Aumentando o valor dos negócios com as soluções de redes sem fio da HP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aumentando o valor dos negócios com as soluções de redes sem fio da HP"

Transcrição

1 Boletim Informativo Aumentando o valor dos negócios com as soluções de redes sem fio da HP Oferecido pela HP Rohit Mehra Outubro de 2013 Randy Perry RESUMO EXECUTIVO A revolução dos dispositivos móveis está transformando as empresas. Um dos quatro principais pilares que suporta a terceira plataforma da computação junto com a nuvem, o Big Data e as tecnologias sociais a tecnologia móvel está ajudando as organizações a obter novas fontes de vantagem competitiva e a tornar os funcionários mais produtivos, permitindo-lhes acessar aplicativos corporativos críticos em qualquer lugar e a qualquer hora. Todavia, essa nova tendência também está exigindo mais cuidado por parte dos administradores de rede com o gerenciamento e a segurança. Principais pontos do valor comercial Benefício anual médio por 100 usuários US$ Redução de tempo para implantar novos serviços 83% Redução do tempo de inatividade 55% ROI 567% Retorno 7,7 meses Redução no TCO de rede 47% Já não é mais aceitável para a rede sem fio ser simplesmente uma opção adicional da rede com fio; os funcionários precisam de uma experiência contínua e completa. E os departamentos de TI exigem níveis de segurança, gerenciamento e controle em suas redes sem fio iguais àqueles encontrados em suas redes com fio, conforme já estão acostumados. A HP oferece um portfólio de rede holística e completa que abrange tanto as soluções LAN sem fio quanto as com fim, além do gerenciamento em um único painel. Para determinar o valor comercial da implementação das soluções de rede sem fio da HP como parte de uma rede holística completa, a IDC entrevistou seis clientes de médio porte nos Estados Unidos e na Europa que têm usado as soluções de rede sem fio da HP em ambientes de produção. Esses clientes estão satisfeitos com suas soluções e disseram à IDC que as melhorias operacionais foram obtidas em razão da melhor largura de banda e cobertura, enquanto que o aumento da produtividade do usuário foi obtido em razão do maior tempo de funcionamento da rede, das reduções de custo com a infraestrutura e do aumento da produtividade do pessoal de TI. Uma universidade norte-americana com cursos de quatro anos disse: "Temos uma rede [sem fio] sempre disponível, e todos sabem disso". Em geral, as organizações atingem 567% de retorno sobre o investimento, com um benefício anual médio de mais de US$ por 100 usuários e um período de retorno de 7,7 meses. "Temos uma rede [sem fio] sempre disponível, e todos sabem disso."

2 METODOLOGIA A IDC baseou sua análise do ROI em entrevistas com seis clientes que utilizam as soluções de rede sem fio da HP em ambientes de produção. Algumas das soluções representam novas implantações, enquanto outras são atualizações ou expansões significativas de rede feitas por clientes antigos da HP. Todas essas soluções, no entanto, foram executadas por um período de tempo suficiente para oferecer uma perspectiva sobre como o produto impactou os resultados finais. As organizações entrevistadas estão localizadas nos Estados Unidos e na Europa e são predominantemente de médio porte. Elas têm uma média de funcionários, usuários internos e usuários externos (ver Tabela 1). Essas organizações suportam em média pontos de acesso, com um crescimento de 723% dos pontos de acesso após a implantação da HP e um crescimento anual de 20% dos aplicativos móveis no mesmo período. Os setores abrangidos incluem os segmentos de animação, educação e prestação de serviços. TABELA 1 Demografia Média Funcionários Usuários internos Usuários externos Número de dispositivos por usuário 2,1 Crescimento dos pontos de acesso com a HP (%) 723 Crescimento dos aplicativos móveis (%) 20 Essas entrevistas foram complementadas com informações do banco de dados do IDC Business Value coletadas de mais de empresas em 43 países e em mais de 25 setores. As informações obtidas do banco de dados do IDC Business Value foram utilizadas para validar essas entrevistas, a fim de expandir os agentes de valor comercial a um público geral de negócios. VISÃO GERAL DA SITUAÇÃO Crescimento na tendência BYOD e na mobilidade empresarial A mobilidade junto com a computação em nuvem, o Big Data e as tecnologias sociais é um dos quatro pilares, a qual a IDC se refere como 3ª Plataforma de computação, um conjunto central de tecnologias que está formando uma nova plataforma para a inovação e crescimento do setor e das empresas. As empresas, em uma ampla variedade de setores ao redor do mundo, estão utilizando as tecnologias móveis para desenvolver novas fontes de vantagem competitiva, tornar os funcionários mais felizes e produtivos e interagir, de maneira nova e inovadora, com seus clientes.

3 (%) Os dados da IDC destacam o impacto da revolução dos dispositivos móveis. Em 2012, o fornecimento de dispositivos móveis em todo o mundo atingiu 884 milhões (722 milhões de dispositivos móveis e 162 milhões de tablets), superando os 515 milhões de PCs e notebooks fornecidos. A IDC prevê que até 2015, o fornecimento de tablets superará o de PCs pela primeira vez 345 milhões a 323 milhões. Os dispositivos móveis mudaram completamente o modo como os funcionários trabalham. Sob uma tendência chamada de BYOD (traga seu próprio dispositivo), os smartphones e tablets originalmente projetados e comercializados para consumidores comuns estão sendo amplamente usados dentro da empresa. E com a tendência BYOD, lá se foram os dias em que a TI era capaz de ditar os dispositivos móveis que seus funcionários poderiam usar no trabalho; agora, espera-se que ela lide com uma gama mais ampla de dispositivos, sobre a qual não é possível ter total controle. Estudos da IDC mostram que, em 2012, 68% dos smartphones usados para acessar aplicativos comerciais eram de propriedade do funcionário (BYOD), em comparação a 45% em 2010 (ver Figura 1). FIGURA 1 Dispositivos de propriedade do funcionário usados para acessar aplicativos comerciais, Nota: Para obter mais detalhes, consulte Worldwide Business Use Smartphone Forecast Update (IDC #237835, novembro de 2012). A necessidade de aumentar o oferecimento de aplicativos sem fio e, ao mesmo tempo, reduzir o custo operacional O crescimento da mobilidade e da tendência BYOD está causando uma série de desafios para os departamentos de TI corporativos. A TI deve suportar as demandas dos usuários para fornecer acesso a dados e aplicativos corporativos da maneira como os usuários desejam, todavia, os departamentos de TI também precisam manter o controle sobre sua rede corporativa sem comprometer os requisitos de segurança ou de conformidade. As redes legadas não estão bem preparadas para suportar a tendência BYOD. A maioria conta com redes sem fio e com fio separadas, com funções de controle e gerenciamento também separadas, e muitas sofrem de limitação no gerenciamento de dispositivos móveis e (MDM) e aplicativos e nos recursos de controle e funcionalidade. As organizações precisam repensar suas arquiteturas de rede para fornecer gestão e redes com fio e sem fio unificadas e introduzir recursos específicos da tendência BYOD, a fim de simplificar a integração e o provisionamento de dispositivos móveis e o monitoramento contínuo.

4 Infelizmente, muitas organizações de TI precisam resolver esses desafios sob restrições orçamentárias permanentes. Enquanto a economia global continua a persistir aos trancos e barrancos, muitos departamentos de TI estão sentindo a pressão. E ainda assim eles precisam cumprir sua missão de suportar a base de equipamentos já instalada em sua infraestrutura; o resultado é que a maioria dos orçamentos de TI é dedicada à manutenção e suporte contínuos, a fim de manter meramente "as luzes acesas". Liberar orçamento para se concentrar em atividades estratégicas de TI requer descobrir formas de reduzir os custos operacionais contínuos. Isso foi considerado um problema real para os clientes que entrevistamos. "Basicamente, já estávamos tentando manter as luzes acesas antes. Esse era o trabalho", afirmou uma universidade norte-americana com cursos de quatro anos. "Agora, metade do nosso trabalho é manter as luzes acesas." Impulsionadores de investimento em WLAN empresarial "Basicamente, já estávamos tentando manter as luzes acesas antes. Esse era o trabalho. Agora, metade do nosso trabalho é manter as luzes acesas." Pressões para suportar a mobilidade estão forçando as organizações de TI a repensar suas abordagens de rede, especialmente no que diz respeito às suas implantações de WLAN. Alguns dos principais impulsionadores, que influenciam as decisões de investimento em redes sem fio, serão discutidos nas seções a seguir. Melhore a infraestrutura para aumentar a flexibilidade do funcionário Permitir aos funcionários ser cada vez mais produtivos significa lhes possibilitar trabalhar remotamente através de dispositivos móveis. Laptops, tablets e smartphones permitem que os funcionários trabalhem em qualquer lugar e a qualquer hora. Os funcionários precisam ser capazes de acessar o que há de mais recente em vídeo interativo, mídias sociais e ferramentas de comunicações unificadas necessários para suas funções. As organizações precisam de arquiteturas de rede que lhes permitam fornecer serviços de WLAN que suportem esses dispositivos através de uma experiência aprimorada para o usuário e menos complexidade e custos com a TI. Conectividade perfeita entre as redes com fio e sem fio Os usuários estão escolhendo se conectar à LAN corporativa com seus dispositivos móveis através da rede sem fio em vez da Ethernet, mesmo quando estão no campus corporativo. Essa tendência pressiona as redes sem fio a oferecer os mesmos níveis de desempenho, segurança e controle disponibilizados nas redes com fio tradicionais. As organizações não podem mais considerar as redes com fio e sem fio como entidades diferentes, ou tratar a rede sem fio como uma opção adicional. Elas precisam rearquitetar suas redes de uma forma holística que otimize toda a experiência para o usuário e ainda possibilite ao departamento de TI manter o controle. Melhore o desempenho das redes através de opções flexíveis de implantação Usar arquiteturas legadas para fornecer acesso através de redes com fio e sem fio seguras e não seguras é muito complexo e oneroso para as organizações de TI. Os requisitos do usuário mudam regularmente, e as organizações devem manter a capacidade de reagir rapidamente. Os departamentos de TI precisam de soluções de rede que tenham a flexibilidade de começar pequenas e crescer à medida que suas necessidades mudem, não apenas em termos de ampliação do número de usuários, mas também em termos de serviços de rede fornecidos. Habilite os aplicativos de VoIP móvel, vídeo e de outras mídias diversificadas Os funcionários cada vez mais necessitam do uso de aplicativos de colaboração de mídia diversificada e de vídeo, como parte de suas experiências cotidianas. A ascensão do vídeo e da voz sobre IP está impulsionando a necessidade de maiores níveis de largura de banda e disponibilidade na rede sem fio, assim como de serviços de gerenciamento e otimização para fornecer aos usuários a melhor experiência possível.

5 Gerenciamento de rede inteligente A introdução de plataformas adicionais de gerenciamento para atender às necessidades de gerenciamento da infraestrutura e dos dispositivos móveis acrescenta mais complexidade ao kit de ferramentas já complicado das organizações de TI. Essa introdução aumenta a carga operacional do departamento de TI, sem mencionar os custos de investimento e manutenção das ferramentas adicionais. Em vez disso, as organizações precisam de ferramentas que reduzam suas cargas de trabalho, fornecendo gerenciamento, controle e/ou políticas através de uma plataforma integrada, mas, ao mesmo tempo, simplificada e constituída de um só painel. Acesso fácil e seguro aos usuários móveis Ainda que as empresas procurem fornecer acesso facilitado aos aplicativos corporativos através dos dispositivos móveis, a segurança continua a ser uma questão fundamental. Quando os funcionários conectam seus próprios dispositivos à rede, a integridade e o estado desses dispositivos são desconhecidos, e todos os riscos que eles possam introduzir devem ser sustados. Os dispositivos móveis normalmente trafegam para fora do firewall e podem ser facilmente perdidos ou roubados, tornando-os agentes de ainda mais riscos de segurança que os dispositivos mais tradicionais, como os laptops. SOLUÇÕES DE REDES SEM FIO DA HP As soluções de redes sem fio da HP são projetadas para habilitar a força de trabalho móvel. O portfólio da HP abrange switches, produtos de segurança e produtos de gerenciamento, que são fornecidos em formatos compactos de hardware e software. Esse portfólio é construído sobre a arquitetura HP FlexNetwork, um componente chave da visão da Infraestrutura Convergente da HP. O HP FlexNetwork é projetado para permitir que as redes sejam abertas, escaláveis e ágeis, e proporcionem um ambiente de rede consistente a partir do centro de dados ao longo de todo o campus e das filiais. Ele fornece uma experiência de rede unificada nas redes com fio e sem fio, proporcionando uma experiência de usuário consistente, independentemente do tipo de dispositivo usado ou método de conexão. HP Intelligent Management Center Uma das principais ofertas no portfólio de produtos de rede sem fio HP é o HP Intelligent Management Center (IMC). O HP IMC oferece gerenciamento em um único painel em toda a rede empresarial, desde o centro de dados até a borda da rede. Ele possibilita o gerenciamento nas redes com fio e sem fio, tanto físicas quanto virtuais, e permite que as organizações apliquem as políticas de segurança apropriadas aos usuários e dispositivos que estão acessando a rede. Ele pode ser fornecido como uma plataforma independente ou como um Smart Connect Virtual Appliance, a fim de acelerar a instalação e facilitar o uso. Um dos principais diferenciais do IMC é o fato de ele ser agnóstico ao componente de um fornecedor, o que significa que ele pode ser usado para gerenciar uma rede que abranja produtos heterogêneos de diversos fornecedores. Vários participantes do estudo comentaram a respeito do valor do IMC. "Agora que temos o IMC como a plataforma de gerenciamento de redes, podemos realizar todo o nosso trabalho de mudança/adição/alteração dentro da plataforma de gerenciamento de redes", afirmou uma universidade norte-americana com curso de quatro anos. "E provavelmente temos 100 alterações por mês". "Agora que temos o IMC como a plataforma de gerenciamento de redes, podemos realizar todo o nosso trabalho de mudança/adição/ alteração dentro da plataforma de gerenciamento de redes. E provavelmente temos 100 alterações por mês."

6 Rede com fio e sem fio unificada do HP FlexNetwork O HP FlexNetwork é uma arquitetura de rede convergente que se estende desde o centro de dados até o local de trabalho, fornecendo suporte à nuvem, aos recursos multimídia e à mobilidade com segurança integrada. O FlexFabric é utilizado no núcleo do centro de dados/rede, com o FlexCampus e o FlexBranch na borda da rede. Essa arquitetura permite a construção de redes unificadas que suportam desktops e dispositivos móveis, pontos de acesso com fio e sem fio, e uma infraestrutura de switch WLAN com fio unificada. A HP já possui vários produtos no mercado que suportam essa arquitetura, incluindo: Pontos de acesso WA262X WLAN WX5004 Gerenciador de RF Pontos de acesso MSM 4xx Controladores de acesso e mobilidade premium MSM720 e MSM760 Controlador de mobilidade premium MSM765zl Novas ofertas de redes WLAN da HP Além das soluções listadas anteriormente, a HP lançou recentemente uma série de novos produtos e serviços WLAN no mercado. As seguintes ofertas podem fornecer benefícios adicionais para os clientes que procuram uma melhor abordagem para sua WLAN: Switches. Novas switches WLAN incluem a switch WLAN com fio unificada 830 da HP e o módulo WLAN com fio unificado 10500/7500 integrado da HP. Todas essas switches já estão habilitadas para a ac. Recursos de rede definida por software (SDN). A HP está trabalhando para incorporar a tecnologia SND em seus produtos. A SDN traz novos níveis de programação, flexibilidade e automatização para a tecnologia de rede, e com suas ofertas de SDN, a HP fornece uma solução completa para automatizar a rede, desde o centro de dados até a filial do campus. WiFi Clear Connect. O firmware HP Wi-Fi Clear Connect usa o gerenciamento de recursos via rádio (RRM) para monitorar e ajustar automaticamente o desempenho da WLAN e adaptá-lo às condições mutáveis de RF presentes no ambiente. O WiFi Clear Connect detecta, classifica e mitiga automaticamente a interferência, além de equilibrar a carga do cliente nos pontos de acesso dos ambientes densos do cliente. Isso foi projetado para facilitar o oferecimento da experiência WiFi que os usuários estão acostumados a esperar. Lifetime Warranty 2.0. O Lifetime Warranty 2.0 da HP é baseado na oferta anterior do Lifetime Warranty da HP, com o acréscimo do suporte telefônico 24x7 para o HP FlexCampus, HP FlexBranch e produtos de empresas de pequeno porte por até três anos. Ele está incluído no preço de aquisição dos produtos cobertos, sem nenhum custo adicional.

7 VALOR COMERCIAL DAS SOLUÇÕES DE REDES SEM FIO DA HP Para avaliar os benefícios de implementar soluções de redes sem fio da HP, a IDC entrevistou clientes que implantaram e estão usando as WLANs da HP, frequentemente em conjunto com outras soluções de redes sem fio da HP, em ambientes de produção. No geral, a IDC determinou que esses clientes obtiveram US$ em benefícios médios anuais por 100 usuários, divididos nas seguintes áreas (ver Figura 2): Produtividade da equipe de TI Redução dos custos com infraestrutura Produtividade dos negócios: aumento da receita Produtividade dos negócios: reduções dos custos operacionais Produtividade do usuário Cada um desses benefícios é discutido em mais detalhes. FIGURA 2 Benefícios anuais médios (por 100 usuários) Produtividade da equipe de TI: US$ Redução dos custos com infraestrutura: US$ Produtividade do usuário: US$ Produtividade dos negócios receita: US$ 107 Produtividade dos negócios operações: US$ Total = US$

8 A Tabela 2 apresenta uma série de indicadores-chave de desempenho (KPIs) da gestão de serviços de TI, o valor desses KPIs com a solução sem HP anterior e com a solução HP, e a melhoria obtida. As organizações foram capazes de atingir um aprimoramento de 92% na taxa de utilização de seus aplicativos; 88% de redução no tempo médio para instalar, configurar, testar e implantar novos equipamentos de redes; 42% de redução no tempo médio para implantar novos serviços; e 34% de redução no tempo necessário para as tarefas manterem meramente "as luzes acesas". TABELA 2 KPIs da gestão de serviços de TI Outros HP Valor Vantagem (%) Tempo para implantar equipamentos de rede (horas) Tempo gasto para manter as luzes acesas (%) Tempo médio para implantar novos serviços (semanas) Tempo médio para instalar, configurar, testar e implantar novos equipamentos de rede (horas) Porcentagem de ambiente gerenciado centralmente Taxa de utilização dos aplicativos usuários reais/ usuários potenciais (%) Tempo de adoção dos aplicativos (semanas)

9 (US$) Redução dos custos com infraestrutura Outro benefício incluiu a redução nos custos com infraestrutura ao mudar para os equipamentos de rede sem fio da HP. A maior parte das economias nesse sentido foi associada com a redução de custos para os servidores, representando quase metade do total, seguido da redução de custos para a garantia por toda a vida para os equipamentos, licenciamentos de softwares, hardwares de switch e investimentos iniciais. Como dito por uma universidade norte-americana com cursos de quatro anos: "Não é preciso comprar os servidores". Um plano detalhado da redução dos custos com infraestrutura por 100 usuários está ilustrado na Figura 3. "Não é preciso comprar os servidores". FIGURA 3 Redução anual média dos custos com infraestrutura (por 100 usuários) Total = US$ 39 US$ 65 US$ 133 US$ 159 US$ 194 US$ 224 US$ 925 Energia e instalações Largura de banda Investimento inicial Hardwares de switch Licenças de softwares Garantia por toda a vida Servidores

10 Produtividade do usuário A produtividade do usuário final é um impulsionador essencial do ROI. Por serem capazes de trabalhar quando quiserem, onde quiserem com uma conexão segura, confiável e com largura de banda suficiente para suportar suas necessidades, os usuários conseguem trabalhar de maneira mais produtiva e eficiente. O aumento no tempo de atividade da rede e da qualidade dos serviços são essenciais para fornecer uma melhor produtividade. Em geral, os entrevistados nos disseram que o tempo de atividade de suas redes aumentou, após implementarem a solução de redes sem fio da HP. "Ela nos dá visibilidade, caso tenhamos problemas com as portas. E, portanto, conseguimos resolver melhor os problemas em um sistema", afirmou uma escola norte-americana de ensino superior. "Isso reduz as paralisações. Ou como dito por uma organização não governamental europeia: "As pessoas ficam mais produtivas". Em média, o número de incidentes caiu para 47%, enquanto as horas de paralisações por usuário, por ano, (e as horas perdidas correspondentes por usuário, por ano), sofreram um declínio de 55% (ver Tabela 3). "Ela nos dá visibilidade caso tenhamos problemas com as portas. E, portanto, conseguimos resolver melhor os problemas em um sistema. Isso reduz as paralisações". TABELA 3 KPIs de qualidade dos serviços Outros HP Valor Vantagem (%) Tempo de paralisação não planejado Incidentes por ano 68,08 35,93 32,15 47 Horas por incidente 2,53 2,17 0,36 14 Horas de paralisação por ano 172,10 77,85 94,25 55 Horas por usuário, por ano 23,44 10,60 12,84 55 Tempo perdido para realizar mudanças, adições e alterações (horas) 7,68 Valor anual médio por 100 usuários (US$) 3.745

11 (US$) Produtividade da equipe de TI Os clientes descreveram várias maneiras, pelas quais as soluções de redes sem fio da HP lhes permitiram obter maior produtividade da equipe de TI. Isso incluiu a redução do tempo necessário para executar o gerenciamento das redes e dos servidores, para reagir às paralisações e para efetuar as implantações iniciais. Quase todos os entrevistados comentaram sobre os benefícios de gerenciamento da solução HP IMC, com uma empresa de mídia dos EUA dizendo: "Basta configurar, nada mais". Uma universidade norte-americana com cursos de quatro anos disse: "A solução funciona. Não tive que ficar reiniciando switches. Nem que ficar recarregando as configurações". Os benefícios médios de produtividade da equipe de TI por 100 usuários estão apresentados na Figura 4. FIGURA 4 Benefícios anuais médios de produtividade da equipe de TI (por 100 usuários) Total = US$ US$ 19 US$ 58 US$ 313 US$ Implantação inicial Reação à paralisação Gerenciamento de servidores Gerenciamento de redes

12 (US$) Produtividade dos negócios: Operações Nossas entrevistas revelaram três áreas principais, em que as soluções de redes sem fio da HP permitiram às organizações melhorar a produtividade nas operações de negócios: maior largura de banda, resultando em serviços de rede mais rápidos; aumentos na produtividade a partir da cobertura mais abrangente das redes sem fio do campus; e redução dos custos para a organização, ao possibilitar que os funcionários usassem seus próprios dispositivos móveis, desobrigando a organização de ter de comprá-los. Uma escola de ensino superior dos EUA apontou os benefícios do aumento da cobertura, afirmando que "a cobertura sem fio nos permite utilizar, neste caso, os aplicativos de sistemas de informações dos estudantes". Os benefícios de produtividade por 100 usuários estão apresentados na Figura 5. FIGURA 5 Produtividade dos negócios Operações (por 100 usuários) Total = US$ Redução de custos, devido ao BYOD US$ US$ Aumento da produtividade, devido a 100% de cobertura Aumento da produtividade, devido à maior largura de banda/ serviço mais rápido

13 Produtividade dos negócios: Aumento da receita Os clientes descreveram as maneiras, como a implementação das soluções de redes sem fio da HP contribuiu diretamente para sua receita. As empresas voltadas à prestação de serviços, tais como redes hoteleiras e instituições de ensino, perceberam melhorias na satisfação do usuário/cliente e foram capazes de reduzir o risco que os clientes poderiam ter ao levar seus negócios a outros lugares, onde não lhes fosse fornecida uma boa conectividade. Em média, os entrevistados creditaram a essas soluções uma contribuição de US$ em novas receitas por ano. Para determinar o impacto do resultado final para a organização, a IDC assumiu uma margem operacional de 20%, implicando que as empresas foram capazes de obter um benefício de margem operacional de US$ , o que equivale a US$ 107 por 100 usuários (ver Tabela 4). TABELA 4 Benefícios para receita Aumento anual da receita US$ Margem de operação 20% Benefícios obtidos para a receita US$ Benefício por 100 usuários US$ 107 Resumo da análise de ROI A análise final que todas as empresas devem realizar ao considerar mudar ou atualizar sua infraestrutura de rede é se os benefícios econômicos do investimento superarão os custos associados à implementação da nova infraestrutura. Nesse boletim informativo, a IDC descobriu que os clientes, que implementaram as soluções de redes sem fio da HP, foram capazes de obter 567% de retorno sobre seus investimentos iniciais, atingindo um benefício de cinco anos (descontado) de US$ por 100 usuários e retorno em 7,7 meses (ver Tabela 5). TABELA 5 Análise de ROI em cinco anos por 100 usuários Benefício descontado US$ Investimento US$ Valor líquido atual US$ ROI = NPV/investimento 567% Retorno 7,7 meses Fator de desconto 12%

14 (US $) A Figura 6 ilustra os custos e benefícios da solução de redes sem fio da HP ao longo do tempo. Observe que o benefício líquido cumulativo é positivo a partir do ano 1. FIGURA 6 Análise do fluxo de caixa US$ US$ US$ US$ US$ US$ (US$ 4.781) (US$ 786) (US$ 1.087) (US$ 1.087) (US$ 1.087) (US$ 1.087) Inicial Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 Investimentos Benefícios Benefícios cumulativos OPORTUNIDADES E DESAFIOS A IDC vê diversas oportunidades e desafios para a HP, à medida que ela continua a lançar seus produtos WLAN como parte de um portfólio de rede unificada. As oportunidades incluem: Articular o valor do gerenciamento de um único painel com o HP IMC. Usar várias ferramentas, muitas vezes de vários fornecedores, para gerenciar todos os aspectos de uma rede com fio e sem fio é um ponto bastante problemático para administradores de rede. Com o IMC, a HP oferece uma solução que fornece gerenciamento integrado sem fio e com fio através de um único painel e que pode ser usada não somente nas redes específicas da HP, mas também onde outros equipamentos dos fornecedores possam fazer parte da infraestrutura. Enfatizar o valor da automação para a rede empresarial. À medida que a TI é solicitada a fazer mais com menos, é preciso procurar soluções que aproveitem a infraestrutura existente e a permita trazer novos níveis de automação para tarefas de integração, provisionamento e gerenciamento, especialmente à medida que as empresas buscam maior integração de sua infraestrutura com fio e sem fio. A HP deve posicionar seu portfólio unificado, como uma maneira de ajudar as empresas a atender esse requisito.

15 Os desafios incluem: Obter mindshare em redes sem fio. Desde sua aquisição da 3Com, a HP tem trabalhado duro e obteve mindshare significativo no mercado de rede com fio. O desafio atual da HP é demonstrar a mesma força de ofertas no lado sem fio e obter níveis de percepção de mercado semelhantes àqueles que ela desfruta com os produtos com fio. Competir contra concorrentes de nicho e setores verticais específicos. A HP é uma fornecedora de soluções de redes amplas, que, por essa razão, almeja conquistar todo segmento vertical e nicho de mercado; no entanto, ela também deve competir com fornecedoras de LAN sem fio menores e especializadas, que se concentram em setores particulares. Ao se focar nas necessidades desses segmentos, de uma forma altamente direcionada, ela pode oferecer soluções diferenciadas que podem representar um desafio para a concorrência. A HP deve articular o valor que oferece como uma fornecedora de soluções completas e recursos amplos e intensos e descobrir como essa proposição de valor faz dela uma boa opção de investimento em comparação a outra fornecedora especializada. CONCLUSÃO A mobilidade veio para ficar e está transformando as empresas, dando à TI a expectativa de fornecer uma cobertura (WLAN) sem fio generalizada. À medida que os funcionários cada vez mais escolhem usar seus próprios dispositivos móveis para acessar as informações corporativas, isso cria novos desafios para as organizações de TI. Já sob a pressão de fazer mais com menos, a TI deve identificar formas inovadoras de fornecer uma experiência de redes com fio e sem fio holísticas e unificadas, enquanto incorpora novos níveis de automação e controle para reduzir a sua carga de gerenciamento. A HP oferece uma linha completa de soluções de redes com fio e sem fio, projetada para proporcionar uma experiência de usuário completa e perfeita, e simplificar a administração das redes através do gerenciamento de painel único. Em um estudo com clientes de médio porte dos Estados Unidos, que implementaram soluções de redes sem fio da HP, a IDC determinou que essas soluções forneceram benefícios econômicos nas seguintes áreas centrais: produtividade da equipe de TI, redução dos custos com infraestrutura em termos de aumento da receita e reduções dos custos operacionais, e maior produtividade do usuário final. A IDC estimou que o ROI das organizações era de 567%, com um período de retorno de 7,7 meses. APÊNDICE: METODOLOGIA DE ROI DA IDC Para este projeto de ROI, a IDC trabalhou com a HP para determinar o processo e orientação das entrevistas. A HP forneceu os nomes das empresas a serem entrevistadas. A IDC emprega uma metodologia de três etapas para realizar a análise de ROI: Medir os benefícios a partir das seguintes áreas: Redução dos custos com infraestrutura de TI: os custos diretos que incluem a redução da equipe de TI, reduções dos custos com hardware (para compra e implantação de componentes de redes incrementais) e redução dos custos de licenciamento de suporte e serviços

16 Aumentos da produtividade de TI: economia de tempo em razão de operações de TI mais eficientes, que permitem realocar o tempo da equipe de TI, desobrigando-a das tarefas de suporte (resolução de problemas e manutenção de redes) e direcionando-a para atividades de maior valor, como o suporte de novos aplicativos ou iniciativas de tecnologia. Aumentos da produtividade do usuário final: Aumentos resultantes da diminuição das paralisações das redes devido a menos incidentes desse tipo e melhor tempo médio para resolução (MTTR) Apurar o perfil de investimento feito na compra e implantação da solução e os custos de treinamento e manutenção associados. Para se obter uma avaliação precisa do investimento na implantação das soluções de WLAN da HP, a IDC perguntou a respeito dos custos de implantação, configuração, atualização e manutenção, assim como do custo total dos serviços e do treinamento. Esse investimento incluiu os custos de qualquer equipe adicional necessária. Calcular o período de retorno e o ROI para a solução implantada ao realizar uma análise de fluxo de caixa depreciada dos benefícios e dos investimentos ao longo de um período de cinco anos. A partir dos resultados das entrevistas, a IDC foi capaz de calcular o período médio de retorno e a taxa de retorno do investimento na solução de WLAN da HP, assim como o valor líquido atual das economias. A IDC baseia seus cálculos em várias suposições: A IDC utiliza uma taxa de desconto de 12% na análise de ROI para levar em conta o risco e assegurar uma análise conservadora. Como as soluções de TI exigem um período de implantação, os benefícios completos da solução não estão disponíveis durante a implantação. Para capturar essa realidade, a IDC rateia os benefícios em uma base mensal e, em seguida, subtrai o tempo de implantação das economias do primeiro ano. Nota: os números nesse documento podem não ser exatos, devido a arredondamentos.

17 Sobre a IDC A International Data Corporation (IDC) é a principal fornecedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para a tecnologia da informação, telecomunicações e mercados consumidores de tecnologia. A IDC ajuda profissionais de TI, executivos de negócios e a comunidade investidora a tomar decisões com base em fatos sobre compras de tecnologia e estratégia de negócios. Mais de analistas da IDC fornecem experiência global, regional e local em tendências e oportunidades de tecnologia e do setor em mais de 110 países em todo o mundo. Há mais de 48 anos, a IDC vem fornecendo visões estratégicas para ajudar nossos clientes a alcançar seus principais objetivos de negócios. A IDC é uma subsidiária da IDG, empresa líder mundial em eventos, pesquisa e mídia de tecnologia. Sede global 5 Speen Street Framingham, MA EUA idc-insights-community.com Aviso de direitos autorais Publicação externa da IDC Information and Data Qualquer informação de propriedade da IDC, que for usada em propaganda, comunicados à imprensa ou material promocional, requer aprovação prévia por escrito do Vicepresidente ou Gerente regional da IDC. Uma minuta do documento proposto deve acompanhar esse tipo de solicitação. A IDC se reserva o direito de desautorizar a utilização externa por qualquer motivo. Copyright 2013 IDC. É terminantemente proibida a reprodução sem permissão por escrito.

IDC A N A L Y S T C O N N E C T I O N

IDC A N A L Y S T C O N N E C T I O N IDC A N A L Y S T C O N N E C T I O N Robert Young Gerente de pesquisas de software para gerenciamento de sistemas empresariais C o m o r e p e n s a r o gerenciamento de ativo s d e T I n a e ra da "Internet

Leia mais

UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA

UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA Julho de 2015 Com nuvens privadas de fácil uso concebidas para executar aplicativos corporativos essenciais para os negócios, as principais organizações se beneficiam

Leia mais

Quatro tendências críticas em TI para a continuidade dos negócios

Quatro tendências críticas em TI para a continuidade dos negócios Quatro tendências críticas em TI para a continuidade dos negócios Em TI, o fracasso não é uma opção. Não surpreendentemente, as organizações tornaram uma prioridade alta desenvolver e implementar planos

Leia mais

Como ter sucesso no desenvolvimento e suporte de nuvens híbridas

Como ter sucesso no desenvolvimento e suporte de nuvens híbridas BOLETIM INFORMATIVO Como ter sucesso no desenvolvimento e suporte de nuvens híbridas Oferecido por: HP Gard Little Julho de 2014 Elaina Stergiades OPINIÃO DA IDC Ao planejar a adoção de novas tecnologias

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Storage Management CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de armazenamento, aumente a produtividade

Leia mais

PESQUISA SOBRE CUSTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO

PESQUISA SOBRE CUSTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO PESQUISA SOBRE CUSTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO Resultados da América Latina 2012 SUMÁRIO 3 METODOLOGIA 4 INTRODUÇÃO 5 AS 7 SÃO 9 NÃO 11 RECOMENDAÇÕES INFORMAÇÕES ESTÃO AUMENTANDO VERTIGINOSAMENTE... E ELAS

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

B O L E T I M I N F O R M A T I V O I B M P u r e f l e x e F l e x S y s t e m : I n f r a e s t r u t u r a p a r a e f i c i ê n c i a d a T I

B O L E T I M I N F O R M A T I V O I B M P u r e f l e x e F l e x S y s t e m : I n f r a e s t r u t u r a p a r a e f i c i ê n c i a d a T I Sede global: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA Tel.508.872.8200 Fax.508.935.4015 www.idc.com B O L E T I M I N F O R M A T I V O I B M P u r e f l e x e F l e x S y s t e m : I n f r a e s t r u

Leia mais

Avaliação do valor comercial do Data Center Seguro

Avaliação do valor comercial do Data Center Seguro RESUMO DE SOLUÇÃO DA IDC Avaliação do valor comercial do Data Center Seguro Oferecimento: Cisco Pete Lindstrom Matthew Marden Dezembro de 2014 Richard L. Villars RESUMO O mundo da TI está passando por

Leia mais

AGILIDADE ORGANIZACIONAL

AGILIDADE ORGANIZACIONAL PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO AGILIDADE ORGANIZACIONAL Destaques do Estudo O lento crescimento econômico e as prioridades mutantes do mercado global criaram um ambiente de negócios complexo

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados

O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados Como as empresas podem usar a nuvem para se adaptar e prosperar em um mercado financeiro em rápida mudança Por Sherwin Uretsky, Aron Dutta

Leia mais

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos Eficiência operacional no setor público Dez recomendações para cortar custos 2 de 8 Introdução Com grandes cortes no orçamento e uma pressão reguladora cada vez maior, o setor público agora precisa aumentar

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

O valor empresarial do serviço Datacenter Care da HP

O valor empresarial do serviço Datacenter Care da HP BOLETIM TÉCNICO O valor empresarial do serviço Datacenter Care da HP Patrocinado pela: HP Randy Perry Novembro de 2014 RESUMO EXECUTIVO A IDC atualizou recentemente uma análise dos desafios e oportunidades

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Security and Compliance CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de segurança

Leia mais

Sobre o Instituto Desenvolve T.I

Sobre o Instituto Desenvolve T.I Sobre o Instituto Desenvolve T.I A empresa Desenvolve T.I foi fundada em 2008, em Maringá, inicialmente focando a sua atuação em prestação de serviços relacionados à Tecnologia da Informação e atendendo

Leia mais

Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos

Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos Série de ebooks sobre desenvolvimento em paralelo ágil: Capítulo 2 Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos Novas pressões, mais restrições

Leia mais

A Lexmark Impulsiona a Transformação de TI com Soluções de Garantia de Serviços CA

A Lexmark Impulsiona a Transformação de TI com Soluções de Garantia de Serviços CA CUSTOMER SUCCESS STORY Fevereiro 2014 A Lexmark Impulsiona a Transformação de TI com Soluções de Garantia de Serviços CA PERFIL DO CLIENTE Indústria: Servicios de TI Empresa: Lexmark Colaboradores: 12.000

Leia mais

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral da solução Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral À medida que tecnologias como nuvem, mobilidade, mídias sociais e vídeo assumem papéis

Leia mais

Nove Motivos do Porque as Soluções de Implementação Rápida SAP Podem Facilitar a Sua Vida Chegue Onde Quer Chegar, Um Passo de Cada Vez

Nove Motivos do Porque as Soluções de Implementação Rápida SAP Podem Facilitar a Sua Vida Chegue Onde Quer Chegar, Um Passo de Cada Vez Soluções de Implementação Rápida SAP Nove Motivos do Porque as Soluções de Implementação Rápida SAP Podem Facilitar a Sua Vida Chegue Onde Quer Chegar, Um Passo de Cada Vez O Melhor Gerenciador de Negócios

Leia mais

Provedor de serviços de software oferece solução econômica de gestão eletrônica

Provedor de serviços de software oferece solução econômica de gestão eletrônica Windows Azure Soluções para clientes - Estudo de caso Provedor de serviços de software oferece solução econômica de gestão eletrônica Visão geral País ou região: Índia Setor: Tecnologia da informação Perfil

Leia mais

Uma infraestrutura de TI inadequada é a causa de prejuízo de três em cada cinco organizações

Uma infraestrutura de TI inadequada é a causa de prejuízo de três em cada cinco organizações Hoje o ambiente de negócios está pronto para as oportunidades, mas corre muitos riscos. Essa dicotomia está se revelando no mundo da TI principalmente nas salas de reuniões como nunca havíamos visto antes.

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Engajamento com o Cliente Gerenciamento de Ciclo de Vida do Cliente Informativo Torne cada interação relevante e envolvente Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Gerenciamento do ciclo de vida

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

Serviços do Cisco Connected Stadium Wi-Fi

Serviços do Cisco Connected Stadium Wi-Fi Folha de dados Serviços do Cisco Connected Stadium Wi-Fi Melhore a experiência móvel dos torcedores no estádio com os serviços do Cisco Connected Stadium Wi-Fi Resumo A solução Cisco Connected Stadium

Leia mais

Análise de custo projetado da plataforma SAP HANA

Análise de custo projetado da plataforma SAP HANA Um estudo Total Economic Impact da Forrester Encomendado pela SAP Diretora do projeto: Shaheen Parks Abril de 2014 Análise de custo projetado da plataforma SAP HANA Economia de custo proporcionada pela

Leia mais

Construindo a ponte para a Terceira Plataforma com a composable infrastructure da HPE

Construindo a ponte para a Terceira Plataforma com a composable infrastructure da HPE BOLETIM INFORMATIVO Construindo a ponte para a Terceira Plataforma com a composable infrastructure da HPE Oferecido por: Hewlett Packard Enterprise (HPE) Jed Scaramella Novembro de 2015 OPINIÃO DA IDC

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Sede global: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA Tel.508.872.8200 Fax.508.935.4015 www.idc.com

Sede global: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA Tel.508.872.8200 Fax.508.935.4015 www.idc.com Sede global: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA Tel.508.872.8200 Fax.508.935.4015 www.idc.com B O L E T I M I N F O R M A T I V O R e d H a t E n t e r p r i s e L i n u x e m u s o : E m p r e s

Leia mais

COLABORAÇÃO COMPLETA PARA O MIDMARKET

COLABORAÇÃO COMPLETA PARA O MIDMARKET COLABORAÇÃO COMPLETA PARA O MIDMARKET Você está realmente conectado? Esse é o desafio atual no panorama dos negócios virtuais e móveis, à medida que as empresas se esforçam para ter comunicações consistentes

Leia mais

NUVEM HÍBRIDA: DEIXE AS PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA NO PASSADO.

NUVEM HÍBRIDA: DEIXE AS PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA NO PASSADO. NUVEM HÍBRIDA: DEIXE AS PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA NO PASSADO. Muitas empresas brasileiras estão interessadas nas vantagens proporcionadas pela computação em nuvem, como flexibilidade, agilidade e escalabilidade,

Leia mais

EXP Digital, desenvolvendo soluções personalizadas para sua empresa alcançar a melhor performance no mundo virtual.

EXP Digital, desenvolvendo soluções personalizadas para sua empresa alcançar a melhor performance no mundo virtual. EXP Digital, desenvolvendo soluções personalizadas para sua empresa alcançar a melhor performance no mundo virtual. Somos uma empresa especializada em soluções voltadas ao segmento digital como: criação,

Leia mais

gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011

gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011 gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011 a computação na nuvem está presente em todos os lugares e está crescendo 72% das empresas

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Gerenciamento inteligente de dados

Gerenciamento inteligente de dados Gerenciamento inteligente de dados Sanjeet Singh Grupo de produtos de armazenamento de dados da Dell ÍNDICE Índice RESUMO EXECUTIVO... 3 O GERENCIAMENTO DE DADOS DE HOJE... 3 VISÃO DA DELL: IDM... 4 OBJETIVOS

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Horizons. O impacto financeiro da consumerização de TI As 10 principais percepções do Cisco IBSG Horizons Study. Introdução

Horizons. O impacto financeiro da consumerização de TI As 10 principais percepções do Cisco IBSG Horizons Study. Introdução O impacto financeiro da consumerização de TI As 10 principais percepções do Study Jeff Loucks/Richard Medcalf Lauren Buckalew/Fabio Faria O número de dispositivos de consumerização de TI nos seis países

Leia mais

B O L E T I M I N F O R M A T I V O P o r q u e u t i l i z a r a n u v e m p a r a c o l a b o r a ç ã o?

B O L E T I M I N F O R M A T I V O P o r q u e u t i l i z a r a n u v e m p a r a c o l a b o r a ç ã o? Sede mundial: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA P.508.872.8200 F.508.935.4015 www.idc.com B O L E T I M I N F O R M A T I V O P o r q u e u t i l i z a r a n u v e m p a r a c o l a b o r a ç ã o?

Leia mais

Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação: Índice de Informações Digitais

Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação: Índice de Informações Digitais Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação: Visão geral A mais recente Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação 2012 da Symantec de 2012 revela o primeiro e apresenta um panorama das informações de

Leia mais

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva da solução SAP SAP Technology SAP Afaria Objetivos Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos

Leia mais

Ficha técnica: Visual Performance Manager e Pacote TruView Advanced MPLS (SKU 01654)

Ficha técnica: Visual Performance Manager e Pacote TruView Advanced MPLS (SKU 01654) Ficha técnica: Visual Performance Manager e Pacote TruView Advanced MPLS (SKU 01654) Principais características: Notificação por SNMP do limite do desempenho proativo em tempo real Monitoração contínua

Leia mais

Eleve a experiência do consumidor: como criar uma situação de win-win entre a TI e seus usuários

Eleve a experiência do consumidor: como criar uma situação de win-win entre a TI e seus usuários Eleve a experiência : como criar uma situação de win-win entre a TI e seus usuários Introdução Soluções da CA Por que é necessário melhorar a experiência dos usuários com os serviços de TI? A consumerização

Leia mais

Otimizada para Crescimento:

Otimizada para Crescimento: Quinta Pesquisa Anual de Mudança na Cadeia de Suprimentos RESUMO REGIONAL: AMÉRICA LATINA Otimizada para Crescimento: Executivos de alta tecnologia se adaptam para se adequar às demandas mundiais INTRODUÇÃO

Leia mais

A TNT Garante a Entrega de 4,4 Milhões de Pacotes por Semana

A TNT Garante a Entrega de 4,4 Milhões de Pacotes por Semana CUSTOMER SUCCESS STORY NOVEMBRO 2010 A TNT Garante a Entrega de 4,4 Milhões de Pacotes por Semana PERFIL DO CLIENTE Sector: Transporte e distribuição Organização: TNT Express Ingressos: Mais de 6.600 milhões

Leia mais

SUMÁRIO. White Paper - NETGLOBE 2

SUMÁRIO. White Paper - NETGLOBE 2 SUMÁRIO Conhecendo a Telepresença... 3 A nova era da Videoconferência: Telepresença... 3 Como viabilizar um projeto de Telepresença... 4 Telepresença oferece excelente qualidade em uma fantástica experiência,

Leia mais

Simplificamos e aceleramos sua transformação digital.

Simplificamos e aceleramos sua transformação digital. Simplificamos e aceleramos sua transformação digital. Sobre a Plataforma Texidium, da Kivuto Todos os alunos. Todos os recursos. Durante todo o tempo. A visão da Kivuto com a Texidium é facilitar a transição

Leia mais

10 Minutos. sobre práticas de gestão de projetos. Capacidade de executar projetos é essencial para a sobrevivência das empresas

10 Minutos. sobre práticas de gestão de projetos. Capacidade de executar projetos é essencial para a sobrevivência das empresas 10 Minutos sobre práticas de gestão de projetos Capacidade de executar projetos é essencial para a sobrevivência das empresas Destaques Os CEOs de setores que enfrentam mudanças bruscas exigem inovação

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Matriz global: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA Tel.: 508.872.8200 Fax: 508.935.4015 www.idc.com

Matriz global: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA Tel.: 508.872.8200 Fax: 508.935.4015 www.idc.com Matriz global: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA Tel.: 508.872.8200 Fax: 508.935.4015 www.idc.com B O L E T I M I N F O R M A T I V O M a x i m i z a n d o S e u A m b i e n t e V i r t u a l p a

Leia mais

Produtividade. Sem tempo a

Produtividade. Sem tempo a Produtividade Sem tempo a A NDREA MARQUES/ FOTONAUTA perder Contax investe em tecnologias Microsoft para facilitar o trabalho de seus operadores e garantir que eles atendam os clientes com mais agilidade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE

ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE Introdução O administrador de redes geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Gerenciamento de redes Gerenciamento de rede é o ato de iniciar, monitorar e modificar

Leia mais

Vigilância IP Axis. Infinitas possibilidades para a vigilância por vídeo.

Vigilância IP Axis. Infinitas possibilidades para a vigilância por vídeo. Vigilância IP Axis. Infinitas possibilidades para a vigilância por vídeo. Desafios da vigilância por vídeo hoje O mercado de vigilância por vídeo está crescendo, impulsionado por preocupações de segurança

Leia mais

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Módulo 12 Gerenciamento Financeiro Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a

Leia mais

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD Simplificação da TI O Dell série MD pode simplificar a TI, otimizando sua arquitetura de armazenamento de dados e garantindo

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização Prof. Ricardo José Pfitscher Material elaborado com base em: José Luiz Mendes Gerson Volney Lagemann Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

2011 012 Pta e t s e o qui f Mo sa s b o i b lre Sur e a Sivte uyação da Mobilidade

2011 012 Pta e t s e o qui f Mo sa s b o i b lre Sur e a Sivte uyação da Mobilidade 2012 2011 Pesquisa State of Mobile sobre a Survey Situação da Mobilidade Resultados do Brasil Copyright 2012 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. Symantec, o logo Symantec e o logo Checkmark

Leia mais

Seja um Provedor Registrado de Educação do PMI (R.E.P.)

Seja um Provedor Registrado de Educação do PMI (R.E.P.) Seja um Provedor Registrado de Educação do PMI (R.E.P.) Faça Mais Negócios Aliando-se a Maior Associação de Profissionais de Gerenciamento de Projeto do Mundo O QUE SÃO OS R.E.P.S DO PMI? Os Provedores

Leia mais

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Caros colegas, orienta o modo como nossa organização trabalha para selecionar, desenvolver, motivar e valorizar o bem mais importante da Bausch + Lomb nossas

Leia mais

INFORMATIVO ROTÁRIO GLOBALOUTLOOK GUIA SOBRE O MODELO DE FINANCIAMENTO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

INFORMATIVO ROTÁRIO GLOBALOUTLOOK GUIA SOBRE O MODELO DE FINANCIAMENTO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA INFORMATIVO ROTÁRIO GLOBALOUTLOOK GUIA SOBRE O MODELO DE FINANCIAMENTO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA COPYRIGHT 2015 BY ROTARY INTERNATIONAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. NOSSO MODELO DE FINANCIAMENTO Nossas despesas

Leia mais

N E S S E B O L E T I M I N F O R M A T I V O

N E S S E B O L E T I M I N F O R M A T I V O Sede Global: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA T.508.872.8200 F.508.935.4015 www.idc.com B O L E T I M I N F O R M A T I V O E n t e n d e n d o a s e s t r a t é g i a s d e i m p l a n t a ç ã

Leia mais

ONESOURCE WORKFLOW MANAGER SOLUÇÃO ON-LINE DE ALTO DESEMPENHO

ONESOURCE WORKFLOW MANAGER SOLUÇÃO ON-LINE DE ALTO DESEMPENHO ONESOURCE WORKFLOW MANAGER SOLUÇÃO ON-LINE DE ALTO DESEMPENHO AFINE SEUS PROCESSOS ONESOURCE WorkFlow Manager é uma solução on-line de alto desempenho que ajuda a gerenciar seu departamento e direcionar

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

R E S U M O E X E C U T I V O. Oferecido por: EMC. Laura DuBois Agosto de 2013

R E S U M O E X E C U T I V O. Oferecido por: EMC. Laura DuBois Agosto de 2013 Matriz global: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA Tel.: +1 508-872-8200 Fax: +1 508-935-4015 www.idc.com B O L E T I M I N F O R M A T I V O R e v e l a n d o o p o d e r d o f l a s h c o m o V N

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

Estudo de Viabilidade. GMon Sistema de Gerenciamento de Monitores. Curso: Ciências da Computação Professora: Carla Silva

Estudo de Viabilidade. GMon Sistema de Gerenciamento de Monitores. Curso: Ciências da Computação Professora: Carla Silva Estudo de Viabilidade GMon Sistema de Gerenciamento de Monitores Curso: Ciências da Computação Professora: Carla Silva Recife, 20 de Janeiro de 2012 1 Sumário 1. Motivação... 3 2. Problema identificado...

Leia mais

Soluções completas e integradas que apoiam o crescimento de sua empresa

Soluções completas e integradas que apoiam o crescimento de sua empresa Automação Comercial OKI Brasil Soluções completas e integradas que apoiam o crescimento de sua empresa Sobre a OKI Brasil A OKI Brasil é a empresa de automação bancária, automação comercial e serviços

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação Design de Rede Local Design Hierárquico Este design envolve a divisão da rede em camadas discretas. Cada camada fornece funções específicas que definem sua função dentro da rede

Leia mais

Documento técnico de negócios Gerenciamento de nuvens híbridas

Documento técnico de negócios Gerenciamento de nuvens híbridas Documento técnico de negócios Gerenciamento de nuvens híbridas Uma solução de gerenciamento de nuvens abrangente, segura e flexível Documento técnico de negócios Página 2 Frente às tendências significativas

Leia mais

Desafios de Tecnologia da Informação e Otimização de Investimentos Aplicações para Ambientes Virtualizados Monitoração e Gerenciamento Acesso Remoto

Desafios de Tecnologia da Informação e Otimização de Investimentos Aplicações para Ambientes Virtualizados Monitoração e Gerenciamento Acesso Remoto Desafios de Tecnologia da Informação e Otimização de Investimentos Aplicações para Ambientes Virtualizados Monitoração e Gerenciamento Acesso Remoto a Aplicações Unix, Linux e Windows - Sage Scada e outros

Leia mais

Segurança sem complicações. os ambientes virtuais SECURITY FOR VIRTUAL AND CLOUD ENVIRONMENTS

Segurança sem complicações. os ambientes virtuais SECURITY FOR VIRTUAL AND CLOUD ENVIRONMENTS Segurança sem complicações para todos os ambientes virtuais SECURITY FOR VIRTUAL AND CLOUD ENVIRONMENTS Proteção ou desempenho? O número de máquinas virtuais ultrapassou o de máquinas físicas em 2009.

Leia mais

Perguntas. Que todo usuário deveria fazer antes de comprar um software CAD de baixo custo. Por Robert Green, proprietário da Robert Green Consulting

Perguntas. Que todo usuário deveria fazer antes de comprar um software CAD de baixo custo. Por Robert Green, proprietário da Robert Green Consulting Perguntas Que todo usuário deveria fazer antes de comprar um software CAD de baixo custo Por Robert Green, proprietário da Robert Green Consulting 5 perguntas que todo usuário deveria fazer antes de comprar

Leia mais

Trabalhe com mais inteligência. Venda melhor. Ganhe mais.

Trabalhe com mais inteligência. Venda melhor. Ganhe mais. SAP Sales ondemand Trabalhe com mais inteligência. Venda melhor. Ganhe mais. Uma solução projetada para a maneira que você vende hoje A qualquer hora, em qualquer lugar Os vendedores sabem que o sucesso

Leia mais

Documento técnico de negócios

Documento técnico de negócios Documento técnico de negócios Manual de proteção de dados para armazenamento totalmente em flash Principais considerações para o comprador de armazenamento com experiência em tecnologia Documento técnico

Leia mais

Programa de assistência técnica alargada da Kaspersky

Programa de assistência técnica alargada da Kaspersky Programa de assistência técnica alargada da Kaspersky NÍVEIS MSA ENTERPRISE E MSA BUSINESS Reduza os impactos financeiros e operacionais negativos das interrupções Preserve a imagem da sua marca e os níveis

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

Sobre o Instituto Desenvolve T.I

Sobre o Instituto Desenvolve T.I Sobre o Instituto Desenvolve T.I A empresa Desenvolve T.I foi fundada em 2008, em Maringá, inicialmente focando a sua atuação em prestação de serviços relacionados à Tecnologia da Informação e atendendo

Leia mais

Esteja Preparado. NTT Communications IntelliSecurity TM AVALIAR: NÓS ENCONTRAREMOS SUAS VULNERABILIDADES DE SEGURANÇA

Esteja Preparado. NTT Communications IntelliSecurity TM AVALIAR: NÓS ENCONTRAREMOS SUAS VULNERABILIDADES DE SEGURANÇA Esteja Preparado No mundo digital de hoje, seu negócio está suscetível a uma ordem de ameaças de segurança. Não há nenhuma questão sobre isso. Mas essas ameaças freqüentemente são preveníveis e não há

Leia mais

<SUA EMPRESA> PROPOSTA DE SERVIÇOS

<SUA EMPRESA> PROPOSTA DE SERVIÇOS PROPOSTA DE SERVIÇOS Para prestadores de serviços [A proposta de serviços é o cerne do kit de ferramentas de vendas de um prestador de serviços. Ela combina informações importantes da empresa,

Leia mais

A gente trabalha para você crescer

A gente trabalha para você crescer A gente trabalha para você crescer Índice 3 Sobre a Serasa Experian 5 Visão e Missão Serasa Experian 7 Presença global 7 Agências Serasa Experian no Brasil 9 Unidades de Negócios 11 Soluções para os desafios

Leia mais

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD?

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? Índice SUA EMPRESA DE TREINAMENTOS ESTÁ PARADA NO TEMPO? Introdução 2 Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4 Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? 6 A gestão de cursos

Leia mais

Reeditando os conceitos

Reeditando os conceitos Reeditando os conceitos Como uma impressora de cartões pode ter um preço tão acessível? Ou ser tão inteligente? A nova impressora de cartões SP35 da Datacard está mudando todos os conceitos, abrindo um

Leia mais

SMART H2O SOLUTION DEFININDO O FUTURO DOS NOSSOS RECURSOS HÍDRICOS

SMART H2O SOLUTION DEFININDO O FUTURO DOS NOSSOS RECURSOS HÍDRICOS CATÁLOGO VENTURES SMART H2O SOLUTION DEFININDO O FUTURO DOS NOSSOS RECURSOS HÍDRICOS CONTEÚDO 2 4 5 DEFININDO O FUTURO DOS NOSSOS RECURSOS HÍDRICOS Sobre o Smart H2O Infraestrutura hídrica segura, inteligente

Leia mais

www.gartcapote.com www.abpmp br.org Livros Guia para Formação de Analistas de Processos Contribuições Modelagem de Processos com BPMN

www.gartcapote.com www.abpmp br.org Livros Guia para Formação de Analistas de Processos Contribuições Modelagem de Processos com BPMN Gart Capote International Certified Business Process Professional (CBPP ) Presidente da ABPMP no Brasil - Association of Business Process Management Professionals (Chicago-EUA) Autor, Instrutor e Consultor

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

Como Utilizar Power over Ethernet para Reduzir o Consumo de Energia

Como Utilizar Power over Ethernet para Reduzir o Consumo de Energia Como Utilizar Power over Ethernet para Reduzir o Consumo de Energia Documento Técnico Setembro de 2011 Visão Geral A tecnologia 'Power over Ethernet' (PoE) tornou-se uma ferramenta cada vez mais importante

Leia mais

Dez profissionais de TI mais demandados em 2014

Dez profissionais de TI mais demandados em 2014 Dez profissionais de TI mais demandados em 2014 O ritmo de criação de novos empregos em tecnologia não crescer de forma tão acelerada quanto nos últimos anos. Apenas 24% dos 194 executivos de TI participantes

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais