Introdução Capítulo I Enquadramento da ilha de Santiago Capítulo II Caracterização geral do concelho do Tarrafal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução Capítulo I Enquadramento da ilha de Santiago Capítulo II Caracterização geral do concelho do Tarrafal"

Transcrição

1 1 ÍNDICE Introdução Objectivos do estudo Objectivos específicos Metodologia de trabalho Capítulo I Enquadramento da ilha de Santiago Aspectos climatéricos Aspectos geomorfológicos Aspectos geológicos Sequência vulcano-estratigráfica Aspectos hidrogeológicos Unidade hidrogeológicas Capítulo II Caracterização geral do concelho do Tarrafal Localzação e divisão administrativa Aspectos climáticos Aspectos geomorfológicos Aspectos geológicos Aspectos hidrogeológicos Capítulo III A situação de exploração de georecursos na zona norte de Santiago Condições ambientais em Cabo Verde Identificação e caracterização dos geomorfismos Exploração dos georecursos Capítulo IV Exploração de georecursos em Tarrafal Piroclastos Areia Brita Basalto Aspectos anbientais relacionados com as explorações Capítulo V Impactes Ambientais Impactes nos Recursos Naturais Vegetação Fauna Solo Água Geomorfologia Capítulo VI Alternativas para o abastecimento do mercado de construção Estratégias de criação de alternativas de formação e valorização dos R.H Estratégias de implementação de madidas institucionais Conclusões e recomendações Referências bibliográficas

2 2 INTRODUÇÃO O presente trabalho enquadra-se no âmbito do trabalho científico exigido pelo Instituto Superior da Educação (ISE), para a obtenção do grau de Licenciatura em Geologia. Com este trabalho pretendo alertar as autoridades competentes e a população em geram sobre a forma desordenada que se está a fazer as explorações dos georecursos pondo em causa o património geológico e a própria vida de quem executa essa tarefa. A crescente procura de material de construção civil devido ao aumento demográfico, da urbanização, da modernização e da emergência do sector turístico, tem provocado uma intensa pressão sobre os georecursos da ilha de Santiago,nos últimos anos. A exploração dos georecursos nem sempre é feita de forma mais criteriosa e racional, o que põe em causa o desenvolvimento sustentável da ilha, sobretudo no que concerne à preservação do património geológico, destruição do solo, da vegetação, dos habitats e da paisagem, por vezes de forma irreversível. Muitas vezes, devido ao não cumprimento das normas e exigências impostas pelos órgãos competentes, durante as várias fases do processo de exploração, é frequente o domínio do económico sobre o ecológico, ou do imediato sobre o sustentável, em vez de os conciliar na perspectiva da sustentabilidade e, observando as regras de equilíbrio ambiental durante as várias etapas de instalação, de exploração e de abandono. Alguns casos vão ser debruçados ao longo deste trabalho, de acordo com as observações e o diagnóstico constatado a partir dos trabalhos de campo, na zona norte da ilha de Santiago onde fazem a exploração dos georecursos. OBJECTIVOS DO ESTUDO Este trabalho tem como objectivo principal o conhecimento da realidade ligada ao sector de exploração e utilização dos georecursos, procurando identificar os pontos negativos desta actividade, criando bases para que venha a constituir um elemento de apoio, com carácter dinâmico, que ajuda a fundamentar tomadas de posição e/ou decisão por parte de entidades públicas e privadas ligadas ao sector, ou outros com os quais este interfere, de acordo com as medidas legislativas aplicáveis.

3 3 OBJECTIVOS ESPECÍFICOS DO TRABALHO Analisar a problemática de extracção dos georecursos; Avaliar os impactes causados pela exploração de georecursos; Identificar as alternativas para minimizar as consequências negativas desta prática; METODOLOGIA DE TRABALHO Para atingir os objectivos propostos, na elaboração do documento, foi utilizada a seguinte metodologia: Levantamento bibliográfico sobre a problemática da exploração de georecursos no INGRH, INIDA, Câmara municipal, Direcção geral do Ambiente, Guardas marítimas, Esquadra da Polícia e outros; Aulas de campo com o objectivo de observar o terreno e entrevistar apanhadores, camionistas, empreiteiros e construtores; Visitas de terreno às diversas localidades donde se faze-se a exploração de georecursos duma forma tradicional; Recolha de informações sobre a problemática e alternativa de solução; Levantamento das estratégias de exploração e abastecimentos alternativos, como programas de luta contra a pobreza e promoção da qualidade de vida.

4 4 CAPÍTULO I ENQUADRAMENTO DA ILHA DE SANTIAGO 1.1. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA A ilha de Santiago, como todas as ilhas do arquipélago de Cabo Verde, eleva-se de um soco submarino em forma de ferradura, situado a uma profundidade de ordem dos metros. A ilha de Santiago fica situada na parte sul do arquipélago entre os paralelos 15º 20 e 14º 50 de latitude norte e os meridianos 23º 50 e 23º 20 de longitude oeste do meridiano de Greenwich. Tem um comprimento máximo de 54,9 km entre a Ponta Moreia, a norte e a Ponta Mulher Branca a sul, e a largura máxima de 29km entre a Ponta Janela a oeste, e a Ponta Praia Baixo a leste. A formação da ilha teria sido iniciada por uma actividade vulcânica submarina central, mais tarde completada por uma rede fissural nos afloramentos. A ilha é dominada por emissões de escoadas lávicas e de matérias piroclásticos (escórias, bagacinas ou lapilli e cinzas) sub aéreas predominantemente basálticas. Administrativamente a ilha é constituída por nove (9) conselhos e onze (11) freguesias. O Concelho da Praia, sendo a maior localizada na parte sul, ocupa uma área de 96,8 km 2 com a população de habitantes, distribuídos pelas freguesias da Nossa Senhora da Graça. (INE, 2005) O Concelho de São Domingos com uma área de 134,5km 2 e uma população de habitantes divididos pelas freguesias de São Nicolau Tolentino e Nossa Senhora da luz. (Censo 2000) O Concelho de Santa Cruz, situada a leste da ilha, ocupa uma área de 109,8 km 2 e uma população habitantes repartidos pelas freguesias de Santiago Maior.(INE, 2005) O Concelho de Santa Catarina, situada na parte central, apresenta uma área de 214,2 km 2 e uma população de 49ooo habitantes, espalhados pelas freguesias de Santa Catarina. (INE 2005)

5 5 O Concelho de Calheta São Miguel, Situado a nordeste da ilha, abrange uma área de 90,7km 2 na qual reside uma população de habitantes, distribuídos pelo São Miguel Arcanjo.( Censo 2000) O Conselho do Tarrafal, situada a Norte com uma área de 112,4km 2 e a população de Habitantes, distribuídos pela freguesia de Santo Amaro de Abade. (Censo 2000). O Concelho de Picos São Salvador do Mundo, situado na zona central da ilha, com uma área de 28,7 km 2 e uma população de habitantes, distribuídos pela freguesia de São Salvador do Mundo (INE 2005). O Concelho de São Lourenço dos Órgãos, situada na zona leste da ilha, com uma área de 39,5 km 2 uma população de habitantes, distribuídos pela freguesia de São Lourenço dos Órgãos (INE 2005) O Concelho de Ribeira Grande, com uma área de 164, 4 km 2, situada na zona sul da ilha, com uma população de 2983 habitantes distribuídos pelas freguesias de Santíssimo Nome de Jesus e São João Baptista. ( INE 2005)

6 6 Quadro n. l - Distribuição dos Concelhos e freguesias da Ilha de Santiago Concelho Área Superficial (km2) Freguesia N Populacional Total Ambos os Sexos Masculin o Feminin o Tarrafal Santo Amaro Abade Santa Catarina Santa Catarina São Salvador do Mundo 28.7 São Salvador do Mundo São Miguel 90.7 São Miguel Arcanjo Santa Cruz São Tiago Maior São Lourenço dos Órgãos 39.5 São Lourenço dos Órgãos São Domingos São Nicolau Tolentíno Nossa Senhora da Luz Praia 96.8 Nossa Senhora da Graça Ribeira Grande São João Baptista Santíssimo Nome de Jesus Fonte - Instituto Nacional de Estatística (2005).

7 ASPECTOS CLIMÁTICOS O clima de Santiago tem as mesmas características que a do arquipélago de Cabo Verde. È do tipo árido e semi-árido com uma temperatura média de 25ºC e irregularidade de precipitações. O clima de Santiago apresenta duas estações distintas: A estação das chuvas ou tempo das águas que compreende os meses de Agosto a Outubro, é a mais quente com chuvas irregulares e encontra-se ligada a deslocação da frente de convergência inter-tropical. A estação seca ou tempo das brisas que vai de Dezembro a Junho, é mais fresca e seca na qual predomina a acção dos ventos álisios de Nordeste. Os meses de Julho e Novembro são considerados de transição. A precipitação concentra-se num curto intervalo de tempo na maioria das vezes muito irregular ou nula, apesar da humidade relativa atingir valores elevados. Esta irregularidade, a partir de 1968, com casos de nula precipitação por exemplo nos anos de 1972 e A forma de relevo, muito montanhosa, influência bastante o clima. Pode-se definir vários tipos de climas locais, devido a combinação do efeito da altitude com a da orientação das massas do relevo em relação aos ventos dominantes. Aridez no litoral humidade e vegetação nos pontos altos, precipitação na vertente oriental, escassez de humidade na vertente ocidental. Verifica-se que a medida que se caminha para o interior, o tipo árido do litoral passa para semi-árido e semi-humido a húmido ( Ilídio do Amaral, Santiago da Cabo Verde, A terra e os Homens). O clima da ilha de Santiago de acordo com o trabalho de F. Reis Cunha, relativamente ao regime térmico, divide-se em três grupos: Clima litoral, como o da Praia, Achada baleia, Tarrafal e São Tomé. Clima de altitude, como o do Pico de Antónia, Santa Catarina e Serra Malagueta. Clima de vertente, não exposta aos ventos alísios como Principal e Boa Entrada. A temperatura é praticamente uniforme, com humidade relativa elevada, amplitudes térmicas pequena, sendo as médias de 6 a 8 graus. O relevo é um factor determinante, proporcionando o surgimento de microclimas em determinados vales do interior, nomeadamente Órgãos, São Domingos, Picos e Principal.

8 8 Segundo estes parâmetros, distinguem-se as seguintes zonas climáticas: Zona árida, situada a uma altitude abaixo dos 100m e precipitações inferiores a 250mm. Zona semi-árido situada na faixa dos 100 aos 200 metros e precipitações que variam entre 250 a 400mm. Zonas húmidas, de altitude acima dos 500 metros e precipitações superiores a 500mm. Essa precipitação varia conforme a exposição das vertentes em relação aos ventos alísios, sendo maior nas vertentes e nas zonas altas ( Serra Malagueta e Picos de Antónia), favorecendo a prática de agricultura de sequeiro, à margem das florestas ASPECTOS GEOMORFOLÓGICOS De acordo com Manuel Monteiro Marques (1990), na ilha de Santiago da República de Cabo Verde, consideram-se sete unidades geomorfológicos, nomeadamente: Achadas meridionais (I) Maciço montanhoso do Pico de Antónia (II) Planalto de Santa Catarina (III) Flanco oriental (IV) Flanco ocidental (V) Maciço montanhoso da Malagueta (VI) Tarrafal (VII) A altitude média da ilha é de 278,5 m, sendo a altitude máxima de 1392 m (Pico de Antónia). A sul destaca-se uma série de achadas escalonadas entre o nível do mar e 300 a 500 m de altitude. A oeste o litoral é normalmente escarpado e a leste é baixa e constituído por achadas. No centro da ilha localiza-se o extenso planalto de Santa Catarina, que se situa entre 400 e 600 m de altitude. Limitando a sul e a norte aquele planalto erguem-se, respectivamente, os maciços montanhosos do Pico de Antónia e da Malagueta, cujos cimos ultrapassam os 1000 m.

9 9 A oeste, o flanco do planalto de Santa Catarina é extremamente declivoso até ao mar; a leste, o flanco oriental inicia-se por encostas alcantiladas, mas os declives médios vão-se adoçando bastante até às achadas litorais. No norte da ilha, destaca-se o Tarrafal, extensa região de achadas cujas altitudes variam entre 20 e 300 m, que se desenvolvem a partir do sopé setentrional do maciço montanhoso da Malagueta, devendo-se destacar a plataforma de Chão Bom, Tarrafal, cujas altitudes variam entre 0 a 20 m. Neste relevo variado e bastante movimentado insere-se uma rede hidrográfica de regime temporário relativamente densa e, na grande maioria dos casos, correndo em vales encaixantes cujos talvegues apresentam perfil longitudinal torrencial. Nesta paisagem, sobressaem os traços terminais dos vales principais das bacias hidrográficas mais importantes cuja forma terminal em canhão é vulgar, isto fundamentalmente nos traços que cortam as achadas, tanto nos litorais como nos planaltos do interior da ilha. Esta forma de vale é devido a estrutura colunar que afecta as escoadas lávicas.

10 10 fig. 1 Grandes unidades geomorfológicas Fonte: Grarcia de Horta, Sér. Est. Argon., Lisboa, 17 (1-2), 1990, 19-29

11 ASPECTOS GEOLÓGICOS A ilha de Santiago é de origem vulcânica formada essencialmente por formações vulcânicas com predominância de rochas basálticas e produtos piroclásticos (brechas, lapilli e tufos). Há rochas de vários tipos de formação geológica de idades diferentes. As mais antigas encontram-se em áreas desnudadas normalmente no leito das ribeiras. As rochas afaníticas abrangem a maior parte da ilha, enquanto que as faneríticas ocupam pequenas áreas, entre as rochas afaníticas os produtos de origem explosiva têm importância reduzida, ocupam os derrames a maior extenção. Observam-se filões com frequência, mas a sua presença é mais vincada nas formações antigas. Devido às oscilações do nível do mar, encontram-se derrames que se originaram abaixo da água do mar. Caracterizando a origem das diversas formações, pode-se afirmar que os derrames basálticos foram os primeiros a serem projectados. Em seguida, as formações de rochas fonolíticas e traquíticas formaram chaminés, domas e filões que vieram a ser seguidos de uma erupção das rochas basálticas. Podem-se observar rochas calcárias depositadas sobre parte do litoral ocupada por rochas basálticas que se encontram submersas. Com o levantamento posterior da ilha houve actividade vulcânica manifestada pela presença de mantos basálticos que cobriram as rochas calcárias e de filões que atravessaram as referidas rochas vulcânicas SEQUÊNCIA VULCANO-ESTRATIGRÁFICO Os trabalhos realizados por António Serralheiro, que conduziram à elaboração e publicação da carta geológica nas escalas de 1/25000 e 1/ e a respectiva Notícia Explicativa, permitiram estabelecer a sequência Vulcano-Estratigráfica da ilha de Santiago, que tem servido de suporte básico para os trabalhos de hidrogeologia e recursos hídricos. Também se poderá salientar a contribuição dada pelo Estudo geológico, petrológico e vulcanológico da ilha de Santiago (Cabo Verde) da autoria de C. A. Mota Alves, J. R. Marcelo, L. Celestino Silva, A. Serralheiro e A. F. Peixoto Faria (1979) no reforço dos

12 12 conhecimentos da sequência Vulcano-Estratigráfica da ilha de Santiago.É neste contexto que se passa a descrever as ocorrências dos acontecimentos geológicos, tomando como princípio do mais antigo (I) ao mais recente (X). I. Complexo Eruptivo Interno Antigo (CA) é caracterizado apenas pela fácie terrestre, representada pelas seguintes subunidades. a) Complexo filoniano de base de natureza essencialmente basáltico (CA); b) Intrusões de rochas granulares silicatadas (Y); c) Brechas intravulcânicas e filões brechóides (B); d) Intrusões e extrusões fonolíticas e traquíticas (φ); e) Carbonatitos (CB). II. Conglomerados antiformação dos flamengos. III. Formação dos flamengos (λρ) formada por mantos, brechas e piroclástos, de natureza marinha. O maior afloramento dessa formação pode-se observar na Ribeira dos Flamengos e, daí o seu nome. IV. Formação dos órgãos (CB) apresenta duas fácies: terrestre e marinha. Na fácie terrestre observam-se depósitos de enxurrada e na face marinha, calcários e calcarenito fossilíferos. V. Formação lávica pós-formação dos órgãos constituída por rochas traquíticofonolíticas. VI. Sedimentos posteriores à formação dos órgãos (CB) e anteriores às lavas submarinas e inferiores do Complexo Eruptivo do Pico de Antónia. VII. Complexo Eruptivo do Pico de Antónia deste complexo fazem parte produtos resultantes das actividades explosiva e efusiva, subaéreos, que tiveram lugar em épocas geológicas diferentes. É constituído por duas fácies. A fácie terrestre apresenta as subunidades da mais antiga à mais recente: a) Série espessa, essencialmente de mantos e alguns níveis de piroclastos. b) Fonólitos, traquitos e rochas afins.

13 13 c) Tufo, brecha (TB). d) Mantos e alguns níveis de piroclastos. e) Piroclastos e escoadas. A fácie marinha apresenta, conglomerados e calcarenitos fossilíferos, mantos basálticos inferiores, calcários, calcarenitos, conglomerados e mantos basálticos superiores. VIII. Formação de Assomada (A) é constituída por mantos e piroclastos, ambos de natureza basáltica, fazendo parte da face terrestre. IX. Formação de Monte da Vacas (MV) corresponde à última manifestação vulcânica, constituída por cones de piroclastos basálticos e pequenos derrames associados na face terrestre. X. Fomações Sedimentares Recentes com duas fácies, em que na marinha tem-se areias e cascalheiras da praia, e a terrestre com aluviões, areias, dunas, depósitos de vertente e depósitos de enxurrada ASPECTOS HIDROGEOLÓGICOS A ilha de Santiago tem recorrido a utilização de águas subterrâneas para abastecer as populações urbanas e rurais, para a agricultura, criação de gado e outras necessidades. Das águas provenientes da precipitação só 13% consegue infiltrar no subsolo para originar as águas subterrâneas. Uma grande parte escoa-se para o mar através do escoamento superficial, uma quantidade razoável evapora-se para a atmosfera, e apenas uma pequena quantidade infiltra-se em direcção ao C.E.P.A., através das fracturas e fendas, onde circulam e armazenam sob a forma das águas subterrâneas. Os principais pontos de águas inventariados são nascentes, furos e poços, com caudal honorário e diário muito variável, mas significativo. Os pontos de água encontram-se distribuídos por diversos concelhos, sendo a água extraída utilizada para diversos fins. A quantidade de água que se infiltra através das fendas e fracturas das rochas acaba por acumular no aquífero principal o C.E.P.A.

14 14 Através da observação do mapa da ilha de Santiago com as suas respectivas linhas de águas, notam-se três grandes zonas de drenagem, partindo do Pico de Antónia (Ilídio de Amaral, in A ilha de Santiago a terra e os homens ): Do Pico de Antónia em direcção à Baia de Santa Clara. Do Pico de Antónia para a Ponta Prinda. Do Pico de Antónia à Baia de Medronho.

15 15 Fig 2 Mapa da rede hidrográfica de Santiago Fonte: Santiago de Cabo Verde, A Terra e os Homens, Ilídio do Amaral, 1964

16 UNIDADES HIDROGEOLÓGICAS Estudos hidrogeológicos permitiram chegar à conclusão da possibilidade da existência de três grandes unidades hidrogeológicas: I. Unidade Recente constituída pela formação do Monte da Vacas (MV), formada por cones de piroclastos e alguns derrames associados. É a unidade bastante permeável e que privilegia a infiltração da água em direcção ao aquífero principal. II. Unidade Intermediária constituída pelo Complexo Eruptivo do Pico de Antónia (PA) e Formação da Assomada. A formação do Pico de Antónia é formada fundamentalmente por mantos basálticos subaéreos intercalados por piroclastos e mantos basálticos submarinos. Essa é a formação mais extensa constituindo, deste modo, o aquífero principal. Tem um coeficiente de armazenamento relativamente elevado, se a compararmos com as unidades de base, devido a facturação vertical, a porosidade e a permeabilidade. Também se inclui nesta unidade a Formação de Assomada. III. Unidade de Base formada pelo Complexo Eruptivo Interno Antigo (CA), Formação dos Flamengos (P), e Formação Conglumerática Brechóide (CB). Esta unidade comporta-se como unidade impermeável, porque possui boa percentagem de argila que não permite a infiltração da água. É constituída pelas formação mais antigas que têm maior percentagem de argila.

17 17 CAPÍTULO II CARACTERIZAÇÃO GERAL DO CONCELHO DO TARRAFAL 2.1. LOCALIZAÇÃO E DIVISÃO ADMINISTRATIVA Concelho do Tarrafal foi criado em 1917 pelo decreto-lei nº3108-b de 25 de Abril, publicado no supremo nº3 do B.O. nº 25 em 1917, provocando a sua desintegração do concelho de Santa Catarina, que até 1912 tinha a sua sede na Vila do Tarrafal. O concelho do Tarrafal fica situado no extremo norte da ilha de Santiago, a uma distância de 70 Km 2 da cidade da Praia (capital do país), ocupa uma área de 112,4 km 2 o que representa cerca de 11% da área total da ilha de Santiago e cerca de 2,8% do território nacional. Encontra-se confrontado a sudoeste com o concelho de São Miguel e a Sudeste com o concelho de Santa Catarina. Com a elevação da freguesia de São Miguel à categoria de concelho, em 1997, Tarrafal passa a abarcar apenas o espaço territorial da freguesia de Santo Amaro Abade. Segundo o Censo 2000 o concelho conta com uma população que ronda os habitantes, distribuído administrativamente pela única freguesia, a do Santo Amaro Abade constituídas por vinte localidades, sendo a Vila do Tarrafal (Mangue) a sede do concelho.

18 18 Quadro2. População segundo as localidades A. Biscaínhos ,3 A. Lagoa ,0 A. Longueira ,0 A. do Meio ,5 A. Mairão ,7 A. Tenda ,2 Biscaínhos ,0 Chão Bom ,4 Curral Velho ,0 Fazenda ,7 F. Muita ,2 Lagoa ,0 Mato Brasil ,1 Mato Mendes ,8 Milho Branco ,3 Ponta Lubrão ,0 Ribeira da ,1 Prata Ribeirão Sal ,4 Trás-os ,1 Montes Vila do ,4 Tarrafal 2.2. ASPECTOS CLIMÁTICOS No que se refere aos aspectos climáticos, sendo o concelho de Tarrafal uma das partes integrantes da ilha de Santiago, não escapa a influência dos factores que condicionam o clima do arquipélago de um modo geral e particularmente o clima de Santiago. Mas, por outro lado, sendo Tarrafal uma região específica da ilha, com todas as suas características próprias, torna-

19 19 se necessário destacar os factores que de uma forma ou de outra, influenciam o clima desta região norte da ilha. O relevo e a disposição das vertentes em relação aos ventos dominantes, são factores decisivos na determinação do clima do concelho do Tarrafal, pois, sendo uma região baixa, a disposição do relevo, principalmente do Monte Graciosa, contribui grandemente para a diminuição do aridez. Devido ao factor do relevo há predominância de microclimas áridos e semiáridos no concelho. Constata-se que à medida que aumenta a altitude, também se verifica um aumento da pluviosidade e, consequentemente, uma diminuição considerável de aridez. Á semelhança do que acontece noutros concelhos do arquipélago, no Tarrafal, as chuvas distribuem-se de uma forma bastante irregular, criando um contraste vigoroso entre as zonas altas e os litorais, caracterizadas por duas estações bem definidas: A estação das chuvas ou das águas, que vai de Agosto a Outubro, em que as chuvas são irregulares e estão intimamente ligadas as migrações da C.I.T. (convergência inter tropical). A estação seca ou das brisas, que vai de Dezembro a Junho, a mais fresca e seca, em que há predominância da acção dos ventos alísios de nordeste que, de uma maneira geral, sopram todo o ano. Os meses de Julho e Novembro são considerados de transição ASPECTOS GEOMORFOLÓGICOS Com base na publicação da obra de Ilídio Amaral (1964), Santiago de Cabo Verde, a terra e os homens, a área do Tarrafal, com uma altitude média de 150 metros, é dominada por relevo de altura variável, desde os pequenos cones de dezenas de metros à enorme cúpula Monte Graciosa. Situado no extremo nordeste do concelho, possui uma cota máxima de 643 metros o que lhe atribui o título da terceira grande elevação da ilha de Santiago. As principais elevações do concelho do Tarrafal são as seguintes: Monte Graciosa, de aspecto esbranquiçado, estende-se de leste para oeste, desde Achada Biliar à Baía do Tarrafal. As suas vertentes são bastante declivosas, sendo

20 20 difícil a sua subida aos pontos mais altos. A vertente mais a sul apresenta aspectos variados com alguns esporões do lado da baía. Monte Costa, com 336 metros de altitude. Monte Matamão, com 360 metros de altitude, ambos situados a leste do Monte Graciosa, apresentando cones bastante erudidos e de materiais bastante alterados. Monte Vermelho, com cerca de 296 metros de altitude. Monte Furna, com 222 metros de altitude. Monte Covado, com 281 metros de altitude. Monte Achada Grande, com 260 metros de altitude. De toda a extensão territorial do concelho do Tarrafal, é de realçar as duas formas de relevo de capital relevância que são respectivamente: Monte Graciosa. Caldeira de Sevilha (situada junto à localidade de Ribeira da Prata, a única bem conservada). Das depressões mais importantes destacam-se as seguintes: Ribeira da Fontão Ribeira Grande. Ribeira de Lebrão. Ribeira de Fazenda. Ribeira de Porto Formosa. Ribeira de Cuba. Ribeira Biscainhos, etc. Entre as achada mais importantes destacam-se: Achada Bilim. Achada Tenda. Achada Porto. Achada Carreira. Achada Tomás. Achada Biscainhos. Achada Boi.

21 21 Achada Grande. Achada Chão Bom. Achada Cuba 2.4. ASPECTOS GEOLÓGICOS No concelho do Tarrafal, as formações predominantes são as rochas basálticas subaéreas e submarinas. Mas torna-se necessário por em evidência as rochas traquifonolíticas cujo testemunho é o Monte Graciosa. Ainda é de assinalar a presença de rochas sedimentares, com especial destaque para os afloramentos de calcarenito e areias de origem calcárias, nas praias e nas ribeiras. Como é natural em todas as ribeiras há presença de aluviões e, na parte terminal, areia e cascalheiras da praia. A sequência estratigráfica é estabelecida da mais antiga à mais recente, de acordo com as descrições que se seguem: I. Complexo Eruptivo Interno Antigo (CA), encontra-se distribuída de uma forma bastante dispersa. Observa-se, principalmente, no farol de Ponta Preta, Chão de Arruela e Baía de Angra. II. Formação dos Flamengos (P), pode ser observada em pequenos retalhos na zona Ponta Preta e Ponta Bicuda. III. Formação dos Órgãos (CB), pode ser observada, principalmente, os depósitos de fácie marinha nas escarpas do mar do Tarrafal. Nota-se claramente nas partes do litoral os conglomerados brechóides marinhos estabelecendo contactos com mantos basálticos submarinos. Na ribeira de Fontão pode-se observar calcarenitos fossilíferos e na Ponta Lanche Grande aparecem os calcarenitos marinhos. IV. Complexo Eruptivo Principal (PA), constitui a unidade mais espessa e mais extensa. Algumas ribeiras de profundidade espectacular foram cavadas nesta formação ( é no concelho do Tarrafal que se encontra a maior representação de fonólitos e traquitos na ilha de Santiago).

22 22 V. Formação do Monte da Vacas (MV), esta formação encontra-se representada por cones de piroclastos evidenciando a fase explosiva. Estes materiais estão alterados apresentando, por isso, a cor avermelhada. Exemplos de cones que fazem parte desta formação: Monte Covado, Monte Contador, Monte Vermelho, etc. VI. Formação de Sedimentos Recentes, constituída por duas fácies marinha e terrestre, sendo a terrestre formada por aluviões, dunas, depósito de vertentes, de enxurrada e a fácie marinha com areias e cascalheiras da praia ASPECTOS HIDROGEOLÓGICOS A hidrogeologia é a parte da hidrologia que se ocupa do armazenamento de água terrestre na zona saturada das formações geológicas. Os recursos hídricos utilizados no concelho do Tarrafal, à semelhança do que acontece em todas a ilha de Santiago, provêm das águas subterrâneas que são alimentadas pelas precipitações que caem na época chuvosa, embora de uma forma irregular. A principal rede de drenagem do concelho parte do maciço montanhoso Serra Malagueta que é o segundo maior da ilha logo a seguir a do Pico de Antónia. De acordo com as características das formações geológicas, dos inventários de pontos de águas, sondagens mecânicas e ensaios de bombagem é possível estabelecer provisoriamente, um esquema hidrogeológico geral do concelho. Assim, com os trabalhos realizados e os dados disponíveis, foi possível estabelecer as seguintes unidades hidrogeológicas: I. Unidade de Base, esta unidade é constituída pelo Complexo Eruptivo Interno Antigo (CA), Formação dos Flamengos e Formação dos Órgãos. Estas formações caracterizam-se por possuírem uma alta percentagem de argila, elevado grau de alteração, baixa permeabilidade e capacidade de infiltração reduzida. Tendo em conta estas características, o caudal desta unidade torna-se pouco expressivo. II. Unidade Intermédia composta pela Formação do Complexo Eruptivo (PA) à qual se associa a Formação de Assomada (A). É uma unidade extensa e a mais espessa. Constitui o principal aquífero da ilha, visto que a porosidade e a permeabilidade são

23 23 elevadas, contrariamente à Unidade de Base. A fracturação vertical e a expessura considerável do conjunto ocupam dezenas de metros fazendo desta unidade o aquífero principal. III. Unidade Recente, esta unidade é constituída pela Formação do Monte das Vacas (MV) que é essencialmente formada por cones de piroclastos e alguns derrames associados. Caracteriza-se por possuir forte permeabilidade, permitindo a infiltração e a chegada da água à formação de Pico de Antónia (PA).

24 24 CAPÍTULO III A SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO DE GEORECURSOS NA ZONA NORTE DE SANTIAGO A exploração e o consumo dos georecursos tem sido o rendimento económico o sustento de muitas famílias, por outro lado é motivo de preocupação por parte das autoridades competentes, que vê o futuro ambiental em risco por causa dessa actividade executada de uma forma desproporcional e na maioria das vezes clandestino. È notável a erosão causada nos leitos das ribeiras, nas praias de mar e também nos cones de piroclastos, devido a extracção desses recursos de forma desorganizada que acaba colocando em risco o equilíbrio ambiental prejudicando a própria população de uma forma directa ou indirecta. Normalmente, na maioria das situações, esta actividade apresenta um carácter tradicional, onde a extracção é feita de forma artesanal em que a maioria dos apanhadores, já com uma certa idade, exercem esta profissão cujo prática vem sendo transmitidos aos adolescentes. Devido ao crescimento demográfico acelerado, há uma grande procura destes produtos para a construção de aldeias, vilas e cidades. Este sector de carácter primitivo vem complementando o mercado destes materiais, permitindo, assim, que um número significativo da população pobre e desempregada, especialmente mulheres chefes de família, integre a equipa de exploração. Vários são os materiais extraídos, nomeadamente rocha para alicerces, calçada (pavimento), brita, cascalho, areia e jorra para a construção civil etc.

25 25 Tipo de Material Areia (apanha no mar) - Tarrafal Areia de ribeira Tarrafal Quadro3 - Preço de inertes extraídos na Zona norte da ilha de Santiago Produção Actual Pedra/dia Produç ão Actual Areia/d ia Produção Actual Brita/dia 3 carrada s/mês Preço /Carrada Pedra Preço /Carrad a Areia Preço/ Carrada Brita Emprego Directo Nº de Pessoas $00 mulheres $00 mulheres Localização Ribeira da Fazenda Ribeira de Chão-Bom Brita de ribeira 2 000$00 6 mulheres Ribeira de Chão-Bom Tarrafal Areia (apanha no mar)- 3 carrada s/mês 8 000$00 > 100 Ribeira-da- Prata Tarrafal Areia (apanha no mar)- 3 carrada s/mês 8 000$00 > 100 Ribeira-da- Prata Tarrafal Brita de ribeira- Tarrafal 4 carradas /mês 7 000$00 13 mulheres Ribeira-da- Prata

26 26 É de se realçar que, se por um lado, estas práticas de exploração contribuem para responder às necessidades do sector imobiliário, por outro, não compensa os graves problemas ambientais e ecológicos provocados pelas consequências nefastas para o solo, vegetação, água subterrânea e água superficial. Portanto, a amplitude dos impactes ambientais e económicos da extracção dos georecursos é de considerar. Pois, a destruição dos recursos paisagísticos, a salinização do lençol freático nas zonas agrícolas, a destruição de praias com potencialidades turísticas, bem como a destruição de habitats das espécies marinhas são bem visíveis em todos os espaços ecológicos onde se faz a extracção. Por isso, torna-se necessário e urgente estudos de orientação que remedeiam e recuperem estes distúrbios paisagísticos. A indústria mecânica de britagem poderá constituir uma alternativa credível na solução da apanha de areia, contribuindo de forma positiva na recuperação dos espaços, actualmente, degradados, concertando, deste modo, a dinâmica do sector das construções de imobiliárias com o funcionamento ambiental CONDIÇÕES AMBIENTAIS EM CABO VERDE As condições ambientais em cabo verde estão condicionadas por alguns factores como: O clima; A seca; A perda do solo; Aumento demográfico, Más práticas agriculas, etc. O crescimento demográfico tem contribuído para o aumento da procura de terrenos para construção nas zonas urbanas e suburbanas, provocando especulação do preço das terras e pressão sobre inertes especialmente areia das praias e a perda do solo devido a erosão hídrica e eólica é considerada um problema ambiental mais crítico em cabo verde. Estes danos causados ao ambiente têm sido uma das preocupações para o governo cabo-verdiano, por isso as autoridades competentes têm dado os seus contributos avaliando os Impactes Ambientais, e as técnicas e métodos de minimizar os danos.

27 27 A nível da Geológico Ambiental o contributo faz-se ao: entender os ecossistemas, os grandes ciclos como um todo, bem como as inteirações multidirecçionais; definir as formas de prevenção e previsão dos processos naturais; identificar os elementos em riscos, exposição e a vulnerabilidade dos sistemas humanizados; participar na determinação das qualidades e dos equilíbrios ecológicos, bem como as vulnerabilidades IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS GEORECURSOS Em Cabo Verde ainda não foram encontrados jazidas de minerais metálicos economicamente exploráveis, mas em contrapartida há uma ocorrência generalizada de grandes jazidas de minerais não metálicos como, areia, piroclastos, britas e outras rochas com muito interesse económico no domínio da construção civil. Os jazidos de minerais não metálicos que são explorados são as matérias primas para a construção civil, como: Basaltos; Areias; Piroclastoas; Cascalheiras das praias e das ribeiras. O aumento demográfico dos últimos tempos provocou a necessidade de uma expansão urbana e consequentemente houve um aumento (crescente) na procura de matéria-prima, aliada a uma maior capacidade tecnológica da extracção, teve como consequência visível um aumento do número de pedreiras que, na maioria das vezes, provocam agressões ambientais, por demais evidentes na paisagem, e um agravar de problemas no domínio da poluição principalmente relacionada com a água subterrânea e superficial.

28 28 No período de desenvolvimento que a sociedade cabo-verdiana se encontra, a preservação do recursos naturais tem sido uma das preocupações, mas não há um programa que planeia um crescimento económico tendo em conta a preservação do meio ambiente. Deste modo, tendo em conta toda a degradação provocada pela exploração de georecursos, tanto ao nível dos impactes físicos como sociais, torna-se necessário fazer-se uma monitorização pelos órgãos de planos de recuperação ambiental e órgãos da própria sociedade civil, bem como pela comunidade científica EXPLORAÇÃO DOS GEORECURSOS EXPLORAÇÃO TRADICIONAL A exploração feita na zona norte da ilha de Santiago é de uma forma rudimentar e tradicional. Faz-se exploração de britas, areias, rochas basálticas nas pedreiras etc. Esses materiais são usados na construção de casas, estradas, pontes e outros. A exploração é feita com o objectivo de aproveitar os recursos naturais, como forma de resolver o problema da sobrevivência e bem estar de um grupo de pessoas. Portanto, a exploração tradicional constitui uma visão real do quanto é possível fazer, numa luta de sobrevivência, tendo em conta as suas consequências nefastas, em muitos casos, para o meio ambiente. Por isso, não deverão, obviamente, ser confundidas como uma abordagem do tipo "Melhor Método Disponível". Na exploração são utilizados materiais rudimentares como pá, picareta, enchada, martelo, balde etc. As pessoas encontram-se vestidas de uma forma não adequada, não usam, capacetes, botas luvas e outros vestuários adequados. Por isso correm o riscos de se magoarem facilmente. No método tradicional não há preocupação da conservação do solo. Observa-se uma destruição total do solo arável e de culturas existentes nas áreas, bem como as árvores, afectando também a flora local devida a destruição de habitats, dificultando assim a sua posterior recuperação.

29 29 Nestas explorações são visíveis a produção de grandes quantidades de materiais que posteriormente serão utilizados na construção rural (muretas, diques, banquetas), na construção de casas, estradas, etc. Em termos geomorfológicos estas actividades alteram significativamente a morfologia dos solos, modificando a correlação das forças físicas que governam os processos. Alteram ainda, a morfologia da paisagem natural, onde é frequente a presença de covas abandonadas pela extracção, que conjuntamente com o tráfego de veículos de transporte e no funcionamento no local, constituem factores responsáveis pela poluição sonora e visual.

30 30 CAPÍTULO IV EXPLORAÇÃO DOS GEORECURSOS EM TARRAFAL 4.1. PIROCLASTOS Os piroclastos são rochas magmáticas, pertencente a fase explosiva das actividades vulcânicas. Encontram enquadrados na formação dos Montes das Vacas, que é a penúltima formação do quadro estratigráfico da ilha de Santiago, também considerada como formação mais permeável da ilha. É um material muito permeável, não retém água devido as suas características, apresenta uma cor negra quando não são alterados, e uma cor avermelhada quando sofrem erosão ou alteração. Os cones de piroclastos alterados não são explorados porque não servem para a construção civil, ou seja, não são utilizados como matéria prima para a construção de blocos porque produzem blocos podres e nem na produção de massa para o betão das casas. O cone vulcânico actualmente a ser explorado na zona norte é o monte Achada Grande, embora exista outros, mas devido ao alto grau de erosão não são explorados. O monte Achada Grande é um cone de piroclastos com 260 metros de altitude, os piroclastos são de boa qualidade apresentam pouca percentagem de erosão. Fig.3- Estado actual do Cone de piroclastos Achada grande, Tarrafal- ilha de Santiago

31 31 São explorados por cerca de dez grupos de pessoas, em cada grupos encontram-se três pessoas, que por dia abastece um camião. Cada camião custa 4500 escudos, o abastecimento é feito aos camiões oriundos de Santa Cruz, Assomada, Calheta etc. O piroclástos na ilha de Santiago são utilizados como matéria prima na produção de blocos. No Tarrafal há quatro pistas de blocos a serem abastecidos, duas em Chão Bom e duas na Vila do Tarrafal. Fig.4- Degradação ambiental provocada pela exploração de piroclastos do Monte grande A exploração que se faz é a tradicional, onde as pessoas correm muitos riscos, principalmente na época das chuvas, onde pode haver desabamento de terras e blocos. Também o equipamento e os materiais utilizados são rudimentares. Na extracção utiliza-se pá, balde, carrinho, picareta, garfo, etc. Essa exploração é da inteira responsabilidade das pessoas que a fazem, a Câmara Municipal não licencia a exploração AREIA A exploração de areia é, sem qualquer sombra de dúvida, a actividade mais crítica no domínio de extracção de georecursos. A areia é uma rocha sedimentar constituída por partículas com granulação inferior a 2mm de diâmetro.

32 32 Em Cabo Verde encontrámos dois tipos de areia, uma de cor escura que é a areia basáltica (originada a partir da erosão do basalto) outra de cor clara que é a areia calcária (originada a partir da erosão do calcário). A extracção de areia representa uma actividade que envolve um ambiente muito complexo, pois pode provocar desequilíbrios ambientais irreversíveis a curto, médio e longo prazos. A extracção feita tanto nas praias como nos leitos das ribeiras, provocam desequilíbrios dos processos biológicos tanto na flora como na fauna, bem como na criação de condições de salinização do meio terrestre ( intrusão salina). Fig.5 -Mulheres apanhando areia na Ribeira das Pratas, Tarrafal ilha de Santiago A extracção de areia, como se constata, interfere directa ou indirectamente sobre as características ambientais da área, como a remoção da cobertura vegetal que provoca a desagregação dos solos, com consequentes danos do meio físico, que por sua vez facilita os processos de inundação bem como as acções erosivas, a poluição hídrica, sonora e atmosférica. Portanto, é notório as suas consequências nos vales e terrenos antes bastante produtivos, que se tornaram improdutivos, com impacte directo sobre os rendimentos das populações rurais e na segurança alimentar no país. Por outro lado, apanha de areia nas linhas de água e na orla marítima estão sendo realizadas de uma forma desproporcional, contribuindo assim para facilitar o processo de intrusão salina, destruição de habitat, e consequentemente desaparecimento de algumas espécies.

33 BRITA A procura da areia e brita tem vindo a aumentar a nível nacional. Um dos grandes problemas ecológicos da sociedade cabo-verdiana contemporânea é a extracção de areia e britas nas praias com consequências nefastas para os nichos ecológicos de espécies marinhas e aves, bem como para a paisagem natural. È necessário que haja uma alternativa para impedir as consequências desagradáveis dessa actividade. Devido ao ritmo acelerado do crescimento populacional na ilha de Santiago, o ritmo de construção civil aumentou. Por isso, convém realçar que o consumo de brita variou de toneladas para toneladas de 1985 a 1995, e que no mesmo período o consumo de areia varia de toneladas para toneladas. O consumo associado de britas e areia foi de toneladas em 1985 e toneladas em Ainda prevê-se, portanto, que o consumo de georecursos venha aumentar cada vez mais num horizonte muito curto. Em relação ao Tarrrafal pode-se observar o estado degradado da ribeira do Chão Bom e das praias, devido a extracção que se fazem de uma forma desorganizada. O objectivo dessa prática é arranjar meios de sobrevivência e material para construção das casas. Na ribeira de Chão Bom todas as pessoas têm a liberdade de fazer a exploração, tendo em conta que é um meio de sobrevivência, esquecendo-se do impacte ambiental que essa prática possa vir a ocorrer. Fig.6 estado de exploração no leito de uma ribeira, Chão-Bom - Tarrafal - ilha de Santiago È necessário tomar as medidas certas e no tempo certo para impedir essas práticas,;uma das medidas é a implantação da indústria mecânica de britagem que poderá constituir uma alternativa credível na solução da apanha de brita, contribuindo de forma

34 34 positiva na recuperação dos espaços actualmente degradados, concertando, deste modo, a dinâmica do sector das construções de imobiliárias com o funcionamento ambiental. Por outro lado, a constituição de pedreiras, como indústria de georecursos (inertes), poderá lançar no mercado de construção civil algum material com qualidade e características, embora diferentes, em termos de granulometria, daqueles que são recolhidos nas praias. 4.4.BASALTO O basalto é uma rocha magmática vulcânica, que pertence predominantemente a formação do Pico de Antónia (PA), formação de Assomada. Em Cabo Verde é a rocha mais abundante, e o seu modo de jazida, facilita a sua extracção. Por isso é uma das rochas mais exploradas em Cabo Verde. No concelho de Tarrafal, na entrada do Mangue podemos observar uma pedreira em que se faz a extracção do basalto. Faz-se a extracção de uma forma tradicional, sem utilização de explosivos nem máquinas, devido ao seu modo de jazida dijunção colunar, que facilita a sua extracção. As pessoas que fazem a extracção, não tem recursos para compra de materiais adequados, utilizam martelo, picareta, pá etc. Se extraí-se uma pequena quantidade de material que é vendido às próprias pessoas da vila. Fig.7- Dejunção colunar modo de jazida explorado na pedreira localizada no Mangue. A localização da pedreira não é adequada porque fica perto das casas, o que não é aconselhável, devido aos problemas que pode causar a população, como o ruído, as poeiras a deformação na paisagem visual, etc.

35 35 As autoridades competentes, muitas vezes não tomam uma iniciativa para acabar com essas práticas porque vêm isso como um meio de sobrevivência para os que executam tais acções ASPECTOS AMBIENTAIS RELACIONADOS COM A EXPLORAÇÃO DE GEORECURSOS O crescente aumento das necessidades de georecursos para a construção civil provocou um aumento progressivo na exploração de pedreira, tornando cada vez mais agravante o problema que esta constitui para o meio ambiente. Os impactes ambientais negativos associados à exploração de pedreiras podem ocorrer nas seguintes fases: Antes da exploração; Durante a exploração; Após a exploração; A existência de uma pedreira provoca sempre problemas ambientais relacionados com: O solo; Agricultura, Alteração das linhas de água, Ocupação humana Destruição da paisagem. A exploração provoca sempre perturbações nas fases preliminares, nomeadamente, pela destruição do coberto vegetal e pela remoção de terras de cobertura, em alguns casos, o seu desaparecimento, estando frequentemente, associados a estas acções efeitos ambientais negativos, nomeadamente, a nível do ruído, produção de poeiras e afectação da rede de drenagem superficial etc. No decorrer da exploração o uso de equipamentos de extracção e a ocorrência de explosões em muitos casos não adequados provocam, muitas vezes, impactes ambientais negativos pela produção de níveis de ruído incómodos e pelas vibrações nas áreas envolventes, que se acentuam nos casos em que há ocupação humana.

36 36 Durante a exploração, há produção de poeiras associada ao processo de extracção e ao intenso movimento dos camiões de transporte dos materiais na área afectada. São também impactes negativos que, frequentemente, caracterizam esta fase pelos efeitos nefastos nas populações, vegetação e linhas de água etc. Pode-se também considerar a ocorrência de derrames de produtos poluentes como óleos, que poderão contribuir para a poluição do solo e da água superficial e subterrânea. São, também, muito significativos os impactes visuais, com origem na exploração, pelo efeito do solo nu, depósito de materiais e equipamento. Fig.8 Degradação paisagística resultante da exploração de areia na Ribeira de Chão- Bom, Tarrafal, ilha de Santiago Após a exploração quase sempre tem-se a tendência de se abandonar o local, o que provocando impacte a nível paisagístico associado muitas vezes a geomorfologia. O abandono das frentes de exploração sem que sejam removidos os equipamentos e o edificado (oficinas e apoios sociais) e sem serem promovidos os necessários trabalhos de recuperação de solos e da paisagem. Este facto origina descontinuidade biofísica e é, também, foco provável de contaminação a vários níveis. As escavações abandonadas constituem, habitualmente, verdadeiras feridas na paisagem sendo também os impactes ambientais negativos muito significativos, associados aos inadequados usos dos antigos locais de exploração. Estes constituem, por vezes, autênticos depósitos de lixos e de resíduos diversos, bem como locais com problemas de segurança e de sinalização insuficientes ou até inexistentes. Esta última situação agudiza-se se considerarmos os desníveis topográficos.

Sugestões de avaliação. Geografia 6 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. Geografia 6 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação Geografia 6 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Associe as formas de relevo às suas características. (A) Montanhas (B) Planaltos (C) Planícies (D) Depressões ( ) Superfícies

Leia mais

Reconhecer as diferenças

Reconhecer as diferenças A U A UL LA Reconhecer as diferenças Nesta aula, vamos aprender que os solos são o resultado mais imediato da integração dos processos físicos e biológicos na superfície da Terra. A formação e o desenvolvimento

Leia mais

DANIEL DA SILVA GONÇALVES

DANIEL DA SILVA GONÇALVES 1 DANIEL DA SILVA GONÇALVES ESTUDO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS NA RIBEIRA DE PRINCIPAL Trabalho Científico apresentado ao Instituto Superior de Educação para obtenção do grau de Licenciatura em Geologia, sob

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS LEIA AS INFORMAÇÕES, CONSULTE O LIVRO PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO. 1- Quente e frio: um país de extremos O Brasil é

Leia mais

MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE RIBEIRA BRAVA E RESPECTIVAS FREGUESIAS. Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map.

MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE RIBEIRA BRAVA E RESPECTIVAS FREGUESIAS. Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map. 8. Ribeira Brava MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE RIBEIRA BRAVA E RESPECTIVAS FREGUESIAS Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map.html (adaptado) A vila de Ribeira Brava, situada no

Leia mais

SANEAMENTO AMBIENTAL I CAPTAÇÕES DE ÁGUA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITECTURA EDUARDO RIBEIRO DE SOUSA

SANEAMENTO AMBIENTAL I CAPTAÇÕES DE ÁGUA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITECTURA EDUARDO RIBEIRO DE SOUSA SANEAMENTO AMBIENTAL I CAPTAÇÕES DE ÁGUA EDUARDO RIBEIRO DE SOUSA LISBOA, SETEMBRO DE 2001 ÍNDICE DO TEXTO 1. INTRODUÇÃO... 1 2. CAPTAÇÕES DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS... 1 3. CAPTAÇÕES DE ÁGUAS SUPERFICIAIS...

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde Índice RESUMO EXECUTIVO...

Leia mais

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS 2011/2012 Geografia 7º Ano de escolaridade O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS Estado do tempo e clima Elementos e fatores do clima A ATMOSFERA: Invólucro gasoso (camada de ar) que envolve a Terra;

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas

Leia mais

CONFERÊNCIA DOS MINISTROS DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP

CONFERÊNCIA DOS MINISTROS DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP CONFERÊNCIA DOS MINISTROS DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP INTERVENÇÃO DO SENHOR EMBAIXADOR DOMINGOS DIAS PEREIRA MASCARENHAS, CHEFE DA DELEGAÇÃO, SOBRE O TEMA CENTRAL OS DESAFIOS

Leia mais

Ecologia para Aldeias de Pesquisa para a Paz

Ecologia para Aldeias de Pesquisa para a Paz Ecologia para Aldeias de Pesquisa para a Paz O Centro de Pesquisa para a Paz Tamera está a desenvolver um modelo de grande escala para renaturalização da paisagem e produção de alimentos em cooperação

Leia mais

Posição da SPEA sobre a Energia Eólica em Portugal. Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Posição da SPEA sobre a Energia Eólica em Portugal. Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves Posição da SPEA sobre a Energia Eólica em Portugal Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves 1. Introdução A energia eólica é a fonte de energia que regista maior crescimento em todo o mundo. A percentagem

Leia mais

FUVEST Resolvida 12/Janeiro/2016

FUVEST Resolvida 12/Janeiro/2016 pra quem faz questão das melhores faculdades Resolvida 12/Janeiro/2016 2 a Fase - 3 o Dia - Geografia Observe o mapa a seguir. Considere o trabalho análogo à escravidão no meio rural brasileiro. a) Indique

Leia mais

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA E DO PERCURSO DO RIO PINHÃO RESUMO

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA E DO PERCURSO DO RIO PINHÃO RESUMO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA E DO PERCURSO DO RIO PINHÃO Ana Maria ALENCOÃO 1 ; Martim R. PORTUGAL FERREIRA 2 RESUMO Na região de Trás-os-Montes e Alto Douro (NE de Portugal)

Leia mais

Questões Climáticas e Água

Questões Climáticas e Água Questões Climáticas e Água Material de apoio para Monitoria 1. (UNICAMP-2012) O mapa abaixo indica a ocorrência de queda de neve na América do Sul. Observe o mapa e responda às questões. a) Que fatores

Leia mais

Síntese dos conteúdos mais relevantes

Síntese dos conteúdos mais relevantes Síntese dos conteúdos mais relevantes Nos últimos Censos de 2001, o Concelho da Lourinhã contabilizou 23 265 habitantes, reflectindo uma evolução de + 7,7% face a 1991. Em termos demográficos, no Concelho

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS AMBIENTES MARINHOS

CLASSIFICAÇÃO DOS AMBIENTES MARINHOS CLASSIFICAÇÃO DOS AMBIENTES MARINHOS Introdução Os oceanos ocupam cerca de 71% da superfície da Terra As partes mais profundas atingem quase 11000 metros Profundidade média dos oceanos é 3800 m. Volume

Leia mais

A TERRA ONTEM, HOJE E AMANHÃ

A TERRA ONTEM, HOJE E AMANHÃ 8-6-2012 TEMA III A TERRA ONTEM, HOJE E AMANHÃ Ano Lectivo 2011/2012 Geologia Joana Pires nº15 12ºB Glaciares Os glaciares são massas de gelo que se originam á superfície terrestre devido à acumulação,

Leia mais

GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL

GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL 1. Posição e situação geográfica. O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do Brasil, localiza-se no extremo sul do país. Tem um território de 282.062 km 2, ou seja,

Leia mais

COMUNIDADE CABO-VERDIANA EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE

COMUNIDADE CABO-VERDIANA EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE COMUNIDADE CABO-VERDIANA EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE 1. BREVE CARACTERIZAÇÃO Cabo Verde é considerado uma Nação disporizada, pois a sua história está marcada pela emigração. Estima-se que actualmente residam

Leia mais

Boas práticas ambientais e melhores técnicas disponíveis na industria extractiva

Boas práticas ambientais e melhores técnicas disponíveis na industria extractiva centro tecnológico da cerâmica e do vidro coimbra portugal Boas práticas ambientais e melhores técnicas disponíveis na industria extractiva C. M. Porto Mós M s 24/02/2010 25022010 1 centro tecnológico

Leia mais

ESTUDO DA MORFODINÂMICA E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS NO SEMIÁRIDO

ESTUDO DA MORFODINÂMICA E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS NO SEMIÁRIDO ESTUDO DA MORFODINÂMICA E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS NO SEMIÁRIDO Ana Karolina de Oliveira Sousa (1); Antônio Sávio Magalhaes de Sousa (2); Maria Losângela Martins de Sousa (3); Eder

Leia mais

O IEFP e o INE divulgam os dados do Inquérito ao Emprego 2006 Desemprego em Queda

O IEFP e o INE divulgam os dados do Inquérito ao Emprego 2006 Desemprego em Queda O IEFP e o INE divulgam os dados do Inquérito ao Emprego 2006 Desemprego em Queda O emprego em Cabo Verde entrou definitivamente na agenda do desenvolvimento. Os resultados que agora se divulgam visam

Leia mais

I Revisão do. Caracterização biofísica. Leiria

I Revisão do. Caracterização biofísica. Leiria I Revisão do Plano Director Municipal de Caracterização biofísica Leiria Volume II 2004 1. ECOZONAS Ao percorrer o concelho de Leiria de Norte para Sul e de Este para Oeste a paisagem varia. Uma imagem

Leia mais

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA FÍSICA 01. Três especialistas fizeram afirmações sobre a produção de biocombustíveis. Para eles, sua utilização é importante, pois estes combustíveis.

Leia mais

Morfologia do Terreno

Morfologia do Terreno Conferência Internacional ESTRUTURA ECOLÓGICA NACIONAL CONCEITOS E DELIMITAÇÃO Auditório da Torre do Tombo, 22 de Novembro de 2013 Morfologia do Terreno Natália Cunha Manuela Raposo Magalhães Maria Manuela

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL. Resumo Não Técnico

ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL. Resumo Não Técnico ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL Resumo Não Técnico PEDREIRA DA PEDRINHA II Julho de 2011 GEOTROTA Unipessoal Lda Quinta do Castanheiro, Canada dos Caracóis, nº3, 9600-059 Pico da Pedra Tel./Fax: 296498259

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo Turismo Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma, dos Açores Com a intenção de contrariar a desertificação, fenómeno preocupante nas ilhas pequenas com especial incidência na

Leia mais

4. PRINCÍPIOS DE PLANEAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS

4. PRINCÍPIOS DE PLANEAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS 4. PRINCÍPIOS DE PLANEAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS A abordagem estratégica que se pretende implementar com o Plano Regional da Água deverá ser baseada num conjunto de princípios nucleares que, sendo unanimemente

Leia mais

Problemas na Utilização da Água (poluição )

Problemas na Utilização da Água (poluição ) Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa Problemas na Utilização da Água (poluição ) Disciplina: Geografia (módulo 3) Docente: Sandra Mendes Discente: Mariana Alfaiate 2007 2008 Índice Introdução

Leia mais

Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto

Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto Autores: Emílio Rodrigues Versiani Junior 1 Geraldo Aristides Rabelo Nuzzi Andréa Rodrigues Fróes Resumo O Projeto

Leia mais

ASPECTOS SOBRE SISTEMAS DE DRENAGEM EM PEDREIRAS A CÉU ABERTO

ASPECTOS SOBRE SISTEMAS DE DRENAGEM EM PEDREIRAS A CÉU ABERTO ASPECTOS SOBRE SISTEMAS DE DRENAGEM EM PEDREIRAS A CÉU ABERTO Mário J. N. Bastos Engenheiro de Minas INTRODUÇÃO A drenagem de águas superficiais é uma das operações auxiliares mais importantes nas pedreiras

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA UFRGS 2010

PROVA DE GEOGRAFIA UFRGS 2010 PROVA DE GEOGRAFIA UFRGS 2010 51. Ainda é 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do Ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DO CANAL INTERNET AT 2014

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DO CANAL INTERNET AT 2014 AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DO CANAL INTERNET AT Março 2015 AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES CANAL INERNET AT AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DO CANAL INTERNET AT Autoridade

Leia mais

AUTORES: TELES, Maria do Socorro Lopes (1); SOUSA, Claire Anne Viana (2)

AUTORES: TELES, Maria do Socorro Lopes (1); SOUSA, Claire Anne Viana (2) Saneamento Ambiental na periferia da cidade de Santana do Cariri/CE Brasil AUTORES: TELES, Maria do Socorro Lopes (1); SOUSA, Claire Anne Viana (2) INSTITUIÇÃO(ÕES): (1) Universidade Regional do Cariri

Leia mais

Jornal Brasileiro de Indústrias da Biomassa Biomassa Florestal no Estado de Goiás

Jornal Brasileiro de Indústrias da Biomassa Biomassa Florestal no Estado de Goiás Jornal Brasileiro de Indústrias da Biomassa Biomassa Florestal no Estado de Goiás O Estado de Goiás está situado na Região Centro-Oeste do Brasil e, segundo dados oficiais, ocupa área territorial de 340.111,783

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 Institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da

Leia mais

Consulta pública. Sistema de Cobertura do Risco de Fenómenos Sísmicos

Consulta pública. Sistema de Cobertura do Risco de Fenómenos Sísmicos MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Consulta pública Sistema de Cobertura do Risco de Fenómenos Sísmicos - Fundo Sísmico - Fundo de Solidariedade Outubro de 2010 1 ÍNDICE 1. Enquadramento

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00. 1. Conceitos Básicos

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00. 1. Conceitos Básicos UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00 1. Conceitos Básicos a) unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes,

Leia mais

O ACOMPANHAMENTO TÉCNICO COMO CONTRIBUTO PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA

O ACOMPANHAMENTO TÉCNICO COMO CONTRIBUTO PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA O ACOMPANHAMENTO TÉCNICO COMO CONTRIBUTO PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA Guerreiro, Humberto Eng. de Minas - Visa Consultores, S.A., Oeiras. 1. INTRODUÇÃO Na exploração de minas e

Leia mais

Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização

Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização 1. Introdução O presente questionário ajudá-lo-á a reflectir sobre os esforços desenvolvidos pela sua empresa no domínio da responsabilidade empresarial,

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 19 VEGETAÇÃO EURO-AMERICANA

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 19 VEGETAÇÃO EURO-AMERICANA GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 19 VEGETAÇÃO EURO-AMERICANA Como pode cair no enem? (ENEM) Sabe-se que uma área de quatro hectares de floresta, na região tropical, pode conter cerca de 375 espécies de plantas

Leia mais

O Código Florestal, Mudanças Climáticas e Desastres Naturais em Ambientes Urbanos

O Código Florestal, Mudanças Climáticas e Desastres Naturais em Ambientes Urbanos O Código Florestal, Mudanças Climáticas e Desastres Naturais em Ambientes Urbanos Carlos A. Nobre Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento - SEPED Ministério de Ciência, Tecnologia

Leia mais

Figura 1: Localização da Praia de Panaquatira. Fonte: ZEE, Adaptado Souza, 2006.

Figura 1: Localização da Praia de Panaquatira. Fonte: ZEE, Adaptado Souza, 2006. CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLOGICA E PA COSTEIRA DE PANAQUATIRA, MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA SOUZA, U.D.V¹ ¹NEPA/UFMA, e-mail: ulissesdenache@hotmail.com PEREIRA, M. R. O² ²UFMA, e-mail: mayrajany21@yahoo.com.br

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

DIFERENÇAS TÉRMICAS OCASIONADAS PELA ALTERAÇÃO DA PAISAGEM NATURAL EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO - JUIZ DE FORA, MG.

DIFERENÇAS TÉRMICAS OCASIONADAS PELA ALTERAÇÃO DA PAISAGEM NATURAL EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO - JUIZ DE FORA, MG. DIFERENÇAS TÉRMICAS OCASIONADAS PELA ALTERAÇÃO DA PAISAGEM NATURAL EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO - JUIZ DE FORA, MG. Resumo Cristina Silva de Oliveira¹ (UFJF³, chrisoliveira.jf@gmail.com) Daiane Evangelista

Leia mais

Tema: INCÊNDIO FLORESTAL EM MONTE TCHOTA NO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS EM CABO VERDE Estudo de caso 23-25 DE ABRIL DE 2014

Tema: INCÊNDIO FLORESTAL EM MONTE TCHOTA NO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS EM CABO VERDE Estudo de caso 23-25 DE ABRIL DE 2014 Tema: INCÊNDIO FLORESTAL EM MONTE TCHOTA NO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS EM CABO VERDE Estudo de caso 23-25 DE ABRIL DE 2014 Início intervenção Muito obrigado! Exmo. Sr. Presidente da UCCLA (Dr. Victor Ra..

Leia mais

Capítulo 5 A Geografia da União Europeia

Capítulo 5 A Geografia da União Europeia Capítulo 5 A Geografia da União Europeia A Europa é um Continente? América Do Norte EUROPA Ásia OCEANO ÁRTICO América Central África OCEANO PACÍFICO América do Sul OCEANO ATLÂNTICO OCEANO ÍNDICO Oceania

Leia mais

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO relatório de contas 2 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS 3 4 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS POR NATUREZAS DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

Levantamento Concelhio das pessoas em situação de semabrigo

Levantamento Concelhio das pessoas em situação de semabrigo Levantamento Concelhio das pessoas em situação de semabrigo em Santo Tirso Introdução No ano de 2004 foi realizado, pela Câmara Municipal de Santo Tirso, o diagnóstico social do concelho, não tendo no

Leia mais

EFICIÊNCIA HÍDRICA. Relatório de experiência realizada no Colégio xxxxxxxxx de Campo de Ourique. Experiência de 13/09 a 09/11 de 2010

EFICIÊNCIA HÍDRICA. Relatório de experiência realizada no Colégio xxxxxxxxx de Campo de Ourique. Experiência de 13/09 a 09/11 de 2010 EFICIÊNCIA HÍDRICA Relatório de experiência realizada no Colégio xxxxxxxxx de Campo de Ourique Experiência de 13/09 a 09/11 de 2010 Novembro de 2010 1. Introdução A água é um bem essencial à vida e indispensável

Leia mais

8 de Março 2011- E urgente acabar com as discriminações que a mulher continua sujeita em Portugal Pág. 2

8 de Março 2011- E urgente acabar com as discriminações que a mulher continua sujeita em Portugal Pág. 2 8 de Março 2011- E urgente acabar com as discriminações que a mulher continua sujeita em Portugal Pág. 1 A SITUAÇÃO DA MULHER EM PORTUGAL NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER DE 2011 RESUMO DESTE ESTUDO No dia

Leia mais

AVALIAÇÃO DO EFEITO DO PAVIMENTO NO RUÍDO DE TRÁFEGO RODOVIÁRIO.

AVALIAÇÃO DO EFEITO DO PAVIMENTO NO RUÍDO DE TRÁFEGO RODOVIÁRIO. AVALIAÇÃO DO EFEITO DO PAVIMENTO NO RUÍDO DE TRÁFEGO RODOVIÁRIO. CARLOS GUERRA AUTO-ESTRADAS DO ATLANTICO, S.A.. FERNANDO PALMA RUIVO DIRECTOR TÉCNICO, CERTIPROJECTO, Lda. DIVISÃO DE ACÚSTICA APLICADA

Leia mais

EB 2,3 do Cadaval Planificação Anual Geografia 3º Ciclo 7º Ano Ano Lectivo 2006/2007. A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES A Geografia e a paisagem

EB 2,3 do Cadaval Planificação Anual Geografia 3º Ciclo 7º Ano Ano Lectivo 2006/2007. A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES A Geografia e a paisagem EB 2,3 do Cadaval Planificação Anual Geografia 3º Ciclo 7º Ano Ano Lectivo 2006/2007 A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES A Geografia e a paisagem A Geografia e a paisagem Identificar o objecto de estudo

Leia mais

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Exmas. e Exmos. Deputados, Exma. e Exmos. Membros do Governo Regional,

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Exmas. e Exmos. Deputados, Exma. e Exmos. Membros do Governo Regional, Ilhas da Coesão Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Exma. e Exmos. Membros do Governo Regional, As Ilhas da Coesão são um conceito recentemente introduzido no dicionário

Leia mais

Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes

Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes Iolanda Évora Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes Apresentado no II Fórum Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis Viana do Castelo25-26 de Outubro

Leia mais

Rotas de aprendizagem - Projetos

Rotas de aprendizagem - Projetos Página1 Rotas de aprendizagem - Projetos Domínio - A Terra: Estudos e Representações Subdomínio: A e o Território 1/2 Quinzenas (Inicio: 1.º período) 1) Reconhecer a como a ciência que estuda os territórios

Leia mais

Avaliação da ocupação e uso do solo na Região Metropolitana de Goiânia GO.

Avaliação da ocupação e uso do solo na Região Metropolitana de Goiânia GO. Avaliação da ocupação e uso do solo na Região Metropolitana de Goiânia GO. Marcos Vinícius Alexandre da SILVA Instituto de Estudos Sócio-Ambientais - IESA/UFG Mestrando em Geografia marcosalexandregeo@gmail.com

Leia mais

A importância das dunas frontais na avaliação da evolução da linha de costa- O caso da Praia da Manta Rota

A importância das dunas frontais na avaliação da evolução da linha de costa- O caso da Praia da Manta Rota A importância das dunas frontais na avaliação da evolução da linha de costa- O caso da Praia da Manta Rota Luís Pina Rebêlo; Pedro Oliveira Brito. Departamento de Geologia Marinha - INETI 1- Introdução

Leia mais

Prof. Charles Alessandro Mendes de Castro

Prof. Charles Alessandro Mendes de Castro ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE -NOVO CÓDIGO FLORESTAL MINEIRO LEI 20922/13 Prof. Charles Alessandro Mendes de Castro ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE(APPs) ART. 8º - São aquelas cobertas ou não por vegetação

Leia mais

SISTEMA AQUÍFERO: VIANA DO ALENTEJO ALVITO (A6)

SISTEMA AQUÍFERO: VIANA DO ALENTEJO ALVITO (A6) SISTEMA AQUÍFERO: VIANA DO ALENTEJO ALVITO (A6) Figura A6.1 Enquadramento litoestratigráfico do sistema aquífero Sistema Aquífero: Viana do Alentejo-Alvito (A6) 92 Identificação Unidade Hidrogeológica:

Leia mais

1 Introdução simulação numérica termoacumulação

1 Introdução simulação numérica termoacumulação 22 1 Introdução Atualmente o custo da energia é um dos fatores mais importantes no projeto, administração e manutenção de sistemas energéticos. Sendo assim, a economia de energia está recebendo maior atenção

Leia mais

Evolução da Terra. Geografia Prof. Cristiano Amorim

Evolução da Terra. Geografia Prof. Cristiano Amorim Evolução da Terra Geografia Prof. Cristiano Amorim Estrutura interna da Terra A estrutura interna da Terra é composta de: Litosfera (50 a 60 km de espessura). Manto (4.600 km de espessura). Núcleo (1.700

Leia mais

REDE SOCIAL L DO CONCELHO DE BRAGANÇA Parte III.7: Protecção Social e Acção Sociall

REDE SOCIAL L DO CONCELHO DE BRAGANÇA Parte III.7: Protecção Social e Acção Sociall REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA Parte III.7: Protecção Social e Acção Social Parte 3.7 protecção social E Acção social O artigo 63º da Constituição da República Portuguesa estabelece que ( ) incumbe

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA ENGENHEIRO CARLOS RODRIGUES, BLOCO N.º 4, 1º D Localidade ÁGUEDA

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA ENGENHEIRO CARLOS RODRIGUES, BLOCO N.º 4, 1º D Localidade ÁGUEDA Válido até 16/01/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA ENGENHEIRO CARLOS RODRIGUES, BLOCO N.º 4, 1º D Localidade ÁGUEDA Freguesia ÁGUEDA E BORRALHA Concelho AGUEDA GPS 40.577121, -8.439516 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

SISTEMA AQUÍFERO: CESAREDA (O24)

SISTEMA AQUÍFERO: CESAREDA (O24) SISTEMA AQUÍFERO: CESAREDA (O24) Figura O24.1 Enquadramento litoestratigráfico do sistema aquífero Cesareda Sistema Aquífero: Cesareda (O24) 348 Identificação Unidade Hidrogeológica: Orla Ocidental Bacia

Leia mais

As áreas temáticas visadas na construção da síntese de diagnóstico apresentam-se no Quadro 2.77

As áreas temáticas visadas na construção da síntese de diagnóstico apresentam-se no Quadro 2.77 2.7 síntese de diagnóstico A síntese de diagnóstico perspectiva desenhar a realidade insular de Santa Maria materializada em indicadores-chave, permitindo estabelecer a situação de referência no que concerne

Leia mais

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Na folha de respostas, indique de forma legível a versão da prova.

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Na folha de respostas, indique de forma legível a versão da prova. EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Prova Escrita de Geografia A 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Prova 719/2.ª Fase 16 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

CAPÍTULO 15 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CAPÍTULO 15 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CAPÍTULO 15 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Você já parou para pensar no que significa a palavra progresso? Pois então pense: estradas, indústrias, usinas,cidades, maquinas e muito outras coisas que ainda

Leia mais

Estudo da Viabilidade Técnica e Econômica do Calcário Britado na Substituição Parcial do Agregado Miúdo para Produção de Argamassas de Cimento

Estudo da Viabilidade Técnica e Econômica do Calcário Britado na Substituição Parcial do Agregado Miúdo para Produção de Argamassas de Cimento Estudo da Viabilidade Técnica e Econômica do Calcário Britado na Substituição Parcial do Agregado Miúdo para Produção de Argamassas de Cimento Rodrigo Cézar Kanning rckanning@yahoo.com.br Universidade

Leia mais

UNIDADE 5 AMÉRICA DO NORTE. Os Estados Unidos Tema 1

UNIDADE 5 AMÉRICA DO NORTE. Os Estados Unidos Tema 1 UNIDADE 5 AMÉRICA DO NORTE Os Estados Unidos Tema 1 ORIGEM (resumo): Formação territorial no século XVI; Independência 04/07/1776; Colônias de povoamento as treze colônias costa leste do país e se expandiu

Leia mais

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA GRUPO DE GEOGRAFIA ANO LECTIVO 2007/2008 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS 9º ANO Tema 4: Actividades Económicas Actividade industrial - Definir indústria; - Distinguir indústrias

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos 2ª ETAPA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos 2ª ETAPA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos PAAES - Programa de Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior

Leia mais

GEOGRAFIA Professores: Ronaldo e Marcus

GEOGRAFIA Professores: Ronaldo e Marcus GEOGRAFIA Professores: Ronaldo e Marcus Comentário Geral Prova com estruturação clássica com divisão entre questões de geografia física, econômica e humana com maior peso para os conceitos envolvendo o

Leia mais

ABERTIS LOGÍSTICA INICIA A CONSTRUÇÃO DO ABERTIS LOGISTICSPARK LISBOA

ABERTIS LOGÍSTICA INICIA A CONSTRUÇÃO DO ABERTIS LOGISTICSPARK LISBOA Dossier de imprensa Comunicação Tel. +34 93 230 50 94 / +34 93 230 51 85 Tel. +34 91 563 66 26 comunicacion@abertislogistica.com ABERTIS LOGÍSTICA INICIA A CONSTRUÇÃO DO ABERTIS LOGISTICSPARK LISBOA O

Leia mais

Violações das regras do ordenamento do território Habitação não licenciada num parque natural. 11-07-2011 EFA S13 Pedro Pires

Violações das regras do ordenamento do território Habitação não licenciada num parque natural. 11-07-2011 EFA S13 Pedro Pires Violações das regras do ordenamento do território Habitação não licenciada num parque natural 11-07-2011 EFA S13 Pedro Pires CLC UFCD6 Pedro Pires Processo nº21359 EFA S13 Violações das regras do ordenamento

Leia mais

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004)

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004) TÍTULO: Atmosferas explosivas risco de explosão AUTORIA: Paula Mendes PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004) INTRODUÇÃO A protecção contra

Leia mais

ORIENTAÇÃO. Para a orientação recorremos a certas referências. A mais utilizada é a dos pontos cardeais: Norte Sul Este Oeste

ORIENTAÇÃO. Para a orientação recorremos a certas referências. A mais utilizada é a dos pontos cardeais: Norte Sul Este Oeste 1 ORIENTAÇÃO A orientação é o processo que permite determinar a nossa posição na superfície terrestre e a direcção a tomar para atingirmos um local para onde nos queiramos dirigir. Para a orientação recorremos

Leia mais

Escola do Campus da Caparica Ano Lectivo 2006/2007 Ciências Naturais 9º Ano. Nome: N.º: Turma:

Escola do Campus da Caparica Ano Lectivo 2006/2007 Ciências Naturais 9º Ano. Nome: N.º: Turma: Escola do Campus da Caparica Ano Lectivo 2006/2007 Ciências Naturais 9º Ano Teste de avaliação = Alterações climáticas Duração 90 min. Nome: N.º: Turma: O teste é constituído por 3 grupos: Grupo I 15 questões

Leia mais

5.7 Murtosa. 5.6.4.4 Tarifário de água O Quadro 5.66 apresenta o tarifário da água da rede de abastecimento público no concelho de Mira.

5.7 Murtosa. 5.6.4.4 Tarifário de água O Quadro 5.66 apresenta o tarifário da água da rede de abastecimento público no concelho de Mira. 5.6.4.3 Tratamento de água para consumo humano A água captada pela Câmara (captação da Lagoa) é sujeita a tratamento de filtragem e cloragem. 5.6.4.4 Tarifário de água O Quadro 5.66 apresenta o tarifário

Leia mais

O IMPACTO DA DESCENTRALIZAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL A EXPERIÊNCIA DE CABO VERDE

O IMPACTO DA DESCENTRALIZAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL A EXPERIÊNCIA DE CABO VERDE O IMPACTO DA DESCENTRALIZAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL A EXPERIÊNCIA DE CABO VERDE 1. CARACTERIZAÇÃO DE CABO VERDE 1.1 Aspectos físicos f e demográficos Situado no Oceano Atlântico, a cerca

Leia mais

ANALISE DE PERDA DE SOLO EM DIFERENTES RELEVOS NO SEMIÁRIDO CEARENSE

ANALISE DE PERDA DE SOLO EM DIFERENTES RELEVOS NO SEMIÁRIDO CEARENSE ANALISE DE PERDA DE SOLO EM DIFERENTES RELEVOS NO SEMIÁRIDO CEARENSE Sebastião Cavalcante de Sousa (1); Rafaela Alves de Melo (1); Francisco Ramon da Cunha Alcantara (2) (Universidade Federal do Cariri,

Leia mais

MANIFESTO VERDE. Açores Sustentáveis. Uma Voz Ecologista na Assembleia Legislativa dos Açores. Eleições para a Assembleia Legislativa

MANIFESTO VERDE. Açores Sustentáveis. Uma Voz Ecologista na Assembleia Legislativa dos Açores. Eleições para a Assembleia Legislativa Eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos AÇORES MANIFESTO VERDE Uma Voz Ecologista na Assembleia Legislativa dos Açores Pela Produção e Consumo de Produtos Locais e Regionais Pela

Leia mais

Classificação de Aroldo de Azevedo

Classificação de Aroldo de Azevedo GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo O relevo brasileiro apresenta grande variedade morfológica (de formas), como serras, planaltos, chapadas, depressões, planícies e outras, - resultado da ação, principalmente,

Leia mais

Certificado Energético Pequeno Edifício de Comércio e Servicos IDENTIFICAÇÃO POSTAL

Certificado Energético Pequeno Edifício de Comércio e Servicos IDENTIFICAÇÃO POSTAL Válido até 09/09/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA DO SOBREIRO, 290, LOJA AC-56 Localidade SENHORA DA HORA Freguesia SÃO MAMEDE DE INFESTA E SENHORA DA HORA Concelho MATOSINHOS GPS 41.191499, -8.652745

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

Rede Social PRÉ DIAGNÓSTICO PARTICIPADO

Rede Social PRÉ DIAGNÓSTICO PARTICIPADO PRÉ DIAGNÓSTICO PARTICIPADO PRÉ DIAGNÓSTICO SOCIAL PARTICIPADO CONCELHO DE FAFE Com este documento pretende-se, antes de mais, efectuar uma breve e sucinta caracterização do Concelho de Fafe seguido de

Leia mais

LIGHT STEEL FRAMING. Em Portugal o sistema é vulgarmente conhecido por Estrutura em Aço Leve.

LIGHT STEEL FRAMING. Em Portugal o sistema é vulgarmente conhecido por Estrutura em Aço Leve. Light Steel Framing PORTEFÓLIO 2 QUEM SOMOS A INSIDEPLAN foi criada com o intuito de responder às exigências do mercado no âmbito da prestação de serviços a nível de projecto e obra. Na execução de projectos

Leia mais

Oportunidades do Aproveitamento da Biomassa Florestal

Oportunidades do Aproveitamento da Biomassa Florestal A Biomassa Florestal, energia e desenvolvimento rural Universidade Católica do Porto Oportunidades do Aproveitamento da Biomassa Florestal Centro de Biomassa para a Energia 1 O QUE É A BIOMASSA? De acordo

Leia mais

Jonathan Kreutzfeld RELEVO BRASILEIRO E FORMAS

Jonathan Kreutzfeld RELEVO BRASILEIRO E FORMAS Jonathan Kreutzfeld RELEVO BRASILEIRO E FORMAS RELEVO BRASILEIRO FORMAS DO RELEVO BRASILEIRO Escudos cristalinos: 36% Bacias sedimentares: 64% Escudos Cristalinos - Armazenamento de jazidas minerais -

Leia mais

Colégio Salesiano Dom Bosco GEOGRAFIA Prof. Daniel Fonseca 6 ANO. Capítulo 7 Formas, Relevos e solos da Terra

Colégio Salesiano Dom Bosco GEOGRAFIA Prof. Daniel Fonseca 6 ANO. Capítulo 7 Formas, Relevos e solos da Terra Colégio Salesiano Dom Bosco GEOGRAFIA Prof. Daniel Fonseca 6 ANO Capítulo 7 Formas, Relevos e solos da Terra O que é relevo? O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta,

Leia mais

Anexo 2 - Avaliação de necessidades de formação em H.S.T.

Anexo 2 - Avaliação de necessidades de formação em H.S.T. Anexo 2 - Avaliação de necessidades de formação em H.S.T. 54 3Inquérito às necessidades de formação profissional em higiene e segurança do trabalho 59 Inquérito às necessidades de formação profissional

Leia mais

TIPOLOGIA SÓCIO-ECONÓMICA DA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA

TIPOLOGIA SÓCIO-ECONÓMICA DA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA Informação à Comunicação Social 3 de Fevereiro de 2000 TIPOLOGIA SÓCIO-ECONÓMICA DA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA Introdução Este estudo procura caracterizar as estruturas territoriais na Área Metropolitana

Leia mais

UVW 9. SÍNTESE DE IMPACTES

UVW 9. SÍNTESE DE IMPACTES 9. SÍNTESE DE IMPACTES Um dos objectivos fundamentais deste Estudo de Ambiental é o de identificar os impactes diferenciais da utilização de RIP como combustíveis alternativos. Assim, a existência ou não

Leia mais

Questão 13 Questão 14

Questão 13 Questão 14 Questão 13 Questão 14 Observe a paisagem da cidade do Rio de Janeiro para responder à questão. O mapa representa dois graves problemas ambientais no Brasil. Identifique-os seqüencialmente: Assinale a alternativa

Leia mais

Geografia Geral: Econômica Vestibulares 2015-2011 - UNICAMP

Geografia Geral: Econômica Vestibulares 2015-2011 - UNICAMP Geografia Geral: Econômica Vestibulares 2015-2011 - UNICAMP 1. (Unicamp 2015) a) Apresente dois fatores explicativos para a difusão das zonas francas no mundo contemporâneo. b) Mencione a principal Zona

Leia mais