EXCEL BÁSICO INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXCEL BÁSICO INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 INTRODUÇÃO As planilhas ficaram na história, como uma das que levaram a microinformática para frente. Sendo que as planilhas foram um dos motivos que levou o sucesso dos microcomputadores no início da década de 1980, onde a principal representante foi a Visicalc, depois o Lótus 123, que foi a planilha mais utilizada nos últimos tempos. E com a criação do ambiente gráfico windows, foi lançado o Excel, o qual já dominou o mercado. Uma planilha é dita eletrônica por permitir a construção e gravação em meios magnéticos, o que possibilita a recuperação e alteração eficiente, confiável e veloz, além da impressão. Uma planilha tem Como função substituir o processo manual ou mecânico de registrar contas comerciais e cálculos, sendo mais usadas para formulações de projeções, tabelas, folhas de pgto, etc.. O QUE É O MICROSOFT EXCEL Microsoft Excel é uma poderosa planilha eletrônica que pode ser imaginada como uma grande folha de papel, dividida em 256 colunas e linhas, nas quais podemos armazenar textos e números. Mas a grande vantagem do excel está no fato de que os valores e textos armazenados nele, podem ser manipulados da forma que o usuário achar melhor para o seu propósito, através de um grande nº de fórmulas disponíveis para usadas a qualquer momento que se fizer necessário. ELEMENTOS DA TELA DO EXCEL A tela do Excel é composta pela barra de título, que contém o nome do programa, o nome dos arquivos e os botões que fecham, maximizam e minimizam a janela. É composta pela barra de menus É composta pela barra de ferramentas padrão

2 É composta pela barra de formatação padrão É composta pela barra de fórmulas, que é dividida em três partes, 1. Indicação do endereço atual do ponteiro de células 2. Botões de entrada e cancelamento, que são reconhecidos por um tique ( ) e por um X (X), que só aparecem no momento da digitação 3. Onde mostra o conteúdo atual da célula, que também é usada para a digitação ou alteração de um valor ou texto para uma célula. Logo a seguir está a área de trabalho do excel, ela é composta por barras de rolagem e horizontal, além da indicação de cada uma das colunas e o número da cada uma das linhas. E por último, a barra de status, que exibe informações sobre o estado atual da planilha. A parte esquerda desta barra apresenta mensagens indicando a atividade em curso, ou o último comando selecionado na barra de menus do excel. Já o lado direito da barra de status, contém uma série de menus do quadros que abrigam os indicadores de teclas, como por exemplo : NUM LOCK; CAPS LOCK e SCROLL LOCK, se estão ou não ativas.

3 ACESSANDO O EXCEL Com o computador ligado siga este passos, basta clicar em cima de cada um dos comandos: Botão iniciar; programas; Microsoft Office e Excel O QUE É UMA CÉLULA Célula é o nome dado ao retângulo que se forma no cruzamento de uma coluna com uma linha. Cada célula tem o seu endereço particular que é formado pela letra da coluna mais o nº da linha que a originou. Por exemplo, a célula que se forma com o cruzamento da coluna A com a linha 10 é reconhecida pelo endereço A10. O ponteiro de células nada mais é o retângulo formado por linhas mais grossas na célula onde estamos trabalhando. MOVIMENTO DO PONTEIRO DE CÉLULAS Há duas maneiras : 1. Mouse 2. Teclado MOUSE:... É possível rolar de forma horizontal e vertical, movendo-se os ponteiros das barras de rolagem e clicando diretamente sobre a célula desejada TECLADO... Com o teclado usaremos algumas teclas... TECLA MOVIMENTAÇÃO Uma célula abaixo Uma célula acima Uma célula à direita Uma célula à esquerda Home Célula na coluna A da linha atual Pgup Uma tela acima PgDown Uma tela abaixo Ctrl + Pup Uma tela a esquerda da planilha Ctrl + Pdown Uma tela a direita da planilha Ctrl + 1ª célula ocupada à direita na mesma linha Ctrl + 1ª célula ocupada à esquerda na mesma linha Ctrl + 1ª célula ocupada acima na mesma coluna Ctrl + 1ª célula ocupada abaixo na mesma coluna

4 NÚMERO...DE TEXTO O excel consegue diferenciar número de texto, pelo 1º caractere que está sendo digitado. Como padrão ele alinha um número `direita da célula e um texto à esquerda da célula. Para inserir um número com valores fracionários, você deve usar a virgula como separador se o windows estiver configurado para o português, ou então, o ponto decimal se o windows estiver configurado para o inglês. Como o windows que usamos está configurado para o português, se tivéssemos por engano, usado o ponto decimal, o excel consideraria que estava sendo digitado um texto e não um número, alinhando-o pelo lado esquerdo da célula O Excel sempre classificará tudo que está sendo digitado dentro de uma célula em quatro categorias: 1. um número 2. um texto ou um título 3. uma fórmula 4. um comando O Excel consegue diferenciar um número de um texto, pelo primeiro caractere que está sendo digitado. Como padrão, ele alinha um número à direita e um texto à esquerda da célula. Construa a planilha abaixo: Para inserir número com valores fracionários, você deve usar a vírgula como separador se o Windows estiver configurado para o português, ou então, o ponto decimal se o Windows estiver configurado para inglês. Como o Windows que usamos esta configurado para português, se tivéssemos, por engano, usado o ponto decimal, o Excel consideraria que estava sendo digitado um texto e não um número, alinhando-o pelo lado esquerdo da célula.

5 Obs.: Observe que ao começar a digitar, a Barra de Fórmulas muda e exibir três botões, sendo que tudo que você digita aparece ao lado destes botões. Entrada de Texto: Um texto no Excel é a combinação de letras, números e símbolos que não seja identificado por ele como outra categoria de dados. Independentemente da largura da célula, se o texto digitado for maior do que a largura da célula, ele ultrapassará para a célula da direita. Veja o exemplo abaixo: Observe que no exemplo acima, o texto Média dos alunos da 1 série, está digitado somente na célula A1, mas o texto é maior que a largura da célula, assim ele se apropria da célula vizinha para ser totalmente exibido. Se a célula B1 tivesse algum conteúdo, o texto exibido pela célula A1 seria apenas aquele que cabe na largura da célula. Neste caso, você teria que aumentar a largura da célula A1 para que seja exibido todo o texto ou usar o recurso Retorno Automático de Texto. Retorno Automático do Texto: Esse recurso faz com que a célula seja tratada como uma linha de um processador de textos, ou seja, ao atingir a margem direita da célula, a palavra é deslocada para alinha seguinte, mudando a altura da célula de forma que acomode mais de uma linha de texto. Para utilizar este recurso, selecione a célula em que você deseja digitar o texto, e ative o comando formatar/células, como mostra a figura abaixo:

6 Este comando abre uma caixa de diálogo referente à formatação do conteúdo de uma célula. Dê um clique sobre a guia Alinhamento, e marque a opção Retorno automático de texto e pressione o botão de Ok. Veja a figura abaixo: Digite o mesmo texto do exemplo acima na célula que você selecionou e observe que, a medida que o texto é digitado, as palavras são deslocadas, veja o exemplo abaixo: Quando for pressionada a tecla Enter, observe que a altura de todas as células daquela linha serão alteradas, mas elas não possuem o recurso de ajuste automático de texto. Você pode utilizar este recurso para uma faixa de células. Utilize a ferramenta pincel para copiar o formato de uma célula, para várias outras células. Como alterar o conteúdo de uma célula: Primeiramente, é preciso posicionar a ponte sobre a célula a ser alterada. Em seguida, ou você digita o valor/texto novamente, ou você edita a célula em questão para alterar o seu conteúdo. Caso opte pela edição, pressione a tecla F2, ou clique na barra de fórmulas sobre o conteúdo da célula que ali está sendo mostrado e altere-o. Para confirmar a alteração, você deve pressionar a tecla ENTER ou clicar no botão de entrada ( ) na barra de fórmulas.

7 Como alterar a largura de uma coluna e a altura de uma linha: Posicione o ponteiro do mouse na moldura da planilha (onde estão as letras das colunas), sobre a borda direita da coluna cuja largura você deseja modificar. Quando o ponteiro assumir o formato de uma seta de duas pontas apontando para a direita e para a esquerda, clique e arraste a borda direita da coluna até ajustá-la à largura que você deseja. Para alterar a largura através da caixa de diálogo, selecione o número da coluna e vá até o menu formatar, clique na opção coluna e aparecerá outra caixa de diálogo, escolha a opção largura. Veja afigura abaixo: Esta opção exibe mais uma caixa de diálogo, onde você deve informar a largura da coluna, observe a caixa de diálogo abaixo: Pressione o botão de Ok e as colunas irão automaticamente para a nova largura. O recurso Auto Ajuste é a forma mais rápida e prática de ajustar a largura de uma coluna. Este recurso ajusta a largura da coluna baseandose na largura do maior elemento contido em uma célula da coluna. Para utilizar este recurso, selecione a coluna dando um clique sobre à sobre a sua letra e ative o comando de menu formatar/coluna/auto ajuste de seleção.

8 Obs.: Para voltar à largura padrão, ative o menu formatar, comando Coluna/Largura Padrão e a largura da coluna voltarão ao normal. Alterando a Altura da Linha: Para você alterar a altura da linha, o processo é semelhante com a alteração da largura da coluna. Como alterar o tamanho da fonte de letra: Clique sobre o botão, ao lado do campo que indica o tamanho atual da letra, para abrir a lista com os tamanhos. Esta lista você deve selecionar um item, conforme o tamanho desejado. EXERCÍCIOS: 1. Altere o tamanho da fonte de letra da célula A1 para Altere o tamanho da fonte de letra da célula K50 para Altere o tamanho da fonte de letra da célula A5 para 6. Como alterar o tipo da fonte de letra: Clique sobre o botão, ao lado do campo que indica o tipo atual da letra, para abrir a lista com os tipos. Desta lista você deve selecionar um item, conforme o tipo desejado. Como alterar o estilo da fonte: Existem quatro estilos de fontes disponíveis para serem usados no Excel: NEGRITO, ITÁLICO e SUBLINHADO Para usar um destes estilos em uma célula, basta posicionar o ponteiro de células desejado e clicar nos respectivos ícones da barra de formatação.

9 Como alinhar os dados dentro das células: Ao digitar uma informação para uma célula, o Excel usa o alinhamento padrão para aquele tipo de dado. Para alterar o alinhamento, posicione o ponteiro na célula a ser alterada e clique em um dos botões de alinhamento: ou à esquerda, ou à direita, ou ao centro. Células do tipo numérico que ainda não tenham sido formatadas também podem ser modificadas no seu alinhamento. EXERCÍCIOS: 1. Altere o alinhamento da célula A1 para o centro; 2. Altere o alinhamento da célula C1 para a direita; 3. Altere o alinhamento da célula K50 para o centro; 4. Altere o alinhamento da célula K50 para a esquerda. Como Desfazer e Repetir alterações: Quando você quiser desfazer a sua última entrada de dados ou o último comando executado, selecione o comando Editar/voltar na barra de menu ou dê um clique sobre o botão Voltar, que está localizado na Barra de Ferramentas padrão. O comando voltar mostra a última ação executada, que pode ser desfeita. Para utilizar o comando voltar, você deve ativá-lo logo após a operação que deseja desfazer. Se você quiser repetir o último comando executado, selecione o comando Editar/Repetir na barra de menu ou dê um clique sobre o botão Repetir, que está localizado na Barra de Ferramentas padrão ao lado do botão Voltar.. Centralizando o título da planilha: Certifique-se de que o título foi digitado na primeira coluna da planilha. Depois destaque a partir da célula onde está digitado o título até a extremidade direita da planilha, mas somente a linha do título. A seguir, clique no botão de Centralizar. Centralize o título e o subtítulo da planilha. Selecionando Intervalos (Grupos) de células: Muitas vezes você pode precisar realizar uma mesma operação para um agrupamento de células, ao invés de uma célula, somente. Para evitar ter que aplicar a operação para cada célula individualmente, você pode destacar todas as células e fazê-la para o grupo todo. É um processo bastante simples que, no entanto, poupa muito do seu trabalho.

10 Para selecionar células utilizando o mouse: Primeiro, posicione o ponteiro de células na célula mais a esquerda e mais acima do grupo a ser selecionado. Depois, clique o botão esquerdo do mouse e, mantendo pressionado, arraste-o na diagonal até chegar à célula mais a direita e mais abaixo do grupo a ser selecionado, e então solte o botão do mouse. Pronto, está feita a seleção do grupo de células. Usando o teclado: Primeiro, usando as teclas de seta, posicione o ponteiro de células na célula mis à esquerda e mais acima do grupo a ser selecionado. Depois, pressione a tecla Shift e não solte. A seguir, usando as teclas de seta desloque o ponteiro de células até a célula mais a direita e mais abaixo do grupo de células a ser selecionado. Então solte a tecla Shift e o grupo estará selecionado. Obs.: Para cancelar a seleção basta selecionar uma outra célula isolada com o mouse ou com o teclado. EXERCÍCIOS: 1. Digite para as seguintes células os seguintes valores: A1 : 100 B1 : 200 C1 : 300 A2 : 50 B2 : 150 C2 : 250 A3 : 150 B3 : 250 C3 : Selecione o grupo de células A1 : A3 com o mouse. 3. Selecione o grupo de células B1 : B3 com o mouse. 4. Selecione o grupo de células C1 : C3 com o mouse. 5. Selecione o grupo de células A1 : B3 com o mouse. 6. Selecione o grupo de células B1 : C3 com o mouse. 7. Selecione o grupo de células A1 : C3 com o mouse. 8. Selecione o grupo de células B1 : B3 com o mouse. 9. Selecione o grupo de células A1 : A3 com o teclado. 10. Selecione o grupo de células C1 : C3 com o teclado. 11. Selecione o grupo de células A1 : B3 com o teclado. 12. Selecione o grupo de células B1 : C3 com o teclado. 13. Selecione o grupo de células A1 : C3 com o teclado. Movendo células ou faixas de células: Para movimentação ou cópia de grupos de células, você pode usar tanto os botões da barra de ferramentas padrão, como as opções do menu Editar e as opções do menu de Atalho, que pode ser acessado com um clique no botão direito do mouse sobre a área da planilha. Nós usaremos os botões da barra de ferramentas padrão por ser de fácil assimilação e padrão para todos os programas do Windows.

11 Para mover células, ou seja, tirar de onde está e colocar em outro lugar, você deve primeiramente selecioná-las da maneira que foi vista anteriormente. Em seguida, clique no botão Recortar, para passar o grupo para a área de transferência. Uma moldura de tracinhos luminosos envolverá a área selecionada. Depois, clique na célula a partir da qual o grupo terá que ser movido. Em seguida, clique no botão Colar e o grupo de células será transferido para a nova posição. Obs.: Após ter clicado no botão Recortar, pressione Esc, se quiser cancelar o processo. Copiando células ou faixa de células: Para copiar, ou seja, manter onde está mas também colocar em outro lugar, selecione primeiro o grupo de células a ser copiado. Em seguida clique no botão Copiar para passar para a área de transferência. Uma moldura com tracinhos luminosos envolverá a área selecionada. Depois, clique na célula a partir da qual o grupo deverá ser copiado. Em seguida, clique no botão Colar e o grupo de células será copiado na nova posição. Recortar Copiar Colar É possível, também, copiar o conteúdo de apenas uma célula para uma faixa com várias células, utilizando o mesmo procedimento. A única diferença é que você selecionará apenas uma célula para copiar e uma faixa com várias células para Colar. Obs.: Após ter clicado no botão Copiar, pressione Esc, se quiser cancelar o processo. EXERCÍCIOS: 1. Copie o grupo de células A1 : A3 para A5. 2. Copie a célula B1 para a faixa B5 : B Copie o grupo de células A1 : C2 para C7. 4. Copie o grupo de células B1 : C3 para C Copie o grupo de células A1 : C3 para E1. A alça de preenchimento:

12 Alça de preenchimento é aquele pequeno pontinho preto que existe no canto inferior direito da célula selecionada. Ela é bastante útil em muitas tarefas. Dentre elas: Copiar: Selecione a célula (ou grupo de células) que deseja cópias, clique na alça de preenchimento e arraste na direção desejada indicando o número de cópias. Seqüências: Você pode poupar muito trabalho em criação de seqüências de datas, números, meses, etc. fazendo uso da alça. Para isso, digite os dois primeiros valores da seqüência (um ao lado do outro ou um sobre o outro) por exemplo: A1 = janeiro A2 = Fevereiro. Depois selecione as duas células e arraste a alça de preenchimento indicando a direção e a extensão da seqüência. Obs.: Caso queira seqüências não consecutivas (1, 2, 4, 6 ou janeiro, abril, julho, outubro) deve digitar os dois primeiros valores com a diferença desejada entre cada item da seqüência. Como Programar o Auto Preenchimento: O Auto Preenchimento nada mais é que uma lista de seqüências préprogramadas que o Excel possui, sendo que você também pode acrescentar listas ou seqüências próprias que costuma utilizar no seu dia a dia. Par utilizar este recurso oferecido pelo Excel, ative no menu ferramentas o comando opções, note a abertura da caixa de diálogo Opções. Dê um clique sobre a guia listas para ativá-la. Veja a figura abaixo: Na área listas personalizadas você vê as listas que já está incluída e nota que os dias das semanas e meses estão lá. No item Nova lista, que já vem selecionado quando você ativa esta pasta, que é utilizado para você criar uma nova lista, pressionando o botão adicionar. Na caixa Entradas da Lista, você deve digitar a série de entradas, separando-as com vírgula.

13 Após terminar de digitar a lista, pressione o botão de Ok e você já poderá utilizar a nova lista no auto preenchimento. EXERCÍCIOS: 1) Crie a seguinte tabela, sendo que as seqüências deverão ser criadas pela alça de preenchimento. Vendas Código Nome Janeiro Fevereiro Março Abril 101 João Bertoldo Arnoldo Ribafrades Osmaralho Felisberto Marivaldina Esquinigrena Juvenaldo Ostrogofrindo Esmerlindo Jubaribi Apagando células ou faixa de células: Para apagar o conteúdo de células, selecione a célula ou o grupo de células e pressione a tecla Delete (ou Del). O conteúdo das células é imediatamente apagado. Formatação de Células: Aumenta Nr. de casas decimais Diminui Nr. de casas decimais Separador de milhares Formato Percentual Formato moeda Para que os números sejam mostrados com um ponto a cada três dígitos e a vírgula decimal, é preciso formatá-los. Você pode aplicar o formato moeda (R$ ,00), percentual (50,00%) ou o separador de milhares ( ,88). Para formatar uma célula, clique na célula mais acima e mais à esquerda e araste até a célula mais abaixo e mais à direita do grupo. Em seguida, clique no botão do formato desejado. Formate as células da planilha que contém valores com o Separador de Milhares. Construindo uma planilha: Analise a seguinte planilha:

14 Para construir acima, siga os passos a seguir: 1) Coloque o ponteiro de células na célula A1 e digite o título todo em maiúsculo; 2) Coloque o ponteiro de células na célula A3 e digite o subtítulo também em maiúsculo; 3) Digite na célula A6 a palavra DEPARTAMENTO 1, e nas células A7, A8, A9, A10 e A11, os departamentos 2, 3, 4, 5, e 6; 4) Digite nas células B5 a palavra JANEIRO, na célula C5 a palavra FEVEREIRO e na célula D5 a palavra MARÇO, todas as linhas à direita; 5) Digite os valores nos seus devidos lugares; 6) Altere a largura das colunas até que elas fiquem do tamanho adequado; 7) Posicione o ponteiro de células na célula A1 e aumente o tamanho da fonte para 16; 8) Posicione o ponteiro de células na célula A3 e aumente o tamanho da fonte para 14; 9) Posicione o ponteiro de células na célula A1 e coloque o seu conteúdo em negrito; 10) Posicione o ponteiro de células na célula A3 e coloque o seu conteúdo em itálico. EXERCÍCIOS: Construa a planilha a seguir:

15 Embelezando suas planilhas: As linhas de grade exibidas na sua planilha são simplesmente referências, que têm por objetivo auxiliar o usuário a se situar enquanto trabalha na planilha. Mas você pode optar por imprimi-las ou não junto com os dados da planilha. Para destacar seções específicas da planilha, você pode acrescentar bordas ou sombreados a suas células. Não confunda as linhas das bordas, acrescentadas para realçar uma determinada faixa de células, com as linhas de grade utilizadas para definir as bordas das células na planilha. As bordas acrescentadas com propósitos estéticos serão impressas mesmo que você decida não imprimir as linhas da grade da planilha. Para poder visualizar melhor as bordas acrescentadas às células, remova as linhas de grade da planilha. Para remover as linhas de grade da planilha, basta abrir o menu Ferramentas, clicar sobre a opção Opções e, na caixa de diálogo que será aberta, desativar a opção Linhas de Grade. Caso deseje colocar novamente as linhas de grade é só repetir o processo e ativar a opção linhas de grade. Para envolver um grupo de células com bordas, destaque o grupo e clique no botão Tipos de Bordas. Selecione o tipo de borda desejado. EXERCÍCIOS: 1. Construiremos uma planilha, mas só desativaremos as linhas de grade quando for inserir as bordas. Alteração da Cor do Texto: Outro recurso usado para melhorar o visual de sua planilha é a utilização de cores. A alteração da cor do texto de uma célula é feita por meio do botão Cor da Fonte, que está localizado na barra de formação. A letra T indica que ele altera a cor do texto e o quadrado sobreposto ao T mostra as cores atuais da fonte, que é preta como padrão. Para selecionar outra cor, dê um clique sobre a seta que está ao lado do botão para abrir a caixa de seleção de cores. Alteração da Cor de Fundo da Célula:

16 Para mudar a cor de fundo de uma célula é preciso usar o botão cor, que possui a figura de um balde. Selecione a faixa de células B5 até E13 e dê um clique sobre a seta ao lado do botão Cor. Saiba que as cores utilizadas na planilha apenas serão impressas se você estiver usando uma impressora colorida. Como Centralizar um Texto nas Células: Com este botão você pode centralizar colunas selecionadas, ou seja, centralizar títulos em várias células. Para utilizá-lo escreva o título, selecione as células na qual você deseja que o título seja centralizado e pressione o botão centralizar nas colunas. Pronto! O título da sua planilha já está centralizado. Caixa de diálogo Formatar Células: Alem da barra de ferramentas de formatação que é a forma mais rápida de fazer a formatação de uma célula ou uma faixa de células, o Excel lhe oferece outro recurso, que por meio do menu Formatar comando células. Veja a figura seguinte: Após utilizar este comando, o Excel lhe apresentará uma caixa de diálogo com cinco pastas, sendo a mais utilizadas a de formatação de números e a de formatação de texto. Veja abaixo a pasta fontes que será a primeira que veremos:

17 Para alterar o formato dos dados contidos em uma célula ou uma faixa de células através da caixa de diálogo formatar células, selecione a célula ou a faixa de células que você deseja formatar. Na pasta fontes você pode alterar a apresentação dos caracteres que estejam na área selecionada. Na lista fontes selecione a fonte que você quer usar, se é normal, itálico, negrito ou ainda negrito e itálico. Na lista tamanho, você escolhe o tamanho da fonte. Na lista sublinhado, selecione o tipo de sublinhado, que pode ser nenhum, simples, duplo, contábil simples e contábil duplo. Na lista cor, selecione uma cor, se a sua impressora é em preto e branco, selecione a opção automática. No grupo efeitos, ative qualquer combinação, tachado, sobrescrito, subscrito. E por último, visualize sua opção na área de visualização para verificar se o seu texto amostra está como você deseja, se não estiver, escolha outras opções. Dê um clique sobre o botão de Ok ou pressione a tecla Enter. Obs.: O modo mais rápido de se formatar uma célula ou uma faixa de célula é pela barra de ferramentas formatação. Veja abaixo a pasta de Alinhamento: Esta pasta é ma das mais utilizadas. Para utilizar os recurso que esta pasta possui, selecione, uma célula ou uma faixa de células e escolha a

18 opção que você deseja aplicar. Na lista horizontal, você escolhe como você quer que saia o seu texto na horizontal. Na área Vertical também, você escolhe como você quer que saio o texto na vertical. Na área Orientação, você escolhe como você quer que o texto seja visualizado. Agora veremos a pasta número, observe a figura abaixo: Nesta pasta você escolhe opções para a formatação de números, contidos em uma célula ou em uma faixa de células. Para utilizar esta pasta, selecione uma célula ou uma faixa de células que contenha números. Na lista categorias, selecione o tipo de número que você deseja formatar. Na lista códigos de formatação escolha um código e observe que irá aparecer um exemplo abaixo da área código. Na área código você digita, ou modifica um código. Pressione o botão de Ok e sua formatação de números está concluída. Obs.: Para formatação de números rápida, utilize os botões que estão na barra de ferramentas formatação. Vamos ver agora a pasta padrões:

19 Nesta pasta você escolhe a cor que você quer aplicar em uma célula ou em uma faixa de células. Para utilizar este recurso, selecione a célula ou a faixa de células e escolha a cor desejada. Obs.: Um modo mais rápido de utilizar este recurso é utilizando os botões Cor e Cor da fonte na barra de ferramentas formatação. Na pasta bordas, escolha o tipo de borda que você deseja introduzir na sua célula ou em sua planilha. Para utilizar este recurso, selecione a célula ou a faixa de células que você deseja colocar uma borda e na área borda escolha qual o lado que a borda será introduzida. A área estilho, o tipo de borda e na área cor a cor da borda. Pressione o botão de Ok, ou a tecla Enter e a borda que você escolheu será colocada na céula ou faixa de células que você selecionou. Obs.: Este recurso você poderá utilizar pelo botão Tipos de Bordas na Barra de ferramentas formatação. EXERCÍCIOS: 1. Construa a planilha a seguir:

20 Méd. Bim. 1 = Média (N1 : N3) Méd. Bim. 2 = Média (N1 : N3) Méd. Final = Média(Bim1:Bim2) Construa mais esta planilha: Valor Juros = (Dias atrasados *Perc.Juros) * Valor Valor a pagar = Valor + Valor Juros Inserindo linhas ou colunas inteiras: Para inserir linhas ou colunas inteiras: Para inserir uma linha em branco ou uma coluna em branco, clique, na borda da área de planilha, sobre a linha ou a coluna que deverá se deslocar para dar espaço à nova linha ou coluna. Então clique no botão direito do mouse e, no menu Atalho, selecione a opção Inserir. Uma nova linha ou coluna aparecerá em branco na planilha. - Insira colunas novas em C e F. - Insira linhas novas em 3 e 7. Apagando linhas ou colunas inteiras: Para apagar linhas ou colunas inteiras: Para apagar uma linha ou coluna, clique, na borda da área de planilha, sobre a linha ou coluna que deverá ser apagada. Então clique no botão

21 direito do mouse e, no menu Atalho, selecione a opção Excluir. A linha ou coluna selecionada é apagada, puxando a seguinte para seu lugar. - Apague as colunas em branco inseridas; - Apague as linhas em branco inseridas; Dividindo a planilha na horizontal ou vertical: Muitas vezes, ao trabalhar com planilha muito grandes, no sentido horizontal e/ou vertical, tem-se a necessidade de repartir a tela em duas para poder ver duas partes da mesma planilha ao mesmo tempo. Para repartir a planilha é muito simples, seja na horizontal ou vertical. Basta posicionar o ponteiro do mouse sobre uma pequena folha visível na extremidade superior da barra de rolagem vertical ou sobre a extremidade esquerda da barra de rolagem horizontal, quando o mouse estiver posicionando, ele assumirá a forma de uma cruz dividida ao meio e com flechas em duas direções. Nesse momento, você deve pressionar o botão esquerdo do mouse e arrastar a linha que divide a planilha para a posição desejada. Para voltar a planilha ao normal, basta arrastar a divisão de volta ao seu lugar de origem. Trabalhando com dados de outras planilhas O Excel dispõe de até 16 planilhas por arquivo. Isto é, você pode criar uma planilha de compras, de vendas, de estoque, de preços, etc. em apenas um arquivo. Para tanto, na parte inferior da tela do Excel, existem guias, cada qual representando uma planilha do arquivo atual (Plan1, Plan2, Plan3...). Para começar uma planilha nova em seu arquivo, clique em um dos Plans e crie-a. A parte mais interessante do uso de várias planilhas em um mesmo arquivo, é que você pode relacioná-las, isto é, trabalhar com valores de planilhas diferentes, bastando para isso, em suas fórmulas, indicar a planilha a que a célula pertence. Exemplo: =Plan2!G8 + Plan4!D15 No exemplo acima, a fórmula retornaria o valor da soma entre a célula G8 da Plan2 e a célula D15 da Plan4.

22 EXERCÍCIOS: 1) Crie as seguinte tabelas: Plan1 D4=C4+(C4*C$2) Plan2 A4=Plan1!A4 B4=Plan1!B4 D4=Plan1!D4*C4 Plan3 A4=Plan1!A4 B4=Plan1!B4 D4=Plan1!C4*C4 Tabela de Preços reajustados Reajuste para venda: 25% Códig Descrição Custo Venda o 15 Beringela R$4,00 R$5,00 20 Goiaba R$3,00 R$3,75 25 Maçã R$8,00 R$10,00 30 Laranja R$6,00 R$7,50 35 Uva R$7,00 R$8,75 40 Manga R$9,00 R$11,25 45 Mamão R$3,00 R$3,75 Vendas do Mês Código Descrição Quantidade Total 15 Beringela 35 R$ 175,00 20 Goiaba 48 R$ 180,00 25 Maçã 93 R$ 930,00 30 Laranja 21 R$ 157,50 35 Uva 63 R$ 551,25 40 Manga 46 R$ 517,50 45 Mamão 87 R$ 326,25 Compras do Mês Código Descrição Quantidade Total 15 Beringela 60 R$ 240,00 20 Goiaba 53 R$ 159,00 25 Maçã 120 R$ 960,00 30 Laranja 35 R$ 210,00 35 Uva 89 R$ 623,00 40 Manga 62 R$ 558,00

23 45 Mamão 98 R$ 294,00 Plan4 A4=Plan1!A4 B4=Plan1!B4 C4=Plan3!C4-Plan2!C4 D4=Plan2!D4-(Plan2!C4*Plan1!C4) E4=SE(C4<=15; Produto em falta!!! ; O estoque está em ordem ) Lucros e Estoque Códig Descriçã Estoque Lucro Observação o o 15 Beringela 25 R$ 35,00 O estoque está em ordem 20 Goiaba 5 R$ 36,00 Produto em falta!!! 25 Maçã 27 R$ 186,00 O estoque está em ordem 30 Laranja 14 R$ 31,50 Produto em falta!!! 35 Uva 26 R$ 110,25 O estoque está em ordem 40 Manga 16 R$ 103,50 O estoque está em ordem 45 Mamão 11 R$ 65,25 Produto em falta!!! A função SE que você utilizou na última planilha, tem as seguintes opções: SE (expressão; valor se verdadeiro; valor se falso) A expressão é qualquer expressão que retorne um valor verdadeiro ou falso. Por exemplo, numa função A5=1 se A5 for igual a 1 então a célula possuirá o texto ou valor inserido em Valor se verdadeiro, pelo contrário retornará o Valor se falso. MAIS FÓRMULAS Usando fórmulas no Excel: As fórmulas constituem a genuína força motriz de uma planilha. Se você definir adequadamente uma fórmula, ela calculará a resposta correta quando for introduzida em uma célula, e daí por diante se manterá sempre atualizada, recalculando os resultados sempre que qualquer um de seus valores for modificado. É como dispor de um batalhão de escravos dóceis, rápidos e, o que é melhor, inteligente. Sempre que você for digitar uma fórmula em uma célula, obrigatoriamente ela deve começar com um sinal de igual (=). As fórmulas se constituem de endereços de células, operadores aritméticos e, ocasionalmente, valores.

24 Os operadores aritméticos que podem ser usados em uma fórmula são os seguintes: + (Sinal de mais) para adição; - (Sinal de menos ou hífen) para subtração; * (Asterisco) para multiplicação; / (Barra) para divisão ; ^(Acento circunflexo) para potenciação; Digite para a célula A1 o valor 100, para a célula B1 o valor 150 e para a célula C1 o valor 50. Para criar uma fórmula na célula A3 que some os três valores, digite em A3 o seguinte: = A1 + B1 + C1. Outros exemplos de fórmulas: Para a célula A4 : = A1 * B1 / C1 Para a célula A5 : = (B1 + C1)*A1 Para a célula A6 : = (B1 - A1)^C1 Fórmulas especiais pré-definidas pelo Excel (Funções): Uma função nada mais é do que uma fórmula pré-definida que efetua um tipo de cálculo específico. Tudo o que você precisa para utilizar uma função é fornecer a ela os valores apropriados para efetuar esses cálculos. Tal como as fórmulas criadas pelo usuário, as funções devem começar com um sinal de igual (=) para que o Excel saiba interpretá-las como fórmulas e não como texto. É aconselhável digitar o nome da função e o nome das células em maiúsculo. = SOMA() : Soma todos os valores do grupo ou células indicadas. Ex.: =SOMA(A1 : C1) ou =SOMA (A1 ; B1 ; C1) = MÉDIA() : Calcula o valor médio do grupo ou célula indicadas. Ex.: =MÉDIA(A1 : C1) ou =MÉDIA (A1 ; B1 ; C1) = Raiz(): Calcula a raiz quadrada da célula indicada. Ex.: = RAIZ(A1) EXERCÍCIOS: Construa a planilha a seguir: Para a célula F8, digite a seguinte fórmula: =D8 * E8 Copie a fórmula da célula F8 para o grupo F9 : F12 Para a célula F14, digite a seguinte fórmula: =SOMA(F8 : F12)

25 Objetivo: Vamos trabalhar com um exemplo que ilustra a utilização de fórmulas no Excel. A planilha do exemplo: Abra o Excel e digite os dados indicados na Figura a seguir: Folha de pagamento, Empresa... Valores de IRPF, INSS EM R$ Funcionário Seção Sal INSS IR SIND LIQ Geraldo ADM R$ 2.500,00 R$ 252,50 R$ 300,00 Marcia ADM R$ 3.000,00 R$ 303,00 R$ 360,00 Gabriel CONT R$ 1.500,00 R$ 151,50 R$ 180,00 Mario CONT R$ 1.550,00 R$ 156,55 R$ 186,00 Marcos FIN R$ 2.000,00 R$ 202,00 R$ 240,00 Kika FIN R$ 1.000,00 R$ 101,00 R$ 120,00 Maristela FIN R$ 2.300,00 R$ 232,30 R$ 276,00 Neste exemplo, vamos utilizar fórmulas para calcular o desconto para o sindicato (coluna F) e o valor do salário líquido (coluna G). Os valores do INSS (coluna D) e do IRPF (coluna E), já são os valores finais em R$. A seguir orientações para o cálculo das colunas F e G: Nota: Os percentuais e formas de cálculo utilizados no exemplo, não tem qualquer relação com a legislação do INSS e do IRPF. Estaremos utilizando percentuais e fórmulas de cálculo fictícias, apenas para ilustrar a utilização de fórmulas no Microsoft Excel. 1. O desconto para o sindicato é correspondente a 3% do salário bruto. Para isso, na célula F6, digite a seguinte fórmula: =C6*3%. Estamos multiplicando o valor do salário bruto (C6), por 3% (três por cento), para obter o valor do desconto para o sindicato. Estenda a fórmula para as demais células, até a célula F O valor do salário líquido, coluna G, é calculado subtraindo, do salário bruto (coluna C), os valores do INSS (coluna D), IRPF (coluna E) e Sindicato (coluna F). Para isso, na célula G6, digite a seguinte fórmula: =C5-D5-E5-F5. Estenda a fórmula para as demais células, até a célula F24. Após a utilização destas fórmulas, você deverá obter os resultados indicados na figura a seguir:

26 Nota: Os resultados, no seu caso, podem não aparecer formatados com o sinal de R$ e com duas casas decimais. O USO DAS FUNÇÕES Objetivo: Nesta lição veremos como a utilização das funções do Excel pode facilitar, bastante, a realização de cálculos em planilhas. Apresentaremos o conceito de função, bem com a sintaxe básica para a utilização de funções. O uso de funções: Uma função é uma fórmula especial, pré-definida, que toma um ou mais valores (os parâmetros), executa uma operação e produz um valor ou valores. As funções podem ser usadas isoladamente ou como bloco de construção de outras fórmulas. O uso de funções simplifica as planilhas, especialmente aquelas que realizam cálculos extensos e complexos. Por exemplo, ao invés de digitar a fórmula =A1+A2+A3+A4+...+A200, você pode usar a função SOMA(A1:A200), para calcular a soma das células do intervalo entre a célula A1 e a célula A200. Se uma função aparecer no início de uma fórmula, anteceda-a com um sinal de igual, como em qualquer fórmula. Os parênteses informam ao Excel onde os argumentos iniciam e terminam, lembre-se de que não pode haver espaço antes ou depois dos parênteses. Os argumentos podem ser números, textos, valores lógicos ou referências.

27 Para usar uma função, basta incluí-la nas fórmulas da planilha. A seqüência de caracteres usada em uma função é chamada sintaxe. Todas as funções têm basicamente a mesma sintaxe. Se você não seguir esta sintaxe, o Microsoft Excel exibirá uma mensagem indicando que há um erro na fórmula. Seja qual for o tipo de fórmula, ao incluir uma função no início de uma fórmula, inclua um sinal de igual antes da função. Os argumentos são especificados sempre dentro dos parênteses. Os argumentos podem ser números, texto, valores lógicos, matrizes, valores de erro ou referências a uma célula ou faixa de células. Para que o argumento seja válido, é preciso que ele gere um valor válido. Algumas funções aceitam argumentos opcionais, não necessários para que a função execute os cálculos. Os argumentos também podem ser constantes ou fórmulas. As fórmulas podem conter outras funções. Uma função que tem como argumento uma outra função é chamada função aninhada. No Microsoft Excel, você pode aninhar até sete níveis de funções em uma fórmula. Veremos exemplos de funções aninhadas no decorrer deste curso. As funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados argumentos, em uma determinada ordem, denominada sintaxe. Por exemplo, a função SOMA() adiciona valores ou intervalos de células, e a função PGTO() calcula os pagamentos de empréstimos com base em uma taxa de juros, na extensão do empréstimo e no valor principal do empréstimo. Os argumentos podem ser números, texto, valores lógicos como VERDADEIRO ou FALSO, matrizes, valores de erro como #N/D, ou referências de célula. O argumento atribuído deve produzir um valor válido para este argumento. Os argumentos também podem ser constantes, fórmulas ou outras funções. A sintaxe de uma função começa com o nome da função, seguido de um parêntese de abertura, os argumentos da função separados por ponto-evírgula (;) e um parêntese de fechamento. Se a função iniciar uma fórmula, digite um sinal de igual (=) antes do nome da função. Esta sintaxe não possui exceções, ou seja:

28 1. Em primeiro lugar vem o nome da função e uma abertura de parênteses. Por Ex. =Soma( 2. Em seguida vem uma lista de parâmetros separados por ponto-evírgula (;). O número de parâmetros varia de função para função. Algumas possuem um único parâmetro, outras possuem dois ou mais parâmetros e assim por diante. Por exemplo, a função soma pode conter, no mínimo, um parâmetro e, no máximo, trinta parâmetros. Por Ex. =Soma(A1;C3;F4). Esta fórmula retorna o valor da soma dos valores das células passadas como parâmetros, ou seja, esta fórmula é equivalente à: =A1+C3+F4. 3. Após a lista de parâmetros fechamos o parênteses. Por Ex. =Soma(A1;C3;F4). Agora nossa fórmula está completa. Na tabela a seguir temos mais alguns exemplos de utilização da função SOMA(). Exemplo - função SOMA =SOMA(A1:A20) =SOMA(A1:A20;C23) =SOMA(A1:A20;C23;235) =SOMA(A1:A20;C10:C50) Descrição Soma dos valores no intervalo de células de A1 até A20. Soma dos valores no intervalo de células de A1 até A20, mais o valor da célula C23. Soma dos valores no intervalo de células de A1 até A20, mais o valor da célula C23, mais o valor 235, o qual foi passado diretamente como parâmetro. Soma dos valores no intervalo de células de A1 até A20 mais os valores do intervalo de C10 até C50. UMA INTRODUÇÃO ÀS FUNÇÕES BÁSICAS DO MICROSOFT EXCEL Objetivo: Vamos aprender algumas funções básicas do Excel. Nesta lição aprenderemos a utilizar as seguintes funções: SOMA() MÉDIA() MÁXIMO() MÍNIMO()

29 =SOMA( ) Esta função produz a soma de todos os números incluídos como argumentos, ou seja, que estiverem dentro do intervalo especificado. Sintaxe: =SOMA(núm1;núm2;intervalo 1;intervalo 2;...) Se A1, A2 e A3 contiverem respectivamente os números 5, 8 e 2, então: =MÉDIA( ) =SOMA(A1:A3) igual a 15=SOMA(A1:A3;15;5) igual a 35 Esta função produz a média (aritmética) dos argumentos. Ela aceita de 1 a 30 argumentos. Importante: O nome da função deve ser escrito com o acento, caso contrário será gerado um erro. Sintaxe: =MÉDIA(núm1;núm2;intervalo 1;intervalo 2;...) Por ex. =MÉDIA(5;6;7), igual a 6 =MÉDIA(A1:A20), igual a média dos valores na faixa de A1 até A20. =MÁXIMO( ) Esta função retorna o maior número da lista de argumentos. Importante: O nome da função deve ser escrito com o acento, caso contrário será gerado um erro. Sintaxe: =MÁXIMO(núm1;núm2;intervalo 1;intervalo 2;...) São usados argumentos que sejam números, células vazias, valores lógicos ou representações de números em forma de texto. Argumentos que sejam valores de erro ou texto que não possa ser traduzido em números causarão erros. Exemplo: Se o intervalo A1:A5 contiver os números 10, 7, 9, 27 e 2, então: =MÁXIMO(A1:A5) igual a 27 =MÁXIMO(A1:A5;30) igual a 30

30 =MÍNIMO( ) Esta função é bem parecida com a função MÁXIMO(), só que retorna o menor número de uma lista de argumentos. Sintaxe: =MÍNIMO(núm1;núm2;intervalo 1;intervalo2;...) Exemplo: Se A1:A5 contiver os números 10, 7, 9, 27 e 2, então: =MÍNIMO(A1:A5)resultado2 =MÍNIMO(A1:A5;0)resultado 0 MAIS FUNÇÕES BÁSICAS DO EXCEL Objetivo: Vamos aprender algumas funções básicas do Excel. Neste lição aprenderemos a utilizar as seguintes funções: SE() CONT.VALORES() CONT.SE() SOMASE() =SE(teste;valor_verdadeiro;valor_falso) Utilizamos a função =SE() para fazer testes condicionais de fórmulas e valores de células. Sintaxe: =SE(teste;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso) Se omitido valor_se_falso será retornado Falso. O resultado do teste determinará o valor devolvido pela função =SE(). Os argumentos valor_se_verdadeiro e valor_se_falso poderão ser qualquer valor ou teste lógico. Podem ser encadeadas até sete funções =SE() como argumentos valor_se_verdadeiro e valor se_falso para construir testes mais elaborados. Veremos esta técnica nos exemplos próximos. Se você deseja emitir uma mensagem no resultado da condição, a mensagem deve ser colocada entre aspas, assim ao invés de ser executada uma determinada fórmula, será exibida uma mensagem para o usuário. Exemplos: =SE(VERDADEIRO;1;2)retorna 1 =SE(FALSO;1;2)retorna 2 =SE(A1<5;10;20) SE A 1for igual à 3 retorna 10 SE A1 for igual à 8 retorna 20

31 =CONT.VALORES(intervalo1;intervalo2;...;intervalon) Esta função conta a quantidade de valores contida na lista de argumentos ou no intervalo das células especificadas como argumento. Esta função aceita de 1 a 30 argumentos Sintaxe: =CONT.VALORES(valor1;valor2;intervalo1;...) Exemplo: Se todas as células em A1:A10 contiverem dados, quer seja números, textos ou qualquer outro dado, exceto a célula A3, então: =CONT.SE( ) =CONT.VALORES(A1:A10) --> resulta 9 Esta função conta de acordo com um critério definido. Por exemplo, em uma planilha com dados sobre os funcionários, posso querer contar quantos funcionários estão locados para o departamento de Contabilidade. Posso usar a função CONT.SE, para, a partir da coluna Seção, contar quantos funcionários pertencem ao departamento de Contabilidade. Sintaxe: =CONT.SE(FAIXA;Critério) Exemplo: Se na faixa de B2 até B50 tivermos 10 vezes a palavra CONTAB, indicando que o funcionário é da Contabilidade, então: =CONT.SE(B2:B50;"CONTAB") --> Retorna 10 NOTA: O critério deve vir sempre entre aspas, mesmo que seja um teste numérico. Por exemplo, para contar quantos valores, maiores do que 20, existem na faixa de A1 até A50, utilizamos a seguinte fórmula =SOMASE( ) =CONT.SE(A1:A50;">20"). Esta função procura em uma coluna por determinados valores (Por exemplo, procura em uma coluna pela Seção do funcionário), e caso encontre o valor procurado, utiliza os valores de outra coluna para ir somando. Por exemplo, em uma planilha com dados sobre os funcionários, posso querer somar o total de Salários para todos os funcionários que estão locados para o departamento de Contabilidade. Posso usar a função SOMASE(), para a partir da coluna Seção, verificar

32 os funcionários que pertencem a Contabilidade (CONTAB) e somar os respectivos salários na coluna de Salários. Sintaxe: =SOMASE(FAIXA_DE_TESTE;Critério;FAIXA_VALORES_A_SOMAR) Exemplo: Se na faixa de B2 até B50 tivermos 10 vezes a palavra CONTAB, indicando que o funcionário é da Contabilidade, e na coluna F, de F2 até F50, tivermos as informações sobre o salário, então: =SOMASE(B2:B50;"CONTAB";F2:F50) Retorna a soma dos Salários dos 10 Funcionários da Contabilidade. Em resumo, procura na faixa de B2:B50 pela palavra CONTAB, ao encontrar, desloca-se para a coluna F (onde está o valor dos salários) e vai somando os valores dos salários para os funcionários do departamento de Contabilidade. UM EXEMPLO UTILIZANDO FUNÇÕES Nesta lição teremos um exemplo que utiliza as seguintes funções: o SOMA() o MÉDIA() o MÁXIMO() o MÍNIMO() Exemplo: Vamos criar uma planilha simples, e salvaremos a planilha numa pasta que vc criou Criaremos a seguinte planilha..

33 Na célula B12 iremos retornar o valor da Maior diária. Os valores das diárias estão na faixa de D5 à D10. Para determinar o maior valor desta faixa, utilizaremos a função Máximo(), passando esta faixa como parâmetro. Para isso, na célula B12 digite a seguinte fórmula: =Máximo(D5:D10) Com esta fórmula estamos pedindo para o Excel que seja retornado o maior valor na faixa de células de D5 à D10. Importante: O nome da função deve ser escrito com o acento, caso contrário será gerado um erro. Na célula B13 iremos retornar o valor da Menor diária. Os valores das diárias estão na faixa de D5 à D10. Para determinar o menor valor desta faixa, utilizaremos a função Mínimo(), passando esta faixa como parâmetro. Para isso, na célula B13 digite a seguinte fórmula: =Mínimo(D5:D10) Com esta fórmula estamos pedindo para o Excel que seja retornado o menor valor na faixa de células de D5 à D10. Na célula B14 iremos retornar a soma de todas as diárias. Os valores das diárias estão na faixa de D5 à D10. Para determinar a soma desta faixa, utilizaremos a função Soma(), passando esta faixa como parâmetro. Para isso, na célula B14 digite a seguinte fórmula:

34 =Soma(D5:D10) Com esta fórmula estamos pedindo para o Excel que seja retornada a soma dos valores, na faixa de células de D5 à D10. Na célula B15 iremos retornar a Média Aritmética do valor das diárias. Os valores das diárias estão na faixa de D5 à D10. Para determinar a Média Aritmética desta faixa, utilizaremos a função Média(), passando esta faixa como parâmetro. Para isso, na célula B15 digite a seguinte fórmula: =Média(D5:D10) Com esta fórmula estamos pedindo para o Excel que seja retornada a Média Aritmética dos valores, na faixa de células de D5 à D10. Criaremos a seguinte planilha MAIS UM EXEMPLO COM FUNÇÕES 1. Efetue os seguintes cálculos: 1.1) Na coluna C, calcule o valor do INSS como sendo 10% do Salário Bruto (coluna B), independente do valor do salário. 1.2) Na coluna D, calcule o valor do desconto para o plano de Saúda do Funcionário. Este valor será baseado no valor do Salário Bruto. Para funcionários com salário maior ou igual à 650,00 Reais, o desconto para o plano de saúde será de 15% do Salário Bruto. Para salários menores do que 650,00 Reais, o desconto será de 10% do Salário Bruto. Dica: Para efetuar estes cálculos, automaticamente, utilize a função SE().

35 1.3) Na coluna E, calcule o valor do Salário Líquido. Para isso subtraia, do Salário Bruto, os valores do desconto para o INSS e do desconto para o Plano de Saúde. 1.4) Na célula B12 determine o valor do maior salário líquido. Utilize a função Máximo( ). 1.5) Na célula B13 determine o valor do menor salário líquido. Utilize a função Mínimo( ). 1.6) Na célula B14 determine a soma de todos os salários líquidos. Utilize a função Soma( ). 1.7) Na célula B15 determine a média aritmética dos salários líquidos. Utilize a função Média( ). UM IMPORTANTE CONCEITO: ENDEREÇOS ABSOLUTOS Objetivo: Nesta lição veremos mais um exemplo prático, com a utilização de fórmulas. Também aprenderemos o conceito de Endereço Absoluto, o qual é de fundamental importância para a criação de planilhas no Excel. O exemplo proposto: Vamos supor que você esteja preparando uma planilha para calcular o valor do salário bruto para os funcionários da Empresa (crie um nome) Ltda. O salário é calculado com base no número de horas trabalhadas. O valor para horas-extras é diferente do valor para a hora normal. Então criaremos a planilha 9. MUITA ATENÇÃO PARA O CONCEITO DE ENDEREÇOS ABSOLUTOS:

36 Para calcular o valor do Salário Bruto, devemos multiplicar o número de horas normais pelo valor da hora normal e somar este resultado com o resultado obtido a partir da multiplicação do número de horas extras pelo valor da hora extra. Para o funcionário "Geraldo", que está na linha 8, utilizaríamos a seguinte fórmula: =B8*C4+C8*C5. B8 contém o número de horas normais e C4 o valor da hora normal. C8 contém o número de horas extras e C5 o valor da hora extra. Com esta fórmula obteremos, para o funcionário Geraldo, o valor 583. Se tentarmos copiar esta fórmula para as demais linhas, iremos obter resultados incorretos, vamos tentar,? (Use comandos Copiar...colar) Explicação Estamos utilizando, para a linha 8, a seguinte fórmula: =B8*C4+C8*C5. Ao copiarmos esta fórmula, para as demais linhas, a fórmula passa a ser adaptada, conforme indicado na tabela a seguir: Para a linha: A fórmula será adpatada para: 9 =B9*C5+C9*C6. 10 =B10*C6+C10*C7. 11 =B11*C7+C11*C8. 12 =B12*C8+C12*C9. 13 =B13*C9+C13*C10. Observe que a medida que vamos descendo uma linha, os números das linhas vão sendo incrementados. Este é o comportamento padrão do Excel quando copiamos uma fórmula para uma faixa de células. Para o número de horas (colunas B e C) este é o comportamento desejado, porém para o valor da hora extra e da hora normal este não é o comportamento desejado. Uma vez que o valor da hora normal está fixo na célula C4, devemos sempre multiplicar o valor da coluna B (número de horas normais) pelo valor da célula C4. Uma vez que o valor da hora extra esta fixo na célula C5, devemos sempre multiplicar o valor da coluna C (número de horas extras) pelo valor da célula C5. Então, deveremos digitar a fórmula, linha por linha?

MICROSOFT EXCEL. Introdução:

MICROSOFT EXCEL. Introdução: Excel 7.0 MICROSOFT EXCEL Introdução: Uma planilha é simplesmente um conjunto de linhas e colunas, e cada junção de uma linha com uma coluna chama-se célula, que é a unidade básica da planilha, onde ficam

Leia mais

Microsoft Excel 2010 Ênfase Gerenciamento Financeiro

Microsoft Excel 2010 Ênfase Gerenciamento Financeiro Microsoft Excel 2010 Ênfase Gerenciamento Financeiro Eng. Paulo José De Fazzio Junior As marcas citadas são de seus respectivos proprietários. Sumário Introdução... 4 Microsoft Excel... 4 Acessando o Excel...

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. POWERPOINT 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos ou objetos

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA CALC para Windows OpenOffice.org 3.0: Manual do usuário A sua Planilha de Cálculos SUMÁRIO Introdução...3 Apresentando o OpenOffice.org Calc 3.0...4 Iniciando o Calc 3.0...4 Componentes Básicos da janela

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática Caderno 2 CONTEÚDO MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0

Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0 Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0 http://www.openoffice.org.br/ 1- INTRODUÇÃO O OpenOffice.org Calc 2.0 para Windows/Linux e outras plataformas é uma poderosa planilha eletrônica, muito parecida com

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Planilha Eletrônica Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco Alguns truques do Excel 1- Títulos com inclinação No Excel é possível colocar o conteúdo das células na vertical. Para além disto, pode-se escolher o grau de inclinação. Para isto, seleccione as células

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Word. Professor: Enir da Silva Fonseca

INFORMÁTICA BÁSICA. Word. Professor: Enir da Silva Fonseca INFORMÁTICA BÁSICA Word Professor: Enir da Silva Fonseca Índice Word... 03 Documento... 03 Iniciando o Word... 03 Teclas especiais... 04 Corrigindo Erros... 04 Localizando e Substituindo o Texto... 07

Leia mais

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto 1. Existe uma operação específica no Word que serve para destacar um texto selecionado colocando uma moldura colorida em sua volta, como uma caneta "destaque" (iluminadora). Trata-se de a) "Cor da borda".

Leia mais

Folha de Cálculo Introdução à Folha de Cálculo

Folha de Cálculo Introdução à Folha de Cálculo Introdução à Folha de Cálculo O Excel é uma folha de cálculo capaz de guardar dados, executar cálculos e gerar gráficos. Introdução à Folha de Cálculo Uma folha de cálculo, por exemplo o Excel, permite

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O Power Point é um poderoso editor de apresentações muito utilizado quando for preciso fazer a exibição de trabalhos, projetos, aulas e afins em slides coloridos e

Leia mais

RESPOSTAS DAS QUESTÕES ANULADAS OU COM MUDANÇA DE GABARITO

RESPOSTAS DAS QUESTÕES ANULADAS OU COM MUDANÇA DE GABARITO RESPOSTAS DAS QUESTÕES ANULADAS OU COM MUDANÇA DE GABARITO CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO - PROVA DE MATEMÁTICA: Questão 23: Não ficou explícito, no comando da questão O número de possibilidades de

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 IMPRIMINDO PLANILHAS E GRÁFICOS Até este ponto, você viu como introduzir dados e criar formulas, formatar texto e criar gráficos. Agora você vai apresentar os dados ou

Leia mais

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO MICROSOFT EXCEL AVANÇADO SE Retorna um valor se teste_lógico avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e fórmulas e para

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Formador: Carlos Maia

Formador: Carlos Maia Formador: Carlos Maia Iniciar o MS Excel MS Excel - Introdução 1 Ajuda Se ainda não estiver visível a ajuda do Excel do lado direito do ecrã, basta clicar sobre Ajuda do Microsoft Excel no menu Ajuda,

Leia mais

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS 2. ENTRADA DE DADOS Os dados digitados em uma célula são divididos em duas categorias principais: constantes ou fórmulas. Um valor constante é um dado digitado diretamente na célula e que não é alterado.

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Aula 8 POWER POINT. Patrícia Soares de Lima. META Aprender a utilizar o Power Point como ferramenta pedagógica nas aulas de Química.

Aula 8 POWER POINT. Patrícia Soares de Lima. META Aprender a utilizar o Power Point como ferramenta pedagógica nas aulas de Química. Aula 8 POWER POINT META Aprender a utilizar o Power Point como ferramenta pedagógica nas aulas de Química. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Discutir, de forma breve, a utilização deste software

Leia mais

PASTA DE TRABALHO é o nome que se dá a cada arquivo criado no Excel

PASTA DE TRABALHO é o nome que se dá a cada arquivo criado no Excel 1. Início Introdução ao Excel Para se trabalhar com a planilha eletrônica Excel é muito fácil, basta que o programa O Microsoft Excel é um programa de planilha eletrônica que permite ao usuário realizar

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Microsoft Excel XP. Módulo I I

Microsoft Excel XP. Módulo I I FUNCICI MG ESCOLA TÉCNICA DE FORMAÇÃO GERENCIAL DE CONTAGEM CURSO TÉCNICO AMBIENTAL E DE SEGURANÇA APOSTILA: Microsoft Excel XP Módulo I I Elaborada por: Walter Santos 2006 1 S U M Á R I O 1. Introdução:...

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

.Sumário. Capítulo I Visão geral do OpenOffice Calc

.Sumário. Capítulo I Visão geral do OpenOffice Calc .Sumário Capítulo I Visão geral do OpenOffice Calc 1 Iniciando o OpenOffice Calc 2 A tela do OpenOffice Calc 3 As Barras que aparecem na tela do OpenOffice Calc A Barra de Hiperlinks A Barra de Objetos

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL 1 o º ciclo Índice ABRIR O WORD..2 E AGORA VAMOS À ESCRITA....4 TIPO DE LETRA.. 5 IMAGENS E GRAFISMOS...5 GUARDAR UM DOCUMENTO...6 IMPRIMIR UM DOCUMENTO...7 SAIR DO DOCUMENTO E DO WORD. 8 TUTORIAL O que

Leia mais

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO Atualização 01/10/2001 2 Objetivo Este treinamento é dirigido a pessoas que desejam aprender como aplicar e criar estilos; criar e formatar tabelas; adicionar formatações

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

Para criar uma nova apresentação: 1.Escolha a opção Apresentação em Branco Clique no botão Ok

Para criar uma nova apresentação: 1.Escolha a opção Apresentação em Branco Clique no botão Ok Microsoft P ow erp oint Apresentação Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um data

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas.

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas. LINUX EDUCACIONAL -Assinale a alternativa correta. 1. Para criar uma pasta devemos: Clicar no menu Exibir-Modo de Exibição Clicar com o botão direito onde gostaríamos de criá-la e em seguida Criar Novo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

OFICINA DE POWER POINT

OFICINA DE POWER POINT OFICINA DE POWER POINT Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas Formatação Barra de Menus Modos de Visualização Painéis de Tarefas Barra de Ferramentas Desenho Profª. Maria Adelina Raupp Sganzerla

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE Luanna Azevedo Cruz Polyana Ribas Bernardes 2015 2015 1. INTRODUÇÃO Para utilizar as funcionalidades acesse o Moodle: http://moodle.ead.ufvjm.edu.br/ e clique

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 4 Fazendo Gráficos de Seus Dados Uma planilha calcula e apresenta as diferenças e semelhanças entre os números e suas modificações ao longo do tempo. Mas os dados em si não

Leia mais

Sumário - Power Point

Sumário - Power Point Power Point Sumário - Power Point 1. INICIANDO O POWERPOINT... 116 2. APRESENTAÇÃO DA JANELA DO POWERPOINT... 117 3. CONCEITOS BÁSICOS DO POWERPOINT... 118 4. INICIANDO UMA APRESENTAÇÃO... 118 4.1 Autolayouts

Leia mais

Prática 1 - Microsoft Excel

Prática 1 - Microsoft Excel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 1 - Microsoft Excel Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

16. O PRIMEIRO CARRO. O custo real de um carro financiado. Guia do Professor

16. O PRIMEIRO CARRO. O custo real de um carro financiado. Guia do Professor ENSINO MÉDIO 16. O PRIMEIRO CARRO O custo real de um carro financiado SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT EXCEL 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER Guia do Professor RESUMO Esta atividade vai ensinar

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 07 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Definição de Planilha Eletrônica

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 07 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Definição de Planilha Eletrônica PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 07 1. OBJETIVO Apresentar a planilha eletrônica MS-Excel e algumas de suas operações básicas, incluindo inserção de fórmulas, utilização de funções da planilha e a criação

Leia mais

Como produzir um texto no computador.

Como produzir um texto no computador. Como produzir um texto no computador. Antes de aprender como produzir um texto no computador e algumas das funcionalidades básicas que o processador de texto oferece, deve ler os seguintes tutoriais: Conhecer

Leia mais

Prof Rafael Guem Murakami

Prof Rafael Guem Murakami Prof Rafael Guem Murakami São Paulo 2006 Sumário: Definição:... 4 Barra de Formatação:... 4 Configuração de página:... 5 Bordas e Sombreamento:... 6 Índices:... 8 Inserindo Figuras:... 12 Word-Art:...

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica 2 ÍNDICE 1 Introdução à Informática... 3 1. O Computador... 3 Teclado... 3 Mouse... 5 Monitor...

Leia mais

Instruções para a atividade

Instruções para a atividade 1/13 Instruções para a atividade 1. Orientações gerais. Leia atentamente: a. Esta é uma atividade contínua, baseada nos recursos do MS Excel. Foi idealizada para que a ferramenta em questão possa ter seus

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri SUMÁRIO 1. MICROSOFT WORD 2010.... 3 1.1 INICIANDO O WORD 2010.... 3 2. Pagina Inicial.... 6 2.1 Aba arquivo...

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04 Fazendo Gráficos de Seus Dados Uma planilha calcula e apresenta as diferenças e semelhanças entre os números e suas modificações ao longo do tempo. Mas os dados em si não

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Implantação do sistema Condominium

Implantação do sistema Condominium Implantação do sistema Condominium Nesse manual iremos acompanhar o passo a passo para a implantação do sistema, portanto iremos pular algumas telas do cadastro, que deverão ser preenchidas após a implantação

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1...3 Introdução... 3 Formatações de tabela... 4 Função HOJE... 6 Função SE... 6 Exercícios... 7 Exercício de Fixação...

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 DESENVOLVEDOR JORGE ALDRUEI FUNARI ALVES 1 Sistema de ordem de serviço HMV Apresentação HMV/OS 4.0 O sistema HMV/OS foi desenvolvido por Comtrate

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Esta prova de informática é composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha seguindo o molde adotado pela UnB/CESPE. O tempo para a realização deste

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

BrOffice.Org Calc 3.2 Prof. Wagner Bugs 3.2

BrOffice.Org Calc 3.2 Prof. Wagner Bugs 3.2 BrOffice.Org Calc 3.2 Prof. Wagner Bugs 3.2 Conteúdo Conhecimentos gerais (teoria)...2 Início (começando a entender)...2 Cálculos iniciais:...3 Cálculo com porcentagem...3 Funções:...3 Referências...7

Leia mais

A p o s t i l a M i c r o s o f t A c c e s s 97

A p o s t i l a M i c r o s o f t A c c e s s 97 A p o s t i l a M i c r o s o f t A c c e s s 97 Índice a) Access 97 b) Iniciando o Access c) Passo- a- passo d) Tabelas e) Exercício f) Consultas g) Passo- a- passo h) Formulários i) Passo- a- passo j)

Leia mais