Semana 3 MCTB J Donadelli. 1 Técnicas de provas. Demonstração indireta de implicação. indireta de. Demonstração por vacuidade e trivial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Semana 3 MCTB J Donadelli. 1 Técnicas de provas. Demonstração indireta de implicação. indireta de. Demonstração por vacuidade e trivial"

Transcrição

1 Semana 3 por de por de 1 indireta por de por de

2 Teoremas resultados importantes, Os rótulos por de por de

3 Teoremas resultados importantes, Os rótulos Proposições um pouco menos importantes, por de por de

4 Os rótulos Teoremas resultados importantes, Proposições um pouco menos importantes, Lemas resultados auxiliares, por de por de

5 por de Os rótulos Teoremas resultados importantes, Proposições um pouco menos importantes, Lemas resultados auxiliares, Corolários consequência fácil de outro resultado, por de

6 por de por de Teoremas resultados importantes, Os rótulos Proposições um pouco menos importantes, Lemas resultados auxiliares, Corolários consequência fácil de outro resultado, Conjeturas propostas de uma sentença verdadeira. Se for provada vira um teorema.

7 por de por de Teoremas resultados importantes, Os rótulos Proposições um pouco menos importantes, Lemas resultados auxiliares, Corolários consequência fácil de outro resultado, Conjeturas propostas de uma sentença verdadeira. Se for provada vira um teorema. Exercícios:

8 por de por de Teoremas resultados importantes, Os rótulos Proposições um pouco menos importantes, Lemas resultados auxiliares, Corolários consequência fácil de outro resultado, Conjeturas propostas de uma sentença verdadeira. Se for provada vira um teorema. Exercícios:

9 por de por de Teoremas resultados importantes, Os rótulos Proposições um pouco menos importantes, Lemas resultados auxiliares, Corolários consequência fácil de outro resultado, Conjeturas propostas de uma sentença verdadeira. Se for provada vira um teorema. Exercícios: É subjetivo (exceto os exercícios ).

10 Exemplo por de por de Teorema Se (a, b) = (x, y) então a = x e b = y. Para provar o teorema usamos o resultado auxiliar: Lema Se { a, x } = { a, y } então x = y. Consequência fácil do teorema: Corolário Se a b então (a, b) (b, a). demonstrações nas notas de aula de conjuntos

11 Definições por de por de... são parte importante das demonstrações. Definição de número par Um inteiro n é par se, e somente se, n é da forma 2k para algum inteiro k. É um se, e somente se, usada em demonstrações como se fosse uma equivalência lógica, para qualquer n Z n é par k Z, n = 2k.

12 Exemplo por de por de Teorema Se x Z é par e y Z é par, então x + y é par.. Sejam x e y números inteiros. Assuma que x é par e y é par. Pela definição de número par, existem inteiros k 1 e k 2 tais que x = 2k 1 e y = 2k 2, logo x + y = 2(k 1 + k 2 ), portanto, pela definição, x + y é par.

13 Escrevendo direito por de por de As demonstrações devem se escritas em português, usando frases completas e com pontuação adequada. Fórmulas e símbolos matemáticos são partes de frases e não são tratados diferente de outras palavras.

14 por de por de Escrutínio 1) x é par e y é par. (hipótese) 2) x é par. (simplificação) 3) y é par. (simplificação) 4) x é par k 1 Z, x = 2k 1 (definição) 5) k 1 Z, x = 2k 1 (modus ponens) 6) x = 2k 1 (instanciação ) 7) y é par k 2 Z, y = 2k 2 (definição) 8) k 2 Z, y = 2k 2 (modus ponens) 9) y = 2k 2 (instanciação ) 10) x = 2k 1 e y = 2k 2 (conjunção) 11) x = 2k 1 e y = 2k 2 x + y = 2(k 1 + k 2 ) (compatibilidade) 12) x + y = 2(k 1 + k 2 ) (modus ponens) 13) x + y = 2(k 1 + k 2 ) c Z, x + y = 2c (generalização ) 14) c Z, x + y = 2c (modus ponens) 15) c Z, x + y = 2c x + y é par (definição) 16) x + y é par (modus ponens).

15 de por de Para demonstrar que A B é verdadeiro assumimos que A é verdadeiro e deduzimos que B é verdadeiro. por de

16 de por de Para demonstrar que A B é verdadeiro assumimos que A é verdadeiro e deduzimos que B é verdadeiro. por de : Sejam... Declare as variáveis Assuma/Suponha A Declare as hipóteses Argumente Portanto B Conclua

17 Exemplo por de por de Teorema Se a e b são números inteiros tais que 0 < a < b, então a 2 < b 2.

18 Exemplo por de por de. Sejam a e b são números inteiros. Suponha que 0 < a < b e vamos provar que a 2 < b 2. Se a < b e 0 < a então a 2 < ab. Se a < b e 0 < b então ab < b 2. Por transitividade a 2 < b 2.

19 Escrutínio do exemplo por de por de 1) 0 < a e a < b (hipótese) 2) a < b (simplificação) 3) 0 < a (simplificação) 4) se 0 < a e a < b, então 0 < b (transitividade do <) 5) 0 < b (modus ponens) 6) se a > 0 e a < b então a a < a b (compatibilidade do < com ) 7) a 2 < ab (modus ponens) 8) 0 < b e a < b (regra da conjunção) 9) se b > 0 e a < b então, a b < b b (compatibilidade do < com ) 10) ab < b 2 ( modus ponens) 11) a 2 < ab e ab < b 2 (regra da conjunção) 12) se a 2 < ab e ab < b 2 então a 2 < b 2 (transitividade do <) 13) a 2 < b 2 (modus ponens)

20 Demonstrações por de por de As demonstrações devem se escritas em português, usando frases completas e com pontuação adequada. Fórmulas e símbolos matemáticos são partes de frases e não são tratados diferente de outras palavras. Rascunho é muito importante para descobrir a estratégia geral para abordar o problema a ser resolvido, antes de examinar os detalhes. Demonstrar é um trabalho de exploração. A demostração mostra só resultado final desse trabalho.

21 Exemplo por de por de Teorema Sejam A, B, C conjuntos não vazios. Se A C B e a C então a A \ B.

22 Exemplo por de por de Teorema Sejam A, B, C conjuntos não vazios. Se A C B e a C então a A \ B. Teorema Sejam A, B, C conjuntos não vazios. Se A C B e a C então a A a B.

23 Exemplo Em símbolos: (A C B e a C) (a A a B) por de por de

24 Exemplo Em símbolos: (A C B e a C) (a A a B) por de por de assumimos: A C B e a C verdadeiro provamos: a A a B verdadeiro

25 Exemplo Em símbolos: (A C B e a C) (a A a B) por de por de assumimos: A C B e a C verdadeiro provamos: a A a B verdadeiro assumimos: A C B e a C e a A verdadeiro provamos: a B verdadeiro.

26 Enunciados por de por 1 Se 3 divide o inteiro n então 9 divide n 2. 2 Se n é um inteiro ímpar, então n 2 é ímpar. 3 Se m Z é par e n Z é par, então m + n é par. de

27 Enunciados por de por de 1 Se 3 divide o inteiro n então 9 divide n 2. 2 Se n é um inteiro ímpar, então n 2 é ímpar. 3 Se m Z é par e n Z é par, então m + n é par. Essas significam, 1 Para todo n Z, se 3 divide n então 9 divide n 2. 2 Para todo n Z, se n é ímpar, então n 2 é ímpar. 3 Para todo n Z, para todo m, se m é par e n é par, então m + n é par.

28 Prova de x D, P(x) Q(x) por de por de passo 1 considere c arbitrário em D passo 2 prove P(c) Q(c) passo 3 conclua x(p(x) Q(x)) pela regra da generalização universal.

29 Prova de x D, P(x) Q(x) por de por de passo 1 considere c arbitrário em D passo 2 prove P(c) Q(c) passo 3 conclua x(p(x) Q(x)) pela regra da generalização universal. : Tome x D qualquer/seja x um elemento arbitrário de D Demonstre P(x) Q(x). Portanto, P(x) Q(x) para todo x D.

30 por de por de Para demonstrar que A B é verdadeiro provamos que alguma sentença logicamente equivalente a A B é verdadeiro. (contrapositiva) A B B A (contradição) A B A B F

31 Contrapositiva por de por de B A : Sejam... Declare as variáveis Assuma/Suponha B Declare as hipóteses Argumente Portanto A Conclua

32 Contrapositiva por de por de B A : Sejam... Declare as variáveis Assuma/Suponha B Declare as hipóteses Argumente Portanto A Conclua Teorema Para todo n N, se n 2 é par então n é par.

33 Contradição por de por de (A B) (A B) F Um exemplo de estratégia para (A B) F 1) A (hipótese) 2) B (hipótese) 3) A (dedução) 4) A A (regra da conjunção) Eventualmente, na linha 3 deduzimos B e chegamos na contradição B B.

34 Contradição por de por de (A B) F : A prova é por contradição. Sejam... Assuma/Suponha A e B Argumente Portanto... e temos uma contradição. Logo A B.

35 Contradição por de por de Definição: a e b inteiros são coprimos se, e só se, mdc(a, b) = 1. Teorema Se a e b são números inteiros coprimos, então não são ambos par.

36 Exercícios por de por de Enuncie precisamente as abaixo, incluindo quantificadores, domínio das variáveis: 1 Seja x um inteiro não nulo. Existe um único y tal que para todo z vale zy = z x. 2 Seja x um real. Existe um único y tal que x 2 y = x y.

37 trivial e por vacuidade por de por de P Q é verdadeira ou porque P é falso (vacuidade) ou porque Q é verdadeiro (trivial). Para todo x conjunto, se x então x A Para todo x N, se n > 1 então n 2 > n. Para todo x R, se x < 0 então x 5 4. Para todo x R, se x > 0 então x > 0.

38 de por de por de Demonstrar que P Q é verdadeira. Usamos que (P Q) (P Q) (P Q). Escrevemos duas demonstrações: P Q e a recíproca Q P.

39 por de por de Definição: a, b Z a b se, e só se, existe q Z tal que aq = b. a b lê-se a divide b

40 por de por de de Teorema Para todos a, b Z não nulos, a b e b a se, e somente se, a = b ou a = b.. Sejam a e b números inteiros não-nulos quaisquer. Primeiro, assuma a = b ou a = b. [argumento]. Portanto, a b e b a. Agora, assuma a b e b a. [argumento]. Portanto, a = b ou a = b. Portanto, a b e b a se, e somente se, a = b ou a = b.

41 por por de por de O argumento aqui por para P Q é usado quando P pode ser escrito na forma P 1 P 2 P n baseado na equivalência lógica ((P 1 P 2 P n ) Q) ((P 1 Q) (P 2 Q) (P n Q)) as implicações P i Q são os.

42 por por de por de Teorema Se n Z então n 2 + n é par.. Seja n um inteiro arbitrário. Então n é par ou n é ímpar. Caso 1: Assuma n par. [argumento]. Portanto n 2 + n é par. Caso 2: Assuma n ímpar. [argumento]. Logo n 2 + n é par. Portanto, para todo n inteiro, n 2 + n é par.

43 por Teorema Seja n um número inteiro. Se 1 n 40 então n 2 n + 41 é primo. por de por de

44 por de por de por Teorema Seja n um número inteiro. Se 1 n 40 então n 2 n + 41 é primo.. Defina f(n) = n 2 n f(1) = 41 é primo, f(2) = 43 é primo, f(3) = 47 é primo, f(4) = 53 é primo, f(5) = 61 é primo, f(6) = 71 é primo, f(7) = 83 é primo, f(8) = 97 é primo, f(9) = 113 é primo, f(10) = 131 é primo, f(11) = 151 é primo, f(12) = 173 é primo, f(13) = 197 é primo, f(14) = 223 é primo, f(15) = 251 é primo, f(16) = 281 é primo, f(17) = 313 é primo, f(18) = 347 é primo, f(19) = 383 é primo, f(20) = 421 é primo, f(21) = 461 é primo, f(22) = 503 é primo, f(23) = 547 é primo, f(24) = 593 é primo, f(25) = 641 é primo, f(26) = 691 é primo, f(27) = 743 é primo, f(28) = 797 é primo, f(29) = 853 é primo, f(30) = 911 é primo, f(31) = 971 é primo, f(32) = 1033 é primo, f(33) = 1097 é primo, f(34) = 1163 é primo, f(35) = 1231 é primo, f(36) = 1301 é primo, f(37) = 1373 é primo, f(38) = 1447 é primo, f(39) = 1523 é primo, f(40) = 1601 é primo.

45 de por de por de x D, P(x) construtiva: Exibe c D tal que P(c). não-construtiva: Infere, indiretamente, c D tal que P(c).

46 de por de por de Teorema Existe um inteiro positivo n que pode ser escrito como a soma de dois cubos de duas maneiras diferentes.

47 de por de por de Teorema Existe um inteiro positivo n que pode ser escrito como a soma de dois cubos de duas maneiras diferentes. (construtiva). Tome n = 1729, pois 1729 = =

48 por de por de Definição: O número real x é racional se existem números inteiros n e m, com m 0, tal que x = n m. Se x não é racional então x é irracional. Note que se x é racional, n m não é único A fração n m está na forma reduzida se mdc(n, m) = 1.

49 de por de Teorema Para todo racional y, existe um inteiro x tal que y < x. por de

50 por de por de de Teorema Para todo racional y, existe um inteiro x tal que y < x. (construtiva). Seja p q um racional arbitrário. Vamos exibir um inteiro n tal que p q < n. Faça n = p + 1. Temos da definição de valor absoluto que p q p q. Ademais p q p e p < p + 1. Portanto < p + 1. p q

51 por de Teorema O polinômio p(x) = x 3 + x 1 tem uma raiz real. de por de

52 por de por de de Teorema O polinômio p(x) = x 3 + x 1 tem uma raiz real. (não-construtiva). Se p(x) = x 3 + x 1, então p: R R é uma função real contínua. Vamos aplicar o Teorema do Valor Intermediário para p(0) = 1 < 0 e p(1) = 1 > 0. Pelo TVI, para todo b [p(0), p(1)], existe a [0, 1] tal que p(a) = b. Façamos b = 0 e concluímos que existe a [0, 1] tal que p(a) = 0. Portanto a é raiz de p.

53 de Teorema Existem x, y irracionais tais que x y é racional. por de por de

54 por de por de de Teorema Existem x, y irracionais tais que x y é racional. (não-construtiva). Sabemos que 2 é irracional. O número 2 2 é racional ou irracional. Caso 1: Se 2 2 é racional então faça x = y = 2 e temos x y racional. Caso 2: Se 2 2 é irracional então faça x = 2 2 e y = 2 e temos x y = = 2 2 = 2 que é racional. Portanto existem x, y irracionais com x y racional.

55 por de por de Exercícios 1 Prove que não há uma quantidade finita de números primos. 2 Prove que não há um menor racional positivo. 3 Prove que para qualquer natural n > 1, existe uma sequência formada por n números naturais consecutivos tal que nenhum deles é primo (dica:(n + 1)! + j é divisível por j.). 4 Prove que no domínio dos números reais a seguinte sentença é verdadeira: ε > 0, δ > 0, x R, ( x 3 < δ 2x 2 5x 3 x 3 ) < ε

Resumo das aulas de discreta

Resumo das aulas de discreta Resumo das aulas de discreta Jair Donadelli 19 de abril de 2017 Sumário 1 a Semana Lógica 5 1.1 Operadores lógicos:,,,,.................... 7 1.2 Tautologia e Contradição......................... 9 1.3

Leia mais

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas.

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas. 1 Bases Matemáticas Aula 2 Métodos de Demonstração Rodrigo Hausen v. 2012-9-21 1/15 Como o Conhecimento Matemático é Construído 2 Definições Axiomas Demonstrações Teoremas Demonstração: prova de que um

Leia mais

Negação. Matemática Básica. Negação. Negação. Humberto José Bortolossi. Parte 3. Regras do Jogo. Regras do Jogo

Negação. Matemática Básica. Negação. Negação. Humberto José Bortolossi. Parte 3. Regras do Jogo. Regras do Jogo Matemática Básica Humberto José Bortolossi Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Parte 3 Parte 3 Matemática Básica 1 Parte 3 Matemática Básica 2 Qual é a negação do predicado

Leia mais

Referências e materiais complementares desse tópico

Referências e materiais complementares desse tópico Notas de aula: Análise de Algoritmos Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC Profa. Carla Negri Lintzmayer Conceitos matemáticos e técnicas de prova (Última atualização:

Leia mais

Errata da lista 1: Na página 4 (respostas), a resposta da letra e da questão 13 é {2, 3, 5, 7, 11, 13, 17} (faltou o número 17)

Errata da lista 1: Na página 4 (respostas), a resposta da letra e da questão 13 é {2, 3, 5, 7, 11, 13, 17} (faltou o número 17) Errata da lista 1: Na página 4 (respostas), a resposta da letra e da questão 13 é {2, 3, 5, 7, 11, 13, 17} (faltou o número 17) Lista 1 - Bases Matemáticas Elementos de Lógica e Linguagem Matemática 1

Leia mais

Notas de Aula 2: Métodos de Prova

Notas de Aula 2: Métodos de Prova IFMG Campus Formiga Matemática Discreta Notas de Aula 2: Métodos de Prova Prof. Diego Mello 2o. Semestre 2012 Sumário 1 Introdução 2 2 Conceitos 2 3 Teoremas 4 4 Métodos de Prova 6 4.1 Prova Direta........................................

Leia mais

Unidade 1 - Elementos de Lógica e Linguagem Matemáticas. Exemplo. O significado das palavras. Matemática Básica linguagem do cotidiano

Unidade 1 - Elementos de Lógica e Linguagem Matemáticas. Exemplo. O significado das palavras. Matemática Básica linguagem do cotidiano A Pirâmide de aprendizagem de William Glasser Unidade 1 - Elementos de Lógica e Linguagem Matemáticas Matemática Básica Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense 2018.1 Segundo

Leia mais

Apresentação do curso

Apresentação do curso Matemática Básica Humberto José Bortolossi Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Apresentação do curso Parte 1 Parte 1 Matemática Básica 1 Parte 1 Matemática Básica 2 Conteúdo

Leia mais

Apresentação do curso

Apresentação do curso Folha 1 Matemática Básica Humberto José Bortolossi Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Apresentação do curso Parte 1 Parte 1 Matemática Básica 1 Parte 1 Matemática Básica

Leia mais

Para Computação. Aula de Monitoria - Miniprova

Para Computação. Aula de Monitoria - Miniprova Para Computação Aula de Monitoria - Miniprova 1 2013.1 Roteiro Provas e Proposições Conjuntos Provas e Proposições Proposição - Sentença que ou é verdadeira ou é falsa. ex: Hoje é sábado. -> É uma proposição.

Leia mais

Análise de Algoritmos

Análise de Algoritmos Análise de Algoritmos Técnicas de Prova Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG julho - 2015 Técnicas de Prova Definição Uma prova é um argumento válido que mostra a veracidade de um enunciado matemático.

Leia mais

Aula 1: Introdução ao curso

Aula 1: Introdução ao curso Aula 1: Introdução ao curso MCTA027-17 - Teoria dos Grafos Profa. Carla Negri Lintzmayer carla.negri@ufabc.edu.br Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC 1 Grafos Grafos

Leia mais

MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados 1

MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados 1 Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br http://www.dcc.ufmg.br/~loureiro MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados

Leia mais

Técnicas de Demonstração. Raquel de Souza Francisco Bravo 17 de novembro de 2016

Técnicas de Demonstração. Raquel de Souza Francisco Bravo   17 de novembro de 2016 Técnicas de Demonstração e-mail: raquel@ic.uff.br 17 de novembro de 2016 Técnicas de Demonstração O que é uma demonstração? É a maneira pela qual uma proposição é validada através de argumentos formais.

Leia mais

Definição. Diremos que um número inteiro d é um divisor de outro inteiro a, se a é múltiplo de d; ou seja, se a = d c, para algum inteiro c.

Definição. Diremos que um número inteiro d é um divisor de outro inteiro a, se a é múltiplo de d; ou seja, se a = d c, para algum inteiro c. Divisores Definição. Diremos que um número inteiro d é um divisor de outro inteiro a, se a é múltiplo de d; ou seja, se a = d c, para algum inteiro c. Quando a é múltiplo de d dizemos também que a é divisível

Leia mais

Bases Matemáticas. Aula 1 Elementos de Lógica e Linguagem Matemática. Prof. Rodrigo Hausen. 24 de junho de 2014

Bases Matemáticas. Aula 1 Elementos de Lógica e Linguagem Matemática. Prof. Rodrigo Hausen. 24 de junho de 2014 Aula 1 Elementos de Lógica e Linguagem Matemática Prof. Rodrigo Hausen 24 de junho de 2014 Definição Uma proposição é uma sentença declarativa que é verdadeira ou falsa, mas não simultaneamente ambas.

Leia mais

Lista 2 - Bases Matemáticas

Lista 2 - Bases Matemáticas Lista 2 - Bases Matemáticas (Última versão: 14/6/2017-21:00) Elementos de Lógica e Linguagem Matemática Parte I 1 Atribua valores verdades as seguintes proposições: a) 5 é primo e 4 é ímpar. b) 5 é primo

Leia mais

Introdução à Lógica Matemática

Introdução à Lógica Matemática Introdução à Lógica Matemática Disciplina fundamental sobre a qual se fundamenta a Matemática Uma linguagem matemática Paradoxos 1) Paradoxo do mentiroso (A) Esta frase é falsa. A sentença (A) é verdadeira

Leia mais

Introdução aos Métodos de Prova

Introdução aos Métodos de Prova Introdução aos Métodos de Prova Renata de Freitas e Petrucio Viana IME-UFF, Niterói/RJ II Colóquio de Matemática da Região Sul UEL, Londrina/PR 24 a 28 de abril 2012 Sumário Provas servem, principalmente,

Leia mais

Uma proposição é uma frase que pode ser apenas verdadeira ou falsa. Exemplos:

Uma proposição é uma frase que pode ser apenas verdadeira ou falsa. Exemplos: 1 Noções Básicas de Lógica 1.1 Proposições Uma proposição é uma frase que pode ser apenas verdadeira ou falsa. 1. Os sapos são anfíbios. 2. A capital do Brasil é Porto Alegre. 3. O tomate é um tubérculo.

Leia mais

Universidade Aberta do Brasil - UFPB Virtual Curso de Licenciatura em Matemática

Universidade Aberta do Brasil - UFPB Virtual Curso de Licenciatura em Matemática Universidade Aberta do Brasil - UFPB Virtual Curso de Licenciatura em Matemática Argumentação em Matemática Prof. Lenimar Nunes de Andrade e-mail: numerufpb@gmail.com ou lenimar@mat.ufpb.br versão 1.0

Leia mais

1 Conjuntos, Números e Demonstrações

1 Conjuntos, Números e Demonstrações 1 Conjuntos, Números e Demonstrações Definição 1. Um conjunto é qualquer coleção bem especificada de elementos. Para qualquer conjunto A, escrevemos a A para indicar que a é um elemento de A e a / A para

Leia mais

Aula 1 Aula 2. Ana Carolina Boero. Página:

Aula 1 Aula 2. Ana Carolina Boero.   Página: Elementos de lógica e linguagem matemática E-mail: ana.boero@ufabc.edu.br Página: http://professor.ufabc.edu.br/~ana.boero Sala 512-2 - Bloco A - Campus Santo André Linguagem matemática A linguagem matemática

Leia mais

1. Métodos de prova: Construção; Contradição.

1. Métodos de prova: Construção; Contradição. Universidade Estadual de Santa Cruz Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas Bacharelado em Ciência da Computação Fundamentos Matemáticos para Computação 1. Métodos de prova: Construção; Contradição.

Leia mais

No. Try not. Do... or do not. There is no try. - Master Yoda, The Empire Strikes Back (1980)

No. Try not. Do... or do not. There is no try. - Master Yoda, The Empire Strikes Back (1980) Cálculo Infinitesimal I V01.2016 - Marco Cabral Graduação em Matemática Aplicada - UFRJ Monitor: Lucas Porto de Almeida Lista A - Introdução à matemática No. Try not. Do... or do not. There is no try.

Leia mais

Demonstrações Matemáticas Parte 2

Demonstrações Matemáticas Parte 2 Demonstrações Matemáticas Parte 2 Nessa aula, veremos aquele que, talvez, é o mais importante método de demonstração: a prova por redução ao absurdo. Também veremos um método bastante simples para desprovar

Leia mais

4 Princípios de Indução Finita e demonstrações por indução

4 Princípios de Indução Finita e demonstrações por indução 4 Princípios de Indução Finita e demonstrações por indução Vimos que o Princípio da Boa Ordem (PBO) todo A N não-vazio tem um menor elemento e, como consequência (provado na página 81), todo A Z não vazio

Leia mais

Lista 1 - Bases Matemáticas

Lista 1 - Bases Matemáticas Lista 1 - Bases Matemáticas Elementos de Lógica e Linguagem Matemática Parte I 1 Atribua valores verdades as seguintes proposições: a) 5 é primo e 4 é ímpar. b) 5 é primo ou 4 é ímpar. c) (Não é verdade

Leia mais

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/26 3 - INDUÇÃO E RECURSÃO 3.1) Indução Matemática 3.2)

Leia mais

Dedução Indução Contra-exemplos Contradição Contrapositiva Construção Diagonalização

Dedução Indução Contra-exemplos Contradição Contrapositiva Construção Diagonalização Dedução Indução Contra-exemplos Contradição Contrapositiva Construção Diagonalização 1 Provas, lemas, teoremas e corolários Uma prova é um argumento lógico de que uma afirmação é verdadeira Um teorema

Leia mais

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/81 1 - LÓGICA E MÉTODOS DE PROVA 1.1) Lógica Proposicional

Leia mais

Lógica. Fernando Fontes. Universidade do Minho. Fernando Fontes (Universidade do Minho) Lógica 1 / 65

Lógica. Fernando Fontes. Universidade do Minho. Fernando Fontes (Universidade do Minho) Lógica 1 / 65 Lógica Fernando Fontes Universidade do Minho Fernando Fontes (Universidade do Minho) Lógica 1 / 65 Outline 1 Introdução 2 Implicações e Equivalências Lógicas 3 Mapas de Karnaugh 4 Lógica de Predicados

Leia mais

Teoria dos Conjuntos MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES. Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova A NOÇÃO DE CONJUNTO

Teoria dos Conjuntos MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES. Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova A NOÇÃO DE CONJUNTO SUMÁRIO MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES Teoria dos Conjuntos Relações e Funções Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova Newton José Vieira 21 de agosto de 2007 1 A NOÇÃO DE CONJUNTO

Leia mais

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/81 1 - LÓGICA E MÉTODOS DE PROVA 1.1) Lógica Proposicional

Leia mais

Matemática Discreta - 04

Matemática Discreta - 04 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Argumentação em Matemática período Prof. Lenimar N. Andrade. 1 de setembro de 2009

Argumentação em Matemática período Prof. Lenimar N. Andrade. 1 de setembro de 2009 Noções de Lógica Matemática 2 a parte Argumentação em Matemática período 2009.2 Prof. Lenimar N. Andrade 1 de setembro de 2009 Sumário 1 Condicional 1 2 Bicondicional 2 3 Recíprocas e contrapositivas 2

Leia mais

Pré-Cálculo. Humberto José Bortolossi. Aula 2 13 de agosto de Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense

Pré-Cálculo. Humberto José Bortolossi. Aula 2 13 de agosto de Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Pré-Cálculo Humberto José Bortolossi Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Aula 2 13 de agosto de 2010 Aula 2 Pré-Cálculo 1 Problemas de organização e erros frequentes Problemas

Leia mais

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/81 1 - LÓGICA E MÉTODOS DE PROVA 1.1) Lógica Proposicional

Leia mais

Demonstrações, Recursão e Análise de Algoritmo

Demonstrações, Recursão e Análise de Algoritmo Demonstrações, Recursão e Análise de Algoritmo Objetivos do Capítulo Após estudar este capítulo, você estará apto a: Realizar demonstrações de conjecturas, usando técnicas de demonstração direta, demonstração

Leia mais

1 Demonstrações: linguagem

1 Demonstrações: linguagem 1 Demonstrações: linguagem O trabalho dos matemáticos, de um modo geral, é descobrir e comunicar certas verdades e uma demonstração é um argumento cujo objetivo é convencer outras pessoas de que algo é

Leia mais

Afirmações Matemáticas

Afirmações Matemáticas Afirmações Matemáticas Na aula passada, vimos que o objetivo desta disciplina é estudar estruturas matemáticas, afirmações sobre elas e como provar essas afirmações. Já falamos das estruturas principais,

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES

MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES Newton José Vieira 21 de agosto de 2007 SUMÁRIO Teoria dos Conjuntos Relações e Funções Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova 1 CONJUNTOS A NOÇÃO

Leia mais

ALGORITMO DE EUCLIDES

ALGORITMO DE EUCLIDES Sumário ALGORITMO DE EUCLIDES Luciana Santos da Silva Martino lulismartino.wordpress.com lulismartino@gmail.com PROFMAT - Colégio Pedro II 25 de agosto de 2017 Sumário 1 Máximo Divisor Comum 2 Algoritmo

Leia mais

Para provar uma implicação se p, então q, é suficiente fazer o seguinte:

Para provar uma implicação se p, então q, é suficiente fazer o seguinte: Prova de Implicações Uma implicação é verdadeira quando a verdade do seu antecedente acarreta a verdade do seu consequente. Ex.: Considere a implicação: Se chove, então a rua está molhada. Observe que

Leia mais

DISCIPLINA: MATEMÁTICA DISCRETA I PROFESSOR: GISLAN SILVEIRA SANTOS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEMESTRE: TURNO: NOTURNO

DISCIPLINA: MATEMÁTICA DISCRETA I PROFESSOR: GISLAN SILVEIRA SANTOS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEMESTRE: TURNO: NOTURNO DISCIPLINA: MATEMÁTICA DISCRETA I PROFESSOR: GISLAN SILVEIRA SANTOS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEMESTRE: 2018-2 TURNO: NOTURNO ALUNO a): 1ª Lista de Exercícios - Introdução à Lógica Matemática, Teoria

Leia mais

Lógica predicados. Lógica predicados (continuação)

Lógica predicados. Lógica predicados (continuação) Lógica predicados (continuação) Uma formula está na forma normal conjuntiva (FNC) se é uma conjunção de cláusulas. Qualquer fórmula bem formada pode ser convertida para uma FNC, ou seja, normalizada, seguindo

Leia mais

Aula 1 Aula 2 Aula 3. Ana Carolina Boero. Página:

Aula 1 Aula 2 Aula 3. Ana Carolina Boero.   Página: Elementos de lógica e linguagem matemática E-mail: ana.boero@ufabc.edu.br Página: http://professor.ufabc.edu.br/~ana.boero Sala 512-2 - Bloco A - Campus Santo André Linguagem matemática A linguagem matemática

Leia mais

Lógica Matemática - Quantificadores

Lógica Matemática - Quantificadores Lógica Matemática - Quantificadores Prof. Elias T. Galante - 2017 Quantificador Universal Seja p(x) uma sentença aberta em um conjunto não-vazio A e seja V p o seu conjunto verdade: V p = {x x A p(x)}.

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Lógica Computacional Modus Ponens e Raciocínio Hipotético Introdução e eliminação da Implicação e da Equivalência Completude e Coerência do Sistema de Dedução Natural 24 Outubro 2016 Lógica Computacional

Leia mais

Tema I Introdução à lógica bivalente e à teoria de conjuntos

Tema I Introdução à lógica bivalente e à teoria de conjuntos Tema I Introdução à lógica bivalente e à teoria de conjuntos Unidade 1 Proposições Páginas 13 a 9 1. a) 3 é uma designação. b) 3 = 6 é uma proposição. c) é o único número primo par é uma proposição. d)

Leia mais

Fundamentos de Matemática. Lista de Exercícios Humberto José Bortolossi Argumentos e Exercícios de Revisão

Fundamentos de Matemática. Lista de Exercícios Humberto José Bortolossi   Argumentos e Exercícios de Revisão GMA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA Fundamentos de Matemática Lista de Exercícios Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/ 04 Argumentos e Exercícios de Revisão [01] (Exercício

Leia mais

SMA Elementos de Matemática Notas de Aulas

SMA Elementos de Matemática Notas de Aulas Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação SMA 341 - Elementos de Matemática Notas de Aulas Ires Dias Sandra Maria Semensato de Godoy São Carlos 2009 Sumário 1 Noções

Leia mais

Lógica de Predicados

Lógica de Predicados Lógica de Predicados Conteúdo Correção Exercícios Operações Lógicas sobre Predicados Condicional Quantificador de Unicidade (Rosen 37) Quantificadores com Restrição (Rosen 38) Tradução Português-Lógica

Leia mais

Análise Real. IF Sudeste de Minas Gerais. Primeiro semestre de Prof: Marcos Pavani de Carvalho. Marcos Pavani de Carvalho

Análise Real. IF Sudeste de Minas Gerais. Primeiro semestre de Prof: Marcos Pavani de Carvalho. Marcos Pavani de Carvalho IF Sudeste de Minas Gerais Prof: Primeiro semestre de 2014 Proposição: É uma afirmação que pode ser classificada em verdadeira ou falsa, mas que faça sentido. Exemplo: Sejam as proposições: A: A soma dos

Leia mais

Lógica de Predicados. Correção dos Exercícios Regras de Inferência

Lógica de Predicados. Correção dos Exercícios Regras de Inferência Lógica de Predicados Correção dos Exercícios Regras de Inferência O que foi visto até agora... Predicado Proposição Quantificadores Conjuntos Quantificadores com restrição Operações Lógicas com predicados

Leia mais

Soluções dos Exercícios do Capítulo 2

Soluções dos Exercícios do Capítulo 2 A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO Volume 1 Soluções dos Exercícios do Capítulo 2 2.1. Seja X = {n N; a + n Y }. Como a Y, segue-se que a + 1 Y, portanto 1 X. Além disso n X a + n Y (a + n) + 1 Y n + 1 X. Logo

Leia mais

Demonstrações. Terminologia Métodos

Demonstrações. Terminologia Métodos Demonstrações Terminologia Métodos Técnicas de Demonstração Uma demonstração é um argumento válido que estabelece a verdade de uma sentença matemática. Técnicas de Demonstração Demonstrações servem para:

Leia mais

Lógica de Predicados

Lógica de Predicados Lógica de Predicados Rosen 47 6) Considere N(x) como o predicado x visitou Dakota do Norte, em que o domínio são os estudantes de sua escola. Expresse cada uma dessas quantificações em português. a) x

Leia mais

Gabarito da lista de Exercícios sobre Técnicas de Demonstração

Gabarito da lista de Exercícios sobre Técnicas de Demonstração Universidade Federal Fluminense Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Fundamentos Matemáticos para Computação Professora: Raquel Bravo Gabarito da lista de Exercícios sobre Técnicas de Demonstração

Leia mais

FICHA DE TRABALHO N.º 2 MATEMÁTICA A - 10.º ANO CONJUNTOS E CONDIÇÕES

FICHA DE TRABALHO N.º 2 MATEMÁTICA A - 10.º ANO CONJUNTOS E CONDIÇÕES FICHA DE TRABALHO N.º MATEMÁTICA A - 10.º ANO CONJUNTOS E CONDIÇÕES Conhece a Matemática e dominarás o Mundo. Galileu Galilei GRUPO I ITENS DE ESCOLHA MÚLTIPLA 1. Considere a condição px : x é um número

Leia mais

Aulas 1 e 2. 1 Introdução ao curso. Gabriel Coutinho DCC111 - Matemática Discreta

Aulas 1 e 2. 1 Introdução ao curso. Gabriel Coutinho DCC111 - Matemática Discreta 1 Introdução ao curso Aulas 1 e 2 Este curso pode ser dividido em dois tópicos principais. Lógica e combinatória. O nome discreta, usado em contraponto a contínua, implica que as estruturas e objetos estudados

Leia mais

Matemática para Ciência de Computadores

Matemática para Ciência de Computadores Matemática para Ciência de Computadores 1 o Ano - LCC & ERSI Luís Antunes lfa@ncc.up.pt DCC-FCUP Complexidade 2002/03 1 Teoria de Conjuntos Um conjunto é uma colecção de objectos/elementos/membros. (Cantor

Leia mais

MCTB Matemática Discreta

MCTB Matemática Discreta Matemática Discreta Jair Donadelli CMCC UFABC jair.donadelli@ufabc.edu.br 2019-1 Semana 1 1 2 Lógica informal Matemática Discreta Estudo de estruturas matemáticas que são discretas (em oposição às que

Leia mais

MD Métodos de Prova 1

MD Métodos de Prova 1 Métodos de Prova Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br http://www.dcc.ufmg.br/~loureiro MD Métodos de Prova 1 Introdução Objetivo: ter precisão de pensamento e linguagem para obter a certeza

Leia mais

Elementos de Lógica Matemática p. 1/2

Elementos de Lógica Matemática p. 1/2 Elementos de Lógica Matemática Uma Breve Iniciação Gláucio Terra glaucio@ime.usp.br Departamento de Matemática IME - USP Elementos de Lógica Matemática p. 1/2 Vamos aprender a falar aramaico? ǫ > 0 ( δ

Leia mais

Cálculo proposicional

Cálculo proposicional O estudo da lógica é a análise de métodos de raciocínio. No estudo desses métodos, a lógica esta interessada principalmente na forma e não no conteúdo dos argumentos. Lógica: conhecimento das formas gerais

Leia mais

Tópicos de Matemática Discreta. mestrado integrado em Engenharia Informática. notas para a unidade curricular. Universidade do Minho 2017/2018

Tópicos de Matemática Discreta. mestrado integrado em Engenharia Informática. notas para a unidade curricular. Universidade do Minho 2017/2018 notas para a unidade curricular Tópicos de Matemática Discreta mestrado integrado em Engenharia Informática Universidade do Minho 2017/2018 Cláudia Mendes Araújo Carla Mendes Suzana Mendes Gonçalves Capítulo

Leia mais

Análise I Solução da 1ª Lista de Exercícios

Análise I Solução da 1ª Lista de Exercícios FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS Centro de Ciências e Tecnologia Curso de Graduação em Matemática Análise I 0- Solução da ª Lista de Eercícios. ATENÇÃO: O enunciado

Leia mais

Cálculo de Predicados

Cálculo de Predicados Matemática Discreta - Departamento de Matemática - EST-IPV - 2003/2004 - II Cálculo de Predicados 1. Predicados e quantificadores Consideremos as afirmações seguintes: x é par (1) x é tão alto como y (2)

Leia mais

Seminário Semanal de Álgebra. Técnicas de Demonstração

Seminário Semanal de Álgebra. Técnicas de Demonstração UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÂMPUS CATALÃO Seminário Semanal de Álgebra Técnicas de Demonstração Catalão, 26/11/2013. Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Seminário Semanal de Álgebra Orientador:

Leia mais

Se mdc(a,m) = 1, como a é invertível módulo m, a equação. ax b (mod m)

Se mdc(a,m) = 1, como a é invertível módulo m, a equação. ax b (mod m) Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Teoria dos Números - Nível 3 Carlos Gustavo Moreira Aula 8 Equações lineares módulo n e o teorema chinês dos restos 1 Equações Lineares Módulo m Se mdc(a,m) = 1,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. Demonstrações diretas e por absurdo

LISTA DE EXERCÍCIOS. Demonstrações diretas e por absurdo LISTA DE EXERCÍCIOS Matemática Básica Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/ 02 Demonstrações diretas e por absurdo Diga se cada uma das sentenças abaixo é verdadeira ou falsa.

Leia mais

MDI0001 Matemática Discreta Aula 01

MDI0001 Matemática Discreta Aula 01 MDI0001 Matemática Discreta Aula 01 e Karina Girardi Roggia karina.roggia@udesc.br Departamento de Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas Universidade do Estado de Santa Catarina 2016 Karina

Leia mais

Dedução Natural e Sistema Axiomático Pa(Capítulo 6)

Dedução Natural e Sistema Axiomático Pa(Capítulo 6) Dedução Natural e Sistema Axiomático Pa(Capítulo 6) LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Definições 2. Dedução Natural 3. Sistemas axiomático Pa 4. Lista

Leia mais

Redutibilidade. Mário S. Alvim Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02)

Redutibilidade. Mário S. Alvim Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02) Redutibilidade Mário S. Alvim (msalvim@dcc.ufmg.br) Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02) Mário S. Alvim (msalvim@dcc.ufmg.br) Redutibilidade DCC-UFMG (2018/02) 1 / 46 Redutibilidade:

Leia mais

MA21: Resolução de Problemas - gabarito da primeira prova

MA21: Resolução de Problemas - gabarito da primeira prova MA21: Resolução de Problemas - gabarito da primeira prova Problema 1 (2 pontos) Prove que a maior área dentre todos os retângulos de perímetro 1 é atingida por um quadrado. Dificuldade: MUITO FÁCIL Sejam

Leia mais

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior http://www.unifal-mg.edu.br/matematica/?q=disc jc Aula 03 ATIVIDADE 01 (a) Sejam u = (a b)/(a + b), v = (b c)/(b + c) e w = (c a)/(c

Leia mais

Irredutibilidade em Q[x]

Irredutibilidade em Q[x] META: Fundamentar a busca de critérios de irredutibilidade em Z[x] para mostrar irredutibilidade em Q[x]. OBJETIVOS: Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de: Definir polinômios primitivos em Z[x].

Leia mais

Aula 7: Dedução Natural 2

Aula 7: Dedução Natural 2 Lógica para Computação Segundo Semestre, 2014 DAINF-UTFPR Aula 7: Dedução Natural 2 Prof. Ricardo Dutra da Silva -introdução Dada uma premissa A, nós podemos concluir A B para qualquer fórmula B. A justificativa

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Matemática Curso de Verão Lista 1. Números Naturais

Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Matemática Curso de Verão Lista 1. Números Naturais Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Matemática Curso de Verão 01 Lista 1 Números Naturais 1. Demonstre por indução as seguintes fórmulas: (a) (b) n (j 1) = n (soma dos n primeiros ímpares).

Leia mais

Resumo das aulas dos dias 4 e 11 de abril e exercícios sugeridos

Resumo das aulas dos dias 4 e 11 de abril e exercícios sugeridos MAT 1351 Cálculo para funções uma variável real I Curso noturno de Licenciatura em Matemática 1 semestre de 2016 Docente: Prof. Dr. Pierluigi Benevieri Resumo das aulas dos dias 4 e 11 de abril e exercícios

Leia mais

n. 18 ALGUNS TERMOS...

n. 18 ALGUNS TERMOS... n. 18 ALGUNS TERMOS... DEFINIÇÃO Uma Definição é um enunciado que descreve o significado de um termo. Por exemplo, a definição de linha, segundo Euclides: Linha é o que tem comprimento e não tem largura.

Leia mais

Fundamentos 1. Lógica de Predicados

Fundamentos 1. Lógica de Predicados Fundamentos 1 Lógica de Predicados Predicados e Quantificadores Estudamos até agora a lógica proposicional Predicados e Quantificadores Estudamos até agora a lógica proposicional A lógica proposicional

Leia mais

Aula 6: Dedução Natural

Aula 6: Dedução Natural Lógica para Computação Primeiro Semestre, 2015 DAINF-UTFPR Aula 6: Dedução Natural Prof. Ricardo Dutra da Silva Em busca de uma forma de dedução mais próxima do que uma pessoa costuma fazer, foi criado

Leia mais

Lógica Computacional DCC/FCUP 2017/18

Lógica Computacional DCC/FCUP 2017/18 2017/18 Raciocínios 1 Se o André adormecer e alguém o acordar, ele diz palavrões 2 O André adormeceu 3 Não disse palavrões 4 Ninguém o acordou Será um raciocínio válido? Raciocínios Forma geral do raciocínio

Leia mais

3.3 Cálculo proposicional clássico

3.3 Cálculo proposicional clássico 81 3.3 Cálculo proposicional clássico 3.3.1 Estrutura dedutiva Neste parágrafo serão apresentados, sem preocupação com excesso de rigor e com riqueza de detalhes, alguns conceitos importantes relativos

Leia mais

Técnicas para Demonstrar Teoremas Matemática Discreta I

Técnicas para Demonstrar Teoremas Matemática Discreta I Técnicas para Demonstrar Teoremas Matemática Discreta I Rodrigo Geraldo Ribeiro 1 1 Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas Universidade Federal de Ouro Preto 1 Introdução {rodrigogribeiro}@deceaufopbr

Leia mais

NHI Lógica Básica (Lógica Clássica de Primeira Ordem)

NHI Lógica Básica (Lógica Clássica de Primeira Ordem) NHI2049-13 (Lógica Clássica de Primeira Ordem) página da disciplina na web: http://professor.ufabc.edu.br/~jair.donadelli/logica O assunto O que é lógica? Disciplina que se ocupa do estudo sistemático

Leia mais

A = B, isto é, todo elemento de A é também um elemento de B e todo elemento de B é também um elemento de A, ou usando o item anterior, A B e B A.

A = B, isto é, todo elemento de A é também um elemento de B e todo elemento de B é também um elemento de A, ou usando o item anterior, A B e B A. Capítulo 1 Números Reais 1.1 Conjuntos Numéricos Um conjunto é uma coleção de elementos. A relação básica entre um objeto e o conjunto é a relação de pertinência: quando um objeto x é um dos elementos

Leia mais

Denição 1 Dados conjuntos A e B dizemos que A B se para todo a A, a B. Denição 2 Dados conjuntos A e B dizemos que A = B se A B e B A.

Denição 1 Dados conjuntos A e B dizemos que A B se para todo a A, a B. Denição 2 Dados conjuntos A e B dizemos que A = B se A B e B A. Cálculo Innitesimal I - 2015/01 - Marco Cabral Graduação em Matemática Aplicada - UFRJ Monitores: Zair Henrique & Jonathas Ferreira Lista 01 - Introdução à matemática No. Try not. Do... or do not. There

Leia mais

. Um termo ou designação é uma expressão que nomeia ou designa um ente.. Uma proposição é toda a expressão p susceptível de ser verdadeira ou falsa.

. Um termo ou designação é uma expressão que nomeia ou designa um ente.. Uma proposição é toda a expressão p susceptível de ser verdadeira ou falsa. Tema 1 Lógica e Teoria dos Conjuntos 1. Proposições e valores lógicos. Um termo ou designação é uma expressão que nomeia ou designa um ente.. Uma proposição é toda a expressão p susceptível de ser verdadeira

Leia mais

Matemática Discreta - 07

Matemática Discreta - 07 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta - 07 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

1 a Lista de Exercícios Matemática Discreta

1 a Lista de Exercícios Matemática Discreta 1 a Lista de Exercícios Matemática Discreta Exercício 1. Faça a tabela verdade para as fórmulas a seguir: a) P Q. b) (S G) ( S G). c) [P (Q P )]. d) (P Q) ( P R). Exercício 2. Com o uso de símbolos predicados

Leia mais

GABARITO E PAUTA DE CORREÇÃO DO ENQ Questão 2 [ 1,0 pt ::: (a)=0,5; (b)=0,5 ] Sejam a, b, p inteiros, com p primo.

GABARITO E PAUTA DE CORREÇÃO DO ENQ Questão 2 [ 1,0 pt ::: (a)=0,5; (b)=0,5 ] Sejam a, b, p inteiros, com p primo. GABARITO E PAUTA DE CORREÇÃO DO ENQ-014. Questão 1 [ 1,0 pt ::: (a)=0,5; (b)=0,5 ] Sejam a, b, p inteiros, com p primo. Demonstre que: (a) se p não divide a, então (p, a) = 1. (b) se p ab, então p a ou

Leia mais

Expoente 10 Dossiê do Professor 2

Expoente 10 Dossiê do Professor 2 Expoente 0 Dossiê do Professor Tema I Introdução à lógica bivalente e à teoria de conjuntos Unidade Proposições Páginas a 9. a) é uma designação. b) = 6 é uma proposição. c) é o único número primo par

Leia mais

Teoria da Medida e Integração (MAT505)

Teoria da Medida e Integração (MAT505) Modos de convergência Teoria da Medida e Integração (MAT505) Modos de convergência. V. Araújo Instituto de Matemática, Universidade Federal da Bahia Mestrado em Matemática, UFBA, 2014 Modos de convergência

Leia mais

ax + by 347 = 0 k = text UNIDADE CURRICULAR: Matemática Finita CÓDIGO: DOCENTES: Gilda Ferreira e Ana Nunes

ax + by 347 = 0 k = text UNIDADE CURRICULAR: Matemática Finita CÓDIGO: DOCENTES: Gilda Ferreira e Ana Nunes text UNIDADE CURRICULAR: Matemática Finita CÓDIGO: 21082 DOCENTES: Gilda Ferreira e Ana Nunes Resolução e Critérios de Correção 1. Sejam a, b Z tais que mdc(a, b) = 12. Relativamente à equação ax + by

Leia mais

Teoria da Medida e Integração (MAT505)

Teoria da Medida e Integração (MAT505) Teoria da Medida e Integração (MAT505) Modos de convergência V. Araújo Mestrado em Matemática, UFBA, 2014 1 Modos de convergência Modos de convergência Neste ponto já conhecemos quatro modos de convergência

Leia mais