Banco de Dados. Modelagem de Dados. Prof.: Salustiano Rodrigues

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Banco de Dados. Modelagem de Dados. Prof.: Salustiano Rodrigues"

Transcrição

1 Banco de Dados Modelagem de Dados Prof.: Salustiano Rodrigues

2 OBJETIVOS: Dados x Informação; O que é um Banco de Dados? Estrutura de um projeto de Banco de Dados; O que é um mini mundo? O que é o Modelo Entidade Relacionamento? O que é entidade? Identificar os relacionamento entre as entidades; Tipos de Relacionamento; Cardinalidades; Atributos; Especializações; Entidade Associativa;

3 Dado X Informação O que é um dado? - Dado nada mais é do que um fato, ou seja, algo que sozinho não gera nenhuma informação para um indivíduo. O que é uma informação? - Informação é um conjunto de dados que manipulados, trabalhados geram uma mensagem para um indivíduo.

4 Banco de Dados Sistema de Arquivos; Sistema Gerenciador de Bancos de Dados; Sistema de Arquivos X SGBD s; Usuários de Banco de Dados;

5 Introdução O cérebro humano é o principal órgão do nosso corpo, graças a ele nós podemos pensar, armazenar informações e sentir as mais diferentes emoções ao longo de nossas vidas. Infelizmente o nosso cérebro não é perfeito e com o tempo ele vai perdendo suas capacidades tão magníficas que nos distinguem de outros animais no universo. Por isso, nós os seres humanos sentimos a necessidade de armazenar certas informações que julgamos importantes para retransmitirmos às gerações futuras. As primeiras formas de armazenamento de dados, como pinturas nas paredes das cavernas que retratavam a vida do homem pré-histórico, datam de aproximadamente a.c.

6 Introdução A partir desse ponto o ser humano foi evoluindo e aprimorando as suas técnicas de armazenamento de dados, de uma simples pintura em uma caverna nossos antepassados já começavam a desenvolver a escrita seja talhada em pedras ou nos primeiros papiros de papel. Nesse ponto a informação armazenada já podia ser transportada de um lugar para o outro, o que facilitava a troca de informações entre os povos. Com o passar dos anos foram sendo desenvolvidas novas técnicas de armazenamento dessas informações e começaram a aparecer os primeiros bancos de dados computadorizados.

7 Sistema de Arquivos São registros permanentes que são armazenados em vários arquivos; São aceitos por sistemas operacionais tradicionais. Diversos programas de aplicação são escritos para extrair e gravar; Registros nos arquivos apropriados; Estes sistemas de processamento de arquivos eram utilizados pelas organizações antes do advento dos SGBD s.

8 Sistema de Arquivos Estes sistemas apresentavam diversas desvantagens como: Redundância de Dados; Inconsistência de Dados; Dificuldade de Acesso aos Dados; Problemas de Integridade; Problemas de Atomicidade; Isolamento de Dados; Anomalias no Acesso Concorrente; Problemas de Segurança;

9 Sistema Gerenciador de Banco de Dados(SGBD) É uma coleção de programas que permite aos usuários criar e manter um banco de dados; É um sistema de software que facilita os processos de definição, construção, manipulação e compartilhamento de bancos de dados entre vários usuários e aplicações: Definição: Especificação dos tipos de dados, das estruturas das tabelas e das restrições que devem ser impostas aos dados que serão armazenados; Construção: Processo de acumular os dados num meio de armazenamento controlado pelo SGBD; Manipulação: Operações como atualização do banco de dados (inclusão, exclusão e alteração de registros) e extração de dados, como consultas e relatórios impressos; Compartilhamento: Permite aos múltiplos usuários e programas acessar, de forma concorrente, o banco de dados; Ex.: Oracle, SQL Server, PostgreSQL, MYSQL, Interbase, Sybase, Firebird, etc..

10 SGBD As principais características de um SGBD são: INTEGRIDADE: Impede que um determinado código ou chave em uma tabela não tenha correspondência em outra tabela. Exemplo: um código de uma determinada disciplina na tabela Histórico Escolar sem sua descrição na tabela Disciplina ; CONSISTÊNCIA: Por meio do armazenamento da informação em um único local, sendo compartilhado a vários sistemas. A incosistência ocorre quando um mesmo campo tem valores diferentes em sistemas diferentes; SEGURANÇA: define para cada usuário, o nível de acesso. Esse recurso impede que pessoas não autorizadas utilizem ou atualizem determinada informação; RESTAURAÇÃO: Também conhecida como tolerância a falhas, essa característica é a facilidade para recuperar falhas de hardware e software;

11 SGBD NÃO-REDUNDÂNCIA: Redundância é o armazenamento da mesma informação em locais diferentes, provocando inconsistências. Em um BD, as informações são armazenadas em um único local, não existindo duplicidade descontrolada dos dados; INDEPENDÊNCIA FÍSICA: Os programas de aplicação definem apenas os campos que serão utilizados independente da estrutura interna de armazenamento; PADRONIZAÇÃO DOS DADOS: Permite que as informações da base de dados sejam padronizadas segundo um determinado formato de armazenamento. Exemplo: para o campo sexo somente será permitido armazenamento dos conteúdos M ou F.

12 Sistema de Arquivos X SGBD s Cada usuário define e implementa os arquivos necessários para uma aplicação específica, acarretando repetição dos dados gerando inconsistência nas informações; O acesso aos dados está escrito nos programas que o manipulam, subordinando os programas aos arquivos; A manipulação dos dados contidos nos arquivos pelas aplicações específicas dificulta o desenvolvimento de novos sistemas e torna a manutenção dos aplicativos difícil e cara; O sistema possibilita uma redundância não controlada de dados e inconsistência ao permitir que em um sistema um dado seja alterado e esse mesmo dado não seja alterado em outro; A responsabilidade sobre os procedimentos de backup e recuperação esta a cargo da aplicação; Um arquivo (tabela) é definido uma única vez e atende a várias aplicações;

13 Sistema de Arquivos X SGBD s Armazena-se junto com os dados todas as informações referentes à forma como foram estruturados os dados e onde eles estão armazenados fisicamente. Essas informações estão armazenadas em um catálogo que é chamado de meta-data; Há separação entre programas e dados. No SGBD os acessos são escritos no banco de dados e os programas enviam comandos solicitando o acesso aos dados. Esse conceito é chamado de abstração de dados, que se caracteriza por uma independência entre programas e dados e entre programas e operações de manipulação de dados. São permitidas visões diferenciadas sobre a mesma base de dados para aplicações diferentes. É permitido acesso simultâneo de vários usuários ao mesmo dado. Essa simultaneidade é tratada através do gerenciamento da concorrência.

14 Usuários de um Banco de Dados Administradores de Banco de Dados(DBA): O DBA (Database administrator) é o responsável pela autorização para o acesso ao banco, pela coordenação e monitoração de seu uso e por adquirir recursos de software e hardware conforme necessário. Projetistas do Banco de Dados: São responsáveis pela identificação dos dados que serão armazenados no banco e também por escolher as estruturas apropriadas para representar e armazenar esses dados. Usuários Finais: São pessoas cujas funções requerem o acesso a um banco de dados para consultas, atualização e geração de relatórios.

15 Projeto de Banco de Dados Mini-mundo; Modelo Conceitual; Modelo Lógico; Modelo Físico;

16 Níveis de Abstração Mundo Real (mini-mundo) Modelo Conceitual Modelo Lógico Modelo Físico Banco de Dados

17 Atores do Processo

18 Mini-Mundo Mini-mundo ou Universo de Discurso é a representação abstrata de uma pequena parte do mundo real, que é de grande interesse para uma aplicação. É o problema que devemos informatizar. É de vital importância conseguirmos destrinchar o nosso mini mundo de forma que consigamos extrair apenas as informações mais importantes para a aplicação.

19 Mini-Mundo

20 Modelo Conceitual Representa e/ou descreve a realidade do ambiente do problema, constituindo-se em uma visão global dos principais dados e relacionamentos. É uma descrição de alto nível, que tem a preocupação de retratar toda a realidade de uma organização. É independente das restrições de implementação.

21 Modelo Conceitual

22 Modelo Lógico O modelo lógico tem seu início a partir do Modelo Conceitual. A partir deste ponto devemos considerar uma das abordagens possíveis da tecnologia de SGBD s( Relacional, Hierárquico, Redes, Orientado a Objetos e Objeto Relacional )para a estruturação e estabelecimento da lógica dos relacionamentos existentes entre os dados definidos no modelo conceitual. O modelo lógico descreve as estruturas que estarão contidas em um banco de dados, de acordo com as possibilidades permitidas pela abordagem escolhida, mas sem considerar ainda nenhuma característica específica de um SGBD.

23 Modelo Lógico

24 Modelo Físico O modelo físico será construído a partir do modelo lógico e da tecnologia utilizada no projeto. Ele descreve as estruturas físicas de armazenamento de dados, tais como: Tipos e tamanho de campos; Índices; Domínio de preenchimento desses campos; Nomenclaturas; Exigência de conteúdo; Gatilhos e etc...

25 Modelo Físico create table cliente( codigo int primary key, nome varchar(30) not null, varchar(40) not null unique, sexo enum('m','f') not null) ; create table endereco( codigo int primary key auto_increment, rua varchar(60) not null, cidade varchar(60) not null, estado char(2) not null, cod_cliente int, foreign key (cod_cliente) references cliente(codigo));

26 Modelo Entidade-Relacionamento O modelo Entidade-Relacionamento foi definido por Peter Chen em 1976 e teve como base a teoria relacional criada por E.F. Codd (1970) Segundo Chen, a visão de uma dada realidade, baseia-se no relacionamento entre entidades, os quais retratam os fatos que governam esta mesma realidade, e que cada um(entidade ou relacionamento) pode possuir atributos.

27 Modelo Entidade-Relacionamento Entidade Define-se entidade como aquele objeto que existe no mundo real com uma identificação distinta e com um significado próprio. Se alguma coisa existente no negócio nos proporciona algum interesse em mantermos dados, isto a caracteriza como uma Entidade do negócio. Para representarmos uma Entidade é usado um retângulo com o nome da Entidade internamente.

28 Entidade Classificação ENTIDADE FORTE: São entidades de dados que possuem alto grau de independência com relação a existência e identificação. São blocos de dados de maior peso específico e podem ter ocorrências independentes da presença de outras entidades. ENTIDADE FRACA: É a entidade cuja existência depende da existência de outra entidade, dita forte. Ex: a entidade AGÊNCIA não pode existir sem a entidade BANCO (forte).

29 Atributos Todo objeto para ser uma entidade possui propriedades que são descritas por atributos e valores. Estes atributos e seus valores juntos, descrevem as instancias de uma entidade, formando os registros de um arquivo. O que descreveria a Entidade Funcionário?

30 Atributos Funcionário pode ser descrito por um número de matrícula, um nome, sua data de admissão, seu salário, sua data de nascimento e etc... Matrícula Nome Data de Admissão 4453 Carlos de Almeida 5596 Marcela Nascimento Pereira 1123 Viviane Andrade Salário R$ Data de Nascimento 23/02/ /03/ /10/ /06/ /11/ /10/1989

31 Atributos Os atributos podem ser: Quanto a unicidade: - Único: caso o valor não se repita em mais de uma entidade como a matricula de um aluno. - Não único: quando o valor pode se repetir como, por exemplo, o nome de um aluno, pois podem existir homônimos.

32 Atributos Quanto a obrigatoriedade: -Obrigatório: quando obrigatório deve ter valor para uma entidade, por exemplo, a matrícula de aluno, pois não existe aluno sem matrícula. -Opcional: quando pode não ter valor, por exemplo, um número de telefone.

33 Atributos Quanto a composição: -Simples: quando é atômico, a matrícula de um funcionário, pois é um valor único. -Composto: quando possui partes como, por exemplo, o endereço que é composto de logradouro, número, bairro, cidade, estado, e etc..

34 Atributos Quanto a valoração: -Monovalorado: quando possui um único valor para uma entidade como, por exemplo, o CPF de uma pessoa. -Multivalorado: quando pode possui mais de um valor como, por exemplo, telefone, uma pessoa pode possuir vários números de telefones.

35 Atributos Os atributos que não serão considerados como identificadores devem ser representados por uma bolinha vazia. Já o atributo identificador deve ser representado por uma bolinha cheia.

36 Relacionamentos Um relacionamento é uma associação entre varias entidades. Por exemplo, podemos definir um relacionamento mentor que associa o instrutor Paulo com o aluno João. Este relacionamento especifica que Paulo é o mentor de João. Para representarmos um Relacionamento é usado o losango com o nome do Relacionamento internamente.

37 Relação X Relacionamento ***OBSERVAÇÃO*** Não confundir Relação com Relacionamento!!! Relação: quando descrito de forma matemática, é definido como um modelo formado por relações entre os domínios. Cada tupla é um elemento do conjunto relação, ou seja, a relação é a tabela. Relacionamento: Um relacionamento do Modelo de Entidade-Relacionamento é uma associação entre entidades.

38 Tipos de Relacionamento Para fins de projeto de banco de dados, uma propriedade importante de um relacionamento é a de quantas ocorrências de uma entidade podem ser associadas a uma determinada ocorrência através do relacionamento. Esta propriedade é chamada de cardinalidade de uma entidade em um relacionamento. A cardinalidade identifica quantas vezes cada instância de uma entidade pode participar do relacionamento.

39 Tipos de Relacionamento Existem 3 tipos de relacionamentos possíveis no Modelo Entidade-Relacionamento. Um para um (1 para 1) Neste grau de relacionamento, cada elemento de uma entidade relaciona-se com um e somente um elemento de outra entidade.

40 Tipos de Relacionamento Um para muitos (1 para N) Este grau de relacionamento é o mais comum no mundo real, entretanto possui características especificas, quanto ao sentido da leitura dos fatos e sua interpretação.

41 Tipos de Relacionamento Muitos para muitos (N para N) Esta cardinalidade é identificada pelo fato que em ambos os sentidos da leitura encontramos um grau de Um-para-muitos, o que caracteriza ser então em contexto geral de muitos para muitos.

42 Relacionamentos

43 Tipos de Relacionamento Um relacionamento não precisa necessariamente envolver 2 ou mais entidades distintas. O auto relacionamento ocorre quando uma entidade se relaciona consigo mesma.

44 Tipos de Relacionamento Relacionamento ternário ocorre quando três entidades estão associadas pelo mesmo relacionamento.

45 Relacionamentos com atributos Relacionamentos também podem conter atributos. vamos pensar no caso de um cliente comprando produtos e precisamos armazenar informações como a data da compra e a forma de pagamento efetuada pelo cliente. A quem pertenceria essas informações ao cliente ou ao produto? Nesse caso data da compra e forma de pagamento dependem diretamente do relacionamento entre as duas entidades.

46 Relacionamentos com atributos.

47 Cardinalidades É o número (máximo/mínimo) de ocorrências de uma entidade associada a uma ocorrência de outra entidade por meio de um relacionamento. Cardinalidade máxima: Indica o número máximo de ocorrências de uma entidade associada à outra ocorrência de outra entidade relacionada. É representado por 1 (uma ocorrência) ou n (várias ocorrências) ;

48 Cardinalidades Cardinalidade mínima: Indica o número mínimo de ocorrências de uma entidade associada à outra ocorrência da outra entidade relacionada. Pode ser representada por: 0 quando a associação é opcional ( não existe correspondente na outra entidade). 1 quando a associação é obrigatória (pelo menos 1 correspondente na outra entidade deve existir).

49 Cardinalidades Vamos imaginar que duas entidades, uma de homens e outra de mulheres. Alguns homens são casados com mulheres da outra entidade e outros não. Da mesma forma, algumas mulheres são casadas, outras não. Para identificar a cardinalidade, deve ser feita a pergunta de uma entidade para outra.

50 Cardinalidades Um homem pode ser casado no mínimo com quantas mulheres da outra entidade? E no máximo? Uma mulher pode ser casada no mínimo com quantos homens da outra entidade? E no máximo?

51 Generalização/Especialização Além de relacionamentos e atributos, propriedades podem ser atribuídas a entidades através do conceito de generalização/especialização. O símbolo para representarmos uma especialização é o triângulo.

52 Generalização/Especialização A entidade CLIENTE é dividida em dois subconjuntos, as entidades PESSOA FÍSICA e PESSAO JURÍDICA, cada uma com propriedades particulares.

53 Generalização/Especialização Junto ao conceito de generalização/especialização, temos o conceito de herança de propriedades. Pessoa Física e Pessoa Jurídica herdam os atributos nome, código, telefone e de CLIENTE.

54 Generalização/Especialização

55 Generalização/Especialização A generalização/especialização pode ser classificada em dois tipos: total ou parcial, de acordo com a obrigatoriedade ou não de cada ocorrência da entidade genérica corresponder uma entidade especializada. Em uma generalização total, para cada ocorrência da entidade genérica existe sempre uma ocorrência em uma das entidades especializadas.

56 Generalização/Especialização

57 Generalização/Especialização Em uma generalização parcial, nem toda ocorrência da entidade genérica possui uma ocorrência correspondente em uma entidade especializada. Usualmente, quando há especialização parcial, na entidade genérica, aparece um atributo que identifica o tipo de ocorrência desta entidade.

58 Generalização/Especialização

59 Entidade Associativa Uma restrição do MER é que não podemos expressar relacionamentos entre relacionamentos. A ideia de uma entidade associativa é a de tratar um relacionamento como se ela fosse uma entidade.

60 Entidade Associativa Se desejarmos controlar os medicamentos receitados pelo médico em determinada consulta temos que relacionar a entidade medicamento com o fato de ter havido uma consulta.

61 Exercício 01 Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos, porém um jogo pertence a um único campeonato. Para cada campeonato deseja-se saber o nome e o ano que ocorreu. Para cada jogo é preciso saber o estádio em que a partida foi realizada e qual o árbitro foi o responsável.

62 Exercício 02 Um colégio tem as seguintes características: Aluno têm um identificador único e nome; Professor têm um identificador único, um nome e um departamento; Disciplinas têm uma sigla única, um nome e uma descrição; Um aluno pode cursar uma ou mais disciplinas; Um professor pode ministrar zero ou mais disciplinas, porém, cada disciplina é ministrada por um único professor.

63 Exercício 03 Uma administradora de condomínios deseja construir um sistema para gerenciamento de edifícios. Para cada edifício é necessário armazenar o endereço, a data de construção e a data da última vistoria. Cada edifício possui vários apartamentos. Cada apartamento tem um número e área. Em cada apartamento vivem várias pessoas. As pessoas possuem nome, CPF, data de nascimento e sexo.

64 Exercício 04 Construa um diagrama E-R para uma companhia de seguros de automóveis com um conjunto de clientes, onde cada um possui um certo número de carros. Os dados do cliente são nome, RG, CPF, endereço e telefone. Do carro deve-se armazenar a placa, código do RENAVAM, fabricante, modelo, e ano. Associado a cada carro há um histórico de ocorrências. Um carro podem possuir várias ocorrências ou nenhuma. Cada ocorrência deve ter uma data, local e descrição.

65 Exercício 05 Uma empresa de agenciamento de mão-de-obra pretende informatizar o seu cadastro de profissionais. Candidatos a empregos temporários, objetivando construir um banco de dados onde possa manter os dados cadastrais dos profissionais e seus contratos temporários com as empresas clientes. O profissional é identificado por um número de controle e, além dessa informação, ficam registrados o seu nome, endereço, nascimento e profissão. Os contratos de mão-de-obra temporária são feitos individualmente (um contrato para cada profissional). Com as empresas clientes, cada contrato é identificado por um número único e nele são registrados a empresa contratante, a vigência do contrato (data de início e de término) e o valor pago por hora trabalhada. As empresas clientes são identificadas por um CNPJ e possuem um nome e endereço.

66 Exercício 06 A fim de gerenciar as vendas em uma loja, os seguintes requisitos devem ser atendidos pela modelagem de dados: Pedidos são efetuadas por um vendedor em um determinado momento (indicado por uma data). Vendedores possuem matrícula, nome, endereço, telefone, salário base e cpf. Clientes são cadastrados com seu nome, cpf, identidade, endereço e telefone. Clientes podem possuir até três telefones. Os pedidos envolvem produtos, sendo que para cada pedido a quantidade vendida do produto deve ser registrada. Produtos possuem código, descrição, preço e quantidade em estoque.

67 Exercício 07 Uma empresa requer armazenar os dados de seus clientes. Esses clientes são proprietários de bens, esses bens podem ser ou móveis. As informações requeridas para o cliente sã0: nome, sexo, e telefone. Cada proprietário deve ter cadastrado pelo menos um endereço para comunicação e cada endereço deve ter o seu logradouro, cidade, estado e o cep. Cada bem possui um nome e um valor de mercado. Bens do tipo imóvel possuem RGI (registro geral de imóveis). Bens do tipo móvel possuem CRLV(certificado de registro e licenciamento de veículo).

68 Exercício 08 A gravadora de discos deseja criar um catálogo de todos os cd s já gravados por ela. Após a entrevista você chegou as seguintes conclusões: Um CD possui um título e diversas músicas; Toda música possui um título e uma duração; Uma música pode ter sido composta por um ou mais compositores; Uma música pode ser interpretada por um ou mais cantores; Existem cantores que também são compositores (e vice-versa);

69 Exercício 09 Uma construtora desenvolve projetos de grande porte. Esta empresa está organizada em departamentos, sendo que cada projeto é sempre coordenado por um departamento. Os departamentos possuem empregados que podem ser chefes. Embora um empregado pertença sempre a um departamento, ele pode ser alocado a projetos de outros departamentos.

70 Exercício 10 Para o Sistema de Vídeo Locadora, temos as primeiras respostas baseadas na entrevista: Tem cadastro de clientes e diferencia clientes Vips; Os clientes VIPS terão informações adicionais como: conta bancária, banco e agência, pois seus pagamentos podem ser debitados diretamente da conta. Os filmes são separados por Categorias como: terror, romance, ação, suspense, etc. E cada filme possui apenas uma Categoria; Além da Categoria, os filmes também terão seus Atores cadastrados. Lembrando que um filme pode ter vários atores. O cliente pode emprestar/locar quantos filmes quiser; A empresa também quer sabe seus fornecedores de Filmes, caso precise trocar por defeitos.

71 Exercício 11 Sistema de Vendas de medicamentos. As informações baseadas na entrevista são as seguintes: O sistema vende medicamentos somente para clientes cadastrados; O fornecedor do medicamento pode fornecer vários itens, assim como um medicamento pode ser fornecido por vários fornecedores; Os fornecedores que fornecem os anti-depressivos deverão ter informações adicionais, como inscrição na vigilancia sanitária e validade da inscrição. Os medicamentos estão separados por Grupos, tipo: analgésicos, anti-depressivos, etc O sistema faz apenas vendas desses medicamentos cadastrados. A venda tem que ter pelo menos um item, assim como pode ter vários itens.

Conceitos de Banco de Dados

Conceitos de Banco de Dados Conceitos de Banco de Dados Autor: Luiz Antonio Junior 1 INTRODUÇÃO Objetivos Introduzir conceitos básicos de Modelo de dados Introduzir conceitos básicos de Banco de dados Capacitar o aluno a construir

Leia mais

Conceitos básicos. Aplicações de banco de dados. Conceitos básicos (cont.) Dado: Um fato, alguma coisa sobre a qual uma inferência é baseada.

Conceitos básicos. Aplicações de banco de dados. Conceitos básicos (cont.) Dado: Um fato, alguma coisa sobre a qual uma inferência é baseada. Conceitos básicos Angélica Toffano Seidel Calazans E-mail: angelica_toffano@yahoo.com.br Conceitos introdutórios de Modelagem de dados Dado: Um fato, alguma coisa sobre a qual uma inferência é baseada.

Leia mais

Modelo Entidade-Relacionamento

Modelo Entidade-Relacionamento Modelo Entidade-Relacionamento Banco de Dados I Fases do Projeto jt de BD Enunciado de requisitos entrevista com o usuário do banco de dados para entender e documentar seus requerimentos de dados. Projeto

Leia mais

Introdução a Banco de Dados. Adão de Melo Neto

Introdução a Banco de Dados. Adão de Melo Neto Introdução a Banco de Dados Adão de Melo Neto 1 Por que estudar BD? Os Bancos de Dados fazem parte do nosso dia-a-dia: operação bancária reserva de hotel matrícula em uma disciplina da universidade cadastro

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 1 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Apresenta a diferença entre dado e informação e a importância

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br

Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Ementa Introdução a Banco de Dados (Conceito, propriedades), Arquivos de dados x Bancos de dados, Profissionais de Banco de dados,

Leia mais

Programação com acesso a BD. Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br

Programação com acesso a BD. Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br Programação com acesso a BD Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br 1 Introdução BD desempenha papel crítico em todas as áreas em que computadores são utilizados: Banco: Depositar ou retirar

Leia mais

Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados Introdução Sistema Gerenciador de Banco de Dados

Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados Introdução Sistema Gerenciador de Banco de Dados Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído por um conjunto de dados associados a um conjunto de programas para acesso a esses

Leia mais

Projeto de Banco de Dados

Projeto de Banco de Dados Projeto de Banco de Dados Atividade de modelagem de dados em diversos níveis de abstração Modelagem conceitual (projeto conceitual) abstração de mais alto nível objetivo: representação dos requisitos de

Leia mais

MC536 Bancos de Dados: Teoria e Prática

MC536 Bancos de Dados: Teoria e Prática Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Instituto de Computação - IC MC536 Bancos de Dados: Teoria e Prática Aula #3 : MER e MER Estendido Profs. Anderson Rocha e André Santanchè Campinas, 1 de Agosto

Leia mais

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS I CONTEÚDO 2 Prof. Msc. Ricardo Antonello ABORDAGEM ER A primeira etapa do projeto de um banco de dados é a construção de um modelo conceitual ou modelagem conceitual.

Leia mais

Disciplina: Unidade III: Prof.: E-mail: Período:

Disciplina: Unidade III: Prof.: E-mail: Período: Encontro 08 Disciplina: Sistemas de Banco de Dados Unidade III: Modelagem Lógico de Dados Prof.: Mario Filho E-mail: pro@mariofilho.com.br Período: 5º. SIG - ADM Relembrando... Necessidade de Dados Projeto

Leia mais

Banco de Dados. Modelagem de Dados com MER. Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.

Banco de Dados. Modelagem de Dados com MER. Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo. Banco de Dados Modelagem de Dados com MER Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Modelagem de Dados Modelagem de Dados tem como objetivo transformar uma

Leia mais

1) O QUE NÃO É BANCO DE DADOS?

1) O QUE NÃO É BANCO DE DADOS? FMU - Graduação em Ciência da Computação - BANCO DE DADOS I - Prof. Fernando Alberto Covalski - pág 1 1) O QUE NÃO É BANCO DE DADOS? SISTEMAS ISOLADOS SISTEMA DE PRODUÇÃO SISTEMA DE VENDAS SISTEMA DE COMPRAS

Leia mais

Banco de Dados. Modelagem de Dados. Prof.: Salustiano Rodrigues

Banco de Dados. Modelagem de Dados. Prof.: Salustiano Rodrigues Banco de Dados Modelagem de Dados Prof.: Salustiano Rodrigues OBJETIVOS: Entender o que é um mini mundo O que é o modelo Entidade Relacionamento? Identificar as entidades de um Mini Mundo Identificar o

Leia mais

Banco de Dados I. Prof. Bal. Emerson Meneses Inocente

Banco de Dados I. Prof. Bal. Emerson Meneses Inocente Banco de Dados I Prof. Bal. Emerson Meneses Inocente Continuação aula 1 Arquitetura de SGBD Relacional ocaracterísticas: Independência de dados e programas; Suporte a múltiplas visões de usuários; Uso

Leia mais

BANCO DE DADOS PROFESSOR MAURÍCIO - MAURICIO.MELLO@PUCPR.BR AULA 02. O Modelo Entidade-Relacionamento ( MER )

BANCO DE DADOS PROFESSOR MAURÍCIO - MAURICIO.MELLO@PUCPR.BR AULA 02. O Modelo Entidade-Relacionamento ( MER ) AULA 02 BANCO DE DADOS PROFESSOR MAURÍCIO - MAURICIO.MELLO@PUCPR.BR O Modelo Entidade-Relacionamento ( MER ) Fases do Projeto de Bases de Dados (EN94)- O Modelo Entidade- Relacionamento Definição : modelo

Leia mais

Banco de Dados I. Introdução. Fabricio Breve

Banco de Dados I. Introdução. Fabricio Breve Banco de Dados I Introdução Fabricio Breve Introdução SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados): coleção de dados interrelacionados e um conjunto de programas para acessar esses dados Coleção de dados

Leia mais

GBC043 Sistemas de Banco de Dados. Introdução. Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/sbd UFU/FACOM

GBC043 Sistemas de Banco de Dados. Introdução. Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/sbd UFU/FACOM GBC043 Sistemas de Banco de Dados Introdução Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/sbd UFU/FACOM Página 2 Definição BD Def. Banco de Dados é uma coleção de itens de dados

Leia mais

Roteiro. BCC321 - Banco de Dados I. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. O que é um banco de dados (BD)?

Roteiro. BCC321 - Banco de Dados I. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. O que é um banco de dados (BD)? Roteiro BCC321 - Banco de Dados I Luiz Henrique de Campos Merschmann Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto luizhenrique@iceb.ufop.br www.decom.ufop.br/luiz Conceitos Básicos Banco

Leia mais

Ciclo de Desenvolvimento de Sistemas de BD

Ciclo de Desenvolvimento de Sistemas de BD Gerenciamento de Dados e Informação Fernando Fonseca Ana Carolina Valeria Times Bernadette Loscio Robson Nascimento Ciclo de Desenvolvimento de Sistemas de BD Investigação dos Dados Modelagem dos Dados

Leia mais

Persistência e Banco de Dados em Jogos Digitais

Persistência e Banco de Dados em Jogos Digitais Persistência e Banco de Dados em Jogos Digitais Prof. Marcos Francisco Pereira da Silva Especialista em Engenharia de Software Jogos Digitais - Computação Gráfica 1 Agenda Vantagens de usar a abordagem

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Curso de Arquivologia. Disciplina de Banco de Dados Aplicados à Arquivística. Versao 1.

Universidade Federal de Santa Maria Curso de Arquivologia. Disciplina de Banco de Dados Aplicados à Arquivística. Versao 1. Universidade Federal de Santa Maria Curso de Arquivologia Disciplina de Banco de Dados Aplicados à Arquivística Prof. Andre Zanki Cordenonsi Versao 1.0 Março de 2008 Tópicos Abordados Conceitos sobre Banco

Leia mais

Banco de Dados I Introdução

Banco de Dados I Introdução Banco de Dados I Introdução Prof. Moser Fagundes Curso Técnico em Informática (Modalidade Integrada) IFSul Campus Charqueadas Sumário da aula Avaliações Visão geral da disciplina Introdução Histórico Porque

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 2. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 2. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 2 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Revisão sobre Banco de Dados e SGBDs Aprender as principais

Leia mais

Banco de Dados I. Apresentação (mini-currículo) Conceitos. Disciplina Banco de Dados. Cont... Cont... Edson Thizon (edson@esucri.com.

Banco de Dados I. Apresentação (mini-currículo) Conceitos. Disciplina Banco de Dados. Cont... Cont... Edson Thizon (edson@esucri.com. Sistemas da Informação Banco de Dados I Edson Thizon (edson@esucri.com.br) 2008 Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/ ) Créditos Concluídos. Bacharel

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS. Banco de Dados I. O uso da análise e do projeto Orientados a Objetos atenuou a separação! Unidade I

MODELAGEM DE DADOS. Banco de Dados I. O uso da análise e do projeto Orientados a Objetos atenuou a separação! Unidade I O uso da análise e do projeto Orientados a Objetos atenuou a separação! 1 Etapas do Projeto do BD Análise de Requisitos Coleta de informações sobre os dados e seus relacionamentos na organização Projeto

Leia mais

As principais características da abordagem de um banco de dados versus a abordagem de processamento de arquivos são as seguintes:

As principais características da abordagem de um banco de dados versus a abordagem de processamento de arquivos são as seguintes: SGBD Características do Emprego de Bancos de Dados As principais características da abordagem de um banco de dados versus a abordagem de processamento de arquivos são as seguintes: Natureza autodescritiva

Leia mais

Disciplina: Unidade II: Prof.: E-mail: Período:

Disciplina: Unidade II: Prof.: E-mail: Período: Encontro 03 Disciplina: Sistemas de Banco de Dados Unidade II: Modelagem Conceitual de Dados Prof.: Mario Filho E-mail: pro@mariofilho.com.br Período: 5º. SIG - ADM 2. Modelagem Conceitual de Dados (Modelo

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS MODELAGEM DE DADOS. rafaeldiasribeiro.com.br. Aula 3. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord

MODELAGEM DE DADOS MODELAGEM DE DADOS. rafaeldiasribeiro.com.br. Aula 3. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 3 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Conhecer a arquitetura de 3 esquemas (conceitual, lógico

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

Para construção dos modelos físicos, será estudado o modelo Relacional como originalmente proposto por Codd.

Para construção dos modelos físicos, será estudado o modelo Relacional como originalmente proposto por Codd. Apresentação Este curso tem como objetivo, oferecer uma noção geral sobre a construção de sistemas de banco de dados. Para isto, é necessário estudar modelos para a construção de projetos lógicos de bancos

Leia mais

Banco de Dados Modelo Conceitual, Lógico, Físico, Entidade- Relacionamento (ER) Hélder Nunes

Banco de Dados Modelo Conceitual, Lógico, Físico, Entidade- Relacionamento (ER) Hélder Nunes Banco de Dados Modelo Conceitual, Lógico, Físico, Entidade- Relacionamento (ER) Hélder Nunes Modelos de banco de dados Modelo de banco de dados é uma descrição dos tipos de informações que estão armazenadas

Leia mais

I Requisitos de um modelo conceitual: - clareza (facilidade de compreensão) - exatidão (formal)

I Requisitos de um modelo conceitual: - clareza (facilidade de compreensão) - exatidão (formal) Modelagem Conceitual C O objetivo É: Representar a semântica da informação, independente de considerações de eficiência. D O objetivo NÃO É: Descrever a estrutura do armazenamento do banco de dados. I

Leia mais

BANCO DE DADOS I AULA 3. Willamys Araújo

BANCO DE DADOS I AULA 3. Willamys Araújo BANCO DE DADOS I AULA 3 Willamys Araújo Modelo Conceitual Descreve quais dados serão armazenados no banco de dados as relações que existem entre eles. Independe do SGBD e da abordagem do banco de dados

Leia mais

Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com

Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Introdução a Banco de Dados Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 12/06/2013 Sumário Motivação da Disciplina

Leia mais

O Modelo de Entidades e Relacionamentos (MER) é um modelo conceitual usado para projeto de aplicações de banco de dados.

O Modelo de Entidades e Relacionamentos (MER) é um modelo conceitual usado para projeto de aplicações de banco de dados. Fases do Projeto de um Banco de Dados Modelo ER O Modelo de Entidades e Relacionamentos (MER) é um modelo conceitual usado para projeto de aplicações de banco de dados. É um modelo baseado na percepção

Leia mais

PROJETO DE BANCO DE DADOS -PROJETO CONCEITUAL. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PROJETO DE BANCO DE DADOS -PROJETO CONCEITUAL. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PROJETO DE BANCO DE DADOS -PROJETO CONCEITUAL Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PROJETO CONCEITUAL Levantamento de requisitos Modelagem Conceitual Modelo ER PROJETO CONCEITUAL Parte integrante do Projeto

Leia mais

Lista de exercícios 01

Lista de exercícios 01 PARTE I Lista de exercícios 01 1. Defina os seguintes termos: entidade, atributo, valor do atributo, atributo composto, atributo multivalorado, atributo derivado, atributo-chave, domínio. 2. Explique as

Leia mais

Banco de Dados - Senado

Banco de Dados - Senado Banco de Dados - Senado Introdução Ilka Kawashita Material preparado :Prof. Marcio Vitorino Ementa do Curso n Banco de Dados n Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) n ORACLE BANCO DE DADOS (BD) n Modelo Entidade

Leia mais

Profa. Daniela Barreiro Claro

Profa. Daniela Barreiro Claro Profa. Daniela Barreiro Claro Modelar é criar representações do mundo real A modelagem relacional pode ser representada via MER (Modelo de Entidade Relacionamento) O MER define estruturas e restrições

Leia mais

MODELO ENTIDADE - RELACIONAMENTO

MODELO ENTIDADE - RELACIONAMENTO MODELO ENTIDADE - RELACIONAMENTO Modelo Entidade - Relacionamento = Percepção de que o mundo real é formado por um conjunto de objetos chamados entidades e pelo conjunto dos relacionamentos entre estes

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS. Unidade II Arquiteturas do SGBD

MODELAGEM DE DADOS. Unidade II Arquiteturas do SGBD MODELAGEM DE DADOS Unidade II Arquiteturas do SGBD 0 UNIDADE II: TÓPICOS: Tópico 1 - Arquitetura SGBD Tópico 2 - Etapas de um projeto de Banco de Dados Tópico 3 Modelagem Tópico 1 - Arquitetura SGBD A

Leia mais

Disciplina de Banco de Dados Parte V

Disciplina de Banco de Dados Parte V Disciplina de Banco de Dados Parte V Prof. Elisa Maria Pivetta CAFW - UFSM Modelo de Dado Relacional O Modelo Relacional O Modelo ER é independente do SGDB portanto, deve ser o primeiro modelo gerado após

Leia mais

Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br

Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br Banco de Dados Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br 1 Processo de Projeto de Banco de Dados Minimundo Projeto Lógico (Mapeamento do Modelo de Dados) 1 4 Esquema Lógico (Modelo do SGBD)

Leia mais

Banco de Dados. Arquitetura e Terminologia. Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.

Banco de Dados. Arquitetura e Terminologia. Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo. Banco de Dados Arquitetura e Terminologia Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Modelo de Dados e Esquemas O modelo de Banco de Dados é como um detalhamento

Leia mais

Aula II Introdução ao Modelo de Entidade-Relacionamento

Aula II Introdução ao Modelo de Entidade-Relacionamento Aula II Introdução ao Modelo de Entidade-Relacionamento Referência bibliográfica ANGELOTTI, E S. Banco de Dados. Ed. Livro Técnico Introdução É um modelo conceitual e deve estar o mais próximo possível

Leia mais

Revisão de Banco de Dados

Revisão de Banco de Dados Revisão de Banco de Dados Fabiano Baldo 1 Sistema de Processamento de Arquivos Antes da concepção dos BDs o registro das informações eram feitos através de arquivos. Desvantagens: Redundância e Inconsistência

Leia mais

Dados. Qualquer elemento (aspecto, fato, medida etc.) representativo, disponível e coletável na realidade. fatos no estado bruto, conforme Platão;

Dados. Qualquer elemento (aspecto, fato, medida etc.) representativo, disponível e coletável na realidade. fatos no estado bruto, conforme Platão; Dados Os Dados são os fatos em sua forma primária, como observamos no mundo. Qualquer elemento (aspecto, fato, medida etc.) representativo, disponível e coletável na realidade. fatos no estado bruto, conforme

Leia mais

Modelagem de Dados Usando o Modelo Entidade-Relacionamento

Modelagem de Dados Usando o Modelo Entidade-Relacionamento Usando o Modelo Entidade-Relacionamento MER 1 MER Levantamento e Análise de requisitos Entrevista Entender e documentar seus requisitos de dados Requisitos funcionais da aplicação empregadas ao banco de

Leia mais

Ciclo de vida de um banco de dados relacional

Ciclo de vida de um banco de dados relacional Ciclo de vida de um banco de dados relacional 1. Formulação e análise de requisitos: a) Relacionamentos naturais entre os dados (independentes de processo). b) Requisitos de uso (dependentes de processo).

Leia mais

Prof. Alexandre Unterstell Banco de Dados I

Prof. Alexandre Unterstell Banco de Dados I Prof. Alexandre Unterstell Banco de Dados I Etapas para o projeto de um BD Análise de requisitos Analista: Entrevista Necessidade do negócio As etapas não consideram ainda nenhuma característica específica

Leia mais

Oficina. Praça das Três Caixas d Água Porto Velho - RO

Oficina. Praça das Três Caixas d Água Porto Velho - RO Oficina Praça das Três Caixas d Água Porto Velho - RO Oficina Ministrante: Marcel Leite Rios Apresentação Pessoal Marcel Leite Rios Prof. de Informática IFRO Graduado: Sistemas de Informação - ULBRA MBA

Leia mais

Introdução. Banco de dados. Por que usar BD? Por que estudar BD? Exemplo de um BD. Conceitos básicos

Introdução. Banco de dados. Por que usar BD? Por que estudar BD? Exemplo de um BD. Conceitos básicos Introdução Banco de Dados Por que usar BD? Vitor Valerio de Souza Campos Adaptado de Vania Bogorny 4 Por que estudar BD? Exemplo de um BD Os Bancos de Dados fazem parte do nosso dia-a-dia: operação bancária

Leia mais

PROJETO DE BANCO DE DADOS LISTA 002 Projeto Conceitual

PROJETO DE BANCO DE DADOS LISTA 002 Projeto Conceitual LISTA DE EXERCÍCIOS 002 6. AGÊNCIA DE TURISMO Faça a modelagem de dados de uma agência de turismo, que tenha: controle de clientes, com todas as informações detalhadas; controle de companhias aéreas que

Leia mais

Capítulo 5 Complemento. 5.1 Laudon, Cap. 5

Capítulo 5 Complemento. 5.1 Laudon, Cap. 5 Capítulo 5 Complemento Fundamentos de Bancos de Dados: Modelo de Entidade e Relacionamento - MER 5.1 Laudon, Cap. 5 Modelo mais utilizado: simplicidade e eficiência. Banco de dados relacional. Base: percepção

Leia mais

PROJETO DE BANCO DE DADOS -INTRODUÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PROJETO DE BANCO DE DADOS -INTRODUÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. 1 PROJETO DE BANCO DE DADOS -INTRODUÇÃO Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. FUNDAMENTOS Dados Representação de fatos, conceitos ou instruções de maneira formalizada; Informação Significado que pessoas associam

Leia mais

Introdução Banco de Dados

Introdução Banco de Dados Introdução Banco de Dados Vitor Valerio de Souza Campos Adaptado de Vania Bogorny Por que estudar BD? Os Bancos de Dados fazem parte do nosso dia-a-dia: operação bancária reserva de hotel matrícula em

Leia mais

Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) - Parte 07

Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) - Parte 07 Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) - Parte 07 7.1 Definição Consiste em mapear o mundo real do sistema em um modelo gráfico que irá representar o modelo e o relacionamento existente entre os dados.

Leia mais

Curso de Gestão em SI MODELAGEM DE DADOS. Rodrigo da Silva Gomes. (Extraído do material do prof. Ronaldo Melo - UFSC)

Curso de Gestão em SI MODELAGEM DE DADOS. Rodrigo da Silva Gomes. (Extraído do material do prof. Ronaldo Melo - UFSC) Curso de Gestão em SI MODELAGEM DE DADOS Rodrigo da Silva Gomes (Extraído do material do prof. Ronaldo Melo - UFSC) Modelo Conceitual Descrição do banco de dados de forma independente de implementação

Leia mais

Disciplina de Banco de Dados Introdução

Disciplina de Banco de Dados Introdução Disciplina de Banco de Dados Introdução Prof. Elisa Maria Pivetta CAFW - UFSM Banco de Dados: Conceitos A empresa JJ. Gomes tem uma lista com mais ou menos 4.000 nomes de clientes bem como seus dados pessoais.

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Conceitos Básicos Introdução Banco de Dados I Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Dados

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

UD 4: Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados

UD 4: Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados UD 4: Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados 1 Assunto 1: Conceitos 1. BASE DE DADOS conjunto de dados armazenados logicamente conteúdo representa o estado atual de uma determinada aplicação modelo

Leia mais

INTRODUÇÃO. Diferente de Bando de Dados

INTRODUÇÃO. Diferente de Bando de Dados INTRODUÇÃO Diferente de Bando de Dados 1 INTRODUÇÃO DADOS São fatos conhecidos que podem ser registrados e que possuem significado. Ex: venda de gasolina gera alguns dados: data da compra, preço, qtd.

Leia mais

Banco de Dados. Uma coleção de dados relacionados [ELMASRI/NAVATHE]

Banco de Dados. Uma coleção de dados relacionados [ELMASRI/NAVATHE] 1/6 Banco de Dados O que é um Banco de Dados? Uma coleção de dados relacionados [ELMASRI/NAVATHE] Conjunto de dados integrados que tem por objetivo atender a uma comunidade específica [HEUSER] Um conjunto

Leia mais

Sistemas de Banco de Dados Aspectos Gerais de Banco de Dados

Sistemas de Banco de Dados Aspectos Gerais de Banco de Dados Sistemas de Banco de Dados Aspectos Gerais de Banco de Dados 1. Conceitos Básicos No contexto de sistemas de banco de dados as palavras dado e informação possuem o mesmo significado, representando uma

Leia mais

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB. Disciplina: Banco de Dados Professora: Cheli Mendes Costa Modelo de Dados

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB. Disciplina: Banco de Dados Professora: Cheli Mendes Costa Modelo de Dados Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Banco de Dados Professora: Cheli Mendes Costa Modelo de Dados Modelo para organização dos dados de um BD. define um conjunto de conceitos para

Leia mais

LINGUAGEM DE BANCO DE DADOS

LINGUAGEM DE BANCO DE DADOS LINGUAGEM DE BANCO DE DADOS Gabriela Trevisan Bacharel em Sistemas de Informação Universidade Federal do Rio Grande Pós-Graduanda Formação Pedagógica de Professores (FAQI) Conceito de BD Um banco de dados

Leia mais

Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I

Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Tecnologias e Linguagens para Banco de I Apresentação do Curso Introdução a Banco de Modelagem Conceitual Prof. Gilberto B. Oliveira Competências e Habilidades Competências: Coletar dados junto ao usuário

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em BD

Curso Superior de Tecnologia em BD Curso Superior de Tecnologia em BD Modelagem de Dados Aula 01 Revisão Modelos de Dados Existem modelos para diferentes níveis de abstração de representação de dados modelos conceituais modelos lógicos

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

BANCO DE DADOS AULA 02 INTRODUÇÃO AOS BANCOS DE DADOS PROF. FELIPE TÚLIO DE CASTRO 2015

BANCO DE DADOS AULA 02 INTRODUÇÃO AOS BANCOS DE DADOS PROF. FELIPE TÚLIO DE CASTRO 2015 BANCO DE DADOS AULA 02 INTRODUÇÃO AOS BANCOS DE DADOS PROF. FELIPE TÚLIO DE CASTRO 2015 NA AULA PASSADA... 1. Apresentamos a proposta de ementa para a disciplina; 2. Discutimos quais as ferramentas computacionais

Leia mais

O modelo Entidade-Relacionamento. Agenda: -Modelagem de dados utilizando O Modelo Entidade-Relacionamento

O modelo Entidade-Relacionamento. Agenda: -Modelagem de dados utilizando O Modelo Entidade-Relacionamento O modelo Entidade-Relacionamento Agenda: -Modelagem de dados utilizando O Modelo Entidade-Relacionamento 1 Antes de começarmos: A modelagem conceitual é uma fase muito importante no plamejamento de um

Leia mais

AULA 11-12. Entidade-Relacionamento

AULA 11-12. Entidade-Relacionamento AULA 11-12 Modelo Conceitual, Lógico e Físico, Entidade-Relacionamento Curso: Técnico em Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu.br Modelos de banco

Leia mais

Gestão de Tecnologia da Informação

Gestão de Tecnologia da Informação Gestão de Tecnologia da Informação Banco de Dados Prof. Gilberto B. Oliveira Tópicos Projeto de Banco de Dados (Button-Up) Modelagem conceitual Modelagem lógica Exemplo: Implementação do modelo Escola

Leia mais

Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br

Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br Programação com acesso a BD Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br 1 Modelos de Dados, Esquemas e Instâncias 2 Modelos de Dados, Esquemas e Instâncias Modelo de dados: Conjunto de conceitos

Leia mais

Banco de Dados I. 1. Conceitos de Banco de Dados

Banco de Dados I. 1. Conceitos de Banco de Dados Banco de Dados I 1. Conceitos de Banco de Dados 1.1. Características de um Banco de Dados. 1.2. Vantagens na utilização de um BD. 1.3. Quando usar e não usar um Banco de Dados. 1.4. Modelos, Esquemas e

Leia mais

Aula 02 Modelagem de Dados. Banco de Dados. Aula 02 Modelagem de Dados. Superior /2011 Redes Computadores - Disciplina: Banco de Dados -

Aula 02 Modelagem de Dados. Banco de Dados. Aula 02 Modelagem de Dados. Superior /2011 Redes Computadores - Disciplina: Banco de Dados - Banco de Dados Aula 02 Modelagem de Dados Roteiro Definição Evolução Projeto de BD Abstração Esquema e Instância Definição É uma representação, normalmente gráfica, de estruturas de dados reais. Auxilia

Leia mais

Modelagem de dados usando o modelo BANCO DE DADOS 1º TRIMESTRE PROF. PATRÍCIA LUCAS

Modelagem de dados usando o modelo BANCO DE DADOS 1º TRIMESTRE PROF. PATRÍCIA LUCAS Modelagem de dados usando o modelo Entidade-Relacionamento BANCO DE DADOS 1º TRIMESTRE PROF. PATRÍCIA LUCAS Introdução Modelagem conceitual fase de planejamento/projeto de um BD; Modelo Entidade/Relacionamento

Leia mais

Roteiro 3 Modelagem relacional

Roteiro 3 Modelagem relacional Roteiro 3 Modelagem relacional Objetivos: Explorar conceitos sobre: o Modelagem de bancos de dados projetos: conceitual, lógico e físico; o Conceitos sobre o modelo relacional: tuplas, atributo, entidades,

Leia mais

INTRODUÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS. Prof. Ronaldo R. Goldschmidt

INTRODUÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS. Prof. Ronaldo R. Goldschmidt INTRODUÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS Prof. Ronaldo R. Goldschmidt Hierarquia Dado - Informação - Conhecimento: Dados são fatos com significado implícito. Podem ser armazenados. Dados Processamento Informação

Leia mais

Atributos. Exercício (4.1) Angélica Toffano Seidel Calazans E-mail: angelica_toffano@yahoo.com.br Abordagem Entidade-Relacionamento

Atributos. Exercício (4.1) Angélica Toffano Seidel Calazans E-mail: angelica_toffano@yahoo.com.br Abordagem Entidade-Relacionamento Cardinalidades mínimas e máximas Até grau máximo Pelo menos grau mínimo 1,1 1,n Escola atende aluno Até grau máximo Pelo menos grau mínimo Angélica Toffano Seidel Calazans E-mail: angelica_toffano@yahoo.com.br

Leia mais

BANCO DE DADOS. Fixação dos conteúdos Integridade Referencial Normalização Exercícios

BANCO DE DADOS. Fixação dos conteúdos Integridade Referencial Normalização Exercícios BANCO DE DADOS Fixação dos conteúdos Integridade Referencial Normalização Exercícios BANCO DE DADOS X SGBD Banco de Dados: Um "banco de dados" pode ser definido como um conjunto de "dados" devidamente

Leia mais

PROJETO DE BANCO DE DADOS -INTRODUÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

PROJETO DE BANCO DE DADOS -INTRODUÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza 1 PROJETO DE BANCO DE DADOS -INTRODUÇÃO Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza FUNDAMENTOS Dados Representação de fatos, conceitos ou instruções de maneira formalizada; Informação

Leia mais

Roteiro. Modelo de Dados Relacional. Processo de Projeto de Banco de Dados. BCC321 - Banco de Dados I. Ementa. Posicionamento.

Roteiro. Modelo de Dados Relacional. Processo de Projeto de Banco de Dados. BCC321 - Banco de Dados I. Ementa. Posicionamento. Roteiro Modelo de Dados Relacional Posicionamento Luiz Henrique de Campos Merschmann Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto luizhenrique@iceb.ufop.br www.decom.ufop.br/luiz Introdução

Leia mais

Propriedades de entidades

Propriedades de entidades Propriedades de entidades Angélica Toffano Seidel Calazans E-mail: angelica_toffano@yahoo.com.br Abordagem Entidade-Relacionamento Entidade isoladamente não informa nada. É necessário atribuir propriedades

Leia mais

Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados

Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Orivaldo V. Santana Jr A partir de slides elaborados por Ivan G. Costa Filho Fernando Fonseca & Robson Fidalgo 1 Sistemas de Arquivos Sistemas de arquivos Principal

Leia mais

O Modelo de Entidade Relacionamento (ER ou MER) Parte 1

O Modelo de Entidade Relacionamento (ER ou MER) Parte 1 O Modelo de Entidade Relacionamento (ER ou MER) Parte 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS DE FLORIANÓPOLIS CURSO TÉCNICO T DE METEOROLOGIA DASS - Departamento

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

SQL Linguagem de Definição de Dados. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

SQL Linguagem de Definição de Dados. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri SQL Linguagem de Definição de Dados Banco de Dados SQL Structured Query Language Uma das mais importantes linguagens relacionais (se não a mais importante) Exemplos de SGBD que utilizam SQL Oracle Informix

Leia mais

Introdução à Banco de Dados. Definição

Introdução à Banco de Dados. Definição Universidade Federal da Bahia Departamento de Ciência da Computação (DCC) Disciplina: Banco de Dados Profª. Daniela Barreiro Claro Introdução à Banco de Dados Definição Um banco de dados é uma coleção

Leia mais

César Cruz Proprietário [18/04]

César Cruz Proprietário [18/04] César Cruz Proprietário [18/04] Quais devem ser as áreas gerenciadas pelo sistema? O sistema deve ter controle de estoque, ordem de serviços, orçamentos, entradas e saídas, tanto do caixa como de estoque,

Leia mais

Dado: Fatos conhecidos que podem ser registrados e têm um significado implícito. Banco de Dados:

Dado: Fatos conhecidos que podem ser registrados e têm um significado implícito. Banco de Dados: MC536 Introdução Sumário Conceitos preliminares Funcionalidades Características principais Usuários Vantagens do uso de BDs Tendências mais recentes em SGBDs Algumas desvantagens Modelos de dados Classificação

Leia mais

1. CONCEITOS BÁSICOS DE BD, SBD E SGBD

1. CONCEITOS BÁSICOS DE BD, SBD E SGBD Introdução 1. CONCEITOS BÁSICOS DE BD, SBD E SGBD A importância da informação para a tomada de decisões nas organizações tem impulsionado o desenvolvimento dos sistemas de processamento de informações.

Leia mais

Modelo de Dados. Modelos Conceituais

Modelo de Dados. Modelos Conceituais Modelo de Dados Modelo para organização dos dados de um BD define um conjunto de conceitos para a representação de dados exemplos: entidade, tabela, atributo,... existem modelos para diferentes níveis

Leia mais

Fernando Fonseca Ana Carolina

Fernando Fonseca Ana Carolina Banco de Dados Ciclo de Desenvolvimento de Sistemas de BD Investigação dos Dados Modelagem dos Dados Modelagem Conceitual Projeto do Banco de Dados Fernando Fonseca Ana Carolina Implementação do Banco

Leia mais

Modelo Entidade - Relacionamento (ER ou MER) Parte 3

Modelo Entidade - Relacionamento (ER ou MER) Parte 3 Modelo Entidade - Relacionamento (ER ou MER) Parte 3 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS DE FLORIANÓPOLIS CURSO TÉCNICO T DE METEOROLOGIA DASS - Departamento Acadêmico

Leia mais