PowerCinema NE for Everio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PowerCinema NE for Everio"

Transcrição

1 PowerCinema NE for Everio Tutorial

2 Antes de Utilizar o PowerCinema...3 Ligar Everio ao PC...3 Desligar o Everio...4 Iniciar e Fechar o PowerCinema...5 Tutorial...6 Menu Principal...6 Procurar Vídeos...9 Procurar Imagens Copiar/Editar Cópia de Segurança Referência Menu Principal Controlo de Navegação Definições (Menu Principal) Definições (Copiar/Editar) Definições (Cópia de Segurança) Definições (Definições de Apresentação) Definições (Definições de Áudio) Definições (Assistente de Configuração) Definições (Acerca do PowerCinema NE for Everio) Procurar Vídeos Procurar Imagens Copiar/Editar Cópia de Segurança Acerca da Pasta da Cópia de Segurança Material de Referência FAQ Procurar Vídeos Copiar/Editar Cópia de Segurança Resolução de Problemas Informações que Deve Saber Glossário... 59

3 Antes de Utilizar o PowerCinema Ligar Everio ao PC Quando ligar Everio ao PC pela primeira vez, execute o seguinte para assegurar a ligação. 1 Inicie o seu PC Inicie o seu PC para executar em Windows. 2 Ligue o Everio Ligue um adaptador AC ao Everio e ligue a fonte de alimentação a uma tomada (Utilizar baterias enquanto fonte de alimentação pode provocar problemas inesperados como a perda de dados devido à redução do nível de electricidade). Ligue o Everio no modo de [Reprodução] para ligar o dispositivo. 3 Ligar Everio ao PC Ligue o PC ao Everio através de um cabo USB. Ligue o conector USB pequeno ao Everio. Ligue o conector USB rectangular ao PC. Consulte o Manual de Instruções do PC para mais informações acerca de onde ligar o conector USB.

4 4 Alterar Modos no Everio Seleccione [Ver do PC] no ecrã do Everio. Certifique-se que o PC reconhece o Everio como uma unidade de disco rígido externa. Nota: Pode levar vários minutos para que a unidade seja reconhecida. Nota: A imagem mostrada na figura da esquerda pode variar de acordo com o seu ambiente. Está agora preparado para utilizar o PowerCinema NE for Everio. Desligar o Everio 5 Remover o Everio do PC Clique no ícone de [Remoção Segura de Hardware] da barras de ferramentas do sistema. A partir da lista [Dispositivo USB de Armazenamento em Massa-Unidade (X:)], seleccione o dispositivo que representa o Everio. Nota: O nome "Everio" não irá aparecer na lista. Verifique a letra da unidade, que representa o Everio, e seleccione essa letra na lista. 6 Desligar o Everio Quando aparece a mensagem "O 'Dispositivo USB de Armazenamento em Massa' pode agora ser removido em segurança do sistema", pode remover o Everio do seu PC. Nota: Em vez de executar o acima descrito, pode desligar o PC e retirar o Everio. Contudo, num ambiente em que várias unidades de disco rígido e cartões de memória estão ligados, é mais seguro executar o procedimento em cima descrito.

5 Iniciar e Fechar o PowerCinema 1 2 Iniciar a Partir do PC Para utilizar o PowerCinema de forma independente sem ligar ao Everio, inicie o software clicando duas vezes no ícone do ambiente de trabalho ou seleccionando o software a partir do menu [Iniciar]. Iniciar Quando se Liga ao Everio Para iniciar o PowerCinema ao mesmo tempo que se liga o Everio, faça o seguinte: 1. Seleccione [Ver do PC] a partir dos itens apresentados quando o Everio está ligado através de um cabo USB Seleccione [Cópia de Segurança] a partir dos itens acima. 2. Clique no botão [Cópia de Segurança Direct] no Everio. Ao realizar um dos procedimentos mencionados acima, o PowerCinema vai abrir-se automaticamente para funcionamento. O PowerCinema também pode ser iniciado realizando o procedimento "Iniciar do PC"com o Everio ligado. 3 Fechar o PowerCinema Para fechar o PowerCinema, clique no ícone [x] no canto superior direito da janela. Se for necessário, realize o procedimento "Remover o Everio do PC." 4 Voltar a Ligar o Everio Para voltar a ligar o Everio e abrir automaticamente o PowerCinema, realize os procedimentos indicados em cima pela ordem indicada. Se não tiver removido o Everio do PC, clique duas vezes no ícone do ambiente de trabalho para iniciar o PowerCinema. O procedimento de arranque do PowerCinema a partir do próprio Everio só pode ser utilizado quando o Everio tiver sido removido do PC. 5 Funcionalidade de Abertura Automática A funcionalidade de abertura automática pode ser desligada nas definições do PowerCinema. Quando esta funcionalidade é desactivada, ligue o Everio ao PC através de um cabo USB, seleccione [Ver do PC] na página do Everio e clique duas vezes no ícone do ambiente de trabalho para abrir o PowerCinema.

6 Tutorial Menu Principal 1 Definições Permite-lhe definir as definições do ambiente para o PowerCinema. Normalmente, não tem de alterar estas definições já que estão configuradas automaticamente ao seu ambiente durante a instalação. 2 Descrição do Item Exibe uma descrição simples do item actualmente seleccionado.

7 3 Tutorial Abre este [Tutorial]. É necessária uma ligação à Internet para utilizar o Tutorial. 4 Procurar Vídeos Reproduz ficheiro de vídeo (extensão: TOD) a partir do Everio. 5 Procurar Imagens Reproduz ficheiros de imagem (extensão: JPG) do Everio.

8 6 Copiar/Editar Permite-lhe copiar ficheiros de vídeo e de imagem do Everio, ou editar estes ficheiros com a aplicação de software de edição de vídeo acompanhante (PowerDirector 5 Express NE). 7 Cópia de Segurança Cria cópias de segurança dos ficheiro de vídeo/ imagem do Everio.

9 Procurar Vídeos 1 Menu Principal Clique [Procurar Vídeos] PowerCinema permite-lhe procurar ficheiros de vídeo (extensão: TOD) a partir do Everio, dispositivos removíveis e discos rigidos de PC. Clique em [Procurar Vídeos] na página do Menu Principal. 2 Seleccionar Dispositivo para Procurar Página Clique na unidade e pasta que contém o ficheiro de vídeo que quer procurar. Nota: O Everio deve estar ligado ao PC através do cabo USB antes de procurar um vídeo a partir do Everio. Consulte a secção "Ligar Everio a um PC;em "Antes de Utilizar PowerCinema" para mais informações. 3 Página de Lista de Miniaturas Clicar numa miniatura de um vídeo fará com que o vídeo se reproduza, como exemplificado na "Página de Procura de Vídeo" em baixo.

10 4 Página de Procura de Vídeo During video play, moving the mouse cursor to the bottom left of the page will display a control box (Refer to the (Consulte a secção "Página de Procura de Ficheiro de Vídeo"em "Procurar Vídeos" de "Referência" para mais informações acerca das operações destes botões.) Ao clicar no botão [Parar] (quadrado) do lado esquerdo, parará a reprodução do vídeo e voltará à página da Lista de Miniaturas. 5 Página de Ordenação de Miniaturas Para alterar a ordem das miniaturas listadas, clique no botão [Ordenar por]. Pode especificar ordenar por nome de ficheiro ou data de criação de ficheiro. 6 Página de Filtro (1) Utilize o botão [Filtrar por] para seleccionar as miniaturas a serem exibidas. Clique no botão [Filtrar por], depois seleccione [Tudo], [Evento] ou [Data]. Seleccionar [Tudo] exibe todas as miniaturas. Seleccionar [Evento] exibe as miniaturas por eventos. Seleccionar [Data] exibe as miniaturas por data. Para utilizar o filtro de [Evento], os eventos devem estar definidos e registados no Everio previamente. * Consulte o Manual de Instruções do Everio para mais informações acerca de como definir eventos no Everio.

11 7 Página de Filtro (2) Seleccionar [Evento] irá mostrar uma lista dos itens de evento existentes. 8 Página de Filtro (3) Clique no botão [Nome de Item] de um evento exibe os botões [Tudo], [1], [2] e [3]. Seleccionar [Tudo] exibe todas as miniaturas independentemente do número do item seleccionado. Seleccionar [1], [2] ou [3] irá exibir as miniaturas pelo número afixado em cada tipo de evento. (Nota: Apenas eventos que existem podem ser exibidos.) *Cada evento Everio está afixado com um número respectivamente de 1 a 3. 9 Exibir a Página de Definição de Miniaturas Se seleccionar [Visualizar por] irá alterar o número de miniaturas exibidas na página.

12 Procurar Imagens 1 Menu Principal Clique [Procurar Imagens]. O PowerCinema permite-lhe procurar os ficheiros de imagem (extensão: JPG apenas (formato JPEG)) do Everio, num dispositivo amovível e no disco rígido do computador individualmente ou em dispositivos de imagens. 2 Seleccionar Dispositivo para Procurar Página Clique na unidade e pasta que contém o ficheiro que quer procurar. 3 Seleccione a Página da Pasta Ao clicar na pasta, os ficheiros de imagem serão exibidos contidos nas miniaturas.

13 4 Seleccione a Página da Miniatura Ao clicar numa miniatura da imagem, a imagem será exibida. 5 Página de Ordenação de Miniaturas Ao clicar no botão [Ordenar por] alterará a ordem das miniaturas listadas por nome ou data. 6 Página de Exibição de Imagem (1) O botão [Reproduzir] irá lançar uma apresentação de diapositivos de imagem com as imagens.

14 7 Página de Exibição de Imagem (2) O botão [Parar], pára a apresentação de diapositivos e volta à página da miniatura. Copiar/Editar 1 Menu Principal O PowerCinema permite-lhe copiar vídeos e imagens que tenham cópias de segurança num PC do Everio, num dispositivo amovível e PowerCinema, para uma pasta diferente no PC. Npta: A pasta de cópia de destino está especificada para uma localização predefinida, mas pode ser alterada a partir do menu de Definições (Consulte a secção da "Definições da Pasta de Destino de Cópia" em Definições (Copiar/Editar)" de "Referência"). 2 Seleccionar dispositivo do qual copiar/editar da Página Na página Seleccionar Dispositivo para [Copiar/Editar] da, seleccione a unidade ou pasta que contenha o vídeo ou imagem para copiar.

15 3 Seleccione a Página do Ficheiro Clique na caixa de verificação [quadrado) para marcar o ficheiro que quer copiar. Para desseleccionar o ficheiro, clique de novo na caixa de verificação. Ao clicar no botão [Copiar/Editar] serão apenas exibidos aqueles ficheiros seleccionados como miniaturas. 4 Seleccione a Página de Confirmação de Ficheiro Verifique que seleccionou os ficheiros correctos para copiar, depois clique no botão [Copiar Ficheiros]. Retirar as marcas de qualquer um dos ficheiros seleccionados irá exclui-los da cópia. Se precisar de adicionar mais ficheiros, utilize o botão [Anterior] (seta) para voltar à página anterior para seleccionar ficheiros. 5 Copiar Ficheiros Quando clica no botão [Copiar/Editar], aparece a caixa de diálogo [Preparado para Copiar]. Verifique que o destino correcto está seleccionado e depois clique no botão [Ok]. Se precisar de alterar o destino da cópia ou cancelar a operação da cópia, clique em [Cancelar].

16 6 Página de Cópia Quando se inicia a cópia do ficheiro, a barra de progresso é exibida. Para cancelar a cópia, clique em [Cancelar]. Nota: Pode levar algum tempo para a operação de cópia ser cancelada. 7 Acerca da Edição Avançada (Seleccione a Página de Confirmação de Ficheiro) Ao clicar no botão [Edição Avançada] na página de Confirmação do Ficheiro Seleccionado irá lançar o PowerDirector Express. O PowerDirect Express permite-lhe criar ficheiros de vídeo com música, narrativa, títulos e efeitos de transição. Nota: Quando utilizar o PowerDirect Express, recomendamos que primeiro copie todo o material do Everio para uma pasta de cópia de segurança, depois utilize o material na pasta de cópia de segurança para edição. 8 Página de Lançamento de PowerDirect Express Este é um exemplo da página de Lançamento do PowerDirector Express. Para mais informações acerca de como utilizar o PowerDirect Express, por favor consulte o ficheiro PDF instalado no seu PC.

17 9 Sobre Criar um Disco (Página de Selecção de Confirmação do Ficheiro) Clicando no botão [Criar Disco] na página de Selecção da Confirmação do Ficheiro no PowerProducer. Página Principal do PowerProducer Este é um exemplo da página 10 principal do PowerProducer. Para instruções acerca de como utilizar o PowerProducer, consulte o guia de utilizador no formato PDF instalado no seu PC.

18 Cópia de Segurança Esta funcionalidade permite-lhe criar cópias de segurança de ficheiros de vídeo/imagem a partir do disco rígido do Everio para um PC. Este processo de cópia de segurança copia apenas os ficheiros de vídeo/imagem recém gravados após a operação de cópia de segurança anterior. Os ficheiros originais de vídeo/imagem originais continuaram no disco rígido do Everio após a execução da cópia de segurança. Antes de começar, ligue o Everio ao PC através de um cabo USB. Também tem de configurar as definições da pasta de cópia de segurança do PC antes de executar a cópia de segurança. Se estiver a utilizar a mesma localização que o destino para a cópia de segurança, não tem de alterar as definições. Contudo, recomendamos que verifique o espaço livre disponível do destino. 1 Menu Principal Clique em [Cópia de Segurança] no Menu Principal. 2 Seleccione a Página da Unidade Clique na unidade de disco rígido do Everio [EVERIO_HDD] para a cópia de segurança. A unidade é exibida (dependendo do tamanho do disco rígido, pode levar algum tempo a concluir o processo).

19 3 Página de Inicio de Cópia de Segurança Aparece a caixa de diálogo de confirmação [Preparado para Cópia de Segurança]. Verifique a pasta de destino e clique no botão [OK]. Para alterar o destino da cópia de segurança, primeiro prima o botão [Cancelar], e, de seguida, prima o botão [Definições] para alterar o local. (Consulte a secção da"pasta da Cópia de Segurança" em "Definições (Cópia de Segurança)" na "Referência".) 4 Página de Processamento da Cópia de Segurança Inicia-se a Cópia de Segurança do Everio para o PC. O número de ficheiros para a cópia de segurança, bem como a barra de progresso são exibidos. Quando a cópia de segurança estiver concluída, clique no botão [Inicio] na parte superior esquerda da página para voltar ao Menu Principal. Para exibir ou reproduzir vídeos ou imagens dos quais tenham sido feitas cópias de segurança, clique no menu [Procurar Vídeos] ou [Procurar Imagens] e seleccione a pasta de cópia de segurança para visualizar os ficheiros.

20 Referência Menu Principal 1 Definições Permite configurar as definições do ambiente do PowerCinema. Normalmente, não tem de alterar estas definições já que estão configuradas de acordo com o seu ambiente durante a instalação. 2 Descrição do Item Apresenta uma descrição simples quando o cursor do rato é colocado em cima de um item. Tutorial

21 3 Tutorial É necessária uma ligação à Internet para utilizar o Tutorial. 4 Procurar Vídeos Reproduz ficheiro de vídeo (extensão: TOD) a partir do Everio. 5 Procurar Imagens Reproduz ficheiros de imagem (extensão: JPG) do Everio.

22 6 Copiar/Editar Permite-lhe copiar ficheiros de vídeo e de imagem a partir do Everio, ou editar estes ficheiros com o software de edição de vídeo acompanhante (PowerDirector 5 Express NE), ou criar um disco BD ou DVD com (PowerProducer 3 NE). 7 Cópia de Segurança Cópia de Segurança de ficheiros de vídeo/ imagem do Everio para o PC. Controlo de Navegação A Barra de Navegação presente no topo do ecrã consiste de vários botões utilizados para operar o PowerCinema. 8 Início Clique neste ícone para voltar à página do Menu Principal.

23 9 Anterior Clique neste ícone para voltar à página anterior. 10 Minimizar Minimiza a janela do PowerCinema. 11 Maximizar Maximiza a janela do PowerCinema (modo de ecrã completo).

24 12 Fechar Sai do PowerCinema. Definições (Menu Principal) 1 Menu Principal Escolha o modo [Definições]. Ao seleccionar [Definições] na página do Menu Principal apresenta a página de Definições do PowerCinema. *Normalmente, não tem de alterar estas definições já que estão configuradas de acordo com o seu ambiente durante a instalação. 2 Página modo [Definições] - Copiar/Editar Especifica a pasta de destino para copiar os dados gravados.

25 3 Página modo [Definições] - Cópia de Segurança Configura as definição da cópia de segurança para os dados gravados do Everio. 4 Página modo [Definições] - Definições de Apresentação Configura o [4:3] ou as definições de apresentação [16:9]. 5 Página modo [Definições] - Definições de Áudio Define as definições de áudio para o PowerCinema.

26 6 Página modo [Definições] - Definições do Assistente de Configuração Permite que configura as definições da apresentação e de áudio, e registe o produto. 7 Página modo [Definições] - Acerca do PowerCinema NE for Everio Mostra informações sobre a versão do PowerCinema. 8 Página modo [Definições] - Repõe Predefinições Repõe todas as definições nos seus valores originais configuradas na instalação do PoerCinema.

27 Definições (Copiar/Editar) 1 Página do Menu de Definições Clique no botão [Copiar/Editar]. 2 Página de Definições da Pasta de Cópia de Destino - Seleccionar a [Pasta de Cópia de Destino] Clique no item da pasta de cópia de destino e especifique a unidade e a pasta. 3 Página de Definições da Pasta de Cópia de Destino - Premir no Botão [Aplicar] Prima o botão [Aplicar].

28 4 Página de Definições da Pasta de Cópia de Destino - [Carregar Predefinições] Para repor as definições nos seus valores originais, prima o botão [Carregar Predefinições]. As Definições [Copiar/Editar] voltaram aos seus valores originais (aquando a instalação). Por predefinição é a pasta EverioCopy na pasta MyWorks. Definições (Cópia de Segurança) 1 Página do Menu de Definições Configura as definições da cópia de segurança para o material Everio (EVERIO_HDD/EVERIO_SD). Clique no botão [Cópia de Segurança]. 2 Pasta de Cópia de Segurança Especifique a unidade e a pasta de destino para a cópia de segurança. *Normalmente, não tem de alterar estas definições já que estão configuradas de acordo com o seu ambiente durante a instalação. A pasta prédefinida está definida para "CópiadeSegurançaEverio" na pasta dos MeusTrabalhos automaticamente criada na unidade que tenha o mais espaço livro disponível. Para alterar a unidade e pasta, clique na secção do item para seleccionar a pasta, de seguida prima o botão [Aplicar]. Consulte a explicação da operação em "Copiar/Editar"secção em"referência".

29 3 4 Execução Automática USB Carregar Predefinições Define a execução automática do PowerCinema através do botão de menu Everio. Activar: Activar execução automática. Desactivar: Desactiva execução automática. [Activar] está configurado como a definição prédefinido. Nota: Existem alguns poucos casos em que não está definido como [Activar]. Caso não esteja, seleccione [Activar] e depois prima o botão [Aplicar] para activar a execução automática. Quando está definida como [Activar], pode conseguir fazer as seguintes operações através do Everio. Para ver no PC: PowerCinema abre a apresenta o menu principal. Para executar uma cópia de segurança: PowerCinema abre no modo [Cópia de Segurança], que lhe permite executar uma cópia de segurança. Cópia de Segurança Direct: A funcionalidade [Cópia de Segurança Direct] do PowerCinema abre-se para iniciar automaticamente uma cópia de segurança. *Consulte o Manual de Instruções do Everio para mais informações. As Definições [Cópia de Segurança] irão repor os seus valores originais.

30 5 [Cancelar]/[Aplicar] Clicar no botão [Aplicar] para confirmar as definições. Para manter os valores anteriores à definição, sem confirmar as novas definições, clique no botão [Cancelar]. Definições (Definições de Apresentação) 1 Página do Menu de Definições Clique em [Definições de Apresentação]. Configura as definições de apresentação [4:3] ou [16:9]. Clique no botão [Definições de Apresentação]. 2 [Proporção do Ecrã] Seleccione [4:3] ou [16:9] para a proporção do ecrã. 4:3 16:9 Selecciona a apresentação [4:3]. Selecciona a apresentação [16:9 (Panorâmico)]. A [Apresentação Actualmente Utilizada] está predefinida como a proporção do ecrã. Nota: Quando a proporção de apresentação actualmente utilizada não é 4:3 nem 16:9, será seleccionada a proporção mais aproximada.

31 3 Tipo de Face A cor geral do PowerCinema pode ser seleccionada ou alterada para os seguintes cinco tipos. Azul Escuro, Azul, Roxo, Verde, Vermelho [Azul Escuro] está configurado como a cor predefinida. 4 Carregar Predefinições Os valores originais das [Definições de Apresentação] serão repostos. 5 [Cancelar]/[Aplicar] Clicar com o botão esquerdo do rato no botão [Aplicar] para confirmar as definições. Para cancelar as definições, clique com o botão esquerdo do rato no botão [Cancelar].

32 6 Efeitos Visuais O método de apresentação do PowerCinema pode ser alterado. Desligar: Desactiva [Efeitos Visuais]. Bom: Activa [Efeitos Visuais]. Óptimo: Activa [Efeitos Visuais] com uma funcionalidade de apresentação avançada. Auto: Define automaticamente o modo de apresentação apropriada para o seu PC. Normalmente, será seleccionado [Óptimo]. [Bom] está configurado como o método de apresentação predefinido. Nota: Estes itens só poder ser seleccionados quando estão disponíveis 128MB ou mais de VRAM. Nota: Para alguns modelos, seleccionar [Óptimo] ou [Auto] pode não atingir uma apresentação correcta. Para estes casos, seleccione [Bom] ou [Desligado].

33 Definições (Definições de Áudio) 1 Página do Menu de Definições Define as funcionalidades áudio do PC. Clique no botão [Definições de Áudio]. 2 3 Ambiente de Altifalantes Modo de Saída Define as opções de ambiente para as colunas, auscultadores e saída de áudio digital [SPDIF]. Auscultadores: seleccione quando estiver a utilizar os auscultadores SPDIF: seleccione quando estiver a utilizar saída de áudio digital 2 Colunas: seleccione quando estiver a utilizar colunas estéreo [Auscultadores] está configurado como a definição prédefinida. Especifica os efeitos áudio (processo áudio surround). Estéreo: Saída de som estéreo. Dolby Surround: Saída de Dolby Surround. [Estéreo] está configurado como a definição prédefinida.

34 4 Compressão de Amplitude Dinâmica Pode seleccionar uma das três opções. Escolha o apropriado para o seu ambiente de som. Ambiente Normal Ambiente Calmo Ambiente Ruidoso [Ambiente Normal] está configurado como a definição prédefinida. 5 Carregar Predefinições Os valores originais das [Definições de Áudio] serão repostos.+

35 Definições (Assistente de Configuração) 1 Página do Menu de Definições Clique no botão [Executar Assistente de Definições]. 2 Qual é a proporção do seu ecrã? Selecciona a proporção do ecrã. Seleccione ou [Normal (4:3)] ou [Panorâmico (16:9)]. Quanto tiver seleccionado a proporção do ecrã, clique no botão [Seguinte]. 3 Qual é o ambiente de colunas do seu computador? Seleccione o ambiente de altifalantes clicando num item. Auscultadores: seleccione quando estiver a utilizar os auscultadores SPDIF: seleccione quando estiver a utilizar saída de áudio digital 2 Colunas: seleccione quando estiver a utilizar colunas estéreo Quanto tiver seleccionado o ambiente de altifalantes, clique no botão [Seguinte].

36 4 Registo do Produto Introduza o seu primeiro e último nome, e o endereço de . Marque a caixa [Quero receber o Boletim da CyberLink] se quiser receber os boletins da CyberLink. Quanto tiver preenchido todos os campos, clique no botão [Seguinte]. 5 Configuração Completa Terminou a configuração. Clique no botão [Concluído].

37 Definições (Acerca do PowerCinema NE for Everio) 1 Acerca do PowerCinema NE for Everio Mostra informações sobre a versão do PowerCinema NE for Everio. Clique no botão [Acerca do PowerCinema NE for Everio]. 2 Página [Acerca] Para sair desta página, clique no botão [Recuar].

38 Procurar Vídeos 1 Menu Principal PowerCinema permite-lhe procurar ficheiros de vídeo (extensão: TOD) a partir do Everio, dispositivos removíveis e discos rigidos de PC. Clique em [Procurar Vídeos] na página do Menu Principal. 2 Botão [Seleccionar Dispositivo] É exibida uma lista de pastas de dispositivos e de cópia de segurança disponíveis. 3 Botão [Recuar] Volta ao Menu Principal.

39 4 Botão [Para Cima]/[Para Baixo] Prima este botão para subir ou descer na lista para exibir todos os dispositivos presentes na mesma. 5 Miniatura de Vídeo/ Index de Pasta Ecrã que exibe uma lista de pastas/ ficheiros vídeo e ficheiros de vídeo para procurar. Clique numa miniatura para procurar o vídeo.

40 6 Funcionalidade dos Botões [Ordenar Por] Se seleccionar [Ordenar por] irá alterar a ordem das miniaturas dos ficheiros de vídeo por nome ou data. [Filtrar Por] Se seleccionar [Filtrar Por] irá diminuir as miniaturas dos ficheiros pelo evento ou data especificado. Quando seleccionar [Evento] no [Filtrar por], os nomes dos eventos serão exibidos baseados nas informações do evento seleccionadas durante a gravação com Everio. Nota: Não se pode seleccionar ao mesmo tempo ambos os filtros. Nota: Consulte o Manual de Instruções do Everio para mais informações acerca de como utilizar os nomes dos eventos durante a gravação. Exemplo de filtros exibidos [Filtrar Por] [Tudo] [Evento] Tudo ANIVERSÁRIO SPORTS1 1 PARTY2 2 : 3 : Tudo [Data] Ano Mês [Visualizar Por] Se seleccionar [Visualizar por] irá alterar o número dos ícones das miniaturas exibidas. Nota: O número de itens seleccionados irá variar de acordo com as definições de resolução do ecrã.

41 7 Botão [Para Cima]/[Para Baixo] Exibe todos os ficheiros de pastas/vídeo da lista subindo e descendo na lista.

42 8 Pa gina de Procura do Ficheiro de Vídeo Esta página pode ser executada com os botões de controlo localizados na parte inferior esquerda da página. Parar Reproduzir Pausa Anterior Pára a reprodução do vídeo. Ao clicar neste botão irá voltar para a página de exibição da miniatura do vídeo. Reproduz o vídeo. Pausa reprodução do vídeo. Volta ao vídeo anterior. Retrocesso Avanço rápido Seguinte Aumentar o volume Retrocede o vídeo. Avança rapidamente o vídeo. Vai para o vídeo seguinte. Aumenta o volume do vídeo. Colunas ligadas/desligadas Reproduz sem som o vídeo. Baixar o volume Instantâneo Always On Top Diminui o volume do vídeo. É possível tirar uma fotografia (formato JPEG) do fotograma da imagem de vídeo actual e grava-a na pasta de "VídeoInstantaneo" na pasta das Minhas Imagens na pasta dos Meus Documentos. Janela de procura de vídeo será sempre exibida na frente de todos os outros programas. Para cancelar esta funcionalidade, clique duas vezes dentro da janela que reproduz o vídeo.

43 Procurar Imagens 1 Menu Principal Exibe imagens para procurar. O PowerCinema permite-lhe procurar os ficheiros de imagem (apenas em formato JPEG) do Everio, num dispositivo amovível e no disco rígido do computador individualmente ou em dispositivos de imagens. 2 Botão [Seleccionar Dispositivo] É exibida uma lista de pastas de dispositivos e de cópia de segurança disponíveis. 3 Botão [Recuar] Volta ao Menu Principal.

44 4 Botão [Para Cima]/[Para Baixo] Prima este botão para subir ou descer na lista para exibir todos os dispositivos presentes na mesma. 5 Miniatura de Imagem/ Index de Pasta Ecrã que exibe uma lista de pastas/ ficheiros de imagem e ficheiros de imagem para procurar. Clique numa miniatura para procurar uma imagem.

45 6 Funcionalidade dos Botões [Ordenar Por] Se seleccionar [Ordenar por] irá alterar a ordem das miniaturas dos ficheiros de imagem por nome ou data. [Filtrar Por] Se seleccionar [Filtrar Por] irá diminuir as miniaturas dos ficheiros de imagem pelo evento ou data especificado. ta: Apenas itens que existem podem ser exibidos. [Filtrar Por] [Tudo] [Data] Ano Mês [Visualizar Por] Se seleccionar [Visualizar por] irá alterar o número dos ícones das miniaturas exibidas. ta: O número de selecção dos itens irá variar de acordo com as definições de resolução do ecrã. 7 Botão [Para Cima]/[Para Baixo] Exibe todos os ficheiros de pastas/imagem da lista subindo e descendo na lista.

46 8 Página de Procura do Ficheiro de Imagem Parar Reproduzir/Pausa Pára a reprodução e volta à página da miniatura. As imagens são reproduzidas em dispositivos de imagens. Quando todas as imagens forem exibidas, volta à primeira imagem e continua a exibição. Pausa a exibição dos dispositivos. Anterior Retrocesso Avanço rápido Seguinte Exibe a imagem anterior. Pode retroceder rapidamente durante a reprodução de dispositivos de imagens. De cada vez que o botão é premido, a velocidade de reprodução será alterada de acordo. Pode avançar rapidamente durante a reprodução de dispositivos de imagens. De cada vez que o botão é premido, a velocidade de reprodução será alterada de acordo. Exibe a imagem seguinte.

47 Copiar/Editar 1 Menu Principal Faz uma cópia/edição do vídeo ou imagem. O PowerCinema permite-lhe copiar ficheiro de vídeo ou de imagens facilmente do Everio ou de um dispositivo amovível ligado ao PC, para o disco rígido do PC. Clique em [Copiar/Editar] no Menu Principal. 2 Botão [Seleccionar Dispositivo] É exibida uma lista de pastas de dispositivos e de cópia de segurança disponíveis. 3 Botão de [Definições] Define a Pasta de Cópia de Destino. (Consulte a secção de "Definições (Copiar/Editar)"para mais informações.)

48 4 Botão [Para Cima]/[Para Baixo] Prima este botão para subir ou descer na lista para exibir todos os dispositivos presentes na mesma. 5 Funcionalidade dos Botões [Ordenar Por]/[Filtrar por] Permite-lhe alterar a ordem dos ficheiros na lista e exibir os resultados da procura. *Consulte as secções [Procurar Vídeos]e[Procurar Imagens]para mais informações. [Seleccionar Tudo] (Exibido quando todos os ficheiros são seleccionados.) Selecciona a pasta actualmente seleccionada (ou dispositivo) ou todos os ficheiros. [Desselecciona Tudo] Desselecciona tos os ficheiros seleccionados na lista de ficheiro. [Adicionar Imagem] Passa para a página de selecção do ficheiro de imagem. [Copiar/Editar] Marcar a caixa de verificação do ficheiro irá activas os botões e voltar para a página de confirmação para os ficheiros seleccionados. [Definições] Altera a pasta de cópia de destino. *Consulte a secção "Definições (Copiar/Editar)"para mais informações.

49 6 Exibição da Lista de Ficheiros Esta é a página de selecção da pasta/ficheiro. Ao clicar numa secção de item o ficheiro será reproduzido. *Consulte as secções [Procurar Vídeos]e[Procurar Imagens]para mais informações. 7 Caixa de verificação Para seleccionar um ficheiro, clique na caixa de verificação apropriada para colocar uma marca de verificação. 8 Botão [Para Cima]/[Para Baixo] Utilize este botão para subir ou descer na página para exibir todas as pastas/ficheiros que não estejam presentes na área de procura.

50 9 Funcionalidade dos Botões [Copiar Ficheiros] Começa a copiar os ficheiros seleccionados. [Edição Avançada] PowerDirector Express importa o ficheiro seleccione para edição. [Criar Disco] O PowerProducer importa o ficheiro seleccionado para criar discos. [Definições] Especifica a pasta de cópia de destino. *Consulte a secção "Definições (Copiar/Editar)"para mais informações.

51 Cópia de Segurança 1 Menu Principal Faz cópias de segurança dos ficheiros de vídeo/fotografia facilmente a partir do Everio. Seleccione [Cópia de Segurança] no Menu Principal. 2 Seleccione Dispositivo na Página de Cópia de Segurança Exibe todos os dispositivos disponíveis para cópia de segurança. Clique em [Dispositivo para Cópia de Segurança]. 3 Preparado para Cópia de Segurança É apresentada a caixa de diálogo de confirmação [Preparado para Cópia de Segurança] e depois é apresentada a pasta de destino para guardar o ficheiro de cópia de segurança. [OK]: Inicia a cópia de segurança. [Cancelar]: Volta ao Menu Principal.

52 4 Ficheiros de Cópia de Segurança do Everio para o PC Quando a gravação inicia, o progresso é indicado na barra de progresso. [Cancelar]: Volta ao Menu Principal.

53 Acerca da Pasta da Cópia de Segurança A pasta da cópia de segurança é a pasta de destino onde o ficheiro da cópia de segurança é colocado quando utilizar a funcionalidade [Cópia de Segurança] no PowerCinema. O seguinte oferece informações acerca da pasta da cópia de segurança. 1 Página de Selecção de Execução de Dispositivo (Exemplo) Quando clica na pasta de cópia de segurança, são exibidos todos os ficheiros de vídeo (fotografia) incluídos na pasta de cópia de segurança. Normalmente, todas as pastas e ficheiros presentes na pasta de cópia de segurança são tratados colectivamente, por isso não tem de se preocupar. 2 Pasta Dentro da Pasta de Cópia de Segurança (Exemplo) É criada uma pasta em que o nome consiste de 12 caracteres alfanuméricos na pasta de cópia de segurança. As informações da pasta são exibidas no topo da página. Encontre o ficheiro alvo através das datas em que as pastas foram criadas. Uma pasta tem uma cópia de segurança na mesma pasta que contem todos os dados gravados após a formatação do disco rígido Everio ou cartão de memória SD. Os ficheiros de vídeo e de fotografia terão uma cópia de segurança em pastas diferentes. ta: Certifique-se de que formata o disco rígido integrado no Everio e o cartão de memória SD através do Everio. O ecrã esquerdo mostra um exemplo de uma pasta real dentro da pasta de cópia de segurança. Este exemplo apresenta a localização da pasta de cópia de segurança (nome da pasta: Cópia de Segurança do Everio) ao mostrar as pastas a partir da unidade onde está gravada.

54 Material de Referência FAQ Perguntas Os nomes das pastas ou dos ficheiros estão abreviadas ou não são apresentadas na sua totalidade. Não consigo ver o [Tutorial]. Como posso ver o [Tutorial] enquanto utilizo o software. Respostas Se o texto, como nos botões, não for apresentado na sua totalidade, se mover o cursor do rato sobre o botão verá apresentado o texto completo. Em alguns casos, o mesmo texto pode ser apresentado no topo da página. Para ver o [Tutorial], é necessária uma ligação à Internet. Se não conseguir estabelecer com frequência uma ligação à Internet, também é fornecido um ficheiro PDF do [Tutorial]. Pode transferir antecipadamente o ficheiro PDF no caso de a velocidade da sua ligação à Internet ser lenta. Pode encontrar o ficheiro PDF no mesmo local que o [Tutorial]. Se não conseguir estabelecer uma ligação constante à Internet, clique no [Tutorial] quando estiver ligado à Internet e, então, transfira o ficheiro PDF que é apresentado juntamente com o [Tutorial] para referência futura. Depois de premir um botão no Everio ou de escolher o menu USB, aparece a caixa de diálogo "O que quer que o Windows faça?" antes de o PowerCinema NE for Everio de abrir. Se conseguir estabelecer uma ligação constante à Internet, abra o [Tutorial] a partir do Menu Principal para lhe fazer referência enquanto utiliza o software. Não realize nenhuma operação nesta altura. Se o PowerCinema estiver a arrancar, aguarde até estar concluído antes de realizar qualquer operação.

55 Procurar Vídeos Perguntas Durante [Procurar Vídeos], aparece uma página preta durante vários segundos quando se passa ao ficheiro seguinte. Não consigo procurar um ficheiro de vídeo gravado com o PowerDirector 5 NE Express. Em que pasta é que os instantâneos são gravados? Respostas Pode demorar algum tempo sempre que se acede a um novo ficheiro. PowerCinema pode apenas reproduzir ficheiros de vídeo a partir do Everio (extenção: TOD). Quaisquer ficheiros reproduzidos com o PowerDirector devem ser lidos no PowerDirector para a procura. (excepto a extenção: TPD) Os Instantâneos (formato JPEG) são guardados na pasta "Instantâneos de Vídeo" na pasta "As Minhas Imagens" de "Os Meus Documentos." Não são apresentados itens de eventos quando se utiliza a funcionalidade [Filtrar por]. Pode copiar ou mover a pasta através de "O Meu Computador" ou do Explorador do Windows. Para ver eventos quando utiliza a funcionalidade [Filtrar por], os eventos têm de ser registados antecipadamente e têm de ser gravados no Everio. Consulte o Manual de Instruções do Everio para mais informações acerca de como definir eventos. Copiar/Editar Perguntas Pode especificar-se como destino de cópia qualquer outro dispositivo além da unidade de disco rígido do PC? A pasta de cópia de destino não é encontrada. Não é possível criar uma pasta de cópia de destino. Há alguma forma de criar uma cópia para algum suporte além da unidade de disco rígido? Respostas Não é possível especificar-se outro suporte de gravação como destino de um ficheiro copiado além da unidade de disco rígido do PC. Se estiver a utilizar uma unidade de disco rígido externa como destino para os ficheiros de cópia de segurança, quando realizar cópias de segurança verifique se é utilizada a mesma letra de unidade (por exemplo, E:, F:) utilizada anteriormente. Uma letra de unidade é uma letra atribuída para identificar um dispositivo de armazenamento (unidade). Uma única letra de A a Z é atribuída a um dispositivo. Quando se especifica uma nova pasta como destino, a pasta tem de ser criada antecipadamente no Windows. Pode criar uma cópia no Windows utilizando, por exemplo, o Explorador do Windows.

56 Cópia de Segurança Perguntas Qual a unidade que está seleccionada como destino para as cópias de segurança? A pasta de cópia de segurança de destino não é encontrada. Pode especificar-se como destino de cópia de segurança qualquer outro dispositivo além da unidade de disco rígido do PC? Definir uma unidade de disco rígido externa como destino das cópias de segurança. Não é possível criar a pasta de cópia de segurança de destino. Respostas A unidade de destino para os ficheiros de cópia de segurança é definida durante a instalação na unidade que tem uma maior quantidade de espaço livre. Pode alterar estas definições após a instalação. Se seleccionar [Preferências de Instalação], pode definir o destino durante a instalação. Isto pode ocorrer se estiver a utilizar uma unidade de disco rígido externa como destino para os ficheiros de cópia de segurança e a letra de unidade (por exemplo, E:, F:) é alterada sempre que se estabelece uma ligação. Verifique se tem definida a mesma letra de unidade (por exemplo, E:, F: ) que a utilizada anteriormente quando realizar uma cópia de segurança. A localização da cópia de segurança de destino pode ser alterada em [Definições]. No entanto, não é possível especificar-se outro destino como local para os ficheiros de cópia de segurança além da unidade de disco rígido do PC. Existem alguns casos em que não é possível especificar-se uma unidade de disco rígido externa, por exemplo, quando se abre o PowerCinema sem utilizar um disco rígido externo depois de se especificar essa unidade como destino da cópia de segurança (ou do comando Guardar). Nesse caso, reinicie o PowerCinema com a ligação estabelecida à unidade de disco rígido externa. Quando se especifica uma nova pasta como destino, a pasta tem de ser criada antecipadamente no PC. O PowerCinema só lhe permite especificar uma pasta que já está criada.

57 Resolução de Problemas Perguntas Não há resposta quando se prime um botão. O gravador não existe ou não é encontrado. Não há espaço livre disponível na unidade de disco rígido. O processo de cópia é lento. Quando procuro um vídeo, a imagem de vídeo pára ou não é reproduzida suavemente. Não abre automaticamente. Respostas O software pode não dar qualquer resposta enquanto aguarda uma resposta da unidade de gravação. Nesse caso, espere até o processo estar concluído. Certifique-se de que clica apenas uma vez no botão. Apesar de parecer que não há qualquer processo em curso, o processo pode realmente estar em andamento. Aguarde até o processo estar concluído, o que pode demorar até 10 minutos. Quando existem várias unidades de gravação (incluindo uma unidade de CD) ligadas no seu ambiente, a unidade de disco pretendida pode não estar especificada como a unidade de gravação alvo. Se tiver ligada mais de uma unidade de gravação, incluindo as unidades incorporadas, verifique as definições da unidade antes de realizar um processo de gravação. Quando estiver a executar uma cópia de segurança ou uma cópia, deve ter disponível o espaço equivalente ao tamanho a ser copiado no disco rigido onde a pasta de destino se situa. Quando existem vários ficheiros com o mesmo nome na pasta de cópia de destino, demora algum tempo a mudar os nomes desses ficheiros. Recomendamos que especifique uma nova pasta como destino quando utilizar esta funcionalidade. Mude [Efeitos Visuais] em [Definições] para [Bom] ou [Desligado]. Consulte a secção "Definições de Apresentação" em "Referência" para mais informações. Isto pode ainda ocorrer quando a capacidade de processamento do PC é fraca. Se a opção de abertura automática estiver definida para [Não], altere esta definição para [Sim]. Se estiver definida para [Sim] mas não abrir automaticamente, volte a seleccionar [Definições] e repita o procedimento de configuração.

58 Informações que Deve Saber Informações Espaço de Trabalho Tamanho máximo de um único ficheiro de vídeo e tempo de gravação Processo de cópia e funcionalidade de renomeação Modo de Suspensão VRAM e apresentação 3D Desempenho do PC e desempenho gráfico Descrição Quando se cria um DVD, deve ter disponível espaço livre na unidade de disco rígido do PC a utilizar como um espaço de trabalho onde podem ser gerados os dados que vão ser gravados. O tamanho máximo permitido num ficheiro gravado no Everio é de 4 GB. O tempo de gravação deste único ficheiro é aproximadamente de 18 minutos. Não podem existir ficheiros com nomes idênticos dentro da mesma pasta. Por isso, um ficheiro que tenha um nome que já exista é renomeado antes de ser gravado. Será anexado um número ao nome destes ficheiros, como "_1", "_2"... a seguir ao nome original do ficheiro. Quando o PowerCinema não é utilizado durante um determinado tempo, pode entrar em modo de suspensão devido às definições do PC. Neste caso, as definições que não permitem alimentação de energia aos dispositivos externos podem provocar problemas quando se retoma o programa a partir do modo de suspensão. Certifique-se de que não desactiva a alimentação de energia aos dispositivos externos. A interface gráfica pode ser apresentada em 3D se o tamanho de VRAN for de 128MB ou mais. Esta funcionalidade pode não estar disponível ou pode comportar-se de forma inadequada em determinados PCs. Nesse caso, seleccione [Bom]. O vídeo ou as imagens podem não ser reproduzidos de forma suave em determinados ambientes de PC. Mesmo que seja este o caso, não terá qualquer efeito no disco DVD criado.

59 Glossário Glossário Dolby Digital SPDIF Dolby Surround FAT32 Caixa de Diálogo Barra de Progresso GB, MB VRAM Letra de Unidade Clicar Miniatura Dispositivo PC Botão de Tamanho do Ecrã Apresentação de Ecrã Completo Ícone da Espiral Descrição Um formato de áudio comprimido altamente eficaz desenvolvido pela Dolby Laboratories. Norma de interface para ligação de dispositivos de áudio digitais como CD e MD. A passagem e recepção de dados é tratada por sinais digitais, o que evita qualquer degradação do áudio original. Um método de som surround desenvolvido pelo Dolby Laboratories. Um formato de disco. Um disco FAT32 pode armazenar ficheiros que tenham até 4GB cada. Uma janela de apresenta mensagens. Deve seguir as instruções indicadas numa caixa de diálogo e fechar esta janela para poder continuar. Uma barra semelhante a um gráfico de barras utilizada para indicar o grau do progresso. Abreviatura de "gigabyte" e "megabyte." 1MB é aproximadamente 1 milhão de bytes. 1GB é aproximadamente 1 milhão de milhões de bytes. RAM utilizada para armazenar gráficos. Em alguns casos, é atribuída uma secção na memória principal. Uma letra de unidade é uma letra atribuída para identificar um dispositivo de armazenamento (unidade). Uma única letra de A a Z é atribuída a um dispositivo. Acção de pressão de um botão ou um item no ecrã utilizando o rato. A palavra "clique" utilizada nas instruções indica uma só pressão do botão esquerdo do rato. Uma apresentação pequena ou reduzida da imagem real. Equipamento ligado ao PC. Aqui, este termo refere-se a dispositivos de armazenamento, tais como um disco rígido ou um cartão de memória. Abreviatura de "computador pessoal". Um botão quadrado apresentado no canto superior direito do ecrã do PC. Este botão é utilizado para alternar o ecrã entre ecrã completo e janela. Para ver um ecrã ou uma página na sua totalidade. No arranque do PowerCinema, a predefinição é a de apresentação de ecrã completo. Um ícone apresentado no centro do ecrã com a forma de uma espiral. Quando este ícone é apresentado, aguarde que o processo esteja concluído. Este ícone pode permanecer inalterado durante vários minutos.

Capítulo 1: Introdução

Capítulo 1: Introdução Capítulo 1: Introdução 1.1 Conteúdo da embalagem Quando receber a sua TVGo A03, certifique-se que os seguintes itens se encontram na embalagem da Mini Super TV USB. TVGo A03 CD do controlador Controlo

Leia mais

Português. Câmara digital. Manual do utilizador

Português. Câmara digital. Manual do utilizador Português Multi-funções Câmara digital Manual do utilizador ii ÍNDICE Identificação dos componentes... 1 Ícones existentes no LCD... 2 Preparação... 2 Introduzir as baterias... 2 Introduza o cartão SD/MMC...

Leia mais

Bem-vindo! Mustek Systems, Inc.

Bem-vindo! Mustek Systems, Inc. Bem-vindo! Mustek Systems, Inc. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As empresas, nomes e dados utilizados nestes exemplos são fictícios, a menos que o

Leia mais

Instalação. Conteúdos da embalagem

Instalação. Conteúdos da embalagem Este Guia de Início Rápido fornece linhas de orientação para instalar e utilizar a IRISPen. Para mais informações acerca de todas as funcionalidades da IRISPen, consulte o Manual do Utilizador completo

Leia mais

Podium View TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Portugués

Podium View TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Portugués Podium View TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Portugués Índice 1. Introdução... 2 2. Requisitos do Sistema... 2 3. Instalar Podium View... 3 4. Ligação ao Hardware...

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES OBRIGADO por ter adquirido a aplicação ClickFree Backup. Estas instruções foram reunidas para o ajudar a utilizar o produto, mas de um modo geral esperamos que

Leia mais

Características da Câmara de Look 312P. Instalar a Câmara de Look 312P

Características da Câmara de Look 312P. Instalar a Câmara de Look 312P Características da Câmara de Look 312P 1 2 3 Objectiva Focagem manual através do ajuste da objectiva Bolsa Pode colocar o cabo na bolsa. Corpo dobrável Pode ajustar a Look 312P em diferentes posições.

Leia mais

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Português Europeu

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Português Europeu Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Português Europeu Índice 1. Introdução... 2 2. Requisitos do Sistema... 2 3. Instalar Ladibug... 3 4. Ligação ao Hardware...

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO DO SCANSNAP S300

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO DO SCANSNAP S300 GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO DO SCANSNAP S300 Pag 1 Leia este guia antes de ligar o scanner ao PC Este documento descreve a instalação e a configuração do scanner ScanSnap S300 da Fujitsu. Este guia disponibiliza-lhe

Leia mais

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Instalação e Actualização do Windows 8.1 Actualizar o BIOS, aplicações, controladores e executar o Windows Update Seleccionar o tipo de instalação Instalar

Leia mais

Manual de Funcionamento do EasyMP. Projector Multimídia. PowerLite 826W PowerLite 825 PowerLite 85

Manual de Funcionamento do EasyMP. Projector Multimídia. PowerLite 826W PowerLite 825 PowerLite 85 Manual de Funcionamento do EasyMP Projector Multimídia PowerLite 826W PowerLite 825 PowerLite 85 Índice Geral 2 Introdução Utilizar o projector de uma forma eficaz........................ 6 Enviar Imagens

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows 4 Passo

Leia mais

IRISPen Air 7. Guia rápido. (Windows & Mac OS X)

IRISPen Air 7. Guia rápido. (Windows & Mac OS X) IRISPen Air 7 Guia rápido (Windows & Mac OS X) Este Guia rápido do utilizador ajuda-o a dar os primeiros passos com o IRISPen Air TM 7. Leia este guia antes de utilizar o scanner e o respetivo software.

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Do que necessita 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Procurar actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows

Leia mais

Manual do Utilizador. Nero Recode. www.nero.com

Manual do Utilizador. Nero Recode. www.nero.com Manual do Utilizador Nero Recode www.nero.com Informações sobre copyright e marcas comerciais O Manual do Utilizador do Nero Recode 2 e o software Nero Recode 2 estão protegidos por direitos de autor e

Leia mais

Guia de funcionamento do projector em rede

Guia de funcionamento do projector em rede Guia de funcionamento do projector em rede Tabela de conteúdos Preparação...3 Ligar o projector ao seu computador...3 Ligação sem fios (para alguns modelos)... 3 QPresenter...5 Requisitos mínimos do sistema...5

Leia mais

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Índice 1. Introdução... 2 2. Requisito do Sistema... 2 3. Instalar Ladibug... 3 4. Ligação... 6 5. Iniciar a utilização do Ladibug...

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

Controlo remoto HP Media (somente em alguns modelos) Manual do utilizador

Controlo remoto HP Media (somente em alguns modelos) Manual do utilizador Controlo remoto HP Media (somente em alguns modelos) Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registadas da Microsoft Corporation

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Manual do utilizador Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation

Leia mais

Perguntas Frequentes para o Transformer TF201

Perguntas Frequentes para o Transformer TF201 Perguntas Frequentes para o Transformer TF201 PG7211 Gerir ficheiros... 2 Como acedo aos meus dados armazenados no cartão microsd, SD e dispositivo USB?... 2 Como movo o ficheiro seleccionado para outra

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

9 (build 9.6) Guia do Usuário. Nota importante sobre o conteúdo deste guia

9 (build 9.6) Guia do Usuário. Nota importante sobre o conteúdo deste guia 9 (build 9.6) Guia do Usuário Nota importante sobre o conteúdo deste guia O guia do usuário completo do IRISPowerscan está disponível em inglês, francês e alemão. As versões deste guia do usuário em outros

Leia mais

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG Início Rápido Nero BackItUp Ahead Software AG Informações sobre copyright e marcas comerciais O manual do utilizador Nero BackItUp e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas comerciais Este manual e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG. Todos

Leia mais

MANUAL DO WEBCAM STATION EVOLUTION

MANUAL DO WEBCAM STATION EVOLUTION MANUAL DO WEBCAM STATION EVOLUTION ÍNDICE Clique em qualquer título deste índice para avançar até à secção correspondente Hercules Webcam 1. INTRODUÇÃO... 3 2. AJUSTAR O MICROFONE E A IMAGEM... 4 3. VISUALIZAÇÃO

Leia mais

Manual do Usuário ICCTAB 705B/W/P

Manual do Usuário ICCTAB 705B/W/P Manual do Usuário ICCTAB 705B/W/P 1. Introdução ao Tablet PC 1.1 Diagrama geral do Tablet PC Diagrama Frontal: Figura 1-1. Diagrama Lateral: Figura 1-2 Diagrama Traseiro: Figura 1-3 1.2 Tablet PC - Uso

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DO SCANNER

MANUAL DO UTILIZADOR DO SCANNER MANUAL DO UTILIZADOR DO SCANNER Capítulo 1: Iniciação da digitalização Capítulo 2: A caixa de diálogo TWAIN Apêndices Índice 2 Iniciação da digitalização Get (Acquire) and Use the Scan Dialog Box... 3

Leia mais

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation

Leia mais

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Instalação e Actualização do Windows 8.1 Actualizar o BIOS, aplicações, controladores e executar o Windows Update Seleccionar o tipo de instalação Instalar

Leia mais

Software Manual SOFTWARE

Software Manual SOFTWARE Software Manual 1 Conteúdo 1. Transferir e instalar o software de controladores & ferramentas 2. O menu de contexto 3. O menu de configuração (XP) 3.1 Separador Main setting (Configurações Principais)

Leia mais

7. Gestão de ficheiros em X Window. 7.1. O Konqueror

7. Gestão de ficheiros em X Window. 7.1. O Konqueror 7. Gestão de ficheiros em X Window 7.1. O Konqueror 1 O Konqueror O ambiente gráfico KDE do Linux possuí um programa, denominado Konqueror (Figura 1.95), que além de ser um navegador Web, é também um gestor

Leia mais

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização Archive Player Divar Series pt Manual de Utilização Archive Player Índice pt 3 Índice 1 Introdução 4 2 Operação 5 2.1 Iniciar o programa 5 2.2 Conhecer a janela principal 6 2.3 Botão Abrir 6 2.4 Vistas

Leia mais

QL-500 QL-560 QL-570 QL-650TD QL-1050

QL-500 QL-560 QL-570 QL-650TD QL-1050 QL-500 QL-560 QL-570 QL-650TD QL-1050 Manual de instalação do software Português LB9155001 Funcionalidades P-touch Editor Controlador da impressora P-touch Address Book (apenas Windows ) Introdução Torna

Leia mais

Lumitester PD-20. Manual de uso. Índice. Software de controlo

Lumitester PD-20. Manual de uso. Índice. Software de controlo Índice Lumitester PD-20 Software de controlo Manual de uso Muito obrigado por comprar o aparelho Lumitester PD-20. Antes de pôr em operação este manual deve ser lido na sua totalidade para o uso seguro

Leia mais

1 Ajuda da Internet M vel Clix

1 Ajuda da Internet M vel Clix 1 Ajuda da Internet M vel Clix Descrição geral Esta aplicação permite Ligar/Desligar por intermédio de uma PC Card / Modem USB. Janela principal da Internet M vel Clix Indica o estado de roaming Minimizes

Leia mais

USANDO POWERPOINT 2007 (UM GUIA BÁSICO)

USANDO POWERPOINT 2007 (UM GUIA BÁSICO) USANDO O POWERPOIINT 2007 (UM GUIIA BÁSIICO) Almada, FEV2009 Usando o PowerPoint 2007 (Guia Básico) Índice Começando 3 Ambiente de Trabalho do PowerPoint 3 Criando Apresentações 6 Seleccionar um Diapositivo

Leia mais

Importante! Leia atentamente a secção de Activação dos serviços deste guia. As informações contidas nesta secção são essenciais para manter o seu PC protegido. MEGA DETECTION Manual de instalação rápida

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DA WEBCAM HP

MANUAL DO UTILIZADOR DA WEBCAM HP MANUAL DO UTILIZADOR DA WEBCAM HP v4.3.pt Part number: 5992-4251 Copyright 2008 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. A informação deste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio. As

Leia mais

Samsung Auto Backup FAQ

Samsung Auto Backup FAQ Samsung Auto Backup FAQ Instalação P: Liguei a unidade de disco rígido externo da Samsung mas nada acontece. R: Verifique a conexão do cabo USB. A luz LED acende-se na unidade de disco rígido externo Samsung

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2

EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 3 2.0

Leia mais

Manual do usuário. SIM 5 Lite Versão 1.0 - Português

Manual do usuário. SIM 5 Lite Versão 1.0 - Português Manual do usuário SIM 5 Lite Versão 1.0 - Português Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e operação

Leia mais

GIGrecibos. Sistema de Emissão de Recibos de Donativos. Para Igrejas. Produzido e distribuído por: VIBISinfor Rua Nova, 10 7490-250 MORA

GIGrecibos. Sistema de Emissão de Recibos de Donativos. Para Igrejas. Produzido e distribuído por: VIBISinfor Rua Nova, 10 7490-250 MORA wgig GIGrecibos Sistema de Emissão de Recibos de Donativos Para Igrejas Produzido e distribuído por: VIBISinfor Rua Nova, 10 7490-250 MORA tel: 266403273 www.vibis.com 1 Conteúdo wgig... 1 Avisos legais...

Leia mais

Acer econsole Manual do Utilizador

Acer econsole Manual do Utilizador Acer econsole Manual do Utilizador 1 Informações sobre software de outras empresas ou software gratuito O software pré-instalado, integrado ou distribuído com os produtos fornecidos pela Acer contém programas

Leia mais

MANUAL do UTILIZADOR

MANUAL do UTILIZADOR Software OFICIAR Gestão de Expediente Versão 2 para Windows MANUAL do UTILIZADOR Janeiro de 2014 J.P.M. & ABREU, Lda. Apartado 2927 2410-902 LEIRIA Telef: 244800570 Fax: 244 824576 Linha Verde: 800 225

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP Sistema Operativo

MICROSOFT WINDOWS XP Sistema Operativo MICROSOFT WINDOWS XP Sistema Operativo Índice 1. O que é o Windows XP 1 2. Para que serve o Windows XP 1 3. O Ambiente de Trabalho 2 4. Menu Iniciar 3 5. Janelas 4 6. Vistas 5 7. Iniciar 10 8. Encerrar

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

Ajuda do software OBELISK top2 V3.0

Ajuda do software OBELISK top2 V3.0 Ajuda do software OBELISK top2 V3.0 Índice Índice 1 Introdução 2 2 Ajuda da ajuda 3 3 Iniciar o programa 3 4 Interface do utilizador 4 5 Configurações do programa 6 6 Programar comutações 8 7 Programar

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Multimédia Manual do Utilizador

Multimédia Manual do Utilizador Multimédia Manual do Utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos EUA. As informações contidas neste documento

Leia mais

Resolução de avarias de MPEG

Resolução de avarias de MPEG Resolução de avarias de MPEG Esta secção é para utilizadores de cardiologia que visualizam MPEGs. Consulte os seguintes tópicos para o ajudarem a resolver problemas detectados ao visualizar MPEGs. Componentes

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Contéudo 3 Introdução 4 Elementos necessários 5 Descrição geral da instalação 5 Passo 1: Verificar se existem actualizações 5 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Divar - Archive Player. Manual de Utilização

Divar - Archive Player. Manual de Utilização Divar - Archive Player PT Manual de Utilização Leitor de Arquivo Divar Manual de Utilização PT 1 Divar Digital Versatile Recorder Leitor de Arquivo Divar Manual de Utilização Índice Começar.....................................................

Leia mais

Nero ImageDrive Manual

Nero ImageDrive Manual Nero ImageDrive Manual Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero ImageDrive e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG.

Leia mais

Software de Gestão de Música rekordbox

Software de Gestão de Música rekordbox Software de Gestão de Música rekordbox Manual de instruções índice Como ler este manual! Os nomes das exibições, menus e botões neste manual encontram-se entre parêntesis. (por exemplo, painel [Colecção],

Leia mais

Introdução ao Microsoft Windows

Introdução ao Microsoft Windows Introdução ao Microsoft Windows Interface e Sistema de Ficheiros Disciplina de Informática PEUS, 2006 - U.Porto Iniciar uma Sessão A interacção dos utilizadores com o computador é feita através de sessões.

Leia mais

1. Verificar se a Microsoft.NET Framework 2.0 está instalada. Se não estiver, efectuar o download a partir do link e instalar:

1. Verificar se a Microsoft.NET Framework 2.0 está instalada. Se não estiver, efectuar o download a partir do link e instalar: SigmaDoc INSTALAÇÃO/ACTUALIZAÇÃO Para efectuar a actualização, proceder do seguinte modo: 1. Verificar se a Microsoft.NET Framework 2.0 está instalada. Se não estiver, efectuar o download a partir do link

Leia mais

2400 Series Primeiros passos

2400 Series Primeiros passos Conteúdo 2400 Series Primeiros passos Consute o Guia do usuário completo no CD para obter informações mais detalhadas sobre as seguintes tarefas: Configurando a impressora Conhecendo a impressora Colocando

Leia mais

Instalação do Aparelho Virtual Bomgar. Base 3.2

Instalação do Aparelho Virtual Bomgar. Base 3.2 Instalação do Aparelho Virtual Bomgar Base 3.2 Obrigado por utilizar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento ao cliente é prioridade máxima. Ajude-nos a oferecer um excelente serviço. Se tiver algum comentário

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica 2 ÍNDICE 1 Introdução à Informática... 3 1. O Computador... 3 Teclado... 3 Mouse... 5 Monitor...

Leia mais

Controlo de acessos em rede

Controlo de acessos em rede Manual do software Controlo de acessos em rede Access (Versão do software: 1.0.2) (Versão do documento: 1.0.9) Para mais informação, visite o nosso website: www.simonalert.com Página - 1 - Para mais informação,

Leia mais

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para a Câmara de Documento Manual do Utilizador

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para a Câmara de Documento Manual do Utilizador Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para a Câmara de Documento Manual do Utilizador Índice 1. Introdução... 2 2. Requisitos do Sistema... 2 3. Instalação de Ladibug... 3 4. Ligação ao hardware... 8 5. Iniciar

Leia mais

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Página 1 Índice Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 1 O que é o EasyReader? 4 Abrir um livro 5 Abrir um novo livro de um CD/DVD 5 Abrir um novo livro

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Elementos necessários 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Guia de Instalação do Software

Guia de Instalação do Software Guia de Instalação do Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

Map Utility Ver. 1.4 Manual de Instruções

Map Utility Ver. 1.4 Manual de Instruções PORTUGUÊS Map Utility Ver..4 Manual de Instruções Conteúdo deste Manual de Instruções Neste manual, as janelas utilizadas nos exemplos são as do Windows 7. O receptor de GPS ou a câmara é apresentado como

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Video Client. Version 1.6. pt Manual do software

Video Client. Version 1.6. pt Manual do software Video Client Version 1.6 pt Manual do software Video Client Índice pt 3 Índice 1 Introdução 5 1.1 Requisitos do sistema 5 1.2 Instalação de software 5 1.3 Convenções utilizadas na aplicação 6 2 Arranque

Leia mais

Manual do Nero Express

Manual do Nero Express Manual do Nero Express Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero Express e todos os seus conteúdos estão protegidos pelos direitos de autores e são propriedade da empresa Nero

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO Escola Básica José Afonso Professora Marta Caseirito Grupo 1 1. As questões seguintes são de escolha múltipla. Nas afirmações seguintes assinale com X aquela

Leia mais

Início Rápido. Nero ShowTime. Ahead Software AG

Início Rápido. Nero ShowTime. Ahead Software AG Início Rápido Nero ShowTime Ahead Software AG Informações sobre copyright e marcas comerciais O manual do utilizador Nero ShowTime e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e

Leia mais

Objectivos Gerais da Aplicação 5 Requisitos Mínimos e Recomendados 5 Processo de Instalação 6

Objectivos Gerais da Aplicação 5 Requisitos Mínimos e Recomendados 5 Processo de Instalação 6 MANUAL DO UTILIZADOR A informação contida neste manual, pode ser alterada sem qualquer aviso prévio. A Estratega Software, apesar dos esforços constantes de actualização deste manual e do produto de software,

Leia mais

Bem vindo à vídeo-vigilância profissional da Segurança 24

Bem vindo à vídeo-vigilância profissional da Segurança 24 Bem vindo à vídeo-vigilância profissional da Segurança 24 O software que tem instalado no seu computador permite-lhe visualizar em directo as imagens das suas câmaras assim como rever as gravações,efectuar

Leia mais

Motic Images Plus Versão 2.0 ML Guia de Consulta Rápida. Português

Motic Images Plus Versão 2.0 ML Guia de Consulta Rápida. Português Motic Images Plus Versão 2.0 ML Guia de Consulta Rápida Português Índice Instalação do Software... 1 Instalação do Controlador e Actualização do Controlador... 4 Motic Images Plus 2.0 ML...11 Calibração

Leia mais

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111 Manual de Instalação DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE A NOKIA MOBILE PHONES Ltd declara ser a única responsável pela conformidade dos produtos DTN-10 e DTN-11 com

Leia mais

Manual do Utilizador. Câmara Dash

Manual do Utilizador. Câmara Dash Manual do Utilizador Câmara Dash 87230 1. Conteúdo da Embalagem DVR Ednet para carro Cabo de alimentação 1,2 m Montagem por sucção Manual do Utilizador Carregador de carro 2. Vista Geral do Produto 1 2

Leia mais

Internet Móvel Clix. Guia de Instalação

Internet Móvel Clix. Guia de Instalação Internet Móvel Clix Guia de Instalação Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes de instalar... 2 Instalar a Internet Móvel... 3 Desinstalar a Internet Móvel... 3 Janela principal da Internet Móvel... 4 Informações

Leia mais

EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA

EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA EM398X-R1 - UPS 600-1000-1600VA 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 3 1.3 Ligar a UPS... 3 2.0 Software

Leia mais

Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR. Windows

Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR. Windows Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR Windows Obrigado por ter escolhido um produto Nikon. Este guia descreve como actualizar este firmware. Se não tiver a certeza de que pode executar correctamente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5"

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5 e 3,5 EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" 2 PORTUGUÊS Estação de Ancoragem USB 3.0 EW7011 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções

Leia mais

Guia "Web Connect" MFC-J825DW MFC-J835DW DCP-J925DW. Versão 0 POR

Guia Web Connect MFC-J825DW MFC-J835DW DCP-J925DW. Versão 0 POR Guia "Web Connect" MFC-J825DW MFC-J835DW DCP-J925DW Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: As s indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais

Utilizar o Office 365 no Windows Phone

Utilizar o Office 365 no Windows Phone Utilizar o Office 365 no Windows Phone Guia de Introdução Verificar e-mail Configure o seu Windows Phone para enviar e receber correio da sua conta do Office 365. Consultar o seu calendário, esteja onde

Leia mais

Portátil Série Aspire

Portátil Série Aspire Portátil Série Aspire Guia rápido Registo do produto Ao utilizar o dispositivo pela primeira vez, recomenda-se que o registe. O registo dar-lhe-á acesso a vantagens úteis, como: Assistência mais rápida

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direcção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Docentes DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais

CÂMERA FILMADORA DE AÇÃO HD 720P COM CAIXA ESTANQUE E SUPORTES MARCA VIVITAR MODELO DVR783HD MANUAL DE INSTRUÇÕES

CÂMERA FILMADORA DE AÇÃO HD 720P COM CAIXA ESTANQUE E SUPORTES MARCA VIVITAR MODELO DVR783HD MANUAL DE INSTRUÇÕES CÂMERA FILMADORA DE AÇÃO HD 720P COM CAIXA ESTANQUE E SUPORTES MARCA VIVITAR MODELO DVR783HD MANUAL DE INSTRUÇÕES 1. Conteúdo da Embalagem LEIA PRIMEIRO 1. Câmera Filmadora digital 6. Caixa estanque à

Leia mais

Manual de Utilizador MP-209/509/1009

Manual de Utilizador MP-209/509/1009 ALL RIGHTS RESERVED COPY RIGHT DENVER ELECTRONICS A/S www.denver-electronics.com Manual de Utilizador MP-209/509/1009 Aviso: Obrigado por escolher os nossos produtos! Leia atentamente o manual de utilizador

Leia mais

Brasil. 5. Aspecto da câmera de vídeo. A. Modo de pré-visualização. B. Foto instantânea. C. Modo de videoclipe

Brasil. 5. Aspecto da câmera de vídeo. A. Modo de pré-visualização. B. Foto instantânea. C. Modo de videoclipe Aviso importante: Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM Messenger à porta USB Leia este importante aviso antes da instalação 1. Instalação do software VideoCAM Messenger 1. Insira

Leia mais

Guia de software. Portuguese

Guia de software. Portuguese Guia de software Portuguese Introdução Aspectos gerais do MediaBrowser O que pode fazer com o MediaBrowser 4 Antes de utilizar o MediaBrowser 5 Ficheiros suportados 7 Iniciar 8 Sair 9 Editar vídeos Cortar

Leia mais

Manual de Utilização Rápida Vodafone Connect Pen K5006-Z

Manual de Utilização Rápida Vodafone Connect Pen K5006-Z Manual de Utilização Rápida Vodafone Connect Pen K5006-Z Bem-vindo ao mundo da Banda Larga Móvel 1 2 3 4 5 6 8 9 9 10 12 Bem-vindo Configuração da Connect Pen Iniciar a aplicação Ligar Janela Normal Definições

Leia mais