PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CAICÓ/ RIO GRANDE DO NORTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CAICÓ/ RIO GRANDE DO NORTE"

Transcrição

1 PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CAICÓ/ RIO GRANDE DO NORTE Contratante: Município de Caicó/ RN Proponente: CEDECA Casa Renascer Natal/ RN, agosto de 2016 Rua Ana Néri, 345 Petrópolis Natal/RN-Brasil CEP Fone: (84) Fax: (84) cedecacasarenascer@gmail.com -

2 EIXO: ESTUDOS E PESQUISAS OBJETIVO GERAL: Mapear/ Identificar/ Conhecer os determinantes sociais, econômicos, culturais e simbólicos que perpassam os contextos de violência sexual de crianças e adolescentes em Caicó/RN, respeitando as particularidades e especificidades dos territórios. AÇÕES RESPONSÁVEIS PARCEIROS PRAZO INDICADORES Cruzamento/ levantamento de dados a partir de estudos e pesquisas das IES e serviços, programas e projetos que compõe a Rede de promoção e proteção e socioassistencial de Caicó/RN, relacionados a temática de violência sexual de crianças e adolescentes, com foco nas análises de questões de gênero, sexualidade, Coordenação de Proteção Social Básica Coordenação de Proteção Social Especial Vigilância Socioassistencial SESED IES 1 Vara da Infância e Juventude ANO 1 ANO 2 ANO 3 X X X Número de cruzamento/ levantamento de dados realizados relacionados a temática de violência sexual de crianças e adolescentes, com foco nas análises de questões de gênero, sexualidade, étnico-racial, saúde, educação, habitação e outros. 1 Onde se lê considerar: Movimentos Sociais, Organizações Não Governamentais, Pastorais, Conselhos Comunitários e demais Grupos Organizados. Porém, nesse plano há uma ação especifica, delimitada ao segmento das ONGs, onde é utilizada a sigla ONGs.

3 étnico-racial, saúde, educação, habitação e outros. Fomento à realização de estudos e pesquisas dos inquéritos e processos em tramitação, relacionados às situações de violência sexual de crianças e adolescentes. IES Vara da Infância e Juventude ITEP Delegacias X X X Número de estudos e pesquisas realizados sobre os inquéritos e processos tramitando nas Delegacias e Vara da Infância e Juventude (e outras) em Caicó/RN. Levantamento das dotações orçamentárias do município de Caicó/RN destinadas às estratégias de enfretamento a violência sexual de crianças e adolescentes, observando o cumprimento da aplicabilidade do recurso. Departamento de Políticas para Crianças e Adolescentes Câmara Municipal de Vereadores Secretaria Municipal de Tributação e Finanças X X X Percentual e valores dotados nas peças orçamentárias nas políticas intersetoriais.

4 Secretaria Municipal de Turismo Publicização e Difusão dos indicadores/ dados sociais levantados a partir dos estudos e pesquisas das IES, serviços, programas e projetos que compõe a Rede de promoção, proteção e a Rede Socioassistencial. Departamento de Políticas para Crianças e Adolescentes Conselhos Setoriais (Assistência Social, Educação e Saúde) SEMEC Secretaria Municipal de Turismo Vara da Infância e Juventude X X X Publicização e difusão dos indicadores/ dados sociais levantados. Defensoria Pública

5 Criação e implementação de um Plano Municipal de Educação Permanente para os/as profissionais que compõe a Rede de Atendimento a criança e adolescente. IES SEMEC Secretaria Municipal de Turismo X X X Plano de Educação Permanente implementado.

6 EIXO: COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL Objetivo Geral: Fortalecer a mobilização e comunicação para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Ações Responsáveis Parceiros Prazo Indicadores Sensibilizar a imprensa local para abordar a temática da violência sexual contra crianças e adolescentes, tendo como base o ECA. Assessoria de Comunicação da prefeitura Rádios Blogs Jornais Locais Ano 1 Ano 2 Ano 3 X X X Número de notícias/ informações sobre a temática na imprensa local. Mobilizar profissionais da Rede pública de Saúde e Educação e usuários no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. X X X Número de ações de mobilização, de profissionais da Rede pública de Saúde e Educação e de usuários atingidos.

7 Conselhos Setoriais (Educação e Saúde) Realizar mobilizações de rua, juntamente com os movimentos sociais e poder público municipal sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. Criação da Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes para o monitoramento e implementação do Plano de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e à construção de estratégias articuladas e intersetoriais. Movimentos Sociais CT Secretaria de Municipal de Turismo Delegacias X X X Número de mobilizações de rua e análise do impacto social. X Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes criada. Rede de Promoção e Proteção de Crianças e Adolescentes fortalecida. Vara da Infância e Juventude

8 Incidência junto ao e Conselhos Setoriais (Assistência Social, Educação e Saúde) para a garantia de recursos nas peças orçamentárias do município para o Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes Conselhos Setoriais (Assistência Social, Educação e Saúde) X X X Recursos garantidos nas peças orçamentárias do município para ações de enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

9 EIXO: DEFESA E RESPONSABILIZAÇÃO OBJETIVO GERAL: Realizar ações de Defesa e Proteção de crianças e adolescentes que tenham seus direitos ameaçados ou violados, disponibilizar serviços de notificação e responsabilização qualificados. AÇÕES RESPONSÁVEIS PARCEIROS Criação e implementação de Delegacia de proteção à criança e ao adolescente e Serviço de Perícia Especializada no Município de Caicó/RN Garantir a equipe multiprofissional do ITEP (Médico, Assistente Social e psicólogo), com vistas ao atendimento imediato e prioritário às Crianças e Adolescentes vítimas de violência Sexual. Departamento de Políticas para Crianças e Adolescentes SESED Departamento de Políticas para Crianças e Adolescentes SESED SEJUC ITEP Poder Judiciário Câmara Municipal de Vereadores Delegacias SEJUC Vara da Infância e Juventude Câmara Municipal de Vereadores PRAZO INDICADORES ANO 1 ANO 2 ANO 3 X Delegacia criada e implementada. X Equipe multiprofissional do ITEP/Caicó instituída.

10 Assembléia Legislativa do RN Delegacias Capacitação dos profissionais das áreas de defesa e responsabilização nas temáticas de violência sexual de crianças e adolescentes, com foco nas questões de gênero, sexualidade, étnico-racial, saúde, educação, habitação e outros. Criar instrumentais de sistematização das notificações das instâncias de Defesa e Responsabilização. Departamento de Políticas para Crianças e Adolescentes Delegacias; Vara da Infância e Juventude CODIMM SESED ; IES CODIMM DCA (Natal) CAOPIJ/RN CEIJ X X X Número de capacitações realizadas. X Instrumentais de sistematização das notificações das instâncias de Defesa e Responsabilização criado.

11 Defensoria Pública

12 EIXO: ATENÇÃO OBJETIVO GERAL: Garantir o atendimento em Rede à crianças e adolescentes em situação de violência sexual e às suas famílias, realizado por profissionais especializados, assim como assegurar atendimento à pessoa que comete violência sexual, respeitando as diversidades. AÇÕES RESPONSÁVEIS PARCEIROS PRAZO INDICADORES Atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência sexual e suas famílias, de forma integral e intersetorial, respeitando as diversidades. Projeto Cultura de Paz ANO 1 ANO 2 ANO 3 X X X Número de atendimentos realizados pelos serviços, programas e projetos. Número de reuniões intersetoriais. Garantia de atendimento terapêutico às crianças e adolescentes em situação de violência sexual, na Rede pública de Saúde do município, assim como, promover melhorias de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Conselho Municipal de Saúde Conselho Municipal da Assistência Social X X Número de atendimentos terapêuticos realizados na Rede pública de Saúde do município.

13 Implantar e implementar Programa intersetorial de atendimento e acompanhamento da pessoa que comete violência sexual contra crianças e adolescentes. Vara de Execução Penal Defensoria Pública Delegacias X Programa intersetorial de atendimento e acompanhamento da pessoa que comete violência sexual contra crianças e adolescentes implantado e implementado. Construção e pactuação de fluxos de atenção a crianças e adolescentes em situação de violência sexual e ou protocolos de procedimentos entre os atores da Rede de promoção e proteção de Direitos Humanos de crianças e adolescentes, assim como à pessoa que comete violência sexual, considerando as suas especificidades. Implantação e implementação da notificação compulsória Conselho tutelar Delegacias SEMEC Vara da infância e da juventude Conselho Municipal de Assistência Social Conselhos Setoriais X X X Fluxos e ou protocolos de procedimentos construídos e pactuados. Número de notificações compulsórias registradas.

14 por parte dos profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social com base nas Normas Técnicas existentes. (Assistência Social, Educação e Saúde) X X X

15 EIXO: PREVENÇÃO OBJETIVO GERAL: Promover ações de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. AÇÕES RESPONSÁVEIS PARCEIROS PRAZO INDICADORES Capacitação continuada sobre violência sexual contra crianças e adolescentes com os atores da Rede de prevenção. Garantir a implementação de ações intersetoriais para a promoção dos direitos sexuais e prevenção a violência sexual contra crianças e adolescentes no contexto do turismo vinculado aos eventos locais (proposição de ação nova, porque a ação proposta pelo grupo já Secretaria de Municipal de Turismo IES Conselho tutelar; ANO 1 ANO 2 ANO 3 X X X Número de capacitações realizadas. X X X Número de ações intersetoriais para a promoção de direitos sexuais e prevenção a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no contexto do turismo vinculado aos eventos locais.

16 estava contemplada no eixo de mobilização e comunicação). Articular e mobilizar o setor empresarial e turístico do município para promover ações de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes. Secretaria de Municipal de Turismo Departamento de Políticas para Crianças e Adolescentes CDL X X X Número de ações de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes realizadas. Promover Campanhas de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes realizadas pelas políticas de assistência social, saúde e educação. Conselhos Setoriais (Assistência Social, Educação e Saúde) X X X Nº de campanhas de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes realizadas. Setor empresarial

17 Sensibilizar e orientar as famílias atendidas na Atenção Básica da Saúde e nos serviços socioassistenciais sobre violência sexual de C/A. Conselhos Setoriais (Assistência Social e Saúde) X X X Nº de famílias sensibilizadas e orientadas. Nº de famílias atendidas.

18 EIXO- PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO OBJETIVO GERAL: Fortalecer a participação e o protagonismo de crianças e adolescentes para a defesa de seus direitos. AÇÕES Responsáveis Parceiros PRAZO INDICADORES ANO 1 ANO 2 ANO 3 Criar espaços NUCAs X X X Número de espaços organizados de organizados de participação e participação de crianças e formação de crianças e adolescentes com adolescentes criados. formação política e protagonismo jovem. Promover ações SEMEC X X X Número de ações educativas educativas de incentivo à de incentivo à participação e participação e protagonismo de crianças e protagonismo de crianças adolescentes realizadas. e adolescentes bimestralmente nas Escolas e demais organizações da rede socioassistencial do município. Incentivar a participação de crianças e adolescentes na produção de eventos de valorização Secretaria de Municipal de X X Número de eventos culturais com a participação de crianças e adolescentes.

19 da cultura local, que abordem o tema dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nas comunidades de Caicó. Turismo Setor Privado Imprensa Local Assessoria de Comunicação da prefeitura Reativar as atividades do NUCA, potencializando a participação em ações de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes. Realização de Encontros semanais de diálogos e debates entre jovens sobre temas relacionados aos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, articulados com o NUCA. SEMEC SEMEC X X X Número de atividades do NUCA realizadas. X X X Número de Encontros semanais realizados.

20 LISTA DE SIGLAS UTILIZADAS CAOPIJ/RN: Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude CEIJ: Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude CDL: Câmara de Dirigentes Lojistas : Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente CODIMM: Coordenadoria da Defesa da Mulher e das Minorias CT: DCA (Natal): Delegacia Especial Defesa Criança e Adolescente IES: Instituição de Ensino Superior ITEP: Instituto Técnico-Científico de Polícia MP: NUCA: Núcleo de Cidadania dos Adolescentes RN: Rio Grande do Norte : SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE : Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social SEJUC: Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania SESED: Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social : Secretaria Municipal de Saúde VSCA: Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VERSÃO PRELIMINAR

PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VERSÃO PRELIMINAR PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VERSÃO PRELIMINAR A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO ESTADUAL O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é um

Leia mais

S E D S. Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social

S E D S. Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social SEDS Gabinete Conselhos Assessorias Diretoria Geral Núcleos Grupo de Recursos Humanos

Leia mais

PLANOS DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR

PLANOS DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR S DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR ANÁLISE DA SITUAÇÃO NACIONAL 1. Identificar causas/ fatores de vulnerabilidade e modalidades de violência sexual contra

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2013 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 1- POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL 1.1- META: COMBATE AO TRABALHO

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2012 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL META: COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

P L A N O O P E R A T I V O L O C A L

P L A N O O P E R A T I V O L O C A L PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO DE CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL EM CURITIBA-PR DIA 27/06/2011 Local: Centro de Capacitação, Rua Dr Faivre (em frente da UFPR) 8:00hs as 8:30hs Credenciamento 11:00hs as

Leia mais

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR TEÓFILO OTONI 17 E 18 DE MAIO 2007 Dia 17 de Maio de 2007 PROGRAMAÇÃO 8:30 Abertura 9:00 Apresentação do PAIR e dados do diagnóstico 11:15 Discussão

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR Nova estratégia de gestão em redes em matéria

Leia mais

Metodologia 1º ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DEZEMBRO/2017

Metodologia 1º ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DEZEMBRO/2017 Metodologia 1º ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DEZEMBRO/2017 AGENDA ATIVIDADES FORMATIVAS DEZEMBRO/2017 OS NÚMEROS DO SELO UNICEF EDIÇÃO 2017-2020 1. 902 municípios inscritos 1.279 no Semiárido 623 na Amazônia

Leia mais

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da 1. Redesenho do PETI Fortalecer a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil por meio de ações estratégicas intersetoriais voltadas ao enfrentamento das novas incidências de atividades identificadas

Leia mais

VIII CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE

VIII CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE VIII CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE - 2015 Eixo I PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 1 Que o governo estadual através da secretaria de Segurança

Leia mais

MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CARTA

Leia mais

CMDCA INFORMA MATÉRIA ESPECIAL

CMDCA INFORMA MATÉRIA ESPECIAL CMDCA INFORMA Informativo eletrônico do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA-Rio. MATÉRIA ESPECIAL Edição 09 Maio/2019 Nosso endereço: Afonso Cavalcanti, n 455, sala 663, Cidade

Leia mais

Assessoria Técnica. Essa atividade se estruturou em dois níveis: presencial e a distância.

Assessoria Técnica. Essa atividade se estruturou em dois níveis: presencial e a distância. Assessoria Técnica No conjunto das estratégias definidas por ocasião da implantação do PAIR a atividade da Assessoria Técnica é também destacada como uma das mais relevantes, considerando a necessidade

Leia mais

PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2016-2025 Embasamento Considerando que o município de São José do Campos tem a obrigação de elaborar os Planos Municipais

Leia mais

REGIÃO SUDESTE. GRUPO 1 ALICIAMENTO PARA TRÁFICO DE DROGAS Planejamento das Ações Intersetoriais. Políticas Envolvidas. Segurança Pública.

REGIÃO SUDESTE. GRUPO 1 ALICIAMENTO PARA TRÁFICO DE DROGAS Planejamento das Ações Intersetoriais. Políticas Envolvidas. Segurança Pública. REGIÃO SUDESTE Eixos de Atuação 1. Informação e Mobilização GRUPO 1 ALICIAMENTO PARA TRÁFICO DE DROGAS Planejamento das Ações Intersetoriais 1.1 Capacitar permanente os gestores e profissionais envolvidos

Leia mais

Programação Assessoria Técnica Defesa e responsabilização Porto Alegre/RS, 15 e 16 de setembro de 2011.

Programação Assessoria Técnica Defesa e responsabilização Porto Alegre/RS, 15 e 16 de setembro de 2011. Programação Assessoria Técnica Defesa e responsabilização Porto Alegre/RS, 15 e 16 de setembro de 2011. Dia 15, manhã: programação compartilhada Dia 15, a partir das 14:00h 1. Apresentação dos assessores

Leia mais

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES JOÃO PESSOA - PARAÍBA. Período. Julho / 2008 Julho / 2009

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES JOÃO PESSOA - PARAÍBA. Período. Julho / 2008 Julho / 2009 ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES JOÃO PESSOA - PARAÍBA Elaborado em Seminário realizado em 17 e 18 de junho de 2008, em João Pessoa, com a participação de 269 gestores, técnicos

Leia mais

PAIR Copa e Grandes Obras

PAIR Copa e Grandes Obras PAIR Copa e Grandes Obras INSTITUCIONAL Fruto de uma parceria firmada em 2002 entre o Governo Brasileiro e Organizações Internacionais. O PAIR écoordenado peloprograma Nacional de Enfrentamento da Violência

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA D E C R E T O Nº 8.948, de 18 de março de 2010 EMENTA: Cria e regulamenta o Gabinete de Gestão Integrada do Município de Itabuna GGI-M e, dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ITABUNA, no uso

Leia mais

comunitária, além de colocá-los a salvo de todas as formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

comunitária, além de colocá-los a salvo de todas as formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. SISTEMA DE GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Art. 227 - É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida,

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA RELATÓRIO GERENCIAL MAIO DE 2016 1 APRESENTAÇÃO O PROGRAMA VIDA NOVA Pernambuco Acolhendo

Leia mais

AS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E O PLANO PLURIANUAL

AS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E O PLANO PLURIANUAL AS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E O PLANO PLURIANUAL 2012-2015 Brasília DF Julho de 2011 1 A Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial e a SEPPIR Essa Política tem como objetivo principal

Leia mais

PLANOS DECENAIS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: FORTALECENDO OS CONSELHOS DE DIREITOS

PLANOS DECENAIS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: FORTALECENDO OS CONSELHOS DE DIREITOS X CONFERÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PLANOS DECENAIS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: FORTALECENDO OS CONSELHOS DE DIREITOS Objetivos do encontro Esclarecer sobre

Leia mais

MISSÃO. de famílias e indivíduos em situação de risco e. Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção

MISSÃO. de famílias e indivíduos em situação de risco e. Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social. DIRETRIZES Atuação integrada, com gestão

Leia mais

EIXO III PROMOÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA IGUALDADE

EIXO III PROMOÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA IGUALDADE Divulgar os direitos do idoso em meios públicos como em TV aberta e rádio. Conferência Idoso 2013 1 Promover o controle social da violência contra o idoso através de incentivos a denúncia a órgãos responsáveis

Leia mais

EDIÇÃO Nº A O

EDIÇÃO Nº A O EM AR M LUGARO É N U L A DE A L O C S NA E PAR ATY EDIÇÃO Nº 1-2018 ON IT ES OR IA AM NC Ê U ENTO Q E INCENTIVO À FRE PROGRAMA: CO L REALIZAÇÃO: O programa Lugar de aluno é na escola tem como base diversas

Leia mais

PORTARIA Nº 22, DE 9 DE AGOSTO DE 2012

PORTARIA Nº 22, DE 9 DE AGOSTO DE 2012 PORTARIA Nº 22, DE 9 DE AGOSTO DE 2012 A SECRETÁRIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUBSTITUTA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 50, do Anexo I ao Decreto nº. 7.530, de 21 de julho de 2011, e o Art.

Leia mais

Redesenho do PETI. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Redesenho do PETI. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Redesenho do PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI É um programa de caráter intersetorial que,no âmbito do SUAS, compreende transferência de renda, trabalho social com famílias e oferta

Leia mais

CEDM RS Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

CEDM RS Conselho Estadual dos Direitos da Mulher CEDM RS O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do RS,foi criado em 25 de abril de 1986 e sofreu várias alterações até ser instituído pela Lei Nº 13.947, de 16 de março de 2012, órgão autônomo, deliberativo,

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA RELATÓRIO GERENCIAL JUNHO DE 2016 1 APRESENTAÇÃO O PROGRAMA VIDA NOVA Pernambuco Acolhendo

Leia mais

Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Estado do Rio Grande do Norte

Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Estado do Rio Grande do Norte Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Estado do Rio Grande do Norte 2018 2028 - Documento preliminar para Consulta Pública- Setembro de 2017 2 Sumário 1. Apresentação... 3 2.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.179, DE 20 DE MAIO DE 2010. Vide Decreto nº 7.426, de 2010 Institui o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras

Leia mais

Experienciasde inclusión social juvenil em

Experienciasde inclusión social juvenil em Experienciasde inclusión social juvenil em participación Vinicius Macário Coordenador do Observatório de Políticas Públicas de Juventude Política Nacional de Participação Social Decreto 8243 (2014) Conselho

Leia mais

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA)

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) 6ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança São Paulo 2018 Planejamento Por que falar sobre Planejamento? No PPAC Em Política Pública Considerar Por

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DA FEMINIZAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS DE GOIÁS. 1. Ampliar em. 10 municípios/ano;

PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DA FEMINIZAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS DE GOIÁS. 1. Ampliar em. 10 municípios/ano; PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DA FEMINIZAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS DE GOIÁS Diagnóstico Operacionalização do Plano Estadual Contexto de vulnerabilidade 1. Relações desiguais de gênero Ações governamentais

Leia mais

PLANO NACIONAL DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUADRO OPERATIVO

PLANO NACIONAL DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUADRO OPERATIVO PLANO NACIONAL DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUADRO OPERATIVO EIXO: PREVENÇÃO OBJETIVO: Assegurar ações preventivas contra a violência sexual, fundamentalmente pela

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

Edição Número 96 de 20/05/2004

Edição Número 96 de 20/05/2004 Edição Número 96 de 20/05/2004 PORTARIA Nº 936, DE 18 DE MAIO DE 2004 Dispõe sobre a estruturação da Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde e a Implantação e Implementação de Núcleos

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL 1 VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL PROJETO DE EXTENSÃO: FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE GARANTIAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS. LAVORATTI

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Resolução nº 61 de 23 de dezembro de 2016. Dispõe sobre a aprovação do Termo de Aceite e Adesão do Município de Paulo Afonso/BA ao Programa Federal Primeira Infância no SUAS e dá outras providências. O

Leia mais

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 2.446, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2014 Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Art. 10. São temas prioritários

Leia mais

Cartografias Socioassistenciais sobre a Violação de Direitos, Riscos e Vulnerabilidades Sociais nos Territórios Municipais em Roraima

Cartografias Socioassistenciais sobre a Violação de Direitos, Riscos e Vulnerabilidades Sociais nos Territórios Municipais em Roraima GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO E BEM ESTAR SOCIAL (SETRABES) COORDENAÇÃO DE MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO (CMAGI) Cartografias Socioassistenciais sobre

Leia mais

Programa Saúde Perto de Você

Programa Saúde Perto de Você Programa Saúde Perto de Você OBJETIVO: Promover políticas de assistência, de prevenção e promoção da saúde no Estado do Rio Grande do Sul, abrangendo todos os níveis de complexidade do sistema. Projetos:

Leia mais

PARECER TÉCNICO. Referente: Programa Criança Feliz.

PARECER TÉCNICO. Referente: Programa Criança Feliz. PARECER TÉCNICO Referente: Programa Criança Feliz. Instituído no ano passado pelo Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, Resolução Nº 19, de 14 de novembro de 2016, o Programa Criança Feliz, tem

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PROGRAMA VIDA NOVA

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PROGRAMA VIDA NOVA SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PROGRAMA VIDA NOVA RELATÓRIO GERENCIAL OUTUBRO DE 2015 1 APRESENTAÇÃO O PROGRAMA VIDA NOVA Pernambuco Acolhendo

Leia mais

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA)

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) 6ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança Goiânia 2018 Agenda 2ª Semenstre 2018 Programação HORÁRIO TEMAS 9h00 às 10h00 Plano Municipal para Infância

Leia mais

GRUPO : MULHER. Ana Beatriz,,Betânia,,Fernanda,,Gil,, Janaina,, Marizete,, Nazareth,, Rosi,,Sandra,, Simone

GRUPO : MULHER. Ana Beatriz,,Betânia,,Fernanda,,Gil,, Janaina,, Marizete,, Nazareth,, Rosi,,Sandra,, Simone GRUPO : MULHER Ana Beatriz,,Betânia,,Fernanda,,Gil,, Janaina,, Marizete,, Nazareth,, Rosi,,Sandra,, Simone D I R E T 01: PROMOÇÃO DA INSERÇÃO DA MULHER NOS PROGRAMAS INTERSETORIAIS DE GESTÃO DE RISCOS

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE Resolução nº XX, de 21 de outubro de 2016 Pactua o desenho do Programa Criança

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PROGRAMA VIDA NOVA

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PROGRAMA VIDA NOVA SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PROGRAMA VIDA NOVA RELATÓRIO GERENCIAL JANEIRO DE 2016 1 APRESENTAÇÃO O PROGRAMA VIDA NOVA Pernambuco Acolhendo

Leia mais

DISSEMINAÇÃO DA METODOLOGIA DO PAIR ATRAVÉS DAS UNIVERSIDADES. DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO Roteiro para elaboração do Relatório Final

DISSEMINAÇÃO DA METODOLOGIA DO PAIR ATRAVÉS DAS UNIVERSIDADES. DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO Roteiro para elaboração do Relatório Final DISSEMINAÇÃO DA METODOLOGIA DO PAIR ATRAVÉS DAS UNIVERSIDADES DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO Roteiro para elaboração do Relatório Final Junho de 2007 Disseminação da Metodologia do PAIR através das Universidades

Leia mais

Categoria Concessões de Rodovias. Tema Avanços nas ações integradas realizadas em parceria nas rodovias

Categoria Concessões de Rodovias. Tema Avanços nas ações integradas realizadas em parceria nas rodovias Categoria Concessões de Rodovias Tema Avanços nas ações integradas realizadas em parceria nas rodovias Concessionária Auto Raposo Tavares Introdução Programa de enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças

Leia mais

Ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência implementadas no município

Ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência implementadas no município Guia de Dicas de Políticas Públicas 173 RESULTADO SISTÊMICO 16 Ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência implementadas no município Nos últimos anos, o Brasil

Leia mais

PLANO DECENAL MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

PLANO DECENAL MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES PLANO DECENAL MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES 2017-2027 FICHA TÉCNICA Marcell Moade Ribeiro Souza Prefeito Municipal Campo do Brito Josivaldo Tavares Vice Prefeito

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Lei Municipal Nº:1935/ Lei Federal Nº: CASA DA CIDADANIA DE MONTES CLAROS/MG

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Lei Municipal Nº:1935/ Lei Federal Nº: CASA DA CIDADANIA DE MONTES CLAROS/MG Resolução nº 01/2014 DISPÕE SOBRE O PLANO DE AÇÃO 2014 DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA DE MONTES CLAROS/MG O CMDCA no uso de suas atribuições legais que lhe conferem a Lei Municipal nº1.935/1991

Leia mais

FASC/CRB Junho de 2008

FASC/CRB Junho de 2008 PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL - PSE MÉDIA COMPLEXIDADE FASC/CRB Junho de 2008 Constitui-se se em unidade pública estatal, referência, pólo coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade,

Leia mais

EDUCADOR SOCIAL SITE: FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE

EDUCADOR SOCIAL SITE:  FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE EDUCADOR SOCIAL SITE: WWW.CARITASPORTOALEGRE.ORG FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE ATUAÇÃO PROFISSIONAL CRIANÇAS ADOLESCENTES ADULTOS IDOSOS ÁREAS DE

Leia mais

METODOLOGIA DO PLANO DE TRABALHO ADOÇÃO DE ESTRATÉGIA DE PROTEÇÃO JURÍDICA SOCIAL POR REGIÃO

METODOLOGIA DO PLANO DE TRABALHO ADOÇÃO DE ESTRATÉGIA DE PROTEÇÃO JURÍDICA SOCIAL POR REGIÃO METODOLOGIA DO PLANO DE TRABALHO ADOÇÃO DE ESTRATÉGIA DE PROTEÇÃO JURÍDICA SOCIAL POR REGIÃO ESTRATÉGIA 1: MOBILIZAÇÃO SOCIAL ESTRATÉGIA 2: INCIDÊNCIA POLÍTICA ESTRATÉGIA 3: DEFESA TÉCNICA ESTRATÉGIA 4:

Leia mais

EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA

EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO III EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA SUGESTÃO Desde os anos 1980, observam-se transformações significativas

Leia mais

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO.

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. Projeto Segurança Humana: São Paulo UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. SETEMBRO 2009 ANÁLISE DO PROJETO PROJETO SEGURANÇA A HUMANA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: Agências envolvidas: OPAS/OMS

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório Contratante: Objetos da consultoria: Escopo do trabalho: (Descrição de serviços,

Leia mais

OF. CMDH / GAB Nº 013/2016. Ref.: Resposta ao Instituto Alana. Belo Horizonte, 19 de fevereiro de Prezada Senhora,

OF. CMDH / GAB Nº 013/2016. Ref.: Resposta ao Instituto Alana. Belo Horizonte, 19 de fevereiro de Prezada Senhora, OF. CMDH / GAB Nº 013/2016 Ref.: Resposta ao Instituto Alana Prezada Senhora, Belo Horizonte, 19 de fevereiro de 2016. Em resposta ao pedido de informações solicitadas através da correspondência S/Nº,

Leia mais

O SUAS PARÁ NO PLANO ESTADUAL DE AÇÕES INTEGRADAS SOBRE DROGAS. Meive Ausonia Piacesi

O SUAS PARÁ NO PLANO ESTADUAL DE AÇÕES INTEGRADAS SOBRE DROGAS. Meive Ausonia Piacesi O SUAS PARÁ NO PLANO ESTADUAL DE AÇÕES INTEGRADAS SOBRE DROGAS Meive Ausonia Piacesi POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROTEÇÃO SOCIAL Sistema Único de Assistência Social - SUAS INDIVÍDUOS E FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO

Leia mais

A SEGURANÇA É HOJE A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DO BRASILEIRO. Diversos fatores levaram à situação atual

A SEGURANÇA É HOJE A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DO BRASILEIRO. Diversos fatores levaram à situação atual A SEGURANÇA É HOJE A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DO BRASILEIRO Diversos fatores levaram à situação atual O problema foi tratado com uma série de OUs Natureza ou policial ou social Responsabilidade ou Federal

Leia mais

1 1 Considerações iniciais quanto ao Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho Acessuas Trabalho.

1 1 Considerações iniciais quanto ao Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho Acessuas Trabalho. PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO (versão Atualizado em 19.12.2016) 1 1 Considerações iniciais quanto ao Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho Acessuas Trabalho.

Leia mais

Atividade Garantir a defesa, proteção e o atendimento jurídico psicossociopedagógico Direitos da Criança e do Adolescente - NAECA

Atividade Garantir a defesa, proteção e o atendimento jurídico psicossociopedagógico Direitos da Criança e do Adolescente - NAECA Programa: PROMOÇÃO E DEFESA DE DIREITOS Problema: Dificuldade de acesso à justiça pela população em estado de vulnerabilidade social Causas: Insuficiência de recursos materiais e humanos para promover

Leia mais

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias PLANO VIVER SEM LIMITE O Plano está organizado em quatro eixos: Acesso à Educação; Atenção à Saúde; Inclusão Social e Acessibilidade;

Leia mais

RESULTADO SISTÊMICO 7

RESULTADO SISTÊMICO 7 Guia de Dicas de Políticas Públicas 83 RESULTADO SISTÊMICO 7 Ações de promoção de direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das IST/aids voltadas para adolescentes e jovens implementadas As ações propostas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Caicó Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Prefeitura Municipal de Caicó Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Prefeitura Municipal de Caicó Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra

Leia mais

SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA Conselho Regional de Psicologia 20ª Região AM RR RO AC

SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA Conselho Regional de Psicologia 20ª Região AM RR RO AC NOTA TÉCNICA Orientações/Recomendações sobre a atuação dos psicólogos nos equipamentos de referência em Assistência Social (Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade).

Leia mais

22 CONVÊNIOS FNCA Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado de Alagoas - Escola de Conselhos.

22 CONVÊNIOS FNCA Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado de Alagoas - Escola de Conselhos. N DO INSTRUMENTO TIPO DE INSTRUMENTO 788275/2013 CONVÊNIO AL UF PROPONENTE OBJETO Secretaria de Estado de Alagoas 22 CONVÊNIOS FNCA 2013 Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros

Leia mais

Identificando entraves na articulação dos Serviços de Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em cinco capitais*

Identificando entraves na articulação dos Serviços de Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em cinco capitais* Identificando entraves na articulação dos Serviços de Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em cinco capitais* * Este material foi produzido para uso exclusivo do Estudo de

Leia mais

Programa BH Cidadania

Programa BH Cidadania Programa BH Cidadania O Programa BH Cidadania articula as ações das diversas políticas instituídas pelo gestor municipal com o objetivo de organizá-las nos territórios, favorecendo a articulação intersetorial

Leia mais

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007 SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007 ORGANIZAÇÃO: DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; DEPARTAMENTO MUNICIPAL

Leia mais

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa:

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa: Plano de Trabalho e Relatório de atividades Justificativa: Nova Campinas é uma comunidade carente de infraestrutura e de serviços como a pratica de esporte, lazer, cultura, cursos, etc. A Fundação Jesus

Leia mais

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3)

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) EIXO ORIENTADOR III - UNIVERSALIZAR DIREITOS EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES Diretriz

Leia mais

Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República

Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República Apresentação de propostas e formalização de Convênios com a SPM - PR Vitória, maio de 2011 Secretaria de Políticas para as Mulheres Criada

Leia mais

IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe 22 a 25 de março. Pacto das Águas. Antonio Martins da Costa

IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe 22 a 25 de março. Pacto das Águas. Antonio Martins da Costa IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe 22 a 25 de março Pacto das Águas Antonio Martins da Costa O Pacto das Águas foi um processo de articulação social e política com objetivo de: Dotar o Estado,

Leia mais

Grupo de Trabalho (GT) PROTEÇÃO E PREVENÇÃO ÀS VIOLÊNCIAS. Assembleia RNPI, novembro/ 2015

Grupo de Trabalho (GT) PROTEÇÃO E PREVENÇÃO ÀS VIOLÊNCIAS. Assembleia RNPI, novembro/ 2015 Grupo de Trabalho (GT) PROTEÇÃO E PREVENÇÃO ÀS VIOLÊNCIAS Assembleia RNPI, novembro/ 2015 GT Proteção e Prevenção às Violências Histórico: - Criado em 2012 para tratar da temática da proteção e prevenção

Leia mais

NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos. Débora Martini

NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos. Débora Martini NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos Débora Martini Saúde Direito de todos Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF Atenção Primária à Saúde Centros de Saúde Assistência

Leia mais

ANEXO 3 COMITÊS ESTADUAIS DE ENFRENTAMENTO À HOMO-LESBO-TRANSFOBIA

ANEXO 3 COMITÊS ESTADUAIS DE ENFRENTAMENTO À HOMO-LESBO-TRANSFOBIA ANEXO 3 COMITÊS ESTADUAIS DE ENFRENTAMENTO À HOMO-LESBO-TRANSFOBIA Os Comitês Estaduais de Enfrentamento à Homo-Lesbo-Transfobia são uma iniciativa conjunta da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Resolução nº 20 de 27 de maio de 2014. Dispõe sobre à adesão ao Termo de Aceite ao co-financiamento federal para a realização das ações estratégicas do PETI. O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL

Leia mais

Gabinete do Prefeito - GBP

Gabinete do Prefeito - GBP Geral de Gestão Institucional Conselho Municipal Conselho de Municipal Turismo de Turismo Conselho Municipal Conselho de Defesa Municipal dos de Direitos Defesa da Pessoa dos com Direitos Deficiência da

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA RELATÓRIO GERENCIAL JULHO DE 2016 1 APRESENTAÇÃO O PROGRAMA VIDA NOVA Pernambuco Acolhendo

Leia mais

O QUE É? O canal funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

O QUE É? O canal funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. O QUE É? Serviço de atendimento telefônico gratuito para recebimento e encaminhamento de denúncias de violação de direitos humanos em especial as que atingem populações com vulnerabilidade acrescida, como:

Leia mais

Resolução CONANDA nº 117 de 11/07/2006

Resolução CONANDA nº 117 de 11/07/2006 Resolução CONANDA nº 117 de 11/07/2006 Publicado no DO em 12 jul 2006 Altera dispositivos da Resolução nº 113/2006, que dispõe sobre os parâmetros para a institucionalização e fortalecimento do Sistema

Leia mais

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP Fevereiro/2018 Página 1 de 10 DECRETO Nº N.NNN, DE DD DE MÊS DE 2018. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições

Leia mais

EIXO 1. Divulgação e das ações e funções do Conselho junto às Instituições de Ensino Superior.

EIXO 1. Divulgação e das ações e funções do Conselho junto às Instituições de Ensino Superior. EIXO 1 Elaborar material de referência sobre movimentos sociais, tais como Psicologia e Gênero, Psicologia e Relacões Raciais e Psicologia e Movimento LGBT, etc. Divulgação e das ações e funções do Conselho

Leia mais

RELATORIO DE ATIVIDADE 2016

RELATORIO DE ATIVIDADE 2016 RELATORIO DE ATIVIDADE 2016 OBJETIVOS E METAS 2016 O QUE FOI CONQUISTADO? 1. Implantar o Núcleo de Assistência Social operando projetos próprios e cooperando em projetos de terceiros, que atendam às demandas

Leia mais

Órgão Ministério do Turismo (MTur) Representação Efetiva Câmara Temática de Turismo Sustentável e Infância do CNT Representante Ana Paula de Siqueira

Órgão Ministério do Turismo (MTur) Representação Efetiva Câmara Temática de Turismo Sustentável e Infância do CNT Representante Ana Paula de Siqueira T U R I S M O Órgão Ministério do Turismo (MTur) Representação Efetiva Câmara Temática de Turismo Sustentável e Infância do CNT Representante Ana Paula de Siqueira Assessora Secretaria Geral da CNC Ações

Leia mais

EDITAL N.º 001/2014 CMDCA

EDITAL N.º 001/2014 CMDCA CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Casa da Cidadania Rua Felipe Guerra, 379, Centro Caicó/RN CNPJ.: 21.417.123/0001-00 CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Leia mais

Prezado(a) Gestor(a),

Prezado(a) Gestor(a), Monitoramento 2017 Academia da Saúde - Gestão Municipal Prezado(a) Gestor(a), Estamos iniciando o Ciclo 2017 do Monitoramento do Programa Academia da Saúde! O formulário a seguir refere-se à GESTÃO MUNICIPAL

Leia mais

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS TEMÁTICA CATEGORIA ESPECIFICAÇÃO DE RELATO Inclui relatos sobre práticas na elaboração e acompanhamento dos Instrumentos: 1.A FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO

Leia mais

RESULTADO SISTÊMICO 1. Registro civil de nascimento assegurado a todas as crianças e adolescentes

RESULTADO SISTÊMICO 1. Registro civil de nascimento assegurado a todas as crianças e adolescentes RESULTADO SISTÊMICO 1 Registro civil de nascimento assegurado a todas as crianças e adolescentes O registro civil e a certidão de nascimento se relacionam a um dos direitos humanos das crianças brasileiras,

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL JANEIRO A DEZEMBRO 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL JANEIRO A DEZEMBRO 2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL JANEIRO A DEZEMBRO 2017 GESTÃO CRAS (CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL) MÉDIA COMPLEXIDADE ALTA COMPLEXIDADE POLÍTICA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,

Leia mais

Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados

Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados Plano Decenal da Assistência Social: Desafios para os Entes Federados Proteção Social para todos/as os/as brasileiros/as II Plano Decenal - 2016/2026 CARACTERÍSTICAS DOS PLANOS São técnicos e políticos;

Leia mais

Plano de Atuação Defensoria Pública de MS Mato Grosso do Sul

Plano de Atuação Defensoria Pública de MS Mato Grosso do Sul Plano de Atuação Defensoria Pública de MS 2017-2019 Mato Grosso do Sul Estrutura Organizacional Órgãos da Administração Superior Órgãos de Atuação Órgão de Execução: os Defensores Públicos do Estado Órgãos

Leia mais

O AVANÇO DAS POLITICAS SOBRE DROGAS NO BRASIL

O AVANÇO DAS POLITICAS SOBRE DROGAS NO BRASIL O AVANÇO DAS POLITICAS SOBRE DROGAS NO BRASIL O AVANÇO DAS POLITICAS SOBRE DROGAS NO BRASIL Arcabouço de leis ao longo dos últimos anos, foram fundamentais na consolidação do processo das políticas sobre

Leia mais

DECRETO Nº DE 12 DE JUNHO DE 2012.

DECRETO Nº DE 12 DE JUNHO DE 2012. Prefeitura de São José do Rio Preto, 13 de Junho de 2012. Ano IX nº 2536 DHOJE DECRETO Nº 16.321 DE 12 DE JUNHO DE 2012. Dispõe sobre a ampliação da notificação compulsória de violência doméstica, sexual

Leia mais

RESULTADO SISTÊMICO 17

RESULTADO SISTÊMICO 17 Guia de Dicas de Políticas Públicas 183 RESULTADO SISTÊMICO 17 Mecanismos de escuta e participação da sociedade (especialmente de crianças e adolescentes) na elaboração e controle social de políticas públicas

Leia mais