- O Orago da Paróquia será a invocação de N.S. Jesus Cristo na figura do Bom Pastor;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "- O Orago da Paróquia será a invocação de N.S. Jesus Cristo na figura do Bom Pastor;"

Transcrição

1 Paróquia Bom Pastor Dom Osório Wilibaldo Stoffel, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo Prelado de Rondonópolis - Paz e Benção de Deus a todos que virem este Decreto: Considerando o bem do Povo de Deus desta Prelazia, e tendo em vista que a Igreja do Bom Pastor, sita Rua Francisco Felix, nesta cidade de Rondonópolis, que até agora funcionou como sede e centro paroquial provisório, tem todas as condições e requisitos de ser Paróquia autônoma e plena jure decretamos e fazemos saber o seguinte: - Fica criada com data de 29 de julho de 1973 a Paróquia do Bom Pastor de Rondonópolis, desmembrada da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Rondonópolis, na sua área urbana e suburbana, e na área rural da Paróquia de S. Pedro Apóstolo da Pedra Preta, com mais abaixo se dirá; - O Orago da Paróquia será a invocação de N.S. Jesus Cristo na figura do Bom Pastor; - O território desta Paróquia será o seguinte: a) Partindo do Rib. Arareau segue o traçado da R. D. Pedro II até seu entroncamento com a Avenida Bandeirante, pela qual segue até a Rua Pedro Guimarães, por esta até a Avenida João Ponce de Arruda e por esta e seu prolongamento até o Córrego Canivete, desce por este até o Rib. Arareau, o qual atravessando sobe por ele até a barra do Córrego Lageadinho, deste ponto segue em linha reta até o entroncamento da Estrada de Três Pontes com a atual estrada de Guiratinga, pela qual volta rumo a Rondonópolis até o entroncamento com o prolongamento da Rua Francisco Felix, daí segue pelo traçado desta até o Rib. Arareau, pelo qual desce até o ponto inicial; b) Como parte rural fica anexado ao território da Paróquia Bom Pastor e desmembrado da Paróquia de S. Pedro Apóstolo da Pedra Preta toda área compreendida entre os Rios Tadarimana, Rio Vermelho, Rib. Coqueau ou Areia e a Divisa do Município de Rondonópolis com o Município de Guiratinga. - À Igreja do Bom Pastor entregamos todos os direitos de Igreja Matriz de Paróquia, inclusive Pia Batismal; - Os fiéis católicos residentes no território da Paróquia, como acima veio descrito, lembre-se que a graça da fé e do batismo os congregou num só e mesmo Povo de Deus. Porfiarão, portanto em vivenciar esta graça, permanecendo coesos na fé, na celebração do culto da Palavra de Deus e da Eucaristia e demais sacramentos, praticando a caridade e mútuo auxilio. Estarão unidos com o que preside à Comunidade, que é o Vigário nomeado pelo Bispo, a quem auxiliarão em todas as tarefas pastorais, bem como em ultimar a construção da matriz e casa Paroquial e das capelas e lugares de culto. Ao mesmo tempo proverão ao Vigário com digna e honesta subsistência, conforme o costume.

2 - O presente Decreto entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas todas as disposições em contrário. O Vigário nomeado fará a competente transcrição deste Decreto no Livro do Tombo da nova Paróquia, ao qual se ainda não existir dará abertura, bem como iniciará ou continuará todos os demais livros paroquiais, como sejam do Batismo, da Crisma, e de Casamentos. Os livros já abertos ou preenchidos ficam por este Decreto considerados como livros de registro da mesma Paróquia do Bom Pastor. - Dada e passada na sede desta Prelazia de Rondonópolis a 28 de julho de 1973, com sinal e selo da mesma. ADENDO - RETIFICAÇÃO DOS LIMITES: com a ereção da Paróquia Nossa Senhora da Aparecida, a 25 de março de 1979, ficaram reduzidos os limites da Paróquia do Bom Pastor, como segue: 1- Na área urbana da mesma permanecem à margem direita do Córrego Arareau, os mesmos limites e bairros descritos no Doc. de ereção da Paróquia Bom Pastor; 2- Do lado esquerdo do mesmo córrego fica pertencendo ao Bom Pastor somente o Loteamento e bairro denominado Vila Cardoso; 3- A área rural continua a mesma do doc. de ereção. Cúria Diocesana de Rondonópolis, 21 de agosto de O Tombo, como é chamado o livro que registra a história de qualquer paróquia, começou a ser escrito na nossa Paróquia do Bom Pastor em 01/01/72. A Paróquia, porém como capelania da Matriz do Sagrado Coração de Jesus, já existia desde o finzinho de De 67 bem diante, embora continuasse capelania teve características de paróquia independente, pois, os primeiros registros de batizados, casamentos, etc. datam desse ano. Morava eu capelão, junto com D. Vunibaldo, então o bispo da Prelazia e Pe. Lothar da paróquia de Vila Operária, na casa do primeiro, onde hoje é o Seminário Diocesano. Numa bicicleta que herdara do Pe. Lothar - que também andara nela mais de ano antes de ganhar seu primeiro jipe- passei a atender a capelania que tinha como sede o Educandário Santo Antonio nesse ano já em funcionamento. O Educandário pertencia à Prelazia e era dirigida pelas Irmãs da Ordem Terceiras Franciscana- hoje Irmãs da Ação Pastoral (FAP). Numa sala de aula rezávamos a missa durante a semana e aos domingos no pátio do Educandário. Nesse tempo a capela como Educandário era chamado de Santo Antonio. Foi, porém logo em 1968 que começou a ser oficialmente denominada, como hoje Capela do Bom Pastor. Nesse tempo tudo era cerrado, quando não matagal. A favela-verdadeiramente favela rodeava o Educandário e estendia-se pela hoje Comunidade D. Bosco. Era região paupérrima. Rapidamente D.

3 Vunibaldo nos construiu a casa paroquial, onde hoje resido. Ela era também escritório e sala de reuniões da capelania. Em 1968 iniciamos, com o auxílio dos católicos alemães, a construção do primeiro centro paroquial, mais tarde remodelado que passou a ser a sede da capelania, nele celebrando as Santas Missas também. Desde 1967 começamos o atendimento a zona rural, onde nesses anos havia mais pessoas do que na zona urbana. Era uma época da febre de derrubadas. Todo o longo da estrada de Guiratinga, muito precária, de terra, com pontinhas de madeira. Na área da capelania havia um maravilhoso formigueiro de famílias embrenhadas em estradinhas, trilheiros, matas... Foram tempos, até 74 de passar eu mais tempo na zona rural do que na cidade. Foi tempo de uma grande ajuda de leigos, jovens e, sobretudo das Irmãs da FAP que sempre me acompanhavam nestas viagens, muitas vezes indo na frente a preparar o povo para a minha chegada. Quanta gente nas rezas! Nas missas! Quantos batizados! Casamentos!... Quanto cansaço quanta alegria! Gleba União, Rio Vermelho (na ponte velha) mais tarde Córrego Seco, Berigue ( Tertu-Chico Mariano- Grotão) Floresta, Pontal do Areia, Dona Inácia, São Francisco, Pedro Zenobilino, Pedro Donato, Bela Vista, Reta Mineira, São Judas, Serrinha, Cascata, São José da Lagoa,Temisso, Ildeu, Alagoano, Bonança, Santo Antonio, Primavera, Cruzeiro, Peroba, Sucuri, Bandeirante, Ponto Chique, Tavares, São José do Povo, Moreiral... Povo hospitaleiro, religioso, amigo... Muitos desses lugares desapareceram muitos dos seus moradores foram para outros lugares, de todos guardamos gratíssima recordação. Entretanto a parte urbana da Capelania ia se desenvolvendo em torno do Centro Paroquial. Foi o tempo da CARITAS, com o seu atendimento à imensa multidão de necessitados, muitos dos quais vindo do interior, doentes, passaram a se hospedar em nossa Enfermaria como chamávamos a uns quartos para isso construído com o auxílio dos católicos alemães. Curso de formação para imensa quantidade de senhoras pobríssimas, aulas noturnas no Educandário para os mais desprotegidos, alfabetização e, sobretudo a FUNABEM (Fundação Nacional do Bem Estar do Menor) destinada a atender os filhos dessas famílias pobres que durante mais de 14 anos foi uma das obras mais caras do nosso coração, foram todas obras duma pastoral social para a qual tanto serviu e ainda serve o Centro Paroquial. Eram tempos do início do MCC ( Movimento de Cursilhos de Cristandade) que entrava vigorosamente e no qual nos engajamos dando e recebendo dele valiosa colaboração. Era o tempo d jipe sempre empoeirado, sempre deliciosamente lotado, sobretudo de crianças e adolescentes pois era tão fácil subir e descer dele. Foi tempo de grande mobilidade do Vigário. A sede era conduzida mais pelas irmãs e leigos. Foi uma fase pioneira da capelania.

4 Nesse tempo novamente com a ajuda dos católicos alemães iniciamos a construção da primeira igreja, ao lado do primeiro centro paroquial. Dado interessante dessa época, o recenseamento de 70 dava para a zona urbana da Capelania habitantes e para a zona rural também sete mil (em 80 a zona urbana passou para mais de e a zona rural algo abaixo de 7.000). Ao começar o livro tombo em 01 de janeiro de 1972, levado desde então dia por dia, já temos informações mais precisas, sobretudo melhor datadas. Em 1972, a primeira igreja estava em fase de acabamento. Menciona-se já o Conselho pastoral da Paróquia, prova do crescimento da consciência comunitária, efeito da Primeira Assembléia da Prelazia. O Educandário já havia passado de propriedade da Prelazia, dirigido pelas Irmãs da FAP, para a propriedade e direção das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Menciona-se a chegada da Ir. Ângela que trabalhou conosco mais de 10 anos, em 02/72 e um mês depois empossada como a primeira ministra extraordinária da Eucaristia da nossa Paróquia (hoje são 8 leigos e uma irmã). Celebra-se este ano o centenário das FMA com uma bela procissão de Nossa Senhora Auxiliadora desde o centro da cidade à Paróquia. A Irmã Iraci (M. Eugênia) da FAP, morando com suas co-irmãs na Vila Aurora, continuava ajudando com outras colegas à Paróquia na zona rural. Aliás, passaram vários anos morando em São José do Povo. Acontecia o primeiro Cursilho da Cristandade da Prelazia em Fátima em agosto de 72 e encontros da juventude em Campo Grande e Cuiabá. Os grupos de casais impulsionados pelos cursilhistas se tornavam mais numerosos e concorridos. Afinal em 73-29/07, já com D. Osório bispo, é oficialmente criada a nossa paróquia, que então deixa de ser capelania e o Pe. é oficialmente nomeado pároco efetivo em 16/08 do mesmo ano.a Ave Maria pela então rádio BRANIF, hoje Amorim Juventude é mencionada pela primeira vez de julho de Faz, pois 13 anos que este programa vem ao ar diariamente. Nossa gratidão a quantos tem nela trabalhado. É a rádio que sempre nos abriu este espaço. Começa a divisão da Paróquia em Comunidades com a Vila Aurora que teve a sua primeira Santa Missa numa barraca de palha, em 05 de janeiro de A Ir. Rute (FMA) foi a vigária durante todo o tempo que essa Comunidade foi nossa, com o nome de São Miguel. Depois de 78 foi entregue à recém-criada Paróquia Nossa Senhora da Aparecida.

5 A primeira ultréia dos cursilhistas da zona rural é mencionada em 72 (14 anos de perseverança). Joaquim, nosso atual teólogo, chega à paróquia em 13 de outubro de 1974 para iniciar seus estudos primários. Vinha do sertãozinho, município de Poxoréo, além do Pontal do Areia onde o Pe. Miguel o descobrira. São mencionados os natais e páscoas (semana santa) de aqueles tempos, nos mesmos moldes dos de hoje, com a mesma grande afluência do povo e das confissões que sempre tem sido um dos pontos altos assim no Natal como na Semana Santa na nossa Paróquia. Em as Irmãs FMA se decidem em caráter experimental engajar-se mais diretamente na Ação pastoral da Paróquia, o que deu muito impulso aos nossos nascentes centros comunitários. Nasce a Comunidade Assunção no Cascalhinho com sua primeira Missa, numa barraca de palha em 15 de agosto de 1976, a Ir. Joaquina (FMA), assumindo a coordenação. Cada um desses Centros Comunitários tenham missa uma vez ao mês um domingo à tarde, como nos outros domingos à tarde, também era atendidas comunidades da zona rural - nesse tempo não havia ainda a missa das 18 horas na Matriz. No Natal de 1976 menciona-se a primeira missa irradiada pela Rádio Branif (10 anos de presença trabalhando nesse programa dominical). Em 02/77 nasce o primeiro carnaval diferente que, já em seu décimo ano vem tendo grande sucesso evangelizador entre a juventude. Em fevereiro de 77 é realizada a primeira Assembléia Geral da Paróquia, cresce o senso de coresponsabilidade. Em 1978 de abril a junho, realizam-se as Santas Missões pregadas pelos Padres Redentoristas de Goiânia com grande repercussão na vida espiritual da Paróquia. É delas que procede ao rápido crescimento das nossas Comunidades eclesial de base com sua divisão em setores. Terminam com o ergui mento do cruzeiro que até o ano passado ( 85) dominou a esquina da nossa paróquia. Em 1978 começam os conselhos pastorais das nossas Comunidades de São Miguel e Assunção e em seguida as Assembléias delas.

6 Em 30/10/78 foi feita a interessante experiência de contar o número de pessoas participantes das missas dos domingos dando 956 pessoas na missa das 7 horas, 604 na missa das 08h30min horas e 508 na missa das 18: horas. Vê-se aí já mencionada a missa das 18 horas, que, aliás, começou sendo às 17 horas. Vê-se também que era ainda menos concorrida que as outras. O que com o tempo se inverteu. Era ainda também a primeira igreja, menor que a atual. Nesse domingo, domingo comum do ano, o total de fiéis foi, pois de Em 31/01/78 celebra-se a primeira Missa na nova Comunidade de D. Bosco pois o primeiro barraco de palha, construído em mutirão se levantou para as Santas Missões, em abril desse ano. Em 17/06/79, celebrou-se a primeira missa no novo Centro Comunitário de São João Batista, tendo pouco antes entregado o Centro Comunitário São Miguel a Nossa Senhora da Aparecida. Ir. Rute passou a coordenar esta. Em 04/08/79 nasce outra Comunidade, Santa Terezinha na Vila Cardoso. Houve pouco depois uma memorável Santa Missa com um mar de chuva dentro do barraco, com grande espírito esportivo de todos os participantes. Em 72 foi construída a primeira igreja em São José do Povo. Em 85 foi feita uma grande ampliação, pois o povo tornou-se bastante numeroso. Nasce a fraternidade cristã dos doentes - no primeiro domingo de outubro de 1980 foi dada a primeira bênção aos doentes. Em janeiro de 1981 em Campo Grande faz sua profissão religiosa a primeira moça da nossa paróquia, Ivone Goulart, na Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, seguida logo por Maria Rodrigues na Congregação de Jesus Adolescente. Inicia-se a missa pelas alas na 1ª segunda feira de cada mês em Em 1980 inicia-se a ampliação e reforma da Igreja Matriz. Em 1982 falece entre nós Ir. Orvalinda, que durante anos prestou serviços na Comunidade D. Bosco, deixando saudades!

7 Em 1982 D.Osório declara Nossa Senhora Auxiliadora a 2ª Padroeira da Paróquia Bom Pastor em homenagem às Filhas de Maria auxiliadora que aqui prestam grandes serviços. Em 31 de dezembro de 1983 tivemos a grata satisfação de ver o atual Pe. Líbio ser ordenado Diácono em nossa Igreja e, em 06 de janeiro de 1985 o Pe. Anísio ser empossado Vigário da nossa paróquia, o que veio nos facilitar muito os trabalhos. Durante todos esses anos a Paróquia caminhou com a Prelazia, assumindo os planos pastorais, crescendo assim na pastoral da juventude e nas CEBs. COMUNIDADES NOS BAIRROS Bairro Bom Pastor e Centro Padroeira - Sagrada Família. Bairro Jambalaia, Jardim Brasília e Pioneiro. Padroeiro - São João Bosco. Bairro Centro ( parte) e Vila Jardim Brasília ( parte). Padroeiro - São João Batista. Jardim Assunção, Jardim Pioneiro (parte). Padroeira - Nossa Senhora Assunção. Vila Cardoso e Vila Porocho Padroeira - Santa Terezinha do Menino Jesus. Contato:

8 Pároco: Pe. José Eder Ribeiro Lima Rua Francisco Félix,520 - Bairro Bom Pastor Cep Rondonópolis, Mt Fone: (66) Secretárias: Nilma e Áure Fonte: Plano Diocesano Pastoral

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 5555/05 P.L.L. N. 261/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 5555/05 P.L.L. N. 261/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Breve Histórico da Paróquia São João Batista Levantamento de dados da realização da Festa do Padroeiro Dados coletados através do Livro Tombo e depoimentos Organização: Lucas Bernardes

Leia mais

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE "EMANUEL"

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE EMANUEL Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7.14 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

agora a algumas questões Quem pode receber o

agora a algumas questões Quem pode receber o Pe. Henrique Soares da Costa Já vimos, nos artigos teologia do Batismo, isto é, do agora a algumas questões precedentes, os principais aspectos da significado deste sacramento. Respondamos, práticas. Quem

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

Nº 03 - Setembro/2007

Nº 03 - Setembro/2007 Nº 03 - Setembro/2007 Setembro - Mês da Bíblia Deus viu quanto havia feito e era muito bom Gn 1,31. Por que a Igreja coloca o mês de setembro como Mês da Bíblia, se todos os dias do Ano devem ser Bíblicos?

Leia mais

A menina que queria visitar a tia

A menina que queria visitar a tia Cenas urbanas A menina que queria visitar a tia A menina, conversando com a jornaleira, na manhã de domingo, tinha o ar desamparado. Revolvia, com nervosismo, um lenço com as pontas amarradas, dentro

Leia mais

TUDO COMEÇOU... Após alguns meses...

TUDO COMEÇOU... Após alguns meses... TUDO COMEÇOU... Muitas pessoas participaram pra que a igreja São José Operário existisse, no início a irmã Catarina saiu de casa em casa convidando os moradores do bairro pra participar de um culto dominical,

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida?

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida? Agora você vai conhecer dicas indispensáveis para o ministério de música no serviço à liturgia. Mas as orientações aqui apresentadas não dispensam as observações do celebrante. É ele quem preside e, por

Leia mais

CONCURSO PARA LETRA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

CONCURSO PARA LETRA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 1 CONCURSO PARA LETRA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Prezado(a) compositor(a) letrista, A paz de Cristo! Brasília-DF, 19 de novembro de 2010 ML 0952 Com alegria e expectativa, estamos lançando

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br Colorindo Missões Olá irmãos! É com felicidade que apresentamos a vocês a revista Colorindo Missões, uma revista totalmente gratuita de atividades para crianças, que tem como objetivo ensiná-las, de forma

Leia mais

CALENDÁRIO COMUNIDADE KERYGMA 2016

CALENDÁRIO COMUNIDADE KERYGMA 2016 CALENDÁRIO COMUNIDADE KERYGMA 2016 www.kerygmavarginha.com.br www.kerygmavarginha.com.br/blog Varginha - MG ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE KERYGMA Rua Lázaro do Souza, 06 Vila Barcelona Varginha MG CEP-37.022-160

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Visita às Obras da Vila Brejal Minha

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Ensino Produtivo Vila Ema -2007

Ensino Produtivo Vila Ema -2007 Amado irmão (ã) em Cristo A Escola Dominical é parte integrante da igreja. Não é uma organização independente, é a própria igreja ensinando a Palavra de Deus. Por isto, deve estar subordinada em tudo à

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

ENCONTRO COM O SENHOR BISPO, SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA D. JOÃO LAVRADOR

ENCONTRO COM O SENHOR BISPO, SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA D. JOÃO LAVRADOR ENCONTRO COM O SENHOR BISPO, SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA D. JOÃO LAVRADOR Da visita de cortesia que o Senhor D. João Lavrador efectuou à nossa Paróquia, teve lugar um encontro com os vários Grupos Paroquiais,

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 11. PERÍODOS DA VIDA DE JESUS 28 E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia. Jesus cura a sogra de Pedro: 29 Logo depois, Jesus,

Leia mais

Por : Lourdinha Salles e Passos. Apresentação. Sendo assim, aprovo este Diretório para o Sacramento do Batismo, e o torno obrig

Por : Lourdinha Salles e Passos. Apresentação. Sendo assim, aprovo este Diretório para o Sacramento do Batismo, e o torno obrig Diretório do Sacramento do Batismo Por : Lourdinha Salles e Passos Apresentação Era meu desejo, de longa, que nossa Arquidiocese tivesse um Diretório do Sacram O Batismo, entre outros efeitos, incorporando-nos

Leia mais

Segundo os Evangelhos, Jesus teria vivido toda sua infância, adolescência e juventude em Nazaré com sua família e com o povo dessa pequena aldeia.

Segundo os Evangelhos, Jesus teria vivido toda sua infância, adolescência e juventude em Nazaré com sua família e com o povo dessa pequena aldeia. Jesus e sua vida Segundo os Evangelhos, Jesus teria vivido toda sua infância, adolescência e juventude em Nazaré com sua família e com o povo dessa pequena aldeia. Seu nascimento foi no meio de muitas

Leia mais

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Escola é considerada um marco da história educacional de Belo Horizonte. Adriana Vilaça tinha 11

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

Lição. outros. Versículo Bíblico Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações Mateus 28:19

Lição. outros. Versículo Bíblico Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações Mateus 28:19 FRUTOS-3 Descoberta Lição 9 4-6 Anos Unidade 3: Aprendendo a Viver Como Um Amigo de Jesus Amigos de Jesus Falam de Jesus para os Outros A s crianças de quatro e seis anos irão descobrir os desafios da

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO.

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. O Blog tem mantido contato nas últimas semanas com Cláudia Costa que reside em São Paulo e é amiga de Kleidyr Barbosa dos Santos que é natural

Leia mais

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva Biografia Jessé de Souza Nascimento, nascido em 11/04/1986 em um lar evangélico. Filho de Adão Joaquim Nascimento e Maria de Souza Nascimento. Cresceu sendo ensinado dentro da palavra de Deus e desde muito

Leia mais

Missionários do Coração Imaculado

Missionários do Coração Imaculado Missionários do Coração Imaculado Confraria Angélica XI Encontro Missionário 22, 23 e 24 de novembro de 2013. A Obra Missionária Associação fundada por Raymundo Lopes, atendendo pedido de Nossa Senhora

Leia mais

Após o término da Segunda Guerra Mundial foram trabalhar no SíNo Quinta das Amoreiras, de propriedade de Augusto Camossa Saldanha, aqui entre Miguel

Após o término da Segunda Guerra Mundial foram trabalhar no SíNo Quinta das Amoreiras, de propriedade de Augusto Camossa Saldanha, aqui entre Miguel Vamos falar umas poucas palavras sobre nosso pai. Na tradição japonesa nessas horas esquecemos a tristeza e falamos das alegrias, das virtudes de quem foi. O duro é esquecer a tristeza. Hiroshi Watanabe

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES A RESPONSABILIDADE É PESSOAL A CEEN é uma igreja que tem a responsabilidade de informar e ensinar os valores e princípios de Deus,

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Encontros de Noivos e Batismo 2013

Encontros de Noivos e Batismo 2013 Encontros de Noivos e Batismo 2013 As informações sobre a realização dos encontros preparatórios de Noivos e Batismo devem ser confirmadas diretamente nas paróquias da Arquidiocese de Ribeirão Preto Forania

Leia mais

Beleza. Tá certo. Aleluia. Gloria a Deus e amem. Você está certo e vou fazer tudo o que você está falando. Domingo está chegando e lá na igreja vou

Beleza. Tá certo. Aleluia. Gloria a Deus e amem. Você está certo e vou fazer tudo o que você está falando. Domingo está chegando e lá na igreja vou Consultoria LOG Eu não sei porque cada um de vocês trabalha e está aqui hoje. Se por dinheiro? Se porque está fazendo o que gosta? Se os seus pais não te querem em casa? Até mesmo se você não tem nada

Leia mais

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço.

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço. Aqui está um tipo de apresentação que pode ser usada para fins específicos. Poderá servir para um encontro de oração, um retiro, uma reflexão sobre o perdão ou sobre a Misericórdia e grandeza do coração

Leia mais

Geração João Batista. Mc 1:1-8

Geração João Batista. Mc 1:1-8 Geração João Batista Mc 1:1-8 Conforme acabamos de ler, a Bíblia diz que João Batista veio ao mundo com o objetivo de "preparar o caminho do Senhor" - V3. Ele cumpriu a sua missão, preparou tudo para que

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 A ORAÇÃO MANISFESTA O PODER DE DEUS ATRAVÉS DE MIM Princípio: Quando eu oro, o poder de Deus se manifesta através de mim! Versículo: Ora, àquele que é poderoso para fazer

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Ser Igreja de Comunhão e Participação!

APRESENTAÇÃO. Ser Igreja de Comunhão e Participação! APRESENTAÇÃO Os Bispos aprovaram, recentemente, as Diretrizes da Ação Evangelizadoras da Igreja do Brasil 2011 2015 e a Arquidiocese de Florianópolis em comunhão com estas quer impulsionar todas as paróquias

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP A encíclica Caritas in veritate de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP O amor verdadeiro como princípio para a justiça social e o desenvolvimento integral Quando olhamos a nossa

Leia mais

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. PRIMEIRA LEI ESPIRITUAL: O AMOR DE DEUS TEXTO: João 3:16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16 1 Qual

Leia mais

Igreja em estado permanente de missão

Igreja em estado permanente de missão Igreja em estado permanente de missão Igreja : lugar da animação bílblica da vida e da pastoral A conversão pastoral da paróquia Urgência da conversão Pastoral Toda conversão supõe um processo de transformação

Leia mais

Parábolas curtas de Jesus: 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39

Parábolas curtas de Jesus: 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39 Pequenas de Jesus Parábolas curtas de Jesus: 1 - Os primeiros lugares Lc. 14,7-11 2 - Lâmpada para iluminar Lc 8,16-17; 11,33 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39 Parábola: Os primeiros lugares Lc.14,7-11

Leia mais

Editorial. Bendito Aquele que vem em nome do Senhor! págs. 06 e 07. IV Arrastão do Senhor pág. 09

Editorial. Bendito Aquele que vem em nome do Senhor! págs. 06 e 07. IV Arrastão do Senhor pág. 09 Informativo Diocesano Patos de Minas - Segunda quinzena de outubro de 2008 - n. 176 - ano 12 Órgão Informativo da Diocese de Patos de Minas I Informativo Diocesano Mons. Frei Claudio Editorial Bendito

Leia mais

Quem tem medo da Fada Azul?

Quem tem medo da Fada Azul? Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

" A história URCA MARCA DA NOSSA TERRA

 A história URCA MARCA DA NOSSA TERRA " A história URCA MARCA DA NOSSA TERRA A União Recreativa e Cultural da Abrunheira, faz parte da identidade desta Abrunheira contemporânea. Desde que existe, tem marcado todos os acontecimentos da nossa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

Recenseamento Geral da População e Habitação 2014

Recenseamento Geral da População e Habitação 2014 Census 2014 Angola Informação Geral:- Recenseamento Geral da População e Habitação 2014 A República de Angola vai efectuar, de 16 a 31 de Maio de 2014, o Recenseamento Geral da População e Habitação, aquela

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS - DIA MUNDIAL DA PAZ SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS - DIA MUNDIAL DA PAZ SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR DIA HORA 07 SEX 08 SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS DIA MUNDIAL DA PAZ SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR 10 FESTA DO BATISMO DO SENHOR FIM DO RECESSO DO CATECUMENATO 11 SEG ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO RCC

Leia mais

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral Advento 2014 (Campanha de Preparação para o Natal) A ALEGRIA E A BELEZA DE VIVER EM FAMÍLIA. O tempo do Advento, que devido ao calendário escolar

Leia mais

NORMATIVAS PARA A CELEBRAÇÃO DE CERIMÔNIAS DO RITUAL E OUTRAS

NORMATIVAS PARA A CELEBRAÇÃO DE CERIMÔNIAS DO RITUAL E OUTRAS NORMATIVAS PARA A CELEBRAÇÃO DE INTRODUÇÃO O Colégio Episcopal da Igreja Metodista, no exercício de sua competência, estabelecida no art. 66, incisos 1, 2 e 32, da Lei Ordinária, normatizando o Capítulo

Leia mais

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores (DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina -Marcadores de várias cores -Folhas cada qual com a sua letra ocantinhodasao.com.pt/public_html Página

Leia mais

Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa

Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa 12 Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa 2 Jogo da corrida das ovelhas 11 1. Monta-se o presépio (8 de dezembro). 2. Faz-se um caminho para a manjedoura. 3. Cada elemento da família

Leia mais

SUBSÍDIOS DE FORMAÇÃO

SUBSÍDIOS DE FORMAÇÃO O COORDENADOR E O PLANEJAMENTO PASTORAL Pe. Antonio Ramos do Prado, sdb Conceito de Planejamento Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar o alcance

Leia mais

Nossa Gente: Toninho e Cida

Nossa Gente: Toninho e Cida Nossa Gente: Toninho e Cida Paranaenses de Rolândia, Toninho e Cida formam um casal que marca a sua presença em nossa comunidade pelo elevado espírito de serviço e dedicação. Toninho foi coroinha e participou

Leia mais

INSTITUTO SECULAR PEQUENAS APOSTOLAS DA CARIDADE

INSTITUTO SECULAR PEQUENAS APOSTOLAS DA CARIDADE INSTITUTO SECULAR INSTITUTO SECULAR a quem se dirigir para saber mais Responsável geral: Giuseppina Pignatelli Via don Luigi Monza, 1 22037 PONTE LAMBRO (Co) ITALY tel. 031.625264 INSTITUTO SECULAR Os

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado

Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado O Palacete do Batel está em obras. Um projeto, encomendado pelos proprietários do imóvel, com o aval do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: Olá, amiguinho! Já estamos todos encantados com a sua presença aqui no 4 o ano. Vamos, agora, ler uma história e aprender um pouco

Leia mais

PÁSCOA (Lv. 23:5) 1. O que é a Páscoa: 2. O Dia da Páscoa: Calendário Lunar Judaico e seus meses correspondentes no Calendário Solar ou Juliano

PÁSCOA (Lv. 23:5) 1. O que é a Páscoa: 2. O Dia da Páscoa: Calendário Lunar Judaico e seus meses correspondentes no Calendário Solar ou Juliano PÁSCOA (Lv. 23:5) 1. O que é a Páscoa: Páscoa no hebraico é pessach que significa passagem ou passar por cima: "...é a páscoa do Senhor" (Ex.12:11), "Porque o Senhor passará para ferir os egípcios..."

Leia mais

Acorda, seu Zé Preguiça, hoje é domingo. Dia do Senhor. A sua mãe tá passando a roupa que você separou ontem, e o seu café já está pronto, só

Acorda, seu Zé Preguiça, hoje é domingo. Dia do Senhor. A sua mãe tá passando a roupa que você separou ontem, e o seu café já está pronto, só Acorda, seu Zé Preguiça, hoje é domingo. Dia do Senhor. A sua mãe tá passando a roupa que você separou ontem, e o seu café já está pronto, só esperando a sua boa vontade. Felipe tentou voltar a dormir,

Leia mais

MODELO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE SERVIÇO DA SAÚDE DO IDOSO

MODELO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE SERVIÇO DA SAÚDE DO IDOSO MODELO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE SERVIÇO DA SAÚDE DO IDOSO MARIA MIASHIRO MASSUKADO ITAMBARACÁ PARANÁ 2014 Localização Norte do estado do Paraná a 419 km da capital do estado paranaense. População

Leia mais

Lição 9 Desafios de um ministério local Parte 1

Lição 9 Desafios de um ministério local Parte 1 Lição 9 Desafios de um ministério local Parte 1 Texto bíblico: 1Tessalonicenses 3.1-13 Todas as igrejas surgidas da missão apostólica de Paulo no mundo gentílico enfrentaram muitos desafios, por causa

Leia mais

12:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo

12:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo 2:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo Amados de Deus, a paz de Jesus... Orei e pensei muito para que Jesus me usasse para poder neste dia iniciar esta pregação com a

Leia mais

2ª Feira, 2 de novembro Rezar em silêncio

2ª Feira, 2 de novembro Rezar em silêncio 2ª Feira, 2 de novembro Rezar em silêncio Já estamos em novembro e temos um novo 10-a-fio! O que nos é proposto para este mês é rezar. Esta semana vamos refletir no modo como Jesus rezava. Jesus, quando

Leia mais

Advento um convite à doação

Advento um convite à doação 07 de dezembro de 2012 Advento um convite à doação No Advento é tempo de estar disposto a ajudar uma pessoa e enchê-la de esperança. Conforme Schultz, a cada domingo, a comunidade cristã acolhe a vinda

Leia mais

NORMATIVAS PARA A CELEBRAÇÃO DE CERIMÔNIAS DO RITUAL E OUTRAS

NORMATIVAS PARA A CELEBRAÇÃO DE CERIMÔNIAS DO RITUAL E OUTRAS NORMATIVAS PARA A CELEBRAÇÃO DE CERIMÔNIAS DO RITUAL E OUTRAS INTRODUÇÃO O Colégio Episcopal da Igreja Metodista, no exercício de sua competência estabelecida no art. 66, incisos 1, 2 e 32, da Lei Ordinária,

Leia mais

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Ficha 1 1 Formação Integral (I) A com juventude para todo trabalho de evangelização A, como fundante (falando- se em, com atenção também

Leia mais

PROJETO DE LEI nº 134 /2011.

PROJETO DE LEI nº 134 /2011. PROJETO DE LEI nº 134 /2011. Denomina ruas do loteamento Santa Fé, conforme especifica. Art. 1º As ruas do loteamento Santa Fé, passam a denominar-se: I - Rua 1(um) - Rua Helena Pereira de Souza Sacerdote

Leia mais

RELATÓRIO DE VISITA MISSIONÁRIA

RELATÓRIO DE VISITA MISSIONÁRIA RELATÓRIO DE VISITA MISSIONÁRIA A Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira, por meio de seu Departamento de Missões & Evangelismo, enviou para Santiago do Chile e Concepción, no dia 25 de abril, próximo

Leia mais

Vai e reconstrói a minha Igreja. (Cruz de São Damião a Francisco)

Vai e reconstrói a minha Igreja. (Cruz de São Damião a Francisco) Missão Franciscana em Angola Vai e reconstrói a minha Igreja (Cruz de São Damião a Francisco) Ajude a missão de Angola Há 17 anos, os frades franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil estão

Leia mais

Nº34B 28º Domingo do Tempo Comum-11.10.2015 Partilhar o que temos

Nº34B 28º Domingo do Tempo Comum-11.10.2015 Partilhar o que temos Nº34B 28º Domingo do Tempo Comum-11.10.2015 Partilhar o que temos Ouvimos hoje, no Evangelho, Jesus dizer É mais fácil passar um camelo por um buraco de uma agulha, que um rico entrar no Reino dos Céus.

Leia mais

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA SAGRADA Nº 8 - Mar/15 PRESTA atenção RELIGIÃO! BÍBLIA Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! vai tratar de um assunto muito importante: Religião. A fé é uma questão muito pessoal e cada

Leia mais

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO 2012

CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO 2012 CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO 2012 JANEIRO/2012-ANO B- SÃO MARCOS 1 Domingo Festa do Padroeiro da Arquidiocese: Senhor Bom Jesus de Cuiabá Catedral Procissão: Catedral Sta. Maria Mãe de Deus 2 segunda-feira

Leia mais

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11)

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) Vivendo a Liturgia Julho/2011 SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) É Importante lembrar que o Sagrado Coração de Jesus é o Padroeiro de nossa Diocese,

Leia mais

TRIBUTO AOS MAÇONS. uma cerimônia aberta emitida pelo. Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil

TRIBUTO AOS MAÇONS. uma cerimônia aberta emitida pelo. Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil TRIBUTO AOS MAÇONS uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Segunda Edição 2008 TRIBUTO AOS MAÇONS Esta cerimônia tem por objetivo apresentar

Leia mais

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1 Introdução Você iniciará agora uma viagem ao mundo da História. Anote tudo que achar interessante, os patrimônios que conhece, as dúvidas que tiver e, depois, debata em sala de aula com seus colegas e

Leia mais

Vicentinos e convidados CNB Aparecida - SP Horário Reservado para 17H30 Eventos(Casamentos,Formaturas )

Vicentinos e convidados CNB Aparecida - SP Horário Reservado para 17H30 Eventos(Casamentos,Formaturas ) Maio DATA HORA ATIVIDADE PARTICIPANTES RESPONSÁVEL LOCAL 30 a 03 Acampamento de Casais Casais com mais de 3 anos de casados Coord.Geral/Pe Marcos Recanto São José 09h00 Missa: PR 323 - Pastoral da Comunicação

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL. Indice:

CARTA INTERNACIONAL. Indice: CARTA INTERNACIONAL Indice: Introdução. I. Equipas de Jovens de Nossa Senhora II. A equipa III. As funções na equipa IV. A vida em equipa V. Abertura ao mundo, compromisso VI. O Movimento das E.J.N.S.

Leia mais

Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009

Festa da Avé Maria   31 de Maio de 2009 Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009 Cântico Inicial Eu era pequeno, nem me lembro Só lembro que à noite, ao pé da cama Juntava as mãozinhas e rezava apressado Mas rezava como alguém que ama Nas Ave -

Leia mais

81AB2F7556 DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007. Senhor Presidente, Senhoras Deputadas,

81AB2F7556 DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007. Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007 Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, Hoje dia 5 de junho completam 70 anos da fundação da

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

COMUNIDADE DO TAQUARAL

COMUNIDADE DO TAQUARAL COMUNIDADE DO TAQUARAL Histórico Taquaral, localizada na região da morraria era uma sesmaria, que originou aos primeiros tempos da fundação da então Vila Maria do Paraguai. É um povoado antigo e tradicional,

Leia mais