NESSA EDIÇÃO: Aulas especiais do curso de Turismo Receptivo. Primeiras aões das unidades descentralizadas (itariri e Pedro de Toedo)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NESSA EDIÇÃO: Aulas especiais do curso de Turismo Receptivo. Primeiras aões das unidades descentralizadas (itariri e Pedro de Toedo)"

Transcrição

1 Edição 2 - Junho 2014 NESSA EDIÇÃO: Aulas especiais do curso de Turismo Receptivo Promoções e campanhas de nossa unidade Conheça mais sobre o projeto ECOLOG Primeiras aões das unidades descentralizadas (itariri e Pedro de Toedo) Visitas técncias do Curso de Logísitca e muito mais...

2 Editorial Bem vindo a nossa Segunda edição do Etec News Peruíbe, um semestre já se passou praticamente e a copa já está aí começando. Na nossa escola muita coisa aconteceu, visitas técnicas, projetos, nossa semana Paulo Freire para mostrar aos alunos e a comunidade os projetos desenvolvidos pelos próprios alunos e uma bela notícia. Nosso querido professor Márcio Caramujo foi selecionado para o intercâmbio no Estados Unidos pelo Centro Paula Souza. Só que infelizmente não é apenas de boas notícias que vive o mundo e temos o pesar de anunciar que o aluno Vitor do 3L3 veio a falecer decorrente de complicações a uma doença que ele veio brigando a muito tempo. Então essa edição será em homenagem a esse garoto que sempre trouxe alegria e entusiasmo para todos a sua volta. Diógenes Leandro Leite Pereira Orientador Educacional

3 Primeira visita técnica das unidades descentralizada Os alunos dos cursos de Administração e Comércio participaram da sua primeira visita técnica e não podia ser em lugar mais adequado. No mês de março ele foram a Feira do Empreendedor promovida pelo Sebrae, onde tiveram contato com vários estandes de empresas que incentivam e promovem o empreendedorismo, assunto muito importante para esses dois cursos.

4 Promoções 1000 Curtidas Saiu o resultado do concurso 1000 curtidas e a ganhadora foi a Ludyana Velasco Perdizes. Ela ganhou um pen drive de 32gb patrocinado pela Deotec Informática. O concurso premiou a 1000 pessoa a curtir nossa fan page no facebook. Parabéns Ludyana e obrigado deotec informática E você já curtiu nossa fan page? Não perca tempo. Acesse e curta para manterse informado Amigo Q.I. Qual outra etec você conhece que além de oferecer uma profissão que vai mudar sua vida ainda te faz concorrer a um pen drive, item praticamente obrigatório para um estudante e quase tão indispensável quanto um caderno ou caneta, essa foi a proposta da promoção AMIGO Q.I., onde todos os candidatos ao vestibulinho concorriam e se fosse indicado por alguém, a pessoa que indicou também concorria. Parabéns aos ganhadores.

5 Certificado do 2º módulo Alguns cursos do Centro Paula Souza emitem certificados intermediários com a conclusão do 1º e 2º módulo, dois exemplos disso são os cursos de Contabilidade e Logística onde, na nossa unidade, esse momento solene é comemorado como uma pequena vitória intermediária, o que faz renovar as forças e perceber que o certificado de técnico está cada vez mais perto. Parabéns alunos por mais essa conquista, continuem assim.

6 Projeto Ecolog Criado junto com o curso de Logística, esse projeto acompanha todas as turmas desse curso, onde num determinado momento orientado pelos professores da disciplina de Planejamento Empresarial e Empreendedorismo, nesse projeto os alunos tem o desafio de criar um produto sustentável e ecológicamente correto. Nesse semestre o destaque foi para o caiaque dfeito de garrafas pet, onde além de confeccionar os alunos o testaram num braço do Rio Guaraú. Parabéns pelo projeto meninos, esperamos que vocês possam mostrar esse projeto pra muitas pessoas

7 Campanha de doação de medula óssea No dia 25 de abril de 2014 nossa unidade sediou mais um evento que foi exemplo de cidadania e preocupação com o próximo. Numa parceira entre o Inca e a Etec de Peruíbe ocorreu uma coleta e cadastramento dos alunos para doação de medula óssea. Esse processo é bem simples, feito através da coleta de sangue e pode salvar muitas vidas. Que ações como essa se multipliquem em nossa unidade. Parabéns a todos os envolvidos.

8 Alunos de Logística visitam o centro de distribuição da Nestlé Em abril desse ano acompanhado pelo professor e coordenador Márcio, os alunos de logística tiveram mais uma oportunidade de entrar em contato com uma experiência prática da utilização da logística. Eles visitaram o Centro de Distribuição da empresa Nestlé onde conseguiram observar a rotina de distribuição desses produtos pela Região além de ter informações sobre o histórico da empresa entre outras coisas. Essas oportunidades são únicas e devem ser sempre aproveitadas por todos. Parabéns professor pela atuação e parabéns aos alunos por aproveitarem essas oportunidades.

9 Projeto Batuque na cozinha O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Peruíbe parabeniza os realizadores, apoiadores, alunos da ETEC de Peruíbe - Curso de Turismo inscritos e todos os participantes presentes à Oficina de Culinária "BATUQUE NA COZINHA", realizada pela ASSOCIPÃES, na pessoa de sua Presidente Elizabeth Lima de Castela Leal no dia 25 de Março de 2014, no SINTRAPE - Sindicato dos Trabalhadores de Peruíbe, localizado à Rua Eulina Bitencourt, Centro, em parceria com este Conselho, tendo o apoio da Prefeitura Municipal de Peruíbe, dos Vereadores Drª. Mari Laila Tanios Maalouli, João Estevam Bezerra Cabra Bom e André Luiz de Paula. A Oficina teve o objetivo de capacitação para geração de renda familiar, sendo 40 os participantes presentes no Curso Apostilado RECEITAS DE ACARAJÉ, VTAPÁ E CARURU INCLUINDO BOAS MANEIRAS DE HIGIENE NO MANUSEIO DE ALIMENTOS, com carga horária de 04 horas, sendo Professor o Conselheiro Godofredo dos Reis e Coordenadora a Conselheira Imaculada Conceição Gomes Favini.

10 Aula de Guardanapo O curso de turismo receptivo é repleto de aulas diferenciadas que estimulam a criatividade dos alunos, uma delas foi na disciplina de alimentos e bebidas onde os alunos aprenderam a fazer dobraduras em guardanapo para decorar mesas. Outro exemplo são as aulas de Recreação onde os alunos aprendem diversas técnicas para entreter as pessoas, uma delas é a decoração de bexiga, sucesso entre as crianças. Esse clima alegre e festivo do curso de Turismo Receptivo tem tudo a ver com as datas comemorativas, principalmente uma data tão alegre quanto a páscoa, aproveitando esse clima a professora Evelise fez uma atividade especial com os alunos do curso que poderá muito bem ser aproveitada em vários tipos de eventos organizados pelos nossos alunos no futuro.

11 CALENDÁRIO fi Ì Á Semanal, 1 ) Ì CPKFdL Î C Žl ŽF C fl LKNCIEL C fl I NNC DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB s 09 - Divulgação dos resultados do Conselho Intermediário e 24 - Reunião com a Equipe de Direção CCNL 4 11 e 25 - Reunião da Direção com os Coordenadores de Curso e 26 - Sábado Letivo referente a segunda-feira e sexta-feira 18 - Feriado Nacional - Paixão de Cristo Feriado Nacional - Tiradentes NL NL Reunião da Direção com Servidores Administrativos Reunião de Curso NL Reunião da Direção com Representantes Discentes Reunião da CIPA 30- Reunião do Conselho de Escola MAIO Semanal 01 - Feriado Nacional - do Trabalho DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB s 05 a 10 - Semana Paulo Freire e 22 - Reunião com Equipe da Direção NL NL NL 0 16 e 30 - Reunião da Direção com os Coordenadores de Curso Sábado Letivo referente a sexta- feira 15 - Reunião com Grêmio Estudantil Reunião da Direção com Servidores Administrativos NL Reunião da APM NL NL 5 JUNHO Semanal 02 a 06 - Rematricula DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB s 06 - Reunião com Equipe da Direção Reunião da Direção com Coordenadores de Curso NL Prazo Final de Entrega de Resultados na Secretaria Conselho de Classe Final e Reunião Pedagógica NL Atribuição de Aula Corpus Cristhi CCNL AA Divulgação dos Resultados/ 23 a 27 - Solicitação de Reclassificação Feriado Municipal: Padroeiro da Cidade - São João Batista JULHO Semanal 01 a 13 - Recesso Escolar DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB s 07 a 16 - Matrículas Ingressantes Feriado Estadual - Revol. Constit Reunião Pedagógica , 19 e 26 - Reunião de Planejamento 16 - Início das Aulas a 30 - Solicitação de Aproveitamento de Estudos RP PL PL PL

12 COLABORADORES ESTAMOS ON LINE GRUPO ABERTO (FACEBOOK) PÁGINA (FACEBBOK) MANTIDO POR FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES PÁGINA OFICIAL

Eventos esperados para 2014. Veja quais as mudanças te esperam para o ano de 2014. COPA 2014 Como esse evento influenciará a rotina dos alunos.

Eventos esperados para 2014. Veja quais as mudanças te esperam para o ano de 2014. COPA 2014 Como esse evento influenciará a rotina dos alunos. Veja quais as mudanças te esperam para o ano de 2014. 2014 COPA 2014 Como esse evento influenciará a rotina dos alunos. Eventos esperados para 2014. E mais: Eventos, projetos e ações específicas de cada

Leia mais

Rua Antonio Fogaça de Almeida, s/nº - Bairro: Jardim Elza Maria, Jacareí, SP. Fone: (12) 2128-5200 e-mail: ged.jcr@ifsp.edu.br www.ifsp.edu.

Rua Antonio Fogaça de Almeida, s/nº - Bairro: Jardim Elza Maria, Jacareí, SP. Fone: (12) 2128-5200 e-mail: ged.jcr@ifsp.edu.br www.ifsp.edu. Campus JACAREÍ - Curso Técnico em Administração e Técnico JANEIRO: 01 - Dia Mundial da Paz (Confraternização Universal) - Feriado. 02 a 31 - Férias Docentes 22 a 28 - Matrícula - 1ª Chamada FEVEREIRO:

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUN N 045, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO CONSUN N 045, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014 RESOLUÇÃO CONSUN N 045, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014 Aprova o Calendário Acadêmico para o ano letivo de 2015, na Universidade Federal da Integração Latino- Americana UNILA. O Conselho Universitário da Universidade

Leia mais

Orientações Gerais para o Mobilizador 1

Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Índice CADERNO 1: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O MOBILIZADOR 1.1. Mensagem ao mobilizador... 03 1.2. Materiais de implantação do Ciclo 4... 05 1.3. As reuniões: quantas

Leia mais

Datas do Calendário Acadêmico 2016 1

Datas do Calendário Acadêmico 2016 1 Campus Irati Datas do Calendário Acadêmico 2016 1 JANEIRO 01 Feriado Nacional Confraternização Universal 25 a Registro acadêmico dos novos estudantes (calouros) Data de publicação pela PROENS do Edital

Leia mais

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Olá Pessoal Quero desejar as boas-vindas a todos os nossos estudantes, alunos, alunas,

Leia mais

Dia da família na escola. 13 de março de 2010

Dia da família na escola. 13 de março de 2010 1 Dia da família na escola 13 de março de 2010 Sugestões de atividades Desde 2009, o Amigos da Escola tem incentivado às escolas participantes do projeto a tornar os dias temáticos em dias da família e

Leia mais

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos.

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos. Criando caminhos. ed. 11 - abril maio 2013 de Vacinação Anti-Gripe Pág. 2 Sistema de Trabalho em times Pág. 6 sumário 02 03 04 04 05 07 07 08 Editorial Dia do Ferroviário Fábrica Aberta Parceria SESI do

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1323

RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1323 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CEPEC Nº 1323 Aprova o Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Goiás para o ano letivo de 2015. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO

Leia mais

Datas do Calendário Acadêmico 2016 1

Datas do Calendário Acadêmico 2016 1 Campus FOZ DO IGUAÇU Datas do Calendário Acadêmico 2016 1 JANEIRO 01 Feriado Nacional Confraternização Universal 25 a 29 29 Registro acadêmico dos novos estudantes para calouros com ingresso no primeiro

Leia mais

Projeto Leitura Viva na Vila Rubi Realizado pela Biblioteca do Centro Educacional Unificado CEU Vila Rubi

Projeto Leitura Viva na Vila Rubi Realizado pela Biblioteca do Centro Educacional Unificado CEU Vila Rubi 50 Relato de experiência Projeto Leitura Viva na Vila Rubi Realizado pela Biblioteca do Centro Educacional Unificado CEU Vila Rubi Anselina Oliveira Soares Coordenadora da Biblioteca - Biblioteca CEU Vila

Leia mais

As Capacitações dos Profissionais de TI e as novas habilidades exigidas pelo Mercado.

As Capacitações dos Profissionais de TI e as novas habilidades exigidas pelo Mercado. 3º Seminário da Qualidade de Software As Capacitações dos Profissionais de TI e as novas habilidades exigidas pelo Mercado. A verdadeira missão de uma organização, e seu principal desafio, é a de libertar

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Proposta SP CENTER CAR: Curso de Martelinho de Ouro. SP CENTER CAR Reparação e Treinamento Automotivo. Página 1 de 11

Proposta SP CENTER CAR: Curso de Martelinho de Ouro. SP CENTER CAR Reparação e Treinamento Automotivo. Página 1 de 11 SP CENTER CAR Reparação e Treinamento Automotivo Página 1 de 11 Bem Vindo ao Curso de Martelinho de Ouro A SP CENTER CAR tem o prazer de levar até você todas as informações referentes ao Curso de Martelinho

Leia mais

Como Ajudar. Sua participação é muito importante para nós

Como Ajudar. Sua participação é muito importante para nós Sua participação é muito importante para nós Ao colaborar com OSCIP ZAGAIA,, você nos apóia em vários projetos que desenvolvemos no Município de Carapicuíba.Você ou sua empresa tem a oportunidade de se

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS PICUÍ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS PICUÍ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS PICUÍ Regulamento do concurso de logomarca da IV Feira de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS

JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS Denise da Costa Gomes denisedacosta11@hotmail.com Dalila Regina da Silva Queiroz dalilazorieuq@hotmail.com Alzenira Oliveira de Carvalho oliveiraalzenira@hotmail.com

Leia mais

É hora de celebrar! No mês de dezembro mais uma turma de jovens se formou em emocionante celebração M

É hora de celebrar! No mês de dezembro mais uma turma de jovens se formou em emocionante celebração M Janeiro São Paulo. Brasil www.vidajovem.org 2015 É hora de celebrar! No mês de dezembro mais uma turma de jovens se formou em emocionante celebração M ais uma turma se encerrou no mês de dezembro e como

Leia mais

Meio: Jornal EmTempo. Editoria: Economia Caderno: - Data: 21/12/15

Meio: Jornal EmTempo. Editoria: Economia Caderno: - Data: 21/12/15 Meio: Jornal EmTempo Editoria: Economia Caderno: - Data: 21/12/15 Meio: Diário do Amazonas Editoria: Economia Caderno: - Data: 17/12/15 Meio: Maskate Editoria: Economia Caderno: - Data: 18/12/15 Meio:

Leia mais

Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047

Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047 Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047 O Curso Oracle SQL Expert - Certificação 1Z0-047 é um treinamento voltado para pessoals que estão no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação ou desejam

Leia mais

SISEB Informa Ano I Número 5 agosto 2014 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

SISEB Informa Ano I Número 5 agosto 2014 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias Ano I Número 5 agosto 2014 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias página 5 5 Viagem Literária 2014 7 Biblioteca Dica de leitura: Cadernos de Prática do SisEB e Práticas da de

Leia mais

Casa do Bom Menino. Informativo. Capsula do Tempo estimula reflexão. casadobommeninopiracicaba.org.br

Casa do Bom Menino. Informativo. Capsula do Tempo estimula reflexão. casadobommeninopiracicaba.org.br Informativo Casa do Bom Menino Edição 04 - Maio/ Junho 2015 2015 Capsula do Tempo estimula reflexão No dia 08/05 as crianças e adolescentes da Casa do Bom Menino enterraram a capsula do tempo no quintal

Leia mais

8º Semestre - 2013.1

8º Semestre - 2013.1 8º Semestre - 2013.1 2 Projeto Integrador Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda 8º Semestre Turma: CSPN8A Alunos: BRUNA DE ALBUQUERQUE LOBO SIMÕES 1021021055 GABRIEL PEREIRA PELAQUIM 0821021060

Leia mais

PROJETO ANUAL DA LUDOTECA

PROJETO ANUAL DA LUDOTECA O FAZ DE CONTA PROJETO ANUAL DA LUDOTECA ANO LECTIVO 2014/2015 Inês Matos ÍNDICE I- INTRODUÇÃO 3 II- PROJETOS 5 2.1. Semana da Alimentação 4 2.2. Formação Técnica 6 2.3. Acompanhamento às famílias 6 2.4.

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo Mostra de Projetos 2011 Grupo Atitude Vila Macedo Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Centro de Referência

Leia mais

MATEMÁTICA PARA O VESTIBULAR: Pré-vestibular de funções

MATEMÁTICA PARA O VESTIBULAR: Pré-vestibular de funções MATEMÁTICA PARA O VESTIBULAR: Pré-vestibular de funções Diego de Souza Oliveira (Bolsista UEMS)¹; Marco Aparecido Queiroz Duarte (Orientador)² 1 Estudante do curso de Matemática da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

MUDANÇAS SOCIOESPACIAIS NA PERSPECTIVA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DO GRUPO ARREP DO BAIRRO SANTA LUIZA-PONTA GROSSA-PR

MUDANÇAS SOCIOESPACIAIS NA PERSPECTIVA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DO GRUPO ARREP DO BAIRRO SANTA LUIZA-PONTA GROSSA-PR MUDANÇAS SOCIOESPACIAIS NA PERSPECTIVA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DO GRUPO ARREP DO BAIRRO SANTA LUIZA-PONTA GROSSA-PR Anna Paula Lombardi - ap.lombardi@hotmail.com Pablo Fernando Silva Fabelis Manfrom Pretto

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO CEAPIA

REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO CEAPIA REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO Histórico Na gestão de 2008/2009, através da Direção Cientifica, houve a preocupação de dar maior ênfase a divulgação na instituição.

Leia mais

GUIA PARA PETIÇÃO DE SEDE E ORGANIZAÇÃO DA REUNIÃO NACIONAL DE RAMOS E DE GOLDS DO IEEE BRASIL

GUIA PARA PETIÇÃO DE SEDE E ORGANIZAÇÃO DA REUNIÃO NACIONAL DE RAMOS E DE GOLDS DO IEEE BRASIL Comitê de Atividades Estudantis Conselho Brasil GUIA PARA PETIÇÃO DE SEDE E ORGANIZAÇÃO DA REUNIÃO NACIONAL DE RAMOS E DE GOLDS DO IEEE BRASIL GUIA PARA A SOLICITAÇÃO A. Introdução O propósito deste documento

Leia mais

RELATÓRIO REALIZAÇÃO DO 3º SIMULADO DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2014.2

RELATÓRIO REALIZAÇÃO DO 3º SIMULADO DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2014.2 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS RELATÓRIO REALIZAÇÃO DO 3º SIMULADO DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

VIII BioCiências Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO

VIII BioCiências Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO VIII BioCiências: Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES/SEB N º 25/2011 - apoio à realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas 1 Caracterização da Proposta

Leia mais

IFSP - Campus Registro Calendário Escolar Cursos: Técnico Modular e Administrativo- Regime Semestral

IFSP - Campus Registro Calendário Escolar Cursos: Técnico Modular e Administrativo- Regime Semestral JANEIRO: 01 Dia Mundial da Paz (Confraternização Universal) - Feriado. 02 a 31 Férias Docentes. 02 - Recesso Administrativo 09/01- Suspensão de expediente (Dedetização do campus) 22 a 28 Matrícula alunos

Leia mais

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP SÃO CAMILO SOCIAL Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP CEI Jardim Novo Horizonte realiza atividades de estímulo à criatividade As crianças do CEI Jardim Novo

Leia mais

GINFAM 2016 REGULAMENTO

GINFAM 2016 REGULAMENTO GINFAM 2016 REGULAMENTO 1- Quanto à Organização: A Gincana é organizada pela FAM - Faculdade de Americana e é administrada pelo NICOM. Tem por objetivo incentivar as atividades em grupo, ações de responsabilidade

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

Campus Votuporanga Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Campus Votuporanga Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Campus Votuporanga Cursos Técnicos Integrados ao JANEIRO: Dia Mundial da Paz (Confraternização Universal) - Feriado. Recesso. / a / Férias Docentes. 7 a 9 ª Chamada Matrícula Ingressantes (Integrado SEE)

Leia mais

Jornal Informativo - Edição Agosto 2014. Acima, foto da equipe Sub 17 Educando/Dois toques e abaixo, foto da equipe feminina do XV de Piracicaba

Jornal Informativo - Edição Agosto 2014. Acima, foto da equipe Sub 17 Educando/Dois toques e abaixo, foto da equipe feminina do XV de Piracicaba Jornal Informativo - Edição Agosto 2014 PRINCIPAL: Amistoso Projeto Dois Toques x Feminino do XV Cerimônia de Abertura Copa Rocha Netto Premiação Copa do Mundo do Brasil 2º Curso de Capacitação Copa Rocha

Leia mais

Treinamento SIGES. Índice

Treinamento SIGES. Índice Índice Treinamento SIGES Treinamento SIGES...1 1 Curso...2 1.1 Criar Curso...2 1.2 Criar Seriação...2 1.3 Autorizar Curso...2 1.4 Gerar Planejamento Acadêmico do Curso...2 1.5 Turma...3 1.6 Criar Disciplinas...3

Leia mais

Modalidade EJA. Ensino Regular LEGENDA

Modalidade EJA. Ensino Regular LEGENDA DIA DE ESTUDO E PLANEJAMENTO COLETIVO POR ÁREA DE CONHECIMENTO. 3ª feira: Área de Ciências Humanas e 4º e 5º ano do Ensino Fundamental 4ª feira: Área de Ciências da Natureza, Área de Matemática e 1º ao

Leia mais

Diretrizes para programas de leitura organizados por bibliotecas - algumas sugestões práticas

Diretrizes para programas de leitura organizados por bibliotecas - algumas sugestões práticas Diretrizes para programas de leitura organizados por bibliotecas - algumas sugestões práticas Introdução A Seção de Leitura da IFLA tem o prazer de apresentar algumas sugestões práticas para as bibliotecas

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 18 de Novembro de 2014 Jornais Jornal: Notícias do Dia Editoria: Plural Ricardinho Machado

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015 CÂMPUS UNIÃO DA VITÓRIA - IFPR. Feriado Nacional- Confraternização Universal

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015 CÂMPUS UNIÃO DA VITÓRIA - IFPR. Feriado Nacional- Confraternização Universal CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015 CÂMPUS UNIÃO DA VITÓRIA - IFPR JANEIRO 01 Feriado Nacional- Confraternização Universal 02 a 31 Férias escolares 28 a 31 Período de matrículas para alunos novos FEVEREIRO (5 dias

Leia mais

Agenda semanal CJF. Acontece. Mural do

Agenda semanal CJF. Acontece. Mural do Acontece Agenda semanal Evento: 2º módulo do curso: Modelo de Contratação de TI Data: 22 a 26 de setembro Horário: das 8h30 às 17h30 Local: Sala de aula 8/9 Evento: Reunião do Comitê Gestor de Planejamento

Leia mais

Projeto de Gestão Pedagógica - 2014

Projeto de Gestão Pedagógica - 2014 Projeto de Gestão Pedagógica - 2014 Etec (Código e nome da unidade): 164 Etec Professor Mário Antônio Verza Professor: Claudia Patricia Candia Maciel Nº Matrícula: 019.290 Categoria: I E-mail: claudia.candia@etec.sp.gov.br

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

IFSP - Campus Registro Calendário Escolar Curso: Técnico Integrado- Regime Anual

IFSP - Campus Registro Calendário Escolar Curso: Técnico Integrado- Regime Anual Curso: Técnico Integrado- JANEIRO: 01 Dia Mundial da Paz (Confraternização Universal) - Feriado. 02 a 31 Férias Docentes. 02 - Recesso Administrativo 09/01- Suspensão de expediente (Dedetização do campus)

Leia mais

COLÉGIO MÃE DE DEUS. Quem vive aprendendo, sabe como Ensinar. Calendário Escolar -Ano Letivo -2016

COLÉGIO MÃE DE DEUS. Quem vive aprendendo, sabe como Ensinar. Calendário Escolar -Ano Letivo -2016 A D Á N R E IO L C ESCOLAR COLÉGIO MÃE DE DEUS 2016 Irmãs do Imaculado Coração de Maria COLÉGIO MÃE DE DEUS Quem vive aprendendo, sabe como Ensinar. Calendário Escolar -Ano Letivo -2016 16 - Reunião da

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Política de Formação da SEDUC. A escola como lócus da formação

Política de Formação da SEDUC. A escola como lócus da formação Política de Formação da SEDUC A escola como lócus da formação A qualidade da aprendizagem como objetivo estratégico A qualidade de uma escola é o resultado da qualidade da relação de ensino e aprendizagem

Leia mais

PREMIO UNOESTE SOLIDÁRIA

PREMIO UNOESTE SOLIDÁRIA PREMIO UNOESTE SOLIDÁRIA A Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE convida seus estudantes, professores e demais profissionais habilitados, de todas as áreas do conhecimento, com ações extensivas cadastradas

Leia mais

Estatística à Distância: uma experiência

Estatística à Distância: uma experiência Estatística à Distância: uma experiência Luciana Neves Nunes 1 Departamento de Estatística UFRGS Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática Introdução A disciplina de Estatística Básica oferecida

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL - PPGEA UTFPR - CÂMPUS APUCARANA E LONDRINA CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS PARA O ANO 2015

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL - PPGEA UTFPR - CÂMPUS APUCARANA E LONDRINA CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS PARA O ANO 2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL - PPGEA UTFPR - CÂMPUS APUCARANA E LONDRINA CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS PARA O ANO 2015 Este documento contém informações sobre datas e atividades

Leia mais

CALENDÁRIO 2007. Anexo da resolução n o 022/2006-CONSAD, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2006.

CALENDÁRIO 2007. Anexo da resolução n o 022/2006-CONSAD, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2006. CALENDÁRIO 2007 DATAS LIMITES DOS SEMESTRES LETIVOS: 1º Semestre: início 12/02/2007 2º Semestre: início 30/07/2007 término 26/06/2007 término 07/12/2007 JANEIRO 08 a 12 Recebimento, pela PROGRAD/DAE, dos

Leia mais

Conselho Municipal de Educação - CME Teotônio Vilela - AL. Página 1

Conselho Municipal de Educação - CME Teotônio Vilela - AL. Página 1 CALENDÁRIO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 2011 JANEIRO FEVEREIRO MARÇO D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S 1 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 2 3 4 5 6 7 8 6 7 8 9 10 11 12 6 7 8 9 10 11 12 9 10 11 12 13 14

Leia mais

Nível de Ensino: Componente Curricular: Matemática. Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino:

Nível de Ensino: Componente Curricular: Matemática. Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Plano de Aula Org.: Claudio André - 1 Autora: Regina França TÍTULO: QUE DIA É HOJE? Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de estudo 3º ano Componente Curricular: Matemática Tema:

Leia mais

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo.

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo. 9 Conclusão Neste estudo, eu me propus a investigar os efeitos de práticas de Língua Portuguesa no aprendizado de leitura e como esses efeitos se diferenciam conforme o ano de escolaridade dos alunos e

Leia mais

pay Startup www.paystartup.com

pay Startup www.paystartup.com pay Startup www.paystartup.com INTRODUÇÃO Encontrar solução para tarefas do dia -a-dia não é fácil, e encontrar um negócio de sucesso e promissor a investir se torna ainda mais difícil, seria como procurar

Leia mais

A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal.

A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal. A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal. Para que serve o Cadastro Único? O Cadastro Único serve para que as famílias de baixa renda possam participar

Leia mais

EDITAL Nº 05, DE 13 DE MAIO DE 2016.

EDITAL Nº 05, DE 13 DE MAIO DE 2016. EDITAL Nº 05, DE 13 DE MAIO DE 2016. PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CATEGORIA BOLSISTA E VOLUNTÁRIA DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (ESAN) O DIRETOR DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

MANUAL DO ALUNO (A) ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES

MANUAL DO ALUNO (A) ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES A formação complementar é fruto da participação do aluno, durante o período de realização do seu curso superior, em atividades que não estão inseridas na grade curricular, mas que reconhecidamente contribuem

Leia mais

A Responsabilidade Social da Instituição

A Responsabilidade Social da Instituição A Responsabilidade Social da Instituição A Fundação Educacional Machado Sobrinho, mantenedora da Faculdade Machado Sobrinho, é uma Instituição Privada de Ensino, sem finalidade lucrativa e de caráter filantrópico.

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Mestrado Profissional

Mestrado Profissional Realização: Contratação: Mestrado Profissional em Computação Turma SOFTEX Recife Apresentação APRESENTAÇÃO 0 O Mestrado Profissional em Computação oferecido pelo Centro de Informática da UFPE em parceria

Leia mais

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS BAMBUÍ COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Fazenda

Leia mais

NIQUELÂNDIA Votorantim garante permanência Euclides Oliveira

NIQUELÂNDIA Votorantim garante permanência Euclides Oliveira NIQUELÂNDIA Votorantim garante permanência Euclides Oliveira Nós não estamos indo embora de Niquelândia. O gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da mineradora, Marco Aurélio de Assis

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2014

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2014 CALENDÁRIO ACADÊMICO 2014 JANEIRO 1 Confraternização Universal 20 a 24 Seminário de Integração com novos professores 2014.1 20 a 24 Período para reunião dos Núcleos Docentes Estruturantes da Faculdade

Leia mais

CALE DÁRIO U IVERSITÁRIO 2011 Aprovado pela Resolução n o 039/2010-CO SAD, de 16 de dezembro de 2010.

CALE DÁRIO U IVERSITÁRIO 2011 Aprovado pela Resolução n o 039/2010-CO SAD, de 16 de dezembro de 2010. CALE DÁRIO U IVERSITÁRIO 2011 Aprovado pela Resolução n o 039/2010-CO SAD, de 16 de dezembro de 2010. DATAS LIMITES DOS PERÍODOS LETIVOS: 2011.1 : início 21/02/2011 2011.2 : início 08/08/2011 término 08/07/2011

Leia mais

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013 Término da Safra 2012/2013 A Safra 2012/2013 terminou com muitas metas alcançadas com as produções agrícola e industrial atingindo índices positivos. O encerramento aconteceu no dia 18/04 e como sempre

Leia mais

Considerações Finais 08. Av. Central Bloco 990/1120 Lote 1020 Loja 02 Núcleo Bandeirante Brasília DF - Tel: 3386-2422

Considerações Finais 08. Av. Central Bloco 990/1120 Lote 1020 Loja 02 Núcleo Bandeirante Brasília DF - Tel: 3386-2422 SUMÁRIO Apresentação 03 Introdução 03 Equipe e Coordenação de Curso 03 Estrutura Física e Material de Uso na central de Tutoria 04 Calendário da tutoria 04 Produção e Veiculação do Material Didático 05

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL WebSAI

SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL WebSAI ETEC CARLOS DE CAMPOS SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL WebSAI 2014 Prezados alunos, docentes, colaboradores e pais O presente relatório é o fruto do processo de avaliação, a partir dos diferentes olhares

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2014 DA COORDENAÇÃO LOCAL DO PROJETO MULHERES DA PAZ & PROTEJO.

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2014 DA COORDENAÇÃO LOCAL DO PROJETO MULHERES DA PAZ & PROTEJO. EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2014 DA COORDENAÇÃO LOCAL DO PROJETO MULHERES DA PAZ & PROTEJO. PROCESSO DE CHAMAMENTO PARA SELEÇÃO DE MULHERES PARA O PROJETO MULHERES DA PAZ. A Coordenação Local,

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2º SEMESTRE LETIVO DE 2015 - São Paulo

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2º SEMESTRE LETIVO DE 2015 - São Paulo CALENDÁRIO ACADÊMICO 2º SEMESTRE LETIVO DE 2015 - São Paulo JULHO DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01 a 31 - Período de rematricula,

Leia mais

Calendário 2016 Cursos Técnicos Subsequentes JANEIRO 2016 FEVEREIRO 2016

Calendário 2016 Cursos Técnicos Subsequentes JANEIRO 2016 FEVEREIRO 2016 Calendário 26 Cursos Técnicos Subsequentes JANEIRO 26 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 13 16 17 18 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 05, 06 e 07 Confraternização Universal Período de Renovação de matrícula / Trancamento

Leia mais

CONTEÚDO DO CURSO. Há muito treino pela frente... muito grafite, tintas, ideias e inspirações para fervilhar no CURSO DE ILUSTRAÇÃO.

CONTEÚDO DO CURSO. Há muito treino pela frente... muito grafite, tintas, ideias e inspirações para fervilhar no CURSO DE ILUSTRAÇÃO. A PROPOSTA DO CURSO O Curso é voltado para pessoas que tenham uma certa familiaridade com a prática ou cursado desenho. Notamos que o aluno de desenho, comprometido com o desenvolvimento da técnica, ou

Leia mais

Boletim do Instituto 3M de Inovação Social

Boletim do Instituto 3M de Inovação Social Boletim do Instituto 3M de Inovação Social Curso CURSO DE REPARAÇÃO AUTOMOTIVA PARA JOVENS O Instituto 3M de Inovação Social promove, a partir de novembro, um curso profissionalizante de reparação automotiva.

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS PAULISTA NAP NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

FACULDADES INTEGRADAS PAULISTA NAP NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO FACULDADES INTEGRADAS PAULISTA NAP NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO Profissional Responsável: Psicóloga Mercia Maria Barbosa CRP/06-SP nº6348 Direção Geral: Prof. Silvio Donizete Santos PROPOSTA - O Núcleo

Leia mais

Arquivo Central da Fundação Getúlio Vargas e suas Reformulações. Função e Finalidades

Arquivo Central da Fundação Getúlio Vargas e suas Reformulações. Função e Finalidades Arquivo Central da Fundação Getúlio Vargas e suas Reformulações Afaria Hilda raro de Araújo* Veria Leoailda Reis da Silva** Função e Finalidades dministração dos documentos recebidos e produzidos pela

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR CENECISTA - INESC - CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE - CNEC -

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR CENECISTA - INESC - CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE - CNEC - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR CENECISTA - INESC - CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE - CNEC - PDI Rua Celina Lisboa Frederico, 142 Centro Unaí MG Tel (038) 3677.4747 inesc@inesc.br ANÁLISE DO RELATÓRIO

Leia mais

UM MODELO PARA GESTÃO DE LICENCIATURAS NO EAD: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA IFES

UM MODELO PARA GESTÃO DE LICENCIATURAS NO EAD: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA IFES 1 UM MODELO PARA GESTÃO DE LICENCIATURAS NO EAD: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA IFES Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Cachoeiro de Itapemirim 03/2010 Giovany F. Teixeira

Leia mais

DIRETRIZES DE EXTENSÃO 2011 DIRETRIZES DE APOIO ÀS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DO IF SUDESTE-MG. Execução: SETEMBRO DE 2011 A DEZEMBRO DE 2011

DIRETRIZES DE EXTENSÃO 2011 DIRETRIZES DE APOIO ÀS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DO IF SUDESTE-MG. Execução: SETEMBRO DE 2011 A DEZEMBRO DE 2011 DIRETRIZES DE EXTENSÃO 2011 DIRETRIZES DE APOIO ÀS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DO IF SUDESTE-MG Execução: SETEMBRO DE 2011 A DEZEMBRO DE 2011 Diretrizes de Apoio a Projetos de Extensão no IF SUDESTE-MG 1 Av.

Leia mais

Como obter sucesso nas vendas do MOS

Como obter sucesso nas vendas do MOS Como obter sucesso nas vendas do MOS Seja você o modelo Trabalhe com metas Vista a camisa Comunique-se e ofereça o seu curso Valorize o seu curso Você tem uma oportunidade única de se antecipar ao mercado

Leia mais

A escola como construtora da identidade coletiva e multidimensional

A escola como construtora da identidade coletiva e multidimensional I CONCURSO DE REDAÇÃO DO PROJETO EducaNilópolis O projeto Educa Nilópolis, em desenvolvimento nas 22 escolas da rede municipal de ensino de Nilópolis, visa qualificar e dinamizar a rede municipal de ensino

Leia mais

C R E D I A M I G O Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste

C R E D I A M I G O Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste C R E D I A M I G O Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste De microcrédito, o Banco do Nordeste entende. Primeiro Banco público do Brasil a ter um modelo de atuação voltado para o setor, o Banco

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Engenharia Mecânica 9ª Série Fabricação Assistida por Computador A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Comissão de Educação Infantil Parecer CME/PoA n.º 012/2011 Processo n.º 001.011607.10.6 Renova a autorização

Leia mais

Projeto CIC Centro de Informação e Cultura: o nascimento de uma biblioteca

Projeto CIC Centro de Informação e Cultura: o nascimento de uma biblioteca Projeto CIC Centro de Informação e Cultura: o nascimento de uma biblioteca Andreza Ferreira Félix Bibliotecária do Colégio Bernoulli andreza.felix@colegiobernoulli.com.br Descreve a criação da Biblioteca

Leia mais

ETEC RUBENS DE FARIA E SOUZA CURSOS MANTIDOS

ETEC RUBENS DE FARIA E SOUZA CURSOS MANTIDOS Etec Rubens de Faria e Souza ETEC RUBENS DE FARIA E SOUZA CURSOS MANTIDOS I- CURSOS TÉCNICOS EIXO TECNOLÓGICO: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS - ELETRÔNICA - ELETROTÉCNICA - MECÂNICA - MECATRÔNICA - QUÍMICA

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

Resolução nº 066, de 27 de julho de 2015.

Resolução nº 066, de 27 de julho de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Conselho Superior Resolução nº

Leia mais

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE Marcia Karina Santos Ferreira 1 ; Augusto Fachín Terán 2 ¹Licenciada em Pedagogia. Universidade do Estado do

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais