Aula 18 PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A DELEGAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 18 PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A DELEGAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO:"

Transcrição

1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Princípios do Serviço Público / Aula 18 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 18 PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A DELEGAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO: Serviço adequado é aquele que atende aos princípios. De acordo com o art. 6º da lei nº 8.987/95: Art. 6º Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato. 1º Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas. público. O 1º do art. 6º apresenta um belo rol de princípios que norteiam a prestação do serviço Princípio do aperfeiçoamento: Página1 A lei utiliza o termo atualidade, e não aperfeiçoamento. Esse princípio é conhecido como aperfeiçoamento, atualidade ou modernidade. O Prof. recomenda utilizar o termo atualidade, pois é o que se encontra na lei. É a melhora constante na prestação do serviço. Assim, de acordo com a lei nº 8.987/95:

2 Art. 6º [...] 2º A atualidade compreende a modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, bem como a melhoria e expansão do serviço. Serviços públicos delegados costumam ser contratos de longa duração. Ex: quando o delegatário começou a prestar o serviço público de transporte coletivo urbano, ainda não existia tecnologia para instalar elevador em ônibus para facilitar o acesso de pessoa com deficiência física, ou não tinha tecnologia para a implementação de ar-condicionado. Com as novas tecnologias de elevador e ar condicionado o delegatário tem que colocar tais em suas frotas. Isso é atualidade e é fundamental, posto que são contratos de longa duração. Esse investimento que deve ser feito ao longo do contrato, ou vai se dar mediante aumento de tarifa para bancá-lo ou, ao término da concessão, o governo paga a diferença. Esse segundo caso é muito raro. De acordo com a lei nº 8.987/95, em seu art. 36: Art. 36. A reversão no advento do termo contratual far-se-á com a indenização das parcelas dos investimentos vinculados a bens reversíveis, ainda não amortizados ou depreciados, que tenham sido realizados com o objetivo de garantir a continuidade e atualidade do serviço concedido. Como, ao término do contrato, ainda pode existir parcelas a serem amortizadas? Tem a ver com o aperfeiçoamento, com a modernidade. Ao longo do contrato teve que ser feito um investimento que não se imaginava necessário na proposta inicial. É o caso do governo que não quis aumentar a tarifa e decidiu, ao final do contrato, realizar o ajuste. A outra possibilidade é a depreciação. Princípio da continuidade: Os direitos dos usuários serão preservados com o impedimento da paralização do serviço. À princípio, o serviço não pode ser paralisado porque a população necessita do serviço. O 3º do art. 6º da lei nº 8.987/95 não trabalha a ideia da continuidade, mas sim da descontinuidade, conforme se vê: Página2 Art. 6º [...] 3º Não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, quando: I - motivada por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações; e, II - por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade. Ou seja, o dispositivo acima diz que a prestação do serviço pode ser interrompida com prévio avido por falta de pagamento.

3 Cuidado com a parte final do inciso II, pois a interrupção vai ser materializada com as peculiaridades que o fecho do dispositivo fala, que é o interesse da coletividade. Ex: se uma empresa que opera serviço de trens urbanos, como a Supervia, se torna inadimplente, o serviço não poderá ser interrompido em razão do grande interesse da coletividade. O transporte coletivo de passageiros é rotulado como essencial pela Constituição da República: Art. 30. Compete aos Municípios: [...] V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial; Então, transporte coletivo tem caráter essencial. Assim, não pode cortar um serviço que tem caráter essencial por falta de pagamento da prestadora de serviço à companhia de energia elétrica. A população não pode ficar sem o serviço. Outro exemplo: universidade pública que não paga a conta de luz não pode ter sua energia cortada. Há o interesse da coletividade. O telefone de uma universidade, por outro lado, não é um serviço essencial. Deve haver uma ponderação. Página3 Serviço público essencial pode ser cortado por falta de pagamento, mas o interesse da coletividade tem que ser ponderado. A lei nº /07 é a lei do saneamento básico, em seu art. 40, 3º: Art. 40 [...]

4 3º A interrupção ou a restrição do fornecimento de água por inadimplência a estabelecimentos de saúde, a instituições educacionais e de internação coletiva de pessoas e a usuário residencial de baixa renda beneficiário de tarifa social deverá obedecer a prazos e critérios que preservem condições mínimas de manutenção da saúde das pessoas atingidas. Ou seja, o 3º está regulamentando a interrupção ou restrição do fornecimento de água em hospitais, escolas, presídios e residência de pessoas de baixa renda. Para isso, é necessário que sejam obedecidos prazos e critérios que preservem condições mínimas de manutenção da saúde das pessoas atingidas, ou seja, o mínimo existencial deve ser preservado. Por isso que o 3º fala em interrupção ou restrição. Um hospital particular, superlotado, que atende várias pessoas da região em razão do não funcionamento do hospital público, para de pagar água. O fornecimento da água vai ser interrompido? Não, mas podem ser feitas restrições, ou seja, o mínimo existencial é garantido. Saneamento básico não é só o fornecimento de água, mas o escoamento do esgoto, a limpeza da rua, etc. O fornecimento pode ser interrompido ou restringido, desde que com prévio aviso. Princípio da modicidade das tarifas: Página4 Esse princípio leva ao estudo da tarifa pública, que é a essência da matéria, que é a política tarifária. Por que a lei fala em preços módicos? Porque a maioria população é miserável e ganha salário mínimo. A tarifa não pode ser cara. Para atrair o empresário com preços módicos, tem que ser oferecidos contratos de longa duração.

5 Para que o princípio da modicidade das tarifas se confirme é fundamental que os contratos de delegação de serviços públicos sejam de longa duração. Cabe ao poder público controlar a ânsia arrecadatória do empresariado. Quem fixa o valor da tarifa? A política tarifária, em regra, é fixada em razão da proposta vencedora na licitação. O tipo de licitação utilizado é o menor valor da tarifa (atenção: não é modalidade, mas tipo da licitação). Esse tipo está afinado com o princípio da modicidade das tarifas. O que pauta toda a licitação é a ideia de preços módicos. As modalidades da licitação são concorrência, pregão, tomada de preço, convite. O tipo de licitação é o menor preço, melhor técnica, técnica e preço, menor valor da tarifa. Então, a modalidade da licitação na concessão é a concorrência, mas o tipo é o menor valor da tarifa. Ou seja, é aberta uma licitação, via concorrência, em que vai ganhar quem oferecer o menor valor da tarifa. art. 9º: Ora, quem fixa o valor da tarifa? Não é o empresário. De acordo com a lei nº 8.987/95, em seu Art. 9º A tarifa do serviço público concedido será fixada pelo preço da proposta vencedora da licitação e preservada pelas regras de revisão previstas nesta Lei, no edital e no contrato. Concorrência é a modalidade de licitação utilizada em uma concessão. Se é concorrência, como é a sequência? A sequência tradicional da concorrência é edital, habilitação, julgamento (onde será visto o preço, a proposta do licitante), homologação, adjudicação. Quem faz a homologação e adjudicação? A autoridade competente (poder concedente). Definida a proposta vencedora, a licitação será homologada e adjudicada pelo poder concedente. A adjudicação na concorrência é uma análise de conveniência e oportunidade, ou seja, o preço vencedor respeita a modicidade das tarifas? A proposta mais barata pode não ser módica. Neste caso, cabe ao Poder Público negar a adjudicação e revogar a licitação, de acordo com o art. 49 da lei nº 8.666/93, pois o resultado da licitação não é conveniente. Então, quem fixa o valor da tarifa? É o poder concedente, ao homologar e adjudicar o resultado do julgamento, ou seja, não é o empresário. O menor valor da tarifa não é o único tipo de licitação. O art. 15 da lei nº 8.987/95 traz vários outros tipos. O menor valor da tarifa não serve quando a tarifa é única, pois não haveria competição. Como é feito quando a tarifa é única? É utilizada a maior oferta. Página5 Art. 15. No julgamento da licitação será considerado um dos seguintes critérios: I - o menor valor da tarifa do serviço público a ser prestado; (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998) II - a maior oferta, nos casos de pagamento ao poder concedente pela outorga da concessão; (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

6 III - a combinação, dois a dois, dos critérios referidos nos incisos I, II e VII; (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998) IV - melhor proposta técnica, com preço fixado no edital; (Incluído pela Lei nº 9.648, de 1998) V - melhor proposta em razão da combinação dos critérios de menor valor da tarifa do serviço público a ser prestado com o de melhor técnica; (Incluído pela Lei nº 9.648, de 1998) VI - melhor proposta em razão da combinação dos critérios de maior oferta pela outorga da concessão com o de melhor técnica; ou (Incluído pela Lei nº 9.648, de 1998) VII - melhor oferta de pagamento pela outorga após qualificação de propostas técnicas. (Incluído pela Lei nº 9.648, de 1998) Ou seja, há uma variedade de tipos de concorrência, mas as que mais chamam a atenção são as que se encontram nos incisos I e II, que são o menor valor da tarifa e a maior oferta quando a tarifa é única. Então, quem fixa o valor da tarifa não é o empresário. Quem fixa o valor da tarifa é o poder concedente ao homologar e adjudicar uma licitação para desaguar em uma concessão de serviço público. A lei nº 8.987/95 não fixa prazo para a concessão. O art. 18 diz: Art. 18. O edital de licitação será elaborado pelo poder concedente, observados, no que couber, os critérios e as normas gerais da legislação própria sobre licitações e contratos e conterá, especialmente: I - o objeto, metas e prazo da concessão; É o edital quem vai dizer qual é o prazo. Se o contrato é longo, quem vai celebrar o contrato sem se preocupar com cláusulas de reajuste e de revisão? De acordo com a lei nº 8.987/95, em seu art. 9º: Art. 9º A tarifa do serviço público concedido será fixada pelo preço da proposta vencedora da licitação e preservada pelas regras de revisão previstas nesta Lei, no edital e no contrato. Revisão foi utilizada no sentido amplo, pois revisão e reajuste são coisas diferentes. De acordo com o art. 18: Página6 Art. 18. O edital de licitação será elaborado pelo poder concedente, observados, no que couber, os critérios e as normas gerais da legislação própria sobre licitações e contratos e conterá, especialmente: [...] VIII - os critérios de reajuste e revisão da tarifa;

7 E, ainda, o art. 23: Art. 23. São cláusulas essenciais do contrato de concessão as relativas: [...] IV - ao preço do serviço e aos critérios e procedimentos para o reajuste e a revisão das tarifas; Então, reajuste é uma coisa e revisão é outra. Como diferenciá-los? Reajuste é algo esperado, programado, porque é reposição de perdas inflacionárias. Com o Plano Real, os reajustes passaram a ser anuais. Até o Plano Real, os reajustes eram mensais. A cláusula de reajuste vai dizer a data do reajuste, vai elencar o indicador econômico escolhido. Aparece um binômio que acompanha o reajuste e aparece muito em concursos. O reajuste é contratual (tem cláusula prevendo) e ordinário (todo ano acontece). E a revisão? Se tudo ocorrer bem, nem existirá, pois ela está ligada à teoria da imprevisão ou ao fato do príncipe. O que existe nos editais é o reconhecimento de que, caso necessite, ela será feita. A revisão é extraordinária, pois caso tudo ocorra bem nem ocorrerá, e extracontratual, pois não tem como fixar um tempo. Revisão é algo que foge à previsão. Por isso é extracontratual e extraordinária. O examinador cobra muito isso. Na próxima aula será dado início à extinção da concessão. Página7

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Delegação e Serviços Públicos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo SERVIÇOS PÚBLICOS Conceito muito amplo: os serviços públicos corresponde

Leia mais

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Administrativo 08. Professor: Luiz Oliveira Carlos Jungested

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Administrativo 08. Professor: Luiz Oliveira Carlos Jungested Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Administrativo 08 Professor: Luiz Oliveira Carlos Jungested Monitora: Beatriz Moreira Souza Segundo Setor da Administração Pública: Caracteriza-se

Leia mais

REVISÃO FCC Direito Administrativo Elisa Faria REVISÃO FCC

REVISÃO FCC Direito Administrativo Elisa Faria REVISÃO FCC ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PRINCÍPIOS AGENTES PÚBLICOS LEI 8112 IMPROBIDADE PROCESSO ADMINISTRATIVO ATOS ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Serviços Públicos (Lei 8.987/95) 1) Conceito: Segundo Hely Lopes Meirelles serviço

Leia mais

AULA 07 2º SETOR DO ESTADO GERENCIAL BRASILEIRO. O art.175 da CRFB\88 é a grande referência para o segundo setor:

AULA 07 2º SETOR DO ESTADO GERENCIAL BRASILEIRO. O art.175 da CRFB\88 é a grande referência para o segundo setor: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 07 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 07 CONTEÚDO DA AULA: 2 setor do Estado Gerencial.

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte IV Prof. Francisco Saint Clair Neto INTERRUPÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO ESSENCIAL Contituição Federal Lei 8.078/1990 Lei 8.987/1995 Lei 9.427/1996 Lei 11.445/2007 De início, o primeiro

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Serviços Públicos Prof.ª Tatiana Marcello Conceito José dos Santos Carvalho Filho toda atividade prestada pelo Estado ou por seus delegados, basicamente sob regime jurídico de direito

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Tipos de PPP / Aula 22 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 22

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Tipos de PPP / Aula 22 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 22 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Tipos de PPP / Aula 22 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 22 Nesta aula vamos trabalhar em separada a PPP concessão patrocinada e

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico Lei n de 2007 Parte 2

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico Lei n de 2007 Parte 2 DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico Lei n 11.445 de 2007 Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita II - gestão associada: associação

Leia mais

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2)

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) 1. Conceito A administração para prestar serviço aos seus administrados necessita contratar bens e serviços. Ocorre que essa contratação, em decorrência do princípio

Leia mais

AULA 08 ª TARIFA PÚBLICA. G Quem fixa o valor da tarifa? Dispõe o art.9º, caput, da Lei 8987\95:

AULA 08 ª TARIFA PÚBLICA. G Quem fixa o valor da tarifa? Dispõe o art.9º, caput, da Lei 8987\95: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 08 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 08 CONTEÚDO DA AULA: 2 setor do Estado Gerencial.

Leia mais

SERVIÇOS PÚBLICOS: A busca pela Qualidade, Universalização e Transparência

SERVIÇOS PÚBLICOS: A busca pela Qualidade, Universalização e Transparência SERVIÇOS PÚBLICOS: A busca pela Qualidade, Universalização e Transparência Gustavo Eugenio Maciel Rocha AZEVEDO SETTE ADVOGADOS Brasil Digital Telebrasil 2007 51º Painel Telebrasil Ordenamento normativo

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello DIREITO ADMINISTRATIVO Serviços Públicos Prof.ª Tatiana Marcello Conceito José dos Santos

Leia mais

Regulação dos serviços de Saneamento Básico

Regulação dos serviços de Saneamento Básico Regulação dos serviços de Saneamento Básico José Bonifácio de Sousa Amaral Filho Diretor de Regulação Econômico-Financeira e Mercados Workshop Departamento de Infraestrutura - FIESP São Paulo, 16 de setembro

Leia mais

As Concessionárias de Transporte Coletivo Terrestre e a Inobservância dos Princípios da Adequação, Eficiência e Continuidade do Serviço Público*

As Concessionárias de Transporte Coletivo Terrestre e a Inobservância dos Princípios da Adequação, Eficiência e Continuidade do Serviço Público* As Concessionárias de Transporte Coletivo Terrestre e a Inobservância dos Princípios da Adequação, Eficiência e Continuidade do Serviço Público* Rodrigo José Meano Brito Juiz de Direito do TJ/RJ. Tema

Leia mais

LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE

LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE Lei 8.987 - Concessão LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995. Dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal, e dá outras

Leia mais

Lei Federal nº 8.987/95

Lei Federal nº 8.987/95 Lei Federal nº 8.987/95 (Atualizada pela Lei Federal nº 9.648/98, de 28 de maio de 1998) SUMÁRIO CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares... 03 CAPÍTULO II Do Serviço Adequado... 04 CAPÍTULO III Dos Direitos

Leia mais

Será dado continuidade ao estudo das concessões de serviço público. Agora serão feitas algumas colocações importantes sobre o contrato de concessão.

Será dado continuidade ao estudo das concessões de serviço público. Agora serão feitas algumas colocações importantes sobre o contrato de concessão. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Contrato de concessão e sua extinção / Encampação / Aula 19 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 19 Será dado continuidade ao estudo

Leia mais

SERVIÇOS PÚBLICOS. 1) princípio da adaptabilidade atualização e modernização. 3) princípio da impessoalidade veda discriminações entre os usuários

SERVIÇOS PÚBLICOS. 1) princípio da adaptabilidade atualização e modernização. 3) princípio da impessoalidade veda discriminações entre os usuários SERVIÇOS PÚBLICOS 1. CONCEITO - é toda atividade de oferecimento de utilidade e comodidade material destinada à satisfação da coletividade em geral, mas fruível singularmente pelos administrados, que o

Leia mais

Nesta aula vamos finalizar o estudo da lei nº 8.987/95, fechando com as colocações sobre. rescisão.

Nesta aula vamos finalizar o estudo da lei nº 8.987/95, fechando com as colocações sobre. rescisão. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Rescisão da Concessão/ Extinção da Permissão/ Parceria Público Privada PPP/ Aula 21 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 21 rescisão.

Leia mais

COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC

COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 32 Os atos administrativos estão sujeitos a um regime jurídico especial, que se traduz pela conjugação de certos

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA. Prof. Lucas Navarro Prado

IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA. Prof. Lucas Navarro Prado IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA Prof. Lucas Navarro Prado CONTEXTUALIZAÇÃO: DO MODELO DE OBRA PÚBLICA À UTILIZAÇÃO DAS CONCESSÕES/PPP NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA PAPEL DO

Leia mais

Concessões Públicas - Consolidação - LEI LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 (DOU , republicação consolidada DOU

Concessões Públicas - Consolidação - LEI LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 (DOU , republicação consolidada DOU Concessões Públicas - Consolidação - LEI 8987-95 LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 (DOU 14.02.1995, republicação consolidada DOU 28.09.1998) Dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação

Leia mais

Direito Administrativo Promotor de Justiça 4ª fase

Direito Administrativo Promotor de Justiça 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Promotor de Justiça 4ª fase Período 2010 2015 1) CESPE - PJ - MPE TO (2012) Com relação à administração pública, a licitações e contratos administrativos,

Leia mais

Direito Administrativo Prof. Aloísio Zimmer

Direito Administrativo Prof. Aloísio Zimmer SERVIÇOS PÚBLICOS (CONTINUAÇÃO) Concessão Comum: tem como referência a lei n. 8987/1995, ou seja, contratos que abrangem a realização de obra e serviço público, mas o prazo do vínculo depende de leis específicas

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS PPPS E CONCESSÕES Prof a Fernanda Meirelles

LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS PPPS E CONCESSÕES Prof a Fernanda Meirelles LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS PPPS E CONCESSÕES Prof a Fernanda Meirelles O CONCEITO JURÍDICO DAS CONCESSÕES E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS PARTE II CONTEXTO HISTÓRICO Estado Nacional Desenvolvimentista: - controle

Leia mais

LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 (*) O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 (*) O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: (*) Vide alterações e inclusões no final do texto. LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 (*) O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: CAPÍTULO

Leia mais

Saneamento Básico. José Bonifácio de Sousa Amaral Filho Diretor de Regulação Econômico-Financeira e Mercados FGV/IBRE 29 DE JUNHO DE 2017

Saneamento Básico. José Bonifácio de Sousa Amaral Filho Diretor de Regulação Econômico-Financeira e Mercados FGV/IBRE 29 DE JUNHO DE 2017 Saneamento Básico José Bonifácio de Sousa Amaral Filho Diretor de Regulação Econômico-Financeira e Mercados FGV/IBRE 29 DE JUNHO DE 2017 1 ARSESP - Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Serviços Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo SERVIÇOS PÚBLICOS Disposições Preliminares CF Art. 175. Incumbe ao Poder Público,

Leia mais

Conceitos Sentidos subjetivo e objetivo. Serviços Públicos. Classificação Individuais (uti singuli) Classificação Gerais (uti universi)

Conceitos Sentidos subjetivo e objetivo. Serviços Públicos. Classificação Individuais (uti singuli) Classificação Gerais (uti universi) Serviços Públicos Direito Administrativo Prof. Armando Mercadante Nov/2009 Sentidos subjetivo e objetivo 1) Sentido subjetivo serviço público é aquele prestado pelo Estado; 2) Sentido objetivo o serviço

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SCL SISTEMA DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS Nº 005/2015.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SCL SISTEMA DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS Nº 005/2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA SCL SISTEMA DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS Nº 005/2015. DISPÕE SOBRE ORIENTAÇÃOES PARA DISCIPLINAR E PADRONIZAR O PROCEDIMENTO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO DE LEI DE CONCESSÃO E PERMISSÃO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Transporte coletivo municipal. Direito à qualidade do serviço Evandro Luis Urnau* Freqüentemente, aqueles que têm a necessidade de andar de ônibus para se locomover, deparam-se com

Leia mais

Serviços Públicos. Concessão Permissão Parceria Púbico-Privada. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Serviços Públicos. Concessão Permissão Parceria Púbico-Privada. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Serviços Públicos Concessão Permissão Parceria Púbico-Privada RAD 2601 - Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito 1. Introdução Serviço Público: aquele prestado o pela administração OU quem lhe faça as vezes

Leia mais

comum natural contraprestação

comum natural contraprestação CONCESSÕES E PPP NO FINANCIAMENTO DOS TRANSPORTES 2 1. O Projeto BR 116/423 1. Minuta do edital 2. Estudo de Viabilidade da PPP 3. Concessão patrocinada 4. Concessão administrativa 2. A escolha da concessão

Leia mais

REQUERIMENTO Nº DE 2013

REQUERIMENTO Nº DE 2013 REQUERIMENTO Nº DE 2013 Requeremos, nos termos do artigo 13, 2º, da Constituição do Estado de São Paulo e dos artigos 34 e seguintes da XIV Consolidação do Regimento Interno, a constituição de uma Comissão

Leia mais

A ANEEL e o Marco Regulatório do Brasil. Ivan Camargo Assessor da Diretoria

A ANEEL e o Marco Regulatório do Brasil. Ivan Camargo Assessor da Diretoria A ANEEL e o Marco Regulatório do Brasil Ivan Camargo Assessor da Diretoria Sumário 1. Marco Regulatório Brasileiro. Resultados. 2. Atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica. 3. Principais Desafios.

Leia mais

CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO

CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO NOTA TÉCNICA Nº 001/2011 Brasília, 16 de março de 2011. ÁREA: Saneamento Área de Desenvolvimento Urbano TÍTULO: Contratação dos serviços de saneamento básico REFERÊNCIA(S): Lei nº 11.445/2010, Decreto

Leia mais

Plano Geral de Metas de Qualidade -PGMQ STFC. Curso de Regulação e Defesa do Consumidor Brasília - Outubro 2009

Plano Geral de Metas de Qualidade -PGMQ STFC. Curso de Regulação e Defesa do Consumidor Brasília - Outubro 2009 Plano Geral de Metas de Qualidade -PGMQ STFC Curso de Regulação e Defesa do Consumidor Brasília - Outubro 2009 Diretrizes Gerais para a Abertura do Mercado de Telecomunicações (abril de 1997) O novo modelo

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO 125/2018 CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 02/2018

EDITAL DE LICITAÇÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO 125/2018 CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 02/2018 EDITAL DE LICITAÇÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO 125/2018 CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 02/2018 TÍTULO: CONCESSÃO PARA EXPLORAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO NO MUNICÍPIO DE GASPAR/SC. ANEXO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Pontal do Araguaia CNPJ Nº /

Prefeitura Municipal de Pontal do Araguaia CNPJ Nº / DECRETO N.º 1758/2017 DE 15 DE MAIO DE 2017. Dispõe sobre tarifas dos serviços de água e esgoto e dá outras providências. GERSON ROSA DE MORAES, Prefeito Municipal de Pontal do Araguaia, Estado de Mato

Leia mais

Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público. Diana Pinto e Pinheiro da Silva

Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público. Diana Pinto e Pinheiro da Silva Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público Diana Pinto e Pinheiro da Silva 1. Execução de Serviço Público Execução de serviço público Dificuldade de definição [...] o conceito de serviço público

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina II: APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, SISTEMAS DE AVALIAÇÃO, REGRAS E INTRODUÇÃO AO II Prof. Thiago Gomes Apresentação da Disciplina 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Direito Administrativo II 2. PROFESSOR Me.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Em relação aos tipos de licitação, a lei n. 8987/1995, art. 15 apresenta os demais: Art. 15. No julgamento da licitação será considerado um dos seguintes critérios:

Leia mais

AULA 10. A PPP concessão administrativa é mais complicada do que a patrocinada. O seu conceito está no art.2º, 2º, da Lei 11079\04:

AULA 10. A PPP concessão administrativa é mais complicada do que a patrocinada. O seu conceito está no art.2º, 2º, da Lei 11079\04: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 10 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 10 CONTEÚDO DA AULA: PPP Concessão Administrativa.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 47/2016 Poder Executivo

PROJETO DE LEI Nº 47/2016 Poder Executivo DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Porto Alegre, sexta-feira, 29 de abril de 2016. PRO 1 Poder Executivo Autoriza o Poder Executivo a conceder serviços de exploração das rodovias e infraestrutura

Leia mais

Aula 17. De acordo com o art. 40 da lei nº 8.987/95: O artigo acima fala em observará os termos desta Lei. De acordo com o art.

Aula 17. De acordo com o art. 40 da lei nº 8.987/95: O artigo acima fala em observará os termos desta Lei. De acordo com o art. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Permissão e Autorização de Serviço Público / Aula 17 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 17 De acordo com o art. 40 da lei nº 8.987/95:

Leia mais

Concessão de Serviço Público e Parceria Público-Privada

Concessão de Serviço Público e Parceria Público-Privada Concessão de Serviço Público e Parceria Público-Privada Câmara de Transporte e Logística FIESC Florianópolis/SC 26 de julho de 2012 Histórico O Reino Unido foi o pioneiro na institucionalização financeira,

Leia mais

ARSESP e a Regulação dos. março 2014

ARSESP e a Regulação dos. março 2014 ARSESP e a Regulação dos Serviços Públicos março 2014 ARSESP Agência reguladora multissetorial com competência para fiscalizar os serviços de energia elétrica e para regular e fiscalizar os serviços de

Leia mais

Espécies do gênero "contratos da Administração"

Espécies do gênero contratos da Administração Espécies do gênero "contratos da Administração" o Contratos administrativos. - Ajustes celebrados pela administração pública, nessa qualidade, com objetivos de interesse público, segundo regime jurídico

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 120. 1. Fontes do Direito Administrativo As fontes do

Leia mais

PARCERIAS NA OFERTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS. Roteiro de aula Curso: Parcerias na Administração Pública DES0417 Noturno 2014

PARCERIAS NA OFERTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS. Roteiro de aula Curso: Parcerias na Administração Pública DES0417 Noturno 2014 PARCERIAS NA OFERTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS Roteiro de aula Curso: Parcerias na Administração Pública DES0417 Noturno 2014 Concessões Oferta de SERVIÇOS PÚBLICOS Parcerias público-privadas Autorizações Caso

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: 2º setor / Concessão e Permissão / Aula 16 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: 2º setor / Concessão e Permissão / Aula 16 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: 2º setor / Concessão e Permissão / Aula 16 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 16 Nessa aula será dado início ao estudo do segundo

Leia mais

POLÍTICA TARIFÁRIA PARA O SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO FLORIANO DE AZEVEDO MARQUES NETO

POLÍTICA TARIFÁRIA PARA O SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO FLORIANO DE AZEVEDO MARQUES NETO POLÍTICA TARIFÁRIA PARA O SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO FLORIANO DE AZEVEDO MARQUES NETO Patrocínio O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO 37% DOS DOMICÍLIOS ESTÃO FORA DA REDE COLETORA DE ESGOTO, AÍ CONSIDERADAS AS

Leia mais

Aula 67. Agora, faz-se necessário um estudo da diferença entre Fato do Príncipe e Teoria da Imprevisão.

Aula 67. Agora, faz-se necessário um estudo da diferença entre Fato do Príncipe e Teoria da Imprevisão. Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Contrato Administrativo: Fato do Príncipe, Teoria da Imprevisão e Fato da Administração Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Aula 67 1. Introdução Dando

Leia mais

AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II

AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II Prof. Thiago Gomes Nas aulas anteriores... Evolução Histórica do Direito do Consumidor Conceitos de Consumidor, Fornecedor, Produto e Serviço Direitos do Consumidor I

Leia mais

RELAÇÃO DE ANEXOS AO EDITAL

RELAÇÃO DE ANEXOS AO EDITAL ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA RELAÇÃO DE ANEXOS AO EDITAL [CONTENDO AS INFORMAÇÕES E DADOS TÉCNICOS, OPERACIONAIS E ECONÔMICO-FINANCEIROS DO EMPREEENDIMENTO: PROJETO BÁSICO E ORÇAMENTO DA EXECUÇÃO DAS OBRAS

Leia mais

20 ANOS AN INFRASTRUCTURE LAW FIRM

20 ANOS AN INFRASTRUCTURE LAW FIRM 20 ANOS AN INFRASTRUCTURE LAW FIRM 20 ANOS Curso para Gestores Públicos em Parcerias Público-Privadas e Concessões INDICADORES DE QUALIDADE DE SERVIÇOS EM CONCESSÕES E PPPS JOÃO NEGRINI NETO, sócio do

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRIC A ANEEL RESOLUÇÃO N 581, DE 29 DE OUTUBRO DE , de 24 de novembro de 1999.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRIC A ANEEL RESOLUÇÃO N 581, DE 29 DE OUTUBRO DE , de 24 de novembro de 1999. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRIC A ANEEL RESOLUÇÃO N 581, DE 29 DE OUTUBRO DE 2002. Estabelece os requisitos mínimos aplicáveis ao cumprimento do disposto no "caput" do art. 5 o do Regulamento Conjunto

Leia mais

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO Direito Administrativo Sumário Capítulo I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO 1. Estado: conceito, evolução e transformações... 17 2. Administração

Leia mais

NOTA TÉCNICA N NT/F/004/2016 AJUSTE DAS TARIFAS DE ÁGUA E ESGOTO DA SABESP PARA O MUNICÍPIO DE GLICÉRIO. maio de 2016

NOTA TÉCNICA N NT/F/004/2016 AJUSTE DAS TARIFAS DE ÁGUA E ESGOTO DA SABESP PARA O MUNICÍPIO DE GLICÉRIO. maio de 2016 NOTA TÉCNICA N NT/F/004/2016 AJUSTE DAS TARIFAS DE ÁGUA E ESGOTO DA SABESP PARA O MUNICÍPIO DE GLICÉRIO 1 maio de 2016 NOTA TÉCNICA TARIFAS DE ÁGUA E ESGOTO PARA O MUNICÍPIO DE GLICÉRIO 2016 1 CONSIDERAÇÕES

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Serviços Públicos Prof. Gladstone Felippo As concessões especiais, ou simplesmente Parcerias Público- Privadas (PPP s), previstas na Lei n. 11.079/04, são contratos de prestação

Leia mais

TÉRMINO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO DE GERAÇÃO Impacto Econômico das Alternativas

TÉRMINO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO DE GERAÇÃO Impacto Econômico das Alternativas TÉRMINO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO DE GERAÇÃO Impacto Econômico das Alternativas Mario Veiga mario@psr-inc.com Workshop sobre o Término do Prazo Contratual em Concessões no Setor Elétrico CNI, Brasília,

Leia mais

LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA FAÇO SABER QUE O CONGRESSO NACIONAL DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA FAÇO SABER QUE O CONGRESSO NACIONAL DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 Dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal, e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

TÉRMINO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO DE GERAÇÃO Impacto Econômico das Alternativas

TÉRMINO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO DE GERAÇÃO Impacto Econômico das Alternativas TÉRMINO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO DE GERAÇÃO Impacto Econômico das Alternativas ti Mario Veiga mario@psr-inc.com Workshop sobre o Término do Prazo Contratual t em Concessões no Setor Elétrico CNI, Brasília,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 14 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995. Mensagem de veto Texto compilado (Vide Lei nº 9.074, de 1995) Dispõe sobre o

Leia mais

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar?

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar? Desafio: Licitação 1. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação

Leia mais

Aspectos legais e práticos dos ativos indenizados, revertidos e licitados pós Lei /13

Aspectos legais e práticos dos ativos indenizados, revertidos e licitados pós Lei /13 XXIII Simpósio Jurídico ABCE Aspectos legais e práticos dos ativos indenizados, revertidos e licitados pós Lei 12.783/13 São Paulo, 24 de outubro de 2017 Reversão Roteiro Reversão: conceito e definição

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 13 15/04/2012 14:41 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995. Mensagem de veto Texto compilado (Vide Lei nº 9.074, de 1995) Dispõe

Leia mais

O PROGRAMA LUZ PARA TODOS E A LEGISLAÇÃO DE ACESSO À ENERGIA ELÉTRICA AGRENER 2010

O PROGRAMA LUZ PARA TODOS E A LEGISLAÇÃO DE ACESSO À ENERGIA ELÉTRICA AGRENER 2010 Fernando Selles Ribeiro Ednaldo José Silva de Camargo - ANOS 20 PRIMEIRA COOPERATIVA DE ELETRIFICAÇÃO RURAL LOCALIDADE DE QUATRO IRMÃOS RS (TENDRIH,1990) ELETRIFICAÇÃO RURAL NO BRASIL LONGA HISTÓRIA DE

Leia mais

Direito. Administrativo. Serviços públicos

Direito. Administrativo. Serviços públicos Direito Administrativo Serviços públicos Serviços Públicos - Constituição Federal Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995. Dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto

Leia mais

Cenário Setor Aéreo Brasileiro Ministro Maurício Quintella

Cenário Setor Aéreo Brasileiro Ministro Maurício Quintella Cenário Setor Aéreo Brasileiro Ministro Maurício Quintella A associação foi criada em 2012 2 Princípios ABEAR Padrões Internacionais Estado Eficiente Liberdade Tarifária 3 + 2002 2015 4 Fontes: OACI, ANAC,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 4/4 LICITAÇÃO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS LICITAÇÃO Licitação - Leis nº 8.666 de 21 de junho de 1993 e nº 10.520, de 17 de julho de 2002. 1. Conceito 2. Princípios 3. Objetivo

Leia mais

CENTRAIS ELÉTRICAS DE SANTA CATARINA S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ nº / NIRE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE 02/12/2015

CENTRAIS ELÉTRICAS DE SANTA CATARINA S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ nº / NIRE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE 02/12/2015 CENTRAIS ELÉTRICAS DE SANTA CATARINA S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ nº. 83.878.892/0001-55 NIRE 42300011274 ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE 02/12/2015 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO Os senhores Acionistas são

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES CONSELHO DIRETOR

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES CONSELHO DIRETOR AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES CONSELHO DIRETOR Versão publicada no DOU em 09/04/2012. RESOLUÇÃO Nº 586, DE 5 DE ABRIL DE 2012. Aprova o Regulamento do Acesso Individual Classe Especial - AICE, do

Leia mais

Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos

Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos ABES-MG Belo Horizonte Junho de 2013 Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos Eng. Marcos Helano Fernandes Montenegro Legislação relevante Lei nº 8.666, de de 21 de junho

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Habilitação / Aula 59 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 59

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Habilitação / Aula 59 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 59 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Habilitação / Aula 59 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 59 EFEITOS E EXECUÇÃO DA HABILITAÇÃO Esse é um ponto muito importante no

Leia mais

Aula 63 PRINCÍPIO DA ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA NÃO TEM MAIS AMPARO LEGAL EM RAZÃO:

Aula 63 PRINCÍPIO DA ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA NÃO TEM MAIS AMPARO LEGAL EM RAZÃO: Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Revogação e Anulação da Licitação. Procedimento do Pregão Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Aula 63 1. Introdução No final da aula passada, ligamos

Leia mais

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS 1 DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1.1 CONCURSO 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR? Qualquer interessado, desde que se habilite conforme o previsto

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professor Leandro Roitman Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO CAPÍTULO II DA LICITAÇÃO Seção I DAS MODALIDADES, LIMITES E DISPENSA Art. 20. As

Leia mais

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 251, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 251, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 251, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 Estabelece critérios mínimos para aplicação de Tarifa Residencial Social pelos prestadores dos serviços de saneamento, no âmbito dos municípios associados

Leia mais

PONTO 1: Distinção entre Concessão e Permissão PONTO 2: Formas de Extinção da Concessão e Permissão 1. DISTINÇÃO ENTRE CONCESSÃO E PERMISSÃO

PONTO 1: Distinção entre Concessão e Permissão PONTO 2: Formas de Extinção da Concessão e Permissão 1. DISTINÇÃO ENTRE CONCESSÃO E PERMISSÃO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Distinção entre Concessão e Permissão PONTO 2: Formas de Extinção da Concessão e Permissão 1. DISTINÇÃO ENTRE CONCESSÃO E PERMISSÃO 1.1 CONCESSÃO A concessão é um contrato

Leia mais

Criação de serviços municipais

Criação de serviços municipais Desafios do Saneamento: Criação de serviços municipais 1.1 Titularidade municipal Constituição Federal estabelece titularidade dos municípios para serviço de saneamento básico CF/88: Art. 30. Compete aos

Leia mais

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO OBJETO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO OBJETO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO VERS ÃO FINAL ENVIADA AO CONGRESSO NACIONAL PROJETO DE LEI Institui normas gerais para licitação e contratação de parceria públicoprivada, no âmbito da administração pública. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO - LEI /07 - ÁGUA

SANEAMENTO BÁSICO - LEI /07 - ÁGUA - LEI 11.445/07 - ÁGUA 1 ESGOTO LIXO 2 CHUVA Lei nº 11.445/07, de 5/1/07 Água potável Esgoto sanitário Tratamento do lixo Drenagem da chuva 3 Lei 8.080/90 (promoção, proteção e recuperação da saúde) Art.

Leia mais

CURSO PPPS DE SANEAMENTO BÁSICO

CURSO PPPS DE SANEAMENTO BÁSICO CURSO PPPS DE SANEAMENTO BÁSICO Brasília, 2 e 3 de outubro de 2015 Instrutores Prof. Rui Cunha Marques Dr. Wladimir Antônio Ribeiro Parcerias Público-Privadas Experiências em saneamento básico: o caso

Leia mais

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº xxx, DE xx DE xxx DE 2018

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº xxx, DE xx DE xxx DE 2018 RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº xxx, DE xx DE xxx DE 2018 Dispõe sobre critérios mínimos para a aplicação de Tarifa Residencial Social, no âmbito dos municípios regulados pela ARES-PCJ, e dá outras providências.

Leia mais

Licitação do Transporte Coletivo de Juiz de Fora

Licitação do Transporte Coletivo de Juiz de Fora Licitação do Transporte Coletivo de Juiz de Fora Etapas da Apresentação 1. Histórico 2. Informações básicas do Edital 3. Apresentação das Propostas 4. Principais Avanços 5. Metas da Concessão 6. Indicadores

Leia mais

O PAPEL DA REGULAÇÃO NA EXCELÊNCIA DA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO

O PAPEL DA REGULAÇÃO NA EXCELÊNCIA DA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO O PAPEL DA REGULAÇÃO NA EXCELÊNCIA DA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE RICARDO HÜBNER Engº Civil Especialização Gestão Ambiental Msc. Engª Ambiental O PAPEL DA REGULAÇÃO NA EXCELÊNCIA DA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE A

Leia mais

Nº da aula 01. A Resolução nº 810/97 não está expressamente citada na matéria do edital, mas o conteúdo

Nº da aula 01. A Resolução nº 810/97 não está expressamente citada na matéria do edital, mas o conteúdo Página1 Curso/Disciplina: Regimento Interno da ALERJ Aula: Introdução. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Nº da aula 01 No programa do concurso há menção a uma Resolução, a

Leia mais

C O N T R A T A Ç Ã O

C O N T R A T A Ç Ã O C O N T R A T A Ç Ã O D E S I S T Ê N C I A D A A D M I N I S T R A Ç Ã O D E S I S T Ê N C I A D O A D J U D I C A T Á R I O A S S I N A T U R A E P U B L I C A Ç Ã O D O C O N T R A T O A D M I N I S

Leia mais

SERVIÇOS PÚBLICOS. Visão do contexto constitucional da prestação de serviços públicos:

SERVIÇOS PÚBLICOS. Visão do contexto constitucional da prestação de serviços públicos: SERVIÇOS PÚBLICOS 1 - Titularidade dos serviços públicos: Sempre do poder público (Abordagem constitucional art. 175): Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão

Leia mais

NOTA TÉCNICA NT/F/007/2014 TARIFAS DE ÁGUA E ESGOTO DA SABESP NO MUNICÍPIO DE TORRINHA. Agosto de 2014

NOTA TÉCNICA NT/F/007/2014 TARIFAS DE ÁGUA E ESGOTO DA SABESP NO MUNICÍPIO DE TORRINHA. Agosto de 2014 NOTA TÉCNICA NT/F/007/2014 TARIFAS DE ÁGUA E ESGOTO DA SABESP NO MUNICÍPIO DE TORRINHA 2014 Agosto de 2014 1. OBJETIVO Autorização do ajuste anual das s de Água e Esgoto da SABESP para o Município de Torrinha

Leia mais

ASPECTOS LEGAIS E PRÁTICOS DOS ATIVOS INDENIZADOS, REVERTIDOS E LICITADOS PÓS LEI /13. Fabiano Ricardo Luz de Brito

ASPECTOS LEGAIS E PRÁTICOS DOS ATIVOS INDENIZADOS, REVERTIDOS E LICITADOS PÓS LEI /13. Fabiano Ricardo Luz de Brito ASPECTOS LEGAIS E PRÁTICOS DOS ATIVOS INDENIZADOS, REVERTIDOS E LICITADOS PÓS LEI 12.783/13 Fabiano Ricardo Luz de Brito 1 CONCEITO E PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS Reversão (perspectiva do domínio dos bens)

Leia mais

DECRETO Nº. 1015/2010, DE 30 DE NOVEMBRO 2010.

DECRETO Nº. 1015/2010, DE 30 DE NOVEMBRO 2010. DECRETO Nº. 1015/2010, DE 30 DE NOVEMBRO 2010. DISPÕE SOBRE A RETOMADA DOS SERVIÇOS CONCEDIDOS À COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS COPASA, COM RETOMO DE TODOS OS BENS REVERSÍVEIS, DIREITOS E PRIVILÉGIOS

Leia mais

Governo do Rio Grande do Sul ESTADO QUE TRABALHA UNIDO PROCON-RS. Alexandre Appel Coordenador Estadual PROCON-RS

Governo do Rio Grande do Sul ESTADO QUE TRABALHA UNIDO PROCON-RS. Alexandre Appel Coordenador Estadual PROCON-RS Alexandre Appel Coordenador Estadual RS Atualmente, poucos são os consumidores que procuram o RS com reclamação de corte de energia elétrica por inadimplemento. Na sua maioria, procuram o PROCON- RS por

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 5. Contextualização. Instrumentalização. Contratos Administrativos

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 5. Contextualização. Instrumentalização. Contratos Administrativos Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 5 Contratos Administrativos Professor: Silvano Alves Alcantara Contextualização TST mantém fato do príncipe em desapropriação do Incra A Quarta Turma

Leia mais

MÓDULO 07 TÓPICOS AVANÇADOS EM MODELAGEM JURÍDICA EM PPPs E CONCESSÕES. Rodrigo Machado Moreira Santos

MÓDULO 07 TÓPICOS AVANÇADOS EM MODELAGEM JURÍDICA EM PPPs E CONCESSÕES. Rodrigo Machado Moreira Santos MÓDULO 07 TÓPICOS AVANÇADOS EM MODELAGEM JURÍDICA EM PPPs E CONCESSÕES Rodrigo Machado Moreira Santos TV PPP POLÍTICA TARIFÁRIA, REVISÃO E REAJUSTES EM CONCESSÕES E PPPs Egon Bockmann Moreira: O estudo

Leia mais