SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS"

Transcrição

1 SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS

2 1. NOSSA HISTÓRIA, MISSÃO, VISÃO E VALORES O Começo Mário Veiga de Almeida Fundador da Universidade Em 1933, através do sonho de Mário Veiga de Almeida, tem início a história da UVA. Junto com sua irmã, Maria Anunciação de Almeida, o fundador da universidade realizava uma atividade voluntária na Igreja de Santo Cristo. Eles começaram a alfabetizar crianças que, com dificuldade de leitura, não conseguiam acompanhar a catequese junto à Igreja. Por terem perdido seus pais ainda crianças, foram adotados por seus padrinhos e usavam como sala de aula a mesa de jantar da modesta residência onde viviam. Em 1937, a sala de aula improvisada muda de endereço para uma casa com poucas salas, surgindo a primeira escola, o Colégio Sagrado Coração de Jesus. O Ensino Superior tem início em 1972, com a criação da Escola de Engenharia Veiga de Almeida, com os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Em 1992, a criação de novos cursos leva ao reconhecimento e oficialização por parte do Ministério da Educação e Cultura (MEC), da Universidade Veiga de Almeida, que conta hoje com 5 campi e um centro de excelência em saúde.

3 Nova Fase Desde 2011, a Universidade Veiga de Almeida integra a Rede Ilumno, uma rede internacional de instituições de ensino que tem como principal objetivo ampliar o acesso à educação superior de qualidade nas Américas. O ingresso à Rede Ilumno foi o primeiro passo concreto da UVA em seu processo de internacionalização. A instituição, em um momento em que é reconhecida como uma das melhores universidades do Brasil, enxerga na Rede a possibilidade de troca de experiências, bem como de desenvolvimento de soluções inovadoras e novas tecnologias de ensino. Estas são estratégias fundamentais para que a UVA possa preparar seus egressos para atuar em uma economia globalizada, de forma consciente e a partir de um forte senso de responsabilidade social. Missão A Universidade Veiga de Almeida (UVA) tem como missão formar profissionais, oferecendo ensino de qualidade em todas as modalidades (presencial e a distância), estimular e desenvolver pesquisa e promover atividades de extensão relevantes à comunidade, contribuindo desse modo para a formação plena do cidadão, alicerçada em uma cultura empreendedora e em princípios humanistas, éticos e democráticos. Visão A UVA tem como visão ser reconhecida como uma universidade atual e inovadora pelas competências profissionais e empreendedoras dos seus egressos, pela contribuição de suas pesquisas aplicadas às demandas da sociedade e ao setor produtivo, e pelo impacto de suas ações de extensão desenvolvidas, especialmente, nas regiões em que atua.

4 Valores Colaboração: Somos uma equipe, uma Rede trabalhando juntos para o mundo. A colaboração entre nossas instituições permite desenvolver uma qualidade educativa que excede as expectativas de nossos estudantes. Temos um ambiente de trabalho dinâmico que é enriquecido ao compartilhar suas melhores práticas. Integridade: Trabalhamos todos os dias com absoluto compromisso com a ética, honestidade e credibilidade. Paixão: Somos apaixonados pela educação e formamos estudantes apaixonados pelo exercício de suas profissões. Qualidade: Estamos comprometidos com a contínua melhoria da acessibilidade e relevância de nossa oferta acadêmica e a experiência total de nossos estudantes. 2. DADOS GERAIS - Nome do Curso Letras - Grau Conferido Licenciado (a) em Letras: Habilitação Português / Inglês - Aspectos Legais Os instrumentos orientadores do Curso e norteadores deste Projeto Pedagógico, vão desde as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Engenharia Ambiental até as definições administrativas e pedagógicas da Universidade Veiga de Almeida.

5 - Autorização de funcionamento/reconhecimento O curso obteve sua autorização de funcionamento por meio do Decreto nº , de 31/07/1974. O curso foi reconhecido pelo Decreto nº , de 27/01/1978, publicada no Diário Oficial de 30/01/1978, assim como foi renovado seu reconhecimento pela Portaria nº 286 da SERES/MEC, de 21/12/2012, publicada no Diário Oficial de 27/12/ Integralização O período mínimo de integralização é de 3 (três) anos e o máximo é de 6 (seis) anos. - Turnos de funcionamento Matutino e Noturno 3. OBJETIVOS DO CURSO Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico, além do pensamento reflexivo. Tornar o futuro professor um profissional qualificado, consciente do significado da educação, para que possa estender essa consciência às pessoas do seu campo de atuação, proporcionando-lhes uma dimensão coletiva e solidária de sua existência; Desenvolver habilidades e competências imprescindíveis para a qualificação do futuro professor, mediante a apropriação de conhecimentos que lhe garantam as condições para o exercício das suas atividades; Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da criação e difusão da cultura e o entendimento do homem com o meio em que vive;

6 Contribuir para a formação do professor que, a partir de uma visão de globalidade do processo educativo, seja capaz de trabalhar os seus elementos constitutivos e sua forma de organização, numa visão dinâmica da sociedade; Funcionar, principalmente, como agente difusor do saber lingüístico e históricoliterário e reconhecer-se como divulgador de outros conhecimentos de que a língua sirva como meio de propagação. Ensejar a integração da teoria e da prática da interdisciplinaridade, tendo como objetivo fundamental a formação do profissional realizador de transformações; Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviço especializado à comunidade e estabelecer com ela relação de reciprocidade; Incentivar o profissional da educação ao permanente aprimoramento nos domínios da cultura e do trabalho, integrando e sistematizando o saber; Preparar profissionais para atuação nos diferentes campos do ensino fundamental e médio; Utilizar o idioma Português e o Inglês nas suas modalidades oral e escrita, em diversos registros de linguagem, como função precípua desse especialista; Acompanhar a evolução da sociedade, permitindo a outros cidadãos, por meio de sua orientação, desenvolver capacidades de melhor aproveitamento das duas línguas como meio de aquisição de conhecimentos e expressão de sua vontade; Capacitar pessoas à proficiência linguística como meio eficaz de aperfeiçoamento da cidadania, permitindo à própria nação sonhar com o amadurecimento intelectual, cultural e artístico de toda a sociedade.

7 4. PERFIL DO EGRESSO Curso de Licenciatura em Letras desenvolve as competências e habilidades necessárias ao exercício profissional do futuro professor, tendo a docência como base de sua formação. Essas competências são articuladas com as demandas da atuação profissional e se assentam na legislação vigente e nas diretrizes curriculares nacionais. As competências referem-se ao comprometimento com os valores inspirados na sociedade democrática, à compreensão do papel social da escola, aos domínios dos conteúdos a serem socializados, aos processos de investigação que possibilitam o aperfeiçoamento da prática pedagógica e do gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional. De acordo com os objetivos propostos e considerando as situações de mercado de trabalho, o Curso de Letras da Universidade Veiga de Almeida pretende que, através do esforço conjunto da Coordenação e docentes do curso, o profissional com Licenciatura em Letras e formado por essa instituição, em termos gerais, deverá: Desempenhar papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes seguros e bons produtores de textos de diversos gêneros e registros lingüísticos, enfatizando o desenvolvimento de atividades e habilidades lingüísticas, artísticas, culturais, estéticas e científicas; Atuar de forma competente nos diferentes níveis da educação; Comprometer-se com valores inspirados na sociedade democrática; Gerenciar e executar tarefas técnicas no âmbito de sua formação; Desenvolver programas de pesquisa científica básica e aplicada; Fazer uso adequado de novas tecnologias; Trabalhar a teoria a partir da realidade experimental e prática; Prestar consultoria no âmbito de sua formação e competência;

8 Acompanhar a evolução do pensamento científico na sua área de atuação; Priorizar a multidisciplinaridade nas atividades pedagógicas e científicas; Atuar como agente de transformação social; Pautar suas ações pelos princípios éticos vigentes na comunidade em que atuará. - Funções do egresso dentro do mercado de trabalho A formação acadêmica recebida no Curso de Letras da UVA integra diferentes competências, permitindo aos egressos uma grande variedade de atuações no mercado de trabalho. Além do espaço escolar, onde o egresso pode atuar como professor de ensino fundamental segundo ciclo e ensino médio, por serem exímios conhecedores das línguas portuguesa e inglesa, há possibilidades nas áreas de revisão de textos, da tradução, da legendagem de filmes, da escrita de blogs, de apoio à imprensa e de assessoria às práticas artísticas e audiovisuais.

9 5. MATRIZ CURRICULAR - PORTUGUÊS/INGLÊS PORTUGUÊS/INGLÊS CÓDIGO DISCIPLINAS CH 1º PERÍODO PORTUGUÊS BÁSICO 60 INTROD SINTAGMAS DE LINGUA INGLESA 90 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM 60 MORFOFONO DA LINGUA PORTUGUESA 60 CIDADANIA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60 2º PERÍODO O SINTAGMA VERBAL EM INGLÊS 90 MORFOSSINT LING PORTUGUESA 60 FUNDAMENTOS DA LINGUA PORTUGUESA 60 PRÁTICA PEDAGOGICA I 120 CIÊNCIAS AMBIENTAIS 60 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA LITERATURA 60 3º PERÍODO RELAÇÃO TEXT LINGUA INGLESA 60 LINGUISTICA: HISTÓRIA E TEORIA 60 SINT TEXT DA LINGUA PORTUGUESA 60 FICÇÃO BRASILEIRA 60 DIDÁTICA I 60 FILOSOFIA 60 4º PERÍODO SINTAXE DA LINGUA INGLESA 60 HIST DA LINGUA: DO LATIM AO PORTUGUÊS 60 LIRICA BRASILEIRA 60 LINGUISTICA APLICADA AO ENSINO DE LINGUAS 60 METODOLOGIA CIENTÍFICA 60

10 5º PERÍODO LITERATURA INGLESA 60 PRAT DE SALA AULA ENS DE LINGUA INGLESA 60 SEMAN E PRAG LINGUA PORTUGUESA 60 MONOGRAFIA I 60 ESTAGIO SUPERVISIONADO DE LINGUA PORTUGUESA 200 ESTUDOS LINGUÍSTICOS LITERARIOS 60 PRÁTICA PED APLICADA AO ENSINO DE LING PORTUGUESA 60 6º PERÍODO PRAT ESTRAT ENS LINGUA INGLESA 60 LITERATURA ESTADUNIDENSE 60 EST SUP DE LINGUA INGLESA 200 EST COMP GRAM LINGUA PORTUGUESA 60 MONOGRAFIA II 120 EMPREENDEDORISMO 60

11 6. ESTÁGIO SUPERVISIONADO O estágio supervisionado possui carga curricular de 200 horas-aula, distribuídas pelas disciplinas de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, para os alunos de a Letras Português/Inglês e Português/Literaturas e Estágio Supervisionado em Literaturas de Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa. O aluno atua efetivamente em ambientes propícios desenvolvendo a análise crítica e construindo habilidades necessárias à pratica de mediação e solução de conflitos em uma sala de aula. O cumprimento das atividades do estágio é submetido à avaliação pelos professores orientadores e pelo Coordenador do curso, através do desenvolvimento das atividades e de apresentação de relatórios. O aluno cuja avaliação não for satisfatória não terá a carga horária daquela atividade contabilizada em seu histórico. As atividades de estágio buscam a articulação entre ensino e a sala de aula, sob as formas de prática oral e escrita, com a assistência às partes. 7. TCC Orientação e apresentação No projeto de conclusão de curso, o estudante deve seguir a orientação dada pelo professor - orientador acompanhar a todas as etapas do desenvolvimento do trabalho. Este acompanhamento será feito através de ficha de orientação, disponibilizada pelo coordenador do Curso. Os alunos devem se comprometer a cumprir todos os prazos de entrega deferidos pelo calendário. As avaliações intermediárias serão feitas pelo professor orientador e pela coordenação do curso. Em data marcada pala coordenação do curso, os trabalhos serão submetidos a banca final composta por quatro membros: Professor orientador (

12 presidente e mediador da banca); Professores internos (2); Profissional convidado. 8. ATIVIDADES COMPLEMENTARES O Projeto Pedagógico dos Cursos da Universidade Veiga de Almeida abrange as atividades de caráter científico, cultural e acadêmico, que se articulam com o processo formativo e, ao mesmo tempo, enriquecem-no na sua totalidade. É uma disciplina que se estende ao longo do curso e compreende as atividades exercidas fora de sala de aula, totalizando uma carga horária em função das peculiaridades de cada curso. Essas atividades podem ser realizadas também durante as férias escolares. No caso do curso de Letras foram definidas 200 horas destas atividades a serem cumpridas do decorrer do curso. Ao lado das atividades formais, as atividades complementares, com certeza, deverão alcançar esses propósitos, visto que a visão que se tem do ser humano é ao mesmo tempo física, biológica, psíquica, cultural, social e histórica, ou seja, uma visão integral. A educação para o futuro pressupõe uma visão inovadora em relação ao tratamento e ressignificação dos conteúdos e, por isso mesmo, contempla outras aprendizagens. Os progressos nos conhecimentos no âmbito das especializações disciplinares, muitas vezes, fragmentam os contextos, as globalidades e complexibilidades. As disciplinas tendem a fragmentar o conhecimento provocando, quase sempre, a disjunção entre as humanidades e as ciências, tendo como consequência uma série de distorções na formação do ser humano. O planeta exige um pensamento policêntrico capaz de apontar o universalismo, não abstrato, mas consciente da unidade/diversidade da condição humana. Nessa perspectiva, as atividades complementares contribuirão sobremaneira para que as futuras gerações tenham uma melhor compreensão do mundo, do homem, da natureza e suas relações.

13 A cada ano, são planejadas atividades diversificadas, tais como: palestras, seminários, excursões, pesquisas, projetos interdisciplinares, tornando o currículo mais dinâmico e propiciando maior integração entre alunos e professores e, ao mesmo tempo, o contato direto com a realidade política, social, cultural e econômica do país. Os coordenadores e professores de todos os cursos participam do planejamento das atividades numa perspectiva interdisciplinar do currículo, quando vários saberes e olhares se entrecruzam, enriquecendo, dessa forma, o conhecimento dos alunos e professores sobre determinado assunto. Rompe-se, dessa forma, com a imagem estanque do professor, mediante a utilização de diferentes formas de linguagem. O cumprimento da carga horária em Atividades Complementares afigura-se indispensável à conclusão do curso e consequente recebimento, pelo aluno, da imposição do grau de Licenciado em Letras. As atividades complementares deverão aprofundar o nível de conhecimento do aluno para além dos limites naturais do Curso de Graduação em Letras conforme recomenda a Resolução do Conselho Nacional de Educação /Câmara de Educação Superior nº 3, de 7 de novembro de 2001, deve criar mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes, presenciais e/ou a distância, a saber: monitorias e estágios; programas de iniciação científica; programas de extensão; estudos complementares e cursos realizados em outras áreas afins. Entendemos que estas atividades garantam o incremento desejado no perfil do egresso, proporcionando o exercício de habilidades, das competências e de conteúdos, de forma a considerá-lo como coautor do processo ensino aprendizagem, portanto elemento pro-ativo, que buscará conhecimento adicional, reconhecendo que o Curso de Graduação não garante a terminalidade, exigindo dos acadêmicos/profissionais a capacidade de aprender continuamente, tanto no período de sua formação, quanto no exercício profissional.

14 Desta forma, as atividades complementares induzem os acadêmicos a buscarem a aprendizagem e a ter responsabilidade e compromisso com a sua formação, consolidando um ambiente de ensino onde que haja benefício mútuo entre os discentes- docentes e Coordenação. 9. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM O sistema de avaliação das disciplinas dos cursos presenciais da Universidade Veiga de Almeida é realizado de duas formas: A1 - Primeira Avaliação do Semestre, conteúdo parcial (anterior à data da primeira avaliação). A2 - Segunda avaliação, ênfase no conteúdo ministrado após a data da primeira avaliação (A1). A3 - Prova Final, conteúdo completo. Somente uma das funções abaixo: (a) Avaliação de 2ª chamada para o aluno que não fez A1 ou a A2 (apenas uma delas). (b) Avaliação para o aluno alcançar a média de aprovação 6,0 (seis); (c) Avaliação optativa para o aluno melhorar sua média, substituindo uma das avaliações com a menor nota (A1 ou A2) A4 - Avaliação somativa das atividades desenvolvidas ao longo do semestre. Havendo somente um único lançamento de grau ao final do semestre. A avaliação do rendimento escolar é feita por meio de provas, testes e trabalhos elaborados pelos professores das disciplinas em consonância com o Projeto Pedagógico do curso. Aprovação O aluno será aprovado nas disciplinas, se atender as condições abaixo: 1. Alcançar o mínimo de frequência igual a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas previstas, no regime presencial;

15 2. O aluno tem que obter o grau maior ou igual que 5 (cinco) em cada uma das avaliações (A1 e A2), caso contrário, deverá realizar A3 (com nota igual ou maior que 5 ) em substituição à Avaliação de menor grau. 3. Obtiver grau numérico igual ou superior a 6 (seis) na média aritmética entre o primeiro grau de qualificação (A1) e o segundo grau de qualificação (A2); essa média (M) será calculada por meio da seguinte fórmula: M = A1 + A O aluno que não atender as condições estabelecidas no item 2 poderá realizar uma terceira avaliação (A3), para obter o terceiro grau de qualificação, que deverá ser igual ou superior a 5 (cinco). A nota de A3 irá substituir a nota de menor valor da A1 ou A2, para poder gerar um novo cálculo de média. Ou seja, na avaliação A3 o aluno deverá obter grau igual ou superior a 05 (cinco) para a nota ser considerada. Exemplo 1 A1 = 3 (Três) Nota Descartada (inferior a 5 ) A2 = 5 (Cinco) Nota Válida A3 = 7 (Sete) Nota Válida Cálculo da Média = (A2 + A3) : 2 = (5 + 7) : 2 = 12 : 2 = 6 (média igual ou superior a média de aprovação 6 ) Exemplo 2 A1 = 8 (Oito) Nota Válida A2 = 4 (Quatro) Nota Descartada (inferior a 5 ) A3 = 6 (Seis) Nota Válida Cálculo da Média = (A1 + A3) : 2 = (8 + 6) : 2 = 14 : 2 = 7 (média igual ou superior a média de aprovação 6 )

16 5. O aluno poderá substituir apenas uma avaliação pela A3 (seja por causa de nota ou por falta). 6. Se obtiver grau inferior a 5,0 (cinco) nas duas avaliações (A1 e A2), automaticamente, estará reprovado na disciplina. 7. O aluno que prestar avaliação A3 em conformidade com o item 3 será considerado aprovado se obtiver grau numérico igual ou superior a 6 (seis) na média entre A3 + (A1 ou A2); 8. No caso das disciplinas que tiverem uma única nota (A4), a aprovação só ocorrerá se a nota de A4 for maior ou igual a 7 (sete). Não haverá 2ª. Chamada da Avaliação A4, pois trata-se de avaliação somativa. 9. As médias deverão ser calculadas com apenas uma casa decimal. Segunda Chamada de Prova A3 A segunda chamada de prova foi substituída pela A3. O aluno que faltar uma das avaliações, A1 ou A2, terá o direito de fazer a A3 para substituir a prova não realizada, caso sua outra avaliação (A1 ou A2) não tenha sido inferior a 05 (cinco). Casos Especiais A aluna gestante e os alunos, em geral, de acordo com os casos previstos em Lei, terão direito a um regime especial de avaliação, desde que requerido por meio de Protocolo, no Setor de Atendimento da Secretaria do seu Campus, com a documentação exigida. Revisão de Prova O aluno que porventura discordar do grau atribuído pelo professor em uma determinada avaliação (A1 e/ou A2), poderá solicitar revisão da prova, diretamente ao professor da turma-disciplina em que está inscrito, até uma semana após a data de divulgação da respectiva nota de cada avaliação.

17 Para a revisão das provas de A3 o aluno deverá, deverá solicitar a revisão no Setor de Atendimento Secretaria Setorial de seu Campus, via protocolo com as devidas justificativas por escrito, dentro dos prazos previstos no Calendário Escolar.

18 10 EMENTÁRIO (Letras Português/inglês) 1º PERÍODO PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM CARGA HORÁRIA: 60 h PERÍODO: 1º EMENTA Aprendizagem: O processo de ensino - aprendizagem. Principais conceitos e abordagens dos processos cognitivos humanos. As teorias psicogenéticas (Piaget e Vygotsky) e a teoria das Inteligências Múltiplas de H. Gardner em uma perspectiva biopsicossocial. OBJETIVO Ao final desta Disciplina, espera-se que o aluno tenha aprendido a analisar criticamente os principais aspectos psicológicos que norteiam o processo ensino-aprendizagem, identificar as principais contribuições da teoria psicogenética de Piaget para o processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, reconhecer a importância dos fatores socioculturais como mediadores do processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, destacar as contribuições da teoria das inteligências múltiplas para a dinâmica escolar. PROGRAMA DETALHADO UNIDADE I - A aprendizagem e sua relação com o processo educacional Objetivo:analisar criticamente os principais aspectos psicológicos que norteiam o processo ensino-aprendizagem Conteúdos: 1.1 Histórico, conceito e características da aprendizagem;

19 1.2 A relação ensino-aprendizagem; 1.3 A produção de fracasso escolar. UNIDADE II - A teoria psicogenética de Piaget Objetivo:identificar as principais contribuições da teoria psicogenética de Piaget para o processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno Conteúdos: 2.1 Introdução à teoria psicogenética. Fases do desenvolvimento cognitivo; 2.2 A importância do brincar e a formação moral da criança; 2.3 Contribuições à dinâmica escolar.

20 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM CARGA HORÁRIA: 60 h PERÍODO: 1º UNIDADE III - A perspectiva sociocultural de Lev Vygotsky Objetivo:reconhecer a importância dos fatores socioculturais como mediadores do processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Conteúdos: 3.1 Introdução à teoria sociocultural. Conceitos básicos; 3.2 Pensamento e linguagem. Desenvolvimento e aprendizado; 3.3 Contribuições à dinâmica escolar. UNIDADE IV - A teoria das inteligências múltiplas de H. Gardner Objetivo:destacar as contribuições da teoria das inteligências múltiplas para a dinâmica escolar. Conteúdos: 4.1 Introdução à teoria das inteligências múltiplas; 4.2 As inteligências múltiplas; 4.3 Contribuições à dinâmica escolar. METODOLOGIA DE ENSINO Apresentação com debate de pesquisas, leitura, e debate de artigos científicos, aulas expositivas e dialogadas, leitura dirigida, estudo dirigido, trabalhos em grupo. Atividades discentes Realizar leituras dirigidas de artigos científicos; Produzir fichamentos e resenhas a partir dos artigos científicos lidos; Desenvolver trabalho de pesquisa teórica e em grupo; Apresentar trabalho, realizar questões objetivas e abertas,

21 realizar pesquisa, associar dados teóricos e relatos de experiência; analisar material audiovisual. Procedimentos de avaliação - O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através dos seguintes instrumentos: Autoavaliação; Pesquisa bibliográfica; Pôsteres; Resenha; Resumos; Fichamentos; Trabalho Colaborativo; Exercícios; prova. BIBLIOGRAFIA BÁSICA GARDNER, H. Estruturas da mente. A teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes médicas, KOHL, M. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. São Paulo: Artes Médicas, SEBER, M da G. Piaget. O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. São Paulo: Scipione, 1997.

22 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM CARGA HORÁRIA: 60 h PERÍODO: 1º BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARMSTRONG, T. Inteligências múltiplas na sala de aula. Porto Alegre: ARTMED, CARRAHER, Terezinha Nunes (Org.). Aprender pensando: contribuições da psicologia cognitiva para a educação. 17 ed. Petrópolis RJ: Vozes, FERREIRA, Carlos Alberto de Mattos. O papel do lúdico na construção das funções psíquicas superiores em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas sob uma perspectiva Vygotskyana. Rio de Janeiro, 2002 VIEIRA, M. K.; REGO, T. C.; SOUZA, D. T. (Orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, VIGOTSKY, L. S.; LURIA, Alexandre Romanovich. LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 9 ed. São Paulo: Ícone, 2005.

23 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: MORFOFONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA CARGA HORÁRIA: 60 h PERÍODO: 1º EMENTA Fonologia e morfologia da língua portuguesa. Os objetos de estudo da fonética e da fonologia. Abordagem tradicional e estruturalista do inventário de fonemas da língua. Os fonemas e os registros regionais. A fonologia expressiva. Os morfemas do ponto de vista do significado. Os vocábulos e sua estruturação. Os fenômenos da flexão e da derivação; o equívoco das gramáticas tradicionais. Flexão e desinências. Derivação e afixos. Os vocábulos e sua formação. OBJETIVO DA DISCIPLINA Ao final desta Disciplina, espera-se que o aluno tenha aprendido a: 1. identificar os sons e fonemas da língua; 2. classificá-los, segundo critérios tradicionais e modernos; 3. entender as diferentes variantes de realização fonológica e fonética; 4. reconhecer os fenômenos fonéticos e suas representações gráficas; 5. reconhecer o emprego tradicional e normativo que determina os caracteres fônicos, tidos como cultos e relevantes; 6. utilizar a dita boa pronúncia da língua no padrão culto; 7. evitar usos que correspondam aos vícios de pronúncia e combinações sintáticas consideradas desagradáveis; 8. reconhecer os morfemas lexicais e gramaticais da nossa língua; 9. entender sua existência como formas livres e presas; 10. entender noções como morfema zero e alomorfes; 11. conhecer as flexões nominais e verbais; 12. conhecer a complexa e eclética formação do léxico da língua portuguesa, com vocábulos vindos de vários idiomas; 13. compreender a facilidade de adoção de palavras de outras línguas;

24 14. aprender as especificidades dos diversos meios de formação de palavras. UNIDADE 1 Sistema fonológico da língua portuguesa Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: identificar os sons e fonemas da língua; classificá-los, segundo critérios tradicionais e modernos; entender as diferentes variantes de realização fonológica e fonética; e, finalmente, reconhecer os fenômenos fonéticos e suas representações gráficas. Conteúdo: 1.1- O aparelho fonador e os sons vocais 1.2- Fonética x fonologia 1.3- Inventário e classificação articulatória dos fonemas

25 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: MORFOFONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA CARGA HORÁRIA: 60 h PERÍODO: 1º PROGRAMA DETALHADO UNIDADE 2 - Estudo da prosódia e da ortoépia Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: reconhecer o emprego tradicional e normativo que determina os caracteres fônicos, tidos como cultos e relevantes; utilizar a dita boa pronúncia da língua no padrão culto; evitar usos que correspondam aos vícios de pronúncia e combinações sintáticas consideradas desagradáveis. Conteúdo: 2.1 A prosódia e seu interesse fonológico 2.2 Processos fonológicos e seus efeitos 2.3 Fonologia expressiva: onomatopeia, assonância, aliteração, vocábulos expressivos UNIDADE 3 - Sistema morfológico da língua portuguesa Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: reconhecer os morfemas lexicais e gramaticais da nossa língua; entender sua existência como formas livres e presas; entender noções como morfema zero e alomorfes; conhecer as flexões nominais e verbais. Conteúdo: 3.1- Vocábulos formais: palavras variáveis e invariáveis Significação gramatical e lexical Formas livre, presas e dependentes. UNIDADE 4 - Processos de formação de palavras Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: conhecer a complexa e eclética formação do léxico da língua portuguesa, com vocábulos vindos de

26 vários idiomas; compreender a facilidade de adoção de palavras de outras línguas; aprender as especificidades dos diversos meios de formação de palavras. Conteúdo: A formação do léxico português A derivação: os afixos derivacionais A composição

27 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: MORFOFONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA CARGA HORÁRIA: 60 h PERÍODO: 1º METODOLOGIA DE ENSINO A disciplina é ministrada com aulas expositivas, discussões dirigidas, leitura e análise de textos. Debates em grupos ocorrem a partir de propostas de exercícios. Uso de monitoria com ênfase na formação de grupos de estudos. Utilização de , comum a todos aos alunos, com leitura de apoio e apostilas contendo conceitos teóricos básicos para o curso. Material audiovisual com ilustrações e esquemas. Apresentação de trabalhos e seminários. ATIVIDADES DISCENTES Desenvolver trabalho de pesquisa teórica e em grupo; Apresentar trabalho, realizar questões objetivas e abertas, realizar pesquisa. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através dos seguintes instrumentos: Pesquisa bibliográfica; Pôsteres; Resenha; Resumos; Fichamentos; Trabalho Colaborativo; Exercícios individuais e em grupo; Provas. BIBLIOGRAFIA BÁSICA RIBEIRO, Manoel Pinto. Gramática aplicada da língua portuguesa. 22. ed. Rio de Janeiro: Metáfora, SILVA, Thais Cristófaro Silva. Fonética e fonologia do português. 9ª. ed. São Paulo: Contexto, BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Lucerna, 1999.

28 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CALLOU, Dinah e LEITE, Yonne. Iniciação à fonética e à fonologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. 15ª. ed. Petrópolis: Vozes, Dicionário de linguística e gramática. 23ª. ed. Petrópolis: Vozes, FREITAS, Horácio Rolim de. Princípios de morfologia. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Presença, ZANOTTO, Normélio. Estrutura mórfica da língua portuguesa. 4.a ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2006

29 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: CIDADANIA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL CARGA HORÁRIA: 60 h PERÍODO: 1º EMENTA Estudo e aperfeiçoamento do uso da Língua Portuguesa, em seus diversos níveis, visando a estabelecer as relações da linguagem oral e escrita com a norma culta, privilegiando as diferentes formas de expressão profissional e enfatizando os recursos de que se dispõe, no cotidiano e em situações especiais, para utilizá-la como instrumento de comunicação social e profissional. OBJETIVO DA DISCIPLINA Ao final da disciplina, espera-se que o aluno tenha aprendido a: 1. diferenciar fala de escrita; 2. reconhecer e produzir diferentes modalidades de textos; 3. ler diferentes tipos de texto; 4. reconhecer e identificar o texto não verbal; 5. empregar corretamente a ortografia e crase, concordância e regência; 6. redigir o parágrafo com coerência; 7. utilizar os mecanismos de coesão; 8. empregar corretamente os sinais de pontuação. PROGRAMA DETALHADO UNIDADE 1 - Produção Textual Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: diferenciar fala de escrita; reconhecer e produzir diferentes modalidades textuais. Conteúdo:

30 1.1. Oralidade e comunicação 1.2. O texto escrito e modalidades textuais 1.3 Prática de construção do texto UNIDADE 2 - Interpretação de Textos Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: ler diferentes tipos de texto; reconhecer e identificar o texto não verbal. Conteúdo: 2.1. Leitura de textos de diversos tipos 2.2. Pressupostos e compreensão textual 2.3. A leitura do texto não verbal UNIDADE 3 - Prática Gramatical Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: empregar corretamente a ortografia e crase, concordância e regência.

31 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: CIDADANIA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL CARGA HORÁRIA: 60 H PERÍODO: 1º Conteúdo: 3.1 Ortografia 3.2 Concordância 3.3 Regência e emprego do acento da crase UNIDADE 4 - Organização e Estrutura Textual Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: redigir o parágrafo com coerência; utilizar os mecanismos de coesão. Empregar corretamente os sinais de pontuação. Conteúdo: 4.1 Coesão Textual 4.2 Coerência Textual 4.3 Pontuação METODOLOGIA DE ENSINO Análise de textos modernos, jornalísticos, acadêmicos e literários, com o uso de coletânea de artigos. Apresentação de painéis para debates das situações envolvidas, utilizando, jornais, cartazes e datashow. Aplicação de redações, enfatizando práticas de laboratório de produção textual, explorando escritura, crítica e reescritura. Aproveitamento do sistema de monitoria para nivelamento dos alunos e desenvolvimento de conhecimentos práticos e específicos da disciplina.

32 ATIVIDADES DISCENTES Desenvolver trabalho de pesquisa teórica e em grupo; Apresentar trabalho, realizar questões objetivas e abertas, realizar pesquisa. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através dos seguintes instrumentos: Autoavaliação; Pôsteres; Trabalhos em grupo; Exercícios; prova. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, CARNEIRO, Agostinho Dias. Redação em construção. São Paulo MODERNA

33 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: CIDADANIA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL CARGA HORÁRIA: 60 H PERÍODO: 1º BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ABREU, Antonio Soarez. Curso de Redação. São Paulo, Ática, MARTINS, Nilce Sant Anna. Introdução à estilística: a expressividade na Língua Portuguesa. 4. ed. rev., São Paulo: EDUSP, CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 12. ed. São Paulo: Ouro sobre Azul, KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 12. ed. Campinas: Pontes, MARTINS. Ozanir Roberti. Manual de Redação. Rio de Janeiro. NOVAIDADE RIBEIRO, Manoel. Gramática Aplicada da Língua Portuguesa. 22ª ed. Rio de Janeiro, Metáfora, 2013.

34 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS Português/Inglês DISCIPLINA: INTROD. SINTAGMAS DE LÍNGUA INGLESA CARGA HORÁRIA: 90 h PERÍODO: 1º EMENTA O estudo da Sintaxe da Língua Inglesa: O Sintagma Nominal, Adjetival, Preposicional e o Adverbial. OBJETIVO DA DISCIPLINA Introduzir os principais conceitos de gramática, situando os estudos da sintaxe de forma crítica. Analisar funções e usos dos principais sintagmas em língua inglesa, fazendo com que o aluno tenha consciência da problemática do ensino de língua estrangeira. PROGRAMA DETALHADO UNIDADE 1 O estudo do Sintagma Nominal Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: reconhecer, criticamente, os conceitos de gramática, analisando as funções e usos do sintagma nominal, tendo como contexto o ensino de língua estrangeira. Conteúdo: 1.1 Classificação dos substantivos 1.2 Pré-modificadores e pós-modificadores 1.3 Função e uso dos sintagmas nominais UNIDADE 2 O estudo do sintagma adjetival Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: reconhecer, criticamente, os conceitos de gramática, analisando as funções e usos do sintagma adjetival, tendo como contexto o ensino de língua estrangeira.

35 Conteúdo: 2.1 Classificação dos adjetivos 2.2 Pré e pós-modificadores 2.3 Função e uso dos sintagmas adjetivais UNIDADE 3 - O estudo do sintagma preposicional Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: reconhecer, criticamente, os conceitos de gramática, analisando as funções e usos do sintagma preposicional, tendo como contexto o ensino de língua estrangeira.

36 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: INTROD. SINTAGMAS DE LÍNGUA INGLESA CARGA HORÁRIA: 90 h PERÍODO: 1º Conteúdo: 3.1 Classificação das preposições 3.2 Pós-modificadores 3.3 Funções e usos do sintagma preposicional UNIDADE 4 - O estudo do sintagma adverbial Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: reconhecer, criticamente, os conceitos de gramática, analisando as funções e usos do sintagma adverbial, tendo como contexto o ensino de língua estrangeira. Conteúdo: 4.1 classificação dos advérbios 4.2 Pós-modificadores 4.3 Funções e usos dos sintagmas adverbiais METODOLOGIA DE ENSINO Aulas expositivas para introdução e conclusão dos temas, leitura dirigida e atividades em pequenos grupos, visando o aprofundamento e problematização das ideias apresentadas e sistematização escrita das questões abordadas nas unidades temáticas. ATIVIDADES DISCENTES Desenvolver trabalho de pesquisa teórica e em grupo; Apresentar trabalho, realizar questões objetivas e abertas, realizar pesquisa. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através dos seguintes instrumentos: Autoavaliação; Pôsteres; Trabalhos em grupo; Exercícios; prova.

37 BIBLIOGRAFIA BÁSICA FRODESEN, Jan; EYRING, Janet. Grammar Dimensions Book 4 Boston, Heinle end Heinle, LARSEN-FREEMAN, Diane; CELCE-MURCIA, Marianne. The Grammar book: an ESL/EFL teacher s course. London: Newbury, SWAN, Michael. Practical English Usage. London: Longman, 1997.

38 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: INTROD. SINTAGMAS DE LÍNGUA INGLESA CARGA HORÁRIA: 90 h PERÍODO: 1º BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BLAND, Susan Kesner. Intermediate Grammar: From Form to meaning and use. Oxford: OUP, SAMUDA, V. et. Al. Grammar Dimensions Book 2 Boston: Heinle end Heinle, CARTER, Ronald; McCARTHY, Michael. Cambridge Grammar of English: a comprehensive guide spoken and written English grammar and usage. Cambridge: Cambridge, BIBER, D., Conrad, S.& Leech, G. Longman Student Grammar of Spoken and Written English. Longman, DEAKINS, Alice H. et al. The Tapestry of Grammar a reference for learners of English, Heinle & Heinle Publishers, 1994.

39 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: PORTUGUÊS BÁSICO CARGA HORÁRIA: 60 h PERÍODO: 1º EMENTA O Português Básico é visto como um processo sociolinguístico, numa proposta de conscientização do aluno no que se refere aos recursos linguísticos básicos, nas habilidades de leitura e escrita, para maior eficácia nas áreas profissional e social, visando à conquista da real cidadania. OBJETIVO GERAL O curso deve proporcionar ao aluno a aquisição dos registros mais formais da Língua Portuguesa, permitindo-lhe melhor capacidade de compreensão e criação no uso do nosso idioma e dando-lhe oportunidades mais claras tanto no que se refere à continuidade dos estudos, como também no âmbito profissional. PROGRAMA DETALHADO UNIDADE 1 Comunicação Verbal Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: reconhecer, criticamente, a funcionalidade de textos ficcionais e informativos; reconhecer e empregar a denotação e conotação. Conteúdo 1.1. A funcionalidade do texto: o ficcional e o informativo 1.2. Denotação 1.3. Conotação

40 UNIDADE 2 A Língua como Sistema de Normas Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: empregar, corretamente, a concordância e regência; fazer uso da correta acentuação. Conteúdo: 2.1. Concordância nominal e verbal 2.2. Regência nominal e verbal 2.3. Acentuação UNIDADE 3 Construção de Parágrafos Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: reconhecer e produzir o tópico frasal; produzir parágrafo argumentativo; utilizar recursos semânticos e gramaticais na construção de parágrafos coerentes e coesos. Conteúdo 3.1 O tópico frasal 3.2 Parágrafo argumentativo 3.3 Coerência e coesão textual: recursos semânticos e gramaticais

41 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: PORTUGUÊS BÁSICO CARGA HORÁRIA: 60 h PERÍODO: 1º UNIDADE 4 Tipologia Textual Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: produzir textos narrativos e dissertativos. Conteúdo: 4.1 Elementos Textuais Constitutivos 4.2 Narração objetiva e subjetiva 4.3 Dissertação METODOLOGIA DE ENSINO A metodologia utilizada visa a preparar os alunos para uma sociedade pluralista, em constante processo de transformação e proporcionar uma educação preocupada com o desenvolvimento humano. Para isso, as atividades propostas deverão favorecer a didática do aprender a aprender, a reflexão, a construção e reconstrução do conhecimento além de proporcionar a autonomia do aluno. Serão ainda, realizadas atividades de pesquisa e utilizadas as ferramentas da Internet, no sentido de refletir sobre as mudanças na sala de aula, diante do novo paradigma educacional. ATIVIDADES DISCENTES Desenvolver trabalho de pesquisa teórica e em grupo; Apresentar trabalho, realizar questões objetivas e abertas, realizar pesquisa. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através dos seguintes instrumentos: Autoavaliação; Pôsteres; Trabalhos em grupo; Exercícios; prova.

42 BIBLIOGRAFIA BÁSICA RIBEIRO, Manoel. Gramática Aplicada da Língua Portuguesa. 16ª. Rio de Janeiro, Metáfora, CUNHA. Celso e CINTRA. Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro. Nova Fronteira; GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Lucerna RIBEIRO, Manoel. Gramática Aplicada da Língua Portuguesa. 16ª. Rio de Janeiro, Metáfora, 2006.

43 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: PORTUGUÊS BÁSICO CARGA HORÁRIA: 60 h PERÍODO: 1º CUNHA. Celso e CINTRA. Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro. Nova Fronteira GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1996.

44 2º PERÍODO PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS Português/Inglês DISCIPLINA: SINTAGMA VERBAL EM INGLÊS CARGA HORÁRIA: 90 h PERÍODO: 2º EMENTA O estudo da sistematização e uso do Sintagma Verbal com ênfase na função e forma gramaticais, conscientizando o aluno das limitações e da instrumentalização da gramática no ensino de língua estrangeira. OBJETIVO DA DISCIPLINA Introduzir os principais conceitos de gramática, situando os estudos da sintaxe de forma crítica. Analisar funções e usos dos principais sintagmas em língua inglesa, fazendo com que o aluno tenha consciência da problemática do ensino de língua estrangeira. PROGRAMA DETALHADO UNIDADE 1 O sintagma verbal: transitividade dos verbos Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: reconhecer, criticamente, os conceitos de gramática, analisando as funções e usos do sintagma verbal, tendo como contexto o ensino de língua estrangeira. Conteúdo: 1.1 Verbos Transitivos, Intransitivos e complexos 1.2 Verbos de Ligação 1.3 Sistema Tempo-Aspecto Verbal UNIDADE 2 O sintagma verbal: tempo, aspecto e modo Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: reconhecer, criticamente, os conceitos de gramática, analisando as funções e usos do sintagma verbal, tendo como contexto o ensino de língua estrangeira. Conteúdo:

45 2.1 Tempos no presente e passado 2.2 Aspecto: progressivo e perfectivo 2.3 Tempo futuro

46 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS Português/Inglês DISCIPLINA: SINTAGMA VERBAL EM INGLÊS CARGA HORÁRIA: 90 h PERÍODO: 2º UNIDADE 3 O sintagma verbal: verbos auxiliares modais Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: reconhecer, criticamente, os conceitos de gramática, analisando as funções e usos do sintagma verbal, tendo como contexto o ensino de língua estrangeira. Conteúdo: 3.1 Verbos modais: Permissão/Habilidade 3.2 Verbos Modais: Probabilidade/Possibilidade 3.3 Verbos Modais: Obrigação/Proibição/Conselho/Oferecimento UNIDADE 4 O sintagma verbal: vozes verbais Objetivo: Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: reconhecer, criticamente, os conceitos de gramática, analisando as funções e usos do sintagma verbal, tendo como contexto o ensino de língua estrangeira. Conteúdo: 4.1 Voz passiva 4.2 Formação e uso 4.3 Passiva estática/passiva com GET METODOLOGIA DE ENSINO Aulas expositivas para introdução e conclusão dos temas, leitura dirigida e atividades em pequenos grupos, visando o aprofundamento e problematização das ideias apresentadas e sistematização escrita das questões abordadas nas unidades temáticas. Atividades discentes Desenvolver trabalho de pesquisa teórica e em grupo; Apresentar trabalho, realizar questões objetivas e abertas, realizar pesquisa.

47 Procedimentos de avaliação O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através dos seguintes instrumentos: Autoavaliação; Pôsteres; Trabalhos em grupo; exercícios; prova.

48 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS Português/Inglês DISCIPLINA: SINTAGMA VERBAL EM INGLÊS CARGA HORÁRIA: 90 h PERÍODO: 2º BIBLIOGRAFIA BÁSICA FRODESEN, Jan; EYRING, Janet. Grammar Dimensions Book 4 Boston, Heinle end Heinle, LARSEN-FREEMAN, Diane; CELCE-MURCIA, Marianne. The Grammar book: an ESL/EFL teacher s course. London: Newbury, SWAN, Michael. Practical English Usage. London: Longman, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BLAND, Susan Kesner. Intermediate Grammar: From Form to meaning and use. Oxford: OUP, SAMUDA, V. et. Al. Grammar Dimensions Book 2 Boston: Heinle end Heinle, CARTER, Ronald; McCARTHY, Michael. Cambridge Grammar of English: a comprehensive guide spoken and written English grammar and usage. Cambridge: Cambridge, BIBER, D., Conrad, S.& Leech, G. Longman Student Grammar of Spoken and Written English. Longman, DEAKINS, Alice H. et al. The Tapestry of Grammar a reference for learners of English, Heinle & Heinle Publishers, 1994.

49 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA CARGA HORÁRIA: 60 h PERÍODO: 2º EMENTA Sintaxe do período simples. A língua, a linguagem e suas funções. A língua como instrumento de integração social. A língua como estrutura simples. A morfossintaxe. A pontuação nos sintagmas simples. Ordem e colocação das palavras. A compreensão do texto. A teoria textual e a prática de produção do texto: concordância e regência. OBJETIVO DA DISCIPLINA Acostumar o aluno a entender e a reconhecer as principais estruturas oracionais da língua, aperfeiçoando sua capacidade de leitura e de escrita nos diversos tipos de textos e modalidades discursivas, desde construções informais até aquelas em que predomine o padrão culto do idioma. PROGRAMA DETALHADO Unidade 1 - A língua falada e escrita Objetivo - Ao final desta unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: identificar as várias funções pertencentes à linguagem; classificá-las, segundo critérios convencionais e práticos; entender as diferentes utilizações e adequações; e, finalmente, reconhecer as situações de usos dos diversos registros. Conteúdo: 1.1 A língua e seus fins: as funções da linguagem 1.2 A língua: um instrumento de integração social 1.3 Conceito de adequação linguística (norma/ desvio/ erro) e os registros linguísticos (culto/ coloquial / popular / regional / técnico) Unidade 2 - A língua como estrutura simples - estudo da oração Objetivo - Ao final desta unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: identificar as várias classes de palavras; classificá-las, segundo critérios convencionais e práticos; entender as diferentes utilizações e as mudanças dentro dos textos; e, finalmente, reconhecer as funções básicas nos muitos registros de fala e escrita. Conteúdo:

50 2.1 Noção de sintagma: termos determinado e determinante 2.2 A morfossintaxe 2.3 Os termos básicos da oração

51 PLANO DE ENSINO CURSO: LETRAS DISCIPLINA: MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA CARGA HORÁRIA: 60 h PERÍODO: 2º Unidade 3 - Estudo dos termos da oração: as funções sintáticas Objetivo - Ao final desta unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: identificar as várias funções sintáticas; classificar as palavras, segundo critérios convencionais e práticos; entender os diferentes usos e as mudanças dentro dos textos; e, finalmente, reconhecer as utilizações adequadas nos muitos registros de fala e escrita. Conteúdo: 3.1 As funções sintáticas 3.2 Análise e compreensão de usos sintáticos 3.3 Ambiguidade e clareza textual Unidade 4 - Aplicação do conteúdo na produção de textos: emprego da teoria Objetivo - Ao final desta unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a: identificar as várias possibilidades de construção textual; pontuar textos devidamente; entender as diferenças de significação causadas pela pontuação; e, finalmente, produzir textos dentro do padrão culto, de acordo com as regras de concordância e regência. Conteúdo: A topicalização A pontuação no período simples Concordância e Regência METODOLOGIA Análise de textos contemporâneos e clássicos, a partir de antologia que será construída ao longo do período. Uso de livros de apoio, além de recursos como retroprojetor e datashow. Utilização de recursos audiovisuais para estabelecimento de comparações entre a sintaxe das línguas falada e escrita, enfatizando os diferentes recursos da própria aula, com a formação de grupos de pesquisa e aplicação de questionários estatísticos. Apoio por meio do sistema de monitoria para nivelamento dos alunos e desenvolvimento de conhecimentos específicos da disciplina.

52 ATIVIDADES DISCENTES Realizar leituras de textos de vários gêneros; produzir fichamentos e resenhas a partir de artigos e capítulos de livros; desenvolver trabalho de pesquisa em grupo; apresentar trabalho, elaborar questões objetivas e discursivas, associar noções teóricas a experiências; analisar material audiovisual.

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES DO CURSO

CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES DO CURSO RESOLUÇÃO CAS Nº 07 / 2007 De 05 de agosto de 2007 Reformula o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, a ser implantado a partir do 2º semestre do ano letivo de 2007. CONSIDERANDO

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

Art. 1º Definir o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelecer diretrizes e normas para o seu funcionamento. DA NATUREZA

Art. 1º Definir o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelecer diretrizes e normas para o seu funcionamento. DA NATUREZA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 07/04 Define o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelece diretrizes e normas para seu funcionamento.

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Considerando que o Ensino Médio é para a maioria dos cidadãos a última oportunidade de uma educação formal em Biologia, a

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática versus Estágio Supervisionado

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática versus Estágio Supervisionado Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática versus Estágio Supervisionado O objetivo deste texto é destacar as principais atividades envolvendo o projeto pedagógico do curso de licenciatura

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA)

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA) Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO)

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Formação Continuada em Inglês para professores de Inglês

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Formação Continuada em Inglês para professores de Inglês MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 (*) (**) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. Parte 1 (solicitante)

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFENCIA EM FORMAÇÃO E APOIO

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009

RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009 RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009 Estabelece o Projeto Pedagógico do curso de Primeira Licenciatura em Pedagogia integrante do Programa Emergencial de Formação de Professores em exercício na Educação Básica

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 24/2007 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, na

Leia mais

PROFESSOR PEDAGOGO. ( ) Pedagogia Histórico-Crítica. ( ) Pedagogia Tecnicista. ( ) Pedagogia Tradicional. ( ) Pedagogia Nova.

PROFESSOR PEDAGOGO. ( ) Pedagogia Histórico-Crítica. ( ) Pedagogia Tecnicista. ( ) Pedagogia Tradicional. ( ) Pedagogia Nova. PROFESSOR PEDAGOGO 41 - Identifique como V (verdadeira) ou F (falsa) as afirmativas abaixo, que tratam da atuação do professor pedagogo. ( ) Os professores pedagogos devem orientar, acompanhar e avaliar

Leia mais

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO MATUTINO CURRICULO Nº 1 NOTURNO CURRICULO Nº 1 Reconhecido pelo Decreto nº 3.554 de 15.02.01, D.O.E. de 16.02.01. Renovação de Reconhecimento

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO Considerando o objetivo de formação de docentes em que a atividade prática de prestação de serviços especializados é relevante à sociedade, torna-se necessário

Leia mais

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão ANEXO II ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNANBUCANO Resolução nº 031/2010 De 30 de setembro de 2010 Regulamentação da Educação Profissional Técnica de

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante)

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFENCIA EM FORMAÇÃO E APOIO

Leia mais

FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA

FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ARTE-EDUCAÇÃO 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Curso de Especialização Lato Sensu

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1S - 2011 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

PLANO DE ENSINO - 1S - 2011 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS PLANO DE ENSINO - 1S - 2011 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO: Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários TURNO: Noturno DISCIPLINA: Gestão Mercadológica de Vendas SEMESTRE: 3º semestre

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 1. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de

Leia mais

Apresentação. Estrutura Curricular

Apresentação. Estrutura Curricular Apresentação O curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância, na habilitação Língua Portuguesa e suas Literaturas é resultado do desejo de trabalhar na qualificação/capacitação de professores

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

RESOLUÇÃO. Redação dada pela Res. CONSEPE 42/2003, de 29 de outubro de 2003.

RESOLUÇÃO. Redação dada pela Res. CONSEPE 42/2003, de 29 de outubro de 2003. RESOLUÇÃO CONSEPE 55/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE PEDAGOGIA, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 092.3202.8 CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS 2ª 02 34 2º/2009 PROFESSOR (A) OBJETIVOS

Leia mais

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica:

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica: REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO IFRR N A regulamentação geral de estágio tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes gerais que definam uma política

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012 EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como

Leia mais

LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS

LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS Curso 1/20D Ingresso a partir de 2007 NÍVEL I Introdução à Pesquisa em Letras Codicred: 1216A-02 Ementa: Compreensão da linguagem como

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS O componente curricular denominado Atividades Acadêmico-Científico- Culturais foi introduzido nos currículos

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

Letras Licenciatura Português-Inglês Ementário

Letras Licenciatura Português-Inglês Ementário Letras Licenciatura Português-Inglês Ementário Componentes Curriculares CH Ementa Avaliação do Processo de Ensino- Aprendizagem Cultura Clássica Didática (40 horas de estágio supervisionado) Educação de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização do Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de Técnico em Segurança

Leia mais

MANUAL DO ALUNO (A) ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES

MANUAL DO ALUNO (A) ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES A formação complementar é fruto da participação do aluno, durante o período de realização do seu curso superior, em atividades que não estão inseridas na grade curricular, mas que reconhecidamente contribuem

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

a Resolução CONSEPE/UFPB nº. 34/2004, que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB;

a Resolução CONSEPE/UFPB nº. 34/2004, que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 22 / 2007 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em, na modalidade

Leia mais

PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO

PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social - PRODHS

Leia mais

O Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico do Curso

O Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico do Curso O Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico do Curso Introdução * Sonia Pires Simoes O projeto pedagógico Institucional representa a linha pedagógica que a Instituição norteia para gerenciamento

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Disciplina: Pedagogia de Projetos Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito de projeto. Concepções

Leia mais

FILOSOFIA. 1. TURNO: Vespertino HABILITAÇÃO: Licenciatura. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos

FILOSOFIA. 1. TURNO: Vespertino HABILITAÇÃO: Licenciatura. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos FILOSOFIA 1. TURNO: Vespertino HABILITAÇÃO: Licenciatura GRAU ACADÊMICO: Licenciado em Filosofia PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos Máximo = 8 anos 2. OBJETIVO/PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO O

Leia mais

CATÁLOGO DO CURSO DE PEDAGOGIA Modalidade a Distância

CATÁLOGO DO CURSO DE PEDAGOGIA Modalidade a Distância CATÁLOGO DO CURSO DE PEDAGOGIA Modalidade a Distância ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Pedagogia Tempo de Integralização: Mínimo: 8 semestres Máximo: 14 semestres Nome da Mantida: Centro Universitário

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º - As Atividades Complementares

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS:

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: Art. 3º - A Escola oferece os seguintes níveis de ensino: I. Educação Infantil: de 0 a 05 anos de idade. Educação Precoce de 0 a 03 anos Educação

Leia mais

DOCUMENTO NORTEADOR PARA COMISSÕES DE AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE CURSO DE PEDAGOGIA

DOCUMENTO NORTEADOR PARA COMISSÕES DE AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE CURSO DE PEDAGOGIA 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DO ENSINO DE PEDAGOGIA

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Produção de Texto Dissertativo-Argumentativo: o ENEM como Horizonte

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Produção de Texto Dissertativo-Argumentativo: o ENEM como Horizonte MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPEC nº 680 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE PORTUGUÊS: Introdução aos estudos da Linguagem Panorama geral dos fenômenos da linguagem e suas abordagens científicas.

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS JUNHO/2011 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º - As Atividades Complementares constituem ações a serem desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO.

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. LETICIA VICENTE PINTO TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS). Resumo É sabido o quanto é grande o esforço das escolas em ensinar a leitura

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2014 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA As atividades de Estágio Supervisionado constantes da Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da FAAST deverão ser

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Tradutor e Intérprete Bacharelado Currículo: LTI 00001

REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Tradutor e Intérprete Bacharelado Currículo: LTI 00001 REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Fundamentação Legal PARECER CNE/CES 492/2001 APROVADO em 03/04/2001 e HOMOLOGADO, com despacho do Ministro em 4/7/2001 e publicação no Diário Oficial da União

Leia mais

Apresentação. Estrutura Curricular

Apresentação. Estrutura Curricular Apresentação O curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância, com habilitação em Língua Inglesa e suas Literaturas é resultado do desejo de trabalhar na qualificação/capacitação de professores

Leia mais

FACULDADE BARÃO DE PIRATININGA

FACULDADE BARÃO DE PIRATININGA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º - As Atividades Complementares constituem ações a serem desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015 RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015 Aprovar ad referendum do Conselho Universitário- CONSUN, o Regulamento para a Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade do Contestado - UnC. A Presidente do Conselho Universitário

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SERVIÇO SOCIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SERVIÇO SOCIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL Identificação do Curso SERVIÇO SOCIAL Nome do Curso: Serviço Social Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial Carga horária

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

SALA DAS SESSÕES DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em Cuiabá, 27 de abril de 2009.

SALA DAS SESSÕES DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em Cuiabá, 27 de abril de 2009. RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 74, DE 27 DE ABRIL DE 2009. Dispõe sobre as alterações curriculares e o Projeto Pedagógico do Curso de Letras, licenciatura, com habilitação em Português e Literaturas, do Instituto

Leia mais

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA. AÇÕES DO PIBID/CAPES UFG (SUBPROJETO: LETRAS: PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL LYCEU DE GOIÂNIA Bolsistas: SILVA, Danila L.; VAZ, Paula R. de Sena.;

Leia mais

Atividades Complementares Curso de Gestão em Recursos Humanos

Atividades Complementares Curso de Gestão em Recursos Humanos Atividades Complementares Curso de Gestão em Recursos Humanos APRESENTAÇÃO As Atividades Complementares (AC) são práticas curriculares de caráter independente, interdisciplinar e transversal que visam

Leia mais

PLANO DE ENSINO COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS. ARGUMENTAÇÃO. TEORIA DA COMUNICAÇÃO.

PLANO DE ENSINO COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS. ARGUMENTAÇÃO. TEORIA DA COMUNICAÇÃO. PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Letras, Artes Visuais, História e Geografia Professor: ROMILDO CAREGNATO - e-mail: rcaregnato@brturbo.com.br

Leia mais

Programa de Atividades de Monitoria

Programa de Atividades de Monitoria Programa de Atividades de Monitoria CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS DA MONITORIA Art. 1º A atividade de monitoria é desenvolvida por discentes para aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem,

Leia mais

3. EIXOS DE DESENVOLVIMENTO (*):

3. EIXOS DE DESENVOLVIMENTO (*): PAC UFSCar 2016 1.INTRODUÇÃO A Política de Capacitação da UFSCar estabelece as diretrizes para capacitação de servidores com vistas ao desenvolvimento de um processo de educação continuada e permanente

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 57/2009/CONEPE Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação

Leia mais

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional A Educação Profissional analisada sob a ótica de sua gestão e de sua avaliação de modo a instrumentalizar gestores educacionais

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS

JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS Denise da Costa Gomes denisedacosta11@hotmail.com Dalila Regina da Silva Queiroz dalilazorieuq@hotmail.com Alzenira Oliveira de Carvalho oliveiraalzenira@hotmail.com

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Ciência da Computação Modalidade: ( X ) bacharelado ( ) licenciatura Local de funcionamento: Coração Eucarístico 01 PERFIL DO CURSO O curso de Ciência da Computação

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional

ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica- PENOA Florianópolis, 2016.

Leia mais

A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR

A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR Maria Aparecida Monteiro Deponti (cida_mw@yahoo.com.br) Carlos Henrique Campanher (carloscampanher@oi.com.br ) Resumo O presente trabalho

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO O presente texto tem por finalidade apresentar os resultados obtidos

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

Curso de Tecnologia em Marketing. Manual. Projeto Integrador

Curso de Tecnologia em Marketing. Manual. Projeto Integrador Curso de Tecnologia em Marketing Manual Projeto Integrador Ano: 2013 2 Sumário 1. Introdução... 2. Caracterização Geral do Projeto... 3 4 2.1 Projeto Integrador I... 5 2.2 Projeto Integrador II e III...

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 05/2009 Altera a estrutura curricular do Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura,

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Introdução à Fonoaudiologia Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estudo da comunicação humana

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 063 CONSUPER/2013

RESOLUÇÃO Nº 063 CONSUPER/2013 RESOLUÇÃO Nº 063 CONSUPER/2013 Dispõe sobre a regulamentação de Curso de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. O

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Alfenas / MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 Dinâmica Curricular do Curso

Leia mais

Curso DIREITO. Disciplina DIREITO ADMINISTRATIVO. Turno/Horário. Professor. Número de Créditos

Curso DIREITO. Disciplina DIREITO ADMINISTRATIVO. Turno/Horário. Professor. Número de Créditos Disciplina DIREITO ADMINISTRATIVO Professor Ilza Maria da Silva Facundes Carga Horária Semanal Curso DIREITO Carga Horária Semestral Teórica Prática Total Teórica Prática Total 0 h/a - 0 h/a 7 h/a - 7

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS UAB Turno: INTEGRAL Currículo nº 1

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS UAB Turno: INTEGRAL Currículo nº 1 CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS UAB Turno: INTEGRAL Currículo nº 1 Reconhecido pelo Decreto Estadual N.º 11.025, de 14.05.14, D.O.E. nº 9.206 de 15.05.14. Para

Leia mais

Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática

Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática Não se pretende que o estágio se configure como algo com finalidade em si mesmo, mas sim que se realize de modo articulado com o restante do curso. Para

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACIC FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACIC FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACIC FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS SALVADOR/ 2015 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...02 2. JUSTIFICATIVA...02

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão de Projetos Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia 15/05/2013 Pró diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

Parágrafo único. O novo projeto pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006.

Parágrafo único. O novo projeto pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006. R E S O L U Ç Ã O N o 194/2005-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 20/12/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. Aprova novo projeto

Leia mais

7- Atividades Complementares (CH60)

7- Atividades Complementares (CH60) 7- Atividades Complementares (CH60) As atividades complementares no curso de Fisioterapia estão dispostas na nova matriz curricular para os ingressantes a partir do ano de 2008. Visando a garantir a flexibilidade

Leia mais

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ CORRÊA, D. M. W²; SILVEIRA, J. F²; ABAID, J. L. W³ 1 Trabalho de Pesquisa_UNIFRA 2 Psicóloga, graduada no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria,

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura Física FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: (x) Presencial

Leia mais

Curso de Tecnologia em Marketing. Manual. Projeto Integrador

Curso de Tecnologia em Marketing. Manual. Projeto Integrador Curso de Tecnologia em Marketing Manual Projeto Integrador Ano: 2015 2 Sumário 1. Introdução... 2. Caracterização Geral do Projeto... 3 4 2.1 Projeto Integrador I... 5 2.2 Projeto Integrador II e III...

Leia mais

DIRETRIZES DAS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DA PUC-CAMPINAS. Aprovadas na 382ª Reunião do CONSUN de 16/12/2004

DIRETRIZES DAS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DA PUC-CAMPINAS. Aprovadas na 382ª Reunião do CONSUN de 16/12/2004 DIRETRIZES DAS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DA PUC-CAMPINAS Aprovadas na 382ª Reunião do CONSUN de 16/12/2004 DIRETRIZES DA POLÍTICA DE GRADUAÇÃO 1. Estímulo e apoio ao desenvolvimento dos projetos pedagógicos

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Minuta de Projeto de Resolução para audiência pública de 11/12/2015 Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA 1 RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/015/2011. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia/Primeira Licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba. O

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Wanderlânyo de Lira Barboza * Emmanuel De Sousa Fernandes Falcão ** Resumo: O presente trabalho aborda reflexões

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares Graduação em Administração da Faculdade Casa do Estudante FACE

Regulamento das Atividades Complementares Graduação em Administração da Faculdade Casa do Estudante FACE Regulamento das Atividades Complementares Graduação em Administração da Faculdade Casa do Estudante FACE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente regulamento tem por finalidade normatizar

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INFORMÁTICA II - FERRAMENTAS PARA ESCRITÓRIO. Parte 1 (Solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INFORMÁTICA II - FERRAMENTAS PARA ESCRITÓRIO. Parte 1 (Solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais