Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Enfermagem ISSN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Enfermagem 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais."

Transcrição

1 Especial Online ISSN DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Enfermagem

2 ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE Alunos: HENRIQUES, Isabella de Resende Orientador: PINTO, Maria de Fátima da Rocha; SILVA, Ilda Cecília Moreira; MEIRELLES, Rosane O estudo teve como objeto o discurso de profissionais acerca do acolhimento na ESF. Objetivos: Descrever o entendimento de profissionais de saúde sobre o acolhimento na ESF; Identificar como profissionais realizam o acolhimento em sua prática cotidiana; Apontar dificuldades, facilidades e interferências no acolhimento; Relatar como sugerem a prática do acolhimento na ESF. Especificar como profissionais ensinariam o acolhimento. Utilizou-se a pesquisa de campo com abordagem qualitativa e descritiva. O cenário foram quatro Unidades Saúde da Família. Os sujeitos foram 16 profissionais de saúde. A coleta de dados foi através de entrevista com cinco perguntas abertas semi-estruturadas. O estudo foi organizado em quatro categorias de análise. Os resultados mostraram que profissionais entendem e realizam o acolhimento, também demonstram dificuldade na classificação de risco e como facilidade favorecem a humanização das ações. Sugerem a aprendizagem observando o outro em sua prática, identificando o problema a partir da realidade vivenciada, envolvendo a comunidade em um processo de ensino e aprendizagem pela troca de experiências entre trabalhadores e usuários. Recomendam que se elabore um protocolo para orientar a prática do acolhimento no cotidiano desses profissionais. Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família; Acolhimento; Produção do Cuidado.

3 CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM PÉ DIABÉTICO: UM BALANÇO DO ESTADO DA ARTE Alunos:GOMES, Luciana de Souza ;ROBERTO, Otavio. Orientador: SILVA, Dorvalina Catarina Lima. O objeto de estudo focou a produção de conhecimento veiculada pela Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) sobre os cuidados de enfermagem ao paciente com pé diabético. Objetivos: caracterizar problemas que necessitam de intervenção de enfermagem aos pacientes com pé diabético e descrever os cuidados de enfermagem ao paciente com pé diabético, segundo publicações na LILACS. Pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório-descritivo. Os dados foram apresentados por gráficos em percentual e freqüência absoluta, com análise quantitativa a partir de discussão direta dos resultados. Na busca de textos relacionados aos descritores cuidado de enfermagem, pé diabético e enfermagem", foram encontrados vinte resultados de produção científica na LILACS. As úlceras e feridas, com 27%; diferença de linguagem entre profissionais e clientes, amputações e gangrena, com 12,9% cada e dificuldades no autocuidado com os pés, com 9,75%, são os principais problemas que necessitam de intervenção de enfermagem e a orientação e educação dos clientes, com 40,9%; técnicas específicas no cuidado do pé diabético, com 27,27%; coleta de informações adequadas, com 13,63% e reciclagem do profissional, com 9,09%, são os principais cuidados de enfermagem ao paciente com pé diabético. Concluimos que os cuidados de enfermagem não se restringem apenas a realização de curativos, como bem demonstrado nessa pesquisa. Os resultados dependem da integração de intervenções que variam de acordo com as condições do cliente e do relacionamento entre o profissional, o paciente e até mesmo seus familiares. Palavras-chave: enfermagem. Pé Diabético. Enfermagem em saúde comunitária. Cuidados de Enfermagem.

4 HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO AO PACIENTE EM PRÉ OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA Alunos: SILVA,Daniele Mara; SOUZA,Vanessa Carvalho. Orientador: NUNES, Marcia Batista Gil.. A presente pesquisa bibliográfica teve como objeto de estudo a humanização na assistência ao paciente cardíaco e como objetivo: buscar evidências científicas na literatura nacional sobre humanização na assistência promovida pelo enfermeiro ao cliente no pré-operatório de cirurgia cardíaca. Trata-se de um estudo com coleta de dados efetuada por meio de consulta na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde BVS, no período de fevereiro a maio de A amostra foi constituída de 13 artigos. Obtida com a utilização das palavras chave: pré-operatório, cirurgia cardíaca, enfermagem e humanização e com a aplicação dos critérios de inclusão: ano de publicação entre 2000 e 2010, apresentação do texto completo - base de dados de enfermagem. Foram identificados fatores constitutivos da assistência humanizada promovida pelo enfermeiro quanto aos cuidados de enfermagem estão: O coração na vida psíquica e biológica o avanço tecnológico e a redução da ansiedade; A sistematização da assistência de Enfermagem em ritmo com o coração; A visita pré- operatória, o trans- operatório e o pós-operatório - essência do cuidado individual - conhecendo o paciente cardíaco; A humanização do cuidado do enfermeiro tornando humana a vivencia da cirurgia a presença humana dos enfermeiros ;A necessidade de aperfeiçoamento da equipe de saúde. Palavras-chave: pré-operatório; cirurgia cardíaca; enfermagem; humanização.

5 MULHERES FRENTE AO EXAME PREVENTIVO DE CANCER DE COLO DE ÚTERO REALIZADO PELO ENFERMEIRO(A) Alunos: LESSA, Jefferson; FLECHER, Ludmila; Orientador: MALTA, Maria da Glória; NUNES, Márcia Batista Gil. Esta pesquisa teve como objetivo buscar evidências científicas na literatura nacional sobre as dificuldades que as mulheres têm ao se submeterem ao exame preventivo de câncer de colo de útero realizado pelo enfermeiro (a). Estudo bibliográfico desenvolvido no período de fevereiro à março de 2011 por meio de publicações periódicas veiculadas pela Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) na base de dados da Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram encontradas 65 publicações enfocando o exame preventivo de câncer de colo de útero e sua relação com a enfermagem, sendo que 28 continham o texto completo e dessas, 18 eram realizadas por enfermeiras. A partir da análise temática, emergiram sete categorias: A dificuldade de detecção do câncer do colo do útero; falta de orientação por parte dos profissionais; a realização do exame feito por médico ou enfermeiro deve ser acompanhada de orientações em saúde; ausência do médico especialista acarreta sobrecarga no trabalho do enfermeiro; a enfermagem possui melhor formação para a realização do exame preventivo do câncer do colo uterino e neste a educação em saúde; ser enfermeira ser do sexo feminino; atitude ativa frente ao câncer. O conhecimento apresenta sim dificuldades na realização do exame preventivo, entretanto não aborda por completo a dificuldade em ser realizado pelo enfermeiro (a), o que estimula a produção de outros estudos nesta temática. Palavras-chave: Enfermeiro, Câncer Útero, Exame Preventivo.

6 O ENFERMEIRO FRENTE À SAÚDE DO HOMEM: DIAGNÓSTICO, CONDUTAS TERAPÊUTICAS E PREVENÇÃO DE DOENÇAS. Alunos: SILVA, Valéria Bezerra da. Orientador: PEREIRA, Miriam Salles. Devido às várias peculiaridades envolvendo o sexo masculino, que merecem maior esclarecimento e orientação, em prol da saúde e da qualidade de vida. É fundamental que o homem aprenda a lidar melhor com o próprio corpo, favorecendo no desenvolvimento de medidas preventivas de muitas patogenias que envolvem o ser humano. O objetivo deste estudo é discutir as intervenções de enfermagem relacionadas ao diagnóstico, condutas terapêuticas e prevenção das principais doenças que afetam o homem. Para isso escolhemos como metodologia realizar uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa através da consulta on-line ao BIREME, utilizando os seguintes descritores: Assistência à saúde, Saúde do homem, Enfermagem. Conclui-se que a comunicação é o fator imprescindível para o estabelecimento da conscientização do homem, assim como as condições técnicas e materiais. Palavras-chave: Assistência à saúde, Saúde do homem, Enfermagem.

7 ORGANIZAÇAO DE PRONTUÁRIOS: CONTRIBUIÇÕES DE PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE SAÚDE DA FAMILIA. Alunos: SILVEIRA, Eliz Regina de Oliveira; CARDOSO, Rosimere Herdy Guedes. Orientador: PINTO, Maria de Fátima da Rocha. Trata do discurso de profissionais acerca da organização de prontuários na Unidade Saúde da Família. Objetivos: Identificar o entendimento de profissionais de saúde sobre a organização de prontuários; Apontar dificuldades, facilidades e interferências referidas por profissionais de saúde ao registrar as informações nos prontuários; Verificar junto aos profissionais de saúde fatores que dificultam ou facilitam a adoção de um roteiro na organização dos prontuários em suas práticas diárias; Construir um roteiro para a organização de prontuários. Metodologias de campo, descritiva, qualitativa e pesquisa ação. Coleta de dados realizada por um questionário com perguntas abertas. Os sujeitos foram 10 trabalhadores saúde. O estudo apreendeu cinco categorias de análise. Os resultados mostraram que profissionais entendem a organização de prontuários e apontam várias facilidades e uma dificuldade. Elaborou-se um roteiro. Conclui-se que a organização dos prontuários beneficia tanto a equipe de profissionais de saúde quanto os usuários. Recomenda-se auditoria semestral para manter a organização proposta. Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família, processo de Trabalho na Atenção Primária em Saúde, prontuários.

8 PERMANÊNCIA DO PACIENTE CRÍTICO NA UNIDADE DE EMERGÊNCIA: EQUIPE DE ENFERMAGEM Alunos: COIMBRA, Leandro do Nascimento; MATOS, Fábio Carlos. Orientador: SILVA, Fabiano Júlio. Esta pesquisa trás como objeto de estudo avaliar publicações por enfermeiros que versam sobre as conseqüências que a internação de paciente grave no Pronto Socorro Adulto (PSA).Os objetivos são descrever a relação da permanência de paciente grave no pronto socorro no cotidiano da equipe de enfermagem, descrever os cuidados de enfermagem que a equipe realiza neste paciente, apontar as dificuldades da equipe de enfermagem para atender a esta clientela. Questão problema: A longa permanência de pacientes críticos na unidade de emergência compromete o cotidiano do serviço de enfermagem? Metodologia: bibliográfica, qualitativa, descritiva e exploratória, utilizado livros, artigos das bases de dados Scielo entre os anos de publicação de 1993 a Para a análise optou-se por trazer discussões sobre o tema. Como critério de seleção para os artigos restringiu somente aos textos que trabalham a questão da enfermagem no processo de assistência. Refinamos nossa busca no Scielo buscando por Enfermagem e Atendimento de Emergência. Conclui-se que a longa permanência de paciente grave no PSA pode trazer um grande desgaste ao enfermeiro e a toda equipe de enfermagem. Palavras-chave: Enfermagem, Atendimento de Emergência, Paciente Crítico.

9 PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: CONDIÇÕES FAVORAVEIS PARA O ACOLHIMENTO FAMILIAR Alunos: HONÓRIO, Carmen Lucia de Oliveira; BARROS, Márcia Lessa de. Orientador: BITTENCOURT, Mariana Emília da Silveira. Esta pesquisa objetiva caracterizar os obstáculos da equipe de enfermagem apresentados na aproximação de familiares de clientes internados na Unidade de Terapia Intensiva e identificar as estratégias utilizadas pela equipe de enfermagem para o acolhimento familiar frente à internação de clientes na Unidade de Terapia Intensiva. Estudo bibliográfico, exploratório e descritivo, as produções científicas foram consultadas através do Sistema Scientific Eletronic Library On-line (SCIELO), Literatura Latino Americana do Caribe de Informação em Ciências e Saúde (LILACS), Revista Nursing e Revista Brasileira de Enfermagem (REBEN). Foi desenvolvida de fevereiro a maio de 2011, tendo como recorte temporal os anos compreendidos entre 2005 e Partindo da análise dos resultados, surgiram duas categorias: Estresse: fator desfavorável no relacionamento entre equipe e familiar e Comunicação efetiva: ponto de partida para melhor interação entre equipe e familiar. Conclui-se que acolhimento e humanização são multidimensionais, abrange ambiente físico, pacientes, familiares e equipe de saúde. Palavras-chave: Acolhimento, Unidade de Terapia Intensiva, Enfermagem, Família.

10 PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ENFERMEIROS SOBRE BIOSSEGURANÇA Alunos: SILVA, Andreza da Cruz; DIAS, Neide Aparecida Neto. Orientador: SILVA, Dorvalina Catarina Lima. Tivemos como objeto de estudo artigos feitos por enfermeiros sobre biossegurança divulgados na Biblioteca Virtual de Saúde; tendo como objetivo caracterizar o interesse de estudos de enfermeiros quando pesquisam sobre biossegurança, segundo artigos divulgados na BVS. Pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e de natureza exploratória. O levantamento bibliográfico foi realizado na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), a partir de os descritores Biossegurança, Saúde do Trabalhador e enfermagem. Os resultados permitiram a elaboração de uma única categoria intitulada Trabalhadores de enfermagem frente aos riscos biológicos: maior preocupação de enfermeiros quando pesquisam sobre biossegurança. Concluímos que há um grande desafio para os enfermeiros tanto no campo do ensino, como na prática, ensino e pesquisa no que se refere à biossegurança da saúde dos trabalhadores de enfermagem. Palavras-chave: Biossegurança, Saúde do Trabalhador, Enfermagem.

11 RISCOS BIOLÓGICOS A QUE ESTÃO EXPOSTOS OS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE EMERGÊNCIA Alunos: FERREIRA, Kamilla Greiner Oliveira; MOREIRA, Rodrigo Pereira Porto. Orientador: SILVA, Fabiano Júlio. Esta pesquisa teve como objeto de estudo a produção bibliográfica sobre os riscos biológicos a que estão expostos os trabalhadores de Enfermagem em Unidade de Emergência, os objetivos foram identificar quais os riscos biológicos e quais as condutas que os profissionais de enfermagem apontam como importantes para evitar o acidente com agentes biológicos, a questão problema foi como a equipe de Enfermagem contribui para diminuição das exposições a esses riscos. O método utilizado para a pesquisa foi pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, de característica descritiva e exploratória, utilizando fontes secundárias como livros, artigos de periódicos das bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) entre os anos de publicação de 1994 a Para a análise trouxemos os principais recortes e discussões sobre o tema. Concluímos que os riscos biológicos que mais destacam são a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV), Hepatite HBV e Hepatite HCV. Palavras-chave: Enfermagem, Biossegurança, Unidade Ambulatorial de Emergência e Exposição a Agentes Biológicos.

12 RUIDOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: PRODUÇÃO BIBLIOGRAFICA DE ENFERMAGEM Alunos: NEVES, Jamilla Oliveira; SILVA, Polliane Perrut. Orientador: PEREIRA, Nelita Cristina da Silva Teixeira. Este estudo se refere a uma produção bibliográfica de enfermagem sobre os ruídos advindos em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal UTINs. Objetivou identificar o que está sendo produzido em relação aos ruídos nas Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal.Foram achados 26 artigos,sendo utilizados somente 19, Pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa, na qual os resultados apontaram como categorias: Nível de ruído em unidade de terapia intensiva neonatal, fatores que contribuem para o aumento do nível de ruído e percepção da equipe de enfermagem e pais. A leitura de artigos nos permitiu constatar alguns dos problemas enfrentados em uma UTIN e, em particular, os problemas associados aos ruídos, com o objetivo de fornecer um embasamento para a prática dos profissionais de saúde que atuam nas UTINs. Palavras-chave: Ruídos, Enfermagem, Unidade Terapia Intensiva Neonatal.

13 ÚLCERA POR PRESSÃO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Alunos: SOUZA, Renata Sabina; CASTRO, Natália. Orientador: SILVA, Maria Cristina Azevedo da, SILVA, Dorvalina Catarina Lima. Delimitamos como objeto de estudo artigos publicados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), em pesquisas feitas por enfermeiros sobre prevenção de úlceras por pressão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Traçamos como objetivos identificar nos artigos publicados as medidas assistenciais de enfermagem para a prevenção de úlceras por pressão em UTI; analisar a partir de os artigos selecionados, as medidas assistenciais de enfermagem para a prevenção de úlcera por pressão em UTI. Pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e de caráter exploratóriodescritivo. A busca foi procedida utilizando-se os descritores enfermagem, úlcera por pressão, unidade de terapia intensiva. Após a leitura dos resumos selecionados foram identificados 16 artigos que propiciaram alcance dos objetivos propostos neste estudo. Os dados foram discutidos face às categorias intituladas: Prática Baseada em Evidências (PBE): escalas preditivas utilizadas por trabalhadores de enfermagem para prevenção de úlceras por pressão (UP) e Medidas de Segurança e Conforto prevenindo UP. Concluímos que os cuidados não se restringem apenas aos enfermeiros, mas sim a toda equipe multidisciplinar, diminuindo assim a possibilidade do mesmo de desenvolver a lesão. Palavras-chave: Unidade de Terapia Intensiva; enfermagem; Úlcera por Pressão.

14 VISÃO DO IDOSO SOBRE SEXUALIDADE NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO Alunos: GUSSEM, Caroline Ramos; DELESPOSTE, Nathália Dair Louro. Orientador: CANAVEZ, Márcia Figueira. Esta pesquisa tem como objeto a sexualidade no processo de envelhecer na visão do idoso, os objetivos são: conhecer de que forma o idoso vivencia sua sexualidade; identificar o entendimento do idoso sobre sexualidade e discutir os fatores negativos que na opinião do idoso causam interferência em sua sexualidade. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo de caráter exploratório. Os sujeitos foram idosos com 60 anos ou mais, o cenário foi a Policlínica da Melhor Idade. Para a coleta de dados foi utilizado uma entrevista estruturada. Ao analisarmos os resultados observou-se que há predominância do sexo feminino, viúvas, com idade média de 71 a 80 anos, com Ensino Fundamental e não possuem vida sexual ativa. Quando questionados o que eles entendiam sobre sexualidade, surgiram 3 categorias: cumplicidade entre o casal, sexo e saúde e prazer. Vivenciando a sexualidade através do amor e os fatores negativos que interferem esta vivência seria a falta de diálogo entre o casal. Palavras-chave: Idoso, Sexualidade, Enfermagem geriátrica.

15 ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE Alunos: HENRIQUES, Isabella de Resende Orientador: PINTO, Maria de Fátima da Rocha; SILVA, Ilda Cecília Moreira; MEIRELLES, Rosane O estudo teve como objeto o discurso de profissionais acerca do acolhimento na ESF. Objetivos: Descrever o entendimento de profissionais de saúde sobre o acolhimento na ESF; Identificar como profissionais realizam o acolhimento em sua prática cotidiana; Apontar dificuldades, facilidades e interferências no acolhimento; Relatar como sugerem a prática do acolhimento na ESF. Especificar como profissionais ensinariam o acolhimento. Utilizou-se a pesquisa de campo com abordagem qualitativa e descritiva. O cenário foram quatro Unidades Saúde da Família. Os sujeitos foram 16 profissionais de saúde. A coleta de dados foi através de entrevista com cinco perguntas abertas semi-estruturadas. O estudo foi organizado em quatro categorias de análise. Os resultados mostraram que profissionais entendem e realizam o acolhimento, também demonstram dificuldade na classificação de risco e como facilidade favorecem a humanização das ações. Sugerem a aprendizagem observando o outro em sua prática, identificando o problema a partir da realidade vivenciada, envolvendo a comunidade em um processo de ensino e aprendizagem pela troca de experiências entre trabalhadores e usuários. Recomendam que se elabore um protocolo para orientar a prática do acolhimento no cotidiano desses profissionais. Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família; Acolhimento; Produção do Cuidado.

16 ALEITAMENTO MATERNO: ORIENTAÇÕES A GESTANTE NA CONSULTA PRÉ - NATAL Alunos: ALMEIDA, Érica Estevão de; VASCONCELOS, Suellen Aparecida; Orientador: ALVES, Angelina Maria Aparecida. O presente estudo trata da produção de conhecimento de enfermeiros acerca do aleitamento materno com ênfase na educação da gestante nas consultas de prénatal. Tem por objetivo: Identificar o que os artigos científicos têm publicado sobre o aleitamento materno com ênfase na educação a gestante nas consultas de prénatal. Trata-se de um estudo de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizado pesquisas em artigos e literaturas. O levantamento bibliográfico foi realizado através de pesquisa on-line na base de dados da LILACS, acessados através da BIREME, utilizando os seguintes descritores ENFERMAGEM, ALEITAMENTO MATERNO, ASSISTENCIA PRÉ- NATAL e EDUCAÇÃO EM SAÚDE, nos meses de Janeiro á Maio de Foram coletados os dados num período restrito de 2000 a Foram encontrados 154 artigos ao utilizar estes descritores, onde foram excluídos cento e quarenta e quatro (144) por não estarem de acordo com o ano de publicação, idioma e textos completos, sendo utilizados apenas dez (10), obtendo a categoria das orientações quanto as vantagens do aleitamento materno. Palavras-chave: Aleitamento-materno, Enfermagem, Assistência Pré-natal, Educação em Saúde;

17 CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM PÉ DIABÉTICO: UM BALANÇO DO ESTADO DA ARTE Alunos: GOMES, Luciana de Souza; ROBERTO, Otavio. Orientador: SILVA, Dorvalina Catarina Lima. O objeto de estudo focou a produção de conhecimento veiculada pela Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) sobre os cuidados de enfermagem ao paciente com pé diabético. Objetivos: caracterizar problemas que necessitam de intervenção de enfermagem aos pacientes com pé diabético e descrever os cuidados de enfermagem ao paciente com pé diabético, segundo publicações na LILACS. Pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório-descritivo. Os dados foram apresentados por gráficos em percentual e freqüência absoluta, com análise quantitativa a partir de discussão direta dos resultados. Na busca de textos relacionados aos descritores cuidado de enfermagem, pé diabético e enfermagem", foram encontrados vinte resultados de produção científica na LILACS. As úlceras e feridas, com 27%; diferença de linguagem entre profissionais e clientes, amputações e gangrena, com 12,9% cada e dificuldades no autocuidado com os pés, com 9,75%, são os principais problemas que necessitam de intervenção de enfermagem e a orientação e educação dos clientes, com 40,9%; técnicas específicas no cuidado do pé diabético, com 27,27%; coleta de informações adequadas, com 13,63% e reciclagem do profissional, com 9,09%, são os principais cuidados de enfermagem ao paciente com pé diabético. Concluimos que os cuidados de enfermagem não se restringem apenas a realização de curativos, como bem demonstrado nessa pesquisa. Os resultados dependem da integração de intervenções que variam de acordo com as condições do cliente e do relacionamento entre o profissional, o paciente e até mesmo seus familiares. Palavras-chave: enfermagem. Pé Diabético. Enfermagem em saúde comunitária. Cuidados de Enfermagem.

18 CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO TRANSPORTE INTRA HOSPITALAR DO PACIENTE POLITRAUMATIZADO Alunos: ALVES, Wanderson de Cássio. Orientador: NUNES, Márcia Batista Gil. O estudo refere se a assistência de enfermagem ao transporte intra hospitalar do paciente poli traumatizado. Tendo como objetivos buscar evidencia cientificas na literatura nacional sobre o transporte e os cuidados de enfermagem ao poli traumatizado. Método: pesquisa bibliográfica, com levantamento de dados entre 2001 a 2011, encontrado 86 publicações sobre a temática, contudo apenas nove artigos foram significativos para o estudo. Foram identificadas as seguintes categorias: fatores de natureza técnica na realização do transporte, recursos humanos, usam de protocolos, a humanização no cuidado e o treinamento como recurso. Concluiu-se que considera de suma importância o planejamento do transporte intra hospitalar do paciente poli traumatizado, pois assegurará a segurança ao paciente assim como a necessidade de equipe específica para esse procedimento, de forma a ser observado no transporte a continuidade da assistência que o paciente requer. Sugere-se que estudos abordando o referido objeto de pesquisa devam ser incentivados de maneira que possam contribuir para a aquisição de conhecimentos que subsidiem a elaboração de estratégias direcionadas a ao transporte seguro dos pacientes poli traumatizado. Palavras-chave: Enfermagem, Transporte intra Hospitalar, politraumatizado.

19 DESAFIOS ENFRENTADOS POR INICIANTES NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM Alunos: SATYRO, Raphaella Gianine; CARVALHO, Amanda Vieira. Orientador: NUNES, Márcia Batista Gil. Este estudo teve como objetivo buscar na literatura cientifica nacionais informações sobre os desafios enfrentados por enfermeiros recém-formados no início da prática profissional. Estudo bibliográfico efetuado nos últimos 10 anos na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) na base de dados da Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Assim, os dados foram divididos em quatro itens: dificuldades; facilidades; desafios e sugestões. A amostra foi constituída de 14 publicações, em cuja análise que foi confirmado que o ingresso do enfermeiro no mercado de trabalho é cercado de muitos desafios dentre eles o de superar as dificuldades relacionadas a questões de natureza teórica e práticas, para tanto se observa também que existem facilitadores para que esse profissional possa ter êxito em seu exercício profissional.

20 Palavras-chave: Enfermagem, Ensino e recém-formados, exercício profissional. DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS EM ADOLESCENTES: UM OLHAR SOBRE A LITERATURA Alunos: FARQUETTI, Josemiriam; LACERDA, Karen Luci de Lima. Orientador: SILVA, Renata Martins da. Tratou-se de um estudo bibliográfico e descritivo que teve como objetivos conhecer o que leva adolescentes a vulnerabilidade as doenças sexualmente transmissíveis e identificar formas de prevenção de DST em adolescentes. Foram selecionados dez artigos da Biblioteca Virtual Saúde a partir de os descritores Adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Enfermagem; tendo como critérios de inclusão artigos com textos completos e em português, publicados a partir de Os resultados foram analisados qualitativamente onde constatou-se que a cultura familiar, social e religioso são fatores contributivos para a vulnerabilidade de DST na adolescência e que a forma prevenção de DST, é a educação em grande parte na escola e em minoria Estratégia Saúde da Família. Conclui-se que os textos retratam uma realidade preocupante referente a vulnerabilidade de adolescentes frente as DSTs e que cada vez mais a família e toda a sociedade deve estar disposta a contribuir com a educação formal e não formal para prevenção de DSTs em adolescentes.

21 Palavras-chave: Adolescência; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Enfermagem. ENFERMAGEM NO ALÍVIO DA DOR NO TRABALHO DE PARTO Alunos: SANTOS, Christianne Oliveira dos; GOMES, José Cláudio das Neves. Orientador: SILVA, Renata Martins da. Pesquisa bibliográfica utilizando abordagem qualitativa teve como objeto a produção bibliográfica sobre a atuação da equipe de enfermagem no alívio da dor no trabalho de parto. Objetivou levantar como é a atuação da equipe de enfermagem no alívio da dor no trabalho de parto e conhecer o que a literatura revela sobre o cuidado humanizado, em relação ao alívio da dor. Foram utilizados artigos da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), acessados pelas palavras enfermagem, parto e dor. Analisou-se 12 artigos publicados entre 2005 a A análise temática permitiu formar duas categorias: Uso de métodos não-farmacológicos no alívio da dor no parto e Atenção humanizada ao parto. Concluiu-se que a utilização de métodos nãofarmacológicos podem minimizar a dor e que a proximidade da equipe de enfermagem com as parturientes promovendo atenção humanizada, pode contribuir para uma participação mais ativa da mulher no momento do trabalho de parto e uma vivência mais positiva no processo de parturição. Palavras-chave: Enfermagem; Trabalho de Parto; Dor.

22 FATORES ESTRESSANTES PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Alunos: MAIA, Ana Paula de Barros Louzada; DIAS, Érika Araújo. Orientador: PEREIRA, Miriam Salles. O estresse vivido na área de saúde vem atingindo muitos profissionais, alterando seu comportamento e o desenvolvendo muitas doenças imunossupressoras, comprometendo seu desempenho profissional e sua qualidade de vida. Esta pesquisa tem como objeto de estudo identificar os fatores desencadeadores do estresse na pratica profissional da equipe de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva e analisar os recursos apontados para amenizar o estresse da equipe de enfermagem. Desenvolvemos um estudo bibliográfico com abordagem quantiqualitativa, respeitando os critérios de inclusão e de exclusão onde o levantamento dos dados foi realizado através da fonte eletrônica LILACS. Identificamos 53 produções científicas, sendo os periódicos que apresentam maior prevalência (69,8%). A maioria dos trabalhos publicados foi entre 2004 e 2007 (34,0%). A temática que teve maior abordagem foi a avaliação do estresse profissional. Concluiu-se que são muitos os fatores estressantes dentro da unidade de terapia intensiva, porém destacando-se a avaliação da qualidade da assistência prestada. Constatou-se que o profissional de enfermagem sofre alterações físicas e emocionais ao longo da profissão, se fazendo necessário promover um convívio agradável com a colaboração de todos, pois assim terá uma melhor qualidade de vida, prevenindo assim a Síndrome de Burnout. Palavras-chave: Estresse, Unidade de Terapia Intensiva, Enfermagem.

23 FATORES SOCIOCULTURAIS QUE INFLUENCIAM O DESMAME PRECOCE: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Alunos: SILVA, Kátia Rafael da. Orientador: SOUZA, Ana Lúcia T. Devezas. Esta pesquisa teve como objeto de estudo a produção científica de enfermagem acerca do desmame precoce. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de responder aos objetivos, várias bibliografias foram pesquisadas na Revista Brasileira de Enfermagem entre outras referencias. A pesquisa foi realizada no período de outubro á maio de Foram coletados os dados num período restrito de 2010 à 2011.Número de produções cientificas publicadas no período de 1994 à Os resultados foram analisados qualitativamente e percebeu-se que os motivos do desmame precoce pode ser identificado nesta pesquisa mediante a problemática do mundo moderno. Concluiu-se que o enfermeiro tem um papel fundamental em relação à prevenção quanto ao desmame precoce por sua atuação junto às mães desde o pré-natal. Palavras-chave: Enfermagem, aleitamento materno e desmame precoce.

24 HIV NA TERCEIRA IDADE: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS Alunos: ALEXANDRE, Paola Nogueira; AVELINO, Patrícia Oliveira. Orientador: ALVES, Angelina Maria Aparecida Este estudo teve como objetivos Identificar o que revela a produção bibliográfica sobre o HIV na terceira idade; Identificar a produção cientifica de enfermeiros que trabalham com a população idosa direcionada a saúde do idoso relacionada ao HIV e Identificar nos artigos selecionados ações para a prevenção de HIV na terceira idade. Pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratório-descritiva, efetuada na Biblioteca Virtual de Saúde. A busca foi realizada com o uso do método por palavras. Com o uso das palavras HIV e idoso, foram encontrados 20 publicações. Ao aplicarmos os critérios de inclusão texto completo e ações preventivas a amostra ficou constituída de 7 publicações. Encontramos duas categorias intituladas: HIV na terceira idade e O poder do conhecimento: orientando profissionais de saúde e clientes. Os resultados permitiram constatar que os idosos não estão se prevenindo e não sabem como se prevenir. O tema tem despertado o interesse dos pesquisadores considerando-se o número expressivo de publicações datadas dos últimos 10 anos, no entanto é necessário por parte da comunidade divulgar esse conhecimento de forma a possibilitar ações preventivas para as doenças sexualmente transmissíveis na terceira idade. Palavras-chave: HIV, Idosos, Enfermagem.

25 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS EM ADOLESCENTES: UM OLHAR SOBRE A LITERATURA Alunos: FARQUETTI, Josemiriam; LACERDA, Karen Luci de Lima Orientador: SILVA, Renata Martins da. Tratou-se de um estudo bibliográfico e descritivo que teve como objetivos conhecer o que leva adolescentes a vulnerabilidade as doenças sexualmente transmissíveis e identificar formas de prevenção de DST em adolescentes. Foram selecionados dez artigos da Biblioteca Virtual Saúde a partir de os descritores Adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Enfermagem; tendo como critérios de inclusão artigos com textos completos e em português, publicados a partir de Os resultados foram analisados qualitativamente onde constatou-se que a cultura familiar, social e religioso são fatores contributivos para a vulnerabilidade de DST na adolescência e que a forma prevenção de DST, é a educação em grande parte na escola e em minoria Estratégia Saúde da Família. Conclui-se que os textos retratam uma realidade preocupante referente a vulnerabilidade de adolescentes frente as DSTs e que cada vez mais a família e toda a sociedade deve estar disposta a contribuir com a educação formal e não formal para prevenção de DSTs em adolescentes. Palavras-chave: Adolescência; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Enfermagem.

26 FATORES ESTRESSANTES PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Alunos: MAIA, Ana Paula de Barros Louzada; DIAS, Érika Araújo. Orientador: PEREIRA, Miriam Salles. O estresse vivido na área de saúde vem atingindo muitos profissionais, alterando seu comportamento e o desenvolvendo muitas doenças imunossupressoras, comprometendo seu desempenho profissional e sua qualidade de vida.esta pesquisa tem como objeto de estudo identificar os fatores desencadeadores do estresse na pratica profissional da equipe de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva e analisar os recursos apontados para amenizar o estresse da equipe de enfermagem. Desenvolvemos um estudo bibliográfico com abordagem quantiqualitativa, respeitando os critérios de inclusão e de exclusão onde o levantamento dos dados foi realizado através da fonte eletrônica LILACS. Identificamos 53 produções científicas, sendo os periódicos que apresentam maior prevalência (69,8%). A maioria dos trabalhos publicados foi entre 2004 e 2007 (34,0%). A temática que teve maior abordagem foi a avaliação do estresse profissional. Concluiu-se que são muitos os fatores estressantes dentro da unidade de terapia intensiva, porém destacando-se a avaliação da qualidade da assistência prestada. Constatou-se que o profissional de enfermagem sofre alterações físicas e emocionais ao longo da profissão, se fazendo necessário promover um convívio agradável com a colaboração de todos, pois assim terá uma melhor qualidade de vida, prevenindo assim a Síndrome de Burnout. Palavras-chave: Estresse, Unidade de Terapia Intensiva, Enfermagem.

27 HIV NA TERCEIRA IDADE:PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS Alunos: ALEXANDRE, Paola Nogueira; AVELINO, Patrícia Oliveira. Orientador: ALVES, Angelina Maria Aparecida. Este estudo teve como objetivos Identificar o que revela a produção bibliográfica sobre o HIV na terceira idade; Identificar a produção cientifica de enfermeiros que trabalham com a população idosa direcionada a saúde do idoso relacionada ao HIV e Identificar nos artigos selecionados ações para a prevenção de HIV na terceira idade. Pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratório-descritiva, efetuada na Biblioteca Virtual de Saúde. A busca foi realizada com o uso do método por palavras. Com o uso das palavras HIV e idoso, foram encontrados 20 publicações. Ao aplicarmos os critérios de inclusão texto completo e ações preventivas a amostra ficou constituída de 7 publicações. Encontramos duas categorias intituladas: HIV na terceira idade e O poder do conhecimento: orientando profissionais de saúde e clientes. Os resultados permitiram constatar que os idosos não estão se prevenindo e não sabem como se prevenir. O tema tem despertado o interesse dos pesquisadores considerando-se o número expressivo de publicações datadas dos últimos 10 anos, no entanto é necessário por parte da comunidade divulgar esse conhecimento de forma a possibilitar ações preventivas para as doenças sexualmente transmissíveis na terceira idade. Palavras-chave: HIV, Idosos, Enfermagem.

28 MULHERES FRENTE AO EXAME PREVENTIVO DE CANCER DE COLO DE ÚTERO REALIZADO PELO ENFERMEIRO(A) Alunos: LESSA, Jefferson; FLECHER, Ludmila; Orientador: MALTA, Maria da Glória; NUNES, Márcia Batista Gil.. Esta pesquisa teve como objetivo buscar evidências científicas na literatura nacional sobre as dificuldades que as mulheres têm ao se submeterem ao exame preventivo de câncer de colo de útero realizado pelo enfermeiro (a). Estudo bibliográfico desenvolvido no período de fevereiro à março de 2011 por meio de publicações periódicas veiculadas pela Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) na base de dados da Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram encontradas 65 publicações enfocando o exame preventivo de câncer de colo de útero e sua relação com a enfermagem, sendo que 28 continham o texto completo e dessas, 18 eram realizadas por enfermeiras. A partir da análise temática, emergiram sete categorias: A dificuldade de detecção do câncer do colo do útero; falta de orientação por parte dos profissionais; a realização do exame feito por médico ou enfermeiro deve ser acompanhada de orientações em saúde; ausência do médico especialista acarreta sobrecarga no trabalho do enfermeiro; a enfermagem possui melhor formação para a realização do exame preventivo do câncer do colo uterino e neste a educação em saúde; ser enfermeira ser do sexo feminino; atitude ativa frente ao câncer. O conhecimento apresenta sim dificuldades na realização do exame preventivo, entretanto não aborda por completo a dificuldade em ser realizado pelo enfermeiro (a), o que estimula a produção de outros estudos nesta temática. Palavras-chave: Enfermeiro, Câncer Útero, Exame Preventivo.

29 ORGANIZAÇAO DE PRONTUÁRIOS: CONTRIBUIÇÕES DE PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE SAÚDE DA FAMILIA. Alunos: SILVEIRA, Eliz Regina de Oliveira; CARDOSO, Rosimere Herdy Guedes. Orientador: PINTO, Maria de Fátima da Rocha. Trata do discurso de profissionais acerca da organização de prontuários na Unidade Saúde da Família. Objetivos: Identificar o entendimento de profissionais de saúde sobre a organização de prontuários; Apontar dificuldades, facilidades e interferências referidas por profissionais de saúde ao registrar as informações nos prontuários; Verificar junto aos profissionais de saúde fatores que dificultam ou facilitam a adoção de um roteiro na organização dos prontuários em suas práticas diárias; Construir um roteiro para a organização de prontuários. Metodologias de campo, descritiva, qualitativa e pesquisa ação. Coleta de dados realizada por um questionário com perguntas abertas. Os sujeitos foram 10 trabalhadores saúde. O estudo apreendeu cinco categorias de análise. Os resultados mostraram que profissionais entendem a organização de prontuários e apontam várias facilidades e uma dificuldade. Elaborou-se um roteiro. Conclui-se que a organização dos prontuários beneficia tanto a equipe de profissionais de saúde quanto os usuários. Recomenda-se auditoria semestral para manter a organização proposta. Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família, processo de Trabalho na Atenção Primária em Saúde, prontuários.

30 .PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: CONDIÇÕES FAVORAVEIS PARA O ACOLHIMENTO FAMILIAR Alunos: HONÓRIO, Carmen Lucia de Oliveira; BARROS, Márcia Lessa de. Orientador: BITTENCOURT, Mariana Emília da Silveira. Esta pesquisa objetiva caracterizar os obstáculos da equipe de enfermagem apresentados na aproximação de familiares de clientes internados na Unidade de Terapia Intensiva e identificar as estratégias utilizadas pela equipe de enfermagem para o acolhimento familiar frente à internação de clientes na Unidade de Terapia Intensiva. Estudo bibliográfico, exploratório e descritivo, as produções científicas foram consultadas através do Sistema Scientific Eletronic Library On-line (SCIELO), Literatura Latino Americana do Caribe de Informação em Ciências e Saúde (LILACS), Revista Nursing e Revista Brasileira de Enfermagem (REBEN). Foi desenvolvida de fevereiro a maio de 2011, tendo como recorte temporal os anos compreendidos entre 2005 e Partindo da análise dos resultados, surgiram duas categorias: Estresse: fator desfavorável no relacionamento entre equipe e familiar e Comunicação efetiva: ponto de partida para melhor interação entre equipe e familiar. Conclui-se que acolhimento e humanização são multidimensionais, abrange ambiente físico, pacientes, familiares e equipe de saúde. Palavras-chave: Acolhimento, Unidade de Terapia Intensiva, Enfermagem, Família.

31 RISCOS BIOLÓGICOS A QUE ESTÃO EXPOSTOS OS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE EMERGÊNCIA Alunos: FERREIRA, Kamilla Greiner Oliveira; MOREIRA, Rodrigo Pereira Porto. Orientador: SILVA, Fabiano Júlio. Esta pesquisa teve como objeto de estudo a produção bibliográfica sobre os riscos biológicos a que estão expostos os trabalhadores de Enfermagem em Unidade de Emergência, os objetivos foram identificar quais os riscos biológicos e quais as condutas que os profissionais de enfermagem apontam como importantes para evitar o acidente com agentes biológicos, a questão problema foi como a equipe de Enfermagem contribui para diminuição das exposições a esses riscos. O método utilizado para a pesquisa foi pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, de característica descritiva e exploratória, utilizando fontes secundárias como livros, artigos de periódicos das bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) entre os anos de publicação de 1994 a Para a análise trouxemos os principais recortes e discussões sobre o tema. Concluímos que os riscos biológicos que mais destacam são a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV), Hepatite HBV e Hepatite HCV. Palavras-chave: Enfermagem, Biossegurança, Unidade Ambulatorial de Emergência e Exposição a Agentes Biológicos.

32 ÚLCERA POR PRESSÃO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Alunos: SOUZA, Renata Sabina; CASTRO, Natália. Orientador: SILVA, Maria Cristina Azevedo da, SILVA, Dorvalina Catarina Lima.. Delimitamos como objeto de estudo artigos publicados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), em pesquisas feitas por enfermeiros sobre prevenção de úlceras por pressão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Traçamos como objetivos identificar nos artigos publicados as medidas assistenciais de enfermagem para a prevenção de úlceras por pressão em UTI; analisar a partir de os artigos selecionados, as medidas assistenciais de enfermagem para a prevenção de úlcera por pressão em UTI. Pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e de caráter exploratóriodescritivo. A busca foi procedida utilizando-se os descritores enfermagem, úlcera por pressão, unidade de terapia intensiva. Após a leitura dos resumos selecionados foram identificados 16 artigos que propiciaram alcance dos objetivos propostos neste estudo. Os dados foram discutidos face às categorias intituladas: Prática Baseada em Evidências (PBE): escalas preditivas utilizadas por trabalhadores de enfermagem para prevenção de úlceras por pressão (UP) e Medidas de Segurança e Conforto prevenindo UP. Concluímos que os cuidados não se restringem apenas aos enfermeiros, mas sim a toda equipe multidisciplinar, diminuindo assim a possibilidade do mesmo de desenvolver a lesão. Palavras-chave: Unidade de Terapia Intensiva; enfermagem; Úlcera por Pressão.

33 ALEITAMENTO MATERNO: ORIENTAÇÕES A GESTANTE NA CONSULTA PRÉ - NATAL Alunos: ALMEIDA, Érica Estevão de; VASCONCELOS, Suellen Aparecida; Orientador: ALVES, Angelina Maria Aparecida. O presente estudo trata da produção de conhecimento de enfermeiros acerca do aleitamento materno com ênfase na educação da gestante nas consultas de prénatal. Tem por objetivo: Identificar o que os artigos científicos têm publicado sobre o aleitamento materno com ênfase na educação a gestante nas consultas de prénatal. Trata-se de um estudo de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizado pesquisas em artigos e literaturas. O levantamento bibliográfico foi realizado através de pesquisa on-line na base de dados da LILACS, acessados através da BIREME, utilizando os seguintes descritores ENFERMAGEM, ALEITAMENTO MATERNO, ASSISTENCIA PRÉ- NATAL e EDUCAÇÃO EM SAÚDE, nos meses de Janeiro á Maio de Foram coletados os dados num período restrito de 2000 a Foram encontrados 154 artigos ao utilizar estes descritores, onde foram excluídos cento e quarenta e quatro (144) por não estarem de acordo com o ano de publicação, idioma e textos completos, sendo utilizados apenas dez (10), obtendo a categoria das orientações quanto as vantagens do aleitamento materno. Palavras-chave: Aleitamento-materno, Enfermagem, Assistência Pré-natal, Educação em Saúde

34 CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO TRANSPORTE INTRA HOSPITALAR DO PACIENTE POLITRAUMATIZADO Alunos: ALVES, Wanderson de Cássio. Orientador: NUNES, Márcia Batista Gil. O estudo refere se a assistência de enfermagem ao transporte intra hospitalar do paciente poli traumatizado. Tendo como objetivos buscar evidencia cientificas na literatura nacional sobre o transporte e os cuidados de enfermagem ao poli traumatizado. Método: pesquisa bibliográfica, com levantamento de dados entre 2001 a 2011, encontrado 86 publicações sobre a temática, contudo apenas nove artigos foram significativos para o estudo. Foram identificadas as seguintes categorias: fatores de natureza técnica na realização do transporte, recursos humanos, usam de protocolos, a humanização no cuidado e o treinamento como recurso. Concluiu-se que considera de suma importância o planejamento do transporte intra hospitalar do paciente poli traumatizado, pois assegurará a segurança ao paciente assim como a necessidade de equipe específica para esse procedimento, de forma a ser observado no transporte a continuidade da assistência que o paciente requer. Sugere-se que estudos abordando o referido objeto de pesquisa devam ser incentivados de maneira que possam contribuir para a aquisição de conhecimentos que subsidiem a elaboração de estratégias direcionadas a ao transporte seguro dos pacientes poli traumatizado. Palavras-chave: Enfermagem, Transporte intra Hospitalar, politraumatizado.

35 DESAFIOS ENFRENTADOS POR INICIANTES NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM Alunos: SATYRO, Raphaella Gianine; CARVALHO, Amanda Vieira. Orientador: NUNES, Márcia Batista Gil. Este estudo teve como objetivo buscar na literatura cientifica nacionais informações sobre os desafios enfrentados por enfermeiros recém-formados no início da prática profissional. Estudo bibliográfico efetuado nos últimos 10 anos na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) na base de dados da Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Assim, os dados foram divididos em quatro itens: dificuldades; facilidades; desafios e sugestões. A amostra foi constituída de 14 publicações, em cuja análise que foi confirmado que o ingresso do enfermeiro no mercado de trabalho é cercado de muitos desafios dentre eles o de superar as dificuldades relacionadas a questões de natureza teórica e práticas, para tanto se observa também que existem facilitadores para que esse profissional possa ter êxito em seu exercício profissional. Palavras-chave: Enfermagem, Ensino e recém-formados, exercício profissional.

36 ENFERMAGEM NO ALÍVIO DA DOR NO TRABALHO DE PARTO Alunos: SANTOS, Christianne Oliveira dos; GOMES, José Cláudio das Neves. Orientador: SILVA, Renata Martins da.. Pesquisa bibliográfica utilizando abordagem qualitativa teve como objeto a produção bibliográfica sobre a atuação da equipe de enfermagem no alívio da dor no trabalho de parto. Objetivou levantar como é a atuação da equipe de enfermagem no alívio da dor no trabalho de parto e conhecer o que a literatura revela sobre o cuidado humanizado, em relação ao alívio da dor. Foram utilizados artigos da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), acessados pelas palavras enfermagem, parto e dor. Analisou-se 12 artigos publicados entre 2005 a A análise temática permitiu formar duas categorias: Uso de métodos não-farmacológicos no alívio da dor no parto e Atenção humanizada ao parto. Concluiu-se que a utilização de métodos nãofarmacológicos podem minimizar a dor e que a proximidade da equipe de enfermagem com as parturientes promovendo atenção humanizada, pode contribuir para uma participação mais ativa da mulher no momento do trabalho de parto e uma vivência mais positiva no processo de parturição. Palavras-chave: Enfermagem; Trabalho de Parto; Dor.

37 FATORES SOCIOCULTURAIS QUE INFLUENCIAM O DESMAME PRECOCE: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Alunos: SILVA, Kátia Rafael da. Orientador: SOUZA, Ana Lúcia T. Devezas. Esta pesquisa teve como objeto de estudo a produção científica de enfermagem acerca do desmame precoce. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de responder aos objetivos, várias bibliografias foram pesquisadas na Revista Brasileira de Enfermagem entre outras referencias. A pesquisa foi realizada no período de outubro á maio de Foram coletados os dados num período restrito de 2010 à 2011.Número de produções cientificas publicadas no período de 1994 à Os resultados foram analisados qualitativamente e percebeu-se que os motivos do desmame precoce pode ser identificado nesta pesquisa mediante a problemática do mundo moderno. Concluiu-se que o enfermeiro tem um papel fundamental em relação à prevenção quanto ao desmame precoce por sua atuação junto às mães desde o pré-natal. Palavras-chave: Enfermagem, aleitamento materno e desmame precoce.

Instrumento de Coleta Sistematizado para Visita Domiciliar

Instrumento de Coleta Sistematizado para Visita Domiciliar 236 Instrumento de Coleta Sistematizado para Visita Domiciliar (Systematic collection tool for Home Visit) Gisleangela Rodrigues Lima Carrara 1 ; Priscila de Martini Alves 2 ; Gabriela Bernal Salvador

Leia mais

OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES PÓS- CIRURGIA CARDÍACA

OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES PÓS- CIRURGIA CARDÍACA OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES PÓS- CIRURGIA CARDÍACA Vanessa Mota Lins Eder Rodrigues Machado RESUMO: Introdução: Trata-se de um estudo que sintetizou o conhecimento produzido acerca

Leia mais

Mostra de Projetos 2011

Mostra de Projetos 2011 Mostra de Projetos 2011 A enfermagem atuando na prevenção da saúde do adolescente propondo a redução das DST Doenças Sexualmente Transmissíveis e Minimizando os números de Gravidez na Adolescência. Mostra

Leia mais

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade Introdução Há cerca de 20 anos, a Secretaria de Saúde de um grande município começou a desenvolver e implantar iniciativas relacionadas à Alimentação

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2

CURSO DE PSICOLOGIA. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2 CURSO DE PSICOLOGIA Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2 COORDENADORA DO CURSO: Prof.ª Mônica Ramos Daltro SALVADOR TEMA: Contribuições da Teoria do Pensamento Complexo Para a Área da Psicologia

Leia mais

RESUMOS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENFERMAGEM TURMA: 2008/2 - Vespertino

RESUMOS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENFERMAGEM TURMA: 2008/2 - Vespertino RESUMOS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENFERMAGEM TURMA: 2008/2 - Vespertino GRUPO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA REALIZAÇÃO DO EXAME PAPANICOLAU * MAGALHÃES, Ana Carolina da Veiga

Leia mais

Elementos para suporte na Decisão Clínica e organização da atenção na Área de Saúde da Mulher

Elementos para suporte na Decisão Clínica e organização da atenção na Área de Saúde da Mulher PRÊMIO POR INOVAÇÃO E QUALIDADE 1 Identificação Título Implantação da linha de cuidado em Saúde da Mulher na USF Hidrolândia Área temática Elementos para suporte na Decisão Clínica e organização da atenção

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES INTRODUÇÃO Bruna Barreto da Costa Cristina Faria de Souza Moreira Rafael Lima da Cruz Laudicéia Soares Urbano Embora a existência de creches

Leia mais

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIRO E PACIENTE IDOSO EM PÓS-OPERATÓRIO

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIRO E PACIENTE IDOSO EM PÓS-OPERATÓRIO COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIRO E PACIENTE IDOSO EM PÓS-OPERATÓRIO Kaisy Pereira Martins - UFPB kaisyjp@hotmail.com Kátia Neyla de Freitas Macêdo Costa UFPB katianeyla@yahoo.com.br Tatiana Ferreira

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 Resumo Claudenici Aparecida Medeiros da Silva Universidade Federal do Pará Campus de Marabá Pólo de Canaã dos Carajás nici_medeiros@hotmail.com

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UENP, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM AMBIENTE FAVORECEDOR DA APRENDIZAGEM RESUMO Maria Cristina SIMEONI 1 Este resumo

Leia mais

RISCOS E VULNERABILIDADES NA ADOLESCÊNCIA PARA O USO DE DROGAS. PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO

RISCOS E VULNERABILIDADES NA ADOLESCÊNCIA PARA O USO DE DROGAS. PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO RISCOS E VULNERABILIDADES NA ADOLESCÊNCIA PARA O USO DE DROGAS. PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO Renata Juliana Pereira de Moraes Trindade Crislene Kelly Guedes Lopes Luiza Jamila Silva da Costa Maria

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS Lizyanne Saldanha Soares 1, Natalia Máximo Souza Lima 2, Raquel Gusmão Oliveira

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS

DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS Coordenadoras: Karla da Costa Seabra (Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Educação) Susana Engelhard Nogueira (Instituto Federal

Leia mais

A AIDS NA TERCEIRA IDADE: O CONHECIMENTO DOS IDOSOS DE UMA CASA DE APOIO NO INTERIOR DE MATO GROSSO

A AIDS NA TERCEIRA IDADE: O CONHECIMENTO DOS IDOSOS DE UMA CASA DE APOIO NO INTERIOR DE MATO GROSSO A AIDS NA TERCEIRA IDADE: O CONHECIMENTO DOS IDOSOS DE UMA CASA DE APOIO NO INTERIOR DE MATO GROSSO SATO, Camila Massae 1 Palavras-chave: Idoso, AIDS, conhecimento Introdução A população idosa brasileira

Leia mais

PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO

PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO BOM PROGRESSO- RS 2009 PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM PROGRESSO Administração: Armindo Heinle CNPJ. 94726353/0001-17 End. Av. Castelo Branco, n 658 Centro CEP:

Leia mais

Paridade. puerperais Não 24 45,3. neonatal Não 34 63,0 19 35,8 29 54,7

Paridade. puerperais Não 24 45,3. neonatal Não 34 63,0 19 35,8 29 54,7 PERCEPÇÃO DA PUÉRPERA EM RELAÇÃO À ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Viana, J.C 1 ; Mota, L.L 2 ; Corrêa, A.L³; Perroni, C. A. 4 jamilli-viana@bol.com.br; lidiener @hotmail.com.br;

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB Nelson Leal dos Santos Júnior 1 Universidade Federal de Campina Grande

Leia mais

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA: O PROFISSIONAL DE SAÚDE E SEU OLHAR SOBRE O IDOSO E A AIDS

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA: O PROFISSIONAL DE SAÚDE E SEU OLHAR SOBRE O IDOSO E A AIDS UMA REVISÃO SISTEMÁTICA: O PROFISSIONAL DE SAÚDE E SEU OLHAR SOBRE O IDOSO E A AIDS Nayara Ferreira da Costa¹; Maria Luisa de Almeida Nunes ²; Larissa Hosana Paiva de Castro³; Alex Pereira de Almeida 4

Leia mais

TÍTULO: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS OBRE CÂNCER DE MAMA E COLO UTERINO ENTRE MULHERES DE BAIXA RENDA DA CIDADE DE LINS SP

TÍTULO: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS OBRE CÂNCER DE MAMA E COLO UTERINO ENTRE MULHERES DE BAIXA RENDA DA CIDADE DE LINS SP Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS OBRE CÂNCER DE MAMA E COLO UTERINO ENTRE MULHERES DE BAIXA RENDA DA CIDADE

Leia mais

PROCESSO DE TRABALHO EM ENFERMAGEM: UMA PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS

PROCESSO DE TRABALHO EM ENFERMAGEM: UMA PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS PROCESSO DE TRABALHO EM ENFERMAGEM: UMA PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS Sueli Fátima SAMPAIO, * Introdução. Considerando o contexto histórico da inserção social da Enfermagem e, conseqüentemente as relações profissionais

Leia mais

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER Levi Ramos Baracho; Jordano da Silva Lourenço, Kay Francis Leal Vieira Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ INTRODUÇÃO O câncer ainda é tido como

Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GOMES, PATOS, PARAÍBA, BRASIL

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GOMES, PATOS, PARAÍBA, BRASIL DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GOMES, PATOS, PARAÍBA, BRASIL Kelvy Fellipe Gomes de Lima 1 ; Lucas Silva Leite 1 ; Anna Fernanda Beatriz Amorim

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA:

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA 2012 Nara Saade de Andrade Psicóloga graduada pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Charlisson Mendes Gonçalves Mestrando em Psicologia pela

Leia mais

IDENTIFICANDO AS DISCIPLINAS DE BAIXO RENDIMENTO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ

IDENTIFICANDO AS DISCIPLINAS DE BAIXO RENDIMENTO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ IDENTIFICANDO AS DISCIPLINAS DE BAIXO RENDIMENTO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IF GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ SILVA, Luciana Aparecida Siqueira 1 ; SOUSA NETO, José Alistor 2 1 Professora

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA - SAÚDE DA MULHER

ÁREA TEMÁTICA - SAÚDE DA MULHER ÁREA TEMÁTICA - SAÚDE DA MULHER Elaboração : Jael Barbosa de Albuquerque Carlos Eduardo Vega Elisabete Aparecida Pinto Júlio Mayer de Castro Filho Luis Carlos Pazero Rute Barreto Ramos Rute Loreto S.Oliveira

Leia mais

TÍTULO: SÍNDROME DE BURNOUT VOLTADO À PROFISSIONAIS DO SETOR DE NEONATOLOGIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

TÍTULO: SÍNDROME DE BURNOUT VOLTADO À PROFISSIONAIS DO SETOR DE NEONATOLOGIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: SÍNDROME DE BURNOUT VOLTADO À PROFISSIONAIS DO SETOR DE NEONATOLOGIA CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

O PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE QUE ATUA EM UNIDADES HOSPITALARES DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS 1

O PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE QUE ATUA EM UNIDADES HOSPITALARES DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS 1 O PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE QUE ATUA EM UNIDADES HOSPITALARES DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS 1 Estela Regina Garlet 2 José Luis Guedes dos Santos 3 Giselda Quintana Marques 4 Maria

Leia mais

IV MOSTRA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DA UFC

IV MOSTRA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DA UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM - FFOE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM - DENF PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET ENFERMAGEM UFC IV MOSTRA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM

Leia mais

PERCEPÇÃO DE PACIENTES IDOSOS ACERCA DA HUMANIZAÇÀO PROFISSIONAL NAS UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL NO ALTO SERTÃO PARAIBANO

PERCEPÇÃO DE PACIENTES IDOSOS ACERCA DA HUMANIZAÇÀO PROFISSIONAL NAS UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL NO ALTO SERTÃO PARAIBANO PERCEPÇÃO DE PACIENTES IDOSOS ACERCA DA HUMANIZAÇÀO PROFISSIONAL NAS UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL NO ALTO SERTÃO PARAIBANO Janaíne Chiara Oliveira Moraes Universidade Federal da Paraíba;

Leia mais

Orientadora, Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS.

Orientadora, Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS. ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR PARA PACIENTES COM DIABETES NA ATENÇÃO BASICA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 1 BOEIRA, Giana 2 ; CADÓ, Thaís 3 ; FRIGO, Letícia 4 ; MANFIO, Francieli 5 ; MATTOS, Karen 6 ; PIAIA, Eveline

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Agricultura Familiar; Sustentabilidade; Contextualização; Conhecimento Químico.

PALAVRAS-CHAVE Agricultura Familiar; Sustentabilidade; Contextualização; Conhecimento Químico. 13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO (X ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA CONTRIBUIÇÕES

Leia mais

A SAÚDE DO TRABALHADOR NA ENFERMAGEM: UM RESGATE LITERÁRIO. Palavra-chave: acidente de trabalho, enfermagem, saúde ocupacional.

A SAÚDE DO TRABALHADOR NA ENFERMAGEM: UM RESGATE LITERÁRIO. Palavra-chave: acidente de trabalho, enfermagem, saúde ocupacional. A SAÚDE DO TRABALHADOR NA ENFERMAGEM: UM RESGATE LITERÁRIO 1 Elizandra Fernandes 2 Jocemara de Souza Fermino 3 Maria Zilar Scarmagnani Palavra-chave: acidente de trabalho, enfermagem, saúde ocupacional.

Leia mais

Área temática: Enfermagem CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA: SENTIMENTOS DOS PORTADORES E PAPEIS DE FAMILIARES E ENFERMEIROS

Área temática: Enfermagem CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA: SENTIMENTOS DOS PORTADORES E PAPEIS DE FAMILIARES E ENFERMEIROS Área temática: Enfermagem CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA: SENTIMENTOS DOS PORTADORES E PAPEIS DE FAMILIARES E ENFERMEIROS Graziela Silva do Nascimento Discente do curso de Enfermagem da UFPB. E-mail: graziela_nascimento_@hotmail.com

Leia mais

O PAPEL DO ENFERMEIRO EM UMA ESTRTÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1

O PAPEL DO ENFERMEIRO EM UMA ESTRTÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 O PAPEL DO ENFERMEIRO EM UMA ESTRTÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 SOUZA, Daiane Fagundes de 2 ; SCHIMITH, Maria Denise 2 ; SEGABINAZI, Aline Dalcin 3 ; ALVES, Camila Neumaier 2 ; WILHELM,

Leia mais

AIDS EM IDOSOS: PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS ONLINE NO ÂMBITO DA SAÚDE

AIDS EM IDOSOS: PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS ONLINE NO ÂMBITO DA SAÚDE AIDS EM IDOSOS: PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS ONLINE NO ÂMBITO DA SAÚDE Monica Ferreira de Vasconcelos. NEPB/UFPB. vaskoncelos.vaskoncelos@hotmai.com Rebecca Buriti Matias. FACENE. rebecca_buriti_@hotmail.com

Leia mais

ANSIEDADE E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Introdução: A ansiedade configura um sentimento que participa da vivência do ser

ANSIEDADE E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Introdução: A ansiedade configura um sentimento que participa da vivência do ser ANSIEDADE E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Ana Caroline F. Landim 1 Daniel do Nascimento Tavares 2 Fernanda M. Pinheiro 3 Fernanda S. Pessanha 4 Juliana C. P. Gonçalves 5 Linda Nice

Leia mais

O PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO PROGRAMA DE ASSISTENCIA E INTERNAÇÃO DOMICILIAR-PAID NO MUNICIPIO DE CASCAVEL -PR

O PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO PROGRAMA DE ASSISTENCIA E INTERNAÇÃO DOMICILIAR-PAID NO MUNICIPIO DE CASCAVEL -PR O PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO PROGRAMA DE ASSISTENCIA E INTERNAÇÃO DOMICILIAR-PAID NO MUNICIPIO DE CASCAVEL -PR ROSANI DA ROSA BENDO 1 LAIS PRISCILA FAGHERAZZI 2 MARA LUCIA RENOSTRO ZACHI 3 INTRODUÇÃO:

Leia mais

PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO CEIPEV. E CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA SUPERÁ-LAS.

PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO CEIPEV. E CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA SUPERÁ-LAS. PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO CEIPEV. E CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA SUPERÁ-LAS. Fernanda Gabriely Andrade 1 Lindeberg Ventura de Sousa 2 Antônio Gautier Falconiere

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO EM FOTOTERAPIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO EM FOTOTERAPIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO EM FOTOTERAPIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA Flávia Teixeira Germano, Universidade Potiguar, flavinhabebezao@hotmail.com Ana Eliedna Nogueira, Universidade Potiguar,

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CAPACITAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PARA ESTUDANTES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CAPACITAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PARA ESTUDANTES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CAPACITAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PARA ESTUDANTES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM MOTA 1, Carla Pimentel; FARIAS 2, Creusa Ferreira; PEDROSA 3, Ivanilda Lacerda 1 Aluno bolsista;

Leia mais

Palavras-chave: Deficiência Visual. Trabalho Colaborativo. Inclusão. 1. Introdução

Palavras-chave: Deficiência Visual. Trabalho Colaborativo. Inclusão. 1. Introdução PROFESSOR DE SALA COMUM E PROFESSOR ESPECIALISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADE DE TRABALHO COLABORATIVO NO ENSINO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Karen Regiane Soriano Simara Pereira da Mata Flaviane

Leia mais

Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC)

Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC) Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC) Instruções Esta pesquisa solicita sua opinião sobre segurança do, erros associados ao cuidado de saúde e notificação de eventos em seu hospital

Leia mais

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!*

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* SANTOS, Jessica Suriano dos 1 ; ANJOS, Antônio Carlos dos 2 ; RIBEIRO, Álvaro Sebastião Teixeira 3 Palavras-chave: Educação Sexual; Doenças Sexualmente Transmissíveis;

Leia mais

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO:

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: Andreia Winkelmann Ineiva Teresinha Kreutz Louzada INTRODUÇÃO: O tema da adoção instiga muita curiosidade e torna-se extremamente necessário à

Leia mais

SER MONITOR: APRENDER ENSINANDO

SER MONITOR: APRENDER ENSINANDO SER MONITOR: APRENDER ENSINANDO Vanessa Torres dos Santos (vanessa.torres@live.com)¹ Emelynne Gabrielly de Oliveira Santos (nellynha_15@hotmail.com)¹ Izaac Batista Lima (izaac-15@hotmail.com)¹ Marília

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO DO IDOSO COM DIABETES MELLITUS TIPO 2

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO DO IDOSO COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO DO IDOSO COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 Elinalva Maria da Silva elinalva_maria_silva@hotmail.com Jéssyca da Silva Martins Universidade Estadual da Paraíba/UEPB

Leia mais

MODELANDO O TAMANHO DO LIXO

MODELANDO O TAMANHO DO LIXO MODELANDO O TAMANHO DO LIXO Thiago Vinícius Portella Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos thiagovinicius88@gmail.com Nestor Oliveira Neto Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA MACEDO, Emosanelle Modesto Monteiro 1 SILVA, Ana Paula Bezerra da 2 SILVA, Helizete Bezerra da 3 TRAJANO, Renata Marques Diniz 4 DIAS,

Leia mais

TÍTULO: PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

TÍTULO: PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS TÍTULO: PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS AUTOR(ES):

Leia mais

ALEITAMENTO MATERNO EM REDE SOCIAL: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PRÉ E PÓS ATIVIDADE EDUCATIVA

ALEITAMENTO MATERNO EM REDE SOCIAL: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PRÉ E PÓS ATIVIDADE EDUCATIVA 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ALEITAMENTO MATERNO EM REDE SOCIAL: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PRÉ E PÓS ATIVIDADE EDUCATIVA Ana Maria Bufolo Macedo 1 ; Camilla Ramos Silva 1 ; Cristiane

Leia mais

RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE ENFERMAGEM DA FAMÍLIA

RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE ENFERMAGEM DA FAMÍLIA ENFERMAGEM DA FAMÍLIA A CIÊNCIA É APENAS UM DOS OLHOS POSSÍVEIS NA IMENSA BUSCA DE SIGNIFICADOS INFLUÊNCIAS NAS FAMÍLIAS Valores Tamanho Cuidados de saúde Hábitos sociais EMOÇÕES: MEDO PAZ CULPA ESPERANÇA

Leia mais

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA Graciane Marchezan do Nascimento Lopes Instituto Federal Farroupilha Câmpus Alegrete Introdução Há um grande número de doenças transmissíveis que causam

Leia mais

2 METODOLOGIA DA PESQUISA

2 METODOLOGIA DA PESQUISA 2 METODOLOGIA DA PESQUISA A pesquisa, como toda atividade racional e sistemática, exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente planejadas. Para Gil (1991), o conhecimento

Leia mais

PERFIL DE IDOSOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL ACOMPANHADOS EM UMA UNIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

PERFIL DE IDOSOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL ACOMPANHADOS EM UMA UNIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA PERFIL DE IDOSOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL ACOMPANHADOS EM UMA UNIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Iluska Pinto da Costa Universidade Federal de Campina Grande; email: lucosta.ufcg@gmail.com Janaíne Chiara

Leia mais

A IMPORTANCIA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA NA INSERÇÃO SOCIAL DOS PACIENTES COM TRANSTORNO MENTAL

A IMPORTANCIA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA NA INSERÇÃO SOCIAL DOS PACIENTES COM TRANSTORNO MENTAL A IMPORTANCIA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA NA INSERÇÃO SOCIAL DOS PACIENTES COM TRANSTORNO MENTAL 1 SANTOS, Kassila Conceição Ferreira; SOUZA, Ana Lúcia Rezende; NOGUEIRA, Douglas José. Palavras-chave:

Leia mais

REPERCUSSÕES NO ENSINO DA ENFERMAGEM: A VISÃO DOS PROFISSIONAIS À LUZ DAS SUAS EXPERIÊNCIAS

REPERCUSSÕES NO ENSINO DA ENFERMAGEM: A VISÃO DOS PROFISSIONAIS À LUZ DAS SUAS EXPERIÊNCIAS REPERCUSSÕES NO ENSINO DA ENFERMAGEM: A VISÃO DOS PROFISSIONAIS À LUZ DAS SUAS EXPERIÊNCIAS CRIZÓSTOMO, Cilene Delgado MILANEZ, Maria Rosa de Morais SOUSA, Rejane Lúcia Rodrigues Veloso ALBUQUERQUE, Judith

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOB A OTICA DO PROFISSIONAL

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOB A OTICA DO PROFISSIONAL 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOB A OTICA DO PROFISSIONAL Ruanna Gonçalves Holanda 1, Hellen Pollyanna

Leia mais

TELEPED-TELEMEDICINA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

TELEPED-TELEMEDICINA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA TELEPED-TELEMEDICINA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA Sandhara Ribeiro Rodrigues 1 Maria Auxiliadora Ferreira Brito 2 1 Introdução/ Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA RENATO MARTINEZ REBELLATO ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS:

Leia mais

considerando a necessidade de diminuir o risco de infecção hospitalar, evitar as complicações maternas e do recém-nascido;

considerando a necessidade de diminuir o risco de infecção hospitalar, evitar as complicações maternas e do recém-nascido; PORTARIA Nº 1.016, DE 26 DE AGOSTO DE 1993 O Ministério de Estado da Saúde, Interino no uso das atribuições legais, e. considerando a necessidade de incentivar a lactação e o aleitamento materno, favorecendo

Leia mais

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 RESUMO Este texto apresenta uma pesquisa em andamento que busca identificar as representações

Leia mais

Modelagem Matemática Aplicada ao Ensino de Cálculo 1

Modelagem Matemática Aplicada ao Ensino de Cálculo 1 Modelagem Matemática Aplicada ao Ensino de Cálculo 1 Milton Kist 2, Ireno Antonio Berticelli 3 RESUMO: O presente trabalho visa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Matemática.

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: um estudo de caso do Projeto Teste da Orelhinha em Irati e Região (TOIR)

REFLEXÕES SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: um estudo de caso do Projeto Teste da Orelhinha em Irati e Região (TOIR) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

USO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (CCIP) EM ATENÇÃO DOMICILIAR

USO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (CCIP) EM ATENÇÃO DOMICILIAR USO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (CCIP) EM ATENÇÃO DOMICILIAR BRITO, G. A.Carvalho GOMES, M. Ribeiro Silva MONTAGNER, J. Atenção Domiciliar Unimed Campinas ADUC Introdução A terapia venosa

Leia mais

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE RESUMO

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE RESUMO FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE RESUMO ESCOLHA SUA OPÇÃO DE APRESENTAÇÃO: Título: RESPONSABILIDADE SOCIAL DA ENFERMAGEM E POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE Relator: Adrielle Priscilla Souza Lira Autores: Adrielle

Leia mais

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa

Leia mais

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I Gislaine Ferreira Gomes Universidade Estadual de Londrina gis.fg@ibest.com.br Karina

Leia mais

SÍNDROME DO CUIDADOR: EM BUSCA DO EQUILÍBRIO ENTRE O CUIDAR E O CUIDAR-SE

SÍNDROME DO CUIDADOR: EM BUSCA DO EQUILÍBRIO ENTRE O CUIDAR E O CUIDAR-SE SÍNDROME DO CUIDADOR: EM BUSCA DO EQUILÍBRIO ENTRE O CUIDAR E O CUIDAR-SE Poliana Pereira Faculdade de Ciências Medicas de Campina Grande FCM (polianapereira7@hotmail.com) Isabella Barros Almeida Faculdade

Leia mais

PROCESSO EDUCATIVO, DA SALA DE AULA À EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

PROCESSO EDUCATIVO, DA SALA DE AULA À EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 PROCESSO EDUCATIVO, DA SALA DE AULA À EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Ariana Aparecida Soares Leonel 1 Ana Paula Ferreira 2 Natália Pereira Inêz 3 Frank José Silvera Miranda 4 RESUMO

Leia mais

A PRATICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOACIAL NA UNIDADE DE SAÚDE DR. NILTON LUIZ DE CASTRO

A PRATICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOACIAL NA UNIDADE DE SAÚDE DR. NILTON LUIZ DE CASTRO A PRATICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOACIAL NA UNIDADE DE SAÚDE DR. NILTON LUIZ DE CASTRO AJUZ, Jamili Guimarães¹. NADAL, Isabela Martins². WERNER, Rosiléa Clara³. Resumo: O presente trabalho é referente

Leia mais

EXPOSIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM AOS RISCOS E AOS ACIDENTES DE TRABALHO

EXPOSIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM AOS RISCOS E AOS ACIDENTES DE TRABALHO EXPOSIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM AOS RISCOS E AOS ACIDENTES DE TRABALHO Bruna Zucheto Tadielo 1 Flavia Feron Luiz 2 Juliane Umann 3 Luana Rodrigues Muller 4 Regiane Porsch Delavechia 5 Rosângela

Leia mais

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS Elvis Fabio Roman (Bolsista programa universidade sem fronteiras/projeto associativismo apícola no município de Prudentópolis), e-mail:

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA: UM INSTRUMENTO AO PROCESSO DECISÓRIO

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA: UM INSTRUMENTO AO PROCESSO DECISÓRIO DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA: UM INSTRUMENTO AO PROCESSO DECISÓRIO Priscila Rubbo 1 Paulo Roberto Pegoraro 2 Resumo: O demonstrativo do fluxo de caixa tem como finalidade a projeção das entradas e saídas

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: REALIDADE DOCENTE E A IMPORTANCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

ENSINO DE QUÍMICA: REALIDADE DOCENTE E A IMPORTANCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ENSINO DE QUÍMICA: REALIDADE DOCENTE E A IMPORTANCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM Ana Maria Gonçalves Duarte Mendonça 1 ; Darling de Lira Pereira 2 1 Universidade Federal de Campina

Leia mais

OFICINAS PEDAGÓGICAS: CONSTRUINDO UM COMPORTAMENTO SAUDÁVEL E ÉTICO EM CRIANÇAS COM CÂNCER

OFICINAS PEDAGÓGICAS: CONSTRUINDO UM COMPORTAMENTO SAUDÁVEL E ÉTICO EM CRIANÇAS COM CÂNCER OFICINAS PEDAGÓGICAS: CONSTRUINDO UM COMPORTAMENTO SAUDÁVEL E ÉTICO EM CRIANÇAS COM CÂNCER Autores RESUMO LIMA 1, Matheus OCCHIUZZO 2, Anna Rosa Centro de Ciências da Saúde Departamento de Enfermagem Psiquiatria

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR Stefania Germano Dias; Flávio Pereira de Oliveira; Josefa Nandara Pereira de Souza; Larissa Brito da Silva; Maria Aparecida

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Edna G. Levy A questão da gravidez na adolescência é muito mais comum do que parece ser, a reação inicial e geral é que este problema só acontece na casa dos outros, na nossa

Leia mais

Licenciatura de Análises Clínicas e Saúde Pública. Universidade Atlântica. 4.º Ano. - Investigação Aplicada

Licenciatura de Análises Clínicas e Saúde Pública. Universidade Atlântica. 4.º Ano. - Investigação Aplicada Licenciatura de Análises Clínicas e Saúde Pública Universidade Atlântica 4.º Ano - Investigação Aplicada AVALIAÇÃO DO GRAU DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A AMAMENTAÇÃO Projecto de Investigação Docente: Ana Cláudia

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE (Concepções de Ciência, Professores de Química, Educação Integrada)

PALAVRAS-CHAVE (Concepções de Ciência, Professores de Química, Educação Integrada) CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DO IFG CAMPUS GOIÂNIA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRADA. Layla Karoline Tito ALVES, Instituto de Química,layla.quimica@gmail.com.

Leia mais

Avaliação da linguagem na síndrome de Down: análise de protocolos desenvolvidos em extensão universitária

Avaliação da linguagem na síndrome de Down: análise de protocolos desenvolvidos em extensão universitária Avaliação da linguagem na síndrome de Down: análise de protocolos desenvolvidos em extensão universitária Autores: TALITA MARIA MONTEIRO FARIAS BARBOSA, GABRIELA REGINA GONZAGA RABELO, IVONALDO LEIDSON

Leia mais

ENSINO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DA PARAÍBA

ENSINO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DA PARAÍBA ENSINO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DA PARAÍBA Diniz, Ercules - Ciências Biológicas / ercules.diniz@hotmail.com ; Barbosa, Rosemary - Professora orientadora / rosemaryevaristo@ig.com.br;

Leia mais

TÍTULO: AUTORES INSTITUIÇÃO:

TÍTULO: AUTORES INSTITUIÇÃO: TÍTULO: PERFIL DAS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DOS CURSOS DE ODONTOLOGIA DA REGIÃO SUL DO BRASIL. AUTORES: BALAGUEZ, Carina G.; RADTKE, Anne C. M.; MIGUENS JR, Sergio A. Q.. E-mail:anneradtke@hotmail.com.

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS Mirian Vieira Batista Dias Universidade Federal de São Carlos/Secretaria

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS: USO DE DROGAS E ADOLESCÊNCIA SOCCOL, Keity Laís Siepmann; SOUTO, Valquíria Toledo; TERRA, Marlene Gomes RESUMO

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS: USO DE DROGAS E ADOLESCÊNCIA SOCCOL, Keity Laís Siepmann; SOUTO, Valquíria Toledo; TERRA, Marlene Gomes RESUMO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS: USO DE DROGAS E ADOLESCÊNCIA SOCCOL, Keity Laís Siepmann; SOUTO, Valquíria Toledo; TERRA, Marlene Gomes Trabalho de iniciação científica Universidade Federal de Santa Maria/Curso

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Ações para enfrentamento da AIDS nos jovens e adolescentes.

Mostra de Projetos 2011. Ações para enfrentamento da AIDS nos jovens e adolescentes. Mostra de Projetos 2011 Ações para enfrentamento da AIDS nos jovens e adolescentes. Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa:

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

PRÊMIO INOVAR BH EDITAL SMARH N

PRÊMIO INOVAR BH EDITAL SMARH N Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação - Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos PRÊMIO INOVAR BH EDITAL SMARH N 01/2013 PROPOSTA DE PROJETO FERRAMENTAS PARA QUALIFICAÇÃO

Leia mais