PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE COM AFASTAMENTO INTEGRAL PARA CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS- DOUTORADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE COM AFASTAMENTO INTEGRAL PARA CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS- DOUTORADO"

Transcrição

1 EDITAL Nº 22/2015 IFNMG-CAMPUS PIRAPORA, DE 21 DE DEZEMBRO DE PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE COM AFASTAMENTO INTEGRAL PARA CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS- DOUTORADO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais IFNMG Campus Pirapora, por intermédio de seu Diretor Geral Prof. Júlio César Pereira Braga, nomeado pela Portaria nº 421, de 08 de maio de 2015 e publicada no diário da união no dia 11/05/2015, usando das atribuições legais que lhe são conferidas pelo art. 13 da Lei nº , de 29/12/2008, pelo art. 23 do estatuto do IFNMG, publicado no diário oficial da união em 21 de agosto de 2009 e pelo 6º do art. 82 do regimento geral do IFNMG publicado no diário oficial da união em 05 de janeiro de 2011 em parceria com a subcomissão permanente de pessoal docente (CPPD) do campus Pirapora, faz saber que estão abertas as inscrições para solicitação de afastamento de docentes do referido campus a fim de participar em programa de pós- graduação stricto sensu e pós-doutorado, nos moldes do Art. 96-A da Lei 8.112/ DO OBJETIVO Art. 1. A concessão de afastamento para que docentes participem de programas de pósgraduação stricto sensu ou pós-doutorado será realizada com objetivo de incentivar a titulação e capacitação, com consequente melhora na qualificação dos servidores docentes do campus Pirapora, por meio do qual o servidor adquire conhecimentos e habilidades, tendo em vista o planejamento institucional e o desenvolvimento do servidor na carreira. Parágrafo único. O presente edital tem por finalidade a liberação de 01 vaga para afastamento destinada a capacitação stricto sensu para professores efetivos do quadro do IFNMG campus Pirapora e será regido pelos termos do Decreto n 7.312, de 22 de setembro de 2010; Decreto 5.707, de 23 de fevereiro de 2006; Lei nº , de 28 de dezembro de 2012; Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; Lei 8.745/93; Manual do Servidor e Regulamento para Afastamento de Servidores Docentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. 2. DAS VAGAS Art. 2. O número de vagas para afastamento será de 01 (uma) vaga, selecionada pelos critérios de classificação. 1 : O afastamento do docente está condicionado à contratação de professor substituto. 2 : O início do afastamento deverá coincidir com o final do semestre letivo e o início do contrato do professor substituto, a fim de não causar prejuízo ou interrupção das atividades programadas para os cursos em que o servidor docente atue. 3º: O resultado final do processo seletivo regido pelo presente edital será utilizado como cadastro de reserva para novas vagas disponibilizadas para afastamentos no IFNMG campus Pirapora até a data de 30/04/ REQUISITOS PARA AFASTAMENTO Art. 3. Para concessão dos afastamentos para cursar programas de pós-graduação stricto sensu e de pós-doutorado, os servidores deverão cumprir os seguintes requisitos:

2 I pertencer ao quadro efetivo de servidores docentes do IFNMG e estar em efetivo exercício no campus Pirapora; II não ter se afastado para licença para tratar de assuntos particulares ou para gozo de licençacapacitação ou pós-graduação stricto sensu nos 2 (dois) anos anteriores à data de solicitação de afastamento, e 4 (quatro) anos no caso de pós-doutorado; III Firmar através de formulário padrão, disponível em gestaopessoas/formularios, compromisso de que no retorno às atividades do cargo ou função, permanecerá no quadro efetivo do IFNMG, por um período igual ao do afastamento concedido para sua qualificação, incluindo os prazos das prorrogações, e sob pena de indenização dos valores recebidos em vencimentos, bolsas e auxílios institucionais. IV não estar respondendo a processo administrativo disciplinar; V não ter nenhuma pendência de ordem administrativa e/ou pedagógica; VI ter sido aceito, como aluno regular, em um programa de pós-graduação stricto sensu ou pósdoutorado; Parágrafo único. No caso da apresentação de aprovação em processo seletivo, o candidato somente poderá se afastar após a apresentação do comprovante de matrícula. VII o curso pretendido deverá ter conceito igual ou superior a 3, baseado na última avaliação da CAPES. VIII Não possuir título equivalente ao pretendido na solicitação, salvo para pós-doutorado. Art. 4. Caso o servidor venha a solicitar exoneração do cargo ou aposentadoria, antes de cumprido o período de permanência previsto no inciso III e IV do Artigo 3º, deverá ressarcir o IFNMG dos gastos com o seu aperfeiçoamento, na forma do Art. 47 da Lei n 8.112/90. Art. 5. Caso o servidor não obtenha o título ou grau que justificou seu afastamento no período previsto, aplica-se o disposto no Artigo 4º, salvo na hipótese comprovada de força maior ou de caso fortuito, sujeito à análise dos órgãos colegiados em conjunto com a CPPD. 4. DAS INSCRIÇÕES Art. 6. As inscrições deverão ser protocoladas para a subcomissão permanente de pessoal docente (CPPD) do campus Pirapora no período de 21/12/2015 a 26/01/2016, das 9h às 12h e das 14h00min às 17h, conforme cronograma (Anexo II). 5. DO AFASTAMENTO Art. 7. Na solicitação do afastamento, deverão ser apresentados os seguintes documentos: I documento emitido pelo programa de pós-graduação que ateste que o candidato ao afastamento foi aprovado em processo seletivo ou comprovante de matrícula. Parágrafo único. No caso da apresentação de aprovação em processo seletivo, o candidato somente poderá se afastar após a apresentação do comprovante de matrícula.

3 II Solicitação de afastamento para participação em evento de capacitação/qualificação stricto sensu (formulário disponível em III Termo de compromisso para afastamento assinado pelo servidor e testemunha, formulário disponível em IV Cronograma oficial do programa de pós-graduação, e/ou cronograma das atividades a serem desenvolvidas pelo servidor. V Manifestação do orientador do programa de pós-graduação, com justificativa da necessidade de afastamento integral do servidor. VI A cada semestre ou período letivo o servidor deverá encaminhar à CGP do campus Pirapora, o comprovante de renovação de matrícula no semestre. Parágrafo único. Caso não seja apresentado algum dos documentos citados, a CPPD deverá emitir parecer acerca da aprovação do afastamento. 6. DOS PRAZOS PARA AFASTAMENTO Art. 8. Os prazos máximos para os afastamentos para qualificação, são fixados em: I até vinte e quatro meses, para mestrado; II até quarenta e oito meses, para doutorado; III até doze meses, para pós-doutorado. Art 9. O período de afastamento do docente será de 1 (um) ano, sendo que ao término do prazo o docente deverá entregar à CGP do campus Pirapora um relatório com as atividades desenvolvidas e o comprovante de matrícula. Parágrafo único. O prazo é renovável anualmente, até o limite estabelecido em lei, mediante a nova solicitação do docente, e a entrega dos seguintes documentos: I Formulário de afastamento para capacitação devidamente preenchido e assinado pelo servidor, chefia imediata e direção do campus; II Termo de compromisso para afastamento assinado pelo servidor e testemunha; III Documento comprobatório de participação no curso: atestado de matrícula; IV Cronograma oficial do programa de pós-graduação, e/ou cronograma de atividades a serem desenvolvidas pelo servidor. V Manifestação do orientador do programa de pós-graduação, com justificativa da necessidade de prorrogação de afastamento do servidor. Art. 10. O servidor afastado para pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado, deverá retornar ao exercício das atividades do seu cargo, até o limite do prazo do afastamento concedido.

4 7. DA ANÁLISE E CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO Art. 11. A análise dos documentos citados no art. 7º está vinculada aos seguintes requisitos: I Ter tempo previsto útil de permanência na instituição (tempo para obter direito à aposentadoria) igual ou superior ao número de anos em que permanecerá afastado; II Ter entregado toda a documentação dentro do prazo estabelecido neste edital. Art. 12. Cabe à subcomissão permanente de pessoal docente (CPPD) do campus Pirapora, juntamente com uma comissão designada por portaria, no período de 26/01/2016 a 29/02/2016, verificar a documentação apresentada, no processo de classificação, efetuar a devida classificação dos candidatos e acompanhar o processo descrito por este edital. Art. 13. Neste edital dois docentes serão classificados por ordem decrescente da maior pontuação obtida por meio da comprovação e análise da documentação apresentada, segundo os requisitos para pontuação estabelecidos no anexo I. 8. DO RESULTADO Art. 14. O resultado preliminar deste edital será divulgado até o dia 27/01/2016, no endereço eletrônico Art. 15. O resultado final deste edital será divulgado até o dia 29/01/2016, no endereço eletrônico 7. DOS RECURSOS Art. 16. Poderão ser protocolados recursos contra o resultado preliminar, no dia 28/01/2016 das 9h às 12h e das 14h às 17h, direcionados à subcomissão permanente de pessoal docente (CPPD). Art. 17. Os recursos deverão ser protocolados à CPPD do campus no setor de protocolo do IFNMG campus Pirapora, devendo ser objetivo e fundamentado com argumentação lógica e consistente. Art. 18. Os recursos que não estiverem de acordo com o disposto no artigo 17 será indeferido. 9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 19. Demais informações poderão ser obtidas junto à subcomissão permanente de pessoal docente (CPPD) do campus Pirapora. Art. 20. A inscrição do candidato implicará na aceitação total e incondicional das normas e instruções constantes neste edital. Art. 21. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação dos resultados das etapas deste processo seletivo. Art. 22. A inexatidão ou irregularidade de informações fornecidas pelos candidatos, ainda que constatadas posteriormente, não serão contabilizadas com finalidade de pontuação.

5 Art. 23. Para esclarecimentos de quaisquer dúvidas ou obtenção de informações, o candidato deverá consultar este edital. Art. 24. Será excluído do processo o candidato que fizer, em qualquer fase ou documento, declaração falsa. Art. 25. As datas informadas neste Edital poderão ser alteradas previamente às atividades previstas por meio de retificação (ões) a ser(em) publicado(s) no endereço eletrônico, cabendo a cada candidato acompanhar as publicações dos atos inerentes a este processo e classificação. Art. 26. A efetivação de afastamento só poderá ocorrer depois de portaria emitida pela Reitoria do IFNMG, conforme o regulamento de afastamento. Art. 27. Sempre que houver indicações de horários neste edital, respeitar-se-á o horário oficial de Brasília. Art. 28. Os casos omissos e as situações não previstas no presente edital serão analisados pela subcomissão permanente de pessoal docente do campus Pirapora e, pela comissão instituida para este fim, se necessário, encaminhados a outras instâncias colegiadas do campus. 10. DA VIGÊNCIA DESTE EDITAL Art. 29. Este Edital entra em vigor a partir da data da sua divulgação na página eletrônica Pirapora, 21/12/2015 Júlio César Pereira Braga Diretor Geral do IFNMG - Campus Pirapora

6 ANEXO I Tabela de classificação de servidores docentes afastamento para cursar programas de pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado. Item Subitem Pontuação por Subitem 1 Tempo de Serviço (20 pontos) 2 Produção Acadêmico Científica nos últimos 5 anos. (40 pontos) Pontuação máxima 1.1 Tempo de Docência no IFNMG - Ano Tempo de Docência em outra instituição de ensino - Ano Autor e/ou coautor de livros Capítulo de livro e/ou item de propriedade intelectual depositado Artigos completos publicados em revistas Qualis A1 e A Artigos completos publicados em revistas Qualis B1, B2 e B Artigos completos publicados em revistas Qualis B4, B5 e C 2.4 Artigos completos em revista institucional não indexada , Trabalho completo em Anais 0, Resumo em Anais 0, Orientação em TCC e/ou pesquisa 0, Participação em bancas diversas 0, Parecerista, Participação em projetos de Pesquisa, Orientação Acadêmica Disciplina concluída em curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, obtida sem liberação de atividades. 0, Orientação de projetos PIBIC/PIBEX/PIBITI Experiência Profissional (10 pontos) 3.1 Exercício de Cargo de Direção no IFNMG - Ano; Exercício de Função de coordenação ou chefia - Ano; Participação em comissões, membro de conselho ou membro de colegiados, todos nomeados por portaria Titulação pretendida (15 pontos) 5 Conceito Capes do Programa de Pós-graduação 4.1 Mestrado Doutorado Pós Doutorado Conceito 6 ou Conceito 4 ou Conceito Pontuação máxima 10 pontos

7 ANEXO II Cronograma Data Horário Local Etapa 10/12/2015 à 26/01/2016 das 9h às 12h e das 14h às 17h. Setor de protocolo Inscrições 27/01/ h. Site do ifnmg/campuspirapora Resultado preliminar 28/01/2016 das 9h às 12h e das 14h às 17h. 29/01/ h. Setor de protocolo Site do ifnmg/campuspirapora Recursos contra o resultado preliminar Resultado do julgamento dos recursos 29/01/ h. Site do ifnmg/campuspirapora Resultado final

PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE COM AFASTAMENTO INTEGRAL PARA CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS- DOUTORADO

PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE COM AFASTAMENTO INTEGRAL PARA CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS- DOUTORADO EDITAL Nº 014/2017 IFNMG-CAMPUS PIRAPORA, DE 13 DE MARÇO DE 2017. PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE COM AFASTAMENTO INTEGRAL PARA CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS- DOUTORADO

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 IFNMG - CAMPUS MONTES CLAROS

EDITAL Nº 01/2017 IFNMG - CAMPUS MONTES CLAROS EDITAL Nº 01/2017 IFNMG - CAMPUS MONTES CLAROS DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE COM AFASTAMENTO INTEGRAL PARA CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS-DOUTORADO O Diretor-geral

Leia mais

EDITAL Nº. 27, DE 11 DE MARÇO DE 2019

EDITAL Nº. 27, DE 11 DE MARÇO DE 2019 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Ins tuto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Pirapora Rua Humberto Mallard, 1355, Bairro Santos Dumont - Telefone: (38) 3749-6950

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS REGULAMENTO PARA AFASTAMENTO DE SERVIDORES DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS PARA QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU e PÓS-DOUTORADO.

Leia mais

EDITAL INTERNO N 004 /2017, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2017 AFASTAMENTO DE SERVIDORES DOCENTES PARA QUALIFICAÇÃO

EDITAL INTERNO N 004 /2017, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2017 AFASTAMENTO DE SERVIDORES DOCENTES PARA QUALIFICAÇÃO EDITAL INTERNO N 004 /2017, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2017 AFASTAMENTO DE SERVIDORES DOCENTES PARA QUALIFICAÇÃO Dispõe sobre o processo de seleção para capacitação docente com afastamento integral para cursar

Leia mais

EDITAL Nº 008/2015 IFC CÂMPUS BLUMENAU

EDITAL Nº 008/2015 IFC CÂMPUS BLUMENAU EDITAL Nº 008/2015 IFC CÂMPUS BLUMENAU EDITAL DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO AFASTAMENTO INTEGRAL PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

Leia mais

EDITAL Nº 48/IFC/REITORIA/2016

EDITAL Nº 48/IFC/REITORIA/2016 INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - EDITAL Nº 48/IFC//2016 Torna pública a abertura do processo seletivo de servidores técnico-administrativos para as vagas de afastamento integral para pós-graduação stricto

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais REGULAMENTO DE AFASTAMENTO DOS SERVIDORES TÉCNICO ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO IFNMG PARA CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO. CAPÍTULO I DOS CONCEITOS Art. 1º. Caracteriza-se como afastamento para capacitação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS- ADMINISTRATIVOS DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS/ - AUTORIZAÇÃO DE AFASTAMENTO PARA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU A Diretora-Geral do Câmpus Goiânia Oeste/IFG,

Leia mais

EDITAL Nº 23/2016 DE 29 DE NOVEMBRO DE 2016.

EDITAL Nº 23/2016 DE 29 DE NOVEMBRO DE 2016. EDITAL Nº 23/2016 DE 29 DE NOVEMBRO DE 2016. Dispõe sobre as inscrições para capacitação docente com afastamento integral para participação em curso de pósgraduação stricto sensu para docentes do quadro

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS EDITAL Nº 001/IBEF, DE 25 DE JANEIRO DE 2017.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS EDITAL Nº 001/IBEF, DE 25 DE JANEIRO DE 2017. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS EDITAL Nº 001/IBEF, DE 25 DE JANEIRO DE 2017. EDITAL DE CLASSIFICAÇÃO DOCENTE PARA CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 229/IFC/REITORIA/2017

EDITAL Nº 229/IFC/REITORIA/2017 INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE EDITAL Nº 229/IFC//2017 Torna pública a abertura do processo seletivo de servidores técnicoadministrativos para as vagas de afastamento integral para pósgraduação stricto

Leia mais

EDITAL Nº 015/2017-DG/IFC/CSFS

EDITAL Nº 015/2017-DG/IFC/CSFS EDITAL Nº 015/2017-DG/IFC/CSFS Torna pública a abertura de manifestação de interesse para classificação de servidores candidatos ao afastamento integral para pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado

Leia mais

EDITAL DE AFASTAMENTO Nº 01, DE 14 DE AGOSTO DE 2017

EDITAL DE AFASTAMENTO Nº 01, DE 14 DE AGOSTO DE 2017 EDITAL DE AFASTAMENTO Nº 01, DE 14 DE AGOSTO DE 2017 A DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de processo seletivo para seleção

Leia mais

EDITAL Nº 013/2015/CAMPUS PARAISO DO TOCANTINS/IFTO, DE 09 DE JUNHO DE 2015.

EDITAL Nº 013/2015/CAMPUS PARAISO DO TOCANTINS/IFTO, DE 09 DE JUNHO DE 2015. EDITAL Nº 013/2015//IFTO, DE 09 DE JUNHO DE 2015. EDITAL DE APOIO À QUALIFICAÇÃO: CLASSIFICAÇÃO DOS DOCENTES PARA FINS DE AFASTAMENTO. O DIRETOR-GERAL DO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

EDITAL No. 026/2013-GAB/DG/CSFS IF CATARINENSE, de 28 de outubro de 2013

EDITAL No. 026/2013-GAB/DG/CSFS IF CATARINENSE, de 28 de outubro de 2013 EDITAL No. 026/2013-GAB/DG/CSFS IF CATARINENSE, de 28 de outubro de 2013 Torna pública a abertura de manifestação de interesse para classificação de servidores candidatos ao afastamento integral para Pós-graduação

Leia mais

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS EM VIGOR

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS EM VIGOR DIRETRIZES PARA SOLICITAÇÃO DE AFASTAMENTO DE DOCENTES DA FACULDADE UNB GAMA - FGA PARA LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO, PÓS- GRADUAÇÃO, PÓS-DOUTORADO E VISITA TÉCNICA OU ESTÁGIO DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS

Leia mais

EDITAL DE AFASTAMENTO Nº 02, DE 14 DE AGOSTO DE 2017

EDITAL DE AFASTAMENTO Nº 02, DE 14 DE AGOSTO DE 2017 EDITAL DE AFASTAMENTO Nº 02, DE 14 DE AGOSTO DE 2017 A DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de processo seletivo para seleção

Leia mais

EDITAL de n 04 de 04 de julho de 2017 Edital para Qualificação em Serviço da Reitoria, exercício 2017

EDITAL de n 04 de 04 de julho de 2017 Edital para Qualificação em Serviço da Reitoria, exercício 2017 EDITAL de n 04 de 04 de julho de 2017 Edital para Qualificação em Serviço da Reitoria, exercício 2017 O Reitor do IF Sudeste MG, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas e da Pró-reitoria de Pesquisa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 045, DE 02 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

AFASTAMENTO PARA CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES DOCENTES

AFASTAMENTO PARA CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES DOCENTES AFASTAMENTO PARA CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES DOCENTES NOVEMBRO / 2015 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL IFMS Endereço: Rua Ceará, 972 - Campo Grande - MS CEP: 79.021-000

Leia mais

EDITAL N.º 15/2018/ARN/REI/IFTO, DE 12 DE NOVEMBRO DE

EDITAL N.º 15/2018/ARN/REI/IFTO, DE 12 DE NOVEMBRO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS ARAGUAÍNA EDITAL N.º 15/2018/ARN/REI/IFTO, DE 12 DE NOVEMBRO

Leia mais

EDITAL Nº 12, DE 22 DE FEVEREIRO 2019

EDITAL Nº 12, DE 22 DE FEVEREIRO 2019 EDITAL Nº 12, DE 22 DE FEVEREIRO 2019 AFASTAMENTO COM SUBSTITUIÇÃO DE DOCENTES PARA CAPACITAÇÃO/QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORADO O DIRETOR-GERAL DO CAMPUS FARROUPILHA

Leia mais

O Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

O Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense RESOLUÇÃO Nº 031 CONSUPER/2012 Dispõe sobre alterações no Programa Institucional de Qualificação de servidores para o Instituto Federal Catarinense (PIQIFC). O Presidente do do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

EDITAL 011/2019 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE HORÁRIO ESPECIAL PARA SERVIDOR DOCENTE ESTUDANTE DO IFMG CAMPUS AVANÇADO PONTE NOVA

EDITAL 011/2019 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE HORÁRIO ESPECIAL PARA SERVIDOR DOCENTE ESTUDANTE DO IFMG CAMPUS AVANÇADO PONTE NOVA Boletim de Serviço Eletrônico em 22/02/2019 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Campus Avançado

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 14/2012

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 14/2012 RESOLUÇÃO N 14/2012 Estabelece normas e prazos de afastamento para capacitação de docentes da UNIVASF em programas de pós-graduação ou pós-doutorado. O DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO,

Leia mais

Considerando a Orientação Normativa MPOG Nº 10, de 03/12/2014; (Redação dada pela Resolução nº 02/2015/CDP de 25/05/2015)

Considerando a Orientação Normativa MPOG Nº 10, de 03/12/2014; (Redação dada pela Resolução nº 02/2015/CDP de 25/05/2015) RESOLUÇÃO N o 019/2012/CDP Florianópolis, 03 de maio de 2012. A PRESIDENTE DO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo Regimento Geral do IF-SC e pelo

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CPPD MUZAMBINHO Nº 02/2019 AFASTAMENTO DOCENTE PARA QUALIFICAÇÃO

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CPPD MUZAMBINHO Nº 02/2019 AFASTAMENTO DOCENTE PARA QUALIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS - CAMPUS MUZAMBINHO EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CPPD MUZAMBINHO

Leia mais

EDITAL Nº 33/2017-DG/NC/IFRN

EDITAL Nº 33/2017-DG/NC/IFRN SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS NOVA CRUZ EDITAL Nº 33/2017-DG/NC/IFRN

Leia mais

1. Do Programa Institucional de Qualificação de servidores do Instituto Federal Catarinense - PIQIFC:

1. Do Programa Institucional de Qualificação de servidores do Instituto Federal Catarinense - PIQIFC: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Campus Rio do Sul EDITAL N 22/2016/GAB, de 17 de agosto de 2016. PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE QUALIFICAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 014/2017/GAB, de 20 de Março de 2017.

EDITAL Nº 014/2017/GAB, de 20 de Março de 2017. EDITAL Nº 014/2017/GAB, de 20 de Março de 2017. PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA AFASTAMENTO INTEGRAL DO EXERCÍCIO DO CARGO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU O Diretor Geral do

Leia mais

EDITAL Nº 12/2018/PROPESQ/IFAP - PPGE - IFAP/UFPA

EDITAL Nº 12/2018/PROPESQ/IFAP - PPGE - IFAP/UFPA PROCESSO SELETIVO INTERNO DE DOCENTES APTOS A CANDIDATAREM-SE À VAGA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TERRITÓRIO E MEIO AMBIENTE (PPGE), EM NÍVEL DE DOUTORADO,

Leia mais

Caso o servidor não tenha obtido o grau que justificou o seu afastamento, estará sujeito às

Caso o servidor não tenha obtido o grau que justificou o seu afastamento, estará sujeito às EDITAL DE AFASTAMENTO TOTAL TAE 001/2018 A Comissão de Avaliação das Solicitações de Afastamento Total de Servidores Técnicos Administrativos- TAEs da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás, no

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO RESOLUÇÃO CONSEPE N. o 142, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2013. Dispõe sobre normas para a qualificação stricto sensu dos docentes da UFMT e revoga a Resolução Consepe n.º 69, de 23 de julho de 2007. O CONSELHO

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO OBJETIVO

APRESENTAÇÃO DO OBJETIVO EDITAL Nº 24/2018, DE 30 DE AGOSTO DE 2018 DO AFASTAMENTO COM SUBSTITUIÇÃO DE DOCENTES PARA CAPACITAÇÃO/QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORADO APRESENTAÇÃO A Comissão

Leia mais

1.2.8 AFASTAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO PAÍS DOCENTE

1.2.8 AFASTAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO PAÍS DOCENTE 1.2.8 AFASTAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO PAÍS DOCENTE CONCEITO: O servidor poderá, no interesse da Administração, e desde que a participação não possa ocorrer

Leia mais

EDITAL N.º 08/2018 ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO PARA OS CARGOS DE PROFESSOR EBTT.

EDITAL N.º 08/2018 ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO PARA OS CARGOS DE PROFESSOR EBTT. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CAMPUS PAULISTA EDITAL N.º 08/2018 ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO PARA OS CARGOS DE PROFESSOR

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas

Universidade Federal de São Paulo Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas O CONSELHO DA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO COM PESSOAS INSTITUI REGULAMENTO DE AFASTAMENTO DOS SERVIDORES TÉCNICO ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO / UNIFESP PARA CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO CAPÍTULO I DOS CONCEITOS

Leia mais

EDITAL Nº 16/2017, DE 21 DE AGOSTO DE 2017 Afastamento Integral para Técnicos Administrativos em Educação do Campus Muriaé

EDITAL Nº 16/2017, DE 21 DE AGOSTO DE 2017 Afastamento Integral para Técnicos Administrativos em Educação do Campus Muriaé MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO EDITAL Nº 16/2017, DE 21 DE AGOSTO DE 2017 Afastamento Integral

Leia mais

EDITAL Nº 212, DE 20 DE JUNHO DE 2016.

EDITAL Nº 212, DE 20 DE JUNHO DE 2016. EDITAL Nº 212, DE 20 DE JUNHO DE 2016. PROCESSO DE SELEÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO DO IF FARROUPILHA PARA AFASTAMENTOS INTEGRAIS PARA QUALIFICAÇÃO SELEÇÃO 2016/I O PRÓ-REITOR DE

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ RESOLUÇÃO N 004/2015 CONSUNI Regulamenta a Lei n 15.569, de 07 de abril de 2014, que disciplina os afastamentos para realização de Pós Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) e Pós-Doutorado pelos

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018-PSPIE/PROGEP/UNIFAP

EDITAL Nº 01/2018-PSPIE/PROGEP/UNIFAP EDITAL Nº 01/2018-PSPIE/PROGEP/UNIFAP PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE INCENTIVO EDUCACIONAL À PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DESTINADO AOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO A Presidente

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 09 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO Nº 09 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2016 RESOLUÇÃO Nº 09 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2016 Estabelece normas para a definição da ordem de prioridade para o afastamento de docentes efetivos do Campus Formiga do Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 013, de 25 de novembro de (Modificada pelas Resoluções nº 003/2015 e nº 002/2016)

RESOLUÇÃO N o 013, de 25 de novembro de (Modificada pelas Resoluções nº 003/2015 e nº 002/2016) RESOLUÇÃO N o 013, de 25 de novembro de 2014. (Modificada pelas Resoluções nº 003/2015 e nº 002/2016) Disciplina o processo de afastamento de técnico-administrativo do quadro da UFSJ para curso de pós-graduação

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 13/2018 CPPD INCONFIDENTES AFASTAMENTO DOCENTE PARA QUALIFICAÇÃO

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 13/2018 CPPD INCONFIDENTES AFASTAMENTO DOCENTE PARA QUALIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS INCONFIDENTES EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 13/2018 CPPD INCONFIDENTES AFASTAMENTO

Leia mais

EDITAL Nº 023/2014/IFPR SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA AFASTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

EDITAL Nº 023/2014/IFPR SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA AFASTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 023/2014/IFPR SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA AFASTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO O Reitor Substituto do Instituto Federal do Paraná, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), no uso da competência

Leia mais

MEMORANDO CIRCULAR Nº 021/CDAA/IFG/ITUMBIARA/2017-1

MEMORANDO CIRCULAR Nº 021/CDAA/IFG/ITUMBIARA/2017-1 MEMORANDO CIRCULAR Nº 021/CDAA/IFG/ITUMBIARA/2017-1 Itumbiara 19 de Abril de 2017 Aos Professores do IFG Câmpus Itumbiara Assunto: Licença para Capacitação Docente 2017/2 Seguindo os critérios para concessão

Leia mais

EDITAL Nº 053, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017

EDITAL Nº 053, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017 EDITAL Nº 053, DE 03 DE OUTUBRO DE PROCESSO CLASSIFICATÓRIO DE AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE DO IFRS O Diretor Geral do do Instituto

Leia mais

EDITAL Nº 46, DE 14 DE SETEMBRO DE 2016.

EDITAL Nº 46, DE 14 DE SETEMBRO DE 2016. EDITAL Nº 46, DE 14 DE SETEMBRO DE 2016. DO AFASTAMENTO COM SUBSTITUIÇÃO DE DOCENTES PARA CAPACITAÇÃO/QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORADO O DIRETOR-GERAL do Instituto

Leia mais

APRESENTAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

APRESENTAÇÃO DAS INSCRIÇÕES EDITAL Nº 043, DE 23 DE OUTUBRO DE 2018 DO AFASTAMENTO COM SUBSTITUIÇÃO DE DOCENTES PARA CAPACITAÇÃO/QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORADO O DIRETOR-GERAL DO CAMPUS RESTINGA

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO OBJETIVO

APRESENTAÇÃO DO OBJETIVO EDITAL Nº 41/2016, DE 14 DE SETEMBRO DE 2016 DO AFASTAMENTO COM SUBSTITUIÇÃO DE DOCENTES PARA CAPACITAÇÃO/QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORADO APRESENTAÇÃO A Comissão

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUNI/UFERSA Nº 009/2013, de 08 de novembro de 2013.

RESOLUÇÃO CONSUNI/UFERSA Nº 009/2013, de 08 de novembro de 2013. RESOLUÇÃO CONSUNI/UFERSA Nº 009/2013, de 08 de novembro de 2013. Estabelece normas para qualificação do corpo docente da UFERSA com ou sem afastamento. O Presidente em exercício do da - UFERSA, no uso

Leia mais

PORTARIA Nº 267, DE 15 DE MARÇO DE 2016

PORTARIA Nº 267, DE 15 DE MARÇO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO REITORIA Rua do Rouxinol, 115 CEP 41720-052 Salvador/BA Telefone: (71)

Leia mais

EDITAL IFRS Nº 038/2018 PROCESSO CLASSIFICATÓRIO DE AFASTAMENTO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS SERTÃO DO IFRS

EDITAL IFRS Nº 038/2018 PROCESSO CLASSIFICATÓRIO DE AFASTAMENTO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS SERTÃO DO IFRS EDITAL IFRS Nº 038/2018 PROCESSO CLASSIFICATÓRIO DE AFASTAMENTO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS SERTÃO DO IFRS O Diretor Substituto do Campus Sertão, no uso de suas atribuições

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO OBJETIVO DAS INSCRIÇÕES

APRESENTAÇÃO DO OBJETIVO DAS INSCRIÇÕES EDITAL Nº 23/2016, DE 15 DE SETEMBRO DE 2016 DO AFASTAMENTO COM SUBSTITUIÇÃO DE DOCENTES PARA CAPACITAÇÃO/QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORADO APRESENTAÇÃO A Comissão

Leia mais

EDITAL N.º 08/2018 ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO PARA OS CARGOS DE PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO.

EDITAL N.º 08/2018 ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO PARA OS CARGOS DE PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA Rua Edson Barbosa de Araújo, S/N

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CÂMPUS BARBACENA REGULAMENTO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CÂMPUS BARBACENA REGULAMENTO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CÂMPUS BARBACENA REGULAMENTO Regulamenta o afastamento de servidores do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Câmpus

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 31/2012

RESOLUÇÃO Nº 31/2012 RESOLUÇÃO Nº 31/2012 Fixa normas e condições de afastamento de docentes da UFES para aperfeiçoamento em instituições nacionais ou estrangeiras em nível de pós-graduação de natureza presencial. O DA, no

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO NO ANO DE 2016

EDITAL Nº 001/2016 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO NO ANO DE 2016 EDITAL Nº 001/2016 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO NO ANO DE 2016 A Reitora Pro Tempore Substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

EDITAL IFRS - CAMPUS ERECHIM Nº 06/2017

EDITAL IFRS - CAMPUS ERECHIM Nº 06/2017 EDITAL IFRS - CAMPUS ERECHIM Nº 06/2017 PROCESSO CLASSIFICATÓRIO DE AFASTAMENTO DE SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS ERECHIM DO IFRS. O Diretor-geral do do Instituto Federal de

Leia mais

EDITAL IFRS - CAMPUS ERECHIM Nº 42/2018

EDITAL IFRS - CAMPUS ERECHIM Nº 42/2018 EDITAL IFRS - CAMPUS ERECHIM Nº 42/2018 PROCESSO CLASSIFICATÓRIO DE AFASTAMENTO DE SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS ERECHIM DO IFRS O Diretor-geral do do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EDITAL Nº 01/2016, PROPA

GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EDITAL Nº 01/2016, PROPA EDITAL Nº 01/2016, PROPA PROGRAMA DE APOIO FINANCEIRO PARA PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO.

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO OBJETIVO. Art. 1º A concessão de afastamento para que docentes participem de programas de pós-graduação

APRESENTAÇÃO DO OBJETIVO. Art. 1º A concessão de afastamento para que docentes participem de programas de pós-graduação EDITAL Nº 22/2017, DE 31 DE AGOSTO DE 2017 DO AFASTAMENTO COM SUBSTITUIÇÃO DE DOCENTES PARA CAPACITAÇÃO/QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORADO APRESENTAÇÃO A Comissão

Leia mais

I. mínimo de 3 (três) anos para o mestrado; II. mínimo de 4 (quatro) anos para doutorado

I. mínimo de 3 (três) anos para o mestrado; II. mínimo de 4 (quatro) anos para doutorado MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ EDITAL Nº 003/2015/IFG-CÂMPUS JATAÍ SELEÇÃO DE SERVIDORES

Leia mais

EDITAL N 005/2015/GAB, de 02 de fevereiro de 2015 RETIFICADO EM 12/02/2015

EDITAL N 005/2015/GAB, de 02 de fevereiro de 2015 RETIFICADO EM 12/02/2015 EDITAL N 005/2015/GAB, de 02 de fevereiro de 2015 RETIFICADO EM 12/02/2015 PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA O PROGRAMA DE BOLSA DE INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES DO IF CATARINENSE - PROBIQ/IFC CAMPUS

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 03/ PPG/UEMA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 03/ PPG/UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 03/2019 - PPG/UEMA CONCESSÃO DE BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017-PSPIE/PROGEP/UNIFAP

EDITAL Nº 01/2017-PSPIE/PROGEP/UNIFAP PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE INCENTIVO EDUCACIONAL À PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DESTINADO AOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO O Presidente da Comissão Gestora do Programa de Incentivo

Leia mais

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL CEAD/UENP Nº 001/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR UAB/UENP

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL CEAD/UENP Nº 001/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR UAB/UENP COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL CEAD/UENP Nº 001/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR UAB/UENP A Coordenadoria de Educação a Distância da Universidade Estadual do Norte do

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07 EDITAL DE INSCRIÇÕES PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO FEBAC MODALIDADE - MESTRADO E DOUTORADO EDITAL N. 14/2014 O Diretor Geral da Faculdade de Educação de Bacabal- FEBAC, no uso de suas atribuições, observando

Leia mais

AFASTAMENTO PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE

AFASTAMENTO PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE AFASTAMENTO PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE 1 O que é? 1.1 Entende-se por afastamento docente a situação em que o docente se afasta integralmente do exercício do cargo efetivo para dedicar-se à capacitação docente,

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL 54/2015, de 22 de dezembro de 2015.

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL 54/2015, de 22 de dezembro de 2015. EDITAL 54/2015, de 22 de dezembro de 2015. Processo Classificatório de Afastamento de Servidores Técnico-Administrativos em Educação do do IFRS O Diretor-Geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

PORTARIA N 1911 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2009

PORTARIA N 1911 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PORTARIA N 1911 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2009 Normatiza procedimentos relativos à solicitação e concessão de afastamentos para estudos, no âmbito do Colégio Pedro II.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Resolução Nº 02/2013 do Conselho da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/CONFACIP. Aprova normas e procedimentos relativos à concessão de afastamento para participação em Programas de Pós-Graduação

Leia mais

O Conselho do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa, em. Sessão de 08 de junho de 2015, aprovou o Regimento: Afastamento para

O Conselho do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa, em. Sessão de 08 de junho de 2015, aprovou o Regimento: Afastamento para O Conselho do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa, em Sessão de 08 de junho de 2015, aprovou o Regimento: Afastamento para Qualificação de Servidor Professor do Campus Uruguaiana da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 128/IFC/REITORIA/2018

EDITAL Nº 128/IFC/REITORIA/2018 EDITAL Nº 128/IFC//2018 Torna pública a abertura do processo seletivo de servidores do quadro efetivo do IFC para as vagas de afastamento integral para pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado. O Reitor

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Diretoria de Graduação e Educação Profissional Câmpus Curitiba

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Diretoria de Graduação e Educação Profissional Câmpus Curitiba EDITAL Nº 16/2015-DIRGRAD-CT SELEÇÃO DO COORDENADOR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- PIBID- SUBPROJETOS PIBID LÍNGUA INGLESA E PIBID INTERDISCIPLINAR DE LÍNGUA INGLESA A do

Leia mais

EDITAL 014/2018 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE AFASTAMENTO E HORÁRIO ESPECIAL PARA SERVIDOR DOCENTE ESTUDANTE DO IFMG CAMPUS AVANÇADO PONTE NOVA

EDITAL 014/2018 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE AFASTAMENTO E HORÁRIO ESPECIAL PARA SERVIDOR DOCENTE ESTUDANTE DO IFMG CAMPUS AVANÇADO PONTE NOVA Boletim de Serviço Eletrônico em 06/12/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Campus Avançado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica EDITAL Nº 020, DE 31 DE MARÇO DE 2017 EDITAL EXTRAORDINÁRIO DE AFASTAMENTO COM SUBSTITUIÇÃO DE DOCENTES PARA CAPACITAÇÃO/QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORADO APRESENTAÇÃO

Leia mais

COMUNICADO DDGP-CPPD-CISTA nº 01/2015

COMUNICADO DDGP-CPPD-CISTA nº 01/2015 COMUNICADO DDGP-CPPD-CISTA nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO AFASTAMENTO REMUNERADO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU 2º SEMESTRE/2015 COMUNICAMOS a todos os servidores efetivos do

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROCEDIMENTO 05 AFASTAMENTO PARA PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO, DOUTORADO E ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO) Visando embasar solicitações de afastamento de servidores docentes e técnicos administrativos da UTFPR Campus

Leia mais

EDITAL CÂMPUS FRAIBURGO N 003/2015 de 30 de janeiro de 2015.

EDITAL CÂMPUS FRAIBURGO N 003/2015 de 30 de janeiro de 2015. EDITAL CÂMPUS FRAIBURGO N 003/2015 de 30 de janeiro de 2015. PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE PIQIFC O Diretor-Geral

Leia mais

EDITAL N o 05/ PRPI/IFAL, DE 12 DE SETEMBRO DE 2014 BOLSA DE PRODUTIVIDADE DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA - PAPPE/IFAL

EDITAL N o 05/ PRPI/IFAL, DE 12 DE SETEMBRO DE 2014 BOLSA DE PRODUTIVIDADE DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA - PAPPE/IFAL Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Alagoas Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação EDITAL N o 05/2014 - PRPI/IFAL, DE 12 DE

Leia mais

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 114/2016 08 de setembro DE 2016 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO

Leia mais

EDITAL Nº 13/2017-DIRGRAD-CT

EDITAL Nº 13/2017-DIRGRAD-CT EDITAL Nº 13/2017-DIRGRAD-CT SELEÇÃO DO COORDENADOR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- PIBID- SUBPROJETOS PIBID LICENCIATURA EM QUÍMICA A do faz saber aos interessados que estarão

Leia mais

EDITAL Nº 08 de 23 de Outubro de 2017

EDITAL Nº 08 de 23 de Outubro de 2017 EDITAL Nº 08 de 23 de Outubro de 2017 A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Pomba (DPPG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG),

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS BARBACENA EDITAL Nº 05/2017

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS BARBACENA EDITAL Nº 05/2017 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS BARBACENA EDITAL Nº 05/2017 A Comissão de Capacitação de Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

ROLANTE Nº 04, DE 22 DE MARÇO DE 2019 PROCESSO CLASSIFICATÓRIO DE AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORESTÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

ROLANTE Nº 04, DE 22 DE MARÇO DE 2019 PROCESSO CLASSIFICATÓRIO DE AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORESTÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO EDITAL CAMPUS ROLANTE Nº 04, DE 22 DE MARÇO DE 2019 PROCESSO CLASSIFICATÓRIO DE AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORESTÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO O Diretor-geral pro tempore do do Instituto

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social Instrução Normativa 2011 Disciplina a concessão de Bolsas de Estudos para os alunos de mestrado e doutorado do da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo conforme cotas atribuídas pela Coordenação

Leia mais

INSTRUÇÃO INTERNA DE PROCEDIMENTOS - IIP PROGEPE Nº 002/2016 TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO (Retificada pela IIP n 004 de 31/10/2016)

INSTRUÇÃO INTERNA DE PROCEDIMENTOS - IIP PROGEPE Nº 002/2016 TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO (Retificada pela IIP n 004 de 31/10/2016) INSTRUÇÃO INTERNA DE PROCEDIMENTOS - IIP PROGEPE Nº 002/2016 TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO (Retificada pela IIP n 004 de 31/10/2016) Dispõe sobre os procedimentos para afastamento parcial, no país,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DEM

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DEM EDITAL - Nº 07/2015 ABRE INSCRIÇÃO E FIXA DATA PARA SELEÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO / CAPES / O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais,

Leia mais

EDITAL DE BOLSA Nº 004/ PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

EDITAL DE BOLSA Nº 004/ PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO EDITAL DE BOLSA Nº 004/2016 - PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), do Centro de Ciências

Leia mais

Para: Todas as Unidades Administrativas, Acadêmicas, Centros e Órgãos Complementares da FUB

Para: Todas as Unidades Administrativas, Acadêmicas, Centros e Órgãos Complementares da FUB DIRETORIA DE CAPACITAÇÃO DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO Circular nº 0016/2017/ DCADE/DGP / GAB/DGP Em 06 de outubro de 2017. Para: Todas as Unidades Administrativas, Acadêmicas, Centros e Órgãos Complementares

Leia mais

Afastamento para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

Afastamento para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Afastamento para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Afastamento de servidores docentes e técnicos administrativos para estudo ou aperfeiçoamento em níveis de Mestrado, Doutorado e

Leia mais

RESOLUÇÃO N 16/2016/CDP Florianópolis, 07 de outubro de 2016 APROVAR AS NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS:

RESOLUÇÃO N 16/2016/CDP Florianópolis, 07 de outubro de 2016 APROVAR AS NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS: RESOLUÇÃO N 16/2016/CDP Florianópolis, 07 de outubro de 2016 O Presidente do Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas, em exercício, do Instituto Federal de Santa Catarina, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 02/2017

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 02/2017 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Núcleo de Educação a Distância EDITAL 02/2017 Edital de seleção de Tutor para o curso de especialização em Gestão Educacional, turma 2017 A coordenadora

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE DO CAMPUS CAMPOS-CENTRO QUADRO SINÓPTICO PARA AUXÍLIO AOS DOCENTES

COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE DO CAMPUS CAMPOS-CENTRO QUADRO SINÓPTICO PARA AUXÍLIO AOS DOCENTES COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE DO CAMPUS CAMPOS-CENTRO QUADRO SINÓPTICO PARA AUXÍLIO AOS DOCENTES CONFORME RESOLUÇÃO Nº 03/2014 DO CONSELHO SUPERIOR DO IFFLU, EM VIGÊNCIA A PARTIR DE 1º DE MARÇO

Leia mais

Campus Governador Valadares, Estado de Minas Gerais, 19 de dezembro de 2017.

Campus Governador Valadares, Estado de Minas Gerais, 19 de dezembro de 2017. O PRESIDENTE DO CONSELHO ACADÊMICO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS- CAMPUS GOVERNADOR VALADARES, nomeado pela Portaria IFMG nº 1.331, de 22/09/2015, publicada no

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 759/UFFS/2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 759/UFFS/2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 759/UFFS/2016 MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE DE AFASTAMENTO PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE DO CAMPUS CHAPECÓ BIÊNIO 2017-2018

Leia mais

EDITAL Nº 010/2018-CB/PPA RESULTADO DA SELEÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL Nº 010/2018-CB/PPA RESULTADO DA SELEÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES) 1 EDITAL Nº 010/2018-CB/PPA RESULTADO DA SELEÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES) O Prof. Dr. José Paulo de Souza, presidente da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Administração,

Leia mais

REGULAMENTO PARA AFASTAMENTO DE DOCENTES DO CAMPUS RIO POMBA DO IF SUDESTE MG PARA A REALIZAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORAMENTO

REGULAMENTO PARA AFASTAMENTO DE DOCENTES DO CAMPUS RIO POMBA DO IF SUDESTE MG PARA A REALIZAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORAMENTO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Comissão de Capacitação de Servidores do Campus Rio Pomba Av. Dr. José Sebastião da

Leia mais