EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO Período de Vigência deste Edital: 01 de setembro 2014 a 31 de agosto de 2015.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO - 2015. Período de Vigência deste Edital: 01 de setembro 2014 a 31 de agosto de 2015."

Transcrição

1 EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO Período de Vigência deste Edital: 01 de setembro 2014 a 31 de agosto de APRESENTAÇÃO A Comissão de Seleção do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto e Meteorologia do Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGSR/CEPSRM/UFRGS), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas ao Exame de Seleção para o Curso de Pós-Graduação Mestrado em Sensoriamento Remoto, referente ao ano letivo de 2015, a ser conduzida pela Comissão de Seleção do Curso de Mestrado. LINHAS DE PESQUISA, CORPO DOCENTE E CAMPO DE ORIENTAÇÃO GEODÉSIA POR SATÉLITE Professores Vinculados: Marcelo Tomio Matsuoka, Sérgio Florêncio de Souza. Desenvolvimento de pesquisas na área da Geodésia utilizando informações provenientes de satélites artificiais, em duas áreas de atuação: pesquisas voltadas ao posicionamento e estudos do campo da gravidade. As pesquisas visam estudar e avaliar as técnicas de posicionamento por GNSS; desenvolvimento de técnicas de posicionamento por GNSS com equipamentos de baixo custo; aplicações do GNSS em estudos da atmosfera terrestre, modelagem do campo de gravidade e suas aplicações geodésicas e geológicas, avaliação de modelos do geopotencial existentes, nivelamento por satélite e altimetria por satélite. CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS Professores Vinculados: Denise Cybis Fontana, Elba Calesso Teixeira, Eliana Lima da Fonseca, Rita de Cássias Marques Alves, Silvia Beatriz Alves Rolim.

2 Desenvolvimento de modelagens numéricas de dispersão de poluentes atmosféricos em meso e microescala. Estes estudos são aplicados a casos concretos em regiões urbanas, industriais e rurais, focos de geração de gases e aerossóis. Também são desenvolvidos estudos em agrometeorologia, para o monitoramento e previsão de safras agrícolas utilizando dados meteorológicos e de sensoriamento remoto. SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO Professores Vinculados: Dejanira Luderitz Saldanha, Denise Cybis Fontana, Eliana Lima da Fonseca, Fernando Hepp Pulgati, Jorge Ricardo Ducati, Laurindo Antonio Guasselli, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, Silvia Beatriz Alves Rolim, Ulisses Franz Bremer. Estudos diversos do Meio Ambiente e recursos naturais renováveis e não renováveis, com ferramentas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Aplicações em previsão de safras a partir da determinação de área ocupada com culturas e uso de modelagem agrometeorológica, aliada a dados espectrais, para a estimativa de rendimento de culturas. Aplicações em mapeamentos urbanos, de solos, recursos hídricos, vegetação, geológico, entre outros, com auxílio de sensores multi e hiperespectrais, em bases geoespacializadas.

3 NORMAS GERAIS PARA A SELEÇÃO ) Procedimentos para a seleção Etapa 1 (eliminatória): Prova de conhecimentos gerais de sensoriamento remoto. Etapa 2 (eliminatória): Avaliação da adequação do anteprojeto às linhas de pesquisa do PPGSR, defesa do anteprojeto e da produção científica. Etapa 3: Análise do CV Lattes, conforme planilha de pontuação em anexo. OBSERVAÇÃO: somente será analisado o CV Lattes do candidato aprovado nas Etapas 1 e 2. 2) Escopo das Etapa 1 e 2 Na Etapa 1 será feita Prova ESCRITA individual com questões elaboradas a partir da bibliografia indicada no item 10 deste Edital, com duração máxima de 3 horas. A prova será realizada sem a identificação nominal do candidato e será avaliada pela Comissão de Seleção. O candidato deverá utilizar caneta esferográfica azul ou preta. A nota mínima de aprovação é 6,0. Na Etapa 2 o candidato deverá abordar a proposta de pesquisa (anteprojeto) e relatar experiências anteriores de pesquisa (recursos audiovisuais estarão disponíveis). As Etapas 1 e 2 serão realizadas na data prevista no presente Edital, em local e horário definidos pelas Comissões de Pós-Graduação e de Seleção. Será facultada a realização da Etapa 1 fora do local indicado, quando se tratar de aluno residente em outro país (sob a supervisão de professor designado). É de responsabilidade daquela Universidade o envio da prova em tempo hábil, dentro dos prazos desse Edital. A Etapa 2 poderá ser realizada via Skype em data e horário acordado com a Comissão de seleção. 3) Critérios para ingresso no Curso a) A nota/pontuação mínima para aprovação nas Etapas 1 e 2 é 6 (seis); b) A classificação final dos candidatos será obtida pela seguinte fórmula: Nota Etapa 1 (peso 5) + Nota Etapa 2 (peso 3) + Nota Etapa 3 (peso 2) / 10;

4 c) A lista de selecionados será composta pelos candidatos aprovados na seleção, considerando-se o limite de vagas por professor. Caso haja candidatos classificados além do número de vagas disponíveis por professor, esses comporão a lista de suplentes por área, cujo ingresso está condicionado à disponibilidade de vagas na área e de cada orientador; d) Em caso de empate, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, pela ordem: maior nota na Etapa 1, continuando o empate será considerada a maior nota na Etapa 3; 4) Documentação e inscrição As inscrições estarão abertas das 8 horas do dia 1º de outubro às 17 horas do dia 28 de outubro de Para inscrição, na seleção para o Mestrado, deverão ser anexadas cópias dos seguintes documentos: - Formulário disponível na página eletrônica: - Carteira de identidade e CPF (para estrangeiros, o passaporte); - CV Lattes atualizado (para estrangeiros, Currículum Vitae) documentado, em arquivo único, em formato pdf; - Anteprojeto de Pesquisa (mínimo de cinco e máximo de dez páginas, em espaço 1,5), que deve apresentar: a) indicação da linha de pesquisa do PPGSR/UFRGS e do professor orientador de seu interesse; b) justificativa e problema de pesquisa; c) objetivos; d) referencial teórico; e) metodologia; f) referências. Observação: os candidatos aprovados neste processo seletivo deverão apresentar, no ato da matrícula, a versão original do diploma de conclusão da Graduação ou atestado de conclusão do curso de Graduação. SOMENTE SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES ENVIADAS VIA SEDEX Endereço para envio da documentação: UFRGS - Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto Av. Bento Gonçalves, Campus do Vale CEP: Porto Alegre - RS.

5 5) Vagas disponíveis por professor no Mestrado Professores do PPGSR N o de vagas Denise Cybis Fontana 1 Dejanira Luderitz Saldanha 3 Elba Calesso Teixeira 2 Eliana Lima da Fonseca 1 Gervásio Annes Degrazia 1 Jorge Ricardo Ducati 2 Laurindo Antonio Guasselli 1 Luiz Carlos Pinto da Silva Filho 2 Marcelo Tomio Matsuoka 2 Rita de Cássia Marques Alves 2 Sérgio Florêncio de Souza 3 Silvia Beatriz Alves Rolim 2 Ulisses Franz Bremer 1 6) Local e Calendário do Processo Seletivo O local da prova e defesa do projeto será divulgado na página do PPGSR até o dia 03 de novembro de Para a realização das entrevistas, recomenda-se que o(a) candidato(a) apresente-se no local de sua realização com trinta minutos de antecedência. O(a) candidato(a) deve portar documento original de identificação. Todas as informações serão divulgadas em mural localizado junto à Secretaria do Programa e na página eletrônica:

6 DATAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO 01/09/2014 Lançamento do Edital na página do PPGSR 01/10/2014 Abertura das inscrições 28/10/2014 Encerramento das inscrições 03/11/2014 Divulgação na página eletrônica da lista prévia de candidatos inscritos e abertura para recursos 05/11/2014 Encerramento de solicitação de recurso 07/11/2014 Encerramento de avaliação de recurso 10/11/2014 Divulgação na página eletrônica da lista final de candidatos com inscrição homologada 17/11/2014 Etapa 1 - Prova 19/11/2014 Divulgação na página eletrônica da lista de candidatos aprovados na Etapa 1 e selecionados para a Etapa 2 e abertura para recursos 21/11/2014 Encerramento de solicitação de recurso 24/11/2014 Encerramento de avaliação de recurso 26/11/2014 Divulgação na página eletrônica da lista final de candidatos aprovados na Etapa 1 e selecionados para a Etapa 2 03 a Etapa 2 - Defesa do anteprojeto 05/12/ /12/2014 Divulgação na página eletrônica da lista de candidatos aprovados na Etapa 2 e selecionados para a Etapa 3 12/12/2014 Encerramento de solicitação de recurso 15/12/2014 Encerramento de avaliação de recurso 16 e Etapa 3 (Análise do CV Lattes) 17/12/ /12/2014 Divulgação do resultado final da seleção e abertura para recurso 22/12/2014 Encerramento de solicitação de recurso 23/12/2014 Encerramento de avaliação de recurso 23/12/2014 Publicação do Resultado final da seleção 7) Taxa de inscrição Não haverá cobrança de taxa de inscrição 8) Recursos Os candidatos inscritos nos termos deste Edital poderão recorrer dos seguintes atos: a) do indeferimento de inscrição, no prazo de 02 (cinco) dias úteis, a contar da data de sua divulgação, com pedido protocolado junto à Secretaria do Programa, no

7 endereço indicado ao final deste item, dirigido à Comissão de Seleção, que julgará o recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis; b) da avaliação do anteprojeto de pesquisa, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de sua divulgação. O pedido deve ser protocolado junto à Secretaria do Programa, no endereço indicado no final deste item, dirigido à Comissão de Seleção, que julgará o recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis; c) da classificação final sobre eventuais erros na ordem de classificação, no prazo de 02 (cinco) dias úteis, a contar da data de sua divulgação. O pedido deve ser protocolado junto à Secretaria do Programa, no endereço indicado no final deste item, dirigido à Comissão Seleção, que julgará o recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis. Observação: havendo alteração na Classificação Final por motivo de deferimento de recurso, deverá essa ser retificada e republicada na página web do PPGSR. Endereço para entrega dos recursos: UFRGS - Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto Av. Bento Gonçalves, Campus do Vale CEP: Porto Alegre - RS. Os recursos deverão ser apresentados à Comissão de Seleção de acordo com os seguintes procedimentos: Apresentar documento formal, assinado pelo requerente, com as seguintes características: - Constar nome, nº da Carteira de Identidade ou do Passaporte (para estrangeiros) e data; - Conter uma justificativa fundamentada do motivo do recurso. Os recursos serão julgados pelos membros da Comissão de Seleção ao Mestrado.

8 9) Observações importantes a) O deferimento da inscrição dependerá do correto preenchimento do Formulário de Inscrição e dos demais requisitos necessários constantes no presente Edital. b) Os resultados do presente processo seletivo, assim como outros comunicados que se façam necessários, serão divulgados nos murais junto à Secretaria do Programa, no endereço citado no item anterior, e na página eletrônica Em hipótese alguma, serão fornecidas informações por telefone sobre resultado das etapas. c) Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no regulamento do Programa de Pós-Graduação ao qual se inscreve. d) Não é assegurada a concessão de bolsa aos candidatos selecionados. 10) Bibliografia JENSEN, J.R. Sensoriamento Remoto do Ambiente: Uma Perspectiva em Recursos Terrestres. Tradução português 2 Ed. Parentese Editora. São José dos Campos SP, p. NOVO, E.M.L.M. Sensoriamento Remoto: Princípios e Aplicações. Ed. Edgard Blucher Ltda, 3a Edição, São Paulo, p.

EDITAL DE SELEÇÃO AO DOUTORADO 2016

EDITAL DE SELEÇÃO AO DOUTORADO 2016 EDITAL DE SELEÇÃO AO DOUTORADO 2016 Período de Vigência deste Edital: de 10 de Setembro de 2015 a 31 de Março de 2016. APRESENTAÇÃO A Comissão de Seleção do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO AO MESTRADO 2016

EDITAL DE SELEÇÃO AO MESTRADO 2016 EDITAL DE SELEÇÃO AO MESTRADO 26 Período de Vigência deste Edital: de 10 de Setembro de 25 a 31 de Março de 26. APRESENTAÇÃO A Comissão de Seleção do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação de Geografia

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE (PPG-ARTE)

Leia mais

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (PPG-CEN) PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL À VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN PARA O CURSO DE

Leia mais

EDITAL Nº01 CIPHARMA DE DOUTORADO SELEÇÃO 2016/1. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CiPharma)

EDITAL Nº01 CIPHARMA DE DOUTORADO SELEÇÃO 2016/1. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CiPharma) EDITAL Nº01 CIPHARMA DE DOUTORADO SELEÇÃO 2016/1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CiPharma) O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPG) da Escola de Farmácia da Universidade

Leia mais

1.3. Aos futuros egressos do referido curso será outorgado o título de Mestre em Planejamento e uso de Recursos Renováveis.

1.3. Aos futuros egressos do referido curso será outorgado o título de Mestre em Planejamento e uso de Recursos Renováveis. EDITAL N o 001/2013/PPGPUR-So SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E USO DE RECURSOS RENOVÁVEIS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE/2014

Leia mais

EDITAL PPGCLIC nº 01/2015 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2016)

EDITAL PPGCLIC nº 01/2015 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2016) EDITAL PPGCLIC nº 01/2015 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2016) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, do Instituto de

Leia mais

Manual de Orientações para Seleção Pública 2014

Manual de Orientações para Seleção Pública 2014 Manual de Orientações para Seleção Pública 2014 1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLE DA QUALIDADE DE PRODUTOS, AMBIENTES E SERVIÇOS VINCULADOS À VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ingresso para o ano de 2014 O Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 132/2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 132/2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 132/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

Universidade Federal do Acre Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Universidade Federal do Acre Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Federal do Acre Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática EDITAL PROPEG 010/2013 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade

Leia mais

MEDIO INTEGRAL - AQUARIUS 23/11

MEDIO INTEGRAL - AQUARIUS 23/11 PROCESSO SELETIVO MEDIO INTEGRAL - AQUARIUS 23/11 PROVA Unidade Aquarius 2 Seleção Ensino Médio Integral 2015 Colégios Univap Unidade Aquarius EDITAL A Fundação Valeparaibana de Ensino - FVE torna pública

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 02/2014

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC 1 PREAMBULO Estabelece as normas para o processo seletivo de alunos regulares no Programa

Leia mais

Universidade Federal do Ceará. Instituto de Cultura e Arte. Programa de Pós-Graduação em Filosofia Curso de Doutorado EDITAL Nº 1/2013

Universidade Federal do Ceará. Instituto de Cultura e Arte. Programa de Pós-Graduação em Filosofia Curso de Doutorado EDITAL Nº 1/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA Universidade Federal do Ceará Instituto de Cultura e Arte Programa de Pós-Graduação em Filosofia Curso de Doutorado

Leia mais

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL, DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (PPG-PSTO) EDITAL Nº 03/2013 Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES 1 PREÂMBULO 1.1

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Edital 2/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 1.

Leia mais

Edital nº 19/2012PROEC-UEMS-NEPPI-UCDB

Edital nº 19/2012PROEC-UEMS-NEPPI-UCDB Edital nº 19/2012PROEC-UEMS-NEPPI-UCDB As Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Comunitários das Universidades Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS e Universidade Católica Dom Bosco/UCDB, instituições de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO EM SENSORIAMENTO REMOTO Período de Vigência deste Edital: 24 de junho a 11 de setembro de 2015.

EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO EM SENSORIAMENTO REMOTO Período de Vigência deste Edital: 24 de junho a 11 de setembro de 2015. EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO EM SENSORIAMENTO REMOTO - 2015 Período de Vigência deste Edital: 24 de junho a 11 de setembro de 2015. APRESENTAÇÃO A Comissão de Seleção do Curso de Mestrado do Programa de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada EDITAL Seleção para ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada

Leia mais

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - PGCS/UFT EDITAL DE SELEÇÃO N. 01/2010 O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde,

Leia mais

EDITAL 02/2014 - SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

EDITAL 02/2014 - SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA - PPGECIM e-mail: ppgecim@furb.br Rua Antônio da Veiga 140 Fones:

Leia mais

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins.

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE MESTRADO EDITAL Nº 01/2010 PGPV/UFT Para entrada em 2010/02 O presente Edital

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO O Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no uso de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS EDITAL Nº 08 DE 21 de julho de 2010 1.1 O Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade

Leia mais

EDITAL PPGMPEP/UFRGS 001/2015

EDITAL PPGMPEP/UFRGS 001/2015 EDITAL PPGMPEP/UFRGS 001/2015 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO torna público que receberá inscrições de candidatos ao processo seletivo para o nível de Mestrado

Leia mais

Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação DINTER UFMG - UFC para 2016. Edital N 03/ 2016

Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação DINTER UFMG - UFC para 2016. Edital N 03/ 2016 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências

Leia mais

EDITAL Nº 81/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA

EDITAL Nº 81/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

EDITAL Nº 086/2013. Linhas de Pesquisa Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Letramento e Comunicação Intercultural

EDITAL Nº 086/2013. Linhas de Pesquisa Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Letramento e Comunicação Intercultural Salvador, Bahia Sábado e Domingo 7 e 8 de Setembro de 2013 Ano XCVIII N os 21.230 e 21.231 EDITAL Nº 086/2013 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições regimentais,

Leia mais

Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação. EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016

Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação. EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016 Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016 Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - DOUTORADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO DE 2014 O coordenador do programa de pós-graduação em Fitotecnia da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM FILOSOFIA CHAMADA INTERNA N. 01-2009 PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE DOCENTES ESTÁVEIS DA UFMA

Leia mais

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 01/2015

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL N 01/2014 A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através da Pró-Reitoria Ensino de Pós-Graduação, do Diretor do Campus Prof.ª Cinobelina Elvas e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Solos

Leia mais

Chamada Pública de Seleção Nº 39/2015

Chamada Pública de Seleção Nº 39/2015 Chamada Pública de Seleção Nº 39/2015 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O Reitor da UECE, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO EDITAL 01/2015 PPU - DO PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - MESTRADO EM PLANEJAMENTO URBANO TURMA 2016 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da Universidade

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA

CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA EDITAL Nº 443, de 1º de dezembro de 2015 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), por intermédio da Direção do Instituto de Química,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI www.ufvjm.edu.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI www.ufvjm.edu.br EDITAL Nº 03/2015 SELEÇÃO MONITORES REMUNERADOS DO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA, DA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE, DA UNIVERSIDADE FEDERAL, CAMPUS I - DIAMANTINA O Departamento de Odontologia,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO I INTRODUÇÃO GERAL Art. 1 - Este regulamento estabelece as atribuições, responsabilidades e normas específicas do Programa

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS

Leia mais

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 2/2015 O Diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para o

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Edital de Seleção 2015/2º semestre Mestrado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO EDITAL Nº 03/25 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO da Faculdade

Leia mais

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA de Candidatos ao Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas em

Leia mais

EDITAL PPGA Nº. 02 /2013

EDITAL PPGA Nº. 02 /2013 1 EDITAL PPGA Nº. 02 /2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado)

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) EDITAL nº 01/2008 PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB), com área de concentração

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: SECRETARIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS U F S C a r EDITAL Nº 011/2010 O Secretário Geral de Recursos Humanos da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA. EDITAL Nº 43/2014, de de setembro de 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA. EDITAL Nº 43/2014, de de setembro de 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA EDITAL Nº 43/2014, de de setembro de 2014 O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO (CMAAD) DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UECE (PPGA/UECE) Nº 37 /2015 O Magnífico

Leia mais

Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015

Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015 A Coordenadora

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico EDITAL Nº 002/2013/PPGEP-S SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO (para

Leia mais

FESB FUNDAÇÃO MUNICIPAL DEENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTA PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE

FESB FUNDAÇÃO MUNICIPAL DEENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTA PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE FESB FUNDAÇÃO MUNICIPAL DEENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTA Av. Francisco Samuel Lucchesi Filho, 770 Penha / Bragança Paulista SP/ CEP: 12.929-600 Fone/Fax: (11) 4035 7800 / e-mail: faculdade@fesb.edu.br

Leia mais

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N o 032/2012 PROPESP/UFAM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO E GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Centro de Ciências - Departamento de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo UFC EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-

Leia mais

1. PREÂMBULO 2. DO NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Serão oferecidas 10 (dez) vagas. 3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1. PREÂMBULO 2. DO NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Serão oferecidas 10 (dez) vagas. 3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA EDITAL No. /05 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 06. PREÂMBULO.

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2015

NORMAS COMPLEMENTARES PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (PRPPG) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA - PPGC NÍVEL MESTRADO NORMAS COMPLEMENTARES PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA - MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL N.º 016 DE 22 DE FEVEREIRO DE 2008 CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM

Leia mais

E D I T A L Nº 276 EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE DOUTORADO E MESTRADO EM FILOSOFIA DA UFRJ

E D I T A L Nº 276 EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE DOUTORADO E MESTRADO EM FILOSOFIA DA UFRJ E D I T A L Nº 276 EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE DOUTORADO E MESTRADO EM FILOSOFIA DA UFRJ De ordem do Sr. Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação EDITAL Nº 021/2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação EDITAL Nº 021/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS Próreitoria de Pesquisa e Pósgraduação EDITAL Nº 021/2013 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS

Leia mais

EDITAL Nº 01/ 2012 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE.

EDITAL Nº 01/ 2012 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) INSTITUTO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EM SAÚDE - IATS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Resolução N 0 01/2015 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2015

Resolução N 0 01/2015 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Resolução N 0 01/2015 Edital de Ingresso 1º

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012 Processo Seletivo para Mestrado em Matemática Quadrimestre 2013.1

EDITAL Nº 01/2012 Processo Seletivo para Mestrado em Matemática Quadrimestre 2013.1 EDITAL Nº 01/2012 Processo Seletivo para Mestrado em Matemática Quadrimestre 2013.1 O curso de Pós-graduação em Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado Mestrado e Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) tem por objetivo principal a formação de recursos humanos qualificados em nível de mestrado e doutorado na área Interdisciplinar.

Leia mais

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UnB N O. 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 4

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 4 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS IFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA PÓLO 4 (IFAM/UFAM) EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM

Leia mais

I Das Vagas e Bolsas Serão oferecidas 19 vagas distribuídas pelos docentes orientadores do Programa, conforme tabela abaixo:

I Das Vagas e Bolsas Serão oferecidas 19 vagas distribuídas pelos docentes orientadores do Programa, conforme tabela abaixo: Processo Seletivo 1/2015 Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica Nível Mestrado Edital Nº 01/2015 - Processo Seletivo 2015 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO AO MESTRADO N 01/2015

EDITAL DE SELEÇÃO AO MESTRADO N 01/2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS - EQA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA - PPGEQ Av. Itália, km 8 Campus

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual n.º 9.996, de 02.05.2006

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual n.º 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº062/2015 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UESB O Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS VITÓRIA Avenida Vitória, 1729 Jucutuquara 29040-780 Vitória ES 27 3331-2110

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS VITÓRIA Avenida Vitória, 1729 Jucutuquara 29040-780 Vitória ES 27 3331-2110 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS VITÓRIA Avenida Vitória, 1729 Jucutuquara 29040-780 Vitória ES 27 3331-2110 DIREÇÃO GERAL DO IFES CAMPUS VITÓRIA IFES DIRETORIA DE PESQUISA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. EDITAL PPPG Nº.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. EDITAL PPPG Nº. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS,

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Eletricidade - Curso de Doutorado EDITAL PPPG Nº. 62/2015

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Eletricidade - Curso de Doutorado EDITAL PPPG Nº. 62/2015 1 Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Eletricidade - Curso de Doutorado (Aprovado pela Resolução CONSEPE Nº. 35/1994) (Homologado pelo CNE - Portaria Nº. 2.878, 24/08/2005) EDITAL PPPG Nº. 62/2015

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO INGRESSO 2016

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO INGRESSO 2016 UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO- MESTRADO PPGDir EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO INGRESSO 2016 Dispõe sobre as normas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 012/2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 012/2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 012/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS/DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 EDITAL Nº 006/2015-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas U F S C a r EDITAL Nº 013/2016 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL Nº 034/PRPGP/UFSM, de 18 de julho de 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL Nº 034/PRPGP/UFSM, de 18 de julho de 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 034/PRPGP/UFSM, de 18 de julho de 2012 ABERTURA DE INSCRIÇÃO AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA ELÉTRICA, EM NÍVEL DE DOUTORADO (CÓDIGO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS EDITAL PROPPG 004/2013 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE 2015 (ingresso dos aprovados em 2016)

SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE 2015 (ingresso dos aprovados em 2016) SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE 2015 (ingresso dos aprovados em 2016) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estética e Filosofia da Arte do Instituto de Filosofia, Artes

Leia mais

EDITAL N.º 04/2015 1 DAS INSCRIÇÕES 1.1 PERÍODO. De 19 de junho a 30 de junho 2015. 1.2 PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES

EDITAL N.º 04/2015 1 DAS INSCRIÇÕES 1.1 PERÍODO. De 19 de junho a 30 de junho 2015. 1.2 PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES EDITAL N.º 04/2015 Edital de abertura de inscrições para seleção de docentes das diferentes áreas para atuação no ensino, pesquisa e extensão da Universidade de Caxias do Sul. O Reitor da Universidade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO MESTRADO ASSOCIADO UNIRITTER/MACKENZIE

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO MESTRADO ASSOCIADO UNIRITTER/MACKENZIE CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO MESTRADO ASSOCIADO UNIRITTER/MACKENZIE EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação

Leia mais

EDITAL 02 / 2011. 1.3 - A inscrição poderá ser realizada por correspondência, via SEDEX, desde que recebida até a data de encerramento das inscrições.

EDITAL 02 / 2011. 1.3 - A inscrição poderá ser realizada por correspondência, via SEDEX, desde que recebida até a data de encerramento das inscrições. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Oceanografia Programa de Pós Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica

Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Oceanografia Programa de Pós Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Oceanografia Programa de Pós Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE 001/2015-PPGA/ICEAC/FURG. 1.1.1 Linhas de pesquisa: Organizações, Mercado e Trabalho e Tecnologias Gerenciais.

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE 001/2015-PPGA/ICEAC/FURG. 1.1.1 Linhas de pesquisa: Organizações, Mercado e Trabalho e Tecnologias Gerenciais. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE

Leia mais

EDITAL Nº 002/2015. 1.1. A atividade de monitoria semipresencial será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação.

EDITAL Nº 002/2015. 1.1. A atividade de monitoria semipresencial será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7020 dpag.prograd@ufabc.edu.br EDITAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 05/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 05/2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ACESSIBILIDADE NA ATIVIDADE FÍSICA ESCOLAR A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância Cead,

Leia mais

EDITAL Nº 001/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO

EDITAL Nº 001/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 001/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação PROPESQ, torna público que estarão abertas as inscrições para seleção

Leia mais

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA Programa de Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento da Famema EDITAL Nº 002/2014 Homologado pelo Conselho de Pós-graduação em 14 de fevereiro de 2014 Processo Seletivo para Mestrado Acadêmico Saúde e

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL N.º 028/2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL N.º 028/2014 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL N.º 028/2014 O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas

Leia mais

EDITAL 01/2015 SELEÇÃO DOUTORADO EM LINGUÍSTICA

EDITAL 01/2015 SELEÇÃO DOUTORADO EM LINGUÍSTICA EDITAL 01/2015 SELEÇÃO DOUTORADO EM LINGUÍSTICA A Coordenação de Pós-Graduação stricto sensu em Linguística 1 da Universidade Federal de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições, torna público o Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO DOUTORADO 2015 Vigência

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLINICA CIRÚRGICA E EM CLINICA MÉDICA EDITAL Nº 35/UNOESC-R/2009

PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLINICA CIRÚRGICA E EM CLINICA MÉDICA EDITAL Nº 35/UNOESC-R/2009 PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLINICA CIRÚRGICA E EM CLINICA MÉDICA EDITAL Nº 35/UNOESC-R/009 O Reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, professor Aristides

Leia mais