Profº Ms. Daniel Resende

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profº Ms. Daniel Resende"

Transcrição

1 Profº Ms. Daniel Resende

2 * Ao longo desta exposição dialogada serão debatidos aspectos referentes à: Aspectos históricos dos Diagnósticos de Enfermagem Etapas mais utilizadas do Processo de Enfermagem Principais sistemas de classificação utilizados na prática de Enfermagem NANDA NIC NOC

3 * A Enfermagem tem articulado crescentes esforços com o propósito de alcançar sua autonomia e representar o seu conhecimento específico expresso por uma terminologia variada e utilização de tecnologias. É nessa busca pelo papel e identidade do seu campo de ação que a enfermagem estuda a construção, aplicação e validação de tecnologias.

4 * Forma sistemática e dinâmica de prestar cuidados de enfermagem. Abordagem deliberativa de solução de problemas. Exige habilidades cognitivas, técnicas e interpessoais. Voltado para as necessidades do indivíduo.

5

6 * PROCESSO É um INSTRUMENTO TECNOLÓGICO que a enfermagem utiliza: Para favorecer o cuidado Para organizar as condições necessárias à realização do cuidado Para documentar a prática profissional (GARCIA; NÓBREGA, 2000)

7 * TERMINOLOGIA: termos comuns de uma específica área ou relacionado a um específico campo de assunto e baseado na linguagem de trabalho. NOMENCLATURA: sistema de termos que é elaborado de acordo com regras de denominação pré-estabelecidas, compilação de termos aceitos para descrever um fenômeno.

8 * CLASSIFICAÇÃO: um arranjo sistemático em grupos ou categorias de acordo com critérios estabelecidos, um arranjo de fenômenos em grupos baseados em seus relacionamentos. As classificações têm a função de separar, codificar e ordenar os fenômenos de interesse para a disciplina e profissão. TAXONOMIA: estudo teórico de uma classificação sistemática incluindo as bases, os princípios, os procedimentos e regras. A ciência de como classificar e identificar.

9 * Estabelecer metas Viabilizar análise de conteúdo Comparar resultados Comunicação Identificar área de conhecimento O que é enfermagem? Qual contribuição presta à saúde da população?

10 * A elaboração de sistemas de classificação na Enfermagem parte do pressuposto que os membros da equipe de enfermagem constituem um grupo sócio-profissional que, em seu ambiente de trabalho, utiliza um vocabulário técnico particular, a que se pode denominar linguagem especial da Enfermagem.

11 * Essa linguagem especial constitui uma modalidade de expressão do grupo, que incorpora os conceitos, abstratos ou concretos, utilizados em sua atividade profissional, os quais se deixam reunir em grupos estruturados de tal modo que cada um fica ali definido pelo lugar que ocupa respectivamente à posição dos demais, formando redes de termos para classificação da prática profissional.

12 * Estabelecer uma linguagem comum para descrever a prática de enfermagem; Estimular a investigação de enfermagem; Representar conceitos usados nos locais e nas áreas de especialidades da prática de enfermagem; Tornar possível a comparação dos dados de enfermagem; Propiciar dados sobre a prática de enfermagem que possam influenciar a educação em enfermagem e as políticas de saúde.

13 * Autonomia do enfermeiro Identidade profissional Reconhecimento social

14 * A importância de uma linguagem internacionalmente padronizada na enfermagem foi reconhecida desde Florence Nightingale. Na década de 1920, antecedendo a proposta formal do processo de enfermagem, afirma-se que a enfermagem é um processo como forma de guiar o ensino das enfermeiras nos Estados Unidos e a partir daí há referências sobre a importância de se identificarem os problemas de enfermagem no paciente. Abdellah, em 1950, produz um trabalho norteado pelo pressuposto de que as enfermeiras precisavam voltar a centrar o cuidado no paciente. A sua proposta, consoante com as idéias de processo de enfermagem, inclui o que se admite hoje ter sido a primeira classificação de enfermagem. Ela propôs uma lista de 21 problemas de enfermagem, concebendo esses problemas como metas terapêuticas a serem alcançadas no cuidado.

15 * *Em 1966, Henderson propõe 14 necessidades básicas como as áreas de pertinência dos cuidados de enfermagem. Apesar de não ter especificado quais poderiam ser os problemas de enfermagem do paciente nessas 14 áreas, os trabalhos de Henderson também prepararam a enfermagem para as classificações. *Apesar de os trabalhos de Abdellah e de Henderson despontarem como pioneiros é em 1973 que se dá o principal marco dos movimentos de classificação na enfermagem. Nesse ano, reúne-se um grupo de enfermeiras dos Estados Unidos e Canadá com a finalidade de identificar e classificar diagnósticos de enfermagem.

16 * * Em 1982, institui-se a North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), que assume os trabalhos de classificação dos diagnósticos. * Cria-se, em 1987, um grupo que inicia os trabalhos para a classificação de intervenções (Nursing Interventions Classification NIC) e resultados de enfermagem (Nursing Outcomes Classification NOC). * Também na década de 1980, deu-se início a outras classificações para atender às necessidades de projetos específicos, como a classificação para enfermagem em saúde comunitária e a classificação para cuidado domiciliário. * Na Universidade de Iowa, em 1995, os trabalhos de classificação das intervenções e resultados, iniciados em 1987, adquirem o status de um centro de classificações.

17 * No Brasil, destacam-se os trabalhos de Horta, nas décadas de 1960 e A aplicação da teoria das necessidades humanas básicas, ainda que não tivesse a finalidade de criar um sistema de classificação, requeria a categorização dos problemas de enfermagem dos pacientes segundo algumas necessidades: as básicas e a categorização das atividades de enfermagem segundo o grau de dependência do paciente para o atendimento das necessidades identificadas.

18 * No Congresso de Seul, em 1989, o Conselho Internacional de Enfermagem (CIE) decidiu iniciar um projeto para a Classificação Internacional da Prática em Enfermagem (CIPE) com o objetivo de demonstrar evidência concreta sobre a importante contribuição da enfermagem para a saúde, desenvolvendo linguagem única, capaz de envolver a enfermagem mundial ao redor de uma causa comum.

19 Atualmente, existe à nossa disposição, sistemas de classificação dos elementos da prática de enfermagem, que se vale dos termos próprios da especialidade ou necessários a ela, em interação dinâmica durante a execução do Processo de Enfermagem.

20 * Sistema de classificação da Associação Norte-Americana dos Diagnósticos em Enfermagem (North American Nursing Diagnosis Association NANDA) Classificação das Intervenções de Enfermagem (Nursing Intervention Classification - NIC) Classificação dos Resultados de Enfermagem (Nursing Outcomes Classification - NOC) o Sistema de Classificação de Cuidados Clínicos (CCC), anteriormente denominado de Classificação dos Cuidados Domiciliares de Saúde (HHCC), Sistema Comunitário de Saúde de Omaha Sistema de Classificação Internacional da Prática de Enfermagem - CIPE (International Classification for Nursing Practice - ICNP)

21 * A utilização de terminologias mobilizam enfermeiras de todo o mundo ao desafio de universalizar a sua linguagem e evidenciar os elementos de sua prática por meio do uso de tecnologias. A realização de estudos e a utilização das classificações no cotidiano, além de possibilitar a constatação das ações de enfermagem dando, portanto, visibilidade à profissão, conferirá a cientificidade tão almejada e necessária à profissão. E, desta forma, sua utilização no ensino, na assistência e na pesquisa continua sendo um compromisso assumido pelos enfermeiros, refletindo a qualidade e a responsabilidade profissional.

22 * HISTÓRICO COLETA DE DADOS LEVANTAMENTO DE DADOS INVESTIGAÇÃO EVOLUÇÃO AVALIAÇÃO DO CUIDADO PRESTADO Discussão e Análise DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM IMPLEMENTAÇÃO PRESTAÇÃO DO CUIDADO PLANEJAMENTO PRESCRIÇÃO DO CUIADO

23 * A Lei nº , de 25 de junho de 1986, refere ao Exercício da Enfermagem, dispõe no artigo 11, como atividades privativas do enfermeiro a CONSULTA DE ENFERMAGEM e a PRESCRIÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM... Como realizar uma consulta sem seguir o método científico (Processo de enfermagem)? Como prescrever sem antes coletar dados e diagnosticar problemas ou necessidades especificas do paciente? O processo de enfermagem envolve uma abordagem organizada para alcançar seu propósito e requer do enfermeiro interesse em conhecer o paciente como indivíduo...

24 * Resolução COFEN Nº 272, de 27 de agosto de da obrigatoriedade da Sistematização de Assistência de Enfermagem em qualquer instituição que desenvolvam ações de enfermagem. A meta para os que acreditam no processo de enfermagem como caminho para o aprimoramento da profissão é que: o mesmo seja aplicado não pela imposição de uma resolução, mas, pelo desejo de desenvolver uma assistência de enfermagem individualizada e de qualidade.

25 * A primeira fase do processo de enfermagem... Processo organizado e sistemático de coleta de dados, utilizado para avaliar as necessidades especificas e as condições de saúde do paciente (Iyer, Taptich e Bernocchi-Losey, 1993). Fase imprescindível para o processo, sendo responsável pelo direcionamento do cuidado, uma vez que é a base para a inferência diagnóstica.

26 * Várias habilidades são necessárias: habilidades técnicas, habilidades interpessoais, criatividade, senso comum e a flexibilidade... Para estabelecer um banco de dados sobre o paciente o enfermeiro utiliza varias técnicas de coleta de dados, estas devem ser sistematizadas, metódicas e organizadas. Se realizadas de modo assistemático podem omitir informações, devido a grande quantidade de dados. Instrumento de coleta como tecnologia para o bom levantamento de dados...

27 * Elo entre o levantamento de dados e a determinação de objetivos e intervenções. É um julgamento clínico das respostas do indivíduo, família e comunidade aos processos vitais ou aos problemas de saúde atuais e potenciais.

28 * Partes Integrantes: Título Definição Características definidoras Fatores de risco Fatores relacionados

29 * Tipos de Diagnósticos: Real Ex: Comunicação verbal prejudicada De Risco Ex: Risco de Integridade da pele prejudicada De Bem estar Ex: Disposição para Enfrentamento Familiar Aumentado Promoção da saúde Ex: Disposição para Aumento da Esperança

30 * EXERCÍCIO S., tem 65 anos e está internada há vinte dias. Apresenta lesão óssea e muscular como conseqüência de queda. Permanece no leito a maior parte do tempo, com movimentação espontânea bastante restrita pois precisa de ajuda para virar-se, levantar-se do leito e até mesmo sentar-se. Ao examiná-la, o enfermeiro observou que está apresentando uma lesão na região sacra, de cerca de dois centímetros, superficial, atingindo, por enquanto, apenas derme e epiderme.

31 * EXERCÍCIO S., tem 65 anos e está internada há vinte dias. Apresenta lesão óssea e muscular como conseqüência de queda. Permanece no leito a maior parte do tempo, com movimentação espontânea bastante restrita pois precisa de ajuda para virar-se, levantar-se do leito e até mesmo sentar-se. Ao examiná-la, o enfermeiro observou que está apresentando uma lesão na região sacra, de cerca de dois centímetros, superficial, atingindo, por enquanto, apenas derme e epiderme.

32 * * Integridade da pele prejudicada relacionada com imobilização física, caracterizada por lesão na região sacra, de cerca de dois centímetros, superficial, atingindo derme e epiderme. * Mobilidade no leito prejudicada, relacionada com lesão óssea e muscular, secundária à queda, caracterizada por permanência no leito a maior parte do tempo; movimentação espontânea bastante restrita; necessidade de ajuda para virarse, levantar-se do leito e até mesmo sentar-se.

33 * Possui três níveis: Domínios (13) esfera de atividade, estudo, interesse Classes (47) subdivisão de um grupo maior; uma divisão de pessoas ou coisas por qualidade, grau ou categoria Diagnósticos de Enfermagem (201) Resposta Humana

34 * Promoção da saúde Consciência da Saúde Controle da Saúde Eliminação Sistema Urinário Sistema Gastrintestinal Sistema Tegumentar Sistema Pulmonar Ingestão Digestão Absorção Metabolismo Hidratação Percepção/ Cognição Atenção Orientação Sensação/ Percepção Cognição Comunicação Atividade/ Repouso Sono/ repouso Atividade/ Exercício Equilíbrio de Energia Respostas Cardiovasculares- pulmonares Autopercepção Autoconceito Autoestima Imagem Corporal Nutrição

35 * Relaciona mentos de papel Sexuali dade Enfrentamento/ Tolerância ao Estresse Princípios de Vida Segurança/ Proteção Conforto Crescimento / Desenvolvimento Identidade Sexual Valores Infecção Crescimento Papéis do Cuidador Função Sexual Respostas Póstrauma Crenças Lesão física Violência Conforto Físico Desenvolvimento Relações familiares Desempe nho de papel Reprodu ção Respostas de enfrentament o Estresse neurocomportamenta l Congruência entre valores/ crenças/ações Riscos ambientais Processos defensivos Conforto ambienta l Confort o Social Termorregulação

36 *Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC)

37 *Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) Surge diante da necessidade levantada por enfermeiras, de tomar alguma atitude frente ao levantamento dos DE (Conferencia da NANDA em 1986). Desenvolvida como parte do Projeto de Intervenções de Iowa, denominado Nursing Interventions Classification NIC, que teve início em Apresenta uma estrutura taxonômica validada e codificada, que abrange intervenções de enfermagem voltadas para os diagnósticos de enfermagem da NANDA.

38 *Classificação das Intervenções Histórico: de Enfermagem (NIC) Fase I Elaboração da Classificação ( ) Fase II Elaboração da Taxonomia ( ) Fase III Prova e aperfeiçoamento clínico ( ) Fase IV Uso e manutenção (a partir de 1996) Definição: É qualquer tratamento baseado no julgamento clínico e no conhecimento clínico realizado por um enfermeiro para melhorar os resultados do paciente (DOCHTERMAN; BULECHEK, 2008).

39 *Vantagens das Intervenções de Enfermagem Permite a avaliação do impacto dos cuidados; Facilita a escolha concreta de uma intervenção; Facilita a comunicação dos tratamentos de enfermagem; Permite examinar a eficácia e o custo dos cuidados; Facilita o ensino de tomada de decisão; Facilita o desenvolvimento de sistemas de informação; Comunica a natureza dos cuidados de enfermagem ao público.

40 *Como selecionar uma intervenção? Os fatores que devem ser levados em consideração são: Resultados esperados do paciente; As características dos diagnósticos de enfermagem, levando em conta, principalmente, os fatores relacionados; A exeqüibilidade para realizar a intervenção; Aceitação do paciente; Capacidade do enfermeiro; Base de pesquisa para intervenção.

41 * Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) Descrição da Classificação: Domínios 7 (Códigos: 1 7) Classes 30 (Códigos: A-Z + a,b,c,d) Intervenções 514 (Códigos: 4 dígitos) Atividades mais de (Códigos: 2 dígitos) Ex.: 4U

42 Domínios: * Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) 1 - Fisiológico básico Cuidado que apóia o funcionamento físico 2 - Fisiológico complexo Cuidado que apóia a regulação homeostática 3 Conduta Cuidado que apóia o funcionamento psicológico e auxilia nas mudanças do estilo de vida 4 Segurança Cuidado que apóia a proteção contra agressões 5 Família Cuidado que apóia a união familiar 6 - Sistema sanitário Cuidado que apóia o uso afetivo da prestação de cuidado no sistema de saúde 7 Comunidade Cuidado que apóia a saúde da comunidade

43 * Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) Classes do domínio Fisiológico básico: A - Controle de atividade e exercício B - Controle da eliminação C - Controle da imobilidade D - Apoio nutricional E - Fomento ao conforto físico F - Facilitação do autocuidado

44 * Como devo registrar uma intervenção de enfermagem? TÍTULO e DEFINIÇÃO: São padronizados, e nunca devem ser modificados. Atenção: As atividades de enfermagem devem ser individualizadas. De uma lista de aproximadamente 10 a 30 atividades por intervenção, o enfermeiro seleciona aquelas adequadas para cada paciente, acrescentando novas atividades, se necessário.

45 * EXEMPLO DE INTERVENÇÃO NANDA: MOBILIDADE Física Prejudicada INTERVENÇÃO: Assistência no AUTOCUIDADO (1F-1800) Definição: Auxílio ao paciente para que realize as atividades da vida diária. Atividades: - Monitorar a necessidade do paciente de dispositivos de adaptação para higiene pessoal, vestir-se, arrumar-se, usar o vaso sanitário e alimentar-se ; - Providenciar os artigos pessoais necessários; - Ensinar pais/familiares a encorajar a independência e a interferir apenas quando o paciente não conseguir executar algo...

46 * EXERCÍCIO S., tem 65 anos e está internada há vinte dias. Apresenta lesão óssea e muscular como conseqüência de queda. Permanece no leito a maior parte do tempo, com movimentação espontânea bastante restrita pois precisa de ajuda para virar-se, levantar-se do leito e até mesmo sentar-se. Ao examiná-la, o enfermeiro observou que está apresentando uma lesão na região sacra, de cerca de dois centímetros, superficial, atingindo, por enquanto, apenas derme e epiderme.

47 * EXEMPLO DE INTERVENÇÃO NANDA: INTEGRIDADE DA PELE PREJUDICADA INTERVENÇÃO: CUIDADOS COM ÚLCERAS DE PRESSÃO Definição: Facilitação de cicatrização de úlceras de pressão Atividades: - Descrever as características da úlcera a intervalos regulares, incluindo tamanho (comprimento X largura X profundidade), o estágio, a localização, o exsudato, a granulação ou o tecido necrosado e a epitalização; - Monitorar a cor, temperatura, o edema, a umidade e a aparência da pele circunjacente; - Retirar os tecidos mortos da úlcera, conforme a necessidade; - Aplicar curativos, quando adequado;

48 NANDA: INTEGRIDADE DA PELE PREJUDICADA INTERVENÇÃO: CUIDADOS COM ÚLCERAS DE PRESSÃO Definição: Facilitação de cicatrização de úlceras de pressão Atividades: - Posicionar a cada 1 a 2 horas de modo a evitar pressão prolongada; - Utilizar colchões e camas apropriados, quando necessário; - Assegurar uma ingesta nutricional adequada; - Monitorar o estado nutricional; - Orientar a família/cuidador sobre sinais de ruptura da pela, quando adequado.

49 *Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC)

50 *Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC) A Nursing Outcomes Classification (NOC) é uma organização sistemática de resultados. Sua criação advém da percepção de que, além dos diagnósticos e intervenções, uma terceira classificação (resultados esperados), seria necessária para completar a documentação clínica. A NOC é abrangente e envolve resultados desde pacientes internados em UTI até pacientes em cuidados domiciliares.

51 *Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC) Histórico: 1991: Início das pesquisas para elaboração da NOC, pelo grupo de pesquisadoras do Centro de Classificação de Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Iowa, EUA; 1997: Primeira publicação da NOC; 2005 hoje: vigora a 3ª edição, com 330 resultados esperados com definições, indicadores e escalas de medidas.

52 *Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC) O que é um resultados de enfermagem? Estado, conduta ou percepção de um indivíduo, família e comunidade medida ao longo do tempo em resposta a uma intervenção de enfermagem (MOORHEAD; JOHSON; MAAS, 2005). É o que você espera observar no paciente. Demandam a identificação de uma série de indicadores mais específicos. Enunciam os benefícios desejados após a implementação dos cuidados de enfermagem.

53 O que são indicadores? *Resultados Esperados: outros conceitos Variáveis específicas a um resultado que reage a uma intervenção de enfermagem. Caracterizam o estado do paciente em nível concreto. Servem como indicação para mensurar um resultado. Expressam o controle dos sintomas. Como avalio os indicadores? Por meio de uma escala de cinco pontos que quantifica o resultado do paciente ao longo do tempo. Exemplo: 1 - gravemente comprometido; 2 substancialmente comprometido; 3 moderadamente comprometido; 4 levemente comprometido; 5 não comprometido.

54 *Propósitos dos Resultados Esperados 1) São elementos de medida do plano de cuidados O enfermeiro determina se os resultados esperados foram alcançados ou não. Serve também para avaliar a eficácia das intervenções. 2) Direcionam as intervenções de enfermagem Há necessidade de você saber O QUE está tentando alcançar, antes de decidir COMO alcançá-lo; 3) São fatores motivadores A existência de um prazo específico de tempo para o alcance das coisas faz com que todos se agilizem.

55 *Organização taxonômica da Consiste em: NOC 7 domínios (Códigos: 1 7) 31 classes (Códigos: A-Z + a,b,c,d,e) 330 resultados esperados (Códigos: 4 dígitos) vários indicadores (Códigos: 6 dígitos) 11 escalas principais

56 *Domínios: 1 Saúde funcional Resultados que descrevem a capacidade para o desempenho de tarefas básicas de vida 2 Saúde fisiológica Resultados que descrevem o funcionamento orgânico 3 Saúde Psicossocial Resultados que descrevem o funcionamento psicológico e social 4 Conhecimento e conduta de saúde Resultados que descrevem atitudes, compreensão e ações com relação a saúde e a doença 5 Saúde Percebida Resultados que descrevem impressões do indivíduo sobre sua saúde 6 Saúde Familiar Resultados que descrevem os estados de saúde, comportamento ou funcionamento da família como um todo e do indivíduo como membro da família 7 Saúde Comunitária Resultados que descrevem a saúde, o bem-estar e o funcionamento da comunidade de a população

57 Estado respiratório: permeabilidade das vias respiratórias Definição Vias traqueobrônquicas abertas, livres e limpas para a troca de ar. INDICADORES Facilidade respiratório Freqüência respiratória Ritmo respiratório Mobilização de escarro pelas VA Elimina obstáculos das VA Gravemente comprometido Substancialmente comprometido Moderadamente comprometido Levemente comprometido Não comprometido Ansiedade Temor Asfixia Ruídos respiratórios patológicos Grave Substancial Moderado Leve Nenhum

58 Escalas: Gravemente comprometido Não comprometido. Ex.: Cognição Desvio grave do padrão normal Sem desvio do padrão normal. Ex.: Crescimento Inadequado Completamente adequado. Ex.: Ambiente físico familiar Maior que 10 Nenhum. Ex.: Quedas Nenhum Extenso. Ex.: Conhecimento: dieta Nunca positivo Sempre positivo. Ex.: Auto-estima Muito débil Muito intenso. Ex.: Orientação sobre a saúde. Nunca demonstrado Sempre demonstrado. Ex.: Autocontrole da agressão Grave Nenhum. Ex.: Nível de ansiedade Escassa Excelente. Ex.: Controle do risco social: violência Não de todo satisfeito Completamente satisfeito. Ex.: Qualidade de vida

59 Resultado: Controle de risco consumo de cigarro Definição: ações pessoais para prevenir, eliminar ou reduzir o consumo de tabaco. Indicadores: Reconhece o risco do consumo de tabaco Reconhece as conseqüências associadas ao uso de tabaco. Escala: Nunca demonstra (1); Raramente demonstra (2); Às vezes demonstra (3); Frequentemente demonstra (4); Sempre demonstra (5).

60 * EXERCÍCIO S., tem 65 anos e está internada há vinte dias. Apresenta lesão óssea e muscular como conseqüência de queda. Permanece no leito a maior parte do tempo, com movimentação espontânea bastante restrita pois precisa de ajuda para virar-se, levantar-se do leito e até mesmo sentar-se. Ao examiná-la, o enfermeiro observou que está apresentando uma lesão na região sacra, de cerca de dois centímetros, superficial, atingindo, por enquanto, apenas derme e epiderme.

61 * EXEMPLO DE RESULTADO NANDA: INTEGRIDADE DA PELE PREJUDICADA RESULTADO: CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS: SEGUNDA INTENÇÃO Definição: A extensão em que as células e os tecidos se regeneram em um ferimento aberto. Escala: Nenhum a extenso Indicadores: - Tecido de granulação; - Formação de tecido cicatricial; - Diminuição do tamanho da ferida; - Drenagem purulenta; - Drenagem serosa; - Eritema em torno da ferida;

62 NANDA: INTEGRIDADE DA PELE PREJUDICADA RESULTADO: CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS: SEGUNDA INTENÇÃO Definição: A extensão em que as células e os tecidos se regeneram em um ferimento aberto. Escala: Nenhum a extenso Indicadores: - Edema em torno da ferida; - Pele macerada; - Necrose; - Formação de esfacela; - Odor proveniente da ferida;

63 *OBRIGADO!*

64 Barros ALBL. Classificações de diagnóstico e intervenção de enfermagem: NANDA-NIC. Acta paul. enferm. 2009; 22(spe): doi: /S Chaves ECL, Carvalho EC, Rossi LA. Validação de diagnósticos de enfermagem: tipos, modelos e componentes validados. Rev. Eletr. Enf. 2008;10(2): Available from: Parker L; Lunney M. Moving beyond content validation of nursing diagnoses. Nursing Diagnosis, v. 9, n. 4, p , Guedes NG. Acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem estilo de vida sedentário em portadores de hipertensão arterial f. Dissertação (Mestrado). Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Hulley SB, et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. Porto Alegre: Artmed, *

MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO MESTRE EM ENFERMAGEM (UERJ

MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO MESTRE EM ENFERMAGEM (UERJ Diagnóstico de Enfermagem e a Taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association NANDA MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO MESTRE EM ENFERMAGEM (UERJ Taxonomia I A primeira taxonomia da NANDA foi

Leia mais

PARTE I SAE X PROCESSO DE ENFERMAGEM

PARTE I SAE X PROCESSO DE ENFERMAGEM PARTE I SAE X PROCESSO DE ENFERMAGEM - SAE é uma metodologia científica que vem sendo cada vez mais implementada na prática assistencial, conferindo maior segurança aos pacientes, melhora da qualidade

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DE ENFERMAGEM A UMA PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA EM MEMBRO INFERIOR ESQUERDO (MIE): RELATO DE CASO

SISTEMATIZAÇÃO DE ENFERMAGEM A UMA PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA EM MEMBRO INFERIOR ESQUERDO (MIE): RELATO DE CASO SISTEMATIZAÇÃO DE ENFERMAGEM A UMA PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA EM MEMBRO INFERIOR ESQUERDO (MIE): RELATO DE CASO Saranádia Caeira Serafim 18, Ruth Nobre de Brito 1, Francisca Talita de Almeida Oliveira

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

RESUMO MÍNIMO DE DADOS DE ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO: QUE REALIDADE? QUE PERSPETIVAS?

RESUMO MÍNIMO DE DADOS DE ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO: QUE REALIDADE? QUE PERSPETIVAS? RESUMO MÍNIMO DE DADOS DE ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO: QUE REALIDADE? QUE PERSPETIVAS? REABILITAÇÃO GLOBAL VII Encontro de Reabilitação Universidade Fernando Pessoa - Ponte de Lima 8 e 9 junho 2012 fernando

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA C.N.P.J. 20.054.326/0001-09

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA C.N.P.J. 20.054.326/0001-09 Uberaba, 23 de março de 2012 Gabarito da Prova Prática do Processo Seletivo Interno para o cargo de Enfermeiro Possíveis diagnósticos de Enfermagem com seus respectivos planejamentos: 01) Integridade da

Leia mais

PARECER COREN-SP 002/2015 CT Processo nº 5334/2014

PARECER COREN-SP 002/2015 CT Processo nº 5334/2014 PARECER COREN-SP 002/2015 CT Processo nº 5334/2014 Ementa: Prescrição de coberturas para tratamento de feridas por Enfermeiro 1. Do fato Enfermeira solicita parecer sobre prescrição de coberturas/correlatos

Leia mais

Plano de Ensino. Objetivos

Plano de Ensino. Objetivos Plano de Ensino Disciplina: FUNDAMENTAÇÃO BÁSICA EM ENFERMAGEM Código: Série: 3º Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: CH Prática: CH Total: 160h Obs: Objetivos Objetivo Geral: Proporcionar ao aluno

Leia mais

Fundação Vanzolini O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE NA SAÚDE E A ACREDITAÇÃO. Departamento de Certificação

Fundação Vanzolini O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE NA SAÚDE E A ACREDITAÇÃO. Departamento de Certificação Fundação Vanzolini O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE NA SAÚDE E A ACREDITAÇÃO Departamento de Certificação A FUNDAÇÃO VANZOLINI Fundada em 1967 pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

A Propaganda de Medicamentos no Brasil

A Propaganda de Medicamentos no Brasil A Propaganda de Medicamentos no Brasil As principais propagandas de medicamentos no Brasil tiveram início ainda na década de 80 do século XIX. Desde então, o que se constatou foi um crescimento contínuo

Leia mais

c. Técnica de Estrutura de Controle Teste do Caminho Básico

c. Técnica de Estrutura de Controle Teste do Caminho Básico 1) Defina: a. Fluxo de controle A análise de fluxo de controle é a técnica estática em que o fluxo de controle através de um programa é analisado, quer com um gráfico, quer com uma ferramenta de fluxo

Leia mais

Tratamento da dependência do uso de drogas

Tratamento da dependência do uso de drogas Tratamento da dependência do uso de drogas Daniela Bentes de Freitas 1 O consumo de substâncias psicoativas está relacionado a vários problemas sociais, de saúde e de segurança pública, sendo necessário

Leia mais

Neste início de século observamos no mundo uma economia

Neste início de século observamos no mundo uma economia Nutrição, Prevenção e Qualidade de Vida DRA. CHRISTIANNE DE VASCONCELOS AFFONSO 1 INTRODUÇÃO Neste início de século observamos no mundo uma economia de interdependência, denominada globalização, caracterizada

Leia mais

Estado da tecnologia avançada na gestão dos recursos genéticos animais

Estado da tecnologia avançada na gestão dos recursos genéticos animais PARTE 4 Estado da tecnologia avançada na gestão dos recursos genéticos animais A caracterização de raças e ambientes de produção precisa ser melhorada para fomentar políticas de decisão na gestão dos recursos

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA Bárbara Lea Guahyba 1 Mara Regina Nieckel da Costa 2 RESUMO O artigo aqui apresentado tem como tema a inclusão social de pessoas portadoras de síndrome de

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC 1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES 1.1 Políticas de Gestão de Pessoas são o conjunto de estratégias ou políticas específicas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIROS E IDOSOS SUBMETIDOS À PROSTATECTOMIA

COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIROS E IDOSOS SUBMETIDOS À PROSTATECTOMIA COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIROS E IDOSOS SUBMETIDOS À PROSTATECTOMIA Kamila Nethielly Souza Leite (UFPB), e-mail: ka_mila.n@hotmail.com Joana D arc Lyra Batista (UEPB), e-mail: jdlb16@hotmail.com Tatiana

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA A saúde e a segurança dos nossos funcionários fazem

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA

DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA Janaina Pereira dos Santos Enfermeira do Centro de Radioterapia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo Especialista em Pediatria e Neonatologia Especialização

Leia mais

O Art. 5º, Inciso II da Constituição Federal da República Federativa do Brasil:

O Art. 5º, Inciso II da Constituição Federal da República Federativa do Brasil: PARECER SETOR FISCAL Nº 38/2015 Assunto: Solicitação de parecer sobre as atribuições do Enfermeiro em ambulatório de farmácia particular. 1. Do fato: Gostaria de obter informações quanto às atribuições

Leia mais

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ESTRESSE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Página 1 de 9 1. OBJETIVO... 3 2. ESCOPO... 3 3. DEFINIÇÕES... 4 4. ESTRESSE OCUPACIONAL: CARACTERIZAÇÃO... 4 4.1. Conceitos fundamentais... 4 4.2. Conseqüências

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO Atualizado em 30/12/2015 GESTÃO DE DESEMPENHO A gestão do desempenho constitui um sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS)

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS) NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS) Temas para Discussão 1) DISPOSIÇÕES GERAIS 2) DEFINIÇÕES GERAIS 3) CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS 4) EVIDENCIAÇÃO

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade Auditoria Ambiental e de Regularidade Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores - INTOSAI Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental - WGEA ECONTEXTO Este artigo é um resumo do

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br SUMÁRIO Importância do Gerenciamento de Projetos. Benefícios do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento

Leia mais

Workshop de Conhecimentos sobre Pele

Workshop de Conhecimentos sobre Pele Workshop de Conhecimentos sobre Pele Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como funciona a pele. Características de cada tipo de pele. Como classificar

Leia mais

ERGONOMIA, QUALIDADE e Segurança do Trabalho: Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa.

ERGONOMIA, QUALIDADE e Segurança do Trabalho: Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa. ERGONOMIA, QUALIDADE e Segurança do Trabalho: Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa. 1. INTRODUÇÃO Prof. Carlos Maurício Duque dos Santos Mestre e Doutorando em Ergonomia pela Escola Politécnica

Leia mais

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE ULRICH, Helen Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia

Leia mais

Administração e Organização Industrial

Administração e Organização Industrial Administração e Organização Industrial Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez Engenheiro Eletricista UCP Mestre em Finanças IBMEC/RJ fabini.alvarez@ucp.br Módulo I Conceitos Básicos 1. Organizações e Administração;

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

Considerada como elemento essencial para a funcionalidade

Considerada como elemento essencial para a funcionalidade 13 Epidemiologia e Flexibilidade: Aptidão Física Relacionada à Promoção da Saúde Gláucia Regina Falsarella Graduada em Educação Física na Unicamp Considerada como elemento essencial para a funcionalidade

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Razão Social da Instituição R E G I M E N TO DO SE R V I Ç O DE EN F E R M A G E M. Mês, ano

Razão Social da Instituição R E G I M E N TO DO SE R V I Ç O DE EN F E R M A G E M. Mês, ano Razão Social da Instituição R E G I M E N TO DO SE R V I Ç O DE EN F E R M A G E M Mês, ano DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 1. Razão Social; 2. Nome Fantasia; 3. Entidade Mantenedora; 4. CNPJ; 5.

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW Ciclo de Vida Aula 2 Revisão 1 Processo de Desenvolvimento de Software 1 O Processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) ANATOMIA HUMANA C/H 102 3248 Estudo da estrutura e função dos órgãos em seus respectivos sistemas no corpo

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

ANEXO I AÇÃO EDUCATIVA: CURSO CUIDANDO DO CUIDADOR

ANEXO I AÇÃO EDUCATIVA: CURSO CUIDANDO DO CUIDADOR ANEXO I AÇÃO EDUCATIVA: CURSO CUIDANDO DO CUIDADOR SUMÁRIO 1. identificação da atividade 02 2. Caracterização da atividade 02 3. Resumo das ações 04 4. Justificativa 04 5. Objetivos 05 6. Metodologia 05

Leia mais

Define e Classifica as Instituições Geriátricas no âmbito do Estado de São Paulo e dá providências correlatas

Define e Classifica as Instituições Geriátricas no âmbito do Estado de São Paulo e dá providências correlatas Resolução SS - 123, de 27-9-2001 (D.O.E nº 184 de 28 de setembro de 2001 ) Define e Classifica as Instituições Geriátricas no âmbito do Estado de São Paulo e dá providências correlatas O Secretário Saúde,

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

UNA-SUS Universidade Aberta do SUS SAUDE. da FAMILIA. CASO COMPLEXO 9 Família Lima. Fundamentação Teórica: Consulta de enfermagem na Saúde Coletiva

UNA-SUS Universidade Aberta do SUS SAUDE. da FAMILIA. CASO COMPLEXO 9 Família Lima. Fundamentação Teórica: Consulta de enfermagem na Saúde Coletiva CASO COMPLEXO 9 Família Lima : Consulta de enfermagem na Saúde Coletiva Eliana Campos Leite Saparolli A consulta de enfermagem é uma atividade privativa do enfermeiro respaldada pela atual legislação do

Leia mais

sistemas automatizados para alimentação: futuro na nutrição de precisão

sistemas automatizados para alimentação: futuro na nutrição de precisão matéria da capa sistemas automatizados para alimentação: futuro na nutrição de precisão Texto: Sandra G. Coelho Marcelo Ribas Fernanda S. Machado Baltazar R. O. Júnior Fotos: Marcelo Ribas O avanço tecnológico

Leia mais

O processo envolve quatro questões básicas:

O processo envolve quatro questões básicas: Planejamento de RH O planejamento de recursos humanos coleta e utiliza informações para apoiar as decisões sobre os investimentos que devem ser feitos com atividades de RH O processo envolve quatro questões

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO Ano AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO Pré-Projeto de Pesquisa apresentado como exigência no processo de seleção

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 9. Turno: Tarde 8. Ano Letivo/Semestre: 2011/2

PLANO DE ENSINO. 9. Turno: Tarde 8. Ano Letivo/Semestre: 2011/2 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Campus: Uruguaiana 2. Curso: Enfermagem 3. Componente Curricular: Fundamentos

Leia mais

Um currículo de alto nível

Um currículo de alto nível Não existe uma única versão de um currículo que possa ser comprado pronto e usado eficazmente em qualquer escola do mundo. Um currículo verdadeiramente deverá estar enraizado em seu próprio contexto, e

Leia mais

REGIMENTO DA DIRETORIA DE ENFERMAGEM HOSPITAL SÃO PAULO/ HU da UNIFESP. Subseção I. Subseção II. Subseção III. Subseção IV. Subseção V.

REGIMENTO DA DIRETORIA DE ENFERMAGEM HOSPITAL SÃO PAULO/ HU da UNIFESP. Subseção I. Subseção II. Subseção III. Subseção IV. Subseção V. REGIMENTO DA DIRETORIA DE ENFERMAGEM HOSPITAL SÃO PAULO/ HU da UNIFESP SEÇÃO I Da Estrutura Organizacional e Funcionamento da Subseção I Da Direção Subseção II Das Gerências Executivas Subseção III Do

Leia mais

Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade

Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade Resumo Manter um ambiente de trabalho adequado à realização

Leia mais

Projeto Bem-Estar Ambiente, educação e saúde: sustentabilidade local. Tema 9 - Elaboração de projetos de intervenção nas escolas

Projeto Bem-Estar Ambiente, educação e saúde: sustentabilidade local. Tema 9 - Elaboração de projetos de intervenção nas escolas Projeto Bem-Estar Ambiente, educação e saúde: sustentabilidade local Tema 9 - Elaboração de projetos de intervenção nas escolas Projetos de trabalho Luciana Maria Viviani Gladys Beatriz Barreyro Os projetos

Leia mais

Administração da Produção I

Administração da Produção I Administração da Produção I Manutenção Manutenção Manutenção: Termo usado para abordar a forma pela qual organizações tentam evitar as falhas cuidando de suas instalações físicas. É uma parte importante

Leia mais

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia.

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Descrição. O entendimento dos processos fisiológicos, celulares e moleculares associados com o uso de diversos materiais, medicamentos e demais

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem

Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem Estado de Santa Catarina São Paulo, 18 de agosto de 2012. Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem Helena

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Objetiva ampliar os estudos científicos acerca da Atividade Física e do Exercício Físico, da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, instrumentalizando

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTANCIA PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP 2007 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO 1. A comunicação durante o processo de enfermagem nem sempre é efetiva como deveria ser para melhorar isto, o enfermeiro precisa desenvolver estratégias de

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll! Os parâmetros para decisão do auditor.! Tipos de planos de amostragem estatística em auditoria. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

PARECER COREN-SP 011/2014 CT PRCI 776/2014 Revisado em setembro/2014

PARECER COREN-SP 011/2014 CT PRCI 776/2014 Revisado em setembro/2014 PARECER COREN-SP 011/2014 CT PRCI 776/2014 Revisado em setembro/2014 Ementa: Competência para a realização de testes de Tempo de Coagulação e Tempo de Sangramento. 1. Do fato Profissional questiona a qual

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO IFTM: O LUGAR DA DIDÁTICA

FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO IFTM: O LUGAR DA DIDÁTICA FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO IFTM: O LUGAR DA DIDÁTICA Prof. Dr. Roberto Valdés Puentes PPGED/FACED/UFU robertopuentes@faced.ufu.br INTRODUÇÃO O título desse I Fórum dos Coordenadores de Cursos

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

O GERENTE E A EQUIPE DE PROJETOS O Gerente de Projeto. Gestão Pública - 2º Ano Desenvolvimento de Projetos Prof. Rafael Roesler Aula 5

O GERENTE E A EQUIPE DE PROJETOS O Gerente de Projeto. Gestão Pública - 2º Ano Desenvolvimento de Projetos Prof. Rafael Roesler Aula 5 O GERENTE E A EQUIPE DE PROJETOS O Gerente de Projeto Gestão Pública - 2º Ano Desenvolvimento de Projetos Prof. Rafael Roesler Aula 5 Sumário Introdução Níveis de gerenciamento A função de gerente de projetos

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

Consulta Pública nº 01/2016

Consulta Pública nº 01/2016 MAPA CONCEITUAL MATRIZ POR COMPETÊNCIAS Figura 1. Mapa conceitual da estrutura de matriz por competências As ações-chave podem ser desdobradas ainda (de acordo com o nível de especificidade de uma matriz

Leia mais

Motivação. Robert B. Dilts

Motivação. Robert B. Dilts Motivação Robert B. Dilts A motivação é geralmente definida como a "força, estímulo ou influência" que move uma pessoa ou organismo para agir ou reagir. De acordo com o dicionário Webster, motivação é

Leia mais

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte Prof. Antonio Carlos Fedato Filho Prof. Guilherme Augusto de Melo Rodrigues Monitorando e conhecendo melhor os trabalhos

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Página 1 NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio (votação 10/02/96. Rev.1) 0. INTRODUÇÃO 0.1 Resumo geral 0.2 Benefícios de se ter um Sistema

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

ABA: uma intervenção comportamental eficaz em casos de autismo

ABA: uma intervenção comportamental eficaz em casos de autismo ABA: uma intervenção comportamental eficaz em casos de autismo Por Sabrina Ribeiro O autismo é uma condição crônica, caracterizado pela presença de importantes prejuízos em áreas do desenvolvimento, por

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

Unidade 9: Diálogos deliberativos

Unidade 9: Diálogos deliberativos Unidade 9: Diálogos deliberativos Como podemos utilizar as sínteses de evidências? Informar os grupos de interesse Divulgação da síntese de políticas Informações adaptadas derivadas da síntese Meios de

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM APLICADA À UM LACTENTE COM MENINGITE BACTERIANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM APLICADA À UM LACTENTE COM MENINGITE BACTERIANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM APLICADA À UM LACTENTE COM MENINGITE BACTERIANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Ruth Nobre de Brito 1, Gislaiane Loiola Saraiva de Freitas 1, Saranádia Caeira Serafim

Leia mais

Disciplina: Rotinas de Departamento Pessoal. Prof. Robson Soares

Disciplina: Rotinas de Departamento Pessoal. Prof. Robson Soares Disciplina: Rotinas de Departamento Pessoal Prof. Robson Soares Capítulo 4 Aplicando Pessoas Na gestão de pessoas estudamos seis processos de administração de recursos humanos; processos de agregar pessoas,

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Riscos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Riscos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Planejando os Riscos Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Introdução Planejar o Gerenciamento dos Riscos. Identificar os Riscos Realizar a Análise Qualitativa

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 DA INSTITUIÇÃO FEDERAL: Nome da instituição: CNPJ: Nome do Reitor(a) ou do Diretor(a)-Geral do CEFET: Endereço da reitoria ou unidade sede: Telefones (comercial

Leia mais

Manual de Risco Operacional

Manual de Risco Operacional Manual de Risco Operacional Atualizado em maio/2014 Índice 1. Definição 3 2. Política e Premissas 4 3. Estrutura de Gestão de Risco Operacional 5 3a. Competências 6 3b. Modelo de Gestão do Risco Operacional

Leia mais

1. Graduação em Enfermagem, fixado na forma do Anexo II e da Lei Estadual N 13.666, de 05 de julho de 2002. PECULIARIDADE

1. Graduação em Enfermagem, fixado na forma do Anexo II e da Lei Estadual N 13.666, de 05 de julho de 2002. PECULIARIDADE CARGO: AGENTE PROFISSIONAL - AP FUNÇÃO: ENFERMEIRO CÓDIGO DA FUNÇÃO: APEN CBO: 07110 CARGA HORÁRIA: 40 horas COMPLEXIDADE/ESCOLARIDADE EXIGIDA JORNADA: nos termos da legislação vigente 1. Graduação em

Leia mais

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta *

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * RESUMO: Neste texto apresento algumas considerações sobre as competências e habilidades matemáticas a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental,

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais