Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima APOSTILA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima APOSTILA"

Transcrição

1 APOSTILA CUSO TÉCNICO EM ELETÔNICA PATE IV - Circuito etificador - Fonte de Tensão - Diodo ener - Dobrador de Tensão - Circuitos Limitadores ou Ceifadores - Cargas em corrente alternada - Impedância - Potência e fator de potência Prof. Marcio Kimpara 2012

2 O CICUITO ETIFICADO A maioria das aplicações e dos equipamentos eletrônicos funciona em tensão contínua. No entanto o que temos disponíveis nas tomadas é tensão alternada. Assim, é preciso CONVETE a tensão alternada em contínua. O circuito que faz essa conversão é composto por diodos e são chamados de retificadores. Os retificadores são classificados em meia-onda e onda-completa. etificador meia onda É o retificador mais simples que existe, e sua aplicação está restrita a baixa potência servindo apenas para uso em pequenas fontes de alimentação, etc. Seu uso é muito restrito devido ao retificador possuir uma tensão média baixa e um alto nível de ondulação na tensão na carga. Este circuito é composto só por um único diodo que conduz somente em um semiciclo da tensão de entrada. Circuito Eletrônico (CAGA) O diodo funciona como uma catraca para os elétrons, permitindo a corrente circular somente em um sentido. No momento em que inicia o semi-ciclo positivo da tensão alternada de entrada, o diodo encontra-se polarizado diretamente. O semi-ciclo completo, não encontrando obstáculos no diodo, é transferido à carga. No momento em que inicia o semi-ciclo negativo da tensão de entrada, o diodo encontra-se polarizado reversamente. A corrente é bloqueada e a tensão na carga é NULA. Toda a tensão fica retida nos terminais do diodo.

3 O nome meia onda deriva do fato de que apenas um dos semiciclos da tensão de entrada é aproveitado. Pode ser o semiciclo positivo ou o negativo, dependendo da posição do diodo. Consideremos a carga a ser alimentada como sendo representada por um resistor. Como a fonte de tensão alternada não tem polaridade definida (um terminal ora é positivo ora é negativo), vamos convencionar que durante o semiciclo positivo o terminal superior da fonte seja o positivo e o terminal inferior seja negativo, como mostra a figura a seguir. Com esta polaridade da fonte de tensão, o diodo fica polarizado diretamente, pois o terminal positivo da fonte está mais próximo do anodo. Neste caso o diodo se comporta como um curto-circuito (diodo ideal) e entra em condução, fazendo com que os terminais da fonte ficam ligados diretamente aos terminais do resistor de carga (L). Isto significa que a tensão nos terminais do resistor será a mesma da fonte, isto é, o semiciclo positivo da tensão da fonte aparecerá nos terminais do resistor de carga, como mostra a figura a seguir. Quando o semiciclo positivo termina, a tensão da fonte entra no semiciclo negativo. Isto provoca uma inversão na polaridade da fonte, isto é, o terminal superior da fonte passa a ser negativo e o inferior positivo. Esta inversão na polaridade da fonte faz com que o diodo seja polarizado reversamente no semiciclo negativo, comportando-se como um circuito aberto (bloqueado). Como o diodo está aberto, não tem corrente circulando pelo resistor. Isto faz com que a tensão em seus terminais seja nula durante todo o semiciclo negativo. O diodo, portanto, deixou passar para o resistor de carga apenas o semiciclo positivo da tensão da fonte, bloqueando o semiciclo negativo.

4 As formas de onda para este tipo de retificador é apresentada a seguir. Os gráficos acima podem ser visualizados com um osciloscópio, mas caso não tenhamos um osciloscópio à mão, temos que usar o multímetro para medir a tensão nos terminais do resistor de carga. Se um multímetro (na opção voltímetro CC) for ligado nos terminais do resistor de carga, ele vai medir a tensão média, que nada mais é do que a média dos valores instantâneos de tensão em cada ciclo. A fórmula a seguir pode ser usada para calcular a tensão média na carga. Onde: V retif. Vp V retif. = tensão média contínua V p = valor de pico da tensão alternada π = pi (3,14)

5 etificador onda completa Como dito anteriormente o retificar meia onda é de uso limitado devido a alta ondulação de tensão. Veremos a seguir o retificador de onda completa, cujo nome se deve ao aproveitamento dos dois ciclos da tensão alternada de entrada. O retificador de onda completa é obtido utilizando-se um transformador com derivação (tap) central ou através de uma ponte de diodos, conhecida como ponte de Graetz. etificador de onda completa com transformador de tap central Num transformador com tap central, a polaridade dos terminais para o semi-ciclo positivo da tensão alternada de entrada fica como na figura abaixo. No semi-ciclo negativo, as polaridades se invertem. Podemos então, utilizando dois diodos, montar o seguinte circuito: inferior. Durante o semiciclo positivo, D1 conduz fazendo com que toda a tensão do enrolamento superior apareça em cima do resistor de carga L. Durante o semiciclo negativo da tensão de entrada D2 conduz fazendo com que apareça no resistor de carga toda a tensão do enrolamento SEMI-CICLO POSITIVO

6 SEMI-CICLO NEGATIVO Note que apesar da inversão da polaridade da fonte de entrada e da polaridade no enrolamento do secundário, o sentido de circulação da corrente na carga ( L ) é o mesmo o que define uma polaridade fixa na tensão de carga. As formas de onda para este tipo de retificador são mostradas as seguir.

7 etificador de onda completa em ponte de diodos O retificador de onda completa apresentado anteriormente depende que o transformador tenha necessariamente um tap central. Já o retificador de onda completa em ponte utiliza quatro diodos e não necessita de transformador com derivação central. Como o circuito também é um retificador de onda completa, os dois ciclos de tensão de entrada são aproveitados. O retificador de onda completa em ponte é montado como a seguir. SEMI-CICLO POSITIVO Com a polaridade da tensão no enrolamento secundário mostrada acima o ponto de maior potencial está mais próxima do anodo de D1 e a polaridade negativa mais próxima do catodo de D3, ambos estão polarizados diretamente. Observe ainda que a polaridade positiva da tensão no enrolamento secundário está mais próxima do catodo de D4 e a polaridade negativa está mais próxima do anodo de D2, fazendo com que ambos, neste semiciclo, fiquem polarizados reversamente. epresentando os diodos como chaves (diodo ideal) temos que D1 e D3 estão fechados (polarização direta) e D2 e D4 estão abertos (polarização reversa). A condução de D1 e D3 faz com que os terminais do resistor de carga sejam ligados diretamente aos terminais do enrolamento secundário, fazendo com que todo o semiciclo positivo de tensão no secundário seja aplicado aos terminais do resistor de carga com a polaridade mostrada.

8 SEMI-CICLO NEGATIVO No semiciclo negativo da tensão de entrada as polaridades das tensões nos enrolamentos primário e secundário se invertem fazendo com que D1 e D3 fiquem polarizados reversamente e D2 e D4 diretamente, como mostra a figura acima. Com D2 e D4 em condução, toda a tensão do enrolamento secundário aparece nos terminais da carga. Observe que a polaridade da tensão em L é igual à polaridade da tensão durante o semiciclo positivo. Por isso, aparece o semiciclo positivo se repete em L. A DESVANTAGEM em relação ao retificador com transformador de tap central é que este tipo de circuito utiliza dois diodos a mais (aumenta o custo e espaço na placa). Além disso, se lembrarmos de que cada diodo provoca uma queda de tensão direta, um circuito contendo 2 diodos por semi-ciclo provocará uma queda de tensão maior. Porém, o retificador em ponte tem a VANTAGEM de não precisar de um transformador com tap central. O valor da tensão retificada média para o retificador onda completa (tanto com transformador com tap central ou com ponte de diodos) é maior que no retificador de meia onda. A fórmula seguir pode ser utilizada para calcular esse valor médio da tensão na carga. Onde: V retif. V 2 p V retif. = tensão média contínua V p = valor de pico da tensão na carga π = pi (3,14) * Como era de se esperar, a tensão média no retificador de onda completa é o dobro da tensão média no retificador de meia onda.

9 CICUITOS INTEGADOS (C.I) Os retificadores em ponte são bastante comuns e diversos fabricantes lançaram modelos de retificadores em ponte montados em um encapsulamento de plástico selado, ou seja, um CI retificador. Cada diodo que compõe a ponte possui uma corrente direta máxima e uma tensão de pico inversa máxima que é especificado pelo fabricante quando a ponte é fabricada. A seguir estão alguns exemplos de circuitos retificadores encontrados no mercado. FILTO CAPACITIVO Como foi observado tanto no retificador de meia onda quanto nos dois tipos de retificadores de onda completa, a tensão de saída foi ETIFICADA (transformada de alternada para contínua), mas não apresenta um valor constante, ou seja, possui uma grande ondulação. Meia Onda Onda Completa Como a forma ideal da tensão contínua é que ela apresente um valor constante, devemos melhorar a tensão de saída do retificador, pois como mostram as figuras acima a tensão retificada é pulsante. Para isto, podemos utilizar um capacitor, já que, conforme estudado anteriormente, este componente pode armazenar energia em um determinado instante e devolvê-la em outro. Assim, podemos colocar um capacitor em PAALELO com a saída do retificador (antes da carga) de modo que nos instantes em que a tensão atinge o valor de pico o capacitor seja carregado e nos instantes em que a tensão ira para zero, o capacitor segure o nível da tensão descarregando a energia armazenada. Com a adição do capacitor, a ondulação da tensão de saída é reduzida significadamente nos dois casos. A figura a seguir ilustra o efeito do capacitor nos retificadores.

10 CALCULO DA CAPACITÂNCIA DO CAPACITO Como estudado anteriormente o valor da capacitância representa a capacidade do capacitor armazenar energia, portanto, quanto maior a capacitância, menor será a ondulação de tensão. Desta forma, existe um valor de capacitância que devemos calcular de acordo com a ondulação máxima que desejamos (ou seja, que o circuito a ser conectado permite). C T I V máx ond onde: V ond Diferença entre V máx (tensão de pico do secundário) e V mín desejado I máx Corrente máxima na carga T Período aproximado da descarga do capacitor C = Valor da capacitância do filtro * De maneira simplificada pode-se utilizar: T = 8,33ms retificador de onda completa T = 16.66ms retificador de meia onda

11 Com o capacitor a tensão média retificada aumenta devido a ausência de grandes ondulações. Abaixo temos o efeito num um retificador de meia onda. INFLUÊNCIA DO CAPACITO O valor da capacitância irá interferir na ondulação da tensão de saída, quanto maior a capacitância, maior a capacidade de armazenar energia e, portanto, mais retilínea (estabilizada) será a tensão de saída. Forma de onda na carga sem filtro capacitivo Forma de onda com filtro de 47 uf

12 Forma de onda com filtro de 470 uf Forma de onda com filtro de 1000 uf FONTES DE TENSÃO Como já mencionado, a maioria dos equipamentos eletrônicos são alimentados com tensão contínua, normalmente de 3V a 30V. Para transformar a tensão alternada disponível nas tomadas comuns em tensão contínua, temos que utilizar um circuito normalmente conhecido como conversor CA-CC, mais comumente chamado de fonte de alimentação. A seguir é apresentado o diagrama em blocos de uma fonte de alimentação completa. BLOCO 1 - Transformador: Sua função é reduzir o nível de tensão disponível nas tomadas (127V ou 220V) para níveis compatíveis com os equipamentos eletrônicos.

13 BLOCO 2 - etificador: Transforma tensão alternada (CA) em tensão contínua (CC) pulsante. BLOCO 3 - Filtro: Converte a tensão contínua pulsante vinda do retificador em contínua com menor ondulação. BLOCO 4 - Estabilizador: Tem a função de transformar a tensão contínua com ondulação em tensão contínua pura, ideal para equipamentos eletrônicos. Já estudamos o transformador, os circuitos retificadores e o filtro capacitivo. Nosso próximo estudo aborda o bloco estabilizador. Na prática podemos estabilizar a tensão de saída utilizando um tipo especial de diodo, o diodo ener. Outra opção seria utilizar um componente denominado regulador de tensão, um CI contendo um circuito interno que regula (estabiliza) o nível de tensão. Nosso próximo tópico será o diodo ener. Deixaremos os reguladores de tensão para mais adiante. DIODOS ESPECIAIS O DIODO ENE O diodo zener é um diodo construído especialmente para trabalhar POLAIADO EVESAMENTE, conduzindo na região de ruptura. O diodo zener quando polarizado diretamente funciona como um diodo comum, mas ao contrário de um diodo convencional, quando opera reversamente polarizado garante uma tensão constante independente da corrente requisitada pela carga do circuito (dentro de certos limites). Abaixo segue a curva de operação do diodo ener, semelhante à do diodo comum, mas fabricado para operar em outra região. Assim como o diodo comum (utilizado nos retificadores) o diodo zener também é constituído por uma junção PN de material semicondutor (silício ou germânio) e por dois terminais, o ânodo (A) e o cátodo (k). Prof. Marcio Kimpara Página 13

14 Entretanto para operar nas condições zener, ou seja, na região de ruptura, quando reversamente polarizado, o zener é fabricado com dopagem diferente. O díodo zener quando polarizado inversamente (ânodo a um potencial negativo em relação ao cátodo) permite manter uma TENSÃO CONSTANTE aos seus terminais (V ) sendo por isso muito utilizado na estabilização/regulação da tensão nos circuitos. z Fonte Não egulada Tensão egulada O diodo zener é colocado em PAALELO com a saída da fonte e com o cátodo no terminal positivo (reversamente polarizado) Deve existir SEMPE um resistor para limitar a corrente na tensão de ruptura do diodo zener, caso contrário, o zener queimaria por excesso de corrente. * Importante Para que o diodo zener estabilize a tensão nos seus terminais deve-se ter as seguintes condições: 1) O diodo zener tem que se encontrar polarizado reversamente (A e K +). 2) A tensão que chega no ponto em que o zener está conectado tem que ser superior à tensão de zener (Vz) do diodo. 3) O resistor z precisa ser calculado cuidadosamente para que tenha resistência suficiente para limitar a corrente no zener abaixo do valor máximo que o componente suporta e para que ao mesmo tempo não provoque uma queda de tensão muito grande, pois como dito no item 2 acima, a tensão que chega no zener tem que ser maior que a tensão Vz do diodo. Prof. Marcio Kimpara Página 14

15 DIODO ENE NA PÁTICA Os diodos zener podem ser encontrados numa vasta variedade de tensões de operação, as quais estão associadas as tensões de ruptura. Comercialmente, podemos encontrar diodos zener, como reguladores de tensão, na faixa de 1,8V a 200V. Variando-se o nível de dopagem dos díodos de silício, o fabricante pode produzir díodos zener com diferentes tensões de zener. A utilização do díodo zener é limitada pelos seguintes parâmetros: V z Tensão de zener I zmáx Corrente de zener máxima P máx Potência de dissipação (P máx = V x I máx ) Desde que a potência máxima não seja ultrapassada, o díodo zener pode trabalhar dentro da zona de ruptura sem ser destruído. Assim como nos diodos comuns, o fabricante também identifica os diodos zeners através de uma numeração impressa no corpo do componente. Através deste código as características do diodo zener devem ser buscadas na folha de dados (datasheet) do fabricante. NOTA: alguns zeners apresentam, pelo menos, o valor da tensão de ruptura impressa no componente. Alguns diodos zeners são fáceis de identificar numa placa porque são fabricados com corpo de vidro e muitas vezes em cores diferentes: vermelho, azul, amarelo; mas isso não é regra, existem diodos zeners na cor preta, semelhante ao diodo comum. CÁLCULO DO ESISTO z Condições para funcionamento do zener: 1) V > Vz Vz dado pelo fabricante 2) Iz < Izmax Izmax dado pelo fabricante z Fonte Não egulada V Iz Prof. Marcio Kimpara Página 15

16 Tensão de entrada (E) e carga () constantes Este é o caso mais simples que utiliza diodo zener. Na figura abaixo, a tensão aplicada é constante, assim como o resistor de carga. Neste caso, fazer o grampeamento de tensão com diodo zener implica inicialmente em na escolha do diodo zener e no cálculo correto da resistência z. 1º PASSO: emover o diodo zener do circuito e calcular a tensão V no circuito abaixo: A tensão no ponto V é igual a tensão da fonte menos a perda no resistor z: E V V (equação 1) Como a tensão V está em paralelo com a carga, temos também que: V V (equação 2) V. i Aplicando a segunda lei de kirchhoff na malha: E V V 0 E i i 0 E i 0 i E (equação 3) Como a tensão V é igual a tensão na carga (ver equação 2), podemos escrever: V i V E (equação 4) Prof. Marcio Kimpara Página 16

17 Como a condição para o funcionamento do diodo zener exige que a tensão V seja maior que a tensão Vz (Vz é a tensão do zener escolhido) V V E V (equação 5) Como a variável de que queremos descobrir é, podemos isolá-la na equação acima: E V E V E V (equação 6) Podemos parar a equação aqui, pois já temos isolado, ou seja, temos um valor de máximo para garante que todo o lado esquerdo da equação acima seja maior que. Se colocarmos um valor de muito grande, a condição de que a tensão V seja maior que V não será mais verdadeira. Podemos modificar o lado esquerdo da equação 6 se fizermos o cálculo da subtração. Para isso lembre-se de que temos uma fração subtraindo um número inteiro (), logo temos que achar o mínimo multiplo comum (MMC) e efetuar os cálculos. Como o único denominador que temos é V, ele próprio será o mínimo múltiplo comum (MMC): E V V V E V V E V V Como o diodo zener possui uma capacidade máxima de corrente, temos uma segunda restrição: I I máx Portando o valor do resistor não pode ser muito pequeno, pois caso contrário, a corrente passando pelo zener seria muito elevada a ponto de queimá-lo. Vamos então calcular a corrente que passa pelo diodo zener, quando ele está em funcionamento, lembre-se que a corrente dada pelo fabricante é a corrente máxima Prof. Marcio Kimpara Página 17

18 suportada pelo componente, mas isso não significa que essa é a corrente que esteja passando por ele. Com o diodo zener em funcionamento, a tensão na carga estará estabilizada no valor V. Portanto, a corrente na carga (ICAGA) pode ser calculado pela lei de OHM, ou seja, V icaga Para calcular a corrente total da fonte, utilizamos a primeira malha do circuito, onde aplicando a segunda lei de kirchhoff, temos: E V V 0 E V E V i T V E V i T Agora para calcular o valor da corrente passando pelo diodo zener, podemos aplicar a primeira lei de kirchhoff no nó A, pois sabemos que: i T i i (a corrente que chega é igual a soma das correntes que saem) CAGA Isolando i z na equação acima, e substituindo os valores de i T e i CAGA obtidos anteriormente: i i i i T E V CAGA V Portanto esse é o valor da corrente passando pelo zener. Assim, a restrição de corrente máxima estabelece que: i i E V máx V i máx Observe que, como esperado, a corrente do zener depende do valor da resistência z, e assim, devemos calcular um valor para z que garante a condição acima. Prof. Marcio Kimpara Página 18

19 Se isolarmos z na equação acima, vamos determinar um valor mínimo para z que satisfaça a restrição. (lembre-se de que quanto menor a resistênca, maior a corrente, então dentre os valores possíveis para z, temos um valor mínimo que podemos utilizar para que a corrente não cresça muito e queime o zener). E V E V E V V i E V V imáx máx i i máx V máx V Portanto, valor de z não pode ser menor que o valor obtido do lado esquerdo da equação acima. ESUMINDO Juntando as duas condições, teremos uma faixa (um intervalo) de valores de resistências que podem ser utilizadas dependendo das condições do circuito, ou seja, depende da fonte E, da carga () e do valor de Vz. Cálculo do resistor limitador: E V V. E V V I máx EXEMPLO Dado uma carga no valor de 330Ω e uma fonte de tensão E = 20V, inserir um diodo zener para que a tensão na carga seja de 15V. esposta: Se a tensão na carga precisa ser de 15V, obrigatoriamente o diodo zener deverá ser de 15V (pois o zener é inserido em paralelo com a carga). Entretanto sempre que inserirmos um diodo zener temos que colocar um resistor limitador. Considerando que o diodo escolhido seja o 1N965B, pelo datasheet do fabricante temos que: V = 15V e I máx = 25mA. Assim, podemos calcular o valor de aplicando a formula diretamente: Prof. Marcio Kimpara Página 19

20 E V E V. V V I máx , Portanto, qualquer valor de resistor entre 110Ω e 71Ω garante o funcionamento correto do circuito. Podemos fazer uma média e pegar o valor central: ,5 2 Neste caso, o valor comercial mais próximo é 91Ω. Tensão de entrada (E) variável e carga () constante Imagine agora que a tensão de entrada não é constante, ou seja, apresenta oscilação (como a saída de um retificador por exemplo). Qual o valor máximo e mínimo que pode ser aplicado? Para valores fixo de carga, a tensão de entrada E deve ser suficientemente grande para ligar o diodo zener. A tensão mínima que liga o diodo é determinada por: E mín V Já o valor máximo da fonte de entrada é limitado pela corrente máxima do zener, pois se um valor grande de tensão for aplicado, a corrente que se estabelecerá também será grande. A corrente total é a soma de Iz e icarga. Como a corrente de carga é constante e a corrente total será máxima quando Iz for máximo. Como Izmáx é obtido do fabricante: Prof. Marcio Kimpara Página 20

21 i i i T i Tmáx Tmáx i i i máx máx CAGA i V CAGA E máx i Tmáx V ESUMINDO: Definido o resistor zener, os valores limites máximo e mínimo da fonte de entrada que garante o funcionamento do circuito são dados por: E E mín máx i Tmáx V V i Tmáx i máx V A fórmula acima foi para o caso de, definido o resistor z calcularmos o máximo e mínimo de tensão que poderíamos aplicar com este resistor conectado. Porém na maioria das vezes, já sabemos quais são os limites máximo e mínimo da tensão de entrada e precisamos calcular o valor do resistor zener. Nestes casos, podemos aplicar as fórmulas acima, tendo como variável o resistor z ou então aplicar a fórmula do primeiro caso duas vezes, primeiro com a tensão mínima e depois com a tensão máxima. Veja o exemplo abaixo. EXEMPLO Considere o circuito abaixo onde a fonte de alimentação varia de um valor mínimo de 23,67V a 36,87V. Precisamos calcular um resitor zener para ser conectado em conjunto com um diodo zener para estabilizar a tensão em 20V. Para a tensão mínima: Prof. Marcio Kimpara Página 21

22 E V E V. V V I máx 23, , , ,2 47,91 Para a tensão máxima: E V E V. V V I máx 36, , , ,2 220,2 Neste caso o único resistor que atende às duas condições é o resistor de 220Ω. Tensão de entrada (E) fixa e carga () variável Uma vez definido o resistor zener (z) não é qualquer valor de carga que pode ser conectada em paralelo com o zener. Devido à tensão Vz, há uma faixa específica de valores de resistor (e, portanto, de corrente de carga) que garantirá o estado ligado (funcionamento) do diodo zener. Uma resitência de carga muito pequena resultará numa tensão V através do resistor de carga menor que Vz e o zener estará no estado desligado. O valor da carga mínima que pode ser conectada sem correr o risco de desligar o diodo zener é dado por: Prof. Marcio Kimpara Página 22

23 mín V E V Existe também uma valor máximo de carga que pode ser conectada. Imaginemos que enquanto o zener está funcionando, a tensão no resistor zener ( ) permanece constante, pois aplicando kirchhoff na primeira malha do circuito, temos: E V V 0 Se a tensão de entrada for constante e como Vz também é constante, V permanece constante. Logo, corrente que passa por z (que é a corrente total) também é constante, no valor de: V it Nosso objetivo é calcular a resistência de CAGA máxima. Quando essa resistência for máxima, teremos a corrente de carga mínima (quanto maior a resistência, menor a corrente) e como a corrente total (i T ) é constante, a corrente no zener será máxima, já que: i i i T CAGA Iz é máximo quando i carga é mínimo, já que i T permanece constante. Mas Iz é limitado por um valor máximo dado pelo fabricante. Então temos um valor de i carga mínimo permitido, ou seja, temos um resistor de carga máximo: V máx icaga_ min it imáx icaga_ min ESUMINDO: Definido o ener e o resistor zener, existe um limite mínimo e máximo para a carga conectada na saída do zener. Esses limites são dados por: mín V E V V máx icaga_ min it imáx icaga_ min Prof. Marcio Kimpara Página 23

24 EXEMPLO Qual o valor de carga que pode ser conectada ao circuito abaixo? i i i T min máx V E V i CAGA _ mín V CAGA _ mín i i ,04A ,04 0,032 0,008 A CAGA _ mín máx T máx V i 0,008 CAGA_ mín DOBADO DE TENSÃO Um circuito retificador apresenta a desvantagem de fornecer um valor de tensão máximo limitado ao valor de pico da tensão CA aplicada à sua entrada. Com a adição de capacitores, que são dispositivos de armazenamento de energia, e de um número maior de diodos, é possível obter um circuito multiplicador de tensão, ou seja, um circuito que fornece uma tensão contínua a partir de tensão alternada, com um valor duas ou mais vezes maior que o valor de pico alternada. A figura abaixo mostra um circuito conhecido como dobrador de tensão. Este circuito é construído a partir de dois retificadores de meia-onda em conjunto com dois capacitores para proporcionar um valor de tensão combinado. Em um semi-ciclo da tensão senoidal de entrada, o diodo D1 está polarizado diretamente, conduzindo a corrente, e o diodo D2 está polarizado reversamente, bloqueando a passagem da corrente elétrica. Consequentemente, o capacitor C1 será carregado com a polaridade mostrada e no valor de pico da tensão alternada. No semi-ciclo oposto, ocorre o contrário: diodo D1 polarizado reversamente, bloqueando, e diodo D2 polarizado diretamente, conduzindo. Prof. Marcio Kimpara Página 24

25 Assim, o capacitor C2 é que é carregado com polaridade como na mostrado na figura e também com o valor de pico da tensão alternada. Note que se ligarmos um circuito através dos dois fios das extremidades, teremos a soma das tensões nos capacitores e, portanto, duas vezes a tensão de pico da entrada. CICUITOS LIMITADOES (CEIFADOES) São circuitos que alteram a forma de onda do sinal original, obtendo-se um sinal de amplitude limitada. Os circuitos limitadores de tensão são implementados com diodos, resistores, fontes de tensão e diodos zeners. O circuito limitador pode estar entre a entrada e a saída (limitador série) ou em paralelo com a entrada e a saída (limitador paralelo). Prof. Marcio Kimpara Página 25

26 Os circuitos limitadores podem atuar no semiciclo positivo, negativo ou em ambos. Os circuitos limitadores podem ser polarizados através de uma tensão de referência (fonte de tensão ou diodo zener) que determinam o valor limite do sinal de saída. Exemplos 1) Limitador série positivo (utilizando diodo ideal) 2) Limitador paralelo negativo (utilizando diodo ideal) 3) Limitador paralelo polarizado (positivo) Prof. Marcio Kimpara Página 26

27 4) Limitador paralelo duplo utilizando diodos zeners TIPOS DE CAGAS EM COENTE ALTENADA Até o momento foi estudado o comportamento dos resistores, dos capacitores e dos indutores em circuitos de corrente contínua. Agora veremos como se comportam estes componentes quando percorridos por corrente alternada. Cargas esistivas Antes de tudo lembre-se que um resistor se opõe à passagem de corrente, ou seja, é um limitador de corrente elétrica. Num circuito de corrente alternada o resistor tem a mesma reação do que num circuito de corrente contínua. Quando existe uma tensão alternada, surgirá uma corrente elétrica que também será alternada, e se existir apenas resistores ligados neste circuito, a corrente terá a mesma forma de onda da tensão, porém com amplitude menor, já que a LEI DE OHM continua valendo, ou seja, I = V/ (a corrente I é limitada pela resistência). Observando a figura abaixo, dizemos que a corrente elétrica está em FASE com a tensão. Isso significa que graficamente cruzam o zero no mesmo instante. Tensão Corrente Uma carga resistiva mantém a corrente em fase com a tensão Cargas Indutivas As cargas indutivas circuitos contendo bobinas (indutâncias) como é o caso de motores, transformadores, reatores, dentre outras. A carga puramente indutiva produz uma reação Prof. Marcio Kimpara Página 27

28 na corrente elétrica como LIMITAÇÃO de seu valor e ainda provoca um ATASO de 90 graus em relação à tensão. Essa reação é denominada reatância indutiva. O valor da reatância indutiva é definido como: X L 2.. f. L sendo: X L = reatância indutiva em Ω π = 3, (pi) f = frequência da tensão de alimentação em Hz L = indutância em Henry (H) O gráfico abaixo representa o efeito de uma reatância indutiva no circuito: limitação da corrente e defasamento angular. Tensão Corrente Uma carga puramente indutiva ATASA a corrente em 90 em relação à tensão Cargas Capacitivas As cargas capacitivas são aquelas que quando alimentadas por tensão alternada armazenam energia sob a forma de campo elétrico, como é o caso dos filtros. A carga puramente capacitiva produz, além da LIMITAÇÃO da corrente elétrica, ainda ADIANTA a corrente de 90 graus em relação a tensão. Esta reação na corrente do circuito é provocada pela reatância capacitiva. O valor da reatância capacitiva é definido como: X 1 C 2.. f. C sendo: X C = reatância capacitiva em Ω π = 3, (pi) Prof. Marcio Kimpara Página 28

29 f = frequência da tensão de alimentação em Hz C = capacitância em Faraday (F) O gráfico abaixo representa o efeito da reatância capacitiva no circuito: limitação da corrente e defasamento angular. Tensão Corrente Uma carga capacitiva ADIANTA em 90 a corrente em relação à tensão IMPEDÂNCIA () Impedância é a medida da capacidade de um circuito de resistir ao fluxo de corrente elétrica quando se aplica uma certa voltagem através dos seus terminais. A impedância é um número complexo, onde a parte EAL é composta pela ESISTÊNCIA e a parte IMAGINÁIA é composta pela EATÂNCIA. X. j ( X L X C ). j Para circuitos contendo reatâncias capacitivas e indutivas. Lembrando que na ausência de qualquer um dos valores acima (resistor, X L, X C ), basta substituir por EO na equação acima. NOTA: Em circuitos elétricos utilizamos a letra j no lugar da letra i para representar a parte imaginária do número complexo. Fazemos isso apenas para evitar confusão, pois a letra i já é utilizada para a corrente elétrica. CÁLCULO DA POTÊNCIA A potência é dada pela multiplicação da tensão pela corrente. No circuito de corrente alternada o cálculo não é diferente, apenas a unidade será diferente. Isso se deve ao fato de que devido a presença de indutores e/ou capacitores a corrente e a tensão estarão defasadas, conforme vimos acima. É importante lembrar que um circuito dificilmente Prof. Marcio Kimpara Página 29

30 será puramente indutivo ou puramente capacitivo, normalmente temos ambos os elementos e a reatância será um valor equivalente. Consequentemente o ângulo de defasagem não será exatamente 90º, mas sim um valor intermediário, podendo ser positivo ou negativo (depende de qual reatância prevalece: indutiva ou capacitiva). A potência em corrente alternada é dada por: Onde: S Potência Aparente V Tensão em Volts I Corrente elétrica em Ampere S V. I * A unidade da potência aparente é o Volt-Ampere (VA) * Lembre-se que a corrente será um número complexo (módulo e ângulo) * A tensão também é um número complexo, mas SEMPE utilizaremos em nosso curso a tensão como referência, portanto o ângulo da tensão será EO. Potência consumida pelas cargas Uma carga resistiva funciona como um dissipador de energia (transforma em calor), consumindo toda a energia fornecida pela rede elétrica. A potência útil dissipada por uma carga resistiva é dada pelo valor médio do produto da tensão e da corrente, ou seja, o valor médio da potência aparente. Graficamente, como a resistência NÃO defasa a corrente, se observa na figura abaixo que toda a potência fornecida pela fonte é dissipada na forma de calor, ou em outras palavras, a área sob a curva do produto tensão corrente é SEMPE POSITIVA, indicando que a carga está consumindo energia. Tensão Corrente Potência Já uma carga puramente indutiva não realiza trabalho, ou seja, durante meio ciclo da tensão da fonte, o indutor armazena energia sob a forma de campo eletromagnético e durante o segundo meio ciclo da tensão ele devolve a energia para a fonte. Observe a figura abaixo. Prof. Marcio Kimpara Página 30

31 Tensão Corrente Potência De modo similar, uma carga puramente capacitiva também não realiza trabalho, ou seja, durante meio ciclo da tensão da fonte, o capacitor armazena energia sob a forma de campo elétrico e durante o segundo meio ciclo da tensão ele devolve a energia para a fonte. A energia que é dissipada (transformada em calor) por um resistor não volta para a fonte. Desta forma dizemos que foi realizado um trabalho (uma conversão de energia elétrica para térmica) e portanto a carga consumiu uma potência ATIVA. Já as cargas indutivas e capacitivas apenas utilizam a energia da fonte para funcionarem, mas depois devolve à fonte. Desta forma, não temos trabalho e o tipo de potência fornecida pela fonte para este tipo de carga é chamada de EATIVA. As unidades são: Potência ATIVA: Watts (W) Potência EATIVA: Volt-Ampère reativo (Var) Tensão Corrente Potência ESUMO: Cargas resistivas consomem apenas potência ativa (P) Cargas puramente indutivas ou puramente capacitivas consomem/fornecem potência reativa (Q) Cargas mistas (C, L, LC) consomem potência aparente, ou seja, uma parcela ativa e uma parcela reativa. (S = P + Q.j) Apesar da potência (energia) reativa não realizar trabalho, essa forma de energia é fundamental para o funcionamento de indutores e capacitores. Prof. Marcio Kimpara Página 31

32 O FATO DE POTÊNCIA O fator de potência é um parâmetro que mede a eficiência do circuito elétrico. Em outras palavras especifica o quanto de potência ATIVA (que é a que realiza trabalho) está sendo consumida do total da potência fornecida (Potência Aparente). fp cos θ é o ângulo de defasagem da corrente em relação à tensão P ou fp P é o valor da potência ativa e S o valor (módulo) da potência S aparente. Prof. Marcio Kimpara Página 32

33 EFEÊNCIAS - Texto e figuras de elaboração própria - Texto e figuras retirados de outros materiais/apostilas disponíveis na internet - Livros e artigos relacionados - Blogs, datasheets, fóruns Prof. Marcio Kimpara Página 33

Circuitos Retificadores

Circuitos Retificadores Circuitos Retificadores 1- INTRODUÇÃO Os circuito retificadores, são circuitos elétricos utilizados em sua maioria para a conversão de tensões alternadas em contínuas, utilizando para isto no processo

Leia mais

Circuitos com Diodos. Eletrônica I Alexandre Almeida Eletrônica dos Semicondutores.

Circuitos com Diodos. Eletrônica I Alexandre Almeida Eletrônica dos Semicondutores. Circuitos com Diodos Eletrônica I Alexandre Almeida Eletrônica dos Semicondutores. O TRANSFORMADOR DE ENTRADA As companhias de energia elétrica no Brasil fornecem.umatensão senoidal monofásica de 127V

Leia mais

DIAGRAMA DE BLOCOS DE UMA FONTE DE TENSÃO

DIAGRAMA DE BLOCOS DE UMA FONTE DE TENSÃO DIAGRAMA DE BLOCOS DE UMA FONTE DE TENSÃO Essa deficiência presente nos retificadores é resolvida pelo emprego de um filtro Essa deficiência presente nos retificadores é resolvida pelo emprego de um filtro

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO CAPÍTULO 1 DIODOS RETIFICADORES

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO CAPÍTULO 1 DIODOS RETIFICADORES INTRODUÇÃO CPÍTULO DIODOS RETIFICDORES O diodo é um dispositivo semi-condutor muito simples e é utilizado nas mais variadas aplicações. O uso mais freqüente do diodo é como retificador, convertendo uma

Leia mais

Aula 8 Análise de circuitos no domínio da frequência e potência em corrente alternada

Aula 8 Análise de circuitos no domínio da frequência e potência em corrente alternada ELETRICIDADE Aula 8 Análise de circuitos no domínio da frequência e potência em corrente alternada Prof. Marcio Kimpara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Associação de impedâncias As impedâncias

Leia mais

EE531 - Turma S. Diodos. Laboratório de Eletrônica Básica I - Segundo Semestre de 2010

EE531 - Turma S. Diodos. Laboratório de Eletrônica Básica I - Segundo Semestre de 2010 EE531 - Turma S Diodos Laboratório de Eletrônica Básica I - Segundo Semestre de 2010 Professor: José Cândido Silveira Santos Filho Daniel Lins Mattos RA: 059915 Raquel Mayumi Kawamoto RA: 086003 Tiago

Leia mais

Pequeno livro sobre fontes de alimentação

Pequeno livro sobre fontes de alimentação 1 Pequeno livro sobre fontes de alimentação Antes de começarmos a falarmos de como funciona uma fonte de alimentação é preciso saber qual a sua função. Uma fonte de alimentação tem a função de transformar

Leia mais

TRANSFORMADORES. P = enrolamento do primário S = enrolamento do secundário

TRANSFORMADORES. P = enrolamento do primário S = enrolamento do secundário TRANSFORMADORES Podemos definir o transformador como sendo um dispositivo que transfere energia de um circuito para outro, sem alterar a frequência e sem a necessidade de uma conexão física. Quando existe

Leia mais

Eletrônica Diodo 02 CIN-UPPE

Eletrônica Diodo 02 CIN-UPPE Eletrônica Diodo 02 CIN-UPPE Diodo zener Diodo Zener é um tipo especial de diodo, que por construção, intencionalmente, opera na região de ruptura. Este tipo de diodo, também chamado diodo de ruptura,

Leia mais

LABORATÓRIO DE ELETROTÉCNICA GERAL I EXPERIÊNCIA: ENERGIA, POTÊNCIA E FATOR DE POTÊNCIA (EP)

LABORATÓRIO DE ELETROTÉCNICA GERAL I EXPERIÊNCIA: ENERGIA, POTÊNCIA E FATOR DE POTÊNCIA (EP) LABORATÓRIO DE ELETROTÉCNICA GERAL I EXPERIÊNCIA: ENERGIA, POTÊNCIA E FATOR DE POTÊNCIA (EP) NOTA RELATÓRIO -.... Grupo:............ Professor:...Data:... Objetivo:............ 1 - Considerações gerais

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Informática

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Informática Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Informática Francisco Erberto de Sousa 11111971 Saulo Bezerra Alves - 11111958 Relatório: Capacitor, Resistor, Diodo

Leia mais

www.corradi.junior.nom.br - Eletrônica Básica - UNIP - Prof. Corradi Informações elementares - Projetos práticos. Circuitos retificadores

www.corradi.junior.nom.br - Eletrônica Básica - UNIP - Prof. Corradi Informações elementares - Projetos práticos. Circuitos retificadores www.corradi.junior.nom.br - Eletrônica Básica - UNIP - Prof. Corradi Informações elementares - Projetos práticos. Circuitos retificadores Introdução A tensão fornecida pela concessionária de energia elétrica

Leia mais

Eletrônica Analógica

Eletrônica Analógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E TELECOMUNICAÇÕES Eletrônica Analógica Transistores de Efeito de Campo Professor Dr. Lamartine Vilar de Souza lvsouza@ufpa.br www.lvsouza.ufpa.br

Leia mais

I Retificador de meia onda

I Retificador de meia onda Circuitos retificadores Introdução A tensão fornecida pela concessionária de energia elétrica é alternada ao passo que os dispositivos eletrônicos operam com tensão contínua. Então é necessário retificá-la

Leia mais

LABORATÓRIO 11. Diodos e LEDs. Objetivos: Identificar o comportamento de um diodo e de um LED em um circuito simples; calcular a resistência. do LED.

LABORATÓRIO 11. Diodos e LEDs. Objetivos: Identificar o comportamento de um diodo e de um LED em um circuito simples; calcular a resistência. do LED. LABORATÓRIO 11 Diodos e LEDs Objetivos: do LED. Identificar o comportamento de um diodo e de um LED em um circuito simples; calcular a resistência Materiais utilizados Diodo, LED, multímetro, resistores,

Leia mais

ELETROTÉCNICA ELM ROTEIRO DA AULA PRÁTICA 01 A LEI DE OHM e AS LEIS DE KIRCHHOFF

ELETROTÉCNICA ELM ROTEIRO DA AULA PRÁTICA 01 A LEI DE OHM e AS LEIS DE KIRCHHOFF ELETROTÉCNICA ELM ROTEIRO DA AULA PRÁTICA 01 A LEI DE OHM e AS LEIS DE KIRCHHOFF NOME: TURMA: DATA: / / OBJETIVOS: Ler o valor nominal de cada resistor através do código de cores. Conhecer os tipos de

Leia mais

Os motores de CA podem ser monofásicos ou polifásicos. Nesta unidade, estudaremos os motores monofásicos alimentados por uma única fase de CA.

Os motores de CA podem ser monofásicos ou polifásicos. Nesta unidade, estudaremos os motores monofásicos alimentados por uma única fase de CA. Motores elétricos Os motores de CA podem ser monofásicos ou polifásicos. Nesta unidade, estudaremos os motores monofásicos alimentados por uma única fase de CA. Para melhor entender o funcionamento desse

Leia mais

Aula prática Como utilizar um multímetro

Aula prática Como utilizar um multímetro Aula prática Como utilizar um multímetro Definição Como o próprio nome sugere, é um equipamento que pode ser utilizado para a realização de diversas medidas, dentre as principais temos: Tensão (alternada

Leia mais

Amplificadores, Falantes, Caixas Acústicas e uma tal de Impedância Parte 1

Amplificadores, Falantes, Caixas Acústicas e uma tal de Impedância Parte 1 Amplificadores, Falantes, Caixas Acústicas e uma tal de Impedância Parte 1 Autor: Fernando Antônio Bersan Pinheiro Um dos trabalhos do operador de som é tirar o máximo proveito do seu sistema de sonorização,

Leia mais

MAF 1292. Eletricidade e Eletrônica

MAF 1292. Eletricidade e Eletrônica PONTIFÍCIA UNIERIDADE CATÓICA DE GOIÁ DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍICA Professor: Renato Medeiros MAF 1292 Eletricidade e Eletrônica NOTA DE AUA II Goiânia 2014 Diodos Retificadores Aqui trataremos dos

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA ANÁLISE DE CIRCUITOS 1 MÓDULO

CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA ANÁLISE DE CIRCUITOS 1 MÓDULO CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA ANÁLISE DE CIRCUITOS 1 MÓDULO 2009 SUMÁRIO 1 Resistores... 3 1.1 Para que servem os resistores?... 3 1.2 Simbologia... 3 1.3 Tipos... 5 1.4 Construção... 6 1.5 Potência nos

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Eletrônica Analógica

Lista de Exercícios 1 Eletrônica Analógica Lista de Exercícios 1 Eletrônica Analógica Prof. Gabriel Vinicios Silva Maganha www.gvensino.com.br 1) Quantos elétrons de valência tem um átomo de silício? a) 0 b) 1 c) 2 d) 4 e) 8 2) Marque qual ou quais

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

23/5/2010. Circuitos Elétricos 2º Ano Engenharia da Computação SEMICONDUTORES

23/5/2010. Circuitos Elétricos 2º Ano Engenharia da Computação SEMICONDUTORES ESTUDO DO Os átomos de germânio e silício tem uma camada de valência com 4 elétrons. Quando os átomos de germânio (ou silício) agrupam-se entre si, formam uma estrutura cristalina, ou seja, são substâncias

Leia mais

Trabalho sobre No-breaks

Trabalho sobre No-breaks Trabalho sobre No-breaks Grupo: Leandro Porto Cristiano Porto Diego Martins Diogo Rubin Os nobreaks protegem os equipamentos contra quatro problemas principais causados pela variação da energia elétrica.

Leia mais

DIODO SEMICONDUTOR. Conceitos Básicos. Prof. Marcelo Wendling Ago/2011

DIODO SEMICONDUTOR. Conceitos Básicos. Prof. Marcelo Wendling Ago/2011 DIODO SEMICONDUTOR Prof. Marcelo Wendling Ago/2011 Conceitos Básicos O diodo semicondutor é um componente que pode comportar-se como condutor ou isolante elétrico, dependendo da forma como a tensão é aplicada

Leia mais

Laboratório 7 Circuito RC *

Laboratório 7 Circuito RC * Laboratório 7 Circuito RC * Objetivo Observar o comportamento de um capacitor associado em série com um resistor e determinar a constante de tempo do circuito. Material utilizado Gerador de função Osciloscópio

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE TEMPERATURA TERMÔMETROS DE RESISTÊNCIA

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE TEMPERATURA TERMÔMETROS DE RESISTÊNCIA INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE TEMPERATURA TERMÔMETROS DE RESISTÊNCIA Introdução O uso de termômetros de resistência esta se difundindo rapidamente devido a sua precisão e simplicidade

Leia mais

Elétricos. Prof. Josemar dos Santos prof.josemar@gmail.com

Elétricos. Prof. Josemar dos Santos prof.josemar@gmail.com Controle de Motores Elétricos Diodo Retificador Prof. Josemar dos Santos prof.josemar@gmail.com Constituição Um diodo retificador é constituído por uma junção PN de material semicondutor (silício ou germânio)

Leia mais

Aula 3 OS TRANSITÒRIOS DAS REDES ELÉTRICAS

Aula 3 OS TRANSITÒRIOS DAS REDES ELÉTRICAS Aula 3 OS TRANSITÒRIOS DAS REDES ELÉTRICAS Prof. José Roberto Marques (direitos reservados) A ENERGIA DAS REDES ELÉTRICAS A transformação da energia de um sistema de uma forma para outra, dificilmente

Leia mais

Aula 4 Corrente Alternada e Corrente Contínua

Aula 4 Corrente Alternada e Corrente Contínua FUNDMENTOS DE ENGENHI ELÉTIC PONTIFÍCI UNIVESIDDE CTÓLIC DO IO GNDE DO SUL FCULDDE DE ENGENHI ula 4 Corrente lternada e Corrente Contínua Introdução Corrente lternada e Corrente Contínua Transformadores

Leia mais

ABAIXO ENCONTRAM-SE 10 QUESTÕES. VOCÊ DEVE ESCOLHER E RESPONDER APENAS A 08 DELAS

ABAIXO ENCONTRAM-SE 10 QUESTÕES. VOCÊ DEVE ESCOLHER E RESPONDER APENAS A 08 DELAS ABAIXO ENCONTRAM-SE 10 QUESTÕES. VOCÊ DEVE ESCOLHER E RESPONDER APENAS A 08 DELAS 01 - Questão Esta questão deve ser corrigida? SIM NÃO Um transformador de isolação monofásico, com relação de espiras N

Leia mais

Calculando resistor limitador para LED.

Calculando resistor limitador para LED. Calculando resistor limitador para LED. Texto Adaptado de: http://www.py2bbs.qsl.br/led.php. Acesso em: 01/03/2011 Aviso: Leia este texto completamente, não pule partes, pois explico o básico do básico

Leia mais

1) Entendendo a eletricidade

1) Entendendo a eletricidade 1) Entendendo a eletricidade 1 2) Circuitos Modelix 2 3) Utilizando o Sistema Esquemático Modelix-G (Modelix-Grafix) 6 4) Fazendo montagens com os Circuitos Modelix 7 5) Exercícios para treinar 8 Objetivo:

Leia mais

Eletrônica Diodo 01 CIN-UPPE

Eletrônica Diodo 01 CIN-UPPE Eletrônica Diodo 01 CIN-UPPE Diodo A natureza de uma junção p-n é que a corrente elétrica será conduzida em apenas uma direção (direção direta) no sentido da seta e não na direção contrária (reversa).

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO EM ELETRÔNICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO EM ELETRÔNICA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO EM ELETRÔNICA 26. Com relação aos materiais semicondutores, utilizados na fabricação de componentes eletrônicos, analise as afirmativas abaixo. I. Os materiais semicondutores

Leia mais

SOBRE NoBreak s Perguntas e respostas. Você e sua empresa Podem tirar dúvidas antes de sua aquisição. Contulte-nos. E-mail = gsrio@gsrio.com.

SOBRE NoBreak s Perguntas e respostas. Você e sua empresa Podem tirar dúvidas antes de sua aquisição. Contulte-nos. E-mail = gsrio@gsrio.com. SOBRE NoBreak s Perguntas e respostas Você e sua empresa Podem tirar dúvidas antes de sua aquisição. Contulte-nos. E-mail = gsrio@gsrio.com.br O que é um nobreak? A principal função do nobreak é fornecer

Leia mais

Escola SENAI Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini Campinas/SP. Eletrônica Analógica Laboratório

Escola SENAI Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini Campinas/SP. Eletrônica Analógica Laboratório Escola SENAI Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini Campinas/SP 2002 Eletrônica Analógica Laboratório Eletrônica Analógica Atividades de Laboratório SENAI, Departamento Regional de São Paulo, 2002 Trabalho

Leia mais

EXPERIMENTS MANUAL Manual de Experimentos Manual de Experimentos

EXPERIMENTS MANUAL Manual de Experimentos Manual de Experimentos SEMICONDUCTOR II Semiconductor II Semicondutor II M-1104B *Only illustrative image./imagen meramente ilustrativa./ Imagem meramente ilustrativa. EXPERIMENTS MANUAL Manual de Experimentos Manual de Experimentos

Leia mais

Sistemas trifásicos. Introdução

Sistemas trifásicos. Introdução Sistemas trifásicos Introdução Em circuitos elétricos de potência, a energia elétrica é gerada, transmitida, distribuída e consumida sob a forma e trifásica, Uma das vantagens dos circuitos trifásicos

Leia mais

Sum u ário i Introdução Indução Auto-indução Indutores em corrente alternada Fator de qualidade (q)

Sum u ário i Introdução Indução Auto-indução Indutores em corrente alternada Fator de qualidade (q) Sumário ntrodução 5 ndução 6 Auto-indução 7 ndutores em corrente alternada 14 Fator de qualidade (q) 16 Determinação experimental da indutância de um indutor 16 Associação de indutores 18 Relação de fase

Leia mais

Unidade 14. Circuitos elétricos

Unidade 14. Circuitos elétricos Unidade 14 Circuitos elétricos Pra início de conversa... Nesta aula, você vai conhecer um circuito elétrico e seus componentes, conhecer a lei de Ohm e saber como utilizá-la para os cálculos de correntes,

Leia mais

Aula 4 Análise Circuitos Elétricos Prof. Marcio Kimpara

Aula 4 Análise Circuitos Elétricos Prof. Marcio Kimpara ELETICIDADE Aula 4 Análise Circuitos Elétricos Prof. Marcio Kimpara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 2 Fonte elétrica As fontes elétricas mantém a diferença de potencial (ddp) necessária para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL FÍSICA EXPERIMENTAL III INDUTORES E CIRCUITOS RL COM ONDA QUADRADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL FÍSICA EXPERIMENTAL III INDUTORES E CIRCUITOS RL COM ONDA QUADRADA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL FÍSICA EXPERIMENTAL III INDUTORES E CIRCUITOS RL COM ONDA QUADRADA 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar o comportamento

Leia mais

Introdução ao Estudo da Corrente Eléctrica

Introdução ao Estudo da Corrente Eléctrica Introdução ao Estudo da Corrente Eléctrica Num metal os electrões de condução estão dissociados dos seus átomos de origem passando a ser partilhados por todos os iões positivos do sólido, e constituem

Leia mais

Caracterização temporal de circuitos: análise de transientes e regime permanente. Condições iniciais e finais e resolução de exercícios.

Caracterização temporal de circuitos: análise de transientes e regime permanente. Condições iniciais e finais e resolução de exercícios. Conteúdo programático: Elementos armazenadores de energia: capacitores e indutores. Revisão de características técnicas e relações V x I. Caracterização de regime permanente. Caracterização temporal de

Leia mais

Receptores elétricos

Receptores elétricos Receptores elétricos 1 Fig.20.1 20.1. A Fig. 20.1 mostra um receptor elétrico ligado a dois pontos A e B de um circuito entre os quais existe uma d.d.p. de 12 V. A corrente que o percorre é de 2,0 A. A

Leia mais

Eletrônica Básica - Curso Eletroeletrônica - COTUCA Lista 4 Análise de circuitos a diodos c.a.

Eletrônica Básica - Curso Eletroeletrônica - COTUCA Lista 4 Análise de circuitos a diodos c.a. Eletrônica Básica - Curso Eletroeletrônica - COTUCA Lista 4 Análise de circuitos a diodos c.a. 1. A Figura abaixo apresenta o oscilograma da forma de onda de tensão em um determinado nó de um circuito

Leia mais

CAPACITOR. Simbologia: Armazenamento de carga

CAPACITOR. Simbologia: Armazenamento de carga CAPACITOR O capacitor é um componente eletrônico capaz de armazenar cargas elétricas. É composto por duas placas de material condutor, eletricamente neutras em seu estado natural, denominadas armaduras,

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

LEI DE OHM LEI DE OHM. Se quisermos calcular o valor da resistência, basta dividir a tensão pela corrente.

LEI DE OHM LEI DE OHM. Se quisermos calcular o valor da resistência, basta dividir a tensão pela corrente. 1 LEI DE OHM A LEI DE OHM é baseada em três grandezas, já vistas anteriormente: a Tensão, a corrente e a resistência. Com o auxílio dessa lei, pode-se calcular o valor de uma dessas grandezas, desde que

Leia mais

CHAVEAMENTO COM SCR S

CHAVEAMENTO COM SCR S ELE-59 Circuitos de Chaveamento Prof.: Alexis Fabrício Tinoco S. INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA APLICADA 1. INTRODUÇAO CHAVEAMENTO COM

Leia mais

Componentes Eletrônicos. Resistores, Capacitores e Indutores J.R.Kaschny (2013)

Componentes Eletrônicos. Resistores, Capacitores e Indutores J.R.Kaschny (2013) Componentes Eletrônicos Resistores, Capacitores e Indutores J.R.Kaschny (2013) Resistores Símbolos comuns: Fixos Variáveis Potenciômetros Tipos usuais: Parâmetros relevantes: Modelo realístico: Fixos fio,

Leia mais

PRINCÍPIOS DA CORRENTE ALTERNADA PARTE 1. Adrielle C. Santana

PRINCÍPIOS DA CORRENTE ALTERNADA PARTE 1. Adrielle C. Santana PRINCÍPIOS DA CORRENTE ALTERNADA PARTE 1 Adrielle C. Santana Vantagem da Corrente Alternada O uso da corrente contínua tem suas vantagens, como por exemplo, a facilidade de controle de velocidade de motores

Leia mais

Técnico em Eletrotécnica

Técnico em Eletrotécnica Técnico em Eletrotécnica Caderno de Questões Prova Objetiva 2015 01 Em uma corrente elétrica, o deslocamento dos elétrons para produzir a corrente se deve ao seguinte fator: a) fluxo dos elétrons b) forças

Leia mais

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA.

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA. 1 INTRODUÇÃO O aterramento elétrico, com certeza, é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e procedimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial. Muitas vezes, o desconhecimento

Leia mais

Capítulo 3 Circuitos Elétricos

Capítulo 3 Circuitos Elétricos Capítulo 3 Circuitos Elétricos 3.1 Circuito em Série O Circuito Série é aquele constituído por mais de uma carga, ligadas umas as outras, isto é, cada carga é ligada na extremidade de outra carga, diretamente

Leia mais

Uma Fonte de Alimentação para a Bancada de Eletronica

Uma Fonte de Alimentação para a Bancada de Eletronica 1 Uma Fonte de Alimentação para a Bancada de Eletronica João Alexandre da Silveira autor do livro Experimentos com o Arduino Apresentação Uma bancada de Eletronica é um pequeno laboratório de montagens

Leia mais

Controle universal para motor de passo

Controle universal para motor de passo Controle universal para motor de passo No projeto de automatismos industriais, robótica ou ainda com finalidades didáticas, um controle de motor de passo é um ponto crítico que deve ser enfrentado pelo

Leia mais

Prof. Graça. Circuitos elétricos CC

Prof. Graça. Circuitos elétricos CC 01 Prof. Graça Circuitos elétricos CC Circuitos elétricos de CC Conteúdo Circuitos Equivalentes Princípio da Superposição Elementos Lineares egras de Kirchoff Divisor de tensão Circuito de várias malhas

Leia mais

Introdução 5. Diodo Zener 6. Comportamento do diodo Zener 6 Polarização direta 6 Polarização inversa 7

Introdução 5. Diodo Zener 6. Comportamento do diodo Zener 6 Polarização direta 6 Polarização inversa 7 Sumário Introdução 5 Diodo Zener 6 Comportamento do diodo Zener 6 Polarização direta 6 Polarização inversa 7 Características do diodo Zener 9 Tensão Zener 9 Potência máxima de dissipação 9 Coeficiente

Leia mais

Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão Eletricidade Básica Jones Clécio Otaviano Dias Júnior Curso FIC Aluna:

Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão Eletricidade Básica Jones Clécio Otaviano Dias Júnior Curso FIC Aluna: Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão Eletricidade

Leia mais

Sensores e Atuadores (2)

Sensores e Atuadores (2) (2) 4º Engenharia de Controle e Automação FACIT / 2009 Prof. Maurílio J. Inácio Atuadores São componentes que convertem energia elétrica, hidráulica ou pneumática em energia mecânica. Através dos sistemas

Leia mais

Circuitos Elétricos 1º parte. Introdução Geradores elétricos Chaves e fusíveis Aprofundando Equação do gerador Potência e rendimento

Circuitos Elétricos 1º parte. Introdução Geradores elétricos Chaves e fusíveis Aprofundando Equação do gerador Potência e rendimento Circuitos Elétricos 1º parte Introdução Geradores elétricos Chaves e fusíveis Aprofundando Equação do gerador Potência e rendimento Introdução Um circuito elétrico é constituido de interconexão de vários

Leia mais

Exemplos de condutores: cobre, alumínio, ferro, grafite, etc. Exemplos de isolantes: vidro, mica, fenolite, borracha, porcelana, água pura, etc.

Exemplos de condutores: cobre, alumínio, ferro, grafite, etc. Exemplos de isolantes: vidro, mica, fenolite, borracha, porcelana, água pura, etc. Condutores e Isolantes Condutores: São materiais caracterizados por possuírem no seu interior, portadores livres de cargas elétricas (elétrons livres), desta forma, permitindo a passagem de uma corrente

Leia mais

Trabalho Prático Nº 6.

Trabalho Prático Nº 6. Trabalho Prático Nº 6. Título: Carga Predominantemente Resistiva, Carga Predominantemente Indutiva e Carga Resistiva e Indutiva em paralelo. Objetivo: Este trabalho prático teve como objetivo montar três

Leia mais

EXPERIMENTS MANUAL Manual de Experimentos Manual de Experimentos

EXPERIMENTS MANUAL Manual de Experimentos Manual de Experimentos SEMICONDUCTOR I Semiconductor I Semicondutor I M-1104A *Only illustrative image./imagen meramente ilustrativa./ Imagem meramente ilustrativa. EXPERIMENTS MANUAL Manual de Experimentos Manual de Experimentos

Leia mais

Truques e Dicas. = 7 30 Para multiplicar fracções basta multiplicar os numeradores e os denominadores: 2 30 = 12 5

Truques e Dicas. = 7 30 Para multiplicar fracções basta multiplicar os numeradores e os denominadores: 2 30 = 12 5 Truques e Dicas O que se segue serve para esclarecer alguma questão que possa surgir ao resolver um exercício de matemática. Espero que lhe seja útil! Cap. I Fracções. Soma e Produto de Fracções Para somar

Leia mais

FET (FIELD EFFECT TRANSISTOR)

FET (FIELD EFFECT TRANSISTOR) FET (FIELD EFFECT TRANSISTOR) OBJETIVOS: a) entender o funcionamento de um transistor unipolar; b) analisar e entender as curvas características de um transistor unipolar; c) analisar o funcionamento de

Leia mais

Os capacitores são componentes largamente empregados nos circuitos eletrônicos. Eles podem cumprir funções tais como o armazenamento de cargas

Os capacitores são componentes largamente empregados nos circuitos eletrônicos. Eles podem cumprir funções tais como o armazenamento de cargas Os capacitores são componentes largamente empregados nos circuitos eletrônicos. Eles podem cumprir funções tais como o armazenamento de cargas elétricas ou a seleção de freqüências em filtros para caixas

Leia mais

Aula 2 TRANSFORMADORES I. Prof. Dr. Maurício Salles mausalles@usp.br USP/POLI/PEA

Aula 2 TRANSFORMADORES I. Prof. Dr. Maurício Salles mausalles@usp.br USP/POLI/PEA Aula 2 TRANSFORMADORES I Prof. Dr. Maurício Salles mausalles@usp.br USP/POLI/PEA Aula 2 TRANSFORMADORES Utilização do transformador Princípio de funcionamento do transformador (ideal e real) Transformador

Leia mais

Questão 3: Um resistor de 10Ω é alimentado por uma tensão contínua de 50V. A potência dissipada pelo resistor é:

Questão 3: Um resistor de 10Ω é alimentado por uma tensão contínua de 50V. A potência dissipada pelo resistor é: Questão 1: Dois resistores de 1Ω e 2Ω, conectados em série, são alimentados por uma fonte de tensão contínua de 6V. A tensão sobre o resistor de 2Ω é: a) 15V. b) 2V. c) 4V. d) 5V. e) 55V. Questão 2:A resistência

Leia mais

Aula 7 Reatância e Impedância Prof. Marcio Kimpara

Aula 7 Reatância e Impedância Prof. Marcio Kimpara ELETRIIDADE Aula 7 Reatância e Impedância Prof. Marcio Kimpara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 2 Parâmetros da forma de onda senoidal Vp iclo Vpp omo representar o gráfico por uma equação matemática?

Leia mais

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP Partindo de um conhecimento de comandos elétricos e lógica de diagramas, faremos abaixo uma revisão para introdução à CLP. Como saber se devemos usar contatos abertos ou fechados

Leia mais

7 - Análise de redes Pesquisa Operacional CAPÍTULO 7 ANÁLISE DE REDES. 4 c. Figura 7.1 - Exemplo de um grafo linear.

7 - Análise de redes Pesquisa Operacional CAPÍTULO 7 ANÁLISE DE REDES. 4 c. Figura 7.1 - Exemplo de um grafo linear. CAPÍTULO 7 7 ANÁLISE DE REDES 7.1 Conceitos Básicos em Teoria dos Grafos Diversos problemas de programação linear, inclusive os problemas de transporte, podem ser modelados como problemas de fluxo de redes.

Leia mais

PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/05/2006 Última versão: 18/12/2006

PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/05/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Montagem da Barra de LEDs Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/05/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Potência elétrica. 06/05/2011 profpeixinho.orgfree.com pag.1

Potência elétrica. 06/05/2011 profpeixinho.orgfree.com pag.1 1. (Unicamp) Um aluno necessita de um resistor que, ligado a uma tomada de 220 V, gere 2200 W de potência térmica. Ele constrói o resistor usando fio de constante N. 30 com área de seção transversal de

Leia mais

CORRENTE CONTÍNUA E CORRENTE ALTERNADA

CORRENTE CONTÍNUA E CORRENTE ALTERNADA CORRENTE CONTÍNUA E CORRENTE ALTERNADA Existem dois tipos de corrente elétrica: Corrente Contínua (CC) e Corrente Alternada (CA). A corrente contínua tem a característica de ser constante no tempo, com

Leia mais

MOSFET. Fábio Makihara 710921. Gustavo de Carvalho Bertoli 610992. Luís Gustavo Fazzio Barbin 712418. Luiza Pio Costa da Silva 712001

MOSFET. Fábio Makihara 710921. Gustavo de Carvalho Bertoli 610992. Luís Gustavo Fazzio Barbin 712418. Luiza Pio Costa da Silva 712001 MOSFET MOSFET tipo depleção (MOSFET-D) Curvas do MOSFET-D Amplificadores com MOSFET-D MOSFET tipo intensificação (MOSFET-E) Curvas de Dreno Tensão Porta-Fonte máxima Fábio Makihara 710921 Gustavo de Carvalho

Leia mais

Fontes de Alimentação

Fontes de Alimentação Fontes de Alimentação As fontes de alimentação servem para fornecer energia eléctrica, transformando a corrente alternada da rede pública em corrente contínua. Estabilizam a tensão, ou seja, mesmo que

Leia mais

CONVERSORES E CONTROLADORES DE FASE. Circuitos de retificação monofásicos

CONVERSORES E CONTROLADORES DE FASE. Circuitos de retificação monofásicos CONVERSORES E CONTROLADORES DE FASE Um conversor é um equipamento utilizado para converter potência alternada em potência contínua. Num conversor simples, que usa somente diodos retificadores, a tensão

Leia mais

Corrente elétrica corrente elétrica.

Corrente elétrica corrente elétrica. Corrente elétrica Vimos que os elétrons se deslocam com facilidade em corpos condutores. O deslocamento dessas cargas elétricas é chamado de corrente elétrica. A corrente elétrica é responsável pelo funcionamento

Leia mais

Notas de Cálculo Numérico

Notas de Cálculo Numérico Notas de Cálculo Numérico Túlio Carvalho 6 de novembro de 2002 2 Cálculo Numérico Capítulo 1 Elementos sobre erros numéricos Neste primeiro capítulo, vamos falar de uma limitação importante do cálculo

Leia mais

Instituição Escola Técnica Sandra Silva. Direção Sandra Silva. Título do Trabalho Fonte de Alimentação. Áreas Eletrônica

Instituição Escola Técnica Sandra Silva. Direção Sandra Silva. Título do Trabalho Fonte de Alimentação. Áreas Eletrônica Instituição Escola Técnica Sandra Silva Direção Sandra Silva Título do Trabalho Fonte de Alimentação Áreas Eletrônica Coordenador Geral Carlos Augusto Gomes Neves Professores Orientadores Chrystian Pereira

Leia mais

Manual Técnico. Transformadores de Potência. Versão: 5

Manual Técnico. Transformadores de Potência. Versão: 5 Manual Técnico Transformadores de Potência Versão: 5 Índice 2 8 Página 1 1 INTRODUÇÃO Este manual fornece instruções referentes ao recebimento, instalação e manutenção dos transformadores de potência a

Leia mais

O estado no qual um ou mais corpos possuem a mesma temperatura e, dessa forma, não há troca de calor entre si, denomina-se equilíbrio térmico.

O estado no qual um ou mais corpos possuem a mesma temperatura e, dessa forma, não há troca de calor entre si, denomina-se equilíbrio térmico. 4. CALORIMETRIA 4.1 CALOR E EQUILÍBRIO TÉRMICO O objetivo deste capítulo é estudar a troca de calor entre corpos. Empiricamente, percebemos que dois corpos A e B, a temperaturas iniciais diferentes, ao

Leia mais

Mecânico de Manutenção Aeronáutica AVIÔNICOS II INSTITUTO DE AVIAÇÃO CIVIL ELETRÔNICA. 1ª Edição 23 de Outubro de 2003

Mecânico de Manutenção Aeronáutica AVIÔNICOS II INSTITUTO DE AVIAÇÃO CIVIL ELETRÔNICA. 1ª Edição 23 de Outubro de 2003 Mecânico de Manutenção Aeronáutica AVIÔNICOS II ELETÔNICA 1ª Edição 23 de Outubro de 2003 INSTITUTO DE AVIAÇÃO CIVIL DIVISÃO DE INSTUÇÃO POFISSIONAL PEFÁCIO Este volume, Eletrônica, contendo as matérias

Leia mais

Prof. Sérgio Rebelo. Curso Profissional Técnico de Eletrónica, Automação e Comando

Prof. Sérgio Rebelo. Curso Profissional Técnico de Eletrónica, Automação e Comando Prof. Sérgio ebelo Curso Profissional Técnico de Eletrónica, Automação e Comando Eletricidade e Eletrónica - Elenco Modular Módulo Análise de Circuitos em Corrente Contínua 3 Módulo Análise de Circuitos

Leia mais

Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL. Introdução

Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL. Introdução Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL Esta aula apresenta o princípio de funcionamento dos motores elétricos de corrente contínua, o papel do comutador, as características e relações

Leia mais

AV1 - MA 12-2012. (b) Se o comprador preferir efetuar o pagamento à vista, qual deverá ser o valor desse pagamento único? 1 1, 02 1 1 0, 788 1 0, 980

AV1 - MA 12-2012. (b) Se o comprador preferir efetuar o pagamento à vista, qual deverá ser o valor desse pagamento único? 1 1, 02 1 1 0, 788 1 0, 980 Questão 1. Uma venda imobiliária envolve o pagamento de 12 prestações mensais iguais a R$ 10.000,00, a primeira no ato da venda, acrescidas de uma parcela final de R$ 100.000,00, 12 meses após a venda.

Leia mais

PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA

PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA Marcelo da S. VIEIRA 1, Elder Eldervitch C. de OLIVEIRA 2, Pedro Carlos de Assis JÚNIOR 3,Christianne Vitor da SILVA 4, Félix Miguel de Oliveira

Leia mais

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução Guia do Professor Data 23/01/2008 Introdução A inserção de tópicos da Eletricidade nas escolas de nível básico e médio é fundamental para a compreensão de alguns fenômenos da vida moderna. Você já imaginou

Leia mais

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação FEEC Universidade Estadual de Campinas Unicamp EE531 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA BÁSICA I EXPERIÊNCIA 2

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação FEEC Universidade Estadual de Campinas Unicamp EE531 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA BÁSICA I EXPERIÊNCIA 2 Faculdade de ngenharia létrica e de Computação FC Universidade stadual de Campinas Unicamp 531 LABORATÓRIO D LTRÔNICA BÁSICA I XPRIÊNCIA 2 TRANSISTOR BIPOLAR Prof. Lee Luan Ling 1 o SMSTR D 2010 1 Objetivo:

Leia mais

GABARITO - DEF30. Questão 1

GABARITO - DEF30. Questão 1 GABARITO - DEF30 Questão 1 a) Ensaio em aberto: Um dos lados do transformador é deixado em aberto, normalmente o lado de alta tensão. Instrumentos de medição são conectados para medir a corrente I 1, V

Leia mais

Eletrônica Industrial Apostila sobre Modulação PWM página 1 de 6 INTRODUÇÃO

Eletrônica Industrial Apostila sobre Modulação PWM página 1 de 6 INTRODUÇÃO Eletrônica Industrial Apostila sobre Modulação PWM página 1 de 6 Curso Técnico em Eletrônica Eletrônica Industrial Apostila sobre Modulação PWM Prof. Ariovaldo Ghirardello INTRODUÇÃO Os controles de potência,

Leia mais

Humberto Hickel de Carvalho - IFSP Cubatão 2015 1 TRANSÍSTOR DE EFEITO DE CAMPO DE JUNÇÃO JFET

Humberto Hickel de Carvalho - IFSP Cubatão 2015 1 TRANSÍSTOR DE EFEITO DE CAMPO DE JUNÇÃO JFET Humberto Hickel de Carvalho - IFSP Cubatão 2015 1 TRANSÍSTOR DE EFEITO DE CAMPO DE JUNÇÃO JFET O JFET pode ter seu funcionamento comparado ao do transístor bipolar de junção, TBJ. Enquanto no TBJ a corrente

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Princípios de Instrumentação Biomédica. Módulo 4

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Princípios de Instrumentação Biomédica. Módulo 4 Universidade Federal do Rio de Janeiro Princípios de Instrumentação Biomédica Módulo 4 Faraday Lenz Henry Weber Maxwell Oersted Conteúdo 4 - Capacitores e Indutores...1 4.1 - Capacitores...1 4.2 - Capacitor

Leia mais

Materiais usados em resistores

Materiais usados em resistores Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Elétrica Materiais usados em resistores EEL7051 Laboratório de Materiais Elétricos Aluno: Cristiano P. Costa Neves Turma:

Leia mais

Análise Técnico/Financeira para Correção de Fator de Potência em Planta Industrial com Fornos de Indução.

Análise Técnico/Financeira para Correção de Fator de Potência em Planta Industrial com Fornos de Indução. Análise Técnico/Financeira para Correção de Fator de Potência em Planta Industrial com Fornos de Indução. Jeremias Wolff e Guilherme Schallenberger Electric Consultoria e Serviços Resumo Este trabalho

Leia mais

EXCEDENTE REATIVO (EFEITOS NAS REDES E INSTALAÇÕES)

EXCEDENTE REATIVO (EFEITOS NAS REDES E INSTALAÇÕES) EXCEDENTE REATIVO (EFEITOS NAS REDES E INSTALAÇÕES) Baixos valores de fator de potência são decorrentes de quantidades elevadas de energia reativa. Essa condição resulta em aumento na corrente total que

Leia mais