ATENÇÃO: LEIA ATÉ O FIM, DIVIDA AS TAREFAS NO SEU GRUPO E COMECE A TRABALHAR O MAIS BREVE POSSÍVEL
|
|
- Tânia Miranda Arantes
- 2 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Mini-Trabalho 2 Entrega 31 de maio de Título: Análise de Desempenho do Servidor Web DC/UFSCar ATENÇÃO: LEIA ATÉ O FIM, DIVIDA AS TAREFAS NO SEU GRUPO E COMECE A TRABALHAR O MAIS BREVE POSSÍVEL Descrição do Projeto: O objetivo do projeto é analisar o desempenho de um servidor web - APACHE - que roda no departamento (DC). O servidor Web será instalado em sua máquina rodando em ambiente Linux. Serão feitos experimentos para geração de tráfego afim de caracterizar as demandas dentro do sistema. Neste ambiente experimental (Um servidor e um conjunto de conexões web) serão iniciadas. Os dados de medidas extraídos de vmstat, iostat e outros serão armazenadas em arquivos de log. Esse dados coletados serão usados para construir um modelo analítico do sistema. Esse sistema será modelado como um modelo aberto multiclasse onde as classes serão formadas segundo critérios extraídos de clusterização como tamanho do arquivo e frequencia de aparecimento usando os logs para análise. Uma vez coletada as informações de demanda de acordo de diversos parametros, poderemos utilizar o modelo para extrair resultados teóricos do desempenho. Após a fase de análise de desempenho será feita uma previsão sobre a carga e o consumo dos recursos para o dobro da carga de trabalho. E finalmente, será validado através de experimentos testes para verificar se o modelo preve corretamente os resultados em comparação com o sistema real e com o sistema com carga dobrada de modo a testar a acurácia do modelo. Fase I (Obtendo os service demands): Separar duas máquinas para a fase de experimentação (pode ser seu laptop ou desktop de casa, sendo uma máquina para o grupo). A) Instalar em uma das máquinas a última versão stable do servidor web apache (http://httpd.apache.org/), instalar PHP nessa máquina e configurar o servidor web para acessar o PHP (http://www.vivaolinux.com.br/artigo/configurando-php-com-apache2-no- Linux/). Essa máquina, doravante chamada SERVIDOR, deverá estar operando em Linux e ter todas as ferramentas de monitoração vmstat, iostat, etc. B) Instalar na outra máquina, doravante chamada CLIENTE, o cliente web WGET (http://www.gnu.org/software/wget/), essa separação de cliente/servidor pode ser opcional para os grupos que não tiverem acesso a 2 máquinas. Entretanto, é bastante importante para separar os service demands. C) Criar arquivos HTML aleatórios (ou pode copiar arquivos da Internet, EXCETO páginas HTML copiados do DC) com diferentes tamanhos, criar arquivos de imagem aleatórios de diferentes tamanhos (ou copiar da net) e criar pequenos programas em PHP, como Hello World e Mostrando as Variáveis de Sistema via Web. D) Criar um script com testes na máquina CLIENTE contendo requisições HTML, IMG e PHP com diferentes tamanhos e intensidades. Para gerar a intensidade desejada utilizar chamadas em background do comando WGET intercaladas por comandos SLEEP. Segue um exemplo de script.
2 # assumindo CLIENTE e SERVIDOR conectados diretamente # por Ethernet ou por um switch/hub, os nomes dos arquivos indicam seus tamanhos # obtem uma página de 10KB e faz sleep por 1 seg (X0 = 1 req/sec) wget & # obtem uma página de 50KB e faz sleep por 1 seg (X0 = 1 req/sec) wget & # obtem uma imagem de 500KB e faz sleep por 1 seg (X0 = 1 req/sec) wget & # executa uma operação PHP e faz sleep por 1 seg (X0 = 1 req/sec) wget & # obtem duas página de 10KB em um intervalo de 1 seg (X0 = 2 req/sec) wget & usleep 500 wget & usleep 500 # requisições concorrentes da mesma classe X0 = 3 req / seg wget & wget & wget &. entre outros tantos dezenas de testes (depende do seu planejamento e deve ser descrito mais tarde no relatório que experimentos de caracterização do servidor APACHE foram feitos) Para o conjunto de testes acima, execute os testes no mínimo 30 vezes por teste (para calcular médias) e prepare uma planilha com resultados coletando dados de vmstat (CPU), iostat (IO) entre outros. Colete esses dados rodando as ferramentas de monitoramento em conjunto com os testes e tente extrair quais são os valores de service demand (D i ) para a CPU e o disco para diferentes tamanho de arquivos, diferentes tipos de arquivos (html, imagem, php) e para diferentes intensidades ou requisições concorrentes por segundo (homogeneas = mesmo tamanho de arquivo e heterogeneas = diferentes tamanho, e tipos). Extrapolar os resultados matematicamente para qualquer tamanho de arquivo e qualquer tipo (usando uma reta de fitting a partir dos seus resultados).
3 Fase II (Caracterização da Carga de Trabalho do Departamento de Computação) A) A partir do LOG de acesso do servidor Web do DC, desenvolver scripts para extrair 1) as URLs e montar uma tabela hash de URLs, 2) os tempos entre chegadas de requisições, 3) os tamanhos dos arquivos e 4) filtrar pelo código de retorno (ver formato do LOG do servidor web apache - Consideraremos somente as requisições que deram certo 200 OK (opcionalmente, os alunos que quiserem fazer a caracterização do service demand para outros tipos de resposta como 404 Not Found, estão livres para faze-lo). Portanto, é necessário filtrar o LOG. B) Filtrar dos logs por tipos: (a) HTML, (b) IMG, (c) programas executáveis. C) Fazer um estudo de similaridade da carga de trabalho para cada tipo filtrado usando algum programa de clusterização (k-means), pode usar o Matlab se quiser. a. Trocar o nome da URL por um código de ponto (ex.: URL: ~marcondes/index.html = 1 ou ponto 1), e usar 2 dimensões para clusterização: tamanho de arquivo e frequencia de aparecimento no arquivo de log. b. Rodar k-means para 3 clusters e calcular o tamanho e frequencia do ponto médio D) Calcular a taxa de chegada de cada classe baseado nos logs (serão 9 classes, HTML_A, HTML_B, HTML_C, IMG_A, IMG_B, IMG_C, EXE_A, EXE_B, EXE_C) e a taxa de chegada de toda a carga agregada ao servidor DC. E) Passar os resultados para uma planilha parecida com a do Menasce, contendo 2 recursos (CPU e Disco) e 9 classes. Calcular utilização para cada classe/recurso e tempo de resposta para cada classe/recurso e somar para obter o tempo de resposta total. Em caso de desconfiar que a conta esteja errada, testar o tempo de resposta com o conjunto CLIENTE / SERVIDOR, gerando uma requisição WGET e verificando quanto tempo para fazer o download. F) Finalmente, extrapolar os resultados para uma situação hipotética do DOBRO DA CARGA DE TRABALHO DE DC. Ou seja, calcular utilizações e tempos de resposta (usando a fórmula da M/M/1) para 2*X0. Fase III (Validação dos Resultados) Essa é a última fase e a idéia é gerar experimentos controlados que possam EMULAR o ambiente de requisições Web do DC. Para tanto, será necessário preparar um extenso SCRIPT contendo várias chamadas WGET e USLEEP intercalados que possam fazer a MIMICA exata do acesso a páginas do DC. Entretanto, ao invés de termos as páginas do DC, vamos gerar páginas aleatórias com os tamanhos médios das classes (POR FAVOR, NÃO QUERO QUE NINGUÉM FAÇA TESTES COM O SERVIDOR DE PRODUÇÃO DO DC QUEM FIZER PODE SER SEVERAMENTE PUNIDO).
4 A) Crie páginas aleatórias para os experimentos dessa fase, use comando do UNIX (dd). O comando abaixo exemplo, extraído de cria um arquivo de 100 bytes aleatório. Anexe a esse um cabeçalho HTML ou HTML/IMG ou HTML/PHP. dd if=/dev/urandom of=/home/sam/myrandom bs=100 count=1 As páginas aleatórias devem ter os tamanhos e tipos de acordo com a caracterização de carga de trabalho acima (mas não devem ser somente um arquivo por classe HTML_A.html) é preciso adicionar um pouco de variabilidade. Por exemplo, suponhamos que a classe HTML_A seja de todas as requisições HTTP de até 100 KB, e que o desvio padrão dos tamanhos seja de 10KB. Então crie X (a seu critério) arquivos aleatórios com tamanhos variando entre 90KB e 110KB, contendo os nomes HTML_A1.html, HTML_A2.html, HTML_A3.html... HTML_AX.html e posicione no diretório HTDOCS do Apache. B) Baseando-se no log filtrado e tratado (somente com 200 OK e com as classes) substituir cada entrada do LOG por uma chamada WGET para um dos arquivos aleatórios gerados acima de acordo com sua classe. Ex.: frank [10/Oct/2000:13:55: ] "GET /apache_pb.gif HTTP/1.0" Substituir no script por WGET C) Baseando-se no log filtrado e tratado (somente com 200 OK e com as classes) substituir cada entrada do LOG por microsleeps do script BASH tendo EXATAMENTE o mesmo tempo entre chegadas do DC. Isso efetivamente vai gerar tráfego na mesma cadência que o servidor do DC recebe da Internet. Se tiverem chamadas concorrentes, com zero segundos entre elas, usar o & para colocar todos os WGET em ação ao mesmo tempo. Segue um exemplo geral de como montar o script: # log [04/Apr/2010:04:04: ] "GET [04/Apr/2010:04:05: ] "GET # script a ser criado wget # 37 segundos, diferença entre 4hs 05m 07seg e 4hs 04m 30seg. usleep wget D) Executar o grande script coletando medidas de tempo de resposta em cada WGET (http://www.gnu.org/software/wget/manual/wget.html#logging-and-input-file- Options). Será necessário colocar um parâmetro para cada WGET -o wget1.log, onde wget1.log é o primeiro wget realizado, e assim sucessivamente. Em paralelo, executar o monitoramento do SERVIDOR apache e extrair utilização de CPU e DISCO. De volta ao CLIENTE, extrair dos logs os tempos de resposta e fazer a média para cada CLASSE. E) Comparar os resultados de validação com os resultados analíticos.
5 F) Refazer os passos C, D e E modificando os intervalos entre chegadas para a METADE (1/2) do que eles são. Isso efetivamente vai fazer o tráfego (a carga de trabalho) DOBRAR. Por exemplo, acima: # log [04/Apr/2010:04:04: ] "GET [04/Apr/2010:04:05: ] "GET # script a ser criado wget # 37 segundos, diferença entre 4hs 05m 07seg e 4hs 04m 30seg. # fazer 37 / 2 = 18 segundos arredondado usleep wget Fase IV (Relatório) Escrever um relatório de 4 a 6 páginas descrevendo todos os resultados. Comparar os tempos de resposta ANALÍTICO versus EMULADO, através de gráficos CDF (http://www.mathworks.com/access/helpdesk/help/toolbox/stats/cdfplot.html) dos tempos de resposta sobrepostos. Para o caso do TRÁFEGO NORMAL e para o caso do TRÁFEGO DOBRADO. NÃO SUBSTIME O TRABALHO. BOM TRABALHO!!! Cesar Marcondes
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS COTAS DE DISCO. Professor Carlos Muniz
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS Trabalhando com cotas Usando o Gerenciador de Recursos de Servidor de Arquivos para criar uma cota em um volume ou uma pasta, você pode limitar o espaço em disco
Nesse artigo abordaremos os principais aspectos de instalação e uso do NTOP no Fedora Core 4.
Diego M. Rodrigues (diego@drsolutions.com.br) O NTOP é um programa muito simples de ser instalado e não requer quase nenhuma configuração. Ele é capaz de gerar excelentes gráficos de monitoramento das
Engenharia de Software Aplicações de Internet
Engenharia de Software Aplicações de Internet Eduardo Santos eduardo.edusantos@gmail.com eduardo.santos@planejamento.gov.br www.softwarepublico.gov.br Histórico Por que existe a Internet? Por que existe
Instalando o WordPress em localhost
Instalando o WordPress em localhost WordPress sem Mistério LEE ARAUJO htto://wordpresssemmisterio.com.br Sumário Instalando o WordPress em Localhost... 2 O Servidor web... 3 Iniciando o servidor... 6 Criação
5/7/2010. Apresentação. Web Proxy. Proxies: Visão Geral. Curso Tecnologia em Telemática. Disciplina Administração de Sistemas Linux
Apresentação Servidor Proxy Administração de Sistemas Curso Tecnologia em Telemática Disciplina Administração de Sistemas Linux Professor: Anderson Costa anderson@ifpb.edu.br Assunto da aula Proxy (Capítulo
Atividade Proposta da Disciplina: Laboratório de Rede de Computadores
Atividade Proposta da Disciplina: Laboratório de Rede de Computadores Tratamento dos dados gerados pelo Servidor de Web a partir do arquivo de logs. Configuração do Servidor Web para armazenar em um arquivo
1.264 Lição 11. Fundamentos da Web
1.264 Lição 11 Fundamentos da Web Navegadores e servidores da Web A Internet é apenas um conjunto de redes interconectadas livremente. Um conjunto de redes de área local conectado via redes de área ampla
Programação Web Prof. Wladimir
Programação Web Prof. Wladimir Linguagem de Script e PHP @wre2008 1 Sumário Introdução; PHP: Introdução. Enviando dados para o servidor HTTP; PHP: Instalação; Formato básico de um programa PHP; Manipulação
Universidade Federal do Espírito Santo CCA UFES. Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação. Programação WEB
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Universidade Federal do Espírito Santo CCA UFES Programação WEB Desenvolvimento de Sistemas para WEB
Programando em PHP. Conceitos Básicos
Programando em PHP www.guilhermepontes.eti.br lgapontes@gmail.com Conceitos Básicos Todo o escopo deste estudo estará voltado para a criação de sites com o uso dos diversos recursos de programação web
Arquitetura da Aplicação Web (Comunicação Cliente/Servidor)
Desenvolvimento de Sistemas Web Arquitetura da Aplicação Web (Comunicação Cliente/Servidor) Prof. Mauro Lopes 1-31 25 Objetivos Iniciaremos aqui o estudo sobre o desenvolvimento de sistemas web usando
Wireshark. Captura de Protocolos da camada de aplicação. Maicon de Vargas Pereira
Wireshark Captura de Protocolos da camada de aplicação Maicon de Vargas Pereira Camada de Aplicação Introdução HTTP (Hypertext Transfer Protocol) 2 Introdução Camada de Aplicação Suporta os protocolos
Vamos iniciar a nossa exploração do HTTP baixando um arquivo em HTML simples - bastante pequeno, que não contém objetos incluídos.
Wireshark Lab: HTTP Versão 1.1 2005 KUROSE, J.F & ROSS, K. W. Todos os direitos reservados 2008 BATISTA, O. M. N. Tradução e adaptação para Wireshark. Tendo molhado os nossos pés com o Wireshark no laboratório
Módulo e-rede Prestashop v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados
Módulo e-rede Prestashop v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados ÍNDICE 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 Instruções iniciais 4 4.2 Instalação
Auditoria e Segurança da Informação GSI536. Prof. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU
Auditoria e Segurança da Informação GSI536 Prof. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Laboratório DoS- slowhttptest Ataques de negação de serviços(dos Denial of Service) Exploração de recursos de maneira agressiva,
Módulos de Multiprocessamento em um servidor Web
Módulos de Multiprocessamento em um servidor Web Calcula-se que Prefork é o melhor método para sistemas com CPU única e Worker para sistemas Multi-cpu. Dessa forma, você deve analisar antes de programar
Desenvolvendo Websites com PHP
Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.
Proxy. Krishna Tateneni Tradução: Lisiane Sztoltz Tradução: Marcus Gama
Krishna Tateneni Tradução: Lisiane Sztoltz Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Proxies 4 1.1 Introdução.......................................... 4 1.2 Uso..............................................
Programação para Internet Orientada a Objetos com PHP & MySQL Instalando e configurando um ambiente de ferramentas PHP e MySQL. Prof. MSc.
Programação para Internet Orientada a Objetos com PHP & MySQL Instalando e configurando um ambiente de ferramentas PHP e MySQL Prof. MSc. Hugo Souza Na última aula falamos um pouco sobre as ferramentas
Programação para a Internet. Prof. M.Sc. Sílvio Bacalá Jr sbacala@gmail.com www.facom.ufu.br/~bacala
Programação para a Internet Prof. M.Sc. Sílvio Bacalá Jr sbacala@gmail.com www.facom.ufu.br/~bacala A plataforma WEB Baseada em HTTP (RFC 2068) Protocolo simples de transferência de arquivos Sem estado
PHP Material de aula prof. Toninho (8º Ano)
Na aula anterior entendemos como se faz o acesso aos nossos arquivos PHP; Como construir um script em php. Nesta aula (3) vamos entender: Como roda o PHP Inserindo comentários Visualizando páginas a partir
Web. Até a década de 1990, a Internet era utilizada. por pesquisadores, acadêmicos e universitários, para troca de arquivos e para correio eletrônico.
A Web e o HTTP Web Até a década de 1990, a Internet era utilizada por pesquisadores, acadêmicos e universitários, para troca de arquivos e para correio eletrônico. Então, no início dessa década, iniciou-se
O melhor do PHP. Por que PHP? CAPÍTULO 1. Uma Pequena História do PHP
CAPÍTULO 1 O melhor do PHP Este livro levou bastante tempo para ser feito. Venho usando agora o PHP por muitos anos e o meu amor por ele aumenta cada vez mais por sua abordagem simplista, sua flexibilidade
EAI Manual do Administrador
EAI Manual do Administrador 1 Definição de Host Application O que é um Host Application? Significa Aplicativo Hospedeiro, é o nome dado ao ambiente EAI que estará executando no seu computador ou em um
1. Capturando pacotes a partir da execução do traceroute
Neste laboratório, iremos investigar o protocolo IP, focando o datagrama IP. Vamos fazê-lo através da analise de um trace de datagramas IP enviados e recebidos por uma execução do programa traceroute (o
Documentação Symom. Agente de Monitoração na Plataforma Windows
Documentação Symom de Monitoração na Plataforma Windows Windows Linux Windows Linux Plataforma Windows Instalação A instalação do de Monitoração do Symom para Windows é feita através do executável setup.exe
Documento de Instalação e Configuração do InfoGrid
Documento de Instalação e Configuração do InfoGrid Tecgraf/PUC Rio infogrid@tecgraf.puc rio.br 1.Introdução O objetivo deste documento é podermos registrar em um único local todas as informações necessárias
Aula 14 Serviços Internet (Servidor Web Apache)
CST Redes de Computadores Disciplina: Serviços de Rede Professor: Jéferson Mendonça de Limas Aula 14 Serviços Internet (Servidor Web Apache) Roteiro de Aula Conceitos Básicos Funcionamento de Servidores
Entendendo como funciona o NAT
Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços
Módulo e-rede Prestashop v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados
Módulo e-rede Prestashop v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 Instruções iniciais 4 4.2 Instalação
Aula 03 - Projeto Java Web
Aula 03 - Projeto Java Web Para criação de um projeto java web, vá em File/New. Escolha o projeto: Em seguida, na caixa Categorias selecione Java Web. Feito isso, na caixa à direita selecione Aplicação
CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS
CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS Servidor: O servidor é todo computador no qual um banco de dados ou um programa (aplicação) está instalado e será COMPARTILHADO para outros computadores,
Programação WEB. Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br docente.ifrn.edu.br/andrealmeida. Aula III Introdução PHP
Programação WEB Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Aula III Introdução PHP Introdução PHP PHP=Hypertext Pre-Processor Linguagem de script open
Guia de Instalação rápida
Guia de Instalação rápida Este guia cobre os procedimentos de instalação e configuração básica de seu AXIS 200. Caso precise instruções mais detalhadas, consulte o Manual do Usuário do AXIS 200, disponível
Introdução à Programação de Computadores
1. Objetivos Introdução à Programação de Computadores Nesta seção, vamos discutir os componentes básicos de um computador, tanto em relação a hardware como a software. Também veremos uma pequena introdução
INSTRUÇÕES DE USO. Versão: 1.0 Data:
INSTRUÇÕES DE USO Versão: 1.0 Data: DOWNLOAD E INSTALAÇÃO PRÉ-REQUISITOS Versão de PHP >= 5.0 e < 5.4 Permite ao LiveOptim criar/modificar arquivos no diretório de instalação Permite modificar o código
Guia de instalação para ambiente de Desenvolvimento LINUX
Guia de instalação para ambiente de Desenvolvimento LINUX Conteúdo deste manual Introdução O guia de instalação... 3 Capítulo 1 Instalando o servidor Web Apache... 4 Teste de instalação do Apache... 9
2 Gerenciamento de Log 2.1 Definições básicas
2 Gerenciamento de Log 2.1 Definições básicas Os logs são fontes riquíssimas de informação e são gerados pelos servidores e pelas aplicações conforme eventos significativos acontecem. Em [1], log é definido
Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.
Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,
Linux - Servidor de Redes
Linux - Servidor de Redes Servidor Web Apache Prof. Roberto Amaral WWW Breve histórico Início 1989 CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) precisava de um meio de viabilizar o trabalho cooperativo
Guia: como instalar o Ubuntu Linux
Guia: como instalar o Ubuntu Linux Você cansou do Windows e quer se aventurar a usar alguma distribuição Linux, mas não sabe por onde começar? Montamos um passo a passo com todas as etapas necessárias
1.1 Porque um nível de aplicação proxy?
1.0 Introdução Os proxies são principalmente usados para permitir acesso à Web através de um firewall (fig. 1). Um proxy é um servidor HTTP especial que tipicamente roda em uma máquina firewall. O proxy
SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ÊXITO GESTÃO DE PROCESSOS. Dividir Arquivo com Winrar
1 Acesse a pagina http://www.win-rar.com/index.php?id=970&dl=/rar/ wrar393br.exe&btn=1, clique no ícone Download Now. 2 Ao clicar faça Download do Software, ao concluir o download de um duplo clique no
Desenvolvimento de Sites com PHP e Mysql Docente André Luiz Silva de Moraes
Roteiro 2: Introdução a Linguagem HTML Desenvolvimento de Sites com PHP e Mysql Neste roteiro é explorada a linguagem HTML. A linguagem HTML (Hypertext Markup Language) é amplamente utilizada na construção
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. Trabalho Interdisciplinar Semestral. 3º semestre - 2012.1
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho Interdisciplinar Semestral 3º semestre - 2012.1 Trabalho Semestral 3º Semestre Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Apresentação
Suporte Nível 1. Atualmente o Servidor de aplicação adotado é o GlassFish 2.x e o Postgres 8.x.
Suporte Nível 1 Todos os chamados devem ser abertos através do e-mail suporte@tibox.com.br, o qual registra automaticamente o chamado em nosso sistema e todos os colaboradores da TiBox recebem essa informação.
Instalando servidor Apache com MySQL e as linguagens ColdFusion e PHP. XAMPP 1.6.7 (xampp-win32-1.6.7-installer.exe), veja aqui.
Instalando servidor Apache com MySQL e as linguagens ColdFusion e PHP. Escrito por Marcio Nakano (marcionakano.com.br) Data: 29/09/2008 Disponível em http:///blog/post/instalando-apache-mysql-coldfusionphp.pdf
Publicação web. Será ativado um assistente de publicação que lhe guiará em todas as etapas a seguir apresentadas.
Publicação web Pré requisitos: Lista de questões Formulário multimídia Este tutorial tem como objetivo, demonstrar de maneira ilustrativa, todos os passos e opções que devem ser seguidos para publicar
1) Ao ser executado o código abaixo, em PHP, qual será o resultado impresso em tela?
Exercícios sobre Linguagem PHP: 1) Ao ser executado o código abaixo, em PHP, qual será o resultado impresso em tela? 2) Considere a linguagem de programação PHP e seus operadores. A execução da sentença:
Uma poderosa ferramenta de monitoramento. Madson Santos - madson@pop-pi.rnp.br Técnico de Operação e Manutenção do PoP-PI/RNP
Uma poderosa ferramenta de monitoramento Madson Santos - madson@pop-pi.rnp.br Técnico de Operação e Manutenção do PoP-PI/RNP Abril de 2008 O que é? Características Requisitos Componentes Visual O que é?
A partir do XMon é possível:
Monitoramento XMon É uma ferramenta para gerenciar o seu ambiente de TI de forma centralizada e constante, obtendo informações precisas da performance de todos os seus ativos e previna possíveis problemas
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos II Professor: Cheli dos S. Mendes da Costa Modelo Cliente- Servidor Modelo de Aplicação Cliente-servidor Os
LABORATÓRIO III. ROTEAMENTO ESTÁTICO Documento versão 0.1. Aluno: Paulo Henrique Moreira Gurgel #5634135
LABORATÓRIO III ROTEAMENTO ESTÁTICO Documento versão 0.1 Aluno: Paulo Henrique Moreira Gurgel #5634135 Orientado pela Professora Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco Maio / 2010 Laboratório III Roteamento
PROJETO INTEGRADOR LUIZ DAVI DOS SANTOS SOUZA
PROJETO INTEGRADOR LUIZ DAVI DOS SANTOS SOUZA Os serviços IP's citados abaixo são suscetíveis de possíveis ataques, desde ataques passivos (como espionagem) até ataques ativos (como a impossibilidade de
EN3611 Segurança de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Prática Wireshark Sniffer de rede
EN3611 Segurança de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Prática Wireshark Sniffer de rede Entregar um relatório contendo introdução, desenvolvimento e conclusão. A seção desenvolvimento pode conter
Desenvolvendo Websites com PHP
Desenvolvendo Websites com PHP 2ª Edição Juliano Niederauer Novatec Copyright 2009, 2011 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução
Tutorial - Monitorando a Temperatura de Servidores Windows
Tutorial - Monitorando a Temperatura de Servidores Windows Resolvi fazer um tutorial melhorado em português sobre o assunto depois de achar um tópico a respeito no fórum oficial do Zabbix - Agradecimentos
BEM-VINDOS AO CURSO DE ORIENTADO A OBJETOS
21/11/2013 PET Sistemas de Informação Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 1 BEM-VINDOS AO CURSO DE ORIENTADO A OBJETOS Leonardo Pimentel Ferreira Higor Ernandes Ramos Silva 21/11/2013
Módulo e-rede OSCommerce v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados
Módulo e-rede OSCommerce v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados ÍNDICE 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 Instruções iniciais 4 4.2 Instalação
MANUAL INSTALAÇÃO/CONFIGURAÇÃO RASPBERRYPI/DACPYTHON
MANUAL INSTALAÇÃO/CONFIGURAÇÃO RASPBERRYPI/DACPYTHON 1. Primeiramente leia todo o manual, após ler, inicie instalando o sistema no Raspberry conforme tutorial abaixo: 2. Baixe os arquivos e verifique a
Oracle WebLogic Server 11g: Conceitos Básicos de Administração
Oracle University Entre em contato: 0800 891 6502 Oracle WebLogic Server 11g: Conceitos Básicos de Administração Duração: 5 Dias Objetivos do Curso Este curso treina administradores Web nas técnicas para
Introdução a PHP (Um Programa PHP)
Desenvolvimento Web III Introdução a PHP (Um Programa PHP) Prof. Mauro Lopes 1-31 16 Objetivos Nesta aula iremos trazer alguns conceitos básicos sobre PHP. Iremos trabalhar conceitos como server side scripts
Web Design Aula 11: Site na Web
Web Design Aula 11: Site na Web Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Motivação Criar o site em HTML é interessante Do que adianta se até agora só eu posso vê-lo? Hora de publicar
Módulo e-rede OpenCart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados
Módulo e-rede OpenCart v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados ÍNDICE 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 vqmod 4 4.2 Instalação e ativação
Validação de dados. Determinamos qual tipo de informação será aceita e dentro de qual intervalo.
Validação de dados Por meio do recurso de validação, podemos definir que tipo de informação gostaríamos que fosse aceita em um intervalo de células ou uma mensagem de auxílio ao usuário indicando qual
Como instalar o sistema Locação de Trajes Free
Como instalar o sistema Locação de Trajes Free Primeiramente é necessário realizar o download do instalador e para isso acesse www.gravitch.com.br e clique no menu "Download". Preencha os campos do formulário
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Introdução Aula 10: Introdução à linguagem PHP O PHP é uma linguagem interpretada de uso livre, utilizada originalmente para o desenvolvimento
Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença de Usuário Autorizado)
Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença de Usuário Autorizado) Índice Instruções de Instalação....... 1 Requisitos do sistema........... 1 Código de autorização.......... 1 Instalando...............
Necessidades de Gerenciamento: Software de Gerenciamento:
Necessidades de Gerenciamento: - Por menor e mais simples que seja, uma rede de computadores precisa ser gerenciada a fim de garantir, aos seus usuários, a disponibilidade de serviços a um nível de desempenho
SolarWinds Kiwi Syslog Server
SolarWinds Kiwi Syslog Server Monitoramento de syslog fácil de usar e econômico O Kiwi Syslog Server oferece aos administradores de TI o software de gerenciamento mais econômico do setor. Fácil de instalar
Docas do Pará - Guia de Instalação
Docas do Pará - Guia de Instalação Procedimento para instalar em um novo porto Primeiro faça a instalação no computador servidor do porto (v. abaixo), depois instale em cada máquina de cadastro/acompanhamento
Uso da ferramenta de mailing
Uso da ferramenta de mailing A ferramenta e mailing integrada na plataforma SphinxnaWeb permite enviar rapidamente centenas ou milhares de e mails a diversos correspondentes, especialmente para obter respostas
MULTIACERVO - VERSÃO 17.*
MULTIACERVO - VERSÃO 17.* MANUAL PARA CONVERSÃO DA VERSÃO 16.* PARA 17.* CONTEÚDO: A) Procedimentos comuns para todas as arquiteturas B) Procedimentos exclusivos arquitetura Cliente/Servidor MS-SQL-SERVER
Faculdades Santa Cruz - Inove. Plano de Aula Base: Livro - Distributed Systems Professor: Jean Louis de Oliveira.
Período letivo: 4 Semestre. Quinzena: 5ª. Faculdades Santa Cruz - Inove Plano de Aula Base: Livro - Distributed Systems Professor: Jean Louis de Oliveira. Unidade Curricular Sistemas Distribuídos Processos
Scilab. Introdução ao Scilab. Como obter ajuda
Scilab Scilab é uma linguagem de programação associada a uma rica coleção de algoritmos numéricos cobrindo muitos aspectos dos problemas de computação científica. Do ponto de vista do software, Scilab
Guia do Usuário do Gateway do Avigilon Control Center
Guia do Usuário do Gateway do Avigilon Control Center Versão: 5.2 PDF-ACCGATEWAY5-B-Rev1_PT 2013 2014 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que expressamente concedida por escrito,
Programação Web com Webdev 19 Julio Cesar Pedroso Conteúdo
Conteúdo INTRODUÇÃO... 6 Como acessar a ajuda on line?... 6 Conhecendo o WebDev... 8 Iniciando o WebDev... 8 Ambiente de desenvolvimento... 8 O Editor... 8 A barra de menus... 10 Os botões... 10 Os painéis...
Projeto OBAA. Relatório Técnico RT-OBAA-07 Grupo Agentes e Ontologias. Proposta de Federação de Repositórios de Objetos Educacionais.
Edital MCT/FINEP/MC/FUNTTEL Plataformas para Conteúdos Digitais 01/2007 Projeto OBAA Relatório Técnico RT-OBAA-07 Grupo Agentes e Ontologias Proposta de Federação de Repositórios de Objetos Educacionais
Servidor proxy - Squid PROFESSOR : RENATO WILLIAM
Servidor proxy - Squid PROFESSOR : RENATO WILLIAM Revisando Instalação do Squid - # apt-get install squid Toda a configuração do Squid é feita em um único arquivo, o "/etc/squid/squid.conf". Funcionamento
Desenvolvedor Web Docente André Luiz Silva de Moraes
Roteiro 2: Introdução a Linguagem HTML Neste roteiro é explorada a linguagem HTML. A linguagem HTML (Hypertext Markup Language) é amplamente utilizada na construção de páginas de internet e é responsável
SERVIDOR WEB + LOG DE ACESSO LABORATÓRIO DE REDES DE COMPUTADORES Responsável: Ana Luíza Cruvinel
Versão 2.0 1. INTRODUÇÃO SERVIDOR WEB + LOG DE ACESSO LABORATÓRIO DE REDES DE COMPUTADORES Responsável: Ana Luíza Cruvinel Data: 02/12/2014 Logs são muito importantes para a administração segura de sistemas,
Guia de instalação JMap 5.0
Guia de instalação JMap 5.0 Instalação JMap A instalação de JMap é normalmente feita em um servidor que será acessado pelo conjunto de usuários. Durante a instalação, todos os componentes de JMap são instalados
PHP Profissional. Alexandre Altair de Melo / Mauricio G. F. Nascimento. Editora Novatec
Introdução Como a idéia deste livro é ir direto ao ponto, vou fazer isso já na introdução. A idéia desse livro não é explicar a teoria e filosofia do PHP, da orientação a objetos, as maravilhas dos design
XDR. Solução para Big Data.
XDR Solução para Big Data. ObJetivo Principal O volume de informações com os quais as empresas de telecomunicações/internet têm que lidar é muito grande, e está em constante crescimento devido à franca
INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA SERVLETS
PROGRAMAÇÃO SERVIDOR EM SISTEMAS WEB INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA SERVLETS Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar o conceito aplicações orientada a serviços via web Apresentar o papel dos contentores
Introdução a Servlets
Linguagem de Programação para Web Introdução a Servlets Prof. Mauro Lopes 1-31 21 Objetivos Iniciaremos aqui o estudo sobre o desenvolvimento de sistemas web usando o Java. Apresentaremos nesta aula os
Teleprocessamento e Redes
Teleprocessamento e Redes Aula 23: (laboratório) 13 de julho de 2010 1 2 3 ICMP HTTP DNS TCP 4 nslookup Sumário Permite fazer requisições a um servidor DNS O nslookup envia uma requisição para o servidor,
Internet e protocolos web. A Internet é uma rede descentralizada de recursos computacionais. Topologia tem de fornecer caminhos alternativos
Internet e protocolos web A Internet é uma rede descentralizada de recursos computacionais Tolerante a falhas (no single point of failure) Topologia tem de fornecer caminhos alternativos entre 2 computadores
EverSafe Online Backup Manager
Manual do usuário EverSafe Offsite Backup Equipe de desenvolvimento Fev.2011 Conteúdo 1. Baixando instalador Online Backup Agent [oba-win.exe ] 1.1. Como baixar o agente instalador 1.2. Executando o agente
PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO DO APLICATIVO
PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO DO APLICATIVO MASTERSAFDW VERSÃO 5-25/04/12 PÁGINA 1 Índice Informações Importantes... 3 Atualizando o aplicativo... 4 Procedimentos para atualização da base de
Estatística Básica via MySQL para Pesquisas On-Line
Estatística Básica via MySQL para Pesquisas On-Line Gabriel Ramos Guerreiro - DEs, UFSCar 1 2 Anderson Luiz Ara-Souza - DEs, UFSCar 1 3 Francisco Louzada-Neto - DEs, UFSCar 1 4 1. INTRODUÇÃO Segundo Cavalcanti
FUNÇÕES. 1. Equação. 2. Gráfico. 3. Tabela.
FUNÇÕES Em matemática, uma função é dada pela relação entre duas ou mais quantidades. A função de uma variável f(x) relaciona duas quantidades, sendo o valor de f dependente do valor de x. Existem várias
Manual de Instalação do Agente Citsmart
16/08/2013 Manual de Instalação do Agente Citsmart Fornece orientações necessárias para efetuar a instalação do Agente Citsmart. Versão 1.9 21/11/2014 Visão Resumida Data Criação 21/11/2014 Versão Documento
Conceitos de Ajax Exemplos de uso do Ajax no braço, muitos exemplos, muito código (HTML, CSS, JavaScript, PHP, XML, JSON)
Márcio Koch 1 Currículo Formado na FURB em Ciência da Computação Pós graduado em Tecnologias para o desenvolvimento de aplicações web Mestrando em Computação Gráfica na UDESC Arquiteto de software na Senior
Neste tutorial apresentarei o serviço DFS Distributed File System. Veremos quais as vantagens
Neste tutorial apresentarei o serviço DFS Distributed File System. Veremos quais as vantagens em utilizar este serviço para facilitar a administração de pastas compartilhadas em uma rede de computadores.
Boas Práticas de Desenvolvimento Seguro
Boas Práticas de Desenvolvimento Seguro Julho / 2.012 Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 29/07/2012 1.0 Versão inicial Ricardo Kiyoshi Página 2 de 11 Conteúdo 1. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Objetivos: Laboratório 1 1. Entender o escalonamento de processos no Linux 2. Entender aspectos do uso de memória por processos
ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE
ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE 1 OBJETIVOS 1. Qual é a capacidade de processamento e armazenagem que sua organização precisa para administrar suas informações e transações empresariais?