CFIUTE. Uma abordagem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CFIUTE. Uma abordagem"

Transcrição

1 CFIUTE diferenciadra Uma abrdagem da frmaçã

2 Quem Sms? O Centr de Frmaçã Interaçã UBI Tecid Empresarial (CFIUTE) é uma unidade de interface entre a UBI e a Sciedade nas áreas da frmaçã prfissinal. Enquant rganism de suprte de intervençã da UBI na área de frmaçã prfissinal: Organiza; Realiza; Crdena e gere ações de frmaçã. Em parceria cm as Faculdades, Centrs e Serviçs da UBI, u autnmamente cm rganizações públicas e privadas, nacinais e estrangeiras, CFIUTE prmve frmaçã prfissinal de excelência. O CFIUTE é um centr que visa ptenciar as capacidades e criar cndições de valrizaçã prfissinal, através de uma perfeita articulaçã entre a frmaçã académica e frmaçã prfissinal, à cmunidade académica e sua envlvente.

3 Princípis Essenciais A rganizaçã, desenvlviment e funcinament de curss de frmaçã prfissinal da Universidade da Beira Interir sã da respnsabilidade d CFIUTE que se rege pels seguintes pressupsts: MISSÃO O CFIUTE tem cm missã cntribuir nas suas áreas de cmpetência para desenvlviment lcal, reginal e nacinal através da valrizaçã prfissinal, técnica e cultural das pessas e das rganizações em geral, seguind a plítica e s princípis definids na missã da Universidade da Beira Interir sbretud n que se refere à transmissã e difusã d saber.

4 Princípis Essenciais VISÃO O CFIUTE enquant unidade de interface da UBI pretende: Ser um centr de referência na frmaçã a nível reginal e nacinal; Cntribuir para que a UBI se afirme a nível nacinal e internacinal; Ser um serviç de excelência em tdas as atividades em que se envlve; Ser uma entidade recnhecida pela qualidade ds serviçs que presta e acreditada pelas diversas entidades de acreditaçã, nacinais e internacinais, relevantes nas áreas de atividade exercidas.

5 Princípis Essenciais VALORES E PRINCÍPIOS O CFIUTE na sua relaçã interna cm dcentes, investigadres e trabalhadres em funções públicas e na relaçã externa, cm rganisms públics e privads, rienta-se pels seguintes valres e princípis: Respnsabilidade e pratividade de frma a antecipar as necessidades de frmaçã ds seus clientes; Prfissinalism, iniciativa e eficiência; Integridade, hnestidade e lealdade nas relações internas e externas; Empenh, trabalh em equipa e criatividade.

6 Princípis Essenciais LINHAS DE ATUAÇÃO ESTRATÉGICA Na atividade que desenvlve enquant entidade frmadra, CFIUTE nrteia-se pels seguintes bjetivs: Cntribuir para a valrizaçã pessal e prfissinal ds recurss humans a que se destinam a frmaçã que desenvlve; Cntribuir para aument ds níveis de eficácia e eficiência das rganizações públicas e privada; Respnder cm qualidade técnica e pedagógica às necessidades frmativas ds mercads para que dirige a sua intervençã.

7 Equipa Mári Lin Barata Raps Diretr d CFIUTE Vera Marina Pires Antunes Técnica Superir Luísa Maria de Almeida Craveir Csta Técnica Superir Márci Jsé Marques Cunha Técnic de Frmaçã

8 Prestaçã de Serviçs A prestaçã de serviçs assenta ns seguintes pilares: Q ualidade S atisfaçã O rganizaçã

9 Áreas de Frmaçã Cnsegue dar respsta em tdas as áreas da frmaçã, das quais se destaca: 1 Frmaçã de Prfessres e Frmadres 2 Línguas e Literaturas Maternas 3 Audivisuais e Prduçã ds Média 4 Desenvlviment Pessal e Prfissinal 5 Ciências Infrmáticas 6 Infrmática na Ótica d Utilizadr 7 Matemática e Estatística

10 Frmaçã Interna N que respeita à frmaçã interna as necessidades, em terms de recurss humans, serã em primeira instância, supridas através da reafetaçã e d desenvlviment de ações de frmaçã rientadas para as funções e tarefas a desempenhar. O mdel de frmaçã a implementar pel CFIUTE em parceria cm Gabinete de Qualidade visa prmver frmaçã as trabalhadres em Funções Públicas da UBI e SASUBI de frma a cumprir a legislaçã: De acrd cm n.º 5 d artig 12º, d Decret-Lei n.º 86-A/2016 de 29 de dezembr, s plans de frmaçã devem tendencialmente assegurar a tds s trabalhadres uma u mais ações de frmaçã em cada três ans. Desde 2011, huve mais de 1500 participações em ações de frmaçã, envlvend cerca de 800 clabradres d grup UBI (SASUBI e UBI).

11 Desde 2007 a frmar pessas

12 Certificaçã A UBI, atualmente, está certificada pelas seguintes entidades: IEFP Frmaçã Pedagógica Inicial de Frmadres IPDJ Institut Prtuguês d Desprt e da Juventude CCPFC Cnselh Cientific Pedagógic da Frmaçã Cntínua Academia Cisc Academia Micrsft Centr Autrizad Pearsn VUE Centr de Testes Certiprt Centr Frmaçã Autrizad ESRI CSWA Prvider Slidwrks Escla de Frmaçã de Nadadres-Salvadres Prfissinais da Beira Interir (Certificaçã em curs)

13 Certificaçã Institut de Empreg e Frmaçã Prfissinal Frmaçã Pedagógica Inicial de Frmadres O curs de Frmaçã Pedagógica Inicial de Frmadres é autrizad pel IEFP, I.P. e tem a duraçã mínima de 90 hras. Este curs destina-se a tdas as pessas cm habilitações superires a 9º an de esclaridade e permite bter Certificad de Cmpetências Pedagógicas (CCP) para ministrarem frmaçã.

14 Certificaçã Institut Prtuguês d Desprt e da Juventude O CFIUTE rganiza ações de frmaçã devidamente certificadas pel IPDJ, IP. Estes curss sã rganizads em parceria cm Departament de Ciências d Desprt, cujas prpstas frmativas se destinam nã só as seus estudantes e alumni, cm tds s treinadres que pretendam atualizar-se, desenvlvend cmpetências de carácter transdisciplinar e transversal na área das Ciências d Desprt e cmpetências específicas das diferentes mdalidades em que estã inserids.

15 Certificaçã CCPFC Cnselh Cientific Pedagógic da Frmaçã Cntínua A UBI é uma entidade frmadra acreditada pel CCPFC cm númer de regist CCPFC/ENT-ES-0718/16, válid até 31 de Outubr de 2019; É um centr de frmaçã cm qualidade cmprvada e está a funcinar de acrd cm regime jurídic em vigr, decret-lei n.º 22/2014 de 11 de fevereir e despach n.º 5418/2015, de 22 de mai; A ferta frmativa resulta da articulaçã entre s Departaments da UBI cm cicls de estud na área da educaçã, CFAEBI Centr de Frmaçã da Assciaçã de Esclas da Beira Interir e s dcentes que ns prcuram. O CFIUTE rganiza e gere ações de frmaçã dirigidas as educadres de infância, dcentes ds ensins básic e secundári e educaçã especial. A frmaçã cntínua tem um papel crucial na valrizaçã ds prfissinais, n desenvlviment rganizacinal das esclas e na melhria das aprendizagens ds aluns e pretende respnder às necessidades referenciadas.

16 Certificaçã Academia Cisc O Prgrama da Academia CISCO da UBI é encarad cm um prjet de frmaçã prfissinal dinâmic e cmplementar a ensin superir, que permite dtar s aluns e prfissinais d ram cm qualificações tecnlógicas relevantes na área das redes de cmputadres, aumentand a respetiva cmpetitividade n mercad de trabalh glbal. Atualmente a academia prmve a seguinte Oferta frmativa: CCNA 1 Intrductin t Netwrks CCNA 2 Ruting and Switching Essentials CCNA 3 Scaling Netwrks CCNA 4 Cnnecting Netwrks Linux Essentials CCNA Security

17 Certificaçã Academia Micrsft Atualmente, mercad de trabalh prcura mã-de-bra altamente qualificada em tecnlgias Micrsft, send as certificações Micrsft um fatr diferenciadr, a UBI apstu recentemente numa Academia Micrsft. A Academia Micrsft da UBI irá ferecer as seguintes certificações: MTA - Micrsft Technlgy Assciate - Esta certificaçã destina-se a pessas que pensam entrar n ram da tecnlgia; MOS - Micrsft Office Specialist Permite certificar pessas para usarem de frma eficiente s prgramas d Office. MCE - Micrsft Certified Educatr - destina-se a prfessres que pretendam adquirir cmpetências e um mair cnheciment tecnlógic para prprcinar as aluns uma experiência mais rica e persnalizada na área das tecnlgias.

18 Certificaçã Centr Autrizad Pearsn VUE A UBI é um Centr de Testes Autrizad Pearsn VUE - Authrized Test Centre; O Centr realiza prvas de certificaçã ds grandes fabricantes mundiais tais cm Adbe, Cisc, Citrix, CmpTIA, Linux Prfessinal Institute, Nvell, Oracle, Red, Hat, SAP, SPSS entre utrs; Este Centr de Testes funcina n CFIUTE e realiza exames de certificaçã quer para aluns quer para públic extern; Para verificar tds s testes que pdem ser realizads pde aceder a site:

19 Certificaçã Centr de Testes Certiprt O centr de testes Certiprt dispnibiliza exames de certificaçã recnhecids internacinalmente, através de uma platafrma rápida e segura. Os exames realizads na Certiprt permitem as candidats cmprvar seu cnheciment e as suas capacidades/ cmpetências técnicas, resultand em níveis acrescids de perfrmance individual, cnfiança e diferenciaçã. Pderá realizar s Exames de Certificaçã MOS (Micrsft Office Specialist) e MTA (Micrsft Technlgy Assciate) n Centr de Exames Certiprt da UBI.

20 Certificaçã Centr Frmaçã Autrizad ESRI - UBI A UBI é um Centr de Frmaçã Autrizads (CFA) certificad pela Esri Prtugal para realizar Frmaçã Certificada Esri de Sistemas de Infrmaçã Gegráfica (SIG), recrrend exclusivamente à tecnlgia Esri Prtugal.

21 Certificaçã CSWA Prvider Slidwrks A UBI está acreditada pela DS SlidWrks Crpratin cm CSWA Prvider, para a realizaçã da certificaçã inicial em ambiente académic CSWA Academic ds utilizadres d sftware de mdelaçã sólida SlidWrks. O SlidWrks é sftware atualmente utilizad na UBI, em Unidades Curriculares relacinadas cm a Mdelaçã Sólida e cm Desenh Técnic. Pr ser um sftware também utilizad de frma extensiva em ambiente empresarial e industrial, a btençã desta certificaçã, pels estudantes, pde relevar-se uma vantagem cmpetitiva n mment da inserçã n mercad d trabalh, mtiv prque fi integrada n plan de frmaçã d CFIUTE.

22 Certificaçã Escla de Frmaçã de Nadadres-Salvadres Prfissinais A UBI submeteu um pedid de certificaçã para ser uma Escla de Frmaçã de Nadadres- Salvadres Prfissinais, de frma a pder ministrar s curss de nadadr salvadr numa primeira fase e psterirmente de crdenadr nadadrsalvadr e frmadr nadadr salvadr. Esta candidatura fi realizada de acrd cm s referenciais de frmaçã dispníveis pel Institut de Scrr a Náufrags (ISN), e visa a aquisiçã de um cnjunt de cnheciments e cmpetências prfissinais que permitam exercíci da atividade prfissinal numa das categrias de nadadr-salvadr. Estams a aguardar a vistria e aprvaçã da candidatura para dar seguiment a prcess.

23 Certificams: Cngresss Wrkshps Semináris Curss de Curta Duraçã Frmaçã Prfissinal Se pretende rganizar algum destes events cntacte-ns que ns tratams de tud. Basta preencher seguinte frmulári.

24 Vantagens Vantagens de Certificar s seus events/ curss As frmações sã registadas na platafrma SIGO: Frmações mdulares (Prtaria n.º 230/2008, de 7 de març, cm a redaçã dada pela Prtaria n.º 283/2011, de 24 de utubr); Frmaçã certificada nã inserida n Catálg Nacinal de Qualificações (Prtaria n.º 474/2010, de 8 de julh); Permite ter acess: Passaprte Qualifica - O Passaprte Qualifica é um instrument tecnlógic de regist das qualificações e cmpetências adquiridas u desenvlvidas a lng da vida d adult e de rientaçã para percurss de aprendizagem. Regist Individual de Cmpetências (RIC) - apresenta regist detalhad das cmpetências adquiridas e das frmações realizadas pel adult.

25 A Frmaçã passa pel CFIUTE CONTACTOS: Rua Marquês de Pmbal Cvilhã Telefne: Ext

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) (Ensin Universitári e Plitécnic) Outubr 2012 Caracterizaçã d pedid A1. Instituiçã

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) (Ensin Universitári e Plitécnic) Agst 2016 Caracterizaçã d pedid A1. Instituiçã

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE Entidade: Direçã-Geral ds Estabeleciments Esclares () Mrada: Praça de Alvalade, nº 12 1749-070 Telefne: 218433910 Crrei eletrónic: atendiment@dgeste.mec.pt Síti da internet: https://www.dgeste.mec.pt/

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina. Infrmaçã da Prva de Exame de Equivalência à Frequência de Prjet Tecnlógic Códig: 196 2013 Curs Tecnlógic de Infrmática/12.º Prva: Pr (Prjet) Nº de ans: 1 Duraçã: 30-45 minuts Decret-Lei n.º 139/2012, de

Leia mais

[FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU II]

[FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU II] 2018 [FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU II] FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE REMO 1 CALENDARIZAÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE TREINADORES DE GRAU II 1. Lcal de realizaçã 1. Cimbra, pst náutic

Leia mais

Regulamento de Frequência Capacidade Profissional Gerentes

Regulamento de Frequência Capacidade Profissional Gerentes Regulament de Frequência Capacidade Prfissinal www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V02 31.10.2016 Regulament de Frequência Capacidade Prfissinal [Esclha a data] Índice 1- Enquadrament...

Leia mais

Regulamento Interno Formação Profissional

Regulamento Interno Formação Profissional Página 1 de 10 Elabrad pr: Equipa Data: 03.05.2017 Aprvad: Direçã Data: 04.05.2017 Página 2 de 10 Índice Intrduçã 3 1- Apresentaçã d Serviç 3 2 Frmand(a)s 5 3- Avaliaçã 6 4 Certificaçã 7 5 Funcinament

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios de Avaliação 2017/2018

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios de Avaliação 2017/2018 DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARDUNHA E XISTO, FUNDÃO 161123 Medalha de Prata de Mérit Municipal Departament de Ciências Sciais

Leia mais

[FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I]

[FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I] 2018 [FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I] FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE REMO 1 CALENDARIZAÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE TREINADORES DE GRAU I 1. Lcal de realizaçã Gramid, Gndmar Aulas

Leia mais

Regulamento de Frequência: CMT Certificação de Motorista de Táxis

Regulamento de Frequência: CMT Certificação de Motorista de Táxis Regulament de Frequência: CMT Certificaçã de Mtrista de Táxis www.academiadprfissinal.cm email:geral@academiadprfissinal.cm V01 Regulament de Frequência: CMT Certificaçã de Mtrista de Táxis [Esclha a data]

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt Índice Designaçã d Curs... 2 Duraçã Ttal... 2 Destinatáris... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisits... 2 Objetiv Geral... 2 Objetivs Específics... 2 Estrutura mdular

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Relações Internacionais Currículo 2018/1

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Relações Internacionais Currículo 2018/1 Regulament das Atividades Cmplementares d Curs de Relações Internacinais Currícul 2018/1 Em cnfrmidade cm a Resluçã nº 4, de 04..2017, da Câmara de Educaçã Superir d Cnselh Nacinal de Educaçã (CES/CNE),

Leia mais

Regulamento Interno Formação Profissional

Regulamento Interno Formação Profissional Frmaçã Prfissinal Ediçã: 06 Página 1 de 10 Elabrad pr: Equipa Data: 19.02.2018 Aprvad: Cnselh de Administraçã Data:22.02.2018 Frmaçã Prfissinal Ediçã: 06 Página 2 de 10 Índice Intrduçã 3 1- Apresentaçã

Leia mais

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V06 31.10.2016 Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança Índice 1- Enquadrament... 3

Leia mais

COMUNICAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA Nº 1/

COMUNICAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA Nº 1/ COMUNICAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA Nº 1/2018-19 Exº(a) Senhr(a) Pai / Mãe / Encarregad(a) de Educaçã N iníci d an letiv 2018-19, du-lhe as bas vindas, a si e a(à) seu(ua) educand(a), e desej que mesm decrra da

Leia mais

Regulamento de Frequência - ADR

Regulamento de Frequência - ADR Regulament de Frequência - ADR www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V09 17.05.2018 Regulament de Frequência - ADR [Esclha a data] Índice 1- Enquadrament... 3 2 Critéri de Selecçã

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A finalidade desta plítica é prprcinar a tds s titulares de dads que pr qualquer mei digital, ns frnecem infrmaçã, cnheciment necessári sbre a gestã que fazems ds seus dads pessais.

Leia mais

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V07 17.05.2018 Índice 1- Enquadrament... 3 2 Critéri de Selecçã e Entrada e Requisits Mínims...

Leia mais

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. OBJETIVO A plítica de treinament e desenvlviment tem cm bjetiv estabelecer cndições exigíveis para identificar as necessidades cletivas e individuais de treinament, prprcinand as prfissinais, qualificaçã

Leia mais

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA SAÚDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. N. o de Março de 2006 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 1839

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA SAÚDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. N. o de Março de 2006 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 1839 N. 52 14 de Març de 2006 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 1839 5 Determinar que a EMEPC apresente à cmissã um relatóri semestral das respectivas actividades. Presidência d Cnselh de Ministrs, 16 de Fevereir

Leia mais

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES 1 Índice 1 Enquadrament... 3 2 Objetivs... 3 3 Requisits para participaçã...

Leia mais

Atividades a desenvolver. 1º Período - 12 de setembro a 17 de setembro

Atividades a desenvolver. 1º Período - 12 de setembro a 17 de setembro Agrupament de Esclas da Caparica Planificaçã das Atividades d Cnselh Pedagógic e Estruturas de Gestã Intermédia Dcument Orientadr - 2013/2014 1 O Cnselh Pedagógic é órgã de crdenaçã e supervisã pedagógica

Leia mais

CAOMZ06 PT:

CAOMZ06  PT: Curs de Especializaçã de Lgística Planeament Estratégic Crdenadr: Eng.º Vasc Carvalh Índice Duraçã Ttal... 2 Destinatáris... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisits... 2 Objetiv Geral... 2 Objetivs Específics...

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Empreendedrism) Página 1 de 8 Vale Empreendedrism (Vale Simplificad) Tiplgia Aquisiçã de serviçs de cnsultria na área d

Leia mais

Coordenador: Dra. Fátima Fernandes. MBA042 PT:

Coordenador: Dra. Fátima Fernandes. MBA042   PT: Crdenadr: Dra. Fátima Fernandes Índice Duraçã Ttal... 2 Destinatáris... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisits... 2 Objetiv Geral... 2 Objetivs Específics... 2 Estrutura mdular e respetiva carga hrária...

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 PDR2020 (Jvens agricultres) Página 1 de 7 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

MBA063 PT:

MBA063   PT: Índice Duraçã Ttal... 2 Destinatáris... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisits... 2 Objetiv Geral... 2 Objetivs Específics... 3 Estrutura mdular e respetiva carga hrária... 3 Cnteúds prgramátics... 3 Metdlgia...

Leia mais

Domínio de Autonomia Curricular

Domínio de Autonomia Curricular Dmíni de Autnmia Curricular Orientações Curriculares 5º an An letiv 2017-2018 Enquadrament legislativ Intrduçã O despach nº 5908/2017, de 5 de julh que regulamenta a pssibilidade de s Agrupaments e Esclas

Leia mais

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional Preparaçã para a Certificaçã de Gestr da Qualidade - Excelência Organizacinal OBJETIVOS DO CURSO Apresentar as participantes s cnteúds d Crp de Cnheciment necessáris à certificaçã, pssibilitand que aprimrem

Leia mais

Diretrizes para os Institutos Federais

Diretrizes para os Institutos Federais Ministéri da Educaçã Secretaria de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Diretrizes 2014-2018 para s Instituts Federais Diretria de Plíticas de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Diretria de Desenvlviment da Rede

Leia mais

Com esta formação pretende-se que os formandos, com pelo menos 50 % de sucesso atinjam os seguintes objetivos operacionais:

Com esta formação pretende-se que os formandos, com pelo menos 50 % de sucesso atinjam os seguintes objetivos operacionais: 1. OBJETIVOS GERAIS O curs de Especializaçã em Qualidade, Ambiente e Segurança tem cm bjetiv geral dtar s participantes de trein e aptidã implementar sistemas integrads de gestã da qualidade, ambiente

Leia mais

Regulamento Interno Formação Profissional

Regulamento Interno Formação Profissional Página 1 de 11 Elabrad pr: Equipa Data: 28.08.2018 Aprvad: Cnselh de Administraçã Data: 29.08.2018 Página 2 de 11 Índice Intrduçã 3 1- Apresentaçã d Serviç 3 2 Frmand(a)s 6 3- Avaliaçã 7 4 Certificaçã

Leia mais

Improve International - Ambassador Programme Estatuto

Improve International - Ambassador Programme Estatuto Imprve Internatinal - Ambassadr Prgramme Estatut Ediçã 2019 / 2020 Estatut d Ambassadr O estatut de Ambassadr da Imprve Internatinal é de carácter rganizacinal, prmcinal, recreativ e educacinal e nã tem

Leia mais

Edital 08/2010. Poderão se inscrever no processo candidatos que preencham os requisitos conforme relacionados abaixo:

Edital 08/2010. Poderão se inscrever no processo candidatos que preencham os requisitos conforme relacionados abaixo: Faculdade de Administraçã Centr de Educaçã a Distância Edital de Seleçã de Tutres a Distância UAB, I/SEED/MEC Edital 08/2010 A Universidade Federal de Juiz de fra (UFJF) trna públic, pr mei deste Edital,

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Dispõe sbre estági de estudantes; altera a redaçã d art. 428 da Cnslidaçã das Leis d Trabalh CLT, aprvada pel Decret-Lei nº 5.452, de 1º de mai de 1943, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembr de 1996; revga

Leia mais

o Instituto Politécnico Portalegre

o Instituto Politécnico Portalegre DEFESA NACION L - Institut Plitécnic Prtalegre PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL E O INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE Entre: O Ministéri da Defesa Nacinal através da Direçã-Geral

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ERICEIRA Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ERICEIRA Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ERICEIRA Estratégia de Educaçã para a Cidadania d Agrupament Intrduçã A escla tem sid desafiada a invar as suas práticas educativas, mercê das mudanças sciais, culturais, plíticas,

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

Consulta pública sobre a revisão da Estratégia Europeia para a Deficiência

Consulta pública sobre a revisão da Estratégia Europeia para a Deficiência Cnsulta pública sbre a revisã da Estratégia Eurpeia para a Deficiência 2010-2020 Na UE, há aprximadamente 80 milhões de pessas cm deficiência que diariamente enfrentam barreiras que as impedem de participar

Leia mais

FICHA DE CURSO. Curso de Especialização Pós-Graduada em Gestão e Manutenção de Equipamentos de Elevação - Elevadores

FICHA DE CURSO. Curso de Especialização Pós-Graduada em Gestão e Manutenção de Equipamentos de Elevação - Elevadores 1. Designaçã d Curs: Curs de Especializaçã Pós-Graduada em Gestã e Manutençã de Equipaments de Elevaçã - Elevadres 2. Denminaçã d Diplma u Certificad Diplma de Pós-Graduaçã em Gestã e Manutençã de Equipaments

Leia mais

O projeto Key for Schools PORTUGAL

O projeto Key for Schools PORTUGAL O prjet Key fr Schls PORTUGAL O teste Key fr Schls O teste Key fr Schls é cncebid para aplicaçã em cntext esclar e está de acrd cm Quadr Eurpeu Cmum de Referência para as Línguas O teste Key fr Schls permite

Leia mais

FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS Departament: Infraestrutura Direçã: Unidade de PPDU Categria: P4 Salári anual: USD 44,328

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Qualificação PME) Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Qualificação PME) Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Qualificaçã PME) Página 1 de 10 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

EDITAL FIP Nº063/2013

EDITAL FIP Nº063/2013 1 EDITAL FIP Nº063/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA O FUNDO DE INCENTIVO À PESQUISA (FIP) APRESENTADAS POR DOCENTES E DOUTORANDOS DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Ns terms

Leia mais

Alto Comissariado da Saúde

Alto Comissariado da Saúde Alt Cmissariad da Saúde QUAR 2010 Prject de Parecer emitid pel Alt Cmissariad da Saúde (GPEARI d Ministéri da Saúde) cm Análise Crítica da Aut-Avaliaçã d Institut Nacinal de Emergência Médica, I.P. Setembr

Leia mais

TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I]

TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I] 2015 [FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I] FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE REMO 1 CALENDARIZAÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE TREINADORES DE GRAU I 1. Lcal de realizaçã Lisba Aulas Teóricas:

Leia mais

Nova Carreira para Gestores Escolares para o Governo do Estado de São Paulo. Ana Maria Diniz, Claudia Costin e Nelson Marconi. Objetivos do Projeto:

Nova Carreira para Gestores Escolares para o Governo do Estado de São Paulo. Ana Maria Diniz, Claudia Costin e Nelson Marconi. Objetivos do Projeto: Nva Carreira para Gestres Esclares para Gvern d Estad de Sã Paul Ana Maria Diniz, Claudia Cstin e Nelsn Marcni Prjet desenvlvid para a criaçã da nva carreira de diretr de esclas em Sã Paul. Outubr 2008.

Leia mais

Programa Institucional de Internacionalização CAPES - PrInt Itens Financiáveis

Programa Institucional de Internacionalização CAPES - PrInt Itens Financiáveis Prgrama Institucinal de Internacinalizaçã CAPES - PrInt Itens Financiáveis Mdalidade de Financiament Duraçã prevista n PRINT-UNESP Mensalidade * (R$ - média mensal) AUXÍLIO E RECURSOS Auxíli para Missões

Leia mais

Apoios à Contratação através do IEFP

Apoios à Contratação através do IEFP Apis à Cntrataçã através d IEFP Car Assciad, A Assciaçã d Cmerci, Serviçs e Turism d Distrit de Beja, vem pr este mei infrmar que IEFP Institut de Empreg Frmaçã Prfissinal dispõe para an de 2013 de várias

Leia mais

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO Cncurs para api a iniciativas-pilt n âmbit das ecnmias criativas Nta: Este cncurs decrre em duas etapas. ENQUADRAMENTO A Fundaçã Caluste Gulbenkian

Leia mais

3º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 1º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

3º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 1º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 3º Cngress de e de Educaçã, Ciência e Cultura: Expandind as Frnteiras d Saber 1ª Circular O UDF - Centr Universitári, pr mei d Prgrama de Iniciaçã Científica, Tecnlógica e Invaçã, têm a hnra de cnvidá-l

Leia mais

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge Segunda alteraçã a Decret Regulamentar Reginal n.º 26/2007/A, de 19 de Nvembr, cm as alterações intrduzidas pel Decret Regulamentar Reginal n.º 10/2010/A, de 15 de Junh, que aprva Subsistema de Api a Desenvlviment

Leia mais

Seja um fornecedor reconhecido!

Seja um fornecedor reconhecido! A relevância da indústria brasileira de Higiene Pessal, Perfumaria e Csmétics n mercad glbal tem a fundamental participaçã da cadeia prdutiva d setr. Em busca de incentivar a cmpetitividade, frtalecer

Leia mais

Modalidades Artísticas

Modalidades Artísticas DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E MULTIMÉDIA (DSEAM) DOCUMENTO ORIENTADOR Mdalidades Artísticas 2.º e 3.º cicls d ensin básic e secundári ANO LETIVO 2015/2016 Índice Nta Intrdutória... 3 Objetivs:...

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificaçã/Critéris An Letiv 2018/2019 Nível de Ensin: Secundári Áreas/Disciplina: TOLC An: 2º Curs: Básic Científic-Humanístic Prfissinal X Planificaçã Períd Sequências/Temas/Móduls Cnteúds Prgramátics/Dmínis

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. Tecnologias Específicas

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. Tecnologias Específicas Escla Básica e Secundária de Santa Maria An Letiv 2017/2018 Infrmaçã Prva Especial de Avaliaçã Tecnlgias Específicas Prtaria 52/2016, de 16 de junh O presente dcument divulga infrmaçã relativa à Prva Especial

Leia mais

Esmeralda Gonçalinho Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP

Esmeralda Gonçalinho Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP Esmeralda Gnçalinh Fundaçã para a Ciência e a Tecnlgia, IP Em març de 2013, a Cmissã Eurpeia lançu a iniciativa Grand Calitin fr Digital Jbs, que endereça as questões da falta de cmpetências digitais e

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO Procedimento Operacional

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO Procedimento Operacional PO Prcediment Operacinal TREINAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PO. 03 11 1 / 8 1. OBJETIVOS Estabelecer uma sistemática para as atividades de treinament de pessal, bem cm determinar as cmpetências necessárias

Leia mais

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4)

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4) REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4) UFCD 0397 ATENDIMENTO E SERVIÇO PÓS-VENDA Carga hrária: 25 hras Objetivs Aplicar as técnicas de atendiment pós venda, esclarecend cliente

Leia mais

Planejamento Estratégico Fundação Educacional João XXIII RELATÓRIO FINAL MAIO 2017

Planejamento Estratégico Fundação Educacional João XXIII RELATÓRIO FINAL MAIO 2017 Planejament Estratégic Fundaçã Educacinal Jã XXIII RELATÓRIO FINAL MAIO 2017 APRESENTAÇÃO ü Apresentams s primeirs dads d Planejament Estratégic da Fundaçã Educacinal Jã XXIII, realizad n períd de setembr

Leia mais

Reedita, com alterações, a Resolução

Reedita, com alterações, a Resolução RESOLUÇÃO N 11/2011, DE 22 DE MARÇO DE 2011 Reedita, cm alterações, a Resluçã n 11/2005, de 13/12/2005, que estabelece critéris e rtina peracinal para atribuiçã de vagas de Prfessr Titular na UFMG. O CONSELHO

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Invaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O PORTEFOLIO DO CURSO DE MEDICINA

ORIENTAÇÕES SOBRE O PORTEFOLIO DO CURSO DE MEDICINA ORIENTAÇÕES SOBRE O PORTEFOLIO DO CURSO DE MEDICINA Os estudantes de Medicina, enquant prfissinais de saúde em prcess de frmaçã, devem recnhecer s aspets culturais e sciais da saúde, cmunicar efetivamente

Leia mais

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL)

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL) Designaçã d prjet Órgã de Acmpanhament das Dinâmicas Reginais de Lisba (OADRL) - 2016 Códig d prjet LISBOA-09-6177-FEDER-000003 Objetiv principal Criar as cndições e reunir s meis necessáris para exercíci

Leia mais

REGULAMENTO 1ª EDICÃO PRÉMIO FOOD FAB LAB

REGULAMENTO 1ª EDICÃO PRÉMIO FOOD FAB LAB REGULAMENTO 1ª EDICÃO PRÉMIO FOOD FAB LAB O TAGUSVALLEY assume um papel fundamental cm agente dinamizadr da invaçã e ecnmia da regiã e prcura as cndições necessárias para que as atividades ecnómicas sejam

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS Edital de Seleçã para Blsista d Prgrama PNPD/CAPES 1. PREÂMBULO 1.1. O Crdenadr d Prgrama

Leia mais

5. METODOLOGIAS FORMATIVAS

5. METODOLOGIAS FORMATIVAS 1. OBJETIVOS Pretende-se cm presente Dssier de Acreditaçã, identificar as cndições mínimas exigidas pel INEM, que devem ser cumpridas pela entidade acreditada na realizaçã da sua atividade frmativa. A

Leia mais

Programa IBP de Bolsas de Mestrado

Programa IBP de Bolsas de Mestrado 1. Infrmações Gerais Prgrama IBP de Blsas de Mestrad Term de Referência 8 Cicl - 2014 O Institut Brasileir de Petróle, Gás e Bicmbustíveis, ciente da imprtância da frmaçã de prfissinais cm capacitaçã adequada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO

UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO 1) INTRODUÇÃO A Universidade FEEVALE, pr mei da Incubadra Tecnlógica da FEEVALE ITEF apia desenvlviment

Leia mais

PROGRAMAS DE PREVENÇÃO EM AD

PROGRAMAS DE PREVENÇÃO EM AD PROGRAMAS DE PREVENÇÃO EM AD - 2017 C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L D E S A Ú D E M E N T A L, Á L C O O L E O U T R A S D R O G A S D E PA R T A M E N T O D E A Ç Õ E S P R O G R A M Á T I C A S E S T

Leia mais

DECRETO Nº 6.094, DE 24 DE ABRIL DE 2007.

DECRETO Nº 6.094, DE 24 DE ABRIL DE 2007. DECRETO Nº 6.094, DE 24 DE ABRIL DE 2007. Dispõe sbre a implementaçã d Plan de Metas Cmprmiss Tds pela Educaçã, pela Uniã Federal, em regime de clabraçã cm Municípis, Distrit Federal e Estads, e a participaçã

Leia mais

Regulamento eleitoral

Regulamento eleitoral Regulament eleitral Cnselh Geral Agrupament de Esclas de Grândla Regulament das eleições para Cnselh Geral Retirad d Regulament Intern d Agrupament de Esclas de Grândla e d DL nº 137/2012 de 2 de julh

Leia mais

Renovação de matrícula Constituição de Turmas

Renovação de matrícula Constituição de Turmas Renvaçã de matrícula Cnstituiçã de Turmas 2018-2019 Escla Secundária de Vila Verde, 19 de julh de 2017 O Diretr Suprte legal 1. O prcediments de matrícula/ renvaçã e as nrmas a bservar na distribuiçã de

Leia mais

ISLA Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém PLANO DE ATIVIDADES

ISLA Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém PLANO DE ATIVIDADES ISLA Institut Superir de Gestã e Administraçã de Santarém PLANO DE ATIVIDADES An letiv 2018/2019 Índice 1. Intrduçã... 3 2. Instalações... 3 3. Recurss pedagógics a adquirir / desenvlver... 3 4. Oferta

Leia mais

A Literacia Financeira no Fomento do Mercado de Valores Mobiliários. Gabinete de Literacia Financeira (GLF)

A Literacia Financeira no Fomento do Mercado de Valores Mobiliários. Gabinete de Literacia Financeira (GLF) 1 A Literacia Financeira n Fment d Mercad de Valres Mbiliáris 2 Gabinete de Literacia Financeira (GLF) 1. Enquadrament 2. Objectiv d Prgrama de Educaçã Financeira 3. Categrias d Prgrama de Educaçã Financeira

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL A eticadata sftware, pela sua visã, missã e valres cnsidera a frmaçã e desenvlviment prfissinal ds seus recurss humans cm uma pedra fundamental e diferenciadra

Leia mais

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP A Assciaçã de Estudantes da Faculdade de Psiclgia e de Ciências da Educaçã da Universidade d Prt (AEFPCEUP) recnhece que s rçaments participativs, utilizads

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - UBI MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA Ano lectivo ORIENTAÇÕES SOBRE O PORTEFOLIO DO CURSO DE MEDICINA

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - UBI MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA Ano lectivo ORIENTAÇÕES SOBRE O PORTEFOLIO DO CURSO DE MEDICINA An lectiv 2015-16 ORIENTAÇÕES SOBRE O PORTEFOLIO DO CURSO DE MEDICINA Os estudantes de Medicina, enquant prfissinais de saúde em prcess de frmaçã, devem recnhecer s aspets culturais e sciais da saúde,

Leia mais

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 47 48 3.1. VISÃO DE FUTURO DO MAIS RN PARA 2035 A classe empresarial ptiguar apresenta para a sciedade uma Visã de Futur usada e desafiadra.

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Internacionalização PME) Página 1 de 9. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Internacionalização PME) Página 1 de 9. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Internacinalizaçã PME) Página 1 de 9 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

QUARTA CIRCULAR Inscrições VIII CIPA

QUARTA CIRCULAR Inscrições VIII CIPA QUARTA CIRCULAR Inscrições VIII CIPA Prezadas e Prezads Clegas, Sã Paul, Salvadr, 24 de fevereir de 2018. A Assciaçã Brasileira de Pesquisa (Aut)Bigráfica (BIOgraph) e a Universidade Cidade de Sã Paul

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Empreendedrism Qualificad) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

Resolução nº 105, de 12 de dezembro de 2017.

Resolução nº 105, de 12 de dezembro de 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Institut Federal de Educaçã, Ciência e Tecnlgia d Ri Grande d Sul Cnselh Superir Resluçã nº 105, de 12 de dezembr de. O Presidente em

Leia mais

i 7Sorocaba, 13 de junho de 2014.

i 7Sorocaba, 13 de junho de 2014. Prefeitura de SOROCABA Gabinete d Prefeit GP-RI-0917/14 Senhr Presidente, EM2 4 J. AO EXP EXTERNO i 7Srcaba, 13 de junh de 2014. PRESIDENTE Em a a requeriment n 0981/2014, de autria d nbre Vereadr FE DO

Leia mais

FUNDOS ESTRUTURAIS NO FINANCIAMENTO DO SISTEMA CIENTÍFICO. Isabel Ribeiro Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

FUNDOS ESTRUTURAIS NO FINANCIAMENTO DO SISTEMA CIENTÍFICO. Isabel Ribeiro Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. FUNDOS ESTRUTURAIS NO FINANCIAMENTO DO SISTEMA CIENTÍFICO Isabel Ribeir Fundaçã para a Ciência e a Tecnlgia, I.P. Funds Estruturais em Ciência e Invaçã Reitria da UP 3 de utubr de 2016 Fundaçã para a Ciência

Leia mais

VIDA E ACTIVIDADES DO INSTITUTO (IUDPS)

VIDA E ACTIVIDADES DO INSTITUTO (IUDPS) VIDA E ACTIVIDADES DO INSTITUTO (IUDPS) NOTÍCIAS DO IUDPS Das actividades desenvlvidas n IUDPS destacam-se: A realizaçã a 27e 28 de Setembr de 2002, das Jrnadas de Frmaçã, integradas n Mestrad de Supervisã

Leia mais

Apresentação. Dez/2017

Apresentação. Dez/2017 Apresentaçã Dez/2017 Set/2017 O que é PerfrmanceWeb? É uma Platafrma Educacinal cmpleta destinada a Instituições de Ensin públic u privad Sistema de gestã para instituições de ensin cm recurss administrativ,

Leia mais

TEXTOS APROVADOS. Resolução do Parlamento Europeu, de 14 de setembro de 2017, sobre o futuro do programa Erasmus+ (2017/2740(RSP))

TEXTOS APROVADOS. Resolução do Parlamento Europeu, de 14 de setembro de 2017, sobre o futuro do programa Erasmus+ (2017/2740(RSP)) Parlament Eurpeu 2014-2019 TEXTOS APROVADOS P8_TA(2017)0359 Futur d prgrama Erasmus+ Resluçã d Parlament Eurpeu, de 14 de setembr de 2017, sbre futur d prgrama Erasmus+ (2017/2740(RSP)) O Parlament Eurpeu,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Extensão - PROEX Pró-Reitoria Estudantil PROEST PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES/UFAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Extensão - PROEX Pró-Reitoria Estudantil PROEST PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitria de Extensã - PROEX Pró-Reitria Estudantil PROEST PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES/UFAL Edital PROEX - 06/2018 EDITAL PARA BOLSAS NO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE INFOGRAFIAS

REGULAMENTO CONCURSO DE INFOGRAFIAS 1 REGULAMENTO CONCURSO DE INFOGRAFIAS SOBRE O PROJECTO O prjet EDUCO 2 CEAN é um prjet vencedr d Prgrama Eurpeu Erasmus+, que agrega várias iniciativas de api cmunitári centradas na educaçã, na aprendizagem

Leia mais

O Percurso de 5 anos do Subsistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (SubGQ_UC)

O Percurso de 5 anos do Subsistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (SubGQ_UC) O Percurs de 5 ans d Subsistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (SubGQ_UC) Eduard Ferreira da Silva, Gillian Mreira, Jsé Albert Rafael, Daniela Csta WORKSHOP 5 ANOS DE SubGQ_UC 12

Leia mais

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Dissertações Relatóri de Estági Trabalh Prjet 158 47 52 60 62 103 67 68 65 2014 2013 2012 43 25 27 2014 2013 2012 0 0 0 1 2 3 4 4 6 7 10 18 2014

Leia mais

Plano de Ocupação dos Tempos Escolares e Oferta ExtraCurricular

Plano de Ocupação dos Tempos Escolares e Oferta ExtraCurricular Plan de Ocupaçã ds Temps Esclares e Oferta ExtraCurricular Agrupament de Esclas da Gafanha da Encarnaçã agrupamentdeesclasdagafanhadaencarnaçã Equipa de Autavaliaçã Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. CONCEITOS...4

Leia mais

o Coesão e Coerência textuais a partir da especificidade do gênero.; Componentes Curriculares por módulo Módulo I Componentes Curriculares

o Coesão e Coerência textuais a partir da especificidade do gênero.; Componentes Curriculares por módulo Módulo I Componentes Curriculares 6.2.1 Cmpnentes Curriculares pr módul Módul I Cmpetências Bases Tecnlógicas Cmpnentes Curriculares Desenvlver algritms e prgramas de cmputadres para slucinar prblemas. Lógica; Algritms; Técnicas de prgramaçã;

Leia mais

GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO 2017

GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO 2017 Curs Guia Prátic Luanda, 20,21 e 22 de Març de 2017 - Htel**** Etapas, estrutura e ferramentas para a GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO 2017 3 dias para abrdar em prfundidade: As últimas tendências em Gestã

Leia mais

01/03/2015 GP III 1. Tópicos. O T&D é uma das mais poderosas ferramentas de transformação nas organizações.

01/03/2015 GP III 1. Tópicos. O T&D é uma das mais poderosas ferramentas de transformação nas organizações. Tópics pg 1.Treinament e Desenvlviment 2 2.Imprtância d T&D 3 3.Reflexã 4 4.Cnceit de Treinament 5 5.Cntribuiçã 6 6.Objetivs d Treinament 7 7.Indicadres a Priri de Necessidades de T&D 8 8.Indicadres a

Leia mais

Atuação das Organizações da Sociedade Civil na formação docente

Atuação das Organizações da Sociedade Civil na formação docente ANEXO III Frmulári pesquisa quantitativa (segunda etapa d estud) Atuaçã das Organizações da Sciedade Civil na frmaçã dcente Obrigad pr acessar questinári da pesquisa de mapeament d trabalh das rganizações

Leia mais

PREVISÃO E PLANIFICAÇÃO DE QUADRO

PREVISÃO E PLANIFICAÇÃO DE QUADRO Seminári Prátic Luanda, 21, 22 e 23 de Junh de 2017 - Htel**** Saiba cm desenvlver um planeament da estrutura rganizativa e alcance s bjectivs prfissinais desejads PREVISÃO E PLANIFICAÇÃO DE QUADRO Enquadrament

Leia mais