A RELAÇÃO ENTRE TRANSTORNOS DE HUMOR E FUNÇÕES EXECUTIVAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A RELAÇÃO ENTRE TRANSTORNOS DE HUMOR E FUNÇÕES EXECUTIVAS"

Transcrição

1 A RELAÇÃO ENTRE TRANSTORNOS DE HUMOR E FUNÇÕES EXECUTIVAS Bernadete Negrelli 1 psi.bernadete@gmail.com Kelly Stelle Afonso 2 kelly.stelle@gmail.com Leandro Kruszielski 3 RESUMO A depressão é um estado psicopatológico que está presente nos transtornos de humor, sendo que algumas pesquisas recentes apontam alterações no córtex préfrontal em pacientes com a doença. O presente estudo levantou alguns dados quantitativos, através de testes, que apoiam a ideia de que a depressão pode alterar as funções executivas dos pacientes. Os resultados obtidos demonstram diferenças significativas entre o resultado do grupo clínico e do grupo controle. Palavras-chave: Transtornos de Humor. Funções executivas. Depressão. ABSTRACT Depression is a psychopathological condition that is present in mood disorders, and some recent studies show changes in the prefrontal cortex in patients with the disease. This study raised some quantitative data that support the idea that depression can alter the executive functions of patients. The results show significant differences between the results of the clinical group and the control group. Word keys: Mood Disorders. Executive functions. depression 1 Bernadete Negrelli - Graduada em Psicologia pela Faculdade Dom Bosco (2013). 2 Kelly Stelle Afonso - Graduada em Psicologia pela Faculdade Dom Bosco (2013). 3 Leandro Kruszielski - Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2002), Professor da Faculdade Dom Bosco.

2 2 1. INTRODUÇÃO Grande parte dos transtornos de humor refere-se à depressão e ao transtorno bipolar em indivíduos de diferentes faixas etárias. Os estados de ânimo associados a essas patologias apresentam-se visíveis e a presença de pacientes com diagnósticos de depressão nos consultórios de psicologia e psiquiatria é rotina. Entretanto, apesar dos sintomas serem claros, o tratamento nem sempre é fácil. Por isso, muitos neuropsicólogos e cientistas da área se dedicam a estudar quais alterações cerebrais estão envolvidas em estados bipolares e depressivos. Conforme o DSM IV (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais), a depressão é uma doença que apresenta sintomas específicos, tais como perda de interesses por coisas que antes eram prazerosas, irritabilidade, sentimentos de desvalia, importância exagerada em acontecimentos banais, fadiga, queixas de dores, tristeza, ruminação obsessiva, propensão ao choro, fobia, ansiedade, sentimento de culpa, alteração do sono, perda de apetite. A depressão é o distúrbio psiquiátrico mais conhecido e com prevalência significativa de quase 10% da população conforme apontam Kolb e Whishaw (2001). Essa patologia não só se relaciona com o componente genético mas também com anomalias nos circuitos neurais que controlam a produção da emoção que, por sua vez, se está relaciona à amígdala e ao córtex orbital frontal. Peres e Nasello (2005) comentam que a neuroimagem é um método de investigação que colabora sensivelmente para a relação entre Psicologia e a Neurociência. Segundo os autores, os estudos com neuroimagem apontam para possível reciprocidade neural envolvidas na psicoterapia e seus resultados, pois revelam que as abordagens psicoterápicas tiveram o potencial de modificar circuitos neurais disfuncionais associados aos transtornos estudados. A Psicoterapia então influenciaria a normalização neurofisiológica com o respectivo desenvolvimento do equilíbrio psicológico do paciente. Constataram que, de fato, as alterações ocorridas no nível mental, por intermédio da Psicoterapia, são acompanhadas por mudanças do fluxo sanguíneo encefálico e normalização das dinâmicas neurais dos pacientes.

3 3 A importância de alterações frontais em quadros depressivos é ressaltada por vários autores como Rozenthal; Laks e Engelhardt (2004). Consideram as alterações clínicas relacionadas à atenção, psicomotricidade, capacidade executiva e de tomada de decisão encontradas em quadros típicos. As áreas frontais e estriatal também têm como importante função a modulação das estruturas límbicas e do tronco encefálico, que estão fisiologicamente envolvidas na mediação do comportamento emocional; sendo assim, disfunções nesses circuitos devem participar na patogênese dos sintomas depressivos. Apontam que através das neuroimagens é possível verificar qual região frontal do cérebro apresenta alterações em pacientes com casos clínicos de depressão e transtorno bipolar. Lima (2004) comenta que mudanças morfológicas cerebrais ocorrem na depressão maior prolongada. A diminuição do volume do hipocampo na depressão é considerada em virtude do papel vital que esta estrutura tem no aprendizado, na memória e na regulação neuroendócrina. Uma atrofia de aproximadamente 20% do volume do hipocampo é demonstrada após o controle do volume cerebral total ou do volume do lobo temporal e da amígdala. A atrofia aumenta nas depressões duradouras e persiste por décadas após sua resolução. Um dos mecanismos prováveis é que a depressão induza à regressão de processos dendríticos; outra possibilidade é a perda de neurônios do hipocampo na depressão prolongada. Rosental, Laks e Engelhardt (2004) citam Andreassen (1997) que já apresentava estudos anatômicos e de neuroimagem funcional que apontavam alterações nas áreas frontais em pacientes deprimidos (idosos, jovens, bipolares). Relataram alterações anatômicas do córtex orbital bilateral em pacientes deprimidos com o uso de ressonância magnética (RM) cerebral, destacando que além da diminuição do fluxo sanguíneo, há comprometimento do metabolismo no córtex préfrontal em depressões uni e bipolares. Os mesmos autores também citam Soares (2000) que realizou estudos com tomografia por emissão de pósitrons (PET scan) que mostram semelhanças entre paciente uni e bipolares, sugerindo um núcleo comum ligado ao componente emocional. Haveria uma diminuição do metabolismo no córtex pré frontal, ao longo

4 4 da linha média, a qual estaria relacionada a uma alteração anatômica desta região, com a redução do seu tamanho. Essa anormalidade anatômica tem um caráter persistente, o aspecto metabólico, ao contrario seria flutuante de acordo com o estado clínico e com o tratamento com anti-depressivos. Soares e Sassi (2001) adaptaram um modelo neuroanatômico de regulação do humor, que podem estar envolvidos nos transtornos afetivos, abrangendo conexões entre o córtex pré-frontal, o tálamo, o complexo amigdala-hipocampo, os gânglios da base e, possivelmente o cerebelo. Acreditam que, a partir desse modelo, seja possível testar novas hipóteses quanto às bases anatômicas dos transtornos afetivos. Soares e Sassi (2001) citam também estudos de Drevets et al. onde pacientes unipolares e bipolares apresentam diminuição volumétrica no córtex pré-frontal em uma sub região correspondente à área de Brodmann 24, em contraste com estudos anteriores que consideravam o córtex pré-frontal como uma região única. Entre os autores destacam-se Alexandre, Luis e Gamito (2000) que, genericamente, relatam ter observado uma consistente diminuição da ativação do lobo frontal em doentes bipolares na execução de várias tarefas. Com o mesmo enfoque estão Capovilla, Assef e Cozza (2007) ao explicar que ultimamente houve uma evolução no entendimento sobre as funções exercidas pelo córtex pré-frontal. Citam alguns autores que evidenciam um novo olhar sobre o córtex. Dizem que por muito tempo houve uma tendência dos neurocientistas em considerar o córtex pré-frontal com tendo uma função única. Destacam, entretanto, que estudos recentes têm demonstrado a necessidade de subdividi-lo e que tais subdivisões funcionais estariam relacionadas a diferentes regiões anatômicas. Acrescentam que o córtex pré-frontal lateral e o córtex cingulado anterior estão envolvidos nas tarefas cognitivas, sendo que as funções executivas estão entre os aspectos mais complexos da cognição, e o córtex pré-frontal ventromedial, se relaciona com as emoções. Ambas as regiões desempenham funções de inibição e controle, porém as áreas laterais são ativadas quando a decisão envolve estímulos cognitivos e as áreas ventromediais são ativadas quando a decisão baseia-se em informações afetivas.

5 5 Rocca e Lafer (2006) enfatizam que um número expressivo de pesquisadores se dedicam a encontrar e identificar as alterações neuropsicológicas nos episódios depressivos e o resultado de suas pesquisas mostraram que a memória e a atividade psicomotora apresentaram grande sensibilidade as alterações de humor. Acrescentam ainda que alguns estudos realizados fudemonstraram que pacientes com transtorno bipolar e transtorno depressivo apresentam diferentes respostas na avaliação envolvendo controle inibitório e atenção dividida. Constataram que na depressão o problema estaria na atenção dividida enquanto que no quadro de mania tornou-se difícil manter atenção e inibir respostas inapropriadas havendo, também mais erros e omissões. Esses achados apontaram para um possível envolvimento do córtex pré-frontal ventromedial na mediação do humor. Hamdan e Pereira (2009) abordam a relevância da avaliação neuropsicológica para identificar pessoas com riscos aumentados de desenvolver doenças neurais e no auxilio do diagnostico clinico, bem como no acompanhamento do tratamento farmacológico. Argumentam, entretanto, que há preocupação na elaboração e aplicação dos testes no sentido de torná-los válidos, pois as pessoas com comprometimento nas funções executivas, frequentemente não demonstram rebaixamento de medidas de quociente intelectual (QI). Nessa situação, os instrumentos utilizados para a avaliação são as entrevistas, observações e os testes psicológicos. Saboya, Saraiva, Palmini, Lima e Coutinho (2007) ressaltam a importância da integridade das funções executivas para realizar tarefas diárias e no convívio social, sendo fundamental para adaptação do individuo. Acrescentam que quando existem falhas nas funções executivas há comprometimentos da atenção sustentada, problemas de planejamento, dificuldades de alternar de uma tarefa para outra, distração, entre outros. Ávila e Bottino (2006) mostram que, na maioria das vezes, a depressão em idosos vem acompanhada por déficits cognitivos, o que os levou a crer que há uma forte associação entre estas condições. Confirmam que a depressão está claramente associada a déficits cognitivos e funcionais, mesmo em pacientes com sintomas depressivos menos graves. Criticam o fato da avaliação da memória em pacientes deprimidos ser supervalorizada deixando-se de lado a investigação sobre

6 6 a atenção, as funções executivas e velocidade de processamento das informações. Destacam que pacientes com depressão maior parecem apresentar mais dificuldades em tarefas complexas que demandam envolvimento do córtex préfrontal, como tarefas de atenção e intenção, enquanto processos mais automáticos parecem não estar comprometidos. Acrescentam que esses pacientes podem ter comprometidas habilidades como psicomotricidade, memória não verbal e verbal, aprendizagem, compreensão de leitura e funções executivas. Os autores apresentam a diferença entre pacientes deprimidos e pacientes com demência. Enquanto os pacientes deprimidos costumam lembrar-se dos primeiros e últimos itens de uma lista de palavras em teste de memória e melhoram com a repetição, os pacientes com demência somente se lembram dos últimos itens e não melhoram com a repetição e apresentam dificuldades em todos os tipos de testes de memória. Assim, chegaram à conclusão que os pacientes deprimidos têm dificuldades em testes de memória mais complexos porque isso demanda um esforço maior, mas não apresentam dificuldades em tarefas de memorização mais automáticas. Ao presente trabalho interessa pesquisar, sobretudo, se a depressão causa dificuldades para memorizar, concentrar-se ou tomar decisões, que são atributos da região pré-frontal cerebral. Por isso, uma das principais motivações que levam pesquisadores a se aprofundar em estudos sobre alterações cerebrais, que tenham como causa os transtornos de humor, deve-se ao fato de que tais alterações possivelmente afetam o funcionamento normal das atividades cognitivas do paciente. Assim sendo, o paciente que exerce atividades que trazem riscos para si ou para outrem, caso haja algum descuido devido ao seu estado psicopatológico, necessita avaliação criteriosa e embasada a fim de se saber se pode ou não continuar em tal função. Desta forma, a questão que se propõe é saber se há déficits importantes na atenção e memória no indivíduo com transtorno de humor comparados com indivíduos sem transtorno. O presente trabalho pretende verificar se indivíduos com transtornos de humor são capazes de exercer atividades que exigem atenção e memória sem causar danos à sociedade, seja executando trabalhos de

7 7 responsabilidade onde possa haver riscos à segurança pública ou tarefas que coloquem em risco sua integridade física. Outra contribuição que o presente designa-se é o de colaborar com mais informações referentes ao comprometimento da região pré-frontal em pacientes com transtorno de humor. Justifica-se porque ainda há muito que pesquisar para avançar nos estudos, sem esgotar o entendimento sobre o assunto. 2. MÉTODO A amostra da pesquisa foi constituída por 50 indivíduos, de ambos os gêneros, com idade entre 19 e 60 anos, divididos em dois grupos: um grupo composto de indivíduos sem a presença de transtorno psiquiátrico (grupo controle) e um grupo de indivíduos com a presença de transtorno de humor (grupo clínico). Coletou-se o grupo clínico no Hospital Nossa Senhora da Luz em Curitiba/PR e sujeitos escolhidos por conveniência com transtorno de humor. Determinou-se posteriormente, o grupo controle considerando a média de idade, escolaridade e gênero do grupo clínico. As amostras foram coletadas individualmente em uma sala com mínimos estímulos distrativos possíveis e antes de começar o teste foi feito um rapport, com intuito de explicar o objetivo da pesquisa e garantir o anonimato, preparando o examinando para que o teste fosse realizado com tranquilidade. Os participantes foram submetidos aos instrumentos psicológicos, na seguinte ordem: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, Figura de Rey, teste de atenção concentrada (AC) e subteste Dígitos do WAIS-III. A coleta de dados teve a duração média de 30 minutos. 3. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS As idades dos 50 participantes variaram de 19 a 60 anos, com média de 38 anos para todos os participantes, com 11 anos de desvio padrão. Destes 50, 19 pessoas possuem o ensino fundamental, correspondendo a 38% dos participantes; 23, com o ensino médio, 46%, e 8 pessoas com nível superior, com 16% do total de participantes.

8 8 A Tabela 1 apresenta as diferenças entre grupo clinico e grupo controle levando em conta a média, desvio padrão e significância estatística (valor p) para cada teste realizado. TABELA 1 Comparação entre grupo clínico e grupo controle em relação média, desvio-padrão e valor p TESTE GRUPO MÉDIA DESVIO PADRÃO Valor p FIGURA DE REY CÓPIA CLÍNICO 25,64 10,71 CONTROLE 33,28 3,01 0, 004 FIGURA DE REY MEMÓRIA CLÍNICO 11,36 6,92 CONTROLE 19,32 5,65 < 0, 001 DÍGITOS-DIRETA CLÍNICO 7,48 2,00 CONTROLE 7,76 5,65 0, 759 DÍGITOS-INVERSA CLÍNICO 3,98 1,81 CONTROLE 5,00 1,26 0, 043 AC ACERTOS CLÍNICO 54,76 23,78 CONTROLE 84,68 21,83 < 0, 001 AC ERROS CLÍNICO 4,36 5,72 CONTROLE 2,28 2,56 0, 130 AC OMISSÕES CLÍNICO 22,72 15,81 CONTROLE 7,92 6,36 < 0, 001 AC TOTAL CLÍNICO 31,04 23,71 Fonte: Elaboração das autoras. CONTROLE 74,48 19,18 < 0, 001 Para a análise estatística utilizou-se o teste não-paramétrico de comparação de médias U de Mann-Whitney com um nível de significância de 5%.

9 9 No teste Figura de Rey, durante a cópia, encontraram-se diferenças significativas entre o grupo controle e experimental (U = 2134,24; p = 0,004). O mesmo ocorreu durante a reprodução de memória (U = 2134,24; p < 0,001). Assim sendo, percebe-se que o grupo clínico apresentou maior dificuldade em copiar a Figura Complexa de Rey em relação ao grupo controle. Este fato sugere que o grupo com depressão provavelmente possua um déficit na elaboração de tarefas que exigem planejamento, atenção concentrada e percepção dos detalhes. Pois, para a execução da cópia da Figura Complexa de Rey é necessário discriminar os detalhes e a superposição das formas geométricas com o mínimo de habilidade para imitar com proporções a figura modelo. Também, como demonstrado através dos resultados e análises dos testes, o grupo com depressão também teve um desempenho inferior ao de controle na tarefa de desenhar a Figura de Rey de memória. Deste modo, pode-se inferir que a depressão de certa forma, se relaciona como o mau desempenho na memória de curto prazo. Esse resultado corrobora a teoria de Rocca e Lafer (2006), quando enfatizam que um número expressivo de pesquisadores dedica-se a encontrar e identificar as alterações neuropsicológicas nos episódios depressivos. O resultado de suas pesquisas mostra que a memória e a atividade psicomotora apresentaram grande sensibilidade às alterações de humor. No teste Dígitos Ordem Direta não se encontrou diferença significativa entre o grupo controle e o experimental (p = 0,759). Assim, como não houve diferença significativa entre os dois grupos no teste Dígitos Ordem Direta, deduz-se que a depressão não compromete a capacidade de armazenamento nos pessoas com depressão porque o teste avalia a capacidade de armazenamento de informações. A explicação para o resultado do teste Dígitos Ordem Direta encontra-se nos estudos de Hamdan e Pereira (2009), quando apontam a relevância da avaliação neuropsicológica para identificar pessoas com riscos aumentados de desenvolver doenças neurais e no auxilio do diagnostico clinico, bem como no acompanhamento do tratamento farmacológico. Destacam, entretanto, que há preocupação na

10 10 elaboração e aplicação dos testes no sentido de torná-los válidos, pois as pessoas com comprometimento nas funções executivas, frequentemente não demonstram rebaixamento de medidas de quociente intelectual (QI). Neste caso, empregam-se como instrumentos de avaliação as entrevistas, as observações e os testes psicológicos. Também, os autores Ávila e Bottino (2006) apresentam a diferença entre pacientes deprimidos e pacientes com demência. Enquanto os pacientes deprimidos costumam lembrar-se dos primeiros e últimos itens de uma lista de palavras em teste de memória e melhoram com a repetição, os pacientes com demência somente se lembram dos últimos itens e não melhoram com a repetição e apresentam dificuldades em todos os tipos de testes de memória. O mesmo não aconteceu no teste Dígitos Ordem Inversa, por haver diferença significativa (p = 0,043). A explicação deste resultado provavelmente está em Ávila e Bottino (2006) quando afirmam que pacientes com depressão normalmente tem comprometimento em habilidades como psicomotricidade, memória não verbal e verbal, aprendizagem, compreensão de leitura e funções executivas. Pois, o teste Dígitos Ordem Inversa está associada à avaliação da capacidade de memória de trabalho verbal. No teste de Atenção Concentrada, apenas não houve diferença significativa no número de erros (p = 0,130), pelo motivo de se observar diferenças significativas entre os dois grupos (p < 0,001), no número de acertos, nas omissões e no resultado total. No teste AC, o grupo clínico teve menos acertos que o grupo controle, com uma diferença significativa, o que indica provável comprometimento da atenção visual nos pacientes. Os resultados dos testes de Atenção Concentrada se tornam mais significativos quando Saboya, Saraiva, Palmini, Lima e Coutinho (2007) ressaltam a importância da integridade das funções executivas para realizar tarefas diárias e no convívio social, o que é fundamental para adaptação do individuo. Acrescentam que quando existem falhas nas funções executivas há comprometimentos da atenção sustentada, problemas de planejamento, dificuldades de alternar de uma tarefa para outra, distração, entre outros. Portanto, sugere-se que a depressão está associada a uma perda cognitiva capaz de comprometer as funções executivas e, por consequência, a capacidade do indivíduo de realizar tarefas que exijam atenção.

11 11 A tabela 2 descreve a quantidade de participantes de cada grupo que planejaram ou executaram de forma não planejada a elaboração da tarefa no teste Figura de Rey. Tabela 2: Resultado referente ao tipo das cópias do teste Figura de Rey. FIGURA DE REY Grupo Cópia Planejada Cópia não planejada Clínico 17 7 Controle 25 0 Total 42 7 Fonte: Elaboração das autoras. Conforme a Tabela 02, no grupo controle, todos os participantes realizaram de forma planejada a tarefa de cópia do teste Figura de Rey. No entanto, dos 25 participantes do grupo clinico, 17 planejaram a tarefa e 7 fizeram sem qualquer planejamento anterior e 1 participante negou-se a realizar a tarefa. (p=0,004). Portanto, as cópias da Figura Complexa de Rey foram planejadas melhor pelo grupo controle do que pelo grupo clínico. Esta constatação demonstra que as pessoas com depressão podem apresentar dificuldades para fazer um planejamento em suas tarefas. Assim sendo, como o planejamento é função da região pré-frontal do cérebro e é uma função executiva, infere-se que há um comprometimento desta área nos pacientes com transtorno de humor. Este resultado corrobora a afirmação de autores como Rozenthal; Laks e Engelhardt (2004), que, segundo eles, a depressão altera a capacidade de decisão do paciente o que normalmente compromete o planejamento no momento do teste. De acordo com o comparativo entre resultados obtidos e o embasamento na fundamentação teórica apresentada, pode-se destacar uma inter-relação entre as estrutura na área pré-frontal cerebral e as manifestações depressivas. Os estudos feitos a partir de observações obtidas nas neuroimagens confirmam que o sistema límbico e o lobo pré-frontal estão em constante comunicação. Além disso, há observação de redução de volume em estruturas do sistema límbico. Desta forma, sugere-se que as influências diretas que um exerce sobre o outro tem papel importante na compreensão na forma como as emoções

12 12 podem afetar o funcionamento cognitivo. Isso corrobora com a hipótese e com os resultados dos testes aplicados de que a depressão conduz a um déficit que compromete a execução de trabalhos que exigem concentração, memória e atenção. 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS A pesquisa demonstrou que os pacientes com transtorno de humor apresentaram um rendimento significativamente menor nos testes psicológicos em relação aos do grupo controle. Os resultados apresentados forneceram informações importantes a respeito do comprometimento da região pré-frontal nos pacientes com transtorno de humor, pois sugerem que há um déficit nas funções executivas, uma vez que a região pré-frontal é responsável pela memória de trabalho, atenção concentrada, planejamento, entre outras. Os testes foram ferramentas importantes que possibilitaram uma forma de medir o comprometimento dessas funções em pacientes com casos clínicos de transtorno de humor. No entanto, diferentes variáveis subjetivas podem ter interferido nos resultados dos testes. Citam-se, por exemplo, os diferentes estágios de depressão dos pacientes avaliados, condição de humor no momento do teste e utilização de medicamentos. Contudo, isso não depõe contra e não desmerece o resultado apresentado, pois os índices para cálculos estatísticos já preveem variáveis ambientais. Além disso, os resultados dos testes somente forneceram um elemento a mais para corroborar as várias pesquisas na área. Portanto, a presente pesquisa contribuiu para corroborar com a teoria dos autores que afirmam haver déficits nas funções executivas em pessoas com depressão e transtorno bipolar. Assim, deduz-se que a capacidade de trabalho fica comprometida nesses pacientes. Esse fato provavelmente acarreta riscos para si mesmo ou para outrem, dependendo do tipo de trabalho e grau de responsabilidade que exercem nas atividades laborais. Os resultados apresentados são preliminares e servem de base para próximas pesquisas e estudos a respeito dos efeitos dos transtornos de humor nas atividades cerebrais. Contudo, pode-se recorrer a novos métodos e outros testes que acrescentem dados que confirmem ou não esse primeiro estudo.

13 13 REFERÊNCIAS ALEXANDER, J; LUÍS, A.; GAMITO, A. Novos Dados na Relação entre Córtex Pré-frontal e Doença Bipolar. Disponível em: < Acesso em 09 nov AVILA, R; BOTTINO, C.M.C. Atualização sobre alterações cognitivas em idosos com síndrome depressiva. Revista Brasileira de Psiquiatria. v. 28, n. 4, 2006 CAMBRAIA, Suzy Vijande. Manual teste A/C. 3. ed. São Paulo: Vetor, 2003 CAPOVILLA, A. G. S; ASSEF, E. C. S; COZZA, H. F. P. Avaliação neuropsicológica das funções executivas e relação com desatenção e hiperatividade. jun LIMA, D. Depressão e doença bipolar na infância e adolescência. Jornal de Pediatria, HAMDAN, A. C; PEREIRA, A.P. A. Avaliação neuropsicológica das funções executivas: considerações metodológicas. Psicologia Reflexão e Critica JAMUS, D.R; MADER, M.J. A Figura Complexa de Rey e seu papel na avaliação neuropsicológica KOLB, D.; WISHAW, I. A. Neurociência do comportamento. São Paulo: Manole, 2002 LABIAK,F.P.Avaliação exploratória do critério de fidedignidade de forma abreviada da escala de inteligência Wechsler para adultos WAISS III. Acesso em 09 de junho de PERES, J.F.P; NASELLO, A. G. Psicoterapia e neurociências: um encontro frutífero e necessário. Rev. Bras.Ter. Cogn., Rio de Janeiro, ROZENTHAL, M.;Laks J; Engelhardt E. Aspectos neuropsicológicos da depressão. Rev. Psiquiatria do Rio Grande do Sul. vol.26, n.3, 2004 ROCCA, C.A. e LAFER, B. Alterações neuropsicológicas no transtorno bipolar. Rev. Bras. Psiquiatria., vol.28, n.3, pp SABOYA, E. Disfunção executiva como uma medida de funcionalidade em adultos com TDAH. Rev. Bras. Psiquiatria.,2007.

FUNÇÕES ATRIBUÍDAS AOS LOBOS FRONTAIS. Profª. Jerusa Salles

FUNÇÕES ATRIBUÍDAS AOS LOBOS FRONTAIS. Profª. Jerusa Salles FUNÇÕES ATRIBUÍDAS AOS LOBOS FRONTAIS Profª. Jerusa Salles Lobos frontais: correlações anátomo-funcionais Três regiões: córtex motor primário (circunvolução frontal ascendente): motricidade voluntária.

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

DELIRIUM E DELÍRIO RESUMO

DELIRIUM E DELÍRIO RESUMO DELIRIUM E DELÍRIO 2015 Gustavo Luis Caribé Cerqueira Psicólogo, docente da Faculdade Maurício de Nassau E-mail de contato: gustavocaribeh@gmail.com RESUMO Estudantes de psicologia e profissionais de saúde

Leia mais

EDITORIAL EDITORIAL ÍNDICE

EDITORIAL EDITORIAL ÍNDICE EDITORIAL EDITORIAL 1 Sérgio Butka Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba Desde a primeira cartilha lançada pelo Departamento de Saúde do SMC vários problemas que fazem parte do cotidiano

Leia mais

Professor Doutor titular de Geometria do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Santa Cecília Santos SP. E-mail: jesusmar@unisanta.

Professor Doutor titular de Geometria do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Santa Cecília Santos SP. E-mail: jesusmar@unisanta. ANÁLISE DO DESEMPENHO EM GEOMETRIA E DAS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Marcos Antonio Santos de Jesus 1 Odilthom Elias da Silva Arrebola 2 Este estudo foi desenvolvido com

Leia mais

TEA Módulo 4 Aula 5. Tics e Síndrome de Tourette

TEA Módulo 4 Aula 5. Tics e Síndrome de Tourette TEA Módulo 4 Aula 5 Tics e Síndrome de Tourette Os tics são um distúrbio de movimento que ocorrem no início da infância e no período escolar. É definido pela presença crônica de múltiplos tics motores,

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA Suzana Marssaro do Santos - suzanamarsaro@hotmail.com Priscila Moessa Bezerra - p-moessabezerra@hotmail.com Célia Regina de Carvalho

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

Elaboração do relatório neuropsicológico Professora: PRISCILA COVRE

Elaboração do relatório neuropsicológico Professora: PRISCILA COVRE XVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA (ANO 2015) Elaboração do relatório neuropsicológico Professora: PRISCILA COVRE REALIZAÇÃO: Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas

Leia mais

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA 2012 Nara Saade de Andrade Psicóloga graduada pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Charlisson Mendes Gonçalves Mestrando em Psicologia pela

Leia mais

Processo de Pesquisa Científica

Processo de Pesquisa Científica Processo de Pesquisa Científica Planejamento Execução Divulgação Projeto de Pesquisa Relatório de Pesquisa Exposição Oral Plano de Pesquisa Pontos de referência Conhecimento Científico É a tentativa de

Leia mais

As alterações cognitivas da esquizofrenia

As alterações cognitivas da esquizofrenia 1 As alterações cognitivas da esquizofrenia As primeiras descrições da esquizofrenia foram feitas por Emil Kraepelin, um influente psiquiatra alemão, e Eugen Bleuler, seu colega suíço. Kraepelin, considerado

Leia mais

O papel das Relações Públicas Estratégicas em contextos Interculturais

O papel das Relações Públicas Estratégicas em contextos Interculturais O papel das Relações Públicas Estratégicas em contextos Interculturais Fernanda Navarro Frizzi Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP e-mail: ferfrizzi@hotmail.com Sonia Aparecida Cabestré Universidade

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA

ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO

Leia mais

O OLHAR DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E DA TEORIA DE BASE PSICANALÍTICA SOBRE PACIENTES HIPERTENSOS NO CONTEXTO HOSPITALAR

O OLHAR DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E DA TEORIA DE BASE PSICANALÍTICA SOBRE PACIENTES HIPERTENSOS NO CONTEXTO HOSPITALAR O OLHAR DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E DA TEORIA DE BASE PSICANALÍTICA SOBRE PACIENTES HIPERTENSOS NO CONTEXTO HOSPITALAR ¹Marcela da Costa Garcia, FADAP/FAP ²José Carlos Scaliante Junior, FADAP/FAP

Leia mais

Resumo Aula 9- Psicofármacos e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na infância, na adolescência e na idade adulta

Resumo Aula 9- Psicofármacos e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na infância, na adolescência e na idade adulta Curso - Psicologia Disciplina: Psicofarmacologia Resumo Aula 9- Psicofármacos e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na infância, na adolescência e na idade adulta Psicofármacos:Transtorno

Leia mais

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ CORRÊA, D. M. W²; SILVEIRA, J. F²; ABAID, J. L. W³ 1 Trabalho de Pesquisa_UNIFRA 2 Psicóloga, graduada no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria,

Leia mais

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I Línguas Estrangeiras foi desenvolvido juntamente com as Disciplinas de Aprendizagem Crítico-Reflexiva das Línguas Inglesa, Francesa e Espanhola. O objetivo desse

Leia mais

O QUE É A NEUROPSICOPEDAGOGIA. Neuropsicopedagoga Thaianny Salles. www.grupopsicopedagogiando.com.br

O QUE É A NEUROPSICOPEDAGOGIA. Neuropsicopedagoga Thaianny Salles. www.grupopsicopedagogiando.com.br O QUE É A NEUROPSICOPEDAGOGIA Palestrante: Neuropsicopedagoga Thaianny Salles www.grupopsicopedagogiando.com.br A mente... O cérebro... PRINCIPAIS CONCEITOS NEURO Do grego Neuron, nervo e Logos, estudo.

Leia mais

Discentes do curso de psicologia,centro Universitário de Maringá (CESUMAR), Maringá - Pr- Brasil, umbelinajusto@wnet.com.br 2

Discentes do curso de psicologia,centro Universitário de Maringá (CESUMAR), Maringá - Pr- Brasil, umbelinajusto@wnet.com.br 2 V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 SINTOMAS DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METILFENIDATO NA

Leia mais

Pseudodemência Depressiva

Pseudodemência Depressiva Pseudodemência Depressiva Dr. José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiaí Aspectos psiquiátricos do envelhecimento A A velhice é um triste inventário de perdas e limitações Diminuem - a visão

Leia mais

Tratamento da dependência do uso de drogas

Tratamento da dependência do uso de drogas Tratamento da dependência do uso de drogas Daniela Bentes de Freitas 1 O consumo de substâncias psicoativas está relacionado a vários problemas sociais, de saúde e de segurança pública, sendo necessário

Leia mais

Reconhecida como uma das maiores autoridades no campo da análise infantil na

Reconhecida como uma das maiores autoridades no campo da análise infantil na 48 1.5. Aberastury: o nascimento de um neo-kleinianismo Reconhecida como uma das maiores autoridades no campo da análise infantil na Argentina, Arminda Aberastury fazia parte do grupo de Angel Garma, que

Leia mais

DISLEXIA PERGUNTAS E RESPOSTAS

DISLEXIA PERGUNTAS E RESPOSTAS Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira DISLEXIA PERGUNTAS E RESPOSTAS A avaliação é importante? Muito importante. Ela é fundamental para

Leia mais

PSICODIAGNÓSTICO: FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA¹

PSICODIAGNÓSTICO: FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA¹ PSICODIAGNÓSTICO: FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA¹ OLIVEIRA, Micheli Viera de 2 ; MELLO, Lauren Machado 2 ; OLIVEIRA, Vânia Fortes³. 1 Trabalho de Pesquisa _UNIFRA 2 Psicólogas graduadas pelo Centro

Leia mais

TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET

TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET ATAS - Seminário Ensinar com Pesquisa (Ensinar, Pesquisar e Aprender) - ANO V 1 TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET Ana C. B. da Silva 1, Natália F. da Silva², Maria R. D. Kawamura 3 1 Instituto de Física/Ensino/USP,

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB Nelson Leal dos Santos Júnior 1 Universidade Federal de Campina Grande

Leia mais

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejar uma aula é uma arte não uma tarefa. O planejamento de aula através da ferramenta Mar Aberto ajuda e contribui para infinitas possibilidades para seu

Leia mais

A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL

A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL Adriana de Souza Lemos dryycalemos@hotmail.com Paulo Cesar Soares de Oliveira libras.paulo@hotmail.com FACULDADE ALFREDO NASSER RESUMO: O objetivo dessa pesquisa

Leia mais

INVENTÁRIO DE SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA (AVALIADO POR CLÍNICOS) (IDS-C)

INVENTÁRIO DE SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA (AVALIADO POR CLÍNICOS) (IDS-C) INVENTÁRIO DE SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA (AVALIADO POR CLÍNICOS) (IDS-C) NOME: DATA: Faça um círculo na resposta de cada item que melhor descreva seu paciente nos últimos 7 dias. 1. Insônia Inicial: 0 Nunca

Leia mais

4. Conceito de Paralisia Cerebral construído pelos Professores

4. Conceito de Paralisia Cerebral construído pelos Professores 4. Conceito de Paralisia Cerebral construído pelos Professores Como descrevemos no capitulo II, a Paralisia Cerebral é uma lesão neurológica que ocorre num período em que o cérebro ainda não completou

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADA: Karinne Alcântara EMENTA: Responde consulta feita pela Psicóloga Escolar, Karinne Alcântara, sobre inclusão escolar. RELATORA: Selene Maria Penaforte Silveira SPU Nº 2802398/2015 PARECER Nº

Leia mais

22ª JORNADA DA AMINT NOVEMBRO/2008 DEPRESSÃO E TRABALHO. MARIA CRISTINA PALHARES MACHADO PSIQUIATRA MÉDICA DO TRABALHO mcris1989@hotmail.

22ª JORNADA DA AMINT NOVEMBRO/2008 DEPRESSÃO E TRABALHO. MARIA CRISTINA PALHARES MACHADO PSIQUIATRA MÉDICA DO TRABALHO mcris1989@hotmail. 22ª JORNADA DA AMINT NOVEMBRO/2008 DEPRESSÃO E TRABALHO MARIA CRISTINA PALHARES MACHADO PSIQUIATRA MÉDICA DO TRABALHO mcris1989@hotmail.com DEPRESSÃO 1. Afeta pelo menos 12% das mulheres e 8% dos homens

Leia mais

Vera Lúcia Castro Jaguariúna, novembro 2005.

Vera Lúcia Castro Jaguariúna, novembro 2005. HORIZONTES DA AVALIAÇÃO NEUROTOXICOLÓGICA DE AGROQUÍMICOS Vera Lúcia Castro Jaguariúna, novembro 2005. Uma vez que a neurotoxicidade contribui para vários distúrbios mentais e neurológicos é cada vez mais

Leia mais

Prevenção em saúde mental

Prevenção em saúde mental Prevenção em saúde mental Treinar lideranças comunitárias e equipes de saúde para prevenir, identificar e encaminhar problemas relacionados à saúde mental. Essa é a característica principal do projeto

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta *

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * RESUMO: Neste texto apresento algumas considerações sobre as competências e habilidades matemáticas a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental,

Leia mais

www.grancursosonline.com.br

www.grancursosonline.com.br ARGUMENTAÇÃO PARA RECURSO PROFESSOR MARCELO ARAGÃO PROVA DE AUDITORIA AFT 2013 COMENTADA PROF. MARCELO ARAGÃO Prezados (as) alunos (s), Após examinar a prova de auditoria do concurso de Auditor Fiscal

Leia mais

TEORIAS DA APRENDIZAGEM: DA TEORIA À PRÁTICA

TEORIAS DA APRENDIZAGEM: DA TEORIA À PRÁTICA TEORIAS DA APRENDIZAGEM: DA TEORIA À PRÁTICA José Edivam Braz Santana UEPB edivamsantana@hotmail.com André Ferreira de Lima UEPB andre_lyma@hotmail.com Gilberto Beserra da Silva Filho UEPB gilbertobeserra.filho@bol.com.br

Leia mais

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll! Os parâmetros para decisão do auditor.! Tipos de planos de amostragem estatística em auditoria. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

TEA Módulo 4 Aula 4. Epilepsia e TDC

TEA Módulo 4 Aula 4. Epilepsia e TDC TEA Módulo 4 Aula 4 Epilepsia e TDC Epilepsias no TEA A epilepsia é uma das comorbidades que ocorre com maior frequência nos casos de TEA (35% dos pacientes) e a sua presença ainda é muito frequente no

Leia mais

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia INTRODUÇÃO A psicomotricidade está

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA Bárbara Lea Guahyba 1 Mara Regina Nieckel da Costa 2 RESUMO O artigo aqui apresentado tem como tema a inclusão social de pessoas portadoras de síndrome de

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1 1. Introdução Avaliação de Usabilidade Página 1 Os procedimentos da Avaliação Heurística correspondem às quatro fases abaixo e no final é apresentado como resultado, uma lista de problemas de usabilidade,

Leia mais

ANÁLISE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE XINGUARA, PARÁ SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES

ANÁLISE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE XINGUARA, PARÁ SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES 1 ANÁLISE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE XINGUARA, PARÁ SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES Luciano Teles Bueno 1, Claudia Lisete Oliveira Groenwald 2 RESUMO O presente trabalho apresenta um estudo realizado com

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS

DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS Coordenadoras: Karla da Costa Seabra (Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Educação) Susana Engelhard Nogueira (Instituto Federal

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB. ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.ORG/EVALUATION ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL

Leia mais

A NEUROPSICOLOGIA E O MEDO DA DOR

A NEUROPSICOLOGIA E O MEDO DA DOR FACULDADE DA SERRA GAÚCHA PÓS-GRADUAÇÃO PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PSICOTERAPIAS COGNITIVAS E NEUROCIÊNCIAS PROF. MS. DANIELLE IRIGOYEN DA COSTA A NEUROPSICOLOGIA E O MEDO DA DOR CASSIANA MARTINS

Leia mais

A MATEMÁTICA ATRÁVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE 5º SÉRIES

A MATEMÁTICA ATRÁVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE 5º SÉRIES A MATEMÁTICA ATRÁVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE 5º SÉRIES Haiane Regina de Paula, PIC(UNESPAR/FECILCAM)) Valdir Alves (OR), FECILCAM RESUMO:A pesquisa A Matemática Através de

Leia mais

A mobilização de conhecimentos matemáticos no ensino de Física

A mobilização de conhecimentos matemáticos no ensino de Física Cintia Ap. Bento dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul Brasil cintiabento@ig.com.br Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul Brasil edda.curi@cruzeirodosul.edu.br Resumo Este artigo apresenta um recorte

Leia mais

6.1 A Simulação Empresarial tem utilização em larga escala nos cursos de Administração, em seus diversos níveis de ensino no Brasil?

6.1 A Simulação Empresarial tem utilização em larga escala nos cursos de Administração, em seus diversos níveis de ensino no Brasil? 195 6 Discussão Neste capítulo, são discutidos os resultados apresentados nas suas unidades de pesquisa e a relação existente entre cada uma dessas unidades. Assim, este capítulo traz subsídios para a

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 Resumo Claudenici Aparecida Medeiros da Silva Universidade Federal do Pará Campus de Marabá Pólo de Canaã dos Carajás nici_medeiros@hotmail.com

Leia mais

Comorbidades que podem estar associadas a Dislexia (TDA/TDAH)

Comorbidades que podem estar associadas a Dislexia (TDA/TDAH) Comorbidades que podem estar associadas a Dislexia (TDA/TDAH) Por Ana Luiza Borba Psicóloga e Especialista em Psicopedagogia O aluno com distúrbio de aprendizagem (DA), possui, no plano educacional, um

Leia mais

Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005

Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005 Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005 Cartilha Informativa sobre Drogas (Publicação em fascículos nas edições 557, 558, 559, 560, 561, 562, 563 e 564 da Revista A

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 8.272/2014

PROJETO DE LEI Nº 8.272/2014 COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES PROJETO DE LEI Nº 8.272/2014 (Apenso: Projeto de Lei nº 108, de 2015) Cria o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e acrescenta dispositivos

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCSADEMT02-P UMA AVALIAÇÃO INTERNA DA MONITORIA DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA: OPINIÃO DOS PROFESSORES E MONITORES SOBRE O PROGRAMA. Antonio Fernandes Maia Filho (2), Aflaudizio Antunes de Oliveira (1),

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER Levi Ramos Baracho; Jordano da Silva Lourenço, Kay Francis Leal Vieira Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ INTRODUÇÃO O câncer ainda é tido como

Leia mais

Nota Técnica 113/2007 SRD/SRE/ANEEL Metodologia para Projeção de Investimentos para o Cálculo do Fator X Contribuição da Audiência Publica 052/2007

Nota Técnica 113/2007 SRD/SRE/ANEEL Metodologia para Projeção de Investimentos para o Cálculo do Fator X Contribuição da Audiência Publica 052/2007 Nota Técnica 113/2007 SRD/SRE/ANEEL Metodologia para Projeção de Investimentos para o Cálculo do Fator X Contribuição da Audiência Publica 052/2007 1 1. Estrutura do Trabalho : De forma que se pudesse

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

TEA Módulo 4 Aula 2. Comorbidades 1 TDAH

TEA Módulo 4 Aula 2. Comorbidades 1 TDAH TEA Módulo 4 Aula 2 Comorbidades 1 TDAH É uma das comorbidades mais comuns e mais preocupantes quando se trata do Transtorno do Espectro Autista porque leva a duas coisas fundamentais que podem atrapalhar

Leia mais

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros Janeiro 2015 1. INTRODUÇÃO Quatro em cada dez consumidores consideram-se desorganizados financeiramente, mas sete em cada dez

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

A Meta-Analytic Review of Psychosocial Interventions for Substance Use Disorders

A Meta-Analytic Review of Psychosocial Interventions for Substance Use Disorders A Meta-Analytic Review of Psychosocial Interventions for Substance Use Disorders REVISÃO META-ANALÍTICA DO USO DE INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS NO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA Publicado: Am J Psychiattry

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Josilene Maria de Almeida 1 ; Rosângela Miranda de Lima 2 ; Maria Sônia Lopes da Silva; Maria Anunciada

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

Densímetro de posto de gasolina

Densímetro de posto de gasolina Densímetro de posto de gasolina Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia Tema Materiais: propriedades Conteúdos Densidade, misturas homogêneas e empuxo Usos / objetivos Introdução ou aprofundamento do

Leia mais

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ESTRESSE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Página 1 de 9 1. OBJETIVO... 3 2. ESCOPO... 3 3. DEFINIÇÕES... 4 4. ESTRESSE OCUPACIONAL: CARACTERIZAÇÃO... 4 4.1. Conceitos fundamentais... 4 4.2. Conseqüências

Leia mais

6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa

6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa 110 6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa 6.1. Introdução Neste capítulo pretende-se apresentar os métodos e as técnicas

Leia mais

Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental?

Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental? Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental? Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química Pós-Graduação Pós-Graduação

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande d o Norte -IFRN E-mail: acs@cefetrn.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande d o Norte -IFRN E-mail: acs@cefetrn.br Samir de Paula Silva Israel Cayo Macêdo Campos Alex Pereira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande d o Norte -IFRN E-mail: acs@cefetrn.br O ensino da Cartografia no

Leia mais

função de produção côncava. 1 É importante lembrar que este resultado é condicional ao fato das empresas apresentarem uma

função de produção côncava. 1 É importante lembrar que este resultado é condicional ao fato das empresas apresentarem uma 90 6. CONCLUSÃO Segundo a teoria microecônomica tradicional, se as pequenas empresas brasileiras são tomadores de preços, atuam nos mesmos mercados e possuem a mesma função de produção, elas deveriam obter

Leia mais

Escola Bilíngüe. O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas

Escola Bilíngüe. O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas Escola Bilíngüe É uma escola unique Diana Mandelert Diana Cerdeira Apresentação O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas informações obtidas na página da escola na Internet,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO humano. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital Uma pesquisa realizada em 1997 nos Estados Unidos comprovou estatisticamente que essa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI MODELO PARA REDAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA DISCIPLINA: MÉTODO DE PESQUISA QUANTITATIVA PROFA. Dra. MARINA BANDEIRA, Ph.D. MARÇO 2014 1 MODELO PARA REDAÇÃO DOS TRABALHOS

Leia mais

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (Adaptado do texto do prof. Adair Santa Catarina) ALGORITMOS COM QUALIDADE MÁXIMAS DE PROGRAMAÇÃO 1) Algoritmos devem ser feitos para serem lidos por seres humanos: Tenha em mente

Leia mais

SÍNDROME DE ASPERGER

SÍNDROME DE ASPERGER Philipe Machado Diniz de Souza Lima CRM 52.84340-7 Psiquiatra Clínico Psiquiatra da Infância e Adolescência Atuação: CAPSI Maurício de Sousa Matriciador em Saúde Mental AP3.3 SÍNDROME DE ASPERGER Síndrome

Leia mais

Modelagem Matemática Aplicada ao Ensino de Cálculo 1

Modelagem Matemática Aplicada ao Ensino de Cálculo 1 Modelagem Matemática Aplicada ao Ensino de Cálculo 1 Milton Kist 2, Ireno Antonio Berticelli 3 RESUMO: O presente trabalho visa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Matemática.

Leia mais

Memória. Dra. Marcia Y. Kimura Oka Médica Geriatra Especialista em Geriatria pela SBGG

Memória. Dra. Marcia Y. Kimura Oka Médica Geriatra Especialista em Geriatria pela SBGG Memória Dra. Marcia Y. Kimura Oka Médica Geriatra Especialista em Geriatria pela SBGG Alterações Cerebrais com o Envelhecimento Redução do volume (atrofia) Redução da Interconectividade cerebral Acúmulo

Leia mais

Eventos independentes

Eventos independentes Eventos independentes Adaptado do artigo de Flávio Wagner Rodrigues Neste artigo são discutidos alguns aspectos ligados à noção de independência de dois eventos na Teoria das Probabilidades. Os objetivos

Leia mais

Estruturas das Sessões em TCC

Estruturas das Sessões em TCC Estruturas das Sessões em TCC Eliana Melcher Martins - Mestre em Ciências pelo Depto. de Psicobiologia da UNIFESP - Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP - Psicóloga Clínica Cognitivo Comportamental

Leia mais

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo.

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo. 9 Conclusão Neste estudo, eu me propus a investigar os efeitos de práticas de Língua Portuguesa no aprendizado de leitura e como esses efeitos se diferenciam conforme o ano de escolaridade dos alunos e

Leia mais

INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE SOB AS ÓTICAS MORAL E INSTITUCIONAL

INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE SOB AS ÓTICAS MORAL E INSTITUCIONAL INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE SOB AS ÓTICAS MORAL E INSTITUCIONAL ZANDONATO, Zilda Lopes - UNESP GT: Educação Fundamental/nº 13 Agência Financiadora: não contou com financiamento

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MANUAL DO AVALIADOR Avaliar é fazer análise e ter a oportunidade de rever, aperfeiçoar, fazer de forma diferente, sempre em busca de eficácia e resultados. Gartner & Sánchez As

Leia mais

A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO

A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO Vilmara Luiza Almeida Cabral UFPB/Campus IV Resumo: O presente relato aborda o trabalho desenvolvido no projeto de intervenção

Leia mais

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado Paula Rebouças Estudo Exploratório I. Introdução A Dislexia é uma síndrome caracterizada por problemas na leitura: ao ler a pessoa

Leia mais

Wanessa Valeze Ferrari Bighetti Universidade Estadual Paulista, Bauru/SP e-mail: wanessa_ferrari@hotmail.com

Wanessa Valeze Ferrari Bighetti Universidade Estadual Paulista, Bauru/SP e-mail: wanessa_ferrari@hotmail.com O papel da media literacy na capacitação de jovens eleitores para o exercício da cidadania um estudo sobre o reconhecimento do apelo à memória como ferramenta de convencimento nas eleições de 2014 Wanessa

Leia mais

Um currículo de alto nível

Um currículo de alto nível Não existe uma única versão de um currículo que possa ser comprado pronto e usado eficazmente em qualquer escola do mundo. Um currículo verdadeiramente deverá estar enraizado em seu próprio contexto, e

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

RELAÇÃO MÃE-BEBÊ: UMA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA

RELAÇÃO MÃE-BEBÊ: UMA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA RELAÇÃO MÃE-BEBÊ: UMA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA Cléa Maria BALLÃO; clea.ballao@uol.com.br; Rosanna Rita SILVA; rosanna@irati.com.br Carolina Macieira LOPES; cmlopes88@hotmail.com Universidade Estadual

Leia mais