Termo de Referência. 25 de abril a 24 de junho de Nos restaurantes, bares e hotéis do Rio de Janeiro.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Termo de Referência. 25 de abril a 24 de junho de 2012. Nos restaurantes, bares e hotéis do Rio de Janeiro."

Transcrição

1 Termo de Referência 25 de abril a 24 de junho de Nos restaurantes, bares e hotéis do Rio de Janeiro.

2 TERMO DE REFERÊNCIA 1. INTRODUÇÃO Pela segunda vez, a cidade do Rio de Janeiro será palco do festival Rio Saudável Gastronomia. O festival, que será realizado de 25 de abril a 24 de junho, quer mostrar que comida saudável também é saborosa e variada, deixando para trás a máxima de que alimentação recomendada para manter a saúde se resume a um prato de salada com filé de frango ou peixe. Todos os restaurantes da cidade podem participar, desde que ofereçam um ou mais pratos que se enquadrem nos parâmetros exigidos pelos organizadores. O evento é uma realização do Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Sindicato de Bares, Restaurantes e Hotéis do Rio de Janeiro (Sind-Rio), com apoio técnico do Conselho Regional de Nutricionistas - 4ª região (CRN-4) e apoio do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/Uerj), do Convivium Slow Food do Rio de Janeiro, do Instituto Maniva, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Rio de Janeiro (ABRASEL/RJ) e da Agência Binky. Todos os restaurantes da cidade, dos mais sofisticados aos mais simples, serão convidados a participar. Cada estabelecimento pode oferecer um ou mais pratos ou até um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa - que se enquadrem nos parâmetros fixados pela Comissão de Nutricionistas do festival, que preveem a inclusão de determinados tipos de ingredientes e a proibição de outros (ver anexo). O prato ou menu criado por cada participante será avaliado quanto à sua adequação por uma comissão de nutricionistas e, só após aprovação, serão considerados inscritos no festival. Os restaurantes participantes não precisam efetuar nenhum tipo de pagamento para participar do evento. O principal objetivo do festival é estimular a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida por meio da sensibilização da opinião pública para a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis, mostrando que é possível combinar, harmoniosa e prazerosamente, gastronomia e saúde. O período do festival foi escolhido de forma a atrair não só os cariocas, mas também os participantes de dois importantes eventos internacionais dedicados aos temas alimentação, saúde e sustentabilidade que serão realizados na cidade: o congresso World Nutrition Rio2012 (de 27 a 30 de abril) e a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (de 13 a 20 de junho). 2. ADESÃO, INSCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DOS PRATOS a) O Formulário de Adesão (Anexo II) e a Ficha de Preparação (Anexo III) deverão ser encaminhados à Comissão Organizadora do festival, entre 16 de janeiro e 16 de fevereiro de 2012, por fax ( ou ), correio (Av. Pasteur, 44. Botafogo. CEP ) ou (riosaudavelgastronomia2012@gmail.com).

3 TERMO DE REFERÊNCIA b) Até 2 de abril de 2012, a comissão de nutricionistas avaliará as fichas de preparação dos pratos (ou menus) propostos pelos restaurantes. Se necessário, será feito contato com os estabelecimentos para eventuais ajustes nas preparações propostas. c) O prato (ou menu) do festival e o estabelecimento deverão ser identificados com a logomarca do Rio Saudável Gastronomia d) A preparação deverá ser mantida no cardápio do restaurante durante o período do festival (25 de abril a 24 de junho de 2012). 3. CONTRAPARTIDA OFERECIDA PELOS ORGANIZADORES Os organizadores do festival promoverão atividades de capacitação com nutricionistas e garçons dos restaurantes participantes sobre os princípios, o propósito e os parâmetros do Rio Saudável Gastronomia LANÇAMENTO DO RIO SAUDÁVEL GASTRONOMIA 2012 O lançamento desta edição do festival acontecerá com a apresentação do projeto e divulgação do Guia do Festival para autoridades, apoiadores, patrocinadores, empresários, chefs e imprensa. O local e a data serão divulgados oportunamente. 5. AVALIAÇÃO Está prevista pesquisa de opinião junto aos clientes e donos dos restaurantes para conhecer o grau de satisfação proporcionado pelo projeto. 6. CRONOGRAMA 16/01 a 16/02: recebimento das fichas de preparação e do formulário de adesão ao festival. Primeira semana de fevereiro: apresentação do festival para os interessados. Data e local a confirmar. Até 02/04: avaliação e revisão (se necessário) das fichas de preparação. Primeira quinzena de abril: lançamento do festival para autoridades, apoiadores, patrocinadores, empresários, chefs e imprensa. 25/04 a 24/06: festival.

4 ANEXOS I. Parâmetros para a composição do cardápio saudável II. Formulário de Adesão III. Ficha de Preparação

5 ANEXO I - PARÂMETROS PARA A COMPOSIÇÃO DO PRATO 1 A) Parâmetros Obrigatórios 1. Presença dos três grupos de alimentos 1.1 Proteicos. Carnes: aves, peixes, caças, rã, cordeiro, carne vermelha. Frutos do mar. Queijos: ricota, minas, cottage, muçarela de búfala, queijo de cabra, coalhada. Leguminosas: feijões, soja, favas, grão de bico, lentilha, ervilha. Ovos 1.2 Reguladores. Verduras, legumes (excluindo batatas e similares 2 ) e frutas 1.3 Energéticos. Cereais: arroz, milho, aveia, quinoa. Batatas e similares: inhame, cará, aipim, batata doce, batata baroa, batata inglesa. Farinhas, massas, pães 2. Equilíbrio entre os três grupos de alimentos, garantindo que o grupo de proteínas animais (carnes, queijos e ovos) represente, no máximo, 1/3 do peso do prato (peso médio da refeição: aproximadamente 500g). No caso de frutos do mar, recomenda-se que represente, no máximo, 1/4 do peso do prato. 3. Presença de pelo menos um ingrediente típico da culinária brasileira, por exemplo: feijões, aipim, abóbora, taioba, bertalha, couve, coentro, jabuticaba, maracujá, manga, banana. 4. Tipos de gorduras 1 Elaborado pela Comissão de Nutricionistas do Rio Saudável Gastronomia 2 Batatas e similares: inhame, cará, aipim, batata doce, batata baroa, batata inglesa

6 4.1 Óleos de cocção: óleos vegetais (soja, girassol, milho e gergelim) 4.2 Óleo de adição: azeite, extravirgem sempre que possível 4.3 Evitar creme de leite 4.4 Não utilizar: margarina, maionese e gordura hidrogenada 5. Temperos: valorizar as ervas aromáticas e as especiarias naturais para o preparo e/ ou finalização dos pratos. Não utilizar corantes, temperos prontos, molhos ou condimentos industrializados e/ ou que possuam glutamato monossódico ou outro realçador industrializado de sabor. 6. Molhos: valorizar os molhos à base de frutas, sementes, ervas aromáticas e iogurte natural. 7. Sobremesa: deve-se dar preferência a frutas nacionais e, na preparação de um doce, utilizar açúcar cristal, mascavo, melado ou mel para adoçar. Em preparações diet ou light poderá ser utilizado adoçante de uso culinário. 8. Usar com muita moderação: açúcar refinado (branco), manteiga e sal 9. Não utilizar produtos processados ou ultraprocessados, tais como enlatados, defumados e embutidos. É permitido o uso de conservas artesanais. 10. Formas de preparo: cru, cozido, assado, refogado e ensopado. Não utilizar frituras. As preparações grelhadas são permitidas apenas para alimentos do grupo de reguladores. 11. Valor calórico (quantidade máxima de calorias): 11.1 Couvert/ entrada + prato principal + sobremesa: 900Kcal 11.2 Prato principal: 500Kcal 11.3 Comidinha 3 : 350Kcal B) Parâmetros Desejáveis 1. Ingredientes: 3 Comidinha: prato único para uma refeição frugal, por exemplo, salada, porção pequena de escondidinho, sanduiche e caldo.

7 1.1 Alimentos orgânicos ou agroecológicos 1.2 Alimentos oriundos da Agricultura Familiar 1.3 Alimentos germinados 1.4 Alimentos integrais 1.5 Frutas secas (sem adição de açúcar) 1.6 Oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas 1.7 Sementes: gergelim, pistache, linhaça, abóbora 2. Utilização de verduras, legumes e frutas da safra. Evitar o desperdício, sempre que possível, utilizando integralmente os alimentos. 3. Oferecer gratuitamente água própria para consumo, informando no cardápio que esta opção está disponível no estabelecimento. OBSERVAÇÕES GERAIS. Sinalizar no cardápio a presença de bebida alcoólica como ingrediente.. No caso de o restaurante aderir a algum dos parâmetros desejáveis, sugere-se que isso fique explicitado no cardápio.. No caso de o(s) prato(s) que faz(em) parte do festival não possuírem ingredientes que contenham glúten, sugere-se que essa informação seja explicitada no cardápio da seguinte forma: Prato sem glúten (OBS: celíacos, alérgicos e sensíveis ao glúten: esse alimento pode conter traços de glúten)

8 Nome Fantasia ANEXO II - FORMULÁRIO DE ADESÃO Nº (Preenchido pela organização) Razão Social Endereço (logradouro e complemento) Bairro CEP Telefone Fax Celular Correio eletrônico Proprietário Chef Nutricionista Orientações 1. A ficha de preparação deverá ser encaminhada para o Instituto de Nutrição Annes Dias por fax ( ou ), correio (Av. Pasteur, 44. Botafogo. CEP ) ou (riosaudavelgastronomia2012@gmail.com), no modelo sugerido, entre 16 de janeiro e 16 de fevereiro de O Termo de Compromisso abaixo deverá ser assinado pelo proprietário ou pelo chef do restaurante. Termo de Compromisso 1. Manifesto minha adesão ao Projeto Rio Saudável Gastronomia edição Comprometo-me a apresentar, até o dia 16 de fevereiro de 2012, pelo menos uma ficha de preparação de acordo com os Parâmetros para Composição do Cardápio Saudável. 3. Estou ciente de que uma comissão de nutricionistas verificará a adequação da(s) minha(s) ficha(s) de preparação(ões) aos parâmetros do festival. 4. Comprometo-me, ainda, a manter o(s) prato(s) ou menu(s) criado(s) para o evento no cardápio do meu estabelecimento durante o período de duração do festival gastronômico. 5. Autorizo a divulgação do restaurante acima e do respectivo chef e/ou proprietário nos materiais de divulgação do projeto e em materiais jornalísticos que tratem do festival. Rio de Janeiro, de de (Assinatura)

9 Nome Fantasia ANEXO III - FICHA DE PREPARAÇÃO DO PRATO/MENU Razão Social Nº (Preenchido pela organzação) Endereço (logradouro e complemento) Bairro CEP Telefone Fax Celular Correio eletrônico Proprietário Chef Nutricionista Prato/Menu Saudável Descrição sucinta do Prato Ingrediente Quantidade (Peso Bruto) Modo de Preparo Rendimento total (g): Número de Porções: Rendimento da proteína animal (g): OBS: Se necessário, use mais de uma folha

Termo de Referência. 25 de abril a 24 de junho de 2012. Nos restaurantes, bares e hotéis do Rio de Janeiro.

Termo de Referência. 25 de abril a 24 de junho de 2012. Nos restaurantes, bares e hotéis do Rio de Janeiro. Termo de Referência 25 de abril a 24 de junho de 2012. Nos restaurantes, bares e hotéis do Rio de Janeiro. TERMO DE REFERÊNCIA 1. INTRODUÇÃO Em 2003, o Instituto de Nutrição Annes Dias da Secretaria Municipal

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Alimentação saudável É saborosa, variada, colorida e com harmonia entre quantidades e qualidade! Sempre que possível faça as refeições junto à família,

Leia mais

Manual AVANTE. Sirva-se e bom apetite!

Manual AVANTE. Sirva-se e bom apetite! Manual AVANTE Sirva-se e bom apetite! Sumário O seu estabelecimento como referência em alimentação de qualidade Conceito Alimentação Saudável O Programa Avante pela Qualidade de Vida O que temos para o

Leia mais

10 Alimentos importantes para sua saúde.

10 Alimentos importantes para sua saúde. 10 Alimentos importantes para sua saúde. 10 Alimentos importantes para sua saúde. Os alimentos funcionais geram inúmeros benefícios para o organismo. Como muitas patologias se desenvolvem por deficiência

Leia mais

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? O Ministério da Saúde está lançando a versão de bolso do Guia Alimentar para a População Brasileira, em formato de Dez Passos para uma Alimentação Saudável, com o objetivo

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO NUTRICHEF CSD

EDITAL DO CONCURSO NUTRICHEF CSD EDITAL DO CONCURSO NUTRICHEF CSD 1. DO OBJETO O presente instrumento tem por objetivo selecionar receitas que priorizem a utilização de ingredientes naturais e nutritivos que assegurem pratos saudáveis,

Leia mais

APÊNDICE A TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

APÊNDICE A TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO APÊNDICES APÊNDICE A TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Prezada Senhora: Estamos desenvolvendo uma pesquisa cujo título é ANÁLISE DO CONSUMO ALIMENTAR DE GRÁVIDAS QUE PARTICIPAM DO GRUPO DE GESTANTES

Leia mais

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES.

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES. PARA SABERMOS COMO A ALIMENTAÇÃO DEVE SER EQUILIBRADA, PRECISAMOS CONHECER A PIRÂMIDE ALIMENTAR, QUE É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS ALIMENTOS E SUAS QUANTIDADES QUE DEVEM ESTAR PRESENTES EM NOSSA DIETA

Leia mais

1 Uso reduzido de produtos industrializados.

1 Uso reduzido de produtos industrializados. Somos um EMPÓRIO e RESTAURANTE de alimentação saudável, orgânica, sem glúten, sem lactose, vegetariana e vegana. Optamos por não servir alimentos com carne por uma questão de respeito aos animais. Mas,

Leia mais

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO no 1º ano de vida ALIMENTAÇÃO PADRÃO Este folheto foi elaborado para ajudar os pais na alimentação do bebé. Cumpra sempre os conselhos do enfermeiro e do médico do seu filho

Leia mais

ÓLEOS & VINAGRES: COMO FAZER A ESCOLHA CERTA? Amanda Wanderley

ÓLEOS & VINAGRES: COMO FAZER A ESCOLHA CERTA? Amanda Wanderley & VINAGRES: COMO FAZER A ESCOLHA CERTA? Amanda Wanderley O óleo à base de milho é bastante comum, assim como o de soja. Mas será que eles são os tipos mais saudáveis?? Qual a diferença entre óleo e gordura?!?!

Leia mais

Nutrientes. E suas funções no organismo humano

Nutrientes. E suas funções no organismo humano Nutrientes E suas funções no organismo humano O corpo humano necessita de uma série de substâncias básicas indispensáveis para a formação de tecidos, para obtenção de energia, para a realização de atividades

Leia mais

RELATÓRIO CONSOLIDADO DA PESQUISA DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DO RESTAURANTE/LANCHONETE Período de apuração: 29/02 a 09/03/2016

RELATÓRIO CONSOLIDADO DA PESQUISA DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DO RESTAURANTE/LANCHONETE Período de apuração: 29/02 a 09/03/2016 RELATÓRIO CONSOLIDADO DA PESQUISA DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DO RESTAURANTE/LANCHONETE Período de apuração: 29/02 a 09/03/2016 A quantidade de empregados que responderam foi de 137, correspondendo a cerca

Leia mais

Congregação das Filhas do Amor Divino

Congregação das Filhas do Amor Divino Congregação das Filhas do Amor Divino EXERCÍCIO FÍSICO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Em se tratando dos conhecimentos necessários para a prática de exercícios e/ou atividades físicas, a alimentação deve ser considerada

Leia mais

Planejamento de Refeições Rápidas 1

Planejamento de Refeições Rápidas 1 Planejamento de Refeições Rápidas 1 Introdução O plano expresso de refeições para 14-dias é um ótimo ponto de partida que ajuda você a aprender rapidamente sobre os alimentos saudáveis e saborosos que

Leia mais

ALIMENTAÇÃO NO VERÃO

ALIMENTAÇÃO NO VERÃO ALIMENTAÇÃO NO VERÃO 1 - Quais os alimentos devem ser privilegiados no verão e quais devem ser evitados? Os alimentos que devem ser privilegiados no verão são as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas

Leia mais

Uma ação que integra Sesc, empresas doadoras, entidades filantrópicas e voluntários, com o intuito de reduzir carências alimentares e o desperdício.

Uma ação que integra Sesc, empresas doadoras, entidades filantrópicas e voluntários, com o intuito de reduzir carências alimentares e o desperdício. 2 O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo. O programa é uma ponte que busca de onde sobra e entrega

Leia mais

ALIMENTOS REGIONAIS BRASILEIROS. Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição CGAN / DAB / SAS Ministério da Saúde

ALIMENTOS REGIONAIS BRASILEIROS. Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição CGAN / DAB / SAS Ministério da Saúde ALIMENTOS REGIONAIS BRASILEIROS Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição CGAN / DAB / SAS Ministério da Saúde Diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição Organização da Atenção Nutricional

Leia mais

CARDÁPIOS PARA VÉSPERA E ANTEVÉSPERA DA COLONOSCOPIA

CARDÁPIOS PARA VÉSPERA E ANTEVÉSPERA DA COLONOSCOPIA CARDÁPIOS PARA VÉSPERA E ANTEVÉSPERA DA COLONOSCOPIA CAMPO GRANDE MS JULHO DE 2008 Nutricionista Responsável: Dayane Belusso CRN 3 24696/P E-mail belussob@hotmail.com CARDÁPIO DA ANTEVÉSPERA DO EXAME DESJEJUM

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE FREQÜÊNCIA ALIMENTAR ADULTO

QUESTIONÁRIO DE FREQÜÊNCIA ALIMENTAR ADULTO Setor: N o. do quest QUESTIONÁRIO DE FREQÜÊNCIA ALIMENTAR ADULTO PARA TODAS AS PESSOAS COM 20 ANOS OU MAIS Data da entrevista / / Hora de início: Nome do entrevistador: Nº de identificação: Nome: Sexo

Leia mais

Importância da Nutrição na Qualidade de Vida. Aline T. Carrera CRN3 21498 Nutricionista Clinica Funcional

Importância da Nutrição na Qualidade de Vida. Aline T. Carrera CRN3 21498 Nutricionista Clinica Funcional Importância da Nutrição na Qualidade de Vida Aline T. Carrera CRN3 21498 Nutricionista Clinica Funcional Repensar Mudanças (constante); Adaptações (necessárias); Escolhas (depende de você) o que você

Leia mais

CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima

CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima Profª. Nensmorena Preza ALIMENTO Toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer

Leia mais

E E R D A B DISEB SO O RA S FALOM VA

E E R D A B DISEB SO O RA S FALOM VA VAMOS FALAR SOBRE OBESIDADE OBESIDADE A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal no organismo ou quando o peso do corpo ultrapassa em 20% o peso ideal. É atualmente

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS SLOW COW RELAX DRINK Slow Cow é uma bebida canadense, inovadora e premiada, referência mundial em relax drink. Refrescante e deliciosa, é ideal para ser consumida no trabalho, após

Leia mais

Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP. Saúde da Criança. Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê

Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP. Saúde da Criança. Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP Saúde da Criança Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê Receita básica para PAPA SALGADA Não podem faltar estes alimentos no preparo do papa para a criança

Leia mais

EDITAL COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 003/2015

EDITAL COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 003/2015 DADOS DO PROJETO: EDITAL COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 003/2015 Incentivo: Projeto aprovado nos termos da Lei de Incentivo ao Esporte Título do projeto: Centro de Treinamento de Paracanoagem - Ano II N do

Leia mais

ANEXO 4.0 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA ANEXO 4.42.1. * REVOGADO PELO DECRETO Nº 26.695 de 6 de julho de 2010.

ANEXO 4.0 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA ANEXO 4.42.1. * REVOGADO PELO DECRETO Nº 26.695 de 6 de julho de 2010. ANEXO 4.0 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA ANEXO 4.42.1 * REVOGADO PELO DECRETO Nº 26.695 de 6 de julho de 2010. NAS OPERAÇÕES COM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS Acrescentado pelo DECRETO nº 26.258 de 30.12.2009 DOE: 30.12.2009

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS

PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS TIPOS DE CARDÁPIOS E CARACTERÍSTICAS Cardápio Trivial - Características: 1. Pouca variedade 2. Baixo Custo 3. Preparações não complexas 4. Rápida Execução 1 COMPOSIÇÃO DE CARDÁPIO

Leia mais

Apresentação. O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos

Apresentação. O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos Valor Energético É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem

Leia mais

(21) 98112-3031. Pode Ser Saudável @podesersaudavel. podesersaudavel.com.br

(21) 98112-3031. Pode Ser Saudável @podesersaudavel. podesersaudavel.com.br (21) 98112-3031 Pode Ser Saudável @podesersaudavel Sobre coxa com creme de milho light, arroz 7 grãos e brócolis salteados no azeite extra virgem e com gergelim Filé de peito de frango ao molho de mostrada

Leia mais

Semana de Alimentação Escolar - 2005. Frutas, legumes e verduras pelo menos cinco porções ao dia

Semana de Alimentação Escolar - 2005. Frutas, legumes e verduras pelo menos cinco porções ao dia Semana de Alimentação Escolar - 2005 Frutas, legumes e verduras pelo menos cinco porções ao dia s e m a n a d e a l i m e n t a ç ã o s e m a n a d e a l i m e n t a ç ã o Semana de Alimentação Escolar

Leia mais

Desde 1997, quando iniciamos nossa atividade empresarial,

Desde 1997, quando iniciamos nossa atividade empresarial, Um Pequeno Retrato Desde 1997, quando iniciamos nossa atividade empresarial, atendendo um grupo de amigos, mantivemos sempre alguns princípios condizentes com nossas vidas e valores: Vegetariano O mais

Leia mais

CARDÁPIO MENSAL - SIMONE ORIENTAÇÃO ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA: CAFÉ DA MANHÃ ATÉ AS 7:00 *1 COPO DE SUCO DE FRUTA OU SUCO VERDE + 2 POLENGUINHOS LIGHT

CARDÁPIO MENSAL - SIMONE ORIENTAÇÃO ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA: CAFÉ DA MANHÃ ATÉ AS 7:00 *1 COPO DE SUCO DE FRUTA OU SUCO VERDE + 2 POLENGUINHOS LIGHT CARDÁPIO MENSAL - SIMONE ORIENTAÇÃO ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA: CAFÉ DA MANHÃ ATÉ AS 7:00 APÓS A ATIVIDADE FÍSICA: *VITAMINA: 1 COPO DE LEITE DESNATADO BATIDO COM1 FRUTA + 1 COL. SOPA DE FARELO DE AVEIA

Leia mais

Nutrição. O alimento como aliado da sua saúde.

Nutrição. O alimento como aliado da sua saúde. Nutrição O alimento como aliado da sua saúde. alimentação saúdavel Alimentação saúdavel e cuidados nutricionais são importantes em todas as fases da vida e devem ser tratados com distinção em cada período.

Leia mais

BALBOA VIVER UMA VIDA SAUDÁVEL

BALBOA VIVER UMA VIDA SAUDÁVEL BALBOA VIVER UMA VIDA SAUDÁVEL Cardápio s Desjejum Colação Almoço Lanches Jantar Ceia 1º Penne sem glúten Fruta Consumê batata doce Recheio: Molho ( castanhas tomate côco chá) 2º Escondidinho Sopa grão

Leia mais

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO UMA OPÇÃO SAUDÁVEL. Volume I

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO UMA OPÇÃO SAUDÁVEL. Volume I RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO UMA OPÇÃO SAUDÁVEL Volume I n SUMÁRIO Apresentação Qual a importância do RU? Conhecendo o RU Componentes do cardápio Prato Proteico I Opção Vegetariana Guarnição Salada Molho

Leia mais

Dieta Sólida Recomendações:

Dieta Sólida Recomendações: Dieta Sólida Sua dieta voltará a ter consistência normal, porém, de agora em diante, siga uma alimentação adequada, tanto em quantidade quanto em qualidade. Inclua fontes de vitaminas, minerais e proteínas

Leia mais

LINHA TRADICIONAL. Arroz, cenoura, cebola, presunto, vagem, passas, manteiga, óleo e sal. Feijão, bacon, cebola, óleo e sal.

LINHA TRADICIONAL. Arroz, cenoura, cebola, presunto, vagem, passas, manteiga, óleo e sal. Feijão, bacon, cebola, óleo e sal. LINHA TRADICIONAL ACOMPANHAMENTOS ARROZ À GREGA FEIJÃO FEIJÃO TROPEIRO PURÊ DE BATATA AVES FILÉ DE FRANGO À PARMEGIANA ESCONDIDINHO DE FRANGO STROGONOFF DE FRANGO FRANGO A MODA CAIPIRA FRANGO ASSADO FRANGO

Leia mais

A qualidade da alimentação escolar e o fornecimento da Agricultura Familiar

A qualidade da alimentação escolar e o fornecimento da Agricultura Familiar Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Nutrição Programa de Pós-Graduação em Nutrição A qualidade da alimentação escolar e o fornecimento da Agricultura Familiar XIII Seminário Internacional

Leia mais

Se tornando Vegetariano de maneira Saudável 10 Dicas da Nutricionista

Se tornando Vegetariano de maneira Saudável 10 Dicas da Nutricionista Se tornando Vegetariano de maneira Saudável 10 Dicas da Nutricionista 1- Retire gradualmente a carne vermelha, porco e embutidos. No primeiro mês consuma carne vermelha, porco ou embutidos 1 vez na semana,

Leia mais

Monica Caixinha / Maria Palma Mateus Outubro, 2013

Monica Caixinha / Maria Palma Mateus Outubro, 2013 Dieta Mediterrânica e sua importância na Dieta Hospitalar Monica Caixinha / Maria Palma Mateus Outubro, 2013 O que é a Dieta Mediterrânica? Dieta, do grego diaita ESTILO DE VIDA DIETA MEDITERRÂNICA Muito

Leia mais

O que comer quando não tem apetite

O que comer quando não tem apetite O que comer quando não tem apetite Princess Margaret What to eat when you don t feel like eating Portuguese Para pacientes que têm falta de apetite devido ao cancer e seu tratamento Please visit the UHN

Leia mais

A alimentação do diabético. Do que se diz...ao que se sabe. Nídia Braz Dezembro 2014

A alimentação do diabético. Do que se diz...ao que se sabe. Nídia Braz Dezembro 2014 + A alimentação do diabético. Do que se diz...ao que se sabe Nídia Braz Dezembro 2014 + Objetivos da intervenção nutricional 2 na diabetes tipo 1 tipo 2 Articular a ingestão de alimentos c o m a administração

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília /SP

Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília /SP Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília /SP CARDÁPIO DO LANCHE DA MANHÃ/TARDE- Educação Infantil Mês de Janeiro e Fevereiro 2ª FEIRA 1 iogurte (beber) sabor morango 4 biscoitos cream cracker c/ manteiga

Leia mais

As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate)

As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate) As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate) são conservadas pela indústria alimentar, de modo a aumentar a sua estabilidade e o seu tempo de prateleira. 1

Leia mais

A DIETA CERTA SAÚDE IATE

A DIETA CERTA SAÚDE IATE Ganhar músculos ou perder peso requer alimentos diferentes. Adequar o hábito alimentar aos objetivos garante resultados mais rápidos e eficazes A DIETA CERTA A alimentação equilibrada é essencial para

Leia mais

Sugestão de Cardápio para o Jejum de 21 dias do MIESF12

Sugestão de Cardápio para o Jejum de 21 dias do MIESF12 ALMOÇO 1 Dia 2 Dia 3 Dia de ervas -Pão torrado -Mamão - fruta (melão) ou água de côco -Salada de folhas temperadas c/ azeite e orégano. -1 prato de sobremesa de legumes cozidos ou purê de batatas. - Arroz

Leia mais

QUADRO DO SETOR ALIMENTAR EM SANTA CATARINA 1. PANORAMA DO SETOR DE ALIMENTOS EM SANTA CATARINA

QUADRO DO SETOR ALIMENTAR EM SANTA CATARINA 1. PANORAMA DO SETOR DE ALIMENTOS EM SANTA CATARINA Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina (Órgão reconhecido pelo Governo Italiano Decreto Mise29/7/2009) Tel.: +55 48 3027 2710 / Fax: +55 48 3222 2898 www.brasileitalia.com.br info@brasileitalia.com.br

Leia mais

ITEM DESCRIÇÃO NCM/SH 1.1. Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg

ITEM DESCRIÇÃO NCM/SH 1.1. Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg I - CHOCOLATES 1.1 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg 1704.90.10 1.2 Chocolates contendo cacau, em embalagens de conteúdo inferior 1806.31.10 ou igual a 1kg 1806.31.20

Leia mais

SEGUNDA 04/5 TERÇA 5/5 QUARTA 6/5 QUINTA 7/5 SEXTA 8/5 Pão de milho com geleia e creme de leite Café com leite

SEGUNDA 04/5 TERÇA 5/5 QUARTA 6/5 QUINTA 7/5 SEXTA 8/5 Pão de milho com geleia e creme de leite Café com leite CARDÁPIO ENSINO FUNDAMENTAL e PRÉ ESCOLA= MAIO DE 2015 SEGUNDA 04/5 TERÇA 5/5 QUARTA 6/5 QUINTA 7/5 SEXTA 8/5 Pão de milho com geleia e creme de leite com ao molho pomodoro* Salada de alface Bebida láctea

Leia mais

linha de sais gourmet SAC 11 4718-6436 www.linhavidagourmet.com.br

linha de sais gourmet SAC 11 4718-6436 www.linhavidagourmet.com.br linha de sais gourmet Os sais da linha VIDA GOURMET são produtos de alta qualidade com opções ilimitadas de uso. Você perceberá uma grande diferença no preparo de diversos pratos. Realce o sabor de carnes,

Leia mais

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO no 1º ano de vida INÍCIO DA DIVERSIFICAÇÃO A diversificação pode ser iniciada após os 4 meses. Substituir uma refeição de leite por: Papa sem glúten ou caldo de legumes (antes

Leia mais

ANEXO A.1 Formulário Dietético

ANEXO A.1 Formulário Dietético ANEXO A.1 Formulário Dietético I) As dietas abaixo referidas deverão cumprir com as especificações do anexo A.2 (Capitações dos alimentos de refeições confecionadas e preparações culinárias) e do anexo

Leia mais

CARDÁPIO NOVEMBRO. CARDÁPIO SEMANAL (de 02 e 06 de novembro) Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. 02/nov 03/nov 04/nov 05/nov 06/nov

CARDÁPIO NOVEMBRO. CARDÁPIO SEMANAL (de 02 e 06 de novembro) Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. 02/nov 03/nov 04/nov 05/nov 06/nov CARDÁPIO NOVEMBRO CARDÁPIO SEMANAL (de 02 e 06 de novembro) Segun Terça Quarta Quinta Sexta 02/nov 03/nov 04/nov 05/nov 06/nov manhã Suco/Leite + Abacaxi Suco/Leite + Uva Suco/Leite + Maçã Suco/Leite +

Leia mais

Plano de alimentação para perder 3 KG por mês mas para alcançar esse objetivo tem que ser feito arrisca.

Plano de alimentação para perder 3 KG por mês mas para alcançar esse objetivo tem que ser feito arrisca. Plano de alimentação para perder 3 KG por mês mas para alcançar esse objetivo tem que ser feito arrisca. Exemplo: A hora é você que decide somente estou dando um exemplo de horário; Café da Manha 7h Antes

Leia mais

Arais de Kafta Uma simplicidade maravilhosa, pão árabe recheado com kafta assado na chapa.

Arais de Kafta Uma simplicidade maravilhosa, pão árabe recheado com kafta assado na chapa. Couvert Pão árabe e torradas com záttar, pasta de azeitona - Porções aperitivos Bolinho de falafel (6 unidades)* - - Bolinhos preparados com fava e grão de bico moído e vegetais fritos, temperados com

Leia mais

Cardápio de OUTUBRO 2015 PRÉ I e II - BARRA

Cardápio de OUTUBRO 2015 PRÉ I e II - BARRA 01/out 02/out Biscoito passatempo / Banana Alface lisa Vagem com champignon Berinjela com cebola e orégano Caldo verde Bife de panela Suco de goiaba Biscoito sal integral Maçã / Manga Maionese de legumes

Leia mais

10 dicas para. comer macarrão de maneira saudável. Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão

10 dicas para. comer macarrão de maneira saudável. Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão 10 dicas para comer macarrão de maneira saudável Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão Tradicional prato da culinária brasileira, o macarrão não é geralmente considerado um bom

Leia mais

CARDÁPIO FLAVIA E DUDA JANEIRO

CARDÁPIO FLAVIA E DUDA JANEIRO SEGUNDA FEIRA TERÇA FEIRA QUARTA FEIRA QUINTA FEIRA SEXTA FEIRA SÁBADO DOMINGO *1 XÍCARA DE CHÁ + 1 DISCO DE BEIJU COM CHIA NA MASSA E RECHEIO DE 2 FATIAS DE QUEIJO SEM LACTOSE 1 BANANA + 2 CASTANHAS DO

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL DE PORÇÕES DE ALIMENTOS EMBALADOS PARA FINS DE ROTULAGEM NUTRICIONAL

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL DE PORÇÕES DE ALIMENTOS EMBALADOS PARA FINS DE ROTULAGEM NUTRICIONAL MERCOSUL/GMC/RES. Nº 47/03 REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL DE PORÇÕES DE ALIMENTOS EMBALADOS PARA FINS DE ROTULAGEM NUTRICIONAL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Decisão

Leia mais

Parte 1 REVISTAS E PROPAGANDAS

Parte 1 REVISTAS E PROPAGANDAS Parte 1 REVISTAS E PROPAGANDAS Levaremos revistas diversas para as meninas folhearem. Pediremos que reconheçam nas revistas, anúncios relacionados à beleza, moda e dietas, voltados para o público feminino.

Leia mais

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA DIABETES. Elaboração de conteúdo: Equipe de Nutrição

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA DIABETES. Elaboração de conteúdo: Equipe de Nutrição ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA DIABETES Elaboração de conteúdo: Equipe de Nutrição PRINCÍPIOS GERAIS PARA MANUTENÇÃO DA GLICEMIA (GLICOSE NO SANGUE) ADEQUADA: Perder peso, se estiver acima do adequado. Fazer

Leia mais

Regulamentação da Rotulagem de Alimentos Alergênicos. Consulta Pública 29/2014

Regulamentação da Rotulagem de Alimentos Alergênicos. Consulta Pública 29/2014 Regulamentação da Rotulagem de Alimentos Alergênicos Consulta Pública 29/2014 Histórico - contexto regulatório interno Revisão do regulamento de rotulagem geral no MERCOSUL: Solicitada pelo Brasil em 2009

Leia mais

DIETA DUKAN 1ª FASE: ATAQUE. Alimentos Permitidos e Primeiros Passos

DIETA DUKAN 1ª FASE: ATAQUE. Alimentos Permitidos e Primeiros Passos DIETA DUKAN 1ª FASE: ATAQUE Alimentos Permitidos e Primeiros Passos ÍNDICE Os Alimentos Autorizados Panqueca Dukan Os Adjuvantes Pode e não pode Conselhos do Dr. Dukan Recomendações para iniciar 03 07

Leia mais

Queijo cremoso e maionese Adicione a sanduíches, bagels, biscoitos e fruta

Queijo cremoso e maionese Adicione a sanduíches, bagels, biscoitos e fruta Adição de calorias e de proteínas à sua dieta Princess Margaret Increasing Calories and Protein in Your Diet - Portuguese Para pacientes com dificuldades em comer durante os tratamentos oncológicos Este

Leia mais

Elaboração de Cardápios

Elaboração de Cardápios Elaboração de Cardápios Junho 2013 1 Programa Mesa Brasil Sesc O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo.

Leia mais

E L R O R B ETSE SO L O R C FALAS O VAM

E L R O R B ETSE SO L O R C FALAS O VAM SOBRE COLESTEROL VAMOS FALAR COLESTEROL O nome colesterol vem do grego e significa cálculo biliar. Ele foi batizado pelo químico francês Michel Eugene Chevreul, em 1815. Presente nas gorduras animais,

Leia mais

Hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis

Hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis Hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis Fabrille Carneiro Corrêa Nutricionista CRN 08101589 E-MAIL: fabrillenut@ig.com.br Tel: 9877-6593 O QUE É SAÚDE? "Saúde é um estado de completo bem-estar físico,

Leia mais

Vida bem estar. Menu Semanal e Lista de Compras. Para uma alimentação saudável!

Vida bem estar. Menu Semanal e Lista de Compras. Para uma alimentação saudável! Vida bem estar Menu Semanal e Lista de Compras Para uma alimentação saudável! Vida bem estar Lista de Compras Lista de Compras Frutas Abacate Banana Maçã Tomate Frutas secas Damasco Banana Abacaxi Ameixa

Leia mais

CARNES. Estrogonofe acompanha arroz com ervilha fresca e cenoura. Carne de panela acompanha purê de batata e couve refogada

CARNES. Estrogonofe acompanha arroz com ervilha fresca e cenoura. Carne de panela acompanha purê de batata e couve refogada CARNES Carne de panela acompanha purê de batata e couve refogada Porção de 350 g (1 unid) 379 kcal 1584 kj 19 Carboidratos 32 g 11 Proteínas 33 g 44 Gorduras Totais 13 g 24 Gordura saturada 5,5 g 25 Fibra

Leia mais

MEDICINA PREVENTIVA HÁBITOS ALIMENTARES

MEDICINA PREVENTIVA HÁBITOS ALIMENTARES MEDICINA PREVENTIVA HÁBITOS ALIMENTARES HÁBITOS ALIMENTARES Hoje, em virtude da vida agitada, trabalho, estudo, família e outras inúmeras responsabilidades, todos ficam vulneráveis às doenças causadas

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Último Encontro: Vila Velha 1 Escolha dos temas a serem trabalhados. Tema de hoje: Oficina sobre alimentação saudável 1) Alimentos Alimentos construtores: fornecem proteínas

Leia mais

Conheça nosso ambiente de trabalho, Onde transformamos seus sonhos em realidade!

Conheça nosso ambiente de trabalho, Onde transformamos seus sonhos em realidade! Conheça nosso ambiente de trabalho, Onde transformamos seus sonhos em realidade! Aposte em você e Emagreça com Saúde! Cardápio Equilíbrio R$ 12,00 prato principal a base de peixes Atum- enlatado 1.Casquinha

Leia mais

18 RECEITAS FÁCEIS E SAUDÁVEIS PARA O SEU DIA A DIA. Fabiana Nanô

18 RECEITAS FÁCEIS E SAUDÁVEIS PARA O SEU DIA A DIA. Fabiana Nanô 18 RECEITAS FÁCEIS E SAUDÁVEIS PARA O SEU DIA A DIA Fabiana Nanô O que você encontrará neste ebook? Este ebook contém 18 receitas deliciosas para você fazer no dia a dia. São receitas fáceis de se preparar

Leia mais

ALIMENTOS EXTENSAMENTE AQUECIDOS

ALIMENTOS EXTENSAMENTE AQUECIDOS ALIMENTOS EXTENSAMENTE AQUECIDOS RECEITAS SALGADAS WAFFLE/PANQUECA SALGADO Ingredientes 1 xícara chá de Farinha de Trigo 1 xícara chá de leite de vaca integral 1 ovo de galinha inteiro 1 colher chá de

Leia mais

sal.final.qxp 06/06/02 1:35 Page 1

sal.final.qxp 06/06/02 1:35 Page 1 sal.final.qxp 06/06/02 1:35 Page 1 sal.final.qxp 06/06/02 1:35 Page 2 2 sal.final.qxp 06/06/02 1:35 Page 3 Sal Colecção: Princípios para uma Alimentação Saudável Edição: Direcção Geral da Saúde Alameda

Leia mais

Sugestão de Cardápio da Dieta Detox para 1 Semana

Sugestão de Cardápio da Dieta Detox para 1 Semana Sugestão de Cardápio da Dieta Detox para 1 Semana Preparamos essa versão em PDF do cardápio completo da Dieta Detox para uma semana, assim você poderá imprimir e ter todo o cardápio em suas mãos, facilitando

Leia mais

Muito obrigada por baixar nosso e-book. Quem somos?

Muito obrigada por baixar nosso e-book. Quem somos? Muito obrigada por baixar nosso e-book. É muito gratificante saber que nosso conteúdo pode inspirar as pessoas a alcançarem mais saúde, mais conhecimento e melhor qualidade de vida através da nutrição

Leia mais

II CONCURSO DE RECEITAS COM AZEITE DE OLIVA ESPANHOL

II CONCURSO DE RECEITAS COM AZEITE DE OLIVA ESPANHOL II CONCURSO DE RECEITAS COM AZEITE DE OLIVA ESPANHOL REGULAMENTO 1. O Azeite 1.1. O Azeite de Oliva Espanhol é produto fundamental para a dieta espanhola, sendo não apenas uma referência gastronômica,

Leia mais

PROTOCOLO ICMS 4, DE 30 DE MARÇO DE 2012

PROTOCOLO ICMS 4, DE 30 DE MARÇO DE 2012 PROTOCOLO ICMS 4, DE 30 DE MARÇO DE 2012 Publicado no DOU de 09.04.12 Altera o Protocolo ICMS 28/09, que dispõe sobre a substituição tributária nas operações com produtos alimentícios. Os Estados de Minas

Leia mais

CARDÁPIO FASE 1 - DEZEMBRO

CARDÁPIO FASE 1 - DEZEMBRO CARDÁPIO FASE 1 - DEZEMBRO PRIMEIRA SEMANA DIAS 30 1 2 3 4 COLAÇÃO suco de laranja lima suco de mamão suco de melão suco de maçã suco de melancia frango músculo frango músculo gema de ovo ALMOÇO inhame,

Leia mais

MANUAL DE DIETAS HOSPITALARES

MANUAL DE DIETAS HOSPITALARES MANUAL DE DIETAS HOSPITALARES TERESINA-PI SETEMBRO/11 1 ORIENTADORAS: Adriana de Azevedo Paiva Nutricionista, Doutora em Saúde Pública, Profa. da Disciplina Dietoterapia I da Universidade Federal do Piauí

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. Quarta-feira 03/06. Suco: laranja com beterraba Pão francês com queijo

EDUCAÇÃO INFANTIL. Quarta-feira 03/06. Suco: laranja com beterraba Pão francês com queijo CARDÁPIO JUNHO/05 Elaborado e aprovado por: Luiza Crozariol Campos Nutricionista CRN3 4488 Semana 0/06 0/06 03/06 04/06 05/06 Pão francês com Biscoito de leite com geleia com bolo de banana Bisnaguinha

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - JOINVILLE/SC CARDÁPIO CEI INTEGRAL Referente ao período: 05/05 a 30/05/2014 1.ª Semana

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - JOINVILLE/SC CARDÁPIO CEI INTEGRAL Referente ao período: 05/05 a 30/05/2014 1.ª Semana Cereal de milho com Pão de beterraba com requeijão ou doce de Lanche da tarde Jantar 1.ª Semana Pão fatiado integral com Cuca integral de banana doce de frutas ou doce de Ovo cozido com cheiro verde colorido

Leia mais

Cardápio 2 a 6 de maio

Cardápio 2 a 6 de maio 2 a 6 de maio 4 Segunda 5 Terça 6 Quarta 7 Quinta 8 Sexta Melão e maçã Salada de beterraba, e vagem cozidos Frango desfiado com e ervilha Purê de batata Mexerica Bolo de Salada de abobrinha preto Iscas

Leia mais

SUMÁRIO O QUE É...4 PREVENÇÃO...5 DIAGNÓSTICO...6 TRATAMENTO...7 ORIENTAÇÕES...8 ALIMENTAÇÃO CORRETA...9 OUTRAS DICAS...12 ATIVIDADE FÍSICA...

SUMÁRIO O QUE É...4 PREVENÇÃO...5 DIAGNÓSTICO...6 TRATAMENTO...7 ORIENTAÇÕES...8 ALIMENTAÇÃO CORRETA...9 OUTRAS DICAS...12 ATIVIDADE FÍSICA... 2 SUMÁRIO O QUE É...4 PREVENÇÃO...5 DIAGNÓSTICO...6 TRATAMENTO...7 ORIENTAÇÕES...8 ALIMENTAÇÃO CORRETA...9 OUTRAS DICAS...12 ATIVIDADE FÍSICA...14 FIQUE SABENDO...16 3 O QUE É A dislipidemia é o aumento

Leia mais

Grande Diploma. Diploma de Cozinha. Diploma de Confeitaria. Certificado de Confeitaria Básica. Certificado de Cozinha Iniciante

Grande Diploma. Diploma de Cozinha. Diploma de Confeitaria. Certificado de Confeitaria Básica. Certificado de Cozinha Iniciante 1 ano Grande Diploma 5.525.000 Diploma de Cozinha Diploma de Confeitaria Certificado de Cozinha Iniciante Certificado de Cozinha Básica Certificado de Confeitaria Básica Certificado de Confeitaria Intermediária

Leia mais

Registo Alimentar de 3 dias. Nota: Leia com atenção, e tente cumprir, os parâmetros de utilização.

Registo Alimentar de 3 dias. Nota: Leia com atenção, e tente cumprir, os parâmetros de utilização. Registo Alimentar de 3 dias Nota: Leia com atenção, e tente cumprir, os parâmetros de utilização. Parâmetros de Utilização: É necessário anotar tudo o que foi ingerido durante 3 dias representativos do

Leia mais

A diversificação não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses

A diversificação não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses Início da Diversificação A diversificação não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses Substituir uma refeição de leite por: Papa sem glúten ou sopa de legumes (antes dos 6 meses) Papa

Leia mais

Residência Saúde 2012. Nutrição Clínica. Discursiva C COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO D A. wwww.cepuerj.uerj.br ATIVIDADE DATA LOCAL

Residência Saúde 2012. Nutrição Clínica. Discursiva C COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO D A. wwww.cepuerj.uerj.br ATIVIDADE DATA LOCAL HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO C COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO D A Nutrição Clínica Discursiva Residência Saúde 2012 ATIVIDADE DATA LOCAL Divulgação do gabarito - Prova Discursiva 31/10/2011

Leia mais

Unidade Praia Data Colação Almoço Lanche Jantar Suco de melão Rosquinha de coco

Unidade Praia Data Colação Almoço Lanche Jantar Suco de melão Rosquinha de coco Suco de melão Rosquinha de coco 02/03 03/03 04/03 05/03 06/03 Suco de abacaxi Maçã Suco de maracujá com melão Pão francês com requeijão cremoso Opção: Pão francês com Becel Suco de acerola Biscoito cream

Leia mais

Comunicado de 1-9-2010 Aos Dirigentes Regionais, Supervisores de Ensino, Diretores de Escola e Professores O Secretário de Estado da Educação,

Comunicado de 1-9-2010 Aos Dirigentes Regionais, Supervisores de Ensino, Diretores de Escola e Professores O Secretário de Estado da Educação, Comunicado de 1-9-2010 Aos Dirigentes Regionais, Supervisores de Ensino, Diretores de Escola e Professores O Secretário de Estado da Educação, considerando o Acordo de Cooperação celebrado entre o Governo

Leia mais

WORKSHOP NATALICÍO DE COZINHA

WORKSHOP NATALICÍO DE COZINHA Inspirado na herança artística do edifício que o recebe, nasce um restaurante distinto que marca a diferença pelo seu conceito e pela forma hábil como eleva a escolha do cliente à criatividade dos Chef

Leia mais

O programa Meu Prato Saudável é um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia.

O programa Meu Prato Saudável é um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia. REVISTA ELETRÔNICA O programa Meu Prato Saudável é um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia. CEIA SAUDável e em conta chester ou peru?

Leia mais

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof Clique aqui http://emagrecaki.com.br/emagrecimentom Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof ÍNDICE Pasta & Feijões 3 Perú 4 O Roti Saudável 5 Massa De

Leia mais

PRÊMIO Dra. ANGEOLINA ROSSI FERREIRA CATEGORIA: TRABALHOS CIENTÍFICOS BEM VIVER 2013 HOMENAGEM AO DIA DO NUTRICIONISTA

PRÊMIO Dra. ANGEOLINA ROSSI FERREIRA CATEGORIA: TRABALHOS CIENTÍFICOS BEM VIVER 2013 HOMENAGEM AO DIA DO NUTRICIONISTA PRÊMIO Dra. ANGEOLINA ROSSI FERREIRA CATEGORIA: TRABALHOS CIENTÍFICOS BEM VIVER 2013 HOMENAGEM AO DIA DO NUTRICIONISTA APRESENTAÇÃO: O Prêmio Dra. Angeolina Rossi Categoria Trabalhos Científicos, foi criado

Leia mais

Anexo A. Descrição e especificação dos tipos de dietas de refeições confeccionadas

Anexo A. Descrição e especificação dos tipos de dietas de refeições confeccionadas Anexo A Descrição e especificação dos tipos de dietas de refeições confeccionadas I) As dietas abaixo referidas deverão cumprir com as especificações do anexo B (Capitações máximas dos alimentos de refeições

Leia mais

Chef Borges. Sugestão de consumo por pessoa. Carnes Brancas 150g. Carnes Vermelhas 150g. Peixes e Massas 200g. Arroz e Saladas 100g.

Chef Borges. Sugestão de consumo por pessoa. Carnes Brancas 150g. Carnes Vermelhas 150g. Peixes e Massas 200g. Arroz e Saladas 100g. Chef Borges Rotisserie Aqui tudo é saboroso e facilita a sua vida! Faça suas encomendas com antecedência mínima de 2 dias e com 5 dias para datas especiais. Ligue (16) 3610-8946 ou 99131-0600 de Segunda

Leia mais