na viagem a esta cidade. Os pormenores estruturantes da coleção têm como ponto de partida detalhes que resultaram da junção do que lá foi visto, com elementos do vestuário clássico japonês. Tanto as cores como as texturas utilizadas ao longo da coleção são fiéis à imagem presente no pensamento, ajudando, assim, à reconstrução física da mesma. e. stefanocmf@gmail.c

12 MIGUEL VIEIRA Mulher - forte, bela, sedutora, delicada, confiante, objetiva, valiosa, elegante, racional, charmosa, carismática, poderosa, terna, compassiva, sofisticada, glamorosa, determinada, harmoniosa, feminina, verdadeira e única. CORES Branco nuvem, angorá, champanhe, ouro novo, castanho licor, antracite e preto noite. SILHUETA Silhueta alternada entre a ampulheta e a retangular, curta ou longa. Casacos ligeiramente oversized e calças largas. Saias e vestidos mini ou pela altura do joelho. MATERIAIS Lantejoulas em base de seda; tecidos jacquard com motivos florais e animais; tecidos lisos; malhas; fazendas lisas e fazendas com lantejoulas. DETALHES Jogos de volumes e assimetrias, folhos largos, mistura de cores e texturas em pormenores localizados. Mangas raglan com ou sem volumes.

13 ACESSÓRIOS Sapatos e botas. AGRADECIMENTOS Xana Guerra - Música; Paulo Gomes Styling; Collove. A quase todas as mulheres da minha vida Miguel Vieira, I. C. Moda, lda. Rua Alexandre Herculano, n.º 308, S. João da Madeira Portugal t e. geral@miguelvieira.pt w. b. f.

14 JOANA FERREIRA [Espaço Bloom] t e. w.

15 TMCollection by Teresa Martins Origens Na coleção Origens, padrões, bordados e texturas interagem numa palete outonal, dando origem a uma coleção feminina de singular beleza e harmonia. Lãs, linhos e algodões desdobram-se em múltiplas propostas, numa coleção versátil e intemporal. É uma coleção híbrida, onde elementos de construção simples e gráfica, se articulam com outros de maior complexidade, remontando às origens da TMcollection, em que cada peça era um elemento singular de um universo rico em cores, texturas e padrões. TECIDOS Lãs, sedas, algodões, hand wovens, linhos & jerseys. CORES Moonstruck, charcoal, burnt ochre, true blue, black, natural, smoke, denim e sirocco. ESTAMPADOS Rain stripes, brush stripes, vichy. BORDADOS Multithreads, lacy flowers, multiherbs, geometric flowers, laurel leafs. Rua das Padarias, 11 Armazém C, Alcabideche c. Fábia Campos t e. fabia.campos@tmcollection.com info@tmcollection.com w.

16 CONCRETO by HELDER BAPTISTA Intensidade e Paixão Uma coleção com a profusão de cor que é apanágio da Concreto, transportando-nos para um inverno opulento e acolhedor. Eis a sugestão de Helder Baptista para a estação fria. Da harmonia delicada, entre brancos, cremes e dourados, ao preto e branco, tendência que incendiou o universo fashionista e promete continuar em voga, passando pela intensidade do encarnado e dos amarelos vivos, ou pelo sóbrio requinte dos verdes. Os tons sofisticados conferem intensidade a uma silhueta elegante e flexível. As propostas femininas são marcadas por formas amplas, malhas sobrepostas, de pontos abertos e malhas volumosas, que contrastam ricamente com linhas simples e justas, como calças skinny e saias drapeadas, equilibrando a elegância clássica com a ousadia habitual da marca. No masculino, destacam-se as skinny estampadas em jacquard, com o arrojo de estampados como o pied de poule, realçadas por camisolas de malha espessa e pelo corte rigoroso dos blazers. Uma coleção em que luminosidade, intensidade e paixão se conjugam para confortar os sentidos e fazer uma afirmação de estilo contra o rigor dos elementos. R. Alexandre Herculano, 55 - Apartado Mangualde t e. concreto@concreto.pt w.

17 CHEYENNE Urban // Landscape Cheyenne Fw 13 apresenta-se dividida em duas famílias, Urban e Landscape, com looks mais vintage e mais casuais, respetivamente. URBAN TEMA OLD SCHOOL O xadrez clássico aplicado em calças, saias e calções misturase com uma suave lavagem denim. Detalhes de bolas e badges bordados aplicam-se em peças para dar um look colegial arrojado e sofisticado CORES Natural, rosa suave, coral, bordeaux, lilás e azul-marinho. TEMA ORDINARY FOOLISHNESS A regra é não há regras. Mistura-se tudo e nascem as peças que contemplam brilhos, plásticos, peles e pelos entre outros. CORES Vermelho nastro, violeta vivo, azul oceano, beringela, castanho e preto

18 LANDSCAPE TEMA GREEN COMBAT A natureza inspira e o tema constrói a sua identidade! Estampados florais misturados com jogos tricotados, sedas, lavagens denim com inspiração vintage, em tons da natureza. CORES Cinza prata, azul lago, verde mineral, noz-moscada, castanho, TEMA NOMAD Novadas: gente mundana e em constante movimento! Assim se define o nosso tema, que apresenta jogos tricotados grossos misturados com lavagens denim arrojadas e coloridas. Mistura de tecidos em denim, peles e pelos. Peças elaboradas e cuidados na mistura de matérias-primas diversas. CORES Castanho coco, laranja girassol e bege. TEMA COCKTAIL MISTERY A little bit of attitude. São as formas, os detalhes e as matériasprimas que formam o tema. Tachas, lantejoulas, tecidos com brilho inspiram a criação d um look night out. CORES Preto, azul royal, cinza bark e dourado. c. Teresa Pereira - Marketing Manager t e. teresa.pereira@cheyenne.pt Agência de Comunicação - Companhia das Soluções c. Patrícia Pinto / Sónia Pereira t / e. patricia.pinto@companhiasolucoes.com / sonia.pereira@companhiasolucoes.com w.

19 MAD DRAGON SEEKER by ALEXANDRINE CADILHE & DANIEL SIMÕES Mixed Memories A coleção Mad Dragon Seeker outono inverno 13/14, com o intuito de criar uma nova corrente, foi buscar inspiração a várias tendências que misturou. Tecidos estampados geométricos e cetins confortáveis fundem-se com gangas e fazendas criando um clássico revisitado, que interpreta a versatilidade das nossas vidas e a permeabilidade das tendências, deixando de existir barreiras rígidas e categorias definidas. Desde os tecidos trabalhados e as formas arrojadas até ao confronto do maximalismo com o minimalismo dos últimos tempos, tudo se conjuga numa adaptação de memórias revisitadas e adaptadas aos nossos dias e às nossas necessidades... Tudo é personalizado, com a intenção de partilhar o que nós somos, sem artifícios, sem dissimulação, nem jogo. SEDE Rua da Cachada, 237, Barcelos Portugal t. (+351) e. geral@mdscollection.com fax. (+351) w.

20 DOM COLLETTO A Dom Colletto é uma marca de pronto a vestir masculino e feminino de inspiração italiana, que tem na estilização da esfinge do deus romano Janus a síntese dos valores que a constituem e a movem: tradição e modernidade, classicismo e inovação, mas perseguindo sempre a intemporalidade da elegância e do bom gosto, expressa na superior qualidade dos materiais, do corte, da confeção e apresentação das peças. A coleção sobre o otimismo e inovação desafia os padrões de funcionalidade e cria jogos inovadores de luz e volume. Os fios de lãs ultra finas e misturas refletem a frescura de um olhar limpo. As malhas podem acompanhar as curvas do próprio corpo, para um conforto cada vez maior, ou apresentar queda em linha reta e perfeita em movimento, para estilos de vida dinâmicos. As cores predominantes são preto, bordeaux, cinzento. Os materiais utlizados são 100% lã extra fina, misturas de lãs, seda, caxemira. c. António Cunha e. cunha.as@gmail.com

21 TERESA ABRUNHOSA [Espaço Bloom] A nova coleção de Teresa Abrunhosa prossegue uma sedutora identidade estética, elogiosa da silhueta feminina e própria do espírito da marca. Inspirada numa estética específica dos anos 40, a coleção contrapõe os tops justos, camisolas baggy e os bomber jackets com saias pencil e calças de corte masculino. Os faustosos materiais, como pele, veludo e fazendas texturadas em tons de preto, cinza, púrpura e vermelho, são complementados por estampados marmoreados e adornados por subtis apontamentos metálicos. A marca Teresa Abrunhosa constrói a sua estética em formas de intensa sensualidade, capturando um mercado que procura um estilo feminino, poderoso e elegante. Um ano após a sua implementação, Teresa Abrunhosa conta já com loja online e presença em espaços comerciais no Porto. c. Teresa Abrunhosa e. info.teresabrunhosa@gmail.com w. // f.

22 COHIBAS Hypsters Just for hypsters é o mote da nova coleção da Cohibas, que continua sem receio de arriscar com a aposta em homens e mulheres muito especiais. Os modelos para outono / inverno continuam fáceis de reconhecer, sempre com um cunho muito próprio, e cada vez mais trabalhados a nível de lavagens, detalhes, motivos, brilhos, texturas conjugadas. O estilo característico da marca é sinónimo de arrojo e criatividade, ao reinventar modelos clássicos, adaptando-os às novas tendências de mercado masculino e feminino. As principais inovações para os meses mais frios do ano, na linha masculina, são a inclusão de fechos laterais em alguns modelos da linha desportiva, peles com maior textura, modelos com padrão camuflado, materiais com brilho e o vintage renovado com lavagens, nas linhas urbana e clássica. As tachas continuam presentes em alguns modelos. Na linha feminina, a forma texana surge com um design renovado e várias cores com brilhos e detalhes handmade. As lavagens dos botins são surpreendentes e as solas são ultra leves. O Rockabilly, modelo mais emblemático da Cohibas, disponível em todas as estações, surge agora com uma sola mais larga e mais leve para um maior conforto. Fábrica de Calçado Evereste, Lda R. Afonso de Albuquerque, S. João da Madeira Portugal t e. afernandes@evereste.pt w.

23 DKODE Escuridão Romântica Romance - inspirador e com carga emocional. Este estado de espírito combina o romance do passado com um sentido teatral e de grandeza cerimonial. Elementos aparentemente contraditórios coexistem, silhuetas históricas são combinadas com novos materiais e detalhes contemporâneos, com looks inspirados em trajes. É uma abordagem moderna à fantasia emocional. Os cinzentos funcionam como o núcleo neutro que percorre toda a estação, proporcionando uma base para ricos e profundos castanhos-escuros de inverno, tempestuosos tons pastel, ocres e vermelhos dramáticos. As peles naturalmente oleadas oferecem uma autenticidade simples em acabamentos texturizados, metálicos, oxidados ou desbotados. Detalhes barrocos, rendas vintage, botões cerimoniais e camafeus dão as boas-vindas a esta coleção teatral de contos de fadas, onde ornamentados brocados desbotados e roupas decadentemente incrustadas adquirem uma sensação renascentista. Fábrica de Calçado Sozé S.A. Longra Rande Felgueiras- Portugal t e.info@dkode.com marketing@dkode.com w. f.

24 FLY LONDON Sempre progressiva, nunca convencional A principal característica da FLY LONDON é, desde sempre, a originalidade! Desde o design dos novos modelos às combinações de cores e materiais, o desenvolvimento de cada coleção tem sempre em consideração este fator diferenciador. Em cada nova coleção, a FLY LONDON apresenta a sua própria interpretação das tendências e oferece sempre uma grande variedade de modelos, cores e materiais que a mantêm na vanguarda da moda internacional. A FLY LONDON é moderna, eclética e, ao mesmo tempo, intemporal, não sendo ligada apenas a uma tendência, mas estando assente na procura individual de pequenos detalhes, criando uma identidade forte e incomparável. O objetivo da FLY LONDON é criar produtos de uma forma inovadora, com um design arrojado mas, ao mesmo tempo, confortável e de grande qualidade! Com um design de contradições lógicas, a FLY LONDON dá asas à inspiração e aplica o mote sempre progressiva, nunca convencional, que desde cedo a caracteriza. MULHER KIOTO, LOIS, DANNY: plataformas de madeira surpreendentes, abotinado de cunha forrada ou salto rasos com berloques, propostas singulares que sustentam a individualidade feminina. HOMEM KANSAS e PORTLAND: Botins e sapatos de cordão, com combinações de peles vintage, pormenores de cor e forma assimétrica, repletos de uma personalidade indiscutível. Don t Walk, FLY. Fortunato O. Frederico & Cª Lda. Rua 24 de Junho, Penselo Guimarães t e. info@flylondon.com w.

25 ALEXANDRA MOURA +GOLMUD 4 4. QU4DR4DO 4º DIMENS4O - TEMPOR4L PERCEPÇ4O CONSCIENTE MOMENTO - 4GOR4 4 ORIGEM, O PRINCIPIO, O PRIMORDI4L PELE, TEXTUR4, O QUE NOS COBRE, PROTEGE EQUILIBR4-4 M4TÉRI4 PRIM4 M4TEM4TIC4, ORDEM, SIMPLICID4DE EST4BILID4DE 4NIM4L - QU4DRÚPEDE 4NGULOS - P4R4LELOGR4MOS- QU4DRIL4TERO TUBUL4R - QU4DRUPLO 4U A coleção de calçado AW13 da parceria Alexandra Moura + Goldmud é composta por linhas retas e simples. Os cortes, ângulos e retas fazem parte da linguagem da mesma - a organização de uma forma geométrica - o quadrado. As palavras de ordem são o conforto, a simplicidade. Todo este conceito nos fala da origem de tudo, o lado animal, tribal e natural. As peles reportam à textura da piton e da pele fina, como se de uma meia se tratasse. A criação de um salto alto exclusivo reforça originalidade e feminilidade na coleção, assim como a utilização da forma unissexo trás a versatilidade e contemporaneidade que se pretende nos dias de hoje. A forte componente estética e simbólica da utilização do metal dourado que nos reporta ao Ouro - AU, do latim Aurum -, metal precioso com origem extraterrestre. Quase todo o ouro que a humanidade possui ou que está a ser extraído de minas é de origem extraterrestre, revelam resultados de um estudo publicado na revista Science. A simbologia que trás para esta coleção é a origem de tudo, a beleza e a proteção (simbologia para muitas das primeiras civilizações terrenas). PRESS c. Pedro Marques Mendes e. rp.goldmud@gmail.com t w.

26 J. REINALDO J. Reinaldo procura reinventar os clássicos, com uma paleta de cores jovem, dinâmica, repleta de detalhes e inspiração. A nova coleção assume-se claramente como um ícone intemporal, onde o passado se funde com o futuro, numa interpretação atual das novas tendências. Os materiais selecionados são os mais nobres e luxuosos, assim como todos os pormenores são projetados para o máximo conforto. Em suma, da nossa paixão pelo calçado resulta mais esta coleção destinada a todos aqueles que apreciam máxima qualidade aliada ao compromisso de saber fazer. c. Carlos Araújo (departamento de criação e design) e. mod3d@carite.pt

27 NOBRAND A coleção Crossroads da Nobrand é uma notável mistura entre o imaginário western, a atitude motard mais rebelde e um design muito futurista. Muito influenciada pela incrível e única Route 66, a coleção incorpora uma visão homogénea dos caminhos que se cruzam, entre o pop western, o estilo motard e a influência cósmica do design mais vanguardista. O resultado é uma coleção distinta, cheia de caráter, inspirada nas ruas áridas do deserto, nos cenários dos drive-ins americanos, nos bares motards e nos saloons mais remotos. Uma sugestão neo-western que promete aquecer os corações mais gélidos no inverno de Nobrand - Máximo Internacional Lugar da Longra, Rande, Felgueiras t. (+351) w.

28 SILVIA REBATTO A coleção AW 13 de Silvia Rebatto sugere, de alguma maneira, uma interessante viagem pelo tempo com inspiração no passado, mas pensando e vivendo no futuro. Predominam os botins, ajustados com elásticos para facilitar a sua adaptação, e as botas médias. PAIXÃO ITINERANTE E VIAJANTE É o tema de inspiração do inverno intenso, onde se explora o sentido de aventura e a descoberta de novos espaços ao ar livre. Neste estilo de vida, combinamos modernidade com o básico funcional, não esquecendo, ainda, o estilo clássico e tradicional. CORES Cinzas ardósia, castanhos avermelhados, azuis-escuros, verdes, vermelho rústico e azul cristal. NOSTALGIA REFLETIVA Sugere-nos mensagens brilhantes A evidência de que na nova geração ainda existe uma nostalgia da herança do passado, misturada com o seu presente e o seu futuro, o que resulta numa mescla entre um certo ambiente folk e um estilo sport-vintage. CORES Uma paleta de cores que conjuga os brilhos com as tonalidades mate. Brilhos dourados e bronze combinados com turquesa, lilás e castanhos intensos. EXPRESSIVIDADE BARROCA Interpretamos a criatividade como liberdade expressiva. Queremos seguir um ambiente urbano, no qual se possa sentir toda a vivência artística. CORES Combinações coloridas e expressivas, incluindo cores pop com tons de azul violeta, metal brilhante combinado com motivos barrocos. e. andreia.silva@silviarebatto.com w.

29 CARLOS COUTO [Espaço Bloom] Acthung A coleção F/W 13/14 ACTHUNG conta com uma forte influência do construtivismo, corrente artística empenhada em explicar como a inteligência humana se desenvolve através do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. A ideia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio. O ser humano responde aos estímulos externos agindo sobre eles, para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada. A influência do meio sobre o indivíduo cai nas estruturas/objetos construídos, que criam efeitos gráficos de silhuetas, nos quais o gráfico e o arquitetónico se tocam. Algumas das técnicas mais exploradas no construtivismo foram a colagem e a pintura de figuras geométricas e esta é uma das essências captadas em ACTHUNG.

30 É visível a influência masculina na coleção, quer pela paleta de cores em tons mais escuros como preto, cinza, verde seco, branco e o azul, quer pelos materiais mais estruturados como fazendas, peles, pelos, napas e tricotados. Rua Sá Da Bandeira nº 594 4º Esq., Porto t e. carloscoutouy@gmail.com

31 CARLOS GIL Carlos Gil apresenta a coleção outono/inverno 2013/2014, inspirada numa mulher citadina, segura da sua imagem, com caráter forte e um look que mistura o ousado dos anos 60, com um estilo Glam revogado dos anos 70. Uma silhueta de corte alfaiate onde a cintura ganha protagonismo. Uma mulher selvagem que se afirma como moderna, inconformista, reivindicando a sua posição numa sociedade machista. CORES E MATERIAIS Cores neutras, como o branco, o preto e o camel, que se misturam dando vez às cores azália rosa e verde selva, conjugadas com um leque de tecidos que transmitem o mais puro estilo animal. ATELIER Avenida da Liberdade, nº57, Fundão t. (+351) e. Carlosgil.atelier@gmail.com // assessoriacarlosgil@gmail.com w.

32 MAFALDA FONSECA [Espaço Bloom] A história de um grupo de jovens rapazes, no momento da passagem para a fase da vida adulta. Uma história que se repete a cada década, em cada zona urbana. A transição marcada por uma busca incessante de um rumo, de um estilo de vida, com lutas, mudanças de ideias e crenças e escolhas decisivas. O retrato desses grupos pelas lentes de alguns fotógrafos, como Gavin Watson. A dualidade do certo e errado, certezas e incertezas, do normal e do não convencional. O retrato de vários jovens, em vários meios e subculturas. A mesma luta representada por um sem número de peças diferentes, quiçá uma derivação da ideia de melting pot. Dualidade patente na exploração de formas, ora de inspiração tailoring, ora de inspiração sportswear. Um estado de espírito vivido através das cores e materiais. CONTATOS c. Mafalda Fonseca t. (+351) e. mafaldareisfonseca@gmail.com

33 VICRI Wonder Men Todos gostaríamos de ser Wonder Men (Homens Maravilha), nem que fosse por um dia, principalmente neste período mais complexo que atravessamos. Para tal, a VICRI propõe ao nosso Wonder Man um leque de cores variado, onde se destacam os laranja, verdes, azuis e grenás, salpicados por aplicações requintadas, inspiradas nas altas patentes militares. Os toques de ouro envelhecido, reportam-nos a um saudosismo de épocas mais abastadas. Relativamente aos materiais utilizados, a coleção dá especial ênfase às lãs feltradas, às flanelas, aos algodões e às sedas. No que respeita à tipologia das peças, sobressai a recuperação do fato completo com silhueta ao estilo italiano, a continuidade da calça e do blazer, mas agora com detalhes em pele, e a introdução da capa e dos casacos curtos trespassados. As camisas estampadas com motivos abstratos, os laços e as gravatas são também uma presença vincada, resultando num look total, com forte influência do movimento Rockabilly. À semelhança do que acontece em todas as coleções, a extravagância discreta é um conceito permanente no léxico da marca. Nos pormenores, na forma de construção dos forros e na criação de desenhos mais ousados, a VICRI é sinónimo de arrojo. Sempre focada num mercado de nicho, a coleção AW13 reitera a aposta da marca no desenvolvimento de peças exclusivas. t. (+351) e. info@vicri.com w.

34 DIANA MATIAS [Espaço Bloom] A coleção de Diana Matias espelha a influência da tribo Padaung, com acessórios rígidos na zona dos tornozelos e pescoço, que encobrem elementos fragilizados. Anéis em cobre dissimilam a anatomia tornando-se próprios do corpo. A opacidade total é contraposta com zonas a descoberto e as camadas longas, retas e oversized na vertical sobrepõem a leveza da silhueta. A sequência de linhas exatas, detetadas em casacos alinhados, sustenta a fluidez das malhas tricot intensificando a imagem. CORES Paleta de pretos, branco e bege com apontamentos em ocre. t e. diana@dianamatias.com w.

35 LION OF PORCHES LION Nesta estação, a LION OF PORCHES apresenta a sua linha mais caraterística. A linha Lion, com uma forte inspiração Preppy, através de elementos de cariz heráldico e colegial, origina uma coleção distinta e requintada. Tecido xadrez, tartan, fazendas, lãs, caxemiras e emblemas refinados fazem parte desta linha. As cores em destaque são o marinho, o verde colegial e o amarelo com pormenores de vermelho. CITY A linha City, mantendo a identidade da marca, apresenta peças mais elegantes e versáteis, com elementos de inspiração britânica, reinventados através da utilização de sedas moroccan e alpacas em cores sofisticadas. A coleção de senhora surge mais sensual e feminina, enquanto a de homem exibe um charme descontraído. KIDS A marca introduz a coleção Kids para outono/inverno, pela primeira vez, com propostas para menina e menino. Esta coleção conjuga peças emblemáticas da marca, de inspiração britânica e requintadas a nível de detalhes e materiais usados canadianas, cabans - com peças mais confortáveis e descontraídas que as crianças tanto gostam sweats, pólos e denims -, de modo a completar o look casual chic. Cru, camel, amarelo, verde colegial e marinho são as cores predominantes, reforçando o espírito colegial e heritage da coleção. LION OF PORCHES - Têxtil Cães de Pedra, S.A. Apartado 235, Guimarães, Portugal IMPRENSA E RELAÇÕES PÚBLICAS c. Marisa Queirós e. marisaqueiros@lionofporches.pt t SHOWPRESS c. Sónia Jesus t e. soniajesus@showpress.pt

36 FELIPE OLIVEIRA BAPTISTA Inquietude Se a forma esteve sempre no centro do trabalho de Felipe Oliveira Baptista, ela encarna de uma forma quase obsessiva o sujeito da sua coleção outono-inverno 2013/2014. As imagens-performance da artista Helena Almeida, cuja força pretendeu evocar, tornam-se um esboço talhado num preto e branco quase carnal. Quando o movimento, quase coreográfico na sua perfeição e, todavia, muito primário na sua força, condensa em três dimensões uma peça de vestuário pensada numa cor sólida, os volumes revelam a geometria em bruto. A forma desdobrada do corpo até à abstração é também um eco ao trabalho de Pina Bausch. A descoberta do filme "Tabu", do realizador Miguel Gomes, e uma nova leitura do "Livro do Desassossego", de Pessoa, levou-o também a explorar a influência da estética portuguesa no seu trabalho, enquanto vasculhava os seus arquivos para preparar uma retrospetiva agendada para breve no Museu do Design e da Moda, em Lisboa. Trata-se de uma estética ainda por definir, mistura de austeridade silenciosa e sensualidade luminosa, que encontraria uma expressão natural numa versão simultaneamente flexível e construída das roupas. Surge assim uma linha condutora muito clara, a de um ultra-classicismo, linha de fuga jamais alcançada, que não aspira a uma intemporalidade neutra mas à afirmação franca de uma modernidade sem época. Presidente do júri da edição de 2012 dos Prémios PV, Felipe Oliveira Baptista trabalhou em colaboração com os vencedores, Jackytex e Nikke, entre os mais inventivos tecelões da atualidade, para imaginar alguns dos materiais da sua coleção inverno 13. MATERIAIS Híbridos, lã com o toque de organza, lã de dupla face e musselina, outro nylon e lurex ultrabrilhante para os prints, cetim líquido, nylon e seda, couro lavado ou camurça lacrada. Jogo entre rigidez e flexibilidade, toque e efeitos de luz.

37 PRINTS Uma fera introduz um elemento inquietante na atmosfera geral. Tigres, coiotes, lobos e coruja: muitos predadores ampliados até desaparecer, constituindo assim uma nova versão de camuflagem, também reencontrada num motivo de papel mosqueado. VOLUME Talhados ou assimétricos. Casacos masculinos reconstruídos e com ombros descaídos. Formas que abraçam o corpo ou se afastam dele, marcando ou apagando o corte. Vestidos e saias invulgarmente grandes. CORES Uma silhueta frequentemente monocromática, mesmo nos prints, jogando, por vezes, com contrastes a preto. Neutros associados a uma paleta como que apagada pelo tempo, meios-tons de cinza, rosa flamingo, azul noite e azul-petróleo. CONTACTO 11, rue du Faubourg Poissonnière Paris - França t Press Relative Mo c. Thomas Klein t (1) e. thomas@relativemo.com/ contact@felipeoliveirabaptista.com w.

38 JOÃO MELO COSTA [Espaço Bloom] Mo(u)rning A coleção Mo(u)rning surge rodeada por um ambiente nostálgico das zonas piscatórias. As redes que nos ligam tornam o esquecimento impossível. A distância fatal que nos separa mostra-se infinita. É fácil sentirmo-nos perdidos, presos a um passado demasiado presente, com esperança de encontrar nele algo que nos faça pôr um fim à sua falta. CONTATOS e. joaomigmelo@sapo.pt

39 DIELMAR Um ar sexy, de robustez, é o ponto focal para o nosso homem, que adota o espírito boémio e criativo de um viajante moderno. Um playboy cosmopolita que recupera e ostenta elementos tradicionais, um pouco ao estilo Downtown Abbey, onde os termos vintage e retro são recorrentes. MATERIAIS tradicional. Ênfase para todos os tecidos de aspeto gasto e envelhecido: lãs lavadas e cozidas, simples ou em misturas e com tingimentos inéditos, jerseys, tweeds e nattés. Shetlands e veludos estampados ajudam a criar um look vintage e de luxo retro. A lã mistura-se com a cachemira, para efeitos semi-brilho ou em versões super 130 s e super 150 s, em fatos de construção Afirmam-se os cotelê em 8, 12 e 14 canas de aspeto usado e lavado. Superfícies escovadas e desgastadas aparecem para criar um visual aconchegante e confortável, em peças com vida e história. Regressa o velho mundo do xadrez tartan tradicional e dos padrões ingleses. Acabamentos de flanela e de saxony são fundamentais para reafirmar uma tendência, onde os aspetos old

40 tendem a ter mais textura e genuinidade. O couro e a camurça tornam-se fundamentais para construir o look ao nível do detalhe. ACESSÓRIOS Impõe-se o colete, como acessório fundamental, para recriar o lado mais dandy da silhueta. Misturam-se motivos, cores, materiais e texturas. Os acessórios de tricot ganham destaque em gravatas e lenços de peito. CORES A paleta geral de cores constrói-se entre uma gama de tons neutros e mais frios e outra de tons quentes e naturais, criando um ambiente tradicional de outono, onde as cores dos frutos e bagas aquecem os tons mais frios de cinza névoa e ardósia. Azuis-marinhos, noite e pavão, verdes floresta e oliva e castanhos antigos misturam-se com tonalidades de abóbora e laranja, ferrugem e cobre, mostarda e bagas silvestres. Sociedade Industrial de Confeções DIELMAR, SA Largo do Chafariz Velho - Ap. 8, Alcains, Portugal c.tó Simões, Designer de Moda t. (+351) m. (+351) fax. (+351) w.

41 KLAR [Espaço Bloom] CARATERÍSTICAS DA COLEÇÃO Resistência, robustez e adaptabilidade. CORES Azul, branco, vermelho e preto. Palácio das Artes Largo de São Domingos, 16-22, Porto, Portugal e. info@k-l-a-r.com w.

42 LUÍS ONOFRE Black is Back Black is back... O preto é a principal tendência do inverno de Luís Onofre. A cor desdobra-se em vários tons, em resultado da combinação de materiais (camurça, boxcalf, croco e pelo) e alinha-se com as aplicações metálicas que pontuam a coleção. Presente em botas, segundas protagonistas da estação, e também em botins, stilettos, galochas e sandálias. Em complemento ao preto, os castanhos surgem mais abertos do que nas estações anteriores e misturam-se com o pérola e o mel claro. Numa homenagem ao universo horse riding, o couro marca presença em vários modelos de botas, reforçando uma casualidade, que contrasta com a sofisticação dos detalhes metálicos, aplicados nos canos, saltos e biqueiras. Para complementar os tons de inverno, surgem ainda propostas em verde musgo, bordeaux, viola e verde bosque. Os saltos rasos ou com 16cm surgem também em plexiglass transparente, com estrutura metálica incorporada no interior, criando a ilusão de que os calcanhares flutuam. As carteiras crescem em tamanho e atingem dimensões inesperadas. Maioritariamente rígidas, em resultado das suas armações metálicas combinam diversos tons e materiais. Rua da Indústria, lote 2, nº 77 Lugar da Póvoa, Travanca Oliveira de Azeméis t e. geral@luisonofre.com w.

RESUMO EXECUTIVO. 1 Usefashion é um dos principais portais de pesquisa de moda do Brasil.

RESUMO EXECUTIVO. 1 Usefashion é um dos principais portais de pesquisa de moda do Brasil. RESUMO EXECUTIVO Esse relatório apresenta as tendências de moda infantil para o verão 2012/13, segundo interpretação da Usefashion 1. Essas tendências foram organizadas em 3 temas, são eles: Romantismo

Leia mais

Os princípios da composição do vestuário levam em conta os seguintes aspectos:

Os princípios da composição do vestuário levam em conta os seguintes aspectos: Princípios de Composição do Vestuário Para trabalhar com roupas mais elaboradas é importante conhecer os princípios de composição do vestuário. Neste nicho de mercado, este tipo de peça é desenvolvido

Leia mais

APÊNDICE V. Modelos de Uniforme e Crachá

APÊNDICE V. Modelos de Uniforme e Crachá APÊNDICE V Modelos de Uniforme e Crachá MARÇO DE 2016 1 23 ÍNDICE 1.1. Apresentação...3 1.2. Tecidos...3 2.1. Gerente Feminino...5 2.2. Atendente Feminino...7 2.3. Gestante...9 2.4. Orientador Feminino...

Leia mais

SEU ESTILO TENDÊNCIAS 2013

SEU ESTILO TENDÊNCIAS 2013 SEU ESTILO TENDÊNCIAS 2013 SEU ESTILO TENDÊNCIAS 2013 SOBRE TENDÊNCIAS Prever tendências de cores é uma ciência extremamente complexa que envolve recursos de várias especialidades, como psicologia, sociologia

Leia mais

Por mais que não exista estilo certo ou errado, é possível. compreender melhor os traços da sua personalidade para combinar

Por mais que não exista estilo certo ou errado, é possível. compreender melhor os traços da sua personalidade para combinar O seu modo de vestir diz muito sobre você. Por mais que não exista estilo certo ou errado, é possível compreender melhor os traços da sua personalidade para combinar com o visual mais adequado. Neste guia

Leia mais

Pluriverso. verão 13/14

Pluriverso. verão 13/14 Verão 2013/14 Pluriverso verão 13/14 Com inspiração na miscigenação brasileira, a coleção verão 2014 Pluriverso propõe uma mistura de várias influências culturais, prometendo uma temporada rica e diversificada.

Leia mais

O BRILHO DE PARIS HAUTE COUTURE VERÃO 2014

O BRILHO DE PARIS HAUTE COUTURE VERÃO 2014 HAUTE COUTURE VERÃO 2014 O BRILHO DE PARIS Terminou ontem em Paris os desfiles da temporada Verão 2014 da alta costura. Grandes marcas e estilistas reuniram um seleto grupo de convidados para apresentarem

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias. Trabalho de pesquisa realizado por: Jéssica Brissos. Curso técnico de vitrinismo. Disciplina: TIC

Escola Secundária Ferreira Dias. Trabalho de pesquisa realizado por: Jéssica Brissos. Curso técnico de vitrinismo. Disciplina: TIC Escola Secundária Ferreira Dias Trabalho de pesquisa realizado por: Jéssica Brissos Curso técnico de vitrinismo Disciplina: TIC Professora: Vanda Pereira Novembro de 2013 Índice Introdução... 1 Moda dos

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS 2015 2015.1

CATÁLOGO DE PRODUTOS 2015 2015.1 CATÁLOGO DE PRODUTOS 2015 2015.1 Encadernadora Premiere Excelência em álbuns fotográficos A Encadernadora Premiere é uma empresa concebida pensando na necessidade do fotógrafo. Nossa proposta é oferecer,

Leia mais

Ligue Grátis 210 461 786 Tel. 217 783 125 Fax: 217 783 364 E mail: c.miranda@mail.telepac.pt 1 LITRO. = 1200 grs. 04 LARANJA

Ligue Grátis 210 461 786 Tel. 217 783 125 Fax: 217 783 364 E mail: c.miranda@mail.telepac.pt 1 LITRO. = 1200 grs. 04 LARANJA Venda exclusiva para instituições de ensino e carácter social Estimado Cliente, TOME NOTA PARA A SUA PRÓXIMA COMPRA DE GUACHE - TINTAS CENOGRÁFICAS LIQUIDAS PRONTAS A USAR (NÃO TÓXICA) Tinta de muito boa

Leia mais

VIVA AS NOSSAS CORES.

VIVA AS NOSSAS CORES. CATÁLOGO DE CORES VIVA AS NOSSAS CORES. Conheça a nova coleção Arga Tintas para fachadas e interiores e explore as nossas sugestões de combinação de espaços e cores. À sua maneira, cada cor tem o poder

Leia mais

infinitas possibilidades.

infinitas possibilidades. inverno umarua. infinitas possibilidades. A coleção Inverno 2014 da Vínculo Basic traz as maiores tendências da estação, com modelagens e estilos que garantem um visual urbano e descontraído. 2 A diversidade

Leia mais

TEU. 1. NOME/EMPRESA: Frida Camisaria Feminina

TEU. 1. NOME/EMPRESA: Frida Camisaria Feminina Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ Publicidade e Propaganda - 6 Período Disciplina: Planejamento e Atendimento Publicitário Professor: Ricardo Sékula Acadêmicas: Bruna Sbardelotto,

Leia mais

Vinsol. Produtos. Vinsol FL Lona com verso cinza. Plus. Branco Amarelo Vermelho Areia Palha Mostarda Caramelo Verde Azul Cinza Laranja

Vinsol. Produtos. Vinsol FL Lona com verso cinza. Plus. Branco Amarelo Vermelho Areia Palha Mostarda Caramelo Verde Azul Cinza Laranja www.vulcan.com.br A marca Vinsol, com 40 anos de tradição, é indicada para Toldos e Coberturas Decorativas que necessitam de qualidade e durabilidade, proporcionando beleza e funcionalidade aos mais diversos

Leia mais

Exposição Exploratorium (piso 1)

Exposição Exploratorium (piso 1) Exposição Exploratorium (piso 1) Departamento Educativo - PNE Vivemos numa floresta de sons, cores, tonalidades, reflexos e texturas de uma realidade que nos chega pelos sentidos e molda a imagem perceptiva

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 7 12 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!///////////////////// 3 CINEMA EM CASA!//////////////////////////////////////////////////// 4 QUE FEITIÇO É ESTE?/////////////////////////////////////////////////

Leia mais

Inverno 2016 CHANGES. Mudanças

Inverno 2016 CHANGES. Mudanças Inverno 2016 CHANGES Mudanças Mude. Mas comece devagar porque a direção é mais importante que a velocidade. Nosso Tema Aos Diretores Itamar Martins Sionara Martins por Ana Clara Dias Russo Designer de

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

Delicadezas Chris Cysneiros 1

Delicadezas Chris Cysneiros 1 Delicadezas Chris Cysneiros 1 2 Delicadezas Chris Cysneiros CHRIS CYSNEIROS 4 Delicadezas Chris Cysneiros Delicadezas Chris Cysneiros 5 Chris Cysneiros nasceu no Recife e é formada em Design Gráfico pela

Leia mais

FASHION COLOR REPORT INVERNO 2O13

FASHION COLOR REPORT INVERNO 2O13 FASHION COLOR REPORT INVERNO 2O13 FASHION COLOR REPORT FALL 2013 - SEMANA DE MODA DE NEW YORK FEVEREIRO 7 14, 2O13 - pantone.com.br/fashion-color-report-fall-2013.html FASHION COLOR REPORT INVERNO 2O13

Leia mais

Azuis. AMC 535 - Blue Angels. AMC 546 - Sultry Sapphire. AMC 545 - Night Edition. AMC 549 - Swirling Water. AMC 538 - First Rain

Azuis. AMC 535 - Blue Angels. AMC 546 - Sultry Sapphire. AMC 545 - Night Edition. AMC 549 - Swirling Water. AMC 538 - First Rain Azuis São associados com o céu e o mar. Suas matizes são reconhecidas como refrescantes, calmantes e libertadoras. Simbolizam horizontes infinitos, novos começos, energia renovada e uma dinâmica positiva.

Leia mais

3M Produtos de Protecção Pessoal. Fatos de Protecção. Desenhados para proteger. Criados pelo. conforto. A Força para Proteger o seu Mundo

3M Produtos de Protecção Pessoal. Fatos de Protecção. Desenhados para proteger. Criados pelo. conforto. A Força para Proteger o seu Mundo 3M Produtos de Protecção Pessoal Fatos de Protecção Desenhados para proteger Criados pelo conforto A Força para Proteger o seu Mundo 1 Fatos de Protecção A 3M oferece-lhe uma gama de fatos de protecção

Leia mais

GUIA DE PRODUTOS 2016

GUIA DE PRODUTOS 2016 GUIA DE PRODUTOS 2016 Alltak Premium é indicado para aplicações diversas, como sinalização, propaganda, design, decoração e identificação de frotas, onde são exigidas precisão, durabilidade, estabilidade

Leia mais

FICHA TÉCNICA Revestimentos com design. nº 33. Nº Pág.s: 05 33 24. Julho. 2007. Copyright 2007 - Construlink.com - Todos os direitos reservados.

FICHA TÉCNICA Revestimentos com design. nº 33. Nº Pág.s: 05 33 24. Julho. 2007. Copyright 2007 - Construlink.com - Todos os direitos reservados. .. FICHA TÉCNICA Revestimentos com design Nº Pág.s: 05 33 24. Julho. 2007 nº 33 Revestimentos com design 01 Cada vez mais as empresas de revestimentos cerâmicos procuram parcerias com arquitectos, designers

Leia mais

SEJAM BEM VINDOS AO NOSSO JARDIM, E APRECIEM AS NOSSAS MAIS BELAS FLOWERS.

SEJAM BEM VINDOS AO NOSSO JARDIM, E APRECIEM AS NOSSAS MAIS BELAS FLOWERS. A natureza é sempre contemplativa em qualquer época do ano. Nosso irmão sol, nosssa irmã lua, água fonte de vida, e a mãe terra com inúmeras espécies de flores. Flores agraciadas e perfumadas, no quarto,

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 12 18 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!/////////////////////////////////////// 3 CINEMA EM CASA!////////////////////////////////////////////////////////////////////// 4 BRINQUEDOS ÓPTICOS///////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

PÚBLICO ALVO DO PROJETO ESTRUTURA E GÊNERO DRAMÁTICO

PÚBLICO ALVO DO PROJETO ESTRUTURA E GÊNERO DRAMÁTICO APRESENTAÇÃO A aparência é um manifesto de nossa personalidade. Através das roupas, penteados, acessórios, tatuagens etc. comunicamos ao resto do mundo uma infinidade de informações: do lugar social até

Leia mais

Colour for every perspective. Coloured MDF

Colour for every perspective. Coloured MDF Colour for every perspective Coloured MDF Innovus Coloured MDF: cor em todas as perspectivas A mais recente adição à gama de produtos decorativos Innovus - o Innovus Coloured MDF - alia as altas prestações

Leia mais

Sistema de Recuperação

Sistema de Recuperação Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I - 2º ano 2011 Sistema de Recuperação ATIVIDADES EXTRAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA E CONTÍNUA FAÇA UMA CAPA PERSONALIZADA PARA SUA APOSTILA DE ESTUDOS Nome: Classe:

Leia mais

descontraindo o ambiente

descontraindo o ambiente descontraindo o ambiente Rafael Tenório ousa em empresa de tecnologia de informação e deixa o lugar mais criativo Por: Beth Oliveira Fotos: Lucas Oliveira A o entrar no escritório de 120 m² de área total

Leia mais

versatilidade e estilo COm um

versatilidade e estilo COm um versatilidade e estilo COm um ENCARTE compacto MODERNA, COMPACTA ÚNICA!! Design elegante e uma ampla gama de opções: a nova cadeira de rodas de alumínio Neon2 transmite personalidade. Grande eficiência

Leia mais

Lugar dos Gnomos. Um projeto inserido no âmbito da Pedagogia Waldorf

Lugar dos Gnomos. Um projeto inserido no âmbito da Pedagogia Waldorf Lugar dos Gnomos Um projeto inserido no âmbito da Pedagogia Waldorf O Projeto Este projeto nasceu do encontro de três mulheres com uma vontade comum: ver crescer uma Sociedade com pessoas mais saudáveis,

Leia mais

Recado aos Pais e Professores

Recado aos Pais e Professores Recado aos Pais e Professores A criança aprende fazendo. Um trabalho manual confeccionado logo após a história bíblica fixa os ensinos que a criança acabou de ouvir, e também é um lembrete visual do constante

Leia mais

Curso de Decoração Festas Infantis

Curso de Decoração Festas Infantis Curso de Decoração Festas Infantis 2015 Curso de Decoração de Festas Infantis com Kika Duarte Há 14 anos no mercado de São Paulo e região. Áreas de atuação Festas Infantis Eventos Sociais Casamentos Eventos

Leia mais

Arte africana & Arte indígena. Histórias, mitos, crenças e filosofias

Arte africana & Arte indígena. Histórias, mitos, crenças e filosofias Arte africana & Arte indígena Histórias, mitos, crenças e filosofias ARTE AFRICANA Asartes das sociedades da África foram, antes, rotuladas no singular,porterem sido chamadas de "arte primitiva" ou "selvagem

Leia mais

Idade dos Metais. Mariana Antunes Vieira. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons.

Idade dos Metais. Mariana Antunes Vieira. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. Mariana Antunes Vieira Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/ A Idade

Leia mais

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia Aspectos Sócio-Profissionais da Informática Dielmar Uma empresa de sucesso... 1º Trabalho prático Grupo 3 Bruno Almeida bmcalmeyda@gmail.com

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Alegria. Internacional. que contagia

Alegria. Internacional. que contagia Internacional Texto Patricia Galleto Fotos divulgação ARte Beth Nito Alegria que contagia O estilo remete ora ao shabby chic, ora ao contemporâneo. O resultado dessa mistura é uma casa cheia de vida, incrementada

Leia mais

Circuito de Atletismo em Pavilhão Games and Fun

Circuito de Atletismo em Pavilhão Games and Fun 2014 Circuito de Atletismo em Pavilhão Games and Fun Departamento Técnico Associação de Atletismo do Porto Introdução O Circuito de Torneios de Atletismo em Pavilhão tem como propósito o combate dos modelos

Leia mais

O luxo de uma casa de Fazenda. fotos: Sérgio Israel

O luxo de uma casa de Fazenda. fotos: Sérgio Israel 32 O luxo de uma casa de Fazenda fotos: Sérgio Israel 33 34 Inspirada nas sedes de fazenda antigas, mas com evidentes toques de modernidade, essa casa projetada pelo arquiteto Maurício Karam para uma propriedade

Leia mais

Estudo sobre o grau de incorporação nacional

Estudo sobre o grau de incorporação nacional Estudo sobre o grau de incorporação nacional Fileira Moda Têxtil e Vestuário Vila Nova de Famalicão, 19 de dezembro de 2014 2014/710/T&E-EP/F/Rev.3 DG-016/01 ÍNDICE 1. OBJETIVO E ÂMBITO... 3 2. METODOLOGIA...

Leia mais

Novidade. A BBcolor. fica mais luminosa com cores loiras claras e brilhantes.

Novidade. A BBcolor. fica mais luminosa com cores loiras claras e brilhantes. BLOND AGE Novidade A BBcolor fica mais luminosa com cores loiras claras e brilhantes. Femininos e sensuais: os cabelos loiros são um clássico que não conhece modas, mas muitas tendências de estação diferentes

Leia mais

E-Book por Cristina Marinho

E-Book por Cristina Marinho E-Book por Cristina Marinho É uma profissional especialista em Marketing da Moda, Comportamento de Compra e Pesquisa de Mercado. Durante 10 anos esteve à frente do seu próprio instituto de pesquisas credenciado

Leia mais

TERRAÇO AUTORA DO PROJECTO TEXTO: PRODUÇÃO: FOTOGRAFIA: SETEMBRO 2009

TERRAÇO AUTORA DO PROJECTO TEXTO: PRODUÇÃO: FOTOGRAFIA: SETEMBRO 2009 TERRAÇO, estilo jardim de Inverno, com uma ampla zona de estar e área de refeições, com mobiliário de exterior, do Aki, lanternas, da Area, e tapetes, da Ikea, sobre o pavimento, revestido a calçada portuguesa.

Leia mais

NEJAD EXAME SUPLETIVO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA DE ARTE

NEJAD EXAME SUPLETIVO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA DE ARTE NEJAD EXAME SUPLETIVO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA DE ARTE ARTE RUPESTRE Arte rupestre é o nome da mais antiga representação artística da história do homem. Os mais antigos indícios dessa arte são

Leia mais

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação.

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação. Colégio Tutto Amore Colégio Sapience Carinho, Amor e Educação. Trabalhamos com meio-período e integral em todos os níveis de ensino. www.tuttoamore.com.br Nossa História No ano de 1993 deu-se o ponto de

Leia mais

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB fitas de montagem permanente Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Pode uma fita substituir realmente sistemas de fixação mecânica? Sim.

Leia mais

PROJECTO PEDAGÓGICO SABICHÕES - 2011/2012 INDICE

PROJECTO PEDAGÓGICO SABICHÕES - 2011/2012 INDICE PROJECTO PEDAGÓGICO SABICHÕES - 2011/2012 INDICE 1. Caracterização do grupo 2. Organização do Espaço e do Tempo 3. Tema e fundamentação teórica do projecto o Mundo dos animais em vias de extinção da sala

Leia mais

Mandalas. A Busca do Equilíbrio

Mandalas. A Busca do Equilíbrio Mandalas A Busca do Equilíbrio Mandalas A Busca do Equilíbrio Maria Tereza Franchi 3 Índice O Interesse pelas Mandalas... 15 Tudo é Mandala... 20 As Mandalas da Natureza... 23 O Uso das Mandalas... 25

Leia mais

Iluminação LED de nível alto

Iluminação LED de nível alto Iluminação LED de nível alto Sistemas de iluminação em linha com LED As séries E4, E5 e E7 da ETAP oferecem uma vasta gama de iluminação LED para espaços com pé direito elevado, como pavilhões industriais,

Leia mais

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena.

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena. JUQUERIQUERÊ Resumo Neste breve documentário, um índio faz uma retrospectiva de como ele vivia na região do Rio Juqueriquerê, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo. Em seu relato, compara

Leia mais

Manual de Identidade Visual e Aplicação da marca do Governo do Estado de Mato Grosso

Manual de Identidade Visual e Aplicação da marca do Governo do Estado de Mato Grosso Manual de Identidade Visual e Aplicação da marca do Governo do Estado de Mato Grosso Manual de Identidade Visual e Aplicação da Logomarca do Governo do Estado de Mato Grosso Este manual foi desenvolvido

Leia mais

O mundo está na vitrine da Levi s em Curitiba

O mundo está na vitrine da Levi s em Curitiba O mundo está na vitrine da Levi s em Curitiba Lojista fala da variedade do mix que traz o ícone jeans 501 de 140 anos de idade Por Denise Mello - junho-2013 1 / 8 Imagine uma peça de roupa que está na

Leia mais

bybirô # 01/ver 2016 O MAIOR ATACADO DE BOLSAS E CINTOS

bybirô # 01/ver 2016 O MAIOR ATACADO DE BOLSAS E CINTOS Sabrina Sato bybirô # 01/ver 2016 O MAIOR ATACADO DE BOLSAS E CINTOS Plural e Fashion Estou muito feliz com a nossa parceria e com a linha de bolsas e cintos da sabrina linha. A equipe de criação da Birô

Leia mais

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante CATEGORIAS SUBCATEGORIAS INDICADORES 1.1. Tempo de serviço docente ( ) 29 anos (1) 1.2. Motivações pela vertente artística ( ) porque

Leia mais

Unica Class. Autenticidade nobreza exclusividade

Unica Class. Autenticidade nobreza exclusividade Autenticidade nobreza exclusividade Ardósia Beleza intemporal e robusta Os minerais são intemporais e eternos. Estas qualidades conferem um ambiente especial numa divisão. A pedra realça a simplicidade

Leia mais

ELETRODINÂMICA: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E EFEITO JOULE¹

ELETRODINÂMICA: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E EFEITO JOULE¹ ELETRODINÂMICA: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E EFEITO JOULE¹ Ana Célia Alves dos Santos² Débora da Cruz Alves² Gustavo Gomes Benevides² Júlia Fabiana de Oliveira Barboza² Stefanie Esteves da Silva² Stephanye

Leia mais

Cooperação para criar valor

Cooperação para criar valor Cooperação para criar valor & 0 Cooperação para criar valor & 1 PALESTRANTE Dr. Bernhard Fritz Gerente de Productos Marketing SunChemical 2 Dr. Bernhard Fritz Gerente de Produtos & Marketing, Sun Chemical

Leia mais

As cores são ações e paixões da luz.

As cores são ações e paixões da luz. As cores são ações e paixões da luz. Goethe Robert Delunay, Drama políltico, óleo e colagem sobre cartão, 88,7 x 67,3, 1914 Cada olhar envolve uma observação, cada observação uma reflexão, cada reflexão

Leia mais

Ame Aquilo Que Faz! Mude a Sua Vida. Transforme a sua paixão pela beleza numa história de sucesso!

Ame Aquilo Que Faz! Mude a Sua Vida. Transforme a sua paixão pela beleza numa história de sucesso! Ame Aquilo Que Faz! Mude a Sua Vida. Transforme a sua paixão pela beleza numa história de sucesso! Tanto para Desfrutar Este é o seu momento para explorar o que é importante para si. Tem tudo a ver com

Leia mais

FICHA TÉCNICA Sanitários com design. nº 01. Nº Pág.s: 7 01 23. Outubro. 2006. Copyright 2006 - Construlink.com - Todos os direitos reservados.

FICHA TÉCNICA Sanitários com design. nº 01. Nº Pág.s: 7 01 23. Outubro. 2006. Copyright 2006 - Construlink.com - Todos os direitos reservados. FICHA TÉCNICA Sanitários com design nº 01 Nº Pág.s: 7 01 23. Outubro. 2006 Sanitários com design 01 Hoje em dias as casas de banho são encaradas como uma parte integrante do nosso quotidiano. Cada vez

Leia mais

CLIENTE ENTREVISTA. H: Opine as possibilidades que podemos fazer em meu conforto, my favorite place, também conhecido como meu quarto.

CLIENTE ENTREVISTA. H: Opine as possibilidades que podemos fazer em meu conforto, my favorite place, também conhecido como meu quarto. Hugo Dellasta, 17 Anos Estudante. CLIENTE ENTREVISTA H: Opine as possibilidades que podemos fazer em meu conforto, my favorite place, também conhecido como meu quarto. K: Então, gostaria de saber o que

Leia mais

Electric. Exclusive Fireplaces

Electric. Exclusive Fireplaces Electric Exclusive Fireplaces Momentos relaxantes Desfrute com prazer daqueles momentos no conforto do seu lar. O seu conforto em primeiro lugar As lareiras eléctricas GlammFire aliam a modernidade à tecnologia.

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO 1. Componentes básicos do Universo matéria e energia: - Matéria e energia dos astros luminosos e iluminados; - Sol:

Leia mais

3º Bimestre. Física II. Autor: Geraldo Velazquez

3º Bimestre. Física II. Autor: Geraldo Velazquez 3º Bimestre Autor: Geraldo Velazquez SUMÁRIO UNIDADE I Óptica Geométrica... 4 1 Natureza Da Luz... 4 2 Conceitos Preliminares... 5 2.1 Raios e Feixes... 5 2.2 Fontes De Luz... 6 2.3 MEIOS ÓPTICOS... 6

Leia mais

nada é referência por acaso. corporate&offices

nada é referência por acaso. corporate&offices lançamento Um produto Melnick Even corporate&offices nada é referência por acaso. A Melnick Even usou toda sua expertise para trazer à rua Anita Garibaldi um empreendimento comercial pensado cuidadosamente

Leia mais

VOLLEYBALL Voleibol. Escola Dr. Costa Matos 2013/14. Ana Fernandes 8ºD

VOLLEYBALL Voleibol. Escola Dr. Costa Matos 2013/14. Ana Fernandes 8ºD VOLLEYBALL Voleibol Escola Dr. Costa Matos 2013/14 Ana Fernandes 8ºD REFERÊNCIAS HISTÓRICAS Origem REFERÊNCIAS HISTÓRICAS Origem Criado por William Morgan (Professor EF do Springfield College of the YMCA

Leia mais

A vinícola foi criada em 2006 com o intuito de reinterpretar, dentro de um contexto moderno, os vinhos tradicionais da Sicília.

A vinícola foi criada em 2006 com o intuito de reinterpretar, dentro de um contexto moderno, os vinhos tradicionais da Sicília. A vinícola foi criada em 2006 com o intuito de reinterpretar, dentro de um contexto moderno, os vinhos tradicionais da Sicília. Sua inovação tecnológica reside no aproveitamento de fontes alternativas

Leia mais

TABELA DE VALORES ABRIL/2016

TABELA DE VALORES ABRIL/2016 TABELA DE VALORES ABRIL/2016 Bem-vindo à Viacolor A Viacolor produz álbuns fotográficos nas mais diversas formas e tamanhos, em papel Linho, Canvas e Metalizado e em laminação UV e Velvet. Valorizamos

Leia mais

Feminino. Tipos de corpo. Ampulheta

Feminino. Tipos de corpo. Ampulheta O guia de tamanho será desenvolvido para auxiliar os e-consumidores, no momento da compra. O e-consumidor terá disponível um guia de auxilio a medidas, de forma que permitirá que o mesmo obtenha informações

Leia mais

VÍNCULO MAG. plus size URBANO. chic. ROYALS estampas de joias para deixar qualquer look poderoso. Revista da Vínculo Basic Inverno 2015

VÍNCULO MAG. plus size URBANO. chic. ROYALS estampas de joias para deixar qualquer look poderoso. Revista da Vínculo Basic Inverno 2015 VÍNCULO MAG Revista da Vínculo Basic Inverno 2015 URBANO chic Inverno 2015. Tendências da estação mais fria do ano. ROYALS estampas de joias para deixar qualquer look poderoso. plus size SAIBA COMO COMBINAR

Leia mais

RENASCIMENTO ITALIANO

RENASCIMENTO ITALIANO ARTES / 2º ANO PROF.MÍLTON COELHO RENASCIMENTO ITALIANO Contexto histórico O termo significa reviver os ideais greco-romanos; na verdade o Renascimento foi mais amplo, pois aumentou a herança recebida

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual apresentação....................................3 Versões horizontal e vertical........................4 grid de construção................................5 Cores institucionais...............................6

Leia mais

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO Terra de Gigantes Juliana de MOTA 1 Alexandre BORGES Carolina de STÉFANI Emilia PICINATO João Paulo OGAWA Luara PEIXOTO Marco Antônio ESCRIVÃO Murilo ALVES Natália MIGUEL Orientado pelos docentes: João

Leia mais

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral Criado em 2006, o Serviço Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas (MSML) tem desenvolvido um conjunto de actividades pedagógicas e lúdicas, no sentido de divulgar o património integrado no seu vasto

Leia mais

Visagismo. Profa Elaine C. S. Ovalle

Visagismo. Profa Elaine C. S. Ovalle Visagismo Profa Elaine C. S. Ovalle O criador Fernand Aubry, o criador do visagismo, em 1937, deixa claro que se tratava de um conceito. Não é uma técnica "Não existe mulher sem beleza, somente belezas

Leia mais

Vale Oferta. Vale Oferta. Vale Oferta. Vale Oferta TÊXTIL PROMOCIONAL TÊXTIL PROMOCIONAL TÊXTIL PROMOCIONAL TÊXTIL PROMOCIONAL VOUCHERS GIFT VOUCHER

Vale Oferta. Vale Oferta. Vale Oferta. Vale Oferta TÊXTIL PROMOCIONAL TÊXTIL PROMOCIONAL TÊXTIL PROMOCIONAL TÊXTIL PROMOCIONAL VOUCHERS GIFT VOUCHER VOUCHERS TÊXTIL PROMOCIONAL GIFT VOUCHER Vale Oferta Vale 10 de Oferta na compra de produtos do Catálogo Têxtil Promocional VOUCHER AZUL * Limite de 1 por cliente TÊXTIL PROMOCIONAL GIFT VOUCHER Vale Oferta

Leia mais

GUIA DE PROJECTO INTEGRADO PARA O CLIENTE VERSÃO FINAL

GUIA DE PROJECTO INTEGRADO PARA O CLIENTE VERSÃO FINAL GUIA DE PROJECTO INTEGRADO PARA O CLIENTE VERSÃO FINAL AUTORES Andy Sutton BRE, Reino Unido TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO PARA A VERSÃO PORTUGUESA Carlos Laia CONTACTO Carlos Laia CEEETA ECO, Consultores em Energia,

Leia mais

It s a gift. R. Luís de Camões, T6 cv 2620-105 Póvoa Sto. Adrião www.facebook.com/liscromo clientes@liscromo.com fax. 219 382 579 www.pinterest.com/liscromo encomendas@liscromo.com tlm. 914 592 360 www.liscromo.com

Leia mais

CONSULTORIA DE ESTILO MOTIVAÇÃO PARA OS NOVOS DESAFIOS POR PAULA MARTINS

CONSULTORIA DE ESTILO MOTIVAÇÃO PARA OS NOVOS DESAFIOS POR PAULA MARTINS CONSULTORIA DE ESTILO MOTIVAÇÃO PARA OS NOVOS DESAFIOS POR PAULA MARTINS PAULA MARTINS Formada em jornalismo e estilismo, Paula Martins tem um escritório que funciona como uma agência geradora de conteúdo

Leia mais

Esta é uma breve análise de uma peça publicitária impressa que trabalha com o

Esta é uma breve análise de uma peça publicitária impressa que trabalha com o Chapeuzinho Vermelho ou Branca de Neve? O sincretismo imagem, texto e sentido. 1 Autor: Fernanda Rodrigues Pucci 2 Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar um anúncio de publicidade impressa em

Leia mais

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+ I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+

Leia mais

Plano Anual de Actividades 2011/2012 CRECHE

Plano Anual de Actividades 2011/2012 CRECHE Plano Anual de Actividades 2011/2012 CRECHE 1 Fundamentação Teórica O Plano Anual de Actividades constituiu, em conjunto com o Projecto Educativo e o Regulamento Interno, um dos principais instrumentos

Leia mais

Constelações da A A. Título original: A A Constellations. Escrito por Frater Alion.

Constelações da A A. Título original: A A Constellations. Escrito por Frater Alion. Constelações da A A Título original: A A Constellations. Escrito por Frater Alion. E-book gerado automaticamente em 23/09/2013 16:32:59. Baixe a versão mais recente em: http://hadnu.org/permalinks/publications/74

Leia mais

Manoel Pastana na Amazônia do início do século XX

Manoel Pastana na Amazônia do início do século XX Manoel Pastana na Amazônia do início do século XX Maryclea Carmona Maués Neves 1 Quando, onde e quem No início do século XX, a região Amazônica ainda vivia um relativo isolamento do restante do país, reflexo

Leia mais

JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE

JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE Thayanne Oliveira Rosa LUCENA¹, Dr. Gustavo Abílio Galeno ARNT² 1. Bolsista PIBIC/IFB - Instituto Federal de Brasília- Campus: São Sebastião- DF thayanne.001@gmail.com

Leia mais

5 Um Modelo Inteligente de Cidade 7 Santa Marinha, um Conceito Global 9 Arquitectura 11 O Lugar Ideal Para Viver 13 Espaços 15 Conforto, Harmonia e

5 Um Modelo Inteligente de Cidade 7 Santa Marinha, um Conceito Global 9 Arquitectura 11 O Lugar Ideal Para Viver 13 Espaços 15 Conforto, Harmonia e 5 Um Modelo Inteligente de Cidade 7 Santa Marinha, um Conceito Global 9 Arquitectura 11 O Lugar Ideal Para Viver 13 Espaços 15 Conforto, Harmonia e Bem-Estar 17 A Sede do Seu Negócio 19 Tudo à Distância

Leia mais

GENERATOR: OUTONO INVERNO 2009

GENERATOR: OUTONO INVERNO 2009 Rio Moda Hype Janeiro 2009 GENERATOR: OUTONO INVERNO 2009 Generator é uma coleção quase acidental, onde máquina e criador invertem papéis e criam uma relação de dependência mútua, na qual as funções desempenhadas

Leia mais

Biodanza. Para Crianças e Jovens. Manuela Mestre Robert

Biodanza. Para Crianças e Jovens. Manuela Mestre Robert Biodanza Para Crianças e Jovens Manuela Mestre Robert FICHA TÉCNICA: TÍTULO Biodanza para Crianças e Jovens AUTORIA Manuela Mestre Robert Manuela Mestre Robert, 2008 CAPA Crianças do 1º ciclo do Ensino

Leia mais

Fundação: Sócio-Fundador: Sócia-Diretora Administrativa: Atuação Principal: São Paulo:

Fundação: Sócio-Fundador: Sócia-Diretora Administrativa: Atuação Principal: São Paulo: Fundação: Sócio-Fundador: Sócia-Diretora Administrativa: Atuação Principal: São Paulo: 05/07/1988 Marcelo Ponzoni Cristiane Lança Ponzoni São Paulo e Ribeirão Preto Sede Própria com 700m2 C O M U N I C

Leia mais

Desde 1995, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, um espaço no âmbito da dança contemporânea, através da ESCOLA DE DANÇA.

Desde 1995, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, um espaço no âmbito da dança contemporânea, através da ESCOLA DE DANÇA. Desde 1995, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, um espaço no âmbito da dança contemporânea, através da ESCOLA DE DANÇA. Destinando a formação a alunos de todas as idades, o ensino da

Leia mais

Danças Luso Ibéricas 2011

Danças Luso Ibéricas 2011 Danças Luso Ibéricas Sevilhanas Pilar Madeira 11 Conteúdo 1. Introdução:... 3 2. Identificação de necessidades:... 4 3. Fundamentação da acção:... 4 4. Objectivo geral:... 5 4.1 Objectivo específico:...

Leia mais

ORadioActive é um projeto educativo que

ORadioActive é um projeto educativo que 80 anos da Rádio Projeto RadioActive Aprender a fazer rádio aprender para a vida Ensinar crianças e jovens em contextos desfavorecidos a produzir rádio é um dos objectivos do RadioActive, um projeto que

Leia mais

INTRODUÇÃO À ESCRITA CRIATIVA. www.zonaverde.pt

INTRODUÇÃO À ESCRITA CRIATIVA. www.zonaverde.pt INTRODUÇÃO À ESCRITA CRIATIVA INTRODUÇÃO A escrita criativa não vive de clichés nem vive de generalidades. Ela procura maneiras de falar que são relevantes, com conteúdos repletos de metáforas, comparações,

Leia mais

Catálogo de Puzzles Geométricos

Catálogo de Puzzles Geométricos Universidade dos Açores Pólo de Ponta Delgada Unidade Curricular: Aplicações da Matemática Licenciatura em Educação Básica 2013/2014 Catálogo de Puzzles Geométricos Docente: Professor Doutor Ricardo Teixeira

Leia mais

Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE

Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE Manual de Identidade Visual UFRPE INTRODUÇÃO A Universidade Federal Rural de Pernambuco, em comemoração ao seu centenário, apresenta, através da Coordenadoria de Comunicação Social, o redesign de sua marca,

Leia mais

Cristina Fernandes. Manual. de Protocolo. Empresarial

Cristina Fernandes. Manual. de Protocolo. Empresarial Cristina Fernandes Manual de Protocolo Empresarial Lisboa Universidade Católica Editora 2014 Índice Prefácio de Catarina Zagalo 13 Parte I O enquadramento do protocolo 1 O protocolo 16 1.1. Definição de

Leia mais

Dicas para orientar a cliente na escolha de biquínis e da roupa mais adequada para cada tipo de corpo.

Dicas para orientar a cliente na escolha de biquínis e da roupa mais adequada para cada tipo de corpo. Dicas para orientar a cliente na escolha de biquínis e da roupa mais adequada para cada tipo de corpo. Biquíni Ideal Aquelas que têm seios grandes precisam antes de tudo de sustentação. Tops com alças

Leia mais

OUTUBRO 2012 EDIÇÃO 1 ANO 1 R$ 12 CHARME

OUTUBRO 2012 EDIÇÃO 1 ANO 1 R$ 12 CHARME OUTUBRO 2012 EDIÇÃO 1 ANO 1 R$ 12 T E N D Ê N C I A D E S I G N A R Q U I T E T U R A CHARME D O N D O L I & P O C C I PERFil TRicia guild Ela é a maior especialista do mundo na combinação de tons e padrões

Leia mais