PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL"

Transcrição

1 PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL 31/12/2013 HOSPITAL ESTADUAL GETÚLIO VARGAS V Relatório de gestão dos serviços assistenciais da Unidade de Terapia Intensiva, Ortopedia/Traumatologia, Anestesiologia e Neurocirurgia do Hospital Estadual Getúlio Vargas no Estado do Rio de Janeiro, pela entidade de direito privado sem fins lucrativos, qualificada como organização social.

2 R E L A T Ó R I O D E G E S T Ã O D O E X E R C Í C I O D E CONTRATANTE: SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE DO RIO DE JANEIRO GOVERNADOR: SÉRGIO DE OLIVEIRA CABRAL SANTOS FILHO SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE: SÉRGIO LUIZ CÔRTES DA SILVEIRA CONTRATADA: PRÓ SAUDE ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HOSPITALAR ENTIDADE GERENCIADA: HOSPITAL ESTADUAL GETÚLIO VARGAS CNPJ: / ENDEREÇO: AV. LOBO JUNIOR Nº 2293 RIO JANEIRO/RJ RESPONSÁVEIS PELA ORGANIZAÇÃO SOCIAL: ADM. MIGUEL PAULO DUARTE NETO P R E S T A Ç Ã O D E C O N T A S O R D I N Á R I A M E N S A L RIO DE JANEIRO, DEZEMBRO/2013 Relatório de gestão dos serviços assistenciais da Unidade de Terapia Intensiva, Anestesiologia, Ortopedia/Traumatologia e Neurologia do Hospital Estadual Getúlio Vargas no Estado do Rio de Janeiro, pela entidade de direito privado sem fins lucrativos, qualificada como organização social.

3 1-INTRODUÇÃO A PRÓ-SAÚDE - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade sem fins lucrativos, denominada como Organização Social vem através deste, demonstrar o resultado de Fevereiro de 2013, referente ao Contrato de Gestão nº 11/2012 celebrado junto a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, tendo como por objeto operacionalizar a gestão dos serviços de saúde nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Estadual Getúlio Vargas e Contrato de Gestão nº 007/2013 para gestão dos serviços de Anestesiologia, Neurocirurgia e Ortopedia/Traumatologia do Hospital Estadual Getúlio Vargas. A PRÓ-SAÚDE busca o atendimento do objetivo de ampliar, modernizar e qualificar a capacidade instalada de leitos de UTI no Hospital Getúlio Vargas, elevando a oferta de leitos, ofertando serviços de qualidade e assegurando aos usuários uma assistência em caráter contínuo e resolutivo. Com foco na RDC nº 7 de 24 de fevereiro de 2010, cujo objetivo é de estabelecer padrões mínimos para o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva, visando à redução de riscos aos pacientes, visitantes, profissionais e meio ambiente, a PRÓ-SAÚDE vem atuando na valorização de seus profissionais, qualificando o atendimento aos usuários e assegurando o atendimento humanizado aos usuários e seus familiares. Este relatório vem demonstrar as atividades desenvolvidas no mês de dezembro, no processo de estruturação, organização e gestão dos recursos necessários para o cumprimento dos objetivos propostos no Contrato de Gestão, de forma a prestar contas dos recursos utilizados com o gerenciamento e a assistência integral e interdisciplinar aos pacientes críticos adultos, buscando o aperfeiçoamento do uso dos recursos públicos.

4 2-CONSIDERAÇÕES INICIAIS Conforme previsto no contrato de gestão, a partir do dia 1º de fevereiro de a Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar assumiu a gestão dos serviços assistenciais da UTI Adulto do Hospital Estadual Getúlio Vargas no Estado do Rio de Janeiro. Unidade com 24 leitos, para internação de pacientes críticos (UTI Adulto 2). No dia 06 de fevereiro a Pró Saúde assumiu os serviços de Anestesiologia e Neurologia e no dia 07 de fevereiro, realizou a abertura de 13 leitos de UTI no serviço denominado UTI - Adulto 1. Durante o ano de 2013, os processos foram sedimentados, a assistência ao usuário foi qlalificada, com ênfase nas Unidades de Terapia Intensiva, onde após inúmeras ações implantadas, as metas de taxas de infecção foram atingidas e tem sem mantido dentro das metas propostas. Protocolos assistenciais foram implantados na enfermagem e toda a equipe multiprofissional, os pacientes foram plenamente atendidos nas demandas por medicamentos e materiais. Nossa satisfação ao terminarmos o ano de 2013 com a certeza que muito contribuimos para a qualidade do atendimento prestado aos usuários do Hospital Estadual Getúlio Vargas.

5 3-ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Desde o início da Gestão da Pró Saúde no HEGV, vimos sinalizando para a questão de área física disponibilizada para exercermos nossas atividades, apesar de haver sido negociado uma área com a SES no início do contrato, no mês de fevereiro, a mesma não foi disponibilizada. Com o aumento de colaboradores, o problema de área física ficou agravado, ou seja, a área destinada para a instalação da estrutura administrativa e serviços de apoio é insuficiente para atender a necessidade de implantação de todo serviço, e principalmente, atender as exigências da RDC-50. O local destinado ao almoxarifado, e ainda não repassado, influencia a acomodação das áreas e equipes, bem como a estocagem de forma adequada de materiais que serão utilizados em curto período de tempo (2 dias), como exemplo soros e soluções de grandes volumes, cujo consumo é alto..

6 4 -METAS QUANTITATIVAS UTI Em conformidade com a Lei de 19 de setembro de 2011, que dispôs sobre a qualificação das Organizações Sociais e definiu, entre outras, as regras de acompanhamento, avaliação e fiscalização dos contratos de gestão, apresenta-se a seguir um descritivo qualitativo e quantitativo das atividades desempenhadas no Hospital Estadual Getúlio Vargas pela Pró Saúde. Abaixo demonstramos os resultados e considerações observados no mês de dezembro de PRODUÇÃO ASSISTENCIAL HOSPITALAR LEITOS META SAÍDOS/MES FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO UTI ADULTO PRODUÇÃO ASSISTENCIAL HOSPITALAR LEITOS META SAÍDOS/MES AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO UTI ADULTO Fonte dados: sistema Epimed META SAÍDOS Nº SAÍDOS FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Verifica-se o cumprimento na sua integralidade das metas quantitativas para o mês de dezembro, onde a meta para a UTI Adulto foi ultrapassada em 92%.

7 5 -METAS QUALITATIVAS UTI TAXA DE MORTALIDADE META FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO UTI ADULTO < OU = 1,5 35% 48% 52% 2,20 1,30 1,11 TAXA DE MORTALIDADE META AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO UTI ADULTO < OU = 1,0 1,25 1,13 0,99 0,91 0,78 Fonte dados: sistema Epimed 2,5 2 1,5 1 META TX MORTALIDADE TX MORTALIDADE 0,5 0 MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Desde o início das medições da taxa de mortalidade por escore ajustado, verificamos uma tendência de redução dos valores apresentados para este indicador. Passamos por período de adequação e adesão a padrões de tratamento implantados com necessidade de aderência as intervenções clínica de qualidade, levando a gradual e progressiva redução da mortalidade como análise evolutiva dos nossos indicadores. Apesar do esforço demandado, outros fatores influentes ainda persistem em nossa UTI, quais sejam: APACHE elevado, incidência elevada de Traqueostomias e episódios de re-intubação (insucesso de extubação), assim como o tempo prolongado de Ventilação Mecânica. Todos esses fatores influenciam diretamente na mortalidade.

8 No mês de dezembro, verifica-se o pleno atendimento da meta Taxa de Mortalidade. TEMPO DE PERMANÊNCIA META FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO UTI ADULTO < OU = 14 dd 10 7,3 8,8 7,61 10,22 10,64 TEMPO DE PERMANÊNCIA META AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO UTI ADULTO < OU = 12 dd 9,73 9,99 8,93 10,01 7,63 Fonte dados: sistema Epimed META TEMPO PERM TEMPO DE PERMANENCIA 2 0 FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ A meta com relação ao tempo de permanência vem sendo cumprida desde o início de sua mensuração, onde os valores apresentados para o tempo de permanência apresentam-se inferiores a 14 dias nos primeiros 6 meses do contrato, e abaixo de 12 dias a partir do mês de agosto (sétimo mês do contrato). A falta de leitos disponíveis nas unidades de internação continua sendo o fator determinante para o valor apresentado como tempo de permanência, apesar dos mesmos estarem dentro da meta mensal. TAXA DE REINTERNAÇÃO EM 24 HORAS META FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO UTI ADULTO < 20% 0 0,70%

9 FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TAXA DE REINTERNAÇÃO EM 24 HORAS META AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO UTI ADULTO < 10% ,90% 0,68% Fonte dados: sistema Epimed 25% 20% 15% 10% META TX REINT 24 HORAS TX DE REINT 24 HORAS 5% 0% Meta de percentual de reinternação em 24 horas vem sendo cumprida desde o início da mensuração do indicador. DENSIDADE DE INCIDÊNCIA DE PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILIAÇÃO MECÂNICA META MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO UTI ADULTO < 15% 17,21% 12,52% 13,18% 11,09% 7,50% DENSIDADE DE INCIDÊNCIA DE PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILIAÇÃO MECÂNICA META AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO UTI ADULTO < 12% 11,3% 0 5,04% 3,76% 3,90% Fonte dados: sistema Epimed

10 20% 18% 16% 14% 12% 10% META PAV % 8% PAV % 6% 4% 2% 0% MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Meta plenamente atingida no mês de dezembro, onde ocorreram 2 eventos de PAVM, com uma taxa de utilização de VM de 45,56%. DENSIDADE DE INC.DE INF. PRIMÁRIA DA CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADA AO ACESSO VASCULAR CENTRAL META MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO UTI ADULTO < 2% 8,69% 2,22% DENSIDADE DE INC.DE INF. PRIMÁRIA DA CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADA AO ACESSO VASCULAR CENTRAL META AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO UTI ADULTO ZERO 6,58% 1,14% 3,62% 0 0 Fonte dados: sistema Epimed

11 10% 9% 8% 7% 6% 5% META IPCS % 4% IPCS % 3% 2% 1% 0% MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Em dezembro, a taxa de utilização de CVC foi de 67,50%. DENSIDADE DE INC.DE INF. DO TRATO URINÁRIO RELACIONADA A CATETER VESICAL META MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO UTI ADULTO < 2% 5,27% 3,15% 1,39% 0 0 DENSIDADE DE INC.DE INF. DO TRATO URINÁRIO RELACIONADA A CATETER VESICAL META AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO UTI ADULTO < 1% 2,05% 1,19% % Fonte dados: sistema Epimed 5% 4% 3% 2% META ITU % ITU % 1% 0% MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

12 No mês de dezembro, verifica-se o cumprimento da meta com zero eventos e uma taxa de utilização de CV de 44,14%. 6 -METAS QUANTITATIVAS ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA, NEUROCIRURGIA E ANESTESIOLOGIA. PRODUÇÃO HOSPITALAR MÊS 4 AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO CIRURGIAS ORTOPÉDICAS NEUROCIRURGIAS Fonte dados: estatística centro cirúrgico GRÁFICO DAS CIRURGIAS ORTOPÉDICAS: SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO GRÁFICO DAS CIRURGIAS NEUROLÓGICAS:

13 META REALIZADAS SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO Mês 1: A Produção Hospitalar não será objeto de cobrança de meta, por ser correspondente á fase de implantação do Contrato de Gestão. No mês 2 (setembro), a meta para cirurgias ortopédicas era de 230 cirurgias e neurocirurgias, 46. No mês 3 (outubro), a meta para cirurgias ortopédicas era de 240 cirurgias e neurocirurgias, 52. Dentre os inúmeros fatores que contribuem para o não atendimento das metas de neurocirurgias, podemos destacar: 1º) Número reduzido de neurocirurgiões devido a ocorrência de pedidos de demissão de neurocirurgiões relacionados a reclamações quanto a algumas condições de trabalho, que serão corrigidas na dependência da oferta de mão-de-obra, considerando a oferta de trabalho e escassez de neurocirurgiões dispostos a trabalhar em regime de Emergência no RJ; 2º) Dificuldades para contratação de neurocirurgiões, sendo utilizadas várias formas de captação. 3º) Leitos ocupados com pacientes internado sem mais indicação de tratamentos neurocirúrgicos e com necessidade de acompanhamento médico de suporte em outras especialidades, impossibilitando a utilização destes leitos conforme a necessidade do serviço. 4º) Falta de agilidade no encaminhamento pela Regulação dos pacientes que são direcionados para avaliação e aceitos, chegando muitas vezes pela demora, sem possibilidade e em fase tardia da patologia o que piora em muito o prognóstico

14 independente da intervenção. Esta falta de agilidade impede o maior desenvolvimento do plantão, pois o profissional fica aguardando pacientes supostamente graves, além dos pacientes oriundos da porta de entrada do HEGV, sem poder atender outros pedidos direcionados ao NIR. Este mesmo problema faz com que cirurgias emergenciais sejam realizadas pela rotina, mantendo o número de cirurgias constante e impedindo que o profissional aceite novos pacientes potencialmente cirúrgicos reduzindo o número global de cirurgias; 5º) Dificuldades em realizar marcações de alguns exames específicos que precisam ser regulados pelo NIR fora da instituição, tais como: ressonância magnética e arteriografia, onde sua demora prorroga em muito a avaliação do paciente, a conduta médica e consequentemente, sua alta; 6º) Cancelamento de cirurgias por falta de sangue. 7 -METAS QUALITATIVAS ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA, NEUROCIRURGIA E ANESTESIOLOGIA. TEMPO DE INTERNAÇÃO E RESOLUÇÃO CIRÚR. DE CASOS ORTOPÉDICOS E TRAUMAT. DE URGÊNCIA, EXCETO FRATURAS EXPOSTAS MENOR 48 HORAS META AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO CIRURGIAS ORTOPÉDICAS 100% 87% 98% 95,6% 91% 100% Fonte de dados: relatório de cirurgias ortopédicas- centro cirúrgico

15 105% 100% 95% 90% META RESOLUÇÃO % RESOLUÇÃO URGENCIA 85% 80% AGO SET OUT NOV DEZ Neste mês, 75 cirurgias foram classificadas pelo centro cirúrgico como emergência. O critério utilizado para classificação das cirurgias é seguindo a orientações não formalizadas, segundo informações dos colaboradores que as mesmas foram emitidas por Diretor que hoje não mais se encontra no HEGV, mas cujas orientações continuam sendo seguidas. Assim, o mapa cirúrgico após ser emitido, toda cirurgia que for incluída entra como emergência, mesmo que isto não caracterize o procedimento. A utilização desta forma de classificação não demonstra a realidade e trás prejuízos para o atingimento da meta acima, pois não podemos alterar os critérios utilizados sem autorização dos gestores do hospital. TAXA DE SUSPENSÃO DE CIRURGIAS META AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO CIRURGIAS ORTOPÉDICAS NEUROCIRURGIA MENOR 10% MENOR 10% 22% 25,5% 19% 11% 12% 25% 38% 22% 26% 19% Fonte de dados: relatório de suspensão de cirurgias- centro cirúrgico Em dezembro, foram suspensas 7 neurocirurgias e 28 cirurgias ortopédicas.

16 GRÁFICO DA TAXA DE SUSPENSÃO DE CIRURGIAS ORTOPÉDICAS META( MENOR OU IGUAL DIAS) TEMPO PERMANENCIA 0 GRÁFICO DA TAXA DE SUSPENSÃO DE NEUROCIRURGIAS META( MENOR OU IGUAL DIAS) TEMPO PERMANENCIA 0 TAXA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS META AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA MAIOR OU IGUAL A 90% NÃO MEDIDO NÃO MEDIDO 93,70% 96,17% 97,35%

17 NEUROCIRURGIA MAIOR OU IGUAL A 90 NÃO MEDIDO NÃO MEDIDO 95% 95% 97,78% Fonte de dados: relatório de Pesquisa de Satisfação do Usuário- SAL GRÁFICO TAXA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DA ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA META( MENOR OU IGUAL DIAS) TEMPO PERMANENCIA 2 0 OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO GRÁFICO DA TAXA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DA NEUROCIRURGIA META( MENOR OU IGUAL DIAS) TEMPO PERMANENCIA 2 0 OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

18 TEMPO MÉDIO DE PERMANÊNCIA META AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA NEUROCIRURGIA INFERIOR A 10 DIAS INFERIOR A 10 DIAS 6,43 6,52 6,56 5,18 6,72 13,05 15,26 15,41 11,51 15,45 Fonte de dados: relatório Estatística Mensal- Clínica, sistema Klinicos GRÁFICO DO TEMPO DE MÉDIO DE PERMANÊNCIA NA ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA META( MENOR OU IGUAL DIAS) TEMPO PERMANENCIA 0 GRÁFICO DO TEMPO DE MÉDIO DE PERMANÊNCIA NA NEUROCIRURGIA META( MENOR OU IGUAL DIAS) TEMPO PERMANENCIA

19 8- OUTROS INDICADORES QUALITATIVOS NÃO PREVISTOS COMO METAS CONTRATUAIS (UTI). MÉDIA PACIENTE/DIA LEITOS FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO UTI ADULTO 37 30,4 32,8 34,9 35, ,2 MÉDIA PACIENTE/DIA LEITOS AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO UTI ADULTO 37 35,5 34, ,7 36,4 Fonte: sistema Epimed TAXA DE OCUPAÇÃO LEITOS FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO UTI ADULTO 37 82% 88,7% 94,3% 95,5% 95 % 95,5% TAXA DE OCUPAÇÃO LEITOS AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO UTI ADULTO 37 96,0% 96,49% 97,30% 99,19% 98,43% Fonte: sistema Epimed NÚMERO DE INTERNAÇÕES LEITOS FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO UTI ADULTO NÚMERO DE INTERNAÇÕES LEITOS AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO UTI ADULTO Fonte: sistema Epimed

20 9- ANESTESIOLOGIA NÚMERO DE ANESTESIAS MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO URGÊNCIA ELETIVA TOTAL NÚMERO DE ANESTESIAS AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO URGÊNCIA ELETIVA TOTAL Fonte: relatório estatística do movimento de anestesia- centro cirúrgico ANESTESIAS POR TIPO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO GERAL RAQUIDIANA PERIDURAL LOCAL LOCAL + SEDAÇÃO GERAL + RAQUIDIANA GERAL + PERIDURAL RAQUI + PERIDURAL B.P.BRAQUIAL + RAQUI B.P. BRAQUIAL B.P. BRAQUIAL + GERAL BLOQ.NERV. PERIFÉRICO SEDAÇÃO TOTAL

21 ANESTESIAS POR TIPO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO GERAL RAQUIDIANA PERIDURAL LOCAL LOCAL + SEDAÇÃO GERAL + RAQUIDIANA GERAL + PERIDURAL RAQUI + PERIDURAL B.P.BRAQUIAL + RAQUI B.P. BRAQUIAL B.P. BRAQUIAL + GERAL BLOQ.NERV. PERIFÉRICO SEDAÇÃO TOTAL Fonte: relatório estatística do movimento de anestesia- centro cirúrgico 10- NEUROLOGIA SERVIÇO DE NEUROLOGIA/NEUROCIRURGIA MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO ATENDIMENTOS EMERGÊNCIA PARECERES PACIENTES INTERNADOS VISITAS PACIENTES INTERNADOS CASOS POLICIAIS CIRURGIAS DE URGÊNCIA CIRURGIAS ELETIVAS

22 SERVIÇO DE NEUROLOGIA AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO ATENDIMENTOS EMERGÊNCIA PARECERES PACIENTES INTERNADOS VISITAS PACIENTES INTERNADOS CASOS POLICIAIS Fonte: relatório estatístico serviço de neurocirurgia 11- AMBULATÓRIO DE NEUROCIRURGIA E ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA AMBULATÓRIO DE ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA DEZEMBRO PRIMEIRA CONSULTA 80 RETORNO 581 ALTA 78 FALTA 197 CURATIVO 319 RETIRADA DE PONTO 142 RETIRADA DE FIO 39 IMOBILIZAÇÃO 192 AMBULATÓRIO DE NEUROCIRURGIA DEZEMBRO PRIMEIRA CONSULTA 18 RETORNO 53 ALTA 9 FALTA 9 CURATIVO 9 RETIRADA DE PONTO 8

23 12- EMERGÊNCIA DE ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA ATENDIMENTOS EMERGÊNCIA ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA DEZEMBRO ATENDIMENTOS EMERGÊNCIA 3336 INTERNAÇÕES 262 MOBILIZAÇÕES 1313 CURATIVOS CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS NÚMERO DE CAPTAÇÕES MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO RIM FÍGADO CÓRNEA OSSOS TOTAL NÚMERO DE CAPTAÇÕES AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO RIM zero FÍGADO zero CÓRNEA zero OSSOS zero TOTAL zero A equipe multiprofissional está engajada no sentido de possibilitar e incrementar a captação de órgãos em pacientes com morte encefálica, internados nas Unidades de Terapia Intensiva. Uma das grandes dificuldades encontradas é o consentimento das famílias e autorização para a realização da captação.

24 14- EXAMES SOLICITADOS EXAMES SOLICITADOS PARA PACIENTES INTERNADOS NAS UTIs, NEUROCIRURGIA, ORTOPEDIA ABRIL MAIO JUNHO JULHO ELETROCARDIOGRAMA ECOCARDIOGRAMA RAIOS X ANATOMIA PATOLÓGICA ANÁLISES CLÍNICAS TOMOGRAFIAS EXAMES SOLICITADOS PARA PACIENTES INTERNADOS NAS UTIs, NEUROCIRURGIA, ORTOPEDIA AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO ELETROCARDIOGRAMA ECOCARDIOGRAMA RAIOS X ANATOMIA PATOLÓGICA ANÁLISES CLÍNICAS TOMOGRAFIAS O aumento do número de exames realizados deve-se a neurocirurgia e ortopedia. A estatística do exames solicitados para as Unidades de Terapia Intensiva, Neurocirurgia, Ortopedia/Traumatologia, são fornecidos pelos respectivos setores do hospital, sendo que até o fechamento deste relatório não recebemos as informações pertinentes. 15- EQUIPE MULTIPROFISSIONAL ENFERMAGEM Atividades desenvolvidas pela Enfermagem no mês de dezembro de 2013:

25 Realizado construção da escala mensal dos colaboradores de enfermagem da UTI 01, UTI 02, Centro Cirúrgico/Neurocirurgia/Ortopedia, Unidade de Internação da Neurocirurgia, Unidade de internação da Ortopedia, Ambulatório e Emergência Ortopédica. Realizado construção e revisão das instruções de trabalho da Enfermagem; Realizado reunião com os Coordenadores de Enfermagem da UTI, CC, UI Neurocirurgia, UI Ortopedia e Emergência Neurocirurgia e Ortopedia abordando assuntos relevantes, apresentando os indicadores assistências, propondo pontos de melhorais e ações para correção dos mesmos. Participação da Gerência de Enfermagem na elaboração do layout do posto de enfermagem da UI Neurocirurgia seguindo o padrão físico já existente com a Resolução RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002 que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Realizado treinamento e capacitação da equipe de enfermagem abordando os seguintes temas: - Segurança do Paciente Cirurgia Segura - Montagem da caixa de fixador externo da ortopedia - Montagem da caixa de pequenos fragmentos da ortopedia - Reciclagem das Técnicas de Lavagens das Mãos Indicadores Assistenciais das Unidades de Terapia Intensiva INDICADORES - 37 LEITOS DEZ 2013 % QUEDA DE PACIENTE 0 0 ÚLCERA POR PRESSÃO 3 1,6 FLEBITE EM ACESSO PERIFÉRICO 3 1,6 PERDA DE SONDA NASOENTÉRICA 21 11,4 PERDA DE PIC 0 0

26 PERDA DE CVC 3 1,6 EXTUBAÇÃO NÃO PLANEJADA 9 5 *total de 184 pacientes. SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE PACIENTES Sistema de Classificação de Pacientes / Mês DEZEMBRO UI Neurocirurgia (24 leitos) TOTAL % Cuidados Minímos Cuidados Intermediários Cuidados Semi-Intensivo Cuidados Intensivos 33 6 TOTAL Sistema de Classificação de Pacientes / Mês DEZEMBRO UI Ortopedia (51 leitos) TOTAL % Cuidados Minímos Cuidados Intermediários Cuidados Semi-Intensivo Cuidados Intensivos 2 1 TOTAL Sistema de Classificação de Pacientes / Mês DEZEMBRO UTI - (37 leitos) TOTAL % Cuidados Minímos 5 1

27 Cuidados Intermediários 70 6 Cuidados Semi-Intensivo Cuidados Intensivos TOTAL URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ORTOPÉDICA Período: Dez/2013 URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ORTOPÉDICA Internações Imobilizações Curativos TOTAL % 39% 3% URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ORTOPÉDICA AMBULATÓRIO Período: ORTOPEDIA

28 Dez/2013 Primeira Consulta Retorno Alta Falta Curativo Retirada de ponto Retirada de fio Imobilização TOTAL % ORTOPEDIA a31 dedezembro de 2013 Período: Dez/2013 Primeira Consulta NEUROCIRURGIA Retorno Alta Falta Curativo Retirada de ponto TOTAL 106 %

29 NEUROCIRURGIA Primeira Consulta Retorno Alta Falta Curativo Retirada de ponto 01 a 31 de Dezembro de NUTRIÇÃO Consumo de dietas enterais 1. Consumo de dietas enterais em litros por setor No mês de dezembro foram consumidos 785 litros de dietas enterais, com média de 25,32 litros/dia. Sendo distribuídos da seguinte forma: _ Unidades de Terapia Intensiva: 637 litros; _ Unidade de Internação Ortopedia e Traumatologia: 15 litros; _ Unidade de Internação Neurocirurgia: 133 litros. 2. Consumo de refeições pelos pacientes Foram servidas 1314 refeições aos pacientes, conforme tabela abaixo: TABELA 1. CONSUMO DE REFEIÇÕES OUTUBRO 13 Refeição Desjejum Colação Almoço Merenda Jantar Ceia N B P

30 LP L TOTAL N=normal; B = branda; P= pastosa; LP= semi-líquida; L= líquida. 3. Indicadores De Qualidade De Terapia Nutricional FREQUÊNCIA DE APORTE PROTÉICO PLENO EM PACIENTES EM TNE UTI 2 =46 % / UTI 1 =67% FREQUÊNCIA DE APORTE CALÓRICO PLENO EM PACIENTES EM TNE UTI 2 = 46% / UTI 1 = 50% FREQUÊNCIA DE VOLUME DE INFUSÃO SUPERIOR A 70% DO VOLUME PRESCRITO UTI 2 = 70% / UTI 1 = 84% MÉDIA DIÁRIA DE INFUSÓES DE NUTRIÇÃO ENTERAL 19 PERCENTUAL MÉDIO DIÁRIO DE VOLUME DE NUTRIÇÃO ENTERAL INFUNDIDO 78% MÉDIA DE ATENDIMENTO NUTRICIONAL POR DIA 36 MÉDIA DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL POR DIA 34 TNE = Terapia Nutricional Enteral. 53% 47% 74% Realizado Reunião Científica Cálculo de Nutrientes na Nutrição Parenteral FONOAUDIOLOGIA Durante o mês de dezembro 46 pacientes foram acompanhados nas Unidades de Terapia Intensiva, realizados 181 atendimentos e um total de 373 procedimentos. Dentre esses procedimentos 14,5% foram de exercícios (oromiofaciais, hiolaríngeos e de coordenação respiração x deglutição), 23,3% foram avaliações, 9,1% foram de monitoramento assistido

31 da alimentação por via oral, 10,7% foram de estimulação sensório motora oral, 16,4% foram de treino de deglutição, 3,5% foram para treino de desinsuflação do cuff, 3,2% treino para oclusão da traqueostomia e 0,3% foram Blue Dye Test (Teste utilizado para avaliar a deglutição de saliva em pacientes traqueostomizados), 9,1% de orientações á equipe, 3,8% de check list de disfagia, entre outros. Podemos constatar que a maioria dos pacientes atendidos pelo serviço de fonoaudiologia apresentava alterações neurológicas, seguido por alterações cardiorespiratórias e outras alterações (como sepse, perfurações por arma de fogo, pós-operatório de artrodese cervical, politrauma e obstrução arterial). O perfil de idade dos pacientes acompanhados pela Fonoaudiologia no Serviço de Terapia Intensiva foi de 59,96 anos, sendo 23,9% dos pacientes apresentaram idade inferior a 40 anos, 17,4% entre 41 e 60 anos, 37% entre 61 e 80 anos, e 21,7% acima de 81 anos. Dos quarenta e seis pacientes que foram acompanhados pela Fonoadiologia da Unidade de Terapia Intensiva durante o mês de dezembro, 53,8% deles tiveram alta alimentando-se por via oral, 38,5% tiveram alta apenas com via alternativa de alimentação e 7,7% estavam com via alternativa de alimentação porém já iniciando em pararelo alimentação por via oral. Vinte e sete pacientes foram acompanhados pelo serviço de Fonoaudiologia na Neurocirurgia/Ortopedia. Dentre eles, 29,6% são da Ortopedia e 70,4% da Neurocirurgia. Houve predomínio dos acidentes vasculares encefálicos (AVE) com 22%, fratura em membro inferior com 19%, traumatismos cranioencefálicos (TCEs) com 19%, seguido de tumor cerebral com 15% e perfuração craniana por arma de fogo com 7% e outros com 19% (incluindo hematoma subdural, hemorragia subaracnoidea e clipagem de aneurisma) Ao logo do mês de dezembro foram realizados 115 atendimentos e um total de 255 procedimentos nos pacientes internados nas Unidades Neurocirurgia e Ortopedia/Traumatologia. Dentre esses procedimentos 24,3% foram de monitoramento assistido da alimentação por via oral, 28,2% foram avaliações, 3,1% foram de estimulação sensório motora oral, 25,1% de orientações à equipe/acompanhantes, 8,2% foram de treino de deglutição, 2% foram de exercícios (oromiofaciais, hiolaríngeos e de coordenação respiração x deglutição) e 1,6% de check list de disfagia. Dentre os paciente acompanhados pela Fonoaudiologia na Neurocirurgia e Ortopedia/Traumatologia no mês de dezembro, 84% tiveram alta hospitalar com alimentação por via oral exclusiva, 4,2% tiveram alta apenas com via alternativa de alimentação de longa permanência (gastrostomia) e 8,3% com via alternativa de alimentação de longa permanência (gastrostomia) e alimentação por via oral em paralelo, com consistência segura, com o objetivo de prazer oral PSICOLOGIA

32 UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA No mês de dezembro foram realizados 477 atendimentos. Dentre as demandas específicas: 1 adolescente, 10 dependentes químicos, 3 pacientes com transtorno mental, 2 pacientes com HIV, 1 caso de amputação, 1 caso de transtorno do estresse pós traumático, 5 casos de cuidados paliativos e 3 acompanhamentos em protocolo de morte encefálica. NEUROCIRUGIA No mês de dezembro foram realizados 229 atendimentos em pré e pós-operatório. Dentre as demandas específicas: 2 pacientes com transtorno mental, 1 caso de conflito familiar, 2 dependentes químicos, 2 adolescentes, 5 pacientes vítimas de violência, 9 casos de cuidados paliativos, 1 paciente com HIV e 5 atendimentos com estimulação de comunicação não verbal. Foi verificado que 6 pacientes apresentaram questões emocionais anteriores á internação e 30 pacientes apresentaram questões emocionais decorrentes da internação. ORTOPEDIA No mês de dezembro foram realizados 232 atendimentos em pré e pós-operatório. Dentre as demandas específicas: 4 pacientes vítimas de violência, 3 pacientes com transtorno mental, 3 casos de amputação, 1 tentativa de suicídio e 4 casos de ansiedade préoperatória. Foi verificado que 3 pacientes apresentaram questões emocionais anteriores á internação e 54 pacientes apresentaram questões emocionais decorrentes da internação. Neste mês, a equipe participou do treinamento em Transtorno do Estresse Pós Traumático SERVIÇO SOCIAL No mês de dezembro as famílias de 359 pacientes foram atendidas pelo Serviço Social referente as unidades de internação: 61 na Neurocirurgia, 185 na Ortopedia e 113 na UTI. Tais números entretanto não representam o número total de atendimentos realizados pela equipe de Serviço Social que, em todas as unidades de internação, dá continuidade ao atendimento aos pacientes e familiares ao longo do tempo de internação. Neste mês foram 1472 atendimentos divididos por 633 atendimentos na Neurocirurgia, onde existe uma grande procura pelos familiares sobre orientações trabalhistas e previdenciárias, além de outras dúvidas referentes a internação. Como esta unidade de internação comporta 24 leitos, é realizado um acompanhamento mais sistemático a essas famílias de forma a monitorarmos todos os aspectos relativos a vida social dos pacientes internados, o que caracteriza um ideal de atendimento do Serviço Social.

33 Esta configuração ideal já não é observada na Ortopedia/Traumatologia, onde o Serviço Social realizou 516 atendimentos, porém sem a possibilidade de fazer um acompanhamento mais sistemático das internações, devido a grande rotatividade e complexidade da unidade. Outros indicadores: Distribuídas 57 autorizações de acompanhante na Ortopedia/Traumatologia e 21 na Neurocirurgia. Realizadas 596 orientações e encaminhamentos: 237 na Ortopedia/Traumatologia, 223 na Neurocirurgia e 136 na UTI. A maioria das orientações e encaminhamentos são referentes á Previdência Social e situações trabalhistas. Realizadas 287 entrevistas: 166 na Ortopedia/Traumatologia, 75 na UTI e 46 na Neurocirurgia. Abertas 16 fichas sociais para acompanhamento sistemático para pacientes com demandas sociais latentes. Atendidos 28 pacientes vítimas de violência urbana FISIOTERAPIA Resumo das atividades desenvolvidas pela equipe de fisioterapia no mês de dezembro: _ UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA PRODUÇÃO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO ATENDIMENTO PACIENTE COM TRANSTORNO RESP. S/ COMPL. SISTÊMICA ATENDIMENTO PACIENTE COM TRANSTORNO RESP. C/ COMPL. SISTÊMICA ATENDIMENTO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO NAS DISFUNÇÕES MÚSC-ESQUELÉTICAS PRODUÇÃO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO ATENDIMENTO PACIENTE COM TRANSTORNO RESP. S/ COMPL. SISTÊMICA ATENDIMENTO PACIENTE COM TRANSTORNO RESP. C/ COMPL. SISTÊMICA ATENDIMENTO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO NAS

34 DISFUNÇÕES MÚSC-ESQUELÉTICAS TOTAL DE EXTUBAÇÕES PROGRAMADAS VENTILAÇÃO NÃO -INVASIVA REEXPANSÃO _ ENFERMARIAS DE NEUROCIRURGIA PRODUÇÃO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO ATENDIMENTO PACIENTE COM TRANSTORNO RESP. S/ COMPL. SISTÊMICA ATENDIMENTO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO NAS DISFUNÇÕES MÚSC-ESQUELÉTICAS CPAP/BIPAP ORIENTAÇÕES _ ENFERMARIAS DE ORTOPEDIA PRODUÇÃO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO ATENDIMENTO PACIENTE COM TRANSTORNO RESP. S/ COMPL. SISTÊMICA ATENDIMENTO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO NAS DISFUNÇÕES MÚSC-ESQUELÉTICAS CPAP/BIPAP ORIENTAÇÕES Realizado treinamento sobre os Procedimentos Operacionais: desmame, desmame difícil, ventilometria e manovacuometria.

35 15.7- NEP (NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE) PRODUÇÃO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO QUANTIDADE DE CURSOS REALIZADOS NÚMERO DE PARTICIPANTES TOTAL HORAS DE TREINAMENTO 130:00 130:00 34:00 241:00 576:00 PRODUÇÃO NOVEMBRO DEZEMBRO QUANTIDADE DE CURSOS REALIZADOS NÚMERO DE PARTICIPANTES TOTAL HORAS DE TREINAMENTO 627:00 475:30 No mês de outubro houve um engano na informação do número total de horas de treinamento, retificada no relatório de novembro SEGURANÇA DO TRABALHO Neste mês, ocorreram 2 acidentes de trabalho classificados como típicos. Sendo que um dos casos, a colaboradora sofreu queda devido ao chão estar molhado e não sinalizado. Com afastamento de 13 dias do trabalho. Foram distribuídos mouses pads ergonômicos para os colaboradores que trabalham a maior parte do tempo com computador, com forma de prevenção a LER. Realizado treinamento para os colaboradores Pró Saúde quanto aos procedimentos que devem ser seguidos em caso de acidentes de trabalho.

36 16- CONSIDERAÇÕES FINAIS Considerando-se os indicadores de desempenho para as Unidades de Terapia Intensiva apresentados no mês de dezembro, verifica-se que a meta quantitativa vem sendo cumprida desde o início do contrato, apresentando um valor médio mensal de saídos no ano de 2013 de 118 pacientes saídos, o que representa 53% acima da meta contratual. No mês de dezembro, a meta de saídos foi ultrapassada em 92%. Com relação as metas qualitativas, verifica-se também o atendimento das metas contratuais, enfatizando as taxas de infecção que mostraram-se com indicadores que evidenciam a qualidade da assistência prestada e a efetividade das ações implementadas para o controle das mesmas. Convém salientar a alta taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva, cujo valor no mês de dezembro foi de 98%, muito acima dos valores indicados pela literatura médica, que deve girar em torno de 85%, evidenciando novamente a efetividade do controle de infecções, mesmo em ambiente com uma taxa de ocupação próxima a 100%. A pesquisa de satisfação com os usuários/familiares nas Unidades de Terapia Intensiva, foi de 100%. Com relação as metas quantitativas para Ortopedia e Neurocirurgia, verifica-se que no mês de dezembro as mesmas não foram atendidas. Os motivos pelo não atendimento do número de neurocirurgias já foi comentado anteriormente, fatores que independem de ações internas, havendo uma dependência muito grande de fatores externos, pelos quais a Pró Saúde não possui qualquer gerenciamento.

37 Mesmo não havendo o atendimento na integralidade das metas qualitativas, verifica-se que a meta Satisfação do Usuário foi atendida, demonstrando os esforços que as equipes tem demandado no atendimento assistencial de qualidade aos usuários. Com o início do Contrato de Gestão dos serviços de ortopedia e traumatologia, neurologia e anestesiologia, aspectos já críticos como falta de espaço foram agravados, fato que vem impactando em não implementação de processos de qualidade dos serviços, principalmente no que se refere a estocagem de materiais e medicamentos.

PRESTAÇÃO DE CONTAS JANEIRO/2015 31/01/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO. Relatório de gestão dos serviços assistenciais

PRESTAÇÃO DE CONTAS JANEIRO/2015 31/01/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO. Relatório de gestão dos serviços assistenciais PRESTAÇÃO DE CONTAS JANEIRO/2015 31/01/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO V Relatório de gestão dos serviços assistenciais do Complexo Estadual do Cérebro: Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM SAMANTHA CORREA VASQUES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM SAMANTHA CORREA VASQUES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM SAMANTHA CORREA VASQUES RELATÓRIO ESTÁGIO CURRICULAR III- SERVIÇOS DA REDE HOSPITALAR: UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA PORTO ALEGRE

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/2015

PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/2015 Data: 15/03/2014 Fls. 0 PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/2015 28/02/2015 HOSPITAL ESTADUAL GETÚLIO VARGAS V Relatório referente a execução do Contrato de Gestão 05/2014 sobre as ações executadas sobre o apoio

Leia mais

Comitê Gestor do Programa de Divulgação da Qualificação dos Prestadores de Serviço na Saúde Suplementar COGEP

Comitê Gestor do Programa de Divulgação da Qualificação dos Prestadores de Serviço na Saúde Suplementar COGEP Comitê Gestor do Programa de Divulgação da Qualificação dos Prestadores de Serviço na Saúde Suplementar COGEP 2 ª Reunião do GT de Indicadores Hospitalares 09/04/2012 GERPS/GGISE/DIDES/ANS Agenda Comparação

Leia mais

Saídas Clínicas 75 42. Saídas Cirúrgicas 130 73

Saídas Clínicas 75 42. Saídas Cirúrgicas 130 73 JUSTIFICATIVAS METAS OUTUBRO DE 2013 Saídas Clínicas e Saídas Cirúrgicas Meta Realizado Saídas Clínicas 75 42 Saídas Cirúrgicas 130 73 No mês de outubro de 2013 não cumprimos a meta estipulada no contrato

Leia mais

AULA 1: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO NA EMERGÊNCIA

AULA 1: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO NA EMERGÊNCIA AULA 1: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO NA EMERGÊNCIA 1- INTRODUÇÃO Quando uma pessoa sofre agravo agudo à saúde, deve ser acolhido em serviço do SUS mais próximo de sua ocorrência, seja numa Unidade de Saúde

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS DEZEMBRO/2014

PRESTAÇÃO DE CONTAS DEZEMBRO/2014 PRESTAÇÃO DE CONTAS DEZEMBRO/2014 07/01/2015 HOSPITAL ESTADUAL ROCHA FARIA CAMPO GRANDE / RJ V. Relatório referente ao Contrato de Gestão 30/2012 sobre os serviços assistenciais da Maternidade, Odontologia

Leia mais

QualiHosp Curso Pré-Congresso

QualiHosp Curso Pré-Congresso QualiHosp Curso Pré-Congresso Desempenho Organizacional Foco: Gestão do Desempenho da Gestão de Pessoas Reflexões teóricas e o nosso caminho no HSL... Questão-chave: Como avaliar o desempenho da gestão

Leia mais

Curso de Aperfeiçoamento em Medicina Oral e Odontologia Hospitalar

Curso de Aperfeiçoamento em Medicina Oral e Odontologia Hospitalar MINISTÉRIO DA SAÚDE HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES DO ESTADO SERVIÇO DE ODONTOLOGIA Curso de Aperfeiçoamento em Medicina Oral e Odontologia Hospitalar JUSTIFICATIVA A Promoção de saúde só será completa

Leia mais

Hospital de grande porte e alta complexidade, exclusivamente SUS São 419 leitos ativos (55 de UTI adulto e 10 de UTI Ped) 44 especialidades médicas,

Hospital de grande porte e alta complexidade, exclusivamente SUS São 419 leitos ativos (55 de UTI adulto e 10 de UTI Ped) 44 especialidades médicas, Hospital de grande porte e alta complexidade, exclusivamente SUS São 419 leitos ativos (55 de UTI adulto e 10 de UTI Ped) 44 especialidades médicas, 38 enfermarias, 22 unidades de procedimentos especializados,

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA nº 7-2010/PR

PORTARIA NORMATIVA nº 7-2010/PR PORTARIA NORMATIVA nº 7-2010/PR Implementa alteração no serviço de Assistência Hospitalar Domiciliar - AHD, no âmbito do Programa IPASGO Domiciliar e revoga PN 004-2009/PR. O Presidente do Instituto de

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento para Atividades Práticas do Curso de Enfermagem, bacharelado, da Faculdade do Maranhão FACAM.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento para Atividades Práticas do Curso de Enfermagem, bacharelado, da Faculdade do Maranhão FACAM. RESOLUÇÃO CSA N 10/2010 APROVA O REGULAMENTO PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DO CURSO DE ENFERMAGEM, BACHARELADO, DA FACULDADE DO MARANHÃO FACAM. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso

Leia mais

MINUTA DE PORTARIA v. 21.09.2015

MINUTA DE PORTARIA v. 21.09.2015 MINUTA DE PORTARIA v. 21.09.2015 PORTARIA Nº..., de...de...de 2015 Dispõe sobre a participação complementar da iniciativa privada na execução de ações e serviços de saúde, e o credenciamento de prestadores

Leia mais

NOTIFICAÇÕES DE EVENTOS ADVERSOS VIA SISTEMA

NOTIFICAÇÕES DE EVENTOS ADVERSOS VIA SISTEMA GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO GERÊNCIA DE UNIDADES DE INTERNAÇÃO Comissão de Gerenciamento de Risco NOTIFICAÇÕES DE EVENTOS ADVERSOS VIA SISTEMA 2012 Luciane Lindenmeyer,

Leia mais

Instruções para o preenchimento da planilha de indicadores epidemiológicos de infecção relacionada à asssistência à saúde (IrAS)

Instruções para o preenchimento da planilha de indicadores epidemiológicos de infecção relacionada à asssistência à saúde (IrAS) PREFEITURA DE GOIÂNIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA COORDENAÇÃO MUNICIPAL DE CONTROLE DE INFECÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE COMCISS (Av.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2015 (Do Sr. Delegado Éder Mauro) O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI Nº DE 2015 (Do Sr. Delegado Éder Mauro) O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI Nº DE 2015 (Do Sr. Delegado Éder Mauro) Institui o Programa Nacional de Recuperação de Dependentes Químicos. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art.1 Fica instituído o Programa Nacional de Recuperação

Leia mais

Resumo do Projeto Nacional de Atendimento ao Acidente Vascular Cerebral

Resumo do Projeto Nacional de Atendimento ao Acidente Vascular Cerebral MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Resumo do Projeto Nacional de Atendimento ao Acidente Vascular Cerebral

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA PARECER COREN/SC Nº 020/CT/2013 Assunto: Solicitação de parecer técnico sobre a solicitação de mamografia de rastreamento por Enfermeiro nas instituições de saúde. I - Do Fato Trata-se de expediente encaminhado

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

JOSÉ SERRA ANEXO NORMAS PARA CADASTRAMENTO CENTROS DE REFERÊNCIA EM CIRURGIA VASCULAR INTRALUMINAL EXTRACARDÍACA

JOSÉ SERRA ANEXO NORMAS PARA CADASTRAMENTO CENTROS DE REFERÊNCIA EM CIRURGIA VASCULAR INTRALUMINAL EXTRACARDÍACA Portaria GM/MS nº de abril de 2002 O Ministro de Estado da Saúde, no uso de suas atribuições legais, Considerando a alta incidência de doenças cardiovasculares na população brasileira, o que se constitui

Leia mais

DIRETRIZ DE SERVIÇO SOCIAL

DIRETRIZ DE SERVIÇO SOCIAL DIRETRIZ DE SERVIÇO SOCIAL O Presidente da ABEPOM no uso de suas atribuições estatutárias, considerando a necessidade de atualizar as normas gerais que disciplinam o Serviço de Assistência Social da ABEPOM,

Leia mais

DIRETORIA COMERCIAL PLANO DE OCUPAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA COELCE

DIRETORIA COMERCIAL PLANO DE OCUPAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA COELCE DIRETORIA COMERCIAL PLANO DE OCUPAÇÃO DIRETORIA COMERCIAL JUN/21 S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS, DE CONDIÇÕES TÉCNICAS E DE SEGURANÇA...1 3 CLASSES DE INFRAESTRUTURAS DISPONIBILIZADAS...2

Leia mais

ANEXO A do Contrato de Gestão nº /2013 G E S T Ã O D A U N I D A D E D E P R O N T O A T E N D I M E N T O. UPA Senador Camará

ANEXO A do Contrato de Gestão nº /2013 G E S T Ã O D A U N I D A D E D E P R O N T O A T E N D I M E N T O. UPA Senador Camará ANEXO A do Contrato de Gestão nº /2013 G E S T Ã O D A U N I D A D E D E P R O N T O A T E N D I M E N T O UPA Senador Camará A. GESTÃO DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) Do conjunto de equipamentos

Leia mais

Manual do Prestador SEPACO. Autogestão. ANS - no 41.696-7

Manual do Prestador SEPACO. Autogestão. ANS - no 41.696-7 Manual do Prestador Autogestão ANS - no 41.696-7 SEPACO Prezado prestador, Este manual tem como objetivo formalizar a implantação das rotinas administrativas do Sepaco Autogestão, informando as características

Leia mais

A segurança do paciente como um valor para os hospitais privados: a experiência dos hospitais da ANAHP. Laura Schiesari Diretora Técnica

A segurança do paciente como um valor para os hospitais privados: a experiência dos hospitais da ANAHP. Laura Schiesari Diretora Técnica A segurança do paciente como um valor para os hospitais privados: a experiência dos hospitais da ANAHP Laura Schiesari Diretora Técnica AGENDA I. A ANAHP II. Melhores Práticas Assistenciais III. Monitoramento

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 28/13 (Aprovado em Sessão Plenária de 23/07/2013)

PARECER CREMEB Nº 28/13 (Aprovado em Sessão Plenária de 23/07/2013) PARECER CREMEB Nº 28/13 (Aprovado em Sessão Plenária de 23/07/2013) EXPEDIENTE CONSULTA Nº 011.881/13 ASSUNTO: Relação de proporcionalidade: Número de profissionais médicos e número de atendimentos. RELATORA:

Leia mais

Relatório de Conclusão do Estágio Curricular III Serviços Hospitalares

Relatório de Conclusão do Estágio Curricular III Serviços Hospitalares 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem THAÍLA TANCCINI Relatório de Conclusão do Estágio Curricular III Serviços Hospitalares Porto Alegre 2011 2 THAÍLA TANCCINI Relatório de

Leia mais

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a operação de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando sobre o que esperar do tratamento pode ajudar

Leia mais

REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS

REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS Aprovado através da Resolução nº 06/CMS/2010, de 09 de março de 2010, Ananindeua PA Capítulo I DO CADASTRAMENTO

Leia mais

PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIO DO PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDESTE

PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIO DO PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDESTE PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIO DO PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDESTE CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E OPERACIONALIZAÇÃO Art. 1º - O Plano de Carreira do Pessoal Técnico-Administrativo da Fundeste,

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA RESPOSTA TÉCNICA COREN/SC Nº 47/CT/2015 Assunto: Administração de Radiofármaco Palavras chaves: Oncologia; Radiofármaco; Punção Venosa. I Solicitação recebida pelo Coren/SC: A punção venosa para aplicação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IN

INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Quinta-feira, 15 de Março de 2012 Ano XVIII - Edição N.: 4030 Poder Executivo Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação - Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos INSTRUÇÃO NORMATIVA

Leia mais

VIII CURSO DE APRIMORAMENTO EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR

VIII CURSO DE APRIMORAMENTO EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR VIII CURSO DE APRIMORAMENTO EM Objetivo do Curso: Fornecer, ao CD interessado nesta nova área de atuação, conhecimento da Área Odontológica, Médica e outras, com enfoque prático inclusive, para atuação

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA 1 MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO-RDC Nº 2, DE 25 DE JANEIRO DE 2010 (*) Dispõe sobre o gerenciamento de tecnologias em saúde em estabelecimentos de saúde. A Diretoria

Leia mais

ANEXO II: ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA TÉCNICA E ECONÔMICA ÁREA DE PLANEJAMENTO 3.1

ANEXO II: ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA TÉCNICA E ECONÔMICA ÁREA DE PLANEJAMENTO 3.1 ANEXO II: ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA TÉCNICA E ECONÔMICA ÁREA DE PLANEJAMENTO 3.1 1 Introdução Entende-se que a Proposta Técnica e Econômica é a demonstração do conjunto dos elementos necessários

Leia mais

Iniciativa: Vistorias de Aeronaves Centralização do Planejamento e Controle

Iniciativa: Vistorias de Aeronaves Centralização do Planejamento e Controle Iniciativa: Vistorias de Aeronaves Centralização do Planejamento e Controle Superintendência de Aeronavegabilidade Agência Nacional de Aviação Civil Responsável: Mário Igawa, Gerente Geral de Aeronavegabilidade

Leia mais

REGIMENTO DA DIRETORIA DE ENFERMAGEM HOSPITAL SÃO PAULO/ HU da UNIFESP. Subseção I. Subseção II. Subseção III. Subseção IV. Subseção V.

REGIMENTO DA DIRETORIA DE ENFERMAGEM HOSPITAL SÃO PAULO/ HU da UNIFESP. Subseção I. Subseção II. Subseção III. Subseção IV. Subseção V. REGIMENTO DA DIRETORIA DE ENFERMAGEM HOSPITAL SÃO PAULO/ HU da UNIFESP SEÇÃO I Da Estrutura Organizacional e Funcionamento da Subseção I Da Direção Subseção II Das Gerências Executivas Subseção III Do

Leia mais

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO UPA TORRÕES

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO UPA TORRÕES DIRETORIA GERAL DE MODERNIZAÇÃO E MONITORAMENTO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO UPA TORRÕES Período Junho a Agosto de 2013 Novembro 2013 2 INTRODUÇÃO O excesso de pacientes com problemas médicos

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

Fundação Vanzolini O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE NA SAÚDE E A ACREDITAÇÃO. Departamento de Certificação

Fundação Vanzolini O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE NA SAÚDE E A ACREDITAÇÃO. Departamento de Certificação Fundação Vanzolini O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE NA SAÚDE E A ACREDITAÇÃO Departamento de Certificação A FUNDAÇÃO VANZOLINI Fundada em 1967 pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da

Leia mais

I - DA FINALIDADE II - DA CONCEITUAÇÃO

I - DA FINALIDADE II - DA CONCEITUAÇÃO I - DA FINALIDADE 1. Este Normativo de Pessoal tem por finalidade estabelecer, definir e disciplinar os procedimentos para criação, extinção, remuneração, designação, contratação, substituição, dispensa

Leia mais

Projeto Hospitais de Excelência /Ministério da Saúde / Programa de Desenvolvimento e Apoio àgestão Hospital Samaritano

Projeto Hospitais de Excelência /Ministério da Saúde / Programa de Desenvolvimento e Apoio àgestão Hospital Samaritano Análise do processo de implementação de políticas na área hospitalar do Ministério da Saúde: contratualização de hospitais de ensino e filantrópicos no Brasil Projeto Hospitais de Excelência /Ministério

Leia mais

GAMEC - GRUPO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA EMPRESARIAL DO CEARÁ LTDA.

GAMEC - GRUPO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA EMPRESARIAL DO CEARÁ LTDA. GAMEC - GRUPO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA EMPRESARIAL DO CEARÁ LTDA. NOTA TÉCNICA ATUARIAL REAJUSTE DO AGRUPAMENTO DE CONTRATOS COLETIVOS (RN 309/2012) MARÇO/2015 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 3 2. BASE LEGAL 3 3. METODOLOGIA

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2011 PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL

PLANO DE TRABALHO 2011 PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL PLANO DE TRABALHO 2011 PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL COLATINA 2011 ÍNDICE 1) INTRODUÇÃO 2) DESCRIÇÃO DA CLIENTELA 3) OBJETIVOS 4) CARGA HORÁRIA 5) DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 6) CRONOGRAMA 7) PREVISÃO

Leia mais

Gerência de Contratualização dos Serviços do SUS. Objetivos

Gerência de Contratualização dos Serviços do SUS. Objetivos CONTRATUALIZAÇÃO Objetivos Quando forem insuficientes as disponibilidades públicas para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o gestor poderá complementar a oferta com

Leia mais

EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais

EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (ABP), associação civil sem fins lucrativos

Leia mais

ANEXO A DO CONTRATO GESTÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE PELA ORGANIZAÇÃO SOCIAL COORDENAÇÃO OPERACIONAL DE ATENDIMENTO EM EMERGÊNCIAS EMERGÊNCIA PRESENTE

ANEXO A DO CONTRATO GESTÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE PELA ORGANIZAÇÃO SOCIAL COORDENAÇÃO OPERACIONAL DE ATENDIMENTO EM EMERGÊNCIAS EMERGÊNCIA PRESENTE ANEXO A DO CONTRATO GESTÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE PELA ORGANIZAÇÃO SOCIAL COORDENAÇÃO OPERACIONAL DE ATENDIMENTO EM EMERGÊNCIAS EMERGÊNCIA PRESENTE A. UNIDADES DA COORDENAÇÃO OPERACIONAL DE ATENDIMENTO

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO UPA TIPO III - 24 HORAS FONSECA 2013 CONTRATO DE GESTÃO SES/RJ

RELATÓRIO DE GESTÃO UPA TIPO III - 24 HORAS FONSECA 2013 CONTRATO DE GESTÃO SES/RJ RELATÓRIO DE GESTÃO UPA TIPO III - 24 HORAS FONSECA 2013 CONTRATO DE GESTÃO SES/RJ Sumário 1- A instituição 02 2- Indicadores sobre o corpo funcional 05 3- Resultados 2013 06 4- Principais Ações de Gestão

Leia mais

Planejamento e financiamento para a qualificação das ações de alimentação e nutrição na Atenção Básica à Saúde

Planejamento e financiamento para a qualificação das ações de alimentação e nutrição na Atenção Básica à Saúde Planejamento e financiamento para a qualificação das ações de alimentação e nutrição na Atenção Básica à Saúde Introdução O Município Y tem uma população de aproximadamente 3 milhões de habitantes. A Secretaria

Leia mais

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Avaliação Econômica como instrumento para o aprimoramento da gestão das ações sociais 26/09/2013 Fundação

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR - PNHOSP

POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR - PNHOSP POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR - PNHOSP Macro estratégias Discussão, pactuação tripartite, e publicação de portaria da Politica Nacional de Atenção Hospitalar/PNHOSP no SUS, estabelecendo as diretrizes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR III SERVIÇOS HOSPITALARES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR III SERVIÇOS HOSPITALARES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR III SERVIÇOS HOSPITALARES MARIÁ BARBALHO NARDI Orientadora: Prof.ª Drª Isabel Cristina Echer

Leia mais

PARECER COREN-SP CT 052/2013 PRCI nº 102.600 Tickets nº 290.931, 292.084

PARECER COREN-SP CT 052/2013 PRCI nº 102.600 Tickets nº 290.931, 292.084 PARECER COREN-SP CT 052/2013 PRCI nº 102.600 Tickets nº 290.931, 292.084 Ementa: Protocolo de cirurgia segura - demarcação de lateralidade, responsabilidade da realização. 1. Do fato Enfermeiras referem

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAIS DO HOSPITAL DOS DEFEITOS DA FACE

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAIS DO HOSPITAL DOS DEFEITOS DA FACE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAIS DO HOSPITAL DOS DEFEITOS DA FACE Objetivos e seus Fins 1. O programa de residência na Área de Cirurgia e Traumatologia

Leia mais

A implementação de diretrizes clínicas na atenção à saúde: experiências internacionais e o caso. da saúde suplementar no Brasil

A implementação de diretrizes clínicas na atenção à saúde: experiências internacionais e o caso. da saúde suplementar no Brasil A implementação clínicas na atençã experiências inter A implementação de diretrizes da saúde supleme clínicas na atenção à saúde: experiências internacionais e o caso da saúde suplementar no Brasil A implementação

Leia mais

Experiência Do Município De Cascavel PR Na Atenção Domiciliar

Experiência Do Município De Cascavel PR Na Atenção Domiciliar Experiência Do Município De Cascavel PR Na Atenção Domiciliar Histórico 2005: Início dos trabalhos com financiamento da prefeitura municipal de Cascavel. 2008: ampliação dos serviços para 2 equipes de

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Atualização do Regimento de 2012 Porto Alegre, março de 2015 Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre Av. Julio de Castilhos,

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DA UFCSPA

PROGRAMA DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DA UFCSPA PROGRAMA DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DA UFCSPA 1) Justificativa Os estágios, curriculares ou não, têm a finalidade de proporcionar a complementação da formação universitária e constam de atividades de prática

Leia mais

CEBAS da SAÚDE. Atuação do Ministério da Saúde nos procedimentos relativos ao CEBAS. Ministério da Saúde. Cleusa Bernardo

CEBAS da SAÚDE. Atuação do Ministério da Saúde nos procedimentos relativos ao CEBAS. Ministério da Saúde. Cleusa Bernardo CEBAS da SAÚDE Atuação do Ministério da Saúde nos procedimentos relativos ao CEBAS Cleusa Bernardo Ministério da Saúde ENTIDADES BENEFICENTES NO ÂMBITO DO SUS 5.5 mil estabelecimentos de saúde Mais de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA SANTA BÁRBARA

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA SANTA BÁRBARA PREFEITURA MUNICIPAL NOVA SANTA BÁRBARA EDITAL N.º 002/ 2010. ANEXO III DESCRIÇÃO DOS CARGOS CARGO: 012- Ajudante Geral Requisitos: Conhecimentos gerais na área Atribuições do cargo: Proceder a limpeza

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO CEFET-SP

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO CEFET-SP REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO CEFET-SP Capítulo I DA NATUREZA E SUAS FINALIDADES Art. 1º O estágio baseia-se na Lei nº. 11.788, sancionada em 25 de setembro de 2008. Parágrafo

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

PROJETO CONSULTA ÚNICA: METODOLOGIA PAUTADA NA RESOLUTIVIDADE.

PROJETO CONSULTA ÚNICA: METODOLOGIA PAUTADA NA RESOLUTIVIDADE. PROJETO CONSULTA ÚNICA: METODOLOGIA PAUTADA NA RESOLUTIVIDADE. Caracterização da situação anterior Em 2013, a Secretaria de Saúde Pública de Campo Grande (SESAU) detectou déficit de profissionais ginecologistas/obstetras

Leia mais

Central de Atendimento da Anvisa Dados Operacionais 1º Semestre de 2012

Central de Atendimento da Anvisa Dados Operacionais 1º Semestre de 2012 Central de Atendimento da Anvisa Dados Operacionais 1º Semestre de 2012 Coordenação de Atendimento ao Público UNIAP/GGGAF www.anvisa.gov.br Brasília, 27 de julho de 2012 Apresentação No ano de 2012, além

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO N.º 07/2015 PLANTÃO MÉDICO DE ESPECIALIDADES

EDITAL DE CREDENCIAMENTO N.º 07/2015 PLANTÃO MÉDICO DE ESPECIALIDADES EDITAL DE CREDENCIAMENTO N.º 07/2015 PLANTÃO MÉDICO DE ESPECIALIDADES O Município de Não-Me-Toque comunica aos interessados que está procedendo ao CHAMAMENTO PÚBLICO no horário das 8:15 às 11:33h e das

Leia mais

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital?

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? Cartilha de Segurança do PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? CARO PACIENTE, Esta Cartilha foi desenvolvida para orientá-lo sobre

Leia mais

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA A GARANTIA DO PERCURSO ESCOLAR DO ALUNO NA CONVIVÊNCIA DOS DOIS REGIMES DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE OITO ANOS E ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE NOVE ANOS. IMPLANTANDO

Leia mais

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO OUTUBRO/2015 UPA 24 SÃO PEDRO DA ALDEIA RJ

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO OUTUBRO/2015 UPA 24 SÃO PEDRO DA ALDEIA RJ RELATÓRIO DE EXECUÇÃO OUTUBRO/2015 UPA 24 SÃO PEDRO DA ALDEIA RJ Relatório Mensal de Acompanhamento do Contrato de Gestão nº 02/2015. DIREÇÃO LOCAL SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 5 1.1. O INDSH... 5 1.2. A UPA

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES CNPJ: 08.148.488/0001-00 CEP: 59.5960-000 GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES CNPJ: 08.148.488/0001-00 CEP: 59.5960-000 GABINETE DO PREFEITO LEI Nº. 277/2007. CEP: 5.50-000 Institui o Programa Casa da Família e dá outras providências. A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito do Município de Pilões, sanciono e promulgo a seguinte lei: Art.

Leia mais

Esta é uma história sobre 4 (quatro) pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.

Esta é uma história sobre 4 (quatro) pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. Faculdade de Enfermagem - Departamento de Enfermagem Básica Disciplina: Administração em Enfermagem I Docente: Bernadete Marinho Bara De Martin Gama Assunto: Métodos de Trabalho em Enfermagem. Objetivos:

Leia mais

RELATÓRIO. Participantes

RELATÓRIO. Participantes RELATÓRIO Da audiência pública para discutir o cenário do fornecimento de órteses e próteses no Brasil, realizada, no dia 7 de julho de 2009, conjuntamente pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e pela

Leia mais

Experiência: PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL - GESTÃO DE PESSOAS BUSCANDO RESULTADOS E O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA

Experiência: PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL - GESTÃO DE PESSOAS BUSCANDO RESULTADOS E O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA Experiência: PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL - GESTÃO DE PESSOAS BUSCANDO RESULTADOS E O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA Hospital de Clínicas de Porto Alegre Ministério da Educação Responsável: Sérgio

Leia mais

Artigo A GESTÃO DO FLUXO ASSISTENCIAL REGULADO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE João Marcelo Barreto Silva

Artigo A GESTÃO DO FLUXO ASSISTENCIAL REGULADO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE João Marcelo Barreto Silva Artigo A GESTÃO DO FLUXO ASSISTENCIAL REGULADO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE João Marcelo Barreto Silva Introduzir ações de regulação em um sistema de saúde requer um diagnóstico apurado de uma série de processos

Leia mais

PROCEDIMENTO E ORIENTAÇÃO PARA FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PROCEDIMENTO E ORIENTAÇÃO PARA FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROCEDIMENTO E ORIENTAÇÃO PARA FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DA Este documento tem como objetivo orientar e subsidiar os fiscais de contratos nos procedimentos administrativos de

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA. Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA. Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014 1 FACULDADE SENAI CETIQT COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO O SENAI CETIQT, atento ao seu compromisso com a excelência de ensino,

Leia mais

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso PADI Programa de Atenção Objetivos do programa Apesar dos benefícios óbvios da internação quando necessária, o paciente idoso afastado da rotina de casa e da família apresenta maior dificuldade de recuperação,

Leia mais

A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO D E C R E T A

A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO D E C R E T A PROJETO DE LEI Nº 912/2011 EMENTA: ESTABELECE CRITÉRIOS PARA A INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EM TURMAS REGULARES DA REDE DE ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL. Autor(es): VEREADOR ELIOMAR COELHO

Leia mais

Aldeias Infantis SOS Brasil

Aldeias Infantis SOS Brasil Acolhimento Institucional Casa Lar Projeto Uma criança, um lar e a certeza do futuro. 1) Dados organizacionais 1.1. Entidade Proponente Aldeias Infantis SOS Brasil 1.2. CNPJ 35.797.364/0002-00 1.3. Endereço

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR. Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR. Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos 1 MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos LEGENDA: EXC NR INC - Quadrículas sombreadas referem-se a textos revogados na Lei - Textos com

Leia mais

Audiologia. SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA ORGANOGRAMA Chefe de serviço: Prof. Maria Isabel Kós Vice-chefe: Prof. Rosane Pecorari

Audiologia. SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA ORGANOGRAMA Chefe de serviço: Prof. Maria Isabel Kós Vice-chefe: Prof. Rosane Pecorari SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA ORGANOGRAMA Chefe de serviço: Prof. Maria Isabel Kós Vice-chefe: Prof. Rosane Pecorari Sessão de pacientes internos Motricidade oral e disfagia (pacientes internados no HU) A

Leia mais

Orientações para Secretarias de Educação

Orientações para Secretarias de Educação Orientações para Secretarias de Educação SEGUNDO SEMESTRE 2009 Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MANUAL DO AVALIADOR Avaliar é fazer análise e ter a oportunidade de rever, aperfeiçoar, fazer de forma diferente, sempre em busca de eficácia e resultados. Gartner & Sánchez As

Leia mais

www.grancursosonline.com.br

www.grancursosonline.com.br ARGUMENTAÇÃO PARA RECURSO PROFESSOR MARCELO ARAGÃO PROVA DE AUDITORIA AFT 2013 COMENTADA PROF. MARCELO ARAGÃO Prezados (as) alunos (s), Após examinar a prova de auditoria do concurso de Auditor Fiscal

Leia mais

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia.

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Descrição. O entendimento dos processos fisiológicos, celulares e moleculares associados com o uso de diversos materiais, medicamentos e demais

Leia mais

DIRETRIZ DE PSICOLOGIA

DIRETRIZ DE PSICOLOGIA DIRETRIZ DE PSICOLOGIA O Presidente da ABEPOM no uso de suas atribuições estatutárias, considerando a necessidade de atualizar as normas gerais que disciplinam o Serviço de Psicologia da ABEPOM, resolve

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 234, DE 2010. Art. 1º A presente Lei regulamenta a profissão de Optometrista em todo o território nacional.

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 234, DE 2010. Art. 1º A presente Lei regulamenta a profissão de Optometrista em todo o território nacional. SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 234, DE 2010 Dispõe sobre a regulamentação da profissão de optometrista e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º A presente Lei regulamenta

Leia mais

PROJETO ESCOLA DE FÁBRICA

PROJETO ESCOLA DE FÁBRICA PROJETO APRESENTAÇÃO O projeto Escola de Fábrica é uma iniciativa do Governo Federal, através do e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que pretende possibilitar a inclusão social de jovens

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS LEGAIS Artigo 1º- O presente regulamento de estágios do Centro Universitário do Norte Paulista

Leia mais

Regimento Interno do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade São Lucas

Regimento Interno do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade São Lucas Regimento Interno do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade São Lucas 1 Art. 1º O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade São Lucas será regido pelos princípios da: I Ética profissional;

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO Nº 014/2011 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 003/2009

ATO CONVOCATÓRIO Nº 014/2011 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 003/2009 ATO CONVOCATÓRIO Nº 014/2011 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 003/2009 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA DISPONIBILIZAR MOTORISTA PROFISSIONAL EM ATENDIMENTO AO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA

Leia mais

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe de preencher as informações a seguir: NOME Nº DE IDENTIDADE

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 032/04 PR, de 31de maio de 2004. Publicada no DOE em 1 /07/04, vigência a partir de 31/05/04.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 032/04 PR, de 31de maio de 2004. Publicada no DOE em 1 /07/04, vigência a partir de 31/05/04. Alterações: Alterado o inciso IV do art. 5 pela IN 042/05 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 032/04 PR, de 31de maio de 2004. Publicada no DOE em 1 /07/04, vigência a partir de 31/05/04. Institui critérios para os

Leia mais