Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Comissão Permanente de Concurso Público CONCURSO PÚBLICO 23 / MAIO / 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Comissão Permanente de Concurso Público CONCURSO PÚBLICO 23 / MAIO / 2010"

Transcrição

1 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Comissão Permanente de Concurso Público PR CONCURSO PÚBLICO 23 / MAIO / 2010 ÁREA / SUBÁREA: INFORMÁTICA / GABARITO DESENVOLVIMENTO WEB INSTRUÇÕES 01)Confira se os dados que identificam este caderno de prova estão corretos. 02)O caderno de prova deverá conter: 25 (vinte e cinco) questões objetivas. 03)A duração da prova será de 3h (três horas), incluindo o preenchimento da folha de respostas. 04) A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo, portanto, permitidas perguntas aos fiscais. 05) A prova é INDIVIDUAL, sendo vedada a comunicação entre os candidatos durante sua realização. 06) Será eliminado o candidato que utilizar material de consulta ou qualquer sistema de comunicação. 07)Em cada questão, há somente uma resposta correta. 08) A folha de respostas deve ser entregue para o fiscal, juntamente com este caderno de prova. 09)O candidato só poderá entregar o caderno de prova e a folha de respostas e retirarse da sala, depois de decorridos, no mínimo, 1 hora de seu início. 10) Ao receber sua folha de respostas, aja da seguinte forma: a)verifique se os dados pré-impressos estão corretos; b)assine no local indicado; c)pinte, preenchendo por inteiro, com caneta esferográfica ponta média, tinta azulescura ou preta, o campo correspondente à alternativa que considera correta em cada questão; d)não a amasse, nem dobre. ATENÇÃO: Utilize caneta, ponta média, de tinta azul-escura ou preta, para preencher os campos solicitados. Marcar mais de uma alternativa anulará a resposta. Preencha assim: 11) Os dois últimos candidatos de cada sala deverão entregar suas folhas de resposta e retirar-se do local simultaneamente.

2 2 UTFPR Concurso Público CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÃO 01 Em um sistema concebido e modelado segundo uma perspectiva orientada a objetos, os principais blocos estruturais são as classes e os objetos. A esse respeito é correto afirmar que: A) as classes representam entidades que existem dentro do contexto do sistema que está sendo modelado, e os objetos são características internas específicas de cada classe. B) os objetos são entidades que existem dentro do contexto do sistema que está sendo modelado e as classes são descrições comuns de um subconjunto desses objetos. C) os objetos representam procedimentos e funções internos ao sistema, já as classes representam o conjunto de dados processados pelos objetos. D) os objetos representam unicamente os recursos de interface oferecidos aos usuários do sistema, ao passo que as classes são utilizadas unicamente na modelagem da camada de lógica de negócio. E) os objetos são modelos abstratos a partir dos quais se pode definir classes concretas. QUESTÃO 02 Segundo a literatura, embora existam muitos processos de software diferentes, algumas atividades fundamentais são comuns a todos eles, tais como: especificação de software, projeto e implementação de software, validação de software e evolução de software. Em relação a estas atividades é correto afirmar que: A) na fase de especificação, detalha-se quais são as funcionalidades do software e qual a estrutura a ser utilizada para o seu projeto e implementação. B) na fase de validação, o software implementado deve ser testado somente como uma unidade monolítica, dado que o objetivo final é a aceitação do sistema completo funcional pelo cliente. C) o projeto de software envolve o desenvolvimento de um modelo do software, em determinado nível de abstração, sendo que a decomposição deste modelo em partes menores ocorre unicamente durante a fase de implementação ou codificação. D) a fase de especificação engloba a atividade de engenharia de requisitos, a qual é particularmente crítica no processo de software, pois erros neste estágio apresentam grande impacto no projeto e na implementação. E) a atividade de evolução de software, embora faça parte do processo de desenvolvimento, é desencorajada pelo fato de que alterações extensas no software de um sistema geralmente são muito onerosas, se comparadas a alterações equivalentes em hardware. QUESTÃO 03 Na UML, os seguintes diagramas padrão são utilizados para modelar o sistema do ponto de vista comportamental (dinâmico): A) diagramas de classes, de colaboração e de sequência. B) diagramas de estado, de casos de uso e de componentes. C) diagramas de classe, de objetos e de implantação. D) diagramas de objetos, de estado e de sequência. E) diagramas de sequência, de casos de uso e de atividades.

3 DESENVOLVIMENTO WEB 3 QUESTÃO 04 Em uma abordagem orientada a objetos, pode-se utilizar um modelo de herança para relacionar uma classe de objetos a outras classes. Segundo este modelo, é correto afirmar que: A) uma vez que determinado comportamento (método) é definido para a classe-pai, é conceitualmente inválido que uma ou mais das classes-filho redefinam aquele comportamento. B) classes no topo da árvore de herança apresentam atributos e métodos que são particulares e herdam atributos e métodos genéricos de classes abaixo de si na hierarquia. C) a herança múltipla é conceitualmente válida, porém pode causar problemas na programação, tais como a dificuldade de resolução de conflitos de nomes duplicados herdados das classes-pai. D) embora atributos definidos por uma classepai sejam herdados pelas classes-filho, o mesmo não acontece com os métodos. E) um objeto criado com base em uma classefilho agrega um outro objeto criado com base na sua classe-pai. QUESTÃO 05 Em um software de acesso a dados via internet, implementado utilizando o projeto orientado a objetos e linguagem Java, criou-se a classe CommDevice, que define os métodos transmit() e receive(), como sendo a base para os as classes de driver dos diferentes dispositivos de comunicação que podem ser utilizados por este sistema. Além disso, criaram-se as classes ADSLCommDevice e WifiCommDevice, derivadas de CommDevice, as quais implementam os drivers para dispositivos ADSL e Wi-Fi, respectivamente, e oferecem redefinições para os métodos transmit() e receive() herdados da classe-base. Em relação a este sistema é correto afirmar que: A) se os métodos transmit() e receive() da classe CommDevice não se aplicam (não são implementáveis) a um dispositivo de comunicação genérico, portanto não estão implementados na classe CommDevice, e são os únicos métodos oferecidos por esta classe. Então a classe CommDevice deve ser declarada como uma classe abstrata e pode opcionalmente ser substituída por uma interface. B) se os métodos transmit() e receive() da classe CommDevice não se aplicam (não são implementáveis) a um dispositivo de comunicação genérico, e portanto não estão implementados na classe CommDevice. Então a classe CommDevice pode opcionalmente ser substituída por uma interface, independente de quaisquer outros métodos que oferecer. C) mesmo que os métodos transmit() e receive() estejam implementados na classe CommDevice, esta ainda pode ser implementada como uma interface, pois serve de base para classes que redefinem os métodos citados. D) a hierarquia de heranças citada não apresentaria, na prática, vantagem na construção do sistema porque os objetos das classes derivadas teriam que ser acessados através de referências específicas para a mesma classe dos objetos. E) as classes ADSLCommDevice e WifiCommDevice são concretas, independente do conteúdo da classe CommDevice.

4 4 UTFPR Concurso Público QUESTÃO 06 Considere o seguinte código em C++: using namespace std; #include <iostream> class Empregado protected: int valorhora; public: int calcsalario(int horas) if (horas <= 176) return horas*valorhora; else return valorhora*176 + valorhora*2*(horas - 176); Empregado (int vh) valorhora = vh; ; class Gerente: public Empregado int comissao; public: Gerente(int vh, int com): Empregado(vh) comissao = com; int calcsalario(int horas) return valorhora*horas + comissao; ; void main() Empregado *e1, *e2; e1 = new Empregado(20); e2 = new Gerente(35, 500); cout << Salário empregado: << e1->calcsalario(200) << endl; cout << Salário gerente: << e2->calcsalario(300) << endl; Assinale a alternativa correta. A) O código não compila, pois o atributo valorhora é protegido na classe Empregado e portanto não acessível pelo método calcsalario da classe Gerente. B) O valor de salário do gerente a ser exibido no console será C) A chamada ao construtor de Empregado, no construtor da classe Gerente, é opcional. D) Os objetos das classes Gerente e Empregado são alocados dinamicamente e posteriormente removidos automaticamente pelo coletor de lixo. E) O método calcsalario da classe Gerente somente será executado se o método calcsalario da classe Empregado for virtual.

5 DESENVOLVIMENTO WEB 5 QUESTÃO 07 Sobre o mecanismo de exceções em Java, assinale a alternativa correta. A) Uma exceção sinaliza uma ocorrência de erro que não deve ser tratada no método que detectou o erro e sim no método que o chamou diretamente. B) Se um método lança uma exceção não verificada, esta precisa necessariamente ser capturada. C) Para lançar uma exceção, um método deve instanciar um objeto de exceção e lançá-lo através da cláusula throw. Além disso, o método deve incluir a cláusula throws em seu cabeçalho, indicando a capacidade de lançamento da exceção correspondente. D) Para capturar uma exceção, um método deve encapsular a chamada potencialmente lançadora da exceção em um bloco try. Na ocorrência da exceção, o bloco try será executado até o final e então o bloco catch, correspondente à exceção que foi lançada, será executado. E) Somente os métodos que lançam uma exceção diretamente são obrigados a incluir a cláusula throws em seu cabeçalho. QUESTÃO 08 Uma das técnicas utilizadas para modelar o conjunto de classes de um sistema orientado a objetos é defini-las em termos de suas responsabilidades dentro do sistema. Em relação a este aspecto, é correto afirmar que: A) se deve definir as classes de tal maneira que cada uma delas tenha o maior conjunto de responsabilidades possível, pois isso contribui para a clareza e organização do sistema. B) se deve definir as classes de tal maneira que cada uma delas tenha o menor conjunto de responsabilidades possível, pois isso facilita o reuso destas classes e a compreensão do funcionamento do sistema. C) se deve identificar as classes que colaboram diretamente umas com as outras para a obtenção de determinado comportamento e defini-las de tal maneira que uma das classes tenha o maior número de responsabilidades possível e divida as demais responsabilidades menores com as demais classes. D) se deve definir classes com maior número de responsabilidades para modelar os níveis mais altos de abstração do sistema e classes menores para os níveis mais baixos de abstração. E) se deve analisar o conjunto de classes que colaboram diretamente umas com as outras como um todo e efetuar desdobramentos e agrupamentos de responsabilidades de tal maneira que, ao final do processo, o conjunto de responsabilidades esteja balanceado, facilitando o reuso dos componentes e a compreensão do modelo.

6 6 UTFPR Concurso Público QUESTÃO 09 Dada a seguinte função Javascript: function popup(foto) window.open(foto, wf, width=400,height=300 ) Qual deve ser a tag do vínculo (link) em uma página web para abrir a foto paisagem.jpg utilizando-se a função acima? A) <a href= paisagem.jpg onclick= document.popup(foto) > B) <a href= foto onclick= javascript.src.popup( paisagem.jpg ) > C) <a href= javascript:popup( paisagem.jpg ) > D) <a href= # onclick= javascript.popup( paisagem.jpg ) > E) <a href= document.popup( paisagem.jpg )>

7 QUESTÃO 10 DESENVOLVIMENTO WEB 7 Analise o seguinte código HTML e Javascript que compõem o código de uma página web. <html> <head> <title>newsletter</title> <meta http-equiv= Content-Type content= text/html; charset=iso "> <script language= javascript > function verifica() if (A.B.C.value == ) alert( Preencha o seu nome. ); return false; if (A.B.D.value == ) alert( Preencha o seu . ); return false; return true </script> <body bgcolor= #FFFFFF > <form method= post action= newsletter.php name= E F= return verifica() > <font face= verdana size= 3" color= #000000"> Nome: <input type= text name= nome size= 60" maxlength= 60"><br> <br> <input type= text name= size= 60" maxlength= 60"><br> <br> <input type= submit name= enviar value= Enviar > <input type= reset name= apagar value= Apagar > </font> </form> </body> </html> Os parâmetros A, B, C, D, E e F para que a função Javascript faça a consistência, verificando que os dois campos do formulário foram preenchidos nesta página web, são respectivamente: A) A = newsletter; B = form_id; C = nome; D = ; E = newsletter; F = onclick B) A = document; B = newsletter; C = nome; D = ; E = newsletter; F = onsubmit C) A = newsletter; B = document; C = nome; D = ; E = newsletter; F = onload D) A = verifica; B = newsletter; C = nome; D = ; E = verifica; F = document E) A = newsletter; B = document; C = nome; D = ; E = verifica; F = onsubmit

8 8 UTFPR Concurso Público QUESTÃO 11 Na página web que tem a seguinte definição de classes, na utilização de CSS (Cascading Style Sheets): <style> P.question color: #000000; font-style: italic.answer color: # </style> o parâmetro das tags de parágrafos <p> para perguntas e respostas, são respectivamente: A) $class = question e $class = answer B) $div = question e $div = answer C) # = question e # = answer D) class = question e class = answer E) id = question e id = answer QUESTÃO 12 A sintaxe correta para acessar o banco de dados MySQL anuncios utilizando programação em PHP no servidor local (localhost) é: A) mysql connect anuncios database on localhost; user root +p; B) $con ( localhost, root, ); $database = mysql_select_db ( anuncios, $con); C) mysql connect database anuncios on localhost; select db = anuncios ; D) $connect mysql ( localhost, root, ); $database select db ( anuncios ); E) mysql > connect ( localhost, root, ); $database select_db > anuncios ; QUESTÃO 13 Para selecionar em uma tabela newsletter em um banco de dados MySQL os textos armazenados nos últimos 30 dias, cuja data de publicação é armazenada no campo data, exibindo os textos mais recentes por primeiro, o código PHP deve conter a seguinte instrução: A) $texto = select * from newsletter where data >= (now()-30) order by data desc ; B) $newsletter = select $texto where $date >= (date()-30) order by data decres ; C) $texto = select * into newsletter where $date >= (date()-30) order by data dec ; D) $texto = select * from newsletter where $data >= (today()-30) order by $data down ; E) $newsletter = select from newsletter where $data >= (today()-30) order by data up ;

9 DESENVOLVIMENTO WEB 9 QUESTÃO 14 Em HTML, a estrutura que dispensa o uso da tag <body> é: A) formulários. B) links. C) frames. D) select. E) structure. QUESTÃO 15 Para implementar uma galeria de fotos em uma página HTML, foi utilizado um vetor com o nome dos arquivos das fotos. Esta estrutura Javascript é: A) structure array ( noronha.jpg, recife.jpg, floripa.jpg, natal.jpg, rio.jpg ) B) define galeria array ( noronha.jpg, recife.jpg, floripa.jpg, natal.jpg, rio.jpg ) C) define structure galeria ( noronha.jpg, recife.jpg, floripa.jpg, natal.jpg, rio.jpg ) D) galeria [5] = ( noronha.jpg, recife.jpg, floripa.jpg, natal.jpg, rio.jpg ) E) galeria = new array ( noronha.jpg, recife.jpg, floripa.jpg, natal.jpg, rio.jpg ) QUESTÃO 16 Considere a seguinte estrutura Javascript: <script language= javascript > function popup(arq) controlejanela = window.open (arq, wdwpop, width=610,height=510,left=0,top=0") function fechapopup() controlejanela.close() </script> Um botão com vínculo (link) que executa a função fechapopup() fará com que: A) a janela que está executando o código Javascript seja fechada e não o popup B) não aconteça nada, uma vez que Javascript é limitado à execução na própria página C) ocorra mensagem de erro, pois não é possível controlar o popup depois de aberto D) ocorra mensagem de erro, pois controlejanela não é uma sintaxe válida E) a janela popup, eventualmente aberta pela função popup(arq), seja fechada

10 10 UTFPR Concurso Público QUESTÃO 17 O comando foreach em PHP: A) pode ser utilizado apenas em vetores ou matrizes. B) retorna um inteiro da expressão onde é aplicado. C) retorna uma string da expressão onde é aplicado. D) pode ser utilizado apenas com strings. E) retorna TRUE se o banco de dados MySQL existe e FALSE caso contrário. QUESTÃO 18 Considerando o seguinte fragmento de um programa em Linguagem Java: Integer[] v = new Integer[5]; v[1] = 1; v[2] = 2; v[3] = 3; Integer s = 0; for (Integer x: v) s += x; System.out.println(s); Qual será o valor exibido na última linha deste fragmento de código? A) 6. B) 0 (zero). C) 5. D) Nenhum valor será exibido, pois o programa apresenta erro de sintaxe não sendo possível a sua execução. E) Nenhum valor será exibido e será gerada uma exceção de ponteiro nulo, pois alguns elementos do vetor v não foram inicializados. QUESTÃO 19 Considere uma aplicação Web criada com a Tecnologia Java que está publicada em um servidor com sistema operacional Linux e servidor de aplicações Tomcat 6.0, tendo como diretório raiz da referida aplicação o diretório /webapps/ifms. Com relação às classes Java específicas desta aplicação, isto é, que não estão acessíveis diretamente ao servidor de aplicação, podemos afirmar que: A) os códigos fonte (arquivos *.java) devem ser colocados no diretório /webapps/ifms para que sejam compilados pelo servidor de aplicações. B) as classes já compiladas (arquivos *.class) devem ser colocadas no diretório / webapps/ifms/web-inf/classes, respeitando a estrutura de diretórios exigida pela estrutura de pacotes da Linguagem Java. C) não existe um diretório específico para as classes usadas pela aplicação, pois a localização depende da configuração do servidor de aplicações. D) os códigos fonte (arquivos *.java) devem ser agrupados no arquivo ifms.jar e este arquivo deve ser colocado no diretório /webapps/ifms/web-inf/tags. E) as classes já compiladas (arquivos *.class) devem ser agrupadas em uma biblioteca (arquivo JAR) e este arquivo deve ser colocado no diretório /webapps/ifms/web-inf/classes.

11 DESENVOLVIMENTO WEB 11 QUESTÃO 20 Considere o seguinte fragmento de uma página em HTML: <form action= /form/processa method= POST > <input type= text name= codigo /><br/> <input type= text name= descricao /> </form> e o seguinte fragmento de um servlet que está devidamente mapeado para ser invocado quando o formulário acima for submetido: protected void dopost(httpservletrequest request, HttpServletResponse response) throws ServletException, IOException int codigo; // na linha abaixo, entre <>, fica o texto da alternativa correta codigo = <alternativa correta aqui>; Qual das alternativas abaixo apresenta a instrução que inicializará corretamente a variável codigo no servlet? A) response.getattribute( codigo ) B) response.setparameter( codigo ) C) Integer.parseInt(request.getParameter( codigo )) D) Integer.parseInt(request.getValue( codigo )) E) request.getform().getcodigo().getvalue() QUESTÃO 21 Em relação à tecnologia de Java Server Pages (JSP) podemos afirmar que: A) JSP é um linguagem interpretada semelhante ao PHP de modo que a cada vez que uma página é carregada o código é interpretado e executado pelo servidor. B) JSP é uma linguagem de programação cujos programas devem ser compilados com o compilador Jasper antes de serem publicados no servidor. C) quando uma página em JSP é carregada pela primeira vez pelo servidor, esta é transformada em um servlet pelo servidor que é então compilado e carregado para execução. D) uma página JSP consiste em uma classe que implementa a interface javax.web.jsp e processa requisições GET e POST recebidas pelo servidor de aplicações. E) uma página em JSP é totalmente composta por tags específicos que geram o HTML que é enviado à aplicação cliente.

12 12 UTFPR Concurso Público QUESTÃO 22 Considerando o seguinte fragmento de uma página em Java Server Faces (JSF): <h:inputtext id= nomeusuario value= #controle.usuario /> Podemos afirmar que: A) controle é uma instância da classe Controle que deve estar declarada em um scriptlet dentro da própria página que contem a expressão. B) controle é o nome de um atributo de sessão criado através da diretiva jsp:usebean dentro da mesma página que contem a expressão. C) durante o processamento da requisição será executada a chamada request.getcontrole().getusuario() para obter o valor da propriedade usuario. D) controle é o nome associado a uma instância de um bean gerenciado (managed bean) e que, quando a página for submetida, o método setusuario() deste bean será chamado para atribuir o valor da propriedade usuario, quando necessário. E) nomeusuario é o nome associado a uma instância de um bean gerenciado (managed bean) e que, quando a página for submetida, o método setparameter( nomeusuario ) deste bean será chamado para atribuir o valor da propriedade nomeusuario, quando necessário. QUESTÃO 23 Considerando o documento XML: <?xml version= 1.0"?> <concurso xmlns= xmlns:u= > <u:candidato> <u:numero>1111</u:numero> <u:nome>fulano de Tal</u:nome> </u:candidato> <candidato> <cpf>123456</cpf> <nome>ciclano de Tal</nome> </candidato> </concurso> Podemos afirmar que: A) o documento é mal-formado porque o caractere: (dois pontos) não pode ser usado nos nomes dos elementos. B) o documento é sintaticamente inválido, pois existem declarações conflitantes do elemento candidato. C) este documento está disponível para download em D) o esquema que define a estrutura deste documento está localizado em util. E) identifica o espaço de nomes dos elementos sem um prefixo explícito.

13 DESENVOLVIMENTO WEB 13 QUESTÃO 24 Considerando a seguinte página codificada em ASP.Net: <script runat= server > Sub botao1(source As Object, e As EventArgs) p1.innerhtml= Clicou botão 1! End Sub Sub botao2(source As Object, e As EventArgs) p1.innerhtml= Clicou botão 2! End Sub </script> <html> <body> <form runat= server > <button id= b1" OnServerClick= botao1" style= height:25;width:100" runat= server > Botão 1 </button> <button id= b2" OnServerClick= botao2" style= height:25;width:100" runat= server > Botão 2 </button> <p id= p1" runat= server /> </form> </body> </html> Podemos afirmar que: A) serão criados dois botões identificados por b1 e b2 e que, quando forem acionados pelo usuário da aplicação, exibirão uma mensagem dentro do elemento p, identificado por p1. B) apenas o navegador Internet Explorer exibirá os elementos button uma vez que este elemento não está definido no padrão HTML e outros navegadores não o reconhecem. C) o código contido no elemento script somente será executado quando esta página for carregada pelo Internet Explorer, uma vez que outros navegadores somente executam código escrito em Javascript. D) o formulário (elemento form) será submetido ao servidor, utilizando o método get uma vez que este é o padrão quando não existe o atributo method= post. E) ao ser processada, esta página resultará em um erro no servidor uma vez que os elementos html e body não incluem o atributo runat= server exigido pelo IIS para identificar uma página codificada em ASP.Net.

14 14 UTFPR Concurso Público QUESTÃO 25 Com relação às tecnologias JSF (Java Server Faces) e ASP.Net (Active Server Pages.NET), podemos afirmar que: A) JSF é uma tecnologia proprietária da Sun Microsystems que somente pode ser usada com os servidores de aplicação da Sun. B) ASP.Net é uma tecnologia de código aberto disponibilizada pela Microsoft para criação de páginas Web dinâmicas que pode ser usada em vários servidores de aplicação de diferentes empresas. C) JSF é uma tecnologia derivada da tecnologia de servlets que pode ser usada em vários servidores de aplicação de código aberto ou comerciais. D) ASP.Net é baseado na linguagem Visual Basic e, portanto, toda a codificação deve utilizar esta linguagem. E) JSF permite uma ampla gama de linguagens de programação na sua codificação, inclusive o Visual Basic, tornando-o compatível com o ASP.Net.

Scriptlets e Formulários

Scriptlets e Formulários 2 Scriptlets e Formulários Prof. Autor: Daniel Morais dos Reis e-tec Brasil Programação Avançada Para Web Página1 Meta Permitir ao aluno aprender a criar um novo projeto Java para web no Netbeans IDE,

Leia mais

Aula 03 - Projeto Java Web

Aula 03 - Projeto Java Web Aula 03 - Projeto Java Web Para criação de um projeto java web, vá em File/New. Escolha o projeto: Em seguida, na caixa Categorias selecione Java Web. Feito isso, na caixa à direita selecione Aplicação

Leia mais

Associação Carioca de Ensino Superior Centro Universitário Carioca

Associação Carioca de Ensino Superior Centro Universitário Carioca Desenvolvimento de Aplicações Web Lista de Exercícios Métodos HTTP 1. No tocante ao protocolo de transferência de hipertexto (HTTP), esse protocolo da categoria "solicitação e resposta" possui três métodos

Leia mais

Use a Cabeça! FREEMAN, Eric e Elisabeth. HTML com CSS e XHTML BASHMAN, Brian / SIERRA Kathy / BATES, Bert. Servlets & JSP

Use a Cabeça! FREEMAN, Eric e Elisabeth. HTML com CSS e XHTML BASHMAN, Brian / SIERRA Kathy / BATES, Bert. Servlets & JSP Use a Cabeça! FREEMAN, Eric e Elisabeth. HTML com CSS e XHTML BASHMAN, Brian / SIERRA Kathy / BATES, Bert. Servlets & JSP Software cliente: browser e outros Protocolo HTTP Infraestrutura de transporte

Leia mais

AULA 4 VISÃO BÁSICA DE CLASSES EM PHP

AULA 4 VISÃO BÁSICA DE CLASSES EM PHP AULA 4 VISÃO BÁSICA DE CLASSES EM PHP Antes de mais nada, vamos conhecer alguns conceitos, que serão importantes para o entendimento mais efetivos dos assuntos que trataremos durante a leitura desta apostila.

Leia mais

Java. Marcio de Carvalho Victorino www.dominandoti.eng.br

Java. Marcio de Carvalho Victorino www.dominandoti.eng.br Java Marcio de Carvalho Victorino www.dominandoti.eng.br 3. Considere as instruções Java abaixo: int cont1 = 3; int cont2 = 2; int cont3 = 1; cont1 += cont3++; cont1 -= --cont2; cont3 = cont2++; Após a

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 Índice 1 - Objetivo 2 - Descrição do ambiente 2.1. Tecnologias utilizadas 2.2. Estrutura de pastas 2.3. Bibliotecas já incluídas 3 - Características gerais 4 - Criando

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões Prof. MSc. Hugo Souza Se você precisar manter informações sobre seus usuários enquanto eles navegam pelo seu site, ou até quando eles saem

Leia mais

Introdução ao PHP. Prof. Késsia Marchi

Introdução ao PHP. Prof. Késsia Marchi Introdução ao PHP Prof. Késsia Marchi PHP Originalmente PHP era um assíncrono para Personal Home Page. De acordo com convenções para atribuições de nomes recursivas do GNU foi alterado para PHP Hypertext

Leia mais

Sistemas para internet e software livre

Sistemas para internet e software livre Sistemas para internet e software livre Metodologia de modelagem de aplicações WEB Image: FreeDigitalPhotos.net Domínio: Elementos de aplicação WEB Páginas Web Scripts Formulários Applets e ActiveX Motivação

Leia mais

Acessando um Banco de Dados

Acessando um Banco de Dados Acessando um Banco de Dados Introdução Agora que você já está craque em JSP e já instalou seu servidor, vamos direto para a parte prática! Neste tutorial vamos aprender a acessar um banco de dados. Para

Leia mais

Java II. Sérgio Luiz Ruivace Cerqueira sergioruivace@gmail.com

Java II. Sérgio Luiz Ruivace Cerqueira sergioruivace@gmail.com Java II Sérgio Luiz Ruivace Cerqueira sergioruivace@gmail.com Por quê JSP? Com Servlets é fácil Ler dados de um formulário Recuperar dados de uma requisição Gerar informação de resposta Fazer gerenciamento

Leia mais

Lista de Revisão. 3. Analise a afirmativa a seguir como verdadeira ou falsa e justifique.

Lista de Revisão. 3. Analise a afirmativa a seguir como verdadeira ou falsa e justifique. Lista de Revisão 1. Nos sistemas web, geralmente os usuários apresentam dois problemas típicos, a desorientação e a sobrecarga cognitiva. Discorra sobre esses problemas. 2. Apresente as principais diferenças

Leia mais

Mais sobre uso de formulários Site sem Ajax

Mais sobre uso de formulários Site sem Ajax Mais sobre uso de formulários Site sem Ajax Página com busca padrão 1 Página com o resultado da busca carregada no local da anterior (o formulário está vazio) Site com Ajax 2 Site usando Ajax para preencher

Leia mais

Programando em PHP. Conceitos Básicos

Programando em PHP. Conceitos Básicos Programando em PHP www.guilhermepontes.eti.br lgapontes@gmail.com Conceitos Básicos Todo o escopo deste estudo estará voltado para a criação de sites com o uso dos diversos recursos de programação web

Leia mais

Programação Web com PHP. Prof. Wylliams Barbosa Santos wylliamss@gmail.com Optativa IV Projetos de Sistemas Web

Programação Web com PHP. Prof. Wylliams Barbosa Santos wylliamss@gmail.com Optativa IV Projetos de Sistemas Web Programação Web com PHP Prof. Wylliams Barbosa Santos wylliamss@gmail.com Optativa IV Projetos de Sistemas Web Agenda O que é PHP? O que da pra fazer com PHP? Como a web funciona? Onde, quando e por que

Leia mais

Java para Desenvolvimento Web

Java para Desenvolvimento Web Java para Desenvolvimento Web Servlets A tecnologia Servlet foi introduzida pela Sun Microsystems em 1996, aprimorando e estendendo a funcionalidade e capacidade de servidores Web. Servlets é uma API para

Leia mais

Arquitetura de Aplicações JSP/Web. Padrão Arquitetural MVC

Arquitetura de Aplicações JSP/Web. Padrão Arquitetural MVC Arquitetura de Aplicações JSP/Web Padrão Arquitetural MVC Arquitetura de Aplicações JSP/Web Ao projetar uma aplicação Web, é importante considerála como sendo formada por três componentes lógicos: camada

Leia mais

JavaScript (Funções, Eventos e Manipulação de Formulários)

JavaScript (Funções, Eventos e Manipulação de Formulários) Linguagem de Programação para Web JavaScript (Funções, Eventos e Manipulação de Formulários) Prof. Mauro Lopes 1-31 23 Objetivos Iremos avançar um pouco mais em nosso estudo sobre o JavaScript. Iremos

Leia mais

Java para WEB. Servlets

Java para WEB. Servlets Servlets Servlets são classes Java que são instanciadas e executadas em associação com servidores Web, atendendo requisições realizadas por meio do protocolo HTTP. Servlets é a segunda forma que veremos

Leia mais

COMO FUNCIONA UM FORMULÁRIO

COMO FUNCIONA UM FORMULÁRIO FORMULÁRIOS Constitui-se numa das formas de a máquina cliente enviar informações para que um programa no servidor receba estes dados, processe-os e devolva uma resposta ao usuário, por meio do navegador,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -TRATAMENTO DE EXCEÇÕES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -TRATAMENTO DE EXCEÇÕES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -TRATAMENTO DE EXCEÇÕES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br ROTEIRO 5. Tratamento de Exceções Introdução e conceitos Capturando exceção usando

Leia mais

JavaScript: Validação de Formulários. Prof. Ivanilton Polato ipolato@utfpr.edu.br ipolato@gmail.com

JavaScript: Validação de Formulários. Prof. Ivanilton Polato ipolato@utfpr.edu.br ipolato@gmail.com JavaScript: Validação de Formulários Prof. Ivanilton Polato ipolato@utfpr.edu.br ipolato@gmail.com Validação de Formulários Um dos usos mais frequentes do JS é a validação de formulários. Além de garantir

Leia mais

Prática Sobre Servlets e JSP

Prática Sobre Servlets e JSP Prática Sobre Servlets e JSP 1. Localize a pasta do Tomcat (TOMCAT_HOME); 2. Acesse a pasta bin e execute tomcat5w.exe; 3. Abra o Navegador e acesse http://localhost:8080 (A apresentação de uma página

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES Alexandre Egleilton Araújo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil araujo.ale01@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

Unisant Anna Gestão Empresarial com ERP 2014 Modelagem de Sistemas - UML e MER

Unisant Anna Gestão Empresarial com ERP 2014 Modelagem de Sistemas - UML e MER Objetivo dessa aula é descrever as características e a simbologia dos diagramas UML e MER na modelagem de sistemas de informação de uma forma a permitir a comunicação entre técnicos e gestores. Modelagem

Leia mais

JavaScript. JavaScript é uma linguagem de script usada em navegadores web. É uma linguagem dinâmica, estruturada e orientada em objetos.

JavaScript. JavaScript é uma linguagem de script usada em navegadores web. É uma linguagem dinâmica, estruturada e orientada em objetos. JavaScript JavaScript é uma linguagem de script usada em navegadores web. É uma linguagem dinâmica, estruturada e orientada em objetos. Pode ser usada dentro do próprio arquivo HTML ou estruturada em um

Leia mais

Curso de Java. Geração de Páginas WEB. TodososdireitosreservadosKlais

Curso de Java. Geração de Páginas WEB. TodososdireitosreservadosKlais Curso de Java Geração de Páginas WEB Aplicação WEB Numa aplicação WEB de conteúdo dinâmico As páginas são construídas a partir de dados da aplicação (mantidos num banco de dados). Usuários interagem com

Leia mais

Java II. Sérgio Luiz Ruivace Cerqueira sergioruivace@gmail.com

Java II. Sérgio Luiz Ruivace Cerqueira sergioruivace@gmail.com Java II Sérgio Luiz Ruivace Cerqueira sergioruivace@gmail.com Servlets Servlet Aplicação Java que é executada no servidor que estende a capacidade do servidor Web Alternativa Java para os scripts CGI Gerenciado

Leia mais

Material de apoio a aulas de Desenvolvimento Web. Tutorial Java WEB JSP & HTML & CSS & CLASSE & OBJETOS. AAS - www.aas.pro.

Material de apoio a aulas de Desenvolvimento Web. Tutorial Java WEB JSP & HTML & CSS & CLASSE & OBJETOS. AAS - www.aas.pro. Material de apoio a aulas de Desenvolvimento Web Tutorial Java WEB JSP & HTML & CSS & CLASSE & OBJETOS AAS - www.aas.pro.net Março-2012 Este pequeno tutorial tem como objetivo conduzir o programador passo-a-passo

Leia mais

Web Browser como o processo cliente. Servidor web com páginas estáticas Vs. Aplicações dinâmicas para a Web:

Web Browser como o processo cliente. Servidor web com páginas estáticas Vs. Aplicações dinâmicas para a Web: Web Browser como o processo cliente Servidor web com páginas estáticas Vs Aplicações dinâmicas para a Web: 1 Cliente Web browser HTTP porto 80 Servidor web... JDBC RMI XML... Base de Dados Aplicação em

Leia mais

Tabela de Símbolos. Análise Semântica A Tabela de Símbolos. Principais Operações. Estrutura da Tabela de Símbolos. Declarações 11/6/2008

Tabela de Símbolos. Análise Semântica A Tabela de Símbolos. Principais Operações. Estrutura da Tabela de Símbolos. Declarações 11/6/2008 Tabela de Símbolos Análise Semântica A Tabela de Símbolos Fabiano Baldo Após a árvore de derivação, a tabela de símbolos é o principal atributo herdado em um compilador. É possível, mas não necessário,

Leia mais

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira WEBDESIGN Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira Formulários e JavaScript Como visto anteriormente, JavaScript pode ser usada para

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos II Professor: Cheli dos S. Mendes da Costa Servidor de Aplicações WEB Tomcat Servidor Tomcat Foi desenvolvido

Leia mais

Desenvolvimento WEB II. Professora: Kelly de Paula Cunha

Desenvolvimento WEB II. Professora: Kelly de Paula Cunha Desenvolvimento WEB II Professora: Kelly de Paula Cunha O Java EE (Java Enterprise Edition): série de especificações detalhadas, dando uma receita de como deve ser implementado um software que utiliza

Leia mais

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor Sistema de Gerenciamento de Loja - SIGEL Documento de Visão Versão 1.0.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 13/01/2011 0.1 Versão preliminar do levantamento de requisitos funcionais e não

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

www.coldfusionbrasil.com.br

www.coldfusionbrasil.com.br www.coldfusionbrasil.com.br 2000 PASSANDO VARIÁVEIS ATRAVÉS DE FORM E URL 3 ALTERA.CFM 3 FORMALTERA.CFM 4 ALTERA.CFM 4 FORMALTERA.CFM 4 CRIANDO E MANIPULANDO VARIÁVEIS COM CFSET 4 VALORES ESTÁTICOS 5 PARÂMETROS

Leia mais

Especificação do 3º Trabalho

Especificação do 3º Trabalho Especificação do 3º Trabalho I. Introdução O objetivo deste trabalho é abordar a prática da programação orientada a objetos usando a linguagem Java envolvendo os conceitos de classe, objeto, associação,

Leia mais

JDBC Java Database Connectivity

JDBC Java Database Connectivity 5 JDBC Java Database Connectivity Prof. Autor: Daniel Morais dos Reis e-tec Brasil Programação Avançada Para Web Página1 Meta Trabalhar com bancos de dados em aplicações web em JSP através das classes

Leia mais

Tecnologias para Web Design

Tecnologias para Web Design Tecnologias para Javascript e DOM Introdução à Scripts Um script do lado cliente é um programa que acompanha um documento HTML Pode estar incluído no próprio documento embutido ou acompanha-lo num arquivo

Leia mais

Linguagem de. Aula 06. Profa Cristiane Koehler cristiane.koehler@canoas.ifrs.edu.br

Linguagem de. Aula 06. Profa Cristiane Koehler cristiane.koehler@canoas.ifrs.edu.br Linguagem de Programação IV -PHP Aula 06 Profa Cristiane Koehler cristiane.koehler@canoas.ifrs.edu.br Criação de Formulários o Um formulário consiste em uma série de campos que são preenchidos pelo usuário

Leia mais

O que é o JavaScript?

O que é o JavaScript? JavaScript Introdução O JavaScript é utilizado por milhões de páginas na web para melhorar o design, validar forms, e muito mais O JavaScript foi inicialmente desenvolvido pela Netscape e é a linguagem

Leia mais

Criando um script simples

Criando um script simples Criando um script simples As ferramentas de script Diferente de muitas linguagens de programação, você não precisará de quaisquer softwares especiais para criar scripts de JavaScript. A primeira coisa

Leia mais

Microsoft Access XP Módulo Um

Microsoft Access XP Módulo Um Microsoft Access XP Módulo Um Neste primeiro módulo de aula do curso completo de Access XP vamos nos dedicar ao estudo de alguns termos relacionados com banco de dados e as principais novidades do novo

Leia mais

Análise e Projeto Orientados por Objetos

Análise e Projeto Orientados por Objetos Análise e Projeto Orientados por Objetos Aula 02 Análise e Projeto OO Edirlei Soares de Lima Análise A análise modela o problema e consiste das atividades necessárias para entender

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

0,5 pelo negrito das palavras ID, Nome, E-mail e Analisar em outro momento.

0,5 pelo negrito das palavras ID, Nome, E-mail e Analisar em outro momento. IFES - Campus Cachoeiro de Itapemirim-ES Curso Técnico em Informática Disciplina: Programação Web Professor: Flávio Izo e Rafael Vargas Data: 07/04/2015 Aluno: GABARITO Valor: 12,5 Conteúdo: HTML + Formulários

Leia mais

2 Geração Dinâmica de Conteúdo e Templates de Composição

2 Geração Dinâmica de Conteúdo e Templates de Composição 2 Geração Dinâmica de Conteúdo e Templates de Composição Alguns dos aspectos mais importantes na arquitetura proposta nesta dissertação são: a geração dinâmica de conteúdo e a utilização de templates de

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos. Centro Tecnológico. Universidade Federal do Espírito Santo

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos. Centro Tecnológico. Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: INF 02810 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução 2. Processo de Software 3. Gerência de

Leia mais

Conteúdo Dinâmico. Introdução. Interação Browser x Servidor Web. Interação Browser x Servidor Web

Conteúdo Dinâmico. Introdução. Interação Browser x Servidor Web. Interação Browser x Servidor Web Introdução Formulários rios & Conteúdo Dinâmico Mário Antonio Meireles Teixeira Dept o. de Informática - UFMA A Web surgiu inicialmente como uma nova forma de comunicação de informações, fazendo uso de

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Formulários Os formulários em HTML são usados para selecionar diferentes tipos de entradas do usuário. Um formulário é uma área que

Leia mais

Apesar de existirem diversas implementações de MVC, em linhas gerais, o fluxo funciona geralmente da seguinte forma:

Apesar de existirem diversas implementações de MVC, em linhas gerais, o fluxo funciona geralmente da seguinte forma: 1 Introdução A utilização de frameworks como base para a construção de aplicativos tem sido adotada pelos desenvolvedores com três objetivos básicos. Primeiramente para adotar um padrão de projeto que

Leia mais

Tecnologias para apresentação de dados - Java Script. Aécio Costa

Tecnologias para apresentação de dados - Java Script. Aécio Costa Tecnologias para apresentação de dados - Java Script Aécio Costa Foi originalmente implementada como parte dos navegadores web para que scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem

Leia mais

Lista de operadores de comparação - > Maior que - < Menor que - <= Menor ou igual a - >= Maior ou igual a - === Igual a -!

Lista de operadores de comparação - > Maior que - < Menor que - <= Menor ou igual a - >= Maior ou igual a - === Igual a -! Página1 Javascript JavaScript (JS) é uma linguagem de programação client side Funciona no navegador do usuário. É uma linguagem baseada em objetos. "Walmir".length; 6 Para que serve - fazer websites responder

Leia mais

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider Ferramenta: Spider-CL Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.1 www.ufpa.br/spider Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 14/07/2009 1.0 15/07/2009 1.1 16/07/2009 1.2 20/05/2010 1.3 Preenchimento

Leia mais

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades TCEnet Manual Técnico Responsável Operacional das Entidades 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Características... 3 3. Papéis dos Envolvidos... 3 4. Utilização do TCEnet... 4 4.1. Geração do e-tcenet... 4

Leia mais

Os objetivos indicados aplicam-se a duas linguagens de programação: C e PHP

Os objetivos indicados aplicam-se a duas linguagens de programação: C e PHP AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA COMBA DÃO CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS 2012-2015 PROGRAMAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MÓDULO 2 Mecanismos de Controlo de

Leia mais

HTML / JAVASCRIPT. A versão atual é o HTML5 (seus predecessores imediatos são HTML 4.01, XHTML 1.1, etc.).

HTML / JAVASCRIPT. A versão atual é o HTML5 (seus predecessores imediatos são HTML 4.01, XHTML 1.1, etc.). HTML / JAVASCRIPT Estamos iniciando o estudo do HTML através das TAGS (comandos) para construir formulários. Isso facilitará a continuidade dos nossos estudos da linguagem de programação JavaScript, a

Leia mais

J820. Testes de interface Web com. HttpUnit. argonavis.com.br. Helder da Rocha (helder@acm.org)

J820. Testes de interface Web com. HttpUnit. argonavis.com.br. Helder da Rocha (helder@acm.org) J820 Testes de interface Web com HttpUnit Helder da Rocha (helder@acm.org) O que é HttpUnit API Java para comunicação com servidores HTTP Permite que programas construam e enviem requisições, e depois

Leia mais

INTRODUÇÃO 12. DOCUMENTAÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO 12. DOCUMENTAÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 12. DOCUMENTAÇÃO Na plataforma Java SE 7, há cerca de 4000 classes e interfaces disponíveis para utilizarmos em nossas aplicações Podemos visualizar a documentação dessas classes e interfaces

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Guia de Fatores de Qualidade de OO e Java

Guia de Fatores de Qualidade de OO e Java Qualiti Software Processes Guia de Fatores de Qualidade de OO e Java Versã o 1.0 Este documento só pode ser utilizado para fins educacionais, no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco.

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

!" # # # $ %!" " & ' ( 2

! # # # $ %!  & ' ( 2 !"# # #$ %!" "& ' ( 2 ) *+, - 3 . / 4 !" 0( # "!#. %! $""! # " #.- $ 111.&( ( 5 # # 0. " % * $(, 2 % $.& " 6 # #$ %% Modelo (Encapsula o estado da aplicação) Implementado como JavaBeans Responde a consulta

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Tópico 4 Estrutura do Sistema Operacional Prof. Rafael Gross prof.rafaelgross@fatec.sp.gov.br FUNÇÕES DO NUCLEO As principais funções do núcleo encontradas na maioria dos sistemas

Leia mais

Manual de Integração Via Gadget. Passo a passo para realizar a integração entre websites e a plataforma Virtual Target.

Manual de Integração Via Gadget. Passo a passo para realizar a integração entre websites e a plataforma Virtual Target. Manual de Integração Via Gadget Passo a passo para realizar a integração entre websites e a plataforma Virtual Target. Manual de Integração Via Gadget 1. Introdução 1.1. O que é? Virtual Target Gadgets

Leia mais

Programação Web. Professor: Diego Oliveira. Conteúdo 02: JSP e Servlets

Programação Web. Professor: Diego Oliveira. Conteúdo 02: JSP e Servlets Programação Web Professor: Diego Oliveira Conteúdo 02: JSP e Servlets JSP JSP é um template de uma página Web que usa Java para gerar HTML dinamicamente JSP é considerado server-side e roda em um objeto

Leia mais

Android e Bancos de Dados

Android e Bancos de Dados (Usando o SQLite) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Sobre o Professor Dr. Sylvio Barbon Junior

Sobre o Professor Dr. Sylvio Barbon Junior 5COP088 Laboratório de Programação Aula 1 Java Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior Sylvio Barbon Jr barbon@uel.br 1 Sobre o Professor Dr. Sylvio Barbon Junior Formação: Ciência e Engenharia da Computação (2005

Leia mais

HTML 5 + CSS APRESENTANDO O CSS ESTILOS LOCAIS

HTML 5 + CSS APRESENTANDO O CSS ESTILOS LOCAIS APRESENTANDO O CSS CSS Cascading Style Sheets, ou, em português, Folha de Estilo em Cascata - é uma linguagem de estilo que pode ser utilizada na formatação de documentos HTML. Com CSS, podemos criar regras

Leia mais

Criando documentação com javadoc

Criando documentação com javadoc H Criando documentação com javadoc H.1 Introdução Neste apêndice, fornecemos uma introdução a javadoc ferramenta utilizada para criar arquivos HTML que documentam o código Java. Essa ferramenta é usada

Leia mais

Guia do RepositorioDocumento

Guia do RepositorioDocumento Módulo: RepositorioDocumento.Cls_Repositorio Versão: 1.0.0 Data: 16/05/2003 Analista: João Augusto de Moura DBA: Maria Cristina de Oliveira Zimmermann Coordenador: Alex Albert Henchel Gerente Operacional:

Leia mais

Universidade da Beira Interior

Universidade da Beira Interior Universidade da Beira Interior Relatório Apresentação Java Server Pages Adolfo Peixinho nº4067 Nuno Reis nº 3955 Índice O que é uma aplicação Web?... 3 Tecnologia Java EE... 4 Ciclo de Vida de uma Aplicação

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL Entidade Municipal Abril / 2011 ÍNDICE Objetivos do Sistema de Registro de Integrado - REGIN... 3 Principais Módulos do Sistema... 4 Módulo Controle de Acesso... 5 Módulo

Leia mais

JSP - ORIENTADO A OBJETOS

JSP - ORIENTADO A OBJETOS JSP Orientação a Objetos... 2 CLASSE:... 2 MÉTODOS:... 2 Método de Retorno... 2 Método de Execução... 2 Tipos de Dados... 3 Boolean... 3 Float... 3 Integer... 4 String... 4 Array... 4 Primeira:... 4 Segunda:...

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: COORDENADOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: COORDENADOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

Manipulação de Banco de Dados com Java. Ms. Bruno Crestani Calegaro (bruno.calegaro@ifsc.edu.br) Maio/ 2015

Manipulação de Banco de Dados com Java. Ms. Bruno Crestani Calegaro (bruno.calegaro@ifsc.edu.br) Maio/ 2015 Manipulação de Banco de Dados com Java Ms. Bruno Crestani Calegaro (bruno.calegaro@ifsc.edu.br) Maio/ 2015 Acesso a um SGBD Em sistemas mais simples o uso de arquivos pode ser usado mas para aplicações

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: MONITOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: MONITOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

Introdução. <facelets> Templates. Configurações. Componentes. Prof. Enzo Seraphim

Introdução. <facelets> Templates. Configurações. Componentes. Prof. Enzo Seraphim Introdução Templates Configurações Componentes Prof. Enzo Seraphim Definição Linguagem de descrição de páginas (PDL Page Description Language) criada para JSF. Estabelece templates que suportam

Leia mais

mkdir /srv/www/default/html/calculadora/imagens mkdir /srv/www/default/html/calculadora/blocos

mkdir /srv/www/default/html/calculadora/imagens mkdir /srv/www/default/html/calculadora/blocos Programando em PHP www.guilhermepontes.eti.br lgapontes@gmail.com Criando uma Calculadora Primeiramente deve se criar uma estrutura para armazenar os arquivos necessários para o funcionamento da calculadora.

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação SOFT DISCIPLINA: Engenharia de software AULA NÚMERO: 08 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar e discutir conceitos relacionados a modelos e especificações. Nesta aula

Leia mais

Sistemas Distribuídos na WEB (Plataformas para Aplicações Distribuídas)

Sistemas Distribuídos na WEB (Plataformas para Aplicações Distribuídas) Sistemas Distribuídos na WEB (Plataformas para Aplicações Distribuídas) Web Container: e JSP Sumário Protocolo HTTP Exemplos de JSP (Java Server Pages) Exemplos JSP 2 Protocolo HTTP URL: Um URL (Uniform

Leia mais

Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1

Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1 Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1 Conteúdo Arquitetura de Aplicações Distribuídas na Web Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2013.2/tcc-00.226

Leia mais

Conteúdo Programático de PHP

Conteúdo Programático de PHP Conteúdo Programático de PHP 1 Por que PHP? No mercado atual existem diversas tecnologias especializadas na integração de banco de dados com a WEB, sendo o PHP a linguagem que mais se desenvolve, tendo

Leia mais

1.6. Tratamento de Exceções

1.6. Tratamento de Exceções Paradigmas de Linguagens I 1 1.6. Tratamento de Exceções Uma exceção denota um comportamento anormal, indesejado, que ocorre raramente e requer alguma ação imediata em uma parte do programa [GHE 97, DER

Leia mais

Informática I. Aula 6. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 6-12/09/2007 1

Informática I. Aula 6. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 6-12/09/2007 1 Informática I Aula 6 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 6-12/09/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Introdução ao Javascript

Introdução ao Javascript Programação WEB I Introdução ao Javascript Apresentação da Disciplina,Introdução a linguagem Javascript Objetivos da Disciplina Apresentar os principais conceitos da linguagem Javascript referente à programação

Leia mais

Capítulo 5. Tratamento de excepções

Capítulo 5. Tratamento de excepções Capítulo 5. Tratamento de excepções 1/20 Índice Indice 5.1 - Excepção 5.2 - Try-Catch-Finally 5.3 - Escalar excepção não tratada 5.4 - Como lançar excepções 2/20 Índice 5.1 Excepção 5.1 - Excepção 5.2

Leia mais

SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças

SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Estrutura da aplicação... 4 1.1 Diretórios e arquivos... 4 2. Configuração do ambiente...

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 2. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 2. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 2 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Revisão sobre Banco de Dados e SGBDs Aprender as principais

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET. Fonte: Raul Paradeda

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET. Fonte: Raul Paradeda PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET Introdução à AJAX Fonte: Raul Paradeda INTRODUÇÃO Para entender o que é o AJAX é necessário ter o prévio conhecimento de: HTML / XHTML; Javascript; CSS; XML. INTRODUÇÃO Ao pesquisar

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais