Com fazer uma pesquisa

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Com fazer uma pesquisa"

Transcrição

1 Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo Como elaborar um trabalho escolar Com fazer uma pesquisa (Elaborado por Manuel Rodrigues)

2 Tenho de fazer um trabalho sobre... Como e por onde começar?? Onde encontrar a informação necessária? O que fazer com a informação obtida? Como organizar e apresentar a informação recolhida? Como apresentar um trabalho escrito?

3 ETAPAS DO TRABALHO ESCOLAR 1.ª 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª Definição e planificação da tarefa Estratégias de pesquisa da informação Localização e acesso à informação Utilização da informação Produção da síntese Avaliação

4 1.ª - Definição e planificação da tarefa Definir com clareza o tema (Evitar definir um tema muito vasto) Definir a modalidade do trabalho em função do seu objetivo (Fazer um trabalho escrito? Fazer um relatório? Fazer uma biografia) Apresentar um determinado tema na aula? Definir a forma de apresentação do trabalho (Powerpoint, cartaz, desdobrável, trabalho escrito com x páginas, etc.) Planificar as tarefas (Estabelecer o tempo máximo para cada uma das etapas do trabalho) O apoio do professor é essencial: este deverá fornecer ao alunpo um guião com o tema, método de trabalho, fontes de informação, modalidade de apresentação do produto final, prazo para a execução e critérios de avaliação.

5 2.ª - Estratégias de pesquisa da informação Tendo em conta o tema definido, onde e como procurar a informação? Dicionários para conhecer o sentido das palavras Enciclopédias para obter uma visão geral do assunto Livros para aprofundar o tema Revistas/jornais para aceder a artigos mais específicos e atuais Entrevistas e inquéritos para recolher opiniões e estatísticas Internet para obter informação geral e imagens N.B. Há mais vida para além da internet! Será de grande utilidade definir uma estratégia para aceder à informação, às fontes. Para o efeito o aluno deverá pedir apoio ao professor e aos técnicos da biblioteca. Deverá ajustar a planificação, de acordo com o tempo de que dispõe para a consulta das fontes.

6 SABIA QUE... A informação publicada durante uma semana no Jornal The New York Times é superior àquela que uma pessoa do século XVIII, relativamente bem informada, adquiria em toda a sua vida? A informação produzida no ano passado foi superior à criada durante os últimos cinco mil anos? Cada ano que passa a informação duplica relativamente ao ano anterior?

7 Como evoluíram as fontes de informação? Manuel Rodrigues

8 3.ª - Localização e acesso (à informação) Definida a estratégia de acesso à informação o aluno acederá à informação existente nos suportes identificados. É importante identificar palavras-chave para que a pesquisa seja produtiva. 4.ª - Utilização da informação Recolher a informação Consultar, analisar e registar: tirar notas, fazer esquemas, gráficos, quadros, comentários e pequenas sínteses. Sempre que seja registado algo que foi retirado direta ou indiretanente das fontes (uma ideia, um parágrafo, uma imagem), deve-se registar o respetivo autor.

9 5.ª - Produção da síntese A informação recolhida deve ser organizada usando os registos elaborados e de acordo com a finalidade do trabalho e do modo de apresentação definido na planificação do trabalho. Na planificação devem estar previamente definidos a modalidade de apresentação e os recursos a utilizar. Importante: é fundamental agir intelectualmente de forma honesta, isto é referir os autores das ideias, frases, imagens ou outros dados integrados no trabalho. As referências poderão ser feitas em notas de rodapé e/ou na bibliografia. N.B. O aluno não deve limitar-se a copiar textos retirados da internet, dando-lhe um formato diferente! A bibliografia deve ser apresentada corretamente, isto é de acordo com as normas internacionalmente estabelecidas.

10 1. Apresentação formal: Qualquer trabalho, independentemente da disciplina a que se destina, deve ter a mesma estrutura formal. Em função do tema varia o conteúdo, mas não a sua forma. 2. Estilo: Deve haver coerência no trabalho, usando-se do princípio ao fim, apenas um dos seguintes estilos: Plural majestático analisamos, concluímos Estilo pessoal pretendo, procurei, concluí Estilo impessoal fez-se, procurou-se, concluiu-se

11 3. Redação: Não utilizar períodos longos Fazer parágrafo com frequência Não usar reticências ou pontos de exclamação Definir, sempre, um termo quando é utilizado pela primeira vez No final da redação, verificar se outra pessoa compreende o que foi escrito.

12 4. Formatação/apresentação gráfica: Todos os trabalhos devem ser apresentados em folhas brancas de tamanho A4. A capa pode ser de outra cor e do tipo de papel que se julgar adequado; No texto, a letra deve ser de tamanho 12 e os tipos de letra mais indicados são: Times New Roman, Arial e Book Antiqua. Nos títulos e na capa, o tamanho de letra pode ser um pouco maior, 14; O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 ou 2 espaços; Todo o trabalho deve ser paginado;

13 4. Formatação/apresentação gráfica: (continuação) A capa não é incluída para efeitos de numeração; A paginação só deve ser visível a partir da Introdução, mas todas as páginas anteriores, com exceção da capa, devem ser contadas; Depois do Sumário, as páginas do trabalho podem ter um cabeçalho, na margem superior direita, com o título do trabalho; A numeração das figuras e dos quadros é feita em numeração árabe, mas é independente, isto é, há uma numeração para figuras e outra para quadros.

14 5. Estrutura do trabalho: Capa Página de rosto Dedicatória (facultativo) Agradecimentos (facultativo) Sumário (= a Índice) Lista de abreviaturas, siglas, símbolos (facultativo) Introdução * Corpo do trabalho (= a desenvolvimento) ** Conclusão *** Bibliografia Anexos (facultativo)

15 5.1 Capa Deve conter: Nome da instituição ESCOLA SECUNDÁRIA DE TOMAZ PELAYO DE SANTO TISO GRANDES BATALHAS: ALJUBARROTA Título do trabalho Imagem (facultativo) Identificação do aluno Loca e ano Joaquim da Silva Rodrigues, n.º 12, 7.º B Santo Tirso, 2014

16 5.2 página de rosto Deve conter: Nome da instituição Título do trabalho Identificação do aluno Disciplina Identificação do professor Loca e ano ESCOLA SECUNDÁRIA DE TOMAZ PELAYO DE SANTO TISO GRANDES BATALHAS: ALJUBARROTA Joaquim da Silva Rodrigues, n.º 12, 7.º B Trabalho para a disciplina de História: Prof. Humberto Rosas Santo Tirso, 2014

17 5.3 Dedicatória Eventual. Compete ao aluno aferir da sua necessidade. Deve ocupar uma página própria, se ornamentos gráficos, com a maior sobriedade possível 5.4 Agradecimentos Eventuais. Compete ao aluno aferir da sua necessidade. Deve ocupar uma página própria Devem ser objetivos, mencionando diretamente todos os indivíduos ou entidades que contribuíram, de alguma forma, para o bom êxito do trabalho

18 5.5 Sumário, designado habitualmente por índice Exemplo: SUMÁRIO Introdução Aljubarrota: enquadramento político e social A crise dinástica de A crise económica e social Os exércitos em confronto A tática militar A s armas utilizadas...33 (...) Conclusão...79 Bibliografia...84 Anexos...99

19 5.6 Lista de abreviaturas, siglas e símbolos Elementos eventuais. Se durante o trabalho se recorrer muito a siglas, abreviaturas ou símbolos, é necessário elaborar uma lista das mesmas. Em alternativa, quando utilizar a abreviatura, sigla ou símbolo pela primeira vez, esta deve ser descodificada, colocando entre parêntese a sigla que a partir daí se usará.

20 5.7 Introdução Regra geral é redigida no fim da elaboração do trabalho, mas sugere-se que seja continuamente reescrita à medida que o trabalho avança; Deve preencher os seguintes requisitos: Anunciar o assunto. Apresentar claramente o propósito do trabalho; Situar o assunto. Enunciar as hipóteses e variáveis que vão ser estudadas; Apresentar os elementos essenciais para a compreensão do assunto; Descrever os procedimentos e o método utilizados para estudar o problema enunciado; Apresentar o plano de desenvolvimento do trabalho.

21 5.8 Corpo do trabalho O corpo do trabalho, o seu conteúdo, varia em função do tema; Pode desdobrar-se em vários capítulos ou secções aos quais deve ser dada uma certa numeração e um título; As secções podem ser divididas em secções primárias e estas em secundárias, terciárias Conferir o exemplo apresentado de Sumário.

22 5.9 Conclusão Deve ser nítida, clara e relativamente breve; Devem salientar-se os principais aspetos do trabalho; O leitor deve conseguir perceber quais os aspetos mais relevantes do trabalho; Deve incluir uma avaliação do próprio trabalho em termos de pontos fracos e fortes, bem como, se se desejar, aspetos que podiam ter sido feitos e não foram; Geralmente não tem citações, nem referências bibliográficas.

23 5.10 Bibliografia Bibliografia é o conjunto dos documentos que foram consultados para a elaboração de um determinado trabalho; A sua apresentação obedece a regras. Existem várias normas e estilos quer a nível nacional quer a nível internacional para a apresentação da bibliografia: ISO 690, NP4058, MLA, IEEE e APA. A mais usada é a APA - APA (Estilo de escrita adotado pela American Psychlogical Association) por esse motivos sugerimos o seu uso em futuros trabalhos.

24 5.10 Bibliografia (continuação) Em qualquer norma/estilo, cada referência bibliográfica compõe-se de elementos separados entre si por sinais gráficos convencionais; No mesmo trabalho é fundamental haver uniformidade; Não devem ser usadas normas/estilos diferentes nas referências bibliográficas; A norma/estilo usada deve permitir distinguir nas referências bibliográficas as citações de livros, artigos de revistas e informação retirada da Internet.

25 Como apresentar a Bibliografia? (Norma da APA) Considerações gerais: Autor: pessoa ou entidade responsável pelo conteúdo intelectual e/ou artístico de um documento. O nome da pessoa é indicado de forma invertida e o das entidades de forma direta. Exemplo: Cabral, Santos.; Fundação Calouste Gulbenkian Se a publicação tiver dois ou três autores, estes são indicados segundo a ordem em que aparecem no documento; Se a publicação tiver mais de três autores, apenas o primeiro autor é mencionado seguido da abreviatura et al. Exemplo: Couto, Matos, Azevedo, Silva ; Sousa, Santos, et al

26 Como apresentar a Bibliografia? (Norma da APA) Considerações gerais: Título: o título deve estar tipograficamente destacado em itálico ou a sublinhado. Data da publicação: se não consta nenhuma data deve ser colocada a abreviatura n.d,. Como citar um livro? Apelido do autor [maiúsculas ou não], primeiros nomes [podem ser abreviados]. (Ano de publicação).título: subtítulo [em itálico].(edição). Local de publicação: Editor. Exemplo: Marcet, Xavier. (2006). As plantas. (2ª. ed.). Lisboa: Didática Editora.

27 Como apresentar a Bibliografia? (Norma da APA) Como citar artigos, capítulos, partes de livros? Apelido do autor [maiúsculas ou não], primeiros nomes [podem ser abreviados]. (Ano de publicação). Título da parte/volume: subtítulo [em itálico]. In... [Apelido do autor do livro],primeiros nomes [podem ser abreviados]. Título do livro[em itálico]. (Localização na publicação). (Edição). Local de publicação: Editor. Exemplo: Silva, A.M. (1993). A vitória do liberalismo e a instabilidade constitucional. In Mattoso, J. (dir.). História de Portugal (p ). Lisboa: Círculo de Leitores.

28 Como apresentar a Bibliografia? (Norma da APA) Como citar artigos de jornais e revistas? Apelido do autor [maiúsculas ou não], primeiros nomes [podem ser abreviados]. (Ano de publicação). Título do artigo: subtítulo [em itálico]. Título do jornal/revista [em itálico], Número [em itálico], (localização na publicação). Exemplo: Vieira, J.P., Monteiro, P. (2010). James K. Galbraith: o capitalismo vai sempre longe demais. Visão, nº 906, p

29 Como apresentar a Bibliografia? (Norma da APA) Como citar informação retirada da internet? Elementos fundamentais: Tipo de suporte [Em linha]; Data da consulta; Disponibilidade e acesso. Exemplos: Queiroz, M. (n.d) Fernando Pessoa [Em linha]. [Consulta: 9 de setembro de 2010]. Disponível em fernando_ pessoa.htm. Hipólito, N. (2010). No altar do fogo: uma análise do guardador de rebanhos de Alberto Caeiro [Em linha]. [Consulta: 9 de setembro de 2010]. Disponível em

30 Como apresentar a Bibliografia? (Norma da APA) Exemplos de Bibliografia Hipólito, N. (2010). No altar do fogo: uma análise do guardador de rebanhos de Alberto Caeiro [Em linha]. [Consulta: 9 de setembro de 2010]. Disponível em Marcet, X. (2006). As plantas. ( 2ª. ed.). Lisboa: Didática Editora. Queiroz, M. (n.d). Fernando Pessoa [Em linha]. [Consulta: 9 de setembro de 2010]. Disponível em Silva, A.M. (1993). A vitória do liberalismo e a instabilidade constitucional. In Mattoso, J. (dir). História de Portugal (p ). Lisboa: Círculo de Leitores. Vieira, J.P., Monteiro, P. (2010). James K. Galbraith: o capitalismo vai sempre longe demais. Visão, nº 906, p

31 Serviço de referenciação bibliográfica on-line: O portal RBEP Rede de Bibliotecas Escolares do Porto disponibiliza um serviço de referenciação bibliográfica e de como fazer citações automatizado e muito intuitivo, on-line: RBEP SERVIÇOS DE REFERENCIAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

32 5.11 Anexos São materiais contidos ou citados no trabalho e importantes para o seu entendimento. Exemplo: Mapas; Fotografias; Inquéritos; Entrevistas; Esquemas; Etc.. No corpo do trabalho deve-se fazer referência ao material colocado em anexo. Exemplo: Elaboramos o texto do que propomos que seja o Manual de Procedimentos do Laboratório cf. Anexo A Manual de Procedimentos do Laboratório. É de salientar que as regras e processos agora referidos são aqueles que têm vindo a ser adotados.

33 5.11 Anexos (cont.) Devem ser paginados seguindo a paginação sequencial do texto; Os anexos são identificados pelas letras maiúsculas do abecedário. Assim, num trabalho poderemos encontrar: Anexo A Manual de Procedimentos do Laboratório (de seguida colocar o respetivo texto) Anexo B Listagem dos Equipamentos Existentes (de seguida colocar a respetiva listagem)

AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGO TEXTO RETIRADO E ADAPTADO DO MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE.

AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGO TEXTO RETIRADO E ADAPTADO DO MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE. AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGO TEXTO RETIRADO E ADAPTADO DO MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE. CANOAS/2014 A estrutura deste manual foi elaborada com base

Leia mais

Escola Profissional CIOR. Regras para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Académicos

Escola Profissional CIOR. Regras para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Académicos Escola Profissional CIOR Regras para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Académicos V. N. Famalicão 2011/2012 Índice 1. Condições Prévias... 1 2. Estrutura dos Trabalhos Académicos... 2 2.1 Capa...

Leia mais

Guia para apresentação do trabalho acadêmico:

Guia para apresentação do trabalho acadêmico: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2005 São Carlos 2010 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com a

Leia mais

Guia para apresentação do trabalho acadêmico:

Guia para apresentação do trabalho acadêmico: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos 2011 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com NBR

Leia mais

1 Apresentação 2 Formatação do texto Papel: Margens: Tipo de Letra: Tamanho da fonte: Espaço entre as linhas:

1 Apresentação 2 Formatação do texto Papel: Margens: Tipo de Letra: Tamanho da fonte: Espaço entre as linhas: 1 2 1 Apresentação Este documento tem por objetivo apresentar orientações para a redação e formatação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na modalidade de Artigo Científico. Para a elaboração do artigo

Leia mais

Guião para a elaboração de um trabalho de pesquisa

Guião para a elaboração de um trabalho de pesquisa Guião para a elaboração de um trabalho de pesquisa Documentos de Apoio ao Estudo Biblioteca Escolar Índice Introdução ---------------------------------------------------------------------------- 2 1. 1ª

Leia mais

Modelo de Pesquisa. Biblioteca Escolar. Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel - Carreira

Modelo de Pesquisa. Biblioteca Escolar. Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel - Carreira Modelo de Pesquisa Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel - Carreira 1ª etapa Penso sobre o tema 1) Qual o objetivo do meu trabalho? - defino e registo qual é o objetivo do meu trabalho.

Leia mais

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC)

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC) DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC) RIO DE JANEIRO 2009 2 APRESENTAÇÃO Estas diretrizes têm por objetivo padronizar a apresentação dos Trabalhos

Leia mais

Roteiro de Normas Técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações, teses e monografias Rede Gonzaga de Ensino Superior

Roteiro de Normas Técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações, teses e monografias Rede Gonzaga de Ensino Superior Objetivo: As normas da ABNT tem o objetivo de facilitar e determinar um padrão nos trabalhos, facilitando assim a avaliação das escolas e universidades, dentro de um mesmo parâmetro de apresentação. Elas

Leia mais

Journal of Transport Literature

Journal of Transport Literature JTL RELIT www.transport-literature.org ISSN 2238-1031 Journal of Transport Literature JTL Regras de formatação de Artigos 1. Aspectos Gerais Todos os artigos devem ser acompanhados do preenchimento de

Leia mais

Aula 4 O PROJETO DE PESQUISA. Gláucia da Conceição Lima Glauber Santana de Sousa

Aula 4 O PROJETO DE PESQUISA. Gláucia da Conceição Lima Glauber Santana de Sousa Aula 4 O PROJETO DE PESQUISA META Apresentar as etapas de elaboração de um projeto de pesquisa. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: defi nir projeto de pesquisa; identifi car a importância da

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO 1. VERSÃO FINAL O original da versão final da Dissertação deverá ser entregue pelo aluno a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (Conforme as Normas Técnicas da ABNT)

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (Conforme as Normas Técnicas da ABNT) GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (Conforme as Normas Técnicas da ABNT) Maceió 2011 1 TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Na academia de ensino superior podemos encontrar os seguintes tipos de trabalhos:

Leia mais

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Um resumo das normas Este resumo é indicado, principalmente, para quem for escrever um trabalho científico. Como a própria ABNT diz, ao introduzir o texto

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC CURSO DE XXXX - XXX NOME

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC CURSO DE XXXX - XXX NOME 0 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC CURSO DE XXXX - XXX NOME Nome do (s) autor (s). Se tiver mais de um autor, inserir os nomes em ordem alfabética. NBR 10719: apresentação de relatórios técnico-científicos

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Nutrição Curso de Nutrição MANUAL DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Nutrição Curso de Nutrição MANUAL DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS Universidade Federal de Juiz de Fora 0 MANUAL DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS Professores: Renato Moreira Nunes Cristiane Gonçalves de Oliveira Fialho Paulo Henrique Fonseca da Silva Renata Maria Souza

Leia mais

ARTIGOS CIENTÍFICOS. MANUAL DE NORMAS FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO CENTRO DO PARANÁ - UCP PITANGA/PR biblioteca@ucpparana.edu.

ARTIGOS CIENTÍFICOS. MANUAL DE NORMAS FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO CENTRO DO PARANÁ - UCP PITANGA/PR biblioteca@ucpparana.edu. ARTIGOS CIENTÍFICOS Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial) NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial) Informações gerais A Revista de Estudos Discursivos, gerada a partir das comunicações apresentadas no interior

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL VALE DO SÃO FRANCISCO ESCOLA SUPERIOR EM MEIO AMBIENTE

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL VALE DO SÃO FRANCISCO ESCOLA SUPERIOR EM MEIO AMBIENTE FUNDAÇÃO EDUCACIONAL VALE DO SÃO FRANCISCO ESCOLA SUPERIOR EM MEIO AMBIENTE NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA (laboratório ou campo) E VISITAS TÉCNICAS. IGUATAMA-MG 2010 2 Atualizada

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS UBERABA - MG NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO UBERABA-MG 2010 SUMÁRIO

Leia mais

PASSO-A-PASSO PARA DESENVOLVER E REDIGIR UM ARTIGO CIENTÍFICO

PASSO-A-PASSO PARA DESENVOLVER E REDIGIR UM ARTIGO CIENTÍFICO CURSO DE PEDAGOGIA EaD PASSO-A-PASSO PARA DESENVOLVER E REDIGIR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1. CARACTERÍSTICAS E CONCEITUAÇÃO Este texto trata a respeito das Normas da ABNT com a finalidade de orientar os acadêmicos

Leia mais

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS Estas regras são aplicadas a todos os Trabalhos acadêmicos ou similares (trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar,

Leia mais

PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSO

PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSO MANUAL DE NORMAS TÉCNICAS 1 PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSO PENAL IBCCRIM-COIMBRA, REALIZADO PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS (IBCCRIM)

Leia mais

Manual de Orientação para Elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação

Manual de Orientação para Elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Manual de Orientação para Elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Prof. Orientadora Fatima Ramalho Lefone Email: tcc.pos@fce.edu.br Atendimento Presencial: 4ª feira das 19h as 21h

Leia mais

Regulamento Específico para os Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Geografia a Distância

Regulamento Específico para os Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Geografia a Distância Regulamento Específico para os Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Geografia a Distância As disciplinas Estágio Supervisionado I e II, devendo perfazer o total de 200 (duzentas) horas

Leia mais

RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO

RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES REVISADO EM SETEMBRO DE 2011 DE ACORDO COM RESOLUÇÃO

Leia mais

Regras e Normas Modelo de Resumo e de Banner XIV Semana da Engenharia e XIV SINCAL

Regras e Normas Modelo de Resumo e de Banner XIV Semana da Engenharia e XIV SINCAL Modelo de Resumo Configuração de página: Regras e Normas Modelo de Resumo e de Banner XIV Semana da Engenharia e XIV SINCAL Tamanho: A4 (210x297mm); Margens: 3 cm à esquerda e superior e 2 cm à direita

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E ORGANIZA- ÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO. META Descrever como proceder para melhor elaborar e organizar um trabalho científico.

DESENVOLVIMENTO E ORGANIZA- ÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO. META Descrever como proceder para melhor elaborar e organizar um trabalho científico. DESENVOLVIMENTO E ORGANIZA- ÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO Aula 3 META Descrever como proceder para melhor elaborar e organizar um trabalho científico. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno(a) deverá: ler

Leia mais

CARTA DE EMPREGO. A carta de emprego/apresentação deverá ser usada em duas situações: Resposta a ofertas/anúncios de emprego Candidaturas espontâneas

CARTA DE EMPREGO. A carta de emprego/apresentação deverá ser usada em duas situações: Resposta a ofertas/anúncios de emprego Candidaturas espontâneas CARTA DE EMPREGO A carta de emprego/apresentação deverá ser usada em duas situações: Resposta a ofertas/anúncios de emprego Candidaturas espontâneas ANÚNCIOS DE JORNAIS (CARTA DE RESPOSTA) Redigida de

Leia mais

Produção de trabalhos científicos em mestrados profissionais PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AMBIENTE SAÚDE E SUSTENTABILIDADE

Produção de trabalhos científicos em mestrados profissionais PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AMBIENTE SAÚDE E SUSTENTABILIDADE Produção de trabalhos científicos em mestrados profissionais PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AMBIENTE SAÚDE E SUSTENTABILIDADE Faculdade de Saúde Pública da USP São Paulo, 2015 1 2015. Programa de Pós-Graduação

Leia mais

NORMAS ABNT- UFF - março de 2015 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS ABNT- UFF - março de 2015 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE TURISMO 1 NORMAS ABNT- UFF - março de 2015 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Conforme estabelecido pela ABNT - NBR 14724:2011 Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação As informações

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ATIVIDADE PRÁTICA- ESTÁGIO SUPERVISIONADO ROTEIRO

Leia mais

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart Biblioteca da Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC São Paulo, 2014 ii FORMATO DO TCC Tamanho do papel: A4 (21 cm 29,7 cm);

Leia mais

Profª. Drª. Sílvia Maria Agatti Lüdorf

Profª. Drª. Sílvia Maria Agatti Lüdorf UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTÍFICO

Leia mais

Modelos de Instrumentos de Pesquisa COLÉGIO COSMOS. Tema da Pesquisa. Nome do Aluno Nº - Série/Ano. Disciplina Professor(a)

Modelos de Instrumentos de Pesquisa COLÉGIO COSMOS. Tema da Pesquisa. Nome do Aluno Nº - Série/Ano. Disciplina Professor(a) 1 Capa Modelos de Instrumentos de Pesquisa COLÉGIO COSMOS Tema da Pesquisa Nome do Aluno Nº - Série/Ano Disciplina Professor(a) Campo Limpo Paulista, de de 2012 Relatório INTRODUÇÃO (Produção textual do(a)

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE SANTARÉM NORMAS DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS CONSELHO PEDAGÓGICO

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE SANTARÉM NORMAS DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS CONSELHO PEDAGÓGICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE SANTARÉM NORMAS DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS CONSELHO PEDAGÓGICO Santarém, Outubro 2012 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

Leia mais

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Escola Técnica Estadual Profº Massuyuki Kawano 2 Introdução O Trabalho de Conclusão de Curso TCC é requisito essencial e obrigatório

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO VIEIRA FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Lagarto/SE, 2009 1 SUMÁRIO

Leia mais

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo.

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo. 1 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2. OBJETIVO Resolução nº 01 de 02/02/2004 do Conselho Nacional de Educação CNEC/CN/MEC. Proporcionar ao estudante oportunidade de desenvolver suas habilidades, analisar situações

Leia mais

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 2013 DISSERTAÇÃO E TESE

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 2013 DISSERTAÇÃO E TESE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 2013 DISSERTAÇÃO E TESE Este documento refere-se às Normas de Apresentação

Leia mais

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CCBS ESCOLA DE MEDICINA E CIRURGIA Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) Escola de Medicina e

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado

Leia mais

Guia do Fichamento Bibliográfico do Holociclo (14.05.2005-13ª versão) Cristiane Ferraro e Nara Oliveira

Guia do Fichamento Bibliográfico do Holociclo (14.05.2005-13ª versão) Cristiane Ferraro e Nara Oliveira 1 Guia do Fichamento Bibliográfico do Holociclo (14.05.2005-13ª versão) Cristiane Ferraro e Nara Oliveira Informações Básicas: Esse método do fichamento bibliográfico segue o princípio da exaustividade

Leia mais

Algumas observações pertinentes sobre os elementos obrigatórios:

Algumas observações pertinentes sobre os elementos obrigatórios: CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E ARTES Roteiro para Elaboração do Projeto de TCC Um trabalho de conclusão de curso (em qualquer modalidade) tem início com a elaboração de seu projeto.

Leia mais

Normas ABNT para Trabalhos

Normas ABNT para Trabalhos Normas ABNT para Trabalhos CAPA: Nome da Instituição: fonte tamanho 12 e centralizado. Nome dos autores: fonte tamanho 12, centralizado em ordem alfabética. Título: fonte tamanho 14 em negrito e centralizado.

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Considera-se projeto de pesquisa um plano ou uma orientação metódica acerca dos passos que devem ser executados na pesquisa de forma concreta, atendendo a

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE COORDENAÇÃO DA QUALIDADE

GESTÃO DA QUALIDADE COORDENAÇÃO DA QUALIDADE 1/12 CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Marcelo de Sousa Monteiro Wilma Marques de Oliveira Silvia Helena Correia Vidal Denise Andrade Araújo Wilma Marques de Oliveira HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Nos termos da Lei nº 11.892 de 29/12/2008, a Escola Técnica da UFRGS passa a ter nova denominação. REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO O Curso Técnico

Leia mais

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA META Apresentar e descrever a construção de um projeto de pesquisa e seus elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno

Leia mais

- - caso o professor não indique, procuro informar-me sobre a dimensão do trabalho, para saber o que devo recolher.

- - caso o professor não indique, procuro informar-me sobre a dimensão do trabalho, para saber o que devo recolher. Para elaborares o trabalho deves: 1. Pensar sobre o tema. O tema, geralmente, é fornecido pelo professor. Exemplos: - - fazer um relatório; - - fazer uma biografia; - - fazer um trabalho de pesquisa. Qual

Leia mais

Regras de Estilo para teses e dissertações e outros trabalhos escritos apresentados à FDUNL Aprovadas em Conselho Científico de 21 de Maio de 2014

Regras de Estilo para teses e dissertações e outros trabalhos escritos apresentados à FDUNL Aprovadas em Conselho Científico de 21 de Maio de 2014 Regras de Estilo para teses e dissertações e outros trabalhos escritos apresentados à FDUNL Aprovadas em Conselho Científico de 21 de Maio de 2014 O n.º 3 do art. 16.º do Regulamento do Terceiro Ciclo

Leia mais

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Normas Portuguesas : â NP 405-1 - Documentos impressos compreende : Monografias e parte de monografias Publicações em série e parte de publicações em série Outros tipos de documentos:

Leia mais

A estrutura de um trabalho, de acordo com a ABNT/NBR-14724, compreende três elementos: Pré textuais, Textuais Pós textuais.

A estrutura de um trabalho, de acordo com a ABNT/NBR-14724, compreende três elementos: Pré textuais, Textuais Pós textuais. APRESENTAÇÃO Para ficar claro, é necessário fazer distinções entre padrões e normas, já que normas da ABNT são constituídas de regras a serem seguidas, objetivando a qualidade em produções científicas,

Leia mais

Universidade Comunitária da Região de Chapecó Área de Ciências Sociais Aplicadas Curso de Ciências Contábeis

Universidade Comunitária da Região de Chapecó Área de Ciências Sociais Aplicadas Curso de Ciências Contábeis Curso de Ciências Contábeis DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso I PERÍODO: 7º - MATRIZ CURRICULAR: 321 SEMESTRE/ANO: 2º/2014 PROCEDIMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA Apresentação dos temas

Leia mais

PIM V. Projeto Integrado Multidisciplinar

PIM V. Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre no funcionamento dos sistemas de Saúde

Leia mais

Normas para os ensaios

Normas para os ensaios Normas para os ensaios REGRAS DA ELABORAÇÃO DE UM ENSAIO I. Noção O ensaio escolar é uma pequena peça escrita de análise de determinado problema, com vista a identificar uma questão, discorrer sobre ela

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS Revisto e actualizado. Conselho Pedagógico

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS Revisto e actualizado. Conselho Pedagógico GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS Revisto e actualizado Conselho Pedagógico LISBOA 2012 Efectuar algo de diferente, implica uma visão também ela diferente Paul Allaire, s.d. citado por Rodrigues

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS I. Indicações gerais 1. A Revista Crítica de Ciências Sociais publica textos originais que possam contribuir para enriquecer a investigação científica transdisciplinar

Leia mais

MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS

MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS Apresentação gráfica Segundo normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e atualizado com as alterações da NBR 14724/11 Trabalhos Acadêmicos.

Leia mais

Tipologia Textual O conto. Competências a trabalhar associadas ao processo CO L CEL

Tipologia Textual O conto. Competências a trabalhar associadas ao processo CO L CEL Ministério da Educação Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora nº2 Novo Programa de Português do Ensino Básico Sequência Didáctica 5º ano Ano lectivo de 2010/2011 Tipologia Textual O conto Competências

Leia mais

e das Teses de (Doutoramento) da Universidade Aberta

e das Teses de (Doutoramento) da Universidade Aberta Título Normas de Apresentação das Dissertações [Mestrado] e das Teses de (Doutoramento) da Universidade Aberta Autor Universidade Aberta Produção Serviços de Produção Digital Edição Universidade Aberta

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

UM OLHAR PARA O FUTURO: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

UM OLHAR PARA O FUTURO: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL CRONOGRAMA MOSTRA CIENTÍFICA 2016 1 TRIMESTRE UM OLHAR PARA O FUTURO: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE A MOSTRA CIENTÍFICA 2016 do Colégio João Paulo I objetiva propiciar aos

Leia mais

Roteiro de normalização para trabalhos escolares Informações básicas

Roteiro de normalização para trabalhos escolares Informações básicas COLÉGIO SANTA MARIA SISTEMA DE BIBLIOTECAS Roteiro de normalização para trabalhos escolares Informações básicas DANIELA LUZIA DA SILVA GOMES SIMONE DE SOUZA SANTOS TATIANA DIAS IGNÁCIO Belo Horizonte 2014

Leia mais

Revista Cultivando o Saber

Revista Cultivando o Saber 1 FACULDADE ASSIS GURGACZ-FAG Cascavel - PR. Revista Cultivando o Saber INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NA REVISTA CULTIVANDO O SABER Os trabalhos enviados à Revista Cultivando o Saber devem ser

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2,3 DR. JOÃO LÚCIO BE/CRE. 1. Um trabalho escrito tem, geralmente, as seguintes características:

ESCOLA BÁSICA 2,3 DR. JOÃO LÚCIO BE/CRE. 1. Um trabalho escrito tem, geralmente, as seguintes características: ESCOLA BÁSICA 2,3 DR. JOÃO LÚCIO BE/CRE Algumas dicas para a elaboração de um trabalho de Pesquisa: Trabalho Escrito 1. Um trabalho escrito tem, geralmente, as seguintes características: 1.1. Capa (Nome

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO

CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO Dinâmica da aula - Apresentação do conceito de produtividade (15 min) -Explicação da dinâmica da aula (5 min) -Acesso ao texto por parte dos Espara leitura (5 min) - Explicação

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO CONSELHO EDITORIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO CONSELHO EDITORIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO CONSELHO EDITORIAL EDITAL N.º 22/2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PUBLICAÇÃO DE LIVROS

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUV CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MARIO DE SOUZA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: MODELO TRABALHO COMPLETO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUV CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MARIO DE SOUZA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: MODELO TRABALHO COMPLETO - capa A capa é a proteção externa do trabalho, padronizada. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUV Nome do curso TODO O TRABALHO: Os textos devem ser apresentados em papel branco (sem marca

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TRABALHO FINAL DE CURSO Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TRABALHO FINAL DE CURSO Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular TRABALHO FINAL DE CURSO Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Turismo 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MANUAL PARA ELABORAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS ISSN online: 2318-4299 MANUAL PARA ELABORAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS 2ª Edição revisada e ampliada www.incentivoaciencia.com.br Brasil 2015 APRESENTAÇÃO A Associação Brasileira de Incentivo

Leia mais

NORMALIZAÇÃO PARA RELATÓRIOS TÉCNICOS VERSÃO RESUMIDA

NORMALIZAÇÃO PARA RELATÓRIOS TÉCNICOS VERSÃO RESUMIDA NORMALIZAÇÃO PARA RELATÓRIOS TÉCNICOS VERSÃO RESUMIDA PADRÃO CESBOC ABNT 2015 O QUE É ABNT? Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Órgão responsável pela normalização técnica

Leia mais

Faculdade de Alta Floresta (FAF) Programa de Iniciação Científica MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Faculdade de Alta Floresta (FAF) Programa de Iniciação Científica MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Faculdade de Alta Floresta (FAF) Programa de Iniciação Científica MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Alta Floresta-MT 2015 Programa de Iniciação Científica MANUAL DE NORMAS PARA

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS PARA AS UNIDADES CURRICULARES DAS LICENCIATURAS DE TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS PARA AS UNIDADES CURRICULARES DAS LICENCIATURAS DE TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS PARA AS UNIDADES CURRICULARES DAS LICENCIATURAS DE TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA Preâmbulo: Este manual é elaborado com o objetivo de disciplinar

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES 1 MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES Primeiro Autor (aluno) e-mail Formação Segundo Autor (aluno) e-mail Formação Professor Orientador e-mail

Leia mais

ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO

ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ COLEGIADO DE LETRAS: EAD/UAB/UESC PROFª MSC. RITA LÍRIO DE OLIVEIRA ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO ITABUNA - BAHIA 2013 PROFª MSC. RITA LÍRIO DE OLIVEIRA ESTRUTURA DO

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Biblioteca Escolar 2008/2009. Como fazer um trabalho

Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Biblioteca Escolar 2008/2009. Como fazer um trabalho Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Biblioteca Escolar 2008/2009 Como fazer um trabalho Etapas na elaboração de um trabalho 1ª Etapa Penso sobre o tema 2ª Etapa Onde vou encontrar a informação? 3ª

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO DA SMS-RIO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO DA SMS-RIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO DA SMS-RIO Nome do aluno (apenas as letras iniciais em maiúscula) - Arial 12, sem negrito Título em arial 14, espaçamento 1,5, apenas a primeira letra em caixa alta, negrito

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ GESTÃO2010/2012 ESCOLASUPERIORDOMINISTÉRIOPÚBLICO(Art.1ºdaLei11.592/89) Credenciada pelo Parecer 559/2008, de 10/12/08, do CEC (Art. 10, IV da Lei Federal n.º 9.394, de 26/12/1996 - LDB) NORMAS PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

As partes que compõem o trabalho acadêmico são:

As partes que compõem o trabalho acadêmico são: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Picos, 2009 Apresentação O conhecimento científico tem como princípio fundamental a objetividade, tendo como premissa a sua legitimidade junto à comunidade científica.

Leia mais

ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003

ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003 FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CORNÉLIO PROCÓPIO - PR ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003 1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E TESE DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIFEI

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E TESE DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIFEI NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E TESE DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIFEI 1 GENERALIDADES 1.1 A Dissertação Trabalho que apresenta o

Leia mais

MARIA BERNADETE MIRANDA

MARIA BERNADETE MIRANDA MARIA BERNADETE MIRANDA Trabalhos Acadêmicos segundo a ABNT-NBR 14724:2002 NORMALIZAÇÃO DOCUMENTÁRIA! Referências! Citações em documentos! Trabalhos Acadêmicos ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS!

Leia mais

LIBREOFFICE WRITER VERSÃO 08.2012 DE TRABALHOS CIENTÍFICOS UTILIZANDO O

LIBREOFFICE WRITER VERSÃO 08.2012 DE TRABALHOS CIENTÍFICOS UTILIZANDO O UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRH DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS - DRH DIVISÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO - TDE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS

Leia mais

REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS SIMPLES E TRABALHOS COMPLETOS PARA O XI CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS SIMPLES E TRABALHOS COMPLETOS PARA O XI CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS SIMPLES E TRABALHOS COMPLETOS PARA O XI CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL O 11º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul e 2º Seminário Mercosul

Leia mais

Escreva aqui o título do trabalho com no máximo 15 palavras

Escreva aqui o título do trabalho com no máximo 15 palavras Escreva aqui o título do trabalho com no máximo 15 palavras Nome Completo Primeiro Autor 1, Nome Completo Segundo Autor 2, Nome Completo Terceiro Autor 1 1 Departamento de Informática, Universidade Estadual

Leia mais

1ª Etapa: A Escolha do Tema

1ª Etapa: A Escolha do Tema O que é um trabalho escrito? Realizar um trabalho escrito é pegar num tema, clarificá-lo e tomar uma posição sobre o mesmo. Para isso, deve utilizar-se bibliografia adequada. Quando é pedido a um aluno

Leia mais

Disciplina: Seminários. Curso: Administração

Disciplina: Seminários. Curso: Administração Disciplina: Seminários Curso: Administração Texto 5: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO / ACADÊMICO NBR 14724/2005 A normalização de documentos técnico-científicos tem como finalidade tornar

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NORMAS PARA PUBLICAÇÃO 1- INFORMAÇÕES GERAIS A Revista Odontológica de Araçatuba (Rev Odontol Araç) é uma publicação da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Regional de Araçatuba e visa publicar

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE. Página: 2 Edição: 01 Revisão: 0 ÍNDICE

MANUAL DA QUALIDADE. Página: 2 Edição: 01 Revisão: 0 ÍNDICE Manual da Qualidade Página: 2 ÍNDICE CAP 1 Manual de Gestão da Qualidade 1.1 Objetivo do manual 1.2 Âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade 1.2.1 Exclusões 1.3 Terminologia e abreviaturas usadas no manual

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PAPER NO ACOMPANHAMENTO ESPECIAL DE TODAS AS DISCIPLINAS

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PAPER NO ACOMPANHAMENTO ESPECIAL DE TODAS AS DISCIPLINAS 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PAPER NO ACOMPANHAMENTO ESPECIAL DE TODAS AS DISCIPLINAS APRESENTAÇÃO Esse documento é dirigido aos docentes e discentes da Fesp Faculdades com a finalidade de adotar normas

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA

ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA Normas para a elaboração do Relatório de Estágio Profissionalizante do curso de MESTRADO EM AGRO-PECUÁRIA 1 O relatório de Estágio Profissionalizante

Leia mais

EDITAL I CONCURSO DE ARTIGOS JURÍDICOS DA COMISSÃO DO JOVEM ADVOGADO DA OAB/MT - SUBSEÇÃO RONDONÓPOLIS

EDITAL I CONCURSO DE ARTIGOS JURÍDICOS DA COMISSÃO DO JOVEM ADVOGADO DA OAB/MT - SUBSEÇÃO RONDONÓPOLIS EDITAL COMISSÃO DO JOVEM ADVOGADO DA DO OBJETO Art.1. O I Concurso de Artigos Jurídicos da Comissão do Jovem Advogado da OAB/MT Subseção Rondonópolis é um evento que tem por finalidade a divulgação do

Leia mais

Escola SENAI Jose Polizotto. Biblioteca - Escola SENAI Jose Polizotto. Manual para elaboração de trabalhos. acadêmicos

Escola SENAI Jose Polizotto. Biblioteca - Escola SENAI Jose Polizotto. Manual para elaboração de trabalhos. acadêmicos Escola SENAI Jose Polizotto Biblioteca - Escola SENAI Jose Polizotto Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos Marília 2008 Biblioteca - Escola SENAI José Polizotto Manual para elaboração de trabalhos

Leia mais

Universidade Federal do Acre Departamento de Ciências Agrárias Pet- Agronomia

Universidade Federal do Acre Departamento de Ciências Agrárias Pet- Agronomia Universidade Federal do Acre Departamento de Ciências Agrárias Pet- Agronomia Bolsista: Rayany Martins; Rafael Clemêncio. Tutor: Prof. Doutor José de Ribamar Torres da Silva. O QUE É UM RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO?

Leia mais

Manual de Normas Técnicas do Trabalho Acadêmico Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Manual de Normas Técnicas do Trabalho Acadêmico Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Manual de Normas Técnicas do Trabalho Acadêmico Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Aprovado pelo CONASU em 23/07/2015 Lauro de Freitas 2015 2 SUMÁRIO Apresentação 3 1 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Nome(s) do(s) autor(es) em ordem alfabética E-mail(s) Professor(a)orientador(a) Resumo Este documento apresenta o modelo de elaboração e formatação

Leia mais

ORIENTAÇÃO À PESQUISA

ORIENTAÇÃO À PESQUISA ORIENTAÇÃO À PESQUISA ONDE PESQUISAR Vivemos um momento importante na história da humanidade, pois a cada dia temos novas informações à nossa disposição. Há um grande número de pessoas, cuja inteligência

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PALMAS TO, NOVEMBRO 2015 A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, na Faculdade Católica do Tocantins, está organizada

Leia mais

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores Diretrizes para Autores Os manuscritos recebidos eletronicamente (em ), que estiverem de acordo com as normas da revista e forem considerados potencialmente publicáveis pela,

Leia mais