ECOS DA CRÍTICA OITOCENTISTA NA HISTORIOGRAFIA DA LITERATURA BRASILEIRA: O PARNASO LUSITANO E A INVENÇÃO DO ARCADISMO NO BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ECOS DA CRÍTICA OITOCENTISTA NA HISTORIOGRAFIA DA LITERATURA BRASILEIRA: O PARNASO LUSITANO E A INVENÇÃO DO ARCADISMO NO BRASIL"

Transcrição

1 1 ECOS DA CRÍTICA OITOCENTISTA NA HISTORIOGRAFIA DA LITERATURA BRASILEIRA: O PARNASO LUSITANO E A INVENÇÃO DO ARCADISMO NO BRASIL Mirela Magnani Pacheco 1 INTRODUÇÃO Ao se falar da formação do cânone de literatura brasileira, é preciso tratar de alguns fatores que se fazem essenciais à construção de uma visão mais global em torno da questão. Antes de qualquer coisa, é preciso levar em conta o momento histórico e a conjuntura política que cerceou a língua portuguesa e sua literarização desde a época colonial. Nesse sentido, pode-se dizer que a ascensão tanto da língua Portuguesa como de suas literaturas esteve ligada a questões históricas. Com relação ao movimento de valorização da língua, é Hue (2007) que nos ensina que, já no século XVI, nomes como os de Camões ( ), Jorge Ferreira de Vasconcelos ( ), Damião de Góis ( ), João de Barros ( ), Diogo do Couto ( ), Garcia de Orta ( ) e dos poetas Antônio Ferreira ( ), Sá de Miranda ( ) e Diogo Bernardes ( ), foram os primeiros a contribuírem com a dignificação da língua Portuguesa, constituindo, desse modo, o primeiro cânone de autores 1 Mestranda em letras pela UFS, professora substituta do DLE e membro do grupo de pesquisa GPHELB.

2 2 de língua Portuguesa. Chegando a Portugal, esse movimento resultou em obras como O diálogo em louvor da nossa linguagem (1540) por João de Barros ( ), que serviu de modelo para Gândavo. Pero Magalhães Gândavo ( ) figura, segundo Bosi (1970), como o primeiro autor de textos informativos sobre o Brasil depois de Pero Vaz de Caminha - logo após o descobrimento - e do Diário de Navegação de Pero Lopes e Souza (1530). Gândavo também escreveu, em 1574, o Diálogo em defesa da língua portuguesa, indicando os autores que representavam o bom uso da língua portuguesa, além de se tornar responsável pela escolha dos autores que figurariam em sua época como canônicos. Pode-se dizer que essa tentativa de defesa da língua repercute as transformações sociais da época. É o que afirma Auroux (1992, p. 49), quando diz que A expansão das nações acarreta indiscutivelmente uma situação de luta entre elas, o que se traduz, ao final, por uma concorrência, reforçada porque institucionalizada, entre as línguas. A velha correspondência uma língua, uma nação, tomando valor não mais pelo passado, mas pelo futuro, adquire um novo sentido: as nações transformadas, quando puderam, em Estados, estes vão fazer da aprendizagem e do uso de uma língua oficial uma obrigação para os cidadãos. Portanto, a necessidade do estabelecimento de fronteiras entre as nações fez com que os Estados em formação impusessem uma única língua a ser falada pelos cidadãos. Daí a tentativa de Gândavo em estabelecer um cânone de autores de língua Portuguesa que fosse fixado e transmitido às gerações futuras e fosse capaz de manter a unidade nacional através da língua falada pelo povo lusitano. Pode-se dizer, então, que os movimentos relativos à língua e à literatura de língua Portuguesa apresentavam-se inevitavelmente ligados ao contexto histórico que os envolvia. Tendo-se em mente esse pressuposto, torna-se interessante observar a maneira como os discursos produzidos em cada época se fazem propagar em instâncias sociais diversificadas.

3 3 Procurar-se-á abordar aqui de maneira breve a obra de Garrett explicitando seu aparente engajamento político no sentido de se fundar a nação brasileira através de seus comentários relativos às literaturas de língua Portuguesa, além de comentar a maneira como se iniciou o ensino de literatura do século XIX e os compêndios adotados nos primórdios do ensino de literatura no Brasil. Centrar-se-á, para isso, a atenção no Parnaso Lusitano (1826) e relacionando seu discurso ao de outros críticos do período mais ou menos engajados no movimento de separação entre as literaturas Portuguesa e Brasileira. No que concerne à crítica literária, César (1978), em seu livro Historiadores e Críticos do romantismo, comenta a organização de histórias literárias de língua Portuguesa por estrangeiros como Friedrich Bouterwek ( ), Sismonde de Sismondi ( ) e Ferdinand Denis 2 ( ) Carl Schlichthrost, Alexandre Herculano ( ), que escreveu sobre o livro de estréia de Gonçalves Dias ( ) Primeiros Cantos (1846) e Ferdinand Wolf ( ). Cabe lembrar aqui que a questão da separação entre as literaturas Portuguesa e Brasileira chegou a se tornar problemática, conforme nos ensina Souza (2007). Nesse sentido, o autor aponta para a polêmica criada em torno da escolha dos autores que figurariam como pertencentes à literatura de língua Portuguesa e Brasileira, apontando para o movimento de independência do Brasil, em 1822, como determinante para o divórcio entre as duas literaturas. Um exemplo dessa polêmica é o trabalho dos críticos Bouterwek e Simondi que trataram de escritores nascidos no Brasil como representantes da literatura portuguesa, o que, segundo ele, seria de se esperar em trabalhos produzidos antes de Já Ferdinand Denis, 2 Cuja obra é estudada a fundo por Rouanet (1991) e exaustivamente citada em trabalhos sobre a formação da literatura brasileira como o de Ernesto Weber (1997) e Souza (2007).

4 4 publicando seu ensaio após essa data 1826 propõe a autonomia da literatura brasileira (SOUZA, 2007, p. 107). O autor cita ainda Almeida Garrett ( ) que no mesmo ano de Denis publicou o Parnaso Lusitano (1826) no qual considera, em sua introdução intitulada História abreviada da língua e poesia portuguesa 3, os autores nascidos no Brasil como integrantes do patrimônio literário português. Em oposição a esses, Souza (2007) diz coloca que se cria a partir de Teófilo Braga ( ) uma tradição no que diz respeito ao trato das literaturas de língua Portuguesa, ocorrendo em historiografias literárias de épocas posteriores a ele uma separação entre os autores portugueses e brasileiros. Mas é a partir de Sílvio Romero ( ) que a tradição de se tratar autores portugueses separadamente dos brasileiros se consolida, sendo organizadas histórias literárias e compêndios para o ensino de literatura nos quais os autores portugueses e brasileiros são estudados de maneira distinta de modo a criar uma espécie de tradição. É, portanto, a partir de sua obra, que os escritores nascidos no Brasil ou que viveram longamente em território nacional passam a ser tratados como brasileiros, mesmo escrevendo obras em língua portuguesa. Considerando que as obras de Denis e Garrett foram publicadas em meados do século XIX pode-se concluir então, a partir da delineação dessa tradição, que a separação das duas literaturas demora a se consolidar, só chegando a se efetivar através da publicação de histórias literárias posteriores às de Romero, já no século XX. É interessante observar ainda que essa separação entre as duas literaturas estendeu-se ao ensino, de modo que o compêndio de Sílvio Romero figurou entre os materiais adotados para o ensino de literatura brasileira no Colégio 3 Que segundo Souza (2007), passa a se chamar Bosquejo da história da poesia e língua portuguesa na edição de suas Obras completas de 1904.

5 5 de Pedro II 4. Souza (2007) dedica ainda outro capítulo intitulado Ao raiar da literatura brasileira: sua institucionalização no século XIX à consolidação da literatura brasileira como disciplina escolar. É interessante observar que Souza (2007) também relaciona a necessidade de separação entre as literaturas de língua Portuguesa ao momento histórico - no qual havia a necessidade de consolidação das nações emergentes aludida por Auroux (1992). Tal necessidade parece ter impulsionado tanto a crítica literária oitocentista que fez propagar o discurso separatista, quanto o ensino que acabou por reproduzir os saberes impulsionados pelos críticos do romantismo. Esse fato é reforçado também por Weber (1997), em tese anterior, na qual defende a repercussão do movimento nacionalista na elaboração de histórias literárias no século XX. Outro aspecto que deve ser levado em conta ao se investigar os ecos da crítica oitocentista na historiografia da literatura e no ensino é a formação de uma tradição também no que diz respeito ao estudo da historiografia literária a partir do Romantismo, fato que é observado por Souza (2007) ao estudar os compêndios e materiais utilizados no Colégio de Pedro II para o ensino de literatura brasileira. Finalmente, e não menos importante, comentar-se-á aqui as obras de Weber (1997) e Teixeira (1999) que procuram relacionar a produção literária e a crítica relativa a ela não somente ao período histórico, como já foi dito, mas também às outras produções culturais que as cercearam. Weber busca nesse intuito comentar a influência que o movimento político separatista exerceu sobre os discursos relativos à literatura, ao passo que Teixeira (1999) nos aponta para o movimento romântico como míope no que diz respeito à interpretação das 4 Fundado no ano de 1837.

6 6 obras fundadoras da literatura nacional e comentadas no Parnaso Lusitano a partir dos autores brasileiros que compunham no século XVIII a Arcádia Lusitana. GARRETT E A INVENÇÃO DO ARCADISMO NA HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA BRASILEIRA Nascido na cidade do Porto em 1799, João Batista Leitão de Almeida Garrett foi para Coimbra em 1816, diplomando-se em direito em Introduziu a estética romântica em Portugal publicando as obras Camões (1825) e D. Branca (1826), publicando no mesmo ano dessa última obra o Parnaso Lusitano (1826), em cuja introdução discorre sobre a história da língua e literaturas de língua Portuguesa. Conforme estudado por Souza (2007), Garrett enxergava os autores portugueses e brasileiros como pertencentes a uma só literatura. No entanto, é possível notar que Garrett já reconhece o valor das obras dos autores brasileiros quando diz que a litteratura portugueza a avultar e enriquecer-se com as produções dos ingenhos brazileiros (GARRETT, 1826, p. 44). Assim como denuncia César (1978), é possível averiguar ainda no Bosquejo da história da poesia e Língua Portuguesa uma crítica às obras de Bouterwek e Sismondi, que deixaram de ressaltar o critério de originalidade presente, segundo ele, nas obras dos autores brasileiros. A partir do elogio às obras de autores árcades brasileiros, Garrett contribui ainda para a formação do cânone oitocentista, dando destaque a Cláudio Manuel da Costa, José de Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga. Nesse sentido, Garrett alude às características mais desejáveis na obra desses autores, fazendo apologia clara ao critério da cor local como um traço a ser valorizado. Para reforçar seu argumento, o autor faz alusões elogiosas à obra de

7 7 Basílio da Gama que utiliza elementos como o índio e a natureza para ilustrar sua obra, apontando-o como o poema de maior mérito dentre os dos outros árcades. Ao mesmo tempo em que exalta a estética da cor local, Garrett censura o estilo de Gonzaga que, por se utilizar de imagens do cenário Europeu como as margens do Tejo ou a lebre da Europa, se apresenta mais filiado à tradição estética da Arcádia Portuguesa Oh! Quanto não perdeu a poesia n esse fatal erro! Se essa amável, se essa ingênua Marilia fosse, como a Virginia de Saint-Pierre, sentar-se à sombra das palmeiras, e em quanto lhe revoavam em torno o cardeal suberbo com a puntura dos reis, o sabiá terno e melodioso, - que saltasse pelos montes espessos a cotia fugaz como a lebre da Europa (...) que pintura, se a desenhára com sua natural graça o ingênuo pincel de Gonzaga! (GARRETT, 1826, p. 47) Desse modo, Garrett contribui para a propagação do discurso romântico que buscava fundar a literatura brasileira, inventando uma estética literária desejável. Apesar de não aludir ainda à literatura produzida por brasileiros como brasileira, é a partir de seu Bosquejo que se delineia o primeiro cânone de literatura brasileira, antes mesmo que ela viesse a ser reconhecida como tal. A escolha desse cânone, como se pode ver, foi feita com base no critério da cor local e da originalidade adotado também por Denis, que, segundo Rouanet (1991) figura como primeiro que se ocupou em estudar a literatura brasileira, procurando inscrevê-la num panorama cultural que rejeitasse todo e qualquer critério que ameaçassem o projeto de fundação da literatura nacional, buscando uma uniformização e neutralização das diferenças. Com relação a esse afastamento das alteridades, pode-se aludir ainda à crítica feita por Garrett no Bosquejo às traduções e galicismos que, segundo ele, prejudicavam a qualidade da língua e da literatura Portuguesa. É justamente nesse sentido que Garrett critica as obras de Bouterwek e Sismondi, apontando para a falta de observações relativas aos critérios estéticos desejáveis às produções

8 8 literárias de língua Portuguesa ou de censura a aspectos como galicismos e traduções que ainda se faziam presentes nas obras de Bocage e seus discípulos, por exemplo, que são ferrenhamente criticados por Garrett. SOBRE OS ECOS DA CRÍTICA OITOCENTISTA NAS HISTÓRIAS LITERÁRIAS E NO ENSINO Antes de tratar da questão repercussão do discurso da crítica oitocentista nas histórias literárias e no ensino, é interessante lembrar que já na segunda metade do século XIX, críticos como Machado de Assis, João Capistrano de Abreu, Manuel de Oliveira Lima, Tristão de Alencar Araripe Júnior, Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero e José Veríssimo Dias de Matos já apresentavam visões menos ufanistas e mais analíticas da literatura brasileira. Nesse sentido, o ensaio Notícia da atual literatura brasileira: instinto de nacionalidade (1873) de Joaquim Maria Machado de Assis ( ) é bastante relevante, pois aponta para a necessidade de se enxergar os vínculos da literatura brasileira com sua nação como pautados antes no que ele chamou de um sentimento íntimo do que na presença ostensiva e grosseira de um mero instinto de nacionalidade. Apesar de sua importância, ensaios como o dele não chegaram a clarificar completamente os céus da literatura brasileira no que concerne a sua definição como tal. Apesar dos avanços da crítica ao longo dos séculos, as perguntas parecem permanecer sem respostas definitivas. A respeito dessa propagação do discurso da crítica romântica em histórias literárias posteriores ao romantismo, é novamente Souza (2007) que reserva um capítulo no já citado Introdução à historiografia da literatura brasileira (2007) intitulado A historiografia literária brasileira nos

9 9 séculos XX e XXI no qual analisa a maneira como se prolongam nos séculos XX e XXI os esquemas de historiografia literária oriundos do XIX (SOUZA, 2007, p. 123). O trabalho de Souza (2007) parece abrir uma imensa clareira na floresta da literatura brasileira parecendo fazer um convite no sentido de verticalizar seu trabalho e averiguar a repercussão do discurso da crítica oitocentista nas historiografias e trabalhos críticos e compêndios escolares por ele levantados. Com relação ao ensino de literatura no Brasil, caberia observar a criação de uma tradição relativa ao ensino de literatura cujo início data do final do século XIX. A esse respeito, SOUZA (1999) chama atenção em seu trabalho O Império da eloqüência de Souza (1999) em capítulo intitulado A instituição dos estudos literários no Brasil para a maneira como se configurou a crítica oitocentista ao redor do mundo, apontando para seu caráter predominantemente historicista, após um período de duplicidade entre o estudo historicista e o estudo da retórica clássica. A partir dessa mudança de configuração da crítica a partir do século XIX, vale ainda citar os compêndios adotados no colégio de Pedro II na segunda metade do referido século como objetos de análise possíveis. Segundo Souza (2007), é a partir da década de 1860 que a literatura nacional é incorporada aos currículos para o ensino de literatura e é em 1862 que é adotado o primeiro compêndio de literatura nacional intitulado Curso elementar de literatura nacional de autoria do cônego Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro que era professor do colégio. Outro compêndio interessante de ser investigado é a História da literatura brasileira de Autoria de Sílvio Romero, adotado no ano 1892 e que pode ter sido responsável pela

10 10 formação de uma tradição do estudo da literatura em forma de história literária nos colégios nacionais. O PROBLEMA DA MIOPIA DA CRÍTICA ROMÂNTICA Cabe citar a respeito dessa miopia da crítica romântica dois trabalhos imprescindíveis no sentido de propor novas saídas relativas à definição da literatura brasileira e promover uma visão mais crítica e global a respeito da propagação dos discursos e conceitos relativos a ela. O primeiro desses dois trabalhos é a tese de Ivan Teixeira (1999) que chama a atenção para uma relação estreita entre a poesia neoclássica e o Mecenato Pombalino, relacionando o discurso literário às outras práticas culturais que a rodeavam e ao contexto político, opondo-se às leituras dos críticos românticos. Desse modo, o autor parece nos alertar para a forma como os críticos românticos se apropriaram nas obras neoclássicas, no intuito de torná-las alegorias a serviço do projeto de independência da literatura Brasileira em relação à Portuguesa, tentando apagar completamente a ligação dessas obras com o governo pombalino e ignorando, por exemplo, os indícios de apologia a Pombal espalhados por todo o poema de Basílio analisado por Teixeira. O autor chega a dizer que houve diversas edições do Uraguay e que algumas foram alteradas para que se obtivesse a leitura desejada. Teixeira (1999) confirma ainda a importância de Garrett na propagação do discurso da crítica romântica, apontando-o como criador do viés da leitura romântica, a partir do Bosquejo já citado e comentado anteriormente. O autor aponta ainda para a probabilidade de as idéias

11 11 de Garrett terem se fundado na obra de Denis, publicada no mesmo ano, e que já trazia apologias à natureza e aos índios como alegorias necessárias à composição do cenário das obras de literatura escrita por autores americanos. O outro trabalho que vale ser citado é o de Weber (1997) que discute também a questão da nacionalidade da literatura brasileira analisando os discursos que a compuseram desde os críticos do romantismo até a década de A respeito do discurso fundador, Weber o acusa de retórico, apontado para a falta de critérios objetivos que pudessem levar a uma definição dessa nacionalidade. A partir daí, propõe uma análise das histórias literárias mais recentes como a de Sílvio Romero e José Veríssimo, Antônio Cândido e Nelson Werneck Sodré procurando reler a historiografia literária brasileira a contrapelo apresentando-se, desse modo, em consonância assumida com as idéias de Walter Benjamin. A partir dos exemplos desses dois trabalhos, acredita-se ter reunido aqui material suficiente para uma investigação futura mais detalhada a respeito da maneira como o discurso de Garrett se inscreve seja nas histórias literárias e compêndios para o ensino de literatura aludidos por Souza (2007). Desse modo, acredita-se que seja possível senão clarear, ao menos buscar caminhos menos míopes no que diz respeito ao estudo da historiografia da literatura brasileira em tempos atuais.

12 12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS BOSI, Alfredo. A condição Colonial. In: História concisa da literatura brasileira. São Paulo. Editora Cultrix, BUESCU, Maria Leonor Carvalhão. Textos pedagógicos e gramaticais de João de Barros. Lisboa, Portugal. Editora: Verbo, CESAR, Guilhermino. Historiadores e Críticos do romantismo. 1- A contribuição européia, crítica e história literária. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos; São Paulo; Editora da Universidade de São Paulo, GARRETT, Almeida. Parnaso Lusitano ou Poesias Selectas de auctores portuguezes antigos e modernos illustradas com notas. Paris, J. P. Aillaud, Disponível em: LXVII_t08-G-R0072.pdf Acesso em 10 Nov. 2008, 23:40. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopez Louro. Rio de Janeiro, DP&A, HUE, Sheila Moura (org.). Diálogos em defesa e louvor da língua portuguesa. Rio de Janeiro: 7Letras, RENAN, Ernest. What is a nation? In: Bhabha, Homi K. Nation and narration. London; New York, Routledge, ROUANET, Maria Helena. Eternamente em berço esplêndido: a fundação de uma literatura nacional. São Paulo: Siciliano, SOUZA, O Império da eloqüência: Retórica e Poética no Brasil Oitocentista. Rio de Janeiro: EDUERJ, SOUZA, Roberto Acízelo de. Introdução à historiografia da literatura brasileira. Rio de Janeiro, EDUERJ, TEIXEIRA, Ivan. Mecenato Pombalino e Poesia Neoclássica. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, WEBER, João Hernesto. A nação e o paraíso: A construção da nacionalidade na historiografia literária brasileira. Florianópolis, UFSC, 1997.

CONTRIBUIÇÕES ESTRANGEIRAS PARA A FORMAÇÃO DA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA: JUAN VALERA

CONTRIBUIÇÕES ESTRANGEIRAS PARA A FORMAÇÃO DA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA: JUAN VALERA 1 CONTRIBUIÇÕES ESTRANGEIRAS PARA A FORMAÇÃO DA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA: JUAN VALERA Andrés Alberto Soto Tello 1 Anselmo Guimarães Juan Valera (1824-1905), Espanhol nascido em Madrid foi um dos precursores

Leia mais

O Brasil em Evidência: A Utopia do Desenvolvimento.

O Brasil em Evidência: A Utopia do Desenvolvimento. Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais Centro de Ciências do Homem Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro O Brasil em Evidência: A Utopia do Desenvolvimento.

Leia mais

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil Apresentação Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil 2 No Brasil, no final da década de 1990, as questões colocadas pela globalização, tais como o desemprego, a falta de qualificação de

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

O PARNASO LUSITANO (1826) E A FORMAÇÃO DO PRIMEIRO CÂNONE DE LITERATURA BRASILEIRA: Notas sobre o Bosquejo da história da poezia e língua portuguesa

O PARNASO LUSITANO (1826) E A FORMAÇÃO DO PRIMEIRO CÂNONE DE LITERATURA BRASILEIRA: Notas sobre o Bosquejo da história da poezia e língua portuguesa O PARNASO LUSITANO (1826) E A FORMAÇÃO DO PRIMEIRO CÂNONE DE LITERATURA BRASILEIRA: Notas sobre o Bosquejo da história da poezia e língua portuguesa Mirela Magnani Pacheco (UFS) O Bosquejo da história

Leia mais

I. INTRODUÇÃO. 1. Questões de Defesa e Segurança em Geografia?

I. INTRODUÇÃO. 1. Questões de Defesa e Segurança em Geografia? I. INTRODUÇÃO O fim da Ordem Bipolar, a partir do esfacelamento do Bloco Soviético em 1991, e o avanço do processo de globalização 1 pareciam conduzir o sistema internacional em direção à construção de

Leia mais

A HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA E SEU DESEJO DE CRIAR UMA HISTÓRIA DA LITERATURA - DOS AUTORES ESTRANGEIROS A ANTONIO CANDIDO

A HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA E SEU DESEJO DE CRIAR UMA HISTÓRIA DA LITERATURA - DOS AUTORES ESTRANGEIROS A ANTONIO CANDIDO A HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA E SEU DESEJO DE CRIAR UMA HISTÓRIA DA LITERATURA - DOS AUTORES ESTRANGEIROS A ANTONIO CANDIDO Juliane Cardozo de Mello (FURG) A historiografia da literatura brasileira surge

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

RESENHAS SCHMITT E STRAUSS: UM DIÁLOGO OBLÍQUO

RESENHAS SCHMITT E STRAUSS: UM DIÁLOGO OBLÍQUO RESENHAS SCHMITT E STRAUSS: UM DIÁLOGO OBLÍQUO MEIER, Heinrich. Carl Schmitt & Leo Strauss. The Hidden Dialogue. Including Strauss s Notes on Schmitt s Concept of the Political & Three Letters from Strauss

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA

INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA Fernanda de Oliveira Azevedo Universidade Federal de Juiz de Fora azevedof.oliveira@gmail.com Resumo: O presente trabalho

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

ProfMat 2014 TAREFAS PARA A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA

ProfMat 2014 TAREFAS PARA A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA TAREFAS PARA A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA Maria Helena Marques Loth Professora da rede municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. maria.loth@terra.com.br Amarildo Melchiades da Silva Professor da

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010 Fundamentos metodológicos da teoria piagetiana: uma psicologia em função de uma epistemologia Rafael dos Reis Ferreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)/Programa de Pós-Graduação em Filosofia FAPESP

Leia mais

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da Introdução O interesse em abordar a complexidade da questão do pai para o sujeito surgiu em minha experiência no Núcleo de Atenção à Violência (NAV), instituição que oferece atendimento psicanalítico a

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO PROF. ME. RAFAEL HENRIQUE SANTIN Este texto tem a finalidade de apresentar algumas diretrizes para

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

Estruturando o Pré Projeto

Estruturando o Pré Projeto 1 Estruturando o Pré Projeto Deve ter uma capa padrão, como nome da UNESP na parte superior, o título da pesquisa centralizado no meio da página, a cidade e o ano no rodapé da página e entre o título no

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) 1 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) Acrescenta e altera dispositivos na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir no ensino fundamental e médio, e nos

Leia mais

Prof. Volney Ribeiro

Prof. Volney Ribeiro A REDAÇÃO NO ENEM Prof. Volney Ribeiro Professor de língua portuguesa Especialista em Gestão Educacional Mestrando em Letras A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo

Leia mais

A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA Moura (2001) nos traz um desafio preocupante, não só a partir do debate sobre a melhoria estrutural das escolas em comunidades quilombola, da qualificação continuada dos professores,

Leia mais

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I Línguas Estrangeiras foi desenvolvido juntamente com as Disciplinas de Aprendizagem Crítico-Reflexiva das Línguas Inglesa, Francesa e Espanhola. O objetivo desse

Leia mais

INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE SOB AS ÓTICAS MORAL E INSTITUCIONAL

INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE SOB AS ÓTICAS MORAL E INSTITUCIONAL INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE SOB AS ÓTICAS MORAL E INSTITUCIONAL ZANDONATO, Zilda Lopes - UNESP GT: Educação Fundamental/nº 13 Agência Financiadora: não contou com financiamento

Leia mais

OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.9, p. 147-151, abr. 2012.

OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.9, p. 147-151, abr. 2012. DIAS, P. S. Território e informação: o circuito da produção publicitária na cidade de São Paulo. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas,

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

CAPÍTULO 2 DEMOCRACIA E CIDADANIA

CAPÍTULO 2 DEMOCRACIA E CIDADANIA CAPÍTULO 2 DEMOCRACIA E CIDADANIA Nos dias de hoje os conceitos de democracia e cidadania são cada vez mais reconhecidos e relevantes para a realidade actual (Menezes, 2005; Ferreira, 2010; Perrenoud,

Leia mais

INVESTIGANDO O OLHAR DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AS PESQUISAS EM CIÊNCIAS

INVESTIGANDO O OLHAR DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AS PESQUISAS EM CIÊNCIAS INVESTIGANDO O OLHAR DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AS PESQUISAS EM CIÊNCIAS Lidiana dos Santos; Valter Costa de Vasconcelos; Vanessa Batista da Costa Universidade Estadual da Paraíba; Lidiana_santos18@hotmail.com;valteritbaiana@hotmail.com;nessa.costa@yahoo.com.br

Leia mais

História da Mídia Impressa na Educação

História da Mídia Impressa na Educação História da Mídia Impressa na Educação LUSTOSA, Elem Acadêmica do Curso de Pedagogia Iniciação Científica MACIEL, Margareth de Fátima Doutorado em Educação UNICENTRO - PARANÁ RESUMO Esse texto aborda a

Leia mais

Revista Interdisciplinar de Marketing

Revista Interdisciplinar de Marketing RIMAR www.rimar-online.org ISSN 1676-9783 Revista Interdisciplinar de Marketing Encontro: Globalização e Cultura Pesquisa Sobre Culturas Nacionais: o inexorável futuro do marketing na globalização Carlos

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Resenha. Interesses Cruzados: A produção da cultura no jornalismo brasileiro (GADINI, Sérgio Luiz. São Paulo: Paulus, 2009 Coleção Comunicação)

Resenha. Interesses Cruzados: A produção da cultura no jornalismo brasileiro (GADINI, Sérgio Luiz. São Paulo: Paulus, 2009 Coleção Comunicação) Resenha Interesses Cruzados: A produção da cultura no jornalismo brasileiro (GADINI, Sérgio Luiz. São Paulo: Paulus, 2009 Coleção Comunicação) Renata Escarião PARENTE 1 Parte do resultado da tese de doutoramento

Leia mais

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA As Fronteiras do Espaço

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA As Fronteiras do Espaço A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA As Fronteiras do Espaço Resumo O interesse do Homem pelo espaço em que vive é coisa muito antiga. Ao longo de muitos séculos, o Homem vem tentando conhecer e representar as diferentes

Leia mais

Atenção Básica agora é Prioridade!

Atenção Básica agora é Prioridade! Atenção Básica agora é Prioridade! Hêider A. Pinto 1 Rodolfo S. Koerner 2 Diego C. A. Silva 3 Em apenas 10 meses de Governo Dilma Rousseff já podemos afirmar que a Atenção Básica entrou na agenda central

Leia mais

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no Introdução A convivência familiar e comunitária é um dos direitos fundamentais 1 garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990). A lei ainda enfatiza que: Toda criança ou adolescente

Leia mais

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil Introdução Mauri J.V. Cruz O objetivo deste texto é contribuir num processo de reflexão sobre o papel das ONGs na região sul

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES Alexandre do Nascimento Sem a pretensão de responder questões que devem ser debatidas pelo coletivo, este texto pretende instigar

Leia mais

BROCANELLI, Cláudio Roberto. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENHA

BROCANELLI, Cláudio Roberto. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENHA 1 BROCANELLI, Cláudio Roberto. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENHA Francieli Nunes da Rosa 1 No livro Matthew Lipman: educação para o pensar

Leia mais

A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel

A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel Artigo publicado em: Anais do VI Encontro da ABEM, Recife, 1998. A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel Durante alguns anos ministrei as disciplinas

Leia mais

MEMÓRIA E IDENTIDADE SOCIAL EM IMAGENS DA CULINÁRIA NORDESTINA. Construções Identitárias em diversos gêneros da mídia nordestina'', desenvolvido no

MEMÓRIA E IDENTIDADE SOCIAL EM IMAGENS DA CULINÁRIA NORDESTINA. Construções Identitárias em diversos gêneros da mídia nordestina'', desenvolvido no MEMÓRIA E IDENTIDADE SOCIAL EM IMAGENS DA CULINÁRIA NORDESTINA Regina BARACUHY mrbaracuhy@uol.com.br Universidade Federal da Paraíba / PROLING Este trabalho faz parte de um projeto intitulado: "História,

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho.

Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho. Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho. DDS DICAS PARA UM BOM DIALAGO DE SEGURANÇA APRESENTAÇÃO Palestrante: RAFAELA LOPES LOBO Técnica de Segurança do Trabalho Bombeiro

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB Nelson Leal dos Santos Júnior 1 Universidade Federal de Campina Grande

Leia mais

Estratégia de escuta psicanalítica aos imigrantes e refugiados: uma oficina de português

Estratégia de escuta psicanalítica aos imigrantes e refugiados: uma oficina de português Estratégia de escuta psicanalítica aos imigrantes e refugiados: uma oficina de português Christian Haritçalde Miriam Debieux Rosa Sandra Letícia Berta Cristiane Izumi Bruno Maya Lindilene Shimabukuro O

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

Densímetro de posto de gasolina

Densímetro de posto de gasolina Densímetro de posto de gasolina Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia Tema Materiais: propriedades Conteúdos Densidade, misturas homogêneas e empuxo Usos / objetivos Introdução ou aprofundamento do

Leia mais

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERENCIAL PROFESSOR: JOSÉ DE JESUS PINHEIRO NETO ASSUNTO: REVISÃO CONCEITUAL EM CONTABILIDADE DE CUSTOS ASPECTOS CONCEITUAIS A Contabilidade de

Leia mais

O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFBA; DA CRÍTICA A FORMAÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA

O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFBA; DA CRÍTICA A FORMAÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFBA; DA CRÍTICA A FORMAÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA Fernando Reis do E. Santo A Faculdade de Educação da UFBA tem se destacado, ao longo da sua história, por iniciativas académicas

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) Qual o conceito de empreendedor?...empreendedor é um indivíduo que imagina, desenvolve e realiza visões. Ele está sempre buscando novas idéias e criando

Leia mais

INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS

INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS 2015 ABMN Escrito por Julian Romero jromero@abmn.org.br Revisão: 8 March 2015 CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA O ACESSO É ATRAVÉS DE LOGIN

Leia mais

Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc

Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História ISSN: 1415-9945 rev-dialogos@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Castanho, Sandra Maria POLÍTICA E LUTAS

Leia mais

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP Salto 2010 MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI / INTEGRADOR 0 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 TRABALHO INTERDISCIPLINAR (TI)... 3 ORGANIZAÇÃO...

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

12 DE JUNHO, DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE GEOGRAFIA

12 DE JUNHO, DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE GEOGRAFIA 12 DE JUNHO, DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE GEOGRAFIA Resumo O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência desenvolvida no Programa

Leia mais

Procriação Medicamente Assistida: Presente e Futuro Questões emergentes nos contextos científico, ético, social e legal

Procriação Medicamente Assistida: Presente e Futuro Questões emergentes nos contextos científico, ético, social e legal Procriação Medicamente Assistida: Presente e Futuro Questões emergentes nos contextos científico, ético, social e legal Senhor Secretário de Estado da Saúde, Dr. Leal da Costa, Senhora Secretária de Estado

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

CÍRCULO DE CULTURA: CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DA CRIATIVIDADE

CÍRCULO DE CULTURA: CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DA CRIATIVIDADE CÍRCULO DE CULTURA: CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DA CRIATIVIDADE Ana Elídia Torres Ana Maria Rodrigues de Carvalho annaelidia@hotmail.com Faculdade de ciências e letras - Universidade Estadual

Leia mais

A GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS WIGGERS, Verena. UFSC/ PUC GT: Educação de Crianças de 0 a 6 anos /

A GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS WIGGERS, Verena. UFSC/ PUC GT: Educação de Crianças de 0 a 6 anos / A GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS WIGGERS, Verena. UFSC/ PUC GT: Educação de Crianças de 0 a 6 anos / n.07 Agência Financiadora: CNPq / CAPES O projeto em

Leia mais

UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO COM FOCO NA MODALIDADE ORAL DE LINGUAGEM EM SUJEITOS COM SÍNDROME DE DOWN

UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO COM FOCO NA MODALIDADE ORAL DE LINGUAGEM EM SUJEITOS COM SÍNDROME DE DOWN UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO COM FOCO NA MODALIDADE ORAL DE LINGUAGEM EM SUJEITOS COM SÍNDROME DE DOWN RESUMO DANTAS 1, Leniane Silva DELGADO 2, Isabelle Cahino SANTOS 3, Emily Carla Silva SILVA 4, Andressa

Leia mais

A DOMINAÇÃO JESUÍTICA E O INÍCIO DA LITERATURA NACIONAL

A DOMINAÇÃO JESUÍTICA E O INÍCIO DA LITERATURA NACIONAL A DOMINAÇÃO JESUÍTICA E O INÍCIO DA LITERATURA NACIONAL Ederson da Paixão (Especialista em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais Integrante do Projeto de Pesquisa Os Primeiros Dramas

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

QUEM LÊ ALFA É O CARA: AS RELAÇÕES ARGUMENTATIVAS ESTABELECIDAS ENTRE ENUNCIADOR E ENUNCIATÁRIO

QUEM LÊ ALFA É O CARA: AS RELAÇÕES ARGUMENTATIVAS ESTABELECIDAS ENTRE ENUNCIADOR E ENUNCIATÁRIO QUEM LÊ ALFA É O CARA: AS RELAÇÕES ARGUMENTATIVAS ESTABELECIDAS ENTRE ENUNCIADOR E ENUNCIATÁRIO Ana Karla Pereira de MIRANDA Universidade Federal do Mato Grosso do Sul PPGMEL ak_miranda@hotmail.com Resumo:

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

VII PRODUÇÃO ACADÊMICA

VII PRODUÇÃO ACADÊMICA VII PRODUÇÃO ACADÊMICA 1 - FICHAMENTO (O texto abaixo foi adaptado de: LEAL, Junchem Machado e FEUERSCHÜTTE, Simone Ghisi. Elaboração de Trabalhos Acadêmicos-Científicos. Itajaí: Universidade do Vale do

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES TRABALHOS DA COMISSÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES TRABALHOS DA COMISSÃO TRABALHOS DA COMISSÃO A Comissão Permanente de Economia reuniu no dia 28 de Fevereiro de 2014, na Delegação da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade de Ponta Delgada e por videoconferência

Leia mais

TOURISM AND HOSPITALITY TODAY AND TOMORROW

TOURISM AND HOSPITALITY TODAY AND TOMORROW TOURISM AND HOSPITALITY TODAY AND TOMORROW Volume 5 Número 1 Setembro 2015 Volume 5 Number 1 September 2015 Volumen 5 Número 1 Septiembre 2015 www.isce-turismo.com ISSN: 2183-0800 Organização Apoios Recensão

Leia mais

NCE UNEMAT 2005 NÍVEL SUPERIOR

NCE UNEMAT 2005 NÍVEL SUPERIOR NCE UNEMAT 2005 NÍVEL SUPERIOR TEXTO URGÊNCIA Ao constatar que, de 40 pessoas que costumam dormir nas praias de Copacabana e Ipanema, 35 vieram de fora da cidade, a Secretaria municipal de Assistência

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

CRISTO E SCHOPENHAUER: DO AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO À COMPAIXÃO COMO FUNDAMENTO DA MORAL MODERNA

CRISTO E SCHOPENHAUER: DO AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO À COMPAIXÃO COMO FUNDAMENTO DA MORAL MODERNA CRISTO E SCHOPENHAUER: DO AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO À COMPAIXÃO COMO FUNDAMENTO DA MORAL MODERNA JÉSSICA LUIZA S. PONTES ZARANZA 1 WELLINGTON ZARANZA ARRUDA 2 1 Mestranda em Filosofia pela Universidade

Leia mais

A PEDAGOGIA COMO CULTURA, A CULTURA COMO PEDAGOGIA. Gisela Cavalcanti João Maciel

A PEDAGOGIA COMO CULTURA, A CULTURA COMO PEDAGOGIA. Gisela Cavalcanti João Maciel A PEDAGOGIA COMO CULTURA, A CULTURA COMO PEDAGOGIA Gisela Cavalcanti João Maciel UMA TEORIA PÓS-COLONIALISTA DO CURRÍCULO O objetivo dessa teoria é analisar as relações de poder entre as nações que compõem

Leia mais

LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E AS REFORMAS CAMPOS E CAPANEMA

LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E AS REFORMAS CAMPOS E CAPANEMA LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E AS REFORMAS CAMPOS E CAPANEMA Wagner Rodrigues Valente PUC-SP valente@pucsp.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS O tema aqui tratado diz respeito à análise de livros didáticos com

Leia mais

500 anos: O Brasil- Um novo mundo na TV

500 anos: O Brasil- Um novo mundo na TV 500 anos: O Brasil- Um novo mundo na TV Episódio 3: Encontro no além-mar Resumo A série discute temas históricos, alternando a narrativa com encenações de bonecos animados que resgatam o contexto da época

Leia mais

IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS PARA EDUCAÇÃO

IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS PARA EDUCAÇÃO IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS PARA EDUCAÇÃO Magna Flora de Melo Almeida Ouriques 1 Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) mellomagna@gmail.com Co-Autor Renan de Oliveira Silva 2 rennanoliveira8@gmail.com

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS INTRODUÇÃO Ângela Mª Leite Aires (UEPB) (angelamaryleite@gmail.com) Luciana Fernandes Nery (UEPB)

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática Introdução Neste artigo apresenta-se uma pesquisa 1 que tem por tema a formação inicial de professores

Leia mais

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3 3. A transversalidade da saúde Você já ouviu falar em Parâmetros Curriculares Nacionais? Já ouviu? Que bom! Não lembra? Não se preocupe, pois iremos, resumidamente, explicar o que são esses documentos.

Leia mais

Até quando uma população pode crescer?

Até quando uma população pode crescer? A U A UL LA Até quando uma população pode crescer? Seu José é dono de um sítio. Cultiva milho em suas terras, além de frutas e legumes que servem para a subsistência da família. Certa vez, a colheita do

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIAFEDERALDOSDIRÊITOSDOCIDADÃO. INFORMAÇÃO TÉCNICA PFDC/CAMI.JBSS n 289/2008.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIAFEDERALDOSDIRÊITOSDOCIDADÃO. INFORMAÇÃO TÉCNICA PFDC/CAMI.JBSS n 289/2008. r PFDC PROCURADORIAFEDERALDOSDIRÊITOSDOCIDADÃO INFORMAÇÃO TÉCNICA PFDC/CAMI.JBSS n 289/2008. Tema: Ementa: Direito de Ir e Vir. Migrantes. Atuação da PFDC em relação às migrações internacionais. Seminário

Leia mais

Sumário. 14.1 Case 1 Exportação...69 14.2 Case 2 Importação...75

Sumário. 14.1 Case 1 Exportação...69 14.2 Case 2 Importação...75 Sumário Prefácio...IX Apresentação...XI Capítulo 1 O Comércio internacional no pós-guerra...1 Capítulo 2 O Departamento de comércio exterior...5 Capítulo 3 Métodos de comércio exterior...7 Capítulo 4 Agentes

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Resumo: MACHADO, Diana dos Santos 1 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais

definido, cujas características são condições para a expressão prática da actividade profissional (GIMENO SACRISTAN, 1995, p. 66).

definido, cujas características são condições para a expressão prática da actividade profissional (GIMENO SACRISTAN, 1995, p. 66). A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA Rita de Cássia de Alcântara Braúna UFV/MG - rbrauna@ufv.br Agência Financiadora: FAPEMIG e CNPq Introdução Pesquisas na área da formação

Leia mais

A VISÃO DE MEIO AMBIENTE DE ALUNOS DO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE DESENHOS

A VISÃO DE MEIO AMBIENTE DE ALUNOS DO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE DESENHOS A VISÃO DE MEIO AMBIENTE DE ALUNOS DO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE DESENHOS Maria Carolina de Carvalho Luciana M. Lunardi Campos (orientadora) Departamento de Educação IBB -UNESP Rubião

Leia mais

Adolescência Márcio Peter de Souza Leite (Apresentação feita no Simpósio sobre Adolescência- Rave, EBP, abril de 1999, na Faculdade de Educação da

Adolescência Márcio Peter de Souza Leite (Apresentação feita no Simpósio sobre Adolescência- Rave, EBP, abril de 1999, na Faculdade de Educação da Adolescência 1999 Adolescência Márcio Peter de Souza Leite (Apresentação feita no Simpósio sobre Adolescência- Rave, EBP, abril de 1999, na Faculdade de Educação da USP) O que é um adolescente? O adolescente

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CURSO DE DESIGN

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CURSO DE DESIGN UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CURSO DE DESIGN TEORIA DA FORMA Prof. Dr. Isaac A. Camargo INTRODUÇÃO À TEORIA DA GESTALT 1 A

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

Imagens de professores e alunos. Andréa Becker Narvaes

Imagens de professores e alunos. Andréa Becker Narvaes Imagens de professores e alunos Andréa Becker Narvaes Inicio este texto sem certeza de poder concluí-lo de imediato e no intuito de, ao apresentá-lo no evento, poder ouvir coisas que contribuam para continuidade

Leia mais

Uma globalização consciente

Uma globalização consciente Uma globalização consciente O apelo a uma globalização mais ética tornou se uma necessidade. Actores da globalização como as escolas, devem inspirar por estes valores às responsabilidades que lhes são

Leia mais

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Cap. 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês 92 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Nesta parte do trabalho, analisarei alguns resultados da análise dos

Leia mais

A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA SOB A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE MILTON SANTOS

A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA SOB A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE MILTON SANTOS Thaís Samara de Castro Bezerra José Carlos Bezerra Universidade Estadual da Paraíba UEPB thaissamara@hotmail.com karligor@hotmail.com A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA

Leia mais