Aplicação da Gestão de Projetos para o Gerenciamento de Incubadoras de Empresas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aplicação da Gestão de Projetos para o Gerenciamento de Incubadoras de Empresas"

Transcrição

1 Aplicação da Gestão de Projetos para o Gerenciamento de Incubadoras de Empresas Tema 4 : Modelos de Gestão Heitor Mansur Caulliraux André Valadares Resumo do artigo: Este artigo trata da aplicação da gestão de projetos como elemento de um modelo de gestão para incubadoras de empresas. Como resultado de um projeto conduzido pela Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro (REINC) em parceria com o Grupo de Produção Integrada GPI / COPPE / UFRJ foi desenvolvido um modelo de gestão e implementado em oito incubadoras no Estado do Rio. Esse artigo discute um dos elementos do modelo, que é a gestão de projetos. O artigo revê os principais conceitos associados ao tema discutido, através de uma breve revisão conceitual, descrevendo na seqüência a aplicação da gestão de projetos para as incubadoras. O artigo é concluído com uma avaliação crítica da aplicação da gestão de projetos para as incubadoras e indicações de possibilidades de desenvolvimentos futuros a partir desse estudo. Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos, Incubadoras de Empresas, Modelo de Gestão. Heitor Mansur Caulliraux, D.Sc. e André Valadares, M.Sc. Universidade Federal do Rio de Janeiro heitor.caulliraux@gpi.ufrj.br e andre.valadares@gpi.ufrj.br Endereço: Laboratório de Manufatura Integrada por Computador - LabCIM Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Centro de Tecnologia - CT Bloco I - Fundos do Bloco D Cidade Universitária - Ilha do Fundão Rio de Janeiro - RJ - Brasil Caixa Postal: CEP: Tel: Tel/Fax:

2 The Applicability of Project Management Techniques to Support Business Incubation Management Theme 4: Management models Heitor Mansur Caulliraux André Valadares Abstract: This article presents the use of project management techniques as an element of a management model for business incubators. As a main result from a project conduced by REINC (Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro) in partnership with GPI (Grupo de Produção Integrada) / COPPE / UFRJ, a management model was developed and thus implemented for eight business incubators from Rio de Janeiro. The article discusses one of the elements of this model, which is project management. The article revisits some main concepts regarding the subject of project management for business incubators. After that it presents a description of the implementation of project management techniques for them. The conclusion presents an evaluation of the applicability of the elements of project management and suggests some further developments. Keywords: Project Management, Business Incubation, Management Model Heitor Mansur Caulliraux, D.Sc. and André Valadares da Silva, M.Sc. Universidade Federal do Rio de Janeiro heitor.caulliraux@gpi.ufrj.br e andre.valadares@gpi.ufrj.br Endereço: Laboratório de Manufatura Integrada por Computador - LabCIM Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Centro de Tecnologia - CT Bloco I - Fundos do Bloco D Cidade Universitária - Ilha do Fundão Rio de Janeiro - RJ - Brasil Caixa Postal: CEP: Tel: Tel/Fax:

3 1 Introdução 1.1 Considerações iniciais O fomento ao empreendedorismo através do apoio ao desenvolvimento de novos negócios visando promover desenvolvimento econômico regional está entre os principais objetivos de organizações como a Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro (REINC) 1. Por essa razão a REINC tem empreendido esforços no sentido de estabelecer parcerias e realizar projetos que possam ampliar a capacidade das Incubadoras componentes da Rede, de apoiar o desenvolvimento de novos negócios com a maior chance possível de sucesso. Dentre esses, destacam-se os projetos relacionados ao desenvolvimento de um Modelo de Gestão para as incubadoras de Empresas do Rio de Janeiro. Modelo este que tem condições inclusive de servir como referência para o desenvolvimento de trabalhos semelhantes por outras redes de incubadoras no Brasil (REINC, 2001; ARANHA et al, 2002). Este artigo apresenta discussão baseada no último projeto conduzido pela REINC em parceria com a COPPE / UFRJ junto às Incubadoras de Empresas do Rio de Janeiro. Trata-se do desenvolvimento e implantação de um Modelo de Gestão para Incubadoras de Empresas, baseado em Indicadores de Desempenho e Gestão de Projetos, e apoiado por processos e ferramentas de software. As discussões de que trata esse artigo estão restritas ao elemento Gestão de Projetos e como suas técnicas podem ser aplicadas ao gerenciamento de Incubadoras de Empresas. A gestão de projetos tem despontado com grande força nos últimos anos como forma de realizar a estratégia e até de organizar e gerenciar a execução das principais operações de uma organização (KARTANO, 2001; KERZNER, 2001; KERZNER, 2002; COHEN & GRAHAN, 2002). Durante a realização do projeto que serviu de base para a redação desse artigo, concluiu-se que as incubadoras de empresas possuem características que as fazem semelhantes às organizações que podem se beneficiar do uso de técnicas associadas ao gerenciamento de projetos. Observou-se também que a implantação de um método de gestão de projetos para as incubadoras deveria obedecer a uma seqüência que respeite a capacidade e velocidade de mudança de cada organização, o que aponta para um esquema de melhorias incrementais, na lógica de um modelo de maturidade (IBBS & KWAK, 2000a, IBBS & KWAK, 2000b; KERZNER, 2002; KERZNER, 2001; ANDERSEN & JESSEN, 2003). Assim é que esse artigo explora os conceitos relacionados à Gestão de Projetos, Modelos de Gestão e Incubadoras de Empresas, e descreve a 1 Pode-se obter mais informações a respeito da REINC no site:

4 implementação da gestão de projetos como parte do modelo de gestão das incubadoras de empresas do Rio de Janeiro. 1.2 Objetivo do trabalho OBJETIVO GERAL Demonstrar a aplicação da gestão de projetos como elemento possível de um modelo de gestão para incubadoras de empresas OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever os principais conceitos que servem de base para o estudo; Descrever a aplicação da gestão de projetos para o gerenciamento de incubadoras de empresas no Rio de Janeiro; Apresentar os benefícios e limitações da aplicação da gestão de projetos para o gerenciamento de incubadoras de uma forma geral. 1.3 Método e visão geral do artigo Esse trabalho está fortemente baseado em observações realizadas durante a participação dos autores em um projeto realizado em conjunto com a Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro (REINC). Considerando que o projeto referido não foi planejado como um estudo de caso, o método de elaboração desse artigo também não será classificado como tal. Por outro lado não se poderá desprezar o fato de que o projeto é foi o principal motivador do estudo que aqui se apresenta. Esse artigo apresenta primeiramente uma revisão dos conceitos que servem de base para o estudo, a partir de uma revisão da literatura. Em seguida é apresentada uma descrição da forma como a gestão de projetos foi utilizada para apoiar o gerenciamento das incubadoras do Rio de Janeiro. É importante ressaltar que a revisão da literatura para cada assunto não se pretendeu exaustiva, mas suficiente para conferir ao leitor uma visão clara dos conceitos utilizados no texto. 2 Gerenciamento de projetos Será utilizada aqui a mesma abordagem utilizada por alguns autores, que é diferenciar as definições de projeto e de gerenciamento de projetos. Assim é que Kerzner (2002) define projeto como... um empreendimento com objetivo identificável, que consome recursos e opera sob pressões de prazos, custos e qualidade. Em seguida o autor descreve a gestão de projetos como... o planejamento, programação e controle de uma série de tarefas integradas de forma a atingir seu objetivo com êxito, para benefício dos participantes do projeto. Meredith & Mantel (2003) se baseiam no PMI (2002) para definir o projeto como... um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único.

5 O PMI (2002) avança definindo a gestão de projetos como... a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para projetar atividades que visem atingir os requerimentos do projeto. Levine (2002) utiliza uma abordagem diferente para definir de projeto, ao apresentar uma lista de suas principais características, que evidenciam a unicidade do projeto, o comportamento associado a um ciclo de vida, a existência de um orçamento e a dependência recursos, às vezes escassos, entre outros aspectos. Essas definições descrevem de forma bastante clara as principais características do projeto, e deixam também evidente a necessidade de uma gestão do projeto para que se possa alcançar seus objetivos de maneira satisfatória. Cabe ainda destacar que muitos são os autores que têm escrito a respeito das atividades e organização necessárias à gestão de projetos, dentre os quais pode-se citar Meredith & Mantel (2003), Cleland & Ireland (2002), Levine (2002) e Wysocki, Beck e Crane (1995). 3 Gerenciamento de portfólios de projetos Kartano (2001), que apresenta uma interessante visão histórica em seu artigo, indica que os... projetos existem há eras... mas que a gestão de projetos não é uma disciplina tão antiga. Seguindo nessa linha ele ainda informa que o gerenciamento de projetos como disciplina surgiu na década de 30. Desde então a gestão de projetos se desenvolveu muito e se tornou importante para organizações de todos os tipos e tamanhos (MEREDITH & MANTEL, 2003, KERZNER, 2002). Pode-se dizer que com o crescimento e a popularização da gestão de projetos e sua aplicação em um grande número de empresas com o passar do tempo, a experiência e o conhecimento dessa disciplina foram disseminando. A quantidade de projetos simultâneos em uma organização foi se tornando maior, tornando maior a necessidade de padronização, acompanhamento do desempenho, controle etc. Com o aumento do número de projetos em paralelo surge a questão a respeito de como avaliar o desempenho do conjunto de projetos, ao invés de cada projeto de forma individual (LEVINE, 2002), principalmente quando se considera a relação natural entre esses projetos e a estratégia da organização (COHEN & GRAHAN, 2002). Nesse contexto surge a gestão de portfólio projetos, como estilo de gestão que, de acordo com Levine (2002), busca tratar o conjunto de projetos de uma organização de forma integrada, buscando atender a metas de desempenho que estejam diretamente ligadas à estratégia da organização, ao invés de tratar cada projeto como um fim em si mesmo. Gareis (2000) reduz um pouco a importância da gestão de portfólio ao definir que o portfólio de projetos de uma organização é composto por todos os seus projetos.

6 De qualquer forma, essa mudança de foco (do projeto individual para o conjunto de projetos) aumenta a importância da seleção de projetos para composição do portfólio (EILAT, GOLANY e SHTUB, 2005; ARCHER e GHASEMZADEH, 1999, GRAVES E RINQUEST, 1996) enfatiza a necessidade de aderência entre o conjunto de projetos e a estratégia da organização (LEVINE 2002) e traz a necessidade de se gerenciar o portfólio através da interrupção de projetos existentes, do lançamento de novos projetos e da avaliação de desempenho do portfólio em relação à estratégia da organização (MORAES e LAURINDO, 2003, LEVINE, 2002). 4 Maturidade em gerenciamento de projetos A discussão de maturidade em gerenciamento de projetos tem sido apresentada com certas diferenças pelos diversos autores que escrevem sobre o assunto. A essência da discussão, no entanto, é que a maturidade em gerenciamento de projetos vem do esforço da organização em padronizar e melhorar suas práticas em gestão de projetos, buscando a disseminação da cultura e a melhoria contínua (KERZNER, 2002). Modelos de maturidade em gestão de projetos são propostos também com o objetivo de servirem como estrutura para a comparação (benchmarking) entre as práticas atuais em gestão de projetos de uma organização e o que for considerado como melhores práticas no mercado (IBBS e KWAK, 2000; HILLSON, 2001). As diferenças nas abordagens para a maturidade em gestão de projetos surgem basicamente na definição utilizada para maturidade (para aqueles autores que se dão ao trabalho de apresentar essa definição) e no conjunto de estágios a ser realizados pela organização em busca dessa maturidade. Ibbs e Kwak (2000a) definem a maturidade em gestão de projetos como... o nível de sofisticação das atuais práticas e processos de gestão de projetos de uma organização. Para Kerzner (2002) a maturidade em gestão de projetos é definida como... o desenvolvimento de sistemas e processos que são por natureza repetitivos e garantem uma alta probabilidade de cada um deles seja um sucesso. Gareis (2002) associa a maturidade em gestão de projetos à competência da organização para realizar os processos que ele afirma serem críticos para uma empresa orientada para projetos. Os modelos propostos também variam bastante no conjunto de fases propostas para se chegar à maturidade. A maioria fica em torno de quatro ou cinco fases, e a maioria define a última fase do modelo como um estágio em que a empresa alcança uma cultura de melhoria contínua de suas práticas, o que deveria evitar a estagnação e a obsolescência da maturidade alcançada. Os diferentes modelos podem ser verificados nos trabalhos de Ibbs e Kwak (2000b), Kerzner (2001), Hillson (2001), Gareis (2002). Revisando a literatura sobre o assunto, conforme apresentado nesse tópico, é possível concluir que a busca da maturidade em gestão de projetos já está

7 sendo anunciada por diversos autores, mas ainda não existe uma abordagem específica se destacando sobre as demais. Dado esse contexto e a recente ênfase que tem sido dada à gestão de projetos como de grande importância para o sucesso das organizações é possível afirmar que se pode esperar uma proposta de organização e padronização dessa discussão pelas organizações interessadas no avanço da disciplina de gestão de projetos. 5 Incubadoras de Empresas Aranha et al (2002) apresentam uma interessante descrição do nascimento dos programas de incubação no mundo. O movimento de construção dos programas de incubação de empresas começou a se desenvolver por volta da década de 50 nos Estados Unidos. O movimento teria nascido, a princípio, a partir de três movimentos, que foram o de condomínios de empresas, o de programas de empreendedorismo e o de investimentos em novas empresas de tecnologia. Desde então os programas de incubação se desenvolveram até o que vemos hoje, apesar de ainda guardarem características de seus três movimentos originais. No Brasil, o movimento de criação e desenvolvimento dos programas de incubação se iniciou em 1988 e até o ano de 2000 já contava com 135 incubadoras de empresas (REINC, 2001). No ano de 2002 esse número havia crescido para 150 incubadoras de empresas (ARANHA et al, 2002). Ainda com base em Aranha et al (2002) pode-se afirmar que os objetivos das incubadoras de empresas estão fortemente ligados ao desenvolvimento regional da comunidade onde estiverem inseridas. Isso sempre associado à convergência de objetivos com sua própria instituição mantenedora. A contribuição principal da incubadora de empresas para se atingir esses objetivos está na aproximação entre os desenvolvimentos acadêmicos / científicos e o ambiente empresarial, promovendo o desenvolvimento do empreendedorismo e levando à realização da inovação. 6 Modelos de gestão Considerando o fato de que a discussão nesse artigo passa pelo objeto modelo de gestão, do qual a gestão de projetos é apresentada como um dos elementos, cabe uma rápida discussão do conceito modelo de gestão visando nivelar o entendimento do mesmo. O termo modelo de gestão no contexto desse estudo já havia sido utilizado em 2001, quando se realizou o primeiro projeto para proposição de um modelo de gestão para incubadoras de empresas. Nesse caso o modelo de gestão era basicamente composto por processos e indicadores de desempenho (REINC, 2001) e o livro não trazia uma tentativa de definir o conceito modelo de gestão. O trabalho seguinte tratava da implementação do modelo de gestão proposto como um piloto para uma das incubadoras do Rio de Janeiro.

8 Nesse caso há uma tentativa de se definir o conceito modelo de gestão, e é apresentada uma perspectiva histórica dos chamados modelos gerenciais (GAZETA MERCANTIL, 2001 apud ARANHA et al, 2002). Para o termo modelo de gestão, apresentado nesse artigo, será utilizada a definição apresentada por Caulliraux e Proença (2004), segundo os quais o modelo de gestão é... uma representação idealizada sobre como deveria ser a realidade do funcionamento da gestão a ser efetivamente praticada. Os mesmos autores ainda procuram destacar que a expressão representação idealizada deve ser entendida como suficiente para que se entenda o como fazer, e não apenas uma referência genérica de requisitos a serem atendidos na gestão de uma organização. 7 A aplicação da gestão de projetos como elemento de um modelo de gestão para incubadoras de empresas Tendo sido cobertos os conceitos que vão servir de base para o entendimento e avaliação crítica das informações apresentadas nesse artigo, passa-se agora à descrição da aplicação da gestão de projetos como elemento do modelo de gestão para as incubadoras. Conforme mencionado anteriormente um dos principais resultados do projeto que serve de base para a elaboração desse artigo foi a proposição de um modelo de gestão para incubadoras de empresas (CAULLIRAUX et al, 2004). Segundo esse modelo de gestão, a gestão por projetos nas incubadoras deveria ser implementada considerando: A conversão dos processos de gestão da incubadora (REINC, 2001) em Projeto de Seleção, Projeto de Pré-incubação e Projeto de Incubação de empresas, com a elaboração e implantação de modelos de projetos; A definição de um conjunto de processos para a gestão dos projetos das incubadoras, tanto os projetos relacionados ao apoio às residentes quanto os projetos especiais, associados às iniciativas do BSC das incubadoras. Para proposição dos processos de gestão de projetos deveria ser tomado como referência o método proposto pelo PMI (PMI, 2002); A possibilidade de promover um incremento no nível de maturidade das incubadoras, considerando como referência o modelo de níveis de maturidade proposto como resultado do projeto (CAULLIRAUX et al, 2004:14-15). No início do projeto de desenvolvimento e implantação do modelo de gestão foram realizados cursos para capacitação de todos os envolvidos com o projeto. Esses cursos também foram utilizados para testar algumas dessas premissas e idéias. Quanto ao elemento gestão de projetos, no entanto, a equipe percebeu certa dificuldade, por parte dos representantes presentes, para converter os tradicionais processos das incubadoras (seleção, pré-incubação e incubação) em projetos.

9 Assim é que, com a conclusão da implementação do modelo para as diversas incubadoras que participaram do projeto foi possível se chegar a algumas conclusões, apresentadas a seguir. 7.1 Quanto à conversão de processos para projetos O gerenciamento por projetos foi aplicado para gestão das incubadoras de empresas com sucesso. Em todos os casos de implantação os modelos e processos foram implementados e os responsáveis se mostraram satisfeitos com as possibilidades trazidas pelos processos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos. Em todos os casos foram realizadas modificações nos modelos projetados para adaptação à realidade das incubadoras, mas todas as modificações eram pertinentes e não feriam a essência do modelo proposto. A Figura 1 apresenta um exemplo de modelo para um projeto de seleção de empresas para a incubação: Id Nome da tarefa Duração Predecessoras 0 Template de projetos de seleção 92 dias 1 1 Preparar o Edital 5 dias Avaliar edital anterior 5 dias Verificar as oportunidades de negócio (áreas de foco) 5 dias Redigir o documento do Edital 2 dias 3TT 5 2 Divulgar 17 dias Elaborar material 5 dias Confeccionar material 10 dias Distribuir material 2 dias Assessoria de imprensa 17 dias 10 3 Lançamento do edital 0 dias 8II 11 4 Retirada do Edital e entrevista 30 dias Receber propostas 30 dias 11II 13 6 Fim do período de recebimento de propostas 0 dias 12; Avaliar propostas 5 dias Divulgar pré-selecionados 1 dia Realizar curso 15 dias Apoiar ajustes do Plano de Negocios 15 dias Entrega do Plano de Negócio final 0 dias Avaliação 5 dias Apresentação ao Conselho 1 dia Seleção final 1 dia Fim da seleção para a pré-incubação 0 dias 21;20 Figura 1 - Exemplo de modelo de projeto de seleção (CAULLIRAUX et al, 2005) 7.2 Quanto à definição e implantação de processos de gestão de projetos De uma forma geral, o modelo foi implementado conforme planejado. Isso significa que todas as incubadoras implementaram processos de gerenciamento de projetos, adaptados para sua realidade. Esses processos permitem às incubadoras iniciar, planejar, executar, controlar e encerrar (conforme macro-processos de gerenciamento de projetos propostos pelo PMI (2002)) seus projetos de seleção, pré-incubação e incubação de empresas, bem como os projetos especiais (iniciativas) 23

10 necessários para se alcançar o desempenho planejado e descrito pela estrutura de indicadores e metas da incubadora. A Figura 2 mostra um exemplo de modelo de processo de gestão dos projetos de uma incubadora. Seleção Gestão da Carteira Empresas indicadas para a pré-incubação Metas para a seleção de pré-incubadas definidas Candidatos para pré-incubação Aprovar o candidato para a pré-incubação Candidato Aprovado Assinar Convênio de Pré-Incubação Planejar projeto de pré-incubação Template de Pré-Incubação MS Project Acompanhar e avaliar o projeto de pré-incubação MS Project Plano de Negócio elaborado Projeto de pré-incubação descontinuado Seleção Figura 2 - Exemplo de modelo de processo de gestão do projeto de pré-incubação (CAULLIRAUX et al, 2005)

11 7.3 Quanto à aderência entre a estrutura de gestão de projetos implementada e a estrutura de gestão de projetos proposta pelo PMI O método de gerenciamento de projetos desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI, 2002) foi tomado como referência para o projeto. A estrutura proposta pelo PMI (áreas de conhecimento e processos de gestão de projetos) pode ser representada pela Figura 3. No que tange aos processos de gerenciamento de projetos, pode-se dizer que todos os macro-processos propostos pelo PMI foram implementados pelo projeto. Atividades relacionadas a cada um dos macro-processos aparecem distribuídas entre os processos implementados nas incubadoras. Quanto às áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos pode-se dizer que as áreas implementadas foram: parte do Gerenciamento do Escopo, todo o gerenciamento do tempo, uma pequena parte do gerenciamento das comunicações, basicamente por conta dos processos de relato de desempenho e parte também pequena da área de gerenciamento da integração, por conta da execução do plano do projeto, entendendo que apenas parte do plano do projeto (a parte referente aos cronogramas) é gerenciado pelas incubadoras. A área de gerenciamento de custos foi parcialmente implementada por algumas incubadoras, mas apenas em alguns projetos, como os de seleção, e mesmo assim de forma pouco abrangente. Dessa forma considera-se que essa área não foi implementada. A Figura 3 mostra as áreas e processos do PMI considerados implementados pelo projeto.

12 Figura 3 - Processos e áreas do conhecimento implementadas pelo projeto (baseado em PMI, 2002) 7.4 Quanto ao enquadramento da gestão de projetos no modelo de gestão de incubadoras Conforme mencionado anteriormente, o modelo de gestão resultante do projeto de que trata esse artigo é composto por dois pilares principais, que são indicadores de desempenho e gestão de projetos. A Figura 4 mostra os elementos componentes do modelo de gestão proposto.

13 MGInc Gestão por Projetos Gestão por Indicadores Figura 4 - Modelo de gestão para incubadoras de empresas. Esquema (CAULLIRAUX et al, 2005) A gestão de projetos para as incubadoras de empresas, de acordo com esse modelo de gestão, se dá em dois pontos específicos. O primeiro é a gestão do que se poderia chamar de projetos finalísticos das incubadoras, que são seus projetos de seleção, pré-incubação e incubação, de acordo com os modelos de projetos e processos de gestão adaptados e implementados para cada caso. O segundo ponto de encaixe da gestão de projetos é na conexão com a estrutura de indicadores de desempenho. O projeto utilizou o Balanced Score Card (KAPLAN & NORTON, 1997) como referência para a gestão por indicadores. A estrutura proposta pelo BSC prevê a definição de iniciativas para se alcançar as metas estabelecidas para os indicadores de desempenho. Essas iniciativas, em muitos casos, podem ser organizadas e gerenciadas como projetos. Assim é que a gestão de projetos pode ser utilizada para planejamento e controle das atividades finalísticas da incubadora e para a realização de projetos estratégicos, voltados à melhoria do desempenho da incubadora. 7.5 Quanto ao processo de implantação da gestão de projetos para as incubadoras Apesar de a implantação da gestão de projetos descrita nesse artigo ter se dado no contexto de um projeto maior, de implantação de todo um modelo de gestão, os passos para implantação especificamente do elemento gestão de projetos poderiam ser os apresentados abaixo. Importante ressaltar que os passos indicados a seguir não se pretendem exaustivos, mas apenas uma referência para direcionar o planejamento desse tipo de projetos. Os passos seriam os seguintes: Gestão por Processos Ferramentas de Apoio 1. Identificação dos profissionais que seriam impactados pelas mudanças propostas;

14 2. Realização de capacitação nos conceitos da gestão de projetos, tomando como base o método de gestão de projetos selecionado como referência para o projeto; 3. Realização de capacitação nas ferramentas a serem utilizadas para implementação da gestão de projetos; 4. Elaboração de modelos de processos para gestão dos projetos. Esses processos precisam estar aderentes ao método de gestão de projetos selecionado e às especificidades de cada incubadora; 5. Elaboração de modelos de projetos finalísticos (seleção, pré-incubação e incubação); 6. Programação da implementação dos modelos juntamente com as incubadoras; 7. Implementação dos modelos de processos e projetos e das ferramentas de apoio. Nesse momento os modelos de processos e projetos deverão ser adaptados para a realidade de cada incubadora; 8. Acompanhamento e suporte temporário do funcionamento dos processos, projetos e ferramentas implementados. Deve considerar a possibilidade de realização de ajustes nos modelos e ferramentas. 8 Conclusão Considerando os objetivos (geral e específicos) apresentados no início desse trabalho (item 1.2), vale concluir o artigo com uma avaliação crítica da aplicação da gestão de projetos para as incubadoras de empresas. Primeiramente cabe dizer que a aplicação da gestão de projetos nesse caso (processos e modelos de projetos) tem entre seus benefícios a construção de uma referência estruturada de como se devem realizar as principais atividades da incubadora. Outro benefício percebido foi a possibilidade de apoiar o desenvolvimento de cada incubada com o foco necessário, com a utilização de instrumentos de acompanhamento e relato do desempenho no que tange às expectativas de tempo de incubação. A elaboração de um modelo de projeto de incubação também trouxe como vantagem a possibilidade de a incubadora construir uma referência de quais devem ser as etapas principais pelas quais a incubada deve passar para alcançar a maturidade necessária à graduação. Tratar a incubadora como uma gestora de um portfólio de projetos em que cada incubada corresponde a um projeto componente desse portfólio (CAULLIRAUX et al, 2004) traz a possibilidade de se utilizar os processos e técnicas inerentes a essa área da disciplina gestão de projetos. Nesse caso se aplicariam questões como o foco na seleção para composição do portfólio de projetos (incubadas) e o gerenciamento desse portfólio de maneira a refletir da melhor maneira possível a estratégia da incubadora, conforme visto no item 3, na parte de revisão conceitual desse trabalho. Ao se concluir esse projeto foi possível também se perceber certas limitações à aplicação da gestão de projetos. Essas limitações poderão em alguns casos

15 ser tratadas como oportunidades para desenvolvimento do estudo aqui apresentado. Uma das limitações diz respeito à integração entre a ferramenta de gestão de projetos e a ferramenta utilizada para gestão dos indicadores de desempenho. No caso do projeto aqui descrito essa integração era prevista e foi apenas parcialmente implementada. A principal dificuldade encontrada nesse caso diz respeito à definição de uma estrutura de métricas que pudessem ser extraídas automaticamente da ferramenta de projetos para a ferramenta de indicadores. Uma possibilidade de avanço a partir desse trabalho é a adaptação de métricas tradicionais de gerenciamento de projetos, como os índices de desempenho ligados à análise de valor agregado EVA (MEREDITH & MANTEL, 2003). Outra limitação mais evidente foi a utilização das ferramentas de gestão de projetos para gestão dos custos dos projetos finalísticos das incubadoras. É razoavelmente simples atribuir custos para projetos como os de seleção e mais evidente ainda a orçamentação e gestão de custos para os projetos de melhorias de indicadores (as iniciativas do BSC). No entanto foi encontrada razoável dificuldade para a gestão de custos de projetos que estão muito mais nas mãos da própria incubada (inclusive no que tange aos recursos utilizados) como é o caso do projeto de incubação. Uma possibilidade bastante interessante de avanço está ligada à implantação das demais áreas de conhecimento e processos do PMI. Dada a discussão de maturidade para gestão de projetos, apresentada na revisão conceitual no item 4, ficou claro pra equipe de projeto que não seria possível implementar todas as áreas de conhecimento sugeridas pelo PMI para utilização pelas incubadoras. Primeiramente cabe uma avaliação da aplicabilidade de cada área de conhecimento. Por exemplo, a incubadora pode concluir que seus próprios processos de compras estão mais bem desenvolvidos que os sugeridos pelo PMI na área de gestão de aquisições, decidindo assim não implementá-los. Por outro lado algumas áreas de conhecimento do PMI são interessantes para as incubadoras, mas não podem ser implementadas num primeiro momento exatamente por conta da necessidade de uma primeira estruturação trazida, por exemplo, pela implementação da gestão de tempo e de escopo. Fica assim uma indicação, para qualquer que pretender replicar esse modelo, de que é interessante escalonar as mudanças a serem implementadas para as incubadoras, permitindo o estabelecimento de um determinado ritmo de avanço em direção à implementação de todas as áreas identificadas como importantes para a incubadora. 9 Bibliografia A evolução dos modelos gerenciais (2002). Gazeta Mercantil. Disponível em: Acesso em:

Aplicação da Gestão de Projetos para o Gerenciamento de Incubadoras de Empresas

Aplicação da Gestão de Projetos para o Gerenciamento de Incubadoras de Empresas Aplicação da Gestão de Projetos para o Gerenciamento de Incubadoras de Empresas Número do item no qual se enquadra: 5.4. Promoção de Ambientes de Inovação / Parques Tecnológicos / Habitat de Inovação.

Leia mais

A Inovação Aprendizagem e crescimento dos funcionários treinando-os para melhoria individual, numa modalidade de aprendizagem contínua.

A Inovação Aprendizagem e crescimento dos funcionários treinando-os para melhoria individual, numa modalidade de aprendizagem contínua. Balanced Score Card A Tecnologia da Informação é considerada fundamental para os vários setores, tanto no nível operacional como estratégico. Muitas das razões para Tecnologia da Informação fazer parte

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA www.executivebc.com.br 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA O presente documento apresenta o modelo de implantação do sistema de gestão estratégica da

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos As organizações em torno do mundo estão implantando processos e disciplinas formais

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 2012. Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira

Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 2012. Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 12 Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira 1 DESAFIO PROFISSIONAL Disciplinas: Ferramentas de Software para Gestão de Projetos. Gestão de

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ

ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ INTRODUÇÃO Estratégia é hoje uma das palavras mais utilizadas

Leia mais

Introdução a Gerenciamento de Projetos Prof. MSc. Fábio Assunção

Introdução a Gerenciamento de Projetos Prof. MSc. Fábio Assunção Introdução a Gerenciamento de Projetos Prof. MSc. Fábio Assunção Um projeto é um esforço temporário realizado para criar um produto ou serviço único. Ou seja, é desenvolvido a partir de uma ideia, progredindo

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Anais do VIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI 2005 - FGV-EAESP

Anais do VIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI 2005 - FGV-EAESP Processos de Gestão de Incubadoras de s: As Melhores Práticas da Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro Juliana Calfa de Assis Graduando em Engenharia de Produção Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Marketing jurídico: desafios e oportunidades no Brasil Marco Antônio P. Gonçalves * Em março de 1999, o The New York Law Journal publicou o artigo How to Get Past Basic Promotion

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 2 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos (ref. capítulos 1 a 3 PMBOK) TC045 Gerenciamento de Projetos Sergio Scheer - scheer@ufpr.br O que é Gerenciamento de Projetos? Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas

Leia mais

O executivo ou especialista na área de marketing deve identificar três níveis de sistemas:

O executivo ou especialista na área de marketing deve identificar três níveis de sistemas: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EAD MÓDULO IV A EMPRESA COMO SISTEMA Para o estudioso na área de marketing trabalhar melhor o planejamento nas organizações, ele precisa conhecer a empresa na sua totalidade e

Leia mais

Aula 04 - Planejamento Estratégico

Aula 04 - Planejamento Estratégico Aula 04 - Planejamento Estratégico Objetivos da Aula: Os objetivos desta aula visam permitir com que você saiba definir o escopo do projeto. Para tal, serão apresentados elementos que ajudem a elaborar

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE

GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE O PMI e a Certificação PMP Visão Geral sobre o Modelo PMI APRESENTAÇÃO DO PMI O PMI - Project Management Institute é uma instituição sem fins lucrativos,

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos), com o Guia PMBOK 4ª Edição - PMI

Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos), com o Guia PMBOK 4ª Edição - PMI Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos), com o Guia PMBOK 4ª Edição - PMI 2010 TenStep Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos)

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Gerência de Projetos. O segredo para ter sucesso na implantação de Tecnologia da informação

Gerência de Projetos. O segredo para ter sucesso na implantação de Tecnologia da informação Gerência de Projetos O segredo para ter sucesso na implantação de Tecnologia da informação Introdução e Conceitos Conceitos importantes para o entendimento da disciplina O que é um projeto? Um projeto

Leia mais

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Sistemas de Informação Tecnologia em Desenvolvimento Web Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Sistemas

Leia mais

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria MBA Controladoria Controladoria O MBA Controladoria une a tradição do Ibmec em pesquisas avançadas em Administração, Economia e Finanças com a Controladoria. Com este embasamento, propõe-se desenvolver

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

1 - Como definir o Balanced Scorecard (BSC)?

1 - Como definir o Balanced Scorecard (BSC)? 1 - Como definir o Balanced Scorecard (BSC)? Conceitualmente, o Balanced Scorecard, também conhecido como BSC, é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos operacionais

Leia mais

PMI (PROJECT MANAGEMENT INSTITUT) A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS

PMI (PROJECT MANAGEMENT INSTITUT) A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS PMI (PROJECT MANAGEMENT INSTITUT) A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS Resumo Thomas Henrique Gris(G UEM) Flávia Urgnani (G-UEM) Hevilla Juliane Alto É(G-UEM) José Braz Hercos Jr(UEM) O estudo de

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes PROPOSTA TÉCNICA COMERCIAL Versão 2.0 Setembro de 2014 Agosto de 2008 Índice ÍNDICE...2 1. CONTEXTO...3 2. VISÃO, ESCOPO E ATIVIDADES DESTE PROJETO...5

Leia mais

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014.

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014. A importância da comunicação no gerenciamento de projetos de softwares: reflexões teóricas Lucas Krüger lucas_kruger-@hotmail.com Resumo: Esse artigo objetiva estudar a comunicação entre cliente e desenvolvedor

Leia mais

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE O modelo CMM Capability Maturity Model foi produzido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon (CMU), em Pittsburgh, EUA, por um grupo

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos Material utilizado nas aulas de Pós-graduação do Centro de Informática 2010.2

Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos Material utilizado nas aulas de Pós-graduação do Centro de Informática 2010.2 O que é um? s: Tradicional e/ou Ágil? Cristine Gusmão, PhD Tem início e fim bem determinados Things are not always what they seem. Phaedrus, Escritor e fabulista Romano O projeto é uma sequência única,

Leia mais

FACULDADE SENAC GOIÂNIA

FACULDADE SENAC GOIÂNIA FACULDADE SENAC GOIÂNIA NORMA ISO 12.207 Curso: GTI Matéria: Auditoria e Qualidade de Software Professor: Elias Ferreira Acadêmico: Luan Bueno Almeida Goiânia, 2015 CERTIFICAÇÃO PARA O MERCADO BRASILEIRO

Leia mais

Unidade I GERENCIAMENTO DE. Profa. Celia Corigliano

Unidade I GERENCIAMENTO DE. Profa. Celia Corigliano Unidade I GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI Profa. Celia Corigliano Objetivo Estimular o aluno no aprofundamento do conhecimento das técnicas de gestão profissional de projetos do PMI. Desenvolver em aula

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS

ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS PMO PROJETOS PROCESSOS MELHORIA CONTÍNUA PMI SCRUM COBIT ITIL LEAN SIX SIGMA BSC ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS DESAFIOS CULTURAIS PARA IMPLANTAÇÃO DANIEL AQUERE DE OLIVEIRA, PMP, MBA daniel.aquere@pmpartner.com.br

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Planejar as Aquisições Desenvolver o Plano de Recursos Humanos Planejar as Aquisições É o

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

Metodologias de Gestão de Projetos no Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) da Universidade Federal de Mato Grosso

Metodologias de Gestão de Projetos no Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) da Universidade Federal de Mato Grosso Metodologias de Gestão de Projetos no Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) da Universidade Federal de Mato Grosso INTRODUÇÃO GESTÃO DE PROJETOS; IMPORTÂNCIA DA GP PARA O CONTEXTO ATUAL DAS ORGANIZAÇÕES;

Leia mais

Wesley Vaz, MSc., CISA

Wesley Vaz, MSc., CISA Wesley Vaz, MSc., CISA Objetivos Ao final da palestra, os participantes deverão ser capazes de: Identificar e compreender os princípios do Cobit 5; Identificar e conhecer as características dos elementos

Leia mais

Análise de Processos do PMBOK em uma Fábrica de Software Um Estudo de Caso

Análise de Processos do PMBOK em uma Fábrica de Software Um Estudo de Caso Análise de Processos do PMBOK em uma Fábrica de Software Um Estudo de Caso Carlos Alberto Rovedder, Gustavo Zanini Kantorski Curso de Sistemas de Informação Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Campus

Leia mais

GUIA PMBOK PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GUIA PMBOK PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS ISSN 1984-9354 GUIA PMBOK PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS Emerson Augusto Priamo Moraes (UFF) Resumo Os projetos fazem parte do cotidiano de diversas organizações, públicas e privadas, dos mais diversos

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 14 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas

Leia mais

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SOFTWARE DE GESTÃO DE PROJETOS DOTPROJECT NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS MULTIMÍDIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SOFTWARE DE GESTÃO DE PROJETOS DOTPROJECT NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS MULTIMÍDIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD 1 UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SOFTWARE DE GESTÃO DE PROJETOS DOTPROJECT NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS MULTIMÍDIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD Serra, 05/2009 Saymon Castro de Souza Ifes saymon@ifes.edu.br

Leia mais

O Valor da TI. Introduzindo os conceitos do Val IT para mensuração do valor de Tecnologia da Informação. Conhecimento em Tecnologia da Informação

O Valor da TI. Introduzindo os conceitos do Val IT para mensuração do valor de Tecnologia da Informação. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação O Valor da TI Introduzindo os conceitos do Val IT para mensuração do valor de Tecnologia da Informação 2010 Bridge Consulting

Leia mais

Gestão Estratégica e o Balanced Scorecard

Gestão Estratégica e o Balanced Scorecard Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (http://www.trt23.jus.br) Gestão Estratégica e o Balanced Scorecard José Silva Barbosa Assessor de Planejamento e Gestão Setembro/2009 Objetivos Apresentar a

Leia mais

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa.

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Lillian Alvares Etimologia Vem do latim projectus que significa ação de

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS PÓS-GRADUAÇÃO 2013. DESAFIO PROFISSIONAL Módulo C

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS PÓS-GRADUAÇÃO 2013. DESAFIO PROFISSIONAL Módulo C MBA EM GESTÃO DE PROJETOS PÓS-GRADUAÇÃO 13 DESAFIO PROFISSIONAL Módulo C Ferramentas de Software para Gestão de Projetos Gestão de Custos Gestão de Aquisições e Contratações Autor: Prof. Dr. Valter Castelhano

Leia mais

Aula Nº 9 Gerenciamento de Recursos Humanos em projetos

Aula Nº 9 Gerenciamento de Recursos Humanos em projetos Aula Nº 9 Gerenciamento de Recursos Humanos em projetos Objetivos da Aula: Os objetivos desta aula visam tratar da identificação bem como do estabelecimento de uma estrutura organizacional apropriada ao

Leia mais

A ITIL e o Gerenciamento de Serviços de TI

A ITIL e o Gerenciamento de Serviços de TI A ITIL e o Gerenciamento de Serviços de TI A era da informação Informação, palavra derivada do verbo latim "informare", que significa "disciplinar", "ensinar", "instruir", juntamente com o seu significado

Leia mais

Introdução. Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e. Operação (execução).

Introdução. Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e. Operação (execução). Gestão de Projetos Introdução Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e Operação (execução). O projeto é uma atividade muito particular, cuja finalidade principal é dar origem

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Empreendedorismo Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. Planejar. Por quê?... 3 4. O Plano é produto do empreendedor... 4 5. Estrutura do Plano

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL

Curso de Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL Curso de Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Empresarial. OBJETIVO DO CURSO: O curso de

Leia mais

Oficinas de Integração 3

Oficinas de Integração 3 Oficinas de Integração 3 Introdução à Disciplina IF66J/S71 Oficinas de Integração 3 Eng. Computação Profs. João A. Fabro e Heitor S. Lopes.-Slide 1/32 Oficinas de Integração 3 Introdução (Ementa e Objetivos)

Leia mais

Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015. ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015. ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PÓS-GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015 ESPM Unidade Sul Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Educação Executiva:

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

UnG. As cinco funções do administrador são: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.

UnG. As cinco funções do administrador são: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. Balanced Scorecard Estratégia Michael Porter difundiu a ideia de que estratégia ou posicionamento estratégico consiste em realizar um conjunto de atividades distinto da dos competidores, que signifique

Leia mais

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC Lara Pessanha e Vanessa Saavedra A utilização de indicadores de desempenho é uma prática benéfica para todo e qualquer tipo

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA Análise e Desenvolvimento de Sistemas

FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA Análise e Desenvolvimento de Sistemas FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA Análise e Desenvolvimento de Sistemas Trabalho de Conclusão de Curso Regulamento (2013/01) Professor Responsável: Ms. Gerson Prando Santos, 17 de março de 2013. Versão

Leia mais

Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking

Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking Artigo Lean Seis Sigma e Benchmarking David Vicentin e José Goldfreind Benchmarking pode ser definido como o processo de medição e comparação de nossa empresa com as organizações mundiais best-in-class.

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

Gerenciamento de Projetos no Marketing Desenvolvimento de Novos Produtos

Gerenciamento de Projetos no Marketing Desenvolvimento de Novos Produtos Gerenciamento de Projetos no Marketing Desenvolvimento de Novos Produtos Por Giovanni Giazzon, PMP (http://giazzon.net) Gerenciar um projeto é aplicar boas práticas de planejamento e execução de atividades

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos

Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos Autor: Katia Melissa Bonilla Alves 1 Co-autores: Ricardo Wargas 2 e Tomas Stroke 3 1 Mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de

Leia mais

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Módulo 2 Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Origem do BSC Cenário Competitivos CONCORRENTE A CONCORRENTE C VISÃO DE FUTURO ESTRATÉGIA

Leia mais

INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO

INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO Paulo Mailson Vieira da Mota Graduando em Sistemas de Informação e Técnico em Informática, Analista de TI do SAAE de Iguatu-CE. Endereço

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Como Selecionar Projetos Seis Sigma

Como Selecionar Projetos Seis Sigma Como Selecionar Projetos Seis Sigma Cristina Werkema Etapas do processo de seleção A definição dos projetos a serem desenvolvidos pelos Black Belts e Green Belts é uma das atividades mais importantes do

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. O QUE É?

PLANO DE NEGÓCIOS. O QUE É? NE- CACT O Núcleo de Empreendedorismo da UNISC existe para estimular atitudes empreendedoras e promover ações de incentivo ao empreendedorismo e ao surgimento de empreendimentos de sucesso, principalmente,

Leia mais

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation.

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. O SoftExpert PPM Suite é a solução mais robusta, funcional e fácil para priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos, portfólios

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge 58 4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge No Brasil, as metodologias mais difundidas são, além do QL, o método Zopp, o Marco Lógico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Mapp da

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

GTI Governança de TI

GTI Governança de TI GTI Governança de TI Planejamento, implantação e gerenciamento da Governança de TI Governança de TI FERNANDES & ABREU, cap. 5 1 Implantação empreendimento de longo prazo. Requisitos básicos: Liderança

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1734 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1734 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR PRODUTO Impresso por: RODRIGO DIAS Data da impressão: 14/09/2012-16:47:15 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1734 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

VISÃO SISTÊMICA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA WEB

VISÃO SISTÊMICA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA WEB VISÃO SISTÊMICA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA WEB Rogério Fernandes da Costa Professor especialista Faculdade Sumaré rogerio.fernandes@sumare.edu.br Resumo: O presente estudo tem como objetivo abordar

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Unidade de Projetos de Termo de Referência para elaboração e desenvolvimento de Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Agosto de 2009 Elaborado em: 4/8/2009 Elaborado por: Apex-Brasil

Leia mais

Implementação rápida do modelo Balanced Scorecard (BSC) nas empresas de seguros

Implementação rápida do modelo Balanced Scorecard (BSC) nas empresas de seguros Implementação rápida do modelo Balanced Scorecard (BSC) nas empresas de seguros Uma evolução nos sistemas de controle gerencial e de planejamento estratégico Francisco Galiza Roteiro Básico 1 SUMÁRIO:

Leia mais