A DELINQUÊNCIA JUVENIL NA CIDADE DE ITURAMA:incidência, reincidência e suas causas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A DELINQUÊNCIA JUVENIL NA CIDADE DE ITURAMA:incidência, reincidência e suas causas."

Transcrição

1 A DELINQUÊNCIA JUVENIL NA CIDADE DE ITURAMA:incidência, reincidência e suas causas. Érica Cristina Molina dos Santos 1 Cícero Daniel da Silva 2 Haline Freitas Severino 3 RESUMO A aspiração deste trabalho é entender os motivos da delinquência juvenil. Demonstrar os motivos que despertam a vontade dos adolescentes de se inserirem no mundo do crime. Há de se discutir a tão desejada por uns e, por outros repudiada, redução da maioridade penal, considerando que, a ideia de reduzir ou não, não atenuará os delitos praticados por menores. Levar-se-á em conta a preservação dos direitos fundamentais do menor, repensando modificações na lei infanto-juvenil. A Lei n /90 que é o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA traçou diretrizes para que o menor infrator fosse responsabilizado, estabelecendo medidas socioeducativas e protéticas, afim de haver uma recuperação destemenor para que o mesmo seja ressocializado e novamente inserido à sociedade. No entanto, percebem-se lacunas, falhas ou até mesmo, porque não, uma aplicação inadequada destas medidas, o que, se não houvesse, não nos deparariam com a reincidência destes menores infratores. Palavras-chave: Menor infrator. Reincidência. Delinquência. 1 INTRODUÇÃO Midiaticamente e, quase que diariamente, somos surpreendidos com os noticiários trazendo informações sobre crimes e como autores deles, destacam-se os menores. Na verdade, conforme a Lei n /90, que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, o menor pratica ato infracional e não crime e tal ato tem se tornado um grande problema social, o que 1 Professora, especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil e Docência do Ensino Superior, docente no curso de Direito da Faculdade Aldete Maria Alves FAMA de Iturama-MG. 2 Estudante, Bacharel em Direito, da FAMA de Iturama-MG. 3 Estudante, Bacharel em Direito, da FAMA de Iturama-MG.

2 assusta a população, pois a prática da conduta delituosa destes menores tem saído da órbita do controle das autoridades competentes para repeli-las. O ECA é o instituto que disciplina os delitos praticados pelos adolescentes, que recebem a definição de inimputáveis pelo Código Penal, como sendo aquele que tem idade menor de dezoito anos. A Lei n. 8069/90 trouxe como proposta primacial tratar de maneira diferenciada a criança e o adolescente que praticar conduta delituosa. A composição deste trabalho é feita com base em uma pesquisa desenvolvida na cidade de Iturama/MG, na qual foram analisadas as infrações provocadas pelos menores nos anos de 2011, 2012 e Referida pesquisa teve como foco elaborar o perfil do menor infrator, estabelecendo as suas características comuns, objetivando fazer um panorama sobre a situação destas crianças e adolescentes que permeiam o mundo do crime, bem como montar estatísticas das infrações mais graves e comuns, de aspectos como classe social, escolaridade, faixa etária, dentre outros. Ao desenvolver este estudo, buscou-se esclarecer o porquê destes menores infratores voltarem a delinquir, a praticar delitos, integrando-seà reincidência. Será feita uma análise sobre as medidas socioeducativas, já que com a existência das normas que as instituiu, verifica-se o aumento da prática dos atos infracionais. O presente trabalho ainda questionará se, de fato, as normas jurídicas que tratam do assunto são capazes, na sua totalidade, de promover a ressocialização, reeducação destes menores, já que a incidência de menores infratores aumenta. Abordar-se-á ainda a efetivação da aplicabilidade destas medidas socioeducativas, já que alguns menores, depois de submetidos a elas, voltam à prática delituosa. Para isso, foram usadas pesquisas bibliográficas, de campo, revistas, periódicos, internet, etc. E, finalmente, demonstrará se, realmente, há eficácia destas medidas trazidas pelas legislações que cuidam do menor. 2.OBJETIVOS O objetivo deste trabalho é compreender o sistema garantista de direitos humanos atribuído à criança e ao adolescente, um sistema mal compreendido e pouco conhecido no seu

3 perfeito alcance, trazendo à comunidade, por meio da interação entre o ensino superior e população, informação eficaz e esclarecimento. 3. METODOLOGIA O presente estudo foi desenvolvido, inicialmente, com o levantamento da legislação, da doutrina e jurisprudência sobre os pontos de questionamento sobre os direitos e deveres estampados no Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo estes, os pontos chave da pesquisa. A seguir foi elaborado um questionário objeto que foi aplicado nas escolas de ensino médio da cidade de Iturama-MG, que teve como objetivo primordial aferir quais seriam os motivos, segundo a opinião dos professores, que levam os menores a delinquir e voltarem a delinquir. Conforme ensina Gil (2002) a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. 4. DESENVOLVIMENTO 4.1 Breve Histórico da Legislação do Menor Sobre a evolução da norma jurídica que tutela a situação do menor, tem-se que: Durante a fase imperial, tem início a preocupação com os infratores menores ou menores, e a política repressiva era fundada no temor ante a crueldade das penas. Vigentes as Ordenações Filipinas, a imputabilidade penal era alcançada aos sete anos de idade. Dos sete aos dezessete anos, o tratamento era similar ao do adulto com certa atenuação na aplicação da pena. Dos dezessete aos vinte e um anos de idade, eram considerados jovens e adultos e, portanto, já poderiam sofre a pena de morte natural (por enforcamento). (TAVARES, 2001, p. 06). Verifica-se que, há muito, surgia a preocupação com a conduta delituosa do menor. Notase que, este já era penal e cruelmente punido, ainda com pouca idade. Contudo, observa-se que, partindo do pressuposto de como era e como está, atualmente, para aplicar a pena, introduziu-se a aferição do discernimento e capacidade.

4 Ainda na fase imperial, eram imputáveis os menores de quatorze anos. Entretanto, caso tivessem discernimento entre os sete e quatorze anos, poderiam ser levados para as casas de correção da época e ali, até os dezessete anos, poderiam permanecer. Em 1551, a primeira casa de recolhimento de crianças foi fundada no Brasil. Era mantida pelos jesuítas que isolavam as crianças negras e índias daquilo que era considerado má influência dos pais, por meio dos seus costumes, assim, iniciava-se a política do recolhimento. Em meio ao desenvolvimento do país e de seus acontecimentos, publicava-se em 12/10/1927, o Código de Menores do Brasil, o Decreto-Lei A, através do qual, cabia ao juiz decidir pelo destino dos menores e que imperou até a Lei n. 8069/90. Forçoso notar que, antigamente, os menores infratores eram repreendidos com penas cruéis e com pouca idade já eram submetidos à elas e, dos desta idade, até aos dezessete anos, eram comparados aos adultos, entretanto, a aplicação da pena era atenuada. Após esta idade até os vinte e um anos de idade, podiam sofrer o enforcamento que era tratado de pena de morte natural. Já em 1937, em busca dos direitos humanos, a Constituição vigente à época ampliou o plano social infantil e da juventude, assim como importou-se também com a carência. E a infância foi tutelada através dos regimes de internações que quebravam o vínculo familiar, substituindo-o pelo institucional. Mais tarde, quando foi constatado que os problemas que envolviam crianças e que advinham do meio social, passou-se a elaborar programas que valorasse o bem-estar destas crianças que delinquiam, surgindo assim, o regime das internações, marcando o início da tutela do menor. Durante o regime militar, valores foram ceifados, havendo a necessidade de reafirmá-los. Não obstante, em 1988, significativas mudanças, estabelecendo novos paradigmas, surgiram com o período pós-constitucional. Um novo perfil social precisaria ser feito, para que o sistema jurídico da criança e do adolescente ficasse intocável, em meio ao abandono e da delinquência (Maciel, 2006). É com a Constituição de 1988 e com a Lei n. 8069/90 regulamentada que se dá a etapa garantista da evolução da legislação menorista, que surgiu de vários debates a nível internacional de proteção à criança e ao adolescente.

5 Foi por meio do movimento social, políticas públicas e dos agentes do campo jurídico que se resultou o Estatuto de Criança e do Adolescente ECA, pela Lei n. 8069, promulgada em 13 de julho de Nasceu assim, uma grande conquista da população brasileira, pois era produzido um documento que contemplava o que havia de mais avançado em termos de norma em prol dos direitos infanto-juvenis, surgindo, desta forma, altas possibilidades de intervir na arbitrariedade do Estado para com as crianças e adolescentes. Segundo Maciel (2006) pressionar e reivindicar ficaram como função do movimento social. Já aos agentes, que eram aplicadores e estudiosos, coube traduzir os anseios da sociedade. Ainda, o termo estatuto foi proposital, pois não seria apenas uma lei que se limitaria a tratar do direito material, mas, sim, de um microssistema que cuidasse de tudo aquilo que fosse necessário para efetivar a norma constitucional de ampla defesa infanto-juvenil. Foi uma norma de grande abrangência, que enumerou regras processuais, que instituiu tipos penais, estabeleceu normas de âmbito administrativo, princípios, política legislativa. Para banir com a doutrina da Situação Irregular, implanta-se a Doutrina da Proteção Integral, que encontrou respaldo no artigo 227 da Carta Maior. Aqui, crianças e adolescentes passam a ser donos de direitos subjetivos, deixando de ser objeto de proteção assistencial. Com esta doutrina, à criança e ao adolescente foram assegurados, com absoluta prioridade, direitos fundamentais, determinando à sociedade, à família e ao Estado o dever concorrente e legal de assegurá-los. O ECA foi promulgado, buscando e regulamentando a norma constitucional, com fundamento em dois pilares, quais sejam: criança e adolescente como sujeitos de direitos e a afirmação de sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Vale frisar que, ainda há um caminho muito longo a ser percorrido até que estes direitos e garantias sejam plenamente assegurados. Entretanto, sobre todas as legislações que versaram sobre o menor, o ECA é considerado a norma mais avançada, dando maior amplitude às garantias e direitos destes menores. 4.2 Garantismo Como Princípio Norteador do ECA A Constituição de 1988 deu prioridade aos direitos dos menores:

6 Os direitos da criança e do adolescente no Brasil, pela letra da Constituição de 1988, passaram a ser prioridade absoluta da família, da sociedade e do Estado. Para regulamentar o artigo 227 da Carta Magna, foi elaborado o Estatuto da Criança e do Adolescente, em substituição ao Código de Menores de d 1979 e à doutrina da situação irregular. Abandonando as ideias do tratamento através da correção e da repressão, o texto infraconstitucional reconhece à criança e o adolescente como sujeitos de direitos e sua condição peculiar de pessoas em desenvolvimento (art. 6º). (JESUS, 2006, p. 65). Abstrai-se que, foi com a promulgação do ECA que crianças e adolescentes passaram a ser sujeitos de direito, considerando que, os mesmos, devido à pouca idade que possuem, não têm capacidade de discernimento completa. É o artigo 2º da Lei 8.069/90 que define criança e adolescente: Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. (Brasil, 2013) Embora o artigo 2º faça referência à pessoa entre 12 e 18 anos de idade, é preciso considerar ser o maior de18 anos totalmente capaz civil e penalmente. Uma das maiores mudanças advindas do ECA, foram as definições dadas aos menores: A maior disparidade entre a novel legislação e as anteriores, que representa, aliás, o grande avanço no que tange à garantia de direitos, é que se deixou de imputar aos infratores o rótulo de portador de patologia social, que deveriam ser protegidos para receber tratamento. A partir de então, reconheceu-se que a transgressão da norma penal (crimes ou contravenções) redundaria em responsabilização, porém com peculiaridades, dado o caráter de pessoa em estágio de desenvolvimento, e sem intervenção arbitrária do Estado, como antes era comum ocorrer. (FERNANDIN, 2009, p. 47). Foi no Estatuto de Criança e do Adolescente que se encontrou a maneira de a sociedade dar proteção ao menor e, simultaneamente, combater os delitos infracionais praticados pelos menores inimputáveis, ao estabelecer normas que regulassem os seus direitos, seus deveres e suas garantias, dentre elas o desenvolvimento físico, mental, social e educacional, ficando claramente respeitada a dignidade da criança e do adolescente. Com a criação do ECA, alguns princípios comuns ao Direito Penal foram aflorados e necessários para que fossem asseguradas as normas protetivas. No entanto, que fossem distintas daquelas da incriminação penal imposta aos adultos, como o próprio texto constitucional previu em seu artigo 228 ao determinar que são penalmente

7 inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial, (GIALLUCA e TÁVORA, p. 228). Observa-se que, o legislador preocupou-se em preservar e garantir o menor, ante a sua peculiaridade, aplicando normas diferenciadas em relação aos outros, como bem elucidou Shecaira ao discorrer que quis o constituinte separar os direitos e garantias das crianças e adolescentes do conjunto da cidadania com objetivo de melhor garantir sua defesa, (SHECAIRA, 2008, p. 137). Ainda sobre tal dispositivo, preleciona João Gilberto (s.d.), apud Cury (2006, p. 15): (...) a síntese do pensamento do legislador constituinte, expresso a consagração do preceito de que os direitos de todas as crianças e adolescentes devem ser universalmente reconhecidos. São direitos especiais e específicos, pela condição de pessoas em desenvolvimento. Assim, as leis internas e o direito de cada sistema nacional devem garantir a satisfação de todas as necessidades das pessoas de até 18 anos, não incluindo apenas o aspecto penal do ato praticado pela ou contra a criança, mas o seu direito à vida, saúde, educação, convivência, lazer, profissionalização, liberdade e outros, (CURY,). Subtende-se que, estes direitos não podem abranger determinada categoria, mas a todas, seja menor infrator ou não, carente, todos de forma indistinta. O princípio da proteção integral tem por finalidade dar proteção a todos de todas as formas possíveis, assegurando todas as garantias às crianças e adolescentes, todos os seus direitos fundamentais que já são inerentes aos seres humanos. Quanto ao princípio da condição peculiar da pessoa em desenvolvimento, o Estatuto da Criança e do Adolescente, no seu artigo 6º é disposto que serão levados em conta os fins sociais a que lhe é dirigido, além dos direitos individuais e coletivos, também a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. (...) força é reconhecer que as referências da parte final constituem um alerta para o intérprete e aplicador do Direito, sobretudo no relativo à questão da convivência familiar e comunitária (parte geral), à proteção do menor e do adolescente (parte especial, tít. II), ao ato infracional (tít. III) e às medidas socioeducativas (cap. IV), (FRANÇA, 2006, p. 53/54). Esta condição peculiar de pessoa em desenvolvimento implica em que a criança e o adolescente não têm inteiro conhecimento dos seus direitos, não sabem dar proteção a eles que

8 tampouco, sabem fazer com que eles sejam válidos e efetivos e, isso se deve ao fato de que ainda não possuem plena capacidade de sanar as suas necessidades. O princípio em estudo veio trazer o reconhecimento da desigualdade do adolescente em relação ao adulto, que em razão dessa desigualdade não pode ser tratado com o mesmo rigor que os adultos ao praticar atos análogos. (SHECAIRA, 2008, p. 27). De outra banda, o princípio da intervenção mínima prega que deverão ser punidas somente àquelas infrações que mais prejudiquem a sociedade e que sejam relevantes e castigadas conforme a gravidade do delito. 4.3 Ato Infracional O Estatuto da Criança e do Adolescente define ato infracional no art. 103 como considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal (BRASIL, 2013). Desta feita, o ato infracional pode ser entendido como a conduta que viola as normas que definem as contravenções ou crimes, sendo típica, descrita na lei penal e praticada pelas crianças e adolescentes. Para Maciel (2006, p. 773), o conceito de ato infracional decorre do princípio da legalidade e assim o faz: A definição acima decorre do princípio constitucional da legalidade. É preciso, portanto, para a caracterização do ato infracional, que este seja típico, antijurídico e culpável, garantindo ao adolescente, por um lado, um sistema compatível com o seu grau de responsabilização, e por outro, a coerência com os requisitos normativos provenientes da seara criminal. Sobre as punições aplicadas à criança e ao adolescente Saraiva (1999, p. 28) em seus dizeres esclarece que não pode o adolescente ser punido onde não o seria o adulto. Como mencionado, o constituinte teve a preocupação em tratar o menor de maneira diferente, tendo em vista a sua condição e peculiaridades. A saber, a prática delituosa realizada por um adulto é definida como crime, enquanto que, realizada por um adolescente ou criança, recebe a terminação de ato infracional que, por conseguinte, só haverá, se detectar a figura típica que faça previsão.

9 Portanto, aquele que pratique qualquer conduta típica que não seja o menor que é tutelado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, cometerá crime. A diferença entre o ato infracional e o crime está justamente na pessoa que pratica a ação delituosa, já que o ECA veio para tutelar aquele que é penalmente inimputável que é o menor de dezoito anos. Paula (2002, p ) preleciona que o ECA ao fazer a definição de ato infracional ganhou conteúdo certo e determinado, abandonando expressões como ato anti-social, desvio de conduta, etc, de significado jurídico impreciso (...), afastando-se qualquer subjetivismo do intérprete quando da análise da ação ou omissão. O ECA ao tutelar as condutas da criança e do adolescente, preocupou-se com o tratamento dado a cada um. Para as crianças que são as pessoas de até doze anos de idade incompletos, estas foram excluídas da aplicação das medidas socioeducativas, sendo submetidas às medidas protetivas, previstas no art. 101 do ECA, que podem ser aplicadas de forma isolada ou cumulativa.no que concerne às infrações cometidas pelo adolescente, depara-se com a aplicação das medidas socioeducativas. 4.4 Vetores do Cometimento do Ato Infracional Ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente tenha sido uma norma inovadora avançada, comparada às legislações que tutelavam o menor, diante de algumas indagações, questionamento, fica a desconfiança se, realmente, todas as normas que disciplinam a criança e o adolescente são eficazes? E, esta dúvida, reside no porquê destes menores voltarem a reincidir, após serem submetidos às medidas protetivas e socioeducativas. Ainda que não sejam reincidentes, que não tenham sido submetidos a nenhuma medida, quais as razões que levam estas crianças e adolescentes a delinquirem? Alguns justificam tais perguntas, argumentando o processo de desenvolvimento e, consequentemente, de transformação do menor. Entretanto, o constituinte ao elaborar a legislação que disciplina o menor, preocupou-se com a sua condição de desenvolvimento.

10 Assim, mudemos a indagação: será que, então, estas medidas, de fato, estão sendo eficazes, estão sendo aplicadas como devam ser? Os adolescentes vivem em um influxo muito grande de colegas e amigos nesta fase, existindo uma forte tendência em rejeitar valores sociais institucionalizados pelo mundo adulto, assim esta união criada entre si os levam a cultivarem seus próprios valores e padrões de existência. Porém, esta associação, muitas vezes, leva estes jovens a praticarem delitos, envolvimento com gangues e brigas como demonstração de virilidade, consideradas condutas que expressam comportamentos experimental e transitório para a fase adulta. Porém, essas ações anti-sociais típicas de jovens não significam que estes venham trazer uma raiz de criminalidade quando adultos, nem represente uma passagem para uma criminalidade mais violenta, (SHECAIRA, 2008, p. 103). Acontece que, atualmente se vê que, muitos adolescentes que, de uma forma ou de outra, envolvem com a criminalidade estão tendo as suas vidas ceifadas antes mesmo de atingir a fase adulta, pois este mundo oferece muita ostentação, esquecendo aos menores, que têm pouca capacidade de compreender e discernir que é tudo muito passageiro, assim, com a própria vida que acaba sendo, quando inserido neste cenário. Frente à realidade, fica meio que restrito e impossível traçar as causas, a relação entre causa e efeito para despertar estes menores à criminalidade. A participação da família também se insere no plano micro-sociológico, considerada um dos principais vetores de criminalidade juvenil. Devido a sua organização, origem comum e destinada a transmitir valores morais e pessoais, exerce bastante influencia na transmissão dos padrões de conduta, sendo crucial para formação da personalidade, assim origens de conduta violenta muitas vezes advêm da infância. Da mesma forma, os recursos propiciados na organização familiar influenciam nas habilidades infantis refletindo tamanho da família revela seu grau de importância, bem como o envolvimento de um irmão mais velho na criminalidade pode trazer influencias. Enfim, a desestruturação familiar, brigas, agressões, etc, também podem ser consideradas vetores familiares. (SHECAIRA, 2008, p. 117). A evasão escolar também é considerada como uma ligação à delinquência, pois a mesma também prepara e contribui para a formação do adolescente, bem como para o entendimento para entender as fases de transição. Outro fator, até corriqueiro, mas que contribui e muito para a delinquência é a mídia, quer por jornais, noticiários, filmes, programas, e isso se deve ao fato de a pessoa que é adolescente encontrar-se em uma personalidade ainda em formação, e, portanto, mais vulnerável, mais facilmente sofrem influência para o crime.

11 Atividades que sejam produtivas para o adolescente, que abstraia dele uma ocupação maior, poderá ser uma boa ferramenta que possa reduzir ou por que não, impedir que estes menores se voltem ao mundo da criminalidade, da delinquência. Que os mesmos sejam absorvidos com atividades que os façam a planejar o futuro, gastando suas energias para que os seus sonhos sejam alcançados e realizados. O meio em que o adolescente está inserido, a família, os amigos, a escola, professores são fatores que interferem sim, na formação, na construção da personalidade de uma pessoa. Não importa a classe social do adolescente, mas sim o vínculo social determinado pelo envolvimento e empenho que ele tem com as diferentes instituições sociais. Quanto mais débil for a ligação com genitores, escolas, amigos, vizinhos, menos o sujeito acreditará no valor convencional da lei e maior será a possibilidade de vir a delinqüir. (SHECAIRA, 2008, p. 125). A delinquência também pode surgir da frustração na busca dos sonhos e de, momentaneamente, se ver impedido de alcançá-los e por não ter a compreensão de entender que os obstáculos fazem parte da caminhada, se revoltam, ficando muito vulnerável a qualquer descaminho. Em muitos casos a delinquência pode surgir dos obstáculos encontrados pelos adolescentes quando estes virem a buscar seus ideais de vida, sucesso na carreira, boa educação e tudo mais que servir de meta e estas encontrarem qualquer impedimento provocados pelas estruturas sociais, serão considerados como teoria da tensão, tal teoria é originária de Robert Meron, na sua idéia o cometimento do crime decore de uma pressão da estrutura cultural e suas contradições com a estrutura social, pois os objetivos culturais visam uma ascensão social, e uma vez que, essa ascensão é impossibilitada ocorrerá uma tensão que terá como conseqüências o cometimento de um delito. (SHECAIRA, 2008, p ). Face à exposição destes vetores que possibilitam a reincidência dos adolescentes à delinquência, os mesmos não dão absoluta certeza de que, realmente são eles os motivos destes menores voltarem à prática de ato infracional. Mas, podem ser entendidos como situações que podem despertar tanto nos pais como nos próprios adolescentes que eles contribuem para a entrada no mundo passageiro do crime.

12 Pode também ser entendida como uma maneira de repensar nas medidas aplicáveis aos adolescentes, se as já existentes aspiram estes fatores que desencadeiam o ato infracional, se a sua aplicação é efetiva e eficaz. 4.5 Das Medidas Socioeducativas e Protetivas O Estatuto da Criança e do Adolescente trouxe em seu art. 112 as medidas socioeducativas, que são aplicadas aos adolescentes que se encontram em situação de perigo, e que tem por finalidade, recuperar estes menores conforme as suas necessidades e condições. A sua aplicação se dá, mediante a apuração do ato infracional, como forma de responsabilizá-lo, com o fim de reeducá-lo e ressocializá-lo para se inserir à sociedade novamente. E como estas medidas, o ECA elencou a advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, inserção em regime de semi-liberdade; internação em estabelecimento educacional. O adolescente quando pratica algum ato infracional, é submetido à medidas mais rígidas, se comparadas às protetivas que às crianças são aplicadas quando da prática de algum delito. O rol das medidas trazidas pelo estatuto é taxativo, não podendo, portanto, ser aplicada qualquer outra medida diferente daquela ali estabelecida. Maior Neto assevera que: O ECA, ao se referir sobre o enfrentamento da delinquência infanto-juvenil, não se resume nas medidas ora apreciadas. Uma vez empregada a doutrina do princípio da proteção integral, o legislador do Estatuto reconheceu que a maioria mais eficaz de prevenir a criminalidade está no objetivo de superar a situação de marginalidade experimentada pela maioria das crianças e adolescentes atualmente no Brasil. (MAIOR NETO, 2006, p. 378). No que tange às medidas de proteção, o Estatuto da Criança e do Adolescente, prevê: Art. 98. As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados: I por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; II por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável; III em razão de sua conduta. (GIALLUCA, e TÁVORA, p. 955).

13 Este mesmo dispositivo normativo preconiza a respeito dos direitos da criança e do adolescente ao discorrer que: Art. 3º. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-selhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. (GIALLUCA, e TÁVORA, p. 945). Há normas que são taxativas Cury relata que: A lei não esgota a operacionalização as quais podem concretizar-se por meio de políticas públicas e atitudes efetivas da sociedade. As oportunidades e facilidades servem para embasar as políticas de Estado e a conduta de instituições, famílias e cidadãos. (CURY, 2002, p. 21). Extrai-se que assim como a repressão, a prevenção deveria ser a prioridade também, porque há casos que se houvesse de antemão como prevenir, talvez não fosse necessário a aplicação de penas, pois a política de prevenção por si só, já coibiria. O texto da Carta Magna é claro ao afirmar a responsabilidade da proteção integral à criança e ao adolescente, senão, vejamos: Art É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar á criança e ao adolescente, com absoluta prioridade o direito á vida, á saúde, á alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, á dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (GIALLUCA, e TÁVORA, p. 172). Diante desta explanação, constata-se que assim como a família e a sociedade tem papel fundamental na construção da criança e do adolescente, o Estado entra também nesta formação, principalmente quando houver falhas da sociedade e da família. Albergaria (1995) discorre dizendo que, a intervenção do Estado é necessária no que tange à proteção, principalmente daquelas crianças e adolescentes que são maltratados pela família, considerando que, a violência destes, impede o desenvolvimento do menor no meio social, familiar, escolar.

14 4.6 Execução das Medidas e Seus Principais Reflexos na Reincidência dos Atos Infracionais Já se falou da responsabilidade da família, da sociedade e do Estado para com as crianças e com os adolescentes. Entretanto, verifica-se que, quanto à sua aplicação, por ora, em alguns casos não tem sido eficiente. Assim, resta saber se, tais medidas são eficazes, já que se tem muita notícia que menores que foram submetidos à alguma medida, porém, voltam a praticar a conduta delituosa. Há uma preocupação também, em buscar entender o por quê destas medidas não corresponderem aos efeitos que se espera, contribuindo assim, que estes adolescentes voltem a reincidir, uma vez que já cumpriram com as suas obrigações decorrentes do ato infracional cometido. Deve-se questionar se, a ineficácia das medidas reside na falta de entendimento educacional e social das mesmas, bem como se as instituições nas quais o adolescente cumpre a medida possuem instalações e infra-estruturas adequadas. Conforme a comprovação da autoria e materialidade da gravidade do ato infracional e capacidade do menor para cumprir a medida socioeducativa, o juiz será inteiramente competente para decidir pela medida a ser aplicada ao menor. Frisando que, a maneira como a medida vai ser executada, é de suma importância, uma vez que, a sua execução é ponto de decisão, é nela que serão encontradas as ineficácias, deficiências, falhas e, por conseguinte, se encontradas, surgirá a figura da reincidência também. O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo SINASE, foi instituído pela Lei n , de 18 de janeiro de 2012, regulamentando a execução das medidas socioeducativas destinadas ao adolescente que pratica ato infracional. O SINASE é entendido como um conjunto de princípios, critérios e regras envolvendo a execução destas medidas, assim como as diretrizes, políticas, planos e programas de atendimento e assistência ao adolescente que encontra-se em conflito com a lei. Paula (2002) enfatiza que a reprovação da conduta, que se manifesta pela imposição de medida socioeducativa não é resumida pela intervenção, entretanto, a mesma impõe que ensinamentos capazes sejam passados aos adolescentes com o intuito de permitir que eles se sintam confiantes de enfrentar os desafios que a vida lhes apresentar, sem que tenham de se valer

15 dos métodos que importem na violação do direito alheio e, como consequência, a privação de sua liberdade. 5. RESULTADOS E DISCUSSÃO Por meio de formulário impresso (ANEXO A), foram coletadas opiniões de professores do ensino médio de cinco escolas do município de Iturama, estado de Minas Gerais. De um total de 100 professores, 35 tiveram disponibilidade para responderem aos questionários. O questionário aplicado nas escolas apresenta questões utilizando-se de 0 (zero) a 10 (dez), sendo esta nota, relacionada à influência e os fatores que desencadeiam o cometimento do ato infracional. Os gráficos que serão apresentados abaixo, são os principais vetores que os professores consideram com maior influência na inserção e permanência do adolescente na criminalidade. Outros foram apontados, porém, neste trabalho serão apresentados somente os principais. Dos professores das cinco escolas questionadas, um dos vetores que entendem de maior influência na criminalidade de jovens é o cultivo de seus próprios valores e padrões de existência. Gráfico 1 Cultivo de seus próprios valores e padrões de existência, Iturama, Fonte: Dos próprios autores. Os valores e padrões de existência dos jovens estão diretamente ligados à sua criação e às influências sofridas ao longo de seu desenvolvimento, que poderão sofrer influências negativas do mundo exterior.

16 Gráfico 2 Envolvimento com gangues, brigas com demonstração de virilidade, Iturama, Fonte: Dos próprios autores. No gráfico supracitado, restou evidente que o convívio com gangues e brigas não seria um fator preponderante para influenciar no jovem ao mundo do crime. (...) convivendo em ambientes, de regra, promíscuos e aprendendo as normas próprias dos grupos marginais (especialmente no que tange a responder com violência aos conflitos do cotidiano, a probabilidade (quase absoluta) é de que os adolescentes acabem absorvendo a chamada identidade do infrator, passando a se reconhecerem, sim, como de má índole, natureza perversa, alta periculosidade, enfim, como pessoas cuja história de vida passada e futura, resta indestrutivelmente ligada à delinquência (os irrecuperáveis, como dizem eles). Desta forma, quando do desenterramento, certamente estaremos diante de cidadãos com categoria piorada, ainda mais predispostos à condutas violentas e anti-sociais. (MAIOR NETO, 2006, p. 380). Costa afirmou que o adolescente de rua é antes de mais nada um fugitivo: da miséria, dos maus tratos, da polícia, da morte. (COSTA, 1992, p. 33). Diante desta afirmação, dá-se razão aos dizeres de Costa, pois um dos, senão o maior reflexo da delinquência e da criminalidade reside na falta de investimento na educação. Quanto ao questionamento dos relacionamentos em grupos serem influências à incidência e reincidência dos jovens na criminalidade, a família foi, sem dúvida, a principal influência. Gráfico 3 Relacionamento em grupos (FAMÍLIA), Iturama, 2013.

17 Fonte: Dos próprios autores. Um dos motivos que justificam a reincidência dos menores na prática de atos infracionais fica evidente quando da aplicabilidade da medida de advertência, pois, esta medida serve de alerta para o menor, mas principalmente à família, para que tome medidas no sentido de prevenir outros atos e caso a família não colabore com aquela admoestação verbal dada pelo magistrado, em nada vai resultar, podendo assim, deparar-se com uma das falhas das medidas. Notadamente, o adolescente não possui discernimento suficiente para entender tal advertência. Assim, é a família a peça mais que essencial e determinante para o desenvolvimento, formação da criança e do adolescente. E isso se pressupõe pelo simples entendimento de que, é nela que o menor absorve os primeiros valores, quer sejam morais, sociais, éticos, profissionais. No entanto, devemos nos lembrar que, para que a família ofereça uma boa estrutura para a criança e adolescente é necessário que, a mesma desfrute de condições, ao menos, julgadas de humanas, de sobrevivência e que não esteja jogada à própria sorte, sem amparo por parte do Poder Público. Estando a família desamparada daquilo que o Estado tenha de lhe oferecer, ela servirá apenas de um impulso para que os menores a tenham como uma válvula de escape para o mundo do crime, não lhe restando nenhuma alternativa que possa resultar no contrário. É nesta instituição familiar que crianças e adolescentes aprendem os princípios basilares e norteadores para viver em sociedade. Tristemente, nota-se que, há uma grande deficiência por parte dos pais, não de uma forma generalizada, mas há. E, isto se deve ao fato de não suportarem ser incomodados pelos filhos e

18 suas necessidades e, assim, pensam que presentear o filho com farta mesada, celular de último lançamento irá sanar a sua necessidade afetiva, nascendo o abandono paterno, arriscando a dizer que, quase que involuntário. O reflexo desta omissão pode e deve ser a tradução do aumento assustador da delinquência de crianças e adolescentes. A negligência é outro fator que pode explicar a incidência e reincidência da delinquência. Alguns pais não participam da vida social, escolar do menor. Imerso nela, não conhecem o medo, a agressão que o menor convive, não conseguindo, por conseguinte, adaptar socialmente ou aos meios em que vive. Há famílias que, não detectando que não tem a menor condição de educar, ensinar, auxiliar o menor, transfere sua função às escolas, enquanto devia ser ela, a peça primordial a transmitir todos estes valores à criança, antes mesmo de a mesma começar a frequentar a entidade escolar. Outros pais, simplesmente só fazem cobrança, impondo sempre regras, sem ao menos ter qualquer tipo de diálogo e participação na vida dos filhos. Em contrapartida, deparamos com aqueles que, a permissão é exagerada, tudo pode, nada se limita, não havendo disciplina em relação a nada. Pressupondo que, o menor possui uma criação permissiva demais, automaticamente, entende que não há obrigações e deveres a serem cumpridos. Logo, as frustrações começam a surgir, pois não tem mais todas as atenções voltadas a ele, passando a obter um comportamento agressivo e desrespeitoso com os que o cercam. Diante disso, se percebe a importância do que e como se aprende na infância, pois serão os princípios básicos, norteadores de todo nosso futuro. O indivíduo, ao nascer contém em si todas as tendências delituosas, visto que procura satisfazer suas necessidades vitais sem ter conta absolutamente o prejuízo que isso possa ocasionar ao meio que o rodeia. Somente a lenta e penosa ação coercitiva da educação o irá ensinando que sua conduta resultará sempre de um compromisso, de uma transação entre a satisfação de suas necessidades e as dos demais. Aprende então que deverá repartir sua comida, seus brinquedos, sua casa etc. com seus irmãos, que deverá respeitar os bens dos demais, que deverá tolerar em sue contradito e que seus desejos têm que se ajustar a certas normas impostas pela sociedade para poderem ser satisfeitos sem entrar em conflito com ela. (LOPEZ, 2005, p. 25).

19 E a presença da violência, especialmente em ambiente familiar, ainda na infância também foi apontada como fator influenciador na criminalidade infanto-juvenil. Gráfico 4 Presença de violência na infância, Iturama, Fonte: Dos próprios autores. O meio, também foi apontado com índices de muita influência na criminalidade entre crianças e adolescentes, assim como a falta de investimento em políticas públicas que deem amparo aos menores, bem como às suas famílias. Gráfico 5 Relacionamento em grupos (MEIO SÓCIO-CULTURAL EM QUE ESTÁ INSERIDO), Iturama, Fonte: Dos próprios autores.

20 Gráfico 6 Relacionamento em grupos (POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS), Iturama, Fonte: Dos próprios autores. Quanto ao Estado, vem surgindo com políticas de prevenção para que a margem de números de atos infracionais caia, mesmo porque, ele também aparece como responsável pelo bem-estar da criança e do adolescente, assim como a família, a sociedade, devendo assegurar a estes menores educação e assistência e, é aqui, que entra em cena o assistencialismo à segurança, à saúde, à educação, ao lazer. Por este canal, poder-se-á encontrar a válvula de escape de prevenção ao aumento da delinquência, dos preconceitos. Até mesmo após o cometimento e apuração do ato infracional, o Estado possui responsabilidade em velar pela integridade do menor, como, cuidadosamente, dispõe o art. 125 do ECA: é dever do Estado zelar pela integridade física e mental dos internos, cabendo-lhe adotar as medidas adequadas de contenção e segurança. ( GIALLUCA, e TÁVORA, p. 118). Analisa-se assim que, o Estado atua de maneira preventiva e repressiva. Sobre a função do Estado em relação à proteção ao menor. Ao mencionar o dever do Poder Público, em seu artigo 4º, o Estatuto já está contemplando a responsabilidade do Estado seja legislando, seja implementando medidas concretas para a efetivação do que determina a lei, a fim de garantir os direitos e a proteção da criança e do adolescente. Os cuidados trazidos pela legislação são facilmente identificados na CF/88, no art. 23 que enumera algumas competências tais como previsto no seu inciso II, que manda cuidar da saúde e assistência pública, e o inciso V mandando proporcionar os meios de acesso á cultura, à educação e à ciência,

21 bem como o inciso X que atribui competência comum para combater as causas de pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos, (DALLARI, 2002, p. 24). Não se pode deixar de mencionar a falta de investimento em programas e políticas assistenciais que sofrem o maior descaso dos políticos, daqueles que detém o poder para instituílas a fim de possibilitar a inclusão social, fazendo com a mesma seja, de fato, efetiva. Embora tenha havido um esforço do legislador com a execução das medidas socioeducativas, percebe-se que isso não tenha sido muito contributivo de maneira que possa promover a ressocialização do menor à sociedade, o que significativamente, apenas contribui para que o mesmo passe de primário a reincidente, sendo este o resultado da má execução das medidas que, inicialmente era para recuperar o menor. Os professores também destacaram em resposta a questão 18 do formulário acerca do que deveria ser feito para melhorar o comportamento dos jovens nos dias atuais, a necessidade de desenvolvimento de projetos de iniciativa do poder público que envolvam os jovens. Ainda, questionados acerca do cometimento de atos infracionais no ambiente escolar, 40% deles responderam que nunca presenciaram, 55% afirmaram a ocorrência destes atos e 5% não souberam responder, mas responderam quanto às providências que devem ou deveriam ser tomadas pelas escolas nestes casos, quais sejam, a aplicação do regimento interno da escola, a notificação do conselho tutelar e a realização de projetos para prevenção do cometimentos de atos infracionais. 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS Respaldados pelas pesquisas realizadas para que este estudo fosse desenvolvido, concluise que, de nada vai adiantar querer encontrar e atribuir responsabilidade a alguém, à uma instituição ou a um órgão, porque como foi demonstrado, a violência, delinquência não advém de apenas uma causa, um motivo, são vários os fatores que as desencadeiam. É todo um conjunto de instituições que têm de se unir para que, juntas, possam oferecer uma estrutura que faça com que a criança e o adolescente entendam que caminho deverá ser seguido e não cada qual, querendo fazer, isoladamente, algo. Isso não funcionará, tem de ser um trabalho em equipe.

22 Pensar que a família, ou a escola, ou as autoridades, cada uma desenvolvendo as suas tarefas, é uma hipocrisia e querer fechar os olhos à realidade, uma vez que, envolve toda uma multiplicidade, associação de fatores interligados às causas que remetem as crianças e adolescentes a incidirem e reincidirem na delinquência. Diante à realidade, de suma importância enfatizar que, a família, a escola, as autoridades competentes, devem se conscientizar também que, hoje, a sua responsabilidade vai além daquela que é atribuída à sua formação profissional, levando-se em conta que devem empenhar também para contribuir para a formação da criança e do adolescente enquanto cidadãos do bem. Isso não foge muito às suas tarefas, podendo ser entendido como uma ampliação daquelas, tal como envolver estas crianças e adolescentes em projetos de participação e cooperação em atividades voluntárias e sociais. Proporcionando a eles um espaço no qual possam realizá-las, sempre repassando a eles valores positivos e a importância do quão gratificante é praticar o bem, dando seus testemunhos com exemplo quer profissional, pessoal. Insta ressaltar que, é de extrema necessidade que o Estado, os entes políticos invistam em programas de inclusão social, que disponibilizem centros de internações para que as medidas protetivas e socioeducativas possam aplicadas e delas, possam ser obtidos resultados satisfatórios, devido ao fato de ter tido toda uma estrutura eficaz para sanar as necessidades dos menores submetidos às medidas trazidas pela lei. Isso não servirá apenas para evitar a reincidência, seria uma maneira de precaução, prevenção também. Se não houver esta preocupação por parte do Estado em proporcionar qualidade e estrutura para que estas medidas impostas à criança e ao adolescente sejam cumpridas, implicará no efeito contrário ao objetivo das mesmas, que será a não ressocialização e a reincidência da delinquência. Devem-se ater de que a legislação que disciplina os menores é exatamente dos anos 90, época que, os valores, ou senão, muitos deles, eram respeitados. Em referida época não havia tanta expansão das drogas. Existiam sim, mas não com tanta força, com tanta dissipação, não era encontrada em qualquer lugar como se fosse algo muito comum. É necessário que, haja e muita reformulação destas regras jurídicas que asseguram os direitos e deveres destes menores.

23 Válida também é entender que prevenções mais coesas devem ser tomadas, considerando que o adolescente está em fase de transição sempre, mudança de comportamento instantaneamente, há a presença de muita impulsividade também. O que se aspirou com este trabalho foi saber e entender as causas que induzem estes menores à prática de atos infringentes, entendendo ainda que, não é necessário apenas que as leis sejam mais rigorosas para combater as condutas delituosas praticadas por estas crianças e adolescentes, muito menos querer justificá-las com as suas misérias morais, econômicas, sociais. Precisa-se conscientizar que estas causas vão além Das esferas judiciais, policiais, administrativas. É indispensável que se reúna todos os instrumentos sociais, colocando-os em prática juntamente com políticas públicas, objetivando um progresso que respeite os direitos básicos destes menores que o ordenamento jurídico brasileiro os asseguram. Todas estas questões e medidas devem ser analisadas e vistas minuciosamente e com a maior cautela possível, de modo que, os menores sejam beneficiados, bem como a sociedade, banalizando, ou ao menos atenuando todos estes problemas que assolam a formação e vida da criança e do adolescente. Para tanto, necessário a participação de todos os poderes: municipal, estadual, federal. Que a atenção esteja voltada para às estruturas daquelas entidades que recebem adolescentes para internação, para programas de capacitação profissional e social, atendimento socioeducativo, dentre muitas outras medidas que, se levadas a sério, só trarão benefícios a todos. Conclui-se que é mais do que imprescindível que haja uma associação das políticas públicas interagidas com a aplicação das normas, regras jurídicas, com as leis, pois, como se apurou há problemas advindos da sociedade, do meio familiar. 7. REFERÊNCIAS ALBERGARIA, Jason. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro; Aide, Direito do Menor. Rio de Janeiro; Aide, 1995.

24 BRASIL. Lei de 13 de julho de 1990.Disponível em: < Acesso em: 1 maio COELHO, João Gilberto Lucas In CURY, Munir (coord.). Estatuto da Criança e do Adolescente comentado: comentários jurídicos e sociais. 5º ed. São Paulo; Malheiros, COSTA, Elíude Alves Ferreira da. Infração do adolescente de rua: causas, incidência e conseqüências jurídicas. Recife: dissertação de Mestrado da UFPE, CURY, Munir. Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado. 8º ed. São Paulo: Malheiros Editores, DALLARI, Dalmo. In CURY, Munir (coord).estatuto da Criança e do Adolescente comentado: comentários jurídicos e sociais. 5º ed. São Paulo; Malheiros, D ANDREA, Giuliano. Noções de Direito da Criança e do Adolescente. Florianópolis; OAB/SC DOTTI, René Ariel. Bases e alternativas para o sistema de penas. São Paulo: Revistado Tribunais, FERNANDES, Márcio Mothé. Ação Sócio-educativa Pública. 2º ed. revista, ampliada e atualizada. Rio de Janeiro; Lumen Juris, FERNANDIN, Mauro. Ato penal juvenil. Aplicabilidade dos princípios e garantias do ato penal. Curitiba; Juruá, FRANÇA, R. Limongi. In CURY, Munir (coord.). Estatuto da Criança e do Adolescente comentado: comentários jurídicos e sociais. 8º ed. São Paulo; Malheiros, GIALLUCA, Alexandre. TÁVORA, Nestor. VadeMecum: 2012: com foco no exame da OAB e em concursos públicos. Niterói/RJ; Impetus, 2012.,VadeMecum: 2013: com foco no exame da OAB e em concursos públicos. Niterói/RJ; Impetus, 2013.

25 ISHIDA, Valter Kenji. Estatuto da Criança e do Adolescente. 3º ed: atualizada. São Paulo; Atlas, JESUS, Maurício Neves. Adolescentes em conflito com a lei: prevenção e proteção integral. Campinas/SP; Servanda Editora, KONZEN, Afonso Armando. Pertinência Socioeducativa Reflexões sobre a natureza jurídica das medidas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, Lei n , de 18 de janeiro de Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). VadeMecum: 2013: com foco no exame da OAB e em concursos públicos. Niterói/RJ; Impetus, LIBERTATI, Wilson Donizete. Adolescente e Ato Infracional. São Paulo Juarez de Oliveira, MAIOR NETO, Olympio Sotto. In CURY, Munir (coord.). Estatuto da Criança e do Adolescente comentado: comentários jurídicos e sociais. 8º ed. São Paulo: Malheiros, MACIEL, Kátia Regina Ferreira Lobo Andrade. Curso de Direito da Criança e do Adolescente. Aspectos Teóricos e Práticos. Rio de Janeiro; Editora LumenJuri., NUCCI, Guilherme de Souza. Leis penais e processuais penais comentadas. 7º ed. rev. atual e ampl. São Paulo; Editora Revista dos Tribunais, PAULA, Paulo Afonso Garrido de. In CURY, Munir (Coord). Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado Comentários Jurídicos e Sociais. 5º ed. São Paulo; Malheiros, SARAIVA, João Batista da Costa. Adolescente e ato infracional: garantias processuais e medidas socioeducativas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999., Direito Penal Juvenil Adolescente e Ato Infracional garantias Processuais e Medidas Socioeducativas. 2º ed: revista e ampliada. Porto Alegre; Livraria do Advogado, 2002.

A PROTEÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DO IDOSO E A SUA DIGNIDADE

A PROTEÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DO IDOSO E A SUA DIGNIDADE A PROTEÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DO IDOSO E A SUA DIGNIDADE Maíra Sgobbi de FARIA 1 Resumo: O respeito e a proteção que devem ser concedidos aos idosos sempre foram um dever da sociedade, uma vez que as

Leia mais

ADOLESCENTE, ATO INFRACIONAL E A REINCIDÊNCIA

ADOLESCENTE, ATO INFRACIONAL E A REINCIDÊNCIA 8. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ADOLESCENTE, ATO INFRACIONAL E A REINCIDÊNCIA BRANDÃO, Rosângela Fátima Penteado 1 HOLZMANN, Liza 2 QUADROS, Débora

Leia mais

Teresina, 08 de junho de 2015.

Teresina, 08 de junho de 2015. Faculdade Estácio CEUT Coordenação do Curso de Bacharelado em Direito Disciplina: História do Direito Professor: Eduardo Albuquerque Rodrigues Diniz Turma: 1 B Alunas: Alice Brito, Larissa Nunes, Maria

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

BANCO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO

BANCO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO BANCO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO Prática ADOLESCENTES INFRATORES: APOIO PARA REINSERÇÃO À COMUNIDADE. Área de Atuação: Políticas Sociais e Cidadãos Responsáveis: José Alexandre dos Santos e Franciely Priscila

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASOS RELATADOS EM CONSELHOS TUTELARES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA.

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASOS RELATADOS EM CONSELHOS TUTELARES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA. VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASOS RELATADOS EM CONSELHOS TUTELARES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA. Paulo de Tarso Oliveira - Uni-FACEF Introdução O trabalho discute alguns dados obtidos em um

Leia mais

A PROTEÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES VÍTIMAS.

A PROTEÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES VÍTIMAS. 1 A PROTEÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES VÍTIMAS. GRUPO TEMÁTICO: Direito à cultur a e ao lazer, e direito à liberdade, dignidade, respeito e diversidade cultur al. LUIZ ANTONIO MIGUEL FERREIRA

Leia mais

A Hermenêutica do Artigo 50, 13, Inciso III, do ECA, Frente à Equidade e aos Princípios Constitucionais da Proteção Integral e da Prioridade Absoluta

A Hermenêutica do Artigo 50, 13, Inciso III, do ECA, Frente à Equidade e aos Princípios Constitucionais da Proteção Integral e da Prioridade Absoluta 238 Série Aperfeiçoamento de Magistrados 11 Curso de Constitucional - Normatividade Jurídica A Hermenêutica do Artigo 50, 13, Inciso III, do ECA, Frente à Equidade e aos Princípios Constitucionais da Proteção

Leia mais

Ao final do estudo deste módulo, você será capaz de: Caracterizar o ambiente escolar; Enumerar pontos sensíveis no ambiente escolar;

Ao final do estudo deste módulo, você será capaz de: Caracterizar o ambiente escolar; Enumerar pontos sensíveis no ambiente escolar; 1 Módulo 1 O ambiente escolar Apresentação do Módulo Os fatos frequentemente divulgados na mídia reforçam a necessidade de conhecimento do ambiente escolar. Mais do que conhecer, é preciso criar mecanismos

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ RÚBIA ANDRESSA SCHMIDT O ATO INFRACIONAL E O CUMPRIMENTO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ RÚBIA ANDRESSA SCHMIDT O ATO INFRACIONAL E O CUMPRIMENTO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ RÚBIA ANDRESSA SCHMIDT O ATO INFRACIONAL E O CUMPRIMENTO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA União da Vitória 2013 RÚBIA ANDRESSA SCHMIDT O ATO INFRACIONAL E O CUMPRIMENTO DA

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal A infância, adolescência e juventude são fases fundamentais no desenvolvimento humano e na formação futura dos cidadãos. No plano social,

Leia mais

ACESSIBILIDADE E DIREITOS DOS CIDADÃOS: BREVE DISCUSSÃO

ACESSIBILIDADE E DIREITOS DOS CIDADÃOS: BREVE DISCUSSÃO ACESSIBILIDADE E DIREITOS DOS CIDADÃOS: BREVE DISCUSSÃO Ana Elizabeth Gondim Gomes Luciana Krauss Rezende Mariana Fernandes Prado Tortorelli Índice Mini currículo dos autores RESUMO Observa-se atualmente

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Jefferson Aparecido Dias *

INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Jefferson Aparecido Dias * INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Jefferson Aparecido Dias * Introdução Um dos temas mais polêmicos da atualidade no Brasil é a possibilidade de internação compulsória de crianças e adolescentes

Leia mais

MÓDULO II Introdução ao Estatuto da Criança e do Adolescente AULA 04

MÓDULO II Introdução ao Estatuto da Criança e do Adolescente AULA 04 MÓDULO II Introdução ao Estatuto da Criança e do Adolescente AULA 04 Por Leonardo Rodrigues Rezende 1 1. Apresentação O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 24 anos este ano, mas sua história

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br Educação Inclusiva Direito à Diversidade O Ensino comum na perspectiva inclusiva: currículo, ensino, aprendizage m, conheciment o Educação Inclusiva Direito à Diversidade Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Leia mais

LEGÍTIMA DEFESA CONTRA CONDUTAS INJUSTAS DE ADOLESCENTES: (IM)POSSIBILIDADE DIANTE DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL?

LEGÍTIMA DEFESA CONTRA CONDUTAS INJUSTAS DE ADOLESCENTES: (IM)POSSIBILIDADE DIANTE DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL? 1 LEGÍTIMA DEFESA CONTRA CONDUTAS INJUSTAS DE ADOLESCENTES: (IM)POSSIBILIDADE DIANTE DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL? Otávio Augusto Copatti dos Santos 1 Silvia de Freitas Mendes 2 Área de conhecimento:

Leia mais

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL Fernando Souza OLIVEIRA 1 Pedro Anderson da SILVA 2 RESUMO Princípio do Desenvolvimento Sustentável como um direito e garantia fundamental,

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) 1 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) Acrescenta e altera dispositivos na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir no ensino fundamental e médio, e nos

Leia mais

TRABALHO INFANTIL. Vivian Flores BRANCO 1

TRABALHO INFANTIL. Vivian Flores BRANCO 1 TRABALHO INFANTIL Vivian Flores BRANCO 1 RESUMO: O presente artigo trata do início do trabalho infantil, assim como as causas que levam crianças e adolescentes a se incorporarem no mercado de trabalho

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA CAMPO

VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA CAMPO VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA CAMPO Franscimere Cordeiro de Souza franscimere@gmail.com Nayara Katiucia de Lima Domingues Dias nanalima1923@hotmail.com Maria Geralda de Almeida

Leia mais

O PAPEL DO PODER PÚBLICO NA GARANTIA DO ACESSO DE FAMILIARES AOS LOCAIS DE INTERNAÇÃO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

O PAPEL DO PODER PÚBLICO NA GARANTIA DO ACESSO DE FAMILIARES AOS LOCAIS DE INTERNAÇÃO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI O PAPEL DO PODER PÚBLICO NA GARANTIA DO ACESSO DE FAMILIARES AOS LOCAIS DE INTERNAÇÃO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI RESUMO Dária Baísa de Oliveira Souza * Sasha Alves do Amaral ** O presente trabalho

Leia mais

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITOS RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SIMEXMIN OURO PRETO 18.05.2016 SERGIO JACQUES DE MORAES ADVOGADO DAS PESSOAS DAS PESSOAS NATURAIS A vida é vivida por

Leia mais

AS MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES HUMANOS NO PROJETO ESPORTE NA COMUNIDADE, NA LOCALIDADE DE MONDUBIM.

AS MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES HUMANOS NO PROJETO ESPORTE NA COMUNIDADE, NA LOCALIDADE DE MONDUBIM. AS MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES HUMANOS NO PROJETO ESPORTE NA COMUNIDADE, NA LOCALIDADE DE MONDUBIM. ALISON NASCIMENTO FARIAS. 1 LÚCIA REJANE DE ARAÚJO BARONTINI. 2 UNIVERSIDADE

Leia mais

PROJETO DE LEI N o 6.815, DE 2010 (Do Senado Federal)

PROJETO DE LEI N o 6.815, DE 2010 (Do Senado Federal) COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI N o 6.815, DE 2010 (Do Senado Federal) Dá nova redação ao art. 255 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente),

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA Tamara Nomura NOZAWA 1 Telma Lúcia Aglio GARCIA 2 Edmárcia Fidelis ROCHA

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

PROBLEMATIZAÇÃO DA E. M. MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR

PROBLEMATIZAÇÃO DA E. M. MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR PROBLEMATIZAÇÃO DA E M MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR FALAS SIGNIFICATIVAS A violência cresce muito São as drogas e estruturas familiares, porque os pais tem que sair para o trabalho e

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 228, DE 2010

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 228, DE 2010 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 228, DE 2010 Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional), para incluir entre as incumbências dos estabelecimentos

Leia mais

ESTADO DO PIAUÍ CÂMARA MUNICIPAL DE TERESINA Assessoria Jurídica Legislativa

ESTADO DO PIAUÍ CÂMARA MUNICIPAL DE TERESINA Assessoria Jurídica Legislativa PARECER AJL/CMT Nº 031/2015. Teresina (PI), 04 de março de 2015. Assunto: Projeto de Lei nº 029/2015 Autor: Vereadora Teresa Britto Ementa: Dispõe sobre a obrigatoriedade, no âmbito do Município de Teresina,

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

TEXTO: SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS.

TEXTO: SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS. TEXTO: SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS. O envelhecimento digno é considerado um Direito Humano a ser garantido e preservado pelo Estado e pela Sociedade. Assim, a consolidação desse direito requer

Leia mais

A INCLUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS NAS TURMAS DO EJA POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

A INCLUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS NAS TURMAS DO EJA POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS A INCLUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS NAS TURMAS DO EJA POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS Gisllayne Rufino Souza UFPB gisllayne.souza@gmail.com Profa. Dra. Marlene Helena de Oliveira França UFPB/Centro de Educação/Núcleo

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS Mônica Abranches 1 No Brasil, no final da década de 70, a reflexão e o debate sobre a Assistência Social reaparecem e surge

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Direito à Educação. Parceria. Iniciativa. Coordenação Técnica. Apoio

Direito à Educação. Parceria. Iniciativa. Coordenação Técnica. Apoio Direito à Educação Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Objetivos Refletir sobre: O que é Direito à Educação e como chegamos até aqui Garantia do direito à educação no Brasil Papel atual do Gestor

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Art. 1º O Art. 2º da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo único:

Art. 1º O Art. 2º da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo único: PROJETO DE LEI N o, DE 2010 (Do Sr. Pedro Chaves) Altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para regulamentar a EC nº 63/10, instituir o piso salarial profissional nacional, as Diretrizes do Plano

Leia mais

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM Andreza Magda da Silva Dantas Escola.E.E.M.Fc. Sá Cavalcante Paulista PB andreza_magda@hotmail.com Introdução Zelga Dantas de

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO

Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO LESSA CURSOS PREPARATÓRIOS CAPÍTULO 1 O ESTATUTO DO IDOSO O Estatuto do Idoso - Lei 10.741/2003, é o diploma legal que tutela e protege, através de um conjunto

Leia mais

AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM

AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM 1 AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM De acordo com uma pesquisa realizada em Brasília, conforme consta em reportagem publicada pelo jornalista Luis Bissigo,

Leia mais

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho SOUSA, Pedro H. 1 Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Formação Acadêmica, Empreendedorismo. Introdução: O mercado de trabalho

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA. PROJETO DE LEI N o 2.747, DE 2008 (Apensos os Projetos de Lei 2.834/2008 e 3.

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA. PROJETO DE LEI N o 2.747, DE 2008 (Apensos os Projetos de Lei 2.834/2008 e 3. COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 2.747, DE 2008 (Apensos os Projetos de Lei 2.834/2008 e 3.220/2008) Cria mecanismos para coibir o abandono materno e dispõe sobre o

Leia mais

2 OBJETIVOS. em Direito pela UFSC. Endereço Eletônico: danielarichter@ibest.com.br

2 OBJETIVOS. em Direito pela UFSC. Endereço Eletônico: danielarichter@ibest.com.br TRABALHO INFANTIL NO BRASIL: ENFRENTANDO O PROBLEMA SOB A ÓTICA DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL Robson Augusto de Almeida 1 Daniela Richter 2 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho versa sobre o Trabalho Infantil

Leia mais

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO ESTADO - FAMÍLIA EM RELAÇÃO À CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA NOS PROGRAMAS TELEVISIVOS

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO ESTADO - FAMÍLIA EM RELAÇÃO À CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA NOS PROGRAMAS TELEVISIVOS BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO ESTADO - FAMÍLIA EM RELAÇÃO À CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA NOS PROGRAMAS TELEVISIVOS Elaborado em 04/07 Vitor Vilela Guglinski Graduado em Direito pela Faculdade de Ciências

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PARNAÍBA-PI 2014 FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA DIRETOR ADMINISTRATIVO Prof. Esp. Walter Roberto

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

É recomendável ordenar e responder apenas àquelas perguntas que podem efetivamente contribuir para um aprofundamento da análise da organização.

É recomendável ordenar e responder apenas àquelas perguntas que podem efetivamente contribuir para um aprofundamento da análise da organização. Roteiro de Apoio Análise da Sustentabilidade Institucional Antonio Luiz de Paula e Silva alpsilva@fonte.org.br 1 O presente documento apresenta uma série de perguntas para ajudar no levantamento de dados

Leia mais

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling DILMA MARIA DE ANDRADE Título: A Família, seus valores e Counseling Projeto de pesquisa apresentado como Requisito Para obtenção de nota parcial no módulo de Metodologia científica do Curso Cousenling.

Leia mais

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 Marcela Furtado Calixto 1 Resumo: O presente artigo visa discutir a teoria

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Fundamentos Socioculturais e Diversidades

Fundamentos Socioculturais e Diversidades NATURALIZAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Fundamentos Socioculturais e Diversidades MÓDULO III Prof.: MSc. Getulio Ribeiro Histórias da Infância e do Mundo Adulto Da Infância à Melhor Idade

Leia mais

Rua do Atendimento Protetivo. Municipalino:

Rua do Atendimento Protetivo. Municipalino: Rua do Atendimento Protetivo Municipalino: Esta é a Rua do Atendimento Protetivo. Esta rua tem como missão fundamental resgatar os direitos das crianças e dos adolescentes que foram violados ou ameaçados

Leia mais

POSSÍVEL IMPACTO DE UMA EDUCAÇÃO DISCRIMINADORA NAS PERSPECTIVAS DE FUTURO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

POSSÍVEL IMPACTO DE UMA EDUCAÇÃO DISCRIMINADORA NAS PERSPECTIVAS DE FUTURO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POSSÍVEL IMPACTO DE UMA EDUCAÇÃO DISCRIMINADORA NAS PERSPECTIVAS DE FUTURO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 2013 Trabalho utilizado como requisito parcial da disciplina Métodos de Pesquisa em Psicologia André

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA Bárbara Lea Guahyba 1 Mara Regina Nieckel da Costa 2 RESUMO O artigo aqui apresentado tem como tema a inclusão social de pessoas portadoras de síndrome de

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO José Afonso da Silva 1. A controvérsia 1. A condenação, pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Penal 470, de alguns deputados federais tem suscitado dúvidas relativamente

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE É sabido - e isso está a dispensar considerações complementares - que a pessoa jurídica tem vida distinta da dos seus sócios e administradores.

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3F

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3F CADERNO DE EXERCÍCIOS 3F Ensino Médio Ciências Humanas Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Movimentos Sociais e Lei Maria da Penha H33 2 Arte, Cultura Global e Identidade Cultural H58, H59

Leia mais

QUEM SOMOS? FINALIDADE

QUEM SOMOS? FINALIDADE QUEM SOMOS? A Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida é um serviço de acolhimento para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. As crianças/adolescentes são encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou pela Vara

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO: UM CONVITE AO DIÁLOGO

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO: UM CONVITE AO DIÁLOGO Secretaria Municipal de Educação maele_cardoso@hotmail.com Introdução A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui se no atendimento de crianças de 0 a 5 anos de idade, em instituições

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA:

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA (X) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados

ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados Necessidade de readequar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao cotidiano Por Cristiane Aparecida de Oliveira Associada Criminalista de Almeida Guilherme Advogados Associados Considerações Iniciais

Leia mais

Eixo Temático ET-10-002 - Direito Ambiental OS IMPASSES DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA ATIVIDADE OLEIRA EM IRANDUBA (AM): ENTRE A LEI E OS DANOS

Eixo Temático ET-10-002 - Direito Ambiental OS IMPASSES DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA ATIVIDADE OLEIRA EM IRANDUBA (AM): ENTRE A LEI E OS DANOS 434 Eixo Temático ET-10-002 - Direito Ambiental OS IMPASSES DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA ATIVIDADE OLEIRA EM IRANDUBA (AM): ENTRE A LEI E OS DANOS Neyla Marinho Marques Pinto¹; Hamida Assunção Pinheiro²

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO O presente texto tem por finalidade apresentar os resultados obtidos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

APADRINHAMENTO AFETIVO. PROJETO AFETO QUE AFETA

APADRINHAMENTO AFETIVO. PROJETO AFETO QUE AFETA APADRINHAMENTO AFETIVO. PROJETO AFETO QUE AFETA RESUMO A nossa principal proposta é sensibilizar a sociedade para o abandono de crianças e adolescentes que se encontram privados de uma relação afetiva

Leia mais

HORTA ESCOLAR RECURSO PARA SE DISCUTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Lizyane Lima Borges 1 Pedro Henrique de Freitas 2 Regisnei A. de Oliveira Silva 3.

HORTA ESCOLAR RECURSO PARA SE DISCUTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Lizyane Lima Borges 1 Pedro Henrique de Freitas 2 Regisnei A. de Oliveira Silva 3. HORTA ESCOLAR RECURSO PARA SE DISCUTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lizyane Lima Borges 1 Pedro Henrique de Freitas 2 Regisnei A. de Oliveira Silva 3. 1 Universidade Federal de Goiás-Jataí/ lizyanelima31@hotmail.com

Leia mais

MENSAGEM AO FORNECEDOR

MENSAGEM AO FORNECEDOR MENSAGEM AO FORNECEDOR O Código de Conduta da AABB Porto Alegre para fornecedores é um documento abrangente, que trata de temas diretamente ligados ao nosso cotidiano de relações. Neste material, explicitamos

Leia mais

O Sr. ÁTILA LIRA (PSB-OI) pronuncia o seguinte. discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores. Deputados, estamos no período em que se comemoram os

O Sr. ÁTILA LIRA (PSB-OI) pronuncia o seguinte. discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores. Deputados, estamos no período em que se comemoram os O Sr. ÁTILA LIRA (PSB-OI) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, estamos no período em que se comemoram os vinte anos de promulgação da Constituição Cidadã de

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA REQUERIMENTO

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA REQUERIMENTO COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA REQUERIMENTO (Do Sr. Arnaldo Faria de Sá) Requer a desapensação dos Projetos de Lei n.º 4.881, de 1998, e n.º 3.101, de 2000. Senhor Presidente: Estando em tramitação

Leia mais

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Karina Magalhães, Kenny Afolabi, Milena Ignácio, Tai Afolabi, Verônica Santos e Wellington Souza 39 Inter-Relações

Leia mais

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Entrevista, Ministério do Planejamento domingo, 6 de novembro de 2011 Carlos Bafutto O SOS Concurseiro discutiu, com exclusividade,

Leia mais

www.apostilaeletronica.com.br

www.apostilaeletronica.com.br DIREITO PENAL PARTE GERAL I. Princípios Penais Constitucionais... 003 II. Aplicação da Lei Penal... 005 III. Teoria Geral do Crime... 020 IV. Concurso de Crime... 027 V. Teoria do Tipo... 034 VI. Ilicitude...

Leia mais

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Leia mais

PROJETO DE LEI N O, DE 2004

PROJETO DE LEI N O, DE 2004 PROJETO DE LEI N O, DE 2004 (Do Sr. Wladimir Costa) Dispõe sobre o atendimento educacional especializado em classes hospitalares e por meio de atendimento pedagógico domiciliar. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

Exercício de cidadania

Exercício de cidadania 1 2 Exercício de cidadania Na década de 1980, tivemos no Brasil as primeiras experiências de Conselhos Comunitários de Segurança, sendo o Paraná precursor na constituição de CONSEGs e Mobilização Social.

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO PROJETO DE LEI N o 604, DE 2011 Dispõe sobre a Política de Prevenção à Violência contra os Profissionais do Magistério Público e Privado e dá

Leia mais

DECRETO Nº 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE

DECRETO Nº 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE Convenção da Organização dos Estados Americanos 08/10/2001 - Decreto 3956 promulga a Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência

Leia mais

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no Introdução A convivência familiar e comunitária é um dos direitos fundamentais 1 garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990). A lei ainda enfatiza que: Toda criança ou adolescente

Leia mais

a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência 2007 e o decreto n o 6.949, de 25 de agosto de 2009. 1

a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência 2007 e o decreto n o 6.949, de 25 de agosto de 2009. 1 a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência 2007 e o decreto n o 6.949, de 25 de agosto de 2009. 1 Depois de concluídas todas as etapas, podemos inferir que a Convenção sobre os Direitos

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA Dado nos últimos tempos ter constatado que determinado sector da Comunidade Surda vem falando muito DE LIDERANÇA, DE ÉTICA, DE RESPEITO E DE CONFIANÇA, deixo aqui uma opinião pessoal sobre o que são estes

Leia mais