INTRODUÇÃO 1º MOMENTO: MIND MAP GAME

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO 1º MOMENTO: MIND MAP GAME"

Transcrição

1

2 INTRODUÇÃO No dia 14 de junho de 2018, no horário de 8h30 às 12h30, reservado a disciplina de Criatividade do PPGCIMES, a Equipe Map ministrou a atividade Ferramentas e Métodos de Geração de Ideias cuja ferramenta criativa trabalhada foi os Mapas Mentais. De acordo com Buzan apud Keidann (2013, p.1), os Mapas Mentais são formas de registrar informações [...] são ferramentas de pensamento que permitem refletir exteriormente o que se passa na mente. É uma forma de organizar o pensamento e utilizar ao máximo das capacidades mentais. Diante dessa assertiva, a Equipe Map planejou a metodologia da aula para que a turma pudesse compreender e aprimorar seus conhecimentos sobre os Mapas Mentais, proporcionando um espaço de experimentação desse método de geração de ideias para solução da seguinte problemática proposta em sala: Como estimular competências e habilidades do século XXI, por meio de momentos culturais criativos e inovadores, destinados à socialização dos graduandos da UFPA de diferentes áreas de conhecimento?. Assim, a equipe dividiu a turma em 5 grupos para realização das atividades descritas a seguir. 1º MOMENTO: MIND MAP GAME A aula iniciou com a divisão dos grupos, escolhidos aleatoriamente, denominados de Creative Work, Os Iluminatis, Fabricantes de Soluções, Esquadrão Inovamos e Pre-pa-ra. Em seguida, a turma participou do Mind Map Game (Imagem 1), que consiste em um jogo, criado pela equipe, de perguntas e respostas sobre o texto Utilização de Mapas Mentais na Inclusão Digital de Glaucia Keidann (2013), disponibilizado para a turma previamente, no dia 22 de maio. O Mind Map Game continha 10 cartas-perguntas e cada uma delas representava um território a ser conquistado. Os grupos disputaram entre si e a cada acerto ganhavam um território no jogo, e ao fim, ganhava o grupo que conquistasse mais territórios. Esta atividade teve como objetivo gerar reflexão e discussão para relembrar os alunos do que haviam estudado de maneira dinâmica, criativa e desafiadora.

3 2º MOMENTO: MAPA MENTAL COLETIVO Os Mapas Mentais são construídos de maneira individual, mas a Equipe Map propôs a construção de um Mapa Mental Coletivo (Imagem 2). Com base no material didático sobre o tema, a equipe fez várias nuvens de palavras contendo os pontos principais do texto para que juntos os alunos pudessem construir um mapa mental. Para isso, também foi disponibilizado fitas para que pudessem fazer as conexões entre as palavras. Durante toda a montagem do Mapa Mental Coletivo foi interessante perceber as competências desenvolvidas e quanto o pensar coletivo se tornou fundamental para concretização da atividade e para construção do conhecimento sobre a aplicabilidade do método, visto que os alunos ouviram uns aos outros, disponibilizando-se a perceber novos olhares. Nessa atividade identificamos as seguintes competências desenvolvidas pelos alunos durante o processo: interatividade, aprendizagem colaborativa, trabalho em equipe, socialização do conhecimento, integração, solução de problemas (em relação a pensamentos diferentes, chegando a um senso comum), dedicação e envolvimento. 3º MOMENTO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA Depois das atividades iniciais, chegou-se a contextualização do problema que foi feito por meio da exibição de um vídeo animado fictício (Imagem 3) produzido pela Equipe Map, com dois personagens: a coordenadora do PPGCIMES e o reitor da universidade, o qual foi até o Programa em busca de uma solução para o problema proposto: Como estimular competências e habilidades do século XXI, por meio de momentos culturais criativos e inovadores, destinados à socialização dos graduandos da UFPA de diferentes áreas de conhecimento?. 4º MOMENTO: CONSTRUÇÃO DOS MAPAS MENTAIS A partir da apresentação do vídeo e a abordagem da problemática, os grupos tiveram como atividade proposta a construção de um mapa mental com uma solução para a questão apresentada (Imagem 4 e 5). Mas, antes de iniciar a construção dos mapas, foi disponibilizado aos grupos o aporte teórico com a seguinte temática:

4 Conheça as competências para o século 21, retirado do Portal Porvir, o qual objetivava propiciar a compreensão das competências que seriam desenvolvidas na atividade. Os grupos apresentaram diferentes soluções para resolver a problemática. O Creative Work, por exemplo, propôs os Desafios Universitários (Imagem 6), os quais contariam com o apoio do PPGCIMES, PROEX e PROEG para desenvolver atividades que promovam o pensamento crítico, a criatividade, a cidadania e o trabalho em equipe. Os Iluminates sugeriram a utilização da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) (Imagem 6), a qual valoriza o aluno e o coloca no centro do processo de aprendizagem. Os projetos deveriam ser inspirados em desafios, referenciais teóricos e experiências estudantis, que levassem ao desenvolvimento do autoconhecimento e a resolução de problemas. O grupo Fabricantes de Soluções apresentou a seguinte proposição para solucionar a referida questão: incentivar a Leitura de Textos Literários no Ambiente Universitário (Imagem 6), por meio de uma Mostra de Fábulas, contendo teatro, Sarau Poético, que trabalhasse diversas habilidades, bem como desenvolver algumas competências de integração com o grupo, o trabalho em equipe, a capacidade de resolver problemas e a iniciativa. O Esquadrão Inovamos propuseram a Gincana InterAção (Imagem 6) para promover a comunicação, responsabilidade, cidadania, determinação, curiosidade, confiança, iniciativa, cooperação, perseverança, análise, orientação para o serviço, influência social, trabalho em equipe, capacidade de resolver problemas, determinação e a habilidade de escuta, através de desafios com diferentes temáticas. O grupo Pre-pa-ra propôs o Circuito MIC (Mentes Inovadoras e Criativas) (Imagem 6) com o objetivo de desenvolver a socialização, o trabalho em equipe e a solução de problemas em áreas ribeirinhas, no entorno da universidade, por meio do barco MAKER ao som de música ao vivo, com a presença de professores universitários e especialistas na comunidade ribeirinha.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Das soluções apresentadas pelos grupos, a Equipe Map concluiu que a Gincana InterAção e a Leitura de Textos Literários no Ambiente Universitário foram as propostas mais adequadas para a resolução do problema, pois a primeira conseguiu apresentar uma solução que buscou desenvolver diversas competências e habilidades do século 21, bem como enfatizou o caráter social do momento cultural. Já a segunda proposta procurou resolver o problema estimulando intensamente o pensamento crítico e reflexivo dos alunos por meio de atividades lúdicas e pedagógicas, pouco usuais no ambiente universitário, mas que são muito significativas, prazerosas e estimuladoras no processo de aprendizagem. Vale ressaltar que as escolhas feitas foram reflexo das diversas avaliações e discussões realizadas ao final de cada atividade proposta, já que a Equipe Map realizava uma breve avaliação em conjunto com a turma para dar e receber o feedback, que de modo geral foi bastante satisfatório, uma vez que todos os participantes elogiaram e agradeceram a aula do dia, que segundo eles foi muito criativa e inovadora, pois utilizou-se de diferentes recursos metodológicos para estimular o aprendizado. Ainda pode-se observar, o que destaca Sanmartin (p. 72, 2012) em relação a novas metodologias e técnicas criativas, que trazem consigo a ruptura de um padrão e a apresentação de um novo conceito, que pode gerar novos padrões. Esta questão foi notória nas apresentações das equipes posteriores a Map, visto que se apropriaram dos Mapas Mentais para o desenvolvimento de suas atividades, além da gamificação e da temática sobre as competências e habilidades do século 21. Sendo assim, o objetivo foi alcançado com os momentos propostos e as leituras prévias que contribuíram para o entendimento da turma sobre o que são os Mapas Mentais e como estes podem ser utilizados para o desenvolvimento da criatividade e do aprendizado, além de serem apresentadas várias propostas relevantes para solucionar a problemática, já que o tempo previsto para este momento foi bastante favorável para a proposição e desenvolvimento de diversas ideias.

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS EDUQC. Como fazer Mapa Mental. Disponível em: < >. Acesso em: 17 mai KEIDANN, Glaucia. Utilização de mapas mentais na inclusão digital. In: II Encontro de Educomunicação da Região Sul, 2, 2013, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Ijuí. Anais... Ijuí: UNIJUÍ, 2013, p PORTAL PORVIR. Conheça as competências para o século 21. Disponível em: < />. Acesso em: 17 mai SANMARTIN, Stela. Criatividade e inovação na empresa : do potencial à ação criadora. São Paulo: Trevisan Editora Universitária, p

7 ANEXOS 1º MOMENTO: MIND MAP GAME Imagem 1: O Mind Map Game com a visualização inicial e durante a aplicação. 2º MOMENTO: MAPA MENTAL COLETIVO Imagem 2: Construção do Mapa Mental Coletivo pela turma.

8 3º MOMENTO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA Imagem 3: Vídeo produzido pela Equipe Map para contextualização do problema.

9 4º MOMENTO: CONSTRUÇÃO DOS MAPAS MENTAIS Imagem 4: Processo de discussão e construção dos mapas mentais para a solução do problema.

10 Imagem 5: Apresentação dos mapas mentais contruídos pelos grupos.

11 Imagem 6: Mapa mental contruído pelo grupo Creative Work. Imagem 6: Mapa mental contruído pelo grupo Os Iluminatis.

12 Imagem 6: Mapa mental contruído pelo grupo Fabricantes de Solução. Imagem 6: Mapa mental contruído pelo grupo Esquadrão Inovamos.

13 Imagem 6: Mapa mental contruído pelo grupo Pre-pa-ra.

MIND MAP GAME - UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO SUPERIOR

MIND MAP GAME - UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO SUPERIOR MIND MAP GAME - UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO SUPERIOR Andreza Jackson de Vasconcelos Árllon Chaves Lima Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Mestranda do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVOS: Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna exige cada vez mais dos educadores e das escolas. Este curso

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVOS: Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe

Leia mais

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA Paulo Célio Soares 1 Luciano Alves Pereira, Flaviane Rezende De Almeida, Daniele Ouverney Francisco 2 Resumo Este artigo tem como objetivo

Leia mais

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Município: São Francisco de Paula COOPESERRA - Colégio Expressão INTRODUÇÃO O

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVOS: Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe

Leia mais

O GÊNERO RESENHA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS.

O GÊNERO RESENHA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS. O GÊNERO RESENHA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS. Diná Mendes de Souza Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS; Professora da Rede Básica de Ensino

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

O JOGO TAPA CERTO DA BIOLOGIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CITOLOGIA. Palavras-chave: Aprendizagem, atividades práticas, capacidades, ensinar.

O JOGO TAPA CERTO DA BIOLOGIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CITOLOGIA. Palavras-chave: Aprendizagem, atividades práticas, capacidades, ensinar. O JOGO TAPA CERTO DA BIOLOGIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CITOLOGIA Área Temática: Educação Priscila Antunes Schamne (Coordenadora da Ação de Extensão) Priscila Antunes Schamne 1 Janaina Cosmedamiana

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA SALA DE AULA INVERTIDA

UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA SALA DE AULA INVERTIDA UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA SALA DE AULA INVERTIDA Árllon Chaves Lima Universidade Federal do Pará (UFPA) Mestrando em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES),

Leia mais

CONSTRUINDO MAPAS CONCEITUAIS: UMA TÉCNICA PARA SISTEMATIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

CONSTRUINDO MAPAS CONCEITUAIS: UMA TÉCNICA PARA SISTEMATIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO I Mostra de Iniciação Científica I MIC 23 e 24 de setembro de 2011 Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia Concórdia SC INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA CONSTRUINDO MAPAS CONCEITUAIS:

Leia mais

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Pedro Augusto

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA GESTALT NO ENSINO DE FÍSICA

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA GESTALT NO ENSINO DE FÍSICA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA GESTALT NO ENSINO DE FÍSICA Marina Nunes de Oliveira¹; Ericleiton Rodrigues de Macedo² (Orientador) 1. Estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal

Leia mais

Aprendizagem Criativa

Aprendizagem Criativa Aprendizagem Criativa e a BNCC Como transformar a escola com a Aprendizagem Criativa Entrevista Anna Penido A Aprendizagem Criativa e as competências da BNCC INOVAÇÃO Como transformar a escola com a Aprendizagem

Leia mais

JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER

JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER 1. INTRODUÇÃO Os jogos de raciocínio são grandes aliados no desenvolvimento e na estruturação do pensamento do aluno, já que ele precisa, para isso, investigar,

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXÍLIO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXÍLIO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXÍLIO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA Joseane Tavares Barbosa 1 ; Maria Janaína de Oliveira 1 (orientadora) Joseane Tavares Barbosa 1 (autora)

Leia mais

O EMPREGO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO MOTIVADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

O EMPREGO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO MOTIVADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM O EMPREGO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO MOTIVADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM Ariane Maciel Neiva 1 ; Edemar Benedetti Filho 2 ; Maria Bruna de Souza 3 ; Edimara Cantú de Pinho 4. 1 Estudante do Curso de Licenciatura

Leia mais

OFICINA TEMÁTICA NO CAMPO DE ESTÁGIO: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE. Apresentação: Pôster

OFICINA TEMÁTICA NO CAMPO DE ESTÁGIO: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE. Apresentação: Pôster OFICINA TEMÁTICA NO CAMPO DE ESTÁGIO: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE Danilo Oliveira de Souza 1 140; Richardson Apresentação: Pôster Robério da Silva 2141; Bruna Herculano

Leia mais

Produção Textual na Cultura Digital

Produção Textual na Cultura Digital Produção Textual na Cultura Digital Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS 1 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha. Graduando em Licenciatura em Matemática

ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS 1 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha. Graduando em Licenciatura em Matemática ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS 1 Ricardo Emanuel Mendes Gonçalves da Rocha Graduando em Licenciatura em Matemática Universidade Federal do Pará, ricardoemanuelrocha@gmail.com

Leia mais

CONHECENDO E EXPLORANDO O GEOPLANO

CONHECENDO E EXPLORANDO O GEOPLANO 10 Eixo: Práticas para Ensino Fundamental I Matemática/CicloII SOUZA, Junia Ellen Arndt de 1 Borges, Vanusa Emilia 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Desde a Educação Infantil, a criança aprende a conhecer

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS JOGOS MATEMÁTICOS Cintia Melo dos Santos 1 Gabriel Moreno Vascon 2 Educação matemática nos anos finais

Leia mais

Sala de Jogos da matemática à interdisciplinaridade

Sala de Jogos da matemática à interdisciplinaridade Sala de Jogos da matemática à interdisciplinaridade Orientadora: Eliane Lopes Werneck de Andrade Matrícula SIAPE: 1697146 Orientada: Vitória Mota Araújo Matrícula UFF: 000105/06 Palavras-chave: Interdisciplinaridade,

Leia mais

VIDA DE FORMIGA. Dayane Miranda Romeira 2 Sirlene Gomes Ferreira Grava 3 RESUMO

VIDA DE FORMIGA. Dayane Miranda Romeira 2 Sirlene Gomes Ferreira Grava 3 RESUMO VIDA DE FORMIGA Cristimar Carvalho Duarte 1 Dayane Miranda Romeira 2 Sirlene Gomes Ferreira Grava 3 RESUMO Este artigo tem por objetivo Conhecer a forma de vida das formigas, explorar o meio e descobrir

Leia mais

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Lidiane Rodrigues Diniz; Universidade Federal da Paraíba lidiany-rd@hotmail.com Fabrícia de Fátima Araújo Chaves;

Leia mais

ESTIMULAR O ENSINO-APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGO LÚDICO

ESTIMULAR O ENSINO-APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGO LÚDICO ESTIMULAR O ENSINO-APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGO LÚDICO SAMPAIO, Raicléia¹; FERREIRA, André ² Luiz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá RESUMO: Este trabalho estimular

Leia mais

CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO. patrocínio Sesame Workshop. Todos os direitos reservados.

CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO. patrocínio Sesame Workshop. Todos os direitos reservados. CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO patrocínio 2015 Sesame Workshop. Todos os direitos reservados. 4. Ideias para o Dia das Crianças Para conversar Quais são as expectativas das crianças em relação

Leia mais

O ensino de Matemática por meio da OBMEP: Um relato de experiência frente à monitoria de extensão

O ensino de Matemática por meio da OBMEP: Um relato de experiência frente à monitoria de extensão O ensino de Matemática por meio da OBMEP: Um relato de experiência frente à monitoria de extensão Inara Borges da Silva José Universidade do Estado da Bahia UNEB- Campus X inara_borges@hotmail.com Yuri

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 DISCIPLINAS ATIVIDADE/TEMA DATA DE ENTREGA PONTUAÇÃO PORTUGUÊS ATIVIDADE: Seminário Obra escolhida na biblioteca da Escola. - Aula expositiva ministrada

Leia mais

Como elaborar um plano de aula

Como elaborar um plano de aula Como elaborar um plano de aula 1º Área do conhecimento Verifique qual ou quais áreas do conhecimento serão trabalhadas nas aulas. A área do conhecimento está relacionada aos diferentes tipos de conhecimento

Leia mais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais Jogos Cooperativos Oficina com práticas diversificadas, como circuito motor, atividades rítmicas, expressivas e jogos cooperativos, que trabalha as competências

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: RELATOS DA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL Josane do Nascimento Ferreira Instituto Federal de Mato Grosso campus Pontes

Leia mais

Desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos como facilitador no processo ensino/aprendizagem

Desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos como facilitador no processo ensino/aprendizagem Desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos como facilitador no processo ensino/aprendizagem Informar a categoria: PIBEX; Autor(es): Érica Antonia Matos de Oliveira (discente bolsista), Fernanda Santos

Leia mais

Palavras chave: Tecnologia de Informação; computador; simuladores.

Palavras chave: Tecnologia de Informação; computador; simuladores. O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE QUÍMICA: O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA Carlos Antônio Chaves de Oliveira

Leia mais

ISSN do Livro de Resumos:

ISSN do Livro de Resumos: PROGRAMA PIBID: O OLHAR DOS DOCENTES DAS TURMAS DAS ESCOLAS PARCEIRAS A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PIBIDIANOS. Natali Gonçalves GOMES, Priscila Flores ETCHEVERRY Bolsista de inciação à docência - PIBID. Pedagogia

Leia mais

Regulamento do Projeto Integrador I e II - FMB 2019 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Regulamento do Projeto Integrador I e II - FMB 2019 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II O presente Regulamento do Projeto Integrador I e II tem por finalidade

Leia mais

Teatro para todos EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel

Teatro para todos EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel Teatro para todos EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel Professor(es) Apresentador(es): Plinio de Oliveira Macedo Junior Realização: Foco do Projeto O fazer teatral é uma ferramenta pedagógica de grande

Leia mais

USO DE JOGO DIDÁTICO BASEADO EM CIÊNCIA FORENSE, ALIANDO CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA PARA UM ENSINO DINÂMICO E INTEGRADOR

USO DE JOGO DIDÁTICO BASEADO EM CIÊNCIA FORENSE, ALIANDO CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA PARA UM ENSINO DINÂMICO E INTEGRADOR USO DE JOGO DIDÁTICO BASEADO EM CIÊNCIA FORENSE, ALIANDO CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA PARA UM ENSINO DINÂMICO E INTEGRADOR Magali Kemmerich(PQ) *, Daniela Friggi(TC), Rosiele Oliveira(IC), Lucilene

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES\ SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES\ SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES\ SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA Maria Giselly Jorge de Matos 1 ; Patrícia Mariana Vasco de Góz²; Gerllane Jorge de Matos³; Ricardo

Leia mais

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios lição de casa F1 o que é? É um recurso didático que o professor propõe aos alunos para potencializar a relação dele com o objeto de conhecimento. A lição pode ter vários objetivos: Resgatar um conteúdo

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE JOGOS E/OU ARTEFATOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

CONSTRUÇÃO DE JOGOS E/OU ARTEFATOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 CONSTRUÇÃO DE JOGOS E/OU ARTEFATOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Franciara de Amorim 1 Universidade do Estado de Santa

Leia mais

Objetivo: Apresentar o Caderno V de modo a compreender sua concepção metodológica a partir de oficinas.

Objetivo: Apresentar o Caderno V de modo a compreender sua concepção metodológica a partir de oficinas. Pacto Nacional Para o Fortalecimento do Ensino Médio Encontro de Planejamento Professor Formador de IES Duílio Tavares de Lima 03/2015 CADERNO 5 - Áreas de conhecimento e integração curricular Tema: Apresentação

Leia mais

PROJETO: SOU LETRANDO.

PROJETO: SOU LETRANDO. PROJETO: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr Mário Vieira Marques (CIEP) São Luiz Gonzaga, 2016 1.TEMA Projeto de Leitura: Sou Letrando. 2.PROBLEMA

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

Inova Escola: Recursos

Inova Escola: Recursos Inova Escola: Recursos Tecnológicos Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A VIVÊNCIA DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A VIVÊNCIA DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A VIVÊNCIA DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Francisca Ellen Alves Bezerra UNIPÊ-Franciscae38@gmail.com Jaqueline Marinho dos Santos UNIPÊ-Jaqueline-9011@hotmail.com

Leia mais

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS Luciene Formiga Soares Silva UEPB lucieneformigasoares@gmail.com Rosângela de Araujo Medeiros UEPB professorarosangelauepb@gmail.com

Leia mais

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral, é criar uma ameaça à sociedade. Theodore Roosevelt Página 1 ENQUADRAMENTO Os direitos humanos, nomeadamente os valores

Leia mais

Ocupação de Tempos Escolares CLUBE LABORATÓRIO DE FÍSICA E QUÍMICA LOW-COST

Ocupação de Tempos Escolares CLUBE LABORATÓRIO DE FÍSICA E QUÍMICA LOW-COST CLUBE LABORATÓRIO DE FÍSICA E QUÍMICA LOW-COST 69 1. Apresentação O projeto que se apresenta, pretende iniciar um trabalho que perspetiva o desenvolvimento de um conjunto de atividades destinadas a promover

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017 Disciplina: Matemática Nível: Ensino Fundamental Série: 2º Ano

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA Emanuela Suassuna de Araújo (1) Begna Janine da Silva Lima (1) Universidade Federal da Paraíba, suassuna.emanuela@gmail.com (1); Universidade

Leia mais

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico Simone Nóbrega Catão (1); Kátia Fabiana Pereira de Ataíde ; Eduardo Gomes Onofre (Orientador) Universidade Estadual

Leia mais

FEIRA DO CONHECIMENTO: RECURSO METODOLÓGICO QUE CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

FEIRA DO CONHECIMENTO: RECURSO METODOLÓGICO QUE CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA Especificar a Área do trabalho (EAP, FP, MD, LC, EX, HFS, EFD, TIC, EA, CTS, CA, IPE) FEIRA DO CONHECIMENTO: RECURSO METODOLÓGICO QUE CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA Lais A. R. Souza 1 ; Flávia

Leia mais

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas transformações educacionais Novo olhar sobre o uso de tecnologia em sala de aula pode refletir melhores práticas pedagógicas O professor

Leia mais

VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA

VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA Jerniel da Silva Parente 1 1 Graduando em Matemática IFRR. Bolsistas do PIPICT. e-mail: jerni-p@hotmail.comr

Leia mais

Uma Viagem Divertida e Curiosa. E.E. Dr. Antonio Ablas Filho. Professor(es) Apresentador(es):

Uma Viagem Divertida e Curiosa. E.E. Dr. Antonio Ablas Filho. Professor(es) Apresentador(es): Uma Viagem Divertida e Curiosa E.E. Dr. Antonio Ablas Filho Professor(es) Apresentador(es): Maria Paula Martins de Souza Regiana Aparecida de Morais Lopes Realização: Foco do Projeto A construção e a utilização

Leia mais

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO QUÍMICA

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO QUÍMICA A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO QUÍMICA Nataly Roberta de Lima Santos 1 ; Ana Paula Freitas da Silva 2 1 Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais

A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Rita Maria Luz Freitas Soares (1) ; Luciana Rocha Paula (2) ; Ernandes Damasceno da Costa (2) ; João da Paixão

Leia mais

TUDO SOBRE MIM Nair Alves Tavares Silvia Maria Barreto dos Santos Pedagogia/Ulbra Cachoeira do Sul RESUMO

TUDO SOBRE MIM Nair Alves Tavares Silvia Maria Barreto dos Santos Pedagogia/Ulbra Cachoeira do Sul RESUMO TUDO SOBRE MIM Nair Alves Tavares Silvia Maria Barreto dos Santos Pedagogia/Ulbra Cachoeira do Sul Nairtavares12@gmail.com RESUMO O presente trabalho possui informações referentes à prática na Educação

Leia mais

A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS TDIC: FONTE DE SABER E PESQUISA

A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS TDIC: FONTE DE SABER E PESQUISA A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS TDIC: FONTE DE SABER E PESQUISA Silvana Lemos sil.lemos2013@gmail.com Palavras-chave: Saber docente; Memoriais reflexivos; Registros das atividades; Pesquisa; TDIC. Keywords:

Leia mais

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir INOVAÇÃO EDUCATIVA_ Escolhemos inventar o futuro por meio da Inovação Educativa Acreditamos na educação disruptiva, personalizada e em linha com os avanços tecnológicos Movidos por um sentimento voluntário,

Leia mais

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO Gabriela Ribeiro gabriela.candidor@gmail.com Matheus Noberto sorriso.matheus@hotmail.com Clodoaldo Valverde valverde@ueg.br RESUMO: Com o objetivo

Leia mais

Escolas Empreendedoras na CIM Viseu Dão Lafões. 7ª Edição 2017/2018

Escolas Empreendedoras na CIM Viseu Dão Lafões. 7ª Edição 2017/2018 Escolas Empreendedoras na CIM Viseu Dão Lafões 7ª Edição 2017/2018 Agenda 1. Enquadramento e contextualização 2. Programa de empreendedorismo para o 1º ciclo do Ensino Básico 3. Programa de empreendedorismo

Leia mais

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020.

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. Competências socioemocionais As competências socioemocionais

Leia mais

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO DISCIPLINAS ATIVIDADE/TEMA DATA DE ENTREGA PONTUAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA ATIVIDADE 1 - Simulado 1,2 pontos Simulado contendo 12 questões, sendo 10 objetivas

Leia mais

TRABALHANDO O LIVRO DIDÁTICO: Com produção de maquetes no Ensino de História Medieval

TRABALHANDO O LIVRO DIDÁTICO: Com produção de maquetes no Ensino de História Medieval TRABALHANDO O LIVRO DIDÁTICO: Com produção de maquetes no Ensino de História Medieval Autora Rosangela Silva Barros dos Santos 1 rosangelasilvabarros@hotmail.com Dr. Hamilton Afonso de Oliveira 2 hamiltonafonso@uol.com.br

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO JOGO ANGRY BIRDS RIO E SPACE COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA

A UTILIZAÇÃO DO JOGO ANGRY BIRDS RIO E SPACE COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA A UTILIZAÇÃO DO JOGO ANGRY BIRDS RIO E SPACE COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA Carolina Pereira Aranha Docente da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, cp.aranha.fisica@gmail.com André Flávio

Leia mais

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS Carina da Silva Ourives Nanci Félix Veloso RESUMO ULBRA Cachoeira do Sul carinaourives046@gmail.com

Leia mais

A ESCOLA QUE OS JOVENS QUEREM TENDÊNCIAS. Pesquisa escuta brasileiros de 13 a 21 anos sobre seus desejos em relação a escola

A ESCOLA QUE OS JOVENS QUEREM TENDÊNCIAS. Pesquisa escuta brasileiros de 13 a 21 anos sobre seus desejos em relação a escola QUE OS JOVENS QUEREM Pesquisa escuta brasileiros de 13 a 21 anos sobre seus desejos em relação a escola TENDÊNCIAS Inovações que conectam a educação com a sociedade e os alunos do século 21. 132 mil jovens

Leia mais

NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A TAREFA DE ENSINAR É MUITO SÉRIA. entusiasmo pela

NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A TAREFA DE ENSINAR É MUITO SÉRIA. entusiasmo pela NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A TAREFA DE ENSINAR É MUITO SÉRIA. desco entusiasmo pela berta só o é anglo. ENSINAR É UMA TAREFA MUITO SÉRIA. MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE NÃO POSSA VIR ACOMPANHADA DE AFETO E DE

Leia mais

JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Autores: BRUNA MUNIZ DE AGUIAR, DAYANE ALVES PEREIRA, DIEGO QUADROS ARAÚJO, LARISSA ALVES DE SOUZA, SÂMELLA PRISCILA FERREIRA

Leia mais

O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Olívia Sobreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB olivia_sobreira@hotmail.com

Leia mais

ROBÓTICA LIVRE COM ARDUINO: CONCEITOS MATEMÁTICOS ABORDADOS DE FORMA PRÁTICA E SIGNIFICATIVA

ROBÓTICA LIVRE COM ARDUINO: CONCEITOS MATEMÁTICOS ABORDADOS DE FORMA PRÁTICA E SIGNIFICATIVA ROBÓTICA LIVRE COM ARDUINO: CONCEITOS MATEMÁTICOS ABORDADOS DE FORMA PRÁTICA E SIGNIFICATIVA Aline Mendes Vasco aline.m.vasco@gmail.com Bruno Ribeiro da Costa brcosta.mat@gmail.com Gillys Vieira da Silva

Leia mais

Educopédia - Experiência de Sucesso na Alfabetização em contextos digitais. Luciane Frazão Secretaria Municipal de Educação/Rio de Janeiro

Educopédia - Experiência de Sucesso na Alfabetização em contextos digitais. Luciane Frazão Secretaria Municipal de Educação/Rio de Janeiro Educopédia - Experiência de Sucesso na Alfabetização em contextos digitais Luciane Frazão Secretaria Municipal de Educação/Rio de Janeiro Na sociedade atual, a mídia e as tecnologias da informação e da

Leia mais

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOÉTICA BASEADO NA METODOLOGIA FLIPPED CLASSROOM

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOÉTICA BASEADO NA METODOLOGIA FLIPPED CLASSROOM A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOÉTICA BASEADO NA METODOLOGIA FLIPPED CLASSROOM Rafael Dias Rios de Souza (UNIVAP)¹ RESUMO Este estudo tem como objetivo discutir uma proposta de metodologia

Leia mais

Relatório Fotográfico Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins

Relatório Fotográfico Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins Relatório Fotográfico Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins Aula sobre Misturas Objetivo: Preparar uma prática de diferentes tipos de misturas. Descrição: Foi preparada uma prática com diferentes

Leia mais

Desenvolvimento do projeto

Desenvolvimento do projeto PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Relatório Final Página 1 Desenvolvimento do projeto Conclusão do relatório final 2/02/2016 Título Música entre nós O projeto foi executado? Avaliação do

Leia mais

Analisando os conteúdos conceitual, atitudinal e procedimental em Livros de Didáticos de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Analisando os conteúdos conceitual, atitudinal e procedimental em Livros de Didáticos de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental Analisando os conteúdos conceitual, atitudinal e procedimental em Livros de Didáticos de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental Fabíola Mônica da Silva Gonçalves¹ (fmsgoncalves@ig.com.br) Mayane

Leia mais

Projeto Jogos. A importância de conhecer a história dos Jogos

Projeto Jogos. A importância de conhecer a história dos Jogos Projeto Jogos A importância de conhecer a história dos Jogos Introdução Este projeto consiste em um desenvolvimento de comunicação entre jogos e computadores voltado para entretenimento e aprendizagem.

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: V Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: V Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Práticas Pedagógicas da Educação Física no Código: - Ensino Fundamental (1 ao 5 ano) Professor: Andrey

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA. FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ. Tema: PLANO DE TRABALHO II FUNÇÕES TRIGONOMETRICAS.

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA. FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ. Tema: PLANO DE TRABALHO II FUNÇÕES TRIGONOMETRICAS. 1 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA. FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ. Colégio: COLÉGIO ESTADUAL D. JOÃO VI QUEIMADOS/RJ. Tutora: GABRIELA DOS SANTOS BARBOSA. Cursista: CINTIA AZEVEDO DOS SANTOS.

Leia mais

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE Vanessa Fernandes Soares; Chryslane Barbosa da Silva; Kelly Barbosa da Silva; Viviane Patrícia Pereira Félix. RESUMO Graduanda em Ciências Biológicas

Leia mais

Palavras Chaves: Ensino de Matemática, Material Digital, Tecnologia.

Palavras Chaves: Ensino de Matemática, Material Digital, Tecnologia. POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Marcia Saurin Martinez 1 Débora Laurino 2 Jéssica Brum 3 Guilherme Mello 4 Maritza Costa Moares 5 Tanise Paula Novello 6 Resumo:

Leia mais

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ¹ Salielma Daliane de Azevedo Dantas; Maria Josielma de Queiroz Silva; Alex dos Santos

Leia mais

PRINCÍPIOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS

PRINCÍPIOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS PRINCÍPIOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS 1 AS MODALIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS Introdução 2 Apesar dos constantes avanços da ciência e das tecnologias,

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR ANDRADE, Rosilene da Silva (Bolsista do PIBID). REGO, Janielle Kaline do (Bolsista do PIBID). SILVA, Mariana Oliveira da (Bolsista do PIBID).

Leia mais

JOGO COLABORATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL UMA EXPERIÊNCIA COM O TEMA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

JOGO COLABORATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL UMA EXPERIÊNCIA COM O TEMA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA JOGO COLABORATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL UMA EXPERIÊNCIA COM O TEMA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Santos, E.M 1,2* ; Loretto, J.A. 1,2 ; Menezes, N.M. 4 ; Rocha, B.V. 1,2 ; Dornfeld, C.B. 1,3 1 Faculdade de Engenharia

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS

PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS BOSSARDI, Simone Maria¹ ABREU, Márcia Loren Vieira² VEADRIGO, Eliza³ ¹Professora de Educação Infantil. Instituição: Escola Municipal

Leia mais

Aula 5 OFÍCINA TEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Aula 5 OFÍCINA TEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA OFÍCINA TEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA META Apresentar formas de organização de conteúdos privilegiando o estabelecimento de relações entre os vários conhecimentos químicos e entre a Química e suas aplicações

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIZ VAZ DE CAMÕES

ESCOLA ESTADUAL LUIZ VAZ DE CAMÕES ESCOLA ESTADUAL LUIZ VAZ DE CAMÕES IPEZAL-DISTRITO DE ANGÉLICA-MS SETEMBRO/2016 ESCOLA ESTADUAL LUIZ VAZ DE CAMÕES FEIRA DE CIÊNCIAS E NOITE CULTURAL/2016 Projeto elaborado para se desenvolvido na E.E.

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

REFLETINDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DOS POLÍGONOS

REFLETINDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DOS POLÍGONOS REFLETINDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DOS POLÍGONOS Introdução Jossivan Lopes Leite Universidade Estadual da Paraíba- UEPB jossivanlopes@gmail.com A sociedade atual está mergulhada

Leia mais

S A I B A + Um desafio coletivo onde a eficácia da equipe supera o talento individual

S A I B A + Um desafio coletivo onde a eficácia da equipe supera o talento individual S A I B A + Um desafio coletivo onde a eficácia da equipe supera o talento individual O que você vai encontrar aqui: O que é o Game Jam? Como funciona? Conheça alguns possíveis participantes do seu time

Leia mais

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 As competências socioemocionais são saberes que você pode aprender; pode praticar;

Leia mais

ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX

ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX 1 Tecnologias nas mãos do professor IMPORTÂNCIA DE FORMAR PROFESSORES PARA USO DE TECNOLOGIAS McKinsey (2017) Fatores que influenciam

Leia mais

A LUDICIDADE COMO PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS 1

A LUDICIDADE COMO PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS 1 A LUDICIDADE COMO PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS 1 Lidiane Paiva Stochero 2, Douglas Dos Santos Taborda 3. 1 Análise bibliográfica sobre o lúdico como facilitador no processo educativo

Leia mais

GAMIFICAÇÃO NA PRÁTICA: PROPOSTA DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

GAMIFICAÇÃO NA PRÁTICA: PROPOSTA DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 1 ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA GAMIFICAÇÃO NA PRÁTICA: PROPOSTA

Leia mais