Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "WWW.ELSEVIER.COM.BR/ODONTOCONSULT"

Transcrição

1 LEONARDO MARCHINI JARBAS FRANCISCO FERNANDES DOS SANTOS Oclusão DENTÁRIA Princípios e Prática Clínica

2 Oclusão DENTÁRIA Princípios e Prática Clínica

3 Oclusão DENTÁRIA Princípios e Prática Clínica Leonardo Marchini Cirurgião-dentista e Mestre em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista (FOSJC-UNESP) Doutor em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) Professor Responsável pela Disciplina de Oclusão da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) Professor Assistente Doutor da Disciplina de Prótese Dentária da Universidade de Taubaté (UNITAU) Professor do Programa de Pós-graduação em Biopatologia Bucal da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista (FOSJC-UNESP) Jarbas Francisco Fernandes dos Santos Cirurgião-dentista pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista (FOSJC-UNESP) Mestre e Doutor em Odontologia pela Universidade de Taubaté (UNITAU) Professor Assistente Doutor da Disciplina de Prótese Total e Oclusão da Universidade de Taubaté (UNITAU) Professor Responsável pela Disciplina de Clínica Integrada da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

4 2012, Elsevier Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Nenhuma parte deste livro, sem autorização prévia por escrito da editora, poderá ser reproduzida ou transmitida, sejam quais forem os meios empregados: eletrônicos, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros. ISBN: Capa Mello & Mayer Design Editoração Eletrônica Futura Elsevier Editora Ltda. Conhecimento sem Fronteiras Rua Sete de Setembro, nº º andar Centro Rio de Janeiro RJ Rua Quintana, nº 753 8º andar Brooklin São Paulo SP Serviço de Atendimento ao Cliente sac@elsevier.com.br Consulte também nosso catálogo completo, os últimos lançamentos e os serviços exclusivos no site NOTA O conhecimento médico está em permanente mudança. Os cuidados normais de segurança devem ser seguidos, mas, como as novas pesquisas e a experiência clínica ampliam nosso conhecimento, alterações no tratamento e terapia à base de fármacos podem ser necessárias ou apropriadas. Os leitores são aconselhados a checar informações mais atuais dos produtos, fornecidas pelos fabricantes de cada fármaco a ser administrado, para verificar a dose recomendada, o método e a duração da administração e as contraindicações. É responsabilidade do médico, com base na experiência e contando com o conhecimento do paciente, determinar as dosagens e o melhor tratamento para cada um individualmente. Nem o editor nem o autor assumem qualquer responsabilidade por eventual dano ou perda a pessoas ou a propriedade originada por esta publicação. O Editor CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTE SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ M265o Marchini, Leonardo Oclusão dentária : princípios e prática clínica / Leonardo Marchini, Jarbas Francisco Fernandes dos Santos. - Rio de Janeiro : Elsevier, il. Inclui bibliografia ISBN Dentes. 2. Oclusão (Odontologia). 3. Odontologia. I. Santos, Jarbas Francisco Fernandes dos. II. Título CDD: CDU:

5 Colaboradores Adriana Mathias Pereira da Silva Marchini Cirurgiã-dentista e Mestre em Biopatologia Bucal pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista (FOSJC-UNESP) Aloísio Oro Spazzin Mestre em Clínica Odontológica Prótese Dental pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP) Doutorando em Materiais Dentários pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP) Professor do Curso de Graduação da Faculdade Meridional (IMED) e Especialização em Prótese Dentária do Centro de Estudos Odontológicos Meridional (CEOM) Ataís Bacchi Mestrando em Clínica Odontológica Prótese Dental pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP) Célia Marisa Rizzatti-Barbosa Cirurgiã-dentista pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista (FOSJC-UNESP) Mestra em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP) Doutora em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP-USP) Pós-doutorado em Disfunções Temporomandibulares pela University of Rochester Eastman Dental Center, NY-USA Professora Titular da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP)

6 vi OCLUSÃO DENTÁRIA PRINCÍPIOS E PRÁTICA CLÍNICA Fernando Eidi Takahashi Cirurgião-dentista, Mestre e Doutor em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista (FOSJC-UNESP) Professor Assistente Doutor do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista (FOSJC-UNESP) José Ricardo de Albergaria Barbosa Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Professor Titular da Área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP) Marcelo Ferraz Mesquita Professor Titular da Disciplina de Prótese Total da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP) Mateus Bertolini Fernandes dos Santos Cirurgião-dentista pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista (FOSJC-UNESP) Mestre e Doutor em Clínicas Odontológicas pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP) Pós-doutorando no Departamento de Prótese e Periodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP) Rafael Leonardo Xediek Consani Professor Adjunto da Disciplina de Prótese Total da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP) Vicente de Paula Prisco da Cunha Cirurgião-dentista pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista (FOSJC-UNESP) Mestre em Biologia pela Universidade de Taubaté (UNITAU) Doutor em Prótese Dentária pela Universidade de Taubaté (UNITAU) Professor Responsável pela Disciplina de Prótese Dentária da Universidade de Taubaté (UNITAU)

7 COLABORADORES vii Coordenador do Curso de Especialização em Implantodontia da Universidade de Taubaté (UNITAU) Professor Responsável pelas Disciplinas de Prótese Total e Implantodontia da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

8 Dedicatória Os autores reconhecem de modo afetuoso a importância de todos aqueles que participaram ativamente da nossa formação pessoal e profissional, a quem dedicamos este volume: nossas famílias, nossos mestres, nossos colegas, nossos alunos e nossos pacientes.

9 Agradecimentos Agradecemos de modo especial aos nossos colaboradores, sem os quais este livro não seria possível. Agradecemos também, de maneira carinhosa, à Editora Elsevier, que apostou em nosso trabalho, na pessoa da Sra. Karina Fernandes Balhes, editora de aquisição, que é amiga querida de longa (bem, não tão longa assim) data. Muito obrigado!

10 P R E F Á C I O Fui mais uma vez contemplado pela satisfação e honra de prefaciar um livro dos meus amigos Leonardo Marchini, Jarbas Francisco e Vicente Prisco, um de seus colaboradores. Honra porque sou quem primeiro apresenta o trabalho para o leitor e evidentemente teve a sua escolha baseada no conhecimento da matéria e em sua confiança pelos autores. Daí eu me sentir honrado pela implícita homenagem que me prestam. Satisfação porque é sempre motivo de orgulho presenciar e participar de trabalhos científicos, didáticos exaustivos e ambiciosos produzidos por aqueles que você um dia orientou e que hoje demonstram sua vocação de ensinar. Em minhas aulas costumo abordar o tema da seguinte forma: A oclusão NÃO é um ramo separado dentro da Odontologia. A Odontologia NÃO é um ramo independente dentro da área da saúde. SAÚDE envolve a integração de diversos sistemas funcionando de forma harmônica. Os diversos sistemas que compõem o corpo humano são o resultado de diversas partes que interagem, com a finalidade de executar uma determinada ação, sob circunstâncias bem definidas. A Odontologia cuida de uma das partes de um dos sistemas e a oclusão é a arte de obter a interação entre essa parte e o sistema como um todo. Em poucas palavras, quando nos referimos à oclusão, estamos utilizando uma palavra genérica que se refere ao relacionamento estático e dinâmico dos dentes. Com frequência assustadora dentistas, quer sejam clínicos gerais, especialistas ou professores, enxergam o relacionamento dental apenas em sua forma estática e falam em oclusão como se fala em teoria quântica, que é algo muito importante, que sabemos existir, mas não temos ideia de como funciona. Essa falta de convivência com o problema, essa dificuldade em trabalhar aplicando em casos clínicos, evidenciando os acertos e registrando os resultados, confere ao tema um perigoso status de achismo. Hoje sabemos perfeitamente que não estamos trabalhando com ciência exata e, portanto, os resultados obtidos na Odontologia são altamente influenciados por aspectos externos como estresse, emocionais, hábitos e costumes regionais. Sabemos que as verdades incontestes podem ser contestadas e o risível pode se mostrar absurdamente correto. xiii

11 xiv OCLUSÃO DENTÁRIA PRINCÍPIOS E PRÁTICA CLÍNICA Devemos ter a nossa mente aberta e, antes de descartar algum conceito ou optar por uma postura simplista, observar, estudar e principalmente ser absolutamente honesto em nossas crenças. Este livro tem essa intenção: ser um facilitador para o interessado nos meandros dos conceitos, teorias e postulados que surgiram (e ainda surgem) na esteira da curiosidade pelo conhecimento. Leia com emoção, não deixe de descobrir como é bonito e apaixonante o simples ato de mastigar e, aí, você vai se encantar com a maravilhosa e harmônica arquitetura do Sistema Mastigatório. Prof. Dr. Henrique Cerveira Netto Doutor em Ciências pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista (FOSJC-UNESP) Professor Titular de Prótese Dental da Faculdade de Odontologia da Universidade Metropolitana de Santos Professor Titular de Prótese Total na Faculdade de Odontologia da Universidade Paulista (UNIP) Professor Coordenador do Curso de Especialização em Prótese Dental da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (EAP-ABCD/SP) Ex-professor Responsável pela Disciplina de Prótese Total do Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese (DMOP) da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista (FOSJC-UNESP)

12 I N T R O D U Ç Ã O A existência da interação entre o ato muscular de abrir e fechar a boca e os movimentos da mandíbula seria um entendimento supostamente simples do conceito de oclusão dos dentes. Com base nessa premissa, a anatomia da fase oclusal dos dentes seria a responsável pelos tipos e pela qualidade dos contatos de contenção cêntrica quando em repouso e pela ação de deslize nos movimentos mecânicos de lateralidade e protrusão da mandíbula. A complexidade desse entendimento fica mais evidente quando a ação de contatos dos dentes e movimentos da mandíbula deve interagir em perfeita harmonia fisiológica com a articulação temporomandibular (ATM) e demais componentes do sistema estomatognático. A oclusão dos dentes tem incontestável e reconhecida importância na Odontologia. Entretanto, apesar de esse assunto ter sido discutido de modo acadêmico por estudiosos ao longo dos anos, continua sendo complexo e motivo de desinteresse dos cirurgiões-dentistas não especialistas. Por razões óbvias, não seria exagero considerar que a oclusão dos dentes ainda permanece como assunto de maior complexidade e controvérsia na Odontologia. O perfeito conhecimento da fisiologia da oclusão e do sistema estomatognático e o domínio técnico dos diversos procedimentos clínicos disponíveis para restabelecer a oclusão têm sido desejos constantes de pesquisadores, especialistas e estudantes de pós-graduação. O livro Oclusão Dentária Princípios e Prática Clínica, idealizado pelos autores Leonardo Marchini e Jarbas Francisco Fernandes dos Santos, trata o assunto oclusão dos dentes de maneira direta e objetiva, tendo como público-alvo os cirurgiões-dentistas que pretendem se iniciar no aprendizado desse relevante tema. Para isso os autores direcionam o tema oclusão dos dentes para o tratamento clínico, associando os conceitos teóricos às aplicações práticas e utilizando estilo simples embasado por ilustrações, esquemas e figuras de alta qualidade editorial. Assim, a abordagem temática envolvendo conceito e ilustração clínica visa a facilitar a compreensão e a aplicação teórica nos procedimentos práticos a serem efetuados pelos profissionais menos experientes. Além das informações contidas no livro, encontra-se disponível na internet informação complementar composta por vídeos, bibliografia com links para artigos e slides de aula em PowwerPoint sobre o tema. Portanto o enfoque principal do livro seria fornecer informações que facilitam o entendimento dos profissionais interessados em oclusão dos dentes, discorrendo sobre assuntos didáticos e práticos xv

13 xvi OCLUSÃO DENTÁRIA PRINCÍPIOS E PRÁTICA CLÍNICA embasados em premissas necessárias e suficientes para planejar e executar corretamente os procedimentos clínicos. Parabéns aos autores pela iniciativa e oportunidade oferecida a todos aqueles que se interessam pela oclusão, e que os leitores, lendo e relendo este livro, possam se aprimorar na qualificação profissional pretendida. Simonides Consani Professor Titular Colaborador da Área de Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP)

14 A P R E S E N T A Ç Ã O O livro Oclusão Dentária Princípios e Prática Clinica foi elaborado com o intuito de proporcionar ao estudante de Odontologia, bem como ao cirurgião-dentista, uma ferramenta útil para maior compreensão da oclusão e suas implicações na clínica odontológica diária. Esta disciplina tem sido responsável por grandes discussões e controvérsias entre clínicos e pesquisadores, tanto no aspecto teórico quanto prático, fazendo com que boa parte dos estudantes e profissionais a perceba como uma disciplina muito complexa, de difícil entendimento. Tal fato faz que os principais interessados (estudantes e cirurgiões-dentistas) se afastem e percam o interesse pela disciplina, que tem maior e mais importante repercussão clínica nas demais áreas da Odontologia. Para mitigar este efeito indesejável, o presente livro procura trazer os conceitos mais atuais da oclusão de maneira simples, clara e objetiva, privilegiando sempre o enfoque na aplicabilidade clínica, com figuras e fotos ilustrativas, que permitam o completo entendimento e a imediata aplicação da teoria na prática clínica. Material no Odontoconsult O livro apresenta como material complementar, disponível na web, sete vídeos, mais de 100 bibliografias com links para artigos utilizados como base para o texto e três slides de aula em formato PowerPoint. Este material utiliza as facilidades proporcionadas pela internet para trazer um conteúdo adicional ao livro impresso, em formato atraente e atual, complementando informações disponíveis no livro e adicionando material só possível de ser utilizado em mídia digital. Os vídeos pretendem permitir um entendimento mais completo de alguns tópicos pela visualização dinâmica de movimentos e técnicas, o que não seria possível apenas por meio da palavra e das imagens estáticas. A bibliografia com links para os artigos têm como finalidade facilitar o acesso às fontes de informação que embasaram o conteúdo exposto de modo didático no texto, permitindo ao leitor acesso à informação original para complementação ou verificação de dados adicionais. xvii

15 xviii OCLUSÃO DENTÁRIA PRINCÍPIOS E PRÁTICA CLÍNICA Os slides de aula em PowerPoint apresentam casos clínicos que têm problemas oclusais como base dos sinais e sintomas apresentados, e para os quais a compreensão de alguns conceitos trabalhados no livro é imprescindível, com a intenção de demonstrar de modo prático ao leitor a importância clínica diária da oclusão. Desta forma, esperamos que o livro seja de grande valia aos nossos leitores. Boa leitura! Leonardo Marchini

16 S U M Á R I O Capítulo 1 Introdução ao Estudo da Oclusão, 1 Leonardo Marchini e Jarbas Francisco Fernandes dos Santos Capítulo 2 Morfologia do Sistema Mastigatório, 17 Leonardo Marchini e Jarbas Francisco Fernandes dos Santos Capítulo 3 Fisiologia do Sistema Mastigatório, 35 Leonardo Marchini, Adriana Mathias Pereira da Silva Marchini, Mateus Bertolini Fernandes dos Santos e José Ricardo de Albergaria Barbosa Capítulo 4 Movimentos Mandibulares, 55 Leonardo Marchini, Mateus Bertolini Fernandes dos Santos e Fernando Eidi Takahashi Capitulo 5 Relações Maxilomandibulares, 73 Jarbas Francisco Fernandes dos Santos, Marcelo Ferraz Mesquita, Mateus Bertolini Fernandes dos Santos e Rafael Leonardo Xediek Consani Capítulo 6 Determinantes da Oclusão, 85 Aloísio Oro Spazzin, Jarbas Francisco Fernandes dos Santos, Marcelo Ferraz Mesquita e Mateus Bertolini Fernandes dos Santos Capítulo 7 Articuladores, 95 Ataís Bacchi, Jarbas Francisco Fernandes dos Santos, Mateus Bertolini Fernandes dos Santos e Rafael Leonardo Xediek Consani xix

17 xx OCLUSÃO DENTÁRIA PRINCÍPIOS E PRÁTICA CLÍNICA Capítulo 8 Bruxismo, 105 Leonardo Marchini, Adriana Mathias Pereira da Silva Marchini e Mateus Bertolini Fernandes dos Santos Capítulo 9 Etiologia das Disfunções Temporomandibulares, 121 Leonardo Marchini e Célia Marisa Rizzatti-Barbosa Capítulo 10 Exames do Paciente com Vistas à Oclusão, 135 Leonardo Marchini e Célia Marisa Rizzatti-Barbosa Capítulo 11 Tratamento das Disfunções Temporomandibulares, 173 Leonardo Marchini e Vicente de Paula Prisco da Cunha Bibliografia, 193 Índice, 205

18 C A P Í T U L O 2 MORFOLOGIA DO SISTEMA MASTIGATÓRIO Leonardo Marchini Jarbas Francisco Fernandes dos Santos INTRODUÇÃO O conhecimento dos aspectos morfológicos dos componentes do sistema mastigatório é fundamental para a compreensão do funcionamento e dinâmica destas estruturas quando integradas em função. Este conteúdo é geralmente ministrado aos alunos de graduação em Odontologia durante as disciplinas de Anatomia e Histologia e há vários livros que trazem os aspectos morfológicos do sistema mastigatório em grande profundidade, com excelente conteúdo. Portanto o presente capítulo não pretende explorar a morfologia do sistema mastigatório em grande profundidade, mas reapresentá-la com ênfase na aplicabilidade clínica deste conhecimento para a disciplina de Oclusão. O sistema mastigatório tem a maior parte dos seus componentes localizada no terço inferior da face e compreende a boca e suas estruturas anexas. A principal função do sistema mastigatório é, como o próprio nome indica, a mastigação. A mastigação envolve a trituração mecânica dos alimentos e o seu umedecimento com saliva, a qual inicia também sua digestão química, além 17

19 Capítulo 2 MORFOLOGIA DO SISTEMA MASTIGATÓRIO 19 Osso temporal Quanto ao osso temporal, localizado na parede lateral do crânio, este capítulo ater-se-á à descrição da fossa mandibular (Figuras 2.1 a 2.5), a qual configura o acidente anatômico deste osso que apresenta o maior interesse para o estudo da oclusão. Convém lembrar que, como os ossos temporais são pares, há duas fossas mandibulares, uma direita e outra esquerda. Figura 2.1 Crânio sem a mandíbula em norma lateral, no qual pode ser observada a fossa mandibular do osso temporal, bem como acidentes anatômicos próximos. 1. tubérculo articular; 2. fossa mandibular; 3. meato acústico externo; 4. processo mastoide; 5. processo zigomático; 6. processo estiloide; 7. fissura petrotimpânica. (Fonte: arquivo pessoal.) Figura 2.2 Crânio sem a mandíbula em norma basal, no qual também pode ser observada a fossa mandibular do osso temporal, bem como acidentes anatômicos próximos. 1. tubérculo articular; 2. fossa mandibular; 3. processo estiloide; 4. processo mastoide. (Fonte: arquivo pessoal.)

20 20 OCLUSÃO DENTÁRIA PRINCÍPIOS E PRÁTICA CLÍNICA Figura 2.3 Crânio com a mandíbula em norma lateral, com o côndilo posicionado no interior da fossa mandibular. 1. tubérculo articular; 2. côndilo mandibular; 3. meato acústico externo; 4. processo zigomático. (Fonte: arquivo pessoal.) Figura 2.4 Crânio com a mandíbula em norma lateral, com o côndilo posicionado anteriormente à fossa mandibular, transladando sobre o tubérculo articular. 1. tubérculo articular; 2. fossa mandibular; 3. meato acústico externo; 4. côndilo mandibular; 5. processo zigomático; 6. fissura petrotimpânica. (Fonte: arquivo pessoal.)

21 C A P Í T U L O 4 MOVIMENTOS MANDIBULARES Leonardo Marchini Mateus Bertolini Fernandes dos Santos Fernando Eidi Takahashi INTRODUÇÃO O entendimento da morfologia e da fisiologia do sistema mastigatório é necessário para o cirurgião-dentista compreender como ocorrem os movimentos mandibulares. O estudo da movimentação da mandíbula, chamado também de dinâmica mandibular ou cinemática mandibular, é importante para que possamos entender a inter-relação entre os movimentos que ocorrem nos côndilos e aqueles que acontecem na plataforma oclusal. Isso permite alterar a plataforma oclusal (procedimento que o cirurgião-dentista faz corriqueiramente) sem interferir na harmonia dessa inter-relação. Sempre que a mandíbula se movimenta, ambas as articulações temporomandibulares (ATM), em maior ou menor grau, bem como a plataforma oclusal, movimentam-se também, pois a mandíbula é um osso único. Essa percepção básica é fundamental para a interpretação dos movimentos mandibulares e sua utilização clínica. Vários são os fatores que interferem nessa movimentação, o que tende a tornar seu estudo complicado, se for avaliado sob a ótica da biomecânica. No entanto, se mantivermos em mente a movimentação de toda a mandíbu- 55

22 Capítulo 4 MOVIMENTOS MANDIBULARES 57 Figura 4.2 Esquema ilustrando o movimento condilar que ocorre durante a abertura de pequena amplitude, no qual ocorre rotação de ambos os côndilos simultaneamente, mas eles não iniciam a translação pelo tubérculo articular. (Fonte: arquivo pessoal.) participação dos músculos pterigóideos laterais (que puxam a mandíbula para frente), e maior participação dos músculos supra-hióideos (que puxam a parte anterior da mandíbula para baixo, promovendo a rotação dos côndilos). Por ter um eixo (que liga os dois côndilos) (Figura 4.3), este movimento é considerado cêntrico. Este movimento simples, de pequena abertura e fechamento, é muito utilizado durante a mastigação, associado a pequenos movimentos excêntricos (ver Vídeo 4.1 no ). MOVIMENTOS EM POSIÇÕES NÃO CENTRAIS (MOVIMENTOS EXCÊNTRICOS OU EXCURSIVOS) Os movimentos que ocorrem em posições não centrais, ou excêntricas, são aqueles que não acontecem em torno de um único eixo de rotação, mas que envolvem, em graus variados, a rotação e também a translação de um ou de ambos

23 Capítulo 4 MOVIMENTOS MANDIBULARES 59 ou seja o lado esquerdo neste caso, recebe o nome de lado de balanceio ou de não trabalho. Ao realizar a lateralidade direita a partir da posição de máxima intercuspidação (Figura 4.4), que é uma posição central, o indivíduo totalmente dentado apresenta, na maior parte dos casos, um contato do canino direito e não há mais contato nenhum na plataforma oclusal (Figura 4.5). Como a palatina do canino superior guia o movimento, direcionando o movimento da mandíbula, este contato recebe o nome de guia canina. Quando a lateralidade ocorre para o lado esquerdo, então a guia se dá no canino esquerdo, e não há outro contato na superfície oclusal (Figura 4.6). Figura 4.4 Paciente totalmente dentada que apresenta uma oclusão mutuamente protegida, em vista frontal, e posição de máxima intercuspidação. Nesta posição, os dentes posteriores se tocam e os anteriores, não. Dessa forma, os posteriores protegem os anteriores em posição cêntrica. (Fonte: arquivo pessoal.) Figura 4.5 Oclusão mutuamente protegida: em lateralidade direita, tocam-se apenas os caninos superior e inferior do lado de trabalho (direito), e os demais dentes não se tocam. Não há contato no lado de balanceio (esquerdo) e dos demais dentes do lado de trabalho. (Fonte: arquivo pessoal.)

24 C A P Í T U L O 8 BRUXISMO Leonardo Marchini Adriana Mathias Pereira da Silva Marchini Mateus Bertolini Fernandes dos Santos INTRODUÇÃO O bruxismo é uma alteração do funcionamento normal que acomete o sistema mastigatório durante o sono (daí a denominação mais atual, bruxismo do sono, que será abreviada pelas iniciais BS), fazendo que o portador, adormecido, ranja e/ou aperte os dentes inferiores contra os dentes superiores. Desse modo, tem sido definida como uma parafunção do sistema mastigatório pela odontologia, e como uma parassonia pelos estudiosos da medicina do sono. Atualmente o BS é diferenciado do apertamento que ocorre durante a vigília (ou seja, com o paciente acordado), uma vez que, embora relacionados, parecem ter origem, desenvolvimento, consequências e gerenciamento diversos. As consequências do BS para o sistema mastigatório são muitas e bastante importantes (como pode ser visto no Quadro 8.1), e decorrem de o BS permitir o contato direto entre as superfícies dentárias em atrição por longos períodos, fato que não ocorre durante a mastigação; além, é claro, da hiperatividade muscular, uma vez que a musculatura mastigatória é solicitada de forma muito mais 105

25 114 OCLUSÃO DENTÁRIA PRINCÍPIOS E PRÁTICA CLÍNICA a parafunção tende a ter remissão espontânea e não deixar sequelas no sistema mastigatório. Recentemente, o BS em crianças tem sido relacionado com outras ocorrências durante o sono, como a apneia. A incidência tende a decair com o avançar da idade, sendo menos frequente em idosos. GERENCIAMENTO Uma vez que não há tratamento definitivo para o BS, cabe ao cirurgião-dentista diagnosticar a sua ocorrência e gerenciar as suas consequências. O gerenciamento das consequências do BS envolve a orientação do paciente quanto à natureza da parafunção, suas características, suas implicações para o sistema mastigatório e formas de minimizá-las. A orientação do paciente é importante para que o indivíduo possa compreender a natureza do BS e, dessa forma, auxiliar no gerenciamento de suas consequências para o sistema mastigatório. A forma mais comum de gerenciamento é mediante o uso de placas de relaxamento muscular, cuja confecção e aplicação serão detalhadas no Capítulo 11. A atuação da placa de relaxamento nos pacientes com bruxismo não é tratar o bruxismo. O objetivo é evitar o desgaste dental, protegendo os dentes e/ou reabilitações protéticas e promover o relaxamento da musculatura mastigatória. Quando este desgaste já ocorreu de forma intensa (Figuras 8.11 e 8.12) e o cirurgião-dentista é chamado a intervir neste paciente para promover uma reabilitação oral, então é necessário não apenas repor a dimensão vertical de oclusão por meios artificiais (Figuras 8.13 a 8.19), mas também proteger a reabilitação final do bruxismo, que pode continuar a acontecer (Figura 8.20). É muito frequente a pergunta por quanto tempo o paciente deverá utilizar a placa nos casos de bruxismo?, e a resposta é depende. Depende, principalmente, do acompanhamento de cada paciente pelo cirurgião-dentista. Como já foi discutido, o BS pode ter períodos de exacerbação e remissão. Durante a vigência do BS, o paciente deve usar a placa sempre que for dormir, mas não precisa utilizála nos períodos de remissão. Como saber quando há exacerbação e remissão? O paciente deve ser orientado a acompanhar seu sono (um parceiro de cama ou quarto pode fazer isso facilmente) e alertado quando o BS estiver ocorrendo.

26 Capítulo 8 BRUXISMO 115 Figura 8.11 Paciente com extensas perdas dentárias associadas ao desgaste acentuado, com histórico de ranger os dentes enquanto dorme (bruxismo do sono). Aspecto lateral direito. (Fonte: arquivo pessoal.) Figura 8.12 Paciente com extensas perdas dentárias associadas ao desgaste acentuado, com histórico de ranger os dentes enquanto dorme (bruxismo do sono). Aspecto lateral esquerdo. (Fonte: arquivo pessoal.)

27 Oclusão DENTÁRIA Princípios e Prática Clínica A MANEIRA INTELIGENTE DE ESTUDAR ONLINE LEONARDO MARCHINI JARBAS FRANCISCO FERNANDES DOS SANTOS Oconhecimento sobre oclusão dentária deve ser aprimorado permanentemente pelo cirurgião-dentista, sendo esta condição fundamental para a prática de uma Odontologia de qualidade e também o objetivo principal desta obra. Oclusão Dentária Princípios e Prática Clínica proporciona, de forma simples e direta, uma leitura agradável e ricamente ilustrada, permitindo uma observação prática de situações do cotidiano e da clínica odontológica, demonstrando como resolver diversas situações intrigantes de forma bastante simples. A experiência dos autores no ensino odontológico fica evidente pela linguagem simples na descrição dos casos clínicos, além do desenvolvimento de material didático complementar disponível na internet, composto de: vídeos; bibliografia com links para os artigos que embasaram os capítulos; e slides de aula em Power Point, que melhoram a compreensão do conteúdo deste livro. Desse modo, esta obra revoluciona a forma de comunicação com o leitor, prestando-se, como excelente ferramenta, para a compreensão e utilização dos conceitos modernos de oclusão na clínica diária dos cirurgiões-dentistas, que poderão empregar de forma imediata este aprendizado em benefício dos pacientes e, assim, exercer uma Odontologia cada vez melhor. Prof. Dr. EDUARDO MIYASHITA Professor Titular das Disciplinas de Prótese Dental e Oclusão do Departamento de Odontologia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista (UNIP) Doutor em Odontologia Restauradora (Prótese) pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista (FOSJC-UNESP) Este livro tem conteúdo extra e gratuito no site odontoconsult. Registre o código que está no verso da capa dentro deste livro e aproveite o conteúdo extra abaixo: -Acesseosvídeosde movimentos e técnicas; - Acesse à bibliografia com links para os artigos que embasaram o conteúdo do livro; -Acesseosslides de aula em PowerPoint, apresentando casos clínicos com problemas oclusais. A aquisição desta obra habilita o acesso ao site odontoconsult até o lançamento da próxima edição em português, ou até que esta edição em português não esteja mais disponível para venda pela Elsevier, o que ocorrer primeiro. Classificação de Arquivo Recomendada ODONTOLOGIA

Preencha a ficha de cadastro no final deste livro e receba gratuitamente informações sobre os lançamentos e as promoções da Elsevier.

Preencha a ficha de cadastro no final deste livro e receba gratuitamente informações sobre os lançamentos e as promoções da Elsevier. Lei_Resp_Fiscal_Book.indb i 04/05/2012 15:51:48 Preencha a ficha de cadastro no final deste livro e receba gratuitamente informações sobre os lançamentos e as promoções da Elsevier. Consulte também nosso

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

Preencha a ficha de cadastro no final deste livro e receba gratuitamente informações sobre os lançamentos e as promoções da Elsevier.

Preencha a ficha de cadastro no final deste livro e receba gratuitamente informações sobre os lançamentos e as promoções da Elsevier. Preencha a ficha de cadastro no final deste livro e receba gratuitamente informações sobre os lançamentos e as promoções da Elsevier. Consulte também nosso catálogo completo, últimos lançamentos e serviços

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Escolas do Tribunal vão ao Interior

Escolas do Tribunal vão ao Interior Escolas do Tribunal vão ao Interior Acontece Iniciativas da EPM e da EJUS buscam efetivar o aperfeiçoamento funcional de magistrados e servidores em todo o Estado, desde o início de suas carreiras O desafio

Leia mais

TÍTULO: Entendendo a divisão celular. NÍVEL DA TURMA: 1º ano do ensino médio. DURAÇÃO: 1h e 80 minutos (3 aulas)

TÍTULO: Entendendo a divisão celular. NÍVEL DA TURMA: 1º ano do ensino médio. DURAÇÃO: 1h e 80 minutos (3 aulas) Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Autores: Evanoel Fernandes Nunes¹; Sheila Alves Pinheiro

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N o 1.549, DE 2003 (Apensos os Projetos de Lei nº 2.284, de 2003, e nº 2.626, de 2003) Disciplina o exercício profissional de Acupuntura

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I Síndrome de Down - Parte I Conteúdos: Tempo: Síndrome de Down 5 minutos Objetivos: Auxiliar o aluno na compreensão do que é síndrome de Down Descrição: Produções Relacionadas: Neste programa de Biologia

Leia mais

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

Lendo o Manual de Diretrizes de projeto e olhando as imagens do google, me deparei com algumas duvidas iniciais.

Lendo o Manual de Diretrizes de projeto e olhando as imagens do google, me deparei com algumas duvidas iniciais. CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA PROJETO DE ARQUITETURA DE ADAPTAÇÃO DO EDIFÍCIO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP PRIMEIRO BLOCO DE CONSULTAS CONSULTA 01 Lendo

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º Caro (a) aluno (a), Esta atividade, de caráter teórico-reflexivo, deverá

Leia mais

Interação Humano-Computador

Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador IHC_Cap_00.indd i 15/7/2010 16:32:00 Preencha a ficha de cadastro no final deste livro e receba gratuitamente informações sobre os lançamentos e as promoções da Elsevier Editora.

Leia mais

ANPAD; Um representante da comunidade científica indicado pela Diretoria Artigo 5º ANDIFES. - São atribuições do Comitê Gestor: da

ANPAD; Um representante da comunidade científica indicado pela Diretoria Artigo 5º ANDIFES. - São atribuições do Comitê Gestor: da Regulamento do Curso de Mestrado Profissional Nacional em Administração Pública em Rede (PROFIAP) Artigo Capítulo 1º I - Objetivos administrativa produtividade tem O Mestrado avançada como objetivo Profissional

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Considerando que o Ensino Médio é para a maioria dos cidadãos a última oportunidade de uma educação formal em Biologia, a

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 18/2014/CONEPE Aprova criação do Programa de Pós-Graduação em Administração

Leia mais

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) tem como objetivo

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

GAiN Brasília 2014. Palestra Webwriting. Bem-vindos

GAiN Brasília 2014. Palestra Webwriting. Bem-vindos Palestra Webwriting Bem-vindos sou Consultor de Comunicação e Marketing Digital para a Petrobras desde 1997; produzi o padrão brasileiro de redação online, Padrões Brasil e-gov: Cartilha de Redação Web,

Leia mais

Como organizar sua vida financeira

Como organizar sua vida financeira Como organizar sua vida financeira Preencha a ficha de cadastro no fi nal deste livro e receba gratuitamente informações sobre os lançamentos e as promoções da Editora Campus/Elsevier. Consulte também

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL)

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) TÍTULO 1 Da Instituição e seus Fins Art. 1 0 O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), criado em 2004, para integrar uma

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS INTRODUÇÃO

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação

Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação Preencha a ficha de cadastro no final deste livro e receba gratuitamente informações sobre os lançamentos e as promoções da Elsevier. Consulte também

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º Os Trabalhos de Conclusão de Curso,

Leia mais

L 276/4 PT Jornal Oficial da União Europeia. DECISÃO N. o 190. de 18 de Junho de 2003

L 276/4 PT Jornal Oficial da União Europeia. DECISÃO N. o 190. de 18 de Junho de 2003 L 276/4 PT Jornal Oficial da União Europeia DECISÃO N. o 190 de 18 de Junho de 2003 relativa às características técnicas do cartão europeu de seguro de doença (Texto relevante para efeitos do EEE e do

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL OBRIGATORIEDADE

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL OBRIGATORIEDADE FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Os artigos 578 e 579 da CLT preveem que as contribuições devidas aos sindicatos, pelos que participem das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais representadas

Leia mais

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus O SAPO Campus é uma plataforma online, disponível em http://campus.sapo.pt, que permite a comunicação e a colaboração entre membros de uma Instituição

Leia mais

1Ò&/(2'(('8&$d 2$',67Æ1&,$1($' PROCEDIMENTOS PARA DISCIPLINAS A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO

1Ò&/(2'(('8&$d 2$',67Æ1&,$1($' PROCEDIMENTOS PARA DISCIPLINAS A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO 1Ò&/(2'(('8&$d 2$',67Æ1&,$1($' PROCEDIMENTOS PARA DISCIPLINAS A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 03 2 PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA...04 3. PARTICIPAÇÃO NAS DISCIPLINAS EAD...04 4 AVALIAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP Salto 2010 MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI / INTEGRADOR 0 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 TRABALHO INTERDISCIPLINAR (TI)... 3 ORGANIZAÇÃO...

Leia mais

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 39460/2006:

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 39460/2006: DELIBERAÇÃO CÂMARA DE GRADUAÇÃO Nº 04/2007 Aprova o Regulamento de Estágios Curriculares Obrigatório e não Obrigatório do Curso de Letras Modalidade: Licenciatura Habilitações: Língua Inglesa e Respectivas

Leia mais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais 1 / 10 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Saúde e Segurança do Trabalho por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho GSST,

Leia mais

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem o prévio aviso, o que não representa um compromisso da Virtuem Informática. As pessoas, organizações ou empresas e eventos de exemplos

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Sem Certificação Técnica

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Sem Certificação Técnica Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município:TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE e SAÚDE Habilitação Profissional:- Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a

Leia mais

Construindo uma indústria nacional de petróleo offshore. A experiência da Noruega

Construindo uma indústria nacional de petróleo offshore. A experiência da Noruega Construindo uma indústria nacional de petróleo offshore A experiência da Noruega Construindo uma indústria nacional de petróleo offshore A experiência da Noruega Helge Ryggvik Tradução de Edson Furmankiewicz

Leia mais

Universidade Presente. um guia para acompanhar o aluno no exterior

Universidade Presente. um guia para acompanhar o aluno no exterior Universidade Presente um guia para acompanhar o aluno no exterior APRESENTAÇÃO A Rede CsF é uma associação não governamental, sem fins lucrativos, formada por estudantes com experiência em Programas de

Leia mais

INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SERVIÇO DE CONTROLE DA DOR OROFACIAL E DEFORMIDADES DENTOFACIAIS DO HULW/UFPB

INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SERVIÇO DE CONTROLE DA DOR OROFACIAL E DEFORMIDADES DENTOFACIAIS DO HULW/UFPB INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SERVIÇO DE CONTROLE DA DOR OROFACIAL E DEFORMIDADES DENTOFACIAIS DO HULW/UFPB ALVES, Giorvan Ânderson dos santos Alves LOPES SOBRINHO, Paulo Naati LUNA, Anibal Henrique Barbosa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO Nº 17/CEPE, DE 03 DE MAIO DE 2006 Aprova normas para os cursos de especialização da Universidade Federal do Ceará. O Reitor da UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA , UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar II PIM II RECURSOS HUMANOS 2º semestre, turmas ingressantes em Agosto. São Paulo 2011 1 PIM

Leia mais

SisEB Informa. Festival da Mantiqueira. SisEB Itinerante Próximo encontro regional será em São Carlos.

SisEB Informa. Festival da Mantiqueira. SisEB Itinerante Próximo encontro regional será em São Carlos. Ano II Número 4 Abril 2015 Festival da Mantiqueira SisEB realiza oficina de mediação de leitura para profissionais de biblioteca. 6 7 SisEB Itinerante Próximo encontro regional será em São Carlos. 8 Programa

Leia mais

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento. PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo

Leia mais

ADMINISTRADOR LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

ADMINISTRADOR LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

"SISTEMAS DE COTAGEM"

SISTEMAS DE COTAGEM AULA 6T "SISTEMAS DE COTAGEM" Embora não existam regras fixas de cotagem, a escolha da maneira de dispor as cotas no desenho técnico depende de alguns critérios. A cotagem do desenho técnico deve tornar

Leia mais

Escola de Contas Públicas Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Escola de Contas Públicas Tribunal de Contas do Estado de São Paulo Escola de Contas Públicas Tribunal de Contas do Estado de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA Novembro 2008 São Paulo SP Primeiramente queremos observar que este texto não se trata de um manual,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE Módulo 13 ESTUDOS DE CASOS (continuação) 15.1.3 Relacionamento com os clientes: o caso do Hospital Taquaral/2000 O Hospital Taquaral não mede esforços para

Leia mais

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado Curitiba 2015 Manual do PIM Regras Gerais 2 S U M Á R I O 1. O QUE É O PIM... 3 2. OBJETIVOS DO TRABALHO DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA... 3 3. CARACTERÍSTICAS

Leia mais

GESTÃO COLETIVA NO AMBIENTE DIGITAL

GESTÃO COLETIVA NO AMBIENTE DIGITAL GESTÃO COLETIVA NO AMBIENTE DIGITAL CONTEXTO A gestão coletiva de direitos autorais é uma das formas com que os autores podem garantir de maneira efetiva os seus direitos. Disciplinada no ordenamento jurídico

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS E PUBLICAÇÕES. Política Editorial de Periódicos da UEG

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS E PUBLICAÇÕES. Política Editorial de Periódicos da UEG UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS E PUBLICAÇÕES Política Editorial de Periódicos da UEG Regulamento para criação, inserção, exclusão, permanência

Leia mais

ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO

ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO Organização Administrativa e Técnica TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA CAPÍTULO I DA ESTRUTURA FUNCIONAL Art. 7º A organização administrativa e técnica da

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA COORDENADORIA DE GRADUAÇÃO REGIMENTO INTERNO 2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA COORDENADORIA

Leia mais

PLANO DE ESTÁGIO - ACADEMIA SPORT FITNESS

PLANO DE ESTÁGIO - ACADEMIA SPORT FITNESS PLANO DE ESTÁGIO - ACADEMIA SPORT FITNESS DEPARTAMENTO - MUSCULAÇÃO O programa de estágio da Academia Sport Fitness tem como objetivo complementar a formação do futuro profissional de Educação Física,

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS JUNHO/2011 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Faculdade de Ribeirão Preto. Núcleo de Prática Acadêmica (NPA)

Faculdade de Ribeirão Preto. Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Faculdade de Ribeirão Preto Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento do Estágio Curricular e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC LETRAS 2011 ORIENTAÇÕES

Leia mais

A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO

A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO Vilmara Luiza Almeida Cabral UFPB/Campus IV Resumo: O presente relato aborda o trabalho desenvolvido no projeto de intervenção

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Arquivologia_para_concurso.indb 1 27/02/2013 11:24:56

Arquivologia_para_concurso.indb 1 27/02/2013 11:24:56 Arquivologia_para_concurso.indb 1 27/02/2013 11:24:56 Preencha a ficha de cadastro no final deste livro e receba gratuitamente informações sobre os lançamentos e as promoções da Elsevier. Consulte também

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

Regulamento para submissão de artigos à Revista Paulista de Contabilidade

Regulamento para submissão de artigos à Revista Paulista de Contabilidade Regulamento para submissão de artigos à Revista Paulista de Contabilidade A Revista Paulista de Contabilidade (RPC) é uma publicação de periodicidade quadrimestral, editada pelo Sindicato dos Contabilistas

Leia mais

Manual de Procedimentos Relatórios de Análise de Mídia. Informar Qualificar Influen

Manual de Procedimentos Relatórios de Análise de Mídia. Informar Qualificar Influen Manual de Procedimentos Relatórios de Análise de Mídia Informar Qualificar Influen ÍNDICE O QUE É ANÁLISE DE MÍDIA / AUDITORIA DE IMAGEM? QUAL A IMPORTÂNCIA DO RELATÓRIO DE ANÁLISE DE MÍDIA? O QUE É PRECISO

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015 RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015 Aprovar ad referendum do Conselho Universitário- CONSUN, o Regulamento para a Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade do Contestado - UnC. A Presidente do Conselho Universitário

Leia mais

PORTARIA MPA N 334, DE 03 DE SETEMBRO DE 2014

PORTARIA MPA N 334, DE 03 DE SETEMBRO DE 2014 ALTERADA PELA PORTARIA MPA Nº 30/2015 PORTARIA MPA N 334, DE 03 DE SETEMBRO DE 2014 Cria o Comitê de Nomenclatura das Espécies de Pescado - CONESPE, no âmbito do Ministério da Pesca e Aquicultura. O MINISTRO

Leia mais

AKNA SOFTWARE. Configurações. de DNS

AKNA SOFTWARE. Configurações. de DNS AKNA SOFTWARE Configurações de DNS ÍNDICE Introdução... 03 SPF... 03 DKIM... 03 CNAME... 04 Obtenção de parâmetros... 05 Via alertas do sistema... 05 Via menu do sistema... 06 Passo a passo da configuração...

Leia mais

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição?

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição? Caríssimo aluno da Rede CEJA, Seja muito bem vindo à sua escola! Estamos muito felizes que você tenha optado por dar continuidade aos seus estudos conosco, confiando e acreditando em tudo o que poderemos

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 2º PERÍODO PITEX

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 2º PERÍODO PITEX TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 2º PERÍODO PITEX 1S2013 CURSO DE PRODUÇÃO TÊXTIL 2º SEMESTRE FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA I. OBJETIVOS O objetivo geral deste projeto interdisciplinar é propiciar aos

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

Termos e Condições CURSO DE LIDERANÇA ESCOLAR

Termos e Condições CURSO DE LIDERANÇA ESCOLAR Termos e Condições CURSO DE LIDERANÇA ESCOLAR 1 DAS PARTES A Associação Conselho Britânico, inscrita no CNPJ sob no. 19.783.812/0001-89, com sede na Rua Ferreira de Araújo, nº 741-3º andar São Paulo, SP

Leia mais

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD?

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? Índice SUA EMPRESA DE TREINAMENTOS ESTÁ PARADA NO TEMPO? Introdução 2 Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4 Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? 6 A gestão de cursos

Leia mais

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado Educação Profissional Cursos Técnicos Regulamento de Estágio Supervisionado CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento de Estágio Supervisionado refere-se à formação do aluno

Leia mais

Guia do Professor As Fases da Lua

Guia do Professor As Fases da Lua Guia do Professor As Fases da Lua Introdução A difusão dos sistemas digitais pelos mais diferentes ramos do conhecimento é uma realidade, que indiscutivelmente facilitou todas as tarefas do dia-a-dia,

Leia mais

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES GUIA DO ALUNO Seja bem-vindo(a) às disciplinas on-line dos cursos de gradução das Instituições do Grupo Ser Educacional! Agora que você já está matriculado(a)

Leia mais

MAPA GEOIDAL DE CAMPINAS

MAPA GEOIDAL DE CAMPINAS MAPA GEOIDAL DE CAMPINAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMO DE USO E COMPROMISSO As informações contidas neste aplicativo Mapa Geoidal, são fornecidas com o entendimento de que não há garantia de serem exatas,

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Aula 4 O PROJETO DE PESQUISA. Gláucia da Conceição Lima Glauber Santana de Sousa

Aula 4 O PROJETO DE PESQUISA. Gláucia da Conceição Lima Glauber Santana de Sousa Aula 4 O PROJETO DE PESQUISA META Apresentar as etapas de elaboração de um projeto de pesquisa. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: defi nir projeto de pesquisa; identifi car a importância da

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Tipo do produto: Plano de aula e Relatório 1 IDENTIFICAÇÃO NOME

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Definição do Escopo Escopo O escopo do projeto define o que precisa ser feito. Isso se refere a todo o trabalho que deve ser realizado com a finalidade de produzir todas

Leia mais

TEC - EAD PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS

TEC - EAD PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS TEC - EAD PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS O que é mesmo Educação a Distância (EAD)? Você está fazendo um curso a distância, mas já parou para pensar no conceito

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) 1 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) Acrescenta e altera dispositivos na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir no ensino fundamental e médio, e nos

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento para Atividades Práticas do Curso de Enfermagem, bacharelado, da Faculdade do Maranhão FACAM.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento para Atividades Práticas do Curso de Enfermagem, bacharelado, da Faculdade do Maranhão FACAM. RESOLUÇÃO CSA N 10/2010 APROVA O REGULAMENTO PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DO CURSO DE ENFERMAGEM, BACHARELADO, DA FACULDADE DO MARANHÃO FACAM. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso

Leia mais

I CONFERÊNCIA PARAENSE DE CONTABILIDADE REGULAMENTO DE TRABALHOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS. Tema: A CONTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA

I CONFERÊNCIA PARAENSE DE CONTABILIDADE REGULAMENTO DE TRABALHOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS. Tema: A CONTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA REGULAMENTO DE TRABALHOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS Tema: A CONTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA Belém 2014-1 - REGULAMENTO CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO, LOCAL E DATA DE REALIZAÇÃO, DOS OBJETIVOS E

Leia mais

Matemática em Toda Parte II

Matemática em Toda Parte II Matemática em Toda Parte II Episódio: Matemática no Transporte Resumo O episódio Matemática no Transporte, da série Matemática em Toda Parte II, vai mostrar como alguns conceitos matemáticos estão presentes

Leia mais

COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE GEOGRAFIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012

COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE GEOGRAFIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE GEOGRAFIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 03 de Abril de 2012 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: GEOGRAFIA PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2012 ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE DOCUMENTO:

Leia mais

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120 MANUAL DO AVA 1. O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? A Educação a Distância, como dispõe o Decreto nº 5.622, de 19/12/2005, caracterizase como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Barretos SP 2014 APRESENTAÇÃO O Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis da FACULDADE BARRETOS é um componente curricular

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

REGULAMENTO DA OUVIDORIA

REGULAMENTO DA OUVIDORIA REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I CONSTITUIÇÃO DA OUVIDORIA Por decisão da Diretoria da AIG Seguros Brasil S/A, doravante denominada simplesmente AIG Seguros, foi instituída sua Ouvidoria na forma da

Leia mais