Ônibus e peruas sob vigilância

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ônibus e peruas sob vigilância"

Transcrição

1 Clipping produzido pelo Instituto de Políticas Públicas de Segurança da Fundação Santo André INSEFUSA 21/06/2006 Ônibus e peruas sob vigilância Editorial Jornal da Tarde, 21 de junho de 2006 As medidas que estão sendo tomadas pela Prefeitura para combater a infiltração do crime organizado no serviço de transporte coletivo por ônibus e peruas são de grande importância para a ação da polícia destinada a evitar que esse setor caia nas mãos do Primeiro Comando da Capital (PCC). Primeiro, a Secretaria Municipal dos Transportes estabeleceu que os depósitos referentes à remuneração da Cooper Pam, a maior cooperativa de perueiros da Capital, serão feitos em uma única conta corrente em vez de duas, como ocorria antes. A intenção é tornar mais eficiente o controle dos recursos, tendo em vista a suspeita de que uma parte deles era desviada para financiar ações do PCC. Agora, a Prefeitura decidiu que tanto as cooperativas de perueiros como as empresas de ônibus que operam na Cidade terão de exigir Atestados de Antecedentes Criminais de seus motoristas e cobradores. Segundo o presidente da São Paulo Transportes (SPTrans), Ulrich Hoffmann, "quem estiver devendo alguma coisa à polícia ou à Justiça não poderá trabalhar no sistema". Será feito um cronograma para a entrega dos atestados e definido um prazo para sua renovação, de maneira a garantir o cumprimento da exigência o mais rapidamente possível sem prejudicar o trabalho das empresas e cooperativas. Ele não acredita que vá haver resistência à medida, porque o assunto está sendo discutido há meses e, desde o início do ano, a Cooper Pam já vem entregando atestados de seus motoristas. A adoção dessa providência foi apenas precipitada pela prisão temporária, por 10 dias, do presidente da Cooper Pam, Luiz Carvalho Pacheco, o Pandora, acusado de utilizar dinheiro da cooperativa para pagar o resgate frustrado de um preso ligado ao PCC. Pandora negou a acusação, mas admitiu em depoimento à polícia que o PCC está infiltrado no setor, o que deixou clara a gravidade do problema. Outra medida já tomada é a exigência de que todas as cooperativas tenham garagens para guardar seus veículos à noite, para evitar que sejam usados para outros fins. E, ainda em fase experimental, parte da frota de ônibus está sendo monitorada via satélite, por sistema GPS, que permite controlar seus itinerários. Esse aumento da fiscalização é um instrumento fundamental para conter a investida do PCC.

2 PCC ameaça agentes e promete rebeliões Em enviado a coordenador de um dos CDPs de Pinheiros, detentos cobram melhorias na situação de quatro unidades prisionais do Estado de São Paulo Jornal da Tarde, 21 de junho de 2006 "Pelo presente informo a Vossa Senhoria que fomos procurados pelos detentos desta unidade, os quais disseram que estão recebendo ordem da 'torre' para iniciar uma série de homicídios de servidores do sistema prisional e uma nova megarrebelião sem precedentes, em que todas as unidades onde houver membros do PCC serão completamente destruídas, caso a situação (das cadeias) de Itirapina II, Mirandópolis I, Araraquara e Venceslau II não seja amenizada." Desta forma começou "urgentíssimo" escrito no último domingo pelo responsável pelo Centro de Detenção Provisória (CDP) 2 de Pinheiros, Cristiano Rosa Matarazzo, e enviado ao coordenador dos presídios da Capital e Grande São Paulo, Perci de Souza. No comunicado, obtido ontem pelo JT, Matarazzo também alerta que os detentos foram categóricos em afirmar: "Desta vez, não iremos atrás da PM, mas sim dos funcionários (referindo aos agentes de segurança penitenciária), pois sabemos que a maioria mora na periferia." Os presos também ameaçam "mandar para o chão" as 144 unidades do sistema prisional, por conta da "opressão" a que os detentos das três penitenciárias rebeladas no último fim de semana estariam submetidos. Eles reclamam da falta de atendimento médico aos feridos, mas, em sua mensagem, Matarazzo diz que a reivindicação lhe causa estranheza, pois os presidiários estão sendo medicados "na medida do possível". Em Venceslau 2, as queixas são de que as visitas estão restritas a duas horas por dia e com o acompanhamento do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), unidade treinada pela própria Secretaria da Administração Penitenciária para controlar motins e rebeliões. No presídio, estão os homens apontados pela polícia como líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC). A decisão de pedir apoio do GIR foi tomada dias antes do fim do período de isolamento imposto aos chefes da facção por conta das transferências. "Sem o apoio dos guardas armados, os presos poderão destruir a cadeia e atacar os funcionários", diz um funcionário do sistema prisional. "Sabemos que existe o risco de represália, mas não podemos voltar atrás." Túnel em Venceslau Ontem, pelo segundo dia consecutivo, detentos da Penitenciária 2 de Venceslau se recusaram a sair para o banho de sol. De manhã, em blitz realizada pela Tropa de Choque, policiais descobriram que os presos tinham celulares e preparavam uma fuga. O túnel, que estava sendo cavado a partir de uma cela, tinha um metro de extensão.

3 Os PMs também localizaram vários buracos feitos em paredes de cinco celas, numa tentativa dos presos de fazer uma interligação entre elas. Essa ligação deveria ser usada para reunir diversos detentos numa ação para render os agentes e facilitar fugas e rebeliões. Os policiais também encontraram mais 3 celulares, dispensados pelos detentos quando a revista teve início. No dia anterior, agentes já haviam achado outros 3 celulares dentro de um aparelho de TV. Em Araraquara, cem mulheres de presos fizeram ontem protesto no centro da cidade. Elas afirmam que não têm notícias de seus maridos. A violência mapeada Jornal da Tarde, 21 de junho de 2006 Um em cada cinco moradores desempregados. Áreas dominadas pelo tráfico. Ausência do poder público. Entre os jovens, muitas mortes, baixa escolaridade, gravidez precoce. Esse é o quadro que três distritos da Cidade - Grajaú, na Zona Sul, Lajeado, na Leste, e Brasilândia, na Norte - querem mudar com o Projeto São Paulo em Paz, parceria da Prefeitura e do Instituto Sou da Paz. O exemplo é o Jardim Ângela, bairro da Zona Sul que já foi um dos mais violentos do mundo e reduziu a criminalidade. De quebra, pretendem romper estigmas. Como o que por décadas atormentou o vigia aposentado José Rodrigues, 60 anos, cansado de perder empregos por viver na Brasilândia. "Falam que o bairro é perigoso, põem fama e acabam com quem está aqui." A primeira fase do São Paulo em Paz será apresentada hoje aos subprefeitos de Guaianazes, Capela do Socorro e Freguesia do Ó/Brasilândia. É um grande diagnóstico sobre os distritos, escolhidos por critérios de vulnerabilidade social e juvenil, taxas de homicídio e potencial de articulação comunitária. Feito por técnicos do Sou da Paz, traz de mapas de crimes a dados de renda, escolaridade, história. Os mesmos resultados serão mostrados nas próximas semanas às equipes das subprefeituras, líderes comunitários e representantes de entidades, como Consegs, conselhos tutelares, polícias. Depois, começa a discussão de prioridades para fazer o plano de melhorias e, a seguir, sua execução. "No fim do ano, já vai dar para sentir diferenças", promete o secretário especial de Participação e Parceria, José Police Neto. "A idéia é promover a segurança", diz a coordenadora do São Paulo em Paz, Carolina de Mattos Ricardo. Nos distritos, há problemas comuns, como falta de áreas de lazer e de iluminação, além da violência cotidiana. O estudo do Grajaú indica, por exemplo, que bandidos controlam entrada e saída de pessoas em vielas dos Jardins Itajaí e Noronha e na Favela ZR (Zona de Risco) e há toque de recolher no Jardim

4 Reimberg. No posto de saúde do Jardim Eliana, só há três médicos para atender 77 mil pessoas por mês. E vandalismo e violência renderam à Escola Estadual Jardim Varginha 3 o apelido de Carandiru. Para piorar, o Grajaú - distrito mais populoso da cidade - fica em área de mananciais - e reivindicações por melhorias esbarram na lei. Na Brasilândia, onde boa parte das vilas nasceu nos anos 70 a partir de loteamentos clandestinos em áreas públicas, moradores lembram de quando o bairro era coberto por matas e não faltavam campos de futebol. "Hoje não tem espaço vazio nem para pôr o pé. E sobrou só um campo bem pequeno no Parque Tietê", diz Cornélio Barbosa, 50 anos, no bairro desde Sem cuidados nem segurança, áreas livres são ocupadas por delinqüentes. "A melhor coisa foi construírem essa escola aí. O pessoal só vinha fumar droga e jogar lixo", diz o aposentado Aloísio de Castro, apontando para obras num antigo terreno baldio do Jardim Guarani. Para Police Neto, propostas simples mas eficazes na redução da violência, como abrir escolas para a comunidade aos sábados e domingos, serão levadas às autoridades municipais e estaduais com outros pedidos, como podas, rondas policiais, iluminação. "O importante é devolver o espaço público para a comunidade e potencializar programas que já existem." Polícia Federal faz greve hoje Jornal da Tarde/ O Estado de São Paulo, 21 de junho de 2006 A Polícia Federal faz hoje uma greve de 24 horas para pressionar por reajuste de, pelo menos, 30%, antes que entre em vigor a proibição de aumentos no funcionalismo, em 30 de junho, por força das eleições. O aumento faz parte de um percentual de 60% negociado com o governo em novembro passado, mas que, até agora, não pago. A paralisação atingirá todas as Unidades da Federação, menos o Estado do Rio, que não aderiu ao movimento.

5 Presídios paulistas continuam destruídos Unidades depredadas durante a megarrebelião promovida pelo PCC há mais de um mês ainda não foram reformadas Funcionários estão sem coragem de entrar na penitenciária de Iaras com medo de serem atacados pelos presos, diz sindicato Folha de São Paulo/ Agora, 21 de junho de 2006 Mais de um mês após o início das rebeliões provocadas pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), as penitenciárias de São Paulo enfrentam uma situação muito delicada que compromete a segurança dos próprios detentos, de funcionários e até mesmo de quem mora nas redondezas. Muitas prisões, sobretudo no interior, continuam danificadas. Em Iaras (a 282 km de SP), falta até o teto. Os presos estão abrigados em uma oficina e uma lona cobre parte do galpão, pois as telhas foram quebradas pelos detentos durante a megarrebelião de 12 de maio, que atingiu dezenas de presídios do Estado ao mesmo tempo. Segundo o Sifuspesp (o sindicato dos funcionários do sistema prisional do Estado), funcionários estão sem coragem de entrar no local com medo de serem atacados pelos presos. Cerca de 400 detentos comem com a mão e dividem apenas um banheiro. O sindicato diz já ter alertado a coordenadoria da região nordeste da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), a corregedoria da pasta, a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa e a Pastoral Carcerária. Foi feito também um boletim de ocorrência. Mas o presídio ainda não passou por reforma. Nas cadeias de Jaboticabal e de Sertãozinho (na região de Ribeirão Preto), as prefeituras locais forneceram o material e a mão-de-obra para recuperar a estrutura das unidades e manter os presos nas celas. "Foi reformada do jeito que deu. A segurança não está 100% e nós temos medo de trabalhar", disse à Folha um carcereiro da cadeia de Jaboticabal, que não quis se identificar.

6 A Prefeitura de Jaboticabal informou que as reformas feitas não são as ideais e ainda há risco para a segurança, já que a cadeia fica dentro da cidade. Ratos Há outros pontos onde a situação é complicada. Na penitenciária 2 de Hortolândia (região de Campinas), as portas das celas foram arrancadas. Os funcionários não entram para trabalhar e o lixo (como os restos de comida) não é recolhido. Segundo o presidente do Sifuspesp, João Rinaldo Machado, os ratos proliferam no local. Em Mogi das Cruzes também não há condições adequadas de trabalho. "Após a segunda rebelião ficou tudo destruído, detonado. Os presos começaram a ser transferidos, mas os que ficaram estão no pátio", disse o secretário-geral do sindicato, Antonio Ferreira. No total, 74 unidades prisionais foram palco de rebeliões no Estado. Dessas, cerca de 20 tiveram danos. Em São Carlos, policiais civis estão desde ontem reforçando a segurança do lado de fora da cadeia. A medida foi implantada pelo delegado-seccional Odacir Cesário da Silva porque os presos estão fora das celas -toda a unidade foi destruída no último final de semana, durante uma rebelião. O governo reconhece a necessidade de reformar as unidades. Turquia julgará brasileira por tráfico de drogas Família de catarinense detida com 16 kg de cocaína diz que ela foi envolvida por um namorado que conheceu pela internet Sob risco de ser condenada a 20 anos de prisão, acusada nunca tinha viajado antes de avião, estudou até a 5ª série e tem prótese cardíaca Folha de São Paulo, 21 de junho de 2006 A catarinense Ângela Wress, 23, se envolveu em uma trama de cinema. Presa em Istambul, na Turquia, por tráfico internacional desde 18 de dezembro, irá a julgamento no próximo dia 26 por servir de "mula" -levava 16 quilos de cocaína no fundo falso da mala, segundo a Polícia

7 Federal. Com saúde frágil, uma prótese no coração por problemas crônicos e apenas a quinta série completa, pode pegar até 20 anos de prisão. Antes disso, nunca havia viajado de avião. O desaparecimento de Ângela, notificado pela sua família em dezembro, desencadeou investigação da Polícia Federal de Joinville (SC) que resultou na prisão de mais oito pessoas no Brasil e cinco no exterior. A jovem deixou o município catarinense em 8 de dezembro do ano passado -afirmou aos pais que tinha planos de ser babá em São Paulo. Ela havia conhecido pela internet um homem, paulista, com quem passou a manter um namoro virtual. Nas mensagens a que a polícia teve acesso, ele fazia promessas de lhe mostrar o mundo. Ângela contou à família que foi enganada e que não sabia o que transportava. Antes de viajar para a Turquia, a jovem passou uma semana no Chile, onde a PF suspeita que tenha pego a droga. Segundo o pai, o técnico em eletrônica Maurílio Wress, Ângela está "desesperada" devido ao seu problema cardíaco. "Ela reclama das condições da carceragem, onde tem de pagar tudo, e da "água podre'", disse o pai. Na cela, ela tem contado com a ajuda de uma presa paulista, também por tráfico. Ângela usa uma válvula de metal no coração e precisa de remédios de uso continuado. As cadeias da Turquia tiveram má fama difundida pelo filme "O Expresso da Meia-Noite", de 1978, que mostra a rotina de tortura nas prisões pelos olhos de um norte-americano, condenado a 30 anos de prisão por tráfico de heroína. Um advogado designado pela embaixada brasileira presta assistência a Ângela. O país não tem acordo de extradição com o Brasil, segundo a OAB, e ela ficará presa lá, se condenada. A família vem sendo assessorada pela Comissão de Direitos Humanos da OAB de Joinville, de acordo com a presidente do órgão, Cynthia da Luz. Apesar das reclamações da família, a Folha apurou com autoridades brasileiras na Turquia que o presídio Pasakapisi foi reformado e é usado como "modelo" e "vitrine" para mostrar à comunidade européia.

8 GCM é investigada por comprar munição sem arma Folha de São Paulo, 21 de junho de 2006 O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para apurar os motivos de a GCM (Guarda Civil Metropolitana) ter gasto cerca de R$ 41 mil em munição de balas de borracha para armas calibre 12. O problema é que esse tipo de armamento não é utilizado pelos guardas da capital. A investigação do MP também irá apurar o motivo de 115 carros e 70 motos da GCM estarem parados no pátio da guarda, na Aclimação (zona sul), por falta de manutenção. Segundo o próprio comando da guarda, apenas 265 carros e cem motos estão disponíveis para atender as ocorrências. O promotor de Justiça e Cidadania Sérgio Turra Sobrane informou que o MP recebeu a denúncia após reportagem veiculada ontem pela TV Record. A denúncia foi feita à reportagem pelo GCM Irineu da Rocha Ribeiro. "Os R$ 41 mil gastos com essa munição desnecessária podiam ser utilizados para arrumar 90% das motos paradas", disse Ribeiro. Guardas de diversos pontos da cidade relatam ainda que carros computados pela GCM como disponíveis não podem ser utilizados por falta de manutenção. Até problemas simples, mas que não são solucionados, impediriam a saída dos veículos da garagem. O GCM Clóvis Pereira, lotado em Cidade Tiradentes (zona leste de SP), diz que na região os defeitos variam de lanternas queimadas a suspensões quebradas. "Durante a onda de ataques do PCC tivemos de usar um carro que a porta não abria", relata o guarda-civil. Para o vice-presidente do sindicato (SindGuardas) que representa a categoria, Carlos Augusto de Souza Silva, a compra de munição incompatível com o calibre de armas usada pelos guardas é inexplicável. "Com esse dinheiro poderíamos comprar munição de 38 [calibre usado pela guarda], cujo prazo de validade acaba no próximo mês e ainda não há reposição." O prefeito Gilberto Kassab (PFL) disse ontem que espera que o guarda autor da denúncia não tenha sido "leviano, senão será punido". Kassab não especificou, no entanto, a que tipos de punição o denunciante estaria sujeito. O prefeito prometeu investigar todas as denúncias, mas disse acreditar na "idoneidade do comando da GCM". Ele disse, porém, que, se houver "equívocos", eles serão corrigidos.

9 Grupo de extermínio teria PMs envolvidos Corregedoria da Polícia Militar investiga policiais do 28º Batalhão Pessoas detidas naquela unidade apareceram mortas no dia seguinte O Estado de São Paulo/ Jornal da Tarde, 21 de junho de 2006 Policiais militares são suspeitos de formar um grupo de extermínio na Zona Leste de São Paulo. Dois deles foram detidos pela Corregedoria da PM e outros dois poderiam ter o mesmo destino ainda ontem. Todos trabalham no 28º Batalhão. Em um mês, o grupo teria sido responsável pela prisão de quatro pessoas na capital paulista que apareceram mortas no dia seguinte, no município vizinho de Ferraz de Vasconcelos. O caso mais recente ocorreu anteontem. Os corpos do mecânico Fábio Garcia, de 23 anos, e do gráfico José Luis da Costa, de 36, foram encontrados com base em uma denúncia feita à Corregedoria em uma rua de terra, a Rua da Adutora, no bairro de Cambiri, em Ferraz. As vítimas, mortas a tiros, estavam na Saveiro de José Luis. Os dois eram vizinhos no Parque Iguatemi e, segundo uma testemunha já ouvida pela Corregedoria, foram detidos à 1h20 do dia 19 pelos PMs em um Corsa da 3ª Companhia do 28º Batalhão. Os corpos foram reconhecidos no Instituto Médico Legal de Suzano pelo pai de Fábio, Anésio Cordeiro Garcia, que confirmou a denúncia contra os policiais. A Corregedoria interrogou os dois PMs da equipe suspeita e os manterá detidos por cinco dias administrativamente. "Eles negaram ter feito a prisão e disseram que estavam apoiando outra equipe", disse o major Mauro José. Quatro testemunhas do caso foram ouvidas, mas nenhuma reconheceu os policiais suspeitos por meio de fotografias. Os suspeitos serão submetidos a reconhecimento pessoal até sexta-feira. Os policiais de Ferraz de Vasconcelos se lembraram de outro caso ocorrido há um mês no mesmo bairro de Cambiri. Ali foi encontrado um casal morto a tiros dentro de um carro. Os parentes das vítimas, assim como no caso de Garcia e de Costa, disseram que elas também haviam sido detidas um dia antes, em Cidade Tiradentes, por policiais do 28º Batalhão.

10 "Abrimos inquérito, mas não havíamos conseguido confirmar a denúncia", disse o delegado Juarez Pereira Campos, titular da delegacia de Ferraz de Vasconcelos. A ficha policial do casal, que teve parte dos corpos queimados, era limpa. Assassinos de Liana vão a julgamento O Estado de São Paulo/ Jornal da Tarde, 21 de junho de 2006 Foi marcado para o dia 18 de julho, às 10h, em Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, o julgamento dos assassinos maiores de idade de Liana Friedenbach. Liana, então com 16 anos, e seu namorado, Felipe Silva Caffé, de 19, foram seqüestrados e brutalmente assassinados enquanto acampavam em Embu-Guaçu, no mês de outubro de Champinha, o adolescente que participou do crime, na época com 16 anos, será ouvido como testemunha. Fraudadora de gasolina sai de prisão O Estado de São Paulo/ Jornal da Tarde/ Folha de São Paulo, 21 de junho de 2006 O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo concedeu habeas-corpus à fazendeira Viviane Galetti de Oliveira Ambruster, que deixou a prisão depois de 70 dias. Ela é acusada de comandar a maior quadrilha de adulteração de combustível do País. Moradora de Olímpia (SP), Viviane "fabricava", ao lado dos irmãos, mais de 120 mil litros de combustível falsificado por dia com solventes e álcool misturados em laboratórios nas fazendas da família. PF desbarata quadrilha de falsários O Estado de São Paulo/ Jornal da Tarde, 21 de junho de 2006 Uma quadrilha que clonava cartões bancários e falsificava cheques de diversos bancos foi desfeita ontem, numa operação conjunta das Polícias Federal da Bahia e de São Paulo. Em Salvador foram presas 15 pessoas, entre elas o subgerente da agência do Unibanco do bairro do Itaigara, Ricardo Mesquita. Nos seis meses em que durou a investigação, a PF acredita que tenham sido desviados cerca de R$ 5 milhões de contas de correntistas.

Febem apura se maus tratos a internos provocaram rebeliões

Febem apura se maus tratos a internos provocaram rebeliões Clipping produzido pelo Instituto de Políticas Públicas de Segurança da Fundação Santo André INSEFUSA 07/04/2006 Febem apura se maus tratos a internos provocaram rebeliões Diário de São Paulo/Agora São

Leia mais

Empresas não cumprem metas de limpeza de rua em São Paulo

Empresas não cumprem metas de limpeza de rua em São Paulo Clipping 14/12 1 Empresas não cumprem metas de limpeza de rua em São Paulo EVANDROS PINELLI DE SÃO PAULO Contratadas para manter a cidade limpa e evitar o agravamento das enchentes em São Paulo com bocas

Leia mais

Pimenta no olho, e nada de reajuste salarial

Pimenta no olho, e nada de reajuste salarial Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de Mato Grosso BOLETIM SEMANAL De 20 a 24 de outubro de 2014 Pimenta no olho, e nada de reajuste salarial O diretor do SINDIJUFE-MT Pedro

Leia mais

UNESC Faculdades Integradas de Cacoal Mantidas pela Associação Educacional de Rondônia E-mail: unesc@unescnet.br - Internet: www.unescnet.

UNESC Faculdades Integradas de Cacoal Mantidas pela Associação Educacional de Rondônia E-mail: unesc@unescnet.br - Internet: www.unescnet. NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA (NPJ) ANEXO VI (Edital n. 02/2014-2) CRONOGRAMA SEMESTRAL 9.º PERÍODO DEPENDÊNCIA N. DATAS ATIVIDADES EQUIVALÊNCIA Disponibilização do Cronograma Semestral de atividades no átrio

Leia mais

Exercício de cidadania

Exercício de cidadania 1 2 Exercício de cidadania Na década de 1980, tivemos no Brasil as primeiras experiências de Conselhos Comunitários de Segurança, sendo o Paraná precursor na constituição de CONSEGs e Mobilização Social.

Leia mais

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 HISTÓRIAS COM GENTE DENTRO REFUGIADOS À procura da paz Testemunho de Ibraim (nome fictício) O meu nome é Ibraim, sou natural de um país africano, tenho 25 anos, e estou alojado

Leia mais

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se em Sessão Ordinária a totalidade dos Vereadores, sob

Leia mais

Clipping FENTECT CORREIOS - BRASIL. BEM PÚBLICO Correios divulgam resultado de concurso

Clipping FENTECT CORREIOS - BRASIL. BEM PÚBLICO Correios divulgam resultado de concurso Página 1 CORREIOS - BRASIL BEM PÚBLICO Correios divulgam resultado de concurso Os Correios divulgaram nesta terça-feira (5) o resultado das provas objetivas para 9.190 vagas de emprego oferecidas pelo

Leia mais

PROGRAMA LUGARES DA MEMÓRIA

PROGRAMA LUGARES DA MEMÓRIA Memorial da Resistência de São Paulo PROGRAMA LUGARES DA MEMÓRIA CEMITÉRIO MUNICIPAL DE AREIA BRANCA Endereço: Avenida Nossa Senhora de Fátima, 768, Areia Branca, Santos,SP. Classificação: Cemitério Identificação

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Chapecó-SC, 23 de junho de 2006 Presidente: É um programa, talvez

Leia mais

C L I P P I N G DATA: 29.12.2015

C L I P P I N G DATA: 29.12.2015 C L I P P I N G DATA: 29.12.2015 Terceirizados têm direito a ambiente adequado para fazer suas refeições. Com esse entendimento, a 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Tecon Rio Grande

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

3o Plano Municipal de Segurança de Diadema Resultado das Consultas Populares julho 2011

3o Plano Municipal de Segurança de Diadema Resultado das Consultas Populares julho 2011 3o Plano Municipal de Segurança de Diadema Resultado das Consultas Populares julho 2011 Participantes das Consultas 13 Consultas entre os dias 21/05/11 e 06/07/11 Total de 665 participantes que apresentaram

Leia mais

Comissão de Fiscalização Financeira e Controle CFFC. REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº, DE 2015 (Do Sr. Vanderlei Macris)

Comissão de Fiscalização Financeira e Controle CFFC. REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº, DE 2015 (Do Sr. Vanderlei Macris) Comissão de Fiscalização Financeira e Controle CFFC REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº, DE 2015 (Do Sr. Vanderlei Macris) Solicita ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Saúde que preste informações sobre a pressão

Leia mais

Violência homicida. Diferenças regionais

Violência homicida. Diferenças regionais 1 de 6 31/01/2014 23:35 Aumentar a fonte Diminuir a fonte VIOLÊNCIA CORPO NO CHÃO Morto em outubro de 2012, em Itaquera, Zona Leste paulistana: mais uma entre as mais de 40 mil pessoas assassinadas no

Leia mais

Diversidade nas ondas: um estudo de caso sobre a rádio comunitária Diversidade 1

Diversidade nas ondas: um estudo de caso sobre a rádio comunitária Diversidade 1 Diversidade nas ondas: um estudo de caso sobre a rádio comunitária Diversidade 1 Emerson de Cunha de SOUSA 2 Janaine S. Freires AIRES 3 Jéssica Karoline do Nascimento BARROS 4 Maria José da SILVA 5 Universidade

Leia mais

CLIPPING. Destaques: Nesta edição: Superintendência de Comunicação Integrada. Contribuinte banca R$ 10,6 mil por ano com transporte oficial - p.

CLIPPING. Destaques: Nesta edição: Superintendência de Comunicação Integrada. Contribuinte banca R$ 10,6 mil por ano com transporte oficial - p. XXI 204 16/09/2013 Superintendência de Comunicação Integrada CLIPPING Nesta edição: Clipping Geral Procon-MG Destaques: Contribuinte banca R$ 10,6 mil por ano com transporte oficial - p. 01 Incra consegue,

Leia mais

ATIVIDADE COMEMORATIVA DA SEMANA NACIONAL DE CIDADANIA E SOLIDARIEDADE

ATIVIDADE COMEMORATIVA DA SEMANA NACIONAL DE CIDADANIA E SOLIDARIEDADE ATIVIDADE COMEMORATIVA DA SEMANA NACIONAL DE CIDADANIA E SOLIDARIEDADE Mudando o Planeta CONTEÚDO Cidadania Consciência Ambiental Ação Política Meio Ambiente COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Competência: Ampliar

Leia mais

Porto Alegre/RS - Polêmica das Bikes: Prédios públicos terão bicicletários

Porto Alegre/RS - Polêmica das Bikes: Prédios públicos terão bicicletários Porto Alegre/RS - Polêmica das Bikes: Prédios públicos terão bicicletários Após repercussão negativa de resposta de servidora da Smic, prefeitura anuncia espaço e até possível locação de bicicletas. Porto

Leia mais

28/02/2012 09h09 - Atualizado em 28/02/2012 12h11 Avião de pequeno porte cai logo após a decolagem e mata piloto no AM

28/02/2012 09h09 - Atualizado em 28/02/2012 12h11 Avião de pequeno porte cai logo após a decolagem e mata piloto no AM Editoria: Notícias www.g1.globo.com Coluna: -- Avião de pequeno porte cai logo após a decolagem e mata piloto no AM ( ) Press-release da assessoria de imprensa (X) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Lagoa/Humaitá. Nome: F1 Idade: 78 Estado Civil: viúva Escolaridade: 2º grau completo Sexo: F Profissão: aposentada

Lagoa/Humaitá. Nome: F1 Idade: 78 Estado Civil: viúva Escolaridade: 2º grau completo Sexo: F Profissão: aposentada Lagoa/Humaitá Nome: F1 Idade: 78 Estado Civil: viúva Escolaridade: 2º grau completo Sexo: F Profissão: aposentada Vazamento causado pelo apartamento em cima do seu. Pelo neto que é advogado. Solução do

Leia mais

Violência aumenta em cidades turísticas do Rio

Violência aumenta em cidades turísticas do Rio Clipping produzido pelo Instituto de Políticas Públicas de Segurança da Fundação Santo André INSEFUSA 17/04/2006 Violência aumenta em cidades turísticas do Rio Folha de São Paulo, 15 de abril de 2006 -

Leia mais

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009 FGV CPDOC 29/10/2010 Disciplina: Pesquisas Qualitativas - Prof. Mariana Cavalcanti Aluna: Adriana Maria Ferreira Martins Matrícula 091401001 ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ,

Leia mais

Evem gerando cada vez mais vagas

Evem gerando cada vez mais vagas 0 VÍRUS ATRÁS DAS GRADES A superlotação de um ônibus ou de um carro de metrô pode, no máxima acarretar doses variáveis de mau humor ou uma e outra enxaqueca. Já a superlotação de uma cela de presídio pode

Leia mais

DataSenado. Secretaria de Transparência DataSenado. Março de 2013

DataSenado. Secretaria de Transparência DataSenado. Março de 2013 Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher DataSenado Março de 2013 Mulheres conhecem a Lei Maria da Penha, mas 700 mil ainda sofrem agressões no Brasil Passados quase 7 desde sua sanção, a Lei 11.340

Leia mais

Os caminhos para isolar o PCC

Os caminhos para isolar o PCC Clipping produzido pelo Instituto de Políticas Públicas de Segurança da Fundação Santo André INSEFUSA 12/06/2006 Os caminhos para isolar o PCC Editorial Jornal da Tarde, 12 de junho de 2006 O restabelecimento

Leia mais

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 1. INTRODUÇÃO 84% dos consumidores que não possuem conta corrente fazem compras parceladas O fato de não possuir conta em banco

Leia mais

São Paulo (SP) - Vizinhos de casarão nos Jardins tentam evitar corte de 60 árvores

São Paulo (SP) - Vizinhos de casarão nos Jardins tentam evitar corte de 60 árvores São Paulo (SP) - Vizinhos de casarão nos Jardins tentam evitar corte de 60 árvores Frente da casa que fica no terreno de 1.300 m²; imóvel foi doado de pai para filho em 1976. Fotos: Luiz Antônio Queiroz/Divulgação

Leia mais

Clipping da DIRETORIA DE REPRESENTAÇÃO CET-SP Nº 03 - ano 2 GESTÃO DIGNIDADE E RESPEITO

Clipping da DIRETORIA DE REPRESENTAÇÃO CET-SP Nº 03 - ano 2 GESTÃO DIGNIDADE E RESPEITO DR Clipping da DIRETORIA DE REPRESENTAÇÃO CET-SP Nº 03 - ano 2 GESTÃO DIGNIDADE E RESPEITO Notícias da semana 18/01/2013 Sempre procurando melhorar a comunicação com os empregados, a DR está promovendo

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO PARCIAL

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO PARCIAL GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO PARCIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/14 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Subsídio de Desemprego Parcial (6002 v4.02_2)

Leia mais

E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS. CAPÍTULO 3 Direitos e deveres do consumidor endividado

E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS. CAPÍTULO 3 Direitos e deveres do consumidor endividado E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS CAPÍTULO 3 Direitos e deveres do consumidor endividado Numa daquelas confusões da vida, Juliana pagou a parcela mínima do cartão de crédito e usou o

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES P. O QUE É A PATERNIDADE? R. Paternidade significa ser um pai. A determinação da paternidade significa que uma pessoa foi determinada

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, após encerramento do seminário empresarial Brasil-Chile

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº, DE 2013 (Do Deputado Rubens Bueno)

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº, DE 2013 (Do Deputado Rubens Bueno) REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº, DE 2013 (Do Deputado Rubens Bueno) Requer informações ao Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sr. Fernando Damata Pimentel sobre a contratação pelo

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo São Paulo-SP, 20 de outubro de 2004 Meus queridos companheiros e minhas queridas companheiras

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Prefeitura evita fraude de R$ 40 mil

Prefeitura evita fraude de R$ 40 mil GOIÂNIA/URUAÇU Prefeitura evita fraude de R$ 40 mil Estelionatário que falsificou documentos da Prefeitura de Uruaçu para comprar tintas de sinalização viária em loja de Goiânia foi preso no sábado (9),

Leia mais

http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/?idnoticia=9265

http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/?idnoticia=9265 http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/?idnoticia=9265 OPÇÃO. GENTE COM DÍVIDA NO CARTÃO JÁ ADERIU À MODALIDADE Crédito mais fácil para quem dá imóvel como garantia 05/04/2010 09H00 Mercado brasileiro

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Saia do vermelho. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Fora de controle? Vire o jogo

Saia do vermelho. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Fora de controle? Vire o jogo 1016325-1 - abr/2012 Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? No site www.itau.com.br/usoconsciente, você encontra vídeos, testes e informações para uma gestão financeira eficiente. Acesse

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

o que é muito pouco. E o empoderamento das mulheres só se dará com a inserção delas no mercado de trabalho, comentou a coordenadora do Dandara no

o que é muito pouco. E o empoderamento das mulheres só se dará com a inserção delas no mercado de trabalho, comentou a coordenadora do Dandara no NIQUELÂNDIA O Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Niquelândia, promoveu na cidade, entre a manhã e a tarde de sexta-feira (23),

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

ATIVIDADE 03 POR água ABAIXO!

ATIVIDADE 03 POR água ABAIXO! ATIVIDADE 03 POR água ABAIXO! A água, elemento fundamental para a sobrevivência humana, foi motivo de muitos problemas para os moradores da Regional Norte. Além das dificuldades que eles tiveram de enfrentar

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA. REQUERIMENTO N. DE 2013 (Do Sr. Antonio Imbassahy)

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA. REQUERIMENTO N. DE 2013 (Do Sr. Antonio Imbassahy) COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA REQUERIMENTO N. DE 2013 (Do Sr. Antonio Imbassahy) Senhor Presidente, Solicita seja convidado o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação,

Leia mais

Erros mais freqüentes

Erros mais freqüentes Lição 1 Erros mais freqüentes Extraímos de comunicações empresariais alguns erros, que passamos a comentar: 1. Caso se faça necessário maiores esclarecimentos... Apontamos duas falhas: 1. Caso se faça

Leia mais

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL.

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL. Fabiola Silva dos Santos INTRODUÇÃO: A ocupação da periferia das cidades,

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

MENSAGEM DE NATAL PM

MENSAGEM DE NATAL PM MENSAGEM DE NATAL PM Boa noite, Como todos sabemos, os últimos 3 anos foram fortemente marcados pela resposta ao colapso financeiro de 2011. Todos sentimos no nosso dia-a-dia as dificuldades e como nos

Leia mais

Desemprego, salário menor e inflação devem reduzir rendimento médio real

Desemprego, salário menor e inflação devem reduzir rendimento médio real Boletim 820/2015 Ano VII 26/08/2015 Desemprego, salário menor e inflação devem reduzir rendimento médio real Paralelamente, com a redução de produção e folha das firmas, deve crescer o número de pessoas

Leia mais

Clientes apoiam greve dos bancários e cobram melhoria dos serviços - FETRACONSPAR

Clientes apoiam greve dos bancários e cobram melhoria dos serviços - FETRACONSPAR No terceiro dia da greve dos bancários, 8.527 agências do país aderiram ao movimento, 1.223 a mais que na véspera, segundo balanço divulgado no fim da tarde de hoje (20) pela Confederação Nacional dos

Leia mais

Ficha Técnica. Mais uma edição de nosso jornal,

Ficha Técnica. Mais uma edição de nosso jornal, Nº5 E. M. Professor Lund Fernandes Villela Mais uma edição de nosso jornal, mais notícias, imagens e fatos acontecendo na escola Lund. Essa edição conta com novos alunos do 5º ano que estão animados com

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL DOS ACIDENTES DE TRABALHO PERANTE A NOVA CONSTITUIÇÃO ACIDENTE NÃO ACONTECE POR ACONTECER EXISTE UMA CAUSA EXISTEM RESPONSABILIDADES EXISTEM RESPONSÁVEIS O PRIMEIRO CASO

Leia mais

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países Para o Boletim Econômico Edição nº 45 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países 1 Ainda que não haja receita

Leia mais

Meio Ambiente discute soluções para lixo

Meio Ambiente discute soluções para lixo NIQUELÂNDIA Meio Ambiente discute soluções para lixo Euclides Oliveira A correta deposição do lixo produzido diariamente pelos moradores de Niquelândia, a operação adequada do aterro sanitário que dará

Leia mais

O impacto das emoções na nossa vida GET-PE

O impacto das emoções na nossa vida GET-PE O impacto das emoções na nossa vida financeira e em nossos investimentos. financeira e em nossos investimentos. GET-PE GET-PE Grupo de Estudo e Trabalho em Psicologia Econômica www.getpe.com.br BEM-VINDOS!

Leia mais

Mapa do Encarceramento: os jovens do Brasil

Mapa do Encarceramento: os jovens do Brasil Mapa do Encarceramento: os jovens do Brasil O Mapa do Encarceramento: os jovens do Brasil é mais uma publicação do Plano Juventude Viva, que reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens

Leia mais

ANO XXIII 27/07/2015. Superintendência de Comunicação Integrada CLIPPING. Nesta edição: Clipping Geral Infância e Juventude Meio Ambiente Procon-MG

ANO XXIII 27/07/2015. Superintendência de Comunicação Integrada CLIPPING. Nesta edição: Clipping Geral Infância e Juventude Meio Ambiente Procon-MG ANO XXIII 153 27/07/2015 Superintendência de Comunicação Integrada CLIPPING Nesta edição: Clipping Geral Infância e Juventude Meio Ambiente Procon-MG o tempo - mg - p. 03 e 04-27.07.2015 2 cont... o tempo

Leia mais

O próprio secretário de saúde afirmou que seus antecessores adquiriam. medicamentos através de compras direcionadas e sem qualquer critério.

O próprio secretário de saúde afirmou que seus antecessores adquiriam. medicamentos através de compras direcionadas e sem qualquer critério. Senador Pedro Taques Discurso contas da Saúde MT (06/2013) Senhor presidente, Senhoras senadoras, senhores senadores, Amigos que nos acompanham pela Agência Senado A saúde de Mato Grosso pede socorro.

Leia mais

Contexto São Paulo, Brasil: 1980-2000

Contexto São Paulo, Brasil: 1980-2000 Contexto São Paulo, Brasil: 1980-2000 Transição para Democracia. Constituição de 1988. Aumento do efetivo, equipamento e armamento das polícias. Integração das polícias civil e militar + separação da polícia

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) RELATOR(A): Inquérito policial n. 27-65.2013.6.20.0000 (IP 011/2013). Relator: Desembargador Amílcar Maia. Autor: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL. Denunciados: Lucicleide Ferreira

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas.

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas. Criamos uma pequena lista de ações ligados ao marketing na internet que nem chega a ser um diferencial. Será o mínimo para que você com seu negócio consiga se manter no mercado e continuar a gerar lucros.

Leia mais

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar!

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Caros(as) participantes, O programa Escravo, nem pensar! da ONG Repórter Brasil abre as inscrições para a 8ª edição do Fundo de Apoio a Projetos do Escravo,

Leia mais

Moradores denunciam demora no combate à dengue no ABC

Moradores denunciam demora no combate à dengue no ABC 1 de 5 Moradores denunciam demora no combate à dengue no ABC Maria Teresa Orlandi Apesar do risco iminente de uma epidemia de dengue chegar à região, as prefeituras têm demorado para detectar e extirpar

Leia mais

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO.

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. O Blog tem mantido contato nas últimas semanas com Cláudia Costa que reside em São Paulo e é amiga de Kleidyr Barbosa dos Santos que é natural

Leia mais

A hipertensão nas gestantes é a causa de mais de 90% dos partos prematuros não

A hipertensão nas gestantes é a causa de mais de 90% dos partos prematuros não Hipertensão é a maior causa de partos prematuros não espontâneos. Pesquisa orientada pelo Caism da Unicamp envolveu 20 hospitais no Brasil. Mães contam experiência em partos prematuros e seus bebês em

Leia mais

Prefeito de São Bernardo do Campo: Hoje tem um show no Cedesc, às 18 horas (incompreensível).

Prefeito de São Bernardo do Campo: Hoje tem um show no Cedesc, às 18 horas (incompreensível). , Luiz Inácio Lula da Silva, durante a inauguração da República Terapêutica e do Consultório de Rua para Dependentes Químicos e outras ações relacionadas ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack São

Leia mais

Desafios de um prefeito: promessas de campanha e a Lei de Responsabilidade Fiscal 1

Desafios de um prefeito: promessas de campanha e a Lei de Responsabilidade Fiscal 1 Desafios de um prefeito: promessas de campanha e a Lei de Responsabilidade Fiscal 1 Elaborado por Leandro Felipe (2014) Contém nota pedagógica Introdução O objetivo principal deste caso é ajudar o Prefeito

Leia mais

Curso de Disseminação da Metodologia do PAIR CLIPPING DIÁRIO

Curso de Disseminação da Metodologia do PAIR CLIPPING DIÁRIO Curso de Disseminação da Metodologia do PAIR CLIPPING DIÁRIO 22 de Outubro de 2012 Veículo: Rede Andi Brasil Editoria: Clipping Tema: Crianças e drogas RS: Traficantes usam crianças para transportar drogas

Leia mais

SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL CADERNO DE RASCUNHO

SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL CADERNO DE RASCUNHO SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL CADERNO DE RASCUNHO Leia com atenção as instruções a seguir: Você está recebendo do fiscal de sala, além deste caderno de rascunho contendo o enunciado da

Leia mais

Apresentação. O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais

Apresentação. O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais Apresentação O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais A Corregedoria da Justiça apresenta aos cidadãos do Distrito Federal a série Conversando Sobre Cartórios, onde as dúvidas mais freqüentes

Leia mais

Positivos. Histórias Populares

Positivos. Histórias Populares Histórias Populares Positivos 1. Entidade Vinculada: Igreja Evangélica Assembléia de Deus Nome completo do parceiro: Ronan de Oliveira Toledo Cargo: Pastor Município/UF: Barretos/SP Endereço: Rua Dezoito,

Leia mais

TOP ATUALIDADES SEMANA 29 A 04 DE ABRIL. Procuradoria denuncia dono do Grupo Safra por negociar propina

TOP ATUALIDADES SEMANA 29 A 04 DE ABRIL. Procuradoria denuncia dono do Grupo Safra por negociar propina TOP ATUALIDADES Procuradoria denuncia dono do Grupo Safra por negociar propina Campanha de Beto Richa (PSDB) é investigada por compra de madeira com propina Polícia prende ex-presidente da Assembleia de

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 86 outubro de 2014. Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 86 outubro de 2014. Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 86 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Análise de indicadores bancários e financeiros em 2014 1 A concentração bancária brasileira em

Leia mais

Coordenadoria de Concursos - CCV Comissão do Vestibular

Coordenadoria de Concursos - CCV Comissão do Vestibular Coordenadoria de Concursos - CCV Comissão do Vestibular Proposta 1 Ao se aproximar julho, vislumbra-se a chegada da alta estação em Fortaleza, e autoridades cearenses começam a demonstrar preocupação com

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar!

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Caros(as) participantes, O programa Escravo, nem pensar!, da ONG Repórter Brasil, abre as inscrições para a 9ª edição do Fundo de Apoio a Projetos do Escravo,

Leia mais

Denatran adia fiscalização de novos extintores para início de abril

Denatran adia fiscalização de novos extintores para início de abril Denatran adia fiscalização de novos extintores para início de abril Novos extintores deixaram de ser obrigatórios pelo menos nos próximos 90 dias Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS Decisão revoga o prazo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 100 Discurso na cerimónia do dia

Leia mais

Sexta-feira, 21.01.11

Sexta-feira, 21.01.11 Sexta-feira, 21.01.11 Pensamento do dia Não é nossa condição social, mas a qualidade de nossa alma que nos torna felizes. Voltaire O RESTO ou OS DEMAIS? A frase é: O primeiro da fila já pode entrar. O

Leia mais

PROPOSTA DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE N.º 126, DE 2013 (Do Sr. Izalci)

PROPOSTA DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE N.º 126, DE 2013 (Do Sr. Izalci) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE N.º 126, DE 2013 (Do Sr. Izalci) Propõe à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle que fiscalize irregularidades no Programa Minha Casa Minha

Leia mais

Cego impedido de levar cão-guia para o tribunal acaba processado por juíza

Cego impedido de levar cão-guia para o tribunal acaba processado por juíza Cego impedido de levar cão-guia para o tribunal acaba processado por juíza Disputa. Magistrada não quis cão no gabinete, cego contestou a decisão e acusou-a de discriminação e foi processado por difamação.

Leia mais

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores?

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Noemi: É a velha história, uma andorinha não faz verão,

Leia mais

GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 27/4/2011 PROVA GRUPO GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Forte terremoto provoca tsunami e mata centenas

Leia mais

C L I P P I N G DATA: 17.12.2015

C L I P P I N G DATA: 17.12.2015 C L I P P I N G DATA: 17.12.2015 DESTAQUE: SEAC/DF e SINDESP/DF ESTÃO DE CARA NOVA NA INTERNET É com prazer que nos apresentamos mais modernos, com uma aparência mais jovem, funções muito mais facilitadas

Leia mais

VERBOS E SUBSTANTIVOS MAIS FREQUENTES NOS JORNAIS DIÁRIO GAÚC

VERBOS E SUBSTANTIVOS MAIS FREQUENTES NOS JORNAIS DIÁRIO GAÚC VERBOS E SUBSTANTIVOS MAIS FREQUENTES NOS JORNAIS DIÁRIO GAÚCHO E MASSA! Anexo do trabalho de M.J.B. Finatto "Lexicologia no Projeto PorPopular: usos de verbos e de substantivos no jornal popular brasileiro.

Leia mais

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua Pesquisa traz reflexões para melhorar a situação da população de rua e indica falhas nas políticas públicas. Moradores de rua na

Leia mais