II. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "II. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO"

Transcrição

1 1 NORMAS PARA PROCESSO DE SELEÇÃO Curso de Doutorado em Ciências Ambientais (PPGCA) O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), convênio entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), tem como normativa para inscrição no doutorado o cumprimento dos seguintes itens: I. LOCAL DE INSCRIÇÃO A inscrição ao processo seletivo deverá ser realizada na Secretaria do PPGCA, localizada no andar superior do Instituto de Geociências, da UFPA, no endereço abaixo relacionado, ou pelo correio. As inscrições vindas pelo correio e que não chegarem a tempo para o processo seletivo automaticamente ficaram para a próxima seleção. Endereço: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA Instituto de Geociências - Universidade Federal do Pará Cidade Universitária José da Silveira Netto Caixa Postal 8608 Rua Augusto Corrêa nº 1, Bairro Guamá, , Belém, Pará, Brasil Telefone/Fax: (55) (91) Site: II. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO A documentação deve estar completa, caso contrário o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo. Favor não encadernar e nem recortar documentos. A. Candidatos Brasileiros 1. Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (modelo Anexo I); 2. Uma fotografia atual tamanho 3x4; 3. Cópia do documento de identificação com apresentação do original, ou copia autenticada; 4. Cópia dos documentos CPF e do comprovante de cumprimento das obrigações eleitorais com apresentação do original, ou copia autenticada; 5. Cópia reconhecida do Diploma de Mestrado ou atestado original de conclusão de mestrado de cursos reconhecidos pela CAPES. O Diploma de Mestrado obtido no exterior deverá

2 2 estar revalidado em Instituição de Ensino Superior no Brasil, ou com comprovação que está em processo de revalidação; 6. Cópia reconhecida do Histórico Escolar do curso de Mestrado; 7. Curriculum Vitae (na Plataforma Lattes do CNPq: acompanhado de documentação comprobatória, em três (03) vias; 8. Três cartas de referências emitidas por profissionais da área de Ciências Ambientais e afins (modelo no Anexo II). A carta de referência é pessoal e deve ser lacrada pelo remetente com assinatura sobre o lacre mostrando que a mesma não foi violada; 9. Carta indicando área de interesse e razões para participar do curso (texto com 500 a palavras correspondentes a uma página); 10. Projeto de pesquisa, em três (03) cópias impressas (Modelo Anexo IV) incluindo uma versão digital, arquivo DOC ou PDF gravado em CDROM ou pen-drive; 11. Formulário de aval do orientador (modelo no anexo III). B. Candidatos Estrangeiros Os candidatos estrangeiros devem se submeter aos mesmos critérios de seleção obedecendo aos itens 1, 2, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11 solicitados aos candidatos brasileiros, e acrescentar cópia do Passaporte. III. SELEÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A seleção dos candidatos será realizada pela Comissão de Seleção ao Doutorado, obedecendo aos seguintes critérios: 1. Apresentação de documentação completa, de acordo com a relação constante do Item II; 2. Para os candidatos provenientes de países que não tem como idioma oficial o Inglês: Aprovação em Certificado de Proficiência em Língua Inglesa, com caráter eliminatório, ou apresentação de certificado de aprovação em testes reconhecidos como Test Of English as a Foreign Language TOEFL: Paper based-test, maior ou igual a 550 pontos; Certificate in Avanced English CAE ou Certificate of Proficiency in English CPE (Universidade de Cambridge), International English Language Testing Service IELTS: maior ou igual a 7,0; Test Of English for International Communication TOEIC (maior ou igual a 605 pontos) ou PROFILE (UFPA; ) como nota superior a 7,0. Para os candidatos estrangeiros que não são de língua portuguesa tem que apresentar aprovação de proficiência em Língua Portuguesa (ex: PROFILE - UFPA). A validade dos referidos exames deve ser de no máximo dois anos, a contar da data do seu resultado. O documento de proficiência em língua deve ser entregue no ato da inscrição, caso contrário não será aceito a inscrição do candidato no processo seletivo.

3 3 A critério do PPGCA será realizado periodicamente uma prova de Língua Inglesa, a qual data será divulgada na pagina do curso. 3. Avaliação do Curriculum Vitae; 4. Apreciação do Projeto de Pesquisa; 5. Entrevista com o candidato. Os candidatos inscritos serão contatados pela Comissão de Seleção para a marcação da data da entrevista. Os candidatos com documentação completa e devidamente aprovados no teste de proficiência ou com certificação de aprovação serão avaliados em 03 (três) procedimentos, conforme normas e critérios abaixo: PROCEDIMENTO 1 - Critérios da Avaliação de Curriculum Vitae (CV) Baseados na pontuação total obtida no Formulário de Avaliação do CV (planilha Excel disponível no site do PPGCA) sobre a produção científica, acadêmica e profissional dos últimos 05 (cinco) anos, no qual se exige pontuação igual ou superior a 71 pontos. A avaliação do CV leva em consideração os seguintes pontos principais: Publicação (ou documento de aceitação) como autor principal de no mínimo 01 (um) artigo em periódico Qualis A1, A2 ou B1 referente à área de Ciências Ambientais derivado de sua dissertação de mestrado ou iniciação científica; Publicação como autor principal de no mínimo 01 (um) Trabalho Completo em Evento Científico internacional ou nacional derivado de sua dissertação de mestrado ou iniciação científica ou de pesquisa na área de ciências ambientais; Participação como responsável em ao menos 01 (um) plano de Iniciação Científica ou Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação na área de ciências ambientais; É desejável a participação em atividades acadêmicas, técnicas e tecnológicas e extracurriculares, tais como: participação em projetos de pesquisa financiados por agências nacionais, estágio no exterior, organização de eventos científicos, bolsista em laboratório, monitoria, premiações ou distinções no mestrado ou graduação, sem reprovações no currículo do mestrado e graduação, dentre outras. PROCEDIMENTO 2 - Critérios da Avaliação do Projeto de Pesquisa O projeto de pesquisa de ter obrigatoriamente enfoque interdisciplinar dentro das Ciências Ambientais, e elaborado conforme modelo (Anexo IV). O projeto deve ter a aprovação de 02 (dois) avaliadores Ad Hoc externos com nota mínima 7,0, bem como de avaliadores internos (membros da Comissão de Seleção ou docentes indicados). A Comissão de Seleção pode recomendar reformulação do projeto de pesquisa, baseando-se nos pareceres dos avaliadores.

4 4 PROCEDIMENTO 3 - Critérios da Entrevista: O candidato deve apresentar oralmente (15 a 20 min) uma defesa do seu projeto demonstrando: 1. Bom domínio na área temática pretendida; 2. Fundamentação científica e conceitual na área de ciências ambientais. Após a apresentação o Candidato será arguido pela Comissão de Seleção. Os candidatos residentes em outros estados ou em outros países poderão realizar a entrevista por mídia eletrônica ou por outro meio, ficando esta decisão a critério da Comissão de Seleção. AVALIAÇÃO FINAL: O candidato será classificado por meio da média ponderada das notas obtidas para o preenchimento das vagas disponíveis no Edital. A nota final (NF) de aprovação é de no mínimo 07 (sete). A NF será calculada conforme formula abaixo, na qual se encontra os devidos pesos para cada item de avaliação: IV. NF = [(E x 2) + (P x 5)+ (A x 3)] / 10 Sendo E = Entrevista (peso de 20%), P = Projeto de Pesquisa (peso de 50%), A = Avaliação de currículo (peso de 30%). RESULTADO DO PROCESSO DE SELEÇÃO O resultado da seleção será definido por meio de parecer escrito e assinado pelos membros da Comissão de Seleção, manifestando-se favorável ou desfavorável à candidatura. Depois de homologado pelo Colegiado do PPGCA, o parecer será divulgado pela Secretaria do PPGCA. V. BOLSAS DE ESTUDO Os candidatos aprovados poderão receber bolsas de estudo, dependendo da disponibilidade de cotas obtidas pelo Programa junto às agências de fomento (CAPES, CNPq, etc.) e especificidades de cada candidato selecionado. As bolsas de estudo serão disponibilizadas seguindo a ordem de classificação obtida no processo de seleção, observando-se as normas definidas pelas agências de fomento e PROPESP (Art. 25 do Regimento do PPGCA).

5 5 VI. Matricula A matricula dos candidatos aprovados será realizada na primeira semana de agosto, com inicio das aulas a partir da segunda semana de agosto. Qualquer modificação neste calendário será previamente notificada ao candidato aprovado. VII. ENDEREÇO E CONTATOS Instituto de Geociências - Universidade Federal do Pará - UFPA Rua Augusto Corrêa 01, Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto Caixa Postal 8608 CEP Belém, Pará, Brasil Telefone/fax: (+55) (91) Site:

6 6 Anexo I: Modelo do Formulário de Inscrição FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DOUTORADO 1. DADOS PESSOAIS: Nome: Data de Nascimento: / / ; Local de Nascimento Nacionalidade: ; Estado Civil: Filiação: Pai Mãe Endereço: Bairro: Cidade: Estado: País: CEP: Fone: Celular: 2. DOCUMENTOS: Cédula de Identidade Nº : Órgão/Estado: Data de expedição: CPF: Título de Eleitor Nº: Zona: Seção: Passaporte Nº: (para estrangeiro): País de Expedição: 3. PESSOAS A QUEM CONTATAR EM CASO DE EMERGÊNCIA: Nome: Endereço Para Contato: Bairro: Cidade: Estado: País: CEP: Fone: 4. PROCEDÊNCIA DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUAÇÃO: Instituição: Nome do Curso: Título: Ano/Conclusão: MESTRADO: Instituição: Nome do Curso: Título: Ano/Conclusão: 5. VÍNCULO EMPREGATÍCIO: Possui Vinculo Empregatício: ( ) Sim ( ) Não. Se houver preencha as informações abaixo Instituição:

7 7 Cargo ou Posição: Endereço: Cidade: Estado: CEP: Fone: Data de Contratação (mês/ano): / Renda aproximada: 6. POSSUI BOLSA DE ESTUDO: ( ) Sim, qual ( ) Não. 7. PRETENDE SOLICITAR BOLSA DE ESTUDO AO CURSO: ( ) Sim, ( ) Não. Venho por meio desta requerer ao Colegiado do curso de Doutorado em Ciências Ambientais minha inscrição ao exame de seleção. Caso seja aprovado, comprometo-me a dedicar tempo integral ao curso de Doutorado em Ciências Ambientais, e estou ciente de que a aprovação NÃO implica necessariamente em concessão de bolsa de estudo. Local/Data, de de Assinatura do Candidato

8 8 Anexo II. Modelo de Carta de Referência Pessoal CARTA DE REFERÊNCIA PESSOAL INSTRUÇÕES AO CANDIDATO: Preencha o item A e entregue esta folha a um professor ou um profissional de renomada experiência. As informações contidas aqui devem ser confidenciais e, portanto, o remetente deve lacrar a carta e assinar em cima do lacre. A) Nome do Candidato: Mestrado em: Ano de formação: B) Nome do Informante: Local de Trabalho: Nível de Formação Acadêmica: (Graduado, Mestre, Doutor, Pós-Doutor) Cargo ou Função: Profissão: INSTRUÇÕES AO INFORMANTE. O candidato acima citado pretende matricular-se no Curso de Doutorado em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará. Para avaliar as potencialidades do mesmo, contamos com as informações e observações que V.Sa. possa fazer, conforme indicado a seguir. 1. Durante quanto tempo conviveu com o candidato? 2. Tipo de contato acadêmico mantido com o candidato: a) Seu professor na(s) disciplina(s): b) Seu chefe ou superior em serviço de, durante ( ) anos e ( ) meses. c) Seu orientador: (_) Iniciação Científica; (_) Trabalho de Conclusão de Curso; (_) Dissertação de Mestrado. d) Outros 3. Como classificaria o candidato quanto aos atributos indicados no quadro abaixo: 1. Facilidade de aprendizagem 2. Capacidade intelectual 3. Assiduidade, perseverança 4. Relacionamento com os colegas 5. Iniciativa, desembaraço 6. Capacidade de expressão escrita 7. Capacidade de expressão oral Excelente Muito Bom Bom Regular Fraco Sem Informação 4. Como classificaria o candidato em comparação com outros alunos seus ou colegas profissionais. Fraco ( ) Regular ( ) Bom ( ) Muito Bom ( ) Excelente ( )

9 9 5. Apresente qualquer outra informação que julgar conveniente fornecer, para nos auxiliar no processo de seleção dos candidatos. OUTRAS INFORMAÇÕES 6. Declaro serem verdadeiras as informações prestadas acima. Local e Data: Assinatura:

10 10 Anexo III: Modelo de formulário para aval do orientador CARTA DE ACEITAÇÃO PARA ORIENTAÇÃO NOME DO(A) CANDIDATO(A): LINHA DE PESQUISA: FÍSICA DO CLIMA ECOSSISTEMAS AMAZÔNICAS E DINÂMICAS SOCIOAMBIENTAIS Eu,, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), do Instituto de Geociências, convênio UFPA/MPEG/EMBRAPA, estou disposto a orientar o(a) candidato(a) acima especificado no curso de Doutorado oferecido pelo PPGCA, desde que o mesmo alcance na avaliação de seleção (média final) o nível mínimo requerido pelo PPGCA. Assinatura do Orientador: Assinatura do Candidato: LOCAL:... DATA: / /

11 11 Anexo IV: Modelo para Projeto de Pesquisa O projeto de pesquisa deverá ter até 30 (trinta) páginas impressas, espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, e apresentado na seguinte ordem: 1. Capa contendo o título, nome do candidato e do orientador proposto; 2. Resumo; 3. Introdução e escopo interdisciplinar da pesquisa; 4. Objetivos; 5. Justificativa; 6. Revisão de literatura; 7. Problema e hipótese da pesquisa; 8. Material e Métodos; 9. Resultados Esperados; 10. Cronograma; 11. Bibliografia.

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 052/2015 PROGRAMAS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 052/2015 PROGRAMAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 052/2015 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Edital 2/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 1.

Leia mais

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - PGCS/UFT EDITAL DE SELEÇÃO N. 01/2010 O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014 Normas do Processo de Seleção para os Cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto do Programa de Pós-Graduação em Energia

Leia mais

EDITAL 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA INDUSTRIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL.

EDITAL 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA INDUSTRIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL. EDITAL 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE EM ENGENHARIA INDUSTRIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL. A Universidade Federal do Pará, através da Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação DINTER UFMG - UFC para 2016. Edital N 03/ 2016

Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação DINTER UFMG - UFC para 2016. Edital N 03/ 2016 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências

Leia mais

Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação. EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016

Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação. EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016 Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016 Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - DOUTORADO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS EDITAL PPGCF/FS 03/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS EDITAL PPGCF/FS 03/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS EDITAL PPGCF/FS 03/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS PARA OS CURSOS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM BIOLOGIA AMBIENTAL 2014-1

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM BIOLOGIA AMBIENTAL 2014-1 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM BIOLOGIA AMBIENTAL 2014-1 O Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental, do Campus de Bragança da UFPA, está abrindo inscrições relativas ao Exame de Seleção para

Leia mais

Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas UNESCO-HIDROEX. Edital nº 01-A / 2012

Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas UNESCO-HIDROEX. Edital nº 01-A / 2012 Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas UNESCO-HIDROEX Edital nº 01-A / 2012 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE MESTRADO DO UNESCO-IHE INSTITUTO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES) EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES) O (PPGA/UFPB) torna público o presente edital, e informa que estarão abertas as inscrições para a seleção de Bolsista de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO 2016 O Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC EDITAL UESC Nº 10 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA/PPGE, MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, OFERECIDA

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Doutorado Interinstitucional em Enfermagem DINTER UFMG/ UFCG Edital de Seleção 2015 O Coordenador do Colegiado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (PPG-CEN) PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA. EDITAL CPG-IEE005/2014 Abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA. EDITAL CPG-IEE005/2014 Abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA EDITAL CPG-IEE005/2014 Abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Energia do Instituto de Energia

Leia mais

Edital N o. 11/2014 Seleção de Bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado / CAPES PNPD/CAPES

Edital N o. 11/2014 Seleção de Bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado / CAPES PNPD/CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO EM SOCIOBIODIVERSIDADE E TECNOLOGIAS

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO 1. FINALIDADE: 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES

Leia mais

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL, DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (PPG-PSTO) EDITAL Nº 03/2013 Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES 1 PREÂMBULO 1.1

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL À VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN PARA O CURSO DE

Leia mais

Universidade de São Paulo ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - USP. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental

Universidade de São Paulo ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - USP. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental Universidade de São Paulo ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - USP Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Leia mais

UnB/Universidade de Brasília

UnB/Universidade de Brasília EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA MOLECULAR (PPG BIOMOL/UNB) PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES 2015 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAS 1.1. A Coordenação

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Edital de Seleção 2015/2º semestre Mestrado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL EM PROCESSOS CONSTRUTIVOS E SANEAMENTO URBANO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL EM PROCESSOS CONSTRUTIVOS E SANEAMENTO URBANO EDITAL 01/2012 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM PROCESSOS PPCS A Universidade Federal do Pará, através da Coordenação do Programa de Pós- Graduação em Processos Construtivos e

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado)

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) EDITAL nº 01/2008 PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB), com área de concentração

Leia mais

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EDITAL Nº. 01/2011

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EDITAL Nº. 01/2011 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EDITAL Nº. 01/2011 1 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL *** SELEÇÃO 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL *** SELEÇÃO 2015. COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO *** SELEÇÃO 2015.2 *** Estabelece os critérios para seleção de candidatos para preenchimento de 6 vagas para o mestrado nas seguintes linhas de pesquisas: controle

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERALDA BAHIA PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE MESTRADO INTERINSTITUCIONAL - MINTER

UNIVERSIDADE FEDERALDA BAHIA PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE MESTRADO INTERINSTITUCIONAL - MINTER UNIVERSIDADE FEDERALDA BAHIA PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE MESTRADO INTERINSTITUCIONAL - MINTER EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES INGRESSO EM 2010.2 I. OBJETIVO:

Leia mais

EDITAL NCDH Nº 08/2013 Processo seletivo simplificado para tutor/a. Apoio ao Curso de Extensão em Educação em Direitos Humanos a Distância

EDITAL NCDH Nº 08/2013 Processo seletivo simplificado para tutor/a. Apoio ao Curso de Extensão em Educação em Direitos Humanos a Distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE PG-CST

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE PG-CST CHAMADA PRA INSCRIÇÃO À BOLSA PNPD-PG-CST/INPE A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre (PG-CST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), informa que encontra-se

Leia mais

Edital Nº 02/2013 do PGCS-UFES Seleção de Bolsista PNPD/CAPES

Edital Nº 02/2013 do PGCS-UFES Seleção de Bolsista PNPD/CAPES Edital Nº 02/2013 do PGCS-UFES Seleção de Bolsista PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da UFES torna público o processo de seleção para 01 (uma) bolsa oferecida pelo do Programa

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICO ALVO LINHAS DE PESQUISA Sustentabilidade na Mineração

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICO ALVO LINHAS DE PESQUISA Sustentabilidade na Mineração EDITAL DE SELEÇÃO O Instituto Tecnológico Vale (ITV) abre inscrições para o processo seletivo de candidatos ao Curso de Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA

Leia mais

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital.

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UFBA FACULDADE DE FARMÁCIA NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NEPAF EDITAL INTERNO Nº 01/2012

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 166, DE 10 DE JUNHO DE 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 166, DE 10 DE JUNHO DE 2014. PUBLICADO NO D.O.U. De /06/204. Seção 3, Páginas 7 e 72. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 66, DE 0 DE JUNHO DE 204. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Leia mais

1.2. Documentação exigida para a inscrição no exame de seleção para o Curso de Mestrado

1.2. Documentação exigida para a inscrição no exame de seleção para o Curso de Mestrado PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MUSEU NACIONAL QUINTA DA BOA VISTA, S/N, SÃO CRISTÓVÃO 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL 2562-6061 Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE (PPG-ARTE)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº 3/2013 PPGEF/CEFD/UFES A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES INGRESSO EM 2016

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES INGRESSO EM 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES INGRESSO EM 2016 A Coordenadora do, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.1. Munido do boleto bancário gerado no site do CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br), através do link inscrições on line do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política Doutorado, o candidato deverá efetuar

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO - SELEÇÃO 2010

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO - SELEÇÃO 2010 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA- FMB 201 ANOS Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde Largo do Terreiro de Jesus Pelourinho Tel.: (71) 3283-5561 FAX: (71) 3283-5566/5567

Leia mais

2. DAS MODALIDADES E DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA

2. DAS MODALIDADES E DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA C AM PUS II Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Tel: 18 3229 2077 / 2078 / 2079 E-mail: posgrad@unoeste.br www.unoeste.br Campus I Campus II Rua José Bongiovani, 700 Cidade Universitária CEP 19050

Leia mais

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA EDITAL nº. 014/2015 Estabelece as normas do Processo Seletivo ao provimento de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão de Empreendimentos e Destinos Turísticos Sustentáveis,

Leia mais

LINHA DE PESQUISA 2 - Atenção Integral em Perinatologia

LINHA DE PESQUISA 2 - Atenção Integral em Perinatologia Edital nº 01/2015 A Direção da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a pedido da Coordenação do Mestrado Profissional em Saúde Perinatal, torna público que, no período compreendido

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL Nº 07/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL Nº 07/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL Nº 07/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS EDITAL Nº 08 DE 21 de julho de 2010 1.1 O Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Universidade Federal Rural do Semi-Árido Edital 02/2015 - PPgCC/UERN PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 13 /2015 PPGA/UECE

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 13 /2015 PPGA/UECE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 13 /2015 PPGA/UECE O Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Ceará, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

Normas específicas do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear

Normas específicas do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear NORMAS DO PROGRAMA TECNOLOGIA NUCLEAR I - DA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA Por se tratar de Programa único, a Comissão Coordenadora do Programa CCP é a própria Comissão de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA SELEÇÃO ENGENHARIA AGRÍCOLA EDITAL N o 04/2015 16 de outubro

Leia mais

Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015

Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015 A Coordenadora

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Arquitetura Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-NPGAU

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Arquitetura Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-NPGAU Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Arquitetura Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-NPGAU Edital de Seleção 2016 DOUTORADO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura

Leia mais

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins.

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE MESTRADO EDITAL Nº 01/2010 PGPV/UFT Para entrada em 2010/02 O presente Edital

Leia mais

Edital 48/2013-PROPEP/UFAL

Edital 48/2013-PROPEP/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria de Pós-Graduação Edital 48/2013-PROPEP/UFAL ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS 1. FINALIDADE 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES no Programa

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS Mestrado em Letras do Centro Universitário Ritter dos Reis

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS Mestrado em Letras do Centro Universitário Ritter dos Reis PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO Edital de Seleção Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES 2013 O (PPGL) Mestrado em Letras UniRitter torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Edital de Seleção 2016 - Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Edital de Seleção 2016 - Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Edital de Seleção 2016 - Doutorado O Coordenador do Colegiado de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CURSO DE DOUTORADO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CURSO DE DOUTORADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CURSO DE DOUTORADO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TURMA

Leia mais

EDITAL 97 - CONCURSO DE SELEÇÃO 2013.2 DOUTORADO ACADÊMICO

EDITAL 97 - CONCURSO DE SELEÇÃO 2013.2 DOUTORADO ACADÊMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL pgbotufrj@gmail.com EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo PROCESSO SELETIVO ALUNO REGULAR 2016 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ARTES

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo PROCESSO SELETIVO ALUNO REGULAR 2016 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ARTES PROCESSO SELETIVO ALUNO REGULAR 2016 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ARTES I NÚMERO DE VAGAS: 12 vagas ÁREA: ARTES VISUAIS Linha de Pesquisa: Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte Docente Vagas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº. 01/2014 1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O CURSO DE DOUTORADO E MESTRADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM FILOSOFIA CHAMADA INTERNA N. 01-2009 PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE DOCENTES ESTÁVEIS DA UFMA

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA ALUNO ESPECIAL A Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA EDITAL No. 1/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA EDITAL No. 1/2015 1/1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA EDITAL No. 1/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM URBANISMO EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) DA CAPES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM URBANISMO EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) DA CAPES EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) DA CAPES A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA. EDITAL N o 01/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA. EDITAL N o 01/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA EDITAL N o 01/2015 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal da Paraíba PPGECAM/UFPB - torna

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE - PPGAA EDITAL N 03-2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE - PPGAA EDITAL N 03-2016 Página 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE - PPGAA EDITAL N 03-2016 Seleção de bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD, associado ao Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO (CMAAD) DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UECE (PPGA/UECE) Nº 37 /2015 O Magnífico

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Regulamento do Programa de Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria PPG-MECAI I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP-MECAI terá como

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015/IT/DEQ/PPGEQ SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PPGEQ/UFRRJ

EDITAL Nº 02/2015/IT/DEQ/PPGEQ SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PPGEQ/UFRRJ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

Leia mais

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA de Candidatos ao Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas em

Leia mais

1. EDITAL N o 01/2007

1. EDITAL N o 01/2007 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO 1. EDITAL N o 01/2007 A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e a Coordenação do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO,

Leia mais

FORMULÁRIO 1 INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO 1 INSCRIÇÃO FORMULÁRIO 1 INSCRIÇÃO NOME COMPLETO: IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO CPF: IDENTIDADE: ÓRGÃO EMISSOR: UF: DATA EMISSÃO: DATA NASCIMENTO: NACIONALIDADE: SEXO: ( ) Masculino ( ) Feminino ENDEREÇO: Foto 3 x 4

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR DO CURSO DE NUTRIÇÃO

TESTE SELETIVO PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR DO CURSO DE NUTRIÇÃO EDITAL nº 001/2011 Curitiba, 04 de Abril de 2011 TESTE SELETIVO PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR DO O Diretor Acadêmico das Faculdades Integradas Espírita torna público que estão abertas as inscrições para o

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR GABINETE DO REITOR

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR GABINETE DO REITOR E D I T A L EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 MESTRADO PROFISSIONAL EM PLANEJAMENTO AMBIENTAL O REITOR DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR UCSal, no uso de suas atribuições,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação e formação de

Leia mais

Edital 09/2014 PROPEP/UFAL

Edital 09/2014 PROPEP/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria de Pós-Graduação Edital 09/2014 PROPEP/UFAL ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família A Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família,

Leia mais

1.5. Só haverá matrícula de aluno especial na disciplina ofertada, se houver aluno regular matriculado.

1.5. Só haverá matrícula de aluno especial na disciplina ofertada, se houver aluno regular matriculado. EDITAL UESC Nº 110 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINA NA ÁREA DE SOLOS, DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL (PPGPV) - STRICTO SENSU. A Reitora da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE EDITAL COPPE/PÓS nº 248/2015: PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO PRONATEC EDITAL Nº 045/2015 IFRO/CAMPUS JI-PARANÁ

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO PRONATEC EDITAL Nº 045/2015 IFRO/CAMPUS JI-PARANÁ EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO PRONATEC EDITAL Nº 045/2015 IFRO/CAMPUS JI-PARANÁ O Diretor Geral do Campus JI-PARANÁ, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia IFRO, no uso de

Leia mais

Resolução 044/Reitoria/Univates Lajeado, 09 de junho de 2014

Resolução 044/Reitoria/Univates Lajeado, 09 de junho de 2014 Resolução 044/Reitoria/Univates Lajeado, 09 de junho de 2014 Aprova o Edital Propex/Pós-Graduação 01/2014 abertura de Inscrições para Processo de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Ambiente e

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL 01 SELEÇÃO TURMA 2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL 01 SELEÇÃO TURMA 2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL 01 SELEÇÃO TURMA 2015 1. PREÂMBULO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ),

Leia mais

E D I T A L SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA

E D I T A L SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE BIOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO E D I T A L SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA

Leia mais

1.4. Candidatos com necessidades especiais deverão manifestá-las, no ato da inscrição.

1.4. Candidatos com necessidades especiais deverão manifestá-las, no ato da inscrição. ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES Comunicado SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EACH /USP EDITAL 048/2014 CPG ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE MESTRADO

Leia mais

CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA E MINERAL EDITAL DE SELEÇÃO 2013

CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA E MINERAL EDITAL DE SELEÇÃO 2013 EDITAL PRPG 011/2013 CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA E MINERAL EDITAL DE SELEÇÃO 2013 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

Leia mais

EDITAL MESTRADO 2016

EDITAL MESTRADO 2016 EDITAL MESTRADO 2016 Edital do Exame de Seleção para ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo. A Coordenação

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE 001/2015-PPGA/ICEAC/FURG. 1.1.1 Linhas de pesquisa: Organizações, Mercado e Trabalho e Tecnologias Gerenciais.

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE 001/2015-PPGA/ICEAC/FURG. 1.1.1 Linhas de pesquisa: Organizações, Mercado e Trabalho e Tecnologias Gerenciais. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE

Leia mais

Edital de Seleção 1 semestre 2011

Edital de Seleção 1 semestre 2011 Edital de Seleção 1 semestre 2011 1. EDITAL 2011/01: O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, considerando o que estabelece a Resolução 37/2004 do Conselho

Leia mais

Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado Mestrado e Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) tem por objetivo principal a formação de recursos humanos qualificados em nível de mestrado e doutorado na área Interdisciplinar.

Leia mais

EDITAL 002/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES.

EDITAL 002/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES. EDITAL 002/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Letras Estrangeiras DLE

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Letras Estrangeiras DLE Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Letras Estrangeiras DLE EDITAL Nº 01/2009-PRPPG SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS DE TRADUÇÃO TURMA

Leia mais