PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA: FATORES DE RISCO E CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DESTE AGRAVO: UM ARTIGO DE REVISÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA: FATORES DE RISCO E CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DESTE AGRAVO: UM ARTIGO DE REVISÃO"

Transcrição

1 PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA: FATORES DE RISCO E CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DESTE AGRAVO: UM ARTIGO DE REVISÃO Karine Santos Oliveira¹, Maria de Lourdes de Freitas Gomes² RESUMO A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é uma resposta inflamatória à multiplicação descontrolada de microorganismos nas vias aéreas distais e alvéolos e vários fatores estão associados ao seu desenvolvimento. Devido alto índice de incidência de PAVM e sua associação com aumento do tempo de internação e de complicações dentro das uti s, leva-se a considerar a prevenção como melhor conduta a ser tomada. Foi realizada uma revisão de literatura com os objetivos de identificar os principais fatores de risco para PAVM e identificar e associar os cuidados de enfermagem para prevenção/profilaxia deste agravo, através de busca de artigos junto ao LILACS e SCIELO publicados em inglês, espanhol ou português no período 2001 a Foram encontrados como fatores de risco mais evidentes o uso prévio de antibióticos, nutrição enteral associada com o uso de sondas, a colonização microbiana da orofaringe e sua aspiração, a posição supina e o uso de protetores gástricos e como cuidados de enfermagem associados a tais fatores a higienização das mãos, manutenção do decúbito elevado do paciente, a vigilância quanto a presença de resíduo gástrico, o uso de técnica asséptica na aspiração e no auxílio da entubação orotraqueal e a higiene oral rigorosa. Palavras-Chave: Pneumonia. Ventilação Mecânica. Fatores de Risco. Prevenção e Cuidados de Enfermagem. ¹ Bacharel em Enfermagem, Pós-graduanda em Enfermagem em UTI na Atualiza Cursos karinesoliveira@hotmail.com ² Profª. Msc. da disciplina Metodologia do Trabalho Científico no curso de Pós Graduação em Enfermagem em UTI realizado na Atualiza Cursos

2 2 INTRODUÇÃO A infecção hospitalar é um importante problema dentro da unidade de terapia Intensiva (UTI) e tem por definição qualquer infecção adquirida durante a internação hospitalar, manifestada durante este período ou após a alta, quando relacionada com a internação ou procedimento hospitalar. (SILVESTRINI e CRUZ, 2004) A pneumonia nosocomial está entre as principais causas mais comum de infecção hospitalar e o paciente intubado e em uso de ventilação mecânica adquire um risco de três a dez vezes maior de desenvolvê-la. (HARINGER, 2009). A presença de pneumonia nosocomial aumenta a permanência dos pacientes no hospital em 7 a 9 dias, com isso representa grande impacto nos custos hospitalares, ocorre em 9-27% de todos os pacientes intubados e 90% destas ocorrem durante a ventilação mecânica, além de ser apontada como responsável por aumento de mortalidade. (HARINGER, 2009). A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é considerada aquela que se desenvolve após 48 horas da intubação orotraqueal e instalação da ventilação mecânica, sendo que o paciente não estava incubado no momento. (MOREIRA, 2008). É uma resposta inflamatória à multiplicação descontrolada de microorganismos nas vias aéreas distais e alvéolos e caracteriza-se por infiltrado progressivo na radiografia de tórax, juntamente com febre, leucocitose ou leucopenia e presença de secreção traqueal purulenta. (HARINGER, 2009). Vários fatores estão associados ao desenvolvimento de pneumonia como idade avançada, desnutrição, tabagismo, etilismo, uso de drogas endovenosas, gravidade da patologia subjacente, cirurgia prévia e o próprio fato de estar numa UTI e estas não se constituem em fatores passíveis de prevenção. Os fatores alvos de prevenção são as fontes de contaminação ambientais, infecção cruzada, medicação e fatores mecânicos como sonda nasogástrica/ enteral. (POMBO et al., 2011).

3 3 Devido alto índice de incidência de PAVM e sua associação com aumento do tempo de internação e de complicações dentro das uti s, o que eleva o risco de morte dos pacientes internados e consequentemente os índices de mortalidade, apesar de não haver dados científicos que comprovem de forma conclusiva sua associação direta com a mortalidade dentro das uti s, leva-se a considerar a prevenção como melhor conduta a ser tomada. Partindo-se deste pressuposto a pesquisa teve por objetivos através da pesquisa bibliográfica de: Identificar os principais fatores de risco para PAVM, identificar e associar os cuidados de enfermagem para prevenção/profilaxia deste agravo. A escolha deste estudo surgiu da observação durante experiência prática do grande número de casos de PAVM, corroborado na literatura, no intuito de levantar evidências científicas sobre os principais fatores relacionados a esta doença e associar os cuidados de enfermagem que possam interferir de maneira a diminuir e/ou dificultar o aparecimento de novos casos ou recidivas da doença.

4 4 MÉTODOS Como método, utilizou-se a revisão de literatura, que é um tipo de estudo que analisa a produção bibliográfica sobre um tema, dentro de um tempo definido, oferecendo uma visão geral sobre o tópico específico, revelando novas idéias, métodos ou subtemas com maior ou menor ênfase dentro da literatura consultada. O trabalho de revisão serve para informar o leitor e o próprio autor acerca dos avanços, retrocessos do tema abordado, contextualizando a extensão e significância do problema estudado. (AMARAL et al., 2009). Dessa forma seguiu-se as etapas de identificação do problema, seleção da amostra, definição das informações a serem retiradas dos artigos, análise, apresentação e discussão dos resultados e a apresentação do estudo. A seleção dos artigos foi realizada através de busca de artigos junto a banco de dados importantes na área da saúde, com acesso a internet, como o LILACS (Literatura latino-americana e do Caribe de informações em Ciências da Saúde), SCIELO ( Scientific Electronic Library Online) utilizando como descritores: pneumonia, ventilação mecânica, fatores de risco, prevenção e cuidados de enfermagem. Os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis na íntegra sobre o assunto, publicados em inglês, espanhol ou português no período 2001 a 2011.

5 5 Resultados e Discussão Foram localizados 19 artigos na íntegra, sendo 3 excluídos por não atender aos critérios de inclusão, totalizando em 16 artigos utilizados para o presente estudo. Destes, 11 são estudos quantitativos e 5 estudos de revisão bibliográfica. Analisando os artigos foram elencados como fatores de risco: idade acima de 70 anos, coma, nível de consciência, intubação e reintubação traqueal, condições imunitárias, uso de drogas imunodepressoras, choque, gravidade da doença, antecedência de DPOC, tempo prolongado da VM, maior que 7 dias, aspirado do condensado contaminado dos circuitos do ventilador, desnutrição, contaminação exógena, antibioticoterapia como profilaxia, colonização microbiana, cirurgias prolongadas, aspiração de secreções contaminadas, colonização gástrica e aspiração desta, uso de sondas ou cânulas nasogástricas, posição supina, transporte dentro do hospital e o procedimento de aspiração endotraqueal. (BAYONA et al., 2008; HARINGER, 2009; IRIBARREN, 2009; MOREIRA, 2004; POMBO et al., 2011; ROCHA et al., 2011; RODRIGUES et al., 2009; RUIZ et al., 2007; SILVA et al., 2011; ZEITOUN et al., 2001). Apesar de conseguir elencar vários fatores de risco para o aparecimento de PAVM, alguns apareceram em maior número, tendo maior destaque na associação com a PAVM. Também foram encontradas algumas contradições. Em relação à idade e gravidade da doença 3 (18,75%) estudos relataram não encontrar diferença significativa na associação com a PAVM. O uso prévio de antibiótico foi relacionado como fator de risco em 5 (31,25%) estudos, como fator de proteção em 2 (12,75%) e associado à PAVM dependendo do tempo de uso e do emprego em 1(6,25%) artigo. A nutrição enteral foi relatada em 2 (12,5%) e a colonização microbiana da orofaringe e sua aspiração em 6 (37,5%) produções. O posicionamento do paciente foi relatado em 3 (18,75%) estudos, sendo que em um deles não foi comprovado cientificamente a associação com a PAVM. O uso de protetores gástricos foi associado em 2 (12.5%) produções.

6 6 O uso de antibióticos profiláticos é um tema bastante discutido em relação à PAVM e também controverso. Foram encontrados estudos com efeitos satisfatórios na redução da incidência de PAVM, porém também havia associação com pacientes cirúrgicos e de trauma. (CARRILHO et al., 2006; HARINGER, 2009). Houve associação com o tempo de administração, sendo que quando a administração é por tempo prolongado pode-se levar à infecção por microorganismos resistentes. (CARRILHO et al., 2006; HARINGER, 2009). Rocha et al (2008) traz o conceito de terapia de escalada, que é a implementação precoce de uma cobertura de amplo espectro de forma empírica seguido por um regime baseado na documentação microbiológica, a fim de ter uma resposta mais adequada para cura da infecção, tentando minimizar os riscos de resistência bacteriana. A sonda nasoenteral ou gástrica são dispositivos muito comuns entre os pacientes submetidos à VM para suporte nutricional, prevenção de distensão abdominal e drenagem de secreção gástrica, porém as sondas favorecem a colonização da orofaringe, o refluxo gastroesofágico e o risco de aspiração, sendo este identificado como fator predisponente para a PAVM. (CARRILHO et al., 2006). Isto ocorre devido à elevação do ph gástrico. Associado a isso, também foi encontrado a posição supina como fator de risco independente para o aparecimento da pneumonia, pois esta facilita a aspiração de secreções contaminadas. (BAYONA et al., 2008; CARRILHO et al., 2006; HARINGER, 2009; SILVESTRINI e CRUZ, 2004) Porém, foi encontrado um artigo que não encontrou associação significativa para aumento da incidência de PAVM em pacientes em posição supina em relação a posição com a cabeceira elevada, contradizendo grande parte da literatura mundial (SILVESTRINI e CRUZ, 2004). Outro fator de risco encontrado foi a colonização da microbiota oral. A microbiota da cavidade bucal é composta por mais de 300 espécies da bactérias que, sob condições normais ficam em equilíbrio e podem ser um reservatório persistente de bactérias orais e respiratórias. Com o uso de equipamentos respiratórios contaminados esta microbiota sofre alteração favorecendo a colonização de bactérias patogênicas. Os pacientes críticos apresentam elevados níveis de

7 7 protease, substância que remove da superfície dos dentes a fibronectina, uma substância protetora. (SILVEIRA et al., 2010) Os pacientes entubados também são expostos à diminuição da limpeza natural da boca promovida pela mastigação de alimentos duros e fibrosos, movimentação da língua e bochechas e também da redução do fluxo salivar pelo uso de alguns medicamentos o que contribui para o aumento do biofilme, favorecendo a colonização oral. (RODRIGUES et al., 2009) Juntamente a isto, a broncoaspiração de secreções que pode ocorrer em cerca de 45% de pessoas saudáveis durante o sono, pode chegar a 100% em pacientes entubados, com nível de consciência rebaixado, em posição supina e em uso de sonda nasogástrica. (SILVEIRA et al., 2010). Um fator de risco para a PAVM bastante evidenciado é o uso de protetores gástricos convergindo para o aumento da incidência desta infecção. Há um relato de um aumento de quase 2 vezes no aparecimento da PAVM em pacientes que fizeram o uso desta terapia em relação aos que não a utilizaram. (SILVESTRINI e CRUZ, 2004). Encontrou-se um estudo que tinha por objetivo observar a associação das técnicas de aspiração com sistema aberto e fechado com a incidência de pneumonia associada à VM. Este afirma que a aspiração endotraqueal é a principal rota de entrada de bactérias no trato respiratório inferior, pois o escoamento de bactérias ao redor do cuff do TOT, associado ao trauma local e a inflamação traqueal, aumentam a colonização e dificulta a eliminação das secreções. Apesar disso, não houve diferença estatística significativa na incidência de PAVM em relação aos dois sistemas, contudo a proporção de PAVM foi maior nos pacientes aspirados com o sistema aberto em comparação com os pacientes aspirados pelo sistema fechado. (POMBO et al., 2011). Durante a análise dos artigos foram encontrados como cuidados para prevenção deste agravo a higienização das mãos, a manutenção do decúbito elevado, os cuidados com a administração da dieta enteral, o uso de técnicas adequadas de aspiração e entubação traqueal, a higiene oral dos pacientes com uso de

8 8 antissépticos, a mudança dos circuitos entre pacientes e a utilização de água estéril em umidificadores (BAYONA et al., 2008; BERALDO e ANDRADE, 2008; CALVO et al., 2011; HARINGER, 2009; IRIBARREN et al., 2009; NETO et al., 2006; RODRIGUES et al., 2009; SILVEIRA et al., 2010). Os principais alvos para a prevenção são as fontes ambientais de contaminação, infecção cruzada levada pela equipe que trabalha com o paciente, medicação e fatores mecânicos como as sondas. (POMBO et al., 2011) A lavagem das mãos é uma medida global de controle de infecção, sendo uma medida de precaução padrão, sendo considerado essencial para a prática de normas de higiene para a prevenção de PAVM, tendo nível de recomendação IIA. (CALVO et al., 2011) A colonização dos pacientes tem sido associada à quebra na prática, principalmente no uso de técnica asséptica. (IRIBARREN et al., 2009). Outro cuidado importante é a posição do paciente com cabeceira elevada, sendo permitido sustentar a recomendação da posição semi sentada a 45º com um nível de evidência IA. Este cuidado também deve imperar no transporte do paciente dentro do hospital a fim de dificultar a aspiração de secreções, associado a níveis adequados de sedação. (BAYONA et al., 2008). Deve-se manter vigilância sobre a alimentação enteral e uma importante medida é a verificação de resíduos gástricos a fim de evitar a distensão gástrica. (CALVO et al., 2011). A aspiração das secreções é uma importante medida para conforto e terapêutica do paciente, contudo não foram encontradas evidências para recomendar o sistema de aspiração fechado ou o aberto. Mas, é importante o uso rigoroso da técnica asséptica. Foi encontrada evidência tipo IA para a incorporação da técnica de aspiração subglótica. Também foi considerada a utilização da aspiração de secreções orais antes da mudança de posição do paciente, recomendação tipo IIIB, porém de fácil implementação por ser uma intervenção simples e inofensiva. (CALVO et al., 2011; NETO et al., 2006).

9 9 Outro cuidado bastante estudado para impacto na incidência de PAVM é a higiene oral. A higiene bucal com antisséptico é uma medida significativa para a prevenção de pneumonia por reduzir a carga microbiana, contudo, ainda se faz necessário estabelecer um padrão único sobre a indicação de qual é o melhor antisséptico e a técnica mais indicada. (SILVEIRA et al., 2010). Foi encontrada uma associação entre pneumonia e saúde bucal com nível II e categoria B, ou seja, medida sugerida para implementação, não sendo fortemente recomendada, pela CDC (Center for Disease Control and Prevention) e SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia). Contudo, a sociedade dos epidemiologistas americanos dos serviços de saúde preconiza a higiene oral com solução antisséptica, como uma medida de prevenção da pneumonia, classificando-a como IA. (BERALDO e ANDRADE, 2008; SILVEIRA et al., 2010). O antisséptico mais estudado é a clorexidina, o qual tem obtido resultados estatisticamente significantes, porém não há sugestões sobre concentrações de uso, forma de apresentação, freqüência e técnica de aplicação. (BERALDO e ANDRADE, 2008) Os resultados na avaliação dos efeitos da clorexidina a 0,12% mostraram-se positivos em relação à redução do acúmulo de placa, à diminuição do sangramento gengival e à diminuição da colonização de diversos tipos de bactérias. Existem estudos que demonstram uma redução de até 65% do risco de desenvolvimento de PAVM em comparação ao uso do placebo. Além disso, tal procedimento é seguro e bem tolerável, já que não houve relatos de efeitos colaterais e também é uma medida de baixo custo. (BERALDO e ANDRADE, 2008; RODRIGUES et al., 2009). Apesar de tudo isso, ainda há questionamentos sobre a eficácia da estratégia dos usos de antissépticos; há autores que consideram a descontaminação digestiva seletiva como única estratégia associada a um benefício de sobrevivência. (SILVESTRI et al., 2010). No entanto, em todos os pacotes e recomendações achados na construção deste estudo, a descontaminação seletiva não foi considerada como medida válida. A troca do circuito deve ser recomendada apenas em casos de danos ou de detecção de contaminação visível dos circuitos e de um paciente para outro. O uso de fluido estéril para nebulizadores deve ser realizado no seu uso e na sua limpeza,

10 10 sempre após cada uso, e esta deve ser seguida de desinfecção e secagem, com o propósito de diminuir a colonização microbiana. (CALVO et al., 2011; HARINGER, 2009).

11 11 Conclusão Em suma, dos artigos analisados encontramos como fatores de riscos mais evidentes para PAVM o uso prévio de antibióticos, nutrição enteral associada com uso de sondas, a colonização microbiana da orofaringe e sua aspiração, a posição supina e o uso de protetores gástricos. Os resultados apresentados convergem com a realidade vivenciada pela autora. A associação dos estudos realizados a experiência prática apontam para a necessidade de maior vigilância da enfermagem quanto a higienização das mãos, manutenção do decúbito elevado do paciente, quanto à presença de resíduo gástrico, o uso de técnica asséptica na aspiração e no auxílio da entubação orotraqueal e a higiene oral rigorosa do paciente, cuidados de enfermagem apontados no estudo como importantes para minimizar os riscos para o desenvolvimento de PAVM. Contudo, apesar de tantos estudos sobre a pneumonia associada à ventilação mecânica, ainda são encontradas bastantes divergências a respeito do assunto devido à sua complexidade e relatos do baixo conhecimento dos profissionais sobre esta e os fatores de risco a ela associados, sendo então necessários estudos mais profundos e específicos que permitam dirimir as divergências ainda presentes sobre o tema promovendo, então, bases mais sólidas na produção de protocolos de prevenção deste agravo de forma multidisciplinar.

12 12 VENTILATOR-ASSOCIATED PNEUMONIA: RISK FACTORS AND NURSING CARE OF THIS APPEAL ON PREVENTION: A REVIEW ARTICLE ABSTRACT The ventilator-associated pneumonia (VAP) is an inflammatory response to uncontrolled multiplication of microorganisms in the distal airways and alveoli and many factors are associated with their development. Because to high incidence of VAP and its association with increased length of hospital stay and complications in the ICU leads to consider prevention as the best conduct to be used. A literature review was executed with the objective of identify the main risk factors for VAP and to identify and associate nursing care for prevention / prophylaxis of this health problem, search of articles with the LILACS and SciELO published in English, Spanish or Portuguese in the period 2001 to Were found as risk factors more evident prior use of antibiotics, enteral nutrition associated with the use of probes, the microbial colonization of the oropharynx and their aspiration, the supine position and the use of protective gastric and as nursing care associated with such factors hand hygiene, maintenance of elevated head of the patient, monitoring for the presence of gastric residuals, the use of aseptic technique in aid of suction and intubation and strict oral hygiene. Keywords: pneumonia, mechanical ventilation, risk factors, prevention, and nursing care.

13 13 REFERÊNCIAS AMARAL, S. M.; CORTES, A. Q.; PIRES, F. R. Pneumonia nosocomial: importância do microambiente oral. Jornal brasileiro de pneumologia, São Paulo, v. 35, n. 11, p , nov Disponível em < Acesso em 12 nov BAYONA, C. E. A.; GÓMEZ, J. H. D.; GUTIÉRREZ, C. A. C. Factores de riesgo para neumonía asociada al ventilador en un hospital de tercer nivel de la ciudad de Medellín: estudio de casos y controles. Medicina UPB, Medelín, v. 27, n.1, p , jun Disponível em < Acesso em: 15 nov BERALDO, C. C.; ANDRADE, D. Higiene bucal com clorexidina na prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. Jornal brasileiro de pneumologia, São Paulo, v. 34, n. 9, p , set Disponível em < Acesso em 24 nov CALVO, A. M. et al. Update. Consensus on Ventilator Associated Pneumonia: Second Part: Prophylaxis. Revista chilena de infectologia, Santiago, v. 28, n. 4, p , Ago Disponível em < Acesso em 24 nov CARRILHO, C. M. D. M. et al. Pneumonia associada à ventilação mecânica em Unidade de Terapia Intensiva cirúrgica. Revista brasileira de terapia intensiva, São Paulo, v. 18, n. 1, p , mar Disponível em < Acesso em 24 nov HARINGER, D.M.C. Pneumonia associada à ventilação mecânica. Pulmão RJ, Rio de Janeiro, supl. 2, p , Disponível em: << >> Acesso em: 13 set IRIBARREN, O. B. et al. Factores de riesgo para mortalidad en neumonía asociada a ventilación mecánica. Revista chilena de infectologia, Santiago, v. 26, n. 3, p , jun Disponível em < Acesso em 15 nov

14 14 MOREIRA, W. Revisão de Literatura e Desenvolvimento Científico: conceitos e estratégias para confecção. Janus,Lorena, ano 1, nº 1, 2º semestre de Disponível em:<< Acesso em: 28 out NETO, E. C. et al. Pneumonia associada à ventilação mecânica: análise de fatores epidemiológicos na confecção de estratégias de profilaxia e terapêutica. Revista brasileira de terapia intensiva, São Paulo, v. 18, n. 4, p , dez Disponível em < Acesso em 15 nov POMBO, C. M. N.; ALMEIDA, P. C.; RODRIGUES, J. L. N. Conhecimento dos profissionais de saúde na Unidade de Terapia Intensiva sobre prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. Ciência e saúde coletiva, Rio de Janeiro, supl.1, p , Disponível em < Acesso em 24 nov ROCHA, L. A. et al. Ventilator-associated pneumonia in an adult clinical-surgical intensive care unit of a Brazilian university hospital: incidence, risk factors, etiology, and antibiotic resistance. The Brazilian Journal of Infectious Diseases, Salvador, v. 12, n. 1, Fev Disponível em ng=en&nrm=iso>. Acesso em 24 nov RODRIGUES, P. M. A. et al. Pneumonia associada à ventilação mecânica: epidemiologia e impacto na evolução clínica de pacientes em uma unidade de terapia intensiva. Jornal brasileiro de pneumologia, São Paulo, v. 35, n. 11, p , nov Disponível em < Acesso em 12 nov RUIZ, C. M.; GUERRERO, P. J.; ROMERO, P. C. Etiología de la neumonía asociada a ventilación mecánica en un hospital clínico: Asociación con co-morbilidad, uso previo de antimicrobianos y mortalidad. Revista chilena de infectologia, Santiago, v. 24, n. 2, p , abr Disponível em < Acesso em 15 nov SILVA, R. M. et al. Pneumonia Associada à ventilação mecânica: fatores de risco. Revista Brasileira de Clínica Médica, São Paulo, v.9, n. 1, p. 5-10, jan-fev Disponível em < Acesso em: 24 nov

15 15 SILVEIRA, I. R. et al. Higiene bucal: prática relevante na prevenção de pneumonia hospitalar em pacientes em estado crítico. Acta paulista de enfermagem, São Paulo, v. 23, n. 5, p , out Disponível em < Acesso em 24 nov SILVESTRI, L. et al. Selective digestive decontamination is superior to oropharyngeal chlorhexidine in preventing pneumonia and reducing mortality in critically ill patients. Jornal brasileiro de pneumologia, São Paulo, v. 36, n. 2, abr Disponível em < Acesso em 15 nov SILVESTRINI, T.L.; CRUZ, C.E.R.N. Pneumonia associada à ventilação mecânica em centro de tratamento intensivo. Revista Brasileira Terapia Intensiva, Itajaí, v.16, n. 4, p , out-dez Disponível em: << >> Acesso em: 14 set ZEITOUN, S.S. et al. Incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica em pacientes submetidos à aspiração endotraqueal pelos sistemas aberto e fechado: estudo prospectivo-dados preliminares. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.9, n. 1, p , jan Disponível em: << Acesso em: 14 set

PNEUMONIA. Internações por Pneumonia segundo regiões no Brasil, 2003

PNEUMONIA. Internações por Pneumonia segundo regiões no Brasil, 2003 PNEUMONIA Este termo refere-se à inflamação do parênquima pulmonar associada com enchimento alveolar por exudato. São infecções das vias respiratórias inferiores gerando um processo inflamatório que compromete

Leia mais

PROTOCOLO DE DESCONTAMINAÇÃO ORAL

PROTOCOLO DE DESCONTAMINAÇÃO ORAL PROTOCOLO DE DESCONTAMINAÇÃO ORAL (PARA ADULTOS) Adaptado para utilização de escova dental + boneca de gaze Versão 1.6 Dr. Eduardo Esber Odontologista CROMG 16393 CNI 16495 "O que acontece na boca não

Leia mais

Controversias em controle de infecção: Pneumonia

Controversias em controle de infecção: Pneumonia 10 a Jornada de Controle de Infecção Hospitalar CCIH Hospital de Câncer de Barretos da Maternidade Sinhá Junqueira Ribeirão Preto, 29 e 30 de julho de 2005 Controversias em controle de infecção: Pneumonia

Leia mais

O ESTADO DA ARTE NA PREVENÇÃO DE PAV

O ESTADO DA ARTE NA PREVENÇÃO DE PAV O ESTADO DA ARTE NA PREVENÇÃO DE PAV Larissa G Thimoteo Cavassin Enfermeira CCIH Junho 2013 Apresentação Introdução Medidas para prevenção de PAV Aplicação prática Conclusão Estado da arte Origem: Wikipédia,

Leia mais

PARECER COREN-SP 042/2014 CT PRCI nº 5441/2014 Tickets nºs 374.222, 374.252 e 374.523

PARECER COREN-SP 042/2014 CT PRCI nº 5441/2014 Tickets nºs 374.222, 374.252 e 374.523 PARECER COREN-SP 042/2014 CT PRCI nº 5441/2014 Tickets nºs 374.222, 374.252 e 374.523 Ementa: Utilização de luvas de procedimentos para aplicação de vacina. 1. Do fato Profissionais de Enfermagem solicitam

Leia mais

OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES PÓS- CIRURGIA CARDÍACA

OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES PÓS- CIRURGIA CARDÍACA OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES PÓS- CIRURGIA CARDÍACA Vanessa Mota Lins Eder Rodrigues Machado RESUMO: Introdução: Trata-se de um estudo que sintetizou o conhecimento produzido acerca

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO E QUEIMADURAS EM CIRURGIA

POLÍTICA DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO E QUEIMADURAS EM CIRURGIA POLÍTICA DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO E QUEIMADURAS EM CIRURGIA DEFINIÇÃO Política que normatiza as condições para uso de fontes de oxigênio, óxido nitroso e fontes de ignição no sentido de prevenir incêndios,

Leia mais

Keywords: 1 INTRODUÇÃO

Keywords: 1 INTRODUÇÃO 4.02.09.00.11-6 ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE O USO DE ESCOVAS OU ESPÁTULAS NA HIGIENE BUCAL DE PACIENTES INTUBADOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NO ESTADO DO TOCANTINS. RESUMO A higiene bucal

Leia mais

Nursing Activities Score

Nursing Activities Score Guia de Orientação para a Aplicação Prática do Nursing Activities Score Etapa 1 Padronização dos Cuidados de Enfermagem, nas seguintes categorias: Monitorização e Controles; Procedimentos de Higiene; Suporte

Leia mais

Prevenção da pneumonia associada à ventilação mecanica invasiva e a enfermagem: revisão integrativa

Prevenção da pneumonia associada à ventilação mecanica invasiva e a enfermagem: revisão integrativa Prevenção da pneumonia associada à ventilação mecanica invasiva e a enfermagem: revisão integrativa Pneumonia prevention ventilator-associeted invasive and nursing: integrative review Janine Oliveira dos

Leia mais

M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar

M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar Chefe da Equipe de Fonoaudiologia do Hospital Espanhol

Leia mais

A influência do cuidado préoperatório. para prevenir infecções. Antonio Tadeu Fernandes (total ausência de conflito de interesses)

A influência do cuidado préoperatório. para prevenir infecções. Antonio Tadeu Fernandes (total ausência de conflito de interesses) A influência do cuidado préoperatório e pós operatório para prevenir infecções Antonio Tadeu Fernandes (total ausência de conflito de interesses) Prática Baseada em Evidências Uso consciente, explícito

Leia mais

CUIDADOS PERIODONTAIS NAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA COM PACIENTES IDOSOS

CUIDADOS PERIODONTAIS NAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA COM PACIENTES IDOSOS CUIDADOS PERIODONTAIS NAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA COM PACIENTES IDOSOS Araújo, Luiza Jordânia Serafim¹ 1 Universidade Estadual da Paraíba, luizajordania@hotmail.com INTRODUÇÃO As unidades de terapia

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Periogard 0,2 % solução bucal Cloro-hexidina, gluconato Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR Em relação a epidemiologia e bioestatística aplicadas ao controle de infecções hospitalares, julgue os itens a seguir. 41 No registro de variáveis contínuas, a exatidão do registro tem fundamental valor

Leia mais

Norma de Orientação Farmacêutica Higienização das mãos Hygiènization des mains Hygienization of the hands

Norma de Orientação Farmacêutica Higienização das mãos Hygiènization des mains Hygienization of the hands p. 1 de 10k Norma de Orientação Farmacêutica Higienização das mãos Hygiènization des mains Hygienization of the hands 1ª EDIÇÃO Janeiro de p. 2 de 10k p. 3 de 10k Índice Introdução... 4 Campo de aplicação...

Leia mais

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes?

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes? Implantes Dentários O que são implantes ósseos integrados? São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 6O, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica

Leia mais

COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR Fortaleza, 09 de setembro de 2013 Revisada em 04 de novembro de 2013

COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR Fortaleza, 09 de setembro de 2013 Revisada em 04 de novembro de 2013 Norma: 01/2013 COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR Fortaleza, 09 de setembro de 2013 Revisada em 04 de novembro de 2013 Para: Diretor Presidente, Diretor de Processos Médicos, Diretor Administrativo-financeiro,

Leia mais

ANÁLISE DOS INDICADORES DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CIRÚRGICO

ANÁLISE DOS INDICADORES DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CIRÚRGICO ANÁLISE DOS INDICADORES DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CIRÚRGICO Thatianny Tanferri de Brito PARANAGUÁ; Ana Lúcia Queiroz BEZERRA. Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Goiás ttb.paranagua@gmail.com;

Leia mais

CIRURGIA DE RINOSSEPTOPLASTIA. Informações sobre a cirurgia

CIRURGIA DE RINOSSEPTOPLASTIA. Informações sobre a cirurgia CIRURGIA DE RINOSSEPTOPLASTIA Informações sobre a cirurgia P: A RINOSSEPTOPLASTIA DEIXA CICATRIZES? R: Certos narizes permitem que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal. Nestes casos,

Leia mais

ESTIMULANDO A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E BONS HÁBITOS ALIMENTARES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS

ESTIMULANDO A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E BONS HÁBITOS ALIMENTARES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTIMULANDO A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E BONS HÁBITOS ALIMENTARES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS SILVA 1,Sabrina RadamesFerreira MASSA 2, Joquebéde Barbosa OLIVEIRA 2, Anderson Juliano

Leia mais

ADEQUAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO JUNTO AOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GOIÂNIA - GO.

ADEQUAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO JUNTO AOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GOIÂNIA - GO. ADEQUAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO JUNTO AOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GOIÂNIA - GO. ZAGO, Márcio Fernando Cardoso 1 ; COUTO, Daiane Borges Sousa do 2 ; SILVEIRA, Nusa

Leia mais

INCIDÊNCIA DE TROMBOEMBOLISMO VENOSO NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA ORTOPÉDICA DE QUADRIL E JOELHO EM UM HOSPITAL DE GOIÂNIA.

INCIDÊNCIA DE TROMBOEMBOLISMO VENOSO NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA ORTOPÉDICA DE QUADRIL E JOELHO EM UM HOSPITAL DE GOIÂNIA. INCIDÊNCIA DE TROMBOEMBOLISMO VENOSO NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA ORTOPÉDICA DE QUADRIL E JOELHO EM UM HOSPITAL DE GOIÂNIA. ASSIS, Thaís Rocha¹; SILVA, Mara Nunes da²; SANDOVAL,

Leia mais

Cuidados no Transporte de Pacientes. Comissão de Gerenciamento de Risco HNSC

Cuidados no Transporte de Pacientes. Comissão de Gerenciamento de Risco HNSC Cuidados no Transporte de Pacientes Comissão de Gerenciamento de Risco HNSC Conceito O transporte pode ser intra ou interhospitalar. O transporte intra-hospitalar pode ser transferência temporária ou definitiva

Leia mais

PROTOCOLO DE FIXAÇÃO SEGURA HOSPITAL FÊMINA

PROTOCOLO DE FIXAÇÃO SEGURA HOSPITAL FÊMINA PROTOCOLO DE FIXAÇÃO SEGURA HOSPITAL FÊMINA Porto Alegre 2014 1 INTRODUÇÃO A prática da terapia intravenosa ocupa segundo estudos 70% do tempo da enfermagem durante sua jornada de trabalho, sem levar em

Leia mais

Saídas Clínicas 75 42. Saídas Cirúrgicas 130 73

Saídas Clínicas 75 42. Saídas Cirúrgicas 130 73 JUSTIFICATIVAS METAS OUTUBRO DE 2013 Saídas Clínicas e Saídas Cirúrgicas Meta Realizado Saídas Clínicas 75 42 Saídas Cirúrgicas 130 73 No mês de outubro de 2013 não cumprimos a meta estipulada no contrato

Leia mais

INFORME TÉCNICO 001/2014 3ª Atualização

INFORME TÉCNICO 001/2014 3ª Atualização SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE INFORME TÉCNICO 001/2014 3ª Atualização Subsecretaria de Vigilância em Saúde VIGILÂNCIA DA DOENÇA PELO VÍRUS EBOLA (DVE)

Leia mais

AVALIAR SE O USUÁRIO DO AMBULATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA CONHECE SEUS DIREITOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS

AVALIAR SE O USUÁRIO DO AMBULATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA CONHECE SEUS DIREITOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS AVALIAR SE O USUÁRIO DO AMBULATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA CONHECE SEUS DIREITOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS SOBREIRA, Élida Francisca Silva ¹ BARBOSA, Karina dos Santos ¹ FELICIANO, Suellen Alves

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS Informações ao paciente Contém: 1. Explicação geral sobre cirurgias ortognáticas, 2. Perguntas e respostas, A cirurgia ortognática, também chamada de ortodontia cirúrgica, é um tipo

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2011 PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL

PLANO DE TRABALHO 2011 PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL PLANO DE TRABALHO 2011 PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL COLATINA 2011 ÍNDICE 1) INTRODUÇÃO 2) DESCRIÇÃO DA CLIENTELA 3) OBJETIVOS 4) CARGA HORÁRIA 5) DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 6) CRONOGRAMA 7) PREVISÃO

Leia mais

A Propaganda de Medicamentos no Brasil

A Propaganda de Medicamentos no Brasil A Propaganda de Medicamentos no Brasil As principais propagandas de medicamentos no Brasil tiveram início ainda na década de 80 do século XIX. Desde então, o que se constatou foi um crescimento contínuo

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM EM VENTILAÇÃO MECÂNICA

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM EM VENTILAÇÃO MECÂNICA 1. Introdução A ventilação mecânica é um método artificial para manutenção da ventilação em beneficiários impossibilitados de respirar espontaneamente, feito através de introdução de prótese na via aérea

Leia mais

VIII CURSO DE APRIMORAMENTO EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR

VIII CURSO DE APRIMORAMENTO EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR VIII CURSO DE APRIMORAMENTO EM Objetivo do Curso: Fornecer, ao CD interessado nesta nova área de atuação, conhecimento da Área Odontológica, Médica e outras, com enfoque prático inclusive, para atuação

Leia mais

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Orientação para pacientes com Hérnia Inguinal. O que é uma hérnia abdominal? Hérnia é a protrusão (saliência ou abaulamento) de uma víscera ou órgão através de

Leia mais

CUIDADO MAIS SEGURO Segurança para pacientes e equipe de enfermeiros

CUIDADO MAIS SEGURO Segurança para pacientes e equipe de enfermeiros CUIDADO MAIS SEGURO Segurança para pacientes e equipe de enfermeiros Tópico: QUEDAS E LESÕES DO PACIENTE Nós resolvemos a sua PREOCUPAÇÃO com a segurança 2 CAMA 100% SEGURA GRADES LATERAIS ABSOLUTAMENTE

Leia mais

Doença Periodontal Orientações para manter uma boca saudável Anatomia Estrutura saudável Gengivas A A figura mostra as gengivas de uma pessoa que tenha a constituição clara. As pessoas de pele escura têm

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) www.fai.com.br

Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) www.fai.com.br Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) www.fai.com.br LEITE, Gisele Bueno da Silva; MOURA, Karla Senger Pinto de; DORNELAS, Lilian Maria Candido de Souza; BORGES, Juliana Bassalobre Carvalho. Atuação

Leia mais

FÁTIMA BARK BRUNERI LORAINE MERONY PINHEIRO UNIVERSIDADE POSITIVO

FÁTIMA BARK BRUNERI LORAINE MERONY PINHEIRO UNIVERSIDADE POSITIVO Preparo de uma região para cirurgia FÁTIMA BARK BRUNERI LORAINE MERONY PINHEIRO UNIVERSIDADE POSITIVO Clinica Integrada II 3º Período Diurno Professores: Carmen Lucia Mueller Storrer Eli Luis Namba Fernando

Leia mais

Acompanhamento. Sejam bem-vindos. 7 dias 1 mês 2 meses 3 meses 6 meses 1 ano

Acompanhamento. Sejam bem-vindos. 7 dias 1 mês 2 meses 3 meses 6 meses 1 ano Acompanhamento Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a alta de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando antes da alta hospitalar de sua

Leia mais

Prevenção da pneumonia por broncoaspiração, remoção de secreções de vias aéreas inferiores.

Prevenção da pneumonia por broncoaspiração, remoção de secreções de vias aéreas inferiores. Revisão: 24/05/2014 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na retirada de secreções das vias aéreas inferiores com objetivo de manter a permeabilidade das vias aéreas, facilitar a oxigenação e prevenção da broncoaspiração.

Leia mais

A BACTÉRIA KPC: SUA CONTAMINAÇÃO E ALGUNS FATORES PREVENTIVOS

A BACTÉRIA KPC: SUA CONTAMINAÇÃO E ALGUNS FATORES PREVENTIVOS A BACTÉRIA KPC: SUA CONTAMINAÇÃO E ALGUNS FATORES PREVENTIVOS RESUMO Diego Terada de Oliveira 1 Rodrigo Barretto Vila 2 A respectiva abordagem visa discorrer sobre a importância de conhecermos as características

Leia mais

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DAS PROPRIEDADES DE POTÊNCIAS

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DAS PROPRIEDADES DE POTÊNCIAS A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DAS PROPRIEDADES DE POTÊNCIAS Felipe de Almeida Duarte Bolsista PIBID 1 - UTFPR Campus Cornélio Procópio felipeaduart@hotmail.com Marila Torres de Aguiar Bolsista PIBID¹

Leia mais

Aula 11: Infecções e antibióticos

Aula 11: Infecções e antibióticos Aula 11: Infecções e antibióticos Infecção Infecção é a colonização de um organismo hospedeiro por uma espécie estranha patogênica. Em uma infecção, o organismo infectante procura utilizar os recursos

Leia mais

Soluções para a Segurança do Paciente

Soluções para a Segurança do Paciente Soluções para a Segurança do Paciente Tradução de Adélia Quadros Farias Gomes Para o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente Proqualis 2007 O Programa da Organização Mundial

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI N o 2.776, de 2008 (Apenso o PL 363, de 2011) Estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia na unidade de terapia intensiva

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 16/12 (Aprovado em Sessão Plenária de 30/03/2012)

PARECER CREMEB Nº 16/12 (Aprovado em Sessão Plenária de 30/03/2012) PARECER CREMEB Nº 16/12 (Aprovado em Sessão Plenária de 30/03/2012) EXPEDIENTE CONSULTA Nº 214.470/11 ASSUNTOS: - Critérios para indicação e manutenção de ventilação pulmonar mecânica não invasiva (CPAP)

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 ANÁLISE DE DISTORÇÕES HARMÔNICAS Michelle Borges de Oliveira¹; Márcio Aparecido Arruda² ¹Universidade de Uberaba, Uberaba Minas Gerais ²Universidade de Uberaba, Uberaba Minas Gerais oliveiraborges.michelle@gmail.com;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO HOSPITAL DE CLÍNICAS COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PROTOCOLOS DE CONTROLE DE INFECÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO HOSPITAL DE CLÍNICAS COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PROTOCOLOS DE CONTROLE DE INFECÇÃO Úlcera de Pressão Também conhecida como escara ou úlcera de decúbito. É definida como qualquer lesão causada por pressão não aliviada que resulta em danos nos tecidos subjacentes (subcutâneo, músculo,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM SAMANTHA CORREA VASQUES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM SAMANTHA CORREA VASQUES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM SAMANTHA CORREA VASQUES RELATÓRIO ESTÁGIO CURRICULAR III- SERVIÇOS DA REDE HOSPITALAR: UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA PORTO ALEGRE

Leia mais

Esta é uma história sobre 4 (quatro) pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.

Esta é uma história sobre 4 (quatro) pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. Faculdade de Enfermagem - Departamento de Enfermagem Básica Disciplina: Administração em Enfermagem I Docente: Bernadete Marinho Bara De Martin Gama Assunto: Métodos de Trabalho em Enfermagem. Objetivos:

Leia mais

OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS)

OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS) OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS) Orelha em abano é um defeito congênito, de característica familiar, geralmente bilateral, cujas alterações consistem em um aumento do ângulo (abertura da orelha)

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO SOBRE PREVENÇÃO E CONHECIMENTO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIABC

TÍTULO: ESTUDO SOBRE PREVENÇÃO E CONHECIMENTO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIABC Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ESTUDO SOBRE PREVENÇÃO E CONHECIMENTO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS ENTRE ACADÊMICOS

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS NO RESULTADO DA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL

INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS NO RESULTADO DA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS NO RESULTADO DA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL CARNEIRO 1 Cláudia; CAVALVANTI 2 Hannalice; NETA 3 Ivanilde; SOUZA 4 Dayse Centro de Ciências da Saúde /Departamento de

Leia mais

considerando a necessidade de diminuir o risco de infecção hospitalar, evitar as complicações maternas e do recém-nascido;

considerando a necessidade de diminuir o risco de infecção hospitalar, evitar as complicações maternas e do recém-nascido; PORTARIA Nº 1.016, DE 26 DE AGOSTO DE 1993 O Ministério de Estado da Saúde, Interino no uso das atribuições legais, e. considerando a necessidade de incentivar a lactação e o aleitamento materno, favorecendo

Leia mais

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA: INTRODUÇÃO DOS VEGETAIS NA REFEIÇÃO DAS CRIANÇAS

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA: INTRODUÇÃO DOS VEGETAIS NA REFEIÇÃO DAS CRIANÇAS EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA: INTRODUÇÃO DOS VEGETAIS NA REFEIÇÃO DAS CRIANÇAS Vanessa dos Santos Ortega Jéssica de Paula Francisco Laudicéia Soares Urbano INTRODUÇÃO As crianças estão entre as populações

Leia mais

PERFIL BRASILEIRO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA FISIOTERAPIA EM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: REVISÃO SISTEMÁTICA

PERFIL BRASILEIRO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA FISIOTERAPIA EM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: REVISÃO SISTEMÁTICA PERFIL BRASILEIRO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA FISIOTERAPIA EM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: REVISÃO SISTEMÁTICA DE CARVALHO, P. E.; SALVADOR, C. A.; MIRANDA, T. T.; LOPES, J. Resumo: O acidente vascular

Leia mais

SINCOR-SP 2016 ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 2 Sumário Palavra do presidente... 4 Objetivo... 5 1. Carta de Conjuntura... 6 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 7 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA EIXO PEDIÁTRICO

PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA EIXO PEDIÁTRICO VENTILAÇÃO MECÂNICA EIXO PEDIÁTRICO E L A B O R A Ç Ã O Adriana de Oliveira Sousa Gerente daterapia Integrada ISGH Ana Karine Girão Lima Assessora Técnica da Educação Permanente ISGH Braulio Matias Coordenador

Leia mais

PROMOVENDO A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS NOS MUNICÍPIOS DE UBÁ E TOCANTINS-MG RESUMO

PROMOVENDO A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS NOS MUNICÍPIOS DE UBÁ E TOCANTINS-MG RESUMO 1 PROMOVENDO A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS NOS MUNICÍPIOS DE UBÁ E TOCANTINS-MG RESUMO Iara de Souza Assunção 1 Josiane Kênia de Freitas 2 Viviane Modesto Arruda 3 Silvana Rodrigues Pires Moreira 4

Leia mais

SINCOR-SP 2015 DEZEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2015 DEZEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS DEZEMBRO 20 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Análise macroeconômica... 6 3. Análise do setor de seguros 3.1. Receita

Leia mais

PNEUMONIAS COMUNITÁRIAS

PNEUMONIAS COMUNITÁRIAS PNEUMONIAS COMUNITÁRIAS A maior parte dos casos são as chamadas comunitárias ou não nosocomiais Típica Não relacionada à faixa etária. Causada por S. pneumoniae, H. influenzae e S. aureus. Sintomatologia

Leia mais

CUIDADOS NO DOMICILIO COM CATETER VESICAL DE DEMORA

CUIDADOS NO DOMICILIO COM CATETER VESICAL DE DEMORA CUIDADOS NO DOMICILIO COM CATETER VESICAL DE DEMORA Mateus Antonio de Oliveira Calori 1 Paula de Cássia Pelatieri 2 RESUMO Sondagem vesical de demora é um procedimento invasivo que tem por objetivo o esvaziamento

Leia mais

TRANSPORTE NEONATAL INTER E INTRA-HOSPITALAR ENFERMAGEM

TRANSPORTE NEONATAL INTER E INTRA-HOSPITALAR ENFERMAGEM TRANSPORTE NEONATAL INTER E ENFERMAGEM INTRA-HOSPITALAR Rotinas Assistenciais da Maternidade-Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro Qualquer tipo de transporte deve ser realizado com segurança,

Leia mais

INSTITUTO LATINO AMERICANO DE SEPSE CAMPANHA DE SOBREVIVÊNCIA A SEPSE PROTOCOLO CLÍNICO. Atendimento ao paciente com sepse grave/choque séptico

INSTITUTO LATINO AMERICANO DE SEPSE CAMPANHA DE SOBREVIVÊNCIA A SEPSE PROTOCOLO CLÍNICO. Atendimento ao paciente com sepse grave/choque séptico CAMPANHA DE SOBREVIVÊNCIA A SEPSE PROTOCOLO CLÍNICO Atendimento ao paciente com sepse grave/choque séptico 1. Importância do protocolo Elevada prevalência Elevada taxa de morbidade Elevada taxa de mortalidade

Leia mais

Diretrizes Assistenciais. Medicina Psicossomática e Psiquiatria

Diretrizes Assistenciais. Medicina Psicossomática e Psiquiatria Diretrizes Assistenciais Medicina Psicossomática e Psiquiatria Versão eletrônica atualizada em fev/2012 TRATAMENTO DE TABAGISMO Indicação: Pacientes tabagistas atendidos na SBIBAE Contraindicação: Não

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO EM FOTOTERAPIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO EM FOTOTERAPIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO EM FOTOTERAPIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA Flávia Teixeira Germano, Universidade Potiguar, flavinhabebezao@hotmail.com Ana Eliedna Nogueira, Universidade Potiguar,

Leia mais

USO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (CCIP) EM ATENÇÃO DOMICILIAR

USO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (CCIP) EM ATENÇÃO DOMICILIAR USO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (CCIP) EM ATENÇÃO DOMICILIAR BRITO, G. A.Carvalho GOMES, M. Ribeiro Silva MONTAGNER, J. Atenção Domiciliar Unimed Campinas ADUC Introdução A terapia venosa

Leia mais

1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória

1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória 1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória 2) Caracterização da Situação Anterior O Plano de Cargos e Carreira é um estímulo para o servidor. O último plano de Cargos,

Leia mais

Caso Real: Vaginose Bacteriana

Caso Real: Vaginose Bacteriana Caso Real: Vaginose Bacteriana Isabel do Val Profª Adjunta Ginecologia UFF Chefe Amb. Patologia TGI e Colposcopia-UFF Fellow ISSVD Board Member IFCPC Identificação: 35 anos, branca. QP: corrimento com

Leia mais

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a operação de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando sobre o que esperar do tratamento pode ajudar

Leia mais

MECANISMOS DE RESISTÊNCIA DA CANDIDA ALBICANS. Kely Raiany Araujo da Costa kellyraianny@outlook.com

MECANISMOS DE RESISTÊNCIA DA CANDIDA ALBICANS. Kely Raiany Araujo da Costa kellyraianny@outlook.com MECANISMOS DE RESISTÊNCIA DA CANDIDA ALBICANS Kely Raiany Araujo da Costa kellyraianny@outlook.com Silvana Barbosa Santiago silvanasantiago@unifan.edu.br FACULDADE ALFREDO NASSER INSTITUTO DE CIÊNCIAS

Leia mais

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital?

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? Cartilha de Segurança do PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? CARO PACIENTE, Esta Cartilha foi desenvolvida para orientá-lo sobre

Leia mais

COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIROS E IDOSOS SUBMETIDOS À PROSTATECTOMIA

COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIROS E IDOSOS SUBMETIDOS À PROSTATECTOMIA COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIROS E IDOSOS SUBMETIDOS À PROSTATECTOMIA Kamila Nethielly Souza Leite (UFPB), e-mail: ka_mila.n@hotmail.com Joana D arc Lyra Batista (UEPB), e-mail: jdlb16@hotmail.com Tatiana

Leia mais

Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade

Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade Resumo Manter um ambiente de trabalho adequado à realização

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DO TRÂNSITO NO PROCESSO DE OBTENÇÃO DE HABILITAÇÃO SOB A ÓTICA DO CANDIDATO Daniela Bianchi*, Mestrado Profissional em Saúde e Educação, Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu, Universidade

Leia mais

TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTES: CUIDADOS PRIORITÁRIOS DE ENFERMAGEM EM IDOSOS

TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTES: CUIDADOS PRIORITÁRIOS DE ENFERMAGEM EM IDOSOS câncer. 3 Atualmente, fatores como envelhecimento populacional, intenso processo de TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTES: CUIDADOS PRIORITÁRIOS DE ENFERMAGEM EM IDOSOS João Evangelista da Costa - UFRN. hevan33@oi.com.br

Leia mais

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIRO E PACIENTE IDOSO EM PÓS-OPERATÓRIO

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIRO E PACIENTE IDOSO EM PÓS-OPERATÓRIO COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIRO E PACIENTE IDOSO EM PÓS-OPERATÓRIO Kaisy Pereira Martins - UFPB kaisyjp@hotmail.com Kátia Neyla de Freitas Macêdo Costa UFPB katianeyla@yahoo.com.br Tatiana Ferreira

Leia mais

Cuidados simples são fundamentais para o sucesso desta fase de criação e muitas vezes são negligenciados pelo produtor. Saiba quais são eles.

Cuidados simples são fundamentais para o sucesso desta fase de criação e muitas vezes são negligenciados pelo produtor. Saiba quais são eles. Cuidados simples são fundamentais para o sucesso desta fase de criação e muitas vezes são negligenciados pelo produtor. Saiba quais são eles. Publicado em 03/09/2010 por Breno Bracarense, graduando em

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

300 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

300 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL Caro Leitor, A equipe técnica do Concurseiro da Saúde empenha-se em desenvolver apostilas e materiais atualizados de acordo com as leis recentemente publicadas a fim de estar sempre em consonância com

Leia mais

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UENP, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM AMBIENTE FAVORECEDOR DA APRENDIZAGEM RESUMO Maria Cristina SIMEONI 1 Este resumo

Leia mais

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso PADI Programa de Atenção Objetivos do programa Apesar dos benefícios óbvios da internação quando necessária, o paciente idoso afastado da rotina de casa e da família apresenta maior dificuldade de recuperação,

Leia mais

Resistência Microbiana e Registro de Medicamentos GGMED/ANVISA

Resistência Microbiana e Registro de Medicamentos GGMED/ANVISA Resistência Microbiana e Registro de Medicamentos GGMED/ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Definições Resistência Microbiana: : capacidade dos microorganismos (especialmente

Leia mais

Programa Sol Amigo. Diretrizes. Ilustração: Programa Sunwise Environmental Protection Agency - EPA

Programa Sol Amigo. Diretrizes. Ilustração: Programa Sunwise Environmental Protection Agency - EPA Programa Sol Amigo Diretrizes Ilustração: Programa Sunwise Environmental Protection Agency - EPA 2007 CONTEÚDO Coordenador do programa... 3 Introdução... 4 Objetivos... 5 Metodologia... 6 Avaliação do

Leia mais

ATUALIZA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA ÍRIA CRUZ PIMENTEL

ATUALIZA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA ÍRIA CRUZ PIMENTEL ATUALIZA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA ÍRIA CRUZ PIMENTEL RELAÇÃO DA ETNIA COM A HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PACIENTES RESGISTRADOS NO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

RESPONSÁVEIS EDITORIAL. Selma Furtado Magalhães. Cleide Maria Carneiro da Ibiapaba. Camila Alves Machado. Joseana Taumaturgo Magalhães Falcão

RESPONSÁVEIS EDITORIAL. Selma Furtado Magalhães. Cleide Maria Carneiro da Ibiapaba. Camila Alves Machado. Joseana Taumaturgo Magalhães Falcão 1 RESPONSÁVEIS Selma Furtado Magalhães Cleide Maria Carneiro da Ibiapaba Camila Alves Machado Joseana Taumaturgo Magalhães Falcão EDITORIAL Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara Revisão: Setembro de 2012

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA PARECER COREN/SC Nº 006/CT/2013 Assunto: Solicitação de Parecer Técnico acerca da aplicação de ácido tricloroacético (50 a 80%) em lesões condilomatosas vulvares, perianais, intra - vaginais, penianas

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: <ÁREA DE CONCENTRAÇÃO>

UNIVERSIDADE POSITIVO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: <ÁREA DE CONCENTRAÇÃO> UNIVERSIDADE POSITIVO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PRÉ-PROJETO DE TESE DE DOUTORADO ***TÍTULO*** ***AUTOR***

Leia mais

PARECER N.º 2 / 2012

PARECER N.º 2 / 2012 PARECER N.º 2 / 2012 DOTAÇÃO DE PESSOAL NO SERVIÇO DE PEDIATRIA ONCOLÓGICA 1. A questão colocada Solicitar o parecer da Ordem acerca da dotação de pessoal no serviço de Pediatria Oncológica, dado que não

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA Acesso da população atendida em Ubá-MG aos serviços referentes à saúde mental na Policlínica Regional Dr. Eduardo Levindo Coelho

PROJETO DE PESQUISA Acesso da população atendida em Ubá-MG aos serviços referentes à saúde mental na Policlínica Regional Dr. Eduardo Levindo Coelho Mariana de Almeida Giffoni Matheus Costa Cabral PROJETO DE PESQUISA Acesso da população atendida em Ubá-MG aos serviços referentes à saúde mental na Policlínica Regional Dr. Eduardo Levindo Coelho Orientadoras:

Leia mais

PERCEPÇÃO DE PACIENTES IDOSOS ACERCA DA HUMANIZAÇÀO PROFISSIONAL NAS UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL NO ALTO SERTÃO PARAIBANO

PERCEPÇÃO DE PACIENTES IDOSOS ACERCA DA HUMANIZAÇÀO PROFISSIONAL NAS UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL NO ALTO SERTÃO PARAIBANO PERCEPÇÃO DE PACIENTES IDOSOS ACERCA DA HUMANIZAÇÀO PROFISSIONAL NAS UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL NO ALTO SERTÃO PARAIBANO Janaíne Chiara Oliveira Moraes Universidade Federal da Paraíba;

Leia mais

O PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE QUE ATUA EM UNIDADES HOSPITALARES DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS 1

O PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE QUE ATUA EM UNIDADES HOSPITALARES DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS 1 O PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE QUE ATUA EM UNIDADES HOSPITALARES DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS 1 Estela Regina Garlet 2 José Luis Guedes dos Santos 3 Giselda Quintana Marques 4 Maria

Leia mais

PARECER COREN-SP 003/2015 - CT PRCI nº 102.705 Tickets nº 298.347

PARECER COREN-SP 003/2015 - CT PRCI nº 102.705 Tickets nº 298.347 PARECER COREN-SP 003/2015 - CT PRCI nº 102.705 Tickets nº 298.347 Ementa: Paciente fumante. 1. Do fato Profissional Auxiliar de Enfermagem informa que a direção da instituição em que trabalha determinou

Leia mais