Para Behrens (2000), os processos de ensinar e aprender estão diretamente relacionados às práticas pedagógicas criativas, ao ensino com pesquisa, à

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para Behrens (2000), os processos de ensinar e aprender estão diretamente relacionados às práticas pedagógicas criativas, ao ensino com pesquisa, à"

Transcrição

1 1- RESUMO Este projeto integra o Observatório da Água que pretende resolver um importante problema que é a capacitação de professores, profissionais da saúde e população em geral utilizando recursos interativos de ensino e aprendizagem. Para tanto, o tema água deve estar presente no contexto educacional, tanto na educação formal como na não-formal, com enfoque na ética e na formação do cidadão consciente do lugar que ocupa no mundo, num mundo real, dinâmico, que parte do local e se relaciona com o global, onde todas as coisas podem tomar parte de um processo maior, de um sistema integrado. A educação para a água não pode, dessa forma, estar centrada apenas nos usos que fazemos dela, mas na visão de que a água é um bem que pertence a um sistema maior, integrado, que é um ciclo dinâmico sujeito às interferências humanas. Justifica-se o presente projeto, porque a temática água é essencial à sobrevivência humana e à manutenção do planeta. A sobrevivência da espécie humana; diz respeito à conservação e ao equilíbrio da biodiversidade e as relações de dependência entre seres vivos e ambientes naturais. As tecnologias disponibilizadas e a educação à distância oportunizam maior interatividade entre os envolvidos e a máquina, ampliando, renovando e construindo conhecimentos. As novas tecnologias comunicacionais permitem ampla liberdade para o usuário fazer as conexões que lhe forem convenientes, de forma a atualizarem-se e de produzirem as intervenções que mais lhe convierem. O projeto tem como objetivos confeccionar manuais, cartilhas e jogos, que informem e tratem de questões da água para alunos, professores e participantes da comunidade em geral elaborar, aplicar e avaliar oficinas para os professores da rede pública e técnica; alunos do ensino técnico e comunidade, quanto ao abastecimento de água e saneamento básico.

2 2- INTRODUÇÃO Este projeto integra o Observatório da Água que pretende resolver um importante problema que é a capacitação de professores, profissionais da saúde e população em geral utilizando recursos interativos de ensino e aprendizagem. Para tanto, o tema água deve estar presente no contexto educacional, tanto na educação formal como na não-formal, com enfoque na ética e na formação do cidadão consciente do lugar que ocupa no mundo, num mundo real, dinâmico, que parte do local e se relaciona com o global, onde todas as coisas podem tomar parte de um processo maior, de um sistema integrado. A educação para a água não pode, dessa forma, estar centrada apenas nos usos que fazemos dela, mas na visão de que a água é um bem que pertence a um sistema maior, integrado, que é um ciclo dinâmico sujeito às interferências humanas (BACCI e PATACA, 2008). Para as autoras, compreender a origem da água, o ciclo hidrológico, a dinâmica fluvial e o fenômeno das cheias, os aquíferos, bem como os riscos geológicos associados aos processos naturais (assoreamento, enchentes) é essencial para que possamos entender a dinâmica da hidrosfera e suas relações com as demais esferas terrestres. Segundo Tundisi (2008), para a gestão de recursos hídricos no século XXI será necessário educar a comunidade em todos os níveis com novas abordagens, como o abastecimento de água potável e saneamento adequado para proteger a saúde. Embora esteja entre os direitos humanos básicos, garantir a sua disponibilidade contribuiria imensamente para a saúde e produtividade para o desenvolvimento (CARVALHEIRO,2015). A escola é considerada não só como um espaço de trabalho, mas também de formação, ou seja, um local onde os saberes possam ser produzidos e compartilhados, em um processo formativo permanente e integrado à prática docente (BRASIL, 1996). Daí, a proposta de construção de estratégias e materiais sobre a Água, que possibilitem a sensibilização, a construção de conhecimento e de estratégias dinâmicas e motivadoras aos envolvidos na Educação para terem um Pano de Ação ou agirem na realidade social, que vivem. A construção do conhecimento é a essência do trabalho docente, portanto esse profissional tem de mudar o seu perfil, redefinir o seu papel, ampliando suas competências para poder lidar com as transformações da ciência e da tecnologia.

3 Para Behrens (2000), os processos de ensinar e aprender estão diretamente relacionados às práticas pedagógicas criativas, ao ensino com pesquisa, à avaliação formativa da aprendizagem, à mediação pedagógica e colaborativa. É essa abordagem progressista da educação, resultante da visão holística, que permitirá a superação da fragmentação do conhecimento. O uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) e sua integração à educação já é uma realidade, as tecnologias estão transformando todas as dimensões da vida social, inclusive o campo da educação, criando novas visões de mundo e novas formas de aquisição de conhecimento.

4 3- OBJETIVOS Confeccionar manuais, cartilhas e jogos, que informem e tratem de questões da água para alunos, professores e participantes da comunidade em geral; Elaborar, aplicar e avaliar oficinas para os professores da rede pública e técnica; alunos do ensino técnico e comunidade, quanto ao abastecimento de água e saneamento básico.

5 4- METODOLOGIA Visando à filosofia do conhecer para preservar, serão elaborados: 1. Os jogos são importantes no processo de apropriação do conhecimento, pois permitem o desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação, das relações interpessoais, da liderança e do trabalho em equipe; 2. As oficinas serão voltadas para os professores da rede pública e técnica, alunos do ensino técnico, população em geral; 3. As atividades experimentais propostas deverão partir de um problema, de uma questão a ser respondida. As questões propostas devem propiciar oportunidade aos estudantes na elaboração de hipóteses, testagem e organização dos resultados obtidos. Acrescenta-se a reflexão sobre o resultado alcançado sobre os resultados esperados e o registro do que foi aprendido; 4. Outras metodologias serão utilizadas: confecção de manuais e cartilhas.

6 5- DESENVOLVIMENTO Levantamento bibliográfico; Elaboração de jogos; Elaboração de oficinas; Preparação de atividades experimentais; Confecção de manuais e cartilhas; Elaboração de relatórios.

7 6- RESULTADOS PRELIMINARES Não temos resultados preliminares, pois estamos na estapa de confecção do material didático-pedagógico.

8 7- FONTES CONSULTADAS BACCI, Denise de La Corte; PATACA, Ermelinda Moutinho. Educação para a água. Estud. av. 22 (63), Disponível em: BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa em paradigma emergente. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas/SP: Papirus, BRASIl. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Organização: Carmem Lúcia Prata, Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento. Brasília: MEC, SEED, p.isbn: Disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 2). CARVALHEIRO, José da Rocha. Água e saúde: bens públicos da humanidade. Estud. av., v.29 n.84. São Paulo May/Aug Disponível em: SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena da M. C da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (Organizadores). - Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, p. Disponível em: TUNDISI, José Galizia. Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções. Estud. av. 22 (63), Disponível em:

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Professor (nome e titulação): Eduardo

Leia mais

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS Patricia Alejandra Behar PPGIE/UFRGS EaD e sua organização Mediação pedagógica na EaD O aluno, tutor e professor da

Leia mais

ÁGUA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: VIVÊNCIA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR NO MEIO ESCOLAR

ÁGUA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: VIVÊNCIA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR NO MEIO ESCOLAR ÁGUA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: VIVÊNCIA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR NO MEIO ESCOLAR Marcos de Figueiredo Andrade 1 ; Carlos Eduardo Gomes de Barros 2 ; Patrícia Mariana Vasco de Góz 3 ; Suzana Cínthia

Leia mais

As raízes filosóficas das teorias educacionais: as implicações nas distintas perspectivas pedagógicas

As raízes filosóficas das teorias educacionais: as implicações nas distintas perspectivas pedagógicas As raízes filosóficas das teorias educacionais: as implicações nas distintas perspectivas pedagógicas Formação Continuada Blumenau 2018 Primeiro Encontro QUESTÕES CENTRAIS Escola: lócus da formação humana

Leia mais

Educar para a Cidadania Contributo da Geografia Escolar

Educar para a Cidadania Contributo da Geografia Escolar Iª JORNADAS IGOT DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA Educar para a Cidadania Contributo da Geografia Escolar Maria Helena Esteves 7 de Setembro de 2013 Apresentação O que é a Educação para a Cidadania Educação

Leia mais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais Desenvolvimento profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais AUTORAS: Ketiuce Ferreira Silva Pitágoras ketiuce@yahoo.com.br Martha Maria Prata-Linhares UFTM martha.prata@gmail.com

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase Curso 1604 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004980A - Objetos Digitais de Aprendizagem - Planejamento e Construção Docente(s) Wilson Massashiro Yonezawa Unidade Faculdade de Ciências Departamento

Leia mais

O USO DAS TECNOLOGIAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO INSTITUTO DOS CEGOS DE CAMPINA GRANDE

O USO DAS TECNOLOGIAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO INSTITUTO DOS CEGOS DE CAMPINA GRANDE O USO DAS TECNOLOGIAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO INSTITUTO DOS CEGOS DE CAMPINA GRANDE Valdenice Elaine dos Santos; Lucivânia Maria Cavalcanti Ferreira; Maria Karoline Nóbrega Souto; Maria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE CURRÍCULO DO PPGMPE Código Disciplinas/atividades obrigatórias para todos os estudantes CH Créditos MPE1000 MPE1001 MPE1002 MPE1003 MPE1004 MPE1005 Metodologia da pesquisa em Educação Ementa: A produção

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 Tais Pereira dos Santos (1 autora) Acadêmica da Faculdade de Educação Santa Terezinha

Leia mais

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM I 4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO Lei 6494/77 regulamentada pelo

Leia mais

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS FACULDADE DE INFORMÁTICA DE PRESIDENTE PRUDENTE CURSO DE GRADUAÇÃO: TECNÓLOGO EM JOGOS DIGITAIS RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS EMERSON SILAS DORIA Coordenador do CST Jogos Digitais

Leia mais

POSSIBILIDADES DO SOFTWARE WINGEOM NO ENSINO DE GEOMETRIA. GT 05 Educação matemática: tecnologias informáticas e educação à distância

POSSIBILIDADES DO SOFTWARE WINGEOM NO ENSINO DE GEOMETRIA. GT 05 Educação matemática: tecnologias informáticas e educação à distância POSSIBILIDADES DO SOFTWARE WINGEOM NO ENSINO DE GEOMETRIA GT 05 Educação matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Carise Elisane Schmidt, Instituto Federal Catarinense, carise.schmidt@ifc-concordia.edu.br

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA IVINHEMA - MS AGOSTO DE 2011 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO

Leia mais

Prof. Dra. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena

Prof. Dra. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena Prof. Dra. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena Aula 20/04 e 27/04 Conhecer a proposta curricular nacional dos PCN

Leia mais

XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. Temática: Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais

XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. Temática: Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação Temática: Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL Carmen Vieira Mathias 1, Janilse Fernandes

Leia mais

As Novas Tecnologias no Processo Ensino-Aprendizagem da Matemática

As Novas Tecnologias no Processo Ensino-Aprendizagem da Matemática A UTILIZAÇÃO DE BLOGs COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Maria Angela Oliveira Oliveira Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho matematicangela2007@yahoo.com.br Resumo: O Mini-Curso

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM 2012.1 EIXO1 Formação docente: Profissionalização, Ética e Cidadania 1º Período Disciplina C.H.R. C.H.S. Informática Aplicada 20 20 01 01 Políticas Públicas e Organizações

Leia mais

A WEBQUEST COMO ATIVIDADE DIDÁTICA POTENCILIZADORA DA EDUCAÇÃO

A WEBQUEST COMO ATIVIDADE DIDÁTICA POTENCILIZADORA DA EDUCAÇÃO União Educacional de Minas Gerais Uniminas Núcleo de Educação a distância Nead Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas a Educação A WEBQUEST COMO ATIVIDADE DIDÁTICA POTENCILIZADORA DA

Leia mais

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA Lorena Bárbara da R. Ribeiro [UNEB] Mary Valda Souza Sales [UNEB] Tarsis de Carvalho Santos [UNEB] O processo educativo cada

Leia mais

A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA

A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA Centro Universitário Leonardo Da Vinci NEAD Núcleo de Ensino a Distância Everton Leite A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA BLUMENAU 2009 EVERTON LEITE A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA Projeto apresentado

Leia mais

ENSINO MÉDIO INOVADOR: AS EXPERIÊNCIAS NA COMPREENSÃO DA BIOLOGIA

ENSINO MÉDIO INOVADOR: AS EXPERIÊNCIAS NA COMPREENSÃO DA BIOLOGIA ENSINO MÉDIO INOVADOR: AS EXPERIÊNCIAS NA COMPREENSÃO DA BIOLOGIA Adiene Silva Araújo Universidade de Pernambuco - UPE adienearaujo@hotmail.com 1- Introdução A Biologia como ciência, ao longo da história

Leia mais

APRENDIZAGEM POR MEIO DE AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL MARCELO ZUFFO

APRENDIZAGEM POR MEIO DE AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL MARCELO ZUFFO APRENDIZAGEM POR MEIO DE AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL MARCELO ZUFFO A capacidade de introduzir o conhecimento prático na sala de aula, sem colocar alunos e terceiros em risco, adiciona um valor inestimável

Leia mais

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas.

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas. Análise de referencial bibliográfico e das políticas públicas sobre a formação de professores em relação ao uso pedagógico das tecnologias digitais no Paraná Dirce Aparecida Foletto De Moraes Nathalia

Leia mais

ESCOLA NO. Gestão, Inovação e Tecnologia Educacional

ESCOLA NO. Gestão, Inovação e Tecnologia Educacional ESCOLA NO AR Gestão, Inovação e Tecnologia Educacional Quem somos? A Escola no Ar é uma empresa que atua em gestão, inovação e tecnologia educacional, que oferta à sua instituição de ensino, por meio de

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO QUANTO AO APROVEITAMENTO DOS MODELOS PRESENCIAL E A DISTÂNCIA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO QUANTO AO APROVEITAMENTO DOS MODELOS PRESENCIAL E A DISTÂNCIA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO QUANTO AO APROVEITAMENTO DOS MODELOS PRESENCIAL E A DISTÂNCIA DO CURSO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

Gestão da informação. Professor autor: Professoras assistentes: Professora colaboradora: Bloco 3 Disciplina 30

Gestão da informação. Professor autor: Professoras assistentes: Professora colaboradora: Bloco 3 Disciplina 30 Gestão da informação Professor autor: Klaus Schlünzen Júnior Professor livre-docente em Informática e Educação do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de

Leia mais

1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Trindade

1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Trindade MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Economia Agrícola

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Economia Agrícola Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Economia Agrícola PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA Ano/Semestre 2015.1 1. Identificação 1.1. Unidade Acadêmica: Centro de Ciências Agrárias

Leia mais

Competências e Habilidades 1

Competências e Habilidades 1 Competências e Habilidades 1 Competências e Habilidades são responsáveis por operacionalizar as intenções formativas de todos os componentes curriculares, disciplinas ou não, de uma determinada Matriz

Leia mais

Título: Pesquisadores: Aluno de Iniciação Científica: Desenvolvimento de atividades em Educação a Distancia usando o software TelEduc.

Título: Pesquisadores: Aluno de Iniciação Científica: Desenvolvimento de atividades em Educação a Distancia usando o software TelEduc. Universidade do Estado de Minas Gerais Fundação Educacional de Ituiutaba Curso de Bacharelado em Engenharia de Computação Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Título: Desenvolvimento de atividades

Leia mais

Brilho da Água, Brilho da Vida

Brilho da Água, Brilho da Vida Brilho da Água, Brilho da Vida Prof. Dr. Luiz Fernando Scheibe Sarandi, 16 de maio de 2015 www.rgsg.org.br O BRILHO METÁLICO O BRILHO VÍTREO Rio Paraná, 3.780 km; Paraguai, 2.620 km; Uruguai, 1.600 km.

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OBJETIVO DO CURSO: Preparar os alunos com conteúdos, métodos e técnicas para ensinarem com eficiência no nível superior e também formar profissionais

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira PNEM PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - FORMAÇÃO CONTINUADA PROPOSTA E DESAFIOS Claudiane Aparecida Erram Universidade Estadual de Londrina UEL-PR. Resumo O presente trabalho apresenta

Leia mais

Quadro 1 Modalidade dos cursos de licenciatura e perfil do egresso Perfil das universidades pesquisadas Dados relativos aos cursos de licenciatura

Quadro 1 Modalidade dos cursos de licenciatura e perfil do egresso Perfil das universidades pesquisadas Dados relativos aos cursos de licenciatura TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CURRÍCULO FORMAL DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS Rosemara Perpetua Lopes UNESP Monica Fürkotter UNESP

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

Zaqueu Vieira Oliveira Sala 128 do bloco A

Zaqueu Vieira Oliveira Sala 128 do bloco A Zaqueu Vieira Oliveira z.zaqueu@usp.br Sala 128 do bloco A Disciplinas Pedagógicas Teoria (Educação e Matemática) Metodologia do Ensino de Matemática I Disciplinas Específicas Prática (Sala de aula) Concepções

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 4 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 4 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 4 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA MATEMÁTICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA

Leia mais

Educação e Pesquisa Universidade de São Paulo ISSN: BRASIL

Educação e Pesquisa Universidade de São Paulo ISSN: BRASIL Educação e Pesquisa Universidade de São Paulo revedu@edu.usp.br ISSN: 1517-9702 BRASIL 2003 Vani Moreira Kenski APRESENTAÇÃO Educação e Pesquisa, julio-diciembre, año/vol. 29, número 002 Universidade de

Leia mais

PROJETO COMUNITÁRIO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

PROJETO COMUNITÁRIO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PROJETO COMUNITÁRIO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL ANA PAULA CUNHA LOUREIRO ELIANE DE SOUZA ARRUDA MARILDA APARECIDA BEHRENS VERA LÚCIA ISRRAEL Resumo Este relato de pesquisa apresenta

Leia mais

O processo de aprendizagem das pessoas com deficência visual Ma. Lavine R. Cardoso Ferreira ÁREA EDUCAÇÃO ESPECIAL/ESEBA/UFU)

O processo de aprendizagem das pessoas com deficência visual Ma. Lavine R. Cardoso Ferreira ÁREA EDUCAÇÃO ESPECIAL/ESEBA/UFU) Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Grupo de Estudo e Pesquisa Sobre a Psicopedagogia Escolar GEPPE IV CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR O conhecimento psicopedagógico e suas interfaces:

Leia mais

José Galizia Tundisi Takako Matsumura-Tundisi. Recursos. hídricos. no século XXI nova edição ampliada e atualizada

José Galizia Tundisi Takako Matsumura-Tundisi. Recursos. hídricos. no século XXI nova edição ampliada e atualizada José Galizia Tundisi Takako Matsumura-Tundisi hídricos Recursos no século XXI nova edição ampliada e atualizada Sumário 1 A água e os sistemas de sustentação à vida... 23 2 O ciclo hidrológico e a distribuição

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica PRÓ- REITORIA DE PÓS - GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Leia mais

APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS: O VÍDEO COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO, PRODUÇÃO E ENSINO

APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS: O VÍDEO COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO, PRODUÇÃO E ENSINO APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS: O VÍDEO COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO, PRODUÇÃO E ENSINO Monique Pereira Gomes moniquegomes14@yahoo.com.br Viviane de Almeida Silva etavivi@hotmail.com

Leia mais

EnEPA. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN:

EnEPA. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN: EnEPA II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN: 978-85-7764-083-6 TIPO RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

Mapas conceituais em aplicações educacionais. Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu

Mapas conceituais em aplicações educacionais. Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu Mapas conceituais em aplicações educacionais Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu evandro.cantu@ifpr.edu.br Aprendizagem Significativa Proposta por David Ausubel, nos anos 1960.

Leia mais

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA CONSTRUTIVISTA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE TURISMO DA CATÓLICA VIRTUAL

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA CONSTRUTIVISTA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE TURISMO DA CATÓLICA VIRTUAL A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA CONSTRUTIVISTA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE TURISMO DA CATÓLICA VIRTUAL Camila Carvalho Sandra Bessa ESTRUTURA INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO METODOLOGIA

Leia mais

AMBIENTE INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM EM GEOCIÊNCIAS: SEM FROTEIRAS PARA ENSINAR E APRENDER (PAP015647)

AMBIENTE INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM EM GEOCIÊNCIAS: SEM FROTEIRAS PARA ENSINAR E APRENDER (PAP015647) AMBIENTE INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM EM GEOCIÊNCIAS: SEM FROTEIRAS PARA ENSINAR E APRENDER (PAP015647) VLANDER VERDADE SIGNORETTI; ROSELY A. L. IMBERNON Referências BEHAR, Patrícia (Org.). Modelos

Leia mais

OFICINAS TEMÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA: DISCUTINDO UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO.

OFICINAS TEMÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA: DISCUTINDO UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO. OFICINAS TEMÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA: DISCUTINDO UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO. José Djhonathas Firmino de Vasconcelos LIMA 1,Antonio Nóbrega de SOUSA 2, Thiago Pereira da

Leia mais

A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO CÔNEGO ADERSON GUIMARÃES JÚNIOR SOBRE O USO DA REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO CÔNEGO ADERSON GUIMARÃES JÚNIOR SOBRE O USO DA REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO CÔNEGO ADERSON GUIMARÃES JÚNIOR SOBRE O USO DA REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Liolly Arely Lima Rocha Bezerra¹; Guilherme Sousa da Silva²; Elis

Leia mais

Palavras Chaves: Ensino de Matemática, Material Digital, Tecnologia.

Palavras Chaves: Ensino de Matemática, Material Digital, Tecnologia. POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Marcia Saurin Martinez 1 Débora Laurino 2 Jéssica Brum 3 Guilherme Mello 4 Maritza Costa Moares 5 Tanise Paula Novello 6 Resumo:

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015

PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015 PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015 ÍNDICE 1. 2. 3. 4. Introdução Caracterização do contexto geral de desenvolvimento do plano Caracterização do contexto específico de desenvolvimento do plano Guião operacional

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA. CAPÍTULO I Dos conceitos, finalidades e objetivos

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA. CAPÍTULO I Dos conceitos, finalidades e objetivos CAPÍTULO I Dos conceitos, finalidades e objetivos Art. 1. Este regulamento traz os princípios e diretrizes para utilização da Brinquedoteca da IES, e aplica-se a docentes, funcionários, acadêmicos de ensino

Leia mais

USO DE SOFTWARE EDUCATIVO APLICADO AO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

USO DE SOFTWARE EDUCATIVO APLICADO AO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL II SEMITE 2018 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) CAMPUS AVANÇADO PROF.ª MARIA ELISA DE A. MAIA (CAMEAM) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO (PPGE) CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO

Leia mais

II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância UNIMES - ABED

II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância UNIMES - ABED Comunicamos a chamada de trabalhos para apresentação oral e pôsteres no II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância promovido pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e Associação

Leia mais

E2T2:TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA I. 02/07 a 07/07/2012. M.Sc. Elinete Oliveira Raposo Ribeiro/UFPA/IEMCI

E2T2:TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA I. 02/07 a 07/07/2012. M.Sc. Elinete Oliveira Raposo Ribeiro/UFPA/IEMCI PRESENCIAL A DISTÂNCIA TOTAL Nome do Curso LICENCIATURA INTEGRADA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Identificação da turma TURMA 1 Cidade de Funcionamento Ano/Período de Ingresso Ano/Período cursado CARGA HORÁRIA

Leia mais

perspectivas para o futuro

perspectivas para o futuro Alfabetização perspectivas para o futuro Primeiros desafios Baixos índices de alfabetização reforçam a importância da formação dos professores para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem

Leia mais

NÍVEL MÓDULO COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA MODALIDADE NÚCLEO 1 Infância História da Educação e Direitos da Criança

NÍVEL MÓDULO COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA MODALIDADE NÚCLEO 1 Infância História da Educação e Direitos da Criança As tabelas a seguir apresentam os componentes curriculares, carga horária, modalidade e em consonância à Resolução n o 2, do CNE/CP, de 1 o de julho de 2015 o núcleo integrado por cada componente. Em relação

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira A INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DAS ESCOLAS DE SAMAMBAIA - DF Simone Braz Ferreira Gontijo - IFB Susana Soares Senna IFB Tayanne Oliveira Rodrigues IFB RESUMO:

Leia mais

TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (16/06/2015)

TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (16/06/2015) TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (16/06/2015) NÚMERO 17016 18171 TÍTULO "(RE)PENSANDO O NÃO APRENDER PELO OLHAR DE SEUS PROTAGONISTAS: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES COM QUEIXAS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?"

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET 0 ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: INTEGRANDO SOFTWARE E WEB NO ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. IVINHEMA- MS JUNHO DE 2010. ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET. AMBIENTES

Leia mais

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL Matheus Marques de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), marquesmatheusaraujo@gmail.com Gardênia Pereira Brito, Universidade

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA 2017/

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA 2017/ Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA 2017/2018 2.º Semestre Ano letivo: 2017/2018 2.º Semestre 1 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE NASCENTE PLANO DE FORMAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE NASCENTE PLANO DE FORMAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE NASCENTE PLANO DE FORMAÇÃO 2016-2018 Secção de Formação Julho de 2016 Índice Introdução -------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

TÍTULO: ABORDAGEM DO TEMA BIOGÁS COMO PROPOSTA DO ENSINO DE QUÍMICA

TÍTULO: ABORDAGEM DO TEMA BIOGÁS COMO PROPOSTA DO ENSINO DE QUÍMICA TÍTULO: ABORDAGEM DO TEMA BIOGÁS COMO PROPOSTA DO ENSINO DE QUÍMICA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE

Leia mais

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I.

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I. 1 MÚLTIPLAS LINGUAGENS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE LONDRINA E REGIÃO SANTOS, A. R. B; Instituto Federal do Paraná (IFPR) GAMA, A.

Leia mais

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) E A GEOGRAFIA: APLICAÇÕES NO ENSINO DA GEOGRAFIA HUMANA

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) E A GEOGRAFIA: APLICAÇÕES NO ENSINO DA GEOGRAFIA HUMANA AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) E A GEOGRAFIA: APLICAÇÕES NO ENSINO DA GEOGRAFIA HUMANA Autor: Bruno Palhares Neves; Orientador: Alexsandra Maria Viera Muniz Universidade Federal do Ceará;

Leia mais

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA 1 O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil

Leia mais

ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADORAS PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL POR DOCENTES NO SEMIÁRIDO PARAIBANO.

ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADORAS PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL POR DOCENTES NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADORAS PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL POR DOCENTES NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. Profa. Dra. Cláudia Maria Alves Pegado-Dantas(1) ; Prof. Dr. Francisco José Pegado Abílio(2). Instituto

Leia mais

Uma reflexão crítica

Uma reflexão crítica O USO DAS TICS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL Uma reflexão crítica Ana Cláudia G. Carvalho Ana Paula Fermin Gilmara R. Santos Patrícia Elaine B.R. Alecrim Telma Augusta da Cunha RESUMO Este

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Conhecendo o ambiente. Prof a. Silvana Tabosa Salomão

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Conhecendo o ambiente. Prof a. Silvana Tabosa Salomão Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Conhecendo o ambiente Prof a. Silvana Tabosa Salomão Moodle Sigla formada a partir das palavras inglesas Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment. Software

Leia mais

Programa Finep Educação 01 de Agosto de 2018

Programa Finep Educação 01 de Agosto de 2018 Programa Finep Educação 01 de Agosto de 2018 O PROGRAMA Apoio à inovação nas instituições privadas de ensino e para empresas que desenvolvam tecnologias para a educação Instituições privadas de ensino

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares EDUCAÇÃO BÁSICA (Licenciatura)

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares EDUCAÇÃO BÁSICA (Licenciatura) Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares EDUCAÇÃO BÁSICA (Licenciatura) 2016-2017 2.º Semestre 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Novembro/2012

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Novembro/2012 1.º 2.º 3.º Estrutura do Calendário CursoID 318 - GradeID 425 Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas,

Leia mais

PROJETO: A TERRA PEDE SOCORRO! PODEMOS AJUDAR?

PROJETO: A TERRA PEDE SOCORRO! PODEMOS AJUDAR? EMEF Professora Ubaldina Santo Amaro do Amaral PROJETO: A TERRA PEDE SOCORRO! PODEMOS AJUDAR? 1º TRIMESTRE Boa Esperança - ES 2015 PROJETO PEDAGÓGICO IDENTIFICAÇÃO: Escola: EMEF Professora Ubaldina Santo

Leia mais

TRABALHOS DE CONCLUSÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO

TRABALHOS DE CONCLUSÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO I. ESPECIFICIDADE Docentes e estudantes do ProfSocio possuem grande responsabilidade na elaboração de seu trabalho de conclusão. Serão desafiados nos seguintes

Leia mais

O SABER DA MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: A interdisciplinaridade como método de aproximação pedagógica

O SABER DA MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: A interdisciplinaridade como método de aproximação pedagógica O SABER DA MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: A interdisciplinaridade como método de aproximação pedagógica INTRODUÇÃO Celso Gomes Ferreira Neto, Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado Educação a Distância O Computador na Educação EDU3375 2011/2 Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado 1 EAD: Conceituação A EAD recebeu diversas denominações em diferentes países,

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Educação adistância EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Prof. StephanieGurgel A crescente demanda por educação, devido não somente à expansão populacional como, sobretudo às lutas das classes

Leia mais

NA ERA DIGITAL: O ENSINO DE HISTORIA EM PERSPECTIVA.

NA ERA DIGITAL: O ENSINO DE HISTORIA EM PERSPECTIVA. NA ERA DIGITAL: O ENSINO DE HISTORIA EM PERSPECTIVA. Autor (1); Severina Gomes; Co-autor (2); Maria de Fátima Amâncio dos Santos Co-autor (3); Miriam Solange da Costa Freire Co-autor (4); Sandeilson Beserra

Leia mais

aprendizagem significativa

aprendizagem significativa aprendizagem significativa Criando percepções e sentidos Construindo sentidos Como a aprendizagem significativa pode contribuir para o processo de ensino e assimilação de novos conceitos H á alguns anos,

Leia mais

Recursos Hídricos à luz da Educação Ambiental: Reflexões Metodológicas e estudo de caso aplicado no ensino médio

Recursos Hídricos à luz da Educação Ambiental: Reflexões Metodológicas e estudo de caso aplicado no ensino médio EIXO TEMÁTICO: ( ) Água, Sensibilização e Práticas Ambientais ( ) Currículo, Cultura, Formação Docente e Educação Ambiental (x ) Educação Ambiental como Proposta Pedagógica ( ) Educação Ambiental e Saúde

Leia mais

Mesa-Redonda 4: Aprendizagem e avaliação na EaD: qualidade, permanência e gestão dos estudos pelo estudante

Mesa-Redonda 4: Aprendizagem e avaliação na EaD: qualidade, permanência e gestão dos estudos pelo estudante Mesa-Redonda 4: Aprendizagem e avaliação na EaD: qualidade, permanência e gestão dos estudos pelo estudante Professora Dra. Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília Faculdade de Educação Departamento

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 2º CARGA HORÁRIA SEMANAL: CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Investigação em Educação Matemática. Números

Leia mais

BENEFÍCIOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Toda época formata o conhecimento, procurando atender as necessidades próprias de cada

BENEFÍCIOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Toda época formata o conhecimento, procurando atender as necessidades próprias de cada BENEFÍCIOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Toda época formata o conhecimento, procurando atender as necessidades próprias de cada período histórico de conflitos e modificações aos processos

Leia mais

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica Aldeci Luiz de Oliveira Profa. Dra. PMCG E-mail: aldecioliveira@hotmail.com Maria de Lourdes

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Conteúdo e Didática de Libras

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Conteúdo e Didática de Libras Curso 1504 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004984A - Conteúdo e Didática de Libras Docente(s) Ivete Maria Baraldi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de

Leia mais

AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NO FACEBOOK

AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NO FACEBOOK Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações Lisboa, 6 e 7 de Dezembro de 2013 AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NO FACEBOOK Aline Silva de Bona, Cristiane Koehler Programa

Leia mais

MÉTODOS INTERDISCIPLINARES APROXIMANDO SABERES MATEMÁTICOS E GEOGRÁFICOS

MÉTODOS INTERDISCIPLINARES APROXIMANDO SABERES MATEMÁTICOS E GEOGRÁFICOS MÉTODOS INTERDISCIPLINARES APROXIMANDO SABERES MATEMÁTICOS E GEOGRÁFICOS Celso Gomes Ferreira Neto, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Profª. Drª. Filomena Maria G. S. Cordeiro Moita, Universidade

Leia mais

O USO DO FACEBOOK NO ENSINO DE BIOLOGIA

O USO DO FACEBOOK NO ENSINO DE BIOLOGIA O USO DO FACEBOOK NO ENSINO DE BIOLOGIA Alan de Angeles Guedes da Silva¹ Universidade Estadual da Paraíba alandeangeles@bol.com.br INTRODUÇÃO As mudanças ocorridas com o advento das novas tecnologias vêm

Leia mais

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 O presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público do IFSP Edital 118/2018, instituído pela Portaria IFSP Nº 127, de 16/01/2018, resolve: RETIFICAR informações

Leia mais

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Município: São Francisco de Paula COOPESERRA - Colégio Expressão INTRODUÇÃO O

Leia mais

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Agosto/2010

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Agosto/2010 CursoID 100 - GradeID 140 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas, estrutura

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 1 LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 Fabio Maia AVM Faculdade Integrada fabiomaia.di@gmail.com Métodos

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para a proposição das Diciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para a proposição das Diciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica PRÓ- REITORIA DE PÓS - GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE Diretrizes para a proposição das Diciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica O Programa de Aperfeiçoamento

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem: um olhar sobre processo de ensino e aprendizagem colaborativo.

Ambiente Virtual de Aprendizagem: um olhar sobre processo de ensino e aprendizagem colaborativo. Ambiente Virtual de Aprendizagem: um olhar sobre processo de ensino e aprendizagem colaborativo. 1 ARAÚJO, Nataniel da V. C. G. 2 NUNES, Klívia de C. Silva. 3 PEREIRA, Fabíola A. RESUMO Este trabalho socializa

Leia mais