2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ORTODONTIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ORTODONTIA"

Transcrição

1 2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ORTODONTIA Questão nº: 21 Assinale a alternativa incorreta em relação ao crescimento facial pré-natal, segundo MOYERS (1991): a) A diferenciação da face humana ocorre entre a quarta e a sexta semana após a fertilização. b) Na quarta semana após a concepção, segmentam-se a futura face e a região do pescoço, localizadas sob o prosencéfalo do embrião humano. c) As glândulas salivares parótidas e submandibular no tecido conjuntivo da bochecha em desenvolvimento aparecem na sexta semana. d) A massa do músculo facial, denominado subcutâneo do colo, aparece na quarta semana, na porção ventrolateral do arco hioídeo, exatamente abaixo da superfície da pele. Questão nº: 22 Segundo MOYERS (1991), após a aplicação da força ortodôntica, no lado de tensão há um aumento celular que acontece em: a) 10 a 20 horas. b) 20 a 30 horas. c) 30 a 40 horas. d) 40 a 50 horas. Questão nº: 23 Quanto ao desenvolvimento da língua, pode-se afirmar que as sua musculatura se origina dos miotomos occipitais: a) Da quarta semana. b) Da quinta semana.

2 c) Da sexta semana. d) Da oitava semana. Questão nº: 24 De acordo com PROFFIT (2013), em relação ao índice dos graus de tratamento das necessidades de tratamento (IOTN), o grau 5 (cinco) (Extremo/Necessidade de tratamento), refere-se à seguinte opção: a) Presença de dentes supranumerários. b) Sobremordida profunda nos tecidos gengivais e palatais, sem trauma. c) Mordida aberta anterior ou posterior maior que 1(um) mm, mas menor ou igual a 2 (dois) mm. d) Dentes decíduos anquilosados. Questão nº: 25 Segundo Baume (em GRABER, 2002), a relação dos molares decíduos pode ser dividida em três categorias: a) (1) plano terminal reto: 14%; (2) degrau mesial: 10%; (3) degrau distal: 76%. b) (1) plano terminal reto: 76%; (2) degrau mesial: 10%; (3) degrau distal: 14%. c) (1) plano terminal reto: 76%; (2) degrau mesial: 14%; (3) degrau distal: 10%. d) (1) plano terminal reto: 14%; (2) degrau mesial: 76%; (3) degrau distal: 10%. Questão nº: 26 Segundo PROFFIT (2013), a erupção do segundo molar decíduo superior ocorre aos: a) 25 meses. b) 27 meses. c) 29 meses. d) 31 meses.

3 Questão nº: 27 Dentre as substâncias teratogênicas que afetam o desenvolvimento dentofacial, assinale de acordo com PROFFIT (2013) a alternativa da substância que tem como efeito teratogênico a fissura palatal: a) Nitrosaminas b) 6-Mercaptopurina c) Acroleína d) Aflatoxina Questão nº: 28 Segundo PROFFIT (2013), são características faciais da Síndrome Fetal Alcoólica (SFA), exceto: a) Base do nariz achatada. b) Lábio superior fino. c) Fissuras palpebrais longas. d) Micrognatia. Questão nº: 29 Segundo PROFFIT (2013), o crescimento da mandíbula continua em um ritmo relativamente estável antes da puberdade. Na média a altura do ramo aumenta por ano e o comprimento do corpo aumenta por ano. Marque a alternativa que completa a sentença com as informações corretas. a) 0 a 1 mm 1 a 2 mm. b) 0 a 1 mm 2 a 3 mm. c) 1 a 2 mm 3 a 4 mm. d) 1 a 2 mm 2 a 3 mm.

4 Questão nº: 30 De acordo com PROFFIT, o desenvolvimento cognitivo está dividido em quatro períodos principais. Marque a alternativa incorreta: a) Período sensorimotor, do nascimento aos 3 anos. b) Período de operações formais, dos 11 anos até a idade adulta. c) Período de operações concretas, dos 7 aos 11 anos. d) Período pré- operacional, dos 2 aos 7 anos. Questão nº: 31 De acordo com PROFFIT (2013), no 3 estágio do tratamento corretivo são listados métodos para estabelecer um bom relacionamento oclusal: Assinale a alternativa incorreta: a) Instalar elásticos verticais na região posterior após a remoção dos segmentos posteriores dos arcos. b) Após a remoção de bandas e bráquetes, utilizar aparelhos posicionadores para finalização que servem para reposicionar os dentes e massagear as gengivas levemente inflamadas. c) Substituir os arcos retangulares nas etapas finais do tratamento, por arcos redondos leves que possam garantir certa liberdade de movimento aos dentes, associados a elásticos verticais leves para intercuspidar os dentes. d) Aplicar elásticos de Classe II que produzem efeitos anteroposteriores, transversais e força vertical. Questão nº: 32 A transição da dentição decídua para permanente começa por volta dos 6 anos de idade com a erupção dos primeiros molares permanentes. De acordo com os estágios iniciais do desenvolvimento preconizado por PROFFIT (2013), assinale a sentença incorreta:

5 a) A sequencia mais comum de erupção é o incisivo central inferior, logo seguido pelo primeiro molar permanente inferior e o primeiro molar permanente superior (quase ao mesmo tempo) e ocorre na idade dental de 6 (seis) anos. b) Na idade dental de 7 (sete) anos, os incisivos centrais superiores e os incisivos laterais inferiores erupcionam. c) Na idade dental de 9 (nove) anos e 10 (dez) anos, nenhum dente está erupcionando, estas idades são distinguidas pela extensa reabsorção dos caninos e molares decíduos e pela extensão do desenvolvimento radicular dos seus sucessores permanentes. d) Um dente emerge quando cerca de um quarto da raiz está completa. Leva de 2 (dois) a 3 (três) anos para completa formação das raízes após um dente ter erupcionado até a oclusão. Na idade dental de 10 (dez) anos, aproximadamente metade da raiz de cada canino superior está completa. Questão nº: 33 Baume, em seu clássico artigo na década de 50 do século XX, mostrou que a relação dos dentes decíduos pode ser dividida em três categorias: plano terminal reto, degrau mesial e degrau distal. Marque de acordo com GRABER (2002), a alternativa falsa: a) O degrau distal, como regra, guia os primeiros molares permanentes em uma maloclusão classe III anormal. b) O degrau mesial é uma relação ideal que rotineiramente orienta os primeiros molares permanentes a uma favorável intercuspidação classe I. c) O plano terminal reto, de longe a relação que ocorre com mais frequência, é o que deve ser observado de maneira mais crítica. d) O plano terminal reto pode guiar os molares permanentes em uma normal classe I ou em uma anormal classe II. Questão nº: 34 O espaço livre é aquele fornecido por diferenças nas dimensões mesiodistais entre os segundos molares decíduos e os segundos pré- molares. De acordo com Moyers, em GRABER (2002), esse espaço é de:

6 a) 3,0mm (1,5mm de cada lado) na maxila e 4,2 mm (2,1mm de cada lado) na mandíbula. b) 2,6mm (1,3mm de cada lado) na maxila e 6,2mm (3,1mm de cada lado) na mandíbula. c) 2,0mm (1,0mm de cada lado) na maxila e 6,2mm (3,1mm de cada lado) na mandíbula. d) 2,6mm (1,3mm de cada lado) na maxila e 4,2mm (2,1mm de cada lado) na mandíbula. Questão nº: 35 Os dentes movidos dentro ou através do osso por aparelhos mecânicos tendem a retornar às suas posições iniciais. O propósito da contenção é neutralizar tal tendência. Os tipos de contenção e duração do seu uso são determinados: I- Pelo número de dentes que foram movidos e o quanto o foram. II-Pela oclusão e idade do paciente. III-Pela rapidez da correção. IV-Pela pressão muscular. Marque a sequencia correta de acordo com GRABER (2002), sendo V para a assertiva verdadeira e F para a assertiva falsa: a) V-F-V-F b) V-V-V-V c) F-V-F-V d) F-F-V-F Questão nº: 36 Segundo GRABER (2002), a máscara facial ortopédica é um aparelho de eleição no tratamento de pacientes classe III com dentição mista precoce ou dentição decídua tardia. O sistema do aparelho afeta virtualmente todas as áreas que contribuem para má oclusão de classe III, relacionadas abaixo, exceto: a) Retrusão maxilar esquelética. b) Retrusão mandibular dentoalveolar.

7 c) Altura facial inferior anterior diminuída. d) Prognatismo mandibular. Questão nº: 37 A fase de finalização ortodôntica pode ser considerada um mini-tratamento da maloclusão. Durante essa etapa, o ortodontista repete os sistemas de forças necessários, até que a maloclusão original seja supercorrigida. Terminada a etapa da finalização da dentição, dentre as características abaixo relacionadas, na técnica proposta por TWEED-MERRIFIELD (em GRABER 2002), não deve ser observado que: a) Os incisivos devem estar alinhados e apresentarem-se topo a topo. b) A oclusão deve-se encontrar sobretratada em uma relação de classe I. c) Os caninos e os segundos pré-molares superiores devem-se mostrar parcialmente numa relação de classe I. d) As cúspides distais dos primeiros molares e os segundos molares devem ficar fora de oclusão. Questão nº: 38 Sabe-se que a expansão dos arcos dentários pode ser produzida por uma variedade de tratamentos ortodônticos. Sobre a expansão julgue as seguintes afirmativas, de acordo com GRABER (2002): I-A expansão ortodôntica produzida pelos aparelhos fixos convencionais bem como pelas várias placas de expansão removíveis geralmente resulta em movimentos das estruturas esqueléticas basais. II-Na expansão ortodôntica existe uma tendência de inclinação palatina das coroas dos dentes envolvidos e uma resultante de inclinação para vestibular das raízes. III-A resistência da musculatura da bochecha e de outros tecidos ainda permanece promovendo forças que podem levar à recidiva da expansão ortodôntica alcançada. IV-A expansão rápida da maxila não somente separa a sutura palatina mediana, mas também afeta os sistemas das suturas circunzigomáticas e circumaxilares.

8 a) I e IV são verdadeiras. b) I e III são verdadeiras. c) II e III são verdadeiras. d) III e IV são verdadeiras. Questão nº: 39 O estudo da face e seu equilíbrio ou falta dele deve ser a primeira preocupação durante o diagnóstico inicial. Deve ser feito uma análise cranial através do cefalograma. De acordo com GRABER (2002), sobre as diferentes medidas cefalométricas, marque a alternativa falsa: a) A relação AO-BO indica uma relação horizontal da maxila em relação à mandíbula e é talvez a mais sensível a relações deficientes do que o ângulo ANB. b) O valor do plano oclusal expressa uma relação dentoesqueletal do plano oclusal com o plano horizontal de Frankfort. c) A Altura Facial Anterior é uma medida linear milimétrica da altura do ramo medida a partir do ponto articular até o plano mandibular tangente à borda do ramo. d) A variação normal para ANB é de 1 a 5. Este valor expressa uma relação horizontal favorável entre a maxila e a mandíbula. Questão nº: 40 Avalie as características de um padrão facial hiperdivergente, de acordo com GRABER (2002), e escolha a sequência correta, julgando as afirmativas, sendo V para a assertiva verdadeira e F para a assertiva falsa: I-Este padrão facial exibe, rotineiramente, um ângulo do plano mandibular diminuído. II-É geralmente associado a uma maxila prognata e mandíbula retrognata. III-Este padrão exibe relação de mordida profunda dos incisivos. IV- Cefalometricamente, o ângulo do plano mandibular com S-N é maior que 32 na análise de Steiner, e o FMA é maior que 25 na análise de Tweed. a) F-V-F-V b) V-V-F-F

9 c) V-F-F-V d) F-F-V-F Questão nº: 41 São sinais de uma verdadeira discrepância tamanhos de dentes/tamanho de bases ósseas (sinais de apinhamento hereditário), segundo GRABER (2002), exceto: a) Dentes incisivos inferiores apinhados. b) Retrusão alvéolo-dentário maxilar e mandibular sem espaço interproximal. c) Discrepância no tamanho dos dentes decíduos e permanentes, reduzindo o espaço livre. d) Erupção ectópica dos 1 molares superiores permanentes, que resulta na esfoliação prematura dos 2 molares decíduos. Questão nº: 42 Segundo GRABER (2002), os movimentos dentários são, muitas vezes, descritos em termos gerais: inclinação, movimento de corpo e movimento de raiz. Sobre esses movimentos, marque a alternativa falsa: a) Quando um dente translada (movimento de corpo), distribuição relativamente uniforme de força ao longo da raiz é encontrada. b) Se um binário é posicionado em qualquer lugar do dente, o centro de rotação ocorre perto do centro de resistência. c) Uma força simples, com direção lingual aplicada na coroa de um dente, produz um centro de rotação em algum lugar entre o centro de resistência e a coroa. d) Um movimento no sentido anti-horário, adicionado a uma força que age através do centro de resistência, posiciona o centro de rotação em algum lugar entre o centro de resistência e o infinito. Questão nº: 43 Segundo GRABER (2002), a máscara facial ortopédica é um dispositivo extrabucal que, especialmente quando combinada com uma unidade de ancoragem

10 maxilar rígida (p.ex., expansor com Split de acrílico cimentado), pode produzir um ou mais dos seguintes efeitos de tratamento, exceto: a) Correção de uma discrepância OC-RC, uma mudança imediata no relacionamento oclusal, sendo geralmente associada com pacientes pseudoclasse III. b) Redirecionamento do crescimento mandibular em uma direção para cima e para trás, resultando em um aumento na altura facial anterior inferior. c) Movimento para frente dos dentes da maxila. d) Inclinação lingual dos incisivos inferiores, particularmente em pacientes com mordida cruzada anterior preexistente. Questão nº: 44 Sobre o crescimento e desenvolvimento craniofacial, de acordo com GRABER (2002), assinale a alternativa incorreta: a) O crescimento é um processo diferencial, no qual algumas partes se ampliam mais ou menos que outras e em uma variedade enorme de direções. b) Três processos essenciais ocorrem no crescimento e desenvolvimento dos vários ossos cranianos e faciais: aumentos no tamanho, remodelação e deslocamento. c) A remodelação é um distanciamento de todos os ossos, um em relação ao outro, em suas junções articulares, à medida que cada um deles sofre aumento de tamanho. d) Aumentos no tamanho e remodelação são estreitamente relacionados e produzidos por uma combinação de aposição e reabsorção óssea. Questão nº: 45 De acordo com Tweed, uma determinação das relações entre a inclinação axial dos incisivos inferiores e o osso basal foi feita no traçado do cefalograma lateral. Segundo o autor, em GRABER (2002), quando o ângulo FMA está entre 21 e 29 : a) O IMPA não deve exceder 92. b) O FMIA deve ser 65. c) O FMIA deve ser 68. d) O FMIA deve ser 92.

11 Questão nº: 46 Sobre os tipos de movimentos dentários, de acordo com GRABER (2002), analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta: I-A inclinação de um dente leva à concentração da pressão em áreas limitadas do ligamento periodontal. Forma-se um ponto de apoio, o qual aumenta o movimento da raiz na direção oposta. II-A extrusão requer o controle cuidadoso da magnitude da força. É necessária força leve, pois a força se concentra numa pequena área no ápice dentário. III-O movimento de translação é obtido pela instalação de algumas forças que agem ao longo de linhas paralelas e distribuem a força por toda a superfície óssea alveolar. IV- Durante o movimento inicial de torque, a área de pressão é geralmente localizada próximo à região média da raiz, o que ocorre porque o ligamento periodontal é mais largo no terço apical do que no terço médio. a) I,II e III são verdadeiras. b) II e IV são falsas. c) I, III e IV são verdadeiras. d) I e II são falsas. Questão nº: 47 Sobre as reações teciduais que ocorrem durante o movimento dentário ortodôntico, de acordo com GRABER (2002), marque a alternativa falsa: a) A aplicação de força contínua na raíz do dente leva ao movimento dentário dentro do alvéolo, marcado inicialmente pelo estreitamento da membrana periodontal, particularmente na área marginal. b) Durante o estágio fundamental da aplicação inicial da força, a compressão em áreas limitadas da membrana frequentemente permite a circulação vascular e a diferenciação celular, causando proliferação e diferenciação das células e estruturas vasculares.

12 c) Nas zonas hialinizadas, as células não conseguem se diferenciar em osteoclastos e não é possível ocorrer reabsorção óssea a partir da membrana periodontal. d) As áreas periféricas do tecido comprimido hialinizado são eliminadas por uma invasão de células e vasos sanguíneos do ligamento periodontal adjacente não lesado. Questão nº: 48 De acordo com GRABER (2002), em relação ao aparelho extrabucal de tração cervical para correção da má-oclusão de classe II, é incorreto afirmar que: a) É usado em casos que envolvem mordida profunda dentária. b) É geralmente usado quando o controle vertical do molar não é fundamental. c) O aparelho consiste em um arco facial no qual o arco externo tem o mesmo comprimento do arco interno, sendo curvado para cima, de forma que o ponto de aplicação da força e a linha de força passem acima do centro de resistência dos molares superiores. d) Forças oclusais podem limitar a quantidade de extrusão, e um crescimento condilar favorável pode ser compensado pela extrusão do molar. Questão nº: 49 Aproximadamente, quantas vezes maior é o módulo de elasticidade do aço em relação a do ouro, segundo GRABER (2002)? a) 1,2 b) 1,4 c) 1,6 d) 1,8

13 Questão nº: 50 Algumas substâncias teratogênicas afetam o desenvolvimento dentofacial. Assinale a alternativa, segundo PROFFIT (2013), que não corresponde à substância e seu respectivo afeito: a) Dilantina / Fissura labial e palatal. b) Raios X / Microcefalia. c) Excesso de vitamina D / Fechamento precoce das suturas. d) Aminopterina / Microftalmia. FIM DA 2ª PARTE

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia MORDIDAS CRUZADAS Mordida Cruzada é uma alteração da oclusão dentária normal, no sentido ântero-posterior para os dentes anteriores, ou no sentido transversal para os dentes posteriores. Etiologia Baseia-se

Leia mais

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ORTODONTIA 21. O ligamento periodontal, com aproximadamente 0,25 mm de largura, é o tecido conjuntivo frouxo ricamente vascularizado e celular que circunda as raízes

Leia mais

SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE

SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE Fernando Pedrin Carvalho Ferreira Colaboradores: Renata Rodrigues de Almeida Pedrin Bolivar Pimenta Junior 01. Aparelho Ortodôntico Fixo 02. O Tratamento Ortodôntico

Leia mais

CASO 2. SNA = 85 o - maxila moderadamente protruída em relação à base do crânio. Po SNA

CASO 2. SNA = 85 o - maxila moderadamente protruída em relação à base do crânio. Po SNA 1 - - Interseção das linhas e. Determina uma medida angular que mostra o posicionamento ântero-posterior da maxila em relação à base do crânio. Valor padrão de normalidade = 82 o na dentadura permanente

Leia mais

Molares Decíduos Decíduos

Molares Decíduos Decíduos Ô Ô Ô Ô Osso Frontal e Ossos Próprios do Nariz. Ô Osso Frontal e Ossos Próprios do Nariz. Ossos Esfenóide e Occipital. Ô Osso Frontal e Ossos Próprios do Nariz. Ossos Esfenóide e Occipital. Meato Acústico

Leia mais

Classificação das maloclusões

Classificação das maloclusões Classificação das maloclusões O que é maloclusão? Segundo Strang, maloclusão é algum desvio da oclusão normal dos dentes. Fundamentalmente, más posições dentárias são sintomas de erro de crescimento no

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE

UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE Brasilia UNIP Prof. Dr. Ricardo F. Paulin ANÁLISE FACIAL ð Interdependência Beleza Facial x Oclusão ð Inadequação do padrão dento-esquelético na avaliação

Leia mais

Maloclusão. Conceitos Básicos Em Ortodontia Veterinária. Alexandre Venceslau, MV - CRMV-SP XXXVI SECITAP 23 a 27 de maio de 2011

Maloclusão. Conceitos Básicos Em Ortodontia Veterinária. Alexandre Venceslau, MV - CRMV-SP XXXVI SECITAP 23 a 27 de maio de 2011 Alexandre Venceslau, MV - CRMV-SP 13557 Formado pela FMVZ / USP Especializado em Odontologia Veterinária desde 2000 Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária - A.B.O.V. Proprietário

Leia mais

Bráquetesq. metálicos cerâmicos plásticos. corpo; base (superfície de contato). fio). aletas; fixação.

Bráquetesq. metálicos cerâmicos plásticos. corpo; base (superfície de contato). fio). aletas; fixação. Bráquetesq metálicos cerâmicos plásticos Composição i ã : corpo; encaixe ou slot (abriga o fio). aletas; fixação. base (superfície de contato). Bráquetes á t simples e duplo. Bráquetes á t para colagem

Leia mais

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ORTODONTIA 21. A curva de Spee inicia a sua formação com: a) A erupção dos primeiros molares decíduos, formando-se o primeiro senso oclusal. b) A erupção dos incisivos

Leia mais

COLEÇÃO MANUAIS DA ODONTOLOGIA

COLEÇÃO MANUAIS DA ODONTOLOGIA COLEÇÃO MANUAIS DA ODONTOLOGIA Características normais da oclusão na dentadura decídua CAPÍTULO 2 O que você irá ver neste capítulo: Alessandra Castro Alves Tatiana Kelly da Silva Fidalgo Introdução Análise

Leia mais

CONSIDERAÇÕES GERAIS

CONSIDERAÇÕES GERAIS BIOTIPOS FACIAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS MORFODIFERENCIAIS CONSIDERAÇÕES GERAIS As miscigenações étnico-raciais ocorrem em larga escala, e proporciona diferentes matizes biotipológicas entre os seres humanos.

Leia mais

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ORTODONTIA

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ORTODONTIA 2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Questão nº: 21 ORTODONTIA Qual o tipo de deglutição com projeção lingual que é mais provável de estar associada com problemas nasorrespiratórios crônicos, segundo Moyers:

Leia mais

TRATAMENTO PRECOCE DA CLASSE II: RELATO DE CASO

TRATAMENTO PRECOCE DA CLASSE II: RELATO DE CASO TRATAMENTO PRECOCE DA CLASSE II: RELATO DE CASO Login: rtarruda Senha: 123654 Rafael Tibaldi de ARRUDA 1 Carolina Mattar CRUZ 2 Marcus Vinicius CREPALDI 3 Ana Paula de SANTANA 4 Carlos Henrique GUIMARAES

Leia mais

BITE BLOCK. Série Aparelhos Ortodônticos. A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios

BITE BLOCK. Série Aparelhos Ortodônticos. A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios Série Aparelhos Ortodônticos BITE BLOCK A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios da ortodontia. Persiste uma preocupação, não só quanto ao diagnóstico e planificação

Leia mais

BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO ORTODÔNTICO. forças que permite o controle do movimento dentário.

BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO ORTODÔNTICO. forças que permite o controle do movimento dentário. BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO ORTODÔNTICO A biomecânica é uma ciência i básica da Ortodontia e observa 3 áreas essenciais: 1. Estudo do sistema de forças que permite o controle do movimento dentário. 2. Comportamento

Leia mais

PLACAS ATIVAS PLACA DE HAWLEY COM MOLA

PLACAS ATIVAS PLACA DE HAWLEY COM MOLA PLCS TIVS 02 CPÍTULO PLC DE HWLEY COM MOL placa de Hawley é um aparelho removível muito utilizado em Ortodontia. É usado também após a finalização da Ortodontia corretiva com a finalidade de manter a estabilidade

Leia mais

DENTAL PRESS INTERNATIONAL

DENTAL PRESS INTERNATIONAL MARINGÁMaringá / 2013 2013 1 a Reimpressão DENTAL PRESS INTERNATIONAL 2013 by Dental Press Editora Todos os direitos para a língua portuguesa reservados pela Dental Press Editora Ltda. Nenhuma parte desta

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS

CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS ORTODONTIA CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS 31) Sobre a estética do sorriso, assinale a alternativa incorreta. a) O processo de envelhecimento também resulta na redução de exposição gengival. b) É normal que,

Leia mais

Má oclusão Classe II, 2ª Divisão de Angle, com sobremordida acentuada

Má oclusão Classe II, 2ª Divisão de Angle, com sobremordida acentuada C a s o C l í n i c o B B O Má oclusão Classe II, 2ª Divisão de Angle, com sobremordida acentuada Paulo Renato Carvalho Ribeiro* Resumo Este relato de caso descreve o tratamento ortodôntico de uma paciente

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE DISCIPLINAS DO CURSO, CARGA HORÁRIA E PROFESSOR RESPONSÁVEL 1º SEMESTRE: Total = 348h Disciplina Carga Horária Créditos Docente Responsável Ortodontia Básica 48h

Leia mais

PARÂMETROS ESTÉTICOS DENTES ANTERIORES E FUNCIONAIS DOS CAPÍTULO

PARÂMETROS ESTÉTICOS DENTES ANTERIORES E FUNCIONAIS DOS CAPÍTULO PARÂMETROS ESTÉTICOS E FUNCIONAIS DOS DENTES ANTERIORES 12 CAPÍTULO ANATOMIA E ESCULTURA DENTAL COLEÇÃO APDESPBR VOLUME I CONCEITOS 299 ANATOMIA E ESCULTURA DENTAL SENSAÇÕES ALINHAMENTO AXIAL BILATERAL

Leia mais

OCLUSÃO OCLUSÃO ESPECIALIZAÇÃO ORTODONTIA ORTOGEO - SJC MALOCLUSÃO OCLUSÃO OCLUSÃO 10/02/2010

OCLUSÃO OCLUSÃO ESPECIALIZAÇÃO ORTODONTIA ORTOGEO - SJC MALOCLUSÃO OCLUSÃO OCLUSÃO 10/02/2010 ESPECIALIZAÇÃO ORTODONTIA ORTOGEO - SJC Ms. Valdeci Lima OCLUSÃO Relação dinâmica, morfológica e funcional entre todos os componentes do sistema mastigatório, incluindo os dentes, tecidos moles de suporte,

Leia mais

UBM IV 2ºano 1º Semestre Mestrado Integrado em Medicina Dentária Octávio Ribeiro 2009/2010

UBM IV 2ºano 1º Semestre Mestrado Integrado em Medicina Dentária Octávio Ribeiro 2009/2010 Incisivos & Caninos UBM IV 2ºano 1º Semestre Mestrado Integrado em Medicina Dentária Octávio Ribeiro 2009/2010 Anatomia Dentária 2º ano. INCISIVOS Incisivos Existem dois por quadrante Função de corte Importância

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Procedimento Cirúrgico para Inserção de Miniimplantes... Capítulo 3 Verticalização Molar...

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Procedimento Cirúrgico para Inserção de Miniimplantes... Capítulo 3 Verticalização Molar... Sumário Capítulo 1 Introdução... 7 Capítulo 2 Procedimento Cirúrgico para Inserção de Miniimplantes... 11 Inserção de mini-implantes pelo método com broca...12 Procedimento cirúrgico... 12 Inserção de

Leia mais

IV Curso Especialização em Ortodontia Clínica

IV Curso Especialização em Ortodontia Clínica IV Curso Especialização em Ortodontia Clínica Outubro 2017 Quinta-feira 12 1.Apresentação do programa/material/regras nas aulas teóricas/práticas / 2.Avaliação 3.Evolução da ortodontia 1.Terminologia em

Leia mais

Qual das seguintes teorias nos diz que o condocrânio domina o desmocrânio?

Qual das seguintes teorias nos diz que o condocrânio domina o desmocrânio? Relativamente aos níveis de controlo do crescimento: a) Centro de crescimento é a zona na qual se produz o crescimento; b) Lugar de crescimento é a zona onde se produz um crescimento independente; c) Todos

Leia mais

Classificação de Angle: A Oclusão Normal; B Maloclusão Classe I; C Maloclusão Classe II; D Maloclusão Classe III

Classificação de Angle: A Oclusão Normal; B Maloclusão Classe I; C Maloclusão Classe II; D Maloclusão Classe III CLASSIFICAÇÃO DE ANGLE Edward Harthey Angle (Dental Cosmos, 1899), baseando-se nas relações ântero-posteriores, classificou as maloclusões de acordo com os primeiros molares permanentes, pois eles são

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA

PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA OBJETIVO: Preparar cirurgiões dentistas clínicos para o atendimento ortodôntico dentro de uma técnica moderna, completa e mundialmente reconhecida. O programa

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE DENTISTAS DA AERONÁUTICA (CADAR 2013) LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

COMANDO DA AERONÁUTICA EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE DENTISTAS DA AERONÁUTICA (CADAR 2013) LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. COMANDO DA AERONÁUTICA VERSÃO B EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE DENTISTAS DA AERONÁUTICA (CADAR 2013) ESPECIALIDADE: ORTODONTIA LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Este caderno contém

Leia mais

NINE FACES. Diagnóstico, protocolos de tratamento e Biomecânica Ortodôntica NINE FACES. Giovanni Modesto Vieira Eduardo Jacomino Franco

NINE FACES. Diagnóstico, protocolos de tratamento e Biomecânica Ortodôntica NINE FACES. Giovanni Modesto Vieira Eduardo Jacomino Franco NINE FACES Diagnóstico, protocolos de tratamento e Biomecânica Ortodôntica 412 412 Giovanni Modesto Vieira Eduardo Jacomino Franco NINE FACES 01 O processo evolucionário e sua relação com a face e as más

Leia mais

Avaliação Estética de Prof. Dr. Fernando Mandarino. Nome do Paciente:, Data: / /.

Avaliação Estética de Prof. Dr. Fernando Mandarino. Nome do Paciente:, Data: / /. Avaliação Estética de Prof. Dr. Fernando Mandarino Nome do Paciente:, Data: / /. 1. Questões Preliminares 1.1 Se houvesse algo que você pudesse fazer para modificar seu sorriso, o que seria? 1.2 Você prefere

Leia mais

1. Introdução. 2. Torque. Centro de Pós Graduação em Ortodontia

1. Introdução. 2. Torque. Centro de Pós Graduação em Ortodontia 1. Introdução Com o surgimento dos acessórios pré-programados, a aplicação do torque passou a ser realizada de duas formas distintas: Pela torção do fio retangular em torno do longo eixo (técnica Edgewise)

Leia mais

LAB. - Laboratório multidisciplinar (37) quadro branco e Multimídia B.A. - Banheira para Typodont (04)

LAB. - Laboratório multidisciplinar (37) quadro branco e Multimídia B.A. - Banheira para Typodont (04) CRONOGRAMA DE AULAS DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ORTODONTIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC TURMA (04/12 04/14) VII - NOTURNO (30/03/2012) S.A. - Sala de aula com Multimídia Q. B. - Quadro

Leia mais

06/07/12 OBJETIVOS DE TRATAMENTO. Saúde periodontal. Segundo TWEED, deve-se realizar uma retração anterior de 2,8mm. Robert C.

06/07/12 OBJETIVOS DE TRATAMENTO. Saúde periodontal. Segundo TWEED, deve-se realizar uma retração anterior de 2,8mm. Robert C. Segundo TWEED, deve-se realizar uma retração anterior de 2,8mm Saúde periodontal 1 ATMs funcionais Oclusão Funcional Estética Facial Estabilidade Auto-ligado O conceito de Auto-ligado não é Novo Dr. Jacob

Leia mais

a mordida colapsada posterior com sobreoclusão. Relataram também, que se deve ser tão preciso quanto possível ao descrever a patologia para indicar se são as posições das arcadas ou dos dentes as defeituosas

Leia mais

Pré-Molares Permanente

Pré-Molares Permanente Pré-Molares Permanente Profª Paula Garcia Morfologia Geral 4 dentes em cada arcada Primeiro e segundo pré-molares Errupcionam entre 10 a 12 anos Bicuspidados Substituem os dentes molares decíduos 1PS>2PS

Leia mais

PISTAS DIRETAS PLANAS MÉTODO SIMPLES E EFICAZ NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO PRECOCE DAS MALOCLUSÕES E DAS ASSIMETRIAS FACIAIS

PISTAS DIRETAS PLANAS MÉTODO SIMPLES E EFICAZ NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO PRECOCE DAS MALOCLUSÕES E DAS ASSIMETRIAS FACIAIS PISTAS DIRETAS PLANAS MÉTODO SIMPLES E EFICAZ NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO PRECOCE DAS MALOCLUSÕES E DAS ASSIMETRIAS FACIAIS A indicação de tratamento precoce das maloclusões tem aumentado muito com o passar

Leia mais

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL Caso Clínico IGC: 17 Classe II Divisão 1 de Angle, com Retrusão Maxilar, Apinhamento Inferior e Caninos Superiores Impactados Paciente: Pimenta, L. T.

Leia mais

EXPANSÃO RÁPIDA DA MAXILA: RELATO DE CASO CLÍNICO

EXPANSÃO RÁPIDA DA MAXILA: RELATO DE CASO CLÍNICO EXPANSÃO RÁPIDA DA MAXILA: RELATO DE CASO CLÍNICO Rapid Jaw Expansion: Clinical Case Report Vitor Felipe RUIZ1 Carolina Mattar CRUZ2 Darklê FERREIRA3 Ana Paula AGUIAR4 Leonardo Monteiro da SILVA5 RESUMO

Leia mais

relato de um caso clínico

relato de um caso clínico Mordidas cruzadas anteriores: diagnóstico e tratamento da pseudoclasse 111 relato de um caso clínico Anterior cross-bite: diagnosis and treatment of pseudoclass 111- clinical case report Djalma Roque vvoitchunss'

Leia mais

SUMÁRIOTERAPÊUTICA BIOMECÂNICA DA CURVA DE SPEE ROTAÇÃO MOLAR E EXPANSÃO SUPERIOR REAÇÃO INVERSA DA MANDÍBULA

SUMÁRIOTERAPÊUTICA BIOMECÂNICA DA CURVA DE SPEE ROTAÇÃO MOLAR E EXPANSÃO SUPERIOR REAÇÃO INVERSA DA MANDÍBULA Parte 1 - TERAPÊUTICA SUMÁRIOTERAPÊUTICA PARTE 1 - TERAPÊUTICA BIOMECÂNICA DA CURVA DE SPEE 15-41 ROTAÇÃO MOLAR E EXPANSÃO SUPERIOR 43-81 REAÇÃO INVERSA DA MANDÍBULA 83-122 CONTROLE VERTICAL POSTERIOR

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO APARELHO (FIG. 1) a) base acrílica b) mola coffin c) arco vestibular d) alças bucinadoras FIGURA 5 FIGURA 6

APRESENTAÇÃO DO APARELHO (FIG. 1) a) base acrílica b) mola coffin c) arco vestibular d) alças bucinadoras FIGURA 5 FIGURA 6 Série Aparelhos Ortodônticos BIONATOR INTRODUÇÃO As más oclusões de Classe II apresentam etiologias distintas, de natureza esquelética, dentária ou a combinação de ambas. O diagnóstico diferencial é de

Leia mais

Nely Rocha de Figueiredo. 63a 11m. Atendimento: 2/5/2014. Dr Sergio Pinho

Nely Rocha de Figueiredo. 63a 11m. Atendimento: 2/5/2014. Dr Sergio Pinho Dr Sergio Pinho Nely Rocha de Figueiredo 63a 11m Atendimento: 2/5/2014 Planos de Referência Avaliar a relação dos planos de referência com o esqueleto facial do paciente, em especial a condição de simetria

Leia mais

Prevenção ao seu alcance!

Prevenção ao seu alcance! Prevenção ao seu alcance! Nite-Guide 5 a 7 anos Occlus-o-Guide 8 a 12 anos Ortho-T acima12 anos TM ORTHO tain Healthy Start é uma linha de aparelhos Ortopédicos da Ortho-Tain, com função de Prevenir e

Leia mais

Mini-implantes ortodônticos como auxiliares da fase de retração anterior

Mini-implantes ortodônticos como auxiliares da fase de retração anterior Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento de Ciências Biológicas - FOB/BAB Artigos e Materiais de Revistas Científicas - FOB/BAB 2008 Mini-implantes ortodônticos

Leia mais

Técnica Straight Wire

Técnica Straight Wire Individualização de Braquetes na Técnica Straight Wire Os braquetes Straight-Wire a serviço do ortodontista. Esta frase define bem o que estamos buscando com a nossa proposta de individualização de braquetes

Leia mais

PROVA. Maloclusão de Classe II, associada a deficiência mandibular, com apinhamentos superior e inferior: Acompanhamento de oito anos pós-tratamento

PROVA. Maloclusão de Classe II, associada a deficiência mandibular, com apinhamentos superior e inferior: Acompanhamento de oito anos pós-tratamento Caso Clínico O 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 Maloclusão de Classe II, associada a deficiência mandibular,

Leia mais

Especificação dos Casos quanto às Categorias

Especificação dos Casos quanto às Categorias Manual DO CANDIDATO Especificação dos Casos quanto às Categorias A escolha dos casos a serem apresentados deverá seguir os seguintes critérios: 1 - Maloclusão Classe II ou III de Angle, tratada sem extração

Leia mais

RELEVO E MORFOLOGIA DENTAL

RELEVO E MORFOLOGIA DENTAL RELEVO E MORFOLOGIA DENTAL DidaAcamente dividimos a coroa dental em terços e senado de visualização. Face vesabular ou lingual -- horizontal: terço mesial, médio e distal -- veracal: terço oclusal ou incisal,

Leia mais

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão: Quanto à absorção do ferro dos alimentos pode-se dizer que é

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão: Quanto à absorção do ferro dos alimentos pode-se dizer que é Questão: 662494 Quanto à absorção do ferro dos alimentos pode-se dizer que é 1) modulada pelas células da mucosa intestinal. 2) cerca de 10% a 20% nas pessoas sadias. 3) máxima a partir da ingestão do

Leia mais

Crescimento da Mandíbula. Cartilagem de Meckel e Mandíbula Óssea

Crescimento da Mandíbula. Cartilagem de Meckel e Mandíbula Óssea Cartilagem de Meckel e Mandíbula Óssea O primeiro par de arcos branquiais é o precursor da maxila e da mandíbula Porém, a maxila é derivada de uma pequena proeminência deste arco branquial, muito menor

Leia mais

Sistema de. ImplanteDentário. Catálogo 2014 / 2015

Sistema de. ImplanteDentário. Catálogo 2014 / 2015 Sistema de ImplanteDentário Catálogo 2014 / 2015 Implantes 6 7 Implante Cilíndrico com encaixe Hexagonal Externo 01710 01751 11,5 mm 01823 00970 01878 1 01900 01906 01919 11,5 mm 01937 01963 01986 1 02021

Leia mais

Má oclusão Classe II de Angle tratada sem extrações e com controle de crescimento*

Má oclusão Classe II de Angle tratada sem extrações e com controle de crescimento* C a s o Cl í n i c o BBO Má oclusão Classe II de Angle tratada sem extrações e com controle de crescimento* Flávia Artese** Resumo A má oclusão Classe II de Angle é caracterizada por uma discrepância dentária

Leia mais

ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE

ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE O órgão dentário, um dos elementos do aparelho mastigatório, é constituído por tecidos especificamente dentais (esmalte, dentina, polpa) e por tecidos periodontais

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Revisão dos protocolos de tratamento para a maloclusão de Classe II de Angle Carla Caroline Pauletto Iannuzzi Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Graduação em

Leia mais

Tratamento de Classe II, Divisão 1, com ausência congênita de incisivo lateral superior

Tratamento de Classe II, Divisão 1, com ausência congênita de incisivo lateral superior A r t i g o d e Di v u l g a ç ã o Tratamento de Classe II, Divisão 1, com ausência congênita de incisivo lateral superior Roberto M. A. Lima Filho*, Anna Carolina Lima**, José H. G. de Oliveira***, Antonio

Leia mais

Músculos da Mastigação

Músculos da Mastigação Músculos da Mastigação São consideradas funções estomatognáticas a sucção, mastigação, deglutição, respiração e a fala. Comportamento normal na sucção de neonatos 1. Vedamento labial; 2. Contração do

Leia mais

SR Vivodent S PE. Carta de formas de dentes. O dente com estética excepcional para necessidades sofisticadas. Vivodent.

SR Vivodent S PE. Carta de formas de dentes. O dente com estética excepcional para necessidades sofisticadas. Vivodent. SR S PE Vivodent O dente com estética excepcional para necessidades sofisticadas Carta de formas de dentes SR Vivodent S PE SR Orthotyp S PE PEQUENO SR Vivodent S PE A22 A44 9.6 A11 9.3 41.6 7.9 41.3 7.7

Leia mais

RADIOLOGIAODONTOLÓGICA ENFRASERVER

RADIOLOGIAODONTOLÓGICA ENFRASERVER RADIOLOGIAODONTOLÓGICA ENFRASERVER 1 Radiologia Odontológica Radiologia Odontológica Art 23. Imaginologia Dento-Maxilo-Facial é a especialidade que tem como objetivo a aplicação dos métodos exploratórios

Leia mais

GABARITO 1 CARGO: CIRURGIÃO-DENTISTA/ORTODONTIA 08/10/06 NS 07

GABARITO 1 CARGO: CIRURGIÃO-DENTISTA/ORTODONTIA 08/10/06 NS 07 SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS 01. O conceito de demanda é estritamente econômico, significando o volume de bens e serviços que a comunidade está disposta a adquirir a determinados preços. Neste sentido, a

Leia mais

do arco utilidade INTRODUÇÃO OBJETIVOS

do arco utilidade INTRODUÇÃO OBJETIVOS versatilidade clínica do arco utilidade Márcio Antonio de Figueiredo Claudia Tebet Peyres de Figueiredo Masato Nobuyasu Marco Antonio Scanavini Danilo Furquim Siqueira INTRODUÇÃO Dentro da ciência Bioprogressiva,

Leia mais

Overlays indiretas de compósitos nano-híbridos nas correções oclusais classe II de angle

Overlays indiretas de compósitos nano-híbridos nas correções oclusais classe II de angle www.kulzer.com.br Variotime Bite / Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Diagnóstico Paciente Sr. G. M., sexo masculino, 28 anos de idade. Oclusão CL II de Angle com

Leia mais

PROTOCOLO DE TRATAMENTO DE MORDIDA PROFUNDA

PROTOCOLO DE TRATAMENTO DE MORDIDA PROFUNDA PROTOCOLO DE TRATAMENTO DE MORDIDA PROFUNDA Deep bite treatment protocol Kelli MORO1 Bruna Lorena dos SANTOS2 RESUMO Sobremordida é um tipo de má oclusão que apresenta etiologia multifatorial e necessita

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Maloclusão de Angle Classe ll; Ortodontia corretiva; Aparelhos ortodônticos funcionais.

PALAVRAS-CHAVE: Maloclusão de Angle Classe ll; Ortodontia corretiva; Aparelhos ortodônticos funcionais. CASO CLÍNICO Tratamento da Má-oclusão de Classe II, Divisão 1 a, com Aparelho Ortopédico Funcional de Avanço Mandibular e Aparelho Ortodôntico Fixo: Relato de Caso Clínico Class II, Division 1 Malocclusion,

Leia mais

1º MOLAR INFERIOR A - CARACTERÍSTICAS GERAIS. É o 6 º dente do arco inferior;

1º MOLAR INFERIOR A - CARACTERÍSTICAS GERAIS. É o 6 º dente do arco inferior; MOLARES INFERIORES A - CARACTERÍSTICAS GERAIS É o 6 º dente do arco inferior; A superfície oclusal deste dente é a mais complicada de todos, pois apresenta, em 95% dos casos, cinco cúspides, devido ao

Leia mais

Face e cavidade bucal

Face e cavidade bucal Face e cavidade bucal Formação da Face e pescoço Na aula passada: -Aparelho faríngeo Arcos faríngeos Bolsas faríngeas Fendas faríngeas Membranas faríngeas -Tireóide Na aula de hoje - Língua - Face - Cavidades

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DOS ESTRUTURAS DO DENTE

ASPECTO RADIOGRÁFICO DOS ESTRUTURAS DO DENTE ASPECTO RADIOGRÁFICO DOS ESTRUTURAS DO DENTE O órgão dentário, um dos elementos do aparelho mastigatório, é constituído por tecidos especificamente dentários (esmalte, dentina, polpa) e por tecidos periodontais

Leia mais

Ortodontia com Excelência

Ortodontia com Excelência Ortodontia com Excelência n a b u s c a d a p e r f e i ç ã o c l í n i c a SUMÁRIO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Sistema Autoligado - Biomecânica de Tratamento O Arco do Sorriso na Ortodontia Smile Arc

Leia mais

Estabelecimento do Nível Oclusal Posterior com Plataforma de Mordida

Estabelecimento do Nível Oclusal Posterior com Plataforma de Mordida Estabelecimento do Nível Oclusal Posterior com Plataforma de Mordida Celestino Nóbrega, MDS, São José dos Campos, SP, Brasil Joshua Z. Epstein, DMD, New Jersey, Estados Unidos Martin B. Epstein, DSS, New

Leia mais

Anatomia Craniomandibular

Anatomia Craniomandibular Anatomia Craniomandibular Anatomia Craniomandibular Revisão da Anatomia Disco Articular Região Posterior: Vascular Inervada Região central: Avascular Denervada Região Anterior: Vascular Inervada

Leia mais

ANATOMOFISIOLOGIA GERAL NERVO TRIGÊMIO

ANATOMOFISIOLOGIA GERAL NERVO TRIGÊMIO ANATOMOFISIOLOGIA GERAL NERVO TRIGÊMIO Prof. Álvaro Benevides ANATOMOFISIOLOGIA GERAL NERVO TRIGÊMIO Generalidades NERVO TRIGÊMIO Em anatomia, chama-se sistema nervoso central, ou neuroeixo, ao conjunto

Leia mais

DISJUNÇÃO RÁPIDA DA MAXILA REVISÃO DE LITERATURA

DISJUNÇÃO RÁPIDA DA MAXILA REVISÃO DE LITERATURA DISJUNÇÃO RÁPIDA DA MAXILA REVISÃO DE LITERATURA USINGER, Rafael Luís 1 DALLANORA, Lea Maria Franceschi 2 Resumo A atresia maxilar é uma deformidade dentofacial cada vez mais presente, ela é caracterizada

Leia mais

Manual Snap On Smile Página 1

Manual Snap On Smile Página 1 Manual Snap On Smile Página 1 SnapOn Smile redefine o conceito de provisórios. O Snap On Smile não é invasivo, é fácil de usar e seu paciente vai adorar. Chega de procedimentos complicados que requerem

Leia mais

INSTRUÇÕES DE PROCESSAMENTO

INSTRUÇÕES DE PROCESSAMENTO INSTRUÇÕES DE PROCESSAMENTO Cores SR Vivodent S PE: 11 Cores PE (01, 1A, 2A, 1C, 2B, 1D, 1E, 2C, 3A, 3E, 4B. Seleção de cores As cores dos dentes são determinadas com a ajuda de uma escala de cores disponível

Leia mais

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ Planos de Cera março. 2014 pág. 1 PLANOS DE ORIENTAÇÃO Pode-se dizer que a fase do plano de cera equivale à confecção de um projeto de engenharia. Essa fase deve ser atentamente observada, avaliada e,

Leia mais

Correção ortopédica do complexo craniomaxilar através de um controle dental em massa

Correção ortopédica do complexo craniomaxilar através de um controle dental em massa Artigo Traduzido Correção ortopédica do complexo craniomaxilar através de um controle dental em massa Craniomaxillary orthopedic correction with en masse dental control INTRODUÇÃO A correção ortopédica

Leia mais

Má oclusão Classe III de Angle, subdivisão direita, tratada sem exodontias e com controle de crescimento*

Má oclusão Classe III de Angle, subdivisão direita, tratada sem exodontias e com controle de crescimento* C a s o C l í n i c o B B O Má oclusão Classe III de Angle, subdivisão direita, tratada sem exodontias e com controle de crescimento* Sérgio Henrique Casarim Fernandes** Resumo A Classe III de Angle é

Leia mais

CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA

CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA Frenectomia lingual - Ulectomia - Dentes anquilosados Prof es so ra : Da niel a P. R ag gi o Tu to ra : Je nny Aba nt o Avaliação clínica História clínica sistêmica e pregressa

Leia mais

Filosofia do Tratamento Ortodôntico com Braquetes Autoligáveis Passivos ROGÉRIO SCHMIDT ARMANDO

Filosofia do Tratamento Ortodôntico com Braquetes Autoligáveis Passivos ROGÉRIO SCHMIDT ARMANDO Filosofia do Tratamento Ortodôntico com Braquetes Autoligáveis Passivos ROGÉRIO SCHMIDT ARMANDO Cap. 01 Biomecânica com Braquetes Autoligados 24 Cap. 02 Uso da Eficiência nos Braquetes Autoligados 70 Cap.

Leia mais

Extracções Seriadas. Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Diana Assunção

Extracções Seriadas. Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Diana Assunção Extracções Seriadas Mestrado Integrado em Medicina Dentária Diana Assunção 2012 Orientador: Mestre Marcolino Gomes Co-orientador: Professor Doutor Fernando Guerra 2 Extracções Seriadas EXTRACÇÕES SERIADAS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO 1 Dente Composição do Dente Esmalte Complexo dentino pulpar Cemento

Leia mais

Impactação e Erupção Ectópica dc de Caninos Permanentes: Diagnóstico e Terapêutica

Impactação e Erupção Ectópica dc de Caninos Permanentes: Diagnóstico e Terapêutica Impactação e Erupção Ectópica dc de Caninos Permanentes: Considerações Gerais, Diagnóstico e Terapêutica Objetivo Revisar aspectos da etiologia, diagnóstico e conduta clínica para caninos impactados ou

Leia mais

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva Sala 01 Estomatologia, patologia e radiologia 08:00 15492 CONTAGEM DE AGNORS EM CÉLULAS EPITELIAIS DA MUCOSA ORAL DE USUÁRIOS DE CANNABIS SATIVA 08:30 15558 INCIDÊNCIA DAS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES BUCAIS

Leia mais

Distrator EXTRA Smile. Sistema DELTA. Dando ás pessoas um lindo sorriso. Distribuidor Master

Distrator EXTRA Smile. Sistema DELTA. Dando ás pessoas um lindo sorriso. Distribuidor Master Sistema DELTA Dando ás pessoas um lindo sorriso. Distribuidor Master ÍNDICE I. Introdução 4 II. Características 5 III. Técnica Cirúrgica 6 IV. Informação do produto 8 V. Informação do paciente 10 TITAMED

Leia mais

Correto

Correto Aula MBGR parte II Correto Trespasse vertical e horizontal Trespasse vertical ou sobremordida ou overbite = Considerado normal quando o incisivo superior recobre até 3 mm do incisivo inferior. Acima

Leia mais

VALCÁCIA FERNANDES MACÁRIO NUNES AVALIAÇÃO CEFALOMÉTRICA DA INTRUSÃO DE CANINOS PELO MÉTODO DE RICKETTS ESTUDO COM IMPLANTES METÁLICOS

VALCÁCIA FERNANDES MACÁRIO NUNES AVALIAÇÃO CEFALOMÉTRICA DA INTRUSÃO DE CANINOS PELO MÉTODO DE RICKETTS ESTUDO COM IMPLANTES METÁLICOS Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Odontologia de Araraquara VALCÁCIA FERNANDES MACÁRIO NUNES AVALIAÇÃO CEFALOMÉTRICA DA INTRUSÃO DE CANINOS PELO MÉTODO DE RICKETTS ESTUDO COM IMPLANTES

Leia mais

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Odontologia Extensão Universitária - ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Conceitos Restauradores de Oclusão:

Leia mais

REALIZADA COM APARELHO FIXO, EXTRAÇÃO DOS PRIMEIROS PRÉ-MOLARES E ANCORAGEM EXTRABUCAL CERVICAL. PAULO EDUARDO GUEDES CARVALHO

REALIZADA COM APARELHO FIXO, EXTRAÇÃO DOS PRIMEIROS PRÉ-MOLARES E ANCORAGEM EXTRABUCAL CERVICAL. PAULO EDUARDO GUEDES CARVALHO A INFLUÊNCIA DO PADRÃO DE CRESCIMENTO FACIAL ANTERIOR NA CORREÇÃO DA MÁ OCLUSÃO DE CLASSE II, 1 a DIVISÃO, REALIZADA COM APARELHO FIXO, EXTRAÇÃO DOS PRIMEIROS PRÉ-MOLARES E ANCORAGEM EXTRABUCAL CERVICAL.

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO ARCO PROGÊNICO NO TRATAMENTO DA MORDIDA CRUZADA ANTERIOR PSEUDO-CLASSE III RELATO DE CASO

A UTILIZAÇÃO DO ARCO PROGÊNICO NO TRATAMENTO DA MORDIDA CRUZADA ANTERIOR PSEUDO-CLASSE III RELATO DE CASO Vol.51(2),pp.21-26 (Jan - Mar 2017) Revista UNINGÁ A UTILIZAÇÃO DO ARCO PROGÊNICO NO TRATAMENTO DA MORDIDA CRUZADA ANTERIOR PSEUDO-CLASSE III RELATO DE CASO THE USE OF PROGENIC ARC TREATMENT OF PREVIOUS

Leia mais

da cefalometria em 1931 por Broadbent longitudinalmente procurado estruturas referência longitudinal se tornasse

da cefalometria em 1931 por Broadbent longitudinalmente procurado estruturas referência longitudinal se tornasse SOREPOSIÇÃO CEFALOMÉTRICA Desde a introdução da cefalometria em 1931 por roadbent os pequisadores e ortodontistas clínicos que estudam o desenvolvimento craniofacial longitudinalmente têm procurado estruturas

Leia mais

catálogo 2016 implantes

catálogo 2016 implantes catálogo 2016 implantes Cilíndrico HE Proteção Abutment Antifratura. Implante Cilíndrico com encaixe Hexagonal Externo Superfície tratada com Jateamento e Ataque Ácido Torque de colocação no Implante Hexágono

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Na imagem radiográfica de um dente íntegro todas as partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Agora começamos

Leia mais

Mantenedores de Espaço e sua Aplicação Clínica

Mantenedores de Espaço e sua Aplicação Clínica REVISÃO DA LITERATURA Mantenedores de Espaço e sua Aplicação Clínica Guidelines on the Use of Space Maintainers Renato Rodrigues de ALMEIDA* Renata Rodrigues de ALMEIDA-PEDRIN** Marcio Rodrigues de ALMEIDA***

Leia mais

Nervo Trigêmeo. (V par) Miguel A. Xavier de Lima

Nervo Trigêmeo. (V par) Miguel A. Xavier de Lima Nervo Trigêmeo (V par) Miguel A. Xavier de Lima Conceitos básicos sobre nervos -Motores -Somáticos -SNA -Sensitivos I m p o r t â n c i a p a r a a O d o n t o l o g i a -Bases para anestesia minimizar

Leia mais

1) grade fixa 2) arco palatino 3) banda 4) solda para unir a banda ao arco FIGURA 1 FIGURA 2

1) grade fixa 2) arco palatino 3) banda 4) solda para unir a banda ao arco FIGURA 1 FIGURA 2 Série Aparelhos Ortodônticos GRADE PALATINA GRADE PALATINA A grande preocupação atual em identificar-se as características de uma má oclusão nos sentidos transversal e vertical, deve-se ao fato de que

Leia mais

Série Considerações Clínicas. Para ajudar você a tratar com mais segurança. Apinhamento.

Série Considerações Clínicas. Para ajudar você a tratar com mais segurança. Apinhamento. Série Considerações Clínicas. Para ajudar você a tratar com mais segurança. Apinhamento. É mais previsível tratar apinhamento com alinhadores Invisalign se... dentes anteriores estão retroincinados ou

Leia mais

Patologia Buco Dental Prof. Dr. Renato Rossi Jr.

Patologia Buco Dental Prof. Dr. Renato Rossi Jr. Cistos Odontogênicos Introdução Os cistos derivados dos tecidos odontogênicos são caracterizados como lesões de extraordinária variedade. O complexo desenvolvimento das estruturas dentárias é refletido

Leia mais